20 de maio de 2017 (99) 98190-5359 imperatriz-ma ...§ão...três tiros pelo ex-marido o crime...

13
Na ocasião também serão assinadas ordens de serviços; A agenda começa às 9h no prédio da UEMASUL. Pág. 03 Imperatriz-MA | Edição 665 | Ano VI | www.correiopopularitz.com.br SÁBADO 20 DE MAIO DE 2017 (99) 98190-5359 Vereadores debatem o papel das câmaras municipais Pág. 02 Governo entrega e vistoria obras nas áreas de educação e infraestrutura neste sábado polícia Mulher é assassinada com três tiros pelo ex-marido O crime aconteceu no Parque Amazonas. Uma Medida Protetiva de- terminava que ele teria que ficar a 500 metros da ex-esposa. Pág. 12 Por meio de nota, a Prefeitura informou que houve equivoco quanto as informações divulgadas. Pág. 05 cidade MP esclarece que não pediu a retirada de ambulantes da feira do Bonsucesso

Upload: ngonhi

Post on 21-May-2018

219 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: 20 DE MAIO DE 2017 (99) 98190-5359 Imperatriz-MA ...§ão...três tiros pelo ex-marido O crime aconteceu no Parque Amazonas. Uma Medida Protetiva de-terminava que ele teria que ficar

Na ocasião também serão assinadas ordens de serviços; A agenda começa às 9h no prédio da UEMASUL. Pág. 03

Imperatriz-MA | Edição 665 | Ano VI | www.correiopopularitz.com.br

SÁBADO20 DE MAIO DE 2017

(99) 98190-5359

Vereadores debatem o papel das câmaras

municipaisPág. 02

Governo entrega e vistoria obras nas áreas de educação e infraestrutura neste sábado

polícia

Mulher é assassinada com três tiros pelo ex-maridoO crime aconteceu no Parque Amazonas. Uma Medida Protetiva de-terminava que ele teria que ficar a 500 metros da ex-esposa. Pág. 12

Por meio de nota, a Prefeitura informou que houve equivoco quanto as informações divulgadas. Pág. 05

cidade

MP esclarece que não pediu a retirada de ambulantes da feira do Bonsucesso

Page 2: 20 DE MAIO DE 2017 (99) 98190-5359 Imperatriz-MA ...§ão...três tiros pelo ex-marido O crime aconteceu no Parque Amazonas. Uma Medida Protetiva de-terminava que ele teria que ficar

*ed

içã

o d

igit

al

receba o jornal correio*

no seu celular

envie uma mensagem para nosso whatsapp

(99) 98190-5359

gratuitamente!

Page 3: 20 DE MAIO DE 2017 (99) 98190-5359 Imperatriz-MA ...§ão...três tiros pelo ex-marido O crime aconteceu no Parque Amazonas. Uma Medida Protetiva de-terminava que ele teria que ficar

Publicado pela “Implay Tecnologia e Comunicação LTDA-ME”Rua Godofredo Viana, 152 B, Centro - Imperatriz/MA

Diretor Geral: Francisco Jú[email protected]

Editora-Chefe/Revisão: Larissa [email protected]

Diagramação: Gabriel RodriguesGilmar Carvalho

Repórteres: Antônio Pinheiro Brenda Herênio

Carloto Júnior Hyana Reis

CONTATOTelefone: (99) 3523-1163 Whatsapp: (99) [email protected]

02 Política Imperatriz-MA, Sábado, 20 de Maio de 2017

A Câmara de Vereadores de Imperatriz (MA) recebeu os professores, procuradores e demais servidores da rede mu-nicipal na manhã dessa quinta feira (18) para audiência públi-ca após a classe ter solicitado ao presidente da casa. O moti-vo foi o decreto nº 27 de 20 de abril de 2017 do executivo, que dispõe sobre a regulamentação do procedimento administrati-vo em âmbito municipal, e dá outras providências.

Para a classe o decreto

em si causa prejuízo aos traba-lhadores e estes não aceitam a imposição do poder executivo quanto à diminuição da remu-neração. O decreto alcança to-dos os servidores do município de modo que os professores estão se manifestando contrá-rios ao decreto.

Na Câmara de Vereado-res existe uma bancada cen-tral composta por 09 dos 21 parlamentares, o objetivo do bloco dos 09 é discutir as ma-térias de interesse do povo,

de modo a atender as neces-sidades da população. O bloco é formado pelos vereadores Pedro Gomes (PSC), Adhemar Freitas Jr.(PSC), Fábio Hernan-dez (PSC) , Ditola (PEN), Bebé taxista (PEN), Zesiel Ribeiro (PSDB), Irmã Telma (PROS), Maura Barroso (PROS), Ri-cardo Seidel (REDE), são contrários ao decreto e repu-diam qualquer perda na re-muneração dos servidores em respeito ao direito adquirido. (Assessoria)

Para o deputado Rubens Pereira Junior (PCdoB/MA), os atos do presidente Michel Te-mer são claras tentativas de obstrução da Justiça. “Temer fere o artigo 85 da Constituição e o artigo 4º, 6º, 9º e 12 da Lei 1.079/50. Ao dar aval, e ainda ordenar a continuidade de pa-gamentos de ‘mesada’ a Eduar-do Cunha e Lúcio Funaro para que ambos não colaborem com o Poder Judiciário, no âmbito das investigações da Operação Lava-Jato, Temer constitui di-reta oposição ao livre exercício do Poder Judiciário”, explica o parlamentar.

Deputados do PCdoB, PSol, PDT, PT, Rede, PSB, além de parlamentares de partidos como PTB e PHS protocolam nessa quinta (18) na Câmara o pedido de impeachment de Te-mer por crime de responsabili-dade ao dar aval para a compra do silêncio do ex-presidente da Câmara, o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Segundo a Constituição, atos que atentem contra o livre exercício dos poderes Legisla-tivo, Judiciário e dos poderes constitucionais das unidades da Federação são tipificados como crime de responsabilidade.

De acordo com o pedido de impeachment, “a conduta do denunciado o torna co-autor de grave tipo penal, afinal, confi-gura claro embaraço à investi-gação de infrações penais que envolvem organização crimino-sa”.

O artigo 2º da Lei 12.850/13 prevê que a promo-ção, constituição, financiamen-to ou integração, pessoalmente ou por terceiros, configuram organização criminosa, com pena de três a oito anos de re-

clusão, e multa, sem prejuízo das penas correspondentes às demais infrações penais pra-ticadas. Segundo o parágrafo primeiro do referido artigo, as mesmas penas podem ser apli-cadas a quem impede ou, de al-guma forma, embaraça a inves-tigação de infração penal que envolva organização criminosa.

