2014 2 administracao 2 teorias administracao

8
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Administração 2ª Série Teorias da Administração A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas acompanhadas pelo professor, e que tem por objetivos: Favorecer a autoaprendizagem do aluno. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado. Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo. Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício profissional. Promover a aplicação da teoria na solução de situações que simulam a realidade. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional. AUTORIA: Fernanda Paganoti Faculdade Anhanguera de Limeira .

Upload: gustavo-muniz-pereira

Post on 26-Dec-2015

34 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2014 2 Administracao 2 Teorias Administracao

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Administração

2ª Série Teorias da Administração

A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de

ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas acompanhadas pelo

professor, e que tem por objetivos:

� Favorecer a autoaprendizagem do aluno.

� Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado.

� Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

� Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício

profissional.

� Promover a aplicação da teoria na solução de situações que simulam a

realidade.

� Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.

Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem

percorridos ao longo do semestre para a sua solução.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida

profissional.

AUTORIA:

Fernanda Paganoti

Faculdade Anhanguera de Limeira

.

Page 2: 2014 2 Administracao 2 Teorias Administracao

Administração – 2ª Série – Teorias da Administração

Fernanda Paganoti

Pág. 2 de 2

Pág. 2 de 2

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso, descritas a seguir.

� Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento.

� Desenvolver a capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, e de atuar em diferentes modelos organizacionais, revelando-se um profissional adaptável.

� Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional.

� Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

Participação

Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão:

• organizar-se, previamente, em equipes de 5 a 7 participantes; • entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e • observar, no decorrer das etapas, as indicações: Individual e Equipe.

DESAFIO

Você foi contratado para atuar como consultor em uma empresa do ramo de Confecção Têxtil, especificamente uma Malharia, que está localizada em um bairro da periferia da cidade, chamada JC Confecções. A empresa é familiar, foi fundada há dois anos pelos irmãos José e Carlos. Atualmente, a empresa está passando por algumas dificuldades: queda nas vendas; reclamação dos clientes quanto à qualidade dos produtos; reclamação dos clientes quanto ao atendimento; comunicação interna inexistente; os colaboradores estão desmotivados e os proprietários não têm mais voz de comando. A malharia JC Confecções conta hoje com a seguinte força de trabalho: o proprietário José cuida de toda a parte administrativa (contas a pagar e receber, departamento pessoal e financeiro), juntamente com mais duas funcionárias; o proprietário Carlos é o responsável pela produção, juntamente com mais oito colaboradores. O processo de produção das peças desenvolvidas pela malharia passa pelos seguintes processos: molde, corte, costura e estamparia. Entretanto, os colaboradores atuais dividem-se nas tarefas, não havendo uma função/ cargo já estabelecida para cada um. Como os sócios não têm experiência em administração, a empresa não tem nenhum tipo de planejamento, procedimento e definição dos cargos.

Page 3: 2014 2 Administracao 2 Teorias Administracao

Administração – 2ª Série – Teorias da Administração

Fernanda Paganoti

Pág. 3 de 3

Pág. 3 de 3

Objetivo do Desafio

Elaboração de uma proposta de reestruturação e melhorias para a JC Confecções, utilizando conceitos teóricos, visando tornar a empresa mais dinâmica e competitiva. Este desafio está relacionado diretamente com a gestão administrativa e também com a gestão de mão de obra, desafios encontrados hoje pelas empresas, dentro do mercado extremamente competitivo. Diante desse cenário, o processo administrativo é fundamental para que a empresa consiga se estabelecer solidamente, gerando lucro.

Livro Texto da Disciplina A produção desta ATPS é fundamentada no livro-texto da disciplina, que deverá ser utilizado para solução do desafio: MAXIMIANO, Antônio C.A. Teoria Geral da Administração. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2012.

ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas)

� Aula-tema: A abordagem clássica da Administração, Escola Clássica Taylor, Escola Clássica Fayol.

Esta atividade é importante para que você e sua equipe conheçam o movimento da Administração Científica, seus princípios e fundamentos, bem como os principais nomes que fizeram história na administração e suas principais contribuições. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

1. Fazer a leitura do texto Principais teorias e escola da Administração. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B7gfwlvEDDpNQzQ1d1A4XzliTjA/edit?usp=sharing>. Acesso em: 24 de abr. 2014.

2. Assistir ao vídeo Fundamentos da Administração Taylor x Fayol. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B7gfwlvEDDpNc0ZXUk9Fem9HX1U/edit?usp=sharing>. Acesso em: 24 abr. 2014.

