20090401 palestra capm grupo yahoo v01

21
Grupo (Yahoo) Certificação CAPM PMI Certifica Certifica ç ç ão CAPM ão CAPM Um Um diferencial diferencial no Mercado no Mercado Carlos Augusto V. Freitas, CAPM, ITIL (10/03/09 – v01) © Apresentação livre para distribuição aos membros do Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI – Brasil © All rights reserveds.

Upload: carlos-augusto-freitas

Post on 18-Dec-2014

2.953 views

Category:

Business


3 download

DESCRIPTION

Palestra - Certiifcação CAPM Um Diferencial no Mercado.

TRANSCRIPT

Grupo (Yahoo) Certificação CAPM PMI

““CertificaCertificaçção CAPM ão CAPM –– Um Um diferencial diferencial no Mercadono Mercado””

Carlos Augusto V. Freitas, CAPM, ITIL(10/03/09 – v01)

© Apresentação livre para distribuição aos membros do Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI – Brasil© All rights reserveds.

Professor Autor

Carlos Augusto Vieira de Freitas, CAPM, ITIL

• Graduação em Tecnologia de Sistemas(2004); Especialização e Extensão em Redes de Telecomunicações(2003) e Gerência de Projetos de SW(2005) pela PUC-Rio e, Gerência de Projetos com CMMI(2006) e Modelagem de Processos(2006) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro;

• Certificado ITIL Fondations pela EXIN(2006) e como CAPM(Certified Associate in Project Management) pelo PMI, desde 2007, sendo um dos primeiros a obtê-la na América Latina.

• 07 anos de experiência com implementação de Projetos de soluções de Impressão, pela XEROX em clientes como: Vale, Coca-Cola, Infoglobo, PUC e Golden Cross e, 05 anos na Golden Cross tendo atuado em gerencia de projetos de TI: Infraestrutura e Desenvolvimento de Sistemas;

• Atualmente trabalha como Gerente de Projetos em uma Multinacional, prestando consultoria em PMO departamental de um cliente no setor de Oil&Gas;

• Professor Tutor da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Online ), onde ministra disciplinas de Gerenciamento de Projetos.

• Membro-voluntário, Instrutor e Palestrante da Diretoria de Desenvolvimento Profissional do PMI-Rio responsável pelo Projeto Orientação a Certificacão CAPM e Workshop CAPM.

• Membro fundador e responsável pelo Grupo Certificação CAPM do PMI no Brasil.

Revisores

Patrícia Passos de Paula

• Atua em Escritório de Projetos em empresa de Telecom. É graduando do Curso de Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Veiga de Almeida. Possui experiência no Gerenciamento de Projetos na área de TI e atua como membro voluntário da Diretoria de Desenvolvimento Profissional do PMI- Capítulo Rio de Janeiro no Projeto Workshop CAPM. Participa de Projetos do Terceiro Setor na gestão da militância negra do PRB Rio de Janeiro. É membro-fundador e Coordenadora do Projeto RenovAfro.

Carlos Nogueira Prado Neto

• Formado em Sistema de Informação pela Faculdade Comunitária de Campinas, cursando pós-graduação MBA em Gerenciamento de Projetos pelo IBTA Campinas. Possui a certificação ITIL pelo EXIN. Ampla experiência em gerenciamento de projetos, e melhoria de processos. Trabalhando atualmente como Analista de Projetos em Excelência Operacional no CSC da Camargo Correa. Gerenciou projetos na IBM Brasil como SDM (Service Delivery Manager) para o cliente Perdigão e atuou como Gerente de Situações Críticas também na IBM Brasil Hortolândia para diversos clientes.

01. Objetivo.01. Objetivo.

02. Introdu02. Introdu çção.ão.-- CenCenáário: Projetos no mundo.rio: Projetos no mundo.-- O que O que éé o PMI ? o PMI ? -- Programa CertificaPrograma Certificaçção PMI.ão PMI.

03. Certifica03. Certifica çção CAPM.ão CAPM.-- O que O que éé a Certificaa Certificaçção CAPM ?ão CAPM ?-- Como faComo façço para obter a Certificao para obter a Certificaçção CAPM ?ão CAPM ?-- InformaInformaçções / dicas sobre a Prova CAPM.ões / dicas sobre a Prova CAPM.-- ManutenManutençção da Credencial.ão da Credencial.

