2012.1 prova medicina

32
1. Verifique se este caderno de prova contém um total de 60 questões e duas propostas de Redação. Caso contrário, solicite ao fiscal de sala um outro caderno completo. Não serão aceitas reclamações posteriores. 2. Você dispõe de quatro horas e trinta minutos para responder a todas as questões, preencher a folha de respostas e desenvolver a Redação, transcrevendo-a para a folha de redação. Controle o seu tempo. 3. Leia cada questão da prova e marque, inicialmente, a alternativa correta no próprio caderno-questionário. Para cada questão, existe apenas uma resposta certa. 4. Antes de transcrever suas alternativas para a folha de respostas ou preencher a folha de redação, confira se o nome e o número impressos na parte superior delas coincidem com seu nome e o seu número de inscrição e assine-as conforme a sua carteira de identidade. 5. Caso o nome e o número impressos na folha de respostas ou na folha de redação que lhe foram entregues não estejam corretos, informe, NÚMERO DE INSCRIÇÃO INSTRUÇÕES imediatamente, ao fiscal. A utilização de uma folha de respostas ou de uma folha de redação cujo nome e número não coincidam com os de sua inscrição invalidará a sua prova, à qual será atribuída nota zero. 6. Para marcar a sua alternativa na folha de respostas, utilize caneta esferográfica azul ou preta, de acordo com a orientação a seguir: a) preencha completamente a bolha correspondente à sua opção e assinale somente uma alternativa para cada questão; b) nenhuma resposta poderá ser feita nem alterada depois de recolhida pelo fiscal; c) não dobre, não amasse, nem faça qualquer marca na folha de respostas. 7. Ao terminar, entregue este caderno, a folha de redação e a folha de respostas, devidamente assinadas, ao fiscal da sala. 8. Atenção: após o encerramento da prova, este caderno será destruído por trituramento, e não será considerada qualquer resposta feita nele quando não transcrita para a folha de respostas. PROCESSO SELETIVO

Upload: darlla-jennifer

Post on 26-Jul-2015

890 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2012.1 Prova Medicina

1UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

1. Verifi que se este caderno de prova contém um total de 60 questões e duas propostas de Redação. Caso contrário, solicite ao fi scal de sala um outro caderno completo. Não serão aceitas reclamações posteriores.

2. Você dispõe de quatro horas e trinta minutos para responder a todas as questões, preencher a folha de respostas e desenvolver a Redação, transcrevendo-a para a folha de redação. Controle o seu tempo.

3. Leia cada questão da prova e marque, inicialmente, a alternativa correta no próprio caderno-questionário. Para cada questão, existe apenas uma resposta certa.

4. Antes de transcrever suas alternativas para a folha de respostas ou preencher a folha de redação, confi ra se o nome e o número impressos na parte superior delas coincidem com seu nome e o seu número de inscrição e assine-as conforme a sua carteira de identidade.

5. Caso o nome e o número impressos na folha de respostas ou na folha de redação que lhe foram entregues não estejam corretos, informe,

NÚMERO DE INSCRIÇÃO

INSTRUÇÕES

imediatamente, ao fi scal. A utilização de uma folha de respostas ou de uma folha de redação cujo nome e número não coincidam com os de sua inscrição invalidará a sua prova, à qual será atribuída nota zero.

6. Para marcar a sua alternativa na folha de respostas, utilize caneta esferográfi ca azul ou preta, de acordo com a orientação a seguir:

a) preencha completamente a bolha correspondente à sua opção e assinale somente uma alternativa para cada questão;

b) nenhuma resposta poderá ser feita nem alterada depois de recolhida pelo fi scal;

c) não dobre, não amasse, nem faça qualquer marca na folha de respostas.

7. Ao terminar, entregue este caderno, a folha de redação e a folha de respostas, devidamente assinadas, ao fi scal da sala.

8. Atenção: após o encerramento da prova, este caderno será destruído por trituramento, e não será considerada qualquer resposta feita nele quando não transcrita para a folha de respostas.

PROCESSO SELETIVO

Page 2: 2012.1 Prova Medicina

2 UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

Page 3: 2012.1 Prova Medicina

3UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

Questão 1

Questão 2

Um semáforo, instalado no cruzamento das ruas “X” e “Y”, começou a funcionar à 0 hora, 0 minuto e 0 segundo do dia 1º de janeiro de 2011, na seguinte sequência: 02 fases vermelhas de 10 segundos cada, 02 fases amarelas de 10 segundos cada, 01 fase verde de 20 segundos. Em que fase se encontrará o semáforo no dia 1º de janeiro de 2012 à 0 hora 40 minutos e 35 segundos?

(A) 1° fase do amarelo.(B) 2° fase do amarelo(C) 1º fase do vermelho.(D) 2° fase do vermelho.(E) Fase do verde.

O gráfico abaixo informa a quantidade de calorias gastas por uma pessoa, no período de 1 hora, quando faz determinada atividade.

A imagem e os dados do gráfico acima foram obtidos em www.viverbem.fmb.unesp.br.Baseado nos dados do gráfico é verdade afirmar que:

(A) A razão entre as quantidades de calorias gastas ao ficar sentado e ao jogar basquetebol é de 2/5.

(B) A razão entre as quantidades de calorias gastas ao cavalgar e ao correr é de 1/5.

(C) A razão entre as quantidades de calorias gastas ao nadar e ao pedalar é de 1/2.

(D) A razão entre as quantidades de calorias gastas ao nadar e ao jogar basquetebol é 2/5.

(E) A razões entre as quantidades de calorias gastas ao pedalar e ao correr é de 1/3.

Page 4: 2012.1 Prova Medicina

4 UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

Questão 3

Questão 4

O gráfico abaixo, publicado na Folha de S. Paulo, mostra os gastos (em bilhões de reais) do Governo Federal com os juros da dívida pública no período de 2004 a 2010.

(Adaptado)

Analisando o gráfico, podemos afirmar que o item CORRETO é:

(A) Em 2006, o gasto foi maior do que em 2005.(B) O menor gasto foi em 2006.(C) Em 2006, houve redução de 20% nos

gastos, em relação a 2005.(D) A média dos gastos nos anos de 2009 e

2010 foi de R$ 63,7 bilhões.(E) Os gastos decresceram de 2006 a 2008.

Três canos de forma cilíndrica e de mesmo raio r = 3 cm, juntos conforme a figura abaixo, devem ser colocados dentro de um outro cano, também cilíndrico e com raio R cm, de modo a manterem a forma como estão juntos e ficarem presos sem folga. Neste caso o valor de R é

(A)(B)(C)(D)(E)

Page 5: 2012.1 Prova Medicina

5UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

Questão 5

Questão 6

A conjugação da atração gravitacional entre os corpos do sistema terra-lua-sol é o principal fator responsável pela ocorrência das marés, quando as águas do mar atingem limites máximo e mínimo com determinada regularidade. A altura da maré (em metros) observada em uma praia

do litoral nordestino é aproximada pela função:

, em que tempo t é medido

em horas e . Com base nestes dados,

considere as seguintes afirmativas:

(I) Depois das 18h, a maré começa a secar.(II) Às 6h, a maré atinge altura mínima.(III) Às 9h, a maré está secando.(IV) A média entre as alturas máxima e mínima é

de 1,5m.(V) Às 3h, a maré está enchendo.

Assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, obtem-se a seguinte sequência:

(A) F F V V F(B) V F V F V(C) V V F F V(D) F F V V V(E) F V F V F

Uma expedição científica, acampada em lugar isolado e composta por um determinado número de pessoas, tinha mantimentos para 70 dias que era o tempo de duração da expedição. Após 38 dias, a expedição encontrou 20 homens que se encontravam perdidos e, por conseguinte, em virtude dos mantimentos, a expedição retornou com 8 dias de antecedência. Admitindo-se que a quantidade de mantimentos consumidos pelos novos componentes é proporcional à dos que já se encontravam acampados, determine pessoas compunha a expedição inicialmente.

(A) 20(B) 30(C) 40(D) 50(E) 60

Page 6: 2012.1 Prova Medicina

6 UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

Questão 7

Questão 8

Questão 9

A comissão elaboradora das questões de matemática dos processos seletivos da Unifor é constituído por uma professora e 3 professores, escolhidos dentre os docentes de matemática dessa Universidade. Admitindo-se que são 30 os professores de matemática da Unifor e que destes 10 são mulheres, quantas comissões diferentes podem ser constituídas com a mesma formação?

(A) 64800(B) 32400(C) 30!(D) 20! • 10!(E) 200

Um homem que, quando em pé, tem os olhos a uma altura de 1,70m, utilizou a seguinte estratégia para determinar a altura de um edifício: posicionou-se em um ponto ‘A’ do qual viu o topo do edifício sob um ângulo de 30°, sendo o ângulo medido a partir da horizontal que passa por seus olhos. Depois recuou até um ponto ‘B’ de onde viu o topo do edifício sob um ângulo de 15° medido sob as mesmas condições do primeiro ângulo. Mediu a distância do ponto ‘A’ ao ponto ‘B’ e, sabendo que o terreno é plano, o homem calculou a altura do edifício.Se a distância entre ‘A’ e ‘B’ é 76,6 m, então a altura do edifício, em metros, é:

(A) 50,6(B) 45,7(C) 40(D) 38,3(E) 35

Os números log3a, log3b e log3c, nessa ordem, estão em progressão aritmética de razão 2. Então os números a, b e c, nessa ordem, estão:

(A) em progressão aritmética de razão 2.(B) em progressão aritmética de razão 3.(C) em progressão geométrica de razão 2.(D) em progressão geométrica de razão 3.(E) em progressão geométrica de razão 9.

