2006-07 fio condutor nº 1

8
ESTE SUPLEMENTO FAZ PARTE INTEGRANTE DA EDIÇÃO DO “NOTÍCIAS DA COVILHÔ DE 25 DE JANEIRO DE 2007 E NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE Fio Condutor SUPLEMENTO PUBLICAÇÃO TRIMESTRAL * ANO 16 * JANEIRO 2007 ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO CAMPOS MELO www.escmelo.web.pt EDITORIAL pág. 2 PROJECTOS pág. 3 TEMPOS LIVRES pág. 3 123 ANOS DA ESCM pág. 5 CLUBES pág. 6 VIAGENS NA NOSSA TERRA pág. 7 A ESCOLA E O MEIO pág. 8 Novas Oportunidades – CRVCC Let’s meet in Europe “Campos Melo no Pelotão da Frente” Assim caracterizou a nossa escola a Drª Laurinda Sanches, da Coor- denação Educativa de Castelo Bran- co, no passado dia 5 de Janeiro, Dia da Escola. pág. 5 Clube do Jornal é Notícia A ESCM na Blogosfera Plano Nacional de Leitura pág. 2 pág. 4 Um museu aberto à comunidade, venha visitá-lo! Marcação de visitas pelo telefone nº 275310880 ou pelo email: [email protected] pág. 4

Upload: clube-do-jornal-escola-secundaria-campos-melo

Post on 13-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal Escolar da Escola Secundária Campos Melo, Covilhã, Portugal

TRANSCRIPT

Page 1: 2006-07 Fio Condutor Nº 1

ESTE

SUPLEM

EN

TO

FAZ

PARTE

INTEG

RAN

TE

DA

ED

IÇÃO

D

O

“N

OTÍC

IAS

DA

CO

VIL

HÔ

DE

25

DE

JAN

EIR

O

DE

2007

E

NÃO

PO

DE

SER

VEN

DID

O

SEPARAD

AM

EN

TE

Fio CondutorSUPLEMENTO

PUBLICAÇÃO TRIMESTRAL * ANO 16 * JANEIRO 2007

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO CAMPOS MELOwww.escmelo.web.pt

EDITORIALpág. 2

PROJECTOSpág. 3

TEMPOS LIVRESpág. 3

123 ANOS DA ESCMpág. 5

CLUBESpág. 6

VIAGENSNA NOSSA TERRA

pág. 7

A ESCOLA E O MEIOpág. 8

Novas Oportunidades – CRVCC

Let’s meet in Europe

“Campos Melono Pelotão da Frente”

Assim caracterizou a nossa escolaa Drª Laurinda Sanches, da Coor-denação Educativa de Castelo Bran-co, no passado dia 5 de Janeiro, Diada Escola.

pág. 5

Clube do Jornal é Notícia

A ESCM na Blogosfera

Plano Nacional de Leitura

pág. 2

pág. 4

Um museu aberto à comunidade, venha visitá-lo!Marcação de visitas pelo telefone nº 275310880ou pelo email: [email protected]

pág. 4

Page 2: 2006-07 Fio Condutor Nº 1

II 25 JANEIRO 2007 www.escmelo.web.pt

Fio Condutor

Da mesa da redacçãoEDITORIAL

EditorialPRES. DO CONSELHO EXECUTIVO - ISABEL FAEL

PREPARAR O FUTURO

Associação de Estudantes - 2006/2007PATRÍCIA AGUILAR - 12º B - COORDENADORA DE NÚCLEOS

CET’s - Cursos de Especialização Tecnológica

A comemoração do123º aniversário da cria-ção da Escola constituiu,certamente, uma exce-lente oportunidade paraacrescentarmos maisuma linha à história danossa instituição. Sobre-tudo, porque o presenteano lectivo trouxe váriasnovidades à comunidadeescolar , de entre asquais haverá a destacara entrada em funcio-namento do Centro No-

vas Oportunidades quepermitiu a diversificaçãoda nossa oferta forma-tiva, procurando ajustá-la, cada vez mais, aoperfil de cada um dosalunos que nos procu-ram e às exigências domundo actual.

As diversas parceriasque estabelecemos, oinvestimento que temosvindo a realizar em no-vas tecnologias ao ser-viço da educação, o en-

volvimento da comuni-dade escolar na conse-cução de um ProjectoEducativo que aposta naformação de cidadãosempreendedores, criati-vos, eticamente respon-sáveis, capazes de apren-der ao longo da vida e dese realizar através dacultura, da ciência, datecnologia, da estética,são desafios que estãona base da nossa gestãodos curricula (dentro e

As eleições para a Asso-ciação de Estudantesdecorreram no passadodia 17 de Novembro,nelaconcorrendo as listas Ke R. A lista K derrotou alista R com uma dife-rença de 50 votos (K-259;R-209).

A nova Direcção da AEtem como presidente JoãoRobalo, vice-presidenteGonçalo Gomes e comosecretária Rita Sena.

No último dia de aulasdo 1º Período a Asso-ciação organizou umTorneio de Voleibol comequipas mistas de 8 ele- mentos e no primeiro dia

fora da sala de aula) e quenos movem a ir sempremais além na busca derespostas adequadas paratodos e cada um dos queacreditam na educabili-dade do ser humano eapostam em nós.

Aos nossos antigos eactuais Alunos, Pro-fessores, Funcionáriose Encarregados de Edu-cação, relembramosque a Escola é de todose para todos.

Os primeiros 8 alunosdo Curso de Especia-lização Tecnológica –Aplicações Informáticasde Gestão, iniciado nanossa Escola em 17 deOutubro de 2005, termi-naram a componentelectiva do seu curso.

Para assinalar o fim

desta etapa, realizou-seno passado dia 6 de De-zembro e na cantina daESCM um jantar de en-cerramento com todos osalunos, formadores, coor-denadores e técnicosadministrativos.

O CET de Desenvol-vimento de Produtos

Multimédia terminou noinício do ano lectivo.

Os cursos CET resul-tam de uma parceriaentre a Campos Melo aAFTEBI e a UBI, e visampromover o desenvol-vimento de formaçõesintermédias, capazes deresponder a um mercado

PROFª ROSA MACEDO

No início do século XXI, a comunicação social começoua dar atenção ao novo fenómeno de comunicação eintervenção global que surgiu nas sociedades con-temporâneas: a blogosfera, que designa o conjunto detoda a comunidade e conteúdos que constituem os blogs,abarcando desde quem faz, quem disponibiliza, a quemlê ou comenta os novos posts. A blogosfera somos todosnós, os que utilizamos e navegamos pela Internet.

Segundo o recente estudo State of Blogosphere,existem actualmente qualquer coisa como 50 milhões deblogs, a blogosfera aumentou em 100 vezes nos últimostrês anos, e o número de novos blogs tende a duplicar acada seis meses. Este aumento significativo fez com queo fenómeno crescesse de importância e, por consequência,que o público familiarizado com a Internet aproveitassea oportunidade para o uso de uma nova forma deintervenção, de crítica, desabafo ou simplesmente decomunicação.

Uma vez que as mudanças se fazem sentir em váriasesferas da sociedade, a escola vai absorvendo e in-corporando novas ferramentas de comunicação e deintervenção participada dos seus agentes, entre os quais,os alunos.

Assim, este ano lectivo, o Clube do Jornal daEscola iniciou-se num novo projecto que consiste napromoção de um blog escolar o BREVES_ONLINE,a par da edição em papel do Fio Condutor.

