2012 redes aula01

53
Redes I

Upload: fernanda-paula

Post on 10-Jul-2015

318 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2012 redes aula01

Redes I

Page 2: 2012 redes aula01

Histórico Histórico

• Computadores trabalhavam de forma isolada.Computadores trabalhavam de forma isolada.• O processamento era realizado em cada O processamento era realizado em cada

computador.computador.• A troca de informação era feita isoladamente.A troca de informação era feita isoladamente.• Não havia comunicação entre os computadores.Não havia comunicação entre os computadores.• As informações off-line.As informações off-line.

Page 3: 2012 redes aula01

O uso de redes traz uma economia O uso de redes traz uma economia na aquisição de hardwarena aquisição de hardware

• Se João, Maria e Pedro precisassem imprimir Se João, Maria e Pedro precisassem imprimir seus documentos sem estarem ligados em rede, seus documentos sem estarem ligados em rede, seria necessário a aquisição de 3 impressoras. seria necessário a aquisição de 3 impressoras.

Page 4: 2012 redes aula01

• Mas somente 1 impressora será necessária se eles Mas somente 1 impressora será necessária se eles estiverem em uma rede.estiverem em uma rede.

Page 5: 2012 redes aula01

DefiniçãoDefinição• Uma rede de computadores pode ser definido, Uma rede de computadores pode ser definido,

como um grupo de computadores que são como um grupo de computadores que são conectados entre si, de forma a proporcionar o conectados entre si, de forma a proporcionar o compartilhamento de arquivos e periféricos de compartilhamento de arquivos e periféricos de forma simultânea e que utilizam um meio de forma simultânea e que utilizam um meio de transmissão comum. transmissão comum.

• Na sua forma mais elementar a rede pode ser Na sua forma mais elementar a rede pode ser composta de no mínimo 2 computadores, composta de no mínimo 2 computadores, conforme conforme

Page 6: 2012 redes aula01

Redes têm como objetivos principais:Redes têm como objetivos principais:

• Redes têm como objetivos principais:Redes têm como objetivos principais:

» Compartilhamento de informação (ou dados)» Compartilhamento de informação (ou dados)

» Compartilhamento de hardware e software» Compartilhamento de hardware e software

» Administração centralizada e suporte» Administração centralizada e suporte

Page 7: 2012 redes aula01

Mais especificamente computadores podem Mais especificamente computadores podem compartilhar:compartilhar:

» Documentos» Documentos

» Impressoras» Impressoras

» Discos Rígidos» Discos Rígidos

»Fotografias, arquivos de áudio e vídeo»Fotografias, arquivos de áudio e vídeo

» Mensagens de e-mail» Mensagens de e-mail

» Softwares» Softwares

Page 8: 2012 redes aula01

O que constitui uma rede?O que constitui uma rede?

ProtocolosProtocolos

Placa de RedePlaca de Rede

Dispositivos de RedeDispositivos de Rede

Meios Fisicos Meios Fisicos

Page 9: 2012 redes aula01

Protocolos Protocolos

Protocolos

(mesma linguagem)

Para que os pacotes de dados trafeguem de uma origem até um destino, através de uma rede, é importante que todos os dispositivos da rede usem a mesma linguagem, ou protocolo.

Page 10: 2012 redes aula01

Protocolos de redeProtocolos de rede

• Conjuntos de protocolos (protocol suites) são coleções de Conjuntos de protocolos (protocol suites) são coleções de protocolos que permitem a comunicação de um host para protocolos que permitem a comunicação de um host para outro através da rede.outro através da rede.

• Um protocolo é uma descrição formal de um conjunto de Um protocolo é uma descrição formal de um conjunto de regras e convenções que governam a maneira de regras e convenções que governam a maneira de comunicação entre os dispositivos em uma rede.comunicação entre os dispositivos em uma rede.

• Os protocolos determinam o formato, temporização, Os protocolos determinam o formato, temporização, seqüência, e controle de erros na comunicação de dados. seqüência, e controle de erros na comunicação de dados. Sem os protocolos, o computador não pode criar ou Sem os protocolos, o computador não pode criar ou reconstruir o fluxo de bits recebido de outro computador reconstruir o fluxo de bits recebido de outro computador no seu formato original. no seu formato original.

