2012 - 2º simulado enem - 1º ano · 1 1. leia a charge. nas duas ocorrências, ... velocidade...

30
2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO 70 Questões. 07 de junho. Sábado: das 7h às 12h. Duração: 5h. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Matemática e suas Tecnologias Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ciências Humanas e suas Tecnologias

Upload: phamnguyet

Post on 13-Aug-2018

252 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO · 1 1. Leia a charge. Nas duas ocorrências, ... Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório

2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO

70 Questões.07 de junho. Sábado: das 7h às 12h.Duração: 5h.

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasMatemática e suas TecnologiasCiências da Natureza e suas TecnologiasCiências Humanas e suas Tecnologias

Page 2: 2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO · 1 1. Leia a charge. Nas duas ocorrências, ... Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório
Page 3: 2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO · 1 1. Leia a charge. Nas duas ocorrências, ... Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório

1

1. Leia a charge.

Nas duas ocorrências, a palavra que poderia ser substituída por:

a) e, com sentido restritivo. b) mas, com sentido adversativo. c) a fim de, com sentido de finalidade. d) pois, com sentido explicativo. e) portanto, com sentido conclusivo. GABARITO: D 2.

http://edmacieljr.blogspot.com

A pergunta da personagem Mafalda, no segundo quadrinho, inicia-se com a palavra ―então‖, que estabelece uma relação de sentido com a situação anterior. Identifique a relação de sentido estabelecida:

a) Adição. b) Conclusão. c) Explicação. d) Alternância. e) Oposição. GABARITO: B

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

Page 4: 2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO · 1 1. Leia a charge. Nas duas ocorrências, ... Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório

2

3. Considere a charge e as afirmações.

(www.acharge.com.br)

I. O advérbio já, indicativo de tempo, atribui à frase o sentido de mudança. II. Entende-se pela frase da charge que a população de idosos atingiu um patamar inédito no país. III. Observando a imagem, tem-se que a fila de velhinhos esperando um lugar no banco sugere o aumento

de idosos no país. Está correto o que se afirma em

a) I apenas. b) II apenas. c) I e II apenas. d) II e III apenas. e) I, II e III. GABARITO: E 4.

No rush, carro está tão veloz quanto galinha Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório da CET concluído em fevereiro. No pico da manhã, velocidade também caiu; principal explicação é a expansão da frota - em 2009, SP ganhou mais de 335 mil veículos.

(Folha de São Paulo, 05/03/2010)

A respeito do título ―No rush, carro está tão veloz quanto galinha‖, é correto afirmar que ele:

a) cria, por meio da polissemia da palavra ―rush‖, o pressuposto de que a lentidão do tráfego paulistano é algo premeditado.

b) apresenta uma variante coloquial de linguagem, incompatível com a seriedade exigida por esse gênero textual.

c) recorre ao grau superlativo analítico com o intuito de produzir um efeito de realce a um grave problema da capital paulista.

d) emprega o grau comparativo de igualdade como recurso irônico, já que, em geral, o adjetivo ―veloz‖ não se aplica a ―galinha‖.

e) utiliza a comparação para criticar o aumento da frota paulistana, principal agente poluidor da cidade. GABARITO: D

Page 5: 2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO · 1 1. Leia a charge. Nas duas ocorrências, ... Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório

3

TEXTO: 5

O labirinto da internet Um paradoxo da cultura contemporânea é a incapacidade da maioria dos políticos de entender a comunicação política. Essa disfunção provoca, muitas vezes, resultados trágicos. É o caso da lei votada pela Câmara dos Deputados para regular o uso da internet nas eleições. Se aprovada sem mudanças pelo Senado, vai provocar um forte retrocesso numa área em que o Brasil, quase milagrosamente, se destaca no mundo – sua legislação de comunicação eleitoral. Sim, a despeito da má vontade de alguns e, a partir daí, de certos equívocos interpretativos, o Brasil tem uma das mais modernas legislações de comunicação eleitoral do mundo. O nosso modelo de propaganda gratuita, via renúncia fiscal, é tão conceitualmente poderoso que se sobressai a alguns anacronismos da lei, como o excesso de propaganda partidária em anos não eleitorais ou a ridícula proibição de imagens externas em comerciais de TV. Os deputados decidiram errar onde não poderiam. Mas era um erro previsível. A internet é o meio mais perturbador que já surgiu na comunicação. Para nós da área, ela abre fronteiras tão imprevisíveis e desconcertantes como foram a Teoria da Relatividade para a física, a descoberta do código genético para a biologia, o inconsciente para a psicologia ou a atonalidade para a música. Na comunicação política, a internet é rota ainda difícil de navegar. [...] Desde sua origem nas cavernas, o modo de expressão política tem dado pulos evolutivos sempre que surge um novo meio. [...] Foram enormes os pulos causados pela imprensa, pelo rádio, pelo cinema e pela TV na forma e no modo de fazer política. Mas nada perto dos efeitos que trará a internet. Não só por ser uma multimídia de altíssima concentração, mas também porque sua capilaridade e interatividade planetária farão dela não apenas uma transformadora das técnicas de indução do voto, mas o primeiro meio na história a mudar a maneira de votar. Ou seja, vai transformar o formato e a cara da democracia. No futuro, o eleitor não vai ser apenas persuadido, por meio da internet, a votar naquele ou naquela candidata. Ele simplesmente vai votar pela internet de forma contínua e constante.

(Adaptado de: SANTANA, João. O labirinto da internet. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2007200909.htm>.Acesso em: 20 jul. 2009).

5. Observe a frase: ―Os deputados decidiram errar onde não poderiam‖. Assinale a alternativa que corresponde ao uso correto do termo ―onde‖.

a) Aquele era um tempo onde as pessoas se compreendiam melhor. b) Este é um povo onde a fé é inabalável e a alegria é constante. c) Este é um homem onde fazer ciência é um dos maiores objetivos. d) Onde quer que esteja, hão de se lembrar de você. e) Aquele é um pensamento onde é tudo muito arriscado. GABARITO: D 6.

No quadrinho acima, observamos um problema de comunicação entre os personagens. Assinale a alternativa que apresenta o elemento da comunicação que levou a esse problema.

a) Canal. b) Código. c) Referente. d) Mensagem. e) Emissor. GABARITO: B

Page 6: 2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO · 1 1. Leia a charge. Nas duas ocorrências, ... Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório

4

7. A famosa frase em inglês da propaganda da NIKE, num sentido literal, significa ―Apenas faça‖. Num sentido mais amplo, significa ―Faça sem perguntar o porquê‖. A imagem pode ter várias leituras. Assinale a única descabida:

a) Há um flagrante contraste entre um garoto, imagem da pobreza (magro, sem camisa e descalço), e um dos mais famosos ícones de consumo do mundo capitalista.

b) A imagem do garoto pode lembrar que nem todos possuem acesso aos bens de consumo da sociedade capitalista.

c) O comportamento do garoto poderia ser entendido como atitude de desprezo, de rebeldia ou de irreverência para com aquilo que é símbolo de culto ao esporte ou até de ―status‖ (uso da marca).

d) A propaganda, por intenção irônica, mostra um garoto cumprindo em atitude aquilo que a frase ordena em inglês.

e) O cachorro, olhando para a cena, simboliza inequivocamente a humanidade animalizada, apenas plateia do conflito pobreza e riqueza.

GABARITO: E 8. Leia os quadrinhos a seguir.

QUINO, Mafalda 10. São Paulo: Martins Fontes, 2010. p. 20.

