2017 - upvix.com.br · 1 1. a revolução industrial teve início na inglaterra em meados do...

16
1° SIMULADO História - Ciências - Artes 2017 8° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL Dia: 26/04 - quarta-feira Nome completo: Turma: Unidade: DIA

Upload: duongtruc

Post on 10-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1° SIMULADO

História - Ciências - Artes

2017

8° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

Dia: 26/04 - quarta-feira

Nome completo:

Turma: Unidade:

DIA

FORMADE

PREENCHIMENTOERRADA

FORMA

DEPREENCHIMENTOCORRETA

É COLOCAR QUALQUER TIPODE INFORMAÇÃO NESTE LOCAL

PROIBIDO

PREENCHIMENTO DO CARTÃO RESPOSTA

SOMENTE COM CANETA AZUL

ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DO SIMULADO - 1º TRI

1. A prova terá duração de 3 horas e 20 minutos.

2. Prova e gabarito só poderão ser devolvidos após uma hora do início do simulado.

3. O aluno só poderá sair para ir ao banheiro ou beber água após 2 horas de início da prova.

4. O aluno não poderá levar a prova para casa.

5. O preenchimento do gabarito deve ser feito com caneta AZUL. NÃO É PERMITIDO O USO DE CANETAS COMPONTAS POROSAS.

6. O preenchimento incorreto do gabarito implicará na anulação da questão ou de todo o gabarito.

7. Durante a prova, o aluno não poderá manter nada em cima da carteira ou no colo, a não ser lápis, caneta e borracha.Bolsas, mochilas e outros pertences deverão ficar no tablado, junto ao quadro. Não será permitido empréstimo dematerial entre alunos.

8. O aluno que portar celular deverá mantê-lo na bolsa e desligado, sob pena de ter a prova recolhida se o mesmo vier aser usado ou tocar. Caso não tenha bolsa, o aluno deverá colocá-lo na base do quadro durante a prova.

9. O fiscal deverá conferir o preenchimento do gabarito antes de liberar a saída do aluno.

1

1. A Revolução Industrial teve início na Inglaterra em meados do século XVIII. São fatores que explicam o pioneirismo inglês na Revolução Industrial:

a) Presença de petróleo no território; mão de obra em abundância; capital da nobreza para investimentos; presença de grande quantidade de máquinas importadas da França.

b) Economia baseada no feudalismo, grande quantidade de artesãos; boas reservas de carvão mineral; contatos comerciais com a Índia.

c) Presença de grandes reservas de carvão mineral e minério de ferro em seu território; mão de obra em abundância; capital da burguesia para investimentos em indústrias; mercado consumidor.

d) Grandes investimentos em transporte marítimo; grandes reservas de petróleo; mão de obra estrangeira em abundância; relações comerciais com o Brasil.

e) Presença de Urânio no Território; pouca mão de obra; capital nas mãos da burguesia; intervenção estatal e grande mercado consumidor disponível.

GABARITO: C Comentário: Foi de suma importância para o surgimento da revolução industrial a presença de alguns elementos, tais como: presença de grandes reservas de carvão mineral e minério de ferro em seu território; mão de obra em abundância; capital da burguesia para investimentos em indústrias; mercado consumidor. 2.

“A máquina a vapor, tornando possível o uso da energia em todos os artifícios mecânicos, em quantidades maiores do que qualquer outra coisa conseguiria realizar no passado, foi a chave para tudo o que ocorreu em seguida, sob o nome de Revolução Industrial. A face do mundo mudou mais drasticamente (e mais rapidamente) do que em qualquer outra época desde a invenção da agricultura, cerca de 10 mil anos antes.”

(ASIMOV, I. Cronologia das Ciências e das Descobertas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993, p. 395). É adequado, de acordo com o texto, afirmar que

a) o autor acentua o caráter prejudicial da máquina a vapor para a agricultura. b) segundo o texto, a máquina a vapor foi decisiva para o advento da Revolução Industrial, já que este foi

o primeiro dispositivo tecnológico que realizou uma transformação profunda no âmbito da produção. c) o autor aponta o caráter negativo da mudança drástica e rápida que a Revolução Industrial provocou no

mundo contemporâneo. d) segundo o texto, a máquina a vapor era eficiente porque funcionava à base de eletricidade. e) o texto indica que a agricultura, durante 10.000 anos, impediu que a indústria se desenvolvesse. GABARITO: B COMENTÁRIO: Com a invenção de máquinas a vapor, a revolução industrial deu um salto em relação à produtividade, no que tange a tecnologias usadas, e, com isso, conseguiu angariar mais dinheiro (rentabilizando lucro), que era o real interesse da burguesia. 3. Dentre as consequências sociais projetadas pela Revolução Industrial, podemos citar

a) o desenvolvimento de uma camada social de trabalhadores, que sem serem donos dos meios de produção, passaram a sobreviver apenas da venda de sua força de trabalho.

b) a melhoria das condições de habitação e sobrevivência para o operariado, proporcionada pelo surto de desenvolvimento econômico.

c) a ascensão social dos artesãos que reuniram seus capitais e suas ferramentas em oficinas ou domicílios rurais dispersos, aumentando os núcleos domésticos de produção.

d) a criação do Banco da Inglaterra, com o objetivo de financiar a monarquia e ser, também, uma instituição geradora de empregos.

e) o desenvolvimento de indústrias petroquímicas favorecendo a organização do mercado de trabalho, de maneira a assegurar emprego a todos os assalariados.