Page 11: 2012 redes aula01

• Os protocolos controlam todos os aspectos de Os protocolos controlam todos os aspectos de comunicação de dados, que incluem o seguinte: comunicação de dados, que incluem o seguinte:

• Como é construída a rede física Como é construída a rede física • Como os computadores são conectados à rede Como os computadores são conectados à rede • Como são formatados os dados para serem Como são formatados os dados para serem

transmitidos transmitidos • Como são enviados os dados Como são enviados os dados • Como lidar com erros Como lidar com erros

Page 12: 2012 redes aula01

Network Interface Cards (NIC) - Network Interface Cards (NIC) - Placa de RedePlaca de Rede

• Uma placa de rede é uma placa de circuito Uma placa de rede é uma placa de circuito impresso que cabe no slot de expansão de um impresso que cabe no slot de expansão de um barramento em uma placa-mãe do computador .barramento em uma placa-mãe do computador .

• É também chamada adaptador de rede .É também chamada adaptador de rede .

Page 13: 2012 redes aula01

Placa de Rede - CaboPlaca de Rede - Cabo

Page 14: 2012 redes aula01

Placa de Rede – Sem Fio Placa de Rede – Sem Fio

Page 15: 2012 redes aula01

• Cada placa de rede individual transporta um Cada placa de rede individual transporta um identificador exclusivo, denominado endereço identificador exclusivo, denominado endereço de Controle de Acesso ao Meio (de Controle de Acesso ao Meio (MAC - Media MAC - Media Access Control).Access Control).

• É identificada pelo MAC AddressÉ identificada pelo MAC Address

• Este endereço é usado para controlar as Este endereço é usado para controlar as comunicações de dados do host na rede.comunicações de dados do host na rede.

• Representação hexadecimal (12 dígitos) (Representação hexadecimal (12 dígitos) (40:A5:16:3B:CD:1940:A5:16:3B:CD:19););

Page 16: 2012 redes aula01

Dispositivos de Redes Dispositivos de Redes

• Os equipamentos que se conectam diretamente Os equipamentos que se conectam diretamente a um segmento de rede .a um segmento de rede .

• Todos os dispositivos que fazem a interconexão Todos os dispositivos que fazem a interconexão de todos os dispositivos do usuário final de todos os dispositivos do usuário final permitindo que se comuniquem .permitindo que se comuniquem .

• Os hosts são fisicamente conectados aos meios Os hosts são fisicamente conectados aos meios de rede usando uma placa de rede (NIC) .de rede usando uma placa de rede (NIC) .

Page 17: 2012 redes aula01

Hardware de controle de TrafegoHardware de controle de Trafego

HUBHUB

SWITCHSWITCH

ROTEADORROTEADOR

Page 18: 2012 redes aula01

Repetidor Repetidor

• Um repetidor é um dispositivo de rede usado para regenerar um Um repetidor é um dispositivo de rede usado para regenerar um sinal. sinal.

• Os repetidores regeneram os sinais analógicos e digitais que Os repetidores regeneram os sinais analógicos e digitais que foram distorcidos por perdas na transmissão devido à atenuação.foram distorcidos por perdas na transmissão devido à atenuação.

• Um repetidor não realiza decisões inteligentes sobre o Um repetidor não realiza decisões inteligentes sobre o

encaminhamento de pacotes como um roteador ou bridgeencaminhamento de pacotes como um roteador ou bridge . .

Page 19: 2012 redes aula01

HubsHubs

• Os hubs concentram conexões. Os hubs concentram conexões. • Juntam um grupo de hosts e permitem que a Juntam um grupo de hosts e permitem que a

rede os veja como uma única unidade. Isto é rede os veja como uma única unidade. Isto é feito passivamente, sem qualquer outro efeito na feito passivamente, sem qualquer outro efeito na transmissão dos dados. transmissão dos dados.

Page 20: 2012 redes aula01

BridgesBridges

• As bridges, ou pontes, convertem os formatos de dados As bridges, ou pontes, convertem os formatos de dados transmitidos na rede assim como realizam gerenciamento básico transmitidos na rede assim como realizam gerenciamento básico de transmissão de dados. de transmissão de dados.

• As bridges, como o próprio nome indica, proporcionam As bridges, como o próprio nome indica, proporcionam conexões entre redes locais. conexões entre redes locais.

• As bridges não só fazem conexões entre redes locais, como As bridges não só fazem conexões entre redes locais, como também verificam os dados para determinar se devem ou não também verificam os dados para determinar se devem ou não cruzar a bridge. Isto faz com que cada parte da rede seja mais cruzar a bridge. Isto faz com que cada parte da rede seja mais eficiente.eficiente.

