2013 baxter hospitalar ltda sustentabilidade na baxter · c panorama perfil da empresa a missão da...

16
2013 Sustentabilidade na Baxter Veja o relatório completo em: sustainability.baxter.com

Upload: vuongdieu

Post on 02-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2013 Baxter Hospitalar Ltda Sustentabilidade na Baxter · C Panorama Perfil da Empresa A missão da Baxter é salvar e prolongar vidas. Milhões de pessoas contam com esse compromisso

2013 Sustentabilidade na Baxter

Veja o relatório completo em: sustainability.baxter.com© Baxter International Inc., 2014. Todos os direitos reservados.

As questões discutidas neste brochura de Sustentabilidade na Baxter que não sejam fatos

históricos são declarações voltadas para o futuro, inclusive declarações com relação a

compliance e desempenho futuros da empresa. Essas declarações envolvem vários riscos e

incertezas. Muitos fatores podem afetar os resultados reais da empresa, fazendo com que os

resultados difiram, possivelmente de forma material, daqueles expressos nas declarações

voltadas para o futuro. Esses fatores incluem ações de órgãos regulatórios e outras autoridades

governamentais, inclusive a Food and Drug Administration dos EUA; o efeito de condições

econômicas; desenvolvimentos tecnológicos no campo da saúde; progressos em processos de

proteção ambiental; e outros fatores descritos de forma mais completa no Relatório Anual da

Baxter em Formulário 10-K e outros depósitos junto à Comissão de Valores Mobiliários dos

EUA, que estão disponíveis no site da empresa em www.baxter.com. A empresa se isenta de

qualquer obrigação de atualizar qualquer declaração voltada para o futuro.

Referências neste relatório à Baxter se referem coletivamente à Baxter International Inc. e suas subsidiárias internacionais e nos EUA.

Baxter, Feiba, Floseal, Science@Work e Vivia são marcas comerciais da Baxter International Inc.

Todos os demais produtos ou marcas comerciais que apareçam neste documento são propriedade dos seus respectivos proprietários.

Baxter Hospitalar Ltda

Rua Henri Dunant, 1.383, 12º andar,

Torre B - Santo Amaro

São Paulo, SP – CEP 04709-110

Serviço ao Cliente: 0800 012 5522

www.baxter.com.br

Ver Relatório Abrangente Online

O abrangente Relatório de Sustentabilidade 2013da Baxter online fornece detalhes expandidos sobreos programas e desempenho de sustentabilidade da empresa.

O relatório está disponível em sustainability.baxter.com

Page 2: 2013 Baxter Hospitalar Ltda Sustentabilidade na Baxter · C Panorama Perfil da Empresa A missão da Baxter é salvar e prolongar vidas. Milhões de pessoas contam com esse compromisso

C

Panorama

Perfil da EmpresaA missão da Baxter é salvar e prolongar vidas. Milhões de pessoas contam com esse compromisso todos os dias. Como uma empresa de saúde global e diversificada, a Baxter aplica uma combinação única de especialidade em equipamen-tos médicos, produtos farmacêuticos e biotecnologia para pesquisar e criar produtos que desenvolvam o cuidado com o paciente em todo o mundo. Os funcionários da Baxter estão focados em aumentar o acesso aos produtos da empresa, inovar em tecnologias e buscar colaborações criativas que tra-zem à vida à nossa missão para mais pacientes globalmente.

Sustentabilidade na BaxterO compromisso da Baxter com a sustentabilidade complementa a missão da empresa de salvar e prolongar vidas criando valor social, ambiental e econômico duradouro para todas as partes interessadas. Enquanto os esforços da Baxter englobam uma ampla variedade de áreas, a empresa reconhece a importância de ter prioridades claras para focar suas atividades. A Baxter tem nove prioridades de sustentabilidade com metas correspon-dentes, divididas em três categorias: Nosso Pessoal, Nossas Operações e Produtos, e Nosso Mundo (ver página 2). Essas prioridades refletem as questões de sustentabilidade que são mais materiais para a Baxter e as áreas nas quais a empresa está mais bem posicionada para causar um impacto positivo.

O Comitê de Sustentabilidade de nível executivo da Baxter defi-ne a estratégia de sustentabilidade de longo prazo da empresa e lidera os esforços da Baxter para integrar a sustentabilidade às suas atividades diárias. Os membros da Comissão patroci-nam as prioridades de sustentabilidade e são responsáveis, em conjunto com a gerência sênior, por obter progresso em direção às metas de 2015 da empresa. A comissão se encontra regula-mente para analisar o progresso em direção a metas definidas, discutir como tratar lacunas de desempenho e considerar oportunidades de sustentabilidade.

sustainability.baxter.com/sustainability/baxters-approach.html

A Baxter contratou a Bureau Veritas North America, Inc. (BVNA) para conduzir uma garantia independente de Ambiente, Saúde e Segurança (EHS), Cadeia de Fornecimento e seções selecionadas de Responsabilidade de Produto do Relatório de Sustentabilidade 2013 online e

conteúdo relativo nesta brochura. A BVNA também conduziu a verificação dos dados de emissão de gás de efeito estufa de Escopo 1, Escopo 2 e Escopo 3 da Baxter. A BVNA estabeleceu que seções marcadas com este sinal de verificação são exatas, confiáveis e sem erro material ou declaração falsa. Detalhes adicionais com relação à garantia e verificação são fornecidos no abrangente relatório online da Baxter.

