2014 1 2 dp iii manhã cópia

4
FUNDAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FACULDADE DE DIREITO Credenciada pela Portaria MEC n.º 3.640, de 17/10/2005 – DOU de 20/10/2005. CURSO DE DIREITO - BACHARELADO Reconhecido pela Portaria MEC n.º 444, de 1º de novembro de 2011 – DOU de 3/11/2011. TRABALHO – EXERCÍCIO - PARA G-2 – PENAL III - MANHÃ Nome: ___________________________________________________________ _____ 1. Elder e Arno, armados com pistolas, assaltaram um ônibus com 45 passageiros, que iriam para o Paraguai fazer compras. Todos os passageiros foram ameaçados e morte e tiverem seus bens subtraídos. Analise os fatos e indique a tipificação penal para os agentes. Roubo, majorado pelo uso de arma e pelo concurso de pessoas (art. 157, § 2º, I e II), em concurso formal de crimes (art. 70) 2. Como se distingue o crime de extorsão mediante sequestro (art. 159) do crime de extorsão com sequestro relâmpago (art. 158, § 3º)? No crime de extorsão com sequestro relâmpago, o agente vale-se da restrição da liberdade da vítima para, com isso, constrange-la a realizar algo que somente ela pode fazer, p. ex., utilizar a senha bancária para sacar dinheiro de sua conta. Já no crime de extorsão mediante sequestro, o agente restringe a liberdade da vítima para, mediante condição ou preço do resgate, libertá-la. 3. Sacar mensalmente o dinheiro referente à aposentadoria de pessoa que está falecida e que está sendo pago indevidamente pelo INSS, configura qual crime? É crime permanente, continuado ou crime único? A conduta mencionada caracteriza o crime de estelionato - majorado pelo § 3º por dar-se contra o INSS, entidade autárquica da Previdência Social -, pois o agente induz a vítima (Previdência Social) ao erro, para, em prejuízo dela, receber vantagem indevida (aposentadoria do falecido). Trata-se de crime continuado, pois segundo Luiz Flávio Gomes, “em cada parcela indevida recebida há uma lesão patrimonial. Sendo assim, um resultado jurídico autônomo em relação a cada ato de recebimento injusto”. "Deste modo, incide o concurso de delitos na modalidade de continuidade delitiva, devendo os crimes subsequentes ser havidos como continuação do primeiro", conforme Flávio Cruz Prates. 4. Assinale CERTO ou ERRADO. A ( F ) Cheque sem fundos, emitido por agente que teve sua conta encerrada anteriormente à emissão (sabedor desta situação), tipifica o crime do art. 171, § 2º, VI, do Código Penal.

Upload: bernardo-teixeira

Post on 28-Jan-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

2014 1 2 Dp III Manhã Cópia

TRANSCRIPT

Page 1: 2014 1 2 Dp III Manhã Cópia

FUNDAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICOFACULDADE DE DIREITO

Credenciada pela Portaria MEC n.º 3.640, de 17/10/2005 – DOU de 20/10/2005. 

CURSO DE DIREITO - BACHARELADOReconhecido pela Portaria MEC n.º 444, de 1º de novembro de 2011 – DOU de

3/11/2011.

TRABALHO – EXERCÍCIO - PARA G-2 – PENAL III - MANHÃNome: ________________________________________________________________1. Elder e Arno, armados com pistolas, assaltaram um ônibus com 45 passageiros, que iriam para o Paraguai fazer compras. Todos os passageiros foram ameaçados e morte e tiverem seus bens subtraídos. Analise os fatos e indique a tipificação penal para os agentes.

Roubo, majorado pelo uso de arma e pelo concurso de pessoas (art. 157, § 2º, I e II), em concurso formal de crimes (art. 70)

2. Como se distingue o crime de extorsão mediante sequestro (art. 159) do crime de extorsão com sequestro relâmpago (art. 158, § 3º)?

No crime de extorsão com sequestro relâmpago, o agente vale-se da restrição da liberdade da vítima para, com isso, constrange-la a realizar algo que somente ela pode fazer, p. ex., utilizar a senha bancária para sacar dinheiro de sua conta. Já no crime de extorsão mediante sequestro, o agente restringe a liberdade da vítima para, mediante condição ou preço do resgate, libertá-la.

