2011 2 administracao 6 administracao materiais logistica

7
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Administração 6ª Série Administração de Materiais e Logística A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão. Direcionar o estudante para a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional. AUTORIA: Fernanda Serotini Gordono Faculdade Anhanguera Bauru .

Upload: miltoncorreia

Post on 01-Jan-2016

101 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2011 2 Administracao 6 Administracao Materiais Logistica

ATIVIDADES PRÁTICAS

SUPERVISIONADAS

Administração

6ª Série Administração de Materiais e Logística

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem

desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e

supervisionadas e que tem por objetivos:

Favorecer a aprendizagem.

Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e

eficaz.

Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.

Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.

Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes

Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.

Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas

relativos à profissão.

Direcionar o estudante para a emancipação intelectual.

Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de

um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo.

Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das

competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida

profissional.

AUTORIA:

Fernanda Serotini Gordono Faculdade Anhanguera Bauru

.

Page 2: 2011 2 Administracao 6 Administracao Materiais Logistica

Administração - 6ª Série - Administração de Materiais e Logística

Fernanda Serotini Gordono

Pág. 2 de 7

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir.

Desenvolver capacidade para transferir os conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, e diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável.

Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações.

Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

DESAFIO

Os alunos atuarão como consultores de logística no gerenciamento do fluxo de materiais, desenvolvendo uma análise diagnóstica da cadeia de logística de administração de materiais, comparando a prática com a teoria estudada nessa disciplina. Após essa análise, o grupo fará uma apresentação utilizando fotografias tiradas em três empresas diferentes para ilustrar os processos logísticos que demonstrarão essa cadeia.

A importância deste desafio é enfatizar as estratégias utilizadas pelas empresas para um melhor planejamento logístico, que é de suma importância para que os alunos conheçam o que está sendo utilizado pelas organizações e através da comparação entre teoria e prática desenvolvam habilidades para planejar suas próprias estratégias de administração de materiais e logística.

Produção Acadêmica Textos com os resultados obtidos nas etapas 1, 2 e 3 do desafio. Relatório final reunindo todas as informações levantadas no desafio. Painel com as fotografias tiradas no passo 3. Apresentação final em Power Point, na Etapa 4 utilizando as informações

adquiridas e as fotografias tiradas nas empresas para compartilhar o conhecimento adquirido com seus colegas de classe.

Participação Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em

equipes de 5 a 7 participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.

Padronização O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as

normas da ABNT1, com o seguinte padrão:

1 Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em:

<http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Page 3: 2011 2 Administracao 6 Administracao Materiais Logistica

Administração - 6ª Série - Administração de Materiais e Logística

Fernanda Serotini Gordono

Pág. 3 de 7

em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaçamento de 1,5 entre linhas; se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com

um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas; com capa, contendo:

nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; título da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

ETAPA 1

Aula-tema: Recursos materiais e patrimoniais.

Esta atividade é importante para que você conheça a importância de se gerir bem os recursos materiais e patrimoniais da empresa, uma vez que da administração de materiais depende a sequência das operações do processo produtivo. O propósito desta etapa é conhecer como é o funcionamento da administração dos recursos materiais e patrimoniais.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Leia as partes 1, 2 e 3 do Livro-texto: ALT, Paulo Renato Campo; MARTINS, Petrônio Garcia. Administração de Materiais e Logística. ed. especial Anhanguera. São Paulo: SARAIVA, 2009, que trata dos principais conceitos sobre administração dos recursos materiais e patrimoniais. A pesquisa também poderá ser por meio de consulta em outros livros disponíveis no acervo da biblioteca, que tratam do tema.

Passo 2 (Aluno)

Leia o material do Livro: VIANA, João José. Administração de Materiais. São Paulo: Editora Atlas, 2008, pp. 107, 108, 109, e faça uma reflexão da importância da administração dos recursos materiais e patrimoniais. Texto disponível em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B_JxzreNM-0wNzYwZDRjMmEtNGRkYi00MjNkLWJkNjEtNzc3ZTgxN2EzOWU0&hl=pt_BR>. Acesso em: 27 mar. 2011. Anote os pontos principais que contribuem com a tarefa principal.