O blog encontra-se disponível como link a partir dosite oficial da escola, que entretanto foi tambémremodelado, e pretende a participação de todos nadivulgação de actividades, conteúdos ou através decomentários.

Um blog é um instrumento de comunicação que secaracteriza pela interactividade pois as actualizações sãomuitíssimo mais frequentes do que as de uma páginapessoal, tendo ainda um conceito cronológico associado.Uma página pessoal pode ser estática ou não, mas umBlog não pode nem deve ser estático. Se o for, deixa de serum Blog.Por isso vai a http://brevescamposmelo.blogspot.comEstá atento e comenta os posts que vão sendo publicados.Só assim o blog do Clube terá sentido!

de trabalho em rápidasmutações e aceleradodesenvolvimento cien-tífico e tecnológico.

Agora, em Janeiro,começará o estágio curri-cular de 600 horas.

Parabéns e Felici-dades, são os votos doFio para estes pioneiros.

de férias teve lugar uma

festa na discoteca &Com-panhia sob o tema “Anjose Demónios”.

Para o 2º Períodoestão previstas a come-moração do Carnaval,do Dia dos Namorados,do Dia da Mulher, e daSemana do Secundário(de 19 a 23 de Março), arealização de um work-shop/concerto musical,de uma palestra e ain-da a organização detorneios de futebol,matraquilhos e jogostradicionais.

A Associação prometeanimação.Participa.

Plano Nacional de Leitura - Um desígnio nacional«O Plano Nacional de Leitura tem como objectivo central elevar os níveis de literaciados portugueses e colocar o país a par dos nossos parceiros europeus.O impacto do Plano Nacional de Leitura será tanto mais significativo, na medidaem que for considerado como um desígnio nacional (...) o sucesso depende daintervenção de todos e de cada um.A par dos programas de promoção da leitura lançados no quadro do Plano, édesejável que surjam livremente múltiplas e variadas iniciativas, de âmbito local,regional e nacional, levadas a cabo por organizações da sociedade civil, porprofissionais e por voluntários.Se a responsabilidade for assumida colectivamente, melhor e mais depressa seconduzirá o país a um patamar superior.»

Plano Nacional de Leitura - www.planonacionaldeleitura.gov.pt

Conscientes do papel que nos cabe na aquisição edesenvolvimento dos instrumentos de leitura,enquanto professores e membros de um clube quenão vive sem as letras, propusemos aos visitantes donosso “Blogue” Escolar, na época do Natal, a leiturade textos alusivos à quadra.

Não queremos privar os leitores do Fio de saborearessas iguarias.

Até porque se o Natal fosse (como devia) todos osdias haveria certamente 365 textos para divulgar.

Eis a nossa selecção:De Miguel Torga Um Conto de Natal (www://

cresines.rcts.pt/jornal10/consoada.htm) e HistóriaAntiga (www.instituto- camoes.pt/cvc/poemasemana/13/natal1.html)

Litania para este Natal de David Mourão-Ferreira (users.prof2000.pt/users/becre_essg/postais/

postais_natal.asp)De Fernando Pessoa Natal… na província neva

(ciberduvidas.sapo.pt/php/resposta.php?id=18891)De Maria Ondina Braga Natal Chinês (www.instituto-

camoes.pt/cvc/contomes/14/texto.html)Dia de Natal de Luísa Ducla Soares (www.eps-

penalva-castelo.rcts.pt/projs/pena_jov/edicoes/1999_12/NATALEPO.HTM)

Natal Africano de Cabral do Nascimento(www.instituto-camoes.pt/cvc/poemasemana/38/natal3.html)

Dia de Natal de António Gedeão (web.educom.pt/escolovar/natal_gedeao.htm)

De Sidónio Muralha Hoje é dia de Natal(www.instituto-camoes.pt/cvc/poemasemana/38/natal4.html)

Prometemos mais desafios... Boas Leituras!

Quando determinado produto final chega àsmãos do consumidor, poucas vezes nos interro-gamos acerca do historial que está por trás desseproduto. Um jornal, qualquer que seja o seu âmbito,é um instrumento de divulgação de actividades,mas é muito mais: é também um contador deestórias, de uma entidade ou instituição. O próprioJornal da escola tem uma história a ele associada.

Este Fio ficará indubitavelmente marcado pelamudança: nova equipa, novo dinamismo, novasdeterminações, novos rumos traçados, um “Blogue”actualizado em permanência e, acima de tudo,vontade renovada para o trabalho.

O resultado é este Fio, fruto das sinergias deuma equipa que trabalhou dia e noite, muitas vezesvencendo o cansaço e roubando tempo à vidaprivada de cada um dos seus membros, para fazeracontecer o primeiro número deste ano lectivo.

O Jornal não seria, no entanto, o que é hojesem o trabalho de equipa do Clube do Jornal, desdea repórter sempre atenta, Carla Lobo, do 9º A,passando pelos alunos do 11º H do curso Técnicode Desenho Gráfico, que se encontram nestemomento a utilizar o Fio Condutor como balãode ensaio para, futuramente, serem eles a compora paginação. A energia inesgotável e a capacidadede trabalho da profª Elsa Duarte, árdua tarefeira,paginadora, redactora, revisora de textos e artigose tudo o mais que uma verdadeira multitarefa écapaz de fazer, permitiu que da mesa da redacçãonascesse este Fio Condutor.

A equipa compromete-se aqui a publicar, nopróximo número, os textos criativos que lhe foramconfiados.

Steven [email protected]://brevescamposmelo.blogspot.com

Campos Melo na Blogosfera

Page 3: 2006-07 Fio Condutor Nº 1

25 JANEIRO 2007 IIIwww.escmelo.web.pt

Fio Condutor

À CONVERSA COM...PROJECTOS

No último número doFio, à conversa com oGuilherme Espírito San-to soubemos que, en-quanto campeão nacio-nal de pesca à pluma, iarepresentar Portugal noCampeonato Mundial damodalidade.

O certame teve lugarem Portugal e a ceri-mónia final decorreu a29 de Julho em Paredesde Coura. Aqui estão osbrilhantes resultados doV Campeonato do Mun-do de Flyfishing – Junio-res 2006:

Na classificação porequipas, dos 10 paísesparticipantes a portu-guesa ficou em 3º lugar.

Individualmente, en-tre os 51 concorrentes,o Guilherme classificou-se em 22º lugar e o seuirmão Alexandre em 13º.Parabéns.

Na foto a equipa jú-nior portuguesa queobteve o 3º lugar.

O Guilherme é o ter-ceiro a contar da es-querda e o Alexandre osegundo da direita.

Se te interessas porestas actividades, paraalém de teres o campeãonacional na tua escola,podes sempre procurarmais informação emwww.portugalflyfishing.com.

Também já falámosdeste rapaz com mãos deoiro.

O Francisco Morais

Franco apresentou, nodia 21 de Novembro noTeatro Nacional D. Ma-ria II, em Lisboa, umrecital de guitarra a solotransmitido em directopela Rádio-Antena2.

