2015 1 cst redes computadores 3 redes locais

8
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS CST em Redes de Computadores 3ª. Série Redes Locais A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo professor, e que tem por objetivos: Favorecer a autoaprendizagem do aluno. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado. Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo. Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício profissional. Promover a aplicação da teoria na solução de situações que simulam a realidade. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional. AUTORIA: Renato Cividini Matthiesen Faculdade Anhanguera de Limeira

Upload: emerson

Post on 16-Nov-2015

39 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

REdes

TRANSCRIPT

  • ATIVIDADES PRTICAS

    SUPERVISIONADAS

    CST em Redes de Computadores

    3. Srie Redes Locais

    A Atividade Prtica Supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de

    ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo

    professor, e que tem por objetivos:

    Favorecer a autoaprendizagem do aluno.

    Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado.

    Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo.

    Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas para o exerccio

    profissional.

    Promover a aplicao da teoria na soluo de situaes que simulam a

    realidade.

    Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem

    Para atingir estes objetivos, a ATPS prope um desafio e indica os passos a

    serem percorridos ao longo do semestre para a sua soluo.

    Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida

    profissional.

    AUTORIA:

    Renato Cividini Matthiesen

    Faculdade Anhanguera de Limeira

  • CST em Redes de Computadores 3 Srie Redes Locais

    Renato Cividini Matthiesen

    Pg. 2 de 8

    COMPETNCIAS E HABILIDADES Ao concluir as etapas propostas neste desafio voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir.

    Abrange aes de concepo, desenvolvimento, implantao, operao, avaliao e manuteno de sistemas e tecnologias relacionadas informtica e telecomunicaes.

    Promove conectividade entre sistemas heterogneos, diagnstico e soluo de problemas relacionados comunicao de dados, segurana de redes, avaliao de desempenho, configurao de servios de rede e de sistema de comunicao de dados so reas de desempenho desse profissional.

    Produo Acadmica Relatrios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas etapas:

    Relatrio 01: Introduo s Redes Locais; Relatrio 02: Histrico da Empresa; Relatrio 03: Estrutura Fsica da Rede de Local; Relatrio 04: Sistema de Endereamento de Rede; Relatrio 05: Sistemas Operacionais e Servios de Redes Locais; Relatrio 06: Rede Wireless.

    Participao Para a elaborao dessa atividade, os alunos devero previamente organizar-se em

    equipes com o nmero de participantes definido pelo professor e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

    DESAFIO

    As redes locais (LANs Local Area Networks) so redes privadas contidas em um nico edifcio, ou campus universitrio com at alguns quilmetros de extenso. As LANs so amplamente utilizadas para conectar computadores pessoais, estaes de trabalho e at eletrodomsticos em casas, escritrios, instalaes industriais de empresas, permitindo o compartilhamento de recursos e a troca de informaes.

    As LANs fazem parte dos sistemas e tecnologia da informao de uma organizao so os elementos bsicos que formam as redes de computadores metropolitanas e distribudas mundialmente. Uma estrutura de tecnologia da informao adequada s necessidades de computao e comunicao nas LANs permite que os funcionrios de uma empresa ou mesmo pessoas comuns em suas casas trabalhem de maneira mais eficiente na operao e no gerenciamento de seus negcios. Atualmente, as empresas se apiam fortemente em seu sistema de informao, e este por sua vez, apia-se nos sistemas de redes locais e na Internet para apresentar um diferencial em seus negcios.

    O projeto, desenvolvimento e manuteno dos sistemas de redes de computadores e comunicao de dados uma etapa que tem incio no planejamento dos negcios antes mesmo da empresa se formar. E, a equipe de desenvolvimento e implantao deve ter grande ateno para manter os sistemas atualizados e permitir que a empresa acompanhe a evoluo das tecnologias e dos sistemas de informao.

  • CST em Redes de Computadores 3 Srie Redes Locais

    Renato Cividini Matthiesen

    Pg. 3 de 8

    Este desafio prope que seja realizada a descrio do projeto de um sistema de rede local (LAN) para uma empresa com 4 departamentos, 1 servidor e 25 estaes de trabalho. O projeto ser a documentao do estudo de caso e das atividades desenvolvidas pela equipe de implantao da LAN e dever conter os seguintes documentos (descritos em relatrios):

    1. Introduo s Redes Locais. 2. Histrico da Empresa. 3. Estrutura Fsica da Rede Local. 4. Sistema de Endereamento de Rede. 5. Sistemas Operacionais e Servios para Redes Locais. 6. Rede Wireless.