Nos quadrinhos acima, destaca-se a seguinte ideia:

a) A constatação de que existem erros de impressão num conhecido jornal forma o efeito humorístico da tira.

b) A notícia de jornal é compreendida de forma diferente, conforme a faixa etária e a perspectiva do leitor. c) A formatação diferenciada do jornal, no terceiro quadrinho, enfatiza a falta de objetividade da notícia. d) A semelhança entre a perspectiva do adulto e a das crianças fica evidente no quarto quadrinho. e) A notícia de jornal não pode ser compreendida de formas diferentes.

GABARITO: B

Page 7: 2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO · 1 1. Leia a charge. Nas duas ocorrências, ... Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório

5

TEXTO: Considere a música da dupla sertaneja Alvarenga e Ranchinho.

Trabalha, trabalha, trabalha Trabalha, trabalha, trabalha Só no fim do mês recebe Paga, paga, paga, paga Tudo o que deve No domingo eu vou na missa, Não posso trabalhar Segunda-feira preguiça, Preciso descansar Terça-feira é dia santo, Se eu trabalho é pecado Quarta-feira eu tô doente, Quinta-feira é feriado Não trabalho na sexta, que é dia de azar Sábado é fim de semana Tenho que descansar. 9. Considere o trecho da música:

Não trabalho na sexta, que é dia de azar Sábado é fim de semana

Tenho que descansar. Sobre a ocorrência da palavra que, é correto afirmar que ela:

a) poderia ser substituída, no primeiro caso, por no qual, e por qual, no segundo. b) tem valor de conclusão nos dois casos, podendo ser substituída por então. c) poderia ser substituída por quando no primeiro caso e por logo que, no segundo. d) tem valor causal no primeiro caso e equivale a no entanto, no segundo. e) tem valor explicativo no primeiro caso e equivale à preposição de, no segundo. GABARITO: E TEXTO

O que as câmeras ainda não mostram

Os bisbilhoteiros virtuais se refestelaram na semana passada, quando chegou ao Brasil o Google Street View, serviço que coloca na tela do computador fotos em 360 graus das ruas de, por enquanto, 51 municípios brasileiros. Em sua maioria, as primeiras pesquisas feitas por brasileiros se concentraram na busca do próprio endereço, da sede do trabalho, da casa da namorada. E houve também muita gente que passou horas procurando imagens bizarras ou engraçadas captadas pelo programa. Passada essa primeira onda de voyeurismo, comum em todos os países que já contam com o serviço, começam a aparecer outras utilidades. Num futuro não muito distante, o internauta brasileiro vai poder planejar suas férias, adquirir um imóvel ou visitar um museu por meio da ferramenta.

O Street View faz parte de outro produto da empresa, o Google Maps. Bem mais detalhista que seu irmão maior, permite ao usuário navegar pelas ruas, com uma visão de todos os pontos cardeais, do chão e do céu. É como se você andasse até a porta de um prédio, admirasse sua fachada, comparasse com a dos vizinhos etc., num passeio em que o mouse cumpre a função das pernas. Lançada em maio de 2007, a ferramenta originalmente cobria cinco grandes cidades nos EUA e seus arredores. Hoje, se estende a todo território americano, assim como à maior parte do Canadá, Japão, Austrália e vários países europeus. No Brasil, até agora apenas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e cidades vizinhas dessas capitais foram fotografadas pelos carros do Google. (...)

Muitos varejistas se animaram com a possibilidade de ter seus estabelecimentos fotografados pelas poderosas câmeras do produto. Seria a chance de, num primeiro momento, o cliente fazer um passeio virtual para depois fechar uma compra real e feita de forma presencial. Atualmente isso esbarra em dois problemas. O primeiro é que o programa não é ao vivo. As imagens são coletadas em média um ano antes de irem ao ar. Ou seja, quando o visitante entrasse na loja, as prateleiras estariam desatualizadas. O outro

Page 8: 2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO · 1 1. Leia a charge. Nas duas ocorrências, ... Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório

6

problema é o fato de que, segundo a empresa, a produção de fotos de estabelecimentos comerciais não passa de mero boato.

Bem mais acessível aos lojistas, pelo menos por enquanto, é a oferta de espaços publicitários nas ruas flagradas pelo Google. A empresa aposta tanto nisso que patenteou um sistema que automaticamente apaga as mensagens publicitárias estampadas em outdoors e cartazes. No lugar delas seriam colocados anúncios pagos. ―As empresas americanas ainda não adotaram essa estratégia. Não tem nada de anúncio ali‖, diz Pedro Sorrentino, professor da São Paulo Digital School e autor do vídeo ―Obama Digital‖. Em muitas áreas, o Street View ainda é uma ferramenta em busca de uma utilidade.

(Istoé, edição 2135, 08/10/2010)

10. O texto O que as câmeras ainda não mostram apresenta como principal finalidade:

a) noticiar objetiva e imparcialmente um fato: a implantação de um serviço da web, inédito no Brasil. b) analisar, do ponto de vista de diferentes grupos, o impacto produzido pela implantação do Google View

no Brasil e no mundo. c) persuadir os internautas a usarem a ferramenta e os empresários a explorarem o potencial comercial

do produto. d) expor, tecnicamente, o conteúdo de uma ferramenta da Internet e revelar um julgamento a respeito dela. e) tratar de fatos do cotidiano (a implantação de um novo serviço da web) de forma bem-humorada.

GABARITO: B 11. A respeito da arte Barroca julgue nos itens:

( ) Tudo na arte barroca invocava a teatralidade e o movimento. ( ) Na pintura, temas religiosos eram transmitidos através da emoção. ( ) Composição em diagonal e contraste de claro e escuro, não constituíram características da

pintura barroca. ( ) O barroco tinha um caráter extremamente racional. ( ) O período barroco caracteriza-se, dentre outros temas, pela presença da religiosidade por meio de

ideias contrárias como pecado e perdão, castigo e arrependimento, e da morte como expressão da fragilidade da vida.

GABARITO: A (FVFFV) a) F V F F V b) V V F V F c) F V V V F d) V F F V V e) F V F V V 12. Leia, atentamente, este soneto: Ao Mesmo Assunto e na Mesma Ocasião (A Cristo N. S.Crucificado, Estando o Poeta na Última Hora de Sua Vida) Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado, Da vossa piedade me despido, Porque quanto mais tenho delinquido, Vos tenho a perdoar mais empenhado. Se basta a vós tirar tanto um pecado, A abrandar-vos sobeja um só gemido, Que a mesma culpa, que vos há ofendido, Vos tem para o perdão lisonjeado. Se uma ovelha perdida, e já cobrada Glória tal, e prazer tão repentino vos deu, como afirmais na Sacra História: Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada. Cobrai-a, e não queirais, Pastor Divino, Perder na vossa ovelha a vossa glória.

(Antologia Poética de Gregório de Matos, seleção de Walmir Ayala. Rio de Janeiro: Ediouro, 1991, p.20)

Vocabulário:

hei: ter; tenho.

despido: afasto.

sobeja: basta.

cobrada: recuperada.

Sacra História: Sagradas Escrituras; a Bíblia.

delinquido: que cometeu uma falta; um pecado.

lisonjeado: agradado, que dá prazer.

Page 9: 2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO · 1 1. Leia a charge. Nas duas ocorrências, ... Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório

7

O soneto transcrito é de autoria de Gregório de Matos e nele se encontram as principais características da poesia barroca. Identifique o que for correto na(s) alternativa(s) abaixo.

(01) O período barroco caracteriza-se, dentre outros temas, pela presença da religiosidade por meio de ideias contrárias como pecado e perdão, castigo e arrependimento, e da morte como expressão da fragilidade da vida.