Passo 3 (Equipe)

Debata com sua equipe sobre os conhecimentos adquiridos nos passos 1 e 2 a respeito da administração dos recursos materiais e patrimoniais e produza um texto de 1 página, de

Page 4: 2011 2 Administracao 6 Administracao Materiais Logistica

Administração - 6ª Série - Administração de Materiais e Logística

Fernanda Serotini Gordono

Pág. 4 de 7

acordo com as normas da ABNT, descrevendo os principais assuntos desse debate e entregue ao professor da disciplina,

ETAPA 2

Aula-tema: Gestão de Estoque e Compras.

Esta atividade é importante para que você conheça a gestão de estoque e compras e o seu papel na empresa. O propósito desta etapa e identificar como são desenvolvidas estratégias para se colocar os recursos certos, no local certo, na hora certa.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Leia a parte 3 do Livro-texto: ALT, Paulo Renato Campo; MARTINS, Petrônio Garcia. Administração de Materiais e Logística. ed. especial Anhanguera. São Paulo: SARAIVA, 2009, e reflita sobre a melhor forma de se administrar o sistema de logística integrada de uma empresa, de maneira a controlar uma complexa rede de fatores visando produzir e distribuir produtos e serviços para satisfazer o cliente. A pesquisa também poderá ser por meio de consulta em outros livros disponíveis no acervo da biblioteca, que tratam do tema.

Passo 2 (Aluno)

Realize uma pesquisa sobre a gestão de estoque e compras e sua importância na empresa. Para isso leia o artigo de KOCH. Adilson. “Logística de Armazenagem, Distribuição e Gestão de Estoques”, disponível em: <https://docs.google.com/document/d/1Q9SF-81LBvKfoYtFtuFvz_ZuBV-4rvlGLX3YRo41qTM/edit?hl=pt_BR#>. Acesso em: 27 mar. 2011. Marque os pontos mais importantes identificados no texto para debater com seu grupo. Passo 3 (Equipe) Reúna-se com sua equipe para vocês escolherem os pontos principais dentre os marcados pelos integrantes e produza um resumo, de acordo com as normas da ABNT, com no máximo 2 páginas e entregue ao professor da disciplina.

ETAPA 3

Aula-tema: Administração Patrimonial - Instalações.

Esta etapa é importante para você identificar na prática os conhecimentos adquiridos na teoria sobre como funciona a administração patrimonial, as sequências das operações nas organizações escolhidas e como as empresas estão escolhendo a melhor forma de administrar suas instalações. O propósito desta etapa é aproximar o aluno à realidade das organizações no que se refere à Administração Patrimonial de instalações.

Page 5: 2011 2 Administracao 6 Administracao Materiais Logistica

Administração - 6ª Série - Administração de Materiais e Logística

Fernanda Serotini Gordono

Pág. 5 de 7

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Procure 3 empresas de sua cidade ou da região e identifique-as com nome e ramo de atividade. As empresas podem ser escolhidas dentre aquelas em que os membros do grupo trabalham.

Passo 2 (Equipe)

Façam uma entrevista com o responsável pela logística de cada empresa escolhida que explique:

a) Como a empresa recebe e processa o pedido do cliente. b) Como é realizada a compra de suprimentos, insumos e matéria prima. c) Como são classificados e armazenados na empresa, os suprimentos, insumos e

matéria prima. Após a entrevista, o grupo deve escrever um texto, de acordo com as normas da ABNT, reunindo os resultados das entrevistas aplicadas nas empresas, relatando as informações adquiridas com os colaboradores entrevistados e entreguem ao professor da disciplina.

Passo 3 (Equipe)

Fotografem nas empresas estudadas os processos 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7, conforme descrição abaixo:

Processo 1 – Recebimento de matéria prima/suprimentos/insumos: local onde são recebidos, classificados e armazenados a matéria prima/suprimentos/insumos.