Page 21: 2012 redes aula01

SwitchesSwitches• Os switches de grupos de trabalho (Workgroup Os switches de grupos de trabalho (Workgroup

switches) adicionam mais inteligência ao switches) adicionam mais inteligência ao gerenciamento da transferência de dados. gerenciamento da transferência de dados.

• Eles não só podem determinar se os dados Eles não só podem determinar se os dados devem ou não permanecer em uma rede local, devem ou não permanecer em uma rede local, mas como também podem transferir os dados mas como também podem transferir os dados somente para a conexão que necessita daqueles somente para a conexão que necessita daqueles dados.dados.

Page 22: 2012 redes aula01

Roteadores Roteadores

• Os roteadores possuem todas as capacidades citadas Os roteadores possuem todas as capacidades citadas anteriormente.anteriormente.

• Os roteadores podem regenerar sinais, concentrar Os roteadores podem regenerar sinais, concentrar conexões múltiplas, converter formatos dos dados conexões múltiplas, converter formatos dos dados transmitidos, e gerenciar as transferências de dados. transmitidos, e gerenciar as transferências de dados.

• Eles também podem ser conectados a uma WAN, que Eles também podem ser conectados a uma WAN, que lhes permite conectar redes locais que estão separadas lhes permite conectar redes locais que estão separadas por longas distâncias. por longas distâncias.

• Nenhum outro dispositivo pode prover este tipo de Nenhum outro dispositivo pode prover este tipo de conexãoconexão

Page 23: 2012 redes aula01

O papel do Roteador em uma rede O papel do Roteador em uma rede de computadores.de computadores.

Com base em cálculos binários, o TCP/IP pode chegar a dois Com base em cálculos binários, o TCP/IP pode chegar a dois resultados distintos:resultados distintos:

• O computador de origem e o computador de destino estão O computador de origem e o computador de destino estão na mesma rede local:na mesma rede local:

• O computador de origem e de destino não estão na mesma rede local:

Page 24: 2012 redes aula01

O computador de origem e o computador de destino O computador de origem e o computador de destino estão na mesma rede local:estão na mesma rede local:

• Neste caso os dados são enviados para o barramento da rede local. Neste caso os dados são enviados para o barramento da rede local. • Todos os computadores da rede recebem os dados. Ao receber os dados cada Todos os computadores da rede recebem os dados. Ao receber os dados cada

computador analisa o campo Número IP do destinatário. computador analisa o campo Número IP do destinatário. • Se o IP do destinatário for igual ao IP do computador, os dados são Se o IP do destinatário for igual ao IP do computador, os dados são

capturados e processados pelo sistema, caso contrário são simplesmente capturados e processados pelo sistema, caso contrário são simplesmente descartados. descartados.

Observe que com este procedimento, apenas o computador de destino é Observe que com este procedimento, apenas o computador de destino é que efetivamente processa os dados para ele enviados, os demais que efetivamente processa os dados para ele enviados, os demais computadores simplesmente descartam os dadoscomputadores simplesmente descartam os dados . .

Page 25: 2012 redes aula01

O computador de origem e de destino não estão na O computador de origem e de destino não estão na mesma rede localmesma rede local::

• Neste caso os dados são enviados o equipamento com o número IP Neste caso os dados são enviados o equipamento com o número IP configurado no parâmetro configurado no parâmetro Default GatewayDefault Gateway (Gateway Padrão). (Gateway Padrão).

• Ou seja, se após os cálculos, o TCP/IP chegar a conclusão que o computador Ou seja, se após os cálculos, o TCP/IP chegar a conclusão que o computador de de destinodestino e o computador de e o computador de origemorigem não fazem parte da não fazem parte da mesma rede localmesma rede local, , os dados são enviados para o os dados são enviados para o Default GatewayDefault Gateway, o qual será encarregado de , o qual será encarregado de encontrar um caminho para enviar os dados até o computador de destino. encontrar um caminho para enviar os dados até o computador de destino.

• ““encontrar o caminho“encontrar o caminho“ é tecnicamente conhecido como é tecnicamente conhecido como Rotear os dados Rotear os dados até o destinoaté o destino (ou melhor, rotear os dados até a rede do computador de (ou melhor, rotear os dados até a rede do computador de destinodestino). ).