    Objetivo do desafio Elaborar um projeto para uma rede local de computadores (LAN Local Area Network)

    para uma empresa.

    Livro Texto da Disciplina A produo desta ATPS fundamentada no livro-texto da disciplina, que dever ser utilizado para soluo do desafio: FOROUZAN, Behrouz A.. Comunicao de Dados e Redes de Computadores. 4 ed. So Paulo: McGraw-Hill, 2008.

    ETAPA1 (tempo para realizao: 4 horas)

    Aulas tema: Diferenas tcnicas entre redes locais, metropolitanas e de longa distncia. Modelo de referncia OSI e os padres IEEE 802.

    Esta atividade importante para que voc conhea o livro texto, os livros complementares da disciplina e os conceitos bsicos no domnio de redes de computadores. Para realiz-la importante seguir os passos descritos.

    PASSOS Passo 1 (Aluno)

    Leia atentamente o captulo do livro texto ou complementar que faz uma introduo aos conceitos de rede de computadores apresenta exemplos de redes locais de computadores (LANs). Passo 2 (Equipe)

    Fazer uma consulta ao site do Clube do Hardware. Disponvel em: . Acesso em: 15 set. 2012. Fazer a leitura deste captulo e explore o contedo dos captulos seguintes.

    http://www.hardware.com.br/livros/redes/introducao.html

  • CST em Redes de Computadores 3 Srie Redes Locais

    Renato Cividini Matthiesen

    Pg. 4 de 8

    Passo 3 (Equipe)

    Fazer o Relatrio 01: Conceito de Redes Locais. Este relatrio uma introduo ao estudo de caso e atividades de implantao de redes locais e deve conter os seguintes captulos:

    1.1 Conceito de Redes Locais: apresentar uma introduo aos principais conceitos de redes de computadores e redes locais (LAN Local Area Network).

    1.2 Necessidade de Investimento de Redes: apresentar as principais razes que levam as empresas a necessitarem de redes de computadores e sua importncia nos negcios.

    1.3 Padres de Redes Locais: descrever os padres IEEE 802.3, IEEE 802.11 e IEEE 802.15 apresentando informaes e ilustraes sobre cada padro.

    Passo 4 (Equipe)

    Elaborar o Relatrio 02: Histrico da Empresa do projeto de rede de computadores. Esta a fase inicial do projeto e deve apresentar os seguintes captulos:

    2.1 Histrico da Empresa: descrever o ramo de atividade da empresa, quantidade de funcionrios, departamentos que fazem parte do projeto de redes.

    2.2 Objetivos do Projeto: definir os objetivos da implantao do sistema de redes local de computadores para deixar formalizadas as expectativas quanto ao funcionamento do sistema de redes de computadores.

    2.3 Esboo do Projeto de Rede Local:fazer um esboo da planta baixa da empresa com a localizao de cada departamento, local dos pontos de rede (onde ficaro os computadores) e dos equipamentos da rede (pode-se utilizaro Microsoft Visio).

    ETAPA2 (tempo para realizao: 8 horas)

    Aulas tema: Topologias para redes locais. Principais meios de transmisso para construo de LANs. Tecnologia de LANs: tecnologias de alta velocidade (Fast Ethernet, Gigabit Ethernet e 10 Gigabit Ethernet). Tecnologia de LANs: tecnologia de alta velocidade (100VG-anyLAN e FDDI).

    Esta atividade importante para que voc conhea as tecnologias fsicas de redes de computadores locais e de longa distncia utilizadas atualmente. Para realiz-la importante seguir os passos descritos.