04. Um diferencial no Mercado. 04. Um diferencial no Mercado. -- Profissionais Certificados CAPM nas OrganizaProfissionais Certificados CAPM nas Organizaçções.ões.-- NNúúmeros de Profissionais CAPM no Mundo.meros de Profissionais CAPM no Mundo.-- Outras credenciais do PMI.- Referências da Palestra.- Perguntas e dúvidas- Encerramento.

05. Encerramento.

ProgramaProgramaççãoão

1. Ob1. Objetivojetivo

Fornecer instrução e apoio aos candidatos à Certificação CAPM, apresentando o processo de elegibilidade junto ao PMI, e apresentar quais benefícios profissionais certificados podem oferecer às organizações.

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

2. Introdu2. Introduççãoão

Atualmente, estima-se que movimenta-se em Projetos, 25 Trilhões de Dólares por ano, quecorresponde cerca de 25 % no PIB mundial, de acordo com estudos do Project ManagementInstitute (PMI, 2007).

Uma das principais tendências do mercado será a percepção de que as Organizações deverão seestruturar e melhorar e eficácia do gerenciamento de seus PROJETOS. Especificamente na área de Tecnologia da Informação(TI), a estrutura encontra-se mais a frente, o setor que suporta as áreas de negócio fim das organizações, quando não TI seja o foco principal da Empresa,encontra-se cada vez mais orientada a Projetos, e o principal: AGREGANDO VALOR ao negócio.

Tendência: GP ser utilizadaem novas áreas e industrias:

TI / Telecom e Engenharia detêm a maior parte de números em Projetos / setor:

TITelecom

Eng

enha

ria

- Marketing & Propaganda- Produção cultural / Eventos- Moda (coleções)- Terceiro Setor- Meio Ambiente / Sustentabilidade- Fusão e Transição de empresas

Concentração Atual Crescimento Futuro

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

Fonte: 6º Congresso Nacional de Profissionais de Gerenciamento de Projetos. PMI – RJ ,2008

2. Introdu2. Introduççãoão

2.2 O que é o PMI ?

• O PMI - Project Management Institute - é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao progresso da profissão de Gerenciamento de Projetos. Criada em 1969, conta atualmente com mais de 250.000 membros em todo o mundo, espalhados por mais de 160 países. Além da sede mundial em Newtown Square, Pennsylvania (Estados Unidos), a organização conta com cerca de 260 capítulos distribuídos por 67 países.

• O Instituto mantém o Guia PMBOK® (atualmente em sua quarta edição, lançada em dezembro de 2008), onde compila-se as melhores práticas de Gerenciamento de Projetos distribuídas em nove Áreas de Conhecimento e, o programa de certificação: CAPM(2003), PMP(1984), PgMP(2007), PMI-SP(2008) e PMI-RMP(2008) que jácertificou mais de 340.000 profissionais em todo o Mundo.

• No Brasil o PMI conta com 13 capítulos. Os capítulos (também chamados de seções) buscam promover a missão e objetivos do PMI através da promoção de práticas e padrões profissionais de Gerenciamento de Projetos. A possibilidade de obter um desenvolvimento profissional contínuo é um dos principais benefícios oferecidos aos membros e é promovida no nível dos capítulos através de atividades, reuniões e programas educacionais.

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

3. Certificação CAPM

3.1 O que é a Certificação CAPM ?

A Credencial CAPM® - Certified Associate in Project Management, criada em 2003,especificamente para membros de equipes de projeto, tem como objetivo melhorar osucesso total do projeto e assegurar o conhecimento em gerência de projeto. Para seobter a Credencial CAPM, é necessário estudo nos “guidelines” específicos desenvolvidospara medir objetivo e experiência, a instrução e o conhecimento profissional e passar noexame de Certificação que avalia seu conhecimento no "Guia do Conjunto deConhecimentos em Gerência de Projetos(PMBOK® Guide).

Membros de Equipes de Projetos, candidatos à Certificação, incluem mas não se limitam a:- Coordenadores de Projetos;- Patrocinadores;- Gerentes de Projetos iniciantes(com pouca experiência);- Especialistas técnicos;- Futuros PMP’s,Entre outros ...

*Guidelines – Guias de Conhecimentos em Gerenciament o de Projetos.

