2012 simulado enem outubro

6
Após estudar na Europa, Anita Malfatti retornou ao Brasil com uma mostra que abalou a cultura nacional do início do século XX. Elogiada por seus mestres na Europa, Anita se considerava pronta para mostrar seu trabalho no Brasil, mas enfrentou as duras críticas de Monteiro Lobato. 01-(ENEM) Com a intenção de criar uma arte que valorizasse a cultura brasileira, Anita Malfatti e outros artistas modernistas A) buscaram libertar a arte brasileira das normas acadêmicas europeias, valorizando as cores, a originalidade e os temas nacionais. B) defenderam a liberdade limitada de uso da cor, até então utilizada de forma irrestrita, afetando a criação artística nacional. C) representaram a ideia de que a arte deveria copiar fielmente a natureza, tendo como finalidade a prática educativa. D) mantiveram de forma fiel a realidade nas figuras retratadas, defendendo uma liberdade artística ligada à tradição acadêmica. E) buscaram a liberdade na composição de suas figuras, respeitando limites de temas abordados. Letra A 02-(ITA) Leia o poema abaixo, “Inscrição na areia”, de Cecília Meireles. O meu amor não tem importância nenhuma. Não tem o peso nem de uma rosa de espuma! Desfolha-se por quem? Para quem se perfuma? O meu amor não tem importância nenhuma. Nesse texto, A) há lirismo sentimental, pois, ao contrário do que o texto diz, nota-se que o amor tem importância para a autora. B) percebe-se que a ironia tão comum na poesia modernista desmonta a crença no amor romântico. C) encontra-se a declaração da impossibilidade do amor romântico na poesia moderna. D) o sentimentalismo do poema é bastante marcante (veja-se a pontuação), o que faz dele um texto de filiação romântica. E) a expressão do amor é romântica, o que se nota pelas referências aos elementos da natureza.

Upload: fernando-santos

Post on 29-Dec-2014

92 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2012 Simulado ENEM Outubro

Após estudar na Europa, Anita Malfatti retornou ao Brasil com uma mostra que abalou a cultura nacional do início do século XX. Elogiada por seus mestres na Europa, Anita se considerava pronta para mostrar seu trabalho no Brasil, mas enfrentou as duras críticas de Monteiro Lobato.  01-(ENEM) Com a intenção de criar uma arte que valorizasse a cultura brasileira, Anita Malfatti e outros artistas modernistasA) buscaram libertar a arte brasileira das normas acadêmicas europeias, valorizando as cores, a originalidade e os temas nacionais.B) defenderam a liberdade limitada de uso da cor, até então utilizada de forma irrestrita, afetando a criação artística nacional.C) representaram a ideia de que a arte deveria copiar fielmente a natureza, tendo como finalidade a prática educativa.D) mantiveram de forma fiel a realidade nas figuras retratadas, defendendo uma liberdade artística ligada à tradição acadêmica.E) buscaram a liberdade na composição de suas figuras, respeitando limites de temas abordados.

Letra A

02-(ITA) Leia o poema abaixo, “Inscrição na areia”, de Cecília Meireles.

O meu amor não tem importância nenhuma. Não tem o peso nem de uma rosa de espuma!

Desfolha-se por quem? Para quem se perfuma?

O meu amor não tem importância nenhuma.

Nesse texto, A) há lirismo sentimental, pois, ao contrário do que o texto diz, nota-se que o amor tem importância para a autora. B) percebe-se que a ironia tão comum na poesia modernista desmonta a crença no amor romântico. C) encontra-se a declaração da impossibilidade do amor romântico na poesia moderna. D) o sentimentalismo do poema é bastante marcante (veja-se a pontuação), o que faz dele um texto de filiação romântica. E) a expressão do amor é romântica, o que se nota pelas referências aos elementos da natureza.

Letra A

03- (FUVEST) Procura da PoesiaNão faças versos sobre acontecimentos.Não há criação nem morte perante a poesia.Diante dela, a vida é um sol estático,não aquece nem ilumina.