Este concerto resultada inscrição para o Con-curso Radiofónico Inter-nacional para JovensInstrumentistas “PragaConcertino”, organizadopela Radiofonia Checa,no qual somente podemparticipar candidatospatrocinados por umaEmissora Nacional quepertença à União Euro-peia de Radiodifusão.(em Portugal: RDP-An-tena2)

No dia 15 de Novem-bro, através do patro-cínio foi feita a gravação,nos estúdios do CCB, damaqueta enviada para aorganização do concur-so. No caso de ser apu-

Diz-me o que fazes nos... tempos livres

rado para a final, o Fran-cisco deslocar-se-á àRepública Checa paraparticipar no Festival daBoémia 2007 em Junho.

Humilde como de cos-tume, o artista agrade-ce: aos familiares, àRádio-Antena2, à EscolaSecundária Campos Me-lo, à Academia de Mú-sica e Dança do Fundão,ao Prof. de Instrumento:Pedro Rufino, à Direc-tora de turma Ana Fidal-go, à turma de Artes 12ºG, entre muitos outrosque o ajudaram a tornartudo isto possível.

Agora um segredo: asmãos do Francisco nãoproduzem apenas sonsmelodiosos.

Ora vejam o seu auto-retrato exposto na ArteCovilhã.

O Fio deseja-te Felici-dades.

Mais novo mas já reco-nhecido dentro e fora daescola o Gonçalo SaraivaLança, de 13 anos, pra-tica esqui desde os 4 –filho de peixe… irmão depeixinho…

No passado dia 24 deNovembro, na grandeGala de Esqui Alpino

realizada na serra daEstrela o Gonçalo re-cebeu o troféu de1ºClassificado no Cam-peonato Nacional de Es-qui Alpino, na catego-ria de Infantes Mascu-linos.

Com experiência naspistas nacionais e es-trangeiras, o nosso jo-vem esquiador vai, den-tro em breve, realizarmais um estágio emAndorra ou Itália ouFrança.

Mas não é só ao esquique o Gonçalo dedica assuas energias. É tam-bém cinturão azul deKaraté, medalhado anível nacional.

O nosso desportistaafirma que ambas asactividades são muitointeressantes, mas queo esqui é bastante caro,embora seja a únicamodalidade, do seu co-nhecimento, que temprovas individuais todosos anos.

Podes consultar estasfontes para saberesmais sobre estes des-portos.www.fpesqui.pt/pt.wikipedia.org/wiki/Carat%C3%AA

No dia 10 de Janeirorealizaram-se as elei-ções para escolher aequipa que irá repre-sentar a Escola na ses-são distrital do Parla-

mento dos Jovens – 3ºCiclo do Ensino Básico,projecto para o qual aturma do 7º C estavainscrita com duas listas,a lista I das raparigas e

Parlamento dos Jovens3º Ciclo

Na mesma data te-ve lugar a Sessão Es-colar do Projecto “Par-lamento dos Jovens”para o Ensino Secun-dário. Este programa

CARLA LOBO – 9º A – CLUBE DO JORNAL

Ensino SecundárioPROFª SUSEL FONSECA

tem a participação de umgrupo de alunos dasturmas A e C do 11º Anoque elaborou um Pro-jecto de Recomendaçãoà Assembleia da Repú-

blica subordinado aotema “Abandono e In-sucesso Escolar”. O pró-ximo passo será a Ses-são Distrital em CasteloBranco.

No âmbito da Área deProjecto do 9º C, esta-beleceu-se um programade actividades aeronáu-ticas entre a nossa Escola,representada pelas ProfasAna Moura e SusanaRosa – respectivamentedirectora da turma e do-cente da disciplina – e oDepartamento de Ciên-cias Aeroespaciais daUBI, na pessoa no seupresidente o Prof. Dr.Jorge Miguel dos ReisSilva, tendo como objec-tivos: proporcionar aosalunos uma experiênciana área da aviação atra-vés da construção e ope-ração de um aeromodelo,radiocomandado, de pro-pulsão eléctrica e constru-ção simples; e realizarvisitas ao Departamentoda Covilhã e ao Aeró-dromo.

As sessões de trabalhoterão lugar na CamposMelo onde, após a formaçãodos 7 grupos de 2 elemen-tos, se processará a cons-trução do aeromodelo, des-de o corte das peças emDepron, passando pela

montagem da aeronave,até aos testes de todos ossistemas, estando pre-vistos os ensaios dos aero-modelos para o dia 6 deJunho à tarde, convidando-se desde já toda a comuni-dade a assistir ao evento.

Bons voos!

Ases pelos Ares

No dia 22 de Novem-bro realizou-se no audi-tório da escola um deba-te/palestra sobre “Edu-cação Para A Cidada-nia”, organizado pelaAssembleia de Escola/Conselho Pedagógico.

Da mesa faziam parteos professores LeonorLobo, João Boléo, Car-los Lavrador e ainda oPresidente da Asso-ciação de Pais, CarlosLobo.

Foram debatidos as-

Educação para a Cidadania

pectos interessantescomo: “A escola deveeducar?”, “A escola nãoé a família e não podesubstituir os pais!”, “En-sinar a cidadania é: daropiniões; tomar deci-sões; criticar.”, “ A Es-cola deve despertar nosalunos o espírito crí-tico!”, “Dever-se-ia au-mentar o peso das atitudese valores na avaliação?”

Reflectiu-se sobre ati-tudes de falta de civismona escola, por exemplo,

a X dos rapazes que saiuvencedora.

Este projecto dina-mizado pela ProfessoraFernanda Paiva tem portema, este ano, “ O Im-pacto da Televisão JuntoDos Jovens” e pretendelevá-los a “reflectir sobreas suas experiências eexpectativas e a aprovarum projecto de Reco-mendação em que propo-nham ao Parlamento, aadopção de medidas queconsiderem pertinen-tes”.

O Parlamento dos Jo-vens é uma iniciativa daAssembleia da Repúblicacom a colaboração doMinistério da Educaçãoe da Secretaria de Estadoda Juventude e Des-porto.

alunos que no seu lugarfalam alto para o outrolado da sala; os pés decima das carteiras, etc.

Concluiu-se o debatecom a fórmula “Cida-dania + Civismo = fun-damentais numa socie-dade/escola”

Os promotores destainiciativa anunciaramque este foi o primeirode muitos debates quese irão realizar na nossaescola.

Ficamos à espera…

CARLA LOBO – 9º A – CLUBE DO JORNAL

Page 4: 2006-07 Fio Condutor Nº 1

IV 25 JANEIRO 2007 www.escmelo.web.pt

Fio Condutor

PROFª. ROSA CRUZ

CENTRO DE RECONHECIMENTO E VALIDAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS

Certificação Nível Secundário

Para o próximo ano lectivo prevê-se a certi-ficação de nível secundário, tendo já o CentroNovas Oportunidades da Campos Melo mais deuma centena de pré-inscrições para seremvalidadas e certificadas as suas habilitações aonível do 12º ano.

O “Centro NovasOportunidades” co-meçou este ano lectivona nossa escola.

Contrariamente a ou-tras novidades que,nesta como em outrasescolas do país, desa-gradaram a todos, oReconhecimento e Vali-dação de Conhecimen-tos e Competências veiopor bem para algunsadultos que, por moti-vos vários, não con-cluíram a (agora) esco-laridade obrigatóriamas que adquiriram aolongo da sua vida pes-soal e profissional co-nhecimentos que po-dem ser agora forma-

lizados.Alguns cépticos dizem

que é uma via facilitada,que incentivará os jo-vens ao abandono esco-lar com o objectivo deobter a equivalência aonono ano sem fazer opercurso escolar todo.

