2013 06 suka news port

4
[email protected] • CAIXA POSTAL 67 • BEIRA • SOFALA • MOÇAMBIQUE JUNHO | 2013 filme de Jesus. A vila onde até seis anos atrás não havia sequer uma igreja; onde há dois anos atrás, pais batiam nas crianças que vinham para nossos programas, bem na nossa frente, tentando nos in- timidar; onde as caras eram amarradas, pessoas ne- gavam oferecer a hospitalidade típica moçambicana quando ouviam que éramos cristãos e membros da nova congregação eram constantemente despreza- dos e ameaçados por sua fé. Mas diante dessa ideia, no último dia de nossa estadia de duas semanas com os irmãos ali, ninguém contestou... os tempos mu- daram! Já no dia em que chegamos a Magiga, em junho, podíamos sentir a diferença no ambiente espiritual. Logo depois de montar nosso acampamento, saímos para visitar a população e, em vez de caras fechadas, “rugas amarradas” (como dizem aqui), recebíamos cumprimentos educados, caras curiosas e até con- vite para sentarmos e conversarmos. Ah, que gran- de esperança isso traz para o coração daqueles que labutam na seara do Senhor! É possível! Algo está acontecendo! Muitas vezes no passado, quando mostrávamos o filme de Jesus em Magiga, muitos vinham, descon- SUKA NEWS / 01 Inhaminga, 08 de julho de 2013 Q ueridos amigos, “Que tal passarmos pelo meio da vila, perto do mercado, cantando e dançando, celebrando a nova vida em Cristo, e então seguirmos até o rio, onde bati- zaremos esses nossos onze novos irmãos?” A ideia se- ria ordinária numa vila comum moçambicana, mas essa não era uma vila comum, era Magiga, distrito de Pebane. A mesma região onde anos atrás jogaram pedras quando membros da equipe foram mostrar o ... os tempos mudaram! AFRIKA WA YESU

Upload: susana-walker

Post on 10-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Nessa Edição: Os Tempos Mudaram, em Magiga; A Equipe; Conferência de Jovens; e Também Aconteceu em Junho.

TRANSCRIPT

[email protected] • CAIXA POSTAL 67 • BEIRA • SOFALA • MOÇAMBIQUE JUNHO | 2013

filme de Jesus. A vila onde até seis anos atrás não havia sequer uma igreja; onde há dois anos atrás, pais batiam nas crianças que vinham para nossos programas, bem na nossa frente, tentando nos in-timidar; onde as caras eram amarradas, pessoas ne-gavam oferecer a hospitalidade típica moçambicana quando ouviam que éramos cristãos e membros da nova congregação eram constantemente despreza-dos e ameaçados por sua fé. Mas diante dessa ideia, no último dia de nossa estadia de duas semanas com os irmãos ali, ninguém contestou... os tempos mu-daram!

Já no dia em que chegamos a Magiga, em junho, podíamos sentir a diferença no ambiente espiritual. Logo depois de montar nosso acampamento, saímos para visitar a população e, em vez de caras fechadas, “rugas amarradas” (como dizem aqui), recebíamos cumprimentos educados, caras curiosas e até con-vite para sentarmos e conversarmos. Ah, que gran-de esperança isso traz para o coração daqueles que labutam na seara do Senhor! É possível! Algo está acontecendo!

Muitas vezes no passado, quando mostrávamos o filme de Jesus em Magiga, muitos vinham, descon-

SUKA NEWS / 01

Inhaminga, 08 de julho de 2013

Queridos amigos, “Que tal passarmos pelo meio da vila, perto

do mercado, cantando e dançando, celebrando a nova vida em Cristo, e então seguirmos até o rio, onde bati-zaremos esses nossos onze novos irmãos?” A ideia se-ria ordinária numa vila comum moçambicana, mas essa não era uma vila comum, era Magiga, distrito de Pebane. A mesma região onde anos atrás jogaram pedras quando membros da equipe foram mostrar o

... os tempos mudaram!

AFRIKA WA YESU

SUKA NEWS / 02

fiados, assistiam de longe e riam de Jesus quando o filme mostrava seu espancamento e morte. An-tes mesmo do filme terminar, a grande maioria, fora o pequenino grupo de cristãos, ia embora e o resultado parecia nulo. Que grande diferença vimos dessa vez! Descontentes com uma religião que não faz sentido nem para seus próprios se-guidores, vimos mesmo muçulmanos praticantes assistirem o filme com interesse. De 300 a 500 pessoas assistiram cada uma das quatro vezes que mostramos o filme em diferentes áreas, atentos, interessados, rindo dos inimigos de Jesus, cheios de amor por aquele que sofreu por nossos peca-dos e indignados com os que o matavam. No fi-nal, atentos à mensagem, muitos levantavam suas mãos e fechavam os olhos, respondendo ao apelo.

Ainda não foi o avivamento que esperamos, o romper completo para a grande colheita, mas a grande diferença do passado reacendeu nossa esperança! A grande maioria ainda não tem cora-gem de unir-se ao pequeno corpo da igreja local. Alguns temem que a igreja seja passageira (ainda que vários cristãos têm estado firme por seis anos) e outros temem as repercursões sociais: persegui-ções da família, dos líderes da mesquita etc. Eles já viram o que acontece com cada um que torna--se parte da igreja, as lutas que passam, e ainda não estão dispostos a pagar o preço. Mas sentimos que o tempo está próximo; o romper acontecerá! (Veja muitas outras fotos no facebook!)