(02) A revolta contra Deus é uma das principais características da poesia barroca brasileira. (04) O eu lírico do texto não se arrepende de seus pecados, mas exige a clemência de Deus. (08) Identificando-se com a ovelha desgarrada, que na parábola bíblica foi recuperada por Deus, o eu lírico

também deseja ser perdoado. (16) No soneto acima, pode-se reconhecer o caráter de jogo verbal próprio do estilo barroco, relacionado ao

arrependimento do poeta pecador. A soma das alternativas verdadeiras é: a) 7 b) 25 c) 20 d) 12 e) 14

GABARITO: B (01- 08- 16 = 25) Responda as perguntas 13 e 14 com base no texto a seguir. "O trigo que semeou o pregador evangélico, diz Cristo que é a palavra de Deus. Os espinhos, as pedras, o caminho e a terra boa, em que o trigo caiu, são os diversos corações dos homens. Os espinhos são os corações embaraçados com cuidados, com riquezas, com delícias; e nestes afoga-se a palavra de Deus. As pedras são os corações duros e obstinados; e nestes seca-se a palavra de Deus, e se nasce, não cria raízes. Os caminhos são os corações inquietos e perturbados com a passagem e tropel e das coisas do Mundo, uma que vão, outras que vêm, outras que atravessam - e todas passam; e nestes é pisada a palavra de Deus, porque a desatendem ou a desprezam. Finalmente, a terra boa são os corações bons ou os homens de bom coração; e nestes prende e frutifica a palavra divina, com tanta fecundidade e abundância, que se colhe cento por um..."

(Pe. Antônio Vieira)

13. Assinale a metáfora mal explicada.

a) Trigo semeado - palavra de Deus. b) Espinhos - corações ligados aos bens materiais. c) Pedras - corações de homens sem amor. d) Caminhos - corações dos que seguem as palavras de Deus. e) Terra boa - é a da palavra que frutifica. GABARITO: B 14. Na frase "e todas passam", está clara a ideia de que:

a) a vida terrena é muito valiosa; b) o mundo material deve ser muito valorizado; c) os bens da terra não perdem seu valor; d) a existência humana não é perene; e) a vida terrena é a que realmente conta. GABARITO: A 15. Considere as seguintes afirmações sobre o Barroco brasileiro:

I. A arte barroca caracteriza-se por apresentar dualidades, conflitos, paradoxos e contrastes, que convivem tensamente na unidade da obra.

II. O conceptismo e o cultismo, expressões da poesia barroca, apresentam um imaginário bucólico, sempre povoado de pastoras e ninfas.

III. A oposição entre Reforma e Contra--Reforma expressa, no plano religioso, os mesmos dilemas de que o Barroco se ocupa.

Page 10: 2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO · 1 1. Leia a charge. Nas duas ocorrências, ... Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório

8

Quais estão corretas?

a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas l e III. e) I, II e III. GABARITO: D 16. Assim como na relação entre o perfil de um corte de um torno e a peça torneada, sólidos de revolução

resultam da rotação de figuras planas em torno de um eixo. Girando-se as figuras abaixo em torno da haste indicada obtêm-se os sólidos de revolução que estão na coluna da direita.

A correspondência correta entre as figuras planas e os sólidos de revolução obtidos é:

a) 1A, 2B, 3C, 4D, 5E. b) 1B, 2C, 3D, 4E, 5A. c) 1B, 2D, 3E, 4A, 5C. d) 1D, 2E, 3A, 4B, 5C. e) 1D, 2E, 3B, 4C, 5A. GABARITO: D 17. Um decorador utilizou um único tipo de transformação geométrica para compor

pares de cerâmicas em uma parede. Uma das composições está representada pelas cerâmicas indicadas por I e II. Utilizando a mesma transformação, qual é a figura que compõe par com a cerâmica indicada por III?

a) d) b) e) c)

GABARITO: B

Page 11: 2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO · 1 1. Leia a charge. Nas duas ocorrências, ... Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório

9

18. Uma das expressões artísticas mais famosas associada aos conceitos de simetria e congruência é, talvez, a obra de Maurits Comelis Escher, artista holandês cujo trabalho é amplamente difundido. A figura apresentada, de sua autoria, mostra a pavimentação do plano com cavalos claros e cavalos escuros, que são congruentes e se encaixam sem deixar espaços vazios.

Realizando procedimentos análogos aos feitos por Escher, entre as figuras abaixo, aquela que poderia pavimentar um plano, utilizando-se peças congruentes de totalidades claras e escuras é: a) d) b) e) c) GABARITO: D 19. Na busca constante pela sua evolução, o ser humano vem alternando a sua maneira de pensar, de sentir

e de criar. Nas últimas décadas do século XVIII e no início do século XIX, os artistas criaram obras em que predominam o equilíbrio e a simetria de formas e cores, imprimindo um estilo caracterizado pela imagem da respeitabilidade, da sobriedade, do concreto e do civismo. Esses artistas misturaram o passado ao presente, retratando os personagens da nobreza e da burguesia, além de cenas míticas e históricas cheias de vigor.

RAZOUK, J. J. (Org.). Histórias reais e belas nas telas. Posigraf: 2003.

Atualmente, os artistas apropriam-se de desenhos, charges, grafismo e até de ilustrações de livros para compor obras em que se misturam personagens de diferentes épocas, como na seguinte imagem:

a) b) c)

Carnaval 2007. “Frida

Kahlo”.

Pablo Picasso. “Retrato

de Jaqueline Roque”. Tarsila do Amaral. “Auto retrato”.

Page 12: 2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO · 1 1. Leia a charge. Nas duas ocorrências, ... Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório

10

d) e) GABARITO: E 20. As histórias em quadrinhos, por vezes, utilizam animais como personagens e a eles atribuem

comportamento humano. O gato Garfield é exemplo desse fato.

Fonte: Caderno Vida e Arte, Jornal do Povo, Fortaleza

Van Gogh, pintor holandês nascido em 1853, é um dos principais nomes da pintura mundial. É dele o quadro abaixo.

VAN GOGH Auto-retrato de orelha cortada

O 3º quadrinho sugere que Garfield:

a) desconhece tudo sobre arte, por isso faz a sugestão. b) acredita que todo pintor deve fazer algo diferente. c) defende que para ser pintor a pessoa tem de sofrer. d) conhece a história de um pintor famoso e faz uso da ironia. e) acredita que seu dono tenha tendência artística e, por isso, faz a sugestão. GABARITO: D

Andy Warhol. “Che”. Maurício de Sousa,

“Mônica Lisa”.

Page 13: 2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO · 1 1. Leia a charge. Nas duas ocorrências, ... Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório

11

Texto para próxima questão.

Vocabulary:

Report: relatório

21. Na fase escolar, é comum que os professores passem atividades extraclasses e marquem uma data

para que as mesmas sejam entregues para correção. No caso da cena da charge, a professora ouve uma estudante apresentando argumentos para:

a) discutir sobre o conteúdo já entregue. b) elogiar o tema proposto para o relatório solicitado. c) sugerir temas para novas pesquisas e relatórios. d) reclamar do curto prazo para entrega do trabalho. e) convencer de que fez o relatório solicitado. GABARITO: E Resposta: Justifica-se pela fala da aluna: ―I’ll send it to you telepathically‖ (Eu o enviarei a você telepaticamente) para convencê-lo de que ela fez o relatório. 22. For an interesting attempt to measure cause and effect

try Mappiness, a project run by the London School of Economics, which offers a phone app that prompts you to record your mood and situation. The Mappiness website says: ―We are particularly interested in how people‘s happiness is affected by their local environment – air pollution, noise, green spaces, and so on- which the data from Mappiness will be absolutely great for investigating.‖ Will it work? With enough people, it might. But there are other problems. We‘ve been using happiness and well-being interchangebly. Is that ok? The difference comes out in a sentiment like: ―We were happier during the war.‖ But was our well-being also greater then?

