2014 1 fundamentos de analise orientada a objeto

11
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Sistemas de Informação 3ª Série Fundamentos de Análise Orientada a Objetos A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo professor, e que tem por objetivos: Favorecer a autoaprendizagem do aluno. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado. Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo. Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício profissional. Promover a aplicação da teoria na solução de situações que simulam a realidade. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional. AUTORIA: Thiago Salhab Alves Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara .

Upload: marco-aurelio-silva-martins

Post on 20-Apr-2017

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2014 1 Fundamentos de Analise Orientada a Objeto

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Sistemas de Informação

3ª Série Fundamentos de Análise Orientada a Objetos

A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de

ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo

professor, e que tem por objetivos:

� Favorecer a autoaprendizagem do aluno.

� Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado.

� Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

� Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício

profissional.

� Promover a aplicação da teoria na solução de situações que simulam a

realidade.

� Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem

Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem

percorridos ao longo do semestre para a sua solução.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida

profissional.

AUTORIA: Thiago Salhab Alves

Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara

.

Page 2: 2014 1 Fundamentos de Analise Orientada a Objeto

Sistemas de Informação - 3ª Série - Fundamentos de Análise Orientada a Objetos

Pág. 2 de 11

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.

� Capacidade para iniciar, projetar, desenvolver, implementar, validar e gerenciar soluções usando a tecnologia de computação em organizações privadas e públicas, aplicando metodologias para análise e desenvolvimento de projetos de sistemas;

� Capacidade para levantar dados e empreender uma abordagem sistêmica no trato dos problemas de distribuição da informação;

� Competência para identificar, analisar e documentar oportunidades, problemas e necessidades passíveis de solução via computação, e para empreender na concretização desta solução.

Participação Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte,

pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão: • organizar-se, previamente, em equipes de 2 a 5 participantes; • entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e • observar, no decorrer das etapas, as indicações: Individual e Equipe.

DESAFIO

De acordo com LARMAN (2008), a análise tem por objetivo investigar um determinado problema e seus requisitos. Na Análise Orientada a Objeto a ênfase é encontrar e descrever objetos no domínio do problema. A Análise Orientada a Objetos busca determinar a descrição do domínio a partir da perspectiva dos objetos, identificando conceitos, atributos e associações que são de interesse para o sistema.

A Empresa Aérea VOEBEM está encontrando dificuldades para o gerenciamento dos seus passageiros, bagagens e características técnicas de suas aeronaves e necessita de um sistema de gestão que permita controlar a lista de voos diários e de passageiros por vôos, realize a reserva de assentos e liberação para taxiamento das aeronaves, controle de armazenamento das bagagens no compartimento de carga e levantamento das rotas de voos.

Neste desafio, a sua equipe deverá realizar contribuir com a empresa VOEBEM, realizando a especificação dos requisitos, análise e projeto de uma solução computacional para solucionar as dificulades enfrentadas. Deve-se adotar a UML (Linguagem de Modelagem Unificada para especificar, construir e documentar os artefatos dos sistemas que deseja automatizar alguns processos adotados pela empresa.

Objetivo do desafio

Realizar a análise orientada a objetos, especificação dos requisitos e projeto de uma solução computacional para a companhia aérea VOEBEM, permitindo controle de voos e

Page 3: 2014 1 Fundamentos de Analise Orientada a Objeto

Sistemas de Informação - 3ª Série - Fundamentos de Análise Orientada a Objetos

Pág. 3 de 11

passageiros, reserva de assentos e liberação para taxiamento de aeronaves, controle de armazenamento das bagagens e levantamento das rotas de voos. Livro Texto da disciplina A produção desta ATPS é fundamentada no livro-texto da disciplina, que deverá ser utilizado para solução do desafio: LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: Uma introdução a análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

ETAPA 1 (tempo para realização: 05 horas)

� Aula-tema: Introdução ao Levantamento e Análise de Requisitos Orientados a Objetos; Apresentação da UML. Abordagem resumida dos diagramas UML. Apresentação de Ferramenta para modelagem de dados.

Esta atividade é importante para que você conheça e aplique os conceitos de análise de requisitos orientados a objetos para elicitação, análise, especificação e validação dos requisitos para o sistema computacional da empresa VOEBEM.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

1. Fazer a leitura sobre Análise e Projeto Orientado a Objetos; Processos de Desenvolvimento de Software do livro (LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: Uma introdução a análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.) focando a leitura nos conceitos de projeto e análise orientado a objetos, UML e Processos de Desenvolvimento de Software.