Page 7: 2012.1 Prova Medicina

7UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

Questão 10

Questão 11

Questão 12

O gráfico abaixo mostra a variação do IPC, Índice de Preços ao Consumidor, em uma capital brasileira pesquisada no período de abril a agosto de 2011.

Baseado nos dados do gráfico acima, podemos afirmar que a média do IPC durante esses cincos meses foi, aproximadamente, de:

(A) 0,10%(B) 0,22%(C) 0,33%(D) 0,42%(E) 0,50%

Dos 30 candidatos ao preenchimento de 4 vagas em certa empresa, sabe-se que 18 são do sexo masculino, 13 dos candidatos são fumantes e 7 são as mulheres que não fumam. De quantos modos podem ser selecionados 2 homens e 2 mulheres entre os não fumantes?(A) 900(B) 945(C) 990(D) 1035(E) 1080

A negação de ‘Professores são pessoas res-ponsáveis’ é equivalente a:

(A) ‘Professores são pessoas irresponsáveis’.(B) ‘Toda pessoa irresponsável é professor’.(C) ‘Toda pessoa irresponsável não é professor’.(D) ‘Toda pessoa responsável é professor’.(E) ‘Alguma pessoa irresponsável é professor’.

Page 8: 2012.1 Prova Medicina

8 UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

Questão 13

Questão 14

Num final de feira livre, um feirante tem ainda um pequeno estoque de abacaxis, melancias e graviolas. Se vender cada abacaxi por R$ 2,00, cada melancia por R$ 3,00 e cada graviola por R$ 4,00, obtém uma receita de R$ 50,00. Se vender cada abacaxi, cada melancia e cada graviola respectivamente por R$ 2,00, R$ 6,00 e R$ 3,00, a receita será de R$ 60,00. Considerando que ele só vende cada fruta inteira (não frações), podemos com certeza afirmar que:

(A) Não é possível com estes dados, determinar o estoque de cada tipo de fruta.

(B) Existem exatamente duas soluções (distintas) determinando o estoque de cada tipo de fruta.

(C) É imprescindível uma outra informação para determinar o estoque de cada tipo de fruta.

(D) Os dados são suficientes para determinar o estoque de cada tipo de fruta.

(E) Existem infinitas soluções determinando o estoque de cada tipo de fruta.

A figura abaixo representa o perfil de uma escada cujos degraus têm todos a mesma extensão (vide figura), além de mesma altura. Se AB = 3m e BCA mede 30°, então a medida da extensão de cada degrau é:

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

Extensão

Page 9: 2012.1 Prova Medicina

9UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

Questão 15

Questão 16

(A) 35(B) 50(C) 60(D) 75(E) 80

CIÊNCIAS DA NATUREZAE SUAS TECNOLOGIAS

Fisicamente a luz é uma forma de energia radiante que se propaga por meio de ondas eletromagnéticas. A luz é o agente físico responsável pela sensação visual. Quando a luz incide em uma superfície pode ocorrer vários fenômenos: REFLEXÃO REGULAR, REFLEXÃO DIFUSA, REFRAÇÃO OU ABSORÇÃO DOS RAIOS LUMINOSOS.Um feixe de raios de luz paralelos entre si, incide sobre quatro superfícies como mostram as figuras abaixo e grande parte destes raios sofrem os seguintes fenômenos ópticos:(Fig. 1) Na superfície S1, os raios da luz incidente volta ao meio com raios que continuam paralelos.(Fig. 2) Na superfície S2 os raios da luz incidentes não são mais refletidos paralelos entre si.(Fig. 3) Na superfície S3 os raios da luz incidentes atravessam a superfície e ainda seguem paralelos.(Fig. 4) Na superfície S4 os raios de luz incidentes são absorvidos.

Com base nos fenômenos ocorridos pode–se concluir que as superfícies são:

(A) A superfície S1 é rugosa, S2 separa dois meios transparentes S3 é metálica e muito bem polida, e S4 é um corpo de superfície preta.

(B) A superfície S1 é metálica e muito bem polida, S2 é um corpo de superfície preta, S3 separa dois meios transparentes, e S4 é rugosa.

(C) A superfície S1 é metálica e muito bem polida, S2 é rugosa, S3 separa dois meios transparentes, e S4 é um corpo de superfície preta.

(D) A superfície S1 separa dois meios transparentes, S2 é rugosa, S3 é metálica e muito bem polida, e S4 é um corpo de superfície preta.

(E) A superfície S1 é metálica e muito bem polida, S2 separa dois meios transparentes, S3 é rugosa, e S4 é um corpo de superfície preta.

Fig. 1

Fig. 3

Fig. 2

Fig. 4

Ao se mover, a partir da vertical, um pêndulo de 100 cm de comprimento forma um ângulo de 60° com a vertical (veja figura). Quantos centímetros sobe a extremidade inferior do pêndulo? (sen60°=√3/2, cos60°=1/2, tg60°=√3.)

Page 10: 2012.1 Prova Medicina

10 UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

Questão 17 Questão 18

Questão 19

Os cientistas que estudam a física das partículas necessitam estudar o comportamento e as propriedades do núcleo atômico. Para estudar os componentes dos prótons no maior acelerador do mundo, recentemente inaugurado na Suíça “LHC (Large Hadron Collider)”, prótons de massa ‘m’ e carga positiva ‘q’ são disparados em colisão frontal, com velocidades perpendiculares a Campos Magnéticos Uniformes, sofrendo ação de forças magnéticas. Os Campos Magnéticos utilizados são uniformes e atuam perpendicularmente à velocidade destas partículas. Podemos afirmar que estas forças magnéticas:

(A) Mantêm as velocidades escalares dos prótons constantes, mas os colocam em trajetórias circulares.

(B) Mantêm as velocidades escalares dos prótons constantes, mas os colocam em trajetórias helicoidais.

(C) Aumentam as velocidades escalares dos prótons e mantêm suas trajetórias retilíneas.

(D) Diminuem as velocidades escalares dos prótons e mantêm suas trajetórias retilíneas.

(E) Não alteram as velocidades escalares dos prótons nem alteram as suas trajetórias.

Num espetáculo circense, dois palhaços seguram pelas extremidades uma barra homogênea de 3m de comprimento que pesa 200N. Um terceiro palhaço com massa total de 50 kg pode deslizar sobre a barra com seu monociclo. O palhaço na extremidade A da barra só pode suportar uma força até 400 N. Até que distância “x” da extremidade B o palhaço poderá deslizar em seu monociclo? (Considere g = 10m /s2)

(A) x = 1,5 m(B) x = 1,8 m(C) x = 2 m (D) x = 2,4 m (E) x = 2,5 m

Quando os freios de um carro são acionados, o veículo ainda percorre uma distância até parar totalmente. Essa distância depende de vários fatores. Um deles é o tempo de reação que varia de pessoa para pessoa. Além disso, a superfície da pista, o tipo de asfalto, o sistema de freios e dos pneus do carro contribuem para fazer com que a distância percorrida pelo carro, até atingir o repouso, aumente ou diminua. No caso em que a pista esteja molhada, a distância aumenta, pois o atrito com a pista diminui. Nesse sentido, considere um carro de Fórmula I movendo-se numa pista reta, com velocidade escalar V0.Sendo µe o coeficiente de atrito estático entre os pneus e a pista, qual é a menor distância na qual o carro de Fórmula I pode ser parado pela ação dos freios?

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

Page 11: 2012.1 Prova Medicina

11UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

Questão 20 Questão 21

No gráfico abaixo, apresentamos a curva de solubilidade do nitrato de potássio, KNO3, em função da variação da temperatura, expressa em gramas de solubilidade do KNO3, por 100 g de água.

Em relação ao gráfico, foram feitas as seguintes afirmações:

I – Ao dissolvermos 60 g deste sal em água a 25 ºC, teremos uma solução insaturada.

II – Ao resfriarmos a solução saturada de 70 ºC a 40 ºC, ocorrerá a precipitação de 30 g do sal.

III – Ao aquecermos a solução saturada de 10 ºC a 40 ºC, a massa do sal presente na solução será de 30 g.

IV – Ao dissolvermos 10 g deste sal em água a 25 ºC, teremos uma solução supersaturada.

V – Ao resfriarmos uma solução saturada de 70 ºC a 40 ºC, a massa do sal que permanece dissolvido na solução será de 60 g.

São corretas as afirmações:(A) I apenas. (B) V apenas. (C) I, V e IV.(D) II e III apenas.(E) I, II, III e IV.