G A R A N T I A / V E R I F I C A Ç Ã O

Page 3: 2013 Baxter Hospitalar Ltda Sustentabilidade na Baxter · C Panorama Perfil da Empresa A missão da Baxter é salvar e prolongar vidas. Milhões de pessoas contam com esse compromisso

1

Do Presidente e CEO

Prezados,A vitalidade da Baxter como uma empresa da área de saúde e nossa capacidade de honrar nossos compromissos com as partes interessa-das dependem de como acolhemos o novo. Isso inclui não apenas as inovações científicas que

definem nosso serviço para pacientes e provedores de saúde; também abrange novas formas de fazer negócio que desenvol-vem nossas metas como uma empresa de capital aberto e cidadã corporativa global.

Em março de 2014 anunciamos nossa intenção de lançar a parte de BioScience do nosso negócio como uma empresa totalmen-te independente. Ao traçar um novo curso como duas pessoas jurídicas separadas, as duas organizações serão colocadas em uma posição ainda mais forte para expandir o acesso global de pacientes a terapias atuais, introduzir novos produtos que tratam de necessidades não satisfeitas e concentrar em outras priorida-des e objetivos chave.

Estou seguro de que cada empresa irá construir sobre o nosso legado de desenvolvimento sustentável com base em práticas comerciais responsáveis para criar valor econômico, ambiental e social duradouros. Na realidade, este ano marca a 15a edição anual do relatório de sustentabilidade da Baxter, e, como você verá aqui, nosso compromisso permanece inabalável conforme lutamos para beneficiar nossa ampla base de partes interessadas.

Em 2013 a Baxter diminuiu a emissão de gás de efeito estufa, o uso de energia e o uso de água. Aumentamos o acesso do paciente em países em desenvolvimento a terapias líderes no mercado. Garantimos que nossos produtos sejam os primeiros em cena em comunidades atingidas por desastres. Ajudamos a desenvolver a educação de STEM para cultivar o futuro de inovação científica. Mesmo assim, para cada marco alcançado há mais oportunidades para fazer uma diferença para as comunidades a que servimos.

Nosso Comitê Executivo de Sustentabilidade está agora avaliando nossa estratégia à luz da estrutura corporativa em mudança e as expectativas das partes interessadas, e estamos atualizando nos-sas metas para refletir nossas aspirações.

Como sempre, as necessidades das partes interessadas nos inspiram a níveis ainda maiores de realização. Todos os dias nossos funcionários em todo o mundo estão focados em novas oportunidades para integrar os princípios de sustentabilidade entre nossas estratégias e operações – e eu os incito a manter o passo. Juntos iremos continuar criando um impacto para as futuras gerações na busca da nossa missão de salvar e prolongar vidas.

sustainability.baxter.com/sustainability/chairman-ceo-letter.html

Robert L. Parkinson, Jr. Junho de 2014

Page 4: 2013 Baxter Hospitalar Ltda Sustentabilidade na Baxter · C Panorama Perfil da Empresa A missão da Baxter é salvar e prolongar vidas. Milhões de pessoas contam com esse compromisso

2 sustainability.baxter.com/priorities-goals

Prioridades de Sustentabilidade da Baxtere Metas de 2015 (salvo se declarado de outra forma)

Nosso Pessoal páginas 4-6

A Baxter irá promover um ambiente de trabalho seguro e saudável

• Implementar os melhores programas criados para proteger a segurança e melhorar a saúde de funcionários que resulte em um desempenho entre os três melhores da indústria.

A Baxter irá promover um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado

• Criar e manter uma cultura inclusiva na qual ideias, antecedentes, experiências e perspectivas diversificadas sejam respeitadas e valorizadas.

A Baxter irá promover conduta ética e compliance legal

• Continuar a patrocinar práticas de vendas e de marketing internas e da indústria ao: » Implementar o Programa de Compliance de Saúde dos EUA

e o Programa Anticorrupção Internacional aprimorado da Baxter; e

» Trabalhar com sindicatos, organizações não governamentais e governos dos EUA e internacionais para harmonizar e implementar padrões sobre interações financeiras com provedores de saúde que levem em conta educação, pesquisa e diálogo apropriados sobre produtos e serviços e desencorajem incentivos inapropriados.

Nossas Operações e Produtos páginas 7-10

A Baxter irá conduzir uma cadeia de fornecimento sustentável

• Incorporar princípios sustentáveis ao programa de compras da Baxter.

• Reduzir a emissão de gás de efeito estufa da frota de veículos nos EUA da Baxter por quilômetro em 20% com referência a 2007.

A Baxter irá conduzir reduções em sua pegada de carbono

• Reduzir a emissão de gás de efeito estufa em 45% indexado à receita com referência a 2005.

• Aumentar o uso de energia renovável nas instalações em 20% (do total).

Page 5: 2013 Baxter Hospitalar Ltda Sustentabilidade na Baxter · C Panorama Perfil da Empresa A missão da Baxter é salvar e prolongar vidas. Milhões de pessoas contam com esse compromisso

3

Prioridades de Sustentabilidade da Baxtere Metas de 2015 (salvo se declarado de outra forma)

Nossas Operações e Produtos páginas 7-10

A Baxter irá conduzir reduções em seu uso de recurso natural.

• Reduzir o uso de energia em 30% indexado a receita com referência a 2005.

• Reduzir o uso de água em 35% indexado a receita com referência a 2005. Para ajudar a atingir isso, em 2010 avaliar bacias potencialmente vulneráveis associadas a instalações da Baxter e estabelecer metas agressivas de conservação de água para áreas de alto risco.

• Implementar dois projetos para ajudar a proteger bacias vulneráveis ou proporcionar a comunidades acesso aprimorado a água limpa.

• Reduzir a geração total de resíduos em 30% indexado à receita com referência a 2005.

• Eliminar 5.000 toneladas métricas de material de embalagem de produtos enviados para clientes da referência de 2007.