2. Fazer o Resumo 1.1 - Análise e Projetos Orientado a Objetos, de pelo menos 1 página, com o conteúdo lido.

3. Fazer a leitura do material de aula: Conceitos Gerais de Engenharia de Software Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B2k9x8w9Y2JfOHVMdUJsS0NQX1k/edit?usp=sharing>. Acesso em: 23 out. 2013. Busque compreender os métodos de Engenharia de Software, processos de software e modelos de processo de software.

4. Fazer o Resumo 1.2 – Conceitos Gerais de Engenharia de Software, de pelo menos 1 página, com o conteúdo lido.

Passo 2 (Equipe)

1. Fazer a leitura sobre Concepção de Requisitos, Elicitação e Tipos de Requisitos do livro (LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: Uma introdução a análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.) focando a leitura em como realizar a concepção de um software, como elicitar requisitos, tipos de requisitos.

Page 4: 2014 1 Fundamentos de Analise Orientada a Objeto

Sistemas de Informação - 3ª Série - Fundamentos de Análise Orientada a Objetos

Pág. 4 de 11

2. Fazer o Resumo 1.3 – Concepção, Elicitação e Tipos de Requisitos, de pelo menos 1 página, com o conteúdo lido.

3. Fazer a leitura do material de aula: Engenharia de Requisitos Disponível em: <

https://docs.google.com/file/d/0B2k9x8w9Y2JfNjFEV3FTTHJyYTA/edit?usp=sharing >. Acesso em: 23 out. 2013, focando a leitura nas práticas de engenharia de requisitos, requisitos funcionais e não funcionais.

4. Fazer o Resumo 1.4 – Engenharia de Requisitos, de pelo menos 1 página com o conteúdo lido.

Passo 3 (Equipe)

Fazer as seguintes atividades com base nos conteúdos lidos:

1. Realizar a Elicitação dos Requisitos para a solução computacional da empresa aérea VOEBEM, considerando nesta etapa a análise de sistemas correlatos existentes, discussão com potenciais usuários e utilizando as técnicas de elicitação aprendidas para auxiliar nesta etapa. Produzir uma listagem informal dos requisitos obtidos.

2. Realizar a Análise dos Requisitos que foram elicitados buscando encontrar possíveis problemas na declaração informal dos requisitos.

3. Realizar a Especificação dos Requisitos, produzindo uma tabela de Requisitos Funcionais e Não Funcionais. Considerar como exemplo para a construção da tabela, os requisitos funcionais e não funcionais apresentados Tabela 1 e 2 abaixo:

Tabela 1. Exemplo de Requisitos Funcionais de Sistema de Gestão Médica

RF1. O software deve permitir que o Auxiliar de Escritório efetue o cadastro (inclusão, exclusão, alteração) de Fichas Médicas.

RF2. O software deve permitir que o Auxiliar de Escritório efetue o bloqueio de uma Ficha Médica que não possa ser mais alterada, apenas consultada.

RF3. O software deve garantir que apenas usuários autenticados tenham acesso ao sistema

RF3. O software deve permitir que usuários possam recuperar sua senha

Tabela 2. Exemplo de Requisitos Não Funcionais de Sistema de Gestão Médica RNF1. As informações devem passar por processo de backup ao menos 1 vez por dia

RNF2. O sistema deve ser intuitivo ao ponto de novos usuários serem treinados em no máximo 3 dias.

4. Fazer a validação dos requisitos funcionais e não funcionais especificados e produza a

lista de requisitos funcionais e não funcionais acordados. Passo 4 (Equipe) Elaborar e entregar ao professor da disciplina um relatório com o nome de Relatório 1 – Análise dos Requisitos contendo as seguintes atividades desenvolvidas nos passos anteriores:

1. Resumo 1.1 - Análise e Projetos Orientado a Objetos; 2. Resumo 1.2 – Conceitos Gerais de Engenharia de Software; 3. Resumo 1.3 – Concepção, Elicitação e Tipos de Requisitos; 4. Resumo 1.4 – Engenharia de Requisitos; 5. Listagem Informal dos Requisitos obtidos; 6. Listagem de Requisitos Funcionais e Não Funcionais validados.

Page 5: 2014 1 Fundamentos de Analise Orientada a Objeto

Sistemas de Informação - 3ª Série - Fundamentos de Análise Orientada a Objetos

Pág. 5 de 11

ETAPA 2 (tempo para realização: 05 horas)

� Aula-tema: Diagramas de Casos de Uso. Documentação dos Casos de Uso. Atores, Associações (Inclusão, Extensão); Diagramas de Classes e Objetos da UML.

