20ª ed. epa

4
Edição nº 20 Dezembro/12 e Janeiro/13 30 ANOS Uma história de garra e otimismo

Upload: grupo-pioneiro

Post on 17-Mar-2016

255 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Editorial Pioneiro Alimentos. Jornal Corporativo do Grupo Pioneiro. Joaquim Távora/PR

TRANSCRIPT

Page 1: 20ª ed. EPA

Edição nº 20Dezembro/12 e Janeiro/13

30 ANOS

Uma história de garra e otimismo

Page 2: 20ª ed. EPA

Publicação dos colaboradores do Grupo PioneiroPublicação dos colaboradores do Grupo Pioneiro

EXPEDIENTE

0202

Edição nº 20 | Dezembro/12 e Janeiro/13

Periodicidade: Bimestral

Tiragem: 1.000 exemplares

Produção: Comunicação Pioneiro

Arte: Criat!ve Soluções Gráficas

Frangos Pioneiro Ind. e Comércio de Alimentos Ltda.Contato: (43) 3559-8000Rod Parigot de Souza, PR 092, Km 302.8 CEP: 86455-000, Joaquim Távora/PRwww.grupopioneiro.com.br

O Grupo Pioneiro agradece aos colaboradores que, voluntariamente, permitiram a publicação de suas imagens. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do Editorial Pioneiro Alimentos, sendo de inteira responsabi-lidade de seus respectivos autores.

OUVIDORIA INTERNA

São 7 bilhões de pessoas no mundo. 134 milhões no Brasil, quase 11 milhões no Paraná.

Na sua cidade tem quantas mesmo? Poxa, e dessas tantas pessoas, quantas você conhece? Quantas trabalham na mesma empresa que você ou fazem parte do rol de suas amizades... Quantas pessoas formam a sua família?

Muita gente, hein? E todas vivendo em grupos, porque o ser humano só se realiza como Pessoa na relação com os outros: família, social, trabalho.

Ninguém vive sozinho. Por isso, duas regras básicas:Primeiro: o grupo, como uma família, tem valores, e

todos os seus integrantes devem respeitá-los. Reflita e compartilhe os valores do seu grupo. É isso que gera o sentimento de pertencimento: a satisfação e a respon-sabilidade por sermos representantes deste ou daque-le grupo: seja empresa, seja família.

Segundo: na maior parte do tempo, relacionamo-nos com pessoas com crenças, opiniões e temperamentos, muitas vezes, bem diferentes dos nossos.

Assim, ao tratar qualquer questão, considere os que fazem parte do seu grupo e não apenas os próprios interesses. Isso é um aprendizado: aprender a honrar a relação que nos une.

Respeite, ouça e aja com gentileza. Sabe por quê? Porque o tempo não é um bem durável. Você não pode estocá-lo, guardar para usar depois. Ou você o utiliza ou o perde. Use bem cada momento do seu tempo com as pessoas que a vida te proporcionou conviver: filhos, pais, amores, amigos, colegas de trabalho.

Faça a oportunidade acontecer para desculpar-se. Perdoe. Abrace. Cumprimente. Seja atencioso. Acredi-te: a soma dos diferentes é muito maior que a unani-midade dos iguais.

O tempo não para, já disse o poeta, passa rapidinho. Escolha sorrir para o outro e para a própria vida.

Rubia Martoni

Escolha

EDITORIAL

O ano de 2012 foi um ano movimentado, tivemos o ápice da crise na avicultura brasileira, onde os insumos subiram agressivamente. Nós sentimos a crise, e fizemos a lição de casa. Mas relacionamos a nossa capacidade de superar a crise à nossa equipe, e ao trabalho realizado por muitos nos 30 anos de mercado do Grupo Pioneiro.

Falando em 30 anos, em 2013, temos objeti-vos grandes de crescimento e temos motivos para comemorar esta data.

