2014 1 atps fundamentos de analise orientada a objeto

Upload: gabriellopessilva

Post on 17-Oct-2015

328 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

    CST em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas

    3 Srie Fundamentos de Anlise Orientada a Objetos

    A Atividade Prtica Supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de

    ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo

    professor, e que tem por objetivos:

    Favorecer a autoaprendizagem do aluno.

    Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado.

    Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo.

    Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas para o exerccio

    profissional.

    Promover a aplicao da teoria na soluo de situaes que simulam a

    realidade.

    Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem

    Para atingir estes objetivos, a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem

    percorridos ao longo do semestre para a sua soluo.

    Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida

    profissional.

    AUTORIA: Thiago Salhab Alves

    Faculdade Anhanguera de Santa Brbara

    .

  • CST em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas - 3 Srie - Fundamentos de Anlise Orientada a Objetos

    Pg. 2 de 11

    COMPETNCIAS E HABILIDADES

    Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.

    Capacidade para iniciar, projetar, desenvolver, implementar, validar e gerenciar solues usando a tecnologia de computao em organizaes privadas e pblicas, aplicando metodologias para anlise e desenvolvimento de projetos de sistemas;

    Capacidade para levantar dados e empreender uma abordagem sistmica no trato dos problemas de distribuio da informao;

    Competncia para identificar, analisar e documentar oportunidades, problemas e necessidades passveis de soluo via computao, e para empreender na concretizao desta soluo.

    Participao Esta atividade ser, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte,

    pelo grupo. Para tanto, os alunos devero: organizar-se, previamente, em equipes de 2 a 5 participantes; entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e observar, no decorrer das etapas, as indicaes: Individual e Equipe.

    DESAFIO

    De acordo com LARMAN (2008), a anlise tem por objetivo investigar um determinado problema e seus requisitos. Na Anlise Orientada a Objeto a nfase encontrar e descrever objetos no domnio do problema. A Anlise Orientada a Objetos busca determinar a descrio do domnio a partir da perspectiva dos objetos, identificando conceitos, atributos e associaes que so de interesse para o sistema.

    A Empresa Area VOEBEM est encontrando dificuldades para o gerenciamento dos seus passageiros, bagagens e caractersticas tcnicas de suas aeronaves e necessita de um sistema de gesto que permita controlar a lista de voos dirios e de passageiros por vos, realize a reserva de assentos e liberao para taxiamento das aeronaves, controle de armazenamento das bagagens no compartimento de carga e levantamento das rotas de voos.

    Neste desafio, a sua equipe dever realizar contribuir com a empresa VOEBEM, realizando a especificao dos requisitos, anlise e projeto de uma soluo computacional para solucionar as dificulades enfrentadas. Deve-se adotar a UML (Linguagem de Modelagem Unificada para especificar, construir e documentar os artefatos dos sistemas que deseja automatizar alguns processos adotados pela empresa.

    Objetivo do desafio

    Realizar a anlise orientada a objetos, especificao dos requisitos e projeto de uma soluo computacional para a companhia area VOEBEM, permitindo controle de voos e

  • CST em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas - 3 Srie - Fundamentos de Anlise Orientada a Objetos

    Pg. 3 de 11

    passageiros, reserva de assentos e liberao para taxiamento de aeronaves, controle de armazenamento das bagagens e levantamento das rotas de voos. Livro Texto da disciplina A produo desta ATPS fundamentada no livro-texto da disciplina, que dever ser utilizado para soluo do desafio: LARMAN, Craig. Utilizando UML e padres: Uma introduo a anlise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

    ETAPA 1 (tempo para realizao: 05 horas)

    Aula-tema: Introduo ao Levantamento e Anlise de Requisitos Orientados a Objetos; Apresentao da UML. Abordagem resumida dos diagramas UML. Apresentao de Ferramenta para modelagem de dados.

    Esta atividade importante para que voc conhea e aplique os conceitos de anlise de requisitos orientados a objetos para elicitao, anlise, especificao e validao dos requisitos para o sistema computacional da empresa VOEBEM.

    Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

    PASSOS

    Passo 1 (Equipe)

    1. Fazer a leitura sobre Anlise e Projeto Orientado a Objetos; Processos de Desenvolvimento de Software do livro (LARMAN, Craig. Utilizando UML e padres: Uma introduo a anlise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.) focando a leitura nos conceitos de projeto e anlise orientado a objetos, UML e Processos de Desenvolvimento de Software.

