2002 - 07 - julho

8
, t:l , , - . Fo rta leza, Julho 2002 - A no 2 - No. 6a conteceu, no di a6 de Julh o, a primeira reu niã o da D ir etoria Exe cut iva com o Conse lho Consultivo e o Cons elho de F amí li a. A idéia do sc on se lh os surgiu nas reu niões da dir etori a, qu e perce be u a necessid ad e de amplia r as in st ân ci as organ i zac io nai s da AFA. Foi, en tão , id e ali zada a co ns t it uição e as at ribuões dos co ns el hos, b em co mo quem part ici pa ria da pri mei ra g es tão do Co nselh o de F amíli a. As pessoas indi c ad as foram consultadas e a gra nde m ai oria a ce i to u. A reuni ão f oi na acade m ia Sp ice, da Gagá, às 16 horas, e co nto u co m um número ex press i vo de par ti c ip an tes. Foi co ordenada, e muito bem , pel o Andr é. Fo i dist ri buíd o um text o co m as pr op ostas da diretoria, para f ac ili ta r as di s cu s es. Os objet iv os da reunião foram aprese n ta r os novos cons el heiros e discutir e de libe rar sob re a estrutura da AFA.Farem os a s eg ui r, a transcrição das pri nc ipa is di scuss ões e de lib era çõ es: Objetivos da AFA : • Prom over a inte gr ação e a so li da rie da de entre to do s os parti ci -. pantes da famíli a Azeve do ; Ter com oobjet ivo social - supri r, na m ed id a do po ssí ve l, as necessid ad es da fa mília no qu e diz respeito à: s aúd e, fi nancei ra , res olu ção de pr ob lema s. Ness a di s cu ssão fo if ei to um ap el o para qu ea AF A não se a ca b e, qu e deixe raíze s, e, se ja respeitado o j ei to de ser de ca da pes so a para qu e se possa passar po r cima de al gu m as difi cu ldad es de r el aci on a- m en to. Fo ram f ei tas ai nda rias s uges tões, ta is co mo: - a rea lização de um evento a ca da 3 meses; - a res olu ção de prob le mas es pecíficos serão d ad as a c ad am om en to que se fiz er necessário; - ela bora r um ca le n r io de eve ntos te ndo s id o fix a do 3: Se mana Sa n ta na Irauçu- b a, Festa jun ina no sítio do Ca m ões eo Nat al. 2- Estrutu ra da AFA A AFA será con stitu íd a de 3 inst ân ci as: A Diretoria Exe cu ti va, o Conselho Cons ult ivo eo Co nse lho de F am íli a. Diretoria Ex ecut iva É a instânc ia exe cut iv a, responsáv el pel a exe cu ção do s objetiv os da en tid a de. É composta por 6 membr o s: Pre s id ent e: Mari a da s Gr as (Cag á), V ice -pres i de nte: André; Prim eiro Se cretár io : ni or; Segun- da Sec re tária: Se l ma ; Primeiro Tesourei ro : Már ci o; Se gundo T esou rei ro: Camõ es Filh o. Foi sugerida a cri ão do cargo de ora do r ou ani mador. Conselho Consultivo É a instânc ia de aconselhament o da ent id ad e. De ve aconselhar a d ir etoria em suas de ci sões. Co mp osto por to dos os mem bro s da primei ra ge ra ção. Eles são m em bros natos e, em caso de fa lec im en -

Upload: afa-associacao-azevedo

Post on 30-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

É a instância de aconselhamento da entidad e. Deve aconselhar a diretoria em suas decisões. Co mp osto por todos os membros da primeira geração. Eles são membros natos e, em caso de falecimen- Forta leza, Julho 2002 - Ano 2 - No. 6a Conselho Consultivo • Diretoria Execut iva , t:l • • • , ,

TRANSCRIPT

Page 1: 2002 - 07 - Julho

, t:l, ,

• - .• •

Forta leza, Julho 2002 - Ano 2 - No. 6a

conteceu, no dia 6 de Julho, a primeira reunião da Diretoria Executiva com o Conselho Consultivo e o Conselho de Família. A idéiados conselhos surgiu nas reuniões da diretoria, que percebeu a necessidade de ampliar as instâncias organizacionais da AFA. Foi,então, idealizada a cons tituição e as atribuições dos conselhos, bem como quem participaria da primeira gestão do Conselho de

Família. As pessoas indicadas foram consultadas e a grande maioria aceitou.A reunião foi na academia Spice, da Gagá, às 16 horas, e contou com um número expressivo de participantes. Foi coordenada, e muito

bem, pelo André. Foi distribuído um texto com as propostas da diretoria, para facilitar as discussões.Os objetivos da reunião foram apresentar os novos conselheiros e discutir e deliberar sobre a estrutura da AFA. Faremos a seguir, a

transcrição das principais discussões e deliberações:

1 · Objetivos da AFA:

• Promover a integração e a solidariedade entre todos os partici- .pantes da família Azevedo;

• Ter como objet ivo social - suprir, na medida do possível, asnecessidades da família no que diz respeito à: saúde, financeira,resolução de problemas.