Os objetivos para ano que vem estão sendo tratados já há algum tempo no EPA, que é a estrutu-ração do segundo turno, o que acarreta em várias ações: contratação de aproximadamente 300

pessoas; construção da nova Fábrica de Rações em Joaquim Távora; reforma e ampliação da Indústria de Embutidos Maná Alimentos, que também aumentará produção e fará um segundo turno; reforma dos dois restaurantes da empresa; amplia-ção da câmara fria do abatedouro; construção de novos aviários e entrada da Rações Pioneira no mercado de suplementos minerais.

Em meio de todo este trabalho, comemora-remos as três décadas do Grupo Pioneiro. Esperamos que todos felicitem com a gente.

Um ótimo Natal, iluminado pelo Espírito Santo e um novo ano repleto de realizações. Deus os abençoe.

Diretoria

Depois da tempestade sempre vem a bonança

Representantes

André Buarque de Gusmão, Jerri Luiz dos Santos, Luciana Bianconi, Marcia Cristina Wehner Lima, Maria Tereza Pereira, Paulo Roberto da Silva.

Missão

Produzir alimentos com eficiência, qualidade e valor agregado, buscando a satisfação do cliente.

Pontos Fortes

• Liberdade de expressão – a liderança do setor se reúne periodi-camente para buscar soluções;

• Acesso fácil à liderança;• Planta, estrutura física –

crescimento e investimento constante;

• Revezamento de funções dos funcionários em alguns setores na produção do Maná.

• Refeitório tem facilidade, conveniência, praticidade, rapidez, valor acessível, boa refeição;

• Plano de saúde Unimed (opcional) – está disponível a todos os colaboradores (cobertura pela empresa de 70%);

• Área de lazer oferece mais conforto (descanso, integração, jornais e revistas disponibilizados pela empresa);

• Ginástica laboral duas vezes ao dia, orientada por fisioterapeutas credenciadas pela empresa;

• Sessões de fisioterapia em sala exclusiva na empresa, com profis-sionais e equipamentos preparados para melhor atender o funcionário;

• Convênios com Psicólogos, Fonoaudiólogos e Dentistas;

• Estrutura ambulatorial com enfermeira e médico do trabalho;

• Auxílio transporte Universitário;• Seguro de vida;• Vale alimentação;• Uniformes (diariamente higieni-

zados pela Lavanderia);• Equipamento de Proteção Individu-

al (conforme a necessidade de cada função).

Neste espaço você conhece

um pouco mais cada setor do

Grupo Pioneiro.

Page 3: 20ª ed. EPA

0303

COMPORTAMENTO

RECURSOS HUMANOS

RECURSOS HUMANOS COMERCIAL

Iniciado em outubro 2012, parceria entre Garantia da Qualidade – representado pela Maria Tereza Pereira –; Comercial – representado pelo Ederson Bueno –, e Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) – representado pelo Bruno Ritcher –, o proje-to de monitoramento dos produtos Frangos Pioneiro e Maná Alimentos no ponto de venda darão mais qualidade aos clientes e consumidores.

O projeto abrange a análise de como os produtos são estocados, manipulados no processo entre indústrias e clientes e na gôndola pelo promotor. Ao observar cada processo e local por onde o produto passa até chegar ao carrinho do consu-midor melhorias nas embalagens poderão ser realizadas, como também, dicas e sugestões ao cliente.

O colaborador Bruno Ritcher, P&D, tem acompanhado o projeto para buscar tendências de mercado direto no ponto de venda, além de poder ouvir do próprio cliente o que os consumidores buscam em seu mercado. Outro foco é entender o que cada região tem como demanda específica, dessa forma poderá ser trabalha-da com mais eficiência os produtos que atendem a demanda regional.

Até esta edição foram visitados 21 clientes distribuídos em 4 cidades: Ourinhos, Assis, Londrina e Ponta Grossa.

“Ano que vem continuaremos com este trabalho em todas as praças que atuamos”, afirma Ederson Bueno, Comercial.

