2014 1 cst redes computadores 5 gerencia redes

7
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS CST em Redes de Computadores 5ª. Série Gerência de Redes A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução. A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional. AUTORIA: Renato Cividini Matthiesen Faculdade Anhanguera de Limeira

Upload: marcus-vinicius-sposito

Post on 29-Dec-2015

40 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2014 1 CST Redes Computadores 5 Gerencia Redes

ATIVIDADES PRÁTICAS

SUPERVISIONADAS

CST em Redes de Computadores

5ª. Série Gerência de Redes

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de

ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas

programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:

Favorecer a aprendizagem.

Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e

eficaz.

Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.

Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.

Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes

Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.

Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas

práticos relativos à profissão.

Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação

intelectual.

Para atingir estes objetivos a ATPS propõe um desafio e indica os passos a

serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.

A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as

competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida

profissional.

AUTORIA:

Renato Cividini Matthiesen

Faculdade Anhanguera de Limeira

Page 2: 2014 1 CST Redes Computadores 5 Gerencia Redes

CST em Redes de Computadores – 5ª Série – Gerência de Redes

Renato Cividini Matthiesen

Pág. 2 de 7

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.

Abrange ações de concepção, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas à informática e telecomunicações.

Desenvolve sistemas informatizados desde a especificação de requisitos até os testes de implantação, bem como as tecnologias de comutação, transmissão, recepção de dados que podem constituir-se em especificidades desse eixo.

Elabora, implanta, gerencia e mantém projetos lógicos e físicos de redes de computadores locais e de longa distância.

Promove conectividade entre sistemas heterogêneos, diagnóstico e solução de problemas relacionados à comunicação de dados, segurança de redes, avaliação de desempenho, configuração de serviços de rede e de sistema de comunicação de dados são áreas de desempenho desse profissional.

Produção Acadêmica Relatórios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas etapas. 1. Conceito de Gerência de Redes de Computadores. 2. Protocolos Básicos de Gerenciamento de Redes. 3. Gerentes e Agentes SNMP. 4. Gerenciamento de Inventário.

Participação Para a elaboração dessa atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em

equipes com o número de participantes definido pelo professor e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.

Padronização O material escrito solicitado nessa atividade deve ser produzido de acordo com as

normas da ABNT1, com o seguinte padrão: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonteTimes New Roman tamanho 12, cor preta; espaçamento de 1,5 entre linhas; se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com

um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas; com capa, contendo:

nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; título da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

1 Consultar o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em:

<http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Page 3: 2014 1 CST Redes Computadores 5 Gerencia Redes

CST em Redes de Computadores – 5ª Série – Gerência de Redes

Renato Cividini Matthiesen

Pág. 3 de 7

DESAFIO A existência de elementos heterogêneos nas redes de computadores formadas por

microcomputadores, roteadores, switches e servidores têm tornado o trabalho de gerenciamento de redes complexo. Cabe ao gerente de rede integrar e coordenar os elementos da rede de computadores (hardware, software, peopleware) para monitorar, testar, consultar, configurar, analisar, avaliar e controlar os recursos da rede. O objetivo final da gerência de redes é manter em operação todos esses elementos a fim de garantir o desempenho e a interoperabilidade entre os elementos da rede permitindo que os sistemas de informação possam ser utilizados de forma ininterrupta.

Para isso, conhecer o ambiente a ser gerenciado, entender as áreas de gerência, sua arquitetura, e seus protocolos é fundamental para aqueles que desejam obter sucesso no trabalho de gerenciamento. Atualmente, o gerente de rede pode contar com uma série de ferramentas integradas que lhe auxiliam na tarefa de gerenciamento.

Este desafio propõe que seja realizado o trabalho de monitoração e controle de um sistema de rede local de computadores (LAN – Local Area Network) para uma empresa com cinco departamentos (com um total de 2 servidores e 50 estações de trabalho). O resultado da atividade será a elaboração da documentação do estudo de caso e das atividades desenvolvidas pela equipe de gerenciamento da rede e deverá conter os seguintes documentos (descritos em relatórios):

1. Conceito de Gerência de Redes de Computadores. 2. Protocolos Básicos de Gerenciamento de Redes. 3. Gerentes e Agentes SNMP. 4. Gerenciamento de Inventário.

Objetivo do Desafio Elaboração de um documento composto por quatro relatórios com informações sobre

monitoração e controle de um sistema de rede local de computadores (LAN – Local Area Network) para uma empresa.

ETAPA1 (tempo para realização: 5 horas)

Aulas tema: Gerenciamento de Redes. Áreas Funcionais da Gerência.