A Baxter irá conduzir acompanhamento responsável de aprimoramento de produto

• Promover a criação de produtos sustentáveis identificando e minimizando impactos de ciclo de vida e eliminando ou minimizando de forma proativa substâncias conhecidas que causem preocupação em novos produtos e embalagem, quando praticável.

• Identificar novas oportunidades de substituir, reduzir e refinar (3Rs) o uso de teste em animais.

Nosso Mundo páginas 11-12

A Baxter irá fortalecer o acesso à saúde por meio de desenvolvimento de produto e doações estratégicas de produto

• Criar um novo modelo de negócio para melhorar o acesso à saúde para a “base da pirâmide” (economias em desenvolvimento).

• Trabalhar com parceiros de doação para desenvolver e implementar um plano de doação estratégico de produto, começando em 2010, que inclua: ser o primeiro em cena após desastres e tragédias, contribuir com produtos mais necessários para estabilizar fornecimento, e contribuir com produtos mais necessários em economias menos desenvolvidas e em desenvolvimento.

A Baxter irá fortalecer o compromisso da empresa com a educação, especialmente matemática e ciências

• Facilitar o aprendizado de matemática e ciências por meio de educação em biotecnologia para professores e estudantes das Escolas Públicas de Chicago, e fazer parceria com outras organizações educacionais para proporcionar oportunidades semelhantes em outros locais.

Page 6: 2013 Baxter Hospitalar Ltda Sustentabilidade na Baxter · C Panorama Perfil da Empresa A missão da Baxter é salvar e prolongar vidas. Milhões de pessoas contam com esse compromisso

4

..

A Baxter Irá Promover um Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável É prioridade na Baxter fornecer locais de trabalho seguros e saudá-veis. A empresa busca modos de diminuir ainda mais o potencial de lesão e melhorar o bem estar. Durante o ano, continuou com estraté-gias chave para a cultura e desempenho de segurança.

Em comparação1 entre 141 empresas de saúde, o desempenho da Baxter ficou em segundo lugar em casos com taxa de dias perdidos2 em 2012, o ano mais recente em que existem dados de comparação. Esse ranking coloca a Baxter em curso para alcançar a meta de 2015. O desempenho geral de segurança da empresa desde 2005 melhorou signi-ficativamente. Comparado

com 2012, melhorou em 2% a taxa de casos registrados, em 38% os casos com taxa de dias perdidos, e em 46% a taxa de dias perdidos. No Brasil, a frequência de acidentes foi reduzida de 3,1% em 2012 para 1,5 % em 2013, e a diminuição da taxa de gravidade chegou a 18,6 %. A Baxter está lutando para atingir um local de trabalho com índice zero de dano.

A Baxter integra as seguintes estratégias para aprimorar sua cultura e desempenho de segurança:

•Tratando de perigos ergonômicos, uma fonte principal de lesão – no país existe o Programa de gestão em Ergonomia, a ginástica laboral, o rodízio de funções e também o Quick Massage.

•Reduzindo fontes de lesão de grande perigo através de programa de identificação de perigos e análises de riscos conforme norma OHSAS 18001.

• Implementando forças-tarefa de Estado Futuro de Segurança com o engajamento de líderes em estratégias de melhoria de segurança e no envolvimento de funcionários. No Brasil, algumas ferramentas disponíveis ajudam a contribuir para segurança e corrigir compor-tamentos, como os cartões de registro de incidentes e de diálogo de segurança. Existe ainda um Comitê de Saúde, Segurança e Meio ambiente para tratar do sistema de gerenciamento de EHS.

O BeWell@Baxter é o programa para iniciativas de saúde e bem-estar cuja base é o Perfil de Bem-Estar Pessoal, ferramenta online que fornece informações de risco à saúde individual e no nível da instalação - em 2013, ela foi completada por 29% dos funcionários mundialmente, e mais de 11.000 inseriram 175 mil horas de exercí-cio como parte do Desafio de Exercício BeWell@Baxter.

A preocupação com o bem estar também é foco no Brasil. Em 2013, foram realizados 853 audiometrias e uma série de exames médicos ocupacionais, além de campanhas de vacinação. Foram organizados treinamentos de EPI, lavagem das mãos, acidentes perfuro-cortantes e microbiológicos.

1 Dez das 14 empresas relataram dados de segurança à Mercer, três forneceram dados confor-me solicitado pela Baxter e uma relatou dados em seu site público.

2 A taxa de lesões ou doenças relativas a trabalho que fazem com que o funcionário perca pelo menos um dia completo após a data do incidente, por 100 funcionários em tempo integral trabalhando durante um ano.

sustainability.baxter.com/environment-health-safety

Funcionários da Baxter na China e seus filhos passam tempo ao ar livre empinando pipas durante o Mês de Desafio de Exercício BeWell@Baxter.

Page 7: 2013 Baxter Hospitalar Ltda Sustentabilidade na Baxter · C Panorama Perfil da Empresa A missão da Baxter é salvar e prolongar vidas. Milhões de pessoas contam com esse compromisso

5

..

A Baxter Irá Promover um Ambiente de Trabalho Inclusivo e Diversificado A Baxter acredita que uma cultura inclusiva e uma força de trabalho diversificada podem gerar inovação, criar parcerias de confiança com clientes, fornecedores e comunidades, e ao final contribuir para o sucesso e sustentabilidade do negócio. Para dar suporte a isso, uma das Expectativas de Liderança da empresa – respeito por indivíduos e contribuições diversas de todos – é um valor compartilhado que se espera de todos os funcionários.

A Baxter está focada no aumento da diversidade étnica e de gênero em toda a empresa. O Conselho de Inclusão Global da Baxter fornece liderança de pensamento, orientação e suporte para aprimorar a cultura inclusiva da empresa, e colabora com os negócios, regiões e funções da Baxter globalmente para desenvolver planos de inclusão local.

