2014 11 ellis mark. o marido como pastor

Upload: ezequias-amancio-marins

Post on 01-Mar-2016

6 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Palestra de Ellis Mark.

TRANSCRIPT

Falar em Lnguas em Vista de 1 Corntios 12-14

Ser ou No SerDr. Mark A. EllisIgreja Batista do MierOs conflitos atuais na inversao de papeis

Nossos Desafios...1. Princpios Bblicos... A. Princpios Bblicos Que Governam o Relacionamento entre Homens e MulheresDeus criou o ser humano em Sua imagem e semelhana...tanto o homem quanto a mulherDeus deu ordens para os dois multiplicarem-se e dominarem a terra.

A liderana masculina no era o resultado da queda. As indicaes dessa hierarquia aconteceram antes do que o pecado entrou no mundo:O homem foi criado para cuidar da terra, mas a mulher foi criada para ser a ajudadora do seu marido.O homem exerceu sua liderana por dar nomes aos animais, e a sua mulher.

O Apstolo Paulo defendeu suas orientaes sobre a hierarquia entre homem e mulher 1) como uma continuao da hierarquia entre o Pai e o Filho e 2) como uma aplicao dos propsitos da criao do homem e da mulher.

3Quero, porm, que entendam que o cabea de todo homem Cristo, e o cabea da mulher o homem, e o cabea de Cristo Deus.

1 Corntios 117O homem ... imagem e glria de Deus; mas a mulher glria do homem. 8Pois o homem no se originou da mulher, mas a mulher do homem; 9da mesma forma, o homem no foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.1 Corntios 11Deus deu Sua palavra ao homem, no mulher, e cobrou dele a desobedincia (Eu no lhe disse...)

16 mulher, ELE declarou: Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento voc dar luz filhos. Seu desejo ser para o seu marido, e ele a dominar. Gnesis 3.1617E ao homem declarou: Visto que voc deu ouvidos sua mulher e comeu do fruto da rvore da qual eu lhe ordenara que no comesse, maldita a terra por sua causa; com sofrimento voc se alimentar dela todos os dias da sua vida.Gnesis 3.17A queda era o resultado da mulher tomar a liderana e o homem sujeitar-se a ela.

B. O Lder Como PastorO literalDeus como o pastor de Jac (Gn 47.3, 48.15)Davi como o pastor de Israel (2 Sam 5.3)O Conceito de Pastor no Velho Testamento2No passado, mesmo quando Saul era rei, eras tu quem liderava Israel em suas batalhas. E o SENHOR te disse: Voc pastorear Israel, o meu povo, e ser o seu governante2 Samuel 5.2Acabe como rei de Israel (2 Reis 22.17)O Conceito de Pastor no Velho Testamento16 Ento ele respondeu: Eu vi todo o Israel disperso pelas montanhas, como um rebanho sem pastor. E o Senhor me disse: Eles no tm mais chefe (adonai), que cada um volte em paz para sua casa!1 Reis 22.17Acabe como rei de Israel (2 Reis 22.17)Deus como o pastor de Israel (Sal 40.10-11)Os lderes polticos de Israel (Ez 34)O Conceito de Pastor no Velho TestamentoJesus como o Pastor de IsraelMateus 2.6Mateus 9.36Mateus 25.32O Conceito de Pastor no Novo TestamentoJesus como o Pastor da Igreja: Joo 10.1-18: 11Eu sou o bom pastor. O bom pastor d a sua vida pelas ovelhas. O Conceito de Pastor no Novo TestamentoOs lderes da igreja como pastores:Atos 20:281 Pedro 5.1-5O Conceito de Pastor no Novo TestamentoC. Deus Como MaridoIsaasJeremiasEzequielOseiasDeus como Marido no ATEfsios 5.23Apocalipse 19, 21, 222 Corntios 11Cristo como Marido no NT2. O Homem Pastor e MaridoA. O Homem, Sua Esposa e Sua IgrejaA. O Homem, Seu Casamento e Seu MinistrioB. O Homem, O Pastor de Sua EsposaSalmo 23:1. Proviso (vv. 1-3)2. Proteo (v. 4)3. Honra (vv. 5-6)