Nessa discussão fo i feito um apelo para que a AFA não se acabe,que deixe raízes, e, se ja respeitado o jeito de ser de cada pessoa paraque se possa passar por cima de algumas dificuldades de relaciona­mento.

Foram feitas ainda várias sugestões, tais como: - a realização deum evento a cada 3 meses; - a resolução de problemas específicosserão dadas a cada momento que se fizer necessário; - elaborar umcalendário de eventos tendo sido fixado 3: Semana Santa na Irauçu­ba, Festa junina no sítio do Camões e o Natal.

2 - Estrutura da AFA

A AFA será constituída de 3 instâncias: A Diretoria Executiva, oConselho Consultivo e o Conselho de Família.

Diretoria Execut iva

Éa instância executiva, responsável pela execução dos objetivosda entidade.

É composta por 6 membros: Presidente: Maria das Graças(Cag á), Vice-presidente: André; Primeiro Secretário: Júnior; Segun­da Secretária: Selma; Primeiro Tesoureiro: Márcio; SegundoTesoureiro: Camões Filho.

Foi sugerida a criação do cargo de orador ou animador.

Conselho Consultivo

É a instância de aconselhamento da entidade. Deve aconselhar adiretoria em suas decisões. Composto por todos os membros daprimeira geração. Eles são membros natos e, em caso de falecimen-

Page 2: 2002 - 07 - Julho

Fortaleza, Julho 2002 Ano 2 No. 6

to, podem ser substituídos pelo cônjuge ou o membro mais velho dafamília tronco. Tem hoje a seguinte composição:

I - Zé Maria; 2 - Zedite; 3- Ivanise; 4 - Camões; 5 - Gerardo; 6 ­Tarcísio; 7 - Livramento: 8 - Jesus; 9 - Azevedinho; 10 - Zé Pedro; 11­Pompéia; 12 - Ditinha; 13 - Mary; 14- Lalá; 15 - Cacá.

Conselho de Famílía:É a instância de comunicação entre as famílias tronco e a direto­

ria. Compete ao Conselho de Família: J)Realizar uma interlocuçãoentre os membros da família e a diretoria; 2) Realizar tarefas referen­tes ao seu tronco familiar, tais como: a) providenciar e atual izarendereços; b) providenciar e atualizar fotografias para a árvoregenealógica;c) cobrar as mensalidades; d) distribuir os jornais; elpar­ticipar da organização de eventos, composto por cada uma dasfamílias tronco, totalizando 13 membros. Foram indicados osseguintes nomes e os respectivos responsáveis para contato: 1 - ZéMaria - (ainda sem decisão); 2- Zedite - (ainda sem decisão); 3 - Eli­ete - Iudite: 4 - Gerardo - Regina e Wêda (suplente); 5 - Tarcísio ­Paulo; 6 - Livramento - Vera; 7 - Jesus - Reginaldo; 8 - Azevedinho ­Verônica; 9 - Zé Pedro - (ainda sem decisão); 10 - Pompéia - Marcelo;11 - Ditinha - Haroldo; 12 - Lalá - Iudith Maria; 13 - Podino - Glauco.

Houve, também, a sugestão de um cargo de responsável pelos•Jovens

A realização de uma assembléia geral, que ficou como sugestãopara quando da aprovação dos estatutos.

3- Arrecadação financeira• Cada evento deve ter uma arrecadação própria e a despesa

rateada entre os participantes.

• O destino da taxa de arrecadação deve ser para o funciona­mento da AFA.

• A única festa custeada pelos recursos da AFA será a de Natal,como uma grande confraternização.

• Ficou decidido que a arrecadação é obrigatória, mensal, seráinicialmente de R$ 10,00 por famíli a, com vencimento no dia 10 decada mês a começar por agosto, referente a julho. Compreende, nestecaso por família osresidentes em cada casa. A forma de arrecadaçãoserá o carnê com controle de cada representante de família, queprestará conta à diretoria.

,CONHECENDO NOSSA HISTORIA

• Será fe ito um balancete mensal.