Em 2013 a Baxter estabeleceu três Grupos de Recurso de Negócio (BRGs) adicionais, Baxter EnAbles (para funcionários que vivem com deficiências físicas, sensoriais ou cognitivas, ou que dão suporte àqueles que as possuem), BaxVets (para funcionários que serviram ou servem nas forças armadas) e Profissionais em Início de Carreira (para funcionários nos estágios iniciais de suas carreiras), de um total de oito. A empresa também começou a expansão global de vários BRGs. Patrocinados por membros da gerência executiva da Baxter, os BRGs proporcionam um fórum para funcionários desenvolverem aptidões, fortalecerem relacio-namentos entre funcionários, aprimorarem conexões multiculturais tanto dentro como fora da empresa, e darem suporte a iniciativas chave do negócio.

A empresa também continua a estender seus esforços de inclu-são e diversidade no mercado. O programa de diversidade de fornecedor desenvolve relacionamentos mutuamente benéficos com diversos e pequenos fornecedores, e está fazendo parce-rias com os BRGs para aprimorar seus esforços.

A Baxter no Brasil possui uma série de atividades para promo-ver um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado, como treinamento de Administração do Tempo para funcionários PcDs, reconhecimento de dois funcionários PcDs no Programa de Alta Performance de Manufatura, presença de intérprete de libras em todas as reuniões e treinamentos com funcionários PcDs, além da realização de focus group sobre Inclusão.

Grupos de Recurso de Negócio da Baxter dão suporte a metas de negócio da empresa e visam a aprimorar crescimento pessoal e entendimento multicultural ao mesmo tempo em que fortalece relacionamentos entre funcionários e partes interessadas.

sustainability.baxter.com/employees

Page 8: 2013 Baxter Hospitalar Ltda Sustentabilidade na Baxter · C Panorama Perfil da Empresa A missão da Baxter é salvar e prolongar vidas. Milhões de pessoas contam com esse compromisso

6

A Baxter Irá Promover Conduta Ética e Compliance Legal A corrupção apresenta um desafio significativo para a econo-mia global e pode colocar em risco empresas de saúde e pa-cientes. É um impedimento para desenvolvimento sustentável, aumenta a desigualdade, enfraquece instituições públicas e di-minui o crescimento econômico. A corrupção no setor de saúde destrói a confiança de pacientes e outras partes interessadas, aumenta o custo de se fazer negócio, e representa riscos legais e de reputação significativos.

O abrangente Código de Conduta, políticas, treinamento e outros pro-gramas da Baxter estabelecem as expectativas e governam a conduta apropriada dos funcionários. A empresa tem um foco na promo-ção de práticas éticas de vendas e marketing nos Estados Unidos e no exterior. A Baxter encoraja funcionários a buscar orientação e relatar preocupações por meio de canais formais para evitar tomada

de decisão inapropriada ou ações que possam violar os padrões éticos e de compliance da empresa.

A Baxter está aprimorando suas políticas que governam a forma como a empresa, seus funcionários e terceiros intera-gem com a comunidade médica. Isso inclui investimentos em novos sistemas e programas que suportam melhor o geren-ciamento, a transparência e o controle dessas interações. A Baxter continuou a implementação global de sua Política Anticorrupção Internacional de Terceiros durante 2013, com ênfase em parceiros de negócio que façam interface com agências governamentais e profissionais de saúde que não são dos EUA. A empresa também continuou a aprimorar seu programa de treinamento anticorrupção baseado em risco, o Compliance Fitness, expandindo workshops intensivos para equipes funcionais e comerciais em mercados selecionados de alto risco.

A Baxter trabalha com várias associações comerciais interna-cionais e dos EUA para harmonizar e implementar padrões, inclusive com as Associações de Empresas da China, com a Comissão de Associação Farmacêutica baseada em P&D de Investimento Estrangeiro, a Federação Europeia de Indústrias e Associações Farmacêuticas, Eucomed, e a Associação Mexicana de Indústrias de Equipamentos Médicos Inovadores. Além disso, as equipes de Ética e Compliance da China e Ásia Pacífico da Baxter participaram de uma força-tarefa do Conselho de Associação de Tecnologia Médica Avançada da China (AdvaMed) para desenvolver um Código de Conduta da indústria para as operações na China das empresas membros.

sustainability.baxter.com/governance-ethics-compliance

Page 9: 2013 Baxter Hospitalar Ltda Sustentabilidade na Baxter · C Panorama Perfil da Empresa A missão da Baxter é salvar e prolongar vidas. Milhões de pessoas contam com esse compromisso

7

A Baxter Irá Conduzir uma Cadeia de Fornecimento Sustentável Os esforços da Baxter para conduzir uma cadeia de forneci-mento sustentável diminuem o risco para a empresa, encorajam a inovação por meio de colaboração com o fornecedor e reduz impactos ambientais. A empresa envolve seus fornecedores em questões chave de sustentabilidade como uso de energia, emissão de gás de efeito estufa (GHG) e redução de resíduos na cadeia de valor. A Baxter também foca em fornecimento responsável, o que inclui tratar de regulamentos de minerais de conflito, promover padrões de direitos humanos e reduzir impactos ambientais associados a matérias-primas.

Em 2013 a Baxter se juntou à Iniciativa de Cadeia de Forneci-mento Farmacêutico, um grupo do setor de saúde que promove aquisição responsável. A empresa também conduziu sua quinta pesquisa anual de sustentabilidade de fornecedor para coletar informações de referência sobre programas e desempenho de fornecedores. Também envolveu fornecedores para determi-nar a fonte de materiais e conteúdo químico de substâncias e peças utilizadas em produtos da Baxter.