Esta atividade é importante para que você aplique os conceitos de Diagramas de Casos de Uso e Diagramas de Classes para modelagem, através da ferramenta case Astah Community, dos requisitos para o sistema computacional da empresa VOEBEM.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

1. Fazer a leitura sobre Casos de Uso do livro (LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: Uma introdução a análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.) focando a leitura na definição de casos de uso e seus componentes.

2. Fazer o Resumo 2.1 – Casos de Uso, de pelo menos 1 página, com o conteúdo lido. 3. Fazer a leitura do material de aula: Diagrama de Casos de Uso. Disponível em: <

https://drive.google.com/file/d/0B2k9x8w9Y2JfOHFfN1B5R2g0LUk/edit?usp=sharing>. Acesso em: 23 out. 2013, buscando compreender a estrutura do diagrama de casos de uso, seus componentes e como utilizar para modelagem dos dados.

4. Fazer o Resumo 2.2 – Diagrama de Casos de Uso, de pelo menos 1 página, com o conteúdo lido.

Passo 2 (Equipe)

1. Fazer a leitura sobre Diagramas de Classe UML do livro (LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: Uma introdução a análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.) focando a leitura na definição de diagramas de classe e seus componentes.

2. Fazer o Resumo 2.3 – Diagramas de Classe UML, de pelo menos 1 página, com o conteúdo lido.

3. Fazer a leitura do trabalho de conclusão de curso: Desenvolvimento de um Sistema de Controle Acadêmico. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B2k9x8w9Y2JfY284aG16bUVRakk/edit?usp=sharing>. Acesso em: 06 nov. 2013.

4. Fazer o acesso ao site do Astah Community e baixar software Astah Community. Disponível em:< http://astah.net/editions/community>. Acesso em: 24 out. 2013.

5. Fazer acesso aos tutoriais do Astah Community. Disponível em: <

http://astah.net/tutorials >. Acesso em: 24 out. 2013. Faça leitura dos tutoriais para aprender a utilizar a ferramenta para produzir os digramas de casos de uso e de classe.

Page 6: 2014 1 Fundamentos de Analise Orientada a Objeto

Sistemas de Informação - 3ª Série - Fundamentos de Análise Orientada a Objetos

Pág. 6 de 11

Passo 3 (Equipe)

Fazer as seguintes atividades:

1. Construir, utilizando o Astah Community e com base na lista de requisitos funcionais acordados, o diagrama de casos de uso. Considere como exemplo de construção, o diagrama de casos de uso apresentado na Figura 1 abaixo:

Figura 1 – Exemplo de Diagrama de Casos de Uso (LARMAN, 2008)

Page 7: 2014 1 Fundamentos de Analise Orientada a Objeto

Sistemas de Informação - 3ª Série - Fundamentos de Análise Orientada a Objetos

Pág. 7 de 11

2. Construir, utilizando o Astah Community e com base na lista de requisitos funcionais acordados, o diagrama de classes. Considere como exemplo de construção, o diagrama de classes apresentado na Figura 2 abaixo:

Figura 2 – Exemplo de Domínio Conceitual usando Diagrama de Classes (LARMAN, 2008)

Passo 4 (Equipe)

Elaborar e entregar ao professor da disciplina um relatório com o nome de Relatório 2 – Modelagem Casos de Uso e Classe contendo as seguintes atividades desenvolvidas nos passos anteriores:

1. Resumo 2.1 – Casos de Uso; 2. Resumo 2.2 – Diagrama de Casos de Uso; 3. Resumo 2.3 – Diagramas de Classe UML; 4. Diagrama de Casos de Uso do sistema; 5. Diagrama de Classe do sistema.

Page 8: 2014 1 Fundamentos de Analise Orientada a Objeto

Sistemas de Informação - 3ª Série - Fundamentos de Análise Orientada a Objetos

Pág. 8 de 11

ETAPA 3 (tempo para realização: 05 horas)

� Aula-tema: Relacionamentos ou Associações (Agregação, Composição, Generalização/Especialização); Diagrama de Sequência (Troca de Mensagens entre Objetos). Atores, Linha de Vida, Mensagens.

Esta atividade é importante para que você realize a modelagem do sistema através do diagrama de sequência.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

1. Fazer a leitura sobre Diagramas de Sequência do livro (LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: Uma introdução a análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.) focando a leitura na definição de diagramas de sequência e seus componentes.