Passo 2 (Equipe)

Refletir com sua equipe a respeito dos materiais vistos, anotar quais foram as principais verificações de Taylor e Fayol para a Administração.

Page 4: 2014 2 Administracao 2 Teorias Administracao

Administração – 2ª Série – Teorias da Administração

Fernanda Paganoti

Pág. 4 de 4

Pág. 4 de 4

Passo 3 (Equipe)

Elaborar um texto de no máximo três páginas fazendo analogia das verificações feitas no passo 2 com os dias atuais na empresa ‘JC Confecções’ e entregar ao professor na data solicitada.

ETAPA 2 (tempo para realização: 5 horas)

� Aula-tema: Concepção de Teoria e de Administração. Abordagem Clássica da Administração.

Esta atividade é importante para que você conheça o movimento da Administração Científica seus princípios e fundamentos, aplicando os conceitos na prática. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

Assistir ao vídeo: Teoria Clássica da Administração. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=fY5U_apiVAE>. e compartilhado em: <https://drive.google.com/file/d/0BySF-RrNZ6p-cm43UmRoOWNqcHM/edit?usp=sharing>. Acesso em: 24 de abr. 2014.

Passo 2 (Equipe)

A equipe deve pesquisar no PLT da disciplina e na Bibliografia Complementar da disciplina o tema “Abordagem Clássica da Administração”. Após verificar os materiais, reunir a equipe e montar um grupo de estudos para debater sobre os conceitos levantados nos passos anteriores e anotar os principais conceitos levantados nos passos 1 e 2. Bibliografia Complementar

• CHIAVENATO, Idalberto. Princípios de Administração. Rio de janeiro: Elsevier, 2006.

• OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Teoria Geral da Administração: uma abordagem prática. São Paulo: Atlas, 2008.

Passo 3 (Equipe)

Aplicar na empresa ‘JC Confecções’ os Princípios da Escola Clássica da Administração, a fim de ajudar na organização e estruturar a empresa seguindo os passos abaixo: a) Verificar como pode ser aplicado o princípio da divisão do trabalho de Taylor a fim de se atingir a eficiência na empresa escolhida para reduzir custos de produção.

Page 5: 2014 2 Administracao 2 Teorias Administracao

Administração – 2ª Série – Teorias da Administração

Fernanda Paganoti

Pág. 5 de 5

Pág. 5 de 5

b) Descrever como funciona a administração na empresa ‘JC Confecções’, estrutura, departamentos, hierarquia, organização. Ilustrar as informações com um organograma com base nos dados existentes.

c) Elaborar um modelo de planilha (formulário) de controle das peças produzidas e seus responsáveis pela produção para a empresa ‘JC Confecções’ com base nos princípios da teoria clássica da Administração e nos conceitos apresentados por Taylor. Essa planilha deverá ajudar a empresa a melhorar o controle de qualidade já que atualmente a empresa não tem nenhum controle sobre as peças produzidas.

Passo 4 (Equipe)

A equipe deve organizar todas as informações desta Etapa para entregar ao seu professor na data solicitada. O relatório deve seguir as normas ABNT.

ETAPA 3 (tempo para realização: 5 horas)

� Aula-tema: Papel dos gerentes.

Esta atividade é importante para que você entenda as dimensões da Administração dentro das organizações. Entenda e conheça as contribuições dos gerentes nas empresas, quais suas habilidades e entenda os princípios da hierarquia.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

1. Pesquisar no PLT disciplina na Bibliografia Complementar já indicada no passo 2 o tema “As organizações, A administração e o Administrador”. Pode-se também fazer pesquisas na internet, lembrando que sempre devem ser visitados sites confiáveis quanto a veracidades. Todas as informações de consultas utilizadas deverão compor a Referência Bibliográfica no final do trabalho.

2. Com base nos conhecimentos adquiridos no passo anterior, responder com suas palavras as questões abaixo: O que você entende por Organização? Quais as diferenças entre as organizações tradicionais e as novas organizações?

Passo 2 (Individual)

Fazer a leitura do Capítulo 7 do livro de CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração e Teoria Neoclássica da Administração do livro da disciplina, e disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B7gfwlvEDDpNSWxZbFJPbDlOeHM/edit?usp=sharing>. Acesso em: 24 de abr. 2014.

Page 6: 2014 2 Administracao 2 Teorias Administracao

Administração – 2ª Série – Teorias da Administração

Fernanda Paganoti

Pág. 6 de 6

Pág. 6 de 6

Passo 3 (Equipe)

Após a leitura do material do passo 2 a equipe deve debater e responder as questões abaixo: a. Cite as quatro etapas do processo administrativo. b. Quais são as quatro funções administrativas? c. Quais são os três níveis do planejamento?

