2003 | projeto urbano - casas em banda

14
PROJETO URBANO - CASAS EM BANDA 2003 SÃO JOÃO DA MADEIRA Projeto para a construção de moradias em banda constituídas por cave, rés do chão e 1.º andar com 84 m2 de implantação e 252 m2 de área de construção, em que 84 m2 estão destinados a arrumos e aparcamento no nível da Cave, 84 m2 estão destinados à zona diurna da casa no nível do rés do chão e 84 m2 destinados à zona noturna da casa no nível do 1.º andar, no Lote n.º 10 com 339 m2 que o requerente pretende levar a efeito no Loteamento da Rua Adolfo Coutinho / Rua Adelino Amaro da Costa em S. João da Madeira - Alvará n.º 2/2002 de 27/08, alterado por Aditamento emitido em 27/01/2003, em cumprimento do despacho do Vice Presidente de 13/01/2003. Para além das questões programáticas, funcionais e de conceito arquitectónico subjacentes, a solução que se apresenta à apreciação da Câmara Municipal de S. João da Madeira, resulta de um modo muito significativo, das características de implantação e volumétricas do loteamento que por vós foi aprovado. Assim sendo, o projeto é resultado de um estudo exaustivo de composição de fachada onde se procurou o maior equilíbrio entre a forma e a função. A riqueza plástica e cromática dos materiais adoptados, bem como o jogo de “cheios e vazios” das facha- das, são enaltecidos pelos recuos e avanços das casas contíguas, formando paramentos cegos e despidos entre os quais estas fachadas se enquadram e destacam como uma pintura num caixilho sóbrio. As casas tem três frentes, que estabelecem uma expressiva relação interior/exterior, com particular des- taque nas fachadas Norte e Sul, que usufruem da vista para a paisagem, onde foram consideradas amplas aberturas em ligação direta com espaços pavimentados adjacentes e jardim com churrasqueira. Para estes espaços abrem as dependências mais significativas da habitação, usufruindo de uma relação privilegiada com o exterior e ao mesmo tempo uma adequada exposição solar, sem no entanto, pôr em causa a privacidade dos espaços habitáveis. Os acessos (pedonal e mecânico) à habitação concentram-se na zona sul da casa, voltados para a nova

Upload: ricardo-suarez-arquitectura-e-design-lda

Post on 04-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

São João da Madeira

TRANSCRIPT

Page 1: 2003 | Projeto Urbano - Casas em Banda

PROJETO URBANO - CASAS EM BANDA2003SÃO JOÃO DA MADEIRA

Projeto para a construção de moradias em banda constituídas por cave, rés do chão e 1.º andar com 84 m2 de implantação e 252 m2 de área de construção, em que 84 m2 estão destinados a arrumos e aparcamento no nível da Cave, 84 m2 estão destinados à zona diurna da casa no nível do rés do chão e 84 m2 destinados à zona noturna da casa no nível do 1.º andar, no Lote n.º 10 com 339 m2 que o requerente pretende levar a efeito no Loteamento da Rua Adolfo Coutinho / Rua Adelino Amaro da Costa em S. João da Madeira - Alvará n.º 2/2002 de 27/08, alterado por Aditamento emitido em 27/01/2003, em cumprimento do despacho do Vice Presidente de 13/01/2003.

Para além das questões programáticas, funcionais e de conceito arquitectónico subjacentes, a solução que se apresenta à apreciação da Câmara Municipal de S. João da Madeira, resulta de um modo muito significativo, das características de implantação e volumétricas do loteamento que por vós foi aprovado.

Assim sendo, o projeto é resultado de um estudo exaustivo de composição de fachada onde se procurou o maior equilíbrio entre a forma e a função.

A riqueza plástica e cromática dos materiais adoptados, bem como o jogo de “cheios e vazios” das facha-das, são enaltecidos pelos recuos e avanços das casas contíguas, formando paramentos cegos e despidos entre os quais estas fachadas se enquadram e destacam como uma pintura num caixilho sóbrio.

As casas tem três frentes, que estabelecem uma expressiva relação interior/exterior, com particular des-taque nas fachadas Norte e Sul, que usufruem da vista para a paisagem, onde foram consideradas amplas aberturas em ligação direta com espaços pavimentados adjacentes e jardim com churrasqueira. Para estes espaços abrem as dependências mais significativas da habitação, usufruindo de uma relação privilegiada com o exterior e ao mesmo tempo uma adequada exposição solar, sem no entanto, pôr em causa a privacidade dos espaços habitáveis.

Os acessos (pedonal e mecânico) à habitação concentram-se na zona sul da casa, voltados para a nova

Page 2: 2003 | Projeto Urbano - Casas em Banda

PROJETO URBANO - CASAS EM BANDA - SÃO JOÃO DA MADEIRA

rua proposta no loteamento.Num plano organizativo, a solução pretende desenvolver-se segundo um esquema de grande simplicidade

a coerência, procurando respeitar as interdependências funcionais, permitindo, ao mesmo tempo, através de um sistema de acessos e circulações interiores, numa rápida identificação dos diversos espaços que contêm o programa.