GABARITO: A COMENTÁRIO: A revolução industrial também teve aspectos negativos, como a venda da força de trabalho a baixos salários, o que resultou na formação de uma classe social de trabalhadores que ganhavam somente para sobreviver.

2

4. No início do século XIX, um grupo de operários ingleses liderados por Ned Ludlam organizou um movimento de protesto contra as precárias condições de vida e trabalho do proletariado. O ludismo caracterizou-se

a) pela tomada do poder e instalação de um governo revolucionário que suprimiu a propriedade particular e estimulou a criação de cooperativas.

b) pela elaboração da chamada Carta do Povo, exigindo do Parlamento britânico a realização de uma série de reformas sociais e políticas.

c) pela supressão de toda legislação trabalhista e social, tida como mecanismo de alienação e cooptação do proletariado.

d) pela constituição de uma poderosa estrutura sindical e partidária, que permitiu a organização do proletariado e o aumento de sua força política.

e) pela destruição de máquinas e equipamentos industriais considerados responsáveis pelo crescente desemprego e depauperação dos trabalhadores.

GABARITO: E COMENTÁRIO: O Ludismo foi um movimento de quebra de máquinas, que resultou em uma conscientização coletiva, porém em primeiro momento contra a burguesia de forma indireta, com a quebra de máquinas. 5. Na Revolução Francesa, foi uma das principais reivindicações do Terceiro Estado

a) a manutenção da divisão da sociedade em classes rigidamente definidas. b) a concessão de poderes políticos para a nobreza, preservando a riqueza dessa classe social. c) a união de poderes entre Igreja e Estado, com fortalecimento do clero. d) a abolição dos privilégios da nobreza e a instauração da igualdade civil. e) o impedimento do acesso dos burgueses às funções políticas do Estado. GABARITO: D COMENTÁRIO: A Revolução Francesa teve um grupo que visava acabar com os privilégios do clero e da nobreza, que era o 3º Estado, o maior pagador de impostos. 6. A abolição da escravidão nas Colônias francesas, voto universal para homens maiores de 21 anos,

criação de escolas primárias gratuitas, pensão anual e assistência médica gratuita a idosos foram instituídos na Revolução Francesa, na fase

a) Assembleia Nacional Constituinte. b) Convenção Nacional. c) Diretório. d) Reação Termidoriana. e) Monarquia Constitucional. GABARITO: B COMENTÁRIO: A Convenção foi um momento de muito diálogo em torno da liberdade das pessoas, seus direitos e o entendimento de uma forma de melhorar a França para todos de forma igualitária. 7. No contexto da Revolução Francesa, a organização do Governo Revolucionário significou uma forte

centralização do poder: o Comitê de Salvação Pública, eleito pela Convenção, passou a ser o efetivo órgão do Governo... . Havia ainda o Comitê de Segurança Geral, que dirigia a polícia e a justiça e estava subordinado ao Tribunal Revolucionário que tinha competência para punir até com a morte todos os suspeitos de oposição ao regime. O conjunto de medidas de exceção adotadas pelo Governo revolucionário deu margem a que essa fase da Revolução viesse a ser conhecida como

a) o Período do Terror. b) os Massacres de Setembro. c) o Grande êxodo. d) o Período do Termidor. e) o Golpe do 18 de Brumário. GABARITO: A COMENTÁRIO: O período do terror foi um momento de medidas exageradas para, segundo Robespierre, a realização e continuação do processo revolucionário, pois, sem essa fase, ela morreria.

3

8. "De 1789 a 1791 processou-se a transformação das Instituições do Antigo Regime, através dos debates e das decisões tomadas pela Assembleia Nacional Constituinte."

(Falcon, Francisco. A FORMAÇÃO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO. 13 ed., Rio de Janeiro: Campus, 1989, p. 56).