Desengane-se quempense em abandonar oensino diurno com esseintuito, pois se é verdadeque os candidatos podemapresentar os seus tra-balhos num mínimo detrês meses, esses traba-lhos são o produto detrês, de dez ou mesmode trinta anos de aquisi-ção de aprendizagens ecompetências.

Assim, nesses trêsmeses, que na maioriados casos são bem maisdo que três, o candidato,em horário pós laboral,tem que ir à escola vá-rias vezes por semana e

produzir materiais di-versos que comprovamque, realmente, temconhecimentos que equi-valem ao nono ano.

Como faço parte daequipa desta escola, pos-so dizer que para oscandidatos que aqui re-cebemos fazer este pro-cesso é sinónimo demuitos sacrifícios, no-meadamente: de tempoque roubam à família, aodescanso ou mesmo àactividade profissional,quando trabalham porconta própria; de deslo-cações nocturnas, quechegam a ser de muitosquilómetros, quer cho-va, quer vente; além dotrabalho que têm a pro-duzir os materiais que,verdade seja dita, sãopor vezes bastante difí-ceis de elaborar.

Mas também é comenorme satisfação e com

uma auto-estima reno-vada que, acabado oprocesso, finalmenteobtêm o 1B, 2B ou 3B –equivalentes ao 4º, 6º ou9º Anos, respect iva-mente.

Em jeito de conclusão,e como a minha expe-riência em ensino noc-turno já ultrapassa adécada, deixo aqui umduplo conselho: aos queestão no regime diurno,façam o vosso melhorpara aproveitar as opor-tunidades actuais, acre-ditem que a vossa vida ée será muito mais fácil;aos que já não têm essapossibilidade, aprovei-tem agora estas “NovasOportunidades” paramelhorarem profissio-nalmente ou como enri-quecimento pessoal, nu-ma sociedade cada vezmais exigente é bom não“ficar para trás”.

Nos anos anteriores,sempre com a vontadedeste mesmo ano, ma-triculava-me na Escolado Fundão ou na Escolado Paúl, para atingir umobjectivo: o de completaro 9º ano.

Mas toda essa vontadese desmoronava, e sa-bem porquê?

Porque era um imbró-glio: primeiro com aminha disponibilidade;depois pela distância daAldeia de S. Francisco,onde vivo, até à escola;finalmente com a dispo-nibilidade do meu ma-rido que me leva às aulase por mim tem de espe-rar.

Mas como a vida é feitade lutadores e não deespectadores e como asorte não se tem, cons-trói-se, aqui estou dandoa minha prova.

Analisando todo esteperíodo, o que vi foigente de boa vontade,gente que talvez pensecomo eu! Se pudessevoltar atrás! Não estariaaqui por certo! Enten-dem....

Observo métodos deensino mais abrangentesmais apelativos, e sobre-

O meu Testemunho

No passado mês deNovembro embarcámosnuma viagem incrível àEslovénia, no âmbito doProjecto Comenius Let’smeet in Europe, à des-coberta de um país, deum povo e de uma cul-tura fascinantes.

Para quem não viveuesta experiência, deixa-mos o nosso diário debordo e assim viajampelas palavras.

1º Dia (10/11/06)A aventura começa!

Partimos para Lisboa.Ficámos na Pousada daJuventude da Expo,espectacular e mui-tíssimo acolhedora.

2º Dia Apanhámoso avião de madrugadapara Viena, capital daAústria. Depois de ins-taladas, passeámos pe-las ruas da cidade ejantámos kebab (umacomida tradicional tur-ca!).

FERNANDA LUIS

tudo a Tecnologia.., anossa futura caneta, daqual eu costumo dizer:quem não acompanhafica para trás.

Sigo as aulas comcuriosidade, com ex-pectativa. É sempreuma surpresa....

Aprendo a adquirirconhecimentos, revi omeu Português a céle-bre Matemática – aindanão estava de todo es-quecida – e sobretudoa Tecnologia sempreem cima da mesa.

E como aprender éuma constante da vida,fico assim à espera deuma nova oportuni-dade, e como o sabernão ocupa lugar é casopara dizer: vale a penao esforço!

Os Primeiros CertificadosNo dia 16 de Dezembro, decorreu no auditório da

Escola a primeira sessão de Reconhecimento eValidação de Conhecimentos e Competências, doscandidatos do Centro Novas Oportunidades que anossa escola integra.

Apresentaram-se a validação oito candidatos, todosvindos do pólo do Paúl aonde o profissional doCentro, Dr. Gabriel Adriano, e os nossos formadoresforam como itinerantes.

A sessão foi aberta pela coordenadora do Centro,Dra. Rosa Macedo, a apresentação dos candidatosfoi feita pelo Dr. Gabriel Adriano, secretariou asessão a Dra. Genoveva Costa e esteve aindapresente, para além de toda a equipa de formadores,a avaliadora externa Dra. Cristina Saraiva, daDirecção Geral de Formação Vocacional.

Dia 27 de Janeiro realiza-se outra sessão para acertificação de novos candidatos.

Let’s meet in… EslovéniaANA SOFIA BARATA E JOANA RITA ARRIFANO – 12ºE

3º Dia Visita aoPalácio de Schönbrunn,da Princesa Sissi, quenos impressionou com asua beleza e imponência.Visitámos ainda a Cate-dral de St. Setphan e acasa de Mozart.

4º Dia Conhecemos,finalmente, os alunos daHolanda, Itália e Poló-nia. Partimos todos paraa Eslovénia onde, à che-gada, nos esperavam as

famílias de acolhimentoe os alunos eslovenos.

5º Dia Recepção naEscola de Maribor, PrvaGimnazija Maribor. Ac-tuação de um coro. Apre-sentação de cada alunosobre a sua cidade. Pe-quena visita guiada porMaribor, destacando-seo Rio Drava com a suamaravilhosa vista.

6º Dia Visita àsfantásticas Grutas de

Postojna que têm cercade 20 km de compri-mento – parte do per-curso é feito de comboio– e que são habitadas porum pequeno anfíbio sub-terrâneo, o Proteus.

Fomos também a cida-des da costa, como Por-toroz e Piran. De re-gresso, parámos parajantar na vila de Korte.

7º Dia Iniciámos ummini projecto: a reali-zação de postais ilus-trados de Maribor.

Visitámos a capitaleslovena, Ljubljana ,quenos impressionou pornão ter característicasde uma grande capital,muito bonita, limpa eorganizada

8º Dia Apresentaçãodo mini projecto. Tardepassada com as famílias.

9º Dia (18/11/06)O dia da despedida

chega triste como era deesperar. Despedirmo-

nos desta gente que nosacolheu tão bem, comtanto carinho, foi tarefaárdua. A comunicaçãomuitas vezes foi difícilmas não impediu quecriássemos uma empa-tia, uma amizade entretodos, uma ligação sim-plesmente incrível. Foiuma viagem fantásticaem todos os aspectos,permitiu-nos conhecer

os lugares e as pessoas,pôs à prova o nossoinglês e deixou-nosmostrar um pouquinhodo que é Portugal a umpedacinho da Europa.