A eletricidade hoje faz parte do nosso dia-a-dia e está presente em quase todos os dispositivos e aparelhos de uso pessoal, doméstico e industrual. Um circuito elétrico consiste na ligação de elementos ou componentes elétricos como resistores, fontes de alimentação, interruptores, lâmpadas, etc, de maneira que seja formado um circuito fechado de corrente elétrica. Considere um circuito de corrente contínua, constituído pelo menos por uma bateria, que vai fornecer a energia ao circuito, por um receptor dessa energia, que podem ser resistores, capacitores, e pelos condutores elétricos, que fazem a condução da eletricidade entre os elementos. Em qualquer circuito elétrico, os pontos onde ocorrem junções de dois ou mais fios por onde passam correntes elétricas, chamam-se NÓS. A Lei de Kirchhoff dos Nós nos diz que a soma das correntes elétricas que chegam a um determinado NÓ é igual a soma das correntes que saem deste mesmo NÓ. Veja a figura abaixo.

Esta Lei pode ser interpretada também como:

(A) A Lei da Conservação da Massa.(B) A Lei da Conservação da Energia.(C) A Lei da Conservação do Momento Linear.(D) A Lei da Conservação do Momento Angular.(E) A Lei da Conservação da Carga.

Page 12: 2012.1 Prova Medicina

12 UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

Questão 22

Questão 24

Questão 23

O gelo seco é um agente eficiente na preservação e no transporte de órgãos, tecidos, sangue, sêmen, vacinas e medicamentos que necessitem de baixas temperaturas. Em contato com o ar, o gelo seco sofre sublimação na temperatura de 78 ºC negativos. Sabendo que a entalpia de sublimação é de 0,57 kJ/g e o calor específico do CO2(g) é de 0,85 J / g.K, o valor da energia total envolvida para transformar 100 g de gelo seco em dióxido de carbono CO2 gasoso na temperatura final de 40 ºC é de:

(A) 10 kJ(B) 47 kJ(C) 53,8 kJ(D) 57 kJ(E) 67 kJ

A propanona, conhecida popularmente como acetona, é um composto muito utilizado como solvente em esmaltes e tintas, assim como também na extração de óleos e na fabricação de fármacos. Esta pode ser obtida pela reação de oxidação do propanol-2 com o dicromato de potássio em meio ácido. Considere as estruturas químicas dos seguintes compostos orgânicos e as temperaturas de ebulição correspondentes:

A respeito da estrutura dos compostos, das suas forças intermoleculares e dos pontos de ebulição apresentados, é correto afirmar que:

(A) As moléculas propanona e propanol-2 apresentam interações do tipo pontes de hidrogênio, porém, devido ao propanol-2 apresentar maior massa molar, apresenta maior ponto de ebulição.

(B) O propanol-2 tem interações intermoleculares do tipo pontes de hidrogênio, e, por causa disso, tem maior ponto de ebulição.

(C) Na molécula da propanona, não existe diferença de eletronegatividade entre o oxigênio da carbonila e os hidrogênios na estrutura.

(D) A propanona é menos volátil que o propanol-2. (E) Quanto maior a intensidade das forças

intermoleculares, menor o ponto de ebulição de uma substância.

Soluções de acetato de cálcio são indicadas para o controle de hiperfosfatemia no estágio final de insuficiência renal. A diálise remove parte do fosfato no sangue, mas é difícil removê-lo suficientemente para manter os níveis normais de fosfato. O acetato de cálcio ajuda a remover o fosfato oriundo da dieta do paciente. No tratamento de um paciente é administrada uma solução de acetato de cálcio, Ca(CH3CO2)2(aq), de concentração 0,15 M. O pH desta solução é aproximadamente igual a

Dados:- Constante de dissociação do ácido acético =1,8 x 10-5 ; log 1,3 = 0,11; log 1,8=0,25; (1,3)2= 1,7Kw=1,0 x 10-14

- Considere a concentração molar de ácido acético no equilíbrio <<< 0,30.

(A) 4,9(B) 8,9 (C) 9,1(D) 9,6(E) 10,0

Page 13: 2012.1 Prova Medicina

13UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

Questão 25 Questão 26

Soluções contendo sais minerais e glicose são empregadas na reidratação de pacientes que perderam muito líquido. Uma de tais soluções reidratantes tem a seguinte composição

Cloreto de sódio 0,360 mol.L-1

Citrato de potássio 0,066 mol.L-1

mono-hidratado Citrato de sódio 0,034 mol.L-1

di-hidratado Glicose 0,960 mol.L-1

As concentrações molares de íons sódio e de íons citrato na solução são, respectivamente,

(A) 0,034 mol.L-1 e 0,100 mol.L-1

(B) 0,394 mol.L-1 e 0,066 mol.L-1

(C) 0,462 mol.L-1 e 0,100 mol.L-1

(D) 0,034 mol.L-1 e 0,066 mol.L-1

(E) 0,360 mol.L-1 e 0,100 mol.L-1

O alisamento do cabelo consiste na quebra, temporária ou permanente, das ligações químicas que mantêm a estrutura tridimensional da molécula de α-queratina em sua forma rígida original. Estas são divididas em ligações fortes (pontes dissulfeto) e ligações fracas (pontes de hidrogênio, forças de Van der Waals e ligações iônicas). As forças fracas são quebradas no simples ato de molhar os cabelos que resultam da atração de cargas positivas e negativas. Existem os alisamentos temporários, que utilizam técnicas físico-químicas, como o secador e duram até a próxima lavagem. Necessitam que os cabelos sejam previamente molhados, para que ocorra a quebra das pontes de hidrogênio no processo de hidrólise da queratina, permitindo, assim, a abertura temporária de sua estrutura helicoidal. Com isso, o fio fica liso. A desidratação rápida com o secador mantém a forma lisa da haste. A aplicação da prancha quente molda as células da cutícula (escamas), como se as achatasse paralelamente à haste. O fio adquire aspecto liso e brilhante, por refletir mais a luz incidente. Os alisamentos definitivos visam romper as pontes dissulfeto da α-queratina que utilizam reações químicas de redução.

Disponível em: <http://rspdermato.med.br/images/online/artigo_cuidadoscabelos.pdf>. Acesso em

09/11/11.

Existe hoje uma preocupação constante das pessoas com seus cabelos, na forma, aparência e cor, indicando estilo pessoal e características de elegância e irreverência. A respeito da proteína α-queratina, responda corretamente:

(A) Devido à quebra e à formação de ligações não covalentes chamadas pontes dissulfeto em novas posições nessa proteína, esta muda definitivamente sua forma tridimensional.

(B) Devido à quebra de ligações covalentes chamadas pontes de hidrogênio na α-queratina, o simples ato de molhar os cabelos causa um alisamento temporário na estrutura do fio.

(C) Por ser formada de grande quantidade do aminoácido cisteína que se unem por pontes dissulfeto, ao sofrerem quebra, determinam uma mudança temporária na estrutura do fio.

(D) A α-queratina é assim denominada, pois é formada por uma cadeia polipeptídica que se arruma de forma helicoidal e através de suas várias cisteínas pode sofrer mudança permanente na sua estrutura.

(E) A proteína α-queratina sofre redução durante o alisamento pela perda de elétrons na sua cadeia, resultando no rompimento das pontes dissulfeto e na mudança permanente na sua estrutura.

raquel
Realce
raquel
Realce
raquel
Realce
Page 14: 2012.1 Prova Medicina

14 UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

Questão 27 Questão 28

Maria Vitória de 4 anos, pelo menos uma vez por mês, pede sua mãe para tomar “sanguinho”. Ela apresenta talassemia major, apresentando crises de fraqueza e falta de fôlego. O procedimento é necessário para regularizar suas taxas de hemoglobina. Sua esperança de cura é o transplante de medula óssea que ocorrerá logo depois do nascimento de sua irmã “Maria Clara”, a fim de que as células-tronco extraídas do seu cordão umbilical recomponham a produção de hemoglobina de Maria Vitória. A compatibilidade das duas irmãs foi esclarecida devido à tecnologia genética que permite selecionar um embrião saudável, analisando um pedaço de DNA, o cromossomo 6, em que estão localizados os principais genes associados à compatibilidade e à rejeição. Um organismo é compatível ao outro mesmo quando a semelhança entre os dois é menor que 100%, diz o geneticista Ciro Martinhago, diretor da RDO Diagnósticos Médicos, em São Paulo.

Veja. 12 outubro 2011, “Maninhos salvadores” (adaptado).

Relacionando o texto acima com alguns aspectos genéticos das estruturas celulares, constata-se que

(A) a talassemia apresenta esses sintomas de fraqueza e falta de fôlego devido à deficiência no cromossomo 6 que impede a produção normal de hemoglobina.

(B) as células tronco retiradas do embrião de sua irmã vão salvar a vida de Vitória, portanto irão permitir a nova produção de hemoglobina na sua medula.

(C) devido à compatibilidade entre as irmãs, o glicocálice que reveste externamente suas células possui glicídios diferentes.

(D) no braço curto do cromossomo 6 existem informações gênicas para codificar uma série de anticorpos presentes no plasma que são totalmente semelhante nas irmãs.

