20ª edição revista corpo e mente issu

76
Amor à profissão e gratidão a todos os que o ajudaram a construir sua história. É assim que o farmacêutico e bioquímico José Prado Mansor fez de seu laboratório uma empresa de referência no Estado. Ao lado da esposa, Sílvia Moraes, presença fundamental para chegar ao estágio de hoje, ele comemora os 37 anos do Laboratório Dr. JP Mansor, anunciando novos projetos. Pág. 30 JP Mansor, 37 anos de dedicação a Dourados www.revistacorpoemente.com.br Edição 20 • Ano 6• Setembro 2015 • Dourados e Região • Distribuição Gratuita Colégio Lumière Qualidade no ensino garante resultados incontestáveis Pág. 36 Aqua Fitness Body Academia inova com equipamentos e atendimento individualizado Pág. 56 Uni Imagem Clínica reafirma importância do preventivo de câncer de mama Pág. 18 Guia de Médicos Pág. 65 Nesta Edição

Upload: corpo-e-mente-dourados

Post on 05-Aug-2016

234 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista Corpo e Mente - 20ª Edição

TRANSCRIPT

Page 1: 20ª edição revista corpo e mente issu

Amor à profissão e gratidão a todos os que o ajudaram a construir sua

história. É assim que o farmacêutico e bioquímico

José Prado Mansor fez de seu laboratório uma

empresa de referência no Estado. Ao lado da esposa,

Sílvia Moraes, presença fundamental para chegar

ao estágio de hoje, ele comemora os 37 anos do

Laboratório Dr. JP Mansor, anunciando novos projetos.

Pág. 30

JP Mansor, 37 anos de dedicação a Dourados

www.revistacorpoemente.com.brEdição 20 • Ano 6• Setembro 2015 • Dourados e Região • Distribuição Gratuita

Colégio LumièreQualidade no ensino garante resultados incontestáveis

Pág. 36

Aqua Fitness BodyAcademia inova com equipamentos e atendimento individualizado Pág. 56

Uni ImagemClínica reafirma importância dopreventivo de câncer de mama

Pág. 18

Guia deMédicos

Pág. 65

N e s t a E d i ç ã o

Page 2: 20ª edição revista corpo e mente issu
Page 3: 20ª edição revista corpo e mente issu
Page 4: 20ª edição revista corpo e mente issu
Page 5: 20ª edição revista corpo e mente issu
Page 6: 20ª edição revista corpo e mente issu

Editorial

Informação sim, mas de qualidade

Apresentamos nesta edição os primeiros resultados da pesquisa que es-tamos realizando sobre profissionais, hospitais e clínicas de saúde, em Mato Grosso do Sul. O guia “Médicos de Dourados” é uma parte desse projeto, cuja meta criar uma base de dados administrada pela Revista Corpo & Mente, com informações de domínio público sobre profissionais e serviços de saúde, incluindo outras cidades da região Sul do estado.

As informações começam a ser disponibilizadas ao público, de forma aberta e gratuita também em nosso portal, na internet, graças ao apoio dos nossos patrocinadores.

Iniciamos com os médicos de Dourados, apresentando uma coletânea de informações obtida do DATASUS, o cadastro público do Sistema Único de Saúde (SUS), atualizada até agosto deste ano, e comparada com listas de profissionais conveniados a três planos de saúde que operam no município.

No mundo atual, com centenas de milhares de informações a um touch do seu smartphone, é de se perguntar por que alguém se dedicaria a essa tarefa.

A razão que nos motiva é provavelmente a mesma que o leitor já deve ter constatado, falta de precisão, de atualização ou a irrelevância de um grande número de dados que os mecanismos de busca nos enviam ao pedir uma simples informação. Muitas vezes, isso nos faz distrair e perder tempo, antes de encontrar a informação útil – quando ela vem.

Listas tais, como as páginas amarelas, cumpriam bem o papel de informar com clareza e objetividade. E há um numeroso público que ainda prefere as listas impressas.

O segredo delas é a confiabilidade. Por trás da certeza do leitor dessas listas em encontrar o que busca, existe um enorme trabalho editorial e senso de responsabilidade dos editores, sobre a informação apresentada. Portanto, há também investimentos de tempo e recursos financeiros na organização e conferência dos dados, para evitar transtornos ao leitor.

Com esse compromisso, a cada nova edição da revista, estaremos tra-zendo listas atualizadas e ampliadas com outros profissionais de saúde, além dos médicos.

Mas o projeto, porém, é maior e mais abrangente, pois, não ignoramos que o mundo se tornou multimídia e interconectado. As informações pode-rão ser acessadas através do site da Revista Corpo & Mente e por meio de um aplicativo, de forma simples e direta, mas com a confiabilidade das melhores páginas amarelas do mundo.

Sendo assim, e por todo o cuidado editorial que dedicamos às nossas publicações, recomendamos a leitura das reportagens e artigos desta edição, que tem como destaques dois importantes empreendimentos da área de saúde, em Dourados, o Laboratório Dr. JP Mansor e a Academia Aquafitness, empresas que, pelo reconhecimento que têm, mostram porque é essencial manter a qualidade em todos os serviços oferecidos ao cliente.

Obrigado pela leitura.

Os editores

CORPO&MENTE

ExpedienteAno 6 - Nº 20 - Setembro 2015Periodicidade: TrimestralTiragem: 5.000 exemplaresDistribuição: Gratuita

Capa: JP MansorFotos da capa: Dirceu Hall

As informações de saúde contidas nesta revista não substituem a orientação médica. Sempre converse com o seu médico sobre diagnósticos e opções de tratamento. Anúncios, informes e propagandas são de inteira responsabilidade dos consultores, autores e/ou proprietários das empresas, clínicas e instituições que as administram ou gerenciam. É proibida a reprodução total ou parcial de conteúdos desta Revista, sem a autorização por escrito dos editores.

Jornalista Responsável Irma Lupinetti

Redação Irma Lupinetti Jhonatan Xavier da Silva José Roberto de Almeida

Design Gráfico Hayesha Motta

Vanilton Rossati

Assistente de Produção Jhonatan Xavier da Silva Maria Lupinetti Priscila Martins

Fotos Dirceu Hall - DHE ProduçõesAparecido Frota

Revisão Maria Lupinetti

Impressão Gráfica Regente

CORPO&MENTEwww.revistacorpoemente.com.brRua Hayel Bon Faker, 2.130Jardim São Pedro - CEP 79826-110 Dourados MS

CONTATOS LEITORESOpiniões, sugestões e críticas de leitores po-derão ser encaminhadas ao e-mail: [email protected]

CONTATOS [email protected](67) 3422-0085Antonio Carlos DinizIrma LupinettiMaria Lupinetti

Page 7: 20ª edição revista corpo e mente issu

A sua concessionária Honda no MS

DouradosAv. Marcelino Pires, 3330Fone: (67) 3420-3000

Campo Grande - Loja 1Av. Fernando C. da Costa, 733Fone: (67) 3322-9800

Campo Grande - Loja 2Av. Afonso Pena, 4103Fone: (67) 3357-4500

Três LagoasAv. Rosário Congro, 3179Fone: (67) 3929-3000

Programa Honda Conduz, benefícios e isenções sujeitas a avaliações e laudos médicos. Consulte a disponibidade de modelos e isenções na concessionária. Imagens ilustrativas.Taxa de envio de documentação SP R$ 250,00 válido até 30/09/2015.

MÍDIAS SOCIAISEndo Car HondaACESSE: www.endocar.com.br

Honda

AUXÍLIO TOTAL NO PROCESSO DE DOCUMENTAÇÃO SEM CUSTO ADICIONAL.

Page 8: 20ª edição revista corpo e mente issu

CORPO&MENTE

CORPO&MENTE

ÍNDICEExpediente 06

Editorial 06

O que é Psicologia Hospitalar.Juliana Pelegrinelli, psicóloga

10

Tira-dúvidas: Porque incluir fibras na alimentação?Bárbara Falcão Mendes Graciano, nutricionista

12

Criança tem depressão?Dr. Rôneo Reis Machado, médico psiquiatra

14

Beleza MagistralNovas loções e cremes da Posanga, manipulados para mãos é pés

16

Uni Imagem refaz o alerta sobre importância da prevenção do câncer de mama

18

Microscópio Operatório, um avanço na Endodontia Drª. Patrícia Amaral, especialista em Endodontia e Dentística Restauradora

20

Reabilitação funcional com Pilates, mais qualidade de vidaTécnica é indicada para aliviar dores na coluna e outras articulações e resgatar a força e a flexibilidade muscular

22

As características e os sintomas do autismo em crianças.Dr. Hugo Akio Kimura, médico psiquiatra, especialista em Saúde Mental da Infância e Adolescência

24

Dentes perfeitos com Lentes de Contato.Dr. Carlos Eduardo Médici Lemos, cirurgião dentista especialista em Implantodontia e Estética Dental

26

Autoconhecimento - A angústia no real do corpoJéssyka Matiussi Mendonça, psicóloga clínica

28

Matéria de Capa – JP Mansor, 37 anos de dedicação a Douradososé Prado Mansor comemora o aniversário do seu laboratório de análises clínicas, lembrando sua história e reconhecendo a importância da família para o sucesso empresarial.

30

Colégio Lumière: ensino de qualidade e excelência garante resultados incontestáveisConquistas de seus alunos no Enem e nos mais concorridos vestibulares, confirmam o Lumière como o melhor de Dourados e na posição 152 entre milhares de escolas do Brasil.

36

Educação profissional - Cenaic, Excelência em cursos integrados.Escola de Dourados capacita jovens e adultos em diversas profissões, com alta qualificação.

38

Gestão Empresarial - Cruzamento de informações exige mais atenção do contribuinte Contabilista Antônio Mader fala de nova sistemática e recursos de tecnologia da informação para assegurar aos clientes melhor controle fiscal e tributário.

40

Ozônio e laser no tratamento do pé diabético Neide Santos, podóloga, especialista em tratamento dos pés diabéticos

42

Dormir bem - Bio Life inaugura primeira loja de colchões terapêuticos de Dourados.Além do sono confortável, colchões da marca são indicados como auxiliares no tratamento de doenças.

46

Profissão fotógrafo - Dirceu Hall se destaca pelos registros de partosCompletando 20 anos de carreira, Dirceu Hall já fotografou mais de 3.000 bebês, nos hospitais de Dourados

50

Aposentadoria - O fim do fator previdenciário e a MP 676/2015Artigo do especialista em Direito Previdenciário Adalto Veronesi explica e comenta as novas regras da aposentadoria por tempo de contribuição à Previdência Social

53

Fitness - Novo Espaço Aquafitness Body, mais que academiaAcademia Aquafitness criou um ambiente de atendimento diferenciado, para a prática de atividade física em Dourados.

56

Projetu’s inova em decoração e ambientação com Casa ShowroomCasa showroom é a única de Dourados e possibilita que o cliente visualize o resultado final de seu projeto de áudio e iluminação.

60

Guia MédicoPara facilitar sua busca, fizemos uma compilação de listas públicas de médicos que atuam em Dourados, por especialidade,

65

Onde Encontrar 74

Page 9: 20ª edição revista corpo e mente issu
Page 10: 20ª edição revista corpo e mente issu

D e acordo com a definição do órgão que rege o exercício pro-fissional do psicólogo no Brasil,

o Conselho Federal de Psicologia (CFP, 2003a), o psicólogo especialista em Psi-cologia Hospitalar tem sua função cen-trada nos âmbitos secundário e terciário de atenção à saúde, atuando em insti-tuições de saúde e realizando ativida-des, como: atendimento psicoterapêu-tico, grupos psicoterapêuticos, grupos de psicoprofilaxia, atendimentos em ambulatório e uni-dade de terapia intensiva, pronto atendimento, en-fermarias em geral, psicomotricidade no contexto hospi-talar, avaliação diagnóstica, psicodiag-nóstico, consultoria.

Rodriguez-Marín (2003) sintetiza as seis tarefas básicas do psicólogo que trabalha em hospital: 1) função de coor-denação: relativa às atividades com os funcionários do hospital, 2) função de ajuda à adaptação: em que o psicólogo intervém na qualidade do processo de adaptação e recuperação do paciente

internado, 3) fun-ção de interconsul-ta: atua como con-sultor, ajudando outros profissionais a lidarem com o paciente, 4) função de enlace: interven-ção, através do deli-neamento e execu-ção de programas junto com outros profissionais, para modificar ou insta-lar comportamen-tos adequados dos pacientes, 5) função assistencial direta: atua direta-mente com o pa-ciente e 6) função

de gestão de recur-sos humanos: para aprimorar os servi-

ços dos profissionais da organização.A partir das definições expostas de

Psicologia da Saúde, que pode se con-fundir com a Psicologia Clínica e com a Psicologia Hospitalar, encontramos semelhanças no que tange às formas de atuação prática dos especialistas dessas distintas áreas. A psicoterapia individual ou grupal, por exemplo, é uma tarefa que pode ser desenvolvida

dentro dos três campos citados. Contudo, perce-bemos também particularidades fundamentais. A Psicologia Clínica propõe um traba-lho amplo de saú-

de mental, nos três níveis de atuação – primário, secundário e terciário -, e a Psicologia da Saúde também propõe um trabalho abrangente nesses mes-mos níveis, mas aplicada ao âmbito sanitário, enfatizando as implicações psicológicas, sociais e físicas da saúde e da doença. No que diz respeito à Psi-cologia Hospitalar, sua atuação poderia ser incluída nos preceitos da Psicologia

da Saúde, limitando-se, entretanto, à instituição-hospital e, em consequên-cia, ao trabalho de prevenção secundá-ria e terciária.

O que é Psicologia Hospitalar*Dra. Juliana Pelegrinelli

*Dra. Juliana PelegrinelliCRP (MS)14/04246-0Psicóloga Clínica e Hospitalar, Psicóloga Organizacional com especialização em Leitura Biológica e formação em Cons-telações Sistêmicas Familiares, segundo Bert Hellinger

Juliana Pelegrinelli – Com a escuta e a conversa, o psicólogo hospitalar ajuda o paciente a encontrar uma resposta para as questões que surgem no adoecimento.

A Psicologia Hospitalar tem como finalidade ajudar o paciente a atravessar a experiência do adoecimento.

O que é a Psicologia Hospitalar?

Psicologia Hospitalar é o campo de entendimento e tratamento dos aspectos psicológicos em torno do adoecimento. Ela não trata apenas aquelas doenças com causas psico-lógicas classicamente denominadas psicossomáticas, mas sim dos aspec-tos psicológicos existentes em toda e qualquer doença.

Para que serve a Psicologia Hospitalar?

Tem como finalidade ajudar o pa-ciente a atravessar a experiência do adoecimento. Na maioria das vezes a doença chega como um susto, de-sarrumando a vida da pessoa e sacu-dindo sua subjetividade. E agora? O que fazer? É aí que entra em cena o psicólogo, oferecendo-se para, com sua escuta, ajudar o paciente a encon-trar uma resposta para esta pergunta. Enquanto a medicina objetiva curar a doença, a psicologia hospitalar busca reposicionar o sujeito em relação a sua doença.

Como funciona a Psicologia Hospitalar?

Para realizar seu trabalho de aju-dar o paciente a atravessar a experi-ência do adoecimento, o psicólogo se vale de seu único e legítimo instru-mento de trabalho, a palavra. Sim, o psicólogo só conversa, acontece que a conversa não é “só isso”, é um “muito mais que isso”, aponta para “um além disso” contido nas palavras.

10 | Setembro de 2015

CORPO&MENTE Superação na doença

Page 11: 20ª edição revista corpo e mente issu
Page 12: 20ª edição revista corpo e mente issu

Porque incluir fibras na alimentaçãoFibras melhoram a qualidade de vida

A alimentação balanceada é impor-tante a todas as pessoas que desejam melhor qualidade de vida. O primeiro passo é mudar os hábitos alimentares, incluindo fibras e frutas nas refeições, por exemplo, como nos conta a nutri-cionista do Armazém Natural, Bárbara Falcão Mendes Graciano, que divide seu tempo entre a administração da loja e o trabalho como consultora nutricional em Dourados.

O que é essencial na alimentação, para quem deseja qualidade de vida, através de um cardápio balanceado?

Evitar ao máximo os alimentos indus-trializados. Para se ter uma alimentação saudável, devemos enriquecer nossas refeições com frutas, verduras, fibras e dar preferência aos cereais integrais.

Quais fibras nós podemos acres-centar em nossa alimentação?

Chia, linhaça, gérmen de trigo, aveia, psílio, farinha de banana verde, farinha de maracujá, entre outras.

Quais sãos os benefícios que as fi-bras trazem a nossa saúde?

As fibras contribuem com o bom funcionamento intestinal, ajudam a con-trolar os níveis de colesterol, os níveis de glicemia, colaboram oferecendo mais saciedade e, assim, também, nos proces-sos de emagrecimento.

Muitas pessoas sentem bastante fome à noite. Como se alimentar bem nessa hora? É melhor jantar ou lanchar?

É um hábito muita particular de cada família, umas preferem jantar outras lan-char, mas sempre aposto no jantar equili-brado, para oferecer mais saciedade.

Que dicas você costuma dar para quem está buscando saúde e chegar ao verão com uns quilinhos a menos?

Sempre oriento as pessoas a não pu-lar refeições, a incluírem bastante verdu-ra, legumes, frutas e fibras na alimenta-ção, além de beber muita água, praticar alguma atividade física. E, se sentir algu-ma dificuldade em buscar hábitos saudá-veis, procurar atendimento nutricional.

Bárbara Falcão Mendes GracianoCRN3: 41313Graduada em Nutrição pela UnigranPós-graduada em Nutrição Esportiva pela FIB - BrasíliaGraduada em Farmácia pela UnigranPós-graduada em Análises Clínicaspela Unic-CuiabáConsultora em Segurança Alimentar

12 | Setembro de 2015

CORPO&MENTE Escolhas saudáveis

Page 13: 20ª edição revista corpo e mente issu

Ice Creamy, uma nova experiência em tomar sorveteCom conceito americano de cremeria e picoleteria, apresenta o sorvete na pedra, sucesso mundial

Inovação, qualidade e delicioso sabor, esses são os ingredientes principais da receita que está fazendo o maior suces-

so em Dourados. A Ice Creamy Sorvetes, recém-inaugurada na cidade, é a primeira franquia da rede no estado. Com cardá-pio variado, sabores e texturas inigualá-

veis, a sorveteria apresenta o sorvete pre-parado na pedra, um mármore especial que pode chegar a – 20º C.

Natural de Amambai, o engenheiro e empresário Manoel Quarezemin Ju-nior morava no interior de São Paulo, com sua esposa, a arquiteta Aline Cal-minatti. Quando chegou a hora de vol-tar para Mato Grosso do Sul, decidiram abrir uma franquia em Dourados, antes de qualquer outra cidade. “Aqui é um berço para novas empresas e sabemos da grande aceitação da população por

sorvetes, tanto que estamos tendo filas desde a inaugura-ção. Mas já estamos nos adap-tando para que as pessoas não fiquem esperando por muito tempo sem perder a interação, pois as receitas são preparadas ao vivo, cada uma delas”, conta o empresário.

Além do sorvete na pedra, a Ice Creamy se destaca pelo atendimento personalizado e de entretenimento, com desafios e brincadeiras com os clientes. “Queremos oferecer um bom atendimento para o público douradense. Como o sorvete é artesanal, o cliente pode acompa-nhar a preparação, participar das brincadeiras e, assim, ficar mais próximo da gente”, finaliza.

A grande estrela

De fabricação artesanal, o sorvete da Ice Creamy é elaborado com matéria pri-ma importada. Rico em fibras e vitaminas, ele tem menos gordura e 50% menos açúcar, garantindo, assim, o verdadeiro sabor de um sorvete cremoso e com tex-tura, leveza e densidade únicas.

Isso porque o sorvete é finalizado em uma pedra especial, na temperatura de -14°C, mas que pode atingir até -20°C, o que garante a cremosidade, evita que o sorvete derre-ta facilmente e possibilita a manipulação da massa com as diversas opções de recheio.

A Ice Creamy traz doze receitas prontas, incluindo seis opções do Chef e seis opções Premium, além das que são montadas conforme o pedido do cliente.

Outros produtos

Outras sobremesas de fabricação própria e imperdíveis da Ice Creamy são as paletas à moda mexicana, pico-lés, cascão e casquinha, que também podem ser personalizados a pedido do cliente.

A Ice Creamy está sempre em bus-ca de novidades. O novo sucesso são os sanduíches de sorvete, uma novidade na cidade e, em breve, novos lançamen-tos virão. Você vai se surpreender.