As Novas Oportunidades

Page 5: 2006-07 Fio Condutor Nº 1

25 JANEIRO 2007 Vwww.escmelo.web.pt

Fio Condutor

O Dia da Escola

ESCM – 123 ANOS AO SERVIÇO DA EDUCAÇÃO

Alunos do 12º ano 2005/2006com média igual ou superior a 15 valores

Ana Catarina A. LucasAna Catarina N. Manteigueiro

Ana Catarina S. PinheiroAna Catarina S. Silvestre

Ana Cláudia N. T. A. CarriçoAna Francisca S.LimaAna Isabel I. Martins

Ana Isabel M. BernardoAna Leonor C. V. Lopes

Ana Margarida M. SeixasAna Patrícia M. Antunes

Ana Rita P. G. PrataAna Teresa P. L. C. PeixeiroAndreia Alexandra M. Carriço

Andreia Isabel M. ExpostoBarbara Joana M. Barata

Bernardo Filipe R. BordadáguaCarlota Fino N. P. Bicho

Carolina Damasceno R. M. LopesCatarina Sofia S. CanárioCláudia Raquel G. Dias

Diana Rita B. LucasDiogo Emanuel N. Alves

Diogo Miguel M. S. AlmeidaEdgar S. Figueira

Joana Fidalgo V. R. SilvaJoana M. de Carvalho

Joana Pinto FernandesJoão Tiago M. Matias

Jorge Pedro N. LucianoLaura Maria A. S. Moreira

Laura Sofia P. B. GonçalvesLia Pereira S. G. Antunes

Luís Pedro C. PinheiroMafalda da Costa Morais

Mafalda M. A. C. B. SousaMargarida S. A. Martins

Maria Inês A. FortesMaria Inês T. Neves

Mariano Anastácio F. RosaMariana Ferreira C. Sena

Mariana Moreira D. AntunesMiguel André S. G. DelgadoMiguel Ângelo C. AntunesMónica Cristina Zhu YangNádia Sofia da S. Barata

Natacha Rafaela S. das DoresNathalie Santos Catalão

Oriana Pombo ViegasRaquel Coelho MaranhasRaquel Rodrigues Sobral

Ricardo Filipe P. S. O. GraçaRita Carvalho A. C. Frade

Rita Maria M. D. IvoSamuel Filipe D. Chiquita

Sara Alexandra P. C. MeirelesSusana Isabel S. PatuleiaTânia Marília C. DuarteTatiana Sofia G. Matos

Telmo Filipe L. Caetano

Alunos do 9º ano 2005/2006 com nível 5

Ana Carolina M. TeodósioAna Vitória C. Dias

Guilherme C. MonteiroLaurie Anne P. B. OliveiraMaria Carolina B. Cariano

O primeiro eventointegrado no programadas comemorações foidedicado aos alunos.

Em organização con-junta da Associação deEstudantes e da ProfªMaria do Amparo deJesus, realizou-se umPeddy-Paper que, deforma lúdica, testou oconhecimento das equi-pas participantes sobreo espaço da escola e asfiguras históricas quecom ela se relacionam.

«Campos Melo no Pelotãoda Frente»

Foi deste modo que aCoordenadora da CE deCastelo Branco carac-terizou a nossa escolana sessão que solene-mente assinalou os 123anos da Campos Melo,realizada à tarde noauditório da ESCM.

A Drª Laurinda San-ches, citando o lema donosso Projecto Edu-cativo, afirmou que aCampos Melo tem umpassado de que orgu-lhar-se, mas também opresente deve ser mo-tivo de orgulho, poismanifestamente sobreele reflecte e toma,hoje, iniciativas de in-clusão, como a aber-tura dos Cursos de Edu-cação e Formação, deCursos Profissionais edo CRVCC – Centro No-vas Oportunidades, que

evidenciam uma visãode futuro.

O vice-presidente doMunicípio da Covilhã,Dr. João Esgalhado, fe-licitou a Escola acres-centando que a Câmaracoopera, dentro das suaspossibilidades, com estae outras instituições dacidade, e que, em parti-cular com a nossa, temefectuado parcerias bas-tante frutuosas em di-versas campos de ac-tuação.

A Presidente do Con-selho Executivo, IsabelFael, agradeceu em no-me da escola a presençae as palavras elogiosasdos oradores, não semdeixar de fazer sentir ascarências que, de algummodo, ambos poderiamajudar a superar.

Já no painel Olharese Desafios, os convi-dados, todos ex-alunosda ESCM, sublinharamnas suas intervençõestanto a qualidade dossaberes adquiridos nestaescola como a impor-tância das atitudes evalores aqui aprendidos,os quais lhes têm per-mitido enfrentar e supe-rar os desafios encontra-dos ao longo da vida.

O Prof. Dr. João Lei-tão, que é Professor Auxi-liar no Departamento deEconomia e Gestão daUBI e tem feito um per-curso invejável, apre-sentou um esquema declusterização para a Bei-ra Interior. Na lição deJoão Leitão todos apren-demos que cluster é“uma forma de organi-zação espacial que con-siste em concentraçõesgeográficas de empresase instituições numa áreaespecífica. As redes declusters visam promoversimultaneamente a coo-peração e a competição,de que resulta a “coo-petição”. Ao longo da suaexposição o orador reite-radamente atribuiu àESCM a responsabili-dade pela sua formaçãoinicial, pautada por cri-térios de rigor e exi-gência.

A exercer advocacia naCovilhã, a Drª JoanaRocha sublinhou que osmelhores anos da sua

vida tinham sido os pas-sados nos bancos destaescola, onde aprendeu aaprender. Exortou, ain-da, os alunos presentesa agarrarem bem asoportunidades que lhessão dadas, afirmando «omelhor que vos pode acon-tecer, neste momento, éestar na escola.»

Fernando Diniz, arqui-tecto, docente da UBI eautor do projecto doPavilhão Gimnodespor-tivo da Campos Melo,valorizou “o rigor, adisciplina, a equidadesocial, a simplicidade dotrato” que aqui encon-trou quando entrou nosecundário.

Engenheiro civil deprofissão, Rui SantosLuís afirmou sentida-mente que a sua vidaprofissional tinha come-

Inaugura-se este ano uma nova tradição na Campos Melo, a comemoração anual do Dia da Escola quepretende precisamente assinalar a data do nascimento oficial desta nossa centenária instituição.

Foi a 03 de Janeiro de 1884 criada na Covilhã uma Escola Industrial, com o fim de “ministrar o ensinoapropriado às indústrias predominantes n’aquella localidade, devendo este ensino ter uma forma eminentementeprática”.

(cit. in Decreto, subscrito pelos Ministros das Obras Públicas e da Instrução Pública, respectivamente AntónioAugusto de Aguiar e Hintze Ribeiro).

Dois dias mais tarde, a 5 de Janeiro de 1884, em sessão extraordinária, a Câmara Municipal da Covilhã,“congratulando-se por ver atendida uma das mais imperiosas necessidades d’este município, qual a da instruçãoprofissional”, deliberou pôr à disposição um edifício destinado a este fim.

(cit. in Acta da Sessão Extraordinária da Câmara Municipal da Covilhã.)

çado na Campos Melohá 25 anos , quandoencontrou nos mestresengenheiros a sua vo-cação.

Após uma breve pausapara um chá, fez-se aentrega de diplomas aosmelhores alunos do 9º e12º anos de 2005/06.

A comemoração deste123º Aniversário termi-nou com um jantar dehomenagem aos profes-sores e funcionáriosrecentemente aposen-tados, que decorreu nacantina da Escola e foiabrilhantado pela actua-ção do Grupo de Adu-feiras do Paúl, do qualfazem parte algumasalunas do CRVCC danossa Escola.

