201 informens caçapava - enscacapava.com.br · do amor sem limite até a morte. a realeza de jesus...

4
BOLETIMINFORMATIVO INFORMENS Caçapava Nº 107 Janeiro 2018 Às vezes na vida de uma equipe, como na vida conjugal, perdemos o ritmo e a equipe torna- se outra coisa: um grupo de amigos, de debate intelectual, de oração, renunciando a um sério compromisso de avançar na Caridade. “Partimos na esperança e no entusiasmo. Podemos viver sobre este ímpeto em qualquer tempo. Mas ele desaparece, fatalmente… é por isso que temos de começar de novo, fazer novos começos. E é isso que nós fizemos no Movimento, este é provavelmente o segredo de uma vitalidade sempre evidente. Encontro de Equipes Novo Fôlego (EENF) é dirigida a todas as equipes com mais de 10 anos de caminhada que sentem a necessidade de um novo impulso. Com este “Encontro de Equipes Novo Fôlego” pretende-se que todos os casais da equipe se interroguem sobre a forma como as três atitudes de vida permitiram o aprofundamento da espiritualidade conjugal, de todos os casais que constituem a equipe. Esta é uma oportunidade para os casais se motivarem a fazer uma revisão de vida em equipe e de aprofundarem alguns pontos concretos de esforço. Nós da equipe 4 - Nossa Senhora do Carmo - fomos convidados a participar do encontro “Novo Fôlego”.O Padre Caffarel afirma: “As graças sacramentais permitem ao casal não só santificar-se no e pelo seu estado, mas também completar a sua missão na Igreja”.Podemos dizer que fomos surpreendidos com momentos de muitas reflexões, testemunhos de fé e amor ao movimento. Realmente ganhamos um Novo Fôlego, revigoramos nossa consciência da importância em nossas vidas e da necessidade que temos de manter e conservar esta benção em nosso matrimônio, para que todos os casais que ainda não conhecem o movimento, possam ter a mesma oportunidade. Preparemo-nos com criatividade para o Caminho. Usar a força do testemunho com a criatividade que o Espírito nos concede, recriar e adaptar os meios de formação, garantindo a fidelidade ao nosso carisma, para dar respostas aos desafios concretos dos dias de hoje é o primeiro passo a dar. “Há normas e preceitos eclesiais que podem ter sido muito eficazes noutras épocas, mas já não têm a mesma força educativa como canais de vida” (Papa Francisco, E.G. 43) Por isso, o principal desafio da missão de um casal cristão deverá ser apresentar ao mundo a novidade das suas experiências, sem grandes fórmulas ou métodos, mas com o testemunho de um compromisso responsável e com a vontade renovada de se abrir com generosidade e humildade à uma vida fecunda. O amor, sendo criador, aberto e expansivo, não pode fechar-se em si próprio, nem só numa relação a dois.” Equipe 4 – Nossa Senhora do Carmo. ENCONTRO EQUIPE NOVO FÔLEGO – “EENF”

Upload: ngonhu

Post on 01-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 201 INFORMENS Caçapava - enscacapava.com.br · do amor sem limite até a morte. A realeza de Jesus é a realeza do Amor Ágape de Deus por toda a humanidade e por toda a criação