Av. Marcelino Pires, 1.739, esquina com a Presidente Vargaswww.sorvetenapedra.com.br

Sorvete é preparado ao vivo, na pedra congelada, garantindo cremosidade, sabor e textura.

Capacitada na nova técnica de servir sorvete,

Loja foi inaugurada com festa para o público.

Aline Calminatti, Graciosa Calminatti, Marta Flores e Manoel Quarezemin

Setembro de 2015 | 13

CORPO&MENTENovidade

Page 14: 20ª edição revista corpo e mente issu

A pesar de muitos pais e, até mes-mo, profissionais de saúde acha-rem um exagero diagnosticar

depressão na criança e no adolescente é preciso nos conscientizar de que sim, eles também podem apresentar depressão e precisamos saber que se trata de uma doença grave, que causa prejuízo na vida escolar, social e familiar da criança doen-te. É uma doença que pode continuar na fase adulta e colocar a vida do doente em risco, já que jovens com depressão têm risco aumentado de suicídio.

Os sintomas mais comuns dessa doença, nesta fase da vida, são: compor-tamento agressivo, queixas somáticas, lentificação psíquica e motora, muitos medos, alterações no sono e no apetite, redução na capacidade de sentir prazer nas atividades que eram prazerosas, an-teriormente, irritabilidade, mau humor, piora no rendimento escolar, indiferença e desinteresse em atividades habituais, isolamento ou esquiva social, sentimen-to de culpa e, em casos graves, pode ha-ver sintomas delirantes e alucinatórios.

Considerando a sua gravidade bem como as possíveis consequências, este quadro deve ser rapidamente percebido e tratado. O tratamento inclui a terapia (individual, familiar ou em grupo), pla-nejamento e acompanhamento escolar. Quando indicados, os remédios são uma parte importante do tratamento e no caso de depressão grave, a criança, ou o adolescente, deve ser medicada e mo-nitorada 24 horas por dia. Também é im-portante lembrar que a participação e o comprometimento da família são funda-mentais para o sucesso do tratamento.

Não podemos nos esquecer de que a maior ameaça a uma criança deprimi-da é deixá-la sem tratamento adequado, e a melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes.

Criança tem depressão?*Dr. Rôneo Reis Machado

Rôneo Reis MachadoCRM-MS 7517

Médico formado em 2008, pela Instituição de Ensino Superior: FURG (Fundação Universidade Federal do Rio Grande)Residência Médica em Psiquiatria na Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande, Rio Grande – RS

14 | Setembro de 2015

CORPO&MENTE Atenção à Infância

Page 15: 20ª edição revista corpo e mente issu

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

150827 Anuncio Revista.pdf 1 28/08/2015 19:53:37

Page 16: 20ª edição revista corpo e mente issu

A Farmácia Posanga uma nova linha exclusiva de cremes e loções, manipulados com Sensiline e Fomblin HC 25, dois poderosos ativos

para hidratação e proteção da pele

(67) 3423-4076Av. Weimar Gonçalves Torres, 1.666

Centro - Dourados [email protected]

Curta nossa Fanpage facebook/posanga

Mãos e pés merecem um toque especial de Hidratação

A beleza não se restringe ao rosto e às pernas. Pés e mãos, quando macios e bem hidratados, demos-

tram beleza e saúde. Quem que já teve pés ásperos e rachados, mãos resseca-das ou micose nas unhas sabe o quanto isso é constrangedor.

Pensando mais uma vez no bem--estar das suas (e dos seus) clientes, a Farmácia Posanga acaba de lançar uma linha exclusiva para cuidados com as mãos, pés e unhas. De formulação pró-pria e voltada para as necessidades de cada pessoa, os produtos são desenvol-vidos com ativos naturais que, além de protegerem as unhas, são responsáveis por hidratar e reestruturar a pele, dando--lhe maciez, suavidade e... beleza.

Creme para mãosDe uso externo e podendo ser aplica-

do sempre que desejado, durante o dia e à noite, o Creme pawra as mãos mantém a pele hidratada e suavizada, mesmo as mais ressecadas. Além de proteger a pele das mãos, o creme dá um toque perfuma-do e ajuda a amenizar os efeitos da idade e das intempéries do clima, principalmen-te, nas épocas mais secas e quentes.

Sua formulação contém uréia, um importante hidratante que aumenta a quantidade de água na pele e ativos de última geração, como o Sensiline e o Fomblin HC 25, que restauram a maciez e protegem a pele contra irritações e agressões de agentes tais, como, deter-gentes e silicones.

Creme para rachadura nos pésNossos pés precisam de atenção

maior, já que sofrem diariamente com a fricção dos calçados, especialmente, os fechados, ou quando estão expostos ao vento e ao frio, além de outros fatores. O Creme para os pés hidrata profunda-mente a pele de forma eficaz, trata, dimi-nui e até mesmo evita o ressecamento, a aspereza e as rachaduras que tanto incomodam. O produto é potente rege-nerador dos pés, pois combina a ação da ureia com o ácido salicílico, que restau-ram a pele fissurada, juntamente com o óleo de amêndoas que a hidrata.

Fortalecedor de unhasMuitas vezes não nos damos conta

do quanto nossas unhas ficam em con-tato com produtos químicos que podem danificá-las, como detergentes, sabão em pedra, esmalte em excesso e ace-tona, entre outros. Tudo isso pode fazer com que as unhas descamem, fiquem fracas, machucadas e quebradiças. O fortalecedor de unhas Posanga, aplicado da mesma forma que um esmalte, tem a função de proteger e regenerar as unhas de uma forma simples eficaz.

Solução para micose de unhaCausada por fungos, a micose de

unhas pode ser contraída de diferentes modos, entre eles, a má higienização. A micose deixa as unhas grossas, deforma-das e com aspecto amarelado. A solução desenvolvida pela Posanga, contra mico-

ses, contém óleo de melaleuca, um po-tente agente antifúngico que protege as unhas naturalmente, devolvendo a elas saúde e vitalidade.

16 | Setembro de 2015

CORPO&MENTE Beleza Magistral

Farmacêutica Proprietária: Yara Rigotti - CRF 810

Farmacêutica Responsável:Camila P. Alonso - CRF 1551

Page 17: 20ª edição revista corpo e mente issu

CONECTE-SE COM A PERKAL

WWW.PERKAL.COM.BR /PERKALCHEVROLET @PERKALCHEVROLET

Dourados - MS 67 3416-6600

- MOTOR 2.0 - 200 CV DE POTÊNCIA- MAIOR TORQUE DA CATEGORIA

Page 18: 20ª edição revista corpo e mente issu

Tendo como responsável técnico o médico Clementino de Barros Wanderley Junior, a Uni imagem conta com um cor-po clínico altamente especializado e uma equipe paramédica dedicada a garantir segurança e tranquilidade aos seus pa-cientes.

A Uni imagem faz parte do Grupo Di Imagem, que é coordenado pelo médico Wilson Luiz Maksoud, e atua há 26 anos, em Campo Grande, sempre com a filo sofia de excelência no atendimento que rendeu à Clínica a Certificação ONA-2, o mais alto reconhecimento obtido no país em quali-dade de serviços médicos.

Em outubro, o mundo se atenta para um mal que atinge milhares de mu-lheres, o câncer de mama. Apenas no

Brasil, no ano passado, foram mais de 57 mil novos casos, segundo o Instituto Na-cional do Câncer (Inca). E para evitar que essa doença continue fazendo vítimas, a Campanha “Outubro Rosa” é desenvolvida internacionalmente, alertando para a im-portância da prevenção à doença, o que começa com o autoexame de mama.

Mas entre as formas de se diagnosticar

o câncer, as mais eficazes são a Mamografia e os Exames de Imagem, Clínicos e Labora-toriais. Nesse aspecto, a Uni imagem – Clí-nica de Diagnósticos por Imagem – dispõe de uma estrutura diferenciada e única em Dourados, o Espaço Mulher, onde a cliente pode realizar todos os exames prescritos por seu médico no mesmo lugar e em se-quência, otimizando o seu tempo.

Para tanto, o Espaço Mulher da Uni ima-gem é estruturado para atender ao público feminino, com privacidade e personaliza-ção. Feitos através de equipamentos mo-dernos e com alta tecnologia, os exames de diagnóstico e prevenção do câncer são realizados na própria Clínica, de forma que as pacientes tenham resultados precisos e inicie o quanto antes o tratamento, caso necessário.

Para lembrar que a prevenção deve ser rotina o ano todoNeste Outubro Rosa, a Uni Imagem refaz o alerta para a importância dos exames preventivos do câncer de mama.

Novembro Azul

Outro cuidado da Uni imagem é com a saúde do homem. A clínica também apoia a Campanha “Novem-bro Azul”, que alerta sobre os riscos do câncer de próstata, o mais inciden-te em homens acima dos 50 anos. Com 68.800 mil novos casos no Bra-sil, em 2014, a doença mata cerca 14 mil pacientes, por ano, no país, segun-do estimativa do INCA.

Como no câncer de mama, quan-to mais cedo se descobre o câncer de próstata, maiores são as chances de cura. Daí a importância dos exames de rotina, que são feitos por toque retal e por exame laboratorial, que mede a dosagem do PSA (exame de sangue para identificar um antígeno prostático específico).

O câncer de mama também pode ser diagnosticado em homens, mas a grande incidência está entre as mulhe-res. Ele acontece por consequência de alterações genéticas, quando as célu-las da mama passam a se dividir de forma desordenada. Casos de câncer na família, idade avançada, obesidade e exposição prolongada aos hormô-nios femininos são alguns fatores de risco de se desenvolver a doença.

(67) 3420-5500Rua Ciro Mello, 2.059 - Dourados MS

A Uni imagem dispõe de um espaço exclusivo para a mulher, em Dourados, com os mais avançados recursos de diagnósticos por imagem.

Grande aliado na prevenção do câncer, o mamógrafo com Raio X digital

Resp. Técnico Dr. Clementino de Barros Wanderley Jr.CRM-MS 0377

Corpo Clínico - Uni imagem• Dra. Ana Maria Abdo Wanderley• Dr. Clementino B. Wanderley Jr.• Dr. Evandro Eduardo Canhaço• Dr. Fuad Haddad• Drª Keila R. Valeriano Figueiredo • Dr. Marcos Ricardo Figueiredo • Dr. Thales Querne de Carvalho • Dr. Arnaldo Fredi Filho

18 | Setembro de 2015

CORPO&MENTE Outubro Rosa

Page 19: 20ª edição revista corpo e mente issu
Page 20: 20ª edição revista corpo e mente issu

Microscópio Operatório, um avanço na endodontia*Dra. Patrícia Amaral

*Dra. Patrícia AmaralFormada pela Unoeste - 1990. Especialista em Endodontia FOB. Especialista em Dentística Restauradora pelo SIOMS.

67 9974-7020 / 3427-6666.Rua João Cândido Câmara, 1669 - Vila Planalto

O microscópio é um grande aliado na endodontia, proporcionando melhor visão da região a ser tratada.

A endodontia evoluiu muito nos últimos 10 anos. Inicialmente, para ter acesso ao canal do den-

te, o profissional contava com o auxílio da radiografia, aliado à experiência clíni-ca e ao conhecimento científico.

Atualmente, alguns recursos tecnoló-gicos têm ajudado na excelência desse processo. Entre eles, o microscópio ope-ratório tornou-se um importante aliado do endodontista. Com aumento de 2,5 a 40x, esse aparelho visualiza o que antes

era apenas uma imagem quase imper-ceptível e escura a olhos nús. Por meio dele, a visão, ampliada e iluminada, torna o tratamento mais previsível e assertivo. Além disso, colabora em casos, como dentes com trincas, perfurações e ins-trumentos fraturados, muitas vezes não visíveis, que podem ser diagnosticados com precisão.

Outro recurso tecnológico importan-te é o Raio X digital, considerando que as radiografias continuam indispensá-

veis no tratamento de canal. O RX digital diminuiu o tempo de exposição do pa-ciente à radiação em até 90 por cento, quando comparado com as radiografias convencionais. Sua imagem é instan-tânea e pode ser demonstrada em um computador ou mesmo em uma tela de TV, tornando-se um recurso didático para facilitar a compreensão do pacien-te. Além disso, as radiografias digitais não usam produtos químicos na sua revela-ção, contribuindo para a preservação ambiental.

A terapia fotodinâmica, que é o uso do laser de baixa frequência, integra os recursos atuais do tratamento endodôn-tico e contribui para a desinfecção dos canais com lesão óssea. Já os aparelhos rotatórios, substituíram as antigas limas, facilitando e agilizando a limpeza do ca-nal. Somado a isso, o aparelho de odon-tometria mede com exatidão o com-primento do canal para uma perfeita desinfecção de toda a extensão do local.

Todos os recursos citados, aliados à experiência e embasamento cientifico, são importantes para o sucesso do tra-tamento do canal evitando-se, cada vez mais, perdas dentárias que ocasionam problemas de má oclusão, dificuldade para mastigação e digestão e, também, minimizando possibilidades de infec-ções oriundas de problemas dentários.

20 | Setembro de 2015

CORPO&MENTE Aparelho exclusivo

Page 21: 20ª edição revista corpo e mente issu

Setembro de 2015 | 21

Um arquiteto ao projetar precisa conhecer seu cliente e suas expec-tativas, para assim continuar com as determinantes. A realização de um projeto está completamente ligada a palavra: SONHO.

Desta maneira todo arquiteto deve buscar seu melhor. Trabalhar em parceria com profissionais do ramo da construção civil nos faz crescer e aprender a cada dia.

Para a elaboração de um projeto, verificam-se alguns conhecimentos, como estudo do terreno, dos ven-tos predominantes, necessidades do cliente, referências arquitetônicas, a partir daí, chegaremos à satisfação do cliente.

Estamos vivenciando um momen-to em que há exageros de informa-ções de todos os lados (novas tecno-logias). Precisamos pensar em saúde dos ambientes, e bem-estar, agindo como profissionais que pensem a lon-go prazo.

A escolha dos materiais implica muito no bem-estar de cada usuário, é necessário ver o fim de cada atividade. A escolha das cores, os revestimentos, tipo de iluminação, tipo e cor de mobi-liário, enfim, tudo envolve um estudo prévio de cada ambiente. Muitas ve-zes “a primeira impressão é a que fica”.

Projetar é um dom divino, deve-mos nos utilizar dessa ferramenta de forma correta.

A arquitetura e o usuário

*Stephanie Espinosa

“Morre lentamente quem não viaja,

quem não lê, quem não ouve música,

quem não encontra graça em si mesmo”

• Projeto Arquitetônico

• Projeto de Designer Interiores

• Execução de Obras

• Reformas

67 9600-2549Rua Hayel Bon Faker, 6.960 Jd. Europa

[email protected]

Margarete Alencar Estagiária de Arquitetura

Stephanie EspinosaArquiteta

-Pablo Neruda

Interior Igreja Presbiteriana EbenezerDourados-MS

Residência K/LItaporã-MS

Reforma Residencial L/M

Projeto de Interiores: Cozinha

CORPO&MENTEArquitetura e Design

Page 22: 20ª edição revista corpo e mente issu

Dúvidas frequentes sobre Pilates

1. Pilates emagrece e faz crescer?Não. Pilates não faz emagrecer, mas

auxilia no processo de emagrecimento, pois, os exercícios promovem a queima media de 350 calorias, dependendo do nível de dificuldade da aula e do empe-nho do aluno. Desse modo, essa queima, isoladamente, não é suficiente para a perda de peso, mas associado a outras atividades e dieta alimentar, auxilia no emagrecimento. Muitas vezes, o Pilates funciona como um treino muscular pre-paratório para outras modalidades de exercício físico mais intenso, evitando lesões e proporcionando o alcance do objetivo. Quanto ao crescimento, o que ele promove é a melhora da flexibilidade e da postura, dando a sensação de que a pessoa aumentou de tamanho.

2. Pilates promove a hipertrofia muscular?

Não. O Pilates promove o fortaleci-mento e a definição muscular. Sua exe-cução é feita de forma lenta, priorizando a qualidade dos movimentos e o peso do próprio corpo como carga, associado ao equilíbrio e ao alinhamento postural, di-ferentemente de outras técnicas que uti-

lizam carga adicional externa (caneleira, halteres etc.) para aumentar a intensida-de do exercício. Esses treinos geralmen-te são realizados com carga máxima e várias repetições, o que promove a hi-pertrofia. Fisiologicamente, o músculo é composto por duas camadas, a externa, chamada “sarcoplasma”, e a interna, cha-mada de miofibrilas. O Pilates trabalha com o fortalecimento das miofibrilas, por esse motivo, o praticante da técnica tem um aumento considerável da força e da resistência musculares, mas não do volume. Outras técnicas que priorizam o

número de repetições e a carga máxima promovem o crescimento do sarcoplas-ma e, consequentemente, o aumento do volume muscular. Assim, se o praticante deseja um músculo forte e volumoso precisa optar por duas técnicas.

3. Em quanto tempo aparecem os resultados?

Já dizia o criador da técnica, Joseph Pilates: “Com 10 sessões, você perceberá a diferença, com 20 sessões, os outros irão perceber a diferença e, com 30 ses-sões, você terá um novo corpo”. Mas é claro que todas estas mudanças aconte-cem de forma proporcional ao pratican-te. Na criança, os benefícios aparecerão como melhora da postura, da concen-tração, da disciplina e do alongamento muscular; no adulto, essas mudanças podem acontecer com a diminuição de dores, melhora física e estética, alívio do estresse e aumento da consciência corporal; no idoso, o benefício vem em forma de independência e autonomia físicas, diminuição de dores, melhora do humor e socialização, dentre outras.

4. O Pilates trata hérnia de disco e outros problemas da coluna? Como?

Sim. A formação da hérnia de disco se dá pelo deslocamento da parte inter-na do disco para fora do seu lugar (ilus-tração). Neste caso, o Pilates atua através dos alongamentos, promovendo uma espécie de tração na coluna, sustenta-da por músculos minunciosamente tra-balhados pelo treino de força muscular, que ocorre nos músculos estabilizadores da coluna vertebral e, para manutenção desse fortalecimento, são trabalhadas as forças centrais do corpo - o Power House - que inclui os complexos lombar e pél-vico e dos quadris. Deste modo, usando o mesmo principio do fortalecimento da musculatura intrínseca e o alongamento muscular de forma funcional, o Pilates pode tratar e melhorar os desconfortos da coluna, joelho, quadril, dentre outros.

5. Qualquer pessoa pode praticar Pilates?

Sim , o que difere são o tipo de exer-cício, o número de repetições, a capaci-dade e o limite de cada aluno, de acordo com sua idade. Desta forma, o Pilates é separado por modalidades, preservan-do-se os princípios da técnica – Pilates para gestantes e puérperas, idosos, crianças, portadores de necessidades especiais, jovens e adultos de ambos os sexos e, até mesmo, atletas.

Pilates é uma técnica reco-nhecida mundialmente para o alívio de dores na coluna e nas articulações, reeducação postural e resgate da capaci-dade muscular e flexibilidade dos movimentos da pessoa, sendo indicada em qualquer idade. Conhecendo melhor, a gente entende porque ela traz tantos benefícios, como esclarecem duas especialistas do Bem-Estar Studio Pilates, as fisioterapeutas Fernanda Soares Alencar e Evelyse Ishy.

(67) 3421-0175 Rua Albino Torraca, 1.049 Vila

Progresso – Dourados MS

Dra. Fernanda Alencar Crefito 9/139366-F

Dra. Evelyse Thiê Ishy Crefito 13/144749-F

22 | Setembro de 2015

CORPO&MENTE Reabilitação Funcional

Page 23: 20ª edição revista corpo e mente issu
Page 24: 20ª edição revista corpo e mente issu

As características e os sintomas do autismo em crianças*Dr. Hugo Akio Kimura

Os pais devem estar atentos aos sinais do autismo, que podem estar presentes antes dos 18 meses de idade”, Dr. Hugo Kimura.

Uma criança que apresente com-portamentos estranhos, atraso no desenvolvimento da linguagem, falta de reciprocidade e interação social ou, ainda, atraso na comunicação verbal e não verbal, e um repertório restrito de atividades ou de interes-ses merece atenção especial.

O autismo infantil, hoje chamado de Transtorno do Espectro Au-tista (TEA), tem como principais

características a falta de reciprocidade (quando a criança não responde aos estímulos), a dificuldade de interação so-cial e de estabelecer relacionamentos e problemas na fala.

O diagnóstico dentro do espectro autista pode ocorrer em uma a cada sessenta e seis crianças. É uma doença três vezes mais frequente em meninos.