Passo 4 (Equipe)

1. Agora vamos aplicar os conceitos vistos nos passos 1,2 e 3 na empresa ‘JC Confecções’. Elaborar um relatório contendo as seguintes informações:

a. Descrever quais características administrativas (tradicionais ou as das novas organizações) que predominam na ‘JC Confecções’?

b. Atualmente como é feito o processo administrativo da empresa? c. Os administradores exercem as quatro funções administrativas?

Com base nos estudos feitos nessa etapa a equipe deve apontar uma sugestão de melhoria relacionada à área administrativa. Lembrando que a proposta de melhoria deve ser coerente com a realidade atual da empresa. Organizar todas as informações desta Etapa para entregar ao seu professor na data solicitada. O relatório deve seguir as normas ABNT.

ETAPA 4 (tempo para realização: 5 horas)

� Aula-tema: Enfoque comportamental na administração. Modelo de Negócios e Estratégia.

Esta atividade é importante para que você compreenda a importância do papel do Administrador frente à tomada de decisões e qual é o seu impacto dentro das organizações. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

1. A equipe deve pesquisar, no PLT na Bibliografia Complementar da disciplina, a respeito do tema “o perfil do gerente contemporâneo”. Pode-se também fazer pesquisas na Internet, lembrando que sempre devem ser visitados sites confiáveis quanto a veracidade. Todas as informações de consultas utilizadas deverão compor a Referência Bibliográfica no final do trabalho. 2. Ler o texto O perfil do administrador no século XXI. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B7gfwlvEDDpNQWZMakJkUnQ5dnM/edit?usp=sharing. Acesso em: 24 de abr. 2014.

Page 7: 2014 2 Administracao 2 Teorias Administracao

Administração – 2ª Série – Teorias da Administração

Fernanda Paganoti

Pág. 7 de 7

Pág. 7 de 7

3. Assistir ao vídeo: Perfil do Administrador. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B7gfwlvEDDpNZ1N5VVFhZmdNcnM/edit?usp=sharing . Acesso em: 24 de abr. 2014.

Passo 2 (Equipe)

1. Como base nos materiais vistos no passo 1, debater a respeito de que habilidades são as mais importantes para o Administrador.

2. Elaborar uma lista com habilidades consideradas importantes (Habilidades Estratégicas, Habilidades para a tarefa, Habilidades com pessoas).

Passo 3 (Equipe)

Em equipe, debater a respeito dos conceitos levantados no passo 1e 2. Elaborar um texto, de no máximo duas páginas, a respeito do perfil ideal do administrador.

Passo 4 (Equipe)

1. Com base nos conhecimentos adquiridos nesta etapa, elaborar um levantamento, da empresa JC Confecções, respondendo as seguintes questões:

a) Qual é o perfil dos administradores da empresa? b) Essas pessoas possuem as habilidades necessárias para o cargo? c) Qual o modelo estratégico a ser adotado pela empresa? 2. A equipe deve debater sobre os conceitos levantados nos passos anteriores e traçar

estratégias de ação que possam sanar as dificuldades encontradas, relacionadas ao papel dos administradores (gerentes) e às estratégias a serem adotadas pela empresa.

Para finalizar o trabalho, elaborar uma apresentação resumida, em Power Point, para apresentação em sala, contendo os pontos principais, em no máximo 7 slides. Sugestão:

Slide 1: Capa - Nome do grupo – Curso – Unidade. Slides 2 a 5: Desenvolvimento. Slide 6: Considerações Finais. Slide 7 : Referências.

Nota: O professor da disciplina pode sortear alguns grupos para apresentar suas propostas para a classe e debater as propostas apresentadas com os demais.

Padronização

O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT, com o seguinte padrão (exceto para produções finais não textuais):

• em papel branco, formato A4; • com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; • fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, cor preta; • espaçamento de 1,5 entre linhas;

Page 8: 2014 2 Administracao 2 Teorias Administracao

Administração – 2ª Série – Teorias da Administração

Fernanda Paganoti

Pág. 8 de 8

Pág. 8 de 8

• se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;

• com capa, contendo: • nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; • nome e RA de cada participante; • título da atividade; • nome do professor da disciplina; • cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

Para consulta completa das normas ABNT, acessar a Normalização de Trabalhos

Acadêmicos Anhanguera. Disponível em: <http://issuu.com/normalizacao/docs/normaliza____o_de_trabalhos_acad__m>. Acesso em: 23 set. 2013.