2012.1 revisão av2 exercicios

Upload: leonardo-viana

Post on 30-Oct-2015

721 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • DIREITO CIVIL I PARTE GERALEXERCCIOS*

  • *REVISO PARA AV2Questo 1 -- Com relao a aquisio da personalidade sob a gide da legislao ptria, leia atentamente o caso hipottico abaixo e responda a nica correta. Em uma maternidade nasceram simultaneamente trs crianas: Srgio, Cludio e Simo. Srgio nasceu com hidrocefalia e faleceu apenas 3 horas depois; Cludio nasceu morto, em virtude de complicaes antes do parto; Simo nasceu sem complicaes. Apenas Simo adquiriu personalidade civil.Srgio no adquiriu personalidade civil, uma vez que sua vida era inevitvel e certamente logo morreria, tanto que, apenas 3 horas aps o parto, faleceuCludio adquiriu personalidade civil, quando na concepo, mas a perdeu quando nasceu mortoApenas Srgio e Simo adquiriram personalidade civil.Todos adquiriram personalidade civil, s que Cludio perdeu-a quando morreu.

  • *REVISO PARA AV2Questo 2- (Questo 27 - 122 Exame OAB-SP) absolutamente incapaz para atuar como testemunha testamentria:

    A( )o cego.B( ) o testamenteiro.C( )o funcionrio do cartrio em que se lavra a disposio de ltima vontade.D( )o estrangeiro. E ( ) a mulher casada sem a vnia conjugal.

  • REVISO PARA AV2*Questo 3 - Considera-se como domiclio civil da pessoa natural que no tem residncia habitual, por empregar a vida em viagens, sem ponto central de negcios:A( )o ltimo local onde morou continuamente por dois anos.B( )a residncia de seus pais; C( )o lugar onde for encontrada;D( ) o local onde realizou seus estudos; E( )a residncia do parente mais prximo, se no tem pais

  • *REVISO PARA AV2Questo 4- Antnio, vivo, 87 anos, celebrou contrato de alienao de um bem imvel com Jos. Ocorre que os filhos de Antnio no concordam com a alienao e alegam que ele no teria, em razo da idade, capacidade para realizar tal negcio. Tendo em vista o alegado, assinale a alternativa correta:A( )assiste razo aos filhos de Antnio, pois, diante de sua idade avanada, seria necessrio que o mesmo fosse assistido quando da realizao do contrato.B( )no procedem as alegaes dos filhos de Antnio, tendo em vista que no h qualquer incapacidade em razo da idade avanada, diante da inexistncia, na hiptese, de comprometimento mental que impea o seu livre discernimento.C( )na hiptese, havia a necessidade, para realizao do contrato, de que Antnio fosse representado (em razo da idade avanada) sendo procedente a alegao dos filhos.D( )para que fosse possvel a alienao, Antnio teria que obter tambm o consentimento dos filhos, diante da idade avanada.E( )Antnio poderia realizar sozinho a alienao, desde que autorizado judicialmente.

  • *REVISO PARA AV2Questo 5- Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I. So pessoas jurdicas de direito privado: (a) as associaes; (b) as sociedades; (c) as fundaes. No necessria a existncia de patrimnio nas associaes e sociedades, mas as fundaes tm de ter. Assim, as fundaes devem ser criadas por escritura pblica ou testamento, com dotao especial de bens livres, especificando o fim a que se destinam, e com declarao, se houver vontade, da maneira de administr-las. A fundao somente poder constituir-se para fins religiosos, culturais ou de assistncia.

    II. Na dico legal, as associaes e sociedades podem ou no ter fins econmicos e a responsabilidade extracontratual por atos de seus agentes que, nessa qualidade, causem danos a terceiros implica responsabilidade civil das associaes e sociedades, ressalvado o direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, por parte destes, culpa ou dolo.

    III. A desconsiderao da pessoa jurdica ocorre em caso de abuso da personalidade jurdica, caracterizada pelo desvio de finalidade, ou pela confuso patrimonial. Nestes casos, o juiz pode decidir, a requerimento da parte ou do Ministrio Pblico, quando couber a este ltimo intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relaes de obrigaes sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou scios da pessoa jurdica.