Geralmente, os pais conseguem identificar quando algo está errado em relação ao desenvolvimento de seu fi-lho. Para isso, é importante que estejam atentos, pois, sinais discretos de autismo podem estar presentes antes dos 18 me-ses de idade. Hoje, sabe-se que, em 25% dos casos, os sinais iniciam no primeiro ano de vida, 50% no segundo ano e 25% a partir do terceiro ano de vida.

Além desses, pode haver instabilidade de humor e afeto, respos-tas a estímulos senso-riais alterados, sinto-mas comportamentais, como agressividade, automutilação e altera-ção motora, e aumento de problemas clínicos, como infecções.

A associação com outros problemas é frequente, sendo que o retardo men-tal está presente em cerca de 70% dos casos; convulsões em 4% a 32%, e há também aumento de associação com problemas psiquiátricos.

A intervenção precoce, realizada por uma equipe multidisciplinar formada por psiquiatra infantil, acompanhada de profissionais das áreas de pediatria, psico-logia, fonoaudiologia e terapia ocupacio-

nal é fundamental para me-lhorar a qualidade de vida da criança e da sua família.

Atualmente, o Transtor-no do Espectro Autista é considerado um distúrbio complexo do desenvol-vimento, com múltiplas

causas. Não existe conclusão definitiva sobre os mecanismos genéticos envolvi-dos na doença e nem de outros fatores que agridem o Sistema Nervoso Central, como doenças metabólicas e infecções que acometem o feto durante a gravi-dez, como a rubéola, citomegalovírus, toxoplasmose. Apenas 10% dos casos

apresentam uma condição médica co-nhecida.

Trata-se de uma doença com varia-dos graus de comprometimento, que exigem diagnóstico e intervenção pre-coces; possibilitando, assim, a redução dos sintomas, aumentando a probabili-dade de aquisição da linguagem verbal e da melhora da reciprocidade social, permitindo à criança maior autonomia e sua inclusão social.

O Autismo exige diagnóstico e intervenção precoces

*Dr. Hugo Akio KimuraCRM-MS 6603Psiquiatra Geral e Infantil

Especialista em Saúde Mental da Infância e AdolescênciaTítulo de Especialista em Psiquiatria Geral pela ABP/AMBTítulo de Especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela ABP/AMB

24 | Setembro de 2015

CORPO&MENTE Transtorno do Espectro Autista

Page 25: 20ª edição revista corpo e mente issu
Page 26: 20ª edição revista corpo e mente issu

26 | Setembro de 2015

Quando falamos em Lentes de Contato Dentais, conforto e praticidade são palavras-chave, pois é um procedimento rápido e prático para o paciente, que pode sair feliz exibindo seu novo sorriso em apenas duas sessões!

As vantagens com relação ao conforto não param por aí: O processo de adesão das Lentes de Contato é feito direta-mente no esmalte, que é parte mais externa do dente, sem a necessidade de desgastá-lo para a cimentação. Com isso, processos dolorosos e incômodos são eliminados na cons-trução do novo sorriso e sequer há necessidade de anestesia.

Quem procura um sorriso perfeito irá facilmente se en-cantar pela técnica, confira.

Lentes de contato!

Quem vê as celebridades por aí, estampan-do um lindo sorriso, com dentes perfeitos até acredita que elas sempre foram assim. Mas não é verdade. Nem mesmo a eterna diva Madonna e David Beckham escaparam de um sorriso com imperfeições.

• Dentes muito pequenos • Dentes desgastados• Dentes desalinhados; • Dentes separados (diastemas) • Dentes muito posicionados para trás • Sorriso gengival • Sorriso com aparência infantil • Sorriso com aparência envelhecida.

Dr. CARLOS EDUARDO MEDICI LEMOSCRO-MS: 3736

Especialista em ImplantodontiaCurso de Estética

Enxerto ÓsseoExtração 3º Molar

(67) 3421-2810R. Major Capilé, 1.467 - Dourados MS

Test-drive do novo sorriso

Poucos sabem, mas hoje é possível fazer uma espécie de test-drive do novo sorriso, com um recurso chamado mock-up.

Com ele, o paciente sente e visualiza na própria boca como ficará o resultado final da reconstrução do sorriso, podendo ter uma visão geral desse resultado e avaliar se o novo design de seus dentes corresponde às suas expectativas, além de poder participar da construção de seu sorriso com o Dentista.

Quem usa as Lentes de Contato Odontológicas pode levar uma vida normal e se alimentar sem nenhum tipo de restri-ção. A manutenção e a higiene são idênticas às dos dentes naturais.

Se você não está satisfeito com o seu sorriso, saiba que as Lentes de Contato Dentárias podem ser uma excelente so-lução, pois vão se unir aos seus dentes naturais e você não vai nem lembrar que seus dentes foram reconstruídos de tão naturais e perfeitos que irão ficar.

As Lentes são modernas, tem aspecto idêntico aos dentes naturais, podem resolver aquele problema no sorriso que vem incomodando toda vez que você se olha no espelho.

Para que esperar para sorrir sem se preocupar em expor os seus dentes? Um sorriso bonito traz beleza e um aspecto saudável, além de renovar sua autoestima e está ao seu alcan-ce. Venha sorrir sem medo de ser feliz!

Novidade

O C.O.I. dispõe agora do revolucionário MORPHEUS, o equipamento mais moderno e completo de anestesia, com-putadorizada, que não causa dor nem aquela indesejada sensação de inchaço na boca. Uma novidade que valoriza os clientes da clínica.

As Lentes de Contato podem ser utilizadas para diversas aplicações:

CORPO&MENTE Inovação

Page 27: 20ª edição revista corpo e mente issu
Page 28: 20ª edição revista corpo e mente issu

A angústia é um sofrimento que invade o corpo do sujeito, é algo real. Ela conduz muitas pessoas

em momentos de crise a procurar por ajuda. Esse sentimento é uma sensação que tem acentuado um caráter de des-prazer. No entanto, nem toda sensação de desprazer pode ser chamada de an-gústia, como tensão, dor, luto etc.

Existe, de fato, uma emergência, nas situações mais extremas, as crises de angústia conduzem ao homem a se deparar com o abismo e com a necessidade de seguir em dire-ção ao salto. É o encontro com a angústia que vai permitir ao homem uma travessia capaz de fazê-lo des-cobrir suas pos-sibilidades, por meio da psico-terapia.

Entretanto no mundo de hoje, o ser humano é um ser angustiado por exce-lência. De fato, é comum escutarmos inúmeras queixas de pessoas que so-frem de angústia. Por sua vez, os meios de comunicação também vinculam frequentemente a presença desse mal contemporâneo, utilizando expressões como estresse, tensão, síndrome do pâ-nico, transtorno bipolar etc.

O que ocorre é que as pessoas ten-

A angústia no real do corpo

tam calar esses sintomas, por meio de medicamentos, busca da perfeição, entre outros meios, pois, por trás de todo sintoma, há um sujeito que está em sofrimento.

Algumas mudanças ocorreram em nossa cultura, na sociedade de hoje e na própria demanda social. Escutam--se frequentemente frases como: “o mundo se acelera”, “o tempo corre...”. O que o ser humano sinaliza o tempo todo é uma ausência de tempo para vi-

ver a vida segun-do uma lógica mais pessoal.

Por meio disso, é fato indiscutível que não se vive mais a temporali-dade como antes, ou melhor, torna--se cada vez mais difícil viver o tem-po para si mesmo, como objetivos pessoais que seria prazeroso do pon-

to de vista do sujeito. Todo sintoma que se mostra atra-

vés da angústia tem um sentido por trás de si. Desse modo, não se deve calar, visto que, quando se procura uma ajuda psicológica esse sintoma é dito como uma mensagem cifrada que conta uma história. Entretanto, é por meio da psicoterapia que o ser hu-mano consegue elaborar as questões que o angustiam tanto.

*Jessyka Matiussi MendonçaPsicóloga Clínica - CRP: 14/06316-3

(67) 3422-9991 / 9271-3771Rua Hayel Bon Faker, 3755. (Esquina com a Ponta Porã) - Dourados-MS

E-mail: [email protected].

Todo sintoma que se mostra através da angústia tem um sentido por trás de si.

*Jessyka Matiussi Mendonça

28 | Junho de 2015

CORPO&MENTE Autoconhecimento

Page 29: 20ª edição revista corpo e mente issu
Page 30: 20ª edição revista corpo e mente issu

JP Mansor, uma história de conquistas e muito trabalhoEntre os pioneiros, o farmacêutico e bioquímico JP Mansor abre seu coração e fala do futuro, de mudanças e dos passos que o levaram a ter um dos laboratórios mais conceituados do estado.

José Prado Mansor: responsabilidade, compromisso e amor a sua profissão

Sílvia, esposa de Mansor, incentivadora do crescimento do laboratório

Um laboratório premiado, com ex-celência em qualidade, responsa-bilidade social empresarial e pio-

neiro em pesquisas no interior de Mato Grosso do Sul. Esse é o Laboratório de Análises Clínicas Dr. JP Mansor, que aca-ba de completar 37 anos. Quando che-gou à cidade, em 1978, o farmacêutico e bioquímico José Prado Mansor trazia na bagagem apenas a vontade de fazer o seu melhor na profissão, mas seus olhos vislumbram o futuro. Apesar da autocon-fiança, não imaginava que seu trabalho poderia levá-lo até onde chegou, entre os mais conceituados laboratórios do estado.

O segredo do seu sucesso? A base sólida, construída com os exemplos dos pais, somados à formação na Universida-de Federal de Juiz de Fora (UFJF), e à ex-periência adquirida no seu primeiro em-prego. “Sou grato às pessoas e ao lugar que me aproximaram da profissão, o La-boratório Médico Dr. Sérgio Franco Ltda, no Rio de Janeiro. Quando ingressei no curso de farmácia, já estagiava nesse la-boratório”, lembra-se Mansor.

Em Dourados, a carreira começou com a inauguração de seu laboratório, dentro do Santa Rita, em 1978. “Quando cheguei e me vi atuando com o maior hospital particular do interior do estado, na época, o Mato Grosso, recorri ao Rio de Janeiro. Ligava e consultava minhas bases, como o Dr. Márcio Biasoli, em bus-ca de uma qualidade ainda maior, à altu-ra dos serviços que eram oferecidos pelo hospital, buscando sempre dar o melhor de mim”, afirma.

Para o bioquímico, seu papel como profissional vai além do laboratório. Ele participa de trabalhos de ação social, em parcerias com ONGs e instituições da so-ciedade, buscando salvar vidas e levar as pessoas a se conscientizarem sobre os cuidados com a saúde, fiel à formação que recebeu da universidade pública. “Certa vez me ensinaram ‘devolva o que te deram, e viva tranquilo’, por isso, faço o que posso para ajudar quem precisa”, diz Mansor, respondendo claramente, com características pessoais, aos críticos que acham que isso é autopromoção. “A eles a minha resposta é: eu, pelo menos, faço algo, e você? ”.

Hoje, além da sede própria, o Labo-ratório JP Mansor tem mais três postos de coleta, e é o primeiro no interior do estado a realizar análise da qualidade da água e análise de dejetos e efluentes.

Sonhos e desafios a dois

Como se diz, por trás de um gran-de homem, sempre existe uma grande mulher. A história de Mansor passou por vários estágios importantes e, seu braço direito, a esposa Sílvia Maria Alves Mora-es, foi fundamental para suas conquistas.

Juntos há 17 anos, Sílvia é quem apoia, ajuda e acompanha Mansor em seus trabalhos e projetos. Sempre dedicada à família e aos negócios, ela foi a grande motivadora para impulsionar a história do laboratório, se fazendo presente em todos os momentos e auxiliando no que fosse preciso. Ela optou por deixar de le-cionar inglês para compartilhar a admi-nistração do laboratório e, de lá para cá, esse companheirismo só cresceu. “Hoje eu olho para a Sílvia e a admiro pela mu-lher que é, companheira, esposa, mãe e guerreira. Em nossa vida nada foi fácil, mas foi com a ajuda e o empenho dela que chegamos juntos até aqui.”

30 | Setembro de 2015

CORPO&MENTE Capa

Page 31: 20ª edição revista corpo e mente issu

Excelência e qualidade comprovadas

S e já no início o Dr. JP Mansor tinha o cuidado com a qualidade dos servi-ços, hoje, essa preocupação chega

à obsessão. Desde a coleta dos materiais até a entrega do resultado do exame, todas as fases da análise passam por ri-goroso controle de qualidade, com o uso de materiais da melhor procedência e os mais modernos aparelhos laboratoriais.

“Aqui, qualidade é prioridade. Em 1994 nos inscrevemos no programa Nacional de Controle de Qualidade, patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) que, anual-mente, avalia o trabalho realizado nos laboratórios. Hoje nossa classificação é ‘excelente’, a máxima que pode ser al-cançada”, destaca Mansor, dedicando a honra desse status ao trabalho realizado por toda a equipe.

Estrutura de primeira linha

A atual estrutura do Laboratório JP Mansor pode ser considerada uma das mais completas da cidade. O projeto, elaborado há quatro anos, contempla espaços diferenciados, que foram plane-jados para possibilitar maior conforto e segurança aos clientes e propiciar dina-mismo e praticidade aos colaboradores. Tudo obedecendo às normas e exigên-

cias dos órgãos que regulam o seu fun-cionamento.

Atualmente, o Laboratório conta com uma recepção ampla e climatiza-da, guichês individualizados e assentos confortáveis. Dois banheiros, com aces-so para cadeirantes, três salas de coleta, duas salas administrativas, almoxarifado, sala de centrifugação, laboratório para análises e uma sala de reservada aos di-gitadores, para que os resul-tados sejam r e g i s t r a d o s com a máxima concentração e exatidão.

A estrutura se conta com L a b o r a t ó r i o de Micologia e Microbiologia, com a copa e as salas de lavagem e secagem de material e, se-paradamente, e com o Labo-ratório de Deje-tos e Efluentes.

Convênio proporciona benefícios

As possibilidades e facilidades não se restringem apenas aos clientes, tanto que o laboratório é o único na cidade que oferece estágio à universitários de química e de farmácia. “Eu sei de onde vim, sei onde quero chegar e sei onde estou. Como não oferecer estágio, se foi graças à uma oportunidade como assim que cheguei até aqui? ”, indaga Mansor.

A satisfação dos clientes, em rela-ção ao atendimento, é uma das priori-dades, tanto que o laboratório oferece inúmeras vantagens. Além dos preços acessíveis e padrão de qualidade, o la-boratório criou um convênio exclusivo, o Cartão JP Mansor. Oferecido às em-presas, o cartão é voltado para o funcio-nário e seus familiares, o que possibilita

descontos expressivos, em exames, ao preço de apenas quinze reais ao ano.

Um dos idealizadores desse produto é o advogado Rodrigo Semeghini, ente-ado de Mansor, diretor administrativo da empresa há dois anos. A ideia é oferecer ainda mais vantagens para os clientes, além do acesso facilitado aos serviços do Laboratório. “Com o convênio quere-mos fazer novas parcerias, para possibili-tar aos usuários, descontos também em outras áreas, como farmácias e postos de combustíveis”, explica.

Recepção ampla e confortável, garante o bom atendimento ao cliente

Sob o olhar do Dr. Mansor, a dedicada e competente equipe prima pelo bom atendimento ao cliente

Setembro de 2015 | 31

CORPO&MENTE

Page 32: 20ª edição revista corpo e mente issu

C erta vez Pompeu, general romano (106 a 48 a.C.), disse: “Navegar é preciso”. No decorrer da história,

alguns poetas parafrasearam a citação, com o sentido de transformação, pois, toda jornada implica em alguma mudan-ça. Então, “transformar-se é preciso”. É justamente isso que está fazendo o La-boratório JP Mansor. Rodrigo Semeghini e sua esposa, Tayane Vieira de Melo, res-ponsável pelo Departamento Financeiro, passaram a dividir as responsabilidades da administração do Laboratório com o pai, pois é assim que Rodrigo o considera.

“O Mansor é meu padrasto, mas eu o considero e o admiro como um pai. Ele é dono de um caráter incrível, e de uma hu-mildade e generosidade exemplares”, dis-se o advogado. “Uma das maiores dificul-dades de empresas antigas e familiares é a não-abertura dos pais às novas ideias dos filhos. Ele me deu abertura total para mudar a empresa dele”, explica Rodrigo, falando que começou a fazer parte do

laboratório no momento certo, pois pre-cisava de mudanças.

As transformações que Rodrigo e Tayane estão trazendo ao laboratório fi-zeram Mansor enxergar novos caminhos para o futuro. Além de ampliar a abran-gência do convênio, os planos englobam a construção de uma nova sede e a ex-pansão da área de atuação do laborató-rio. “Estamos estudando algumas cidades próximas para implantar novos postos de coleta e levar os serviços JP Mansor ain-da mais longe”, expressa Rodrigo, com entusiasmo.

Compromisso social

Ponto forte em seu trabalho, as ações sociais realizadas pelo Laborató-rio JP Mansor já ajudaram a um gran-de número de pessoas em Dourados e região, dentre elas, destaque para as campanhas preventivas de combate ao câncer.

“Em 2014, participamos da campa-nha do Outubro Rosa, que foi um su-cesso, logo após, iniciamos a Novembro Azul. No início encontramos rejeição, mas com as parcerias que consegui-mos, levamos a campanha para frente e, ela dura até 2015. Além dos exames gra-tuitos, fazemos o trabalho de orientação. Nesse período fizemos 1.540 exames, com 94 pessoas encaminhadas para o médico”, conta Mansor que também realiza outros exames clínicos, gratuitos, na cidade, por solicitação de parceiros.

Para Rodrigo, as ações sociais, fazem parte dos novos projetos do laboratório, mas para isso é necessário o apoio e a parceria de pessoas engajadas com as causas. Mansor, que participa pessoal-mente dos projetos, sabe da importân-cia de levar o serviço à população e afir-ma que, enquanto puder, vai continuar seu trabalho. “As mudanças, os projetos

no laboratório e as ações sociais serão fortalecidas. Não vou desistir porque Dourados vai completar 80 anos e por tudo o que a cidade representa, ela me-rece algo muito melhor”, conclui.

A transformação que traz o futuro

Laboratório é o pioneiro em Dourados na análise de efluen-tes e da qualidade da água

Laboratório de análises clínicas conta com profissionais qualificados e os mais modernos equipamentos

Ao festejar 37 anos, laboratório JP Mansor planeja ampliar sua atua-ção em Dourados e na região

32 | Setembro de 2015

CORPO&MENTE Capa

Page 33: 20ª edição revista corpo e mente issu

A o nos receber em seu laborató-rio, o Dr. Mansor tinha o olhar empolgado do contador de his-

tórias, que se tornou saudosista e amo-roso ao falar de duas pessoas muito especiais em sua vida. Grato aos pais, José Francisco Mansor e Cynira Prado Mansor, que o criaram juntamente com seis irmãos, na pequena Muriaé, interior de Minas Gerais, ele volta ao passado e se lembra do início de tudo.

Foi seu pai que o incentivou, ainda na infância, a ingressar no futebol, lugar onde ele aprendeu as mais valiosas li-ções de vida. “Eu nunca tive nada fácil, minha família sempre foi muito simples. Quando fui jogar futebol, por exemplo, me ensinaram que devia ir atrás da bola como se fosse uma pessoa que está com fome e precisando comer”, diz Mansor.

Após se formar, o jovem Mansor foi para o RJ, onde começou a trabalhar. Pouco tempo depois, um cunhado, mé-dico, o chamou para montar um labora-tório em Dom Aquino, no Mato Grosso. “Financiei meu laboratório com a ajuda do meu cunhado e do meu pai, que no início pagavam as parcelas, até que um médico de Dourados, o saudoso Dr. Afrâ-

nio Martins, um dos donos do Hospital Santa Rita, quis montar um laboratório no hospital. Então vendi tudo e, no dia 17 de julho de 1978 fiz meu primeiro exa-me em Dourados, já no meu laboratório, dentro do Santa Rita”, lembra Dr. Mansor.

Com o bom trabalho, Mansor se consolidou, conquistou credibilidade e a preferência dos douradenses. Passou 18 anos no Santa Rita e, quando saiu de lá, mais 10 anos com um novo laboratório, na Policlínica Santa Cruz (hoje Hospital da Cassems). Depois abriu seu laborató-rio à Avenida Weimar Torres, próximo ao Correio Central, o que lhe deu visibilida-de. Após oito anos, em 2010, foi para o endereço atual onde, com um projeto de adaptação dos espaços, construiu um dos maiores e mais completos labora-tórios da cidade. “Esse ano, completo 70 anos de vida e 40 de formado. Pensando em tudo que já vivi, percebo que ainda tenho muito o que fazer e, vocês vão ter que me engolir”, brinca.