O texto anterior se refere à(s)

a) Revolução Americana, com a tomada do poder pela burguesia colonial eminentemente agrária em suas origens.

b) Revoluções Democrático-Burguesas, em que o liberalismo e o nacionalismo são determinantes na ideologia burguesa.

c) Revolução Francesa, na sua etapa final, em que o "Terror" expressa os claros desejos burgueses. d) Revolução Francesa, na sua etapa inicial, com clara dominação do 3º Estado na direção dos trabalhos. e) Revolução Russa, no seu período final, quando as forças socialistas submetem a nobreza. GABARITO: D COMENTÁRIO: A queda definitiva do antigo regime se deu com a elaboração de uma constituição, que colocasse todos de forma igual perante as leis, inclusive o monarca, dando fim ao absolutismo. 9. No contexto histórico da Revolução Francesa, o episódio denominado "O Golpe do 18

Brumário", aconteceu a) quando se inicia o regime do Diretório, período que se caracterizou pelos desmandos políticos. b) no momento em que a Conjura dos Iguais propõe a tomada do poder à força e o fim da

propriedade privada. c) quando Napoleão, apoiado pelo Exército e pela alta burguesia, derruba o Diretório e chega ao poder. d) no momento em que os monarquistas tentam voltar ao poder através de golpe, que foi sufocado por

Napoleão Bonaparte. e) quando Robespierre, Saint Just e seus companheiros do Comitê de Salvação Pública são mortos na

guilhotina, pondo fim ao Terror. GABARITO: C COMENTÁRIO: O Golpe de 18 Brumário foi aplicado por Napoleão nos girondinos, os mesmos que meses antes haviam chamado Napoleão para participar como membro. Dessa forma, o futuro imperador assumia o cargo de Cônsul da França. 10. Em 1804, Napoleão Bonaparte instituiu o Código Civil Napoleônico, que garantia, por lei, os valores da

burguesia. Entre esses valores estavam

a) as liberdades individuais, a garantia da autoridade da Igreja sobre as diretrizes do Estado e a manutenção dos privilégios aristocráticos.

b) a abolição da servidão, a abolição da propriedade privada e a instituição de comunas rurais. c) nenhuma das alternativas, pois Napoleão não instituiu nenhuma modificação no que se refere aos

valores burgueses. Apenas manteve a mesma estrutura que vigorava no Antigo Regime. d) a intervenção do Estado na economia, a liberdade de crença religiosa e a proteção do direito

de propriedade. e) a proteção do direito de propriedade privada e a igualdade de todos perante a lei. GABARITO: E COMENTÁRIO: Com o apoio da burguesia, Napoleão chegara ao poder, devido a isso ele tratou em primeiro momento de ajudar quem o havia ajudado, não que ele não fizesse isso futuramente, mas ele os excluiria do poder. 11. O campeonato de futebol sul-americano denominado “Libertadores da América” faz referência e

homenageia figuras históricas, como Simon Bolívar, San Martin e Antônio José de Sucre, que, na luta pela libertação das colônias sul-americanas do domínio da Espanha,

a) aproveitaram o vácuo político e administrativo resultante da ocupação da Espanha pelos franceses, para reunir forças nacionalistas pela libertação de suas regiões americanas.

b) aliaram-se aos recém-formados Estados Unidos e assinaram conjuntamente a Doutrina Monroe, que preconizava “A América para os americanos”.

c) formaram, ao lado do Brasil, Cuba e Haiti, uma força de resistência à invasão do continente americano pelas tropas de Napoleão Bonaparte.

d) obtiveram êxito graças à reunião de tropas formadas por nações indígenas e por grupos de negros libertos, que lutaram pela libertação da América.

4

e) foram líderes políticos que incentivaram a introdução de esportes e da educação física como disciplinas nas escolas sul-americanas.

GABARITO: A COMENTÁRIO: Com a invasão de Napoleão a Espanha e a fuga do Rei espanhol para a Inglaterra, os criollos aproveitaram para dar início ao processo de emancipação da América espanhola. 12. É uma ideia grandiosa pretender formar de todo o Novo Mundo uma única nação com um único vínculo

que ligue as partes entre si e com o todo. Já que tem uma só origem, uma só língua, mesmos costumes e uma só religião, deveria, por conseguinte, ter um só governo que confederasse os diferentes Estados que haverão de se formar; mas tal não é possível, porque climas remotos, situações diversas, interesses opostos e caracteres dessemelhantes dividem a América.

(Simón Bolívar. Carta da Jamaica [06.09.1815]. In: Simón Bolívar: política, 1983.)

O texto foi escrito durante as lutas de independência na América Hispânica. Podemos dizer que,

a) ao contrário do que afirma na carta, Bolívar não aceitou a diversidade americana e, em sua ação política e militar, reagiu à iniciativa autonomista do Brasil.

b) ao contrário do que afirma na carta, Bolívar combateu as propostas de independência e unidade da América e se empenhou na manutenção de sua condição de colônia espanhola.

c) conforme afirma na carta, Bolívar defendeu a unidade americana e se esforçou para que a América Hispânica se associasse ao Brasil na luta contra a hegemonia norte-americana no continente.

d) conforme afirma na carta, Bolívar aceitou a diversidade geográfica e política do continente, mas tentou submeter o Brasil à força militar hispano-americana.

e) conforme afirma na carta, Bolívar declarou diversas vezes seu sonho de unidade americana, mas, em sua ação política e militar, reconheceu que as diferenças internas eram insuperáveis.