    PASSOS Passo 1 (Aluno)

    Ler atentamente o captulo do livro texto ou complementar que apresenta informaes a respeito da camada fsica dos sistemas de redes de computadores. Passo 2 (Equipe)

    Fazer uma pesquisa na internet em busca de sites de empresas especializadas em equipamentos para redes de computadores, por exemplo:, .Acessos em:15 set. 2012.

    http://www.furukawa.com.br/http://www.dlinkla.com/home/index.jsp

  • CST em Redes de Computadores 3 Srie Redes Locais

    Renato Cividini Matthiesen

    Pg. 5 de 8

    Passo 3 (Equipe)

    Elaborar o Relatrio 03: Estrutura da Rede Local. Este relatrio dever ser composto pelos seguintes captulos:

    3.1 Topologia da Rede Local: apresentar um texto descritivo da topologia fsica da rede local de computadores. Fazer tambm um desenho da topologia (utilizar o Microsoft Visio) com a ilustrao dos computadores, cabeamento e equipamentos que formam sua rede de computadores interligados.

    3.2 Dispositivos da Rede Local: fazer uma descrio detalhada (modelo, caractersticas) dos equipamentos utilizados no sistema (caixa distribuidora, patch-panel, repetidor, hub, switch, roteador, servidor, estaes de trabalho).

    3.3 Enlaces de Comunicao: fazer uma descrio dos meios de comunicao (cabo metlico, cabo ptico e enlace wireless) internos, informando suas caractersticas e razes de sua utilizao em cada parte da rede.

    Socializao de resultados parciais Cada equipe deve elaborar uma apresentao de acordo com os resultados obtidos nas etapas 1 e 2. Esta apresentao chamada de Apresentao 1 Modelos de Equipamentos dever ter as primeiras pesquisas e anlises sobre os equipamentos pesquisados com suas caractersticas. O professor organizar as equipes para que todas apresentem este trabalho parcial, em sala de aula, aos demais colegas, para compor o Seminrio Final desta ATPS.

    Esta atividade tem o propsito de socializar as dinmicas de trabalho encontradas por cada equipe, bem como trocar experincias a respeito dos resultados obtidos.

    ETAPA 3 (tempo para realizao: 8 horas)

    Aula tema: Instalao e configurao de redes locais.

    Esta atividade importante para que voc conhea os processos de instalao e configurao de equipamentos de redes locais e o sistema de endereamento IP. Para realiz-la importante seguir os passos descritos.

    PASSOS Passo 1 (Aluno)

    Ler atentamente o captulo do livro texto ou complementar que traz informaes referentes camada de rede e roteamento do sistema de redes de computadores. Passo 2 (Equipe)

    Fazer uma pesquisa na internet sobre sistemas operacionais para servidores de rede de computadores. Pode-se obter boas informaes nos seguintes endereos: , , , , . Acessos em: 15 set. 2012.

    http://www.microsoft.com/windowsserver2008/pt/br/default.aspxhttp://www.redhat.com/http://www.ubuntu-br.org/http://www.slackware.com/http://pt.opensuse.org/

  • CST em Redes de Computadores 3 Srie Redes Locais

    Renato Cividini Matthiesen

    Pg. 6 de 8

    Passo 3 (Equipe)

    Fazer o Relatrio 04: Sistema de Endereamento de Rede. Nesta etapa, o grupo dever fazer um projeto de rede de computadores com os seguintes captulos:

    4.1 Estrutura de Endereamento de Rede: apresentar um planejamento da estrutura de endereamento IP para a rede local. Fazer a descrio da poltica de endereamento informando a classe de endereamento IP utilizada na rede interna, se o endereamento IP esttico ou dinmico e as razes para a escolha do tipo de endereamento. Descrever os endereos IPs estticos ou os intervalos de endereos IPs utilizados em cada departamento (caso o endereamento for dinmico), as sub-redes e as mscaras de rede utilizadas.

    4.2 Planos Futuros de Endereamento: apresentar um estudo para a implantao do sistema de endereamento IPv6, descrevendo a faixa de endereos a ser utilizada em toda a rede para esta verso de endereamento.

    ETAPA 4 (tempo para realizao: 8 horas)

    Aula tema: Instalao e configurao de redes locais.

    Esta atividade importante para que voc conhea os processos de instalao de sistemas operacionais e principais servios de rede de computadores. Para realiz-la importante seguir os passos descritos.

    PASSOS Passo 1 (Aluno)

    Ler atentamente o captulo do livro texto ou complementar referente camada de aplicao do sistema de redes de computadores.