BOLETIMINFORMATIVO

INFORMENS

Caçapava

Nº 107 Janeiro 2018

Às vezes na vida de uma equipe, como na vida conjugal, perdemos o ritmo e a equipe torna-se outra coisa: um grupo de amigos, de debate intelectual, de oração, renunciando a um sério compromisso de avançar na Caridade. “Partimos na esperança e no entusiasmo. Podemos viver sobre este ímpeto em qualquer tempo. Mas ele desaparece, fatalmente… é por isso que temos de começar de novo, fazer novos começos. E é isso que nós fizemos no Movimento, este é provavelmente o segredo de uma vitalidade sempre evidente. Encontro de Equipes Novo Fôlego (EENF) é dirigida a todas as equipes com mais de 10 anos de caminhada que sentem a necessidade de um novo impulso. Com este “Encontro de Equipes Novo Fôlego” pretende-se que todos os casais da equipe se interroguem sobre a forma como as três atitudes de vida permitiram o aprofundamento da espiritualidade conjugal, de todos os casais que constituem a equipe. Esta é uma oportunidade para os casais se motivarem a fazer uma revisão de vida em equipe e de aprofundarem alguns pontos concretos de esforço. Nós da equipe 4 - Nossa Senhora do Carmo - fomos convidados a participar do encontro “Novo Fôlego”.O Padre Caffarel afirma: “As graças sacramentais permitem ao casal não só santificar-se no e pelo seu estado, mas também completar a sua missão na Igreja”.Podemos dizer que fomos surpreendidos com momentos de muitas reflexões, testemunhos de fé e amor ao movimento. Realmente ganhamos um Novo Fôlego, revigoramos nossa consciência da importância em nossas vidas e da necessidade que temos de manter e conservar esta benção em nosso matrimônio, para que todos os casais que ainda não conhecem o movimento, possam ter a mesma oportunidade.

Preparemo-nos com criatividade para o Caminho. Usar a força do testemunho com a criatividade que o

Espírito nos concede, recriar e adaptar os meios de formação, garantindo a fidelidade ao nosso carisma, para

dar respostas aos desafios concretos dos dias de hoje é o primeiro passo a dar. “Há normas e preceitos eclesiais que podem ter sido muito eficazes noutras épocas, mas já não têm a mesma força educativa como canais de vida” (Papa Francisco, E.G. 43) Por isso, o principal desafio da missão de um casal cristão deverá ser apresentar ao mundo a novidade das suas experiências, sem grandes fórmulas ou métodos, mas com o testemunho de um compromisso responsável e com a vontade renovada de se abrir com generosidade e humildade à uma vida fecunda. O amor, sendo criador, aberto e expansivo, não pode fechar-se em si próprio, nem só numa relação a dois.” Equipe 4 – Nossa Senhora do Carmo.

ENCONTRO EQUIPE NOVO FÔLEGO – “EENF”

Page 2: 201 INFORMENS Caçapava - enscacapava.com.br · do amor sem limite até a morte. A realeza de Jesus é a realeza do Amor Ágape de Deus por toda a humanidade e por toda a criação

Despedida da Equipe 5

Foram muitos anos, muitas reuniões, muitos “meu anjo”, “quanto mimo”, mas agora está na hora da despedida. A vida nos impõe caminhos que muitas vezes não queremos, mas que se faz necessário, e no final veremos que tudo foi para nosso crescimento e para a glória de Deus. Nosso querido Conselheiro Espiritual Cônego Eugênio que acompanha nossa Equipe 5 desde 1999 foi transferido para outra cidade, e por força da distância e demais compromissos na nova Paróquia, não poderá mais assumir duas Equipes, ficando em Caçapava como SCE da Equipe 1. Dizer adeus não é fácil, mas a Equipe é apenas um laço, dentre muitos que nos unem. Sabemos o quanto difícil foi essa decisão, mas também sabemos que Deus e Nossa Senhora não nos desampara, e sabe o que é melhor para nossa Equipe. Quando nossa Equipe nasceu em 1995, nosso Conselheiro era o Padre Luiz Carlos que em 1999 nos entregou “nas mãos”

do Cônego Eugênio, também por força de transferência. Hoje, estamos voltando à origem, o Padre Luiz Carlos, aceitou ser nosso Conselheiro. Fomos e continuamos sendo muito abençoados. Ao Cônego Eugênio, toda nossa gratidão, por tantos anos de orientação, de afeto, de amor. Saiba que nenhuma distância pode apagar o amor que temos pelo senhor, e que como já dissemos, a amizade e o amor, vão durar para sempre. Ao Padre Luiz Carlos, nosso agradecimento por ter aceitado nossa Equipe após 18 anos. Muitas vezes não entendemos os desígnios de Deus, mas durante todo o ano, nossa Equipe rezou e pediu a Deus que fosse feito o melhor, principalmente para nosso Conselheiro Monsenhor Eugênio. Nossas orações foram atendidas e superadas!!! Ganhamos muito mais do que pedimos. Sentiremos muitas saudades do nosso Conselheiro e temos certeza que ele iluminará outra Equipe em sua nova cidade, e rezamos por isso, pois além de nosso amigo é um Padre abençoado em suas palavras e em suas atitudes!!! Ao Monsenhor Eugênio, Nossa eterna gratidão!!!