(E) as transfusões sanguíneas tomadas por Maria Vitória regularizam as taxas e a ação da proteína hemoglobina devido ao transporte de O2 que ajuda na maior produção de energia.

A osteoporose faz parte do processo natural de envelhecimento e caracteriza-se pela diminuição substancial da massa óssea que provoca ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas. “É uma doença silenciosa e que causa muito sofrimento, já que, geralmente, é descoberta em idosos, após fratura provocada por uma queda e até escorregão”, explica a coordenadora da Saúde do Idoso, do Ministério da Saúde, Luiza Machado.De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo, 13% a 18% das mulheres e 3% a 6% dos homens, acima de 50 anos, sofrem com a osteoporose. No Brasil, o número de pessoas que possuem a doença chega a 10 milhões, e os gastos com o tratamento e a assistência no Sistema Único de Saúde (SUS) são altos. “Só em 2010, o SUS gastou aproximadamente R$ 81 milhões para a atenção ao paciente portador de osteoporose e vítima de quedas e fraturas”, informa Luiza Machado.

Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/2743/162/prevencao-a-

osteoporose-deve-comecar-na-infancia.html i>. Acesso em 05 nov. 2011. (com adaptações)

Nesse contexto, analise as alternativas, listadas abaixo, e marque a que apresenta apenas medidas e ações preventivas à osteoporose:

(A) Consumir leite e derivados, que possuem alto índice de cálcio e diminuir o consumo de refrigerantes desde a infância.

(B) Fazer uso apenas de vegetais de cor vermelha, peixes e alimentos oleaginosos, como castanhas e nozes.

(C) Evitar a exposição ao sol, é um hábito importante para a prevenção da osteoporose, já que a luz do sol é um potente inibidor da ação da vitamina D.

(D) Fazer o uso de vacina para evitar osteoporose e frequentes sessões de fisioterapia ao longo da vida.

(E) Praticar exercícios físicos regulares e evitar a ingestão de laticínios e derivados na fase adulta.

raquel
Realce
raquel
Realce
raquel
Realce
raquel
Realce
raquel
Realce
raquel
Realce
raquel
Realce
raquel
Realce
raquel
Realce
raquel
Realce
raquel
Realce
raquel
Realce
Page 15: 2012.1 Prova Medicina

15UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

Questão 29 Questão 30

A imagem revela a batalha entre o sistema imunológico e o vírus HIV. Considerando o contexto abaixo, responda corretamente:

Disponível em: <http://longevidade-silvia.blogspot.com/2008/11/sistema-imunologico-sem-aids-e-

com-aids.htm>. Acesso em 09/11/11.

(A) A infecção pelo HIV e a produção de anticorpos anti-HIV no sangue pelo sistema de defesa do organismo em resposta ao HIV é constatada imediatamente após a exposição ao vírus.

(B) A fase assintomática da AIDS ocorre com o frequente ataque do vírus às células de defesa que funcionam com menos eficiência até serem destruídas, e se caracteriza pela alta redução dos linfócitos T CD4.

(C) Na fase avançada da AIDS, ocorre o aparecimento de doenças oportunistas, tais como candidíase oral ou de esôfago, tuberculose, sarcoma de Kaposi, toxoplasmose cerebral e pneumonia, entre outras.

(D) O HIV possui DNA, e sua principal característica é a presença da enzima transcriptase reversa, que produz moléculas de RNA a partir do DNA que penetra no núcleo da célula, e recombina-se com o DNA celular.

(E) O HIV é bastante resistente no meio externo, sendo ativado por uma variedade de agentes físicos (calor) e químicos (hipoclorito de sódio, glutaraldeído). As partículas virais dentro do corpo sobrevivem lutando contra nosso sistema de defesa.

Cientistas descobriram um mecanismo biológico que transforma gordura branca em gordura marrom. A primeira acumula energia no corpo e está associada à obesidade; a segunda está ligada à regulação da temperatura. Esta descoberta representa uma estratégia para combater a obesidade.

Disponível em: Revista Planeta Nov. 2011. Ano 39. Edição 470 (com adaptações)

O mecanismo de regulação da temperatura realizado pela gordura marrom está associado à:

(A) A utilização de ATP (trifosfato de adenosina) para produção de calor.

(B) A presença de termogenina, uma proteína desacopladora.

(C) A inibição da cadeia transportadora de elétrons na mitocondria, dissipando calor.

(D) A ativação da fosforilação oxidativa na matriz mitocondrial.

(E) A hidrólise de ATP (trifosfato de adenosina) em ADP (difosfato de adenosina) liberando calor.

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

A Grécia vem enfrentando, notadamente a partir de 2008, uma forte crise econômica, a qual, em 2011, ganhou um novo impulso, afetando não apenas a economia local, mas a economia europeia como um todo e, em especial, os países integrantes da chamada “zona do euro”. Sobre tal assunto, assinale a alternativa correta.(A) O previsto déficit das contas públicas na Grécia

em 2011 decorre do fato de que o governo desse país terá receitas superiores a suas despesas ao longo desse ano.

(B) A Grécia deixou de utilizar sua antiga moeda nacional, denominada dracma, passando a utilizar somente o euro como sua moeda, a partir de 1º de janeiro de 2001.

(C) Os governos dos principais países europeus, tais como França e Alemanha, têm evitado maior envolvimento na busca por uma solução para a crise econômica grega.

(D) A “zona do euro” (também conhecida como eurozona ou ainda Eurolândia) refere-se à união monetária dentro da União Europeia, na qual todos os estados-membros adotaram oficialmente o euro como moeda comum.

(E) A população grega tem realizado várias demonstrações de apoio às medidas econômicas voltadas para a superação da crise, implementadas pelo governo de seu país.

Questão 31

raquel
Realce
raquel
Realce
raquel
Realce
raquel
Realce
raquel
Realce
raquel
Realce
Page 16: 2012.1 Prova Medicina

16 UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

Questão 32 Questão 34

Questão 33Recentemente Cristina Fernandez foi reeleita presidente da Argentina no primeiro turno das eleições. Tendo sido considerada enfraquecida politicamente desde o falecimento repentino de seu marido Nestor Kirchner, ex-presidente da República, Cristina Fernandez demonstrou grande habilidade política e caráter para continuar no cargo. Dentre os vários motivos que levaram à vitória da presidente, pode-se destacar:

(A) Sua política liberal e o apoio das classes agrárias.(B) O recente processo de dolarização da economia

argentina.(C) Sua política econômica de intervenção estatal

na economia e sua política social de combate à pobreza.

(D) Sua política em defesa do feminismo e do trabalho para as mulheres.

(E) O bom relacionamento da Argentina com a comunidade financeira internacional.

O Brasil passou a ser um dos países a sofrer mais vigilância entre os 151 membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) por suspeita de crescente protecionismo, num cenário de tensão causado pela queda da demanda global. “O Brasil corre o risco de virar a ‘Geni’ do comércio internacional, levando bordoadas de todo lado”, disse um importante observador próximo da OMC. Relatório da OMC para os líderes do G-20 diz que a Índia, o Brasil e Rússia foram os países do grupo que mais impuseram novas medidas restritivas ao comércio nos últimos meses, embora os três tenham também adotado várias ações de liberalização. (Valor Econômico, 31.10.2011). Assinale a afirmativa VERDADEIRA.

(A) No Brasil, passou a vigorar, a partir de 15.09.2011, o aumento de 30 pontos percentuais sobre a alíquota de IPI incidente sobre carros importados, à exceção dos que usem 65% de componentes oriundos do Mercosul.

(B) Tendo em vista sua postura reconhecidamente protecionista no comércio internacional, a China não conseguiu, até o momento, ser aceita como membro da Organização Mundial do Comércio (OMC).

(C) O Senado dos Estados Unidos aprovou, em outubro de 2011, um projeto de lei que impõe tarifas maiores sobre os produtos chineses, para compensar a vantagem competitiva da China, advinda da forte desvalorização do Yuan.

(D) Ao longo do século XIX e início do século XX, os Estados Unidos permaneceram os mais ardentes defensores intelectuais e praticantes do livre comércio.

(E) O Governo do Brasil admite estar tomando medidas protecionistas, justificando-as pela necessidade de proteger o livre comércio internacional e, acima de tudo, as empresas brasileiras.

Quando as despesas do governo excedem as receitas fiscais, há déficit fiscal. Para resolver esse problema, o governo tem dois caminhos clássicos: emissão de moeda e/ou lançamento de títulos da dívida pública. A soma de todos os títulos públicos emitidos perfaz a dívida do governo, cujo crescimento se dá pelos déficits incorridos ao longo do tempo. No Brasil, em Setembro/2011, a Dívida Bruta do Governo Geral (Governo Federal, INSS, governos estaduais e governos municipais) alcançou R$ 2.226,5 bilhões, correspondentes a 55,9% do PIB.

I. Ao emitir moeda, o governo resolve o problema pela via rápida, mas cria uma dívida compulsória, “não resgatável”, implicando a geração de inflação.

II. A permissão para a geração de déficit fiscal pode trazer benefícios para a economia, tais como a redução do desemprego e o aumento do investimento público.