4 - Cadastro individualCada membro da família deverá possuir um cadastro individual con­tendo: Nome completo e fil iação; Endereço completo (Rua, bairro,cidade, CEP, fax, telefone residencial e celular, endereço eletrônico);Data de nascimento, portanto, do aniversário. Os cadastros deverãoser entregues até o dia 15 de agosto.

S - Arvore GenealógicaFicou para ser discutida em outra ocasião

6 - Elaboração dos EstatutosFoi formada tendo como coordenador o Jesus, e como partici­

pantes: Márc io, André e Selma.

7 - InformesJesus anunciou que o Zé Pedro vem para o Natal.

8 - Outras sugestões:• A criação de um ' site ' da família.

• Envio de cartões de aniversário.

Seguindo a sugestão da Renata, foi inaugurado o livro deass inaturas dos presentes às reuniões e encontros da AFA, destaforma, teremos um registro das participações.

A reunião ficou facultada aos cônjuges dos convocados para areunião, que tiveram direito a voz e voto. Desta forma, 37 pessoasassinaram o livro. Diretoria: Gagá, André, Júnior, Márcio, CamõesFilho e Selma; Conselho Consultivo: Camões, Gerardo, Tarcísio,Jesus, Pompéia, Lalá e Cacá; Conselho de Família:[udite. Paulo, Vera,Reginaldo, Marcelo e [udith Maria; Familiares: Maria Anúsia, MariaAnir, Roseane, Alexandre, Kátia, Marília, Israel, Millena, Daniel,Rafael, Gustavo, Igor, Ingrid, Isaac, Vanessa, Ercilaine, Patrícia,Marcela, laqueline, Liziane e Edmário.

Todos participaram do churrasco, fe ito com os ingredientes leva­dos por cada pessoa. Na ocasião, fo i inaugurada a churrasqueira daAFA, adquirida pelo Márcio e mais uma vez, a churrasqueira confec­cionada pelo Reginaldo atestou sua qualidade. As nossas maravilho­sas 'agregadas ' Liziane, Iaqueline e Kátia, serviram o churrasco nareunião e a turma do dominó não perdeu tempo.

m dos pontos mais inte­ressantes, ao mexermos

, . ,nas rnemonas, e comparar

o que há de comum e de diferente,nas lembranças das pessoas damesma família. Muitas vezes, otempo apaga, modifica ou distorcetota lmente os fa tos ocorridos.Outras vezes, os acontecimentosfo ram vivenciados de formasdiferentes, e cada uma das pessoasenvolvidas foi afetada de formapeculiar. Por isso, ao ouvir asdiferenças, nos perguntamos: qualé a verdade? As formas como aspessoas percebem o que viveramétão importante quanto a verdadedos fatos, mesmo porque, emdeterminados casos, não há umaverdade e sim muitas verdades.Conversando com Jesus, Cacá,

Pompéia, Lúcia e Ivanise e Zeditesobre suas lembranças poderemosnos defrontar com essas questões.

A primeira geração e os maisve lhos da segunda geraçãopoderão compartilhar as diferen­tes lembranças da casa em frenteao Colégio das Irmãs Dorotéias, naVisconde do Rio Branco, 2125. Hádivergências sobre a data em que acasa foi alugada. Para Pompéia fo iem 1951, para Cacá, foi em 1955.Mas Zedite, quem alugou a casa,afirma que foi quando a Rita, suafilha, tinha sete anos, isto é em1952. Segundo ela, fo ram temposdifíceis para seu pai. O preço docafé estava muito baixo e as dis­putas políticas muito acirradas.Desta forma, foi ela que fic ouencarregada de alugar e mob iliar a

casa. Depois de tudo arranjado, foique a Ivanise e o Azevedinho vier­am da Ibiapina e as meninas (Porn­péia, Ditinha, Lalá e Cac á) saíramdo internato. Jesus ainda estava no. , .semmano.

A casa pertencia à Dona Bea­triz Siqueira, que morava ao lado.Fazia muito tempo que estavafechada e foi muito difícil con­seguir alugar. Precisou dainterferência do Dr Ibiapina, filhomais velho de Dona Beatriz, quefalou para a Zedite que ela tinhauma estrela porque sua mãe nãotinha alugado a casa para maisninguém. O fiador foi Zé MariaCatunda, grande amor da Zedite.Ela conta que no início fo i muitodifícil mobiliar a casa e que ajudoucom o dinheiro das suas costuras.

Lembra, que nesta época, seu paimanifestou um grande desejo deouvir a música Asa Branca com oLuiz Gonzaga. Ela, então, comprouum vitrola e o disco, e ele passavao tempo ouvindo as música.