A empresa continuou a implementar iniciativas para reduzir o im-pacto ambiental de transporte de produto, inclusive carregamento conjunto, otimização de sua rede de distribuição e mudança para modos de transporte com menos intensidade de energia.

sustainability.baxter.com/supply-chain

Ásia Pacífico EuropaAmérica Latina Estados UnidosTaxa Global

* Os fornecedores são considerados sustentáveis em uma categoria quando respondem de forma positiva (“sim” ou “em andamento”) a pelo menos 90% das perguntas daquela seção.

Resultados da Pesquisa de Sustentabilidade de Fornecedor da Baxter, 2013

(% de Fornecedores Sustentáveis*)

0%

20%

40%

60%

80%

100%

Programa de Sustentabilidade/

Ambiental

Proteção de Direitos

Humanos

Redução em Pegada de Carbono

Redução em Uso de Recurso

Natural

Acompanhamento Responsável de Aprimoramento

de Produto

Page 10: 2013 Baxter Hospitalar Ltda Sustentabilidade na Baxter · C Panorama Perfil da Empresa A missão da Baxter é salvar e prolongar vidas. Milhões de pessoas contam com esse compromisso

8

A Baxter Irá Conduzir Reduções em Sua Pegada de Carbono As empresas têm um papel importante na redução de emissão de gás de efeito estufa (GHG) que contribuem para a mudança climá-tica. Isso começa com entender sua pegada de emissão de GHG, definir metas para melhorar o desempenho e reduzir a emissão por meio de programas inovadores.

A Baxter adota uma ampla abordagem para quantificar e adminis-trar emissão de GHG ao longo da sua cadeia de valor. Em 2013 a emissão de GHG líquida de operações da empresa equivalia a 714.000 toneladas métricas de equivalente a dióxido de carbono (CO2e), uma redução de 40% comparada com 2005 indexada à receita, e uma diminuição absoluta de 10%.

Durante o ano, fontes renováveis de energia proporcionaram 22% do uso de energia da Baxter para operações, excedendo a meta de 2015 da empresa. Desse valor, combustível de biomassa para caldeiras em três locações da empresa representaram 9% e o componente de energia renovável de eletricidade adquirida e certificados de energia renovável juntos representaram 13%. Sistemas de água quente solar, solar fotovol-taico (PV) e geotérmico no centro proporcionaram uma pequena quantia do total. A planta do Brasil utiliza energia elétrica, 100% renovável.

Projetos inovadores de instalação em 2013 incluíram instalação do maior sistema de energia solar no centro da Baxter, um sistema PV de 836 kW na sua instalação de Malta, que fornece aproximadamen-te 23% da energia elétrica exigida pela instalação, e reduz a emissão de GHG do centro em 1.100 toneladas métricas CO2e por ano. A em-presa também instalou um sistema de trigeração na sua instalação em Toongabbie, na Austrália, que gera eletricidade, aquecimento e esfriamento para dar suporte a operações de produção.

sustainability.baxter.com/environment-health-safety

Total = 5,1 Milhões de Toneladas Métricas de CO

2e

(% do Total)

Pegada de Emissão de GHG Global da Baxter, 2013*

Cadeia Acima (Escopo 3)Bens e Serviços Adquiridos ............... 19,0%Bens de Capital .................................... 3,3%Combustível e Atividades Relativas a Energia.. 4,0%Transporte Cadeia Acima e Distribuição .....11,6%Resíduos Gerado em Operações ........ 0,1%Viagem de Funcionário a Negócio........ 1,1%Transporte para o Trabalho, por Funcionário.1,8%Ativos Alugados Cadeia Acima ............ 0,5%Subtotal ............................................. 41,4%

Operações da Baxter (Escopo 1 e 2)Uso de Combustível em Veículo/Instalação (Escopo 1)............................................. 6,9%Energia Adquirida (Escopo 2) .......................9,2%Subtotal ...................................................16,1%

Cadeia Abaixo (Escopo 3)Transporte Cadeia Abaixo e Distribuição ......0,4%Uso de Produtos Vendidos ........................40,9%Tratamento de Final de Vida de Produtos Vendidos.....................................................0,9%Franquias....................................................0,2%Investimentos..............................................0,1%Subtotal ...................................................42,5%

* A emissão relatada neste gráfico é apresentada de acordo com a orientação fornecida pelo Protocolo de GHG (Escopo 1 e Escopo 2) e pelo Padrão de Relatório e Responsabilidade de Cadeia de Valor Corporativo (Escopo 3). A Baxter atualmente não informa emissão de Escopo 3 nas seguintes categorias: Processamento de Produtos Vendidos e Ativos Alugados Cadeia Abaixo.

Page 11: 2013 Baxter Hospitalar Ltda Sustentabilidade na Baxter · C Panorama Perfil da Empresa A missão da Baxter é salvar e prolongar vidas. Milhões de pessoas contam com esse compromisso

9

A Baxter Irá Conduzir Reduções em Seu Uso de Recurso Natural A Baxter trabalha para utilizar recursos naturais de forma eficiente para melhorar o desempenho ambiental da empresa, aprimorar sua vantagem competitiva e estender a disponibilidade daqueles recursos para gerações futuras.

A Baxter continua a trabalhar para cumprir com suas metas de 2015 de redução do uso de recurso natural.

Energia O Programa Energia Enxuta da empresa, que inclui avaliações de energia da instalação e o uso de tecnologias inova-doras como cogeração e instalações geotérmicas, é fundamental para a abordagem da Baxter com relação à conservação de energia. Desde 2005 a empresa atingiu reduções cumulativas de energia de aproximadamente US$41 milhões com base em eco-nomias anualizadas de projeto realizadas em 2013. No Brasil, no mesmo período, as reduções foram de cerca de US$ 3.3 milhões.