  • *REVISO PARA AV2IV. O juiz poder desconsiderar a personalidade jurdica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infrao da lei, fato ou ato ilcito ou violao dos estatutos ou contrato social. A desconsiderao tambm ser efetivada quando houver falncia, estado de insolvncia, encerramento ou inatividade da pessoa jurdica provocados por m administrao. Tambm poder ser desconsiderada a pessoa jurdica sempre que sua personalidade for, de alguma forma, obstculo ao ressarcimento de prejuzos causados aos consumidores.

    V. O fato jurdico pode ser sempre provado mediante: confisso, documento, testemunha, presuno e percia. A confisso irrevogvel, mas pode ser anulada se emanar de erro ou coao. No que tange aos traslados e certides, considerar-se-o instrumentos pblicos, se os originais se houverem produzido em juzo como prova de algum fato. CONTINUAO DA QUESTO

  • *REVISO PARA AV2A( )Somente as afirmativas I e II esto corretas.B( )Somente as afirmativas III e IV esto corretas.C( )Somente as afirmativas IV e V esto corretas.D( )Somente as afirmativas III e V esto corretas.E( )Todas as afirmativas esto corretas.CONTINUAO DA QUESTO

  • *REVISO PARA AV2Questo 6-Tendo em vista a pessoa jurdica, assinale a opo correta:A( ) possvel a aplicao de todos os direitos da personalidade reconhecidos ao ser humano pessoa jurdica.B( )possui personalidade, que se confunde com a de seus instituidores, o que tambm ocorre com seu patrimnio.C( )os atos dos administradores no obrigam a pessoa jurdica quando exercidos nos limites dos poderes constantes no ato constitutivo.D( )a desconsiderao da personalidade da pessoa jurdica autoriza que os bens particulares dos administradores ou scios sejam atingidos diante de atos ilcitos ou abusivos por estes praticados, caracterizando abuso da personalidade.E( )a desconsiderao da personalidade jurdica acarreta sua extino.

  • *REVISO PARA AV2Questo 7-Sobre as pessoas jurdicas correto afirmar:A( )Por ter personalidade jurdica prpria no possvel afirmar que as pessoas jurdicas tm funo social.B( )Por ser um ente moral a quem o ordenamento jurdico atribui personalidade jurdica prpria no devem se curvar ao princpio da dignidade da pessoa humana, uma vez que este destina-se apenas proteo da pessoa natural.C( )Surgiram das prprias necessidade sociais, tendo como pano de fundo a tendncia humana ao convvio em grupos e a imprescindibilidade da cooperao para a realizao de determinadas atividades.D( )A teoria da funo social da empresa traz consigo a ideia do estabelecimento de comportamentos empresariais, positivos e negativos, instrumentalizando a utilizao do capital exclusivamente em favor da pessoa jurdica.E( )No atenta contra a funo social da empresa a concorrncia desleal e o abuso da personalidade jurdica.

  • *Questo 8- Relativamente s associaes civis incorreto afirmar:A( )As associaes civis constituem um conjunto de pessoas que colimam fins ou interesses no econmicos, que podem ser alterados, pois seus membros deliberam livremente, j que seus rgos so dirigentes.B( )O ato constitutivo da associao consiste num conjunto de clusulas contratuais vinculantes, que unem seus fundadores e os novos associados que, quando nela ingressarem, devero submeter-se aos seus comandos.C( )A associao dever ser constituda, por escrito, mediante redao de um estatuto, lanado no registro competente, contendo declarao unnime da vontade dos associados de se congregarem para formar uma coletividade, no podendo adotar qualquer das formas empresrias, visto que lhe falta o intuito especulativo.D( )A associao um contrato pelo qual um certo nmero de pessoas, ao se congregar, coloca em comum servios, atividades, conhecimentos, em prol de um mesmo ideal, objetivando um fim no econmico ou econmico, com ou sem capital, com ou sem intuitos lucrativos.REVISO PARA AV2