3. Sacar mensalmente o dinheiro referente à aposentadoria de pessoa que está falecida e que está sendo pago indevidamente pelo INSS, configura qual crime? É crime permanente, continuado ou crime único?

A conduta mencionada caracteriza o crime de estelionato - majorado pelo § 3º por dar-se contra o INSS, entidade autárquica da Previdência Social -, pois o agente induz a vítima (Previdência Social) ao erro, para, em prejuízo dela, receber vantagem indevida (aposentadoria do falecido). Trata-se de crime continuado, pois segundo Luiz Flávio Gomes, “em cada parcela indevida recebida há uma lesão patrimonial. Sendo assim, um resultado jurídico autônomo em relação a cada ato de recebimento injusto”. "Deste modo, incide o concurso de delitos na modalidade de continuidade delitiva, devendo os crimes subsequentes ser havidos como continuação do primeiro", conforme Flávio Cruz Prates. 4. Assinale CERTO ou ERRADO.A ( F ) Cheque sem fundos, emitido por agente que teve sua conta encerrada

anteriormente à emissão (sabedor desta situação), tipifica o crime do art. 171, § 2º, VI, do Código Penal.

B ( F ) A competência para o crime de estelionato mediante emissão de cheque sem fundos (171, § 2º, VI) é determinada pelo local de obtenção da vantagem, segundo o STF e STJ.

C ( F ) Cheque emitido como ordem de pagamento a vista, porém sem fundos, considera-se consumado o crime no momento da obtenção da vantagem pelo agente, segundo o STF.

D ( V ) Cheque pré-datado (constando como emissão data futura) dado em pagamento, não caracteriza crime.

E ( F ) Cheque com assinatura falsificada pelo próprio agente que o emitiu e, dando-o em pagamento de compras realizadas, configura dois crimes: falsificação de documento e crime de estelionato.

5. Quanto ao crime de moeda falsa, responda Certo ou Errado:( V ) A fotocópia perfeita de cédulas de Real, não configura o crime de moeda falsa.( V ) Se a moeda for grosseiramente falsificada, mas foi apta para enganar pessoa menos instruída, haverá crime de estelionato, e a competência para este crime é da justiça estadual.

Page 2: 2014 1 2 Dp III Manhã Cópia

( V ) Se a falsificação grosseira não tiver aptidão para enganar qualquer pessoa, haverá a situação de crime impossível.( F ) A falsificação de Título do Tesouro Nacional (no valor de R$ 5 milhões, por exemplo) configura o mesmo tipo penal da moeda falsa.( F ) Quem compra dinheiro falso, enquanto não o coloca em circulação, não comete crime.

6. Paulo mora no bairro São Luís em Canos e é vizinho de Alberto (casas geminadas). Com o objetivo de receber o valor de seguro, Paulo destruiu sua própria casa (de madeira), mediante utilização de substância inflamável. O fogo consumiu a casa em poucos minutos, todavia atingiu também a casa de seu vizinho Alberto, que estava dormindo e sob efeito de bebida alcoólica ingerida na noite anterior. Alberto só acordou quando as chamas já estavam atingindo seu corpo, mas não consegui sair da casa em razão da fumaça que o intoxicou e acabou morrendo no local. A perícia constatou que o incêndio foi provocado intencionalmente e testemunhas confirmam que foi Paulo quem ateou fogo na casa. Assim que a casa estava em chamas, Paulo acionou os bombeiros, que levaram considerável tempo para chegar ao local e não conseguiram evitar a tragédia. Indique a tipificação para o caso e justifique.

No caso em tela, aplica-se o disposto no art. 250, majorado pelo § 1º, I e combinado com o art. 258. Paulo não teve dolo de matar Alberto, somente de incendiar a sua própria casa para receber o seguro. Mediante esta ação, Paulo expôs a perigo a integridade física e o patrimônio de Alberto, dado que suas casas eram geminadas.

7. Ana e Bruno foram a Montevidéu a passeio. Para compensar os gastos de viagem, resolveram trazer, com o objetivo de vender aos colegas de trabalho, 50 caixas do medicamento HZX, utilizado em dietas de emagrecimentos. Esta medicamento não possui registro no Brasil e não possui indicação do local e do laboratório que o fabricou. Ana e Bruno foram detidos em barreira alfandegária no Chuí e o referido medicamento foi apreendido, e Ana e Bruno foram presos em flagrante. Qual é o crime e, por que?