Edemara e Marcos Equipe 5 – Nossa Senhora da Esperança

O Retiro é considerado um afastamento temporário das nossas atividades para conversar com Deus e refletir sobre a própria vida. Refere-se a uma prática tradicional na história do Cristianismo e é vivamente recomendada pela Igreja Católica. Possibilita momentos de entrega e de plenitude espiritual que nos faz impregnados do Espírito Santo. Imitando o exemplo de Jesus, cristãos de todos os tempos se beneficiam deste exercício espiritual para fazer as escolhas certas rumo à felicidade pessoal e do próximo – exercitando o Amor e a Misericórdia de Deus que nos faz enxergar Seu agir a cada acontecimento que marca a nossa existência.Um dos Pontos Concretos de Esforço das ENS é o Retiro, que acontece anualmente, para uma comunhão plena com Deus. É um momento de estar, de ser com Deus – “de jejum de palavras para ser fartura de escuta...” no deserto silenciado pela reflexão que nos privilegia ao esvaziamento de todas as coisas para nos preenchermos do amor divino.O Retiro nos impulsiona ao recolhimento para sermos instruídos e capacitados ao caminho da santidade conjugal, através da escuta da Palavra que nos leva ao exame de consciência, acompanhado de orações que fortalecem nosso espírito à conversão “... e avivam em nós um ardor novo para a perfeição”. Nossa participação deve acontecer em casal, num clima de despojamento, abnegação, renúncia e humildade. É o momento de nos reabastecermos e nos fortificarmos como pessoa e como casal. Por isso o Pe. Caffarel atribuiu importância significativa ao RETIRO, onde marido e mulher, juntos, respondem ao convite: “Vinde vós sozinhos e descansai um pouco em lugar deserto” (Mc 6, 31). ...”Eu o conduzirei para o deserto e lhe falarei ao coração” (Os 2, 16).

DESPEDIDA MONSENHOR EUGÊNIO

RETIRO 2018 – Uma necessidade vital ao Espírito

Page 3: 201 INFORMENS Caçapava - enscacapava.com.br · do amor sem limite até a morte. A realeza de Jesus é a realeza do Amor Ágape de Deus por toda a humanidade e por toda a criação

Como viver este “tempo especial de graças” da nossa Igreja?

Infelizmente a maioria dos católicos não sabe da importância da “Oitava de Natal”, bem como da Oitava da Páscoa. Como essas duas Solenidades litúrgicas são as mais importantes do Ano litúrgico; pois marcam o Nascimento e a Ressurreição de Jesus, a Igreja prolonga as suas celebrações por oito dias. Com que intenção? Com a intenção de que “o tempo especial de graças” que significam a Páscoa e o Natal, se estenda por oito

dias, e o povo de Deus possa beber mais copiosamente, e por mais tempo, as graças de Deus neste tempo favorável, onde o céu beija a terra e derrama sobre elas suas Bênçãos copiosas. Mas, só pode se beneficiar dessas graças abundantes e especiais, aqueles que têm sede, que conhecem, que acreditam, e que pedem. É uma lei de Deus, quem não pede não recebe. E só recebe quem pede com fé, esperança, confiança e humildade. As mesmas graças e bênçãos do Natal se estendem até o final da Oitava. E neste período a Igreja acrescenta a celebração de alguns santos. No dia 26 de dezembro a memória do grande Santo Estevão, o primeiro mártir do cristianismo; para que, com sua intercessão, as graças do Natal sejam ainda mais copiosas sobre nós.