Com Dona Beatriz, morava afilha, Antonieta, que era, na época,casada com Vanderley Girão MaiaEla foi diretora do Conselho de Edu­cação e ele era delegado. Tinhamum filho, o Vanderley Júnior que naépoca da mudança tinha sete anos..

Todas asseguram que foi umtempo muito bom e de muita fartu­ra. [udite trazia galinhas, doces,queijos e frutas da serra. Lembramas animadas festas de São João.Pompéia lembra que enfeitavamtoda a entrada e colocavam o nome

Page 3: 2002 - 07 - Julho

Fortaleza, Julho 2002 Ano 2 No. 6 ~

de "Vila Fulô", Tinham potes domais delicioso aluá. Recorda que,neste período, ocorreram os casa­mentos do Jesus, da Ditinha e oseu. Aliás, para Pompéia, as lem­branças da casa são as de umanoiva. Lembra da banheira queficava no banheiro perto da sala,foi lá que tomou seu banho de per­fume para a lua-de-mel. No quin tal,tinha um galinheiro que abrigou os25 capões e 10 perus para o ban­quete do casamento. E, os ilustresvizinhos e locatários foram seuspadrinhos.

E o quartinho lá de cima?ParaPompéia era "o quarto que hospe­dava os irmãos que vinham de forapara passar as férias aqui, Zé Maria,Chanel, Zé Pedro e Podino. Nestaépoca, os três ainda eram maristas".Selma o lembra corno o quarto dotio Azevedinho o Baú. Em suaslembranças ele usava farda. Aquelequartinhoera cheio de mistério,umar de torre de castelo.

Outro quarto lembrado porPompéia, era o localizado atrás dacasa, onde eram guardadas as

malas. Como sua mãe não aceitavaque dormissem depois do almoço,pois para ela era sinônimo depreguiça, ela e suas irmãs, Ditinha,Cacá e Lúc ia, iam tirar umas boassonecas em cima das malas.

A casa tinha duas salas. Amaior era de espera e jantar, masera na menor, perto da cozinha,que a família fazia as refe ições. Nafrente da casa tinham alpendres,em um deles tinha alguma coisa deferro enterrada. Selma achava queera uma boti ja. No quintal da vizi­nha, logo atrás da casa, tinha umpoço com catavento. A casa erarodeada por pés de sapoti. Era cos­tume colher os frutos 'de vez', eenterrá-los envolto em folhas secaspara que amadurecessem. Tinha,também, pés de ciriguela e de cajá.

Ninguém lembra de quantosquartos tinha a casa, mas acolhiammuita gente. Além da numerosafamília, recebiam muitos hóspedesda serra, principalmente de Tian­guá, como a Constância, o Dr.Erasmo e sua esposa Ruth.

Lalá e Cacá lembram que

lavavam garrafas para colocar acachaça que era trazida da serrapor Jesus e Tarcisio para ser ven­dida. Segundo Zedite era oAzevedinho quem ve nd ia acachaça. A grande polêmica ésobre a venda de galinhas. Pom­péia diz que vendia e lembram atédo preço, vinte cruzeiros (ficouem dúvida sobre a moeda daépoca, também não é pra menos, jámudaram várias vezesl) . As outrasdiscordam, "vinham muitas gali­nhas, em grandes urus, mas erampara comer" afirma Cacá.

Quando moravam lá, a Cacá ea Lalá estudavam no Colégio dasDorot éias ( um dos mais famososde Fortaleza, onde eram internasas filhas da classe rural abastada) esuas amigas Doralice e Doralúcia,que eram internas no colégio e fi ­lhas do Antônio Custódio, quemorava no Aprazível, passavam osfins de semana na casa.

lvanise diz que muitas mãesfo ram lá para ter neném. Na ver­dade, segundo as irmãs, era elaquem administrava a casa na ausên-

cia de [udite, que passava a maiorparte do tempo na casa da serra.Sob o seu comando a casa ficavamais alegre e as moças tinham maisliberdade de se divertir, ir às festas,praias e jogos. lvanise, rememora,também, as brincadeiras do CLEM.Mas é Cacá quem fala a história doclube, que era literário no nome,mas na realidade,promovia jogos efestas. Nesta época existiam muitosclubes nos bairros. Oclube rival erao CREC.

Na casa da Dona Beatriz tinhauma quadra onde os jogos de volei­bol se realizavam. Cacá conta queeram muito animados. Jogavam ela,a Gagá e muitas amigas, dentre elas,lembra da Gláucia Pinheiro, filha doprofessor Edimílson Pinheiro. Láiam jogar a turma da medicina, a doLourenço Filho e de muitos outrosclubes. Aamizade entre os vizinhosera tão forte, que a porta aberta porDona Beatriz para ligar as duascasas, foi muito utilizada. Mudaramda casa quando compraram a outrana mesma rua, no número 2682.Mas aí, é outra história.