Grande parte do nosso tempo ali foi gasto encorajando o líder, Julinho, um jovem

que tem crescido em autoridade e sabedoria. (Na foto abaixo, do batismo, ele é o que está sorrindo.) Ele tem o respeito de toda comunidade, inclusive do seu pai, grande líder de uma mesquita e conhe-cido em toda vila. Se o líder não permanecer firme, o que se dirá das ovelhas. Nossa grande necessida-de é sempre treinar líderes íntegros e capazes de liderar o povo de Deus em cada localidade.

Além disso, muitos homens da igreja estavam com sérios problemas em suas famílias! Satanás odeia a família e tenta destruí-la de todas as ma-neiras! Mas ele é um perdedor! A esposa de um dos irmãos da igreja enfim tomou a decisão de seguir Jesus e foi batizada enquanto estávamos ali. Outro irmão que estava deixando sua esposa com seis fi-lhos pequenos, arrependeu-se e renovou sua alian-ça com ela.

À partir de Magiga, visitamos também duas vi-las ao redor, Ratata e Nwanula, onde os irmãos de Magiga iniciaram outras igrejas. Não são regiões tão muçulmanas, mas essencialmente católicas. Porém, a religião é muito morta e misturada com curandeirismo! A luz de Jesus tem chegado a mui-tos nessas duas áreas também.

A parte triste dessas visistas é descobrir alguns ex-alunos que não suportaram a perseguição ou tentações após voltar da escola bíblica e voltaram para suas vidas antigas! Continuamos orando por eles!

A EQUIPE:

Na nossa equipe, além dos veteranos Josias, Abdul, Simo e eu, tínhamos a companhia

de dois missionários em treinamento: Paulo e Ga-briel (os dois “muzungus”/ “brancos”, na foto ao lado). Eles fizeram ótimo trabalho, sempre dispos-tos a ajudar em tudo, da tarefa mais simples à mais significativa. Compartilharam a Palavra, evangeli-zaram, construíram casa de banho etc etc etc. Ex-periências para toda vida!

Por favor ore, pois acontecerão:• Conferências Anuais: Geral (para líderes de

todas igrejas); de Líderes Afrika wa Yesu (para pastores e líderes das igrejas AWY em todo país) e da Equipe;

• Graduação dos alunos da Escola Bíblica;• Reunião Anual do Conselho, AGM; e• E muitas outras reuniões de estratégia, plane-

jamento, busca ao Senhor etc.

Abdul (brincando com crianças na foto ao aci-ma) e Josias (pregando na foto à direita), foram também essenciais para nosso tempo ali. Abdul é um muçulmano convertido, da tribo Makua Nahara, uma das mais fechadas do país. Seu tes-temunho é forte e, em áreas muçulmanas, todos param para ouvi-lo. Ele também é recém casado e recebeu muito treinamento e aconselhamento na área de família. Com sua personalidade extre-mamente animada, ele ajudou muito os homens casados e a igreja em geral.

DURANTE JUNHO TAMBÉM...

• Tivemos duas Conferências de Jovens locais, perto de Inhaminga: uma em Nhansonswe (da qual par-ticipamos - foto de Simo com moças de Nhansonswe abaixo, na esquerda) e outra em Massandza (en-quanto estávamos em Magiga, outros irmãos pro-moveram)!

• Dora e Jansen saíram para o Brasil, onde ficarão durante seis meses para o nascimento da primeira filha deles!

No meio de tudo o que fazemos, sabemos que a maior obra está sendo feita dentro de nós e, por

isso, prosseguimos para o alvo, até que Cristo seja for-mado em cada um de nós. Obrigada caminhar conosco!

À serviço dEle,

Com muita alegria,

JULHO É UM MÊS IMPORTANTE!

Josias trabalha duro onde quer que esteja. Ele olha a necessidade à sua volta e quando você per-cebe, ele já está lá fazendo alguma coisa. Experien-te no campo, tendo sido treinado pela Simona e trabalhado como evangelista por vários anos, ele estava especialmente dedicado às crianças des-sa vez. Plantando sementes em corações abertos! Que alegria para mim, ver também o crescimento dele na área da Palavra. Todas as mensagens que ele compartilhou foram diretamente ao alvo e mui-to ungidas! Bálsamo para meu coração!

CONFERÊNCIA DE JOVENS

Também promovemos uma Conferência de Jovens, da qual participaram cerca de

50 pessoas dos três locais visitados (foto no fim da página 1). O tema era “Encontro com Deus” e falamos sobre diferentes homens na Bíblia e seus encontros com Deus. As palavras foram fortes e o tempo de adoração muito especial. Houve um romper nessa área para a igreja de Magiga! E para coroar todo tempo, concluímos com o batis-mo no rio, do qual falei no início da carta. (Veja foto no fim da página 02)

Ao passarmos pela vila, pessoas olhavam curiosas: um bando de loucos dançando, corren-do e cantando com todo coração (foto no topo direito da página 02). Algumas crianças nos se-guiam e, mais perto do rio, até alguns adultos. Que grande testemunho essas vidas deram de sua fé em Jesus, em meio a tantos obstáculos! Que Deus os ajude a continuar caminhando nes-sa nova vida!

Voltamos com os corações cheios e o sentimento de que não houve sacrifício, foi para nós uma gran-de honra servir o Senhor desta maneira!!!