GABARITO: E COMENTÁRIO: A ideia de Bolívar era a formação de um único país (desde o atual México, até o atual Chile), com uma forma de governo republicano, porém sua ideia de unidade foi vencida pelas ideias de San Martin, que defendia a divisão em vários países, porém administrados por monarquias (esse ponto não venceu). 13. Na América espanhola, a classe dos criollos conduziu os processos de independência por que

a) eram negros descendentes dos escravos africanos e sabiam que a independência era o meio mais direto de conseguir a abolição da escravidão.

b) começaram a luta pela independência para se livrarem das formas de trabalho compulsório, como a mita e a encomienda.

c) descendiam dos colonizadores ingleses e, para favorecer o comércio com a Inglaterra, defendiam o fim do monopólio metrópole-colônia através da independência.

d) sendo a elite latifundiária da América espanhola, os criollos se deram conta das vantagens do livre-comércio e da importância da eliminação dos monopólios e taxações pela metrópole.

e) eram espanhóis que vinham para a América para trabalharem em cargos administrativos, mas sofriam preconceitos por não saberem falar castelhano e serem muito puros.

GABARITO: D COMENTÁRIO: Os criollos conduziram a independência, pois queriam se livrar do controle do Rei e dos Chapetones, que sempre os excluíam das decisões políticas e dos cargos de administradores das capitanias gerais e dos vice-reinos. 14. Vários movimentos contrários à opressão colonial ocorreram nas Américas, sobretudo no século XIX,

visando à independência em relação às metrópoles. Sobre esses movimentos, é correto afirmar que a) a maioria deles fracassou, permanecendo os países submetidos às suas metrópoles, como colônias,

até o século XX. b) San Martín e Simón Bolívar foram líderes de movimentos de independência ocorridos na América Latina. c) a Guerra dos Farrapos foi o principal movimento pela independência do Brasil em relação a Portugal. d) os movimentos de independência foram inspirados no exemplo das colônias africanas, que estavam

tornando-se países independentes no século XIX. e) os movimentos de independência da América Latina foram determinantes na independência das

colônias norte-americanas.

5

GABARITO: B COMENTÁRIO: Os líderes das independências da América Espanhola foram os libertadores da América San Martin e Simón Bolívar. 15. A viagem do governo português para o Brasil (1808) decorreu, entre outros fatores,

a) do conflito entre a Inglaterra e o expansionismo napoleônico. b) da fuga de D. João à Revolução Constitucionalista do Porto de 1820. c) da necessidade de manter a sobrevivência do Sistema Colonial. d) das imposições do Tratado de Methuen sobre Portugal. e) da ameaça de destruição da Monarquia em Portugal pela Espanha de Fernando VII. GABARITO: A COMENTÁRIO: Devido ao medo que pairava em Portugal de perder seu principal parceiro comercial, a Inglaterra, e devido também a sua dívida para com esse país e o medo do domínio napoleônico do país lusitano. 16. Em 1808, após chegar ao Brasil fugindo da invasão francesa, o regente D. João VI decidiu

a) declarar a libertação dos escravos. b) decretar a abertura dos portos brasileiros às nações amigas. c) anistiar todos os presos das antigas rebeliões nativistas. d) proibir a entrada de produtos ingleses na colônia. e) iniciar a política da imigração. GABARITO: B COMENTÁRIO: A abertura dos portos as nações amigas de Portugal foi o primeiro gesto de rompimento definitivo do pacto colonial, pois dava ao Brasil plenas condições de comercializar com outros países. 17. “Após o tratado, pelo regime de virtual privilégio do comércio britânico, ficou sendo o seguinte o estado

legal das relações mercantis no Brasil: livres, as mercadorias estrangeiras que já tivessem pago direitos em Portugal, e bem assim os produtos da maior parte das colônias portuguesas; sujeitas à taxa de 24% “ad valorem” as mercadorias estrangeiras diretamente transportadas em navios estrangeiros; sujeitas à taxa de 16% as mercadorias portuguesas, e também as estrangeiras importadas sob pavilhão português; sujeitas à taxa de 15% as mercadorias britânicas importadas sob pavilhão britânico, ou português.”