    Passo 2 (Equipe)

    Elaborar o Relatrio 05: Sistemas Operacionais para Redes Locais. Este relatrio dever ser elaborado com os passos das instalaes e configuraes do sistema operacional de rede. O grupo pode optar em utilizar qualquer tipo de sistema operacional (WindowsServer ou Linux). Pode-se utilizar sistemas de virtualizao (VMWare, VitualBox, Microsoft Virtual PC) para realizar as instalaes e testes. Este relatrio deve conter os seguintes captulos:

    5.1 Servidor de Rede: fazer a instalao de um sistema operacional para o servidor da rede local. Descrever o sistema operacional escolhido para o servidor, suas caractersticas e razes que levaram o grupo a realizar a escolha. Documentar os principais passos para a instalao do sistema operacional.

    5.2 Estaes de Trabalho: fazer a instalao e a configurao de rede de estaes de trabalho. Descrever as caractersticas do sistema operacional, as configuraes realizadas para integrar as estaes rede e as aplicaes que podero ser executadas nestas estaes. Fazer o endereamento IP esttico nestas estaes.

    5.3 Servios de Rede: fazer a configurao do servio de DNS (Domain Name System), roteamentos necessrios para conexo das estaes de trabalho na Internet, servio de NAT (Network Address Translation) e do servio de DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) como poltica de endereamento dinmico.

  • CST em Redes de Computadores 3 Srie Redes Locais

    Renato Cividini Matthiesen

    Pg. 7 de 8

    5.4 Servio de WebServer: fazer a instalao e a descrio dos processos de um servidor Web (IIServer ou Apache).

    ETAPA5 (tempo para realizao: 8 horas)

    Aula tema: Interconexo de LANs. Wireless LAN (WLANs).

    Esta atividade importante para que voc entenda e pratique os processos de instalao e configurao de redes locais com tecnologias diferentes: com redes cabeadas e wireless trabalhando em conjunto. Para realiz-la importante seguir os passos descritos.

    PASSOS Passo 1 (Aluno)

    Ler atentamente o captulo de um dos livros complementares ou de tutoriais que apresentam informaes sobre reses sem fio (Wireless). Passo 2 (Equipe)

    Elaborar o Relatrio 06:Rede Wireless. Faam a descrio da instalao e/ou configurao de sistemas de rede wireless e sua interconexo com a rede cabeada j previamente instalada e configurada. Neste relatrio deve haver os seguintes captulos:

    6.1 Roteador Wireless: instalar um roteador wireless e faa sua configurao junto ao servidor de rede. Descrever a instalao e a configurao do switch, definindo os roteamentos realizados, a chave de acesso escolhida e configuraes de segurana.

    6.2 Estaes de Trabalho Wireless: fazer a configurao das opes de acesso nos equipamentos (notebooks) que iro fazer parte da rede wireless. Apresentar a descrio das configuraes de pelo menos uma estao de trabalho wireless.

    Seminrio de Concluso

    Com o objetivo de apresentar os resultados obtidos por meio da ATPS, o Seminrio Final pretende proporcionar aos estudantes a socializao das variaes de resultados, bem como o debate a respeito das dificuldades e solues encontradas para a finalizao do desafio.

    Cada equipe dever realizar uma apresentao de vinte minutos, contendo at vinte slides. Esta apresentao dever contemplar a seguinte estrutura:

    Introduo: base terica utilizada para soluo do desafio. Desenvolvimento: a partir da apresentao parcial elaborada na etapa 2, descrever

    as solues encontradas para a resoluo final do desafio. Concluso: explicar como as solues encontradas para a resoluo final do

    desafio, podero contribuir efetivamente em sua vida profissional. A apresentao do Seminrio Final de cada curso dever ocorrer em sua unidade, em

    local e data a serem definidos pelo professor da disciplina e o coordenador de curso.

  • CST em Redes de Computadores 3 Srie Redes Locais

    Renato Cividini Matthiesen

    Pg. 8 de 8

    Padronizao

    O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT, com o seguinte padro (exceto para produes finais no textuais):

    em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com

    um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo:

    nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

    Para consulta completa das normas ABNT, acesse a Normalizao de Trabalhos Acadmicos Anhanguera. Disponvel em: . Acesso em: 13 maio 2014.

    http://issuu.com/normalizacao/docs/normaliza____o_de_trabalhos_acad__m