Alunos distinguidospela Escola

Estes são os alunos premiados pelo seu excelenteaproveitamento escolar no Dia da Escola, 5 deJaneiro, em que se comemoraram os 123 anos daCampos Melo ao serviço da educação.

Page 6: 2006-07 Fio Condutor Nº 1

VI 25 JANEIRO 2007 www.escmelo.web.pt

Fio Condutor

OS CLUBES

Para além dos clubes aqui em evidência, funcionam na Campos Melo maisseis: Artes Conservação e Restauro, Ciências, Cinema, Floresta, Saúde e Rádio,dos quais daremos notícias em próximos números do Fio.

No ano lectivo 2005/06 foi elaborado umprojecto na área dabiotecnologia ambientalpor um grupo de alunosdo 12º B para candi-datura ao programaCiência VI, tal como foinoticiado em númeroanterior do Fio Con-dutor. Estes alunosforam pioneiros no es-tudo deste tema nanossa escola e duranteesse ano lectivo reali-zaram trabalhos impor-tantes, que constituí-ram as bases de tra-balho para os colegasque lhes sucederam. Éde realçar o desenvol-vimento de culturas debactérias em condiçõesespecíficas, durante

Está em preparação oXI Sarau Cultural daCampos Melo que terálugar no Teatro Cine no

Depois de no ano tran-sacto, a Escola Secun-dária com 3º CEB Cam-pos Melo da Covilhã tertido um conjunto deresultados de realce, anível do desporto esco-lar, o começo destenovo ciclo não correucomo se esperava. Asindefinições do Ministé-rio da Educação e asobrecarga de aulas dosalunos e professores

O clube iniciou a suaactividade com um gru-po de nove alunos, co-meçando por fazer umaabordagem à história da

No passado dia 13 deDezembro, realizou-sena sala 25 pelas 15h 10mum Net-Paper organizadopelo Clube de Informática.

A actividade foi direc-cionada para os 7º,8º e 9ºanos. A sala encontrava-se cheia (cerca de 25

Após um período deformação e conhecimen-to do grupo, o Clubeencontra-se na fase deelaboração de textos,preparação de adereçose encenação.

Este ano vamos come-morar o Dia Internacio-nal do Teatro com umatemática muito badala-da: Os Grandes Portu-gueses. No dia 27 deMarço estejam atentospois podem tropeçar com

Outros Clubes… Outras Experiências

Biotecnologia AmbientalPROF. LUÍS LOPES – COORDENADOR

esse ano lectivo.Apesar desses alunos

terem ingressado naUniversidade, nas maisdiversas áreas (Medi-cina, Biologia, CiênciasBiomédicas, etc) o pro-jecto não ficou compro-

metido, uma vez que nopresente ano lectivo(2006/07) será assegu-rado por um grupo dealunas do 11ºC, que re-velaram já muito inte-resse e empenho na suacontinuidade. Estas alu-nas, que já estão a tra-balhar no projecto desdeo 1º período, propõem-seconstruir e estudar sis-temas biológicos de tra-tamento de efluentes econcluir o projecto quefoi iniciado no ano pas-sado.

Iremos dando novi-dades, no Fio Condutorou no nosso sítio napágina da escola (www.esec-campos-melo.rcts.pt), àmedida que o projectofor desenvolvido.

Criar LaçosPROF.AS LEONOR LOBO E MARIA JOSÉ SOARES – COORDENADORAS

dia 20 de Abril e que, esteano, se subordina ao temaDon´t worry, be happy.

Aparece às quartas à

tarde na sala 3, a partirdas 14:15h. Vem divertir--te e divertir os teusamigos. Participa!

Desporto EscolarPROF. JOÃO FERREIRA – COORDENADOR

levaram a que o pro-cesso de recrutamentode elementos para osgrupos/equipas, e con-sequentemente o fun-cionamento dos mes-mos, não tenha arran-cado conforme as expec-tativas. No entanto ecom o esforço do Grupode Educação Física asactividades desportivasirão continuar para gáu-dio de uns e desesperode outros.

No presente momentoo Clube do DesportoEscolar tem a funcionarquatro grupos/equipas: aNatação em todos osescalões e tendo comoresponsável o professorJoão Ferreira, o FutsalFeminino, escalão ju-venis, de que é res-ponsável a professoraNilza Duarte, o Ténis

em todos os escalões acargo do professor LuísPaiva e o BasquetebolMasculino, escalão juve-nis, sob a alçada do pro-fessor Carlos Oliveira.

Quanto à actividadeinterna, esta será for-çosamente mais redu-zida que em anos an-teriores e isto pelasrazões anteriormenteexpostas, no entanto efruto de alguma carolicee voluntariado, o Clubedo Desporto Escolar emconjunto com o grupo deEducação Física irãoorganizar o Corta Matoe Mega-Sprinter e al-guns torneios, como oCompal Air 3x3 e o tor-neio de Voleibol.

Esperamos por ti! In-forma-te junto do teuprofessor de EducaçãoFísica.

FotografiaPROF. JOÃO BOLÉO – COORDENADOR

fotografia, ao equipa-mento mais utilizado,material e instalação dolaboratório de fotografia.Neste momento os alu-

nos registam pormeno-res do interior e exteriorda escola, seguindo-se oprocesso de revelaçãofilme/papel.

Para ass inalar oDia Mundial da Poe-sia, 21 de Março, es-tamos a preparar um

Recital de PoesiaPROFªS MARIA DO CARMO ABRANTES E OTÍLIA MESQUITA – COORDENADORAS

Recital para o qual seconvidam os amantesda le i tura e os quegostam ou têm je i to

para declamar. Preve-mos para o f inal dasessão um chá de le-tras. Vem participar!

Holografia – Feito NotávelPROFª ROSA SIMÕES – COORDENADORA

Lembram-se do Sa-muel Chiquita? Já en-trou na universidade emCiências Biomédicas.

Frequentou Química eBiologia do 12º ano masnão pôde frequentar asaulas de Física apesar degostar muito da disci-plina. Apostou que con-seguia fazer a Física porexame mesmo sem ir àsaulas. E conseguiu! Foiou não um feito notável?

O Clube de Holografiaorgulha-se deste holó-grafo que, com determi-nação e vontade de apren-

der, mostrou que “quemquer, consegue”! Estefeito notável mostra queos Clubes em geral, e o

Clube de Holografia emparticular, proporcio-nam a quem os frequen-ta uma aprendizageminformal que permiteeste tipo de brilharetes!No caso do Chiquita, assuas capacidades, ocontacto com os váriosprofessores do clube equatro horas de viagemde comboio a resolveros exames de Física daprimeira chamada, fize-ram aparecer a únicanota positiva na pautado exame de Física dasegunda chamada!

Informática - Net-paperCARLA LOBO – 9º A – CLUBE DO JORNAL

alunos), mas foram en-trando mais enquanto osque terminavam saíam.

Houve duas provas,das quais a segunda eraa mais difícil. Ambasconsistiam em respon-der a 10 questões acerta-damente e no menor

tempo possível. A dura-ção máxima para a rea-lização das provas erade uma hora e meia.

Os vencedores foram:João Pinto do 9º D eJoão André do 9º E, queganharam materiaisescolares.