  • *REVISO PARA AV2Questo 9- Paula Paulete, modelo internacionalmente conhecida, foi fotografada (sem sua autorizao) enquanto descansava com o marido em sua ilha particular no litoral fluminense. As fotos, vendidas pelo "paparazzi", ainda no foram publicadas. As providncias que Paula dever tomar so:A( )Dever ingressar com uma ao pedindo apenas a reparao pelos danos morais sofridos.B( )No poder tomar nenhuma medida judicial, j que as fotos no foram publicadas - no havendo, assim, leso a ser reparada.C( )Dever ingressar com uma ao de reintegrao de posse de suas fotos.D( )Dever ingressar com medida judicial visando fazer cessar a ameaa de leso (publicao), bem como uma ao visando a reparao de danos pela quebra de seu direito privacidade.E( )Dever ingressar com uma ao de reparao de danos por quebra da privacidade contra o jornal ou revista que vier a publicar as fotos.

  • *REVISO PARA AV2Questo 10- Analise o seguinte texto:

    "De acordo com a legislao civil brasileira, permite-se doao de rgos por motivos altrusticos. Se for para parente consanguneo, ou colateral at o quarto grau, dispensada a autorizao judicial.

    Com base no texto acima, analise as duas seguintes assertivas:

    1 - Paulo, que tio de Andr, pode doar a ele um de seus rins, mesmo sem autorizao judicial.

    2 - Porque tal possibilidade expressamente garantida pelo direito, pelo fato do parentesco prximo.

  • *REVISO PARA AV2Com base nas asseres acima, assinale a alternativa correta:

    A( ) ambas esto incorretas;B( )a primeira assero est correta, mas a segunda est incorreta;C( )ambas esto corretas;D( )a primeira assero incorreta, mas a segunda est correta;E( )a primeira assero s estaria correta se Paulo fosse irmo ou filho de Andr

  • *REVISO PARA AV2Questo 11- (Cristiano Chaves) -" possvel afirmar que, genericamente, bem tudo aquilo que, de algum modo, nos traz satisfao.(...)Sob o enfoque jurdico, no entanto, bem tem significado prprio, especfico, voltado para uma finalidade especfica. So aqueles susceptveis de uma valorao jurdica. Em outras palavras, bens jurdicos so aqueles que podem servir como objeto de relaes jurdicas." Quando classificao dos bens jurdicos, marque a alternativa INCORRETA:A( )O gado leiteiro poder ser bem imvel por acesso intelectual.B( )Frutos apesar de incorporados ao solo podem ser bens mveis por antecipao.C( )Bens divisveis podem ser indivisveis por vontade das partes.D( )Constitui a universalidade de fato o conjunto de direitos e deveres com valor econmico.E( )Os negcios jurdico que tem por objeto o bem principal no envolvem as pertenas.

  • *REVISO PARA AV2Questo 12 - Considera-se bem imvel, para efeitos legais: A( )o direito sucesso aberta.B( )apenas a ao que assegura os direitos reais sobre imveis.C( )tudo o que se incorporar natural ou artificialmente ao solo.D( )somente o que se incorporar artificialmente ao solo.E( )somente o direito real sobre os imveis alheios.

  • *REVISO PARA AV2Questo 13-Joo realiza um contrato de doao beneficiando Jos caso ele venha a se casar, dispondo da seguinte forma: "doarei este bem se voc se casar". Diante do negcio realizado, assinale a alternativa correta:A( )trata-se de uma doao formalizada onde, desde o ato realizado, h a aquisio da condio de proprietrio pelo beneficiado;B( )na hiptese, apresenta-se uma doao sob condio suspensiva, havendo mero direito eventual, adquirindo a propriedade do bem doado aps o implemento da condio;C( )o negcio foi realizado sob condio resolutiva, onde seu implemento acarretar a cessao da eficcia;D( )na hiptese houve, desde a realizao do negcio, a aquisio do direito sobre o bem tendo em vista que o encargo estabelecido no a suspende;E( )no caso apresentado configura-se a existncia de um termo.

  • *Questo 14 -Antero empresta a Luiz Guilherme a quantia de R$ 4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais ), concedendo a este ltimo um ano de prazo para pagar. O emprstimo ocorre no dia 26 de junho. O dia 26 de junho do ano seguinte um sbado. Qual a data do vencimento da dvida de Luiz Guilherme?