(Lima, Oliveira – D. João VI no Brasil)

O acontecimento histórico abordado no texto está diretamente relacionado com

a) a abertura dos portos brasileiros às nações amigas em 1808. b) o repúdio à manutenção do Pacto Colonial. c) o Tratado de Comércio e Navegação de 1810, celebrado entre Inglaterra e Portugal. d) o processo de emancipação política do Brasil, iniciado em 1810. e) a independência da economia portuguesa em relação aos interesses capitalistas britânicos. GABARITO: C COMENTÁRIO: O tratado de comércio e navegação ajudou ainda mais os planos ingleses, pois eles pagavam a menor taxa de importação para o Brasil, e suas mercadorias eram infinitamente superiores às de outros países. 18. “A elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves (1815) dá uma forma jurídica e

política à realidade da mudança da Corte, reconhecendo uma situação de fato, projetando-a no interior, em todas as capitanias como unidade de poder…”

FAORO, Raymundo. Segundo Raymundo Faoro, em Os Donos do Poder, a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves, quando o Brasil era sede da monarquia portuguesa, contribuiu decisivamente para

a) o enfraquecimento do princípio do “equilíbrio europeu”, definido pelo Congresso de Viena, que favorece

especialmente a Inglaterra. b) o desencadear de sangrentas lutas em todo o país, que culminaram em convulsões sociais. c) o afastamento dos ingleses, face às determinações reais proibindo a instalação da manufaturas no país. d) o fortalecimento do processo que culminaria com a proclamação da Independência do Brasil. e) a preservação do Pacto Colonial com o monopólio do comércio na defesa dos interesses da Metrópole.

6

GABARITO: D COMENTÁRIO: A elevação do Brasil a reino unido de Portugal foi mais um decisivo passo para a emancipação política do Brasil perante os lusitanos, definida em 1822 por D. Pedro I. 19. Sabemos que existe uma grande variedade de tecidos conjuntivos com as mais diferentes funções.

Entre os tecidos a seguir, são tecidos conjuntivos relacionados com a sustentação do corpo:

a) Tecido conjuntivo propriamente dito e ósseo. b) Tecido ósseo e adiposo. c) Tecido cartilaginoso e linfático. d) Tecido cartilaginoso e ósseo. e) Tecido linfático e sanguíneo. GABARITO: D COMENTÁRIO: O tecido cartilaginoso e o tecido ósseo apresentam certa resistência, o que garante a sustentação do corpo e a proteção de órgãos internos, como é o caso da caixa craniana. 20. As células sanguíneas, também chamadas de elementos figurados do sangue, são produzidas,

principalmente, na medula óssea vermelha presente no interior de alguns ossos. A medula óssea vermelha é formada por um tipo especial de tecido conjuntivo, chamado de

a) sanguíneo. b) linfático. c) hematopoiético. d) ósseo. e) propriamente dito. GABARITO: C COMENTÁRIO: O tecido hemocitopoético, também chamado de hematopoiético, é um tipo especial de tecido conjuntivo que está relacionado com a produção de células do sangue. 21. Na espécie humana, o tipo de tecido conjuntivo que forma o tendão calcâneo é

a) cartilaginoso. b) denso. c) adiposo. d) ósseo. e) muscular GABARITO: B COMENTÁRIO: O tecido conjuntivo denso modelado, também chamado de denso tendinoso, apresenta muitas fibras colágenas orientadas paralelamente que garantem resistência. Esse tecido, além de bastante resistente, é pouco elástico. 22. Tecido de ampla distribuição subcutânea, exercendo funções de reservas de energia, proteção contra

choques mecânicos e isolamento térmico:

a) Epitelial. b) Conjuntivo cartilaginoso. c) Adiposo. d) Conjuntivo ósseo. e) Muscular. GABARITO: C COMENTÁRIO: O tecido adiposo é formado por células que armazenam gordura (células adiposas) e algumas fibras colágenas. Esse tecido atua como reserva energética, protege contra impactos e funciona como isolante térmico.

7

23. Os tecidos são formados por células especializadas para determinadas funções. O tecido muscular estriado esquelético

a) é localizado no tubo digestório. b) está associado ao movimento dos ossos. c) é o miocárdio. d) atua na percepção. e) possui células afastadas com muita substância entre as células. GABARITO: B COMENTÁRIO: É formado por células alongadas, com estrias transversais, e são responsáveis pelos movimentos realizados pelo corpo. 24. O tecido conjuntivo engloba uma variedade de tecidos com características distintas, tais como o tecido

sanguíneo e o ósseo. Apesar de parecerem bastante diferentes, esses tecidos possuem características em comum, tais como

a) células justapostas e pouca substância intercelular. b) células separadas uma das outras e muita substância intercelular. c) ausência de irrigação sanguínea e células justapostas. d) muita substância intercelular e relativamente poucas células. e) ausência de irrigação sanguínea e atua na percepção. GABARITO: B COMENTÁRIO: Os tecidos conjuntivos têm em comum o fato de possuírem células bem afastadas umas das outras e com muita substância intercelular entre elas. 25. Para um bom entendimento das diversas funções das regiões do corpo, é necessário um conhecimento

das características dos tecidos. O movimento peristáltico do tubo digestório está associado