• O responsável por “Rotear” os dados é o equipamento que atua como O responsável por “Rotear” os dados é o equipamento que atua como Default Gateway Default Gateway o qual é conhecido como Roteador. Com isso fica fácil o qual é conhecido como Roteador. Com isso fica fácil entender o papel do Roteadorentender o papel do Roteador: :

Page 26: 2012 redes aula01

• ““O Roteador é o responsável por encontrar um O Roteador é o responsável por encontrar um caminho entre a rede onde está o computador que caminho entre a rede onde está o computador que enviou os dados (computador de origem) e a rede enviou os dados (computador de origem) e a rede onde está o computador que irá receber os dados onde está o computador que irá receber os dados (computador de destino).”(computador de destino).”

Quando ocorre um problema com o Roteador, tornando-Quando ocorre um problema com o Roteador, tornando-o indisponível, você consegue se comunicar o indisponível, você consegue se comunicar normalmente com os demais computadores da sua rede normalmente com os demais computadores da sua rede local, porém não conseguirá comunicação com outras local, porém não conseguirá comunicação com outras redes de computadores, como por exemplo a Internetredes de computadores, como por exemplo a Internet ..

Page 27: 2012 redes aula01

Como Verificar o Default Gateway no Como Verificar o Default Gateway no Windows XP Windows XP

Page 28: 2012 redes aula01

Explicando Roteamento – um Explicando Roteamento – um exemplo práticoexemplo prático

• .Vamos imaginar a situação de uma empresa que tem a .Vamos imaginar a situação de uma empresa que tem a matriz em SP e uma filial no RJ. O objetivo é conectar a matriz em SP e uma filial no RJ. O objetivo é conectar a rede local da matriz em SP com a rede local da filial no rede local da matriz em SP com a rede local da filial no RJ, para permitir a troca de mensagens e documentos RJ, para permitir a troca de mensagens e documentos entre os dois escritórios. entre os dois escritórios.

• Nesta situação o primeiro passo é contratar um link de Nesta situação o primeiro passo é contratar um link de comunicação entre os dois escritórios. comunicação entre os dois escritórios.

• Em cada escritório deve ser instalado um Roteador. E Em cada escritório deve ser instalado um Roteador. E finalmente os roteadores devem ser configurados para finalmente os roteadores devem ser configurados para que seja possível a troca de informações entre as duas que seja possível a troca de informações entre as duas redes. redes.

• Na figura a seguir temos a ilustração desta pequena rede Na figura a seguir temos a ilustração desta pequena rede de longa distância (WAN). de longa distância (WAN).

Page 29: 2012 redes aula01

• Rede de SP:Rede de SP: Esta rede utiliza um esquema de endereçamento 10.10.10.0, Esta rede utiliza um esquema de endereçamento 10.10.10.0, com máscara de sub-rede 255.255.255.0. com máscara de sub-rede 255.255.255.0.

• Rede de RJRede de RJ: Esta rede utiliza um esquema de endereçamento 10.10.20.0, : Esta rede utiliza um esquema de endereçamento 10.10.20.0, com máscara de sub-rede 255.255.255.0. com máscara de sub-rede 255.255.255.0.

• Rede dos roteadoresRede dos roteadores: Para que as interfaces externas dos roteadores : Para que as interfaces externas dos roteadores possam se comunicar, eles devem fazer parte de uma mesma rede, isto possam se comunicar, eles devem fazer parte de uma mesma rede, isto é, devem compartilhar um esquema de endereçamento comum. As é, devem compartilhar um esquema de endereçamento comum. As interfaces externas dos roteadores (interfaces WAN), fazem parte da interfaces externas dos roteadores (interfaces WAN), fazem parte da rede 10.10.30.0, com máscara de sub-rede 255.255.255.0rede 10.10.30.0, com máscara de sub-rede 255.255.255.0

Page 30: 2012 redes aula01

– SP:SP: 10.10. 10.10.1010.0/255.255.255.0 .0/255.255.255.0 – RJ:RJ: 10.10. 10.10.2020.0/255.255.255.0 .0/255.255.255.0 – Interfaces WAN dos Roteadores: Interfaces WAN dos Roteadores:

 10.10. 10.10.3030.0/255.255.255.0 .0/255.255.255.0

Page 31: 2012 redes aula01

Como é feita a interligação entre as Como é feita a interligação entre as duas redes?duas redes?