    A( )dia 25 de junhoB( )dia 28 de junhoC( )dia 26 de junhoD( )dia 27 de junhoE( )dia 29 de junhoREVISO PARA AV2

  • *REVISO PARA AV2Questo 15 - Tais Bobbin, maior, capaz, adquire de Roberto Armando Cette um automvel, objeto de roubo, mas desconhecia essa condio do bem. Considerando o caso em tela e quanto aos atos jurdicos, assinale a alternativa adequada:A( )So nulos de pleno direito os atos jurdicos, quando as declaraes de vontade emanarem de erro substancial.B( )O dolo acidental no obriga satisfao de perdas e danos.C( )A coao exercida por terceiro no vicia o ato.D( )A causa ilicita no macula o ato jurdico.E( )A validade do ato jurdico requer agente capaz, objeto lcito e forma prescrita ou no defesa em lei.

  • *REVISO PARA AV2Questo 16- 41 EXAME DE ORDEM CESPE/UNB 2010.1) - A respeito dos defeitos dos negcios jurdicos, assinale a opo correta. A( )O dolo acidental, a despeito do qual o negcio seria realizado, embora por outro modo, acarreta a anulao do negcio jurdico.B( )Tratando-se de negcio jurdico a ttulo gratuito, somente se configura fraude quando a insolvncia do devedor seja notria ou haja motivo para ser conhecida, admitindo-se a anulao do negcio pelo credor.C( )A leso um defeito que surge concomitantemente realizao do negcio e enseja a sua anulabilidade. Entretanto, permite-se a reviso contratual para evitar a anulao, aproveitando-se, assim, o negcio.D( )Se, na celebrao do negcio, uma das partes induzir a erro a outra, levando-a a concluir o negcio e a assumir uma obrigao desproporcional vantagem obtida pelo outro, esse negcio ser nulo porque a manifestao de vontade emana de erro essencial e escusvel.

  • *REVISO PARA AV2Questo 17- Quanto ao negcio jurdico, pode-se dizer que nulo: A( ) o negcio jurdico quando a sua causa for o dolo.B( )for realizado por absolutamente incapaz sem estar devidamente representado por seu representante legal.C( )for realizado por relativamente incapaz, sem estar devidamente assistido por seu assistente legal.D( )o negcio jurdico resultante de fraude contra credores.E( )for realizado por procurador, constitudo por instrumento pblico de representao.

  • *REVISO PARA AV2Questo 18 -(136 EXAME DE ORDEM SP CESPE/ UNB) - Joo, ao celebrar um contrato de seguro, omitiu intencionalmente que era portador de molstia grave para assegurar a celebrao do negcio jurdico, que no teria sido realizado no fosse a omisso do fato. Na situao hipottica apresentada, a conduta de Joo caracteriza:

    A( )dolo positivo.B( )dolo negativo.C( )leso absoluta.D( )leso relativa. E ( ) dolus bonus

  • *REVISO PARA AV2Questo 19 -O dolo vcio de vontade que torna anulvel o negcio jurdico. Arguida a prtica do dolo num determinado negcio, incorreto afirmar que:A( )a inteno de quem pratica o dolo a de induzir o declarante a celebrar um negcio jurdico.B( )a utilizao de recursos fraudulentos graves pode se dar por parte do outro contratante ou de terceiros, se forem do conhecimento daquele.C( )o silncio intencional de uma das partes sobre fato relevante ao negcio tambm constitui dolo.D( )o dolo recproco impede a anulao do negcio jurdico sobre o qual incidiu.E( )o dolo do representante de uma das partes obriga o representado a responder civilmente por todo o prejuzo do outro contratante, independentemente do proveito que o mesmo representado experimentar.