Em 2011, 66% dos colaboradores que participaram da Pesquisa de Clima Organizacional responderam que não estavam satisfeitos com a quantidade de treinamentos que recebiam.

Para reverter este número, o Recursos Humanos (RH) em parceria com os líderes e gestores de todos os departamentos conseguiram de janeiro a outubro de 2012 treinar 95% do quadro de colaboradores do Grupo Pioneiro. Só no mês

95% dos colaboradores do Grupo Pioneiroreceberam treinamentos em 2012

Além dos quatro pratos para almoço oferecido no cardápio do Habib’s, a Frangos Pioneiro fornecerá produto para o novo lançamento Habib’s, o strogo-noff. Em parceria desde agosto de 2012, o volume de vendas de produtos Pioneiro a rede de fast food, em novembro, foi de 111 toneladas de filé de peito e recortes de frango.

O filé de peito borboleta, o qual compõe os pratos para almoço – Filé de Frango Grelhado com arroz e fritas, Filé de Frango à Milanesa com arroz e fritas, Filé de Frango à Parmegiana com arroz e Filé de Frango Grelhado com ½ Bib’s Salad – é produzido especificamente para a rede, pois o corte deve ter a grama-tura exata para que o prato seja produzido de acordo com o padrão Habib’s.

Com o segundo turno previsto para abril de 2013, a Frangos Pioneiro já iniciou o trabalho de recrutamento e seleção na cidade de Ibaiti. No mês de novembro o Gerente de Recursos Humanos, Renato Módolo, junta-mente com a equipe de Departamento Pessoal, Anderson Jonaits e Renato Felizardo, e as psicólogas Arlete Trevisan Devatti e Meri Lucia Marques de Sá, visitaram a cidade para realizar entrevistas com 100 pessoas, organiza-do pelo prefeito eleito Beto Regazzo.

Já foram contratadas aproximadamente 50 pessoas, considerando a rotatividade. Atualmente estão empregadas 28 pessoas.

A previsão que até abril 2013 sejam contratadas 300 pessoas de várias cidades para atender o segundo turno do abatedouro.

Projeto de monitoramento do produto no PDVgarante qualidade ao cliente e ao consumidor

de outubro foram treinados 80% dos colaboradores.Divididos em 17 temas totalizaram aproximadamente 16 mil horas, conside-

rando que muitos receberam mais de um treinamento no ano. “Foi um grande trabalho realizado não somente pelo RH, mas foi essencial a

participação dos outros departamentos para viabilizar este resultado”, observa o Gerente de RH, Renato Módolo.

Abatedouro inicia contratação para 2º turno em 2013 Frangos Pioneiro fornecerá produto para mais um prato Habib’s

Page 4: 20ª ed. EPA

0404

PARCERIA Ranking dos Integrados PioneiroUtilizamos o sistema de integrados. Abaixo segue a lista dos 10 integrados

com os melhores resultados nos meses de outubro e novembro. Confira:

OUTUBRO

TARCIZO MESSIAS DOS SANTOS 4 IEE: 326

TARCIZO MESSIAS DOS SANTOS 1 IEE: 321

RAFAEL FOGACA DO PRADO 2 IEE: 317

RHOGER HENRIQUE DOS SANTOS 2 IEE: 317

APARECIDO JOAQUIM DE OLIVEIRA 1 IEE: 313

FRANCISLEI CREMONEZI 1

TARCIZO MESSIAS DOS SANTOS 5

RHOGER HENRIQUE DOS SANTOS 4

THIAGO JULIANO DOS SANTOS 1

IVAN CASAGRANDE 13

IEE: 323

NOVEMBRO

ALBERTO CARLOS VAN DE POL 1 IEE: 372

ALBERTO CARLOS VAN DE POL 3 IEE: 351

NELSON DE VECHI E ROSA MARIA 1 IEE: 321

SEBASTIAO FAUSTINO DA SILVA 1 IEE: 320

MARIO ALBERTO COSENTINO 2 IEE: 318

*IEE (Índice de Eficiência Européia)