Para a líder do PCdoB na Câmara, Alice Portugal (BA), a peça é “criteriosa e traz funda-mentação jurídica consistente”. “Não há solução para o Brasil fora da democracia. Vamos in-sistir para que as eleições se-jam diretas. Por isso, é impor-tante que personalidades que já estão se manifestando parti-cipem,” diz Alice.

Após o protocolo do pe-dido, os parlamentares pro-metem pressionar para que Rodrigo Maia (DEM/RJ) acate o impeachment de Temer e ins-tale a comissão especial.

“Nada além da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania funcionará. E a CCJ só funcionará para aprovar-mos a PEC das Diretas. Fare-mos obstrução em tudo. Não se vota nada mais no Parlamento”, alerta Rubens Pereira Junior. (Portal Vermelho)

Visando oferecer melho-res condições de atendimento à população e considerando a importância do Hospital Mu-nicipal de Imperatriz (HMI) para a cidade e toda região circunvizinha, na sessão ordi-nária da Câmara Municipal de Imperatriz, na última terça--feira, o vereador Carlos Her-mes (PCdoB) fez indicação ao governador Flávio Dino e ao secretário de estado de Infra-estrutura, Clayton Noleto para que disponibilizem recursos para a reforma do Hospital, mais conhecido popularmente como Socorrão. A indicação de nº 234/2017 foi votada e apro-vada por todos os vereadores.

O Socorrão é uma das maiores casas de saúde do sudoeste maranhense e pres-ta atendimento em alta com-

plexidade, funcionando num prédio alugado e que já está velho. Possui 400 leitos, sendo 30 para UTI. Faz atendimento de urgência e emergência e recebe diariamente dezenas de acidentados das regiões do sudoeste do Maranhão, norte do Tocantins e do sul do Pará, para a realização de cirurgias consideradas simples e até as mais complexas.

A Região Tocantina reú-ne cerca de 100 municípios e concentra mais de um milhão de habitantes. Mais de 80% dos pacientes atendidos no Socorrão são de outros muni-cípios. Cerca de 600 funcio-nários trabalham no reveza-mento de plantões. O HMI já chegou a atender aproxima-damente 18 mil pacientes por mês. (Assessoria)

Vereadores debatem o papel das câmaras municipais

Presidente da Câmara de Imperatriz, José Carlos, e vereadores de Montes Altos.

Divulgação

O segundo encontro para debater o papel constitucional, políti-co e institucional das

câmaras municipais aconteceu na manhã dessa sexta-feira (19) em Montes Altos. O presidente da Câmara de Imperatriz, José Carlos Soares, foi o palestrante principal e conduziu os debates na sede do legislativo monte-altense. O primeiro encontro aconteceu em Balsas.

“As câmaras municipais são a primeira instância da ca-deia democrática do nosso siste-ma político-partidário-eleitoral e a mais próxima do cidadão”, argumenta o presidente da Câ-mara de Imperatriz. “Portanto, em um regime democrático, é

a que mais representa os inte-resses da comunidade, porque as pessoas vivem nas cidades, o estado é uma figura jurídica, que organiza e aglutina as uni-dades político-administrativas. O vereador tem que ter cons-ciência de sua importância na cadeia democrática de nosso sistema político, impor sua re-presentação e se fazer ouvir pe-las outras instâncias de poder, sejam do próprio legislativo ou do executivo e judiciário”.

José Carlos cita como exemplo o recente encontro dos vereadores de Imperatriz com o governador Flávio Dino, que re-solveu em imediata intervenção do estado em ações diretas no município. “O governador, que é um grande político e jurista, soube dar a justa importância do vereador, que representa

diretamente as pessoas e as co-munidades”, comenta.

Reforma política - José Carlos também tem atentado para a importância da partici-pação dos vereadores nos de-bates da reforma política que tramita no Congresso Nacional.

“Não podemos apenas assistir de longe. É preciso se informar, cobrar dos represen-tantes em Brasília, saber de que maneira essa reforma pode influir nas eleições municipais, repudiar tentativas de centra-lismo dos partidos e lutar pelo municipalismo”, explica.

José Carlos aproveitou para divulgar a audiência públi-ca que a Câmara de Imperatriz sediará no dia 5 para debater as reformas políticas com os depu-tados federais do Maranhão.

Carlos Gaby

Adhemar Freitas Júnior e Pedro Gomes, integrantes do bloco indepen-dente que reúne nove vereadores.

Deputado Rubens Júnior (PCdoB/MA).

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Bloco dos 9 é contrário ao Decreto 27 do Executivo

Rubens Junior detalha pedido deimpeachment de Michel Temer

Socorrão deve ganhar recursos para reforma, anuncia vereador

Câmara de Montes Altos sediou segundo debate sobre o tema

Vereadores entendem que decreto fragiliza situação jurídica dos servidores municipais

Para o deputado, presidente fez clara tentativa de obstrução da Justiça

Page 4: 20 DE MAIO DE 2017 (99) 98190-5359 Imperatriz-MA ...§ão...três tiros pelo ex-marido O crime aconteceu no Parque Amazonas. Uma Medida Protetiva de-terminava que ele teria que ficar

Imperatriz-MA, Sábado, 20 de Maio de 201703Estado

Divulgação

Divulgação

Governo do Estado entrega, assina ordens de serviços e vistoria obras nas áreas de educação e infraestrutura em Imperatriz

Mais Asfalto garante emprego, renda e melhora qualidade de vida dos moradores de Santa Luzia

O Governador Flávio Dino, o secretário de Estado da Infraestru-tura, Clayton Noleto

e o Secretário de Estado da Ci-ência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, estarão em Imperatriz

Neste sábado (20) para entregar a etapa principal da reforma e ampliação da Uni-versidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Ue-masul), assinar a ordem de serviço para a construção do novo campus e de mais uma etapa do Programa Mais As-falto e também para vistoriar o andamento das obras de re-vitalização da Avenida Beira Rio.

Além de reparos na par-

te elétrica, hidráulica, piso, te-lhado e fachada, o prédio nas 32 salas de aula, sede do Dire-tório Central dos Estudantes e em 5 laboratórios, o prédio da Uemasul recebeu construção de novas áreas, como área de vivência com cantina, espaço para reprografia e um novo laboratório de informática. O investimento foi de R$ 3,1 mi-lhões e prevê ainda reforma, já em andamento, da bibliote-ca, o auditório e outras salas administrativas.