a) ao tecido muscular cardíaco. b) ao tecido nervoso. c) ao tecido epitelial. d) ao tecido muscular não estriado. e) ao tecido conjuntivo. GABARITO: D COMENTÁRIO: O tecido muscular não estriado pode ser encontrado nas paredes dos órgãos ocos e presos aos pelos e cabelos. 26. O tecido sanguíneo possui

a) células muito próximas com pouca substância entre as células. b) células que consomem muita energia na transmissão de impulsos elétricos. c) células com contrações suaves, lentas e involuntárias. d) células que combatem organismos estranhos ao corpo. e) células que atuam como isolante térmico. GABARITO: D COMENTÁRIO: Diferente dos demais tecidos conjuntivos, esse tecido é líquido (plasma). No plasma, estão mergulhados os elementos figurados, dentre eles os leucócitos. Células de defesa do organismo. 27. O tecido epitelial é classificado em epitélio de revestimento e epitélio glandular. Além de revestir e

proteger os órgãos, desempenha as funções de secreção de substâncias. Nesse sentido, podemos afirmar que o tecido epitelial possui

a) células muito próximas com pouca substância entre si. b) células que consomem muita energia na transmissão de impulsos elétricos. c) células com contrações suaves, lentas e involuntárias. d) células que combatem organismos estranhos ao corpo. e) células que atuam como isolante térmico.

8

GABARITO: A COMENTÁRIO: O tecido epitelial caracteriza-se por apresentar células muito unidas, quase não havendo substância entre uma e outra. 28. Para manter uma massa corporal adequada ao tamanho do corpo, há necessidade de

a) um consumo calórico equilibrado. b) comer pouco. c) fazer muito exercício. d) dormir bastante e não comer. e) consumir muita carne. GABARITO: A COMENTÁRIO: As pirâmides alimentares são guias que auxiliam em uma dieta equilibrada, mas ela varia de acordo com a região em que o consumidor vive. 29. Cada grupo de nutriente diferente exerce um papel no equilíbrio das funções corporais. As moléculas

que atuam somente com papel estrutural são

a) carboidratos. b) lipídios. c) proteínas. d) enzimas. e) água. GABARITO: C COMENTÁRIO: Alimentos plásticos ou construtores são aqueles que o organismo usa, principalmente, para construir suas estruturas. 30. São produzidos por meio da fotossíntese realizada pelos vegetais. Durante esse processo, a luz do sol,

a água e o gás carbônico, captados pelas plantas, sofrem complexas reações, ao final, há produção de oxigênio e glicose. Esse alimento atua como o combustível básico das células e chama-se

a) carboidrato. b) lipídio. c) proteína. d) enzima. e) água. GABARITO: A COMENTÁRIO: A glicose é um carboidrato e é a mais importante fonte de energia dos seres vivos. 31. Além dos alimentos, há uma substância sem a qual o nosso corpo não funcionaria. Aliás, morremos

mais rapidamente pela falta dela do que por falta de comida. Essa substância se chama

a) carboidrato. b) lipídio. c) proteína. d) enzima. e) água. GABARITO: E COMENTÁRIO: A água é a substância sem a qual nosso organismo rapidamente entra em colapso, pois ela é a substância mais abundante no nosso corpo, age como meio de transporte e solvente de substâncias, além de levar alimentos e oxigênio até as células do corpo.

9

32. O sistema digestório possui vários órgãos associados à quebra e absorção dos nutrientes contidos nos alimentos. No esôfago,

a) ocorre a salivação. b) ocorre apenas peristaltismo. c) ocorre a quebra de proteínas. d) ocorre a produção da bile (detergente). e) ocorre a absorção de água e sais minerais. GABARITO: B COMENTÁRIO: Executa movimentos peristálticos, isto é, movimentos involuntários executados por músculos não estriados, que empurram o alimento ao longo do tubo digestório. 33. Sendo a maior glândula do corpo humano, tem função de secretar bile, remover moléculas de glicose

do sangue, armazenar ferro, sintetizar diversas proteínas, degradar álcool e destruir hemácias velhas o(a)

a) estômago. b) boca. c) pâncreas. d) fígado. e) intestino delgado. GABARITO: D COMENTÁRIO: O fígado realiza funções diversas no processo digestório, além de ser classificado como glândula do tipo mista. 34. Cada parte do tubo digestório possui adaptações para atuar em uma determinada etapa da digestão. O

intestino delgado

a) possui os dentes as glândulas salivares. b) produz ácido clorídrico. c) possui vilosidades para aumentar a superfície de absorção. d) produz o suco entérico. e) é uma das porções do intestino. GABARITO: C COMENTÁRIO: É onde ocorre o final da digestão e a absorção dos nutrientes. Essas vilosidades são estruturas em forma de dedos que aumentam a área de absorção desse órgão. 35. O tubo digestório está altamente adaptado para quebrar os alimentos em nutrientes. Na boca,