2. Fazer o Resumo 3.1 – Diagrama de Sequência, de pelo menos 1 página, com o conteúdo lido.

Passo 2 (Equipe)

1. Fazer a leitura do artigo Proposta de Utilização do Diagrama de Sequência para Definição de Casos de Teste de Unidade. Disponível em: <

https://drive.google.com/file/d/0B2k9x8w9Y2JfNG5Bek1COEN5OFU/edit?usp=sharing >. Acesso em: 24 out. 2013. Foque a leitura no uso de diagramas de sequência.

2. Fazer o Resumo 3.2 – Utilização do Diagrama de Sequência, de pelo menos 1 página, com o conteúdo lido.

Passo 3 (Equipe)

1. Construir, utilizando o Astah Community e com base na lista de requisitos funcionais acordados, o diagrama de sequência do sistema. Considere como exemplo de construção, o diagrama de casos de uso apresentado na Figura 3 abaixo:

Page 9: 2014 1 Fundamentos de Analise Orientada a Objeto

Sistemas de Informação - 3ª Série - Fundamentos de Análise Orientada a Objetos

Pág. 9 de 11

Figura 3 – Exemplo de Diagrama de Sequência derivado de casos de uso – cenário (LARMAN, 2008)

Passo 4 (Equipe)

Elaborar e entregar ao professor da disciplina um relatório com o nome de Relatório 3 – Modelagem Diagrama de Sequência contendo as seguintes atividades desenvolvidas nos passos anteriores:

1. Resumo 3.1 – Diagrama de Sequência; 2. Resumo 3.2 – Utilização do Diagrama de Sequência; 3. Diagrama de Sequência do sistema.

ETAPA 4 (tempo para realização: 05 horas)

� Aula-tema: Diagrama de Atividade. Atividade, nó de ação, fluxo de controle.

Esta atividade é importante para que você realize a modelagem do sistema através do diagrama de atividades.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

1. Fazer a leitura sobre Diagrama de Atividades do livro (LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: Uma introdução a análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.) focando a leitura na definição de diagrama de atividades e seus componentes.

2. Fazer o Resumo 4.1 – Diagrama de Atividades, de pelo menos 1 página, com o conteúdo lido.

Page 10: 2014 1 Fundamentos de Analise Orientada a Objeto

Sistemas de Informação - 3ª Série - Fundamentos de Análise Orientada a Objetos

Pág. 10 de 11

Passo 2 (Equipe)

1. Fazer a leitura do material de aula Diagrama de Atividades. Disponível em: <

https://drive.google.com/file/d/0B2k9x8w9Y2JfV29NZ1FKUGxvb2s/edit?usp=sharing >. Acesso em: 24 out. 2013. Foque a leitura no uso de diagramas de atividades.

2. Fazer o Resumo 4.2 – Componentes Diagrama de Atividades, de pelo menos 1 página, com o conteúdo lido.

Passo 3 (Equipe)

1. Construir, utilizando o Astah Community e com base na lista de requisitos funcionais acordados, o diagrama de atividades do sistema. Considere como exemplo de construção, o diagrama de casos de uso apresentado na Figura 4 abaixo:

Figura 4 – Exemplo de Diagrama de Atividades (LARMAN, 2008)

Passo 4 (Equipe)

Elaborar e entregar ao professor da disciplina um relatório com o nome de Relatório 4 – Modelagem Diagrama de Atividades contendo as seguintes atividades desenvolvidas nos passos anteriores:

Page 11: 2014 1 Fundamentos de Analise Orientada a Objeto

Sistemas de Informação - 3ª Série - Fundamentos de Análise Orientada a Objetos

Pág. 11 de 11

1. Resumo 4.1 – Diagrama de Atividades; 2. Resumo 4.2 – Componentes Diagrama de Atividades; 3. Diagrama de Atividades do sistema.

Padronização

O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT, com o seguinte padrão (exceto para produções finais não textuais):

• em papel branco, formato A4; • com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; • fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; • espaçamento de 1,5 entre linhas; • se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com

um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas; • com capa, contendo:

• nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; • nome e RA de cada participante; • título da atividade; • nome do professor da disciplina; • cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

Para consulta completa das normas ABNT, acesse a Normalização de Trabalhos Acadêmicos

Anhanguera. Disponível em:

<http://issuu.com/normalizacao/docs/normaliza__o_para_trabalhos_acad_micos?e=8070144/2211159

>. Acesso em: 23 set. 2013.