Já ao novo campus serão destinados R$ 13 milhões. O prédio vai ser construído em um terreno doado pelo Sindi-cato Rural de Imperatriz (Sin-rural), próximo ao Parque de Exposição Lourenço Vieira da

Silva. No local funcionará o Centro de Ciências Agrárias, que abrange os cursos de Me-dicina Veterinária, Engenharia Florestal e Engenharia Agro-nômica.

Na parte de Infraes-trutura de Imperatriz, serão aplicados R$ 6 milhões de pa-vimentação e recuperação de vias urbanas, atendendo aos principais bairros, como: Jus-sara, Mercadinho, Jardim São Luís, Vila Nova, Vila Lobão, Redenção Cafeteira, Bacuri e Entroncamento, onde os ser-viços já iniciaram nessa sexta--feira (19).

No grande Santa Rita, receberão os serviços as ruas Petrônio Portella e Don Evaris-to Arns, que vai interligar os

bairros Imigrante, Vila Mace-do, São José, Ouro Verde, Pla-nalto, Nova Imperatriz, Boca da Mata e Centro, formando um anel viário. “O governador Flávio Dino sensível às deman-das de Imperatriz traz respos-tas rápidas aos problemas que afligem a comunidade e o Mais Asfalto vias urbanas otimiza o deslocamento não só das pes-soas, mas da prestação dos serviços públicos como saú-de e segurança com a melhor trafegabilidade de viaturas e ambulâncias”, destacou o se-cretário de Estado da Infraes-trutura Clayton Noleto.

A agenda termina com a vistoria das obras de revitali-zação da Avenida Beira-Rio. Na primeira etapa, o investi-

mento é de R$ 3,1 milhões e corresponde ao aterro de uma das lagoas, onde será constru-ída uma concha acústica e a contenção das erosões, que já está bastante avançada.

A revitalização conta também com espaços de con-templação, compostos por pra-ças e jardins descortinados, estacionamento com mais de 400 vagas; espaço para feiras populares; espaço de lazer in-fantil; uma passarela na lagoa; um ponto de apoio, destinado aos sanitários públicos, admi-nistração local, posto policial e posto de primeiros socorros. Depois de concluído, o local será o maior parque de even-tos do Maranhão.

Na última semana, du-rante visita para a entrega de títulos de terras e vistoria de obras, o Governo do Ma-ranhão anunciou diversos in-vestimentos para a cidade de Santa Luzia. Entre eles está a destinação de 200 tonela-das de asfalto, pelo programa “Mais Asfalto”, para melhorar a trafegabilidade urbana dos 70 mil habitantes da padroei-ra de Santa Luzia. Mais de 15 pontos da região já estão sen-do restaurados.

Esta é a segunda vez que o ‘Mais Asfalto’ chega à região. Agora, as ações se ini-ciaram na Praça do Evento, Praça do Mercado Central, Av. Newton Bello, principal via da cidade, e em mais outros 10 outros pontos. O melhoramen-to na malha asfáltica é uma parceria entre secretaria de Estado da Infraestrutura (Sin-fra) e prefeitura.

“Com rodovias melhora-das, o aumento na renda local também será influenciando, já que as estradas facilitam o escoamento de produção, que tem como ponto forte a venda

de soja e milho. O sentimento é de profunda gratidão com o Governo do Estado, e que essa parceria venha a somar cada vez mais para que nosso povo possa ganhar”, relatou a pre-feita França do Macaquinho.

Antônio Silva de Olivei-ra, 56, mais conhecido como ‘Silva do Peixe’, mora há 17 anos em Santa Luzia. O ven-dedor destaca as ações que estão sendo realizadas na Pra-ça do Evento, uma das princi-pais rotas da cidade.

“Rapaz, aqui era péssi-mo demais. Estava cansado de colocar caco para tapar os buracos aqui porque não ti-nha nem como andar. Quando chovia, Ave Maria, era uma agonia. Agora tem máquina trabalhando e temos a certeza que vai melhorar”, afirma An-tônio de Oliveira.

Morador da rua São Mi-guel, o senhor Deusimar Sa-les, 62, todos os dias passa por dificuldades ao sair às 5h com seu carrinho de frutas para ir trabalhar na feira municipal. Ao ver os trabalhos de recupe-ração no local onde mora há

15 anos, Deusimar se alegra: “O asfalto aqui já não tinha mais. Quando chovia, não ti-nha como sair para trabalhar. Agora, espero que fique bom, né”, fala seu Deusimar.

Para o secretário de Es-tado da Infraestrutura, Clay-ton Noleto, os investimentos em diversas áreas de Santa

Luzia reforçam o compromis-so do governador Flávio Dino de garantir melhores condi-ções de vida aos maranhen-ses.

“O governador Flávio Dino tem driblado a crise e enfrentado os problemas de frente. Prova disso foram os investimentos anunciados

aqui, na cidade de Santa Lu-zia, onde o asfalto já começou a ser realidade e em breve te-remos a compra e reforma do hospital municipal, um sonho antigo dessa população. É as-sim que o Governo do Mara-nhão vem trabalhando para dar dignidade a vida de seu povo”, finaliza Noleto.

Reforma e ampliação da Uemasul atende a demanda histórica

Para o secretário da Sinfra, Clayton Noleto, os investimentos em diversas áreas de Santa Luzia reforçam o compromisso do governador Flávio Dino

Page 5: 20 DE MAIO DE 2017 (99) 98190-5359 Imperatriz-MA ...§ão...três tiros pelo ex-marido O crime aconteceu no Parque Amazonas. Uma Medida Protetiva de-terminava que ele teria que ficar

04 Cidade Imperatriz-MA, Sábado, 20 de Maio de 2017

Cirurgias para correção de fissura labial são realizadas pelo municípioSó este ano, já foram realizadas 45 intervenções cirúrgicase aproximadamente 400 pessoas estão sendo acompanhadas

Único do Maranhão, o Centrinho é um pro-grama desenvolvido em parceria entre a

Prefeitura Municipal, a Dvry Facimp e a ONG Smile Train, que realiza cirurgia de fissuras labiopalatina, conhecida como “beiço rachado”. Os procedi-mentos, que antes só podiam ser feitos em São Paulo, são re-alizados no Hospital Santa Mô-nica, através de convênio com o município. Só este ano, já fo-ram realizadas 45 intervenções cirúrgicas e aproximadamente 400 pessoas estão sendo acom-panhadas.