GENTE DA GENTE

aria do Livra­mento Azeve­do de Oliveira

nasceu em Ibiapina em25 de fevereiro de 1929.Morou até os 17 anos emIbiapina, quando seu paifo i transferido para Pen­tecoste e, ela, com parteda família foi morar emFortaleza. Com novatransferência do pai, fo imorar em Tianguá.Nesta cidade, casou com

Francisco Sales Oliveira em 1952 e foi morar em CampoMaior no Piauí. Teve dois filhos, Antônio José e Roberto. Fazcinco anos que ficou viúva. Este ano fez 50 anos que res idenaquela cidade, participando ativamente de sua vida culturale cultivando amizades. Foi secretária do Colégio MonsenhorMateus, e durante o tempo em que trabalhou, aprendeudatilografia, cursou o ginasial, o científico e o normal. Par­ticipou do Lions durante 25 anos, onde desenvolveu traba­lhos de assistência às crianças pobres. Nas festas de SantoAntônio foi líder das carroças, quando foram várias vezesvencedoras. Teve vários apelidos como, cruzeiro, porquenasceu entre sete irmãos. Sua sobrinha Rita lhe chamava deTia Canada, porque seu pai comprou uma peça de fazendavermelha e como ela gostava muito desta cor, fez váriosvestidos desta peça, vestido durante algum tempo muitoencarnado. Também era camada se sapota e palata.

•ANIVERSARIO - 25 de feve reiroPESO - varia de 65 a 70 KgCOR - vermelho

•NUMERO DA SORTE - 13MEDO - Quando eu morrer não me salvar.PERFUME - Não posso usar porque tenho alergia.COMIDA - Verdura, purê de batata e todo tipo de carne.U M DIA FELIZ - Um dia em que eu não sabia o que era 'r... ..'.Co nheci e goste i. Foi o 'tchan' do meu casamen to.MOMENTO INESQUECÍVEL - O dia em que o meu pri-

A •

mogernto nasceu.LEMBRANÇA CARINHOSA - Quando nasceu o meu primeironeto, o Germano.LAMENTO - Que hoje eu não este ja morando em Fortaleza,junto com a minha família.MANIA - Comer mamao todo dia para a prisão de ventre.HOBBY - Todo dia de manhã dar as ordens para as vassalas.CANTOR - Fagner

•MUS ICA - A família (religiosa)SEMPRE - A igrejaJAMAIS - O irmão não perdoar o outro irmão.ADORO - Ajudar aos pobres.ODEIO - As pessoas orgulhosas.DEFEITO - De nao aceitar cer tas coisas da vidaQUALIDADE - "Boa amiga".

•EROT ICO - Um casal se beijando na boca.

•EXOTICO - CarnavalLAZER - NovelaDESEJO - Que os filhos assistam à missa.

Page 4: 2002 - 07 - Julho

GAZETA

B Fortaleza, Julho 2002 Ano 2 No. 6

ACERVO FOTOGRÁFICO

I

-

Flashes do encontro na Academia "Spice" para escolha dos Conselhos Consultivo e de Famíl ia

Page 5: 2002 - 07 - Julho
Page 6: 2002 - 07 - Julho

U Fortaleza, Julho 2002 Ano 2 No. 6

ANIVERSARIANTES

JUNHO

I Mayra Dias Carneiro Aguiar Vera Maria Esmeraldo Ecilaine Alves Azevedo Esmeraldo (filho da Eliete)

(filha do Márcio da Pompéia) Fialho (filha da Eliete) (esposa do Júnior do Jesus) Irene Nousiainen Aguiar

I Liziani Dias Carneiro Aguiar José Pedro Aguiar Maria Ivanise Aguiar Azevedo (ex-esposa do Júnior da

(esposa do Márcio da Pornp éia) Azevedo Filho Pornp éia)•

Walkmar Santos NetoI Manoel Edson de Aguiar Patrícia Azevedo de

(filho da Gagá da Elietc)José Pedro Aguiar Azevedo

Filho - Manoelito (esposo Almeida (fil ha da Rosanni Filho - Azevedinho (filho do

da Pornp éia) do Jesus) Rita de Cássia Azevedo Mendes José Pedro)

I: Maria do Socorro Aguiar Ana Paula Lopes Reis- Ritinha (filha da Ditinha)

Walkmar Oliveira Santos

Azevedo - Tia Cacá (filha da Rita da Zedite) Luiz Régis Azevedo (ex-esposo da Gagá da Eliete)

