2004 | projeto urbano - casas geminadas

10
Projeto para a construção de uma moradias geminadas, cada uma constituída por rés do chão e 1.º andar, com 149.80 m2 de implantação e 254.75 m2 de área total de construção, em que 95.70 m2 estão destinados à zona diurna da casa no nível do rés do chão, 42.25 m2 destinados a garagem e 11.85 m2 a anexo no logradouro norte, e 104.95 m2 destinados à zona noturna da casa no nível do 1.º andar, no Lote n.º 1 com 402.00 m2 que o requerente pretende levar a efeito no Loteamento da Rua Adolfo Coutinho / Rua Adelino Amaro da Costa em S. João da Madeira - Alvará n.º 2/2002 de 27/08, alterado por Aditamento emitido em 27/01/2003, em cumprimento do despacho do Vice Presidente de 13/01/2003. Para além das questões programáticas, funcionais e de conceito arquitectónico subjacentes, a solução que se apresenta à apreciação da Câmara Municipal de S. João da Madeira, resulta de um modo muito significativo, das características de implantação e volumétricas do loteamento que por vós foi aprovado. Assim sendo, o projeto é resultado de um estudo exaustivo de composição de fachada onde se procurou o maior equilíbrio entre a forma e a função. A riqueza plástica e cromática dos materiais adoptados, bem como o jogo de “cheios e vazios” das facha- das, são enaltecidos pelos recuos e avanços da casa contígua, formando paramentos cegos e despidos entre os quais estas fachadas se enquadram e destacam como uma pintura num caixilho sóbrio. A casa tem três frentes, que estabelecem uma expressiva relação interior/exterior, com particular destaque nas fachadas Norte e Sul, que usufruem da vista para a paisagem, onde foram consideradas amplas aberturas em ligação direta com espaços pavimentados adjacentes e jardim com anexo de apoio. Para estes espaços abrem as dependências mais significativas da habitação, usufruindo de uma relação privilegiada com o exterior PROJETO URBANO - CASAS GEMINADAS 2004 DEVESA VELHA - SÃO JOÃO DA MADEIRA

Upload: ricardo-suarez-arquitectura-e-design-lda

Post on 27-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Devesa Velha - São João da Madeira

TRANSCRIPT

Page 1: 2004 | Projeto Urbano - Casas Geminadas

Projeto para a construção de uma moradias geminadas, cada uma constituída por rés do chão e 1.º andar, com 149.80 m2 de implantação e 254.75 m2 de área total de construção, em que 95.70 m2 estão destinados à zona diurna da casa no nível do rés do chão, 42.25 m2 destinados a garagem e 11.85 m2 a anexo no logradouro norte, e 104.95 m2 destinados à zona noturna da casa no nível do 1.º andar, no Lote n.º 1 com 402.00 m2 que o requerente pretende levar a efeito no Loteamento da Rua Adolfo Coutinho / Rua Adelino Amaro da Costa em S. João da Madeira - Alvará n.º 2/2002 de 27/08, alterado por Aditamento emitido em 27/01/2003, em cumprimento do despacho do Vice Presidente de 13/01/2003.

Para além das questões programáticas, funcionais e de conceito arquitectónico subjacentes, a solução que se apresenta à apreciação da Câmara Municipal de S. João da Madeira, resulta de um modo muito significativo, das características de implantação e volumétricas do loteamento que por vós foi aprovado.

Assim sendo, o projeto é resultado de um estudo exaustivo de composição de fachada onde se procurou o maior equilíbrio entre a forma e a função.

A riqueza plástica e cromática dos materiais adoptados, bem como o jogo de “cheios e vazios” das facha-das, são enaltecidos pelos recuos e avanços da casa contígua, formando paramentos cegos e despidos entre os quais estas fachadas se enquadram e destacam como uma pintura num caixilho sóbrio.

A casa tem três frentes, que estabelecem uma expressiva relação interior/exterior, com particular destaque nas fachadas Norte e Sul, que usufruem da vista para a paisagem, onde foram consideradas amplas aberturas em ligação direta com espaços pavimentados adjacentes e jardim com anexo de apoio. Para estes espaços abrem as dependências mais significativas da habitação, usufruindo de uma relação privilegiada com o exterior

PROJETO URBANO - CASAS GEMINADAS2004DEVESA VELHA - SÃO JOÃO DA MADEIRA

Page 2: 2004 | Projeto Urbano - Casas Geminadas

PROJETO URBANO - CASAS GEMINADAS - DEVESA VELHA

e ao mesmo tempo uma adequada exposição solar, sem no entanto, pôr em causa a privacidade dos espaços habitáveis.

Os acessos (pedonal e mecânico) à habitação concentram-se na zona sul da casa, voltados para a nova rua proposta no loteamento.