De acordo com o coorde-nador do Centrinho, Rauricio Vital, “esteticamente a cirurgia é o grande diferencial na vida dessas pessoas e todo o acom-panhamento necessário para a recuperação completa do pa-

ciente nós oferecemos aqui”. Segundo ele, após a cirurgia o atendimento tem a supervisão de fonoaudiólogo, nutricionis-ta, ortodontista, psicólogo e as-sistente social. “Sem a parce-ria da Secretaria de Saúde do Município, não teríamos como realizar estes procedimentos e nem ampliar os serviços”, des-tacou.

Com o convênio, o muni-cípio mantém os profissionais, custeia as cirurgias e despesas hospitalares; enquanto a Dvry Facimp oferece as instalações para o Centrinho e auxilia no tratamento com atendimen-to ambulatorial (realização de limpeza, obturações e deman-das pré e pós-cirúrgica); a ins-tituição americana Smile Train disponibiliza capacitações e treinamentos para os funcioná-rios.

O prefeito Assis Ramos ressalta que o programa repre-senta um avanço para Impera-triz e região, por dar oportu-nidade às crianças com lábio leporino resolverem o proble-ma sem precisar sair da cida-de. “Antes era preciso se des-locar até Bauru, em São Paulo, para fazer as cirurgias, mas agora elas têm a oportunidade de fazer todo o tratamento aqui mesmo, e o Município, como não poderia deixar de ser, con-tinuará dando apoio no que for preciso para o funcionamento desse serviço”, assegurou.

Para ter acesso ao trata-mento, os interessados devem procurar o Centrinho, no Hos-pital Escola da Dvry Facimp, localizado na Rua São João, esquina com Piauí, no Bairro Nova Imperatriz. (Assessoria)

Na reunião foram discutidos os termos de cooperação sobreo atendimento à classe empresarial no Distrito.

Divulgação

Cedei discute melhorias para o Distrito Industrial

O Conselho Empresarial de Desenvolvimento Econômi-co de Imperatriz (Cedei), em sua terceira reunião, esteve reunido, na manhã de quar-ta-feira (17), para discutir medidas e programas em prol da atividade empreendedora local. Na pauta de discussões, projetos de leis de incentivos para os empresários e o pa-norama sobre os avanços na situação do Distrito Industrial da cidade. Representantes do comércio e indústria, sindica-tos, município e estado parti-ciparam do encontro.

Na reunião, realizada na nova sede da Secretaria Mu-nicipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), no Palá-cio do Comércio e Indústria, foram discutidos também os termos de cooperação técnica entre Prefeitura e o Governo do Estado, que dispõem sobre o atendimento à classe em-presarial no Distrito.

O secretário da Sedec, Eduardo Soares, mostrou-se otimista com a expectativa do

termo e lembrou a importân-cia da parceria para atender o empresariado. “Sabemos que os interessados em inves-tir em Imperatriz precisam se deslocar até São Luís para resolver assuntos burocráti-cos de sua empresa, gerando desconforto e gatos. O Cedei, através das entidades que lhe compõe, também concorda e preza para que esse termo seja homologado, possibilitan-do assistência e atendimento para o empresário em nosso próprio distrito”, reforçou.

Para o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fie-ma), Francisco de Sales Alen-car, “com os diálogos entre diversos representantes de órgãos públicos e do segui-mento empresarial, é possível somar força para fomentar políticas e estratégias para o fortalecimento industrial e desenvolvimento econômico da cidade”.

A reunião contou com participação de Hélio Rodri-

gues, presidente da Associa-ção Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII); Atenágoras Reis Batista, diretor da Secre-taria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc); Francisco de Sales Alencar, da Federa-ção das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema); Luís S. Lima, do Sindicato da In-dustrial Metal e Mecânica (Simetal); João Neto Franco e Marcos André N. Morais, do Sindicato do Comércio Va-rejista de Imperatriz (Sindi-com); além de representantes das Indústrias de Panificação e Confeitarias de Imperatriz (Sinpancimp); Indústrias de Móveis de Imperatriz (Sindi-mir); Indústria da Construção Civil (Sinduscon); Indústrias e Reflorestamento para Car-vão Vegetal (Sicam), e o mem-bros da Sedec, Diego Maciel de Oliveira e Josiano Cesar de Sousa.(Assessoria)

Por meio de um termo de cooperação técnica firma-do com o Ministério Público do Maranhão será aplicado em Imperatriz o “Projeto Ler, Escrever e Pensar, Conscien-tizar para Transformar”. O trabalho será realizado com atividades de leitura, debate, pesquisa e escrita, com foco na prevenção e combate à corrupção.

O projeto será aplicado pela Secretaria Municipal de Educação, durante os quatro anos de governo e busca con-tribuir com a transformação social, despertando a consci-ência crítica e a politização dos estudantes. As atividades serão avaliadas pela Acade-mia Imperatrizense de Le-tras, que premiarão os três primeiros classificados, como forma de incentivo ao esforço do aluno que deseja competir.

O Ministério Público oferece todo suporte para essa aplicação, disponibili-zando um promotor para visi-tar as escolas e comunidades, além de mobilizar membros e servidores para implantar as atividades em etapas anu-ais em todas as instituições de ensino municipais. A Pre-feitura fica responsável pelo engajamento dos gestores, equipes de apoio e estrutura física para realização e pre-miações.

Assis Ramos reforçou que a parceria é de grande importância para a cidade, pois contribui de forma signi-ficativa com a educação. “As nossas crianças precisam de incentivos do município e não podemos negar as parcerias que só trazem benefícios”, afirmou Assis. (Assessoria)

‘Projeto Ler, Escrever e Pensar’ será desenvolvido em ImperatrizO trabalho será realizado com atividades de leitura, debate, pesquisa e escrita, com foco na prevenção e combate à corrupção

Termo de cooperação técnica visa facilitar o atendimento aos empresários

Reprodução

Os procedimentos, que antes só podiam ser feitos em São Paulo, são realizados no Hospital Santa Mônica.

Divulgação

O projeto será aplicado, pela Secretaria Municipal de Educação junto com o Ministério Público.

Page 6: 20 DE MAIO DE 2017 (99) 98190-5359 Imperatriz-MA ...§ão...três tiros pelo ex-marido O crime aconteceu no Parque Amazonas. Uma Medida Protetiva de-terminava que ele teria que ficar

Imperatriz-MA, Sábado, 20 de Maio de 201705Cidade

Uma nova forma de ler o CORREIO!Fique atento aos Ícones Interativos

Por meio de nota divul-gada, a Prefeitura de Imperatriz se retratou quanto a informação

divulgada que o Ministério Público determinou a retira-da dos ambulantes da feira do Bonsucesso.