  • *REVISO PARA AV2Questo 20- Rogrio, em razo da necessidade de custear tratamento mdico no exterior para o filho que contrara grave enfermidade, vendeu a Jorge um apartamento de dois quartos, por R$ 200 mil, enquanto seu valor de mercado correspondia a R$ 400 mil. Jorge no tinha conhecimento da situao de necessidade do alienante e dela no se aproveitara, mas Rogrio, aps dois meses, com a melhora do filho, refletiu sobre o negcio e, sentindo-se prejudicado, procurou escritrio de advocacia para se informar acerca da validade do negcio. Em face dessa situao hipottica, na qualidade de advogado(a) contratado(a) por Rogrio, esclarea, com o devido fundamento jurdico, se existe algum vcio no negcio celebrado e indique a soluo mais adequada para proteger os interesses de seu cliente, APONTANDO A OPO EXATA:

  • *REVISO PARA AV2A( )No possvel a anulao do negcio jurdico com base no estado de stio (art.156), uma vez que este s se configura mediante conhecimento da outra parte, o que no caso no ocorreu. Entretanto, configurada a manifesta desproporo de valores, possvel alegar o vcio da fraude, previsto no artigo 157 do Cdigo Civil.

    B( )No possvel a anulao do negcio jurdico com base no estado interessante (art.156), uma vez que este s se configura mediante conhecimento da outra parte, o que no caso no ocorreu. Entretanto, configurada a manifesta desproporo de valores, possvel alegar o vcio da injustia, previsto no artigo 157 do Cdigo Civil.

    C( )No possvel a anulao do negcio jurdico com base no estado de necessidade , uma vez que este no tem previso em matria civil, mas to somente penal (art.156). Entretanto, configurada a manifesta desproporo de valores, possvel alegar o vcio da coao, previsto no artigo 157 do Cdigo Civil.CONTINUAO DA QUESTO

  • *REVISO PARA AV2D( ) possvel a anulao do negcio jurdico com base no estado de necessidade (art.156), uma vez que este s se configura mediante conhecimento da outra parte, o que no caso no ocorreu. Entretanto, configurada a manifesta desproporo de valores, possvel alegar o vcio da concorrncia desleal, apesar de no prevista no Cdigo Civil.

    E( ) No possvel a anulao do negcio jurdico com base no estado de necessidade (art.156), uma vez que este s se configura mediante conhecimento da outra parte, o que no caso no ocorreu. Entretanto, configurada a manifesta desproporo de valores, possvel alegar o vcio da leso, previsto no artigo 157 do Cdigo Civil.

    CONTINUAO DA QUESTO

  • *REVISO PARA AV2Questo 21- Ana Elisa empresta R$ 15.000,00 (quinze mil reais) a seu amigo, Luiz Gustavo. No vencimento da obrigao, Luiz Gustavo no paga o emprstimo. Ana Elisa, dispondo de ttulo executivo, ingressa com a ao de execuo. Nenhum bem de Luiz Gustavo encontrado para ser penhorado. Ana Elisa, porm, descobre que Luiz Gustavo, aps vencido o dbito, havia vendido para seu irmo Otaclio o nico imvel de que era titular, mais precisamente, uma sala comercial avaliada em R$ 95.000,00 (noventa e cinco mil reais). A partir do caso narrado correto afirmar: A( ) vlida a venda entre Luiz Gustavo e Otaclio.B( )A venda entre Luiz Gustavo e Otaclio nula de pleno direito, em razo da fraude contra credores.C( )Quando o devedor insolvente doa um bem ou se torna insolvente por causa da doao, o negcio jurdico sempre anulvel, estando tambm presente a figura da fraude contra credoresD( )Ana Elisa no possui legitimidade para mover ao pauliana para anular a venda e poder penhorar a sala comercial.E( )Ana Elisa s poderia mover ao pauliana se fosse para anular uma doao e poder penhorar a sala comercial

  • *REVISO PARA AV2Questo 22-(Questo 3 - 21 Exame OAB-RJ) No que se refere ao estado de perigo, assinale a alternativa incorreta: A( )O perigo deve ser de natureza grave. Avalia-se a gravidade do perigo em funo das circunstncias do caso concreto e das condies fsicas e psquicas da vtima.B ( )O perigo pode dizer respeito tanto vida como sade, integridade fsica ou mesmo honra do declarante ou membro de sua famlia.C( )O estado de perigo futuro tambm passvel de levar, desde logo, anulao do negcio jurdico pela vtima.D( )Obrigao excessivamente onerosa no que concerne configurao do estado de perigo aquela que decorre de condies inquas, com grande sacrifcio econmico para uma das partes.