                  (...)

Page 2: 2012 Simulado ENEM Outubro

Penetra surdamente no reino das palavras.Lá estão os poemas que esperam ser escritos.Estão paralisados, mas não há desespero,há calma e frescura na superfície intata.Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.

                  (...)              Carlos Drummond de Andrade, A rosa do povo.

No contexto do livro, a afirmação do caráter verbal da poesia e a incitação a que se penetre “no reino das palavras”, presentes no excerto, indicam que, para o poeta de A rosa do povo,a) praticar a arte pela arte é a maneira mais eficaz de se opor ao mundo capitalista.b) a procura da boa poesia começa pela estrita observância da variedade padrão da linguagem.c) fazer poesia é produzir enigmas verbais que não podem nem devem ser interpretados.d) as intenções sociais da poesia não a dispensam de ter em conta o que é próprio da linguagem.e) os poemas metalinguísticos, nos quais a poesia fala apenas de si mesma, são superiores aos poemas que falam também de outros assuntos.

Letra D

04- (UFV) Leia atentamente o poema abaixo, de João Cabral de Melo Neto:A educação pela pedraUma educação pela pedra: por lições; para aprender da pedra, freqüentá-la; captar sua voz inenfática, impessoal (pela de dicção ela começa as aulas). A lição de moral, sua resistência fria ao que flui e a fluir, a ser maleada;a de poética, sua carnadura concreta;a de economia, seu adensar-se compacta: lições de pedra (de fora para dentro, cartilha muda), para quem soletrá-la. 

Outra educação pela pedra: no Sertão(de dentro para fora, e pré-didática).No Sertão a pedra não sabe lecionar, e se lecionasse não ensinaria nada; lá não se aprende a pedra: lá a pedra, uma pedra de nascença, entranha a alma.

(MELO NETO, João Cabral de. A educação pela pedra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996. p. 21.)

Assinale a alternativa que NÃO traduz uma leitura possível do poema acima:

(A) O poeta apreende da pedra a própria vivência na vida agreste do Sertão: de austeridade, resistência silenciosa e sempre capaz de dar lições de vida e de poesia. (B ) Os versos metalingüísticos revelam a própria poética cabralina: concreta, impessoal, concisa, embora profundamente social. (C) Ao partir do pressuposto de que a pedra é muda, e, portanto, não ensina nada, o poeta suscita uma reflexão sobre a situação educacional precária no Nordeste.

Page 3: 2012 Simulado ENEM Outubro

(D ) O eu lírico também apreende da pedra os próprios versos enxutos, num esforço de dissecação de quaisquer sentimentalismos.(E ) No poema, de intensa economia verbal, a pedra faz-se metáfora da paisagem do Sertão, que “entranha a alma”, e espelha o fazer poético do autor pernambucano.Letra C

Leia o poema "As lições de R. Q.", de Manoel de Barros, abaixo transcrito, e resolva o que se pede.Aprendi com Rômulo Quiroga (um pintor boliviano):A expressão reta não sonha.Não use o traço acostumado.A força de um artista vem das suas derrotas. Só a alma atormentada pode trazer para a voz umformato de pássaro.Arte não tem pensa:O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê.É preciso transver o mundo.Isto seja:Deus deu a forma. Os artistas desformam.É preciso desformar o mundo:Tirar da natureza as naturalidades.Fazer cavalo verde, por exemplo [...]

05-(UNEMAT) Considerando no contexto das tendências dominantes da poesia de Manoel de Barros, noLivro sobre nada, pode-se afirmar que, neste texto, o "eu-lírico" vê o mundo como:A) Oportunidade de manisfestar seu desapego, tanto pelo sagrado, como pelo profano.B) Ânsia de integração em uma sociedade em que o sujeito só é reconhecido pela excentricidade e estranheza.C) transfiguração do mundo, que corresponde à experiência dos próprios sentidos.D) Frustração, uma vez que o artista é um derrotado e Deus, uma ameaça.E) esvaziamento do sentido de Arte, de Natureza e da ausência de sonhos.