A informação divulga-da dizia que os comerciantes que estão no local há mais de 10 anos, teriam que sair da área, por ocuparem desorde-nadamente o passeio público, o meio-fio e até a rua. A ope-ração notificou 14 feirantes, e foi dado um prazo de 24 horas para comparecerem à Secreta-ria Municipal de Planejamento Urbano (Sepluma).

Os feirantes notificados receberam uma cópia do ofício do Ministério Público e da lei que trata sobre o uso indevido das calçadas e ruas (Lei Ordi-

nária 1.095/2004). Também foi solicitado que os ambulantes apresentassem uma cópia do contrato que comprova o alu-guel de imóveis construídos na calçada.

Mas segundo a nota, “a Promotoria de Justiça não de-terminou a retirada dos fei-rantes e apenas encaminhou expediente à Secretaria Muni-cipal de Planejamento Urbano para dar conhecimento dos fatos para a adoção de provi-dências a cargo do Município. Portanto, não houve nenhuma ordem ou qualquer determina-ção do MP para a desocupação da feira”, informa a nota de es-clarecimento.

A Prefeitura se descul-pou pelo equívoco. “A Assesso-ria de Comunicação lamenta o mal-entendido e vem a público, retratar-se e pedir desculpas pelo erro na matéria jornalís-tica, bem como fez a exclusão da notícia citada”, dizia a nota.

Hyana Reis

MP esclarece que não pediu a retirada de ambulantes da feira do BonsucessoPor meio de nota, a Prefeitura informou que houve equivoco quanto as informações divulgadas

Alunos da Escola Muni-cipal Domingos Moraes, do bairro Recanto Universitário, estão sendo dispensados mais cedo por falta de merenda. O problema já dura três dias, se-gundo pais de alunos.

Adriana marinho, que tem dois filhos estudando na escola, pontua que os pais es-tão revoltados com a falta de merenda e reclama da situa-ção. “A gente já está acostu-mado com o horário de 11:15, da criança chegar em casa. A gente confia na escola, por-que as vezes estamos tão ate-rafados em casa que 11 horas ainda não tem comida feita”, reclama.

Segundo um pai de alu-no, Rosivaldo Alves, a dire-tora da escola havia comuni-cado que “o problema seria resolvido e não aconteceria novamente”. Mas os alunos continuam saindo mais cedo.

“Meus filhos nem estão vindo, porque esse problema prejudi-ca os alunos”, disse ainda.

Já a autônoma Célia Sil-va, que tem dois sobrinhos que estudam pela manhã, con-ta que a situação acaba afe-tando a alimentação regular das crianças.

“Não é todo pai de famí-lia que tem condição de dar uma merenda para o filho le-var para a escola. Os pais fi-cam conscientes que o aluno vai merendar na escola. Como os menores saem mais cedo do que deve, a situação fica difí-cil. Chega em casa, e a mãe tem que providenciar algo de última hora e isso acaba in-fluenciando na alimentação”, diz Célia.

A produção entrou em contato com a Prefeitura e está no aguardo de um posi-cionamento. (MA10)

Alunos são liberados mais cedo por falta de merenda escolarO problema já dura três dias, segundo pais de alunos

Beatriz Farias

Projeto ‘Melhor Ensino, Maior Ideb’ é desenvolvido em Imperatriz

O programa de formação continuada tem o objetivo de orientar os profissionais da Língua Portu-guesa e Matemática sobre descritos exigidos na Matriz de Referência.

Divulgação

Para garantir a melho-ria na aprendizagem e a ele-vação dos índices educacio-nais no Ensino Fundamental, a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Muni-cipal de Educação, implantou no início de maio o projeto “Melhor ensino, Maior Ideb”. O programa de formação con-tinuada dos professores, que atuam no 5° e 9° ano, tem o objetivo de orientar os profis-sionais da Língua Portuguesa e Matemática sobre descri-tos exigidos na Matriz de Re-ferência, determinados pelo Ministério da Educação, nas avaliações externas, como a Prova Brasil.

De acordo com Nilcea Martinho, secretária adjunta

de ensino da Semed, o curso é dividido em dois ciclos. “A pri-meira parte da formação foi destinada aos 120 professores que trabalham com turmas do 5° ano. Na semana passada reunimos cerca de 90 profes-sores da área de matemática que atuam no 9° ano e nessa semana é a vez dos 150 pro-fessores da área de Língua Portuguesa”, explicou.

A pedagoga Maria Eli-nete Gonçalves, coordenado-ra dos Anos Finais da Semed ressalta que os encontros são realizados por área, para fa-cilitar a análise do material. “Além dessa separação, divi-dimos em grupos de até 20 professores para que todas as dúvidas sejam eliminadas e

eles elaborem os itens exigi-dos nas avaliações, para cria-rem o banco de dados dos si-mulados e exercícios em sala de aula, ainda nesse primeiro semestre”.

Segundo o secretário de Educação, Josenildo Ferreira, o papel dos sistemas públicos de ensino é o de garantir a aprendizagem aos alunos. “A prioridade da gestão munici-pal é oferecer todas as con-dições para que as crianças e jovens desenvolvam suas potencialidades por meio da educação”.

A segunda etapa da formação será realizada em agosto, antes do segundo si-mulado preparatório para a Prova Brasil. (Assessoria)

Formação continuada é voltada aos professores do 5° e 9° ano

Segundo nota divulgada, a Promotoria de Justiça diz que não determinou a retirada dos feirantes.

Divulgação

Page 7: 20 DE MAIO DE 2017 (99) 98190-5359 Imperatriz-MA ...§ão...três tiros pelo ex-marido O crime aconteceu no Parque Amazonas. Uma Medida Protetiva de-terminava que ele teria que ficar

Social06Imperatriz-MA, Sábado, 20 de Maio de 2017

?CLICKSQuer ser a Garota

99 99139-3155 / 98142-2011

CAVALCANTETAYSA

Page 8: 20 DE MAIO DE 2017 (99) 98190-5359 Imperatriz-MA ...§ão...três tiros pelo ex-marido O crime aconteceu no Parque Amazonas. Uma Medida Protetiva de-terminava que ele teria que ficar

Imperatriz-MA, Sábado, 20 de Maio de 201707Geral

Jussara Cerqueira

[email protected]

Jussara Cerqueira

@jussaraedmais

jussaraedmais Programa exibido aos sábados às 11h20 na TV Difusora

A advogada Celma Baiano celebrou a passagem de aniversário em grande estilo agregando diversão e lantropia. Isso mesmo, os convidados ao se inscre-verem para corrida, na Top Sport, doa-ram alimentos que serão distribuídos a entidades carentes. Mesmo com a chuva os “corredores” vibraram e saíram oti-mistas para uma maratona de 5km, no retorno foram recebidos com muita festa com direito a chopp gelado, churrasqui-nho, bolo e “parabéns pra você”.