O projeto Mappiness, idealizado pela London School of Economics, ocupa-se do tema relacionado:

a) ao nível de felicidade das pessoas em tempos de guerra. b) à dificuldade de medir o nível de felicidade das pessoas a partir de seu humor. c) ao nível de felicidade das pessoas enquanto falam ao celular com seus familiares. d) à relação entre o nível de felicidade das pessoas e o ambiente no qual se encontram. e) à influência das imagens grafitadas pelas ruas no aumento do nível de felicidade das pessoas. GABARITO: D

Vocabulary: Mood: humor

Page 14: 2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO · 1 1. Leia a charge. Nas duas ocorrências, ... Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório

12

RESPOSTA: A resposta justifica-se pelo trecho: ‖...happiness is affected by their local environment – air pollution, noise, green spaces...” ( ...felicidade é afetada pelo ambiente local- poluição do ar, barulho, espaços verdes...) 23. Most people know what an iPod is, but what does this word mean? According to one theory, it‘s an

acronym for ―Interface Protocol Option Devices‖. According to another, ―i‖ stands for ―internet‖, while Pod stands for ―portable device‖. A pod also refers to a container provided by nature: peas grow in a pod, and an iPod contains music. Podcasting, on the other hand, is a variation of broadcasting. Now you can download programs from the internet onto your iPod, instead of listening to them on the radio.

(Speak Up, n° 231)

De acordo com o texto:

a) o iPod, segundo mais de uma teoria, é um invólucro natural. b) o iPod, de acordo com mais de uma teoria, é um anacronismo. c) o iPod é algo conhecido pela maioria das pessoas. d) a internet permitiu a criação, ainda que teórica, de uma variante de gravador de músicas. e) o iPod, um aparelho portátil, pode ser usado como internet. GABARITO: C RESPOSTA: A resposta encontra-se logo no início do parágrafo: “Most people know what an iPod is”. (A maioria das pessoas sabe o que é um iPod) 24. No texto anterior, a analogia entre o iPod e a vagem justifica-se porque:

a) ambos são invólucros naturais. b) ambos abrigam algo em seu interior. c) os dois são portáteis. d) nenhum dos dois é de grande porte. e) os dois desempenham funções orgânicas. GABARITO: B Resposta: Justifica-se a resposta no quarto período do texto: “A pod also refers to a container provided by nature: peas grow in a pod, and na iPod contains music”.A referência analógica de abrigar algo em seu interior reside no fato de que as ervilhas crescem (estão) em seu invólucro(casca) e um iPod contém música. Texto para próxima questão.

25. A partir da leitura do cartum, pode-se concluir que:

a) a moça percebe que Garfield comeu o peixe. b) John acredita que a moça está escondendo o peixe. c) Garfield salva o peixe. d) a moça acredita que o peixe está se escondendo. e) John escondeu o peixe. GABARITO: D Resposta: Justifica-se a resposta pela fala da moça: ―It‘s probably hiding.‖ (ele está provavelmente se escondendo)

Page 15: 2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO · 1 1. Leia a charge. Nas duas ocorrências, ... Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório

13

Texto

26. La expresión coloquial, ―¿A qué viene esta gente?‖, contenida en el globo del texto, sugiere:

a) la alegría de los nativos al ver a aquellos hombres desconocidos y armados. b) la arrogancia con que son recibidos los recién llegados. c) el sentimiento de odio revelado por los habitantes del nuevo Mundo. d) la simpatía que los indígenas sentían por aquellos hombres barbudos. e) el desconocimiento, por parte de los indígenas, en relación a los conquistadores. GABARITO: E 27. Todas las palabras siguientes forman el plural siguiendo la misma regla, EXCEPTO.

a) jugador. b) chico. c) infantil. d) balón. e) Papel. GABARITO: B 28. Cómo se escriben en el plural las expresiones "luz oscura" y "mi última"?

a) luces oscuras, mis últimas. b) luses oscuras, mías últimas. c) luxes oscuras, miz últimas. d) luzes oscuras, mis últimas. e) Luses oscuras, mis últimas. GABARITO: A 29. La redacción correcta de los números ―18‖ y ―21‖ es respectivamente:

a) dieziocho; veintiun. b) dieciocho; veintiuno. c) dezoito; veintiún. d) diezoito; vienteuno. e) dieciocho; veinte y uno. GABARITO: B

Page 16: 2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO · 1 1. Leia a charge. Nas duas ocorrências, ... Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório

14

30. Indique los pronombres para rellenar los espacios en la frase:

“- - - tía y - - - tío compraran todos - - - zapatos para ayudarme”.

a) Mía – mío – míos. b) Mi – mío – mis. c) Mi – mi – mis. d) Mía – mi – mis. e) Mía – mío – mis. GABARITO: C

31. Sendo A 1,2,3,4,5 e B , dados os diagramas a seguir, marque a alternativa que contém apenas

aquele(s) que representa(m) uma função.

a) I e II b) I e III c) II e III d) Todos e) Nenhum

GABARITO: C RESOLUÇAO: Dos diagramas apresentados, os únicos que apresentam todos os elementos do domínio se relacionando com apenas um elemento do contradomínio são o II e o III.

32. O domínio da função 3

( )2

g xx

é:

a) ( ) 2Dom g x x

b) ( ) 2Dom g x x

c) ( ) 2Dom g x x

d) ( ) 2Dom g x x

e) ( ) 2Dom g x x

GABARITO: A

RESOLUÇÃO: A condição de existência da função é 2 0x , de onde tiramos que, de todos os números

reais, apenas aqueles que satisfazem a condição 2x pertencem ao domínio dessa função.

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

Page 17: 2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO · 1 1. Leia a charge. Nas duas ocorrências, ... Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório

15

33. Sendo A e B , qual dos gráficos representa uma função de A em B?

a) b) c)

d) e) GABARITO: D RESOLUÇÃO: Dos gráficos apresentados o único em que todos os elementos do domínio se relacionam com a apenas um elemento do contradomínio é o apresentado no item D.

34. O gráfico que melhor representa a função do 1º grau ( ) 2 1h x x é o do item:

a) b) c)

d) e) GABARITO: B RESOLUCÃO: Podemos calcular a imagem de alguns elementos do domínio dessa função para determinar

o gráfico da função h. Por exemplo, h(0) 1 e h(1) 3 . Dos gráficos apresentados o único que contém os

pontos (0;1) e (1;3) é o apresentado no item .

Page 18: 2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO · 1 1. Leia a charge. Nas duas ocorrências, ... Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório

16

35. Uma fábrica de sorvetes recebe encomendas de picolés das sorveterias de uma região e cobra R$ 2,00 por unidade do produto. O gráfico que melhor representa essa situação é o do item:

a) b) c) d) e) GABARITO: A RESOLUÇÃO: O domínio dessa função é necessariamente natural, uma vez que a fábrica vende um número inteiro de picolés. Como o preço é o dobro número de picolés, o gráfico que melhor representa essa situação é o do item A. 36. Os ângulos internos de um quadrilátero A, B, C e D são proporcionais aos números 2, 3, 4 e 6,

respectivamente. Assinale a opção que contém os valores de dois desses ângulos:

a) A = 480 e D = 144

0

b) A = 720 e B = 24

0

c) C = 960 e B = 24

0

d) C = 1440 e A = 24

0

e) A = 1440 e B = 72

0

GABARITO: A 37. A figura ao lado indica três lotes de terreno com frente para a Rua A e para rua B. As divisas dos lotes

são perpendiculares à rua A. As frentes dos lotes 1, 2 e 3 para a rua A medem, respectivamente, 15 m, 20 m e 25 m. A frente do lote 2 para a rua B mede 28 m. Qual é a medida da frente para a rua B dos lotes 1 e 3?

a) 22 m e 24 m b) 15 m e 20 m c) 21 m e 35 m d) 25 m e 30 m e) 36 m e 45 m GABARITO: C

Page 19: 2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO · 1 1. Leia a charge. Nas duas ocorrências, ... Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório

17

38. No triângulo ABC, da figura, AM e CN são medianas que se interceptam em G. Sendo AG = 10 cm e CN = 18 cm, determine os valores de x, y e z respectivamente.

a) 3, 4 e 14 b) 20, 7 e 11 c) 15, 13 e 5 d) 5, 12 e 6 e) 4, 6 e 12 GABARITO: D 39. Considere as seguintes proposições.