Processo 2 – Movimentação interna: como o é feita a movimentação interna da matéria prima/suprimentos.

Processo 3 – Armazenamento da matéria prima/suprimentos/insumos: local onde são recebidos e armazenados a matéria prima/suprimentos/insumos.

Processo 4 – Movimentação interna: como o é feita a movimentação da matéria prima/suprimentos até a linha de produção.

Processo 5 – Movimentação interna: como o é feita a movimentação do produto que sai da linha de produção até chegar ao local da estocagem.

Processo 6 – Estoque de produto acabado: local onde são recebidos e estocados os produtos acabados produzidos na empresa.

Processo 7 – Transporte do produto acabado para o envio ao cliente: como é feita a movimentação do produto acabado que estava no estoque até o local onde será carregado para ser entregue ao cliente.

Page 6: 2011 2 Administracao 6 Administracao Materiais Logistica

Administração - 6ª Série - Administração de Materiais e Logística

Fernanda Serotini Gordono

Pág. 6 de 7

Passo 4 (Equipe)

Reúna-se com a equipe e escolham 1 fotografia para ilustrar cada processo descrito no passo 3. Portanto, para cada empresa estudada, o grupo deverá escolher 7 fotografias referentes a cada um dos processos.

Passo 4 (Equipe)

Monte um painel das fotografias escolhidas a ser exposto na sua sala de aula, para compartilhar o conhecimento adquirido com os demais colegas de classe. O painel pode ser confeccionando com cartolina e as fotos podem ser impressas.

ETAPA 4

Aula-tema: Gestão da distribuição logística

Esta atividade é importante para que você compreenda a Supply Chain Management (Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos) no contexto atual das organizações. Também será importante para que você mostre aos seus colegas de classe como as empresas escolhidas administram seus recursos materiais, patrimoniais e instalações e realizam seu gerenciamento logístico. O propósito desta etapa é fazer uma síntese dos passos anteriores em forma de relatório e apresentação de Power Point, que deverá relacionar o aprendizado em sala de aula com o aprendizado prático.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Leia o artigo Gestão da Cadeia de Suprimentos de OLIVEIRA. Marcos Berberick de; LONGO. Orlando Celso, que trata sobre as definições referentes a Supply Chain Management (Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos), disponível em <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B_JxzreNM-0wNzk3MWJkZTMtMGZlYy00MzNiLThkZmEtMjU2ZjJlNmIzZjlm&hl=pt_BR>. Acesso em: 2 maio 2011. Aponte os principais pontos identificados e prepare um breve resumo de um parágrafo que será utilizado em seu relatório final.

Passo 2 (Equipe)

Reúna-se com sua equipe e faça um relatório final de 3 a 5 páginas que deve conter: Um resumo dos relatos dos colaboradores entrevistados, conforme passo 2 da

etapa 3 deste desafio. O funcionamento da administração de materiais e patrimoniais das empresas

estudadas, baseados principalmente nas fotografias tiradas no passo 3 da etapa 3 do desafio.

Page 7: 2011 2 Administracao 6 Administracao Materiais Logistica

Administração - 6ª Série - Administração de Materiais e Logística

Fernanda Serotini Gordono

Pág. 7 de 7

Uma comparação entre a administração utilizada pelas empresas, mesmo que de ramos diferentes.

Opinião do grupo se o que está descrito na teoria está sendo utilizado na prática pelas empresas estudadas.

Entregue o relatório ao professor da disciplina, de acordo com as normas da ABNT.

Passo 3 (Equipe)

Faça uma apresentação em Power Point, de no mínimo 5 e no máximo 7 slides, destacando as informações mais relevantes levantadas no desafio. Essa apresentação deverá ser mostrada aos colegas de classe como forma de compartilhar o conhecimento adquirido, conforme os critérios definidos pelo professor da disciplina.