• Exemplo: Vamos analisar Exemplo: Vamos analisar como é feito o roteamento, como é feito o roteamento, quando um computador da quando um computador da rede em rede em SP,SP, precisa acessar precisa acessar informações de um informações de um computador da rede no computador da rede no RJ.RJ.

• O computador O computador SP-01 SP-01 (10.10.10.5),(10.10.10.5), precisa acessar precisa acessar um arquivo que está em uma um arquivo que está em uma pasta compartilhada do pasta compartilhada do computador computador RJ-02 RJ-02 (10.10.20.12). (10.10.20.12).

• Como é feito o roteamento, Como é feito o roteamento, de tal maneira que estes dois de tal maneira que estes dois computadores possam trocar computadores possam trocar informações? informações?

Page 32: 2012 redes aula01

• 1.       O computador SP-01 é o computador de origem e o computador RJ-02 é o computador de 1.       O computador SP-01 é o computador de origem e o computador RJ-02 é o computador de destino. A primeira ação do TCP/IP é fazer os cálculos para verificar se os dois computadores estão na destino. A primeira ação do TCP/IP é fazer os cálculos para verificar se os dois computadores estão na mesma rede (veja como são feitos estes cálculos na mesma rede (veja como são feitos estes cálculos na Parte Parte Os seguintes dados são utilizados para Os seguintes dados são utilizados para realização destes cálculos: realização destes cálculos:

SP-01: 10.10.10.5/255.255.255.0 SP-01: 10.10.10.5/255.255.255.0 RJ-02: 10.10.20.12/255.255.255.0 RJ-02: 10.10.20.12/255.255.255.0

• 2.       Feitos os cálculos, o TCP/IP chega a conclusão de que os dois computadores pertencem a redes 2.       Feitos os cálculos, o TCP/IP chega a conclusão de que os dois computadores pertencem a redes diferentes: SP-01 pertence a rede 10.10.10.0 e RJ-02 pertence a rede 10.10.20.0.diferentes: SP-01 pertence a rede 10.10.10.0 e RJ-02 pertence a rede 10.10.20.0.

• 3.       Como os computadores pertencem a redes diferentes, os dados devem ser enviados para o 3.       Como os computadores pertencem a redes diferentes, os dados devem ser enviados para o

Roteador.Roteador.

• 4.       No roteador de SP chega o pacote de informações com o IP de destino: 10.10.20.12. O roteador 4.       No roteador de SP chega o pacote de informações com o IP de destino: 10.10.20.12. O roteador precisa consultar a sua tabela de roteamento e verificar se ele conhece um caminho para a rede precisa consultar a sua tabela de roteamento e verificar se ele conhece um caminho para a rede 10.10.20.0.10.10.20.0.

• 5.       O roteador de SP tem, em sua tabela de roteamento, a informação de que pacotes para a rede 5.       O roteador de SP tem, em sua tabela de roteamento, a informação de que pacotes para a rede 10.10.20.0 devem ser encaminhados pela interface 10.10.30.1. É isso que ele faz, ou seja, encaminha os 10.10.20.0 devem ser encaminhados pela interface 10.10.30.1. É isso que ele faz, ou seja, encaminha os pacotes através da interface de WAN: 10.10.30.1.pacotes através da interface de WAN: 10.10.30.1.

• 6.       Os pacotes de dados chegam na interface 10.10.30.1 e são enviados, através do link de 6.       Os pacotes de dados chegam na interface 10.10.30.1 e são enviados, através do link de comunicação, para a interface 10.10.30.2, do roteador do RJ. comunicação, para a interface 10.10.30.2, do roteador do RJ.

• 7.       No roteador do RJ chega o pacote de informações com o IP de destino: 10.10.20.12. O roteador 7.       No roteador do RJ chega o pacote de informações com o IP de destino: 10.10.20.12. O roteador precisa consultar a sua tabela de roteamento e verificar se ele conhece um caminho para a rede precisa consultar a sua tabela de roteamento e verificar se ele conhece um caminho para a rede 10.10.20.0.10.10.20.0.