Celebração anual reafirma compromissos

Essa história de realizações e espe-ranças é o que motiva Mansor e sua família a continuarem o trabalho, com dedicação e compromisso aos seus clientes. Nos últimos anos, sempre no dia 17 de julho, data de seu primeiro exame realizado em Dourados, eles recebem os parceiros, colaboradores e amigos para celebrar e reafirmar os compromissos.

“Reencontrar pessoas que fazem parte da nossa história e que nos pres-tigiam, em uma data tão importante para mim e para minha família, é muito gratificante. Muitos amigos e compa-nheiros até já atuavam na área quando eu cheguei a Dourados. São profissio-nais que me acolheram, enfim, que ajudaram a escrever a minha história, por isso, faço questão de celebrar com eles”, fala Mansor, feliz por mais um ano de comemoração.

(67) 3422-2893Rua Hayel Bon Faker, 3.705,

Bairro Vila Tonani I - Dourados

Dourados

CLIMED(67) 3425-6202 | (67) 3425-6551R. Hayel Bon Facker, 255, Jd. Vista Alegre

UNI IMAGEM(67) 3421-9081 | (67) 9306-0303R. Ciro Melo, 2059, Vila Tonani I

Itaporã(67) 3451-2354R. 10 de Dezembro, 407, Centro

A presença marcante da família

José Prado Mansor, com os pais José Francisco e Cynira Prado Mansor

Rodrigo, Amanda e Tayane; Mansor e Silvia; Bárbara, Davi e Rafael

POSTOS DE COLETA

Setembro de 2015 | 33

CORPO&MENTECapa

Page 34: 20ª edição revista corpo e mente issu
Page 35: 20ª edição revista corpo e mente issu
Page 36: 20ª edição revista corpo e mente issu

Colégio Lumière: ensino de qualidade e excelência garante resultados incontestáveisO Colégio Lumière é uma institui-

ção educacional que vem tra-çando um caminho sólido no

município de Dourados. Desde seu pri-meiro ano de funcionamento, em 2007, o colégio manteve-se fiel à sua proposta ideológica inicial: a de ser uma institui-ção educacional de qualidade, em que a ação do estudar, do pensar, do intera-gir, do respeitar, do superar fosse algo natural, rotineiro, desejado. Concluindo, em 2015, oito anos de funcionamento, o Colégio Lumière consolida-se como um colégio de resultados: a escola man-tém-se, sempre, em 1º lugar no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), no município de Dourados, e entre as três melhores escolas de MS. As constantes aprovações de seus alunos de 3º ano em concorridas universidades compro-vam a ideia de excelência educacional.

Com o desenvolvimento de um trabalho sério e direcionado, o Colégio Lumière oferece o Ensino Fundamental

– 1º ao 9º ano –, Ensino Médio – 1º e 2º ano – e Turmas Pré-vestibular – 3º ano e Cursinho. A implantação das séries ini-ciais – 1º ao 5º ano – concretiza o projeto de ensino inicial da escola, que previa a introdução do aluno na alfabetização e a continuidade de estudos, desenvolven-do no estudante a motivação e o entu-siasmo pelo processo educacional.

“Nosso desejo é que o Colégio Lu-mière configure-se, ainda mais, como um importante ponto de encontro, como um local de desenvolvimento de sólidas relações sociais, onde a constru-ção do conhecimento e o gosto pela aprendizagem sejam/continuem sendo marcas patentes do colégio”.

“Quando iniciamos o trabalho, em 2007, sabíamos que os resultados vi-riam à medida que os alunos fossem preparados de modo contínuo, desde o 1º ano do Ensino Médio. Esse acom-panhamento nos permitiu desenvolver as potencialidades e atenuar, gradativa-

mente, as deficiências detectadas. Acre-ditamos, desde o início, que seria possí-vel oferecer, em Dourados, um ensino de qualidade e excelência. Acreditamos nos nossos alunos, na nossa equipe de professores e no sistema de ensino que adotamos – Sistema de Ensino Poliedro. Temos consciência da confiança que os pais destes alunos depositam no Colégio Lumière e isso evidencia, ainda mais, a nossa responsabilidade. As ex-pectativas dos alunos e seus familiares, a cada ano, intensificam-se. É nosso dever corresponder a tais expectativas. Em educação, não há espaço para des-culpas, tampouco para soluções palia-tivas. É preciso seriedade, disciplina e eficiência. É essa a nossa proposta ini-cial, que mantém-se firme, irretocável e inimitável: o Colégio Lumière é, segura-mente, o melhor colégio para quem re-almente quer estudar”, destaca a profª Sônia Regina Zanchettin, proprietária e diretora da instituição educacional.

Aula prática de Ciências, 7º ano E.F.II

Aula prática de Geografia, 4º ano

Dona Catifunda, contadora

de histórias E.F. I

Horticultura, 2º ano E.F. IIntervalo Cultural 2015

Apresentação - Intervalo

Cultural 2015

Atividade de História 7º ano Aula de Matemática 2º ano

E.F.I Aula de Matemática E.F. I

36 | Setembro de 2015

CORPO&MENTE Educação

Page 37: 20ª edição revista corpo e mente issu

Seleção de alunosPela primeira vez, o Inep divulgou,

junto com a nota das provas do Enem, o Índice de Permanência dos Estudan-tes nas Escolas. Esse indicador pre-tende mostrar se os estudantes ma-triculados na escola e que fizeram o Enem 2014 estudaram naquela escola durante todo o ensino médio. Conside-rando as dez notas mais altas, os dados mostram que, em metade das escolas, menos de um quinto dos alunos do ter-ceiro ano do ensino médio eram anti-

gos, ou seja, estudaram naquele colégio durante todo o ensino médio. Isso quer dizer que pelo menos 80% fizeram os dois primeiros anos em outras institui-ções.

Segundo o presidente do Inep, Chi-co Soares, o fato de tantos estudantes serem selecionados para cursar o ter-ceiro ano naquela escola pode causar equívocos, já que o rendimento deles no Enem 2014 não é apenas fruto da educação recebida em apenas uma

escola. “Essa informação é impor-tante para que a sociedade conheça quais são as escolas que realmente ajudam seus alunos a melhorarem, que oferecem educação de qualida-de durante todo o ensino médio, e quais são aquelas que, simplesmente, selecionam alguns para cursarem ape-nas o terceiro ano”, disse ele.

(ht tp : //g 1 .g lobo .com/educacao/not i -cia/2015/08/enem-2014-por-escola-veja-o-que--escolas-top-tem-em-comum)

O Colégio Lumière orgulha-se de oferecer Educação de Qualidade e ter, nos resultados divulgados, a certeza de que os resultados obtidos refletem um trabalho contínuo, desenvolvido em todos os anos do Ensino Médio

Rafael Yaginuma Engenharia USP.

Luan F. Saldívar Castro Medicina UNIVAG.

Lara R. Matta CalegariMedicina FEPAR.

Gustavo H. M. VardascaMedicina UNIVAG.

Vítor P. dos Reis Arruda Engenharia ITA Medicina UFGD/UFRJ

ALGUNS ALUNOS DE 3º ANO APROVADOS EM CONCORRIDOS VESTIBULARES

(67) 3421-3654Av. Presidente Vargas, 2845 – Dourados MSwww.colegiolumieredourados.com.br

Setembro de 2015 | 37

CORPO&MENTEEducação

Page 38: 20ª edição revista corpo e mente issu

Cenaic, excelência em cursos integrados

E ntre as principais instituições de en-sino, em cursos profissionalizantes do Sul do estado, o Centro Nacio-

nal Integrado de Cursos (Cenaic), prepa-ra profissionais para desafiarem a com-petitividade e se sobressaírem em seus ramos de atuação, onde a qualidade e a competência devem caminhar juntas.

Oferece mais de quinze cursos em áreas distintas, sendo que, atualmen-te, os mais procurados são da área da beleza. No de Maquiagem, os alunos se especializam em diversas técnicas

como, higienização da pele, aplicação de produtos, sequência para maquia-gem, harmonia e combinação de cores. Em Design de Sobrancelhas, o aluno aprende inúmeras técnicas e aplicações. E no curso de Depilação, procedimen-tos variados de tipos de pelos, peles e ceras. Em Estética Facial e Corporal são ministradas várias práticas de massa-gem, limpeza e hidratação da pele.

A infraestrutura com salas climatiza-das, material didático atualizado e um corpo docente capacitado e técnico é

o diferencial desta escola, elevando o nível dos cursos.

Ao concluírem o curso, os alunos re-cebem certificados válidos para atuação em todo território nacional. Isso compro-va a credibilidade do Cenaic que, neste ano, celebra, em Dourados, 9 anos de dedicação a uma missão tão importante, que é a de capacitar profissionais para atuarem no mercado de trabalho com habilidade e sucesso.

Práticas de massagem modeladoraNa Maquiagem, harmonia e combinação de cores

Jonas e Martha Rodrigues, diretores do Cenaic

- Administração comercial- Técnica de produção de açúcar e álcool - Atendente de farmácia- Assistência técnica em computadores- Webdesigner

- Criação gráfica e games- Informática kids, básica e avançada- Inglês kids-intermediário e avançado- Depilação profissional - Manicure e pedicure

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, aos sábados, das 8h às 18h

(67) 3422-0500 e 9917-6775www.cenaic.com.br

[email protected] Firmino Vieira de Matos, 1091 – Centro - Dourados

NOVIDADECurso de

Cuidador de IdosoMatrículas abertas!

Cursos vip´s à sua disposição

38 | Setembro de 2015

CORPO&MENTE Educação Profissional

Page 39: 20ª edição revista corpo e mente issu
Page 40: 20ª edição revista corpo e mente issu

Para combater a sonegação fiscal, as receitas federal e estadual deram início ao Programa Conjunto de Cruzamento de Informações Eletrônicas. Com isso, o contribuinte precisa ter mais atenção aos documentos fiscais, para não cair na malha fina. Nessa hora, é primordial contar com uma assessoria contábil de confiança.

O contabilista Antônio Cezar Mader está há quase tinta anos na área. Desde 2009, atende a Dourados e re-gião em sua em-presa, a Mader Consultoria Con-tábil, liderando uma equipe que se mantém atu-alizada com a le-gislação e as mais novas tecnologias de informação. Para ele, o con-trole de notas e documentos fiscais deve ser uma preocu-pação diária para o contribuinte, principal-mente, nas empresas onde as transações de compra são numerosas e variadas.

O alerta serve para empresários de todos os segmentos, incluindo os produtores rurais. “Eu atendo a muitos

produtores e, geralmente, eles compram produ-tos de diferentes fornecedores, o que pode resul-tar no extravio de uma nota ou outra”, afirma o contador, dizen-do o quanto isso pode prejudicar não só a con-tabilidade, mas principalmente a prestação de contas da em-presa, junto aos órgãos de receita.

Para auxiliar os clientes nesse quesi-to, a Mader Consultoria fez parceria com

uma empresa de Santa Catarina, para desenvolver um pro-grama que permite importar todas as notas em nome do cliente na mesma hora da compra. As-sim, o cliente e a Ma-der recebem a nota em seus sistemas, si-multaneamente, que passa a ficar arquiva-da na contabilidade,

antes mesmo da entrega do produto.Além do controle das finanças, o progra-

ma ajuda na segurança contra eventuais golpes, em que o CNPJ do cliente possa ser utilizado. “O nosso trabalho, entre outras pre-ocupações, é proteger o cliente para que ele não caia em armadilhas”, afirma Mader.

Facilitar na hora do IROutro detalhe importante é em rela-

ção à entrega da declaração do imposto de renda (IR). A declaração referente a 2015, por exemplo, deverá ser entregue somente no início do ano que vem, po-rém, o consultor diz que a hora de se organizar é agora. Seja para pessoa físi-ca ou jurídica, organizar os documentos fiscais já perto da data de entrega da de-claração pode gerar grandes problemas, sem contar o transtorno para as empre-sas de orientação fiscal.

“Organizar e manter a papelada em dia, como separar a documentação o quanto antes, é melhor para os dois lados, pois a nota, sendo eletrônica, de-pois de vários meses, não dá para pedi--la novamente”, pondera Mader, ressal-tando a importância de se exigir a nota fiscal em cada compra, visto que ela é um direito do consumidor e um dever do fornecedor.

Escritório dispõe de sistema que permite importar online as notas fiscais geradas no país, cruzando informações e disponibilizando as notas para o contribuinte, no ato de sua emissão

(67) 3427-1995

Rua Onofre Pereira de Matos, 1.458 Dourados/MS

[email protected]

• Serviços Contábeis em Geral• Área Fiscal• Tributária• Recursos Humanos • Reestruturação e Implantação Contábil

Antônio Mader: “Nossa preocupação, entre outras, é dar segurança fiscal aos nossos clientes.”

Cruzamento de informações exige mais atenção do contribuinteEscritório contábil utiliza novo recurso de TI para assegurar aos clientes melhor controle de sua documentação fiscal e tributária.

40 | Setembro de 2015

CORPO&MENTE Gestão Empresarial

Page 41: 20ª edição revista corpo e mente issu
Page 42: 20ª edição revista corpo e mente issu

Ozônio e laser no tratamento do pé diabético

Para a podóloga Neide Santos, as tecnologias da podologia moderna proporcionam melhor qualidade de vida aos pacientes com diabetes.*Neide S. Santos

O cuidado em regiões como os pés é constante na vida de quem tem diabetes. Isso porque

a doença faz com que o paciente perca a sensibilidade uma vez que a hipergli-cemia, ou seja, grande quantidade de açúcar no sangue, impede o organismo de cicatrizar alguns tipos de ferimentos e de combater infecções. Logo, um sim-ples machucado no pé de quem tem diabetes, quando não cuidado de forma adequada, pode levar a graves conse-quências, como, por exemplo, a ampu-tação do membro afetado.

Com os avanços da tecnologia, a podologia moderna vem utilizando al-

gumas técnicas eficazes no tratamento e cuidado do pé diabético. Entre essas tecnologias, destacam-se a aplicação de laser e a ozônioterapia, usadas no trata-mento de micoses de unha, entre outros.

No tratamento do pé diabético, o la-ser é utilizado devido a sua ação fungi-cida, analgésica, anti-inflamatória e rege-neradora. Os resultados são percebidos em tempo e os efeitos de cada aplicação dura até 45 dias, dependendo do orga-nismo de cada paciente. Ele age de den-tro para fora, visto que a célula absorve os efeitos do laser, promovendo a cura. A aplicação do laser é pontual e trabalha cada centímetro da área tratada. Por se

tratar de uma energia pura, ela é toda absorvida pelas células.

Já, a Ozônioterapia, um tratamento que utiliza o gás ozônio, atua na preven-ção de infecções. Promove uma melhor circulação sanguínea nos pés, além de estimular o sistema antioxidante. Para a aplicação é necessário um parelho de ozônio medicinal, onde há uma mistura de ozônio e de oxigênio para fins tera-pêuticos. Outra vantagem é que ele es-timula a liberação de interferons e cito-cinas, que funcionam como mediadores de imunidade.

Com essas tecnologias, o paciente com diabetes tem a chance de uma rotina mais segura e saudável, pois elas atuam

desenvolvendo ações que o organismo não é mais

capaz de realizar. É valido lembrar que

os cuidados com o pé diabético devem ser feitos por profissionais qualificados e especializados, a

fim de evitar que o problema piore

ainda mais.

Um importante hospital dos Estados Unidos, o Cleveland Clinic, publicou algu-mas dicas importantes para os cuidados com o pé diabético. São orientações sim-ples, mas que podem evitar muitos dos problemas ocasionados pela doença.

1. Verificar diariamente se a pele dos pés está íntegra, sem cortes ou com hema-tomas. Caso houver, deve-se lavar a área com água limpa e sabão, seguido de um curativo seco.

2. Manter os pés limpos, secos e usar cal-çados confortáveis. É recomendado lavar os pés com água morna e caso use hidra-tante, procure não passar entre os dedos.

3. Evite ao máximo ficar descalço. Para o paciente com diabetes a menor lesão pode se tornar algo muito grave.

4. Controlar a taxa de açúcar. Mante-nha-a sempre no nível recomendado pelo seu médico.

5. Se houver algum ferimen-to, trate-o o mais rapidamen-te possível. Lave bem com água e sabão e faça um cura-tivo seco, se não melhorar em um dia, procure um mé-dico ou um profissional que possa cuidar adequadamente.

*Neide S. Santos

Podóloga formada pela Escola Santa Maria Gorette, São Paulo-SP;Especialista em Pés Diabéticos, S. Paulo-SP;Ministra cursos de capacitação para mani-cure e de especialização para podólogos;Ministra Palestras em São Paulo;Colaboradora do Dicionário de Podologia;Colaboradora do Projeto Onicomicoses - Unigran - Dourados;Graduação em Estética e Cosmetologia - Unigran - Dourados.

Dicas de cuidados com o pé diabético

42 | Junho de 2015

CORPO&MENTE Saúde dos Pés

Page 43: 20ª edição revista corpo e mente issu
Page 44: 20ª edição revista corpo e mente issu

Palillos Fchado 21,6x30,6 cm (sangria).indd 1 29/08/15 11:25

Page 45: 20ª edição revista corpo e mente issu
Page 46: 20ª edição revista corpo e mente issu

46 | Setembro de 2015

CORPO&MENTE Terapia do Sono

Bio Life inaugura primeira loja de colchões terapêuticos de DouradosCom tecnologia japonesa e alemã, as poltronas e os colchões e Bio Life, garantem ótimas noites de sono e auxiliam no tratamento de doenças, trazendo benefícios à saúde.

P ode acreditar, um terço da sua vida você passará dormindo. Então, já que é para dormir, que seja em um

bom colchão, que garanta para você e a sua família excelentes noites de sono e, ainda, faça bem à saúde.

A Bio Life apresenta esse duplo be-nefício, em sua linha de colchões tera-pêuticos que está conquistando cada vez mais pessoas, pelo bem estar que proporcionam.

Com 13 anos no mercado, a Bio Life é

uma das maiores empresas de colchões terapêuticos do Brasil. Em Dourados, a empresa inaugurou sua loja há pouco mais de um mês. “Essa é a primeira loja em Dourados e em toda região e já esta-mos com muita procura. Devido à qua-lidade dos nossos produtos esperamos que ela seja um sucesso”, diz Neiva Bicu-do, sócia-proprietária da loja Bio Life.

“É importante frisar que os colchões Bio Life têm durabilidade, com garantia de 12 anos”, acrescenta outro sócio da loja,

Claudionor Moreno, destacando os bene-fícios dos produtos, “os colchões se ade-quam ao peso da pessoa, melhorando a postura e evitando problemas na coluna”.

Unindo tecnologias alemã e japonesa, a Bio Life desenvolveu uma linha de col-chões e poltronas que trazem inúmeros benefícios para a saúde. De acordo com os especialistas em terapias com energia magnética e ondas de luz infravermelha, os colchões terapêuticos atuam contra diversas doenças, veja no quadro abaixo.

Neiva Bicudo destaca que os colchões Bio Life oferecem vários níveis de massagem, que pode ser regulada através de controle remoto com fio.

Com recursos de massagem eletrônica e energia magnética, os colchões também são ortopédicos e ajudam a combater problemas, como:

• Osteoporose• Enxaqueca• Insônia• Sinusite• Depressão

• Estresse• Torcicolos• Dor muscular• Hérnia de disco• Dores na coluna

• Bico de papagaio• Tendinite• Nervo ciático• Cãibras• Má postura

Page 47: 20ª edição revista corpo e mente issu

CORPO&MENTETerapia do Sono

Espuma Rabatan

Os Colchões Bio Life são produzidos com Rabatan, um perfilado vulcanizado, com pastilhas de infravermelho longo e magnetos, em um exclusivo sistema de combinação de pontos de contato de poliuretano flexível e espaçado de ar em circulação, que permite a autorregulação térmica do colchão para que ele se adap-te a todas as temperaturas.

A espuma Rabatan Bio Life é higiê-nica e antialérgica, antibacteriana, anti-ácaro, antimofo, auxilia no relaxamento muscular e neural, na desconcentração de gorduras e na melhora da circulação sanguínea.

Magnoterapia

Melhora a capacidade de oxigena-ção do sangue, o vigor físico e mental, atua sobre o sistema imunológico, relaxa o sistema nervoso autônomo, aciona a troca de polaridade celular e aumenta o

limiar de sensibilidade à dor.Única restrição é para quem

usa marcapasso, nesses casos, os colchões são feitos sem os magne-tos, possibilitando o uso normal de quem utiliza esse aparelho cardíaco.s

Infravermelho longo

Auxilia na eliminação de toxinas e gorduras, dos líquidos do organismo, diminui até 75% das dores nas articula-ções, alivia as dores da região lombar provocadas pela inflamação do nervo ci-ático, tem ação anti-inflamatória, agente estruturador como meio preventivo nos casos de sedentarismo, promove funcio-namento metabólico, mantém a hidrata-ção proporcionando maior elasticidade à pele retardando o envelhecimento e equilibra a circulação do sangue.