Letra C

06-(UNEMAT) Leia os fragmentos do poeta Manoel de Barros:

Como dizer: eu pendurei um bem-te-vi no sol...(...)Retiro semelhanças de pessoas com árvore                         de pessoas com rãs                         de pessoas com pedras

I - As imagens poéticas das palavras feitas brinquedos podem ser traduzidas apenas numa possibilidade interpretativa.II - As imagens comparativas são dadas pelos elementos lógicos do poema.III - Há um desencadeamento de ilogismo ligado à necessidade de criação poética.

Assinale a alternativa CORRETA: A) Todas estão incorretas.B) Somente I e II estão corretas.C) Somente I e III estão corretas.D) Somente III está correta.E) Todas estão corretas.

Page 4: 2012 Simulado ENEM Outubro

Letra D

O apanhador de desperdíciosUso a palavra para compor meus silêncios.Não gosto das palavrasfatigadas de informar.Dou mais respeitoàs que vivem de barriga no chãotipo água pedra sapo.Entendo bem o sotaque das águasDou respeito às coisas desimportantese aos seres desimportantes.Prezo insetos mais que aviões.Prezo a velocidadedas tartarugas mais que a dos mísseis.Tenho em mim um atraso de nascença.Eu fui aparelhadopara gostar de passarinhos.Tenho abundância de ser feliz por isso.Meu quintal é maior do que o mundo.Sou um apanhador de desperdícios:Amo os restoscomo as boas moscas.Queria que a minha voz tivesse um formatode canto.Porque eu não sou da informática:eu sou da invencionática.Só uso a palavra para compor meus silêncios.BARROS, Manoel de. O apanhador de desperdícios. In. PINTO, Manuel da Costa.Antologia comentada da poesia brasileira do século 21. São Paulo: Publifolha, 2006. p. 73-74.

07-(INEP) É próprio da poesia de Manoel de Barros valorizar seres e coisas considerados, em geral, de menor importância no mundo moderno. No poema de Manoel de Barros, essa valorização é expressa por meio da linguagemA) denotativa, para evidenciar a oposição entre elementos da natureza e da modernidade.B) rebuscada de neologismos que depreciam elementos próprios do mundo moderno.C) hiperbólica, para elevar o mundo dos seres insignificantes.D) simples, porém expressiva no uso de metáforas para definir o fazer poético do eu-lírico poeta.E) referencial, para criticar o instrumentalismo técnico e o pragmatismo da era da informação digital.

Letra D

08-(INEP) Considerando o papel da arte poética e a leitura do poema de Manoel de Barros, afirma-se queA) informática e invencionática são ações que, para o poeta, correlacionam-se: ambas têm o mesmo valor na sua poesia.B) arte é criação e, como tal, consegue dar voz às diversas maneiras que o homem encontra para dar sentido à própria vida.C) a capacidade do ser humano de criar está condicionada aos processos de modernização tecnológicos.

Page 5: 2012 Simulado ENEM Outubro

D) a invenção poética, para dar sentido ao desperdício, precisou se render às inovações da informática.E) as palavras no cotidiano estão desgastadas, por isso à poesia resta o silêncio da não comunicabilidade.

Letra B

09-(R&R) Com base na figura acima assinale a opção que melhor se adequa à compreensão da mesma.a) Apresenta uma visão romântica ao propor que o pensamento burguês, idealizado, pode ser imposto à sociedade como meio de corrigir antigas injustiças.b) Volta-se para estética romântica a partir do ponto de vista idealizado na apreciação das relações sociais.c) Apesar de época diversa, associa-se ao realismo, apontando como temática a denúncia da precariedade das instituições educacionais.d) Apresenta uma abordagem social de caráter neorrealista, pois propõem uma reflexão sobre as inversões de valores dentro da sociedade.e) Demonstra uma visão moderna, que de forma paradoxal, reflete a assimilação contemporânea da importância das instituições tradicionais.

Letra D