No último domingo do ano litúrgico, dia 26/11, data em que se comemora a Festa de Cristo Rei, a Igreja no Brasil dá abertura em todo território nacional ao Ano Nacional do Laicato, que se estende até 25 de novembro do próximo ano. Jesus foi Rei, durante sua vida, em apenas dois momentos: ao entrar em Jerusalém como um Rei pobre, montado em um jumento emprestado e ao ser humilhado na Paixão, revestido com manto de ”púrpura-gozação e capacete de espinhos”; e Rei ao morrer despido, com o peito transpassado na cruz. Rei da paz e Rei do amor sem limite até a morte. A realeza de Jesus é a realeza do Amor Ágape de Deus por toda a humanidade e por toda a criação. Na arquidiocese de Olinda e Recife, dom Antônio Tourinho Neto, vigário geral da Arquidiocese e bispo eleito para a nova diocese de Cruz das Almas, presidiu a celebração de Cristo Rei na Catedral de Olinda, abrindo oficialmente o Ano do Laicato.O bispo ressaltou, em sua homilia, a importância dos leigos para a construção do Reino de Deus aqui na terra. “Deus conta com vocês, com seu trabalho, com sua colaboração e com seu amor”, disse obispo.O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14.

A IMPORTÂNCIA DA OITAVA DE NATAL

Ano Nacional do Laicato - 26.11.2017 à 25.11.2018 - CNBB

Page 4: 201 INFORMENS Caçapava - enscacapava.com.br · do amor sem limite até a morte. A realeza de Jesus é a realeza do Amor Ágape de Deus por toda a humanidade e por toda a criação

Em sintonia com o Ano do Laicato, a Campanha para a Evangelização deste ano que tem como tema “Cristãos leigos e leigas comprometidos com a Evangelização” e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5, 13-14). O Objetivo da campanha é despertar os discípulos e as discípulas missionários para o compromisso evangelizador e para a responsabilidade pela sustentação das atividades pastorais no Brasil. A iniciativa considera a ajuda para dioceses de regiões mais desassistidas e necessitadas. A Campanha para Evangelização é uma experiência que instiga a comunhão e partilha dos

bens entre as Igrejas particulares, assim como acontecia nas comunidades primitivas do Novo Testamento, cujo relato encontramos nos Atos dos Apóstolos e nas cartas paulinas, explica o secretário executivo da CE, padre Luís Fernando da Silva.A Campanha da Evangelização já está em andamento, todas as paróquias do Brasil receberam folders informativos sobre o tema e o lema da CE 2017/2018 Pretende-se apoiar as inúmeras iniciativas da Igreja no Brasil, promovidas pelos cristãos leigos e leigas no serviço da evangelização e da dinamização das pastorais.

11/01 Terço Rádio Sto. Antônio Equipe 3 14/01 Missa Envio EACRE Matriz S. João Batista Equipe 1 15/01 Artigo InformENS fevereiro Equipe 2 20 e 21/01 EACRE no Instituto São José em São José Campos Setor Caçapava 25/01 Reunião Colegiado Setor Caçapava Setor 26/01 Novena de São Sebastião na Igreja São Sebastião Equipe 4

COMEMORAÇÕES

Casal / SCE Equipe Aniversário/Casamento Renata e Thiago Abdelnur Eq. 11 05/01

Katia e Alexandre Toledo Eq. 11 05/01

Denise e Luiz Sergio Eq. 6 08/01

Flávia e Eduardo Ferreira Eq. 16 08/01

Nathalia e Danilo Sardinha Eq. 10 10/01

Ana Lucia e Sebastião Faria Eq. 5 11/01

Ivani e Adilson Loduca Eq. 3 19/01

Aparecida e Miguel Pereira Eq. 1 22/01

Luciana e Carlos Banhara Eq. 9 23/01

Mônica e Urbano Eq. 8 31/01

Frater Bruno da Silva Eq.13 18/01 (aniversário)

SETOR DE CAÇAPAVA- casal responsável pelo InformENS: Patrícia e Marcos

ATIVIDADES PROGRAMADAS

PARABÉNS! FELICIDADES!

PARABÉNS! FELICIDADES!

COM AS BENÇÃOS DE NOSSA SENHORA DE

GUADALUPE.