III. Ao elevar a taxa de juros, com vistas a atrair compradores para seus títulos, o governo favorece a disponibilidade de recursos para o financiamento do investimento privado.

IV. No Brasil, as pessoas físicas não podem adquirir títulos públicos federais diretamente do Tesouro Nacional, devendo necessariamente recomprá-los de uma instituição financeira.

V. As taxas de juros elevadas também atraem investidores externos, que precisam internalizar suas moedas, fortalecendo a moeda nacional e, consequentemente, favorecendo o setor exportador.

Analise as informações acima e marque a opção correspondente às afirmativas VERDADEIRAS:

(A) I e II apenas(B) II e III(C) I, II e IV(D) III, IV e V(E) II e V

raquel
Realce
raquel
Realce
raquel
Realce
raquel
Realce
raquel
Realce
Page 17: 2012.1 Prova Medicina

17UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

Questão 35 Questão 36

Questão 37

A crise econômica atual nos países mais desenvolvidos vem dando origens a manifestações e movimentos populares destinados a questionar os fundamentos e o funcionamento dos sistemas político e econômico nesses países. Exemplo desses movimentos populares contestatórios, o movimento “Ocupe Wall Street” vem ganhando rapidamente adeptos em várias outras cidades norte-americanas, bem como europeias e asiáticas. Sobre tal assunto, assinale a alternativa correta.

(A) O “Ocupe Wall Street” é um movimento popular caracterizado pela ausência de uma liderança individual e por sua composição por pessoas de várias cores, gêneros e orientações políticas contrárias às decisões políticas favoráveis ao sistema financeiro.

(B) Nos Estados Unidos, o “Ocupe Wall Street” tem grande semelhança com o movimento “Tea Party”, pois, ambos defendem forte atuação do governo com o objetivo de defender a classe trabalhadora americana.

(C) O movimento “Ocupe Wall Street” resultou do grande interesse, nos Estados Unidos, pelo debate político levantado pela eleição do Presidente Barak Obama em 2008 e de sua grande popularidade.

(D) Os participantes do movimento “Ocupe Wall Street” são contrários à utilização de redes sociais disponíveis na rede mundial de computadores (Internet), como forma de divulgação de suas ideias, pois as consideram comprometidas com o sistema financeiro internacional.

(E) Os movimentos populares semelhantes ao “Ocupe Wall Street” são, de modo geral, ligados a partidos políticos tradicionais, vistos pelos participantes de tais movimentos como representativos de seus interesses junto aos governos de seus países.

O Governo Federal brasileiro executa, sob responsabilidade do Ministério da Integração Nacional, o "Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional". Esse projeto objetiva a transposição de parte das águas do Rio São Francisco por meio da construção de dois canais com 700 quilômetros de extensão total, os quais viabilizarão o aumento da oferta de recursos hídricos em áreas semiáridas dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

(A) A realidade hídrica, principalmente nos aspectos atinentes à oferta e uso das águas, é tema que, historicamente, não tem integrado o debate sobre o semiárido nordestino.

(B) A transposição das águas do Rio São Francisco não é vista como solução para resolver o problema do abastecimento das cidades e mitigar a sede dos nordestinos.

(C) O São Francisco é um rio inteiramente localizado no Nordeste semiárido, com nascente no estado da Bahia e foz no litoral de Pernambuco.

(D) A escassez de água no Nordeste brasileiro pode ser atribuída a características geoambientais específicas dessa região e, também, de falhas na gestão dos recursos hídricos por parte do poder público.

(E) As chuvas na Região Nordeste são bem distribuídas no tempo, graças a fenômenos climáticos, tais como o El Niño que favorece a ocorrência de frentes frias causadoras de chuvas.

O governo de Luís Inácio Lula da Silva foi importante para a consolidação da democracia no Brasil, dado que nenhum elemento apontou para a interrupção do processo democrático. Do ponto de vista econômico e social, pode-se destacar como realizações do governo:

(A) A preocupação primordial com o controle da inflação e a manutenção de um superávit primário.

(B) O aprofundamento do endividamento junto ao FMI.

(C) A diminuição da carga tributária, particularmente nos aspectos do imposto sobre a renda.

(D) A desvalorização sistemática da taxa de câmbio com o intuito de incentivar as exportações.

(E) A criação do programa “Fome Zero” para o atendimento social às famílias de classe média.

Page 18: 2012.1 Prova Medicina

18 UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

Questão 38

De acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), a população mundial atingiu os 7 bilhões de habitantes no dia 31 de outubro. O gráfico abaixo está presente no Relatório sobre a Situação da População Mundial 2011, produzido pela Divisão de Informações e Relações Externas do Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA/ONU).

ESTIMATIVA E PROJEÇÃO DA POPULAÇÃO POR ÁREA GEOGRÁFICA, COM VARIANTE MÉDIA, 1950 - 2100 (EM BILHÕES)

Fonte: UNFPA/ONU

(A) Grande parte da população mundial vive no continente asiático que possui os dois países de maior população: a China e a Índia.

(B) Em conjunto com os países do continente asiático, os países da América Latina apresentam a maior taxa de crescimento demográfico.

(C) A população africana apresenta uma taxa de crescimento bem evidente e sem previsão de estabilização e reversão para o século XXI.

(D) A população asiática provavelmente alcançará seu pico na metade do século (de acordo com as projeções) e começará a declinar gradativamente a partir daí.

(E) Por ser ainda um continente pobre, o crescimento demográfico africano é visto com preocupação.

Sobre a questão do crescimento demográfico mundial e com base na informação do gráfico NÃO se pode considerar como verdadeira a afirmativa:

Page 19: 2012.1 Prova Medicina

19UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

Questão 39 Questão 40

A China explica que o seu sistema econômico adapta mecanismos de mercado ao socialismo, por meio da forte presença do Estado que fomenta a economia e o desenvolvimento social. Um capitalismo controlado pelo Partido Comunista.

Com respeito ao sistema político e econômico adotado pela China, é INCORRETA a afirmação:

(A) A economia de mercado, implementada na China, permitiu a propriedade particular para o desenvolvimento das atividades econômicas, nas Zonas Econômicas Especiais (ZEE) e nas Zonas de Comércio Aberto (ZCA).

(B) As Zonas de Comércio Aberto (ZCA) são regiões que, além do livre mercado, estão abertas ao comércio exterior e à entrada de multinacionais, desde que respeitadas as restrições de associarem-se ao governo ou a empresários chineses por meio de joint ventures.

(C) A China atrai investimentos do mundo inteiro em função do baixo custo de produção. Entre os principais fatores para o custo de produção reduzido estão a mão de obra barata, uma boa infraestrutura e a moeda desvalorizada.

(D) O Estado foi o principal instrumento da modernização acelerada que transforma diariamente a paisagem da China. O ritmo da economia chinesa exige construções permanentes ou reaparelhamentos de portos, rodovias, estradas de ferro, aeroportos e usinas de energia.

(E) As conquistas econômicas chinesas foram acompanhadas por importantes reformas democráticas que garantiram uma maior participação política e respeito pleno aos direitos humanos.

Com relação à escravidão e à abolição ao final do século XIX, assinale o trecho de texto que pode ser considerado INCORRETO:

(A) O primeiro golpe na escravatura foi a abolição do tráfico negreiro por meio da Lei Eusébio de Queirós, de 1850. Para os escravocratas, isso criou um problema de reposição da mão de obra proveniente da África. Para o império britânico, a abolição do tráfico fecharia um de seus principais mercados.

(B) A Lei Visconde do Rio Branco, também conhecida como a Lei do Ventre Livre foi decretada em 1871 e estabelecia que a partir de 1871 todos os filhos de escravos seriam considerados livres.

(C) A Lei dos Sexagenário foi promulgada em 1885, estabelecendo que depois de completar 65 anos os escravos estariam em liberdade. Essa lei foi bastante criticada sob a argumentação de que eram poucos os escravos que chegariam a tal idade.

(D) A introdução dos imigrantes europeus funcionou como uma fonte alternativa no fornecimento de força de trabalho e ocupou as brechas não preenchidas pelo trabalho escravo, que se tornava escasso e caro.

(E) A Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil, foi sancionada em 13 de maio de 1888, momento em que a Princesa Isabel exercia a Regência no lugar do pai. A Lei teve importância ao libertar cerca de 700 mil escravos que ainda havia no país.

Page 20: 2012.1 Prova Medicina

20 UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

Questão 43

1Questão 41

Questão 42

Leia o soneto abaixo para responder às questões 41 e 42:

A morte do jangadeiroPe. Antônio Tomás

Ao sopro do terral abrindo a velaNa esteira azul das águas arrastada,

Segue veloz a intrépida jangada,Entre os uivos do mar que se encapela.

Prudente, o jangadeiro se acautelaContra os mil acidentes da jornada;

Fazem-lhe, entanto, guerra encarniçadaO vento, a chuva, os raios, a procela.

Súbito, um raio o prostra e, furioso,Da jangada o despeja na água escura

E, em brancos véus de espuma, desdiloso

Envolve e traga a onda intumescida,Dando-lhe, assim, mortalha e sepultura

O mesmo mar que o pão lhe dera em vida.