Num plano organizativo, a solução pretende desenvolver-se segundo um esquema de grande simplicidade a coerência, procurando respeitar as interdependências funcionais, permitindo, ao mesmo tempo, através de um sistema de acessos e circulações interiores, numa rápida identificação dos diversos espaços que contêm o programa.

O programa distribui-se em 2 pisos, em que o acesso social se faz no rés do chão pela entrada principal na parte sul da casa. O acesso mecânico faz-se também a sul e é ligado à garagem, na parte posterior do lote, através de um percurso pavimentado que ladeia a casa.

As salas desenvolvem-se segundo um esquema de prioridades, estando a das refeições diretamente liga-da à cozinha e a de estar/visitas diretamente ligada à zona de entrada social da casa. A sala de jantar e sala de estar, funcionam como um espaço autónomo, sendo definidos os seus limites por movimentos da própria arquitetura interior.

No 1.º Andar, concentra-se a zona noturna da casa, constituída por quatro quartos: o principal com quarto de vestir e banho privativo e três quartos simples servidos por um quarto de banho comum.

Os dois pisos que constituem a casa estão interligados por uma escada que funciona como eixo organi-zador e distributivo de todo o programa. Dado às suas características, esta escada iluminada zenitalmente por lanternim tem por objetivo diluir um pouco a ideia de casa por níveis, conferindo assim um carácter espacial uno na inter-relação de todos os espaços .

Sob o ponto de vista construtivo, tanto para a casa como para a garagem e anexo, preconiza-se uma estru-tura simples de betão armado, com paredes de tijolo cerâmico de argila aligeirada do tipo “ Termoarcilla Cera-nor” com 29 cm de espessura nas paredes exteriores, protegidas com barreira térmica de poliestireno extrudido nas zonas revestidas a pedra natural com acabamento serrado e madeira no sistema de fachada ventilada excepto em algumas paredes, para onde está previsto serem revestidas com reboco areado fino com pintura a água. A cobertura é em laje igualmente de betão armado, protegida termicamente com material idêntico ao das paredes, sendo caracterizada no exterior por revestimento a zinco do tipo “camarinha” aplicado sobre estrutura em madeira com dupla pendente.

As varandas são protegidas com gradeamento de ferro pintado com tinta forja de cor cinza.Interiormente, propõe-se uma utilização generalizada de madeira de “Faia” em portas, armários e alizares e

soalho de madeira de “Jatobá”, em todos os pavimentos, excepto cozinhas e instalações sanitárias para onde se preveem revestimentos de granito ou mármore. As caixilharias exteriores serão integralmente executadas em alumínio ( com corte térmico) “Extrusal” ou similar com acabamento anodizado tipo inox com vidro duplo laminado pelo exterior.

Todos os pavimentos exteriores são revestidos a lajetas de granito com acabamento bojardado.Refere-se ainda que o estudo em causa foi desenvolvido, tendo em atenção todas as questões de conforto,

bem como de natureza regulamentar, nomeadamente no que se refere a infraestruturas e ambiente.

Page 3: 2004 | Projeto Urbano - Casas Geminadas

Planta de Implantação

Alçado Geral

Cortes - Tipologia 1

PROJETO URBANO - CASAS GEMINADAS - DEVESA VELHA

Page 4: 2004 | Projeto Urbano - Casas Geminadas

Planta Piso 0 - Tipologia 1PROJETO URBANO - CASAS GEMINADAS - DEVESA VELHA

Page 5: 2004 | Projeto Urbano - Casas Geminadas

Alçados - Tipologia 1

PROJETO URBANO - CASAS GEMINADAS - DEVESA VELHA

Page 6: 2004 | Projeto Urbano - Casas Geminadas

Planta Piso 1 - Tipologia 1PROJETO URBANO - CASAS GEMINADAS - DEVESA VELHA

Page 7: 2004 | Projeto Urbano - Casas Geminadas

Planta Piso 0 - Tipologia 2

Alçados - Tipologia 2

PROJETO URBANO - CASAS GEMINADAS - DEVESA VELHA

Page 8: 2004 | Projeto Urbano - Casas Geminadas

Planta Piso 1 - Tipologia 2

Cortes - Tipologia 2

PROJETO URBANO - CASAS GEMINADAS - DEVESA VELHA

Page 9: 2004 | Projeto Urbano - Casas Geminadas

Planta de Cobertura - Tipologia 2

Alçado e Corte - Tipologia 2

PROJETO URBANO - CASAS GEMINADAS - DEVESA VELHA

Page 10: 2004 | Projeto Urbano - Casas Geminadas

PROJETO URBANO - CASAS GEMINADAS - DEVESA VELHA