I. Todo quadrado é um losango. II. Todo quadrado é um retângulo. III. Todo retângulo é um paralelogramo. IV. Todo triângulo equilátero é isósceles. Pode-se afirmar que:

a) só uma é verdadeira. b) todas são verdadeiras. c) só uma é falsa. d) duas são verdadeiras e duas são falsas. e) todas são falsas. GABARITO: B 40. No retângulo ABCD abaixo, AC e BD são as diagonais. Determine as medidas dos ângulos x e

y respectivamente.

a) 60° e 120° b) 61° e 119° c) 62° e 118° d) 63° e 117° e) 64° e 116° GABARITO: E

41. Os instrumentos ópticos são equipamentos construídos para auxiliar a

visualização do que seria muito difícil ou impossível de enxergar. As peças fundamentais que compõem a maioria dos instrumentos ópticos são os espelhos e lentes. Uma máquina fotográfica é um instrumento óptico composto basicamente por duas lentes, uma objetiva e uma ocular, responsáveis pela formação da imagem em seu interior.

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Page 20: 2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO · 1 1. Leia a charge. Nas duas ocorrências, ... Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório

18

Com base nos conhecimentos de óptica, pode-se inferir corretamente sobre uma máquina fotográfica que:

a) a objetiva deve ser uma lente divergente, a ocular uma lente convergente e a imagem que se forma no seu interior é virtual e menor que o objeto.

b) a objetiva deve ser uma lente divergente, a ocular uma lente convergente e a imagem que se forma no seu interior é real e menor que o objeto.

c) a objetiva deve ser uma lente convergente, a ocular uma lente divergente e a imagem que se forma no seu interior é real e menor que o objeto.

d) a objetiva e a ocular devem ser uma lente convergente e a imagem que se forma no seu interior é virtual e menor que o objeto.

e) a objetiva e a ocular devem ser uma lente divergente e a imagem que se forma no seu interior é virtual e menor que o objeto.

GABARITO: C 42. Cinema (do grego: kinema "movimento") significa a técnica e a arte de fixar e

de reproduzir imagens que suscitam impressão de movimento, tal como significa a indústria que produz estas imagens. As obras cinematográficas (ou filmes) são produzidas através da gravação de imagens do mundo real ou de mundos criados a partir de técnicas de animação e efeitos visuais específicos, com câmeras (câmaras) adequadas.

A tela do cinema é o anteparo onde são projetadas as imagens que, por definição física, tratam-se de:

a) Imagens reais e, portanto, invertidas em relação ao filme e direitas em relação aos espectadores. b) Imagens reais e direitas, tanto em relação ao filme quanto aos espectadores. c) Imagens virtuais, portanto, invertidas em relação ao filme e em relação aos espectadores. d) Imagens virtuais, portanto direitas em relação aos espectadores. e) Imagens reais, portanto invertidas em relação aos espectadores. GABARITO: A 43. A localização de um lago, em relação a uma caverna pré-histórica, exigia que se caminhasse 200 m

numa certa direção e, a seguir, 480 m numa direção perpendicular à primeira. A distância em linha reta, da caverna ao lago era, em metros,

a) 680 b) 600 c) 540 d) 520 e) 500 GABARITO: D

44. Na figura, são dados os vetores a , ω e v .

Sendo u a unidade de medida do módulo desses vetores, pode-se

afirmar que o vetor g = a - ω + v tem módulo:

a) 2u, e sua orientação é vertical, para cima. b) 2u, e sua orientação é vertical, para baixo. c) 4u, e sua orientação é horizontal, para a direita.

d) ( 2 )u, e sua orientação forma 45° com a horizontal, no sentido horário.

e) ( 2 )u, e sua orientação forma 45° com a horizontal, no sentido anti-horário.

GABARITO: B 45. Num bairro, onde todos os quarteirões são quadrados e as ruas paralelas distam 100m uma da outra,

um transeunte faz o percurso de P a Q pela trajetória representada no esquema a seguir.

Page 21: 2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO · 1 1. Leia a charge. Nas duas ocorrências, ... Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório

19

O deslocamento vetorial desse transeunte tem módulo, em metros, igual a:

a) 300 b) 350 c) 400 d) 500 e) 700 GABARITO: D 46. As misturas efervescentes, em pó ou em comprimidos, são comuns para a administração de vitamina C

ou de medicamentos para azia. Essa forma farmacêutica sólida foi desenvolvida para facilitar o transporte, aumentar a estabilidade de substâncias e, quando em solução, acelerar a absorção do fármaco pelo organismo. As matérias-primas que atuam na efervescência são, em geral, o ácido tartárico ou o ácido cítrico que reagem com um sal de caráter básico, como o bicarbonato de sódio (NaHCO3), quando em contato com a água. A partir do contato da mistura efervescente com a água, ocorre uma série de reações químicas simultâneas: liberação de íons, formação de ácido e liberação do gás carbônico (CO2) — gerando a efervescência.

Sobre o CO2, marque a alternativa correta:

a) apresenta geometria trigonal planar. b) é molécula polar. c) apresenta ligações do tipo covalente apolar. d) apresenta geometria angular. e) apresenta geometria linear. GABARITO: E CO2 apresenta 2 nuvens eletrônicas e dois ligantes iguais ao redor do átomo central, portanto, é molécula apolar e tem geometria linear. Apresenta ligações covalentes polares. 47. Confirmada pelos cientistas e já sentida pela população mundial, a mudança climática global é hoje o

principal desafio socioambiental a ser enfrentado pela humanidade. Mudança climática é o nome que se dá ao conjunto de alterações nas condições do clima da Terra pelo acúmulo de seis tipos de gases na atmosfera – sendo os principais o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4) – emitidos em quantidade excessiva através da queima de combustíveis (petróleo e carvão) e do uso inadequado do solo. Além da alteração climática, observamos que as atividades acima descritas acarretam problemas diversos ao meio ambiente, como por exemplo, a chuva ácida. Para entender a sistemática dos problemas ambientais, hoje amplamente abordados e discutidos por todos os segmentos da sociedade, é necessário dominar conhecimentos básicos de química, o que se espera de um estudante ao concluir o ensino médio. Abaixo estão relacionadas algumas afirmativas pertinentes ao assunto.

I. As moléculas são formadas a partir de compartilhamento de pares de elétrons. II. No composto iônico NaCl existe doação efetiva de elétron. III. Na molécula CH4 observamos 4 ligações covalentes apolares. IV. Na ligação iônica observamos compartilhamento de pares de elétrons. Dessas afirmativas, as que representam conceitos verdadeiros são:

a) I e II. b) III e IV. c) I, II e III. d) I, II e IV. e) II, III e IV. GABARITO: A O termo molécula é usado para compostos originados de ligações covalentes. NaCl, por ser composto iônico é originado de ligação iônica, que envolve doação de elétrons. No CH4, Observamos ligações C-H, ou seja covalentes polares. Compartilhamento de elétrons relaciona-se à ligação covalente.