    2. Fazer o Resumo 1.1 - Anlise e Projetos Orientado a Objetos, de pelo menos 1 pgina, com o contedo lido.

    3. Fazer a leitura do material de aula: Conceitos Gerais de Engenharia de Software Disponvel em: . Acesso em: 23 out. 2013. Busque compreender os mtodos de Engenharia de Software, processos de software e modelos de processo de software.

    4. Fazer o Resumo 1.2 Conceitos Gerais de Engenharia de Software, de pelo menos 1 pgina, com o contedo lido.

    Passo 2 (Equipe)

    1. Fazer a leitura sobre Concepo de Requisitos, Elicitao e Tipos de Requisitos do livro (LARMAN, Craig. Utilizando UML e padres: Uma introduo a anlise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.) focando a leitura em como realizar a concepo de um software, como elicitar requisitos, tipos de requisitos.

  • CST em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas - 3 Srie - Fundamentos de Anlise Orientada a Objetos

    Pg. 4 de 11

    2. Fazer o Resumo 1.3 Concepo, Elicitao e Tipos de Requisitos, de pelo menos 1 pgina, com o contedo lido.

    3. Fazer a leitura do material de aula: Engenharia de Requisitos Disponvel em: < https://docs.google.com/file/d/0B2k9x8w9Y2JfNjFEV3FTTHJyYTA/edit?usp=sharing >. Acesso em: 23 out. 2013, focando a leitura nas prticas de engenharia de requisitos, requisitos funcionais e no funcionais.

    4. Fazer o Resumo 1.4 Engenharia de Requisitos, de pelo menos 1 pgina com o contedo lido.

    Passo 3 (Equipe)

    Fazer as seguintes atividades com base nos contedos lidos:

    1. Realizar a Elicitao dos Requisitos para a soluo computacional da empresa area VOEBEM, considerando nesta etapa a anlise de sistemas correlatos existentes, discusso com potenciais usurios e utilizando as tcnicas de elicitao aprendidas para auxiliar nesta etapa. Produzir uma listagem informal dos requisitos obtidos.

    2. Realizar a Anlise dos Requisitos que foram elicitados buscando encontrar possveis problemas na declarao informal dos requisitos.

    3. Realizar a Especificao dos Requisitos, produzindo uma tabela de Requisitos Funcionais e No Funcionais. Considerar como exemplo para a construo da tabela, os requisitos funcionais e no funcionais apresentados Tabela 1 e 2 abaixo:

    Tabela 1. Exemplo de Requisitos Funcionais de Sistema de Gesto Mdica RF1. O software deve permitir que o Auxiliar de Escritrio efetue o cadastro (incluso, excluso,

    alterao) de Fichas Mdicas.

    RF2. O software deve permitir que o Auxiliar de Escritrio efetue o bloqueio de uma Ficha Mdica que no possa ser mais alterada, apenas consultada.

    RF3. O software deve garantir que apenas usurios autenticados tenham acesso ao sistema

    RF3. O software deve permitir que usurios possam recuperar sua senha

    Tabela 2. Exemplo de Requisitos No Funcionais de Sistema de Gesto Mdica RNF1. As informaes devem passar por processo de backup ao menos 1 vez por dia

    RNF2. O sistema deve ser intuitivo ao ponto de novos usurios serem treinados em no mximo 3 dias.

    4. Fazer a validao dos requisitos funcionais e no funcionais especificados e produza a

    lista de requisitos funcionais e no funcionais acordados. Passo 4 (Equipe) Elaborar e entregar ao professor da disciplina um relatrio com o nome de Relatrio 1 Anlise dos Requisitos contendo as seguintes atividades desenvolvidas nos passos anteriores:

    1. Resumo 1.1 - Anlise e Projetos Orientado a Objetos; 2. Resumo 1.2 Conceitos Gerais de Engenharia de Software; 3. Resumo 1.3 Concepo, Elicitao e Tipos de Requisitos; 4. Resumo 1.4 Engenharia de Requisitos; 5. Listagem Informal dos Requisitos obtidos; 6. Listagem de Requisitos Funcionais e No Funcionais validados.