JULHO

Maria Pompéia Azevedo de

Aguiar

Rafael Esmeraldo Santos

(filho da Gagá da Eliete)

Jordânia da Paz Oliveira (filha

doAntônio José da Livramento)

lan Azevedo (filho da Gisele do Cerardo) Regina Coeli Azevedo Pontes falecido em17/01/81

do Leopoldino)I Liduína Dóris Maia Santos

(filha do Gerardo)Francisco Roberto Azevedo

, [udite Maria Azevedo Azevedo (esposa do Marcos Rodrigo Lopes Reis (filho da da Oliveira (filho da

Esmeraldo (filha da Eliete) do Tarcísio) Rita da Zedite) Livramento

I Domingos José Brasileiro

Pontes (ex-esposo da Regina

AGOSTO

I Débora Bastos Aguiar I : Sílvia Filomeno Aguiar da Livramento) Azevedo (filha do Jesus)

(filha do Gerardo) Feijó (filha da Lal á) Sílvio França Azevedo Gerardo Bezerra de

f Luciana Maria Avelino de I : Haroldo Azevedo Mendes (filho do Cerardo) Menezes Azevedo (filho do

Azevedo (filha do Azevedinho) Filho (filho do Haroldo da Rafael Severo de Azevedo Sílvio do Gerardo)

I Manoel Edson de Aguiar Ditinha) (filho do Chico do Larissa Maria Avelino de

Júnior (filho da Pompéia) I Judite Maria Aguiar Azevedinho) Azevedo (fil ha do

I : Eduardo Antônio Pinto Bezerra (filha da Lal á) Caio Azevedo de Almeida Azevedinho)

Coelho (esposo da Simone Patrícia Napoleão de (filho da Rosanni do Jesus) Cláudia Maria Mendes

da Ditinha) Oliveira (filha do Roberto •Angela Damasceno Bastos (filha da Ditinha)

SETEMBRO

I Marcela Napoleão de Azevedo Rodrigo Ponte Azevedo Maria Eduarda Mendes Pinto

Oliveira (filha do Roberto (filho do Tatá do Tarcísio) Coelho (filha da Simone daI : Karolinne Maia Azevedo

da Livramento)I Anny Esmeraldo Santos Ditinha)

(filha do Marcos do Tarcísio)I • Lais Azevedo Pontes (filha (filha da Gagá da Elie te) Pedro Ribeiro Soares Filho

da Regina do Gerardo) Tiago Leitão Azevedo (filho lago Amorim Melo (filho do (esposo da Ritinha da

I José Gerardo Aguiar do Reginaldo do Jesus) Adernar da Ditinha) Ditinha)

Page 7: 2002 - 07 - Julho

Fortàleza, Julho 2002 Ano 2 No. 6 1JI

li Na missa de sétimo dia da Eliete, ninguém entendeu o roubo dabolsa da Livramento. Ela disse que levaram a bolsa e deixaram o forro.

• Cagá fez o maior esforço para fazer a entrevista com a livra­mento, foi bater em Teresina. Contudo, na hora da edição, foram cen­suradas pelo conselho editorial, as palavras mais ditas por ela. Será quefoi com medo do Antônio José.

• O Rodrigo e o Rafael agora são criadores de cobra. Durante fériasna Irauçuba, pegaram 3 cobras de tabuleiro e ficaram criando. Ocurioso era como alimentavam as cobras. Pegavam rãs e para que nãofugissem, amarravam com uma linha, o pior é que a cobra engolia opobre batráquio com linha e tudo. Duro foi Maria Anir convencê-los deque não poderiam levar os anfibios para Fortaleza. Vó se diverte, heim?

• O Chico, do Azevedinho, está passando Gel nos cabelos a pedidoda Simone. Ficou um gato, heim?

• Soubemos que o Manoelito andou tendo ciúmes da Pornpéiadurante missa na Igreja da Paz. Conte direito essa história, Pornp éial

• Jesus é mesmo louco por um dominó, soubemos que ele tem umna casa de Fortaleza, um na casa da Ibiapina e outro no carro. Quemadora são os irmãos, sobrinhos e uma das noras.

fi Queremos descobrir a receita que mantém a forte amizade entrea ex-mulher do Catita e a atual. Para comprovar, soubemos que a Patrí­cia convidou a Weda para madrinha de seu filho. Parabenizamos apositividade do gesto.

• A cegonha da família Azevedo está atarefadíssima. Temos 4

grávidas na seguinte ordem: Sílvia, Anny; Simone e Lena. O Léo ficouorgulbosíssimo, virá um homem, desta forma, ficarão com o casal.Contudo, pelo gosto da Anny virão outros, conforme o que ela diz,

A

puxou a vovó Judite. E a Aninha do Enio, está escondendo o endereçopara a cegonha

• Selma adorou os cuidados da Tia Cacá depois da sua cirurgia. Erameu bebê pra cá e meu bebê pra lá.