  • *REVISO PARA AV2Questo 23- Leandro tem muitas dvidas e chega concluso de que no ter como sald-las em sua totalidade. Assim, para evitar eventuais execues os seus bens, resolve transferir a titularidade dos bens para Gumercindo, seu mais antigo e fiel empregado. Nesse caso, ocorreu:

    A( )fraude contra credores.B( )coao.C( )dolo.D( )simulao.E( )erro.

  • *REVISO PARA AV2Questo 24- Lucas, devedor, citado em ao para execuo de seus bens. Para no ficar no prejuzo, Lucas rapidamente encontra um comprador e vende seus bens por um bom preo e guarda o dinheiro no colcho, esperando o tempo ruim passar. Nesse caso, ocorreu:

    A( )fraude contra credores.B( )coao.C( )dolo.D( )simulao.E( )erro

  • *REVISO PARA AV2Questo 25 - (Questo 3 - 22 Exame OAB-RJ) - Em relao simulao correto afirmar:A( )tal como na coao, uma das partes forada, mediante grave ameaa, a praticar o ato ou celebrar o negcio.B( )na simulao relativa o negcio dissimulado no subsiste, mesmo que seja vlido na substncia e na forma.C( )nunca acordada com a outra parte ou com as pessoas a quem ela se destina.D( ) uma declarao falsa, enganosa, da vontade, visando aparentar negcio diverso do efetivamente desejado.E ( ) diferentemente do Cdigo Civil de 1916, a simulao atualmente motivo de anulabilidade do negcio jurdico

  • *REVISO PARA AV2Questo 26 - Na responsabilidade civil, a indenizao por dano moral A( ) sempre dependente da comprovao do dano material. B( )pode ser cumulada com a indenizao por dano material. C( )prescinde da comprovao do dano material, mas com este inacumulvel. D( )No comete ato ilcito aquele que, ao exercer um direito do qual titular, excede os limites da boa-f. E( )Todas as alternativas so incorretas

  • *REVISO PARA AV2Questo 27 (Procurador da Fazenda Nacional - 2007) Se um escritor, culposamente, no entregar ao editor, no prazo estipulado no contrato, a obra prometida, a sua responsabilidade, quanto ao fato gerador, ser:

    A( )objetivaB( )indiretaC( )contratualD( )subjetivaE ( ) extracontratual

  • *REVISO PARA AV2Questo-28 ( V EXAME DE ORDEM ) - O decurso do tempo exerce efeitos sobre as relaes jurdicas. Com o propsito de suprir uma deficincia apontada pela doutrina em relao ao Cdigo velho, o novo Cdigo Civil, a exemplo do Cdigo Civil italiano e portugus, define o que prescrio e institui disciplina especfica para a decadncia. Tendo em vista os preceitos do Cdigo Civil a respeito da matria, assinale a alternativa correta. A( )Se a decadncia resultar de conveno entre as partes, o interessado poder aleg-la, em qualquer grau de jurisdio, mas o juiz no poder suprir a alegao de quem a aproveite. B( )Se um dos credores solidrios constituir judicialmente o devedor em mora, tal iniciativa no aproveitar aos demais quanto interrupo da prescrio, nem a interrupo produzida em face do principal devedor prejudica o fiador dele. C( )O novo Cdigo Civil optou por conceituar o instituto da prescrio como a extino da pretenso e estabelece que a prescrio, em razo da sua relevncia, pode ser arguida, mesmo entre os cnjuges enquanto casados pelo regime de separao obrigatria de bens. D( )Quando uma ao se originar de fato que deva ser apurado no juzo criminal, no correr a prescrio at o despacho do juiz que tenha recebido ou rejeitado a denncia ou a queixa-crime.