Água Devido à forte ligação entre o uso de energia e o proces-samento de água, conservar água continua um foco chave do Programa Energia Enxuta da Baxter e de avaliações de energia de instalação. A Baxter integra princípios e ferramentas de pro-dução enxuta como mapeamento do fluxo de valor com gestão de água para ajudar as instalações a identificar áreas para con-servação e economias adicionais. No mesmo período, a redução no país chegou a 990 milhões de litros de água.

Resíduos A Baxter continua progredindo nas suas iniciati-vas de redução de resíduos. A participação de oito centros no programa de redução de resíduos plástico diminuiu os resíduos deste material em mais de 444 toneladas métricas em 2013. Para melhorar o desempenho mais amplo de resíduos da empresa, a Baxter está experimentando iniciativas de resíduo zero para ater-ro em certas locações. No Brasil, a fábrica realiza coleta seletiva para correta destinação e reaproveitamento do material.

Embalagem A Baxter trabalha para diminuir o impacto ambiental de embalagens por meio de projetos inovadores que reduzem o uso de materiais e substituindo os ambientalmente preferíveis quando possível.

sustainability.baxter.com/environment-health-safety

Progresso em Metas Ambientais de 2015

-35%

-30%

-25%

-20%

-15%

-10%

-5%

0%

2005 2009 2010 2011 2012 2013 Meta de 2015

Uso de Energia 0% -20% -21% -25% -26% -27% -30%

Uso de Água 0% -30% -32% -34% -35% -34% -35%

Resíduos Total* 0% -16% -23% -12% -24% -26% -30%

% de Mudança, Indexada para Receita

*Um convocação para troca de produto na Europa resultou em aproximadamente 9.400 toneladas métricas de resíduos total em 2011, 13% do total global de 2011. Excluindo esse resíduos, naquele ano a Baxter teria experimentado um aumento de 9% na geração de resíduos em termos absolutos, e uma diminuição de 23% indexada a receita em comparação com 2005.

Page 12: 2013 Baxter Hospitalar Ltda Sustentabilidade na Baxter · C Panorama Perfil da Empresa A missão da Baxter é salvar e prolongar vidas. Milhões de pessoas contam com esse compromisso

10

A Baxter irá conduzir acompanhamento responsável de aprimoramento de produto1

A Baxter dedica-se a criar produtos que salvam e prolongam vidas em todo o mundo de uma forma que minimiza impactos ambientais. Isso exige uma abordagem holística, desde os pri-meiros estágios de projeto e seleção de matérias, passando pela fabricação do produto, transporte, e, então, fim da vida útil.

O Programa de Sustentabilidade de Produto da Baxter inclui uma avaliação exigida aplicada durante os primeiros estágios de de-senvolvimento de produto em todos os equipamentos médicos, de contêineres de solução intravenosa a máquinas de diálise. A empresa utiliza os resultados para ajudar a estabelecer exigên-cias de produto e contribuir para minimizar potenciais impactos na saúde humana e no ambiente.

A Baxter também utiliza avaliação de ciclo de vida (LCA) para verificar o desempenho ambiental de seus produtos e determi-nar formas de reduzir o impacto ambiental. Em 2013, a empresa concluiu uma LCA comparativa do Sistema de Hemodiálise VIVIA com duas alternativas de equipamento de hemodiálise (HD), um equipamento convencional de HD da Baxter e um equipamento doméstico de HD de outra empresa. Os equipamentos de HD foram utilizados por alguns pacientes com doenças renais em estágio final para filtrar o sangue fora do corpo por meio de um dialisador (filtro de sangue). O sistema VIVIA foi criado para per-mitir que pacientes com insuficiência renal façam terapia de HD de Dosagem Alta (HD mais frequente ou de duração estendida) em casa, em parte por meio de usos estendidos de seu conjunto de dialisador e sangue. Neste LCA, o sistema VIVIA apresentou uma pegada de carbono aproximadamente 35% menor do que o sistema convencional de HD executando menos tratamentos por semana em um ambiente em centro, e entre 20-40% menor do que as duas alternativas de sistema de HD fazendo HD de Alta Dosagem em casa.

Baxter está comprometida com o aprimoramento do bem-estar animal por meio dos 3R – na tradução para o português, substi-tuição, redução e refinamento. Em 2013 a empresa manteve seu foco em alternativas de substituição utilizadas no desenvolvimen-to e teste de terapias de base biológica.

1 A garantia externa envolveu a primeira meta desta prioridade. Ver página 3.

sustainability.baxter.com/product-responsibility

Erick Quiles Perez, de San Juan, em Porto Rico, usa produtos da Baxter

Page 13: 2013 Baxter Hospitalar Ltda Sustentabilidade na Baxter · C Panorama Perfil da Empresa A missão da Baxter é salvar e prolongar vidas. Milhões de pessoas contam com esse compromisso

11

Muitos fatores impedem as pessoas de obter assistência de saúde, inclusive, infraestrutura ruim, instabilidade política, baixo nível de educação, pobreza, estruturas regulatórias restritivas e disponibili-dade e acessibilidade inadequadas a produtos médicos. A Baxter está comprometida com a expansão de acesso à assistência à saúde globalmente.

Em 2013, a Baxter continuou seu trabalho com a AmeriCares e a Direct Relief para pré-posicionar produtos para emergências bem como satisfazer as necessidades contínuas em comunidades ca-rentes. Essas doações estratégicas proativas ajudaram a facilitar o apoio tempestivo a 81 países. A AmeriCares e a Direct Relief utilizaram os produtos pré-posicionados para ajuda de emergên-cia do Tufão Haiyan nas Filipinas, e a empresa também enviou diretamente produtos adicionais necessários.