• Marcos embriagou-se durante o churrasco na casa da família doJesus, em férias no Porto das Dunas. Levou a chave do carro do André.Selma teve que voltar às 23 horas para devolver.-Os sarados da família Azevedo estão aumentando. Começou com aCláudia, depois foi o Júnior, agora foi a Cagá e Soraia. Quem será opróximo a fazer lipo?

• Acabamos de descobrir os novos dotes do André, na diretoria da,AFA. E um grande assessor econômico, já resolveu todos os problemascom a tesouraria. E dizem que vice não faz nada!

• A Luciana, e o nosso mais novo membro da AFA - Edivaldo,perderam o avião para a lua-de-mel. Onde estavam? Será que o mel jáestava antes da lua? Aguardem reportagem completa, no próximonúmero, sobre o maior casamento já realizado no Lago Sul de Brasília.

• Ercilaine descobre lugares para comprar roupa em qualquercidade que anda, de Cuararniranga a Aprazível. E está botando aRegianne e Soraia no mau caminho.

• Soubemos de um boato que está sendo criada urna associação dasagregadas da AFA, organizada por Liziani, Ercilaine, Kátia e Iaqueline.

cunhada, sogra, amiga, prima, esposa, mulher e uma grandiosa e

incomparável MÃE.

Como gostaríamos de ser seu espelho, justa, inocente, honesta,

carismática e sobretudo a fé que a senhora tinha no seu Deus! Obri­

gada meu Deus pela Mãe que tu nos deste e ajuda-nos a se confor­

mar com esta grande perda. A senhora deve estar muito feliz em ver

este lugar que tanto amava, cheio com sua família e amigos, mas sor­

rindo mesmo, a senhora esta neste lugar que Jesus guardou exclusi-

vamente para a senhora, porque poucas são as pessoas que têm

este privilégio de merecer um lugar tão sublime.•

Beijos de seus filhos e principalmente da sua filha como

me chamava de "minha vida." (Vera)

• No dia 18 de julho houve um incêndio na Irauçuba.

Pegou fogo no capinzal do cercado grande. Tarcísio

quase teve um colapso. Felizmente conseguiram retirar

o gado antes que o incêndio se alastrasse. Tarcísio,

Rafael e Rodrigo ficaram com as mãos cheias de bol­

has no combate ao incêndio. Maria Anir chorou e

rezou muito. Ainda bem que os prejuízos ficaram

restritos ao esplêndido capim seco que serviria

de alimento para o gado no verão.

----....::::;:.,.---... Régis agora é mestre. Defendeu tese de

dissertação, que já virou livro intitulado

Jangadeiros e Pescadores: os dilemas do

turismo em Canoa Quebrada, Aracati - Ceará. Quem

tiver interesse em adquirir, contate com o próprio escritor.

\\,,

\,

\'\,

---/. . .-' .- -,-, -

MENSAGEM:,

Mamãe, E impossível descrever

o que a senhora foi e será para nós.

Dizer suas qualidades, presis­

aríamos de muitas folhas de papel,

porque sao tantas , mamae, que nos

perderíamos.

Queremos dizer-lhe só as principais, em

que a senhora foi super: Super filha, irmã,•

• Tia Zedite passou uma temporada no Rio com sua filha Rita.

Quando menos esperamos, ela já tinha chegado, ainda bem pois ela

sabe, como ninguém, da nossa história e é uma das nossas principais

fontes de informação.

• No dia 21 de abril, nasceu em Teresina, a Isadora, filha da

Rita e do Pedro. Desejamos que seja muito feliz e tão linda e

boa como a mãe.

• No dia 30 de abril, faleceu Eliete. Deixou muitas saudades em

toda a família. As cerimônias de despedida contaram com um grande

número de familiares e amigos. Vieram do Piauí, Livramento,

Ditinha e Reggiani, e de Brasília Azevedinho e

Vânia. A missa de sétimo dia foi realiza­

da na Igreja do Pequeno

Grande, quando foi lida uma

emocionante homenagem

escrita por sua filha Vera.

(transcrever a mensagem)

Page 8: 2002 - 07 - Julho

II) Fortaleza, Julho 2002 Ano 2 No. 6

- No dia 7 de setembro, haverá mais um encontro da Família Azeve­do. Será em Guaramirangua. A casa é do "Tio Jaime" e foi pedidaemprestada pela Liziane. Todos estão convidados. Quem estiver inte­

ressado,comunique-se com o representante da sua farnília. Pela planilhade custo teremos as seguintes cotas: adulto: R$ 30,00, Crianças e ado-

•lescentes de 07 a 18 anos: R$ 15,00. Menores de 7 anos não contribuem.