No ano transacto osalunos João Rodrigues ePedro Lázaro tiveram aoportunidade de partici-par num grande eventode robótica, o RoboCup2006 em Bremen, Ale-manha. Foi uma aventu-ra inesquecível, vividana companhia de outrosjovens portugueses daA.P.C.S., do pólo daGuarda.

Esta deslocação, apoia-da pela FEDER, POCI eCIÊNCIA VIVA, permi-tiu aos nossos alunosconhecer projectos reali-zados por jovens de ou-tras nacionalidades, numambiente extraordiná-rio, marcado pelo espí-rito da participação epela criatividade reflec-tida na implementaçãode ideias tecnológicas.

RobóticaPROF. JOSÉ BARBOSA – COORDENADOR DO CLUBE DE ROBÓTICA

Neste ano lectivo de2006/2007 temos porobjectivos a construçãode robôs móveis autó-nomos destinados à par-ticipação no FestivalNacional de Robótica eno Concurso Robô Bom-beiro de 2007. Através

de um projecto tam-bém apoiado pela FE-DER, POCI e CIÊNCIAVIVA, iremos desenvol-ver actividades de ex-ploração de novos com-ponentes e estudar no-vas soluções tecnoló-gicas.

TeatroPROFª PAULA ROCHA – COORDENADORA

algum ilustre desconhe-cido. À tarde vamos apre-sentar algumas activi-dades de Teatro a alunosda Escola Pêro da Covilhã.

Estamos também en-volvidos num projectochamado “Latitude 60 -Ano Polar Internacio-nal”. É um projecto anível Nacional, com aparticipação de muitasEscolas. O Clube decidiuparticipar e escreveuuma peça que fala essen-

cialmente sobre o Aque-cimento Global e a suainfluência nas RegiõesPolares.

Finalmente, estamosa preparar umas sur-presas para o SarauCultural, que organiza-mos em conjunto como Clube Criar Laços.

Já sabes, se queresser uma estrela du-rante uma noite ousimplesmente gostasde Teatro, aparece!

Page 7: 2006-07 Fio Condutor Nº 1

25 JANEIRO 2007 VIIwww.escmelo.web.pt

Fio Condutor

A Importância Vital da ÁguaTURMA DO 12º J

VIAGENS NA NOSSA TERRA

A turma 12º J rea-lizou uma Visita deEstudo às Estações deTratamento de Água(ETAs) da Capinha, Mei-moa e Belmonte, noâmbito do programadas disciplinas técni-cas do curso “Técnicode Gestão Ambien-tal”.

Um dos objectivosera complementar ateoria das aulas com acomponente prática.

Na Empresa Águasdo Zêzere e Côa, obser-vámos todas as etapase processos de trata-mento da água, (cap-tação remineralização,pré-oxidação, coagu-lação/floculação, de-cantação, filtração, de-sinfecção),até ao reser-vatório de adução à

população. Produzem-se na ETA

da Capinha cerca de 150m3 água tratada/hora,de forma a abasteceruma população de 12 000habitantes.

Em Belmonte, a cap-tação da água é sub-terrânea. A própria na-

Os futuros técnicosde Serviço Jurídico visi-taram a Conservatóriado Registo Civil da Co-vilhã, no âmbito dasdisciplinas de Direito eDirei to Processual ,acompanhados pelosprofessores Gabrie lAdriano e Rui Mar-ques,.

Nas arcadas do Palá-cio da Justiça obser-vámos in loco os símbo-los da justiça: a balan-ça, a espada e o livro.

Visita à Conservatória do Registo CivilANA FAZENDEIRO - 10º G

No âmbito do estudoda obra “ Memorial doConvento”, conteúdoprogramático de Portu-guês do 12º ano, reali-zaram-se duas visitas deestudo ao Palácio Na-cional de Mafra.

O 1º grupo, compostopor 34 alunos do 12º C,D e E, acompanhadospelos professores OtíliaMesquita, Maria do Car-mo Abrantes e José Bar-bosa, visitou o Palácio deQueluz e o Palácio deMafra no dia 11 de De-zembro.

Na visita ao Palácio deQueluz, assistiu-se ini-cialmente a uma drama-tização em que solici-taram a colaboração dosalunos Ana Meireles eRicardo Fernandes, osquais foram muito aplau-didos pela sua brilhanterepresentação de perso-nagens do Séc. XVIII.Seguiram-se dois mo-mentos humorísticos,com a representação doBobo da Corte e uma“despedida à época” orien-tada pelo Mestre de Ce-rimónias. Já nos Jardinsdo Palácio, os alunosforam surpreendidospelo convite para parti-ciparem no Jogo do Pélé-lé, também um diverti-mento da época em causa.

O 2º grupo, compostopor 33 alunos do 12º B,F e G e pelas professorasSusel Fonseca e MariaJosé Ivo, fez o percursopessoano, na baixa lis-boeta e visitou o Paláciode Mafra no dia 15 deDezembro.

À chegada a Lisboa , ogrupo aventurou-se, mu-nido dum mapa-guia,pelas ruas da Baixa, àprocura dos locais fre-quentados por FernandoPessoa, começando pelo“Nicola”. Alguns alunosadiantaram-se e espe-raram os colegas, senta-dos à mesa com o Poeta,

Memorial do ConventoUma Leitura Ilustrada

PROFS OTÍLIA MESQUITA, Mª DO CARMO ABRANTES, SUSEL FONSECA EMª JOSÉ IVO

na esplanada de “A Bra-sileira”. A “aldeia” dePessoa, como o própriodisse «A aldeia em quenasci foi o Largo de S.Carlos», era mesmo aolado, pelo que vimos aigreja dos Mártires, on-de foi baptizado, e a casaonde nasceu. Descemosao Terreiro de Paço,onde espreitámos o “Mar-tinho da Arcada”, agoraum luxuoso restauran-te, e entrámos no au-tocarro que nos aguar-dava junto à maior árvo-re de Natal da Europa.

Após o almoço, na can-tina da Escola José Sara-mago, já em Mafra, deu-se início à visita guiada

ao Palácio-Convento,durante a qual foi dadauma explicação sobre aobra “Memorial do Con-vento”. Divididos emgrupos, uns alunosvisitaram a Bibliotecaque, em número delivros, é uma das maio-res da Europa, e outrossubiram ao zimbório,donde se avista, em diassoalheiros, o Palácio daPena, em Sintra. Amagnitude quer do edi-fício quer dos Carri-lhões ficou na memóriade todos.

No regresso, efec-tuou-se uma pequenaparagem no Centro Co-mercial de Torres No-vas, para recuperarforças para o resto daviagem até à Covilhã.Durante o trajecto osalunos evidenciaramtoda a sua vivacidade ealegria, certos de queesta viagem lhes pro-porcionou um acrésci-mo cultural muito im-portante para a suaformação, e constituiuuma motivação para aleitura da obra do Nobelportuguês.

Visita das Artes ao PortoINÊS MACEDO - 12º G

As turmas de Artes,no cumprimento dosprojectos curricularesde turma, realizaramuma visita de estudo aoPorto, onde visitaramas instalações da produ-ção gráfica da Porto

Editora.Visitaram, ainda, no

Museu de Arte Contem-porânea da Fundação deSerralves, uma exposi-ção de obras de arte (pintu-ra e escultura) de váriosartistas contemporâneos.

Já na repartição, ac-tualmente informati-zada, verificámos comose executam todos osactos de registo desde onascimento ao óbito.

