20042010 grupo 03 tr16 vania de toledo piza educomunicacao grupo 03_tr16_vania_02abr[1]

5
Vania de Toledo Piza

Upload: guestd384f64

Post on 31-Jul-2015

481 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 20042010 grupo 03 tr16 vania de toledo piza educomunicacao grupo 03_tr16_vania_02abr[1]

Vania de Toledo Piza

Page 2: 20042010 grupo 03 tr16 vania de toledo piza educomunicacao grupo 03_tr16_vania_02abr[1]

A autora aborda a Educomunicação como um novo campo de atuação na inter-relação comunicação e educação e a importância da atuação educomunicativa dentro do ambiente escolar apresentando as vantagens de se utilizar a Educomunicação como um instrumento pedagógico que, aliado à Pedagogia de Projetos, pode mudar a atual realidade escolar.

Apresenta um histórico relacionado à utilização dos meios de comunicação como propagadores da educação, ainda que de forma cerceada.

Cita Paulo Freire e Jesús Martín-Barbero(2000) para elucidar como ocorre o processo de recepção das mensagens abrindo assim o caminho para as mudanças na pedagogia, agora se preocupando com os meios de comunicação. Sobre o último autor, destaca que “ o eixo central da discussão deixa de ser a necessidade de proteger, de modo paternalista o indivíduo dos efeitos nocivos da mídia e passa a ser a necessidade de formular estratégias para que o indivíduo seja capaz de interagir com os meios de maneira consciente”.

De acordo com a proposta do professor Ismar de Oliveira Soares, apresenta as quatro possíveis áreas de intervenção da Educomunicação:1ª) a área da educação para a comunicação (media literacy)2ª) a área da mediação tecnológica da educação (information literacy)3ª) a área da gestão comunicativa4ª) a área da reflexão epistemológica

Ressalta que devemos entender a educomunicação permeada por essas quatro áreas, mas com um fundamento comum: a ação comunicativa no espaço educativo.

Page 3: 20042010 grupo 03 tr16 vania de toledo piza educomunicacao grupo 03_tr16_vania_02abr[1]

Ao apresentar a Educomunicação de forma preponderante na inter-relação da comunicação e educação como um novo campo de ação social, explica que a Educomunicação pode ser implantada em qualquer ambiente público, não se restringindo apenas ao ambiente escolar, sendo este, porém, um ambiente bastante fértil para a sua implantação.

Destaca, segundo o professor Ismar de Oliveira Soares(1997) que a Educomunicação: tem em si uma relação dialógica, tendo como característica integradora a interdiscursividade as ações educomunicativas têm por objetivo uma educação crítica voltada para a coletividade e cotidianidade trabalha com temas transversais valoriza a contribuição individual e reconhece o conhecimento como um todo busca em suas práticas criar, desenvolver e fortalecer ecossistemas comunicacionais busca proporcionar aos educandos subsídios para que possam desenvolver análises críticas diante das informações que lhes são transmitidas proporciona ambientes democráticos, abolindo formas autoritárias de comunicação

Conclui que, principalmente com relação ao último perfil, há afinidade inicial importante entre a Pedagogia de Projetos e a Educomunicação.

Page 4: 20042010 grupo 03 tr16 vania de toledo piza educomunicacao grupo 03_tr16_vania_02abr[1]

Ainda sobre Educomunicação apresenta outras definições como a encontrada no site NCE-ECA/USP. Relata que as ações educomunicativas também buscam fortalecer os ecossistemas comunicativos em espaços sociais, melhorando, assim, o coeficiente expressivo e comunicativo das ações educativas.

 

Entende que a Educomunicação pode ser um modelo bastante útil de democratização do ambiente escolar sendo que, atualmente, tornou-se inviável a dissociação entre a educação, a comunicação e as novas tecnologias.

 

Destaca, dessa forma, os teóricos da corrente construtivista que reconhecem a importância da informação e defendem que haja uma relação entre comunicação e educação. O professor torna-se o mediador nas diversas formas de aprendizado.

 

Percebe o educomunicador como um profissionalPercebe o educomunicador como um profissional que tem grande facilidade de encontrar e diagnosticar os conflitos existentes em um ecossistema, necessitando profundo conhecimento das tecnologias da comunicação, das relações culturais e da recepção dos meios de comunicação, mas não necessariamente precisa ser um especialista numa área do saber.

Já o professor que trabalha na Pedagogia de Projetoso professor que trabalha na Pedagogia de Projetos, segundo a autora, precisa ter um profundo conhecimento do seu saber específico, pois assim será capaz de abordar o máximo de conteúdos possíveis durante a pesquisa. Não se descarta o planejamento dos conteúdos formais das disciplinas, o que muda é a forma como esses serão trabalhados. Especifica ainda a importância da avaliação como controle do processo.

Page 5: 20042010 grupo 03 tr16 vania de toledo piza educomunicacao grupo 03_tr16_vania_02abr[1]

Conclui que a Educomunicação nasce no ambiente externo à escola e tem o ambiente escolar mais um, entre vários outros locais onde é possível disseminá-la. Busca centrar suas atenções no ecossistema comunicativo, onde é possível disseminá-la e não está necessariamente ligada ao conteúdo formal, mas sim, trata-se de uma educação continuada. Portanto, possibilita ao aluno uma visão mais realista dos fazeres que lhes serão propostos pela vida.

Finaliza mencionando que enquanto a Pedagogia de Projetos representa uma enquanto a Pedagogia de Projetos representa uma metodologia de trabalho, a Educomunicação constitui uma teoria sobre a metodologia de trabalho, a Educomunicação constitui uma teoria sobre a interface entre a comunicação e a educaçãointerface entre a comunicação e a educação, podendo, dessa forma, ser insuficiente pensar na complementaridade e diferenciação entre ambas.

 

Por fim, destaca que uma possibilidade de convergência proveitosa esteja exatamente na sua diferenciação: possibilitar aos alunos da Pedagogia de Projetos conhecimento sobre o uso dos meios de comunicação de forma que lhes permita reflexão acerca da recepção de cada meio em busca da disseminação dos resultados de suas pesquisas possibilitando a eles desenvolvimento mais crítico e abrangente.