Page 22: 2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO · 1 1. Leia a charge. Nas duas ocorrências, ... Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório

20

48. Os gases liberados pelo esterco e por alimentos em decomposição podem conter sulfeto de hidrogênio (H2S), gás com cheiro de ovo podre, que é tóxico para muitos seres vivos. Com base em tal fato, foram feitas as seguintes afirmações:

I. O H2S é molécula polar; II. A geometria linear do H2S aumenta sua toxicidade; III. Pelo fato de apresentar ligações covalentes apolares tem cheiro insuportável. Está correto, apenas, o que se afirma em:

a) I b) II c) III d) I e III e) II e III GABARITO: A H2S tem 4 nuvens e 2 ligantes iguais em torno do átomo central, ou seja, é polar e tem geometria angular. Possui ligações S-H, ou seja, ligações covalentes polares. 49.

A meia-vida é o parâmetro que indica o tempo necessário para que a massa de certa quantidade de radioisótopos se reduza à metade de seu valor. Considere uma amostra de 53I

133, produzido no acidente nuclear, com massa igual a 2 g e meia-vida de 20h.

Após 100 horas, a massa dessa amostra, em miligramas, será cerca de:

a) 62,5 b) 125 c) 250 d) 500 e) 600 GABARITO: A No instante inicial t0 = 0, a massa do radioisótopo é igual a M0 = 2 g = 2 x 10

3 mg. Como a meia-vida do

radioisótopo é igual a 20 h, para um período de tempo correspondente a 5 meias-vidas (100 h), a massa do radioisótopo será cerca de:

50. O ácido clorídrico é muito usado industrialmente na manufatura de corantes. Com o nome de ácido

muriático ele é largamente empregado na limpeza em geral, não podendo ser utilizado, no entanto, em pisos de mármore, os quais são constituídos de carbonato de cálcio. O ácido clorídrico puro (HCl) é um composto que conduz muito mal a eletricidade. A água pura (H2O) é um composto que também conduz muito mal a eletricidade; no entanto, ao dissolvermos o ácido na água, formamos uma solução que conduz muito bem a eletricidade, o que se deve à:

a) dissociação da água em H+ e OH

– .

b) ionização do HCl, formando H3O+ e Cl

–.

c) transferência de elétrons da água para o HCl. d) transferência de elétrons do HCl para a água. e) reação de neutralização do H

+ da água com o Cl

– do HCl.

GABARITO: B Quando o HCl se dissolve na água a ligação covalente entre o H e o Cl sofre uma quebra heterolítica, ou seja, o átomo de Cl fica com o par eletrônico da ligação, gerando o ânion Cl

-, enquanto o H fica sem o seu

único elétron, gerando o H+ que se combina com a molécula de H2O para formar o íon H3O

+.

Page 23: 2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO · 1 1. Leia a charge. Nas duas ocorrências, ... Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório

21

51. Um cientista analisou quimicamente três amostras de moléculas inteiras de ácidos nucléicos, encontrando os seguintes resultados:

AMOSTRA 1: revelou a presença de ribose. AMOSTRA 2: revelou a presença de dupla-hélice. AMOSTRA 3: revelou a presença de 30% de citosina e 20% de guanina. Esses resultados mostraram que as moléculas analisadas foram respectivamente:

a) DNA, RNA e RNA. b) RNA, RNA e DNA. c) RNA, DNA e RNA. d) DNA, RNA e DNA ou RNA. e) RNA, DNA e DNA ou RNA. GABARITO: C 52. Sobre a síntese de proteínas, são feitas as seguintes afirmações:

I. Um RNA-t (RNA transportador) transporta sempre um determinado aminoácido. Esse aminoácido, porém, pode ser transportado por vários RNA-t.

II. A tradução do código químico do RNA-m (RNA mensageiro) ocorre nos ribossomos localizados no retículo endoplasmático rugoso.

III. As moléculas de RNA-m são transcritas no núcleo e são traduzidas no citoplasma das células. Assinale a(s) afirmativa(s) correta(s):

a) Apenas II. b) Apenas III. c) Apenas I e II. d) Apenas II e III. e) I, II e III. GABARITO: E 53. As hemácias são usadas para se entender e verificar o transporte de nutrientes através de membranas.

A fim de demonstrar o processo de osmose, uma professora levou seus alunos ao laboratório e colocou algumas hemácias em três tubos de ensaio contendo uma solução de NaCl com diferentes concentrações.

A seguir, está descrito o que ocorreu com as hemácias transcorrido um determinado tempo.

Tubo I: murchas. Tubo II: normais. Tubo III: inchadas. A partir dessas informações, assinale a alternativa que expressa corretamente a concentração da solução de NaCl nos três tubos de ensaio.

a) Tubo I - solução hipotônica; Tubo II - solução isotônica; Tubo III - solução hipertônica. b) Tubo I - solução hipertônica; Tubo II - solução isotônica; Tubo III - solução hipotônica. c) Tubo I - solução hipertônica; Tubo II - solução hipotônica; Tubo III - solução isotônica. d) Tubo I - solução hipotônica; Tubo II - solução hipertônica; Tubo III - solução isotônica. e) Tubo I – solução isotônica; Tubo II – solução hipotônica; Tubo III – solução hipertônica. GABARITO: B 54. O retículo endoplasmático rugoso e o complexo de Golgi são organelas celulares cujas funções estão

relacionadas. O complexo de Golgi:

a) recebe proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático. b) envia proteínas nele sintetizadas para o retículo endoplasmático. c) recebe polissacarídeos sintetizados no retículo endoplasmático. d) envia polissacarídeos nele sintetizados para o retículo endoplasmático. e) recebe monossacarídeos sintetizados no retículo endoplasmático e para ele envia polissacarídeos. GABARITO: A

Page 24: 2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO · 1 1. Leia a charge. Nas duas ocorrências, ... Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório

22

55. Na coluna da esquerda, encontram-se nomes de organelas celulares e, na coluna da direita, importantes processos fisiológicos. Marque a sequência que representa a correlação CORRETA entre as duas colunas.

Organelas

1 – ribossomo 2 – retículo endoplasmático 3 – mitocôndria 4 – lisossomo 5 – aparelho de golgi

Processos fisiológicos

A. síntese de ATP B. empacotamento e formação de grãos de secreção C. síntese de proteínas D. digestão intracelular E. neutralização de substâncias tóxicas

a) 1A, 2B, 3D, 4C, 5E b) 1B, 2D, 3E, 4A, 5C c) 1C, 2E, 3A, 4D, 5B d) 1C, 2B, 3A, 4D, 5E e) 1D, 2B, 3C, 4E, 5A GABARITO: C

56. Se a mania de fechar, verdadeiro habitus da mentalidade medieval nascido talvez de um profundo

sentimento de insegurança, estava difundida no mundo rural, estava do mesmo modo no meio urbano, pois que uma das características da cidade era de ser limitada por portas e por uma muralha.

DUBY, G. et al. “Séculos XIV-XV”. In: ARIÈS, P.; DUBY, G. História da vida privada daEuropa Feudal à Renascença. São Paulo: Cia. das Letras, 1990 (adaptado).

As práticas e os usos das muralhas sofreram importantes mudanças no final da Idade Média, quando elas assumiram a função de pontos de passagem ou pórticos. Esse processo está diretamente relacionado com:

a) o crescimento das atividades comerciais e urbanas. b) a migração de camponeses e artesãos. c) a expansão dos parques industriais e fabris. d) o aumento do número de castelos e feudos. e) a contenção das epidemias e doenças. GABARITO: A O final da Idade Média é caracterizado por um processo de transformações socioeconômicas que envolveram as cidades. Se durante a Alta Idade Média a cidade manteve-se isolada, durante a Baixa Idade Média ela tendeu a crescer, impulsionada por maior circulação de mercadorias provenientes do oriente. O Renascimento, comercial e urbano, possibilitou o surgimento da burguesia e das raízes do processo de acumulação de capitais. 57. Com a ruralização, a tendência à autossuficiência de cada latifúndio e as crescentes dificuldades nas

comunicações, os representantes do poder imperial foram perdendo capacidade de ação sobre vastos territórios. Mais do que isso, os próprios latifundiários foram ganhando atribuições anteriormente da alçada do Estado.