Na zona de arquivoobservámos a evoluçãodos documentos nos últi-mos 100 anos e algunscolegas puderam visio-nar o seu próprio registode nascimento.

As nossas questõesforam prontamente es-clarecidas pela D. Isabel,

a quem agradecemos arecepção.

É indiscutível queeste contacto directocom as instituições, ondepodemos vir a trabalharno futuro, é uma maisvalia para a aquisiçãodos conhecimentos e umforte estímulo à nossamotivação.

Dado o seu sucesso,importa promover maisvisitas a outras insti-tuições com práticasjurídicas.

tureza se encarrega daetapa de filtração e ape-nas a desinfecção é feitaà base de produtos quí-micos.

A opinião é unânime:a visita foi muito provei-tosa, aguardamos ansio-samente por outras igual-mente gratificantes!

RAQUEL RAIMUNDO – 10º C

As turmas do 10º A, Be C realizaram uma vi-sita à Lourinhã, com oobjectivo de adquirirmais conhecimentos nadisciplina de Biologia/

Geologia.O Museu da Lourinhã

é famoso pelos seusachados fósseis, poisaqui está a maior co-lecção de fósseis de di-

Os alunos são de opi-nião de que a visitacontribuiu bastante parao seu enriquecimentocultural, e o convívioentre professores e alu-nos foi, como sempre,muito agradável.

Geologia ao Vivo

nossauros de Portugal,do Jurássico Superior,com 150 milhões deanos.

Destaca-se o ninho deLourinhanossauros, umcarnívoro, entre outrosfósseis de espécies úni-cas no Mundo.

Na praia do Caniçal/Paimogo apreciámosuma arriba estratificada,formada por rochas sedi-mentares, essencial-mente argilas e arenitos.

Na Consolação obser-vámos fósseis de in-vertebrados bivalves ecolónias de corais.

Esta viagem foi bas-tante compensatória, namedida em que adqui-rimos novos conheci-mentos de Geologia.

Page 8: 2006-07 Fio Condutor Nº 1

VIII 25 JANEIRO 2007 www.escmelo.web.pt

Fio Condutor

A ESCOLA E O MEIO

A ESCM no Dia da Cidade

A ESCM associou-se,este ano, às comemo-rações do 136º aniver-sário da Elevação daCovilhã a Cidade.

Organizada pelo gru-po de Filosofia da Cam-pos Melo, esteve pa-tente ao público noEspaço Arte e Culturaentre os dias 20 deOutubro e 21 de No-vembro, a Exposição de

PROFª ANA MONTEIRO

Pintura “RubiK´s Cube”de Miguel Almeida, umjovem pintor de 32 anos,e ex-aluno da nossa Es-cola.

No dia 23 de Outubroos alunos de duas tur-mas de Artes, uma do 10ºe outra do 12º, assis-tiram a um Workshopde pintura dinamizadotambém por Miguel Al-meida.

O pintor executou duasobras, que ofereceu ànossa Escola, foi ex-plicando a sua técnica,falou da sua experiência

como pintor e da suamotivação para a pin-tura.

Nota: Os alunos do 10ºano têm no programa deFilosofia uma unidadededicada à estética e vãoser ainda convidados aassistir a uma confe-rência sobre arte e filo-sofia durante o segundoperíodo.

O interesse pela pin-tura surgiu desde cedoem Miguel Almeida,que recorda: “Lembro-me de estar interes-sado por esta arte desdeos seis anos de idade. ”

Nascido em Pontar-lier (França) vive naCovilhã desde 1999.Frequentou no ensinosecundário a opçãoartes plásticas e histó-ria da arte, e chegou afrequentar a EscolaSuperior de Belas Ar-tes de Besançon, masabandonou por acre-ditar que estaria “aperder uma certa inge-

Miguel Almeida

nuidade em relação àarte, ingenuidade essa

que considero ser van-tajosa”.

Miguel Almeida usacores vivas nas suasobras e considera queao seu traço corres-ponde mais a figurafeminina.

A sua expressão si-tua-se no intuitivo-figurativo-expressio-nista, apesar da suaobra ser maioritaria-mente a tela em óleo,experimentou váriossuportes como a ma-deira, o espelho e ocartão. Fez também ex-periências diversas comvários materiais, comoescultura em madeira,barro e cerâmica.

A turma do 10°G, futu-ros técnicos de serviçosjurídicos, ao reflectirsobre os direitos consa-grados da Declaração

Árvore de Natal InvulgarTIAGO PEREIRA - 10º G

Universal dos Direitosdo Homem no âmbitoda sua disciplina deDireito, executou eofereceu à comunidadeeducativa uma árvorede natal composta apro-ximadamente por 100palavras que expres-sam não só os direitoshumanos mas tambémos valores morais esociais vividos na épocanatalícia.

Todos somos poucosna defesa dos DireitosHumanos.

Contamos com a tuaajuda.

Direitos Humanos – 8º CNo Dia Mundial dos

Direitos Humanos, 10de Dezembro, nas aulasde EMRC a turma do 8ºB, sob orientação daProfª Elsa Domingues,debruçou-se sobre otema e produziu unstrabalhos bem interes-santes de divulgação dosDireitos Humanos.

Participação do Grupo das Artes da ESCM na ArteCovilhã

No presente ano lec-tivo, os Departamentosde Línguas Germânicase Românicas decidiramcomemorar o Dia dasLínguas a 26 de Se-tembro, ou seja, no“Dia Europeu das Lín-guas” associando-se,assim, a esta efemérideinternacional.

Apesar de coincidir

Dia Europeu das Línguas - 26 de SetembroPROFª MARIA JOSÉ IVO – COORDENADORA DO DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS

com o atarefado início doano lectivo, os docentesempenharam-se nas acti-vidades: divulgação deprovérbios em váriaslínguas; projecção defilmes; um almoço eum lanche com cardápiointernacional.

“A Residência Espa-nhola”, um filme 100%europeu, foi o escolhidopara as turmas do se-cundário, pois retratabem a importância doconhecimento das váriaslínguas.

Com a magia do choco-

late em “Charlie e aFábrica de Chocolate”pretendeu-se transmi-tir, com doçura, aos mais

Se te interessas por este tema podes visitar aspáginas

www.unhchr.ch/udhr/lang/por.htmwww.amnistia-internacional.pt/.

novos do 3º Ciclo, algunsvalores esquecidos pelasociedade actual.

No final do dia, comojá é tradicional, houveum lanche em que nãofaltaram as especiali-dades /iguarias de cadapaís: os scones quen-tinhos, a tortilha, oscrepes e a chouriça…

Foi, também, uma for-ma de acolher e integraros alunos e os profes-sores novos na escola, edar as boas-vindas atodos para mais um anolectivo.

Nos dias 25 e 26 de Novembro desenvolveu-se acampanha “Banco Alimentar Contra a Fome” noHipermercado “Feira Nova”, actividade essa em quepor iniciativa do Director de Turma, Prof StevenCasteleiro, participaram quatro alunas do 9º A: AnaBaptista, Anabela Lopes, Mariana Santos e SaraCaixinha.

Equipa Solidária

O “nosso” Presépio Ardeu

Na primeira Feira de Artes promovida pela Anil, o Stand da Escola Campos Melo foi muito concorrido.O público apreciou a produção de arte ao vivo executada pelos nossos alunos.Se pensas que tens talento e vocação e queres seguir a área de Artes não te esqueças:É na Campos Melo.