a) a amilase salivar irá transformar as moléculas de amido em pequenas maltoses. b) o suco gástrico irá quebrar as moléculas de proteínas em aminoácidos. c) ocorre a produção de bile. d) há o recebimento do suco pancreático. e) estão localizadas as vilosidades, estruturas que aumentam a superfície para absorção. GABARITO: A COMENTÁRIO: A saliva atua na transformação do alimento em uma massa denominada bolo alimentar. Esse líquido viscoso que contém sais, proteínas diversas e enzimas digestivas, as quais transformam o amido presente nos alimentos. 36. Sobre os textos teatrais, é correto afirmar que

a) desde o surgimento do teatro, os textos validos e mais usados são a comédia e o drama. b) qualquer texto pode se tornar dramático nos dias de hoje, letra de música, reportagem jornalística,

entre outros. c) hoje em dia, além do drama e comédia, são também considerados textos teatrais os textos de livros. d) desde que tenha um diálogo, pode ser considerado um texto teatral. e) eles nunca tiveram um papel tão importante, tendo os atores a liberdade de improvisar.

10

GABARITO: B. COMENTÁRIO: Hoje em dia, estudiosos dizem ser muito difícil definir o texto teatral ou dramático, e, com isso, muitos afirmam que qualquer texto pode se tornar dramático se colocado em cena: um poema, uma letra de música, uma reportagem jornalística, uma história em quadrinhos, um texto científico e até uma receita culinária. 37. A imagem abaixo se refere a

a) máscaras funerárias egípcias, que posteriormente passaram a fazer parte do teatro. b) máscaras gregas, representação da tragédia e da comédia. c) máscaras venezianas para os bailes de corte. d) máscaras criadas para os carnavais de Veneza e, posteriormente, inseridas no teatro. e) máscaras teatrais usadas para proteger a identidade do ator.

GABARITO: B COMENTÁRIO: O uso da máscara como elemento cênico surgiu no teatro grego, por volta do século V a.C. O símbolo do teatro é uma alusão aos dois principais gêneros da época: a tragédia e a comédia. 38. É função de um dramaturgo

a) selecionar e escalar os atores para uma peça teatral. b) estudar o texto teatral e contextualizar com os fatos que estão acontecendo no momento. c) desenvolver o figurino dos personagens de uma peça teatral. d) escrever os textos teatrais. e) criar a cenografia da peça teatral. GABARITO: D COMENTÁRIO: A dramaturgia é o ofício de elaborar um texto com o objetivo de transpô-lo aos palcos, apresentando diante de um público as ideias contidas nessa obra, através da encenação empreendida por atores. Essa expressão provém do idioma grego e tem o sentido de ‘ação’. O especialista nessa arte é conhecido como dramaturgo. 39. Mesmo tendo nascido em 1564, há mais de 5 séculos, é considerado até hoje o dramaturgo mais

importante e influente do mundo. Estamos falando de a) Sófocles b) Eurípedes c) Aristófanes d) William shakespeare e) Molière GABARITO: D COMENTÁRIO: William Shakespeare foi um poeta, dramaturgo e ator inglês, considerado o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. É chamado frequentemente de poeta nacional da Inglaterra e de "Bardo do Avon".

11

40. Shakespeare escreveu comédias e obras sobre personagens históricos, porém, seus textos mais conhecidos foram as tragédias

a) Romeu e Julieta, Macbeth e Antígona. b) Édipo Rei, Romeu e Julieta e Hipólito. c) Hipólito, Hamelet e Romeu e Julieta. d) Hamelet, Macbeth e Romeu e Julieta. e) Romeu e Julieta, Antígona e Medéia.

GABARITO: D COMENTÁRIO: Shakespeare é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de arte e permaneceram vivos até os dias de hoje. Eles ainda são retratados frequentemente pelo teatro, pela televisão, pelo cinema e pela literatura. Dentre suas obras mais importantes, estão: Hamlet, Rei Lear, Macbeth, Romeu e Julieta, Otelo entre outros. 41. No Brasil, o maior representante da dramaturgia é

a) Plínio Marcos b) Dias Gomes c) Nelson Rodrigues d) Ariano Suassuna e) Augusto Boal GABARITO: C. COMENTÁRIO: Nelson Falcão Rodrigues foi um jornalista e escritor brasileiro, considerado o mais influente dramaturgo do Brasil. Nascido no Recife, Pernambuco, mudou-se em 1916 para a cidade do Rio de Janeiro. 42. A respeito da origem do teatro, é correto afirmar que

a) teve sua origem no séc. VI d.c. na Grécia b) teve sua origem no séc. VI a.c. na Inglaterra c) teve sua origem no séc. V a.c. na Itália, em Veneza d) teve sua origem no séc. VI a.c. na Grécia e) teve sua origem no séc. V a.c. na Grécia GABARITO: D. COMENTÁRIO: O teatro surgiu na Grécia Antiga, no séc. VI a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria. 43. O teatro, desde sua origem até os dias atuais, sofreu muitas mudanças. No período em que o texto