Massagem Eletrônica

É feita por meio de vibrações rá-

pidas e ondas eletromagnéticas dis-tribuídas através de sensores eletrô-nicos, com frequência e intensidade de vibrações acionadas por controle remoto com fio. O aparelho foi projeta-do conforme a estrutura dos pontos de acupuntura muscular e a conformação esquelética, permitindo 18 tipos dife-rentes de massagem, em todo o corpo, na posição deitada.

Energia Bioquântica

Segundo a Bio Life, e conforme pes-quisas feitas nos Estados Unidos, a ener-gia bioquântica promove a recuperação de doenças ósseas e cartilaginosas, traz melhoras significativas em pessoas com epilepsia, aumenta a concentração de cálcio intracelular, combate as doen-ças de Parkinson e Alzheimer, ativa os sistemas renal e suprarrenal, a produ-ção de serotonina, de testosterona e de progesterona.

Benefícios dos produtos Bio Life

Av. Marcelino Pires, 4.486 – Centro, Dourados-MS

Solicite uma visita para orçamento e demonstração dos produtos através da

nossa equipe de vendas:

/BiolifeMS 67 3424-1560 |

Neiva Bicudo - 9972-0021 Claudionor Moreno - 9913-0725

Ana Maria - 9956-5777

Page 48: 20ª edição revista corpo e mente issu
Page 49: 20ª edição revista corpo e mente issu
Page 50: 20ª edição revista corpo e mente issu

Fotógrafo profissional, no ramo da foto e filmagem, Dirceu é credenciado para registrar nascimentos de bebês em Dourados, somando mais de 3.000 partos.

Dirceu Hall completa 20 anos de carreira e se destaca pelos registros de partos

50 | Setembro de 2015

O O fotografo Dirceu Hall, proprie-tário da DHE Produções, comple-ta 20 anos de uma carreira regis-

trada em belas fotografias e em filmes cheios de sentimentos. A história que começou como um ‘bico’ ajudando a um amigo, fez de Dirceu um profissional de credibilidade, que hoje faz parte da vida de seus clientes, registrando seus melho-res momentos e eternizando emoções.

Conhecido em Dourados e região por seus trabalhos de foto e filmagem em festas, casamentos, formaturas e, também, em grandes eventos com a Ex-poagro, por exemplo, ele se destaca, em especial, quando fotografa e filma nasci-mentos de bebês, registrando momen-tos tão importantes na vida das famílias.

Profissional credenciado a entrar nos hospitais para registrar os partos, Dirceu Hall ganhou o respeito não só de seus clientes, mas também dos pró-prios médicos, os quais, muitos, também

se tornaram clientes. “Meus maiores di-vulgadores são os médicos, eles conhe-cem nosso serviço e sentem segurança nele. Inclusive, tive um treinamento em um hospital de Dourados para aprender como me comportar lá dentro e na hora do parto. Além dos cursos que sempre faço para me atualizar”, conta Dirceu que soma mais de 3.000 partos registrados.

Com 20 anos de carreira e 15 espe-cializados em nascimentos, Dirceu se or-gulha de ter aprendido a entender as ne-cessidades de seus clientes, e deixa-las claras em suas produções. “Nosso foco é na vida. Para mim o importante é o nas-cimento transcorrer normalmente. Sem-pre respeitando o espaço do médico, dos pais e do bebê”, afirma o fotógrafo.

Outro cuidado é em preservar a inti-midade de seus clientes. “Muitas pessoas tem a preocupação se o registro vai ex-por a mãe ou a própria criança. Esse é um cuidado particular meu, em nossos trabalhos mostramos apenas a beleza de trazer uma criança ao mundo, sem expor ninguém”, afirma.

Paixão pelo que faz

A fotografia se revelou na vida de Dirceu na década de 1990, quando um amigo o convidou para ajudar a cobrir alguns eventos, daí em diante ele não pa-rou mais e fez desta mais que uma pro-fissão, mas sim uma paixão. “A partir daí

eu me apaixonei pela arte de fotografar, então, parei com tudo o que eu fazia, até então lecionava Biologia, e passei a me dedicar à nova profissão”, lembra Dirceu.

Ao longo dos anos Dirceu conquis-tou seu espaço, cobriu grandes eventos, como leilões e feiras agropecuárias, além de se aperfeiçoar no registro de casa-mentos, aniversários, bodas, batizados e partos. Em 2006 ele deu um passo além e abriu sua empresa, a DHE Produções, respeitada entre as melhores do ramo, em Dourados e região.

“Durante esses 20 anos eu descobri que o que realmente faz diferença é o amor que a gente empenha em tudo isso. É um serviço desgastante, a rotina é atri-bulada, então só se mantém durante tanto tempo quem faz isso por amor e dedica-ção. Minha motivação é a alegria do reco-nhecimento. É ver a satisfação do cliente em observar uma foto ou filmagem e revi-ver a emoção daquele momento”, finaliza Dirceu, que tem a DHE Produções instala-da à Av. Marcelino Pires, 2311 – Centro.

CORPO&MENTE Profissões

Page 51: 20ª edição revista corpo e mente issu
Page 52: 20ª edição revista corpo e mente issu
Page 53: 20ª edição revista corpo e mente issu

Setembro de 2015 | 53

O fim do fator previdenciário e a MP 676/2015

Especialista em Direito Previdenciário explica que a nova regra não se aplica às aposentadorias com benefício equivalente ao salário mínimo

*Adalto Veronesi

Odiado por muitos, o fator previ-denciário se tornou o grande vilão para os segurados do INSS

(Instituto Nacional de Seguridade Social), uma vez que pode causar perdas de até 60% no valor da Aposentadoria por Tempo de Contribuição.

Criado em 1999, e introduzido na legislação, através da Lei nº 9.876/99, o fator previdenciário funciona como um redutor no valor das aposentadorias, sendo que os mais prejudicados são os contribuintes que implementaram as condições mais cedo. Em sua aplicação, o INSS leva em conta a expectativa de vida do brasileiro, segundo tabela divul-gada pelo IBGE.

O fator previdenciário é aplicado para o cálculo dos benefícios previden-ciários de aposentadoria por tempo de contribuição e aposentadoria por idade, sendo que, no segundo caso é opcional. É aplicado somente ao Regime Geral de Previdência Social.

Foi criado com o objetivo de equipa-rar a contribuição do segurado ao valor do benefício e se baseia em quatro ele-mentos, quais sejam: alíquota de con-tribuição, idade do trabalhador, tempo de contribuição à Previdência Social e expectativa de sobrevida do segurado, esta conforme tabela da Fundação Ins-tituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Muitos con-gressistas usam a necessidade do fim do fator previdenciário como discurso polí-tico, porém, percebe-se que o que fez o Governo Federal criar uma nova regra foi o peso econômico que isso causará nos cofres públicos, uma vez que, na verda-de, o fator previdenciário não deixou de existir, e mais, criou-se uma tabela pro-gressiva de arrepiar os cabelos.

A medida provisória número 676/2015 publicada, recentemente, foi uma alternativa do Executivo Federal

para a fórmula 85/95 que havia sido apresentada anteriormente pelo Con-gresso Nacional como substituta ao rechaçado fator previdenciário. A MP 676/2015 segue para aprovação pelo

congresso e, sua va-lidade, segundo a CF/88, é de 120 dias, ou seja, terá caráter de urgência para vo-tação no Congresso.

A fórmula 85/95 nada mais é do que uma exigência de

dois fatores cumulativos para a conces-são das aposentadorias por tempo de serviço. A regra antiga não exigia idade mínima para uma pessoa se aposen-tar, por tempo de contribuição, porém, quanto mais cedo fosse a concessão da aposentadoria, mais o fator previdenciá-rio derrubava o valor da recebido pelo segurado.

O Fator 85/95 é a soma de idade mí-nima com tempo mínimo de contribui-ção para deferimento do benefício. Por

exemplo, para as mulheres, 85 que era a soma de cinquenta anos de idade mais trinta e cinco de contribuição, e homem, 95 era a soma de sessenta anos de idade mais trinta e cinco de contribuição.

Esta tabela progressiva que foi na verdade acoplada ao fator 85/95 é a pro-gressividade destes elementos, ou seja, após 2017, somar-se-á progressivamente mais um ano ao Fator 85/95 até que, em 2022, a tabela fique como fator 90/100.

Explica-se:Segundo a MP, a regra 85/95 vale

para 2015 e 2016, em 2017 e 2018, o fator passa ser 86/96, em 2019, ele passa para 87/97, em 2020, passa para 88/98, em 2021, para 89/99 e, finalmente, em 2022, chegará ao ápice de 90/100.

Parece mentira, mas em 2022, um trabalhador (homem) terá que contribuir por 40 anos, para se aposentar com 60 anos de idade. Importante é deixar claro que a idade pode ser inferior ao demons-trado, porém o tempo de contribuição haverá de compensar, para se alcançar o total da tabela.

O fator previdenciário não deixou de existir e, mais, criou-se uma tabela progressiva de arrepiar os cabelos.

CORPO&MENTEAposentadoria

Page 54: 20ª edição revista corpo e mente issu

f = fator previdenciário; Tc = tempo de contribuição do trabalhadora = alíquota de contribuição (31% ou 0,31)Es = expectativa de sobrevida do tra-balhador na data da aposentadoriaId = idade do trabalhador na data da aposentadoriaSão três variáveis: idade, tempo de con-tribuição e expectativa de sobrevida.A idade do segurado é apurada quando da aposentação, transforma-da em dias, considerando-se o ano com 365 dias. Tempo de contribuição é o período durante o qual se verteram men-salidades para a Previdência Social, igualmente transformado em dias. O empregado, temporário, avulso e ser-vidor, sem regime próprio, não preci-sam provar essa contribuição, benefi-ciando-se da presunção de desconto e do recolhimento da contribuição, devendo apenas comprovar o tem-po de serviço.A alíquota é sempre de 31% ou 0,31, correspondente a 20% da empresa e 11% do segurado. Grosso modo, foi escolhido o 0,31 por simples conven-ção matemática, pois, na verdade, a contribuição patronal varia bastante e os 11% não refletem a taxa média dos segurados.

Fórmula do fator previdenciário

“Para pessoas que estão perto da idade exigida e cumpriram os requisitos, a regra realmente é mais benéfica.”

* Adalto Veronesi, OAB/MS 13.045, é advogado militante, Especializado em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário, Coordenador Estadual do Instituto Brasileiro do Direito Previdenciário (IBDP)[email protected]

A progressividade da tabela foi elabo-rada pela Presidência da República, uma vez que a ideia inicial proposta pelo Con-gresso não era dotada da citada progres-sividade, ou seja, o critério era objetivo.

A novas regras trazidas pela Medida Provisória só irão valer para quem imple-mentar as condições após sua vigência. Aqueles que já cumpriram os requisitos serão aposentados pela regra antiga, ou seja, não é necessária idade mínima, e o fator previdenciário entra na conta do cálculo da aposentadoria.

Quem cumpre os requisitos para am-bos os tipos de aposentadoria, e ainda não está recebendo o benefício, pode requerer junto ao INSS a simulação de qual fator é mais benéfico para o seu caso, e esco-lher por este. Para quem não cumprir nenhum dos re-quisitos, ou cum-prir apenas um, a regra que vale é a da aposentadoria por idade, com a aplicação do fator pre-videnciário, ou seja, este ainda não é o fim do dito cujo.

Para as aposentadorias especiais nada muda, ou seja, continuam as regras antigas, não sendo necessária idade mí-nima, porém, aplica-se o fator previden-ciário para o cálculo do salário de be-nefício. Nesse contexto estão incluídos médicos, enfermeiros, farmacêuticos, professores, e todos os demais segura-dos que exercem atividades insalubres e perigosas.

A minha opinião é que tal fator será bom em partes, ou seja, bons para al-guns, ruim para outros. Se imaginarmos um homem que começou a trabalhar muito cedo, por exemplo, com 16 anos, na atual regra, com 51 anos de idade essa pessoa se aposentaria por tempo de contribuição.

Supondo que esta pessoa pudesse continuar trabalhando, mesmo com o fa-tor previdenciário derrubando seu bene-fício, ela cumularia salário mais aposen-tadoria até quando quisesse continuar no mercado de trabalho.

Com certeza isso traria um estimulo para que ficasse o máximo possível no emprego até deixar o mercado de tra-balho. Com o acúmulo de salário e apo-sentadoria, este homem poderia realizar vários sonhos que não pode fazer duran-te sua vida, como, por exemplo, viagens, reforma da casa, ou troca de carro.

Com o novo Fator 85/95, este mes-mo homem que se aposentou com 51 anos, somente poderá se aposentar

com aproximada-mente 60 anos ou mais. Essa possibi-lidade de cumula-ção entre salário e aposentadoria até será permitida, porém estará com a idade bem mais adiantada, fora o

que deixou de receber nos nove anos que se passaram.

Já para pessoas que estão perto da idade exigida e cumpriram os requisi-tos, a regra realmente é mais benéfica, pois cai o fator que iria diminuir sua aposentadoria. É bom frisar que aquele que já iria receber um salário mínimo nada muda, pois a CF/88 veda benefí-cios abaixo do mínimo, exceto o auxilio acidente.

Caso a medida provisória não passe pelo Congresso Nacional, a regra somen-te tem valor para quem se aposentou durante sua vigência, porém, pelo anda-mento da atual política brasileira, a pro-paganda do fim do fator previdenciário terá um peso decisivo para sua aprova-ção, repito, mesmo não sendo efetiva-mente seu fim, e mesmo que as novas regras não sejam assim tão boas.

54 | Setembro de 2015

CORPO&MENTE Aposentadoria

Page 55: 20ª edição revista corpo e mente issu

Cursos oferecidos pela Kaedo trazem mais qualificação para os profissionais de Dourados e região.

P resente em mais de 60 mil salões em todo Brasil, a Kaedo Cosméti-cos, com suas linhas de produtos,

já pode ser encontrada no Shopping Avenida Center, em Dourados. O Centro Técnico Kaedo está prestando atendi-mento aos cabeleireiros profissionais e também aos clientes de varejo, com produtos e consultoria técnica.

Do mesmo nível das marcas interna-cionais, a Kaedo é pioneira em nanotec-nologia, fazendo investimentos de pon-ta que têm levado a marca a se tornar referência nos salões de beleza.

A loja dispõe de linhas para colora-ção, finalização, manutenção, transfor-mação e tratamento dos cabelos. Os produtos surpreendem pela excelência nos resultados.

A Kaedo também dispõe de um Centro Técnico, no próprio Shopping Avenida Center, oferecendo cursos mensais para profissionais de Dourados e região, e o Stúdio Maria Kaedo, salão de beleza que torna o local ainda mais atraente para o público feminino, mas-culino e infantil.

Os empreendedores Sandro Rogério, distribuidor da Kaedo Cosméticos, e Maria Aparecida, do Studio Maria Kaedo.

Sandro Rogério de Souza 9936-7471

(67) 3426-2795

Maria Aparecida de Souza dos Santos 9619-2806

Shopping Avenida Center - Av. Marcelino Pires 3600 - Dourados/srdistribuidorakaedo

Centro Técnico inaugura-do no Shopping Avenida Center oferece ao público os produtos da grife Maria Kaedo e consultoria para cabeleireiros profissionais

SR Kaedo Cosméticosagora em Dourados

Modelo exibe penteado preparado para noivas, no Studio Maria Kaedo.

Novidade

Setembro de 2015 | 55

CORPO&MENTENova Cosmética

Page 56: 20ª edição revista corpo e mente issu

Novo Espaço Aquafitness Body, mais que academia

Equipe do Aquafitness Body, Clayton (educador físico), Taymara e Polyane (fisioterapeutas), Juliana (educadora

física), e Danilo (assistente técnico).

A Academia Aquafitness inaugurou um espaço diferenciado para a prática de atividade física, voltada para objetivos e caracterís-ticas individuais do aluno. No Aquafitness Body, os alunos contam com educa-dor físico e fisioterapeuta na mesma aula, e com hora marcada.

Os professores do Espaço Aquafitness Body atuam como verdadeiros coaches, não só visando esculpir corpos, mas todos os benefícios da atividade física para a saúde. Por isso, o espaço funciona também como um “Spa” contra o estresse. Nesse aspecto, Ben-Hur reforça que a atividade física, quando adequadamente orientada, diminui os efeitos negativos do estresse, dá prazer e renova as energias da pessoa, para enfrentar o dia a dia com disposição de atleta.

O Espaço Aquafitness Body, um novo ambiente da Academia Aquafitness, foi idealizado com o

conceito de atenção individualizada aos alunos, que traz um diferencial de atendi-mento inédito, em Dourados – os alunos são orientados por educador físico e fi-sioterapeuta e em pequenos grupos. As-sim, um professor atende a dois alunos, no máximo, em cada horário. A propósi-to, aqui, as aulas precisam ser agenda-das, mas o aluno matriculado no Aquafit-ness Body também tem a sua disposição toda a estrutura de treino da Aquafitness, para utilizar em outros horários.

O Espaço Aquafitness Body foi idea-lizado pelo professor Ben-Hur Laprano, diretor da academia, para otimizar os ganhos da atividade física, tanto para as pessoas que já fazem exercícios quanto para iniciantes, sempre com base nas características e objetivos de cada aluno.

Os veteranos recebem treinamen-to para ampliar seus limites cada vez mais, de forma segura. “Nós temos aqui pessoas treinadas, que excederam em muito sua capacidade, apresentando um condicionamento físico excepcional”, diz Ben-Hur, explicando que aulas para os ini-ciantes têm outra abordagem. (a seguir)

56 | Setembro de 2015

CORPO&MENTE Fitness

Page 57: 20ª edição revista corpo e mente issu

Assistência integral

Mais ergonomia

O Espaço Aquafitness Body inova também com equipa-mentos que incluem os mais novos recursos de segurança e conforto para os alunos, como, por exemplo, as estei-ras que podem ser inclinadas para simular subidas e as novas bicicletas e elíptico ergométricos.

Além da orientação dos professores sobre postura ao utilizar os

equipamentos, os aparelhos do Aquafitness Body têm novo design ergonômico, que dá mais conforto,

segurança e eficiência aos movimentos. A

Barra Guiada 2 D (esq.), por exemplo, elimina

a possibilidade de sobrecarga e impede

a execução errada de movimentos, e a

máquina de Leg Press tem espaldar alto e

estofado, que mantém a coluna do aluno bem apoiada, enquanto ele

se exercita (ao lado).

N o Espaço Aquafitness Body, os alunos passam por uma avaliação minuciosa da sua condição física

e necessidades individuais. “Precisamos ter uma ampla visão do aluno e, a partir daí, montar um treino com as restrições que ele possa apresentar na avaliação”, diz a fisioterapeuta Taymara Oliveira, ex-plicando que o planejamento das ativi-dades físicas é feito por educador físico e fisioterapeuta, em conjunto.

Essa forma de atendimento é es-pecialmente indicada àqueles que não fazem exercícios há tempos ou têm histórico de sedentarismo, de doenças cardiorrespiratórias, neurológicas e hor-monais e problemas ortopédicos, como dores de coluna.

Ben-Hur diz que as pessoas com um desses perfis devem, antes de encarar a malhação propriamente dita, começar pelos treinos de adaptação, como a mus-culação terapêutica, com fisioterapeuta. “É preciso reeducar o corpo para um trabalho mais forte de condicionamento, para ganhar flexibilidade, amplitude e a

força que o aluno perdeu”, disse Ben-Hur.Ele explica que os fisioterapeutas da

Aquafitness trabalham para reabilitar o aluno até o nível de suas capacidades naturais. Já o educador físico treina o alu-no para aumentar ou definir a sua massa muscular, melhorar a força física e sua capacidade cardiorrespiratória, através de exercícios específicos e da muscula-ção convencional.

O acompanhamento desses dois profissionais assegura que os alunos fa-çam os exercícios corretamente e alcan-cem os máximos benefícios da atividade física em todas as aulas.

Setembro de 2015 | 57

CORPO&MENTEFitness

Page 58: 20ª edição revista corpo e mente issu

Uma rede voltada para a saúde

O casal Márcia e Ben-Hur Lapra-no são autores de uma histó-ria de grande reconhecimento

na sociedade e no meio empresarial de Dourados. Há quase 30 anos, eles iniciaram a Aquacenter, a mais tradi-cional escola de natação da cidade, e onde um grande número de crianças se formou nesse esporte, com muitas delas tornando-se campeãs estaduais e regionais.