Assinale, de acordo com o soneto do Pe. Antônio Tomás, a alternativa em que o vocábulo onomatopaico traduz, no texto, o perigo, a traição e a ferocidade do mar diante da frágil embarcação.

(A) Raios.(B) Uivos.(C) Véus.(D) Acidentes.(E) Mortalha.

No texto, há um verso que constitui uma hipérbole caracterizadora dos perigos que o jangadeiro enfrenta no mar. Assinale a alternativa em que referido verso está reproduzido.

(A) O vento, a chuva, os raios, a procela.(B) Contra os mil acidentes da jornada.(C) Ao sopro do terral abrindo a vela.(D) Envolve e traga a onda intumescida.(E) Súbito, um raio o prostra e, furioso.

Questão 44

Cid Gomes acompanha inquietaçãona aliança

Acusado de desvio, prefeito de Nova Friburgo é afastado do cargo

Ministro terá dez dias para explicar denúncias sobre esquema

Cabral reúne lideranças para organizar protestos

Diário do Nordeste 7-11-2011

Folha.Com 7-11-2011

O Estado de São Paulo 7-11-2011

O Globo 7-11-2011

Leia as manchetes de jornais:

ALIANÇA, DESVIO, DENÚNCIAS e LIDERANÇAS têm aproximação semântica, respectivamente, com:

(A) Perversão – Preceito – Inventário – Coesão.(B) Comando – Protesto – Altercação –

Confederação.(C) Querela – Corrosão – Litígio – Coligação.(D) Coalizão – Corrupção – Delação –

Hegemonia.(E) Direção – Divagação – Contestação – Junta.

Emprega-se a expressão “Níveis de Linguagem” para definir as variações situacionais ou contextuais presentes no uso da língua por um falante. Os níveis podem ser classificados em: nível de linguagem formal e nível de linguagem coloquial. Assinale a opção em que a frase está de acordo com o nível de linguagem formal.

(A) Se eu soubesse que chorando, empato a tua viagem, meus olhos eram dois rios que não te davam passagem.

(B) Se eu soubesse que chorando, empataria a tua viagem, meus olhos eram dois rios que não te davam passagem.

(C) Se eu soubesse que chorando, empataria a tua viagem, meus olhos seriam dois rios que não te dariam passagem.

(D) Se eu soubesse que chorando, empataria a tua viagem, meus olhos seriam dois rios que não te davam passagem.

(E) Se eu souber que chorando, empato a tua viagem, meus olhos eram dois rios que não te davam passagem.

Page 21: 2012.1 Prova Medicina

21UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

Leia o quadrinho a seguir.

Disponível em: <http://www.google.com.br/imagre?q=calvin>. Acesso em: 4-11-2011.

Das frases abaixo, indique a opção em que a palavra ‘se’ tem o mesmo sentido que tem na fala da professora no terceiro quadrinho.

(A) Os jogadores se abraçaram, comemorando o gol.

(B) “Se faz parte da sua vida, também é parte da sua joia”.

(C) Precisa-se de operador de marketing.(D) Diante do espelho, Maria se penteava

calmamente.(E) Arrependeu-se de não ter estudado mais.

Questão 46Questão 45

Crônica é uma narração que capta um momento, um flagrante do dia a dia de um modo tão flexível, que pode usar a “máscara” de outros gêneros, sem se confundir com nenhum deles. Abaixo, marque a opção que traz uma composição de Gilberto Gil com característica desse gênero.

(A) Só ponho bebop no meu samba / Quando o tio Sam pegar no tamborim / Quando ele pegar no pandeiro e no zabumba/Quando ele entender que o samba não é rumba / Aí eu vou misturar Miami com Copacabana / Chicletes eu misturo com banana / E o meu samba vai ficar assim (Gilberto Gil – Chiclete com banana)

(B) Rebento / substantivo abstrato/ O ato, a criação, o seu momento / Como uma estrela nova e o seu barato / que só Deus sabe, lá no firmamento / Rebento (Gilberto Gil – Rebento)

(C) Madalena, o meu peito percebeu que o mar é uma gota / comparado ao pranto meu/ Fique certa, quando o nosso amor desperta logo o sol se desespera/ e se esconde na serra (Gilberto Gil – Madalena)

(D) Subo nesse palco, minha alma cheira a talco / Como bumbum de bebê, de bebê / Minha aura clara, só quem é clarividente pode ver / Pode ver / Trago a minha banda, só quem sabe onde é Luanda / Saberá dar valor/dar valor (Gilberto Gil – Palco)

(E) Olha lá / Vai passando/ A procissão / Se arrastando / Que nem cobra/ Pelo chão / As pessoas /Que nela vão passando / Acreditam nas coisas / Lá do céu / As mulheres cantando / Tiram versos / Os homens escutando / Tiram o chapéu (Gilberto Gil – A Procissão)

Page 22: 2012.1 Prova Medicina

22 UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

Questão 47 Questão 48

Questão 49

A poesia parnasiana tem como característica o anti-sentimentalismo e a consequente reposição de ideais clássicos de Arte, como a impassibilidade, o racionalismo, o culto da Forma, o sensacionalismo, o esteticismo, o universalismo.

(MOISÉS, Massaud. A literatura brasileira através dos textos. 22. ed. São Paulo:

Cultrix, 2006).

Manuel Bandeira faz uma crítica ao Parnasianismo e assim produz uma declaração do que NÃO queriam os modernistas. Esse sentimento se encontra no poema:

(A) Estou farto do lirismo comedido do lirismo bem comportado Do lirismo funcionário público com livro de

ponto expediente [protocolo e manifestações de apreço ao Sr.

Diretor (Poética)

(B) Vou-me embora pra Pasárgada Aqui eu não sou feliz Lá a existência é uma aventura De tal modo inconsequente Que Joana a Louca de Espanha Rainha e falsa demente Vem a ser contraparente Da nora que eu nunca tive (Vou-me embora

pra Pasárgada)

(C) Febre, hemoptise, dispnéia e suores noturnos.

A vida inteira que podia ter sido e que não foi.

Tosse, tosse, tosse. (Pneumotórax)

(D) Beijo pouco, falo menos ainda Mas invento palavras Que traduzem a ternura mais funda E mais cotidiana (Neologismo)

(E) Morrer sem deixar um sulco, um risco, uma sombra,

A lembrança de uma sombra Em nenhum coração, em nenhum

pensamento, Em nenhuma epiderme (A morte absoluta)

Observa-se na publicidade acima o uso de NA e DA em “Um limite na vida não pode ser o limite da vida”. A função sintática dos termos, respectivamente, é:

(A) Adjunto adnominal e adjunto adnominal.(B) Adjunto adverbial e adjunto adnominal.(C) Adjunto adverbial e complemento nominal.(D) Adjunto adnominal e complemento nominal.(E) Complemento nominal e adjunto adverbial.

O texto abaixo foi alterado, propositalmente, com erros de ortografia. Identifique no texto o número de erros de ortografia e marque a opção correta.

Pai José deu um salto, entrou em casa, e esperou o senhor, que daí a pouco entrava com o mesmo ar do custume. A casa não era rica naturalmente; nem alegre. Não tinha o menor vestíjio de mulher, velha ou moça, nem passarinhos que cantassem, nem flores, nem cores vivas ou jocundas. Casa sobria e nua. O mais alegre era um cravo, onde o mestre Romão tocava algumas vezes, estudando. Sobre uma cadeira, ao pé, alguns papéis de música; nenhuma dele...

ASSIS, Machado de. Cantiga de esponsais. In: O alienista e outros contos. São Paulo:

Editora Moderna, 1997, p. 78.

(A) 1 erro.(B) 2 erros.(C) 3 erros.(D) 4 erros.(E) 5 erros.

Page 23: 2012.1 Prova Medicina

23UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

Questão 50

Questão 51

Leia o texto abaixo para responder às questões 51 e 52:

Diante de mais um tropeço no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro da Educação, Fernando Haddad, tentou classificar como "comum" o vazamento de questões da prova. Mais: disse que problemas similares também são registrados na aplicação do SAT, supostamente uma versão americana do Enem. São afirmações imprecisas - e levianas - feitas por um ministro de estado.

De acordo com o Educational Testing Service (ETS), associação sem fins lucrativos que elabora, aplica e corrige o SAT, cerca de 1.000 provas são anuladas todos os anos em um universo de 2,2 milhões de exames realizados. "Em média, suspeitamos de fraudes em 3.000 exames, mas em geral 2.000 se mostram isentos", afirma Thomas Ewing, porta-voz da ETS. Os problemas, no entanto, têm natureza muito diversa da registrada por aqui. "Quase todas as anulações acontecem por cola ou mau comportamento de estudantes na hora prova." Vazamento de questões é coisa rara nos Estados Unidos, ao contrário do que tentou fazer parecer o ministro. E é fácil entender por quê.