  • *REVISO PARA AV2Questo 29 -Na responsabilidade civil, a indenizao por dano moral A( ) sempre dependente da comprovao do dano material. B( )pode ser cumulada com a indenizao por dano material. C( )prescinde da comprovao do dano material, mas com este inacumulvel. D( )No comete ato ilcito aquele que, ao exercer um direito do qual titular, excede os limites da boa-f. E( )Todas as alternativas so incorretas

  • *REVISO PARA AV2Questo 30 - Sobre a prescrio e a decadncia, analise as assertivas abaixo:I. A decadncia gera a extino do direito. A prescrio configura-se pela perda da pretenso.II. decadencial o prazo de quatro anos contados do dia em que se realizou o negcio para se pleitear a anulao de negcio jurdico realizado em estado de perigo.III. O prazo decadencial ordinrio de dez anos, salvo se outro houver sido fixado pela lei.IV. Apenas a decadncia pode ser declarada de ofcio.V. No corre a prescrio nem a decadncia entre pessoas casadas enquanto existir a sociedade conjugal.

    So corretas as assertivas:A( )Apenas I, II, V.B( )Apenas I, II, III.C( )Apenas III e IV. D( )Apenas III, IV e V.E( )Apenas II e V.

  • *REVISO PARA AV2CASO CONCRETO 1 - Jair, contando com 16 anos completos, deseja fazer testamento. Poder faz-lo? Precisar ser assistido ou representado ? Fundamente.

    CASO CONCRETO 2- Roberto completar dezoito anos em maio de 2015. Seu pai foi condenado a pagar-lhe alimentos em fevereiro de 2003, mas nunca pagou nem sequer uma parcela. Roberto aciona seu pai em maro de 2008, visando a forar o adimplemento de todas as prestaes vencidas. Diante disso, podero ser cobradas todas as parcelas vencidas do seu pai, mesmo tendo em vista o longo tempo transcorrido? Justifique.

    CASO CONCRETO 3- Joo proprietrio do imvel matriculado sob n. 20500, localizado na Rua Bocaiva n 300, Florianpolis-SC. Joo, pretendendo vender o imvel, procura Pedro e lhe confere procurao para tal finalidade. Pergunta-se: Caso a venda seja celebrada com terceiro e Joo no cumpra com as obrigaes assumidas, Pedro, por ser o representante, responde tambm pelo inadimplemento? Justifique sua resposta.

  • *REVISO PARA AV2Caso Concreto 4- Alberto instituiu uma fundao por testamento - com finalidade educacional - e com dotao de bens livres. Ocorre que, aps a abertura do testamento, notou-se que os bens deixados para tais fins eram insuficientes para a constituio da fundao. A fundao foi corretamente instituda? O que acontece sendo os bens insuficientes? Explique sua resposta.

    Caso Concreto 5 - A Administrao Pblica do Estado de So Paulo resolveu alienar um prdio onde funciona a sede de uma empresa de iluminao do estado, para saldar dvidas contradas frente a algumas empresas contratadas para fazerem obras de reforma em dois hospitais e cinco escolas, estabelecidos no interior do estado. Com base no caso proposto, admissvel a alienao do imvel em questo perante nosso ordenamento jurdico? Justifique sua resposta

  • *REVISO PARA AV2Caso Concreto 6 - Sofia Marques Duque, idosa de 80 anos, uma mulher sozinha, sem famlia e possui como nicos companheiros seus gatos de estimao. Preocupada com a subsistncia dos mesmos aps sua morte, decide fazer um testamento beneficiando-os, de tal maneira que deixa todo seu patrimnio para eles. Sabendo do fato, empregados e conhecidos comentavam o quanto aqueles felinos eram "sortudos", pois receberiam, com a morte de Sofia, bens na monta de R$100.000.000,00 (cem milhes de reais). De acordo com o caso acima, responda o que se pede, de forma justificada:

    a) O negcio jurdico acima destacado possui validade jurdica? b) Quais as causas para a anulabilidade de um negcio jurdico? c) Quais as causas para a nulidade de um negcio jurdico? d) Qual a diferena de efeitos entre o negcio jurdico nulo e o negcio jurdico anulvel?

