2003 g7 energia nuclear 2003

14
ENERGIA NUCLEAR Alunos : Diego Santos Nº 06 Luã Rodrigues Nº 18 Lucas Barcelos Nº 19 Nathalia Werneck Nº 28 Raphael Soares Nº 30

Upload: cristbarb

Post on 15-Jan-2017

287 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2003 g7 energia nuclear 2003

ENERGIA NUCLEAR

Alunos :Diego Santos Nº 06Luã Rodrigues Nº 18Lucas Barcelos Nº 19Nathalia Werneck Nº 28Raphael Soares Nº 30

Page 2: 2003 g7 energia nuclear 2003

Oque é energia nuclear ?

Page 3: 2003 g7 energia nuclear 2003

Os átomos são formados por núcleo e elétrons, que são orbitais, ou seja, gravitam em torno do núcleo. As partículas que formam o núcleo são unidas por uma força de atração. Quando uma energia externa é aplicada, o núcleo do átomo é desintegrado, liberando calor e radiação. O urânio, em função de suas características químicas, é o elemento utilizado para a geração de energia nuclear nas usinas atômicas. Existem duas formas de aproveitar essa energia para a produção de eletricidade: A fissão nuclear, onde o núcleo atômico se divide em duas ou mais partículas, e a fusão nuclear, na qual dois ou mais núcleos se unem para produzir um novo elemento. A fissão do átomo de urânio é a principal técnica empregada para a geração de eletricidade em usinas nucleares. Usada principalmente em países como a França, Japão, Estados Unidos, Alemanha, entre outros. Segundo a WNA, 14% da energia elétrica no mundo, é gerada através de fonte nuclear.  Além disso, o urânio utilizado em usinas nucleares é um combustível de baixo custo, uma vez que as quantidades mundiais exploráveis são muito grandes e não oferecem risco de escassez em médio prazo.

Page 4: 2003 g7 energia nuclear 2003

Como funciona uma usina nuclear ?

Page 5: 2003 g7 energia nuclear 2003

Para colocar uma usina nuclear em funcionamento é necessário, antes de mais nada, urânio enriquecido. Em geral, o urânio tem um formato de pílula com diâmetro próximo ao de uma moeda de R$0,10 e espessura de 2,5cm. Estas pílulas são dispostos em hastes longas agrupadas em feixes, os quais ficam submersos em água dentro de um recipiente de pressão. A água, por sua vez, tem a função de refrigerar o sistema.O calor liberado durante a reação nuclear é responsável pelo aquecimento da água, a qual é transformada em vapor. Esse vapor aciona uma turbina, a qual faz girar um gerador, responsável por produzir a energia.

Em algumas usinas, o vapor do reator passa através de um trocador de calor intermediário a fim de transformar a água de um outro circuito em vapor, o qual será o responsável pelo acionamento da turbina a vapor. Além disso, em alguns reatores, o fluido de

resfriamento é um gás (CO2) ou metal líquido, permitindo que o núcleo seja operado em temperaturas mais elevadas.

Page 6: 2003 g7 energia nuclear 2003
Page 7: 2003 g7 energia nuclear 2003

Kashiwazaki-Kariwa

Capacidade: 7.965 megawattsLocalização: Niigata-Ken - JapãoNúmero de Reatores: 7Saída (2010): 24,626.913 gigawatts-hora.

Esta energia atende quase 3 por cento da eletricidade total do Japão. A usina sofreu um terremoto de magnitude 6,8 em 2007.

Page 8: 2003 g7 energia nuclear 2003

Quatro tipos de barreiras evitam que a usina contamine o ambiente.

Edifício do reatorEm forma de cúpula, é feito de concreto reforçado para resistir a colisões e ataques.Parede de açoTem três centímetros de espessura e impede que materiais radioativos escapem em caso de acidente.Vaso de pressãoÉ a primeira embalagem de segurança para proteger o núcleo do reator. O de Angra II tem paredes de aço de 25 centímetros de espessura.Blindagem radio biológicaEssa parede de concreto e chumbo, com 1,5 metro de espessura, barra os raios gama e os nêutrons que eventualmente possam vazar Núcleo do reator.Nele estão as pastilhas de urânio acondicionadas em uma série de barras e mergulhadas na água.