• 8.       O roteador do RJ tem, em sua tabela de roteamento, a informação de que pacotes para a rede 8.       O roteador do RJ tem, em sua tabela de roteamento, a informação de que pacotes para a rede 10.10.20.0 devem ser encaminhados pela interface de LAN 10.10.20.1, que é a interface que conecta o 10.10.20.0 devem ser encaminhados pela interface de LAN 10.10.20.1, que é a interface que conecta o roteador a rede local 10.10.20.1. O pacote é enviado, através da interface 10.10.20.1, para o barramento da roteador a rede local 10.10.20.1. O pacote é enviado, através da interface 10.10.20.1, para o barramento da rede local. Todos os computadores recebem os pacotes de dados e os descartam, com exceção do rede local. Todos os computadores recebem os pacotes de dados e os descartam, com exceção do computador 10.10.20.12 que é o computador de destino.computador 10.10.20.12 que é o computador de destino.

• 9.       Para que a resposta possa ir do computador RJ-02 de volta para o computador SP-01, um 9.       Para que a resposta possa ir do computador RJ-02 de volta para o computador SP-01, um caminho precisa ser encontrado, para que os pacotes de dados possam ser roteados do RJ para SP. caminho precisa ser encontrado, para que os pacotes de dados possam ser roteados do RJ para SP. Para tal todo o processo é executado novamente, até que a resposta chegue ao computador SP-01Para tal todo o processo é executado novamente, até que a resposta chegue ao computador SP-01 ..

Page 33: 2012 redes aula01

• A chave toda para o processo de roteamento A chave toda para o processo de roteamento é o software presente nos roteadores, o qual é o software presente nos roteadores, o qual atua com base em tabelas de roteamento, as atua com base em tabelas de roteamento, as quais serão descritas na quais serão descritas na Parte 5Parte 5..

Page 34: 2012 redes aula01
Page 35: 2012 redes aula01

Meios Físicos de ConexãoMeios Físicos de Conexão(meio no qual os pacotes de dados trafegam)(meio no qual os pacotes de dados trafegam)

Meio em CobreMeio em Cobre

Meio ÓpticoMeio Óptico

Meio Sem fio Meio Sem fio

Page 36: 2012 redes aula01

Topologias de redeTopologias de rede

• Topologias de rede definem a estrutura da rede. Topologias de rede definem a estrutura da rede. • Topologia física, que é o layout efetivo dos fios Topologia física, que é o layout efetivo dos fios

ou meios físicos. ou meios físicos. • Topologia lógica, que define como os meios Topologia lógica, que define como os meios

físicos são acessados pelos hosts para o envio de físicos são acessados pelos hosts para o envio de dados.dados.

Page 37: 2012 redes aula01

• Uma Uma topologia em barramento (bus)topologia em barramento (bus) usa um único cabo backbone que é usa um único cabo backbone que é terminado em ambas as extremidades. Todos os hosts são diretamente terminado em ambas as extremidades. Todos os hosts são diretamente conectados a este backbone. conectados a este backbone.

• Uma Uma topologia em anel (ringtopologia em anel (ring) conecta um host ao próximo e o último host ) conecta um host ao próximo e o último host ao primeiro. Isto cria um anel físico utilizando o cabo. ao primeiro. Isto cria um anel físico utilizando o cabo.

• Uma Uma topologia em estrela (startopologia em estrela (star) conecta todos os cabos a um ponto central ) conecta todos os cabos a um ponto central de concentração. de concentração.

• Uma Uma topologia em estrela estendida (extended star)topologia em estrela estendida (extended star) une estrelas une estrelas individuais ao conectar os hubs ou switches. Esta topologia pode estender o individuais ao conectar os hubs ou switches. Esta topologia pode estender o escopo e a cobertura da rede. escopo e a cobertura da rede.

• Uma Uma topologia hierárquicatopologia hierárquica é semelhante a uma estrela estendida. Porém, ao é semelhante a uma estrela estendida. Porém, ao invés de unir os hubs ou switches, o sistema é vinculado a um computador invés de unir os hubs ou switches, o sistema é vinculado a um computador que controla o tráfego na topologia. que controla o tráfego na topologia.

• Uma Uma topologia em malha (meshtopologia em malha (mesh) é implementada para prover a maior ) é implementada para prover a maior proteção possível contra interrupções de serviço. A utilização de uma proteção possível contra interrupções de serviço. A utilização de uma topologia em malha nos sistemas de controle de uma usina nuclear de energia topologia em malha nos sistemas de controle de uma usina nuclear de energia interligados em rede seria um excelente exemplo. Como é possível ver na interligados em rede seria um excelente exemplo. Como é possível ver na figura, cada host tem suas próprias conexões com todos os outros hosts. figura, cada host tem suas próprias conexões com todos os outros hosts. Apesar da Internet ter vários caminhos para qualquer local, ela não adota a Apesar da Internet ter vários caminhos para qualquer local, ela não adota a topologia em malha completa. topologia em malha completa.