Hoje, eles dirigem o Grupo Aqua,

compartilhando a administração com um de seus dois filhos, Ben-Hur Lapra-no Jr. E é ele que resume a filosofia do Grupo, “promoção da saúde”, tendo sempre presente a responsabilidade de ensinar bons hábitos para as pessoas. “Muita gente fica preocupada em ema-grecer, reclama de dor na coluna, mas não faz exercício, então?!, parou, vem para academia”, diz o empresário.

Atualmente, a Aquafitness tem a

mais ampla e completa academia de musculação de Dourados, com pisci-na de hidroginástica e o novo Espaço Aquafitness Body. Os planos dos em-presários é torná-la ainda maior, um centro completo de bem-estar, incluin-do, mais especialidades da fisioterapia, nutrição e outros serviços, adianta Ben-Hur. “Nosso objetivo é atender ao cliente para que ele se sinta o melhor possível, saia renovado”, diz.

Família Laprano - aqui representada pelo filho, Ben-Hur Jr, o pai, Ben-Hur e a mãe, Márcia - é sinônimo de pioneirismo empresarial no segmento do esporte como qualidade de vida em Dourados.

3421-0808Rua Alemanha 45 – Jardim Europa – Dourados

58 | Setembro de 2015

CORPO&MENTE Fitness

Page 59: 20ª edição revista corpo e mente issu
Page 60: 20ª edição revista corpo e mente issu

Projetu’s inova em decoração e ambientação com Casa ShowroomCom a primeira Casa Showroom de Dourados, a empresa possibilita que o cliente visualize o resultado final, além de contar com o me-lhor em projetos de áudio e iluminação.

M uitas pessoas já passaram pela situação de projetar uma casa ou ambiente, imaginar como

ficaria tudo, mas, no fim da obra, o re-sultado não ficou como o planejado. É justamente para evitar que situações assim aconteçam que Dourados agora tem a Projetu’s, uma empresa que além de comercializar equipamentos e ma-teriais, cria e executa os projetos com um grande diferencial, é a primeira Casa Showroom da cidade.

Idealizada pelo eletrotécnico, também

formado em luminotecnia, Edivaldo Ro-drigues Gomes., a Projetu’s é ambientada em uma casa Showroom, onde o traba-lho desenvolvido de iluminação, sonori-zação e paisagismo fica exposto em cada cômodo da casa. “Às vezes o cliente vai à loja, vê muitas opções, mas não sabe como vai ficar depois de pronto e, com a nossa casa em exposição, é possível visu-alizar todos os efeitos das luzes e a sono-ridade dos equipamentos de som instala-dos. Com isso ele consegue visualizar o resultado final em sua casa ou ambiente”,

explica Edivaldo. Acompanhando as principais novi-

dades no mercado, a casa se transfor-ma constantemente, para que o clien-te possa observar todas as opções disponíveis. Os projetos são criados com base no que o cliente está bus-cando, para que ele se identifique com o espaço, conta Edivaldo. “Fazemos uma entrevista, vemos as ideias e as necessidades e aí criamos em cima do que ele quer e esse é um diferencial nosso”, disse.

Edivaldo Rodrigues Gomes

60 | Setembro de 2015

CORPO&MENTE Som e Luz

Page 61: 20ª edição revista corpo e mente issu

Luminotécnico • Home Theaters | (67) 3020-0077 | 9999-8045 | [email protected]

Rua Ipiranga, 1.239 – Jardim São Luiz – Dourados-MS

O som de cinema ao seu alcance

C om formação em eletrotecnia e a experiência de grandes eventos no ramo, como a Casa Cor, em

São Paulo, Edivaldo desenvolve projetos de sonorização e instalação de Home Theaters. Pensando sempre no melhor para o cliente, dispõe de aparelhos ultra-modernos, de alta qualidade e de mar-cas renomadas como Yamaha, Marantz, Pionner e JBL, trazidos de grandes cen-tros como São Paulo.

Os projetos são criados com base nas dimensões do espaço onde o som será instalado, acústica do ambiente e a distribuição dos móveis, evitando fios espalhados pela casa. Assim aquele sim-ples filminho ou o jogo de futebol na TV, se transformam num grande evento. “Um som de cinema em casa é o sonho de consumo de muita gente e, hoje, isso já é possível e com o custo bem menor. Nossos projetos de sonorização se ade-quam ao espaço e a necessidade do cliente”, explica Edivaldo Gomes.

Bastante usual, o termo Home The-ater condiz ao espaço em geral, incluin-do, além do áudio, a disposição de sofás, móveis, TV e iluminação, tudo pensando no conforto e bem-estar das pessoas. Esses detalhes são de responsabilidade

da Projetu´s que estudada e cria os pro-jetos, adequando os ambientes, para o que os clientes desejam.

Projetos luminotécnicos, a luz cria cenários

Ganhando cada vez mais importância nos ambientes, as luzes, atualmente, têm funções que vão muito além de simples-mente iluminar. Elas são utilizadas para valo-rizar móveis, espaços, obras de arte, mudar o clima de um ambiente e criar cenários.

Com cores e temperaturas diferentes, a Projetu’s desenvolve ideias para sua casa. “As luzes são capazes de despertar emoções e sensações, por isso, cada cô-modo deve ter a iluminação adequada. No quarto, por exemplo, ela deve trazer tranquilidade, na sala descontração e va-

lorizar a imagem da TV e, no jardim en-riquece o paisagismo”, destaca Edivaldo.

O eletrotécnico explica ainda que a tendência é a iluminação feita com LED, visto que é mais econômica, com maior durabilidade, não agride o meio ambien-te e dá um lindo efeito. “Além disso, as pessoas estão investindo mais na ilumi-nação, combinando a sala com o espaço gourmet, ambiente de maior convivio das pessoas, é o que mais se destaca e é onde tem uma boa TV e um bom som, enfim é o lugar onde as pessoas rece-bem suas visitas”, pondera.

A Projetu’s ainda desenvolve traba-lhos de iluminação de áreas externas, como em jardins. Tudo adequado a sua preferência, com qualidade, beleza, prati-cidade e bom preço.

Setembro de 2015 | 61

CORPO&MENTESom e Luz

Page 62: 20ª edição revista corpo e mente issu
Page 63: 20ª edição revista corpo e mente issu
Page 64: 20ª edição revista corpo e mente issu
Page 65: 20ª edição revista corpo e mente issu

CardiologiaAlergia e Imunologia

Dr. Gean Marcel GalleliRua João Rosa Góes, 1100Vila Progresso - 3422-2019

Dr. Pedro Lúcio ZanúncioRua Camilo Ermelindo da Silva, 975Vila Planalto - 3421-5817

Dr. Alexandre Acosta DuarteRua Hayel Bon Faker, 3625Jd Caramuru - 3422-6340

Dra. Daniele de Oliveira SilvaRua João Rosa Góes, 1.134Vila Progresso - 3021-1135 / 3421-4440

Dr. Fábio SecchiRua Firmino Vieira de Matos,848Jd América - 3421-0022 / 3423-0334

Dr. João Reis FernandesRua Firmino Vieira de Matos, 970Vila Progresso - 3422-3103

Dr. José Renato SiqueiraRua Hayel Bon Faker, 3580Jd Caramuru - 3422-2929

Dr. Aroldo Henrique da Silva BoiguesRua Monte Alegre, 1807Vila Progresso - 3421-0606

Dr. David Rodrigues Infante VieiraRua Hilda Bergo Duarte, 81Jd Caramuru - 3416-7800 / 3420-1908

Dra. Jocilane Lima Henklein FerruzziRua Firmino Vieira de Matos, 1141Vila Progresso - 3421-7826

Dra. Junia Thirzah GehrkeRua Cuiabá, 2525Centro - 3421-8157

Dra. Sara Regina Scremin WegnerRua Cuiabá, 2525Centro - 3421-8157

Dra. Viviane Andreatta RiutoRua Monte Alegre, 1807 Vila Progresso - 3421-0606

Dr. Alessandro Pina Pedroso

Rua Firmino Vieira de Matos, 1189Vila Progresso - 3422-1998

Dr. Allan Longhi

Rua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3411-7539 / 3426-7652

Rua Major Capilé, 1422Jd Central - 3427-5313

Dr. Carlos Alberto Castilho TeixeiraRua João Rosa Góes, 770Jd América - 3416-4700

Dr. Carlos Cassiano SchoenherrRua Hilda Bergo Duarte, 20Jd Caramuru - 3421-9402

Dr. Carlota Regina de Andrade NogueiraRua João Rosa Góes, 805Jd América - 3423-9001

Dr. Emígdio Ruben AraújoRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3411-9517

Dr. Evandro Alencar TozziRua João Rosa Góes, 770Jd América - 3416-4700

Dr. Fabrício Aparecido LeivaRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3410-0000 / 3421-0115

Angiologiaver também cirurgia vascular

Angiologia

Cancerologiaver também oncologia

Dr. Marcos Ricardo de FigueiredoRua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3411-9595

Dr. Valdinei Batista de SouzaRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3411-9595

Alergia e Imunologia .......................................................65Angiologia ....................................................................................65Cancerologia ............................................................................65Cardiologia ........................................................................65-66Cirurgia Bariátrica .............................................................. 66Cirurgia Buco-Maxilo-Facial .................................... 66Cirurgia Cardiovascular .............................................. 66Cirurgia de Cabeça e Pescoço ........................... 66Cirurgia do Aparelho Digestivo ......................... 66Cirurgia Geral ..................................................................66-67Cirurgia Pediátrica ..............................................................67Cirurgia Plástica ....................................................................67Cirurgia por Laparoscopia .......................................67Cirurgia Torácica ..................................................................67Cirurgia Vascular..................................................................67Clínica Médica ................................................................67-68

Coloproctologia ................................................................... 68Dermatologia .......................................................................... 68Diagnóstico por Imagem ......................................... 68Endocrinologia e Metabologia..................68-69Gastroenterologia e Endoscopia ......................69Geriatria ..........................................................................................69Ginecologia e Obstetrícia .................................69-70Hematologia e Hemoterapia ............................... 70Homeopatia.............................................................................. 70Infectologia ................................................................................ 70Mastologia .................................................................................. 70Medicina da Família e Comunidade............ 70Medicina do Trabalho ................................................... 70Medicina Laboratorial ................................................... 70Nefrologia .................................................................................... 70Neurocirurgia .......................................................................... 70

Neurologia ............................................................................70-71Oftalmologia ...............................................................................71Oncologia Clínica ..................................................................71Ortopedia e Traumatologia ......................................71Otorrinolaringologia ........................................................ 72Patologia Clínica ................................................................... 72Pediatria ......................................................................................... 72Pneumologia .................................................................... 72-73Proctologia .................................................................................. 73Psiquiatria ..................................................................................... 73Radiologia .................................................................................... 73Reumatologia .......................................................................... 73Ultrassonografia ................................................................... 73Urologia .......................................................................................... 73

*Fontes: DATASUS e Planos de Saúde

Guia Corpo & Mente, informação sempre à mão Acesse o portal da Revista Corpo & Mente, www.revistacorpoemente.com.br , inclusive por smartphone,

e veja mais informaçõs sobre médicos, dentistas e outros profissionais de saúde em Dourados.

Setembro de 2015 | 65

CORPO&MENTE

ÍND

ICE

PO

R E

SPEC

IALI

DA

DE

S

Page 66: 20ª edição revista corpo e mente issu

Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Cirurgia Bariátrica

Cirurgia Geral

Cardiologia

Dr. Jorge Akira HondaRua Hilda Bergo Duarte, 81Jd Caramuru - 3021-1136 / 3420-1915

Cirurgia Cardiovascular

Dr. Emígdio Ruben AraújoRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3411-9517

Dr. Marcos Antônio CanteroRua João Rosa Góes, 770Jd América - 3416-4700

Dr. Roberto GalhardoRua Hilda Bergo Duarte, 81Jd Caramuru - 3416-7800

Dr. Guilherme Frederico Rojas SilvaRua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3411-7539

Rua João Rosa Góes, 770Jd América - 3416-4700

Dr. José Roberto Manzano Garcia JuniorRua João Rosa Góes, 770Jd América - 3416-4700

Dr. Mário Eduardo Rocha SilvaRua Hilda Bergo Duarte, 68Jd Caramuru - 3416-7800

Rua Firmino Vieira de Matos, 1309Jd Caramuru - 3421-6641 / 3421-8139

Dr. Mário Eduardo Rocha SilvaRua Hayel Bon Faker, 3603Jd Caramuru - 3422-3195

Dr. Rafael Simionato SusinRua Firmino Vieira de Matos, 1141Vila Progresso - 3427-2374

Rua João Vicente Ferreira, 1670Jd América - 3422-0644

Rua Hilda Bergo Duarte, 68Jd Caramuru - 3411-7800

Cirurgia Buco-Maxilo-Facial

Dr. Gustavo Silva PelissaroRua Monte Alegre, 2095Vila Planalto - 3427-5466 / 9671-3154

Cirurgia do Aparelho DigestivoDr. José Roberto Manzano Garcia JuniorRua João Rosa Góes, 770Jd América - 3416-4700

Dr. Guilherme Frederico Rojas SilvaRua João Rosa Góes, 770Jd América - 3416-4700

Rua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3411-7539

Dr. Aroldo Henrique da Silva BoiguesRua Hilda Bergo Duarte, 81Jd Caramuru - 3416-7800

Dra. Cínthia Satomi IgumaRua Camilo Ermelindo da Silva, 459Jd Caramuru - 3422-8222 / 3422-8377

Rua Hayel Bon Faker, 3445Vila Planalto - 3421-5454

Dr. Diogo Silveira CastilhoRua Olinda Pires de Almeida, 361Vila Aurora - 3423-1037

Dr. Eduardo Antônio da SilveiraRua Hilda Bergo Duarte, 81Jd Caramuru - 3416-7800

Dr. Guilherme Frederico Rojas SilvaRua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3411-7539

Dr. Herivelto de Oliveira Martins FilhoRua Camilo Ermelindo da Silva, 970Jd Caramuru - 3421-9222 / 3421-9618

Dr. Jocely Matheus de Moraes Junior

Dr. Jocely Matheus de Moraes JuniorRua João Rosa Góes, 1100Vila Progresso - 3422-2019

Dr. José Carlos ChavesRua João Rosa Góes, 1290Vila Progresso - 3416-2700

Dr. José Sebastian Miranda GomesRua Hilda Bergo Duarte, 81Jd Caramuru - 3416-7800

Dr. Lauro Satoshi IgumaRua Camilo Ermelindo da Silva, 459Jd Caramuru - 3422-8222 / 3422-8377

Dr. Luiz Antônio Maksoud BussuanRua Major Capilé, 2202Centro - 3421-7861

Dr. Luís Gustavo SchaeferRua Monte Alegre, 1560Vila Progresso - 3427-3999

Dr. Olavo Augusto Cunha BentesRua Firmino Vieira de Matos, 1200Vila Progresso - 3422-2022 / 3422-9479

Dr. Fabrício Aparecido Leiva

Rua Monte Alegre, 1560Vila Progresso - 3421-0565

Dra. Fernanda Fatureto BorgesRua Monte Alegre, 1565Vila Progresso - 3422-0262

Dr. Fernando Fonseca GouveaRua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3411-7539

Rua João Rosa Góes, 1160Vila Progresso - 3422-3865 / 34223865

Dr. Frederico Somaio NetoRua João Vicente Ferreira, 1789Jd América - 3421-0593 / 3421-7171

Dr. Gil ShinzatoRua João Rosa Góes, 815Jd América - 3423-0828

Dr. Hélio Toshiaki HaniuRua Ciro Melo, 2276Jd Central - 3421-5985

Dr. Irineu Lemes da Rosa FilhoRua João Rosa Góes, 1583Vila Progresso - 3421-8822

Dr. José Flávio Sette de SouzaRua João Rosa Góes, 805Jd América - 3422-7496 / 3423-9001

Dr. José Raul EspinosaRua Joaquim Alves Taveira, 1940Jd América - 3421-3249

Dra. Luciana Fatureto Borges Rua Monte Alegre, 1565Vila Progresso - 3422-0262

Dr. Marco Antônio Yukishigue KaimotiRua João Rosa Góes, 805Jd América - 3423-9001

Dr. Marco Eduardo BelúcioRua João Rosa Góes, 770Jd América - 3416-4700

Dr. Marcos Antônio ZeuliRua João Rosa Góes, 981Jd América - 3021-3640 / 9991-7677

Dr. Matheus Krauser AndreattaRua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3411-7539

Rua João Rosa Góes, 770Jd América - 3416-4700

Dr. Raul GrigolettiRua Major Capilé, 2691Jd Central - 3421-7567

Dr. Roberto Luís FáveroRua João Rosa Góes, 770Jd América - 3421-0156 / 3427-0093

Dr. Samuel Hermanson CarvalhoRua Firmino Vieira de Matos, 1200Vila Progresso - 3422-2022 / 3422-9479

66 | Setembro de 2015

CORPO&MENTE GuiaMédicos por especialidades - Dourados

Page 67: 20ª edição revista corpo e mente issu

Cirurgia Geral

Cirurgia Pediátrica

Cirurgia por Laparoscopia

Clínica Médica

Cirurgia Torácica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Vascular

Dr. Paulo Roberto BertolettoRua João Rosa Góes, 1290Vila Progresso - 3416-2700

Dr. Rene OshiroRua Hilda Bergo Duarte, 81Jd Caramuru - 3416-7800

Dr. Ricardo DucciRua João Rosa Góes, 770Jd América - 3416-4700

Dr. Rodolfo Luiz GiurizatoRua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3421-1530Rua Monte Alegre, 2100Vila Planalto - 3421-3643

Dr. Rogério Massaru WatanabeRua João Rosa Góes, 1290Vila Progresso - 3416-2700

Dra. Sandra Yuki KanomataRua Camilo Ermelindo da Silva, 970Vila Planalto - 3421-9222 / 3421-9618

Dr. Sebastião Nogueira FariaRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3410-0000

Dr. Uiclifiz Ribeiro ChibiaqueRua Firmino Vieira de Matos, 1200Vila Progresso - 3422-7788 /3422-2022

Cirurgia Plástica

Cirurgia Plástica

Dr. Denilson Drumond de OliveiraRua João Rosa Góes, 1940Vila Progresso - 3420-4000

Dr. Douglas Neumar MenonRua Hilda Bergo Duarte, 81Jd Caramuru - 3416-7800

Dr. João Alberto Gusman PereiraRua Firmino Vieira de Matos, 848Jd América - 3421-0022

Dra. Nádia Mari NamiuchiRua Oliveira Marques, 2140Jd Central - 3021-2727

Dr. Nélio Shiguero KurimoriRua João Vicente Ferreira, 1530Jd América - 3427-6942 / 3421-2536

Dr. José Ribamar LimaRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3411-9595

Dr. Juliano SanchesRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3411-9595

Dr. Majid Mohamedd HajjRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3411-9595

Dr. Sebastião Nogueira FariaRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3411-9595

Dr. Karson LoyolaRua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3411-7539

Dr. Alexandre Acosta DuarteRua Hayel Bon Faker, 3625Jd Caramuru - 3422-6340

Dra. Daniele de Oliveira SilvaRua João Rosa Góes, 1134Vila Progresso - 3021-1135/3021-1136

Dr. Fábio SecchiRua Firmino Vieira de Matos, 848Jd América - 3421-0022 / 3423-0334

Dr. João Reis FernandesRua Firmino Vieira de Matos, 970Vila Progresso - 3422-3103

Dr. José Renato SiqueiraRua Hayel Bon Faker, 3580Jd Caramuru - 3422-2929

Dr. Luiz Antônio Maksoud BussuanRua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3411-7539

Rua Major Capilé, 2202Centro - 3421-7861

Dr. Marcos Ricardo de FigueiredoRua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3411-7539

Rua Monte Alegre, 1560Vila Progresso - 3422-7137

Dra. Adriana de Barros Fontes BittencourtRua Firmino Vieira Mattos , 1070Vila Progresso - 3427-3686

Dra. Ana Paula Assis DevecchiRua Firmino Vieira de Matos, 970Vila Progresso - 3422-3103

Dr. Antônio Dituo Hattori JuniorRua Olinda Pires de Almeida, 1535Vila São Luiz - 3423-1037

Dra. Bárbara Silva FreitasRua Camilo Ermelindo da Silva, 459Jd Caramuru - 3422-8222 / 3422-8377