Esta atividade é importante para que você entenda o que é Gerência de Redes, sua arquitetura e suas áreas funcionais e conheça os potenciais problemas para serem gerenciados em uma rede de computadores. Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

PASSOS Passo 1 (Aluno)

Ler o capítulo do livro texto ou complementar que faz uma introdução a Gerência de Redes e sobre as Áreas Funcionais da Gerência.

Page 4: 2014 1 CST Redes Computadores 5 Gerencia Redes

CST em Redes de Computadores – 5ª Série – Gerência de Redes

Renato Cividini Matthiesen

Pág. 4 de 7

Passo 2 (Equipe)

Ler o artigo Introdução ao Gerenciamento de Redes TCP/IP. Disponível em: <http://www.rnp.br/newsgen/9708/n3-2.html>. Disponível também no Google Docs em: <https://docs.google.com/file/d/0B9e1nJ9U5ACjTXdfYVFYYmREakU/edit?usp=sharing>. Acesso em: 22 mar. 2013. Passo 3 (Equipe)

Elaboraro Relatório 01: Conceito de Gerência de Redes de Computadores. Este relatório é uma introdução a Gerência de Redes de Computadores e sua importância em ambientes corporativos e deve conter os seguintes tópicos:

1.1 Conceito de Gerência de Redes: escrever uma introdução sobre a necessidade de realizar o correto gerenciamento de um sistema em rede.

1.2 Gerente de Redes: fazer uma descrição detalhada do papel do gerente de redes de computadores em uma empresa.

1.3 Áreas Funcionais do Gerenciamento de Redes: descreveras cinco áreas funcionais da Gerência de Redes de Computadores a seguir: Gerenciamento de Desempenho, Gerenciamento de Falhas, Gerenciamento de Configuração, Gerenciamento de Contabilização e Gerenciamento de Segurança.

1.4 Arquitetura do Gerenciamento de Redes: fazer uma descrição dos três componentes em uma arquitetura de gerenciamento de rede: A Rede Gerenciada, Os Dispositivos Gerenciados e o Protocolo de Gerenciamento de Rede.

1.5 Potenciais Problemas em Redes de Computadores: fazer a descrição de pelo menos cinco possíveis problemas em redes de computadores em cada um dos seguintes níveis: Nível Físico, Nível de Enlace, Nível de Rede e Nível de Aplicação.

1.6 Visão Geral sobre Gerenciamento de Redes TCP/IP: fazer um resumo do artigo lido sobre gerenciamento de redes TCP/IP.

ETAPA 2 (tempo para realização: 5 horas)

Aulas tema: Protocolos Básicos de Gerenciamento. Bases de Informação e Gerenciamento (MIB).

Esta atividade é importante para que você conheça os principais protocolos de gerenciamento de redes de computadores e entenda o que é MIB (Management Information Base). Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

PASSOS Passo 1 (Aluno)

Ler atentamente o capítulo do livro texto ou complementar que apresenta informações sobre os protocolos básicos de gerenciamento de redes de computadores.

Page 5: 2014 1 CST Redes Computadores 5 Gerencia Redes

CST em Redes de Computadores – 5ª Série – Gerência de Redes

Renato Cividini Matthiesen

Pág. 5 de 7

Passo 2 (Equipe)

Elaborar o Relatório 02: Protocolos Básicos de Gerenciamento de Redes. Este relatório deverá ser composto pelos seguintes tópicos:

2.1 Protocolo de Gerenciamento SNMP: apresentar um texto descrevendo o funcionamento (dos gerentes e agentes) do protocolo de gerenciamento de redes SNMP (Simple Network Management Protocol).

2.2 Segurança do SNMP: apresentar as características de segurança fornecidas pelo protocolo de gerenciamento de redes SNMPv3.

2.3 Bases de Informação e Gerenciamento (MIB): fazer a descrição do conceito de objetos MIB e apresente pelo menos cinco objetos MIB a serem gerenciados em uma rede de computadores.

2.4 Protocolo CMIP: apresentar a descrição e o funcionamento do protocolo de gerenciamento CMIP (Common Management InformationProtocol).

2.5 Protocolo CMOT: apresentar a descrição e o funcionamento do protocolo de gerenciamento de rede CMOT (Common Management Interface Protocol).

ETAPA 3 (tempo para realização: 5 horas)

Aula tema: Gerentes SNMP e RMON. Gerenciamento por Exceção. Gerenciamento por Delegação.