Para desestimular furto e vazamento de questões, o SAT produz várias provas diferentes. Em um dia típico de aplicação do SAT – a avaliação ocorre sete vezes ao ano, e não apenas uma, como o Enem –, diversos modelos de prova são distribuídos. Ou seja, não circula pelo território americano uma única série de questões, mas diversas. Detalhe: não é só a ordem de itens que muda de uma prova para a outra, como ocorre no Enem, mas as próprias questões. É raro, portanto, que dois estudantes que estão em um mesmo local de prova realizem exatamente a mesma sequência de questões. Isso desestimula – e muito – o furto de questões para fins de vazamento. Afinal, para que furtar e vazar questões se poucos estudantes se aproveitarão do vazamento? No Brasil, a descoberta de uma única questão interessa a todos os 5 milhões de participantes.

GOULART, Nathalia. In: Revista Veja. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/com-leviandade-haddad-compara-sat-

e-enem.> Acesso em: 8/11/2011.

Há intenções diversas em qualquer texto que produzimos. A intenção primordial do texto da Revista Veja é;

(A) Denunciar.(B) Conscientizar.(C) Criticar.(D) Informar.(E) Responder.

Soneto do amor total

Amo-te, meu amor... não canteO humano coração com mais verdade...

Amo-te como amigo e como amanteNuma sempre diversa realidade.

Amo-te afim, de um calmo amor prestanteE te amo além, presente na saudadeAmo-te, enfim, com grande liberdade

Dentro da eternidade e a cada instante.

Amo-te como um bicho, simplesmenteDe um amor sem mistério e sem virtudeCom um desejo maciço e permanente.

E de te amar assim, muito e amiúdeÉ que um dia em teu corpo de repente

Hei de morrer de amar mais do que pude.

(MORAES, Vinícius de. Soneto de amor total. In: Antologia Poética. 4.ed. Rio de

Janeiro: Ed.do Autor. 1963, p.258.)

O texto de Vinícius de Moraes pertence ao gênero lírico. Sobre o poema NÃO é correto afirmar:

(A) A preocupação do eu lírico não é contar qualquer acontecimento do mundo exterior ou descrever esse mundo.

(B) Não há enredo, descrição ou personagem.(C) O eu lírico está centrado na sua realidade

interior e o seu objetivo é mostrar-nos essa realidade.

(D) Não há referência a tempo porque tudo se resume à confissão do eu lírico naquele momento.

(E) O poema apresenta uma história de amor.

Page 24: 2012.1 Prova Medicina

24 UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

Questão 52

Questão 53

Questão 54

Na prática de produção textual, às vezes é difícil dar títulos aos textos. No jornalismo, diz-se que é a fase mais complicada na construção da notícia, pois deve captar a essência do texto. Caso não seja bem elaborado, por ser um texto sintético de apresentação, o título pode determinar a não continuidade da leitura por parte do público. Observa-se que o título do texto da Revista Veja foi omitido, propositalmente. Levando em consideração os critérios mencionados, pode-se assinalar como título adequado para o texto:

(A) O Enem no Brasil e o SAT nos Estados Unidos.

(B) Com leviandade, Haddad compara SAT e Enem.

(C) Os problemas do Enem. (D) O exemplo positivo do SAT.(E) Vazamento de questões é coisa rara nos

Estados Unidos.

Em “(...) portanto... vai passando o relógio”, há uma relação de:

(A) condição.(B) conformidade.(C) concessão. (D) conclusão.(E) adversidade.

Substitua os termos grifados por um pronome oblíquo enclítico e marque a opção correta.

Nunca mais há de ver as filhas.O Governador vai visitar o sindicalista hoje.Deixaram a criança sozinha na sala.Torturando o preso, nada será feito.

(A) vê-las – visitá-lo – deixaram-na – torturando-o.

(B) ver-lhes – visitá-lo – deixaram-lhe – torturando-o.

(C) vê-las – visitar-lhe – deixaram-na – torturando-lhe.

(D) ver-lhes – visitar-no – deixaram-lhe – torturando-te.

(E) ver-as – visitar-lhe – deixaram-lhe – torturando-lhe.

Page 25: 2012.1 Prova Medicina

25UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

ATENÇÃO: As questões de números 55 a 60 estão apresentadas para as questões de Língua Espanhola e Língua Inglesa. Você deverá respondê-las de acordo com a escolha já feita por ocasião da inscrição ao Processo Seletivo. A mudança de opção não será permitida neste momento.

LÍNGUA ESPANHOLATEXTO 1

Questão 55

Questão 56

Contesta las preguntas 55 y 56 de acuerdo con el texto 1.

Las bodas se disparan en Asia a causa del día 11-11-11

Adaptado (www.el-nacional.com)

Miles de personas de países del sudeste de Asia contrajeron hoy matrimonio, inauguraron negocios o celebraron otras acciones inducidas por la creencia de que el día 11 del mes 11 del año 2011 es una fecha propicia para tener suerte.

La fiebre del 11-11-11 caló fuerte en Indonesia, donde con motivo de esta fecha las bodas aumentaron en 100%, pese a que, para evitar una eventual avalancha de matrimonios, las autoridades elevaron el coste de los trámites burocráticos, indicaron el departamento de Asuntos Religiosos y la oficina del Registro Civil.

Aun así, miles de parejas de este país decidieron casarse un día como hoy influenciados la numerología, una práctica adivinatoria que utiliza los números y que está muy extendida en la región.

En Malasia, cerca de medio millar de parejas, la mayoría de ellas de origen chino, contrajeron matrimonio en un templo budista de Kuala Lumpur para no dejar pasar una fecha que la numerología interpreta como "amor eterno".

En Filipinas, donde al igual que el resto de países del sudeste de Asia las supersticiones están muy arraigadas, miles de personas se congregaron a las 11 horas y 11 minutos para rezar por la paz mundial en la catedral de Dagupan, al norte del país.

1

5

10

15

El vocablo aun (linea 08) puede ser sustituido, sin cambio de sentido por:

(A) Inclusive (B) Sin embargo(C) Todavía(D) hasta(E) Aunque

Segun el texto, que influenció la decision de muchas personas para casarse el dia 11-11?

(A) La diseminada práctica advinatoria en la region (B) Los bajos precios cobrados por las autoridades(C) Las condiciones climáticas favorables(D) La posibilidad de cambio en las leyes sobre el matrimonio(E) Las manifestaciones de activistas budistas

Page 26: 2012.1 Prova Medicina

26 UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

TEXTO 2

Volvieron las cenizas y hubo problemas con los vueloswww.clarin.com

El viento trajo otra vez el polvo volcánico a Buenos Aires. Y en Aeroparque y Ezeiza hubo largas demoras y cancelaciones. Los especialistas estiman que hoy no habrá inconvenientes para volar.

Cuando viajan las cenizas, los que no viajan son los pasajeros. Al menos eso sucede cuando los vientos transportan las cenizas del volcán Puyehue, que a cinco meses de su primera erupción sigue causando enormes pérdidas económicas en la Patagonia y complicaciones varias –menos traumáticas pero igualmente molestas– para los pasajeros de líneas aéreas. Ayer se cancelaron vuelos en Aeroparque y Ezeiza, y los aeropuerto de Neuquén y Santa Fe estuvieron cerrados.

La empresa LAN canceló cuatro vuelos: uno desde Aeroparque y tres en Ezeiza (los tres a Santiago de Chile) y operó con demoras entre las primeras horas de la mañana y el mediodía. Y Aerolíneas Argentinas y Austral también tuvieron problemas en vuelos a Iguazú y Posadas, aunque en este caso por fuerte tormentas en el Litoral. Además hubo decenas de vuelos que demoraron sus salidas o arribos por varias horas y las caras largas de los pasajeros se repitieron en ambos aeropuertos.

Según informaron fuentes de la ANAC, en principio hoy no habría inconvenientes con las operaciones en Aeroparque y en Ezeiza , aunque la palabra final siempre la tienen los vientos.

Juan José Gaitán, ingeniero agrónomo del INTA, explicó que “las cenizas son transportadas por el viento y la distribución sigue una dirección noroeste-sudeste, que corresponde a los vientos dominantes de la región”.

Según explicó el investigador, en el viaje las partículas más grandes y más pesadas se depositan primero mientras que las más pequeñas y livianas viajan a mayor distancia. Cerca del volcán (por ejemplo, en Villa La Angostura) las primeras partículas depositadas son del tamaño de piedras pequeñas; mientras que en Bariloche su textura es de tipo arena; y más al este, en la localidad de Ingeniero Jacobacci, poseen una textura similar a un talco. Pero la presencia de cenizas, aunque sea en un tamaño casi imperceptible, daña los motores de los aviones y por eso las aerolíneas tienen que cancelar su programación en algunas rutas aéreas.

Gaitán y otro grupo de investigadores del INTA elaboraron un mapa a partir de 276 observaciones de campo, en las que se midió el espesor de cenizas acumuladas sobre el suelo (ver mapa). Las conclusiones servirán para el diseño de políticas de ayuda a la población y de recuperación de las zonas afectadas.

En Santa Fe, tal como había sucedido hace 24 días, los vientos del sudoeste instalaron una nube de ceniza volcánica que encapotó el cielo. La visibilidad fue de 4.500 metros, lo que obligó a las autoridades del aeropuerto de Sauce Viejo a suspender, como antes, todos los vuelos.