IEE: 319

IEE: 318

IEE: 318

IEE: 317

ALBERTO CARLOS VAN DE POL 2

IEE: 344

IEE: 324

IEE: 323

PREMIAÇÃO

8ª Premiação de Integrados Pioneiro recebeu quase 400 pessoas

CAPACITAÇÃO

Três colaboradores recebem treinamentode Operador de Empilhadeira

IEE: 355

JOSINEI ELOI RIBEIRO E REGIA 1

IZAEL DONIZETI TODESCHINI 1

VALDENEI OTAVIO TODESCHINI 1

DIEGO HENRIQUE PEREIRA 1

COMUNIDADE

Joaquim Távora obtém notas destaques nos estudos da FGV e da Firjan

IEE: 335

No mês de novembro foi realizado o Treinamento de Operador de Empilhadeira, com carga horária de 16 horas, pelo Carlos Junior Silveira. Os colaboradores Josimar Ferreira Mello, Elderson Alves Tuano e Paulo Sergio de Oliveira receberam certificado após o treinamento.

“Para o próximo ano será disponibilizado mais treinamento de acordo com a neces-sidade, ainda mais com a ampliação da câmara fria e aquisição de novas empilhadei-ras”, prevê Carlos Junior Silveira.

No dia 06 de dezembro, no Ginásio de Esporte de Joaquim Távora, foi realizado o 8° Evento de Premiação dos Integrados Pioneiro. Organizado pela equipe do Fomento, a festa contou com quase 400 presentes, entre integrados, familiares, patrocinadores e organizadores.

A premiação é dividida em 6 categorias. Os 1ºs lugares foram: na categoria até 18.000 aves, Wilson Mendes de Oliveira; na categoria de 18.001 a 30.000 aves, Pedro Toledo Belo, que ganhou também na catego-ria Melhor GPD; na categoria acima de 30.000 aves, Francislei Cremonezi; e José da Silva Correia levou na categoria Melhor Conversão Alimentar e Joaquim Ramos da Costa ganhou em Destaque em Organização.

Os patrocinadores e parceiros da festa foram: AB Araújo, Alvorada, Andritz, BRNova, Carminatti, Desvet, DSM | Phitobiotics | Nutrivita, Econômica, Elanco, Imoto, Merial, Metalfor, Ourofino, Avícola Pato Branco, Plasson, Poliaves, Pré-norte, Suiaves, Vetanco, Vilela.

O Grupo Pioneiro se orgulha por fazer parte da história de Joaquim Távora. Parabéns a todos os envol-vidos no crescimento e desenvolvi-mento da cidade.

Estudo FirjanJoaquim Távora é o melhor município para se viver dentre os 26 que

compõem a Associação dos Municípios do norte Pioneiro (Amunorpi), segundo o Índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM) divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Com 0.7549, Joaquim Távora fica em 64ª lugar no estado, e 19 posições a frente do 2ª índice (0.7446) de Santo Antônio da Platina. Na colocação nacional, Joaquim Távora fica na 761ª posição.

O índice é calculado pelos dados de emprego, renda, educação, e saúde publicadas pelo Governo Federal entre 2009 e 2010.

Estudo FGVJá no estudo realizado pelo Centro

de Microeconomia Aplicada da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), Joaquim Távora conquista o 5º melhor indicador dentre os 399 municípios do estado do Paraná, ficando na 7ª posição. E o 295ª na colocação nacional.

Este estudo é baseado em cinco dimensões: habitação, renda, traba-lho, educação, saúde/segurança. O objetivo foi analisar a situação de todos os 5.565 municípios brasileiros.

Ranking PR:

1 – Lobato (6,22)2 – Curitiba (6,05)3 – Maringá (5,97)4 – São Jorge do Ivaí (5,97)5 – Cambará (5,97)6 - Porto Amazonas (5,89)7 – Joaquim Távora (5,87)8 – Londrina (5,84)9 – Itambé (5,84)10 – Pato Branco (5,82)