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

3. Certificação CAPM

3.2 Como faço para obter a Certificação CAPM ?

Seguem as passos necessário para Elegebilidade junt o ao PMI:

1º Baixar o arquivo “CAPM Credential Handbook.pdf” , para leitura e concordância, no site:

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

http://www.pmi.org/CareerDevelopment/Pages/Obtaining-Credential.aspx

IMPORTANTE !!!

3. Certificação CAPM

3.2 Como faço para obter a Certificação CAPM ?(cont .)

Seguem as passos necessário para Elegebilidade junt o ao PMI:

2º Preencher o “application online” ou baixar os arquivos do “application form”(neste caso as informações deverão ser enviadas pelo correio):

Requisitos para elegibilidade:1º Requisito: Diploma de 2º Grau ou Superior.

e

2º Requisito:- 1500 horas (comprovadas) de trabalho em Projetos;

ou

- Mínimo de 23 horas de treinamento(comprovadas) em Gerenciamento de Projetos;Realizados em instituições:- R.E.P. (Instituição registrada no PMI);- MBA’s;- Cursos: “in company” e/ou Prepatório para Certificação;- Universidades;Entre outras ...

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

3. Certificação CAPM

3.2 Como faço para obter a Certificação CAPM? (cont .)

3º Submeter ao PMI as informações solicitadas, através de preenchimento de elegibilidade, para o PMI;

4º Após aprovação e autorização, realizar o pagamento do exame. A taxa do exame é US$225.00(para membros do PMI) e US$300.00.(não-membros do PMI);

5º Após o passo 4, agendar o exame através da “Prometrics”, no site:

www.prometrics.com/pmi

Obs.: Caso o candidato não seja filiado ao PMI, pod erá criar um login para preenchimento do “Application Form” no link:http://www.pmi.org/Pages/default.aspx Clicar em “ New User? Register Now “

Não é necessário ser filiado para realizar o exame ! !!

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

3. Certificação CAPM

3.3 Informações / dicas sobre o Exame CAPM:

- O exame possui 3 horas de duração, com 150 questões de múltipla-escolha. Destas 150 questões, 15 são questões que não alteram o resultado do candidato(errando ou acertando) e, estão em avaliação pelo PMI para banco de questões futuros.

- A prova pode ser feita em Português.Dica: Você deverá informar durante o preenchimento de sua elegibilidade junto ao PMI, que irá utilizar outro idioma. Neste caso a opção "portuguese (Brazilian)”.

- A prova avalia o conhecimento do Candidato no PMBOK ®, código de ética e conduta e responsabilidade profissional.

- Pratique bastante simulados e exercícios sobre o PMBOK ®;

- Entenda e conheça os 44 processos sugeridos pelo Guia. Não é necessário decorar as entradas, ferramentas e técnicas e saídas. Basta entender o conceito dos processos que as outras informações serão assimiladas naturalmente.

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

3. Certificação CAPM

3.3 Informações / dicas sobre o Exame CAPM(cont.):

- Após aprovação no exame, o Candidato receberá o certificado em até 08 semanas após o mesmo.

- O Certificado possui reconhecimento internacional e é ideal para os profissionais que desejam atuar e iniciar na área de Gerência de Projetos, membros de equipes de projetos e, para os futuros PMP’s;

- A certificação atesta o conhecimento profissional em Gerência de Projetos(Guia PMBOK®) e possibilita o desenvolvimento e crescimento profissional.

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

3. Certificação CAPM

3.4 Manutenção da Credencial:

- O certificado CAPM® terá validade de 05 anos. Dentro deste período, o profissional poderá buscar o crescimento, através da Certificação PMP® ou no final do mesmo, realizar um novo exame CAPM®, ser aprovado e renovar o Certificado por mais 05 anos.

Por exemplo: Um profissional se certifica em 2007, sendo assim sua Certificação estará válida até2012. Quando completar o 4º ano(2011) após a data do Certificado, o profissional está autorizado a iniciar o processo de renovação.

Este processo garante o conhecimento do Profissional no Guia PMBOK®, atualizado de 4 em 4 anos.