(FRANCO, Hilário Jr. O feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 1986. Adaptado.) A característica do feudalismo mencionada no fragmento é:

a) o desaparecimento do poder militar, provocado pelas invasões bárbaras. b) a fragmentação do poder político central. c) o aumento da influência política e financeira da Igreja Católica. d) a constituição das relações de escravidão. e) o estabelecimento de laços de servidão e vassalagem.

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

Page 25: 2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO · 1 1. Leia a charge. Nas duas ocorrências, ... Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório

23

GABARITO: B Uma questão que exige conhecimento básico e simples interpretação de texto, que afirma literalmente que o poder central se enfraqueceu. A expressão ―latifundiários‖ pode criar pequena confusão, pois não é normalmente usada para designar os proprietários rurais que se tornam mais poderosos, normalmente tratados por ―senhores feudais‖. A estrutura de poder no mundo feudal é considerada localizada ou descentralizada. 58. [Na Idade Média], chamava-se ‗lepra‘ a muitas doenças. Toda erupção pustulenta, a escarlatina, por

exemplo, qualquer afecção cutânea passava por lepra. Ora, havia, com relação à lepra, um terror sagrado: os homens daquele tempo estavam persuadidos de que no corpo reflete-se a podridão da alma. O leproso era, só por sua aparência corporal, um pecador. Desagradara a Deus e seu pecado purgava através dos poros.

(DUBY, Georges. Ano 1000 Ano 2000. Na pista de nossos medos. São Paulo: Unesp, 1998.)

O texto mostra a associação entre doença e religião na Idade Média. Isso ocorre porque os homens do período:

a) abandonaram o conhecimento científico, acumulado na Antiguidade, sobre saúde e doença; daí a época medieval ser apropriadamente chamada de ―era das trevas‖.

b) recusavam-se a admitir que as condições de higiene então existentes fossem inadequadas e preferiam criar explicações astrológicas para os males que os afligiam.

c) estigmatizavam os portadores de doenças e os isolavam, ao contrário do que ocorre hoje, quando todos os doentes são aceitos no convívio social e recebem tratamento adequado.

d) eram marcados pelo imaginário cristão, que apresentava o mundo como um espaço de conflito ininterrupto entre forças divinas e forças demoníacas.

e) rejeitavam a medicina, pois a associavam a práticas mágicas e a curandeirismo, preferindo recorrer a exorcistas a aceitar os tratamentos prescritos nos hospitais.

GABARITO: D O conhecimento que se desenvolveu na Idade Média esteve intimamente marcado pela religiosidade e pelo poder de influência da Igreja Católica, que reforçou a cultura teocrática e dogmática, em oposição à forma de pensar dos antigos gregos, marcada pelo racionalismo. Isso, porém, não significa que os conhecimentos sobre doenças tenham sido abandonados. 59. ―A instituição das corveias variava de acordo com os domínios senhoriais, e, no interior de cada um, de

acordo com o estatuto jurídico dos camponeses, ou de seus mansos [parcelas de terra].‖ Marc Bloch. Os caracteres originais da França rural, 1952.

Essa frase sobre o feudalismo trata:

a) da vassalagem. b) do colonato. c) do comitatus. d) da servidão. e) da guilda. GABARITO: D Na época do feudalismo, a corveia era trabalho gratuito que os servos e camponeses deviam prestar ao seu senhor feudal ou ao Estado três ou mais dias por semana, caracterizando-se como um dos tributos previstos no contrato de enfeudação. 60. "Caro, o pão faltava nas mesas dos pobres. Na Inglaterra, após mais de cem anos de estabilidade, seu

valor quintuplicou em 1315. Na França, aumentou 25 vezes em 1313 e multiplicou-se por 21 em 1316. A carestia disseminou-se por toda a Europa e perdurou por décadas.

(...) Faltava comida não por ausência de braços ou de terras.

(...) Afinal, se os camponeses - esteio do crescimento demográfico verificado desde o ano 1000 - não conseguiam produzir mais, era porque já haviam cultivado toda a terra a que tinham acesso legal. Já os senhores não faziam pura e simplesmente porque não queriam. Moeda sonante não era exatamente a base de seu poder e glória".

(Manolo Florentino, Os sem-marmita, "Folha de S. Paulo", 07.09.2008)

Page 26: 2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO · 1 1. Leia a charge. Nas duas ocorrências, ... Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório

24

O texto traz alguns elementos da chamada crise do século XIV, sobre a qual é correto afirmar que:

a) resultou da discrepância entre o aumento da produtividade nos domínios senhoriais desde o século XI e o recuo da produção urbana de manufaturas.

b) foi decorrência direta da peste negra, que assolou o norte da Europa durante todo o século XIV, e fez que os salários fossem fixados em níveis muito baixos.

c) resultou do recrudescimento das obrigações feudais, que gerou a concentração da produção de trigo e cevada nas mãos de poucos senhores feudais da França.

d) foi deflagrada, após as inúmeras revoltas operárias, no campo e na cidade, que quebraram com a longa estabilidade do mundo feudal europeu.

e) teve ligação com as estruturas feudais que impediam que a produção crescesse no mesmo ritmo do crescimento da população em certas regiões da Europa.

GABARITO: E Ainda estava vinculada à fome, às catástrofes naturais, à peste, entre outros motivos; ainda colaborou decisivamente com o desenvolvimento da Expansão Marítima. 61. ―Regionalizar é delimitar áreas, no território ou no espaço geográfico, que possuam

características semelhantes.‖ Sobre a divisão político-territorial do Brasil, é INCORRETO afirmar que:

a) O território brasileiro é dividido pelo IBGE em cinco grandes regiões. b) A divisão regional do território brasileiro em grandes regiões tem por base ou critérios as características

físicas ou naturais comuns (relevo, clima, vegetação, hidrografia). c) Em relação à região Sudeste, além dos aspectos físicos ou naturais, foi considerado também como

critério o aspecto econômico. d) Além da divisão do território brasileiro em cinco macrorregiões realizadas pelo IBGE, o Brasil também

pode ser dividido em regiões geoeconômicas a saber: Nordeste, Centro-Sul e Amazônia. e) Após cinco séculos de história ou de construção de espaços geográficos no Brasil, pode-se afirmar que

não há grandes desigualdades regionais no que se refere à organização do espaço brasileiro. GABARITO: E 62. Leia a passagem abaixo:

No dia 12 de janeiro de 2010, um terremoto de 7 graus na escala Richter atingiu o país mais pobre do continente americano – a República do Haiti. Esse tremor matou mais de 200 mil pessoas, destruindo, ainda mais, um país já arruinado por uma sucessão de erros históricos, sociais e econômicos.

(MORAES, P. R. Geografia Geral e do Brasil. Suplemento 2010. São Paulo: Harbra, 2010. p. 6.)

É CORRETO afirmar que o elevado número de vítimas causado pelo terremoto se explica:

a) simplesmente pelo fato de a ilha de Hispaniola situar-se em uma zona de instabilidade tectônica, área de contato entre duas placas tectônicas.

b) sobretudo pelo fato de ser um país com uma população composta majoritariamente de descendentes de escravos.

c) pela intensidade do impacto, havendo que se considerar, porém, as condições miseráveis historicamente impostas ao país pela colonização europeia.

d) pela intensidade do terremoto, a qual destruiria qualquer país independentemente de sua economia ser complexa ou frágil.

e) pela área de localização e do país, isto é, em área de estabilidade tectônica. GABARITO: C 63. Observe a imagem e responda.