teatral foi mais valorizado, por exemplo, o ator não podia falar nada que não estivesse escrito no texto. Hoje existem vários tipos de teatro e formas de representação. Com isso,

a) mesmo com tantas mudanças, o texto teatral continua sendo de extrema importância. b) os textos mudaram muito, e hoje as encenações são todas feitas de forma improvisada. c) hoje existem muitas formas novas de se fazer teatro e formas de textos, inclusive é possível se fazer

teatro mesmo não tendo um texto. d) os textos teatrais continuam tão importantes que as encenações sem texto não são consideradas teatro,

mas sim outro tipo de apresentação. e) os textos teatrais hoje continuam sendo obrigatórios nas grandes companhias de teatro, ao contrário

das pequenas companhias, que muitas vezes atuam sem texto.

12

GABARITO: C COMENTÁRIO: Hoje qualquer texto pode se tornar dramático se colocado em uma cena: um poema, uma letra de música, uma reportagem jornalística, uma história em quadrinhos, um texto científico e até mesmo uma receita culinária. Assim, uma encenação nem sempre precisa de um texto para acontecer, como no caso de teatro de improviso e de mímicas. 44. Hoje, quem vai ao teatro assistir muitas vezes peças engraçadas não imagina que no passado o teatro

era considerado sagrado. Isso se dava porque acreditava-se que, através dele, era possível

a) invocar deuses e forças da natureza para fazer chover, tornar a terra mais fértil, as caças mais fáceis e os desastres naturais longe de sua comunidade.

b) se desculpar com os deuses, oferecendo um ritual e evitando assim serem punidos com desastres naturais.

c) alcançar o perdão dos deuses pelos pecados cometidos na Terra. d) invocar os deuses através desses rituais e assim alcançar as graça de ir direto para o céu depois de

sua morte. e) se tornar ainda na Terra uma pessoa com elevação espiritual e, com isso, ter mais direitos e poderes

que outras pessoas. GABARITO: A. COMENTÁRIO: Quem vai assistir a peças, muitas vezes engraçadas, hoje em dia, talvez nem imagine que o teatro, há muito tempo, era sagrado. As pessoas acreditavam que por meio desses rituais era possível invocar deuses e forças da natureza para fazer chover, tornar a terra mais fértil e as caças mais fáceis, ou deixar os desastres naturais bem longe de sua comunidade. Estes rituais envolviam cantos, danças e encenações de histórias dos deuses, que assim deveriam ficar felizes com a homenagem e ser piedosos. 45. Existem muitos tipos de teatro, dentre eles podemos citar: “teatro de improviso”, “stand up” e “teatro de

mímica”. São características bem definidas de cada um deles, respectivamente,

a) Textos leves, onde o ator pode mudar algumas palavras na hora da apresentação; textos de humor, só com um comediante e que se apresenta em pé; e o de mímica não possui texto, é expressão corporal e facial.

b) Não possui texto; o stand up também não possui texto, mas pode ser encenado por vários atores ao mesmo tempo; e o de mímica trabalha só com algumas palavras-chave, expressões e gestos.

c) Textos leves, onde o ator pode mudar algumas palavras na hora da apresentação; stand up possui texto mas o comediante que apresenta sentado ou de pé pode mudar o texto na hora; e o de mímica tem um texto que simultaneamente é encenado através de gestos e expressões corporais e faciais.

d) Não possui texto, os atores agem de forma livre; no stand up, o comediante apresenta de pé sem cenário, figurino e outros recursos teatrais; e o de mímica trabalha só com algumas palavras-chave e expressões e gestos

e) Trabalha só com algumas palavras-chave e expressões e gestos; stand up possui texto mas o comediante que apresenta sentado ou de pé pode mudar o texto na hora; e o de mímica não possui texto, é expressão corporal e facial.

GABARITO: D. COMENTÁRIO: No teatro de improvisação, os atores e atrizes agem de forma a inventar uma história, com o propósito de atingir uma criação com maior espontaneidade no teatro. As peças que utilizam esse artifício simulam uma improvisação e podem improvisar com liberdade em suas apresentações. Stand Up é um termo que designa um espetáculo de humor executado por apenas um comediante, que se apresenta geralmente em pé (daí o termo ¨stand-up¨), sem acessórios, cenários, caracterização, personagem ou o recurso teatral. A mímica é uma forma de exprimir pensamentos e sentimentos através de símbolos, como gestos e sinais; assim, ela integra a ciência da simbologia, a sematologia, utilizada como meio de expressar o que se passa na mente e no campo emocional através das linguagens que não se valem das palavras.

www.upvix.com.br

JARDIM DA PENHA

(27) 3025 9150

JARDIM CAMBURI

(27) 3317 4832

PRAIA DO CANTO

(27) 3062 4967

VILA VELHA

(27) 3325 1001