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

4. Um diferencial no Mercado

4.1 Profissionais Certificados CAPM nas organizaçõe s:

Estudos elaborados pelo PMI(2007) apontam que, após adoção de boas práticas em Gerenciamento de Projetos, comparando os quesitos “benefícios” e “sucesso” em Projetos, somente “benefícios” atingiu um percentual aceitável(aprox. 65%), porém o quesito “sucesso” de Projetos aumentou somente em 15%. Ainda existe uma grande necessidade de melhoria em Planejamento e Comunicação. Um dos principais fatores que podem diminuir as chances de sucesso de Projetos ainda é a Comunicação .

Profissionais Certicados CAPM fortalecem estruturas de Projetos em Organizações, principalmente do quesito Planejamento x Comunicação , pois atuam como facilitadoresentre membros de Equipe e Gerente de Projetos utilizando uma linguagem coesa entre ambos evitando o desgaste do GP em problemas de Comunicação.

Por exemplo :– Membros de equipes de projeto Certificados CAPM são fortes aliados ao Gerente de

Projetos que, através do emprego de uma linguagem coesa, no momento da elaboração do Planejamento, Execução e Controle do Projeto, formam uma sinergiano time.

O conhecimento atestado pela Certificação, possibilita ao profissional apoiar e contribuir em Equipes de Projetos. É importante lembrar, que tais profissionais também pode gerenciar pequenos projetos, que contribuirá para seu desenvolvimento profissional e assim buscar crescimento.

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

4. Um diferencial no Mercado

4.2 Número de Certificados CAPM no Mundo:

Fonte: PMI Today (Editions: JAN07, JAN08 e JAN09) .

Profissionais Certificados CAPM no Mundo

3.8324.265

7.927

6.428

1.611

4.718

0

1.000

2.000

3.000

4.000

5.000

6.000

7.000

8.000

9.000

Candidatos aprovados CAPM's Ativos

jan/07

jan/08

jan/09

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

4. Um diferencial no Mercado

4.3 Outras Credenciais do PMI:

- PMP® (Project Management Professional): (1984)Certificação para profissionais em Gerenciamento de Projetos(Gerente de Projetos).

- PgMP ® (Program Management Professional): (2007)Certificação para Gerente de Programas.

- PMI-SP ® (PMI - Schedulling Professional) (2008)

Certificação para especialistas em Planejamento e Gerência de Cronogramas(Tempo) de Projetos.

- PMI-RMP ® (PMI – Risk Management Professional) (2008)

Certificação para especialistas em Planejamento a Riscos em Projetos.

CAPM®, PMP® , PgMP® e PMI-SP ® são marcas registradas do Project Management Institute,Inc2007

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

4. Um diferencial no Mercado

4.4 Referências da Palestra:

Bibliográficas :-Institute, Project Management. Guia do Conjunto de Conhecimentos do Gerenciamento de Projetos – PMBOK® Guide . 3ª Edição. Newtown Square: Project Management Institute, 2004.

- Brasport, Exame PMP A Bíblia – Manual para Certificação – 2ª edição. Muto, Claudio Adonai, 2008

-Institute, Project Management. Estudo de Benchmarking PMI Brasil 2008 . PMI Capítulos Brasil, 2008.

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

4. Um diferencial no Mercado

4.4 Referências da Palestra(cont.):

Eletrônicas :- Certificação CAPM;Freitas, C. A. ; Artigo sobre a Credencial CAPM do Project Management Institute.www.pmirio.org.brwww.clubegp.com.brhttp://www.tenstep.com.br/br/Newsletter/CertificacaoCAPM.htm

Artigo : Earning an Edge, publicado no Site do PMI, em Março / 2008, sobre profissionais Certificados CAPM no mundo. www.pmi.org/Pages/Earning_an_Edge.apsx

Artigo: Crescimento da Certificação CAPM no Brasil CAPM Credencial Growing in Brazil

http://www.pmitoday-digital.com/pmitoday/200903/?sub_id=C9pdIrO7VCrkj

Página 09 – PMI Today (Edição Março / 2009)

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

4. Um diferencial no Mercado

4.5 Perguntas e Dúvidas:

5 minutos

Grupo Certificação CAPM (Yahoo):

Entrar no grupo: [email protected](Grupo): http://br.groups.yahoo.com/group/certificacao_capm/

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.

Obrigado(a).

5. Encerramento

Grupo Yahoo: Certificação CAPM do PMI.