Esta atividade é importante para que você conheça ferramentas de software utilizadas para gerenciamento, monitoramento e controle de redes de computadores. Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

PASSOS Passo 1 (Aluno)

Fazer uma pesquisa em livros, revistas ou Internet sobre ferramentas de software de gerenciamento de redes de computadores. Passo 2 (Aluno)

Lero artigo: Uso de Agentes SNMP para monitoramento de servidos e equipamentos de

rede com mobilidade. O artigo está disponível em: <https://docs.google.com/fileview?id=0B5zZAtiBwoEXYWE5YWMyNGQtZjU2ZC00NTc1LWJmMjYtZDliYTUyYTQ0NzQ3&hl=en>. Acesso em:11ago. 2011. Passo 3 (Equipe)

Fazer o Relatório 03: Gerentes e Agentes SNMP. Nesta etapa, o grupo deverá fazer um projeto de gerência de rede de computadores com os seguintes tópicos:

3.1 Softwares de Gerenciamento de Redes: fazer uma descrição e apresente pelo menos um exemplo de software de cada uma das cinco categorias de softwares de gerenciamento de redes a seguir: Agentes SNMP, Suítes de NMS (Network Management System), Gerenciadores de Componentes, Software de Análise de Tendência e Software de Suporte.

Page 6: 2014 1 CST Redes Computadores 5 Gerencia Redes

CST em Redes de Computadores – 5ª Série – Gerência de Redes

Renato Cividini Matthiesen

Pág. 6 de 7

3.2 Monitoramento Remoto: apresentar um texto descrevendo as características do RMON (Remote Monitoring) em sistemas de gerenciamento de redes.

3.3 Gerentes e Agentes SNMP: apresentar um texto descrevendo as características de pelo menos três ferramentas de software de gerenciamento de redes. Exemplos: Nagios, disponível em:<http://www.nagios.org>, MRTG disponível em:<http://oss.oetiker.ch/mrtg> e NMAP disponível em: <http://nmap.org>.Acessos em:11ago. 2011.

3.4 Instalação do Nagios: apresentar um texto que explique os passos para a instalação e configuração do software Nagios usado para monitoramento de hosts e serviços. Para realizar a instalação e configuração do software, o grupo deverá executar o sistema operacional Linux diretamente no computador ou em um sistema de virtualização (VMWare, VitualBox, ou o sistema instalado no laboratório de informática de sua faculdade).

3.5 Relatórios do Nagios: apresentar pelo menos um relatório extraído da ferramenta de gerenciamento de redes Nagios referente às informações coletadas em uma rede de computadores.

ETAPA 4 (tempo para realização: 5 horas)

Aula tema: Gerenciamento de Inventário e Configuração.

Esta atividade é importante para que você conheça a área de Gerência de Inventários e como configurar o software de inventário OCS Inventory. Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

PASSOS Passo 1 (Aluno)

Fazer uma pesquisa em livros, revistas ou na Internet sobre as características do software OCS Inventory. Disponível em:<http://wiki.ocsinventory-ng.org>. Acesso em:11ago. 2011. Em seguida faça o download do software. Passo 2 (Equipe)

Elaborar o Relatório 04: Gerenciamento de Inventário. Este relatório deverá ser elaborado descrevendo a área de Gerência de Inventário se sua importância na Gerência de Redes. Além disso, o relatório deve conter os passos da instalação e configuração do OCS Inventory, software para gerenciamento de inventário. O grupo pode optar em utilizar qualquer tipo de sistema operacional (Windows ou Linux). Pode-se utilizar também sistemas de virtualização (VMWare, VitualBox, Microsoft Virtual PC) para realizar as instalações e testes. Este relatório deve conter os seguintes tópicos:

4.1 Gerência de Inventário: fazer um texto descrevendo o que vem a ser a Gerência de Inventário e qual sua importância na área de Gerência de Redes.

4.2 Instalação do Software de Inventário: fazer um texto descrevendo os passos para a instalação e a configuração do software de inventário OCS Inventory.

Page 7: 2014 1 CST Redes Computadores 5 Gerencia Redes

CST em Redes de Computadores – 5ª Série – Gerência de Redes

Renato Cividini Matthiesen

Pág. 7 de 7

4.3 Levantamento das Informações: fazer um texto descrevendo as informações levantadas de equipamentos em uma rede de computadores utilizando o software OCS Inventory.

Livro Texto da Disciplina LOPES, Raquel. Melhores Práticas para Gerência de Redes de Computadores. 1ª ed. Rio de Janeiro: CAMPUS, 2003.