Dr. Carlos Alberto Castilho TeixeiraRua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3410-0000

Dr. Charles FracassoRua Ponta Porã, 1910Jd América - 3421-2742 / 3421-4274

Dra. Cristiane Fernandes Dias MoreiraRua Major Capilé, 1965Jd Central - 3423-2103

Dr. Danilo Galvão DuarteRua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3411-7539

Dr. Dílson Deguti VieiraRua Hilda Bergo Duarte, 81Jd Caramuru - 3416-7800

Dr. Diógenes José de CarvalhoRua João Rosa Góes, 1038Vila Progresso - 3421-6641

Dr. Emerson da Costa BongiovanniRua Monte Alegre, 1560Vila Progresso - 3421-7421

Dr. Evandro Eduardo CanhaçoRua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3411-7530

Dr. George TakimotoRua Oliveira Marques, 2140Jd Central - 3422-9419

Dr. Ivo Correa FaustinoRua Monte Alegre, 1793Vila Progresso - 3421-4643

Dr. Jorge Luiz BaldassoRua João Vicente Ferreira, 1517 Vila Progresso - 2108-8888

ver também cirurgia por videolaparoscopia

Dra. Camila Michelan de AlmeidaRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3410-0085

Dra. Sandra Yuki KanomataRua Camilo Ermelindo da Silva, 970Vila Planalto - 3421-9222 / 3421-9618

Dr. Valdinei Batista de SouzaRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3411-9595

Rua Firmino Vieira de Matos, 1189Vila Progresso - 3422-0536

Dr. Valdir Hadimi FuziiRua João Rosa Góes, 1445Vila Progresso - 3421-3363

Setembro de 2015 | 67

CORPO&MENTEGuia Médicos por especialidades - Dourados

Page 68: 20ª edição revista corpo e mente issu

Dr. José Alberto Salvador LemosRua Oliveira Marques, 2771 / 3410-0010

Dra. Luciana Barros GouveiaRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3410-0015

Dra. Luciete Condado Correa da CostaRua Hilda Bergo Duarte, 850Jd Caramuru - 3421-1767

Dr. Luiz Alexandre Bela FarageRua João Vicente Ferreira, 1517Vila Progresso - 2108-8888

Dr. Luiz Fernando AzambujaRua Toshinobu Katayama, 1305Vila Planalto - 3422-1753

Dr. Majid Mohamad GhadieRua Hilda Bergo Duarte, 81Jd Caramuru - 3420-1912

Dr. Majid Mohamedd HajjRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3411-9595

Dra. Maria Aparecida dos Santos PiresRua João Vicente Ferreira, 1550Jd América - 3422-2217 / 3422-8080

Dr. Mário Nilson Assumpção PrettoRua Hilda Bergo Duarte, 81Jd Caramuru - 3416-7800

Dr. Maurício Baena FernandezRua Monte Alegre, 1793Vila Progresso - 3421-4643

Dr. Nelson Rossatti Lemes SobrinhoRua João Rosa Góes, 770Jd América - 3416-4700

Dr. Nivaldo Vieira de MatosRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3411-9595

Dra. Patrícia Camelier XavierRua Monte Alegre, 2115Vila Planalto - 3421-9768

Dr. Rafael Alexandre Milanezi AlvesRua Firmino Vieira de Matos, 1189Vila Progresso - 3420-1912

Dr. Renato Oliveira Garcez VidigalRua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3410-0000

Dr. Ricardo Rosinski GuirelliRua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3411-7539

Dr. Ricardo Zocolaro NetoRua João Rosa Góes, 1290Vila Progresso - 3416-2700

Dra. Rita de Cássia da Cruz de OliveiraRua Hilda Bergo Duarte, 81Jd Caramuru - 3416-7800

Dr. Sérgio Augusto RodriguesRua Ciro Melo, 1019Jd Central - 3421-4698

ColoproctologiaDiagnóstico por Imagem

Endocrinologia e Metabologia

Dermatologia

Dermatologia

Dra. Cinthia Satomi IgumaRua Camilo Ermelindo da Silva, 459Jd Caramuru - 3422-8222/3422-8377

Dr. José Carlos ChavesRua João Rosa Góes, 1290Vila Progresso - 3416-2700

Dr. José Roberto Manzano Garcia JuniorRua João Rosa Góes, 770Jd América - 3416-4700

Dr. Rodolfo Luiz GiurizattoRua Monte Alegre, 2100Vila Planalto - 3421-3643

Dr. Luís Gustavo SchaeferRua Monte Alegre, 1560Vila Progresso - 3427-3999

Dr. Allamanda Moura PereiraRua Oliveira Marques, 2037Jd Central - 3416-3500

Dra. Cristiana Yuri KameniceRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3411-9517

Dr. Diemis George BotassariAv. Presidente Vargas, 1225Vila Progresso - 3423-8229

Dr. Gean Marcel GalleliRua João Rosa Góes, 1100Vila Progresso - 3422-2019

Rua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3411-7539

Dr. Joaquim Batista VilelaRua Camilo Ermelindo da Silva, 460Jd Caramuru - 3421-4302

Dra. Karla Lucena Sampaio CaladoRua Camilo Ermelindo da Silva, 975Vila Planalto - 3421-5817

Dra. Kátia Calheiros de MeloRua Camilo Ermelindo da Silva, 975Vila Planalto - 3421-5984

Dra. Margareth Ferreira de AvelinoRua João Vicente Ferreira, 2327Vila Planalto - 3423-1371

Dr. Cláudio Marcelus Rodrigues da CunhaRua João Vicente Ferreira, 2301Vila Progresso - 3421-4310

Dr. Clementino de Barros Wanderlei JúniorRua Ciro Melo, 2059Jd Central - 3420-5500 / 3427-1515

Dr. Eduardo José Dias DutraRua João Vicente Ferreira, 2301Vila Progresso - 3421-4310

Dr. Fuad HaddadRua Oliveira Marques, 1935Jd Central - 3422-3363

Dr. Hilton Yutaka YamasakiRua Major Capilé, 1565Jd Central - 2108-2000

Dr. Kazumi TakahashiRua Hilda Bergo Duarte, 81Jd Caramuru - 3420-5900

Dr. Luciano de FigueiredoRua Firmino Vieira de Matos, 1141Vila Progresso - 3421-7826 / 3423-0596

Dr. Luiz Dias DutraRua Hilda Bergo Duarte, 81Jd Caramuru - 3420-5900

Dr. Osvaldo Kiyoshi NamiuchiRua Oliveira Marques, 1630Jd Central - 3422-3980

Dra. Rosângela de Oliveira GuerreiroRua Camilo Ermelindo da Silva, 65Jd caramuru - 3420-5900

Dra. Roselinda Aparecida Rodrigues da Matta CalegariRua João Vicente Ferreira, 1517Vila Progresso - 2108-8888

Dr. Bruno Henrique CardosoRua Antônio de Carvalho, 1175Vila Planalto - 3427-2678 / 3422-3103

Clínica MédicaClínica Médica

ver também radiologia

Dra. Najla HaddadRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3411-9517

Dr. Nélio CaetanoRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3411-9517

Dr. Pedro Lúcio ZanúncioRua Camilo Ermelindo da Silva, 975Vila Planalto - 3421-5817

Dra. Tatiane LachiRua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3411-7539

Dra. Valéria do Lago Pareja GuerraRua Olinda Pires de Almeida, 1780Jd Itaipu - 3422-3703

Dr. Vando CostaRua Hilda Bergo Duarte, 81Jd Caramuru - 3416-7800

68 | Setembro de 2015

CORPO&MENTE GuiaMédicos por especialidades - Dourados

Page 69: 20ª edição revista corpo e mente issu

Endocrinologia e Metabologia

Geriatria

Gastroenterologia e Endoscopia

Dr. Álvaro Massao MorissuguiRua Toshinobu Katayama, 1350Vila Planalto - 3427-2063

Dra. Denise da Silva Gualhanone NemirovskyRua Camilo Ermelindo da Silva, 970Vila Planalto - 3421-9618 / 3421-9222

Dr. Eder IgumaRua Camilo Ermelindo da Silva, 459Jd Caramuru - 3422-8222 / 3422-8377

Dr. Jocely Matheus de Moraes JuniorRua João Rosa Góes, 1100Vila Progresso - 3422-2019

Dr. Jorge Akira HondaRua Hilda Bergo Duarte, 81Jd Caramuru - 3416-7800 / 3423-2008

Dr. Lauro Satoshi IgumaRua Camilo Ermelindo da Silva, 459Jd Caramuru - 3422-8222 / 3422-8377

Dr. Olavo Augusto Cunha BentesRua Firmino Vieira de Matos, 1200Vila Progresso - 3422-2022

Dr. Paulo Herinque S. ValadaresRua Nilson Vieira de Mattos, 577Vila Cuiabá - 3223-2260

Dr. Paulo Roberto BertolettoRua João Rosa Góes, 1290Vila Progresso - 3416-2700

Dr. Rogério Massaru WatanabeRua João Rosa Góes, 1290Vila Progresso - 3416-2700

Dr. Sebastião Nogueira FariaRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3410-0000 / 3411-9517

Dr. Luiz Alexandre Bella FarageRua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3411-7539

Dr. Adalberto da Silva Braga FilhoRua Monte Alegre, 2100Vila Planalto - 3421-3643

Dr. Adriano Antônio FigueiredoRua Olinda Pires de Almeida, 1780Jd Itaipu - 3421-7826 / 3423-0596

Dr. Alessandro PostalRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3410-0000 / 3410-0010

Rua Hayel Bon Faker, 3755Jd Caramuru - 3422-0880 / 3422-9991

Dra. Ana Teresa Gusmão de LúciaRua Firmino Vieira de Matos, 1189Vila Progresso - 3421-3627

Dra. Ângela Izabel Chaves GuimarãesRua Major Capilé, 1422Jd Central - 3422-1999

Dr. Antônio Carlos Albuquerque MaranhãoRua Oliveira Marques, 1891Jd Central - 3421-1411

Dr. Antônio Carlos Antunes da SilvaRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3410-0000 / 3411-9595

Rua Hilda Bergo Duarte, 81Jd Caramuru - 3416-7800

Dr. Antônio Carlos Gasparotto HindoRua Firmino Vieira de Matos, 970Vila Progresso - 3422-3103

Dr. Antônio Marinho Falcão NetoRua Hayel Bon Faker, 3755Jd Caramuru - 3422-1999

Dra. Aracele FranzenRua Major Capilé, 1565Jd Central - 2108-2000

Dr. Augusto Mitsukuni SuguimotoAv. Presidente Vargas, 1215Vila Progresso - 3422-6054

Dra. Bethânia Mara Ribas ManzanoRua João Rosa Góes, 1185Jd América - 2108-8887

Dra. Carla BeckerRua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3411-7539

Rua Monte Alegre, 1560Vila Progresso - 3423-6222

Dr. Clód Estéfano BurlimRua Ediberto Celestino, 2855Vila Planalto - 3421-3822

Dra. Cristina Yamakawa HigashiRua Monte Alegre, 1560Vila Progresso - 3421-6308

Dr. Damacir IáconoRua Hilda Bergo Duarte, 81Jd Caramuru - 3416-7800

Dra. Daniela Oshiyama NakamuraRua Firmino Vieira de Matos, 1070Vila Progresso - 3421-1921

Dr. Donato Parra GilRua Hayel Bon Faker, 3580Jd Caramuru - 3422-5254

Dr. Elias Gomes SantosRua Camilo Ermelindo da Silva, 970Vila Planalto - 8484-9222 / 3421-9222

Dra. Ethiene Leite HindoRua Firmino Vieira de Matos, 970Vila Progresso - 3422-3103 / 3422-0421

Dr. Evandro Eduardo CanhaçoRua Major Capilé, 1422Jd Central - 3422-1999

Dr. Félix Batista ArenalesRua Hayel Bon Faker, 3377Jd Caramuru - 3421-8327 / 3421-6360

Dr. Flávio Antônio Roberto RibasRua Hayel Bon Faker, 3625Jd Caramuru - 3422-6340

Dr. Jamal Nasser HaddadRua Hilda Bergo Duarte, 81Jd Caramuru - 3416-7800

Dra. Karine Silveira Pedroso SantosRua Firmino Vieira de Matos, 1141Vila Progresso - 3421-7826 / 3421-0751

Dr. Leocir dos Santos ViscoviniRua Monte Alegre, 2115Vila Planalto - 3422-8537 / 3422-3699

Dr. Luiz Machado de SouzaRua Oliveira Marques, 2067Jd Central - 3421-1081

Dr. Márcio Donizete XimenesRua Monte Alegre, 2115Vila Planalto - 3422-3699 / 34228537

Rua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3410-0069 / 3411-9517

Dra. Maria Eva CoineteRua Antônio Emílio de Figueiredo, 2493Centro - 3423-2008 / 3420-1908

Rua Presidente Vargas, 848Jd América - 3421-2636

Dra. Mariângela CatelanRua Major Capilé, 1565Jd Central - 2108-2000

Dra. Marilane Borges HespanholRua Hayel Bon Faker, 3267Jd Caramuru - 3421-3226

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia e Obstetrícia

Dr. Geraldo Ferreira de OliveiraRua João Vicente Ferreira, 1789Jd América - 3421-5402 / 3421-7171

Dra. Letícia dos Reis SilvaRua Oliveira Marques, 2772Jd Central - 3423-3093

Dr. Paulo Serra BarukiRua Firmino Vieira de Matos, 970Vila Progresso - 3422-3103

Dr. Nivaldo Vieira de MatosRua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3411-7539

Dra. Vanilza Rodrigues VieiraRua Firmino Vieira de Matos, 1189Vila Progresso - 3422-0536

Setembro de 2015 | 69

CORPO&MENTEGuia Médicos por especialidades - Dourados

Page 70: 20ª edição revista corpo e mente issu

Mastologia

Medicina de Família e Comunidade

Medicina do Trabalho

Neurocirurgia

NeurologiaMedicina Laboratorial

Nefrologia

Dra. Ana Teresa Gusmão de LúciaRua Firmino Vieira de Matos, 1189Vila Progresso - 3421-3627 / 3422-0202

Rua major Capilé, 1565Jd Central - 2108-2000

Dr. Antônio Carlos Gasparotto HindoRua Firmino Vieira de Matos, 970Vila Progresso - 3422-3103

Dr. Evandro Eduardo CanhaçoRua João Vicente Ferreira, 1517Vila Progresso - 2108-8832 / 2108-8888

Rua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3411-7530

Dr. Norival DouradoRua Camilo Ermelindo da Silva, 905Jd Caramuru - 3421-1071

Dr. Charles FracassoRua Ponta Porã, 1910Jd América - 3421-2742 / 3421-4274

Dra. Delane da Silva BorgesRua Hayel Bon Faker, 3267Jd Caramuru - 3421-3226

Dr. Fábio Rocha LimaRua Camilo Ermelindo da Silva, 459Jd Caramuru - 3422-8222 / 3422-8377

Dra. Kazuko Kakitani IgumaRua Camilo Ermelindo da Silva, 459Jd Caramuru - 3422-8222 / 3422-8377

Dra. Michelle Cristina Dal Bosco Nesello SchaRua Presidente Vargas, 1430Vila Progresso - 3421-4329

Dra. Stela Regina VidigalRua Presidente Vargas, 1430Vila Progresso - 3421-4329 / 3422-2277

Dra. Alline Cristhine Nunes CerchiariRua Cuiabá, 2568Centro - 3423-1002

Rua Hilda Bergo Duarte, 81Jd Caramuru - 3416-7800

Dr. Antônio Pedro Lucas BittencourtRua João Vicente Ferreira, 1517Vila Progresso - 2108-8888

Dr. Diego do Amaral PolidoAv. Weimar Gonçalves Torres, 1175Centro - 3033-1002 / 3033-1003

Dra. Juliana Maia Borges CamposRua Weimar Goncalves Torres, 1175Centro - 3033-1002 / 3033-1003

Rua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3411-9517

Dr. Luiz Eduardo Maurício Garcia RamosRua Hilda Bergo Duarte, 81Jd Caramuru - 3416-7800

Rua Monte Alegre, 2115Vila Planalto - 3421-9768

Dr. Marcel JaquetoRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3411-9517

Dr. Odailton Ribeiro dos SantosRua Cuiabá, 2568Centro - 3423-1002

Dr. Adolfo TeixeiraRua Camilo Ermelindo da Silva, 175Jd Caramuru - 3427-0862

Dr. Nélson Márcio VieiraRua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3411-7539

Dr. Marcel Rozin PierobonRua João Vicente Ferreira, 1670Jd América - 3423-7518

Dr. Adolfo TeixeiraRua Camilo Ermelindo da Silva, 175Jd Caramuru - 3427-0862

Dr. César Corrêa da CostaRua Hilda Bergo Duarte, 850Jd Caramuru - 3421-1767

Dr. Emerson Henklain FerruzziRua Firmino Vieira de Matos, 1141Vila Progresso - 3421-7826

Rua João Rosa Góes, 1532Vila Progresso - 3423-0301 / 3423-0109

Dr. João Altivo de AlmeidaRua Camilo Ermelindo da Silva, 1019Vila Planalto - 3421-9731

InfectologiaDra. Renata Maronna Praça LonghiRua Major Capilé, 1422Jd Central - 3421-0091

Rua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3411-9517

Hematologia e Hemoterapia

Homeopatia

Dr. Daniel Salas SteinbaumRua Camilo Ermelindo da Silva, 459Jd Caramuru - 3422-8222 / 3422-8377

Dra. Maria Aparecida dos Santos PiresRua João Vicente Ferreira, 1550Jd América - 3422-2217 / 3422-8080

Dr. Ailton Salviano Tenório da RochaRua Camilo Ermelindo da Silva, 185Jd Caramuru - 3421-3881

Dra. Heliá Pinto de Araújo CorreaRua Mato Grosso, 2435Vila Planalto - 3422-3482 / 9968-0245

Dr. Indonésio CalegariRua João Vicente Ferreira, 1670Vila Planalto - 3421-6316

Dra. Maristela de Castro MenezesRua Monte Alegre, 1793Vila Progresso - 3422-5438

Ginecologia e ObstetríciaDra. Mikio YamasakiRua Major Capilé, 1565Jd Central - 2108-2000

Dra. Natália Carbonari BarbozaRua Major Capilé, 1422Centro - 3422-1999

Dr. Nílson Luiz AzambujaRua Monte Alegre, 1935Jd América - 9971-6232 / 3421-3485

Dr. Norival DouradoRua Camilo Ermelindo da Silva, 905Jd Caramuru - 3421-1071

Dr. Paulo César YuiRua Ciro Melo, 2610Jd Central - 3421-9344 / 3421-3715

Dr. Ricardo Andrade HespanholRua Albino Torraca, 968Jd América - 3427-2434

Dr. Rodrigo José Rodrigues da Cunha Rua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3411-9517

Dra. Rose Mary Montiel SchererRua Floriano Peixoto, 1380Jd América - 3422-3433

Dra. Rosely Rodrigues da MattaRua João Vicente Ferreira, 1670Jd. América - 3422-4466

Dra. Viviane Thieme Arakaki GuimarãesRua Hayel Bon Faker, 3755Jd Caramuru - 3422-1999

70 | Setembro de 2015

CORPO&MENTE GuiaMédicos por especialidades - Dourados

Page 71: 20ª edição revista corpo e mente issu

Neurologia Oftalmologia

Oftalmologia

Ortopedia e Traumatologia

Ortopedia e Traumatologia

Dr. Aroldo Henrique da Silva BoiguesRua Hilda Bergo Duarte, 81Jd Caramuru - 3416-7800

Dr. David Rodrigues Infante VieiraRua Salviano Pedroso, 1050Pq Nova Dourados - 3411-7698

Dra. Jocilane Lima Henklein FerruzziRua Firmino Vieira de Matos, 1141Vila Progresso - 3421-7826

Dr. Alexandre Bruno CassaroRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3410-0000Rua João Vicente Ferreira, 2327Vila Planalto - 3422-4549 / 3421-5317

Dr. André VidigalRua Presidente Vargas, 1430Vila Progresso - 3421-4329 / 3422-2277

Dr. Antônio Fernando GaigaRua Camilo Ermelindo da Silva, 970Vila Planalto - 3426-9618 / 3421-9222

Rua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3411-9518

Dra. Adriane ChagasRua Hilda Bergo Duarte, 1256Vila Planalto - 3423-0826 / 3427-5774

Dra. Adriane ChagasRua Hilda Bergo Duarte, 1256Vila Planalto - 3423-0826 / 3427-5774

Dr. Ajax de Oliveira LeiteRua Melvin Jones, 1190Vila Progresso - 3421-3196 / 9239-7256