  • *REVISO PARA AV2Caso Concreto 7 - Em dezembro de 2009 Joo foi praia e, desobedecendo s sinalizaes dos salva-vidas, resolve entrar no mar em rea considerada perigosa. Como no era bom nadador, Joo se v preso em forte corrente que o leva para longe da praia. Em pnico e certo de que se afogaria, comeou a chamar por socorro. Os salva-vidas prontamente atenderam ao chamado, mas Joo foi tirado da gua j desacordado. Aps recuperado e certo de que sua memria lhe ajudaria, Joo doa uma motocicleta ao salva-vidas Antonio, certo de que ele era seu salvador e deixando este fato expresso na escritura de doao. Passados alguns meses, Joo descobre que, na verdade, foi Carlos que lhe salvou. Joo pode anular essa doao? Fundamente sua resposta e, em caso afirmativo, indique em que prazo poderia faz-lo?

  • *REVISO PARA AV2Caso Concreto 8 - A usucapio pode ser definida, resumidamente, como um modo de aquisio do direito de propriedade, aps a posse no tempo e nas condies exigidas por lei. Joana e Vitor esto h mais de dez anos na posse de um imvel urbano. Ajuizam ao de usucapio, com fundamento no art 1238, nico do Cdigo Civil, afirmando que o imvel o domiclio do casal e de seus dois filhos, Daniel e Guilherme. A posse sempre foi exercida de forma ininterrupta e sem oposio, com inteno de domnio, requerida a produo de provas, inclusive testemunhal, sendo certo que os vizinhos podero testemunhar acerca do poder de fato exercido sobre o imvel, por todo o perodo de tempo que se afirma existir a posse ininterrupta.

    Diante do exposto, pergunta-se:

  • *REVISO PARA AV2a) A partir da anlise da hiptese acima, estaria correto afirmar que a aquisio de direitos uma conseqncia dos fatos jurdicos? Fundamente.

    b) O enunciado afirma que a usucapio um modo de aquisio do direito da propriedade. Seria, ento, um modo de aquisio originrio ou derivado do direito de propriedade? Fundamente.

    c) Supondo que o bem que o casal pretende usucapir pertencesse a uma pessoa jurdica de direito pblico, de acordo com a lei civil, sua pretenso seria possvel? Fundamente.

  • *REVISO PARA AV2Caso Concreto 9 - Luiz tem 14 anos e est com sua famlia no stio de parentes. noite, Paulo, pai de Luiz, o convida para uma pescaria no dia seguinte, o que o adolescente, animado, aceita. Pela manh, faz um belo dia de sol e os dois saem pela margem de um riacho, que passa pela propriedade, onde param e se dedicam ao prazeroso passa-tempo. Eis ento que, passada uma hora de pescaria, j tendo Paulo pescado vrios peixes, Luiz tem a sorte de fisgar um peixe enorme. Os dois seguem de volta casa onde esto os demais familiares. Pergunta-se:a) Qual a natureza jurdica do ato pelo qual Luiz se apropria do peixe? Seria um negcio jurdico ou um ato jurdico em sentido estrito? Fundamente. b) Considerando que Luiz um adolescente (14 anos), estaria certo dizer que ficaria impedido de adquirir a propriedade do peixe? Fundamente.

  • *REVISO PARA AV2Caso Concreto 10 - A Igreja de Nossa Senhora da Penha de Frana, popularmente conhecida como Igreja da Penha um tradicional santurio catlico localizado no bairro da Penha, na Vila Cruzeiro, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Erguida no alto de uma pedra, famosa pelos 382 degraus da escadaria principal, onde muitos fiis pagam promessas, subindo a p ou de joelhos. Em razo de obras de restaurao na igreja, foram cuidadosamente retirados da parede azulejos portugueses do Sculo XVIII, para tratamento da umidade e posterior recolocao. J na cozinha da casa dos padres, como se encontram muito enferrujados, os tampos dos ralos do cho foram trocados por outros de ao inox e vendidos ao ferro velho. Pergunta-se:

    Durante as obras, enquanto separados do prdio da igreja, qual a classificao jurdica de tais azulejos, como bens?

    b) Como podem ser classificados os ralos vendidos ao ferro velho?

    *