El fenómeno también se pudo apreciar durante todo el día y se hizo visible sobre los coches estacionados en las distintas calles, con una fina capa que cubría los parabrisas. La caída del polvo volcánico traído por el viento cubrió el cielo limpio que tenía la ciudad en las primeras horas de la mañana y tapó los rayos solares con una especie de niebla espesa.

1

5

1010

15

20

25

30

35

El texto nos indica que las cenizas recientes del volcán si comparadas con las anteriores:

(A) prácticamente no causaron problemas aéreos.(B) a pesar de causar problemas, los efectos aún son borrosos.(C) causaron la cancelación de más vuelos.(D) igualmente trajeron problemas para los pasajeros. (E) sólo causaron grandes filas en los aeropuertos.

Questão 57

Contesta las preguntas 57 a 60 según el texto 2.

Page 27: 2012.1 Prova Medicina

27UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

Questão 58

Questão 59

Questão 60

El fragmento “... la palabra final siempre la tienen los vientos.” (línea 16) indica que:

(A) aún habrá cancelaciones de vuelos.(B) existen vientos muy fuertes en la región.(C) probablemente algunos vuelos saldrán al día siguiente.(D) posiblemente los vuelos pueden sufrir atrasos.(E) es incierto precisar si aún habrá problemas con los vuelos.

El texto nos indica que el aeropuerto de Santa Fe:

(A) sufrió grandes problemas registrados a consecuencia de las cenizas.(B) diferente de Buenos Aires, canceló pocos vuelos.(C) a pesar de su localización, fue afectado levemente por las erupciones.(D) fue cerrado sólo para aterrizajes.(E) debido a la falta de visibilidad tuvo sus operaciones suspensas.

Según el texto, por qué las compañías aéreas deciden cancelar algunos vuelos? (A) Porque las cenizas pueden afectar negativamente el funcionamiento de las turbinas.(B) Para evitar problemas futuros de mantenimiento de las aeronaves.(C) Por exigencia de los fabricantes de las aeronaves.(D) Por cuestiones de seguridad en los aeropuertos.(E) Porque los vuelos tienen pocos pasajeros.

Page 28: 2012.1 Prova Medicina

28 UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

LÍNGUA INGLESA

Leia o texto abaixo e marque a alternativa com as opções que o completam corretamente.

Questão 55

Questão 56

Mrs Ramone admitted/was admitted1 to hospital for an operation. She didn’t give/wasn’t given2 food for eight hours. She brought/was brought3 to theatre at sixteen hundred hours.She was prepared/ prepared4 for theatre. The nurse was shaved/shaved5 the area which was going to cut/be cut6, and Mrs Ramone put on/was put on7 a theatre gown. Her dentures removed/were removed8, and her wedding ring taped to her wrist.

(A) 1was admitted / 2wasn’t given / 3was brought / 4prepared / 5shaved / 6be cut / 7was put on / 8were removed

(B) 1admitted / 2wasn’t given / 3brought / 4prepared / 5was shaved / 6cut / 7was put on / 8removed(C) 1was admitted / 2didn’t give / 3was brought / 4was prepared / 5 was shaved/ 6cut / 7put on / 8were removed (D) 1was admitted / 2wasn’t given / 3was brought / 4was prepared / 5shaved / 6be cut / 7put on / 8were

removed(E) 1admitted / 2didn’t give / 3brought / 4was prepared / 5shaved / 6cut / 7put on / 8removed

Interprete o quadrinho e escolha a opção correta.

No diálogo acima, a pergunta “Which would you rather have…?” significa: (A) “Qual você teria..?”(B) “O que você teria..?”.(C) “O que você prefere..?”(D) “Qual você preferiria no lugar de...?”(E) “O que você teria ao invés de...?”

Page 29: 2012.1 Prova Medicina

29UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

Questão 57

Leia o texto sobre Madre Teresa de Calcutá, decida se as sentenças são verdadeiras (V) ou falsas (F) e marque a opção correta.

MOTHER TERESA

(1910-1997) Mother Teresa was born in 1910 in Skopje, Albania. Her real name was Agnes Gonxha Bojaxhiu. She was from a devout Catholic family who helped poor people in their neighborhood. She studied languages and read books about missionaries. When Mother Teresa was 12, she decided to give her life to service for God. When she was 18, she went to Ireland to become a Catholic sister. A year later, she went to India. She chose the name Teresa from Saint Teresa of Lisieux, the patron saint of foreign missionaries. First, she was a principal at a Roman Catholic high school in Calcutta, India. But she saw many sick and dying poor people in the streets of India. Mother Teresa was very concerned, so in 1948, she began working with poor people. She brought the medicine, clothes and food. She taught the children to read and write. In 1950, Mother Teresa and her sister started the Missionaries of Charity, a group of women who work with the poor and dying. They made many sacrifices to help the poor. In 1952, Mother Teresa opened the Pure Heart Home for poor dying people in Calcutta. Eventually, Mother Teresa and her Missionaries of Charity worked all over the world to help poor people. She opened homes and schools for them. Mother Teresa received the Nobel Peace Prize in 1979. Mother Teresa: In My Own Words, a collection of her ideas and thoughts was published in 1996. She died in 1997.

1. Madre Teresa morreu aos 87 anos. ( ) 2. Madre Teresa ingressou na vida religiosa

em 1922. ( ) 3. A Ordem Missionárias da Caridade foi

fundada em 1952. ( ) 4. Trabalhou como diretora de uma escola em

Calcutá. ( )5. Tornou-se uma freira Católica na Irlanda em

1928. ( ) 6. Ela foi para a Índia em 1927. ( )

(A) 1. (F); 2. (V); 3. (V); 4. (F); 5. (V); 6. (V)(B) 1. (F); 2. (F); 3. (V); 4. (V); 5. (F); 6. (F)(C) 1.(V); 2. (F); 3. (F); 4. (F); 5. (V); 6. (V)(D) 1. (F); 2. (V); 3. (V); 4. (V); 5. (F); 6. (F)(E) 1. (V); 2. (F); 3. (F); 4. (V); 5. (V); 6. (F)

Leia os pares de sentenças e marque a opção correta:

1A. Mary can play the guitar very well.1B. Mary isn’t able to play the guitar very well.

2A. Mary can’t dance funk very well.2B. Mary isn’t able to dance funk very well.

3A. Although Mary can’t dance funk, she can play the guitar.

3B. Even though Mary can’t dance funk, she can play the guitar.

4A. Mary can’t dance funk. She can play the guitar though.

4B. Although Mary can’t dance funk, she can play the guitar.

5A. Mary can’t play the guitar. She can’t dance funk either.

5B. Mary can play the guitar. She can dance funk as well.

(A) Todos os pares apresentam o mesmo significado.

(B) Apenas os pares 1A/1B e 5A/5B apresentam significados diferentes.

(C) Apenas os pares 3A/3B e 4A/4B apresentam significados diferentes.

(D) Apenas os pares 2A/2B e 5A/5B apresentam significados diferentes.

(E) Nenhum dos pares apresenta o mesmo significado.

Questão 58

Page 30: 2012.1 Prova Medicina

30 UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

Questão 59Questão 59

Questão 60

Leia a tira abaixo.

I - The cat has been eating the cookies.II - The cat was caught eating his pal’s cookies.III - The cat was eating the cookies when he was caught by his pal.IV - The cat had been eating the cookies when his pal caught him.V - Garfield asked for help because he was being eaten by the cookie jar.

(A) All options are correct.(B) Just option V is correct.(C) Just option IV is wrong.(D) Just option III is correct.(E) Just options I, II, III, and IV are correct.

Analise as seguintes afirmações.

Marque a opção correta:

Interprete o quadrinho e marque a alternativa correta:

(A) O filho reclama o fato da avó cortar a fila.(B) O filho mora com seus pais e avós.(C) Os pais estão procurando trabalho.(D) O filho encontra seus pais e parentes na fila de emprego.(E) A família reflete a crise econômica da América do Sul

Page 31: 2012.1 Prova Medicina

31UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

REDAÇÃO

Escolha apenas uma das propostas de redação e desenvolva um texto de acordo com o que é solicitado.

PROPOSTA DE REDAÇÃO I

PROPOSTA DE REDAÇÃO II

Disponível em: < http://boicoteacopa2014oficial.wordpress.com/tag/violencia/>. Acesso em 5-11-2011.

Redija um texto dissertativo, desenvolvido de forma clara e coerente, de, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30, mostrando seus argumentos em relação às afirmações no quadrinho.

Faça um texto narrativo, desenvolvido de forma clara e coerente, de, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30, a partir da introdução do texto de Marina Colasanti a seguir.

*Liça: arena, luta, combate. Lugar destinado a justas, torneios, etc. Lugar em que se debatem questões importantes.

Hoje, por volta das seis horas, 7 mil despertadores tocaram apesar de ser sábado, 7 mil jovens saltaram da cama sem pensar em praia. 7 mil tensões acordaram com eles. Pois é dia de vestibular e 7 mil jovens partem para a sua grande liça*.

Page 32: 2012.1 Prova Medicina

32 UNIFOR – Processo Seletivo 2012.1 – 1ª Fase - Medicina

UNIFOR

RASCUNHO