O programa de cada moradia distribui-se em 3 pisos, com acesso privado pela zona da garagem na cave onde se encontram também um arrumo e lavandaria iluminados e ventilados por um fosso com grade de pro-teção criado no jardim a norte. A cave comunica com o rés do chão através de escada interna com antecâmara e porta corta-fogo.

O acesso social faz-se no rés do chão pela entrada principal na parte sul da casa. As salas desenvolvem-se segundo um esquema de prioridades, estando a das refeições diretamente ligada

à cozinha e possibilidade de se expandir para o exterior ajardinado e complementado por uma zona de chur-rasqueira e a de estar/visitas diretamente ligada à zona de entrada. A sala de jantar e sala de estar, funcionam como um espaço autónomo, sendo definidos os seus limites por movimentos da própria arquitetura interior.

No 1.º Andar, concentra-se a zona noturna da casa, constituída por quarto principal com zona de vestir e banho privativo e três quartos simples servidos por um quarto de banho comum.

Os três pisos que constituem a casa estão interligados por uma escada que funciona como eixo organiza-dor e distributivo de todo o programa. Dado às suas características, esta escada iluminada zenitalmente por lanternim tem por objetivo diluir um pouco a ideia de casa por níveis, conferindo assim um carácter espacial uno na inter-relação de todos os espaços .

Sob o ponto de vista construtivo preconiza-se uma estrutura simples de betão armado, com paredes duplas de tijolo (11 e 15), protegidas com barreira térmica de poliestireno extrudido revestidas a pedra natural com acabamento bojardado e madeira do tipo fachada ventilada excepto em algumas paredes, para onde está pre-visto serem revestidas com reboco areado fino com pintura a água. A cobertura é em laje igualmente de betão armado, protegida termicamente com material idêntico ao das paredes, sendo caracterizada no exterior por revestimento a zinco do tipo “camarinha” aplicado sobre estrutura em madeira com dupla pendente.

Interiormente, propõe-se uma utilização generalizada de “Pau Cetim” em portas, armários e alizares e soalho de madeira de “Macacaúba”, em todos os pavimentos, excepto cozinhas e instalações sanitárias para onde se preveem revestimentos de granito ou mármore. As caixilharias exteriores serão integralmente executados em alumínio “Technal” à cor natural com polimento especial ( aspecto aço inoxidável ).

Page 3: 2003 | Projeto Urbano - Casas em Banda

Planta Geral do Loteamento

PROJETO URBANO - CASAS EM BANDA - SÃO JOÃO DA MADEIRA

Page 4: 2003 | Projeto Urbano - Casas em Banda

Planta de Implantação - Lote 23

PROJETO URBANO - CASAS EM BANDA - SÃO JOÃO DA MADEIRA

Page 5: 2003 | Projeto Urbano - Casas em Banda

Plantas - Lote 23PROJETO URBANO - CASAS EM BANDA - SÃO JOÃO DA MADEIRA

Page 6: 2003 | Projeto Urbano - Casas em Banda

Plantas - Lote 23PROJETO URBANO - CASAS EM BANDA - SÃO JOÃO DA MADEIRA

Page 7: 2003 | Projeto Urbano - Casas em Banda

Alçados - Lote 23

Cortes - Lote 23

PROJETO URBANO - CASAS EM BANDA - SÃO JOÃO DA MADEIRA

Page 8: 2003 | Projeto Urbano - Casas em Banda

Corte Construtivo - Lote 23PROJETO URBANO - CASAS EM BANDA - SÃO JOÃO DA MADEIRA

Page 9: 2003 | Projeto Urbano - Casas em Banda

PROJETO URBANO - CASAS EM BANDA - SÃO JOÃO DA MADEIRA

Page 10: 2003 | Projeto Urbano - Casas em Banda

Planta de Implantação - Lote 24

Alçados - Lote 24

PROJETO URBANO - CASAS EM BANDA - SÃO JOÃO DA MADEIRA

Page 11: 2003 | Projeto Urbano - Casas em Banda

Plantas - Lote 24PROJETO URBANO - CASAS EM BANDA - SÃO JOÃO DA MADEIRA

Page 12: 2003 | Projeto Urbano - Casas em Banda

Plantas - Lote 24PROJETO URBANO - CASAS EM BANDA - SÃO JOÃO DA MADEIRA

Page 13: 2003 | Projeto Urbano - Casas em Banda

Cortes - Lote 24

PROJETO URBANO - CASAS EM BANDA - SÃO JOÃO DA MADEIRA

Page 14: 2003 | Projeto Urbano - Casas em Banda

Corte Construtivo - Lote 24PROJETO URBANO - CASAS EM BANDA - SÃO JOÃO DA MADEIRA