O crime é o de importar produto sem registro no órgão de vigilância sanitária competente e de procedência ignorada, previsto no art. 273, § 1º, § 1º-A e § 1º-B, I e V, pois o produto em questão é um medicamento, medicamento este que não é proibido no Brasil, apenas não possui registro na ANVISA.

8. Portar, possuir, guardar, ter em depósito documentos falsos constitui crime? Por que?

Não, pois tais condutas não foram abarcadas pelo legislador na redação do tipo penal, que somente contempla a conduta de utilizar documento falso, devendo, portanto, o agente ter feito uso do documento para algum fim para que ocorra o crime.

9. Em relação ao crime de associação criminosa, previsto no art. 288 do CP, responda Certo ou Errado:( F ) Só se consuma com a prática efetiva dos crimes pretendidos pelos agentes.( F ) São necessários 4 ou mais agentes para se associarem com o fim específico de cometer crimes.( V ) É crime de perigo abstrato contra a paz pública, isto é, não depende de resultado naturalístico para sua consumação.( v ) No caso de associação para tráfico de drogas, bastam 2 ou mais agentes associados e não se aplica o art. 288 do CP.( V ) Se mais de 3 pessoas se reúnem para praticar um único crime, não se configura o crime de associação criminosa

10. Indique o tipo penal aplicável às seguintes condutas:

a) Maria, pretendendo adotar o filho de sua empregada Kenya, que já possui 11 filhos, sem seguir as vias legais, vai ao registro civil com duas testemunhas e registra o filho biológico de Kenya em seu nome: art. 242________________

b) José e Antônio transportam leite de produtores até à usina de industrialização. Com o objetivo de garantir lucros e evitar que o leite chegue estragado à usina, José e Antônio adicionam substâncias químicas nocivas à saúde, tais como soda cáustica, formol, cal virgem, etc.:art. 272_____________________

c) Flávio possui Carteira Nacional de Habilitação com vencimento em 12.01.2013. Não pretendendo fazer exames e gastar dinheiro com a renovação, resolve alterar a data, transformando o número 3 em 8: art. 297_______________

Page 3: 2014 1 2 Dp III Manhã Cópia

d) Fernanda foi convidada por seu chefe ERIC (diretor comercial da empresa KLK) para dar uma saída após o expediente. Fernanda nada respondeu. Mais tarde recebe e-mail funcional com os seguintes dizeres: “Tens até o final do expediente para decidir. Caso não queiras aceitar o convite, podes passar no departamento de pessoal, eles vão acertar tua transferência para o setor de limpeza”. art. 216-A___________________________

11. Relativamente aos crimes contra a dignidade sexual, responda Certo ou Errado:A ( V ) O crime de estupro pode ter como sujeito ativo e passivo tanto o homem quanto a mulher.B ( V ) Se o agente, mediante violência ou grave ameaça, praticar conjunção carnal e outro ato libidinoso com a mesma vítima, no mesmo contexto fático, responderá por crime único de estupro.C ( V ) Praticar conjunção carnal com pessoa menor de 18 e maior de 14 anos, com seu consentimento, só será crime se a pessoa estiver sendo vítima de exploração sexual ou prostituição.D ( F ) Padrasto que estupra enteada tem sua pena aumentada de metade, pela condição da vítima.E ( V ) Nos crimes definidos nos artigos 213 a 218-B a ação penal é pública incondicionada se a vítima é menor de 18 anos ou pessoa vulnerável.

12. Responda Certo ou ErradoA ( V* ) O funcionário Público que apresentar documentos falsos e receber valores a título de ressarcimento, referentes a despesas que não ocorreram, pratica o crime de peculato, na forma de desvio.B ( V ) O funcionário público que deixa de praticar ato de ofício, motivado por interesse ou sentimento pessoal, pratica o crime de prevaricação.C ( F ) O indivíduo que utiliza carteira de identificação falsa para identificar-se pratica o crime do art. 307 do CP.D ( F ) A falsidade do atestado médico (art. 302) é considerada material.