  • CST em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas - 3 Srie - Fundamentos de Anlise Orientada a Objetos

    Pg. 5 de 11

    ETAPA 2 (tempo para realizao: 05 horas)

    Aula-tema: Diagramas de Casos de Uso. Documentao dos Casos de Uso. Atores, Associaes (Incluso, Extenso); Diagramas de Classes e Objetos da UML.

    Esta atividade importante para que voc aplique os conceitos de Diagramas de Casos de Uso e Diagramas de Classes para modelagem, atravs da ferramenta case Astah Community, dos requisitos para o sistema computacional da empresa VOEBEM.

    Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

    PASSOS

    Passo 1 (Equipe)

    1. Fazer a leitura sobre Casos de Uso do livro (LARMAN, Craig. Utilizando UML e padres: Uma introduo a anlise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.) focando a leitura na definio de casos de uso e seus componentes.

    2. Fazer o Resumo 2.1 Casos de Uso, de pelo menos 1 pgina, com o contedo lido. 3. Fazer a leitura do material de aula: Diagrama de Casos de Uso. Disponvel em: <

    https://drive.google.com/file/d/0B2k9x8w9Y2JfOHFfN1B5R2g0LUk/edit?usp=sharing>. Acesso em: 23 out. 2013, buscando compreender a estrutura do diagrama de casos de uso, seus componentes e como utilizar para modelagem dos dados.

    4. Fazer o Resumo 2.2 Diagrama de Casos de Uso, de pelo menos 1 pgina, com o contedo lido.

    Passo 2 (Equipe)

    1. Fazer a leitura sobre Diagramas de Classe UML do livro (LARMAN, Craig. Utilizando UML e padres: Uma introduo a anlise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.) focando a leitura na definio de diagramas de classe e seus componentes.

    2. Fazer o Resumo 2.3 Diagramas de Classe UML, de pelo menos 1 pgina, com o contedo lido.

    3. Fazer a leitura do trabalho de concluso de curso: Desenvolvimento de um Sistema de Controle Acadmico. Disponvel em: . Acesso em: 06 nov. 2013.

    4. Fazer o acesso ao site do Astah Community e baixar software Astah Community. Disponvel em:< http://astah.net/editions/community>. Acesso em: 24 out. 2013.

    5. Fazer acesso aos tutoriais do Astah Community. Disponvel em: < http://astah.net/tutorials >. Acesso em: 24 out. 2013. Faa leitura dos tutoriais para aprender a utilizar a ferramenta para produzir os digramas de casos de uso e de classe.

  • CST em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas - 3 Srie - Fundamentos de Anlise Orientada a Objetos

    Pg. 6 de 11

    Passo 3 (Equipe)

    Fazer as seguintes atividades:

    1. Construir, utilizando o Astah Community e com base na lista de requisitos funcionais acordados, o diagrama de casos de uso. Considere como exemplo de construo, o diagrama de casos de uso apresentado na Figura 1 abaixo:

    Figura 1 Exemplo de Diagrama de Casos de Uso (LARMAN, 2008)

  • CST em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas - 3 Srie - Fundamentos de Anlise Orientada a Objetos

    Pg. 7 de 11

    2. Construir, utilizando o Astah Community e com base na lista de requisitos funcionais acordados, o diagrama de classes. Considere como exemplo de construo, o diagrama de classes apresentado na Figura 2 abaixo:

    Figura 2 Exemplo de Domnio Conceitual usando Diagrama de Classes (LARMAN, 2008)

    Passo 4 (Equipe)

    Elaborar e entregar ao professor da disciplina um relatrio com o nome de Relatrio 2 Modelagem Casos de Uso e Classe contendo as seguintes atividades desenvolvidas nos passos anteriores:

    1. Resumo 2.1 Casos de Uso; 2. Resumo 2.2 Diagrama de Casos de Uso; 3. Resumo 2.3 Diagramas de Classe UML; 4. Diagrama de Casos de Uso do sistema; 5. Diagrama de Classe do sistema.

  • CST em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas - 3 Srie - Fundamentos de Anlise Orientada a Objetos

    Pg. 8 de 11

    ETAPA 3 (tempo para realizao: 05 horas)

    Aula-tema: Relacionamentos ou Associaes (Agregao, Composio, Generalizao/Especializao); Diagrama de Sequncia (Troca de Mensagens entre Objetos). Atores, Linha de Vida, Mensagens.

    Esta atividade importante para que voc realize a modelagem do sistema atravs do diagrama de sequncia.

    Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

    PASSOS

    Passo 1 (Equipe)

    1. Fazer a leitura sobre Diagramas de Sequncia do livro (LARMAN, Craig. Utilizando UML e padres: Uma introduo a anlise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.) focando a leitura na definio de diagramas de sequncia e seus componentes.

    2. Fazer o Resumo 3.1 Diagrama de Sequncia, de pelo menos 1 pgina, com o contedo lido.

    Passo 2 (Equipe)

    1. Fazer a leitura do artigo Proposta de Utilizao do Diagrama de Sequncia para Definio de Casos de Teste de Unidade. Disponvel em: < https://drive.google.com/file/d/0B2k9x8w9Y2JfNG5Bek1COEN5OFU/edit?usp=sharing >. Acesso em: 24 out. 2013. Foque a leitura no uso de diagramas de sequncia.

    2. Fazer o Resumo 3.2 Utilizao do Diagrama de Sequncia, de pelo menos 1 pgina, com o contedo lido.

    Passo 3 (Equipe)

    1. Construir, utilizando o Astah Community e com base na lista de requisitos funcionais acordados, o diagrama de sequncia do sistema. Considere como exemplo de construo, o diagrama de casos de uso apresentado na Figura 3 abaixo:

  • CST em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas - 3 Srie - Fundamentos de Anlise Orientada a Objetos

    Pg. 9 de 11

    Figura 3 Exemplo de Diagrama de Sequncia derivado de casos de uso cenrio (LARMAN, 2008)

    Passo 4 (Equipe)

    Elaborar e entregar ao professor da disciplina um relatrio com o nome de Relatrio 3 Modelagem Diagrama de Sequncia contendo as seguintes atividades desenvolvidas nos passos anteriores:

    1. Resumo 3.1 Diagrama de Sequncia; 2. Resumo 3.2 Utilizao do Diagrama de Sequncia; 3. Diagrama de Sequncia do sistema.

    ETAPA 4 (tempo para realizao: 05 horas)

    Aula-tema: Diagrama de Atividade. Atividade, n de ao, fluxo de controle.

    Esta atividade importante para que voc realize a modelagem do sistema atravs do diagrama de atividades.

    Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

    PASSOS

    Passo 1 (Equipe)

    1. Fazer a leitura sobre Diagrama de Atividades do livro (LARMAN, Craig. Utilizando UML e padres: Uma introduo a anlise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.) focando a leitura na definio de diagrama de atividades e seus componentes.

    2. Fazer o Resumo 4.1 Diagrama de Atividades, de pelo menos 1 pgina, com o contedo lido.

  • CST em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas - 3 Srie - Fundamentos de Anlise Orientada a Objetos

    Pg. 10 de 11

    Passo 2 (Equipe)

    1. Fazer a leitura do material de aula Diagrama de Atividades. Disponvel em: < https://drive.google.com/file/d/0B2k9x8w9Y2JfV29NZ1FKUGxvb2s/edit?usp=sharing >. Acesso em: 24 out. 2013. Foque a leitura no uso de diagramas de atividades.

    2. Fazer o Resumo 4.2 Componentes Diagrama de Atividades, de pelo menos 1 pgina, com o contedo lido.

    Passo 3 (Equipe)

    1. Construir, utilizando o Astah Community e com base na lista de requisitos funcionais acordados, o diagrama de atividades do sistema. Considere como exemplo de construo, o diagrama de casos de uso apresentado na Figura 4 abaixo:

    Figura 4 Exemplo de Diagrama de Atividades (LARMAN, 2008)

    Passo 4 (Equipe)

    Elaborar e entregar ao professor da disciplina um relatrio com o nome de Relatrio 4 Modelagem Diagrama de Atividades contendo as seguintes atividades desenvolvidas nos passos anteriores:

  • CST em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas - 3 Srie - Fundamentos de Anlise Orientada a Objetos

    Pg. 11 de 11

    1. Resumo 4.1 Diagrama de Atividades; 2. Resumo 4.2 Componentes Diagrama de Atividades; 3. Diagrama de Atividades do sistema.

    Padronizao

    O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT, com o seguinte padro (exceto para produes finais no textuais):

    em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com

    um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo:

    nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

    Para consulta completa das normas ABNT, acesse a Normalizao de Trabalhos Acadmicos Anhanguera. Disponvel em:

    . Acesso em: 23 set. 2013.