Dr. Alberto Edgar Araújo GonzalezRua João Rosa Góes, 1038Vila Progresso - 3422-0001 / 3422-8694

Dr. Célio Kazuyuki MioshiRua Melvin Jones, 1190Vila Progresso - 3033-9292

Dr. Daniel Cruz NogueiraRua Melvin Jones, 1190Vila Progresso - 3021-1333 / 3427-5672

Rua João Cândido Câmara, 827Jd América - 3427-5672

Dr. Eduardo Augusto Silva KatayamaRua Hilda Bergo Duarte, 1256Vila Planalto - 3423-0826 / 3427-5774

Dr. Elmo Fulioto PeresRua João Rosa Góes, 948Jd América - 3421-0541

Dr. Guilherme Aprigliano BoniniRua João Rosa Góes, 1165Vila Progresso - 3032-0900

Dr. James LeitumR João Rosa Góes, 1038Vila Progresso - 3422-0001 / 3422-8694

Dr. José Hubert CatelanRua Melvin Jones, 1190Vila Progresso - 3033-9292

Rua João Cândido da Câmara, 833Jd América - 3421-7997

Dr. Antônio Humberto Guimarães MoreiraRua João Rosa Góes, 830Jd América - 3421-4988

Dr. Carlos Humberto Targa MoreiraRua João Rosa Góes, 830Jd América - 3421-4988

Dr. Clayton Toshio NakamuraRua Firmino Vieira de Matos, 1070Vila Progresso - 3421-1921Rua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3411-9524

Dr. Elson Ricardo Stangarlin FernandesAv. Presidente Vargas, 1215Vila Progresso - 3421-6614 / 3422-0700

Rua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3411-7539

Rua Hilda Bergo Duarte, 68Jd Caramuru - 3416-7800

Dr. Giovani Camilo ScopelRua Toshinobu Katayama, 1305Vila Planalto - 3422-1753 / 3422-8400Rua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3411-7539

Dr. Irapuan Gustavo B. de Almeida PedrosaRua Firmino Vieira de Matos, 1070Vila Progresso - 3427-3686 / 3421-4988

Rua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3411-9517

Dr. João VidigalRua Presidente Vargas, 1430Vila Progresso - 3422-2277 / 3421-4329

Dr. Joaquim Vidigal de OliveiraRua João Vicente Ferreira, 1550Jd América - 3422-2217 / 3422-8080

Dr. Leandro VidigalRua Presidente Vargas, 1430Vila Progresso - 3421-4329 / 3422-2277

Dr. Mauro Gabriel KalifeRua Monte Alegre, 1560Vila Progresso / 3423-8698

Dr. Milton Ossamu MoriRua Presidente Vargas, 1215Cohafaba III Plano - 3422-0700

Dr. Rogério Rodrigues CisnerosRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3411-9517

Dr. Tenir Miranda JuniorRua João Vicente Ferreira, 2327Vila Planalto - 3421-5377 / 3421-5317

Rua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3411-9524

Dr. Victor Jorge GuerreiroRua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3411-7530 / 3411-7539

Oncologia Clínicaver também cancerologia

Dr. Laércio Shugi HirahataRua Oliveira Marques, 2772Jd Central - 3427-6866 / 3422-8323

Dr. Luiz Gustavo Gameiro SacchiRua Firmino Vieira de Matos, 970Vila Progresso - 3422-3103

Dr. Mário EnamiRua Hilda Bergo Duarte, 272Jd Caramuru - 3421-2329 / 3421-2081

Dr. Marcos Massato HirahataRua João Vicente Ferreira, 2327Vila Planalto - 3421-5317 / 3421-5377

Dr. Marco Antônio Pires MeloRua Hilda Bergo Duarte, 1256Vila Planalto - 3423-0826

Rua Monte Alegre, 1560Vila Progresso - 3423-0826

Dra. Renata Cesário ChavesRua Melvin Jones, 1190Vila Progresso - 3033-9292

Dr. Ricardo Bueno RibeiroRua João Rosa Góes, 1038Vila Progresso - 3422-8694 / 3422-0001

Dr. Yoshinobu YamasakiRua Ciro Melo, 2276Jd Central - 3421-5985

Dr. José Antônio MenegucciRua Ciro Melo, 2620Jd Central - 3421-5452 / 9283-6594

Dr. Marcel Rozin PierobonRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3411-9517

Rua João Rosa Góes, 981Jd América - 3021-3640 / 3423-7518

Dr. Nelson Márcio VieiraRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3410-0000

Rua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3411-7539

Dr. Rodrigo da Silva MeloRua Firmino Vieira de Matos, 1309Vila Progresso - 3421-6641 / 3421-8139

Setembro de 2015 | 71

CORPO&MENTEGuia Médicos por especialidades - Dourados

Page 72: 20ª edição revista corpo e mente issu

Pediatria

PediatriaDra. Heliá Pinto de Araújo CorreaRua Oliveira Marques, 2741Jd Central - 3422-3482 / 9968-0245

Rua Camilo Ermelindo da Silva, 185Jd Caramuru - 3422-3482 / 9968-0245

Dr. Hélio Toshiaki HaniuRua Ciro Melo, 2276Jd Central - 3421-5985

Dr. Ilço de AguiarRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3411-9517

Rua Hilda Bergo Duarte, 68Jd Caramuru - 3411-7800

Rua Joaquim Teixeira Alves, 2229Centro - 3421-1256

Dr. Isao MotomiyaRua Hayel Bon Faker, 3081Jd Caramuru - 3421-8223

Dr. Jaime David DominguesRua Hayel Bon Faker, 3060Jd Caramuru - 3422-3043

Dr. Jair de Jesus AlvesRua João Vicente Ferreira, 1517Vila Progresso - 2108-8888

Rua Monte Alegre, 1560Vila Progresso - 3427-3999 / 3422-1787

Dr. José Carlos Yoneo TanakaRua João Vicente Ferreira, 1550Jd América - 3422-2217 / 3422-8080

Dra. Letícia dos Reis SilvaRua Oliveira Marques, 2772Jd Central - 3423-3093

Dr. Luiz Carlos de Arruda LemeRua Oliveira Marques, 2370Jd Central - 3421-4995

Dr. Luiz Carlos PivaRua João Vicente Ferreira, 1550Jd América - 3422-2217 / 3422-8080

Dr. Mário Luiz PiccininiRua Hilda Bergo Duarte, 81Jd Caramuru - 3416-7800

Dr. Mário de AlmeidaRua Oliveira Marques, 2067Jd Central - 3421-1081

Dr. Miguel HirataRua Hayel Bon Faker, 3580Jd Caramuru - 3421-9371

Dr. Paulo Serra BarukiRua Firmino Vieira de Matos, 970Vila Progresso - 3422-3103

Dr. Paulo Roberto da Cruz OliveiraRua João Vicente Ferreira, 2327Vila Planalto - 3421-5317

Dr. Sérgio Luiz MarraRua Hilda Bergo Duarte, 81Jd Caramuru - 3416-7800

Dra. Alice Irene Torres Garcia BarukiRua Firmino Vieira de Matos, 970Vila Progresso - 3422-3103

Dra. Andiara Nascimento AlmeidaRua João Vicente Ferreira, 1517Vila Progresso - 2108-8888

Dr. Adauto Tsutomu IkejiriRua João Vicente Ferreira, 1789Jd América - 3421-7171 / 3421-0593

Dr. Carlos César Gazal MahmoudRua Firmino Vieira de Matos, 1200Vila Progresso - 3422-9479 / 3422-7788

Dra. Cristina Conceição Ferreira SaldívarRua Joaquim Alves Taveira, 1077BNH 1º Plano - 3427-1822

Dr. Domingos Alves da SilvaRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3410-0000 / 3411-9517

Dr. Eduardo Otávio Teixeira Marcondes Rua João Vicente Ferreira, 1517Vila Progresso - 2108-8888

Dr. Eldecastro SevilhaRua Monte Alegre, 2115Vila Planalto - 3422-8537 / 3422-3699

Dra. Eliane Costa GuimarãesRua Monte Alegre, 2080Vila Planalto - 3422-5883

Dr. Emerson Henklein FerruzziRua João Rosa Góes, 1532Vila Progresso - 3423-0301 / 3423-0109

Dra. Mary Zanandreia BassiRua Hilda Bergo Duarte, 81Jd Caramuru - 3420-1912

Dra. Maria do Carmo Vardasca de OliveiraRua João Vicente Ferreira, 2327Vila Planalto - 3421-5317

Dra. Patrícia Rodrigues Camuci FernandesRua Firmino Vieira de Matos, 1141Vila Progresso - 3421-7826

Dra. Maria de Fátima Fatureto BorgesAv. Presidente Vargas, 1215Vila Progresso - 3422-0700

Patologia Clínica

Patologia ClínicaDr. Fábio Rocha LimaRua Camilo Ermelindo da Silva, 459Jd Caramuru - 3422-8222 / 3422-8377

Dra. Kazuko Kakitani IgumaRua Camilo Ermelindo da Silva, 459Jd Caramuru - 3422-8222 / 3422-8377

Dra. Michelle Cristina dal Bosco Nesello SchaRua Presidente Vargas, 1430Vila Progresso - 3421-4329

Dra. Stela Regina VidigalRua Presidente Vargas, 1430Vila Progresso - 3421-4329 / 3422-2277

Dr. Walter WatanabeRua Camilo Ermelindo da Silva, 285Jd Caramuru - 3421-5254

OtorrinolaringologiaDr. Adnan HaddadRua Oliveira Marques, 1935Jd Central - 3422-3363 / 9204-2797

Dr. Fabrício Silva LoboRua Toshinobo Katayama, 1305Vila Planalto - 3422-1753 / 3422-8400

Dr. Jacir Manoel RibasRua João Cândido da Câmara, 816Jd América - 3421-5093

Dr. Gustavo Henrique Alves ZangirolamiRua João Cândido da Câmara, 853Jd América - 3421-8067 / 3423-2033

Dr. João Osvaldo dos SantosRua João Rosa Góes, 1025Vila Progresso - 3422-1306 / 3422-2644

Dr. José Odayr ZangirolamiRua João Cândido da Câmara, 853Jd América - 3421-8067 / 3423-2033

Dra. Lígia Batista LoboRua Toshinobo Katayama, 1305Vila Planalto - 3422-1753 / 3422-8400

Rua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3411-7530

Dr. Luciano da Silveira RodriguesRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3411-9517Rua Ciro Melo, 1635Jd Central - 3422-8053 / 9115-8865

Dr. Mário Orlando DossiRua Toshinobo Katayama, 1305Vila Planalto -3422-1753 / 3422-8400

Dra. Tabea Cristina Janzen de SouzaRua Monte Alegre, 2150Vila Planalto - 3423-0523 / 3032-0060

Dr. Yoshinobu YamasakiRua Ciro Melo, 2276Jd Central - 3421-5985

Acesse o Guia Corpo e Mente pelo celular

72 | Setembro de 2015

CORPO&MENTE GuiaMédicos por especialidades - Dourados

Page 73: 20ª edição revista corpo e mente issu

Pneumologia

Psiquiatria

Psiquiatria

Reumatologia

Urologia

Ultrassonografia

Radiologia

Radiologia

Dr. Antônio Carlos MonteiroRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3411-9517

Dra. Érica Maria Marques OvídioRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3410-0000

Rua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3411-7530

Rua João Vicente Ferreira, 2327Vila Planalto - 3427-5303

Dr. Fernando Seiji Ueno GilRua Hayel Bon Faker, 3580Jd Caramuru - 3422-5254

Dr. Karson LoyolaRua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3411-7539

Dr. Luiz Fernando AzambujaRua Toshinobo Katayama, 1305Vila Planalto - 3422-1753 / 3422-8400Rua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3422-1753

Dr. Nei Quirino CavalcanteRua João Vicente Ferreira, 1550Jd América - 3422-8080 / 3422-4994

Proctologia

Dr. Luís Gustavo SchaeferRua Monte Alegre, 1560Vila Progresso - 3427-3999

Dr. Rodolfo Luís GiurizatoRua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3411-753

Dr. Alessandro de Matos SantosRua Toshinobo Katayama, 1305Vila Planalto - 3422-1753 / 3422-8400

Dra. Daniella MascaroRua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3411-7543

Dra. Graziela MichelanRua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3421-1530

Dr. Cláudio Marcelus Rodrigues da CunhaRua João Vicente Ferreira, 2301Vila Progresso - 3421-4310

Dr. Clementino de Barros Wanderlei JúniorRua Ciro Melo, 2059Jd Central - 3420-5500 / 3427-1515

Dr. Eduardo José Dias DutraRua João Vicente Ferreira, 2301Vila Progresso - 3421-4310

Dr. Fuad HaddadRua Oliveira Marques, 1935Jd Central - 3422-3363

Dr. Hilton Yutaka YamasakiRua Major Capilé, 1565Jd Central - 2108-2000

Dr. Kazumi TakahashiRua Hilda Bergo Duarte, 81Jd Caramuru - 3420-5900

Dr. Luciano de FigueiredoRua Firmino Vieira de Matos, 1141Vila Progresso - 3421-7826 / 3423-0596

Dr. Luiz Dias DutraRua Hilda Bergo Duarte, 81Jd Caramuru - 3420-5900

Dra. Mariângela CatelanRua Major Capilé, 1565Jd Central - 2108-2000

Dra. Mikio YamasakiRua Major Capilé, 1565Jd Central - 2108-2000

Dr. Osvaldo Kiyoshi NamiuchiRua Oliveira Marques, 1630Jd Central - 3422-3980

Dr. Paulo Ajax RolimRua Major Capilé, 2045Jd Central - 3423-3020

Dr. Raphael Antônio OvídioRua João Vicente Ferreira, 2327Vila Planalto - 3427-5303

Dr. Antônio Carlos Gasparotto HindoRua Firmino Vieira de Matos, 970Vila Progresso - 3422-3103

Dr. Clód Estéfano BurlimRua Ediberto Celestino, 2855Vila Planalto - 3421-3822

Dr. Márcio Donizete XimenesRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3410-0069

Rua Monte Alegre, 2115Vila Planalto - 3422-8537

Dr. Amauri Antônio EspósitoRua João Rosa Góes, 1025Vila Progresso - 3422-1306 / 3422-2644

Dr. Guido Vieira GomesRua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3411-9595

Rua Firmino Vieira de Matos, 1070Vila Progresso - 3421-1921

Dr. Osmar Maia FilhoRua Camilo Ermelindo da Silva, 459Jd Caramuru - 3422-8222 / 3422-8377

Rua Oliveira Marques, 2771Jd Central - 3410-0069

Dr. Ricardo Luís de LúciaRua Firmino Vieira de Matos, 1189Vila Progresso - 3421-3627 / 3422-0202

Dr. Rodolfo RuppRua João Vicente Ferreira, 1672Jd América / 3421-8761

Dr. Teodoro Custódio da SilvaRua Major Capilé, 2691Jd Central / 3421-8907

Rua Hilda Bergo Duarte, 68Jd Caramuru - 3411-7800

PediatriaDra. Rosângela de Oliveira GuerreiroRua Camilo Ermelindo da Silva, 65Jd Caramuru - 3420-5900

Dra. Roselinda Aparecida Rodrigues da Matta CalegariRua João Vicente Ferreira, 1517Vila Progresso - 2108-8888

Dra. Graziela MichelanRua João Vicente Ferreira, 1670Jd América - 3422-0646

Dr. Hugo Akio KimuraRua João Rosa Góes, 1193Vila Progresso - 3033-2266 / 3421-0565

Dr. Márcio Naoto HirahataRua Oliveira Marques, 2772Jd Central - 3422-8363

Dr. Rôneo Reis Machado Rua Major Capilé, 1422Jd Central - 9833-4050

Dr. Thiago Pauluzi JustinoRua Mato Grosso, 1470Jd Caramuru - 3411-7539

Dr. Wilson Rodrigues de FrançaRua João Cândido Câmara, 821Jd América - 3421-3740

Dra. Sônia Gimenes MarraRua João Vicente Ferreira, 1517Vila Progresso - 2108-8888

Dr. Takeshi MatsubaraRua João Rosa Góes, 1090Vila Progresso - 3421-1182

Setembro de 2015 | 73

CORPO&MENTEGuia Médicos por especialidades - Dourados

Page 74: 20ª edição revista corpo e mente issu

74

CORPO&MENTE

CORPO&

MENTEONDE ENCONTRAR

CARDIOLOGISTA

Hospital da CASSEMS(67) 3410-0000Rua Oliveira Marques, 2.771 – CentroDourados – MS

Dr. Marcio PradoCRM-MS 6242Cardiologista especialista em Eletrofi-siologia e Arritmias Cardíacas

Dr. Edilberto FigueiredoCRM-MS 0032Cardiologista especialista em TerapiaIntensiva e Eletrofisiologia

DENTISTAS

Dr. Carlos Eduardo Medici LemosCRO: 3736Especialista em Implantodontia(67) 3421-2810C.O.I. – Rua Major Capilé, 1.467 – CentroDourados-MS

Dra. Patrícia AmaralCRO: 1789Especialista em endodontia FOBEspecialista em dentistica Restaura-dora pelo SIOMS(67) 99747020 / 34276666Rua João Cândido Câmara, 1.669 - Vila Planalto Dourados-MS

PSIQUIATRAS

Dr. Hugo A. KimuraCRM/MS: 6603Psiquiatra Geral e Infantil(67) 3033-2266Rua João Rosa Góes, 1.193Vila Progresso - Dourados-MS

Dr. Rôneo Reis MachadoCRM-MS 7517Psiquiatra(67) 9833-4050Clínica São Marco - Sala 11Rua Major Capilé, 1.422 - Dourados-MS

GINECOLOGISTA / OBSTETRA

Dra Karine Silveira Pedroso SantosCRM: 4482/MS(67) 3421-0751 I 3421-7826 I 9971-7154Rua Firmino Vieira de Matos, 1.141Vl. Progresso - Dourados-MS

PSICÓLOGAS

Jessyka Matiussi MendonçaCRP: 14/06316-3 Psicóloga Clínica (67) 3422-9991 I 9271-3771Rua Hayel Bom Faker, 3.755 (esquina R. Ponta Porã) - [email protected]

*Conveniada ao São Francisco

Juliana PelegrinelliCRP-14/04246-0Psicóloga Clínica e HospitalarPsicóloga Organizacional com espe-cialização em Leitura Biológica e for-mação em Constelações Sistêmicas Familiares(67) 9976-2190Rua Monte Alegre, 1.560 – CentroDourados-MS

ACADEMIAS / STUDIO

Bem Estar Studio Pilates (67) 3421-0175Rua Albino Torraca, 1.049Vila Progresso

Dourados-MS

Dra. Evelyse Thiê IshiyCrefito: 13/144749FFisioterapeutaInstrutora de Pilates Terapêutico

Dra. Fernanda Soares de Oliveira AlencarCrefito: 9/139366FFisioterapeutaInstrutora de Pilates Terapêutico

LifePró(67) 3423-2146 I 9600-9715Rua Dr. Nelson de Araújo, 845Jardim América (anexo ao salão Espelho Meu)Dourados-MSwww.lifeproms.com.br

Mariana Franco de SouzaCREF – 004043-G/MSGraduada em Educação FísicaQualificada em Treinamento Físico FuncionalCapacitada em Avaliação Funcional Level 1

CLÍNICAS

José Prado MansorDr. José Prado MansorCRF: 334/78Farmacêutico e Bioquímico

Laboratório de Análises Clínicas Dr. JP Mansor(67) 3422-2893Rua Hayel Bon Facker, 3.705Vila PlanaltoDourados-MS

UniimagemUnidade de Diagnóstico por Imagem(67) 3420-5500Rua Ciro Melo, 2.059Vl. Tonani - Dourados-MSResponsável TécnicoDr. Clementino de Barros Wanderley Jr.CRM-MS: 377

Corpo Clínico Dra. Ana Maria Abdo WanderleyDr. Arnaldo Fredi FilhoDr. Clementino de Barros Wanderley Jr.Dr. Evandro Eduardo CanhaçoDr. Fuad HaddadDra. Keila R. Valeriano FigueiredoDr. Marcos Ricardo de FigueiredoDr. Thales Querne de Carvalho

Neide SantosPodólogaEstética facial, corporal e capilar(67) 3427-6662Rua Hayel Bon Faker, 3.331 – CentroDourados-MS

Consulte mais profissionais em nosso site:www.revistacorpoemente.com.br facebook.com/revistacorpoementetwitter.com/corpoementems

Referência

Page 75: 20ª edição revista corpo e mente issu
Page 76: 20ª edição revista corpo e mente issu