B-DAYEm clima de corrida das cores

Legendas:

O imenso sucesso da dupla sertaneja Bruno e Marrone é reconhecido não só nacionalmente, mas também mundial-mente pelo público e pela crítica. São mais de 20 álbuns gravados com milhões de cópias vendidas, além de inúmeros prêmios que só ajudaram em sua consagração como gran-des artistas que conquistaram o coração do Brasil. Com estilo e carisma marcantes, a dupla arrasta multi-dões para seus shows com sua apaixonante combinação en-tre baladas românticas e bailões que colocam todo mundo para dançar, A dupla aterrissa na city dia 09 de junho em evento realizado pela Nativa FM e FM Terra.

SHOWBruno e Marrone

01. Bruno e Marrone faz show em Imperatriz.

Legendas:

01. Galera animada / 02. A aniversariante na hora do parabéns / 03. Alfredo Wagner, Beto e Cris Colen / 04.Aniversariante com os pais / 05. A sioterapeuta Angéli-ca Barros e esta colunista / 06. A aniversariante ladeada pelo esposo Darci Baiano, Heleno, Claudimara e Renata/ 07. Webert, Tito Martins, Milena Farias / 08. A aniver-sariante ladeada por Lucia, Elenice, Janaina, Claudia, Fabiola e Catiuscia Rodrigues.

01

02

03

07

04 05 06

08

01

Page 9: 20 DE MAIO DE 2017 (99) 98190-5359 Imperatriz-MA ...§ão...três tiros pelo ex-marido O crime aconteceu no Parque Amazonas. Uma Medida Protetiva de-terminava que ele teria que ficar

08 Plus Imperatriz-MA, Sábado, 20 de Maio de 2017

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 5

TIFENCONTRARECO

ERRONEACOROMIRIMLT

ESMOFATOAÃARODOANEL

COTURNOGIZDAREBADAOCALEVEDO

PASMANTERFS

OEOAADERE

LASBOMSIRIMONOTEISTAS

DERASAM

ORFANATOGO

RIOAMAZONAS

(?) Tsé-Tung, líder

chinês

A (?):como anda

o deso-rientado

Via que cir-cunda uma

grandecidade

Bota típicada moda

gótica

Bairrocarioca do

Pão deAçúcar

Sucessodo LegiãoUrbana

(?) duro:esforçar-se muito(gíria)

No de 89, “caiu”o Muro de

Berlim

(?) Vargas:1930-1945(Hist.)

Sufixo de “cami-

nhada”

“Orques-tra”, em

OSB

Sinuo-sidade decaminho

Gonorreia,sífilis ou

candidíase(sigla)

Viviane (?):a Lili de

“TotalmenteDemais” (TV)

Interjeiçãotípica da

linguagemcaipira

(?) Vegas,cidade doscassinos

(EUA)

Dó, ré, mi,(?): quatroprimeiras

notas (Mús.)

AlziroZarur,

fundadorda LBV

Tio (?), per- sonificaçãonacionaldos EUA

Ir, eminglês

Bronzeado(fig.)

Etiqueta,em inglês

Dispositivoda portariaCanal es-tatal (ITA)

Destino infantil duran-te a pausa escolar

Filmeespanholde terror

Construção considerada o marcoinicial de Natal (RN)

(?) Torna-do, ator

Conjunçãode comparação

Desgaste natural dasuperfície terrestre,causado por chuva e

vento

Ter umaboa

aceitaçãoou reper-cussão dealgo (fig.)

Incorreta

As religiões como o Ca-tolicismo e o Islamis-mo, por não admitirem

mais que um DeusAsilo decriançasBanha

Manaus

Floresta

Mogi (?),municípiopaulista

Ao acaso

Duplicado

Fermento de cervejasLoja de co-mes e bebes

Satis-fatório

Time, eminglês

Apoia;segue

Meu, emfrancês

CrustáceomarinhoSabrina(?), atriz

2/go. 3/moi — rec — tag. 4/team. 7/coturno. 9/pasmanter. 12/encontrar eco.

passatempo

resumo das novelas Quer mais?Clique correiopopularitz.com.br para acessar conteúdo exclusivo, atualização de nossas reporta-gens, todos os nossos colunistas e participar da promoção Correio te leva para o cinema!Para falar com a redação:[email protected]

Participe no Facebook:www.facebook.com/correiopopular

Pelo telefone: (99) 3523-1163

Ou no whatsapp:(99) 98190-5359

Rock Story Júlia descobre que Salvato-re está atrás do caderno que Mário roubou. Gordo comen-ta com Eva que acredita que Diana venderá sua parte na gravadora para puni-lo. Júlia diz a Ricardo que o caderno do mafioso deve estar com Alex. Ricardo e Júlia decidem voltar ao Brasil. Léo apoia Almir, que finge ter sido atropelado para ficar perto de Néia. Nelson dis-cute com Edith, e Glenda se aproveita da situação.

Novo MundoNívea se apavora com a reação de Thomas. Liu desconversa quando Anna a questiona sobre filhos. Dom Pedro impede Joa-quim de beber o café prepara-do por Elvira. Licurgo confessa sua paixão por Elvira para Ger-mana. Thomas descobre que Joaquim falou com Chalaça an-tes de ele ser deportado para Portugal. Ferdinando encontra a planta que procurava. Idalina pede a Cecília que se afaste de Libério.

A Força do Querer Jeiza se irrita quando Ritinha fala sobre seu casamento com Zeca. Cibele vê Shirley saindo de um bar com um homem e conta para Dantas. Ritinha sen-te-se mal ao chegar do banho de mar. Dita comenta com Sil-vana que acredita que Eurico irá procurar o relógio que foi de seu pai. Bibi decide o lugar para onde viajará com Rubi-nho. Jeiza consegue mais infor-mações do esquema da facção criminosa.

cinema

A Autópsia

Programação

O Poderoso ChefinhoSala 1 (dub): 14:30

Alien: CovenantSala 1 (dub): 16:40 / 19:00

Rei Arthur

Corra!

Sala 3 (dub): 14:00 / 19:15 / 21:40

Sala 2 (dub): 17:00 / 19:30

Próximo Lançamento

Data: 25 de maioClassificação: 12 anos

Piratas do Caribe

Válida até 25 de maio

Sala 1 (dub): 21:20

Corra!