Meios de proteção contra a radiação nuclear !

Page 9: 2003 g7 energia nuclear 2003

Vantagens– não contribui para o efeito de estufa;

– não polui o ar com gases de enxofre, nitrogénio, particulados, etc;– não utiliza grandes áreas de terreno: a central requer pequenos espaços para sua instalação;– não depende da sazonalidade climática (nem das chuvas, nem dos ventos);– pouco ou quase nenhum impacto sobre a biosfera;– grande disponibilidade de combustível;– é a fonte mais concentrada de geração de energia;– a quantidade de resíduos radioactivos gerados é extremamente pequena e compacta;– a tecnologia do processo é bastante conhecida;– o risco de transporte do combustível é significativamente menor quando comparado ao gás e ao óleo das termoelétricas;– não necessita de armazenamento da energia produzida em baterias.

Page 10: 2003 g7 energia nuclear 2003

Desvantagens– necessidade de armazenar o resíduo nuclear em locais isolados e protegidos;

necessidade de isolar a central após o seu encerramento;– é mais cara quando comparada às demais fontes de energia;– os resíduos produzidos emitem radiactividade durante muitos anos;– dificuldades no armazenamento dos resíduos, principalmente em questões de localização e segurança;– pode interferir com ecossistemas;– grande risco de acidente na central nuclear.

Page 11: 2003 g7 energia nuclear 2003

O que é ? Bomba nuclear, também conhecida como bomba atômica, é uma arma com alto poder de destruição em função da grande quantidade de energia que libera. Esta energia liberada pela bomba é originada pela reação nuclear. Além de energia, essas bombas liberam, ao explodirem, grande quantidade de radiação e calor. Estes tipos de bombas carregam ogivas nucleares e podem ser lançadas através de misseis ou jogadas por aviões. Elas são tão poderosas que podem chegar a destruir uma cidade, arrasando construções e matando e ferindo milhares de pessoas.  

Bombas nucleares

Page 12: 2003 g7 energia nuclear 2003

Uso na História  Bombas nucleares foram usadas apenas duas vezes na história. No final da Segunda Guerra Mundial (1945), os Estados Unidos jogaram bombas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Aproximadamente duzentas mil pessoas morreram nestes ataques. Milhares de pessoas, em função da radiação liberada pelas bombas, desenvolveram doenças graves e vários tipos de câncer. Muitas dessas doenças foram passadas, de forma hereditária, para os descendentes.Países que possuem arsenal nuclear (declarados): Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, França, China, Paquistão e Israel. Tipos de bombas nucleares: -     Bomba de fissão nuclear-     Bomba de fusão nuclear-     Bomba suja-   Bomba de nêutrons  

Você sabia?- 29 de agosto é o Dia Internacional de Combate aos Testes Nucleares.

Page 13: 2003 g7 energia nuclear 2003

Chernobyl, na Ucrânia, ainda guarda as marcas da explosão do reator 4, que espalhou radiação pelo país e pelos territórios vizinhos em 26 de abril de 1986. Na época, a usina era responsável pela produção de cerca de 10% da energia utilizada na Ucrânia. Com quatro reatores e mais dois em construção, Chernobyl era um símbolo do avanço da União Soviética.As causas da tragédia nuclear ainda são motivo de discussão, alguns especialistas apontam erros humanos, enquanto outros avaliam erros no projeto, a razão mais aceita é a união das duas falhas. No dia da explosão estava agendado um procedimento de rotina no reator 4, ele seria desligado e os responsáveis aproveitaram para fazer um teste, um problema de resfriamento fez com que o teste terminasse de forma trágica. O acidente lançou 70 toneladas de urânio e 900 de grafite na atmosfera.  Após a explosão, milhares de trabalhadores foram enviados ao local para combater as chamas e garantir a resfriação do reator. Conhecidos como “liquidadores”, esses homens perderam a vida no combate ao incêndio. Na segunda etapa, para conter a radiação, trabalhadores sem equipamento adequado passaram seis meses construindo uma estrutura de isolamento, o “sarcófago”.