Page 38: 2012 redes aula01
Page 39: 2012 redes aula01

Topologia Logica Topologia Logica

• A topologia lógica de uma rede é a forma como A topologia lógica de uma rede é a forma como os hosts se comunicam através dos meios.os hosts se comunicam através dos meios.

• Os dois tipos mais comuns de topologias Os dois tipos mais comuns de topologias lógicas são lógicas são broadcast broadcast e passagem de e passagem de tokentoken. .

Page 40: 2012 redes aula01

Topologia de broadcast Topologia de broadcast

• Cada host envia seus dados a todos os outros Cada host envia seus dados a todos os outros hosts conectados ao meio físico da rede. hosts conectados ao meio físico da rede.

• Não existe uma ordem que deve ser seguida Não existe uma ordem que deve ser seguida pelas estações para usar a rede. pelas estações para usar a rede.

• A ordem é: primeiro a chegar, primeiro a usar. A ordem é: primeiro a chegar, primeiro a usar. • A Ethernet funciona desta maneira conforme A Ethernet funciona desta maneira conforme

será explicado mais tarde neste curso. será explicado mais tarde neste curso.

Page 41: 2012 redes aula01

Passagem de token Passagem de token

• A passagem de token controla o acesso à rede, A passagem de token controla o acesso à rede, passando um token eletrônico seqüencialmente para passando um token eletrônico seqüencialmente para cada host. cada host.

• Quando um host recebe o token, significa que esse host Quando um host recebe o token, significa que esse host pode enviar dados na rede. pode enviar dados na rede.

• Se o host não tiver dados a serem enviados, ele vai Se o host não tiver dados a serem enviados, ele vai passar o token para o próximo host e o processo será passar o token para o próximo host e o processo será repetido. repetido.

• Dois exemplos de redes que usam passagem de token Dois exemplos de redes que usam passagem de token são: Token Ring e Fiber Distributed Data Interface são: Token Ring e Fiber Distributed Data Interface (FDDI). (FDDI).

Page 42: 2012 redes aula01

Redes locais (LANs)Redes locais (LANs)

• Redes locais possibilitam que as empresas Redes locais possibilitam que as empresas utilizem a tecnologia para o compartilhamento utilizem a tecnologia para o compartilhamento eficiente de arquivos e impressoras locais, além eficiente de arquivos e impressoras locais, além de possibilitar a comunicação interna. de possibilitar a comunicação interna.

Page 43: 2012 redes aula01

Redes locais (LANs) Redes locais (LANs)

Page 44: 2012 redes aula01

Redes de longa distância (WANs)Redes de longa distância (WANs)• Com a utilização de WANs torna-se possível que os Com a utilização de WANs torna-se possível que os

computadores, impressoras e outros dispositivos em uma rede computadores, impressoras e outros dispositivos em uma rede local compartilhem e sejam compartilhados com locais distantes.local compartilhem e sejam compartilhados com locais distantes.

As WANs são projetadas para executar as seguintes ações: As WANs são projetadas para executar as seguintes ações: • Operar em grandes áreas separadas geograficamente. Operar em grandes áreas separadas geograficamente. • Permitir que os usuários tenham capacidades de comunicação em Permitir que os usuários tenham capacidades de comunicação em

tempo real com outros usuários tempo real com outros usuários • Proporcionar que recursos remotos estejam permanentemente Proporcionar que recursos remotos estejam permanentemente

conectados aos serviços locais conectados aos serviços locais • Proporcionar serviços de e-mail, World Wide Web, transferência Proporcionar serviços de e-mail, World Wide Web, transferência

de arquivos e e-commercede arquivos e e-commerce

Page 45: 2012 redes aula01

Redes de longa distância (WANs) Redes de longa distância (WANs)

Page 46: 2012 redes aula01

IntranetsIntranets

• Intranets são projetadas para permitir o acesso Intranets são projetadas para permitir o acesso somente de usuários que tenham privilégios de somente de usuários que tenham privilégios de acesso à rede local interna da organização. acesso à rede local interna da organização.