Durante o ano, a doação combinada da Baxter e da The Baxter In-ternational Foundation totalizaram mais de $64 milhões, sendo que a maioria focou no aumento do acesso à assistência de saúde.

Por meio do processo de inovação do modelo de negócio, a Baxter luta para desenvolver produtos e terapias que tratam das necessi-dades únicas e não satisfeitas de pacientes ao redor do mundo. Em regiões em desenvolvimento, esses projetos normalmente focam em fatores como infraestrutura ruim, pobreza e falta de recursos.

Em 2013 a Baxter continuou a desenvolver projetos de inovação de seu modelo de negócio na China e na Índia por meio do esta-belecimento de centros de inovação que tratam das necessidades de saúde em mercados emergentes e em mercados desenvolvi-dos. A Baxter construiu uma instalação de pesquisa e desenvol-vimento (R&D) em Suzhou, na China, e expandiu suas parcerias de R&D na Índia, inclusive uma colaboração expandida com a Syngene para estabelecer o centro de pesquisa global dedicado à Baxter em Bangalore, na Índia. A Baxter também continuou sua colaboração com HCL para serviços de engenharia de R&D.

sustainability.baxter.com/access-to-healthcare

A Baxter Irá Fortalecer Acesso a Saúde por Meio de Desenvolvimento de Produto e Doações de Estratégicas

Pessoas idosas que vivem na Comunidade Tang Qiao do novo distrito Pudong de Xangai recebem tratamentos de saúde em casa graças ao Projeto Hope, receptor de uma subvenção da The Baxter International Foundation.

Page 14: 2013 Baxter Hospitalar Ltda Sustentabilidade na Baxter · C Panorama Perfil da Empresa A missão da Baxter é salvar e prolongar vidas. Milhões de pessoas contam com esse compromisso

12

A Baxter Irá Fortalecer o Compromisso da Empresa com a Educação, Especialmente Matemática e CiênciasLíderes globais identificaram a educação em ciências, tecnolo-gia, engenharia e matemática (STEM) como uma das questões mais importantes para a juventude de hoje. Como uma empresa da área de saúde, a Baxter tem uma responsabilidade especial nessa área, e trabalha para inspirar gerações futuras ao criar iniciativas locais que aprimoram programas de educação existentes com desenvolvimento profissional e experiência no mundo real.

No ano escolar 2012-2013, o programa da Baxter Science@Work: Expansão de Mentes com Ciência no Mundo Real, um compromisso plurianual com Escolas Públicas de Chicago (CPS), atingiu 21.000 alunos e 340 professores por meio de pla-nos de aula de módulo e treinamento aprofundado de professo-res de biotecnologia. Isso aumentou o total para mais de 83.000 alunos e 1.000 professores desde 2008, representando 45% das 145 escolas de ensino médio em todo o distrito. A Baxter também contribuiu com várias outras iniciativas educacionais durante o ano, em Chicago e outras locações.

Em 2013 a Baxter sediou seu segundo programa de estágio de verão do ensino médio, durante o qual 24 alunos do último ano do ensino médio participaram de 25 sessões na sede global da empresa em Deerfield, Illinois. Os alunos aprenderam uma variedade de tópicos com 75 profissionais da Baxter, inclusive estratégia de negócio, marketing e vendas, além de experimen-tos práticos em P&D. Ainda, a Baxter fez uma parceria durante o ano com o Escritório de Parcerias em Educação de STEM da Northwestern University e o Centro de Biotecnologia de Exce-lência na Lindblom Math and Science Academy. Juntos, o grupo desenvolveu a Série de Desenvolvimento Profissional em Biotec-nologia, durante a qual 116 professores de 87 escolas na área de Chicago participaram de quatro workshops que exploraram tópicos de biotecnologia e técnicas e aptidões científicas relacio-nadas. O Presidente e CEO da Baxter, Robert L. Parkinson, fez o discurso de abertura.

Outras iniciativas educacionais incluíram suporte à estreia da Competição Regional de Arkansas do programa FIRST (Para Ins-piração e Reconhecimento de Ciência e Tecnologia), bem como o patrocínio de equipes de alunos em Arkansas, Illinois, Nova York, Wisconsin e México. Os funcionários da Baxter também ensinaram alfabetização financeira em todo o mundo por meio do Junior Achievement e deram aulas em classes para alunos sobre vários tópicos legais em conjunto com a Street Law, Inc.

sustainability.baxter.com/community-support

Page 15: 2013 Baxter Hospitalar Ltda Sustentabilidade na Baxter · C Panorama Perfil da Empresa A missão da Baxter é salvar e prolongar vidas. Milhões de pessoas contam com esse compromisso

13

Tabela de Dados ResumidosVeja seções relevantes no relatório abrangente online para dados e gráficos de desempenho mais extensivos.

http://sustainability.baxter.com/resources/data-index.html

1 Inclui fontes fixas (item de linha Subtotal de Fontes Fixas da tabela Emissão de Gás de Efeito Estufa e Uso de Energia de Cadeia de Valor da Baxter no abrangente relatório online) e exclui consumo de energia associado a fontes móveis operadas pela Baxter, materiais e entrega de produtos, e viagem e transporte para o trabalho de funcionário.

2 Inclui emissão associada a uso de energia da instalação (tanto de uso de energia em centro como de eletricidade comprada), veículos da frota de distribuição e vendas administrados pela empresa, outros veículos operados pela Baxter, e perdas de refrigeração. Leva em conta a compra de energia renovável, créditos de carbono e compensações de carbono. Para os anos de 2011, 2012 e 2013, a Bureau Veritas North America, Inc. verificou a emissão de GHG de Escopo 1 e de Escopo 2 de operações globais sob o controle da Baxter e verificou a metodologia e fatores de emissão utilizados para calcular emissão de GHG de Escopo 3.