- Neste encontro, teremos os aniversários do Gerardo, dia 7 e da

- Alcides, adoramos sua carta, e caso não nos encon­tremos no casamento da Luciana, esperamos ver você e asua família de férias em Fortaleza. Quem sabe breve?Abraços, a diretoria da AFA. Estamos transcrevendo a suacarta do dia 3 de abril de 2002"Q uerid a Selma, tem sido muito gratificante para eu,Len a e os m eninos, receber pelo Zé (Azeve dinho). aGazeta AFA desta família tao carismática e dócil, da qualvocê faz parte, como filha do Tarcísio e Maria Anir, dequem ap ren d em os a amar muito. Assim como, o André(m eu compadre), Luciana e Filipe, Cacá e Ivanise, Neto eVe ra, Gagá, Livramento, Gerardo , Camo es , Eliete, ufa...Pom péia e Man oelito, Jesus e Maria Anúsia, quando há 15an os , tivemos a oportunidade d e con hec ê-lo s como denossa família também. Somente a recordação do quevocês realizam hoje, unindo as três gerações, ficará com opa ss a r do tempo , por isso, v iv a cada momento

•in te n s a m e n t e . PARABENS a cada um de vocês.Esperan do abraçá-los no casamento da Lú (Luciana) emBras í li a, d ei xamos o nosso c a r in h o saudoso: Gordo(Alc ide s ) , Lena, Fabiano (21 anos), Isabela (20 anos) eLiane (16 anos)".- Ana Paula, es tamos transcrevendo a car ta que você envi-

INFORMES

Karol, dia 8. Já estamos providenciando os quitutes dessas festas.Vamos comemorar!

- O Chá de Baby da Sílvia, será no dia 26 setembro, sábado, às 17horas, na Spice - academia da Gagá.

- O Natal da AFA já tem data, será dia 21 de.dezembro, sábado às

20 horas. Este ano, esperamos uma reunião maior do que no ano pas­sado. Programe-se.

ou para sua avó. Ela ficou muito emocionada. Beijos, Selma"Vovó, estou mandando estes anjinhos (o papel da car taera pintado com lindas fi guras d e anjos) para ficaremperto de você. N ão fiqu e triste sobre a solidão. O silêncioé um e n co n t r o com D eus e nunca estamos sozinhas .Estou com saudade e espero que a nossa conversa aotelefone tenha lhe al egrado. NUNCA SE ESQUEÇAQUE A VIDA É LINDA E QUE MESMO NA SUA,IDADE, E LINDA, POIS TENS MUITO QUE VIVERE RIR COM O FATO DE HAVER A SUA VIDA PARAVIVER. Você, senhora, mulher, brilhe s e m p re, nao seesqueça! Vá ver o sol, caminhe e faça o que me ens in ou ,seja forte! Fique com os anjos! Te amo. Sua Neta, Vida.- Tio Zé Pedro e tia Nilza, ficamos radiantes com a notíciade que vocês virão, com toda a família, para o Natal. Esta­mos aguardando com muito carinho e muita festa.Abraços da Diretoria da AFA.- Ana Paula, estou ansiosa aguardando seus E-mails. Estoucom ciúmes, você só escreve para o Júnior. Beijos Pipi (Cag á),

- Glauco e Ana Paulo, até hoje não recebemos a matériasobre a chegada da família Azevedo em São Paulo e nosEUA. Estamos aguardando para os próximos números daGazeta AFA.

Informamos que estamos recebendo matérias para o próximo número deste jornal nos endereços eletrônicos:

[email protected] - [email protected] - [email protected] - [email protected]

[email protected] - [email protected]

O Reginaldo continua solicitando as fotos 3x4 e os dados das pessoas da família para montar a árvore genealógica. Envie a sua para nãofica r de fora! Entregue ao seu representante de família

Expediente

Redigiram este jornal:

Redigiram este jornal: Maria das Graças Esmeraldo (Presidente), André Avelino de Azevedo (Vice-Presidente), José 'de JesusAguiar Azevedo Júnior (Secretário), Helena Selma Azevedo (Za, secretária), Márcio Vivaldi Azevedo Aguiar ( Tesoureiro),Luis de Camões Catunda Esmeraldo Filho (20. tesoureiro) . Participou da revisão Karolinne Maia Azevedo.

Diagramação: Alessandro Muratore Revisão: Jota Erre de Sousa Oliveira