• Dentro de uma Intranet, servidores Web são Dentro de uma Intranet, servidores Web são instalados na rede. A tecnologia do navegador instalados na rede. A tecnologia do navegador Web é usada como uma interface comum para Web é usada como uma interface comum para acessar informações tais como dados ou gráficos acessar informações tais como dados ou gráficos financeiros armazenadas em formato texto financeiros armazenadas em formato texto nesses servidores nesses servidores

Page 47: 2012 redes aula01

ExtranetsExtranets

• Extranets se referem aos aplicativos e serviços desenvolvidos Extranets se referem aos aplicativos e serviços desenvolvidos para a Intranet, e através de acesso seguro têm seu uso estendido para a Intranet, e através de acesso seguro têm seu uso estendido a usuários ou empresas externas. Geralmente este acesso é a usuários ou empresas externas. Geralmente este acesso é realizado através de senhas, IDs dos usuários e outros meios de realizado através de senhas, IDs dos usuários e outros meios de segurança ao nível do aplicativo. Portanto, uma Extranet é uma segurança ao nível do aplicativo. Portanto, uma Extranet é uma extensão de duas ou mais estratégias da Intranet com uma extensão de duas ou mais estratégias da Intranet com uma interação segura entre empresas participantes e suas respectivas interação segura entre empresas participantes e suas respectivas intranetsintranets

• A Extranet não é nem uma A Extranet não é nem uma intranet, nem um site Internetintranet, nem um site Internet. Trata-. Trata-se de um sistema suplementar que oferece, por exemplo, aos se de um sistema suplementar que oferece, por exemplo, aos clientes de uma empresa, os seus parceiros ou sucursais, um clientes de uma empresa, os seus parceiros ou sucursais, um acesso privilegiado a certos recursos informáticos da empresa acesso privilegiado a certos recursos informáticos da empresa através de um interface Web. através de um interface Web.

Page 48: 2012 redes aula01

Largura de BandaLargura de Banda

• Largura de banda é definida como a Largura de banda é definida como a quantidade quantidade de informações que flui através da conexãode informações que flui através da conexão de de rede durante de um certo período de tempo. rede durante de um certo período de tempo.

Page 49: 2012 redes aula01

• A largura de banda é finitaA largura de banda é finita

• Largura de banda não é grátis.Largura de banda não é grátis.

• A largura de banda é um fator importante na A largura de banda é um fator importante na análise do desempenho da rede, na criação de análise do desempenho da rede, na criação de novas redes, e no entendimento da Internet .novas redes, e no entendimento da Internet .

• A demanda por largura de banda está sempre A demanda por largura de banda está sempre crescendo. crescendo.

Page 50: 2012 redes aula01

Analogia:A largura de banda é como Analogia:A largura de banda é como o diâmetro de um cano.o diâmetro de um cano.

A largura de banda é como o diâmetro de um cano. A largura de banda é como o diâmetro de um cano. • Uma rede de canos traz água potável para residências e Uma rede de canos traz água potável para residências e

empresas e leva embora a água do esgoto. Esta rede de água empresas e leva embora a água do esgoto. Esta rede de água consiste em canos de vários diâmetros. Os canos principais de consiste em canos de vários diâmetros. Os canos principais de água de uma cidade podem ter até dois metros de diâmetro, água de uma cidade podem ter até dois metros de diâmetro, enquanto que o cano para a torneira da cozinha pode ter enquanto que o cano para a torneira da cozinha pode ter apenas dois centímetros de diâmetro. O diâmetro do cano apenas dois centímetros de diâmetro. O diâmetro do cano determina a capacidade do cano levar água. Portanto, a água é determina a capacidade do cano levar água. Portanto, a água é como os dados, e o diâmetro do cano é como a largura de como os dados, e o diâmetro do cano é como a largura de banda. Muitos especialistas em rede falam que precisam banda. Muitos especialistas em rede falam que precisam colocar canos maiores quando precisam aumentar a capacidade colocar canos maiores quando precisam aumentar a capacidade de transmitir informações de transmitir informações

Page 51: 2012 redes aula01

Analogia:A largura de banda é como Analogia:A largura de banda é como o diâmetro de um cano. o diâmetro de um cano.

Page 52: 2012 redes aula01

A largura de banda é como o número A largura de banda é como o número de pistas de uma rodovia de pistas de uma rodovia

Page 53: 2012 redes aula01