Page 27: 2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO · 1 1. Leia a charge. Nas duas ocorrências, ... Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório

25

O esquema mostra depósitos em que aparecem fósseis de animais do Período Jurássico. As rochas em que se encontram esses fósseis são:

a) magmáticas, pois a ação de vulcões causou as maiores extinções desses animais já conhecidas ao longo da história terrestre.

b) sedimentares, pois os restos podem ter sido soterrados e litificados com o restante dos sedimentos. c) magmáticas, pois são as rochas mais facilmente erodidas, possibilitando a formação de tocas que foram

posteriormente lacradas. d) sedimentares, já que cada uma das camadas encontradas na figura simboliza um evento de erosão

dessa área representada. e) metamórficas, pois os animais representados precisavam estar perto de locais quentes. GABARITO: B 64. A crosta terrestre, sobre a qual se desenvolve toda a atividade humana, é modelada por agentes

internos e externos. Entre os agentes externos estão os intemperismos físico e químico, dos quais resultam processos erosivos e sedimentares da superfície e as consequentes formas de relevo.

Considere as afirmativas abaixo, referentes às formas do relevo terrestre e sua ocupação humana.

I. As planícies são áreas onde o processo de deposição de sedimentos supera o processo de retirada. II. O avanço tecnológico permite o uso e a ocupação do solo de forma homogênea em áreas de planalto

e montanhas. III. Os planaltos podem ser definidos como áreas onde o processo de retirada de sedimentos supera o

de deposição. IV. A divisão do relevo brasileiro, proposta pelo geógrafo Jurandir Ross, divide as formas geomorfológicas

em planície, depressão e planalto. É CORRETO o que se afirma em:

a) I, II e III apenas. b) III e II, apenas. c) II, IV e V, apenas. d) I, II, III, IV e V. e) I, III e IV apenas. GABARITO: E 65. O petróleo é a principal fonte de energia do planeta, da qual depende grande parte da produção

industrial mundial. É um recurso não renovável que ocorre somente em locais que apresentam condições naturais específicas, e, por esse motivo, há grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento tecnológico para avaliação e exploração de novas áreas produtoras, bem como ações geopolíticas, como a recente ocupação do Iraque pelos EUA.

Pode-se afirmar que são condições naturais necessárias à formação de jazidas petrolíferas:

I. a decomposição de matéria orgânica e de detritos inorgânicos em bacia de sedimentação marinha. II. a existência de rochas porosas e permeáveis para migração e armazenamento capeadas por rochas

impermeáveis. III. o contato entre duas placas tectônicas convergentes. IV. o metamorfismo de rochas sedimentares, que transformam, sob aumento de temperatura e pressão,

fósseis marinhos em óleo. Dentre as alternativas acima, estão CORRETAS apenas:

a) I e II b) II, III e IV c) I e IV d) II e IV e) I, II e IV GABARITO: D

Page 28: 2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO · 1 1. Leia a charge. Nas duas ocorrências, ... Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório

26

66. Retomando a questão do ser, Aristóteles pretendia resolver a contradição entre o caráter estático e permanente do ser em oposição ao movimento e a transitoriedade das coisas. Para essa questão, Aristóteles propôs uma nova interpretação ontológica, segundo o qual em todos os seres devemos distinguir.

I. O ato, as possibilidades do ser, aquilo que não é mas pode vir a ser. II. A potência, manifestação atual do ser. III. A substância, aquilo que é estrutural e essencial do ser. IV. O acidente, atributo circunstancial e não essencial do ser. É (SÃO) CORRETA (S) apenas as afirmativas:

a) I e II b) II e III c) II e IV d) I, III e IV e) II, III e IV GABARITO: C 67. Aristóteles emprega o termo CAUSA em sentido bastante amplo, isto é, no sentido de tudo aquilo que

determina a realidade de um ser. Nesse contexto, distinguiu quatro tipos de causas fundamentais.

I. CAUSA MATERIAL- Refere-se à configuração do objeto e formato final. II. CAUSA FORMAL- Refere-se à forma, à natureza específica, tornando-a ―um ser propriamente dito‖. III. CAUSA EFICIENTE- Refere-se ao agente que produziu diretamente a coisa. IV. CAUSA FINAL- Refere-se à intenção, à finalidade ou a razão de ser.

É (SÃO) CORRETA (S) apenas as afirmativas:

a) I ,II,III e IV b) I,III,IV c) II ,III,IV d) I, III e IV e) I,II e IV

GABARITO: C 68. O EPICURISMO propunha que o ser humano deve buscar o prazer pois segundo ele, o prazer é o

princípio e o fim de uma vida feliz. No Epicurismo o termo ATARAXIA se refere a:

a) os prazeres duradouros que encantam o espírito. b) uma boa conversação, a contemplação das artes e a audição de músicas. c) estado de ausência de dor, quietude, serenidade, imperturbabilidade de alma. d) prazeres imediatos movidos pela explosão das paixões. e) buscas desenfreadas pelos prazeres do mundo. GABARITO: C 69. O ESTOICISMO é uma corrente filosófica de maior influência em seu tempo, que dependia dentre outras

coisas que a realidade existente é uma realidade racional. Das alternativas abaixo, marque a única opção que está em desacordo com o epicurismo.

a) O que chamamos de Deus, nada mais é do que a fonte dos princípios que regem a realidade. b) Os epicuristas propõem que ao invés da compreensão deve-se procurar o prazer. c) De acordo com os epicuristas, ser livre é viver segundo nossa própria natureza que, por sua vez, integra

a natureza do mundo. d) Os estoicos defendiam uma atitude de austeridade física e moral. e) O ideal perseguido pelos epicuristas era um estado de plena serenidade. GABARITO: B 70. O CINISMO vem do termo grego Kynos, que significa ―cão‖. O cinismo deve procurar basicamente:

a) conhecer a si mesmo e desprezar os bens materiais. b) buscar o prazer a todo custo. c) encarar a morte com tranquilidade. d) buscar a verdade acima de tudo. e) ir em busca do estado de plena serenidade. GABARITO: A

Page 29: 2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO · 1 1. Leia a charge. Nas duas ocorrências, ... Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório

1° e 2° Lugar Geral em Engenharia da Computação1° Lugar Geral em Eng. Civil

JARDIM DA PENHA(27) 3025 9150

JARDIM CAMBURI(27) 3317 4832

PRAIA DO CANTO(27) 3062 4967

VILA VELHA(27) 3325 1001

Direito - 2° e 3° Lugar Geral. E mais 14 aprovados.

1° Lugar Geral em CFO1° Lugar Geral

(optantes)

Das 30 vagas, 14 são do UP (curso de maior concorrência no VEST-UFES - 79 alunos/vaga)

TURMAS ESPECIAIS DE MEDICINANos vestibulares 2011/2012 sucesso comprovado!

1° Lugar Geral e 1° Lugar em Medicina

2° e 3° Lugar Geral29 Aprovações

34 Aprovações

1° Lugar Geral (Aluna da 3ª série do E. Médio)22 Aprovações

(optantes)

Page 30: 2012 - 2º SIMULADO ENEM - 1º ANO · 1 1. Leia a charge. Nas duas ocorrências, ... Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório

www.upvix.com.br

JARDIM DA PENHA(27) 3025 9150

JARDIM CAMBURI(27) 3317 4832

PRAIA DO CANTO(27) 3062 4967

VILA VELHA(27) 3325 1001