Rei Arthur

Sala 2 (dub): 21:30 (Exceto dia 18/05)

Sala 3 (dub): 16:30 (Exceto dia 24/05)

Sala 2 (leg): 21:30 (Somente dia 18/05)

Sala 3 (leg): 16:30 (Somente dia 24/05)

Asteroide – O asteroide é um corpo formado por ro-chas, minerais e metais. Ele orbita o Sistema Solar, e cos-tuma ficar concentrado nas proximidades de Marte e Jú-piter, área conhecida como o Cinturão de Asteroides.

Em geral, os asteroides têm 1 quilômetro de diâmetro, mas também existem grandes asteroides com até 900 quilô-metros de diâmetro. Um as-teroide teria sido a causa da extinção dos dinossauros. Se-gundo a NASA, existem cerca de 4,7 mil asteroides perigo-sos perto da Terra.

Cometa – O cometa é um corpo formado por gelo, rocha e poeira. Ele, normalmente, se forma no Cinturão de Kuiper e na Nuvem de Oort, duas áre-as que ficam fora do Sistema

Solar. Um cometa bastante po-pular é o Halley, identificado em 1696, por Edmond Halley. Ele pode ser observado na ór-bita do Sol a cada 76 anos. Sua próxima aparição está previs-ta para acontecer em 29 de ju-lho de 2061.

Meteoro – O meteoro é classificado como um flash de luz, resultante da passagem de um meteoroide que queima e se desintegra na atmosfe-ra terrestre. Ele é aquilo que chamamos, popularmente, de estrela cadente.

Simplificando: Asterói-de: Seu composto é rochoso e de dimensões gigantescas. Cometa: Em sua composição é uma esfera de gases conge-lados e poeira. Meteoro: Seu composto é rochoso porém sua dimensão é pequena. (Astropt)

Diferenças entre cometas, meteoros e asteroides

ÁRIES 21/03 a 20/04

por Omar Cardoso

SEUHORÓSCOPO

Evite os perigos no trânsito, a preci-pitação nos negócios e discussões no campo profissional. Você pode co-meçar seu dia sentindo-se um tanto desanimado.

TOURO 21/04 a 20/05

Faça de tudo hoje, para melhorar suas condições sociais, profissionais e financeiras. Mas tudo dentro de um sentido honesto e inteligente. Estão favorecidos os contatos pessoais.

GÊMEOS 21/05 a 20/06

Boa influência astral. Para união, noi-vado, namoro, as novas associações e para lucrar em negócios junto ao sexo oposto. Todavia, tome cuidado com rivalidades e inimigos declarados.

CÂNCER 21/06 a 21/07

Momento positivo que o vai benefi-ciar você e de modo decisivo. Notícias agradáveis. Não dê crédito a rumores e boatos que possam surgir. Data po-sitiva para fazer mudanças.

LEÃO 22/07 a 22/08

Mente engenhosa, progressista, ideias claras e brilhantes, muito influencia-rá de modo benéfico sua vida. Tudo indica que neste período você estará passando por momentos de felicidade.

VIRGEM 23/08 a 22/09

Alguma coisa, por mais insignificante que possa parecer, não irá correspon-der a sua expectativa. Mas você cor-responderá ao seu dever com natura-lidade e positivismo.

LIBRA 23/09 a 22/10

Faça o que puder para aumentar suas amizades ou então, conservar as que já fez no passado. Evite atritos com quem quer que seja a fim de não criar inimigos, declarados ou ocultos.

ESCORPIÃO 23/10 a 21/11

Um obstáculo poderá surgir em seu trabalho que será criado por uma pessoa inconsequente. Você saberá como contornar esse problema. Sua dedicação será reconhecida.

SAGITÁRIO 22/11 a 21/12

Tire de sua mente as más intenções, o pessimismo e o desânimo. Coloque no lugar, uma boa dose de otimismo e força de vontade que tudo deverá melhorar para você.

CAPRICÓRNIO 22/12 a 20/01

Procure levar seus planos por um ca-minho seguro e tranquilo, pois a fase que se inicia muito o favorecerá neste sentido. Êxito amoroso, em jogos, sor-teios e na loteria.

AQUÁRIO 21/01 a 19/02

Prenúncios de melhoria geral. Boa saúde. Felicidade amorosa, alegrias proporcionadas por crianças e lucros através de negócios imobiliários. Tudo que fizer refletirá sobre sua família.

PEIXES 20/02 a 20/03

Será improdutivo preocupar-se com o que os outros possam fazer ou dizer a seu respeito. Ninguém e perfeito. Mais vale uma orientação do que uma crítica amarga. Problemas familiares.

ASSISTA AO VÍDEO:https://goo.gl/B7gBh9

Page 10: 20 DE MAIO DE 2017 (99) 98190-5359 Imperatriz-MA ...§ão...três tiros pelo ex-marido O crime aconteceu no Parque Amazonas. Uma Medida Protetiva de-terminava que ele teria que ficar

Local: Imperial ShoppingHorário: 12h às 22h

Local: Chácara Vovó MarinaHorário: 20hAtração: Erasmo Dibel, Lena Garcia, Parente

Local: Clube Cabos e SoldadosHorário: 22hAtração: Tom de Alerta,Forró dos Tops, Dj Freedmayer,Paredão Ultrasom

Local: Royal LoungeHorário: 22hAtração: Andy Bianchini, DJ Ronny e Beto Junior

Local: Maçonaria (Rua Alagoas)Horário: 20hAtração: Farra de Luxo e TDN

Local: Snack BarHorário: 21hAtração: MelquiadesDissonante

Local: Arena BarãoHorário: 22hAtração: Caviar comRapadura, Forró dos Topse Forró Devasso

Local: Fruta & VerduraHorário: 22h30Atração: Dj Cambraia

Feira Nações e Artes

MPB

Vilinha Mix

Sábado

Lançamento Quadrilha Arrastapé 2017

Rock

Forró das Antigas

Sábado

20/05

Imperatriz-MA, Sábado, 20 de Maio de 201709Cultura

A renda arrecadada com o evento será revertida para o Time de Basquete sobre Rodas.