3 Exclui resíduos associados a operações de Tratamento Doméstico Renal dos Estados Unidos já que os pacientes agora podem descartar produtos não utilizados em vez de devol-vê-los para a Baxter para descarte. Também exclui detritos de demolição e construção, resíduos de reparos e lodo de tratamento de águas residuais. A remoção dessas categorias de resíduos do total da empresa permite uma avaliação mais consistente de desenvolvimen-to da instalação e tendências ao longo do tempo.

4 Todas as taxas baseadas em 100 funcionários em tempo integral trabalhando um ano, que equivale a 200.000 horas de trabalho. Para fins de rastreamento, a posição da Baxter é seguir as exigências de manutenção de registro da Administração de Saúde e Segurança Ocupacional dos EUA em todo o mundo. Assim, nos casos em que ocorre uma lesão e surgem pareceres médicos conflitantes quando ao número de dias de afastamento e/ou dias restritos que devem ser registrados, a Baxter registra com base no parecer do médico com maior competência.

5 Casos registráveis – Lesões ou doenças relacionadas ao trabalho que exijam atenção médica além de primeiros socorros, inclusive casos com dias perdidos. Casos com dias perdidos - Lesões ou doenças relacionadas ao trabalho que fazem com que um empregado perca pelo menos um dia completo após a data do incidente. Dias perdidos – O número de dias perdidos (inclusive fins de semana e férias) recomendado pelo parecer do médico com maior competência devido a lesões e doenças relacionadas ao trabalho. A Baxter não conta a data de lesão e a data de retorno para o trabalho integral como dias perdidos.

6 Inclui doações de produtos, contribuições em dinheiro da instalação e negócio da Baxter, e contribuições da The Baxter International Foundation. As variações em doações anuais de produto da Baxter são devidas a flutuações em necessidades da comunidade, gravidade e volume da resposta de ajuda ao desastre, ambiente regulatório, processos de produção, mudança em combinação de produto, e marketing. A empresa identifica oportunidades para doar e responde a solicitações da comunidade conforme apropriado.

Indicador de Desempenho 2011 2012 2013

Perfil da Empresa

Vendas Líquidas (em milhões de dólares) $13.893 $14.190 $15.259

Despesas de P&D (em milhões de dólares) 946 1.156 1.246

Funcionários

Força de Trabalho Global 48.500 51.000 61.500

Diversidade de Gênero (% de mulheres do total) 51,3% 50,8% 50,5%

Ambiente, Saúde e Segurança

Uso de Energia de Operações (em trilhões de joules)1 9.261 9.348 9.636

Emissão de Gás de Efeito Estufa de Operações (em milhares de toneladas métricas de CO2e)2 732 701 714

Total de Resíduos (em toneladas métricas)3 73.880 64.500 65.330

Uso de Água (em milhares de metros cúbicos) 14.000 14.067 14.760

Taxa de Caso Registrável 4 5 0,95 0,90 0,88

Casos com Taxa de Dias Perdidos 0,16 0,15 0,10

Taxa de Dias Perdidos 5,47 4,35 2,37

Apoio à Comunidade

Total de Doação de Caridade (em milhões de dólares)6 $80,14 $56,57 $64,63

Page 16: 2013 Baxter Hospitalar Ltda Sustentabilidade na Baxter · C Panorama Perfil da Empresa A missão da Baxter é salvar e prolongar vidas. Milhões de pessoas contam com esse compromisso

2013 Sustentabilidade na Baxter

Veja o relatório completo em: sustainability.baxter.com© Baxter International Inc., 2014. Todos os direitos reservados.

As questões discutidas neste brochura de Sustentabilidade na Baxter que não sejam fatos

históricos são declarações voltadas para o futuro, inclusive declarações com relação a

compliance e desempenho futuros da empresa. Essas declarações envolvem vários riscos e

incertezas. Muitos fatores podem afetar os resultados reais da empresa, fazendo com que os

resultados difiram, possivelmente de forma material, daqueles expressos nas declarações

voltadas para o futuro. Esses fatores incluem ações de órgãos regulatórios e outras autoridades

governamentais, inclusive a Food and Drug Administration dos EUA; o efeito de condições

econômicas; desenvolvimentos tecnológicos no campo da saúde; progressos em processos de

proteção ambiental; e outros fatores descritos de forma mais completa no Relatório Anual da

Baxter em Formulário 10-K e outros depósitos junto à Comissão de Valores Mobiliários dos

EUA, que estão disponíveis no site da empresa em www.baxter.com. A empresa se isenta de

qualquer obrigação de atualizar qualquer declaração voltada para o futuro.

Referências neste relatório à Baxter se referem coletivamente à Baxter International Inc. e suas subsidiárias internacionais e nos EUA.

Baxter, Feiba, Floseal, Science@Work e Vivia são marcas comerciais da Baxter International Inc.

Todos os demais produtos ou marcas comerciais que apareçam neste documento são propriedade dos seus respectivos proprietários.

Baxter Hospitalar Ltda

Rua Henri Dunant, 1.383, 12º andar,

Torre B - Santo Amaro

São Paulo, SP – CEP 04709-110

Serviço ao Cliente: 0800 012 5522

www.baxter.com.br

Ver Relatório Abrangente Online

O abrangente Relatório de Sustentabilidade 2013da Baxter online fornece detalhes expandidos sobreos programas e desempenho de sustentabilidade da empresa.

O relatório está disponível em sustainability.baxter.com