Ancine anuncia investimentos de R$ 192 milhões em editais para setor audiovisual

MP recebe exposição de Projeto Construarte

Na próxima segunda-feira (22), serão abertas as ins-crições, que prosseguem até 7 de julho, para a quinta edição do edital Prodav

A mostra traz trabalhos produzidos pelos reeducandos da Penitenciária de Imperatriz

A Agência Nacional do Cinema (Ancine) lançou qua-tro chamadas públicas do Pro-grama Brasil de Todas as Telas que, juntas, totalizam R$ 192,3 milhões de investimentos no se-tor audiovisual. O anúncio foi feito pelo diretor-presidente da agência, Manoel Rangel, que também apresentou a segunda etapa do Plano de Qualificação da Gestão de Financiamento – Ancine + Simples, que tem como objetivo dar mais agili-dade e transparência às opera-ções da autarquia, responsável pelo fomento e pela regulação do setor.

Na próxima segunda-fei-ra (22), serão abertas as ins-crições, que prosseguem até 7 de julho, para a quinta edição do edital Prodav 03/2017 – Nú-cleos Criativos, no valor de R$ 14 milhões. Serão selecionadas 14 novas propostas de projetos que reúnam profissionais de criação e roteiristas com o ob-jetivo de desenvolver roteiros de filmes, séries, programas e formatos para televisão.

No mesmo dia, a Ancine abre inscrições para outras três chamadas. Uma delas é a linha de desempenho comercial do Sistema de Suporte Automáti-co do Programa Brasil de Todas as Telas, a chamada pública Prodav 06/2017, que vai dis-ponibilizar R$ 100 milhões em recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), para empre-sas produtoras brasileiras inde-pendentes, distribuidoras brasi-leiras atuantes no mercado de

salas de exibição e programa-doras de televisão atuantes no serviço de acesso condicionado ou de radiodifusão.

“Além do aumento de R$ 20 milhões em relação a 2016, mudaram também algumas re-gras do edital, que passa a ver-sar agora apenas sobre regras de habilitação e pontuação das empresas beneficiárias indire-tas, ficando as normas sobre destinação de projetos para um documento próprio, o regula-mento para destinação”, expli-cou Manoel Rangel.

Em outra linha de finan-ciamento, o Projeto Cinema da Cidade, a Ancine convoca os governos estaduais a uma ação conjunta para a construção de salas de cinema em municípios sem esse equipamento. Serão investidos R$ 8,3 milhões do FSA e os governos estaduais interessados devem comprome-ter-se com uma contrapartida mínima de R$ 2 milhões.

A última das quatro cha-madas públicas é a 01/2017 - Arranjos Financeiros Estaduais e Regionais, edital pelo qual o programa da Ancine se propõe a financiar, de forma comple-mentar, com recursos do FSA, projetos audiovisuais indepen-dentes selecionados em editais promovidos por órgãos e enti-dades da administração pública estadual, do Distrito Federal e das capitais dos estados. Para esta linha estão previstos inves-timentos na ordem de R$ 70 mi-lhões. (Agência Brasil)

O Ministério Público do Maranhão recebe, em 31 de maio, a exposição do Projeto Construarte. A mostra, que acontece das 8h às 17h, no hall de entrada do novo prédio das Promotorias de Justiça de Imperatriz, traz objetos fabri-cados pelos presos, de forma artesanal, no interior da peni-tenciária.

A exposição das peças

produzidas conta com o apoio da 5ª Promotoria de Justiça Criminal de Imperatriz, cujo titular é o promotor de justiça Domingos Eduardo da Silva. O promotor diz que o objetivo do projeto é cumprir as determi-nações da Lei de Execução Pe-nal que, além de punir, prevê a reintegração social do apena-do ao convívio com a família e com a sociedade.

“Esse projeto é de gran-de importância, pois traz uma das principais ferramentas no processo de ressocialização dos presos”, destaca o promo-tor Domingos Eduardo.

Os recursos com a venda das peças serão revertidos em benefício dos apenados e famí-lias e para a compra de mate-rial de fabricação de novas pe-ças. (Assessoria)

A exposição traz objetos fabricados de forma artesanal.

Divulgação

Divulgação

Um Arraiá será promo-vido dia 17 de junho pelo Centro de Assis-tência Profissionali-

zante ao Amputado e Deficiente Físico de Imperatriz (CENAPA). O evento acontece a partir das 19h na Maçonaria Lauro Tupi-nambá Valente, localizada na rua Coriolano Milhomem.

O evento contará com atrações musicais e culturais, barraca com comidas típicas, e ainda uma apresentação es-pecial da “Quadrilha sobre ro-das”. “Toda a renda arrecadada no Arraiá será revestida nas despesas do “Time de Basquete

sobre Rodas do CENAPA”; ex-plicou Edilson Vieira, presiden-te do CENAPA.

CENAPA - O Centro de Assistência Profissionalizante ao Amputado e Deficiente Físi-co, é uma instituição civil be-neficente e atua na melhoria da qualidade de vida e trabalho das pessoas com deficiência e tem uma luta contínua pelos di-reitos humanos.

Entre os destaques do centro está o time de futebol do Cenapa, formado por atletas ca-deirantes. O time já participou de diversos torneios, tanto a nível regional quanto nacional, e já trouxe diversos prêmios re-presentando Imperatriz.

Cenapa promove arraiá em junhoO evento acontece no dia de 17 de junho às 19h na Maçonaria da rua Coriolano Milhomem

Divulgação

Hyana Reis

Page 11: 20 DE MAIO DE 2017 (99) 98190-5359 Imperatriz-MA ...§ão...três tiros pelo ex-marido O crime aconteceu no Parque Amazonas. Uma Medida Protetiva de-terminava que ele teria que ficar

10 Nacional Imperatriz-MA, Sábado, 20 de Maio de 2017

A crise envolvendo o pre-sidente Michel Temer repercutiu na agenda do governo para as re-

forma da Previdência e Traba-lhista. O relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, a chamada PEC da Previdência, Arthur Maia (PPS--BA), disse que “não há espaço” para avançar no tema.

A PEC está em tramita-ção na Câmara dos Deputados, e o governo estava articulando para conseguir os 308 votos ne-cessários para votá-la e aprová--la no fim de maio ou o início de junho.

“Passamos a viver um cenário crítico, de incertezas” desde ontem, após vazamento da delação premiada dos em-presários Joesley Batista e Wes-ley Batista, afirma o deputado na mesma nota.

“Certamente, não há es-

paço para avançarmos com a reforma da Previdência no Con-gresso Nacional nessas circuns-tâncias”, ressalta Maia. “É hora de arrumar a casa, esclarecer os fatos obscuros, responder com verdade a todas as dúvi-das do povo brasileiro, punindo quem quer que seja, mostran-do que vivemos em um país em que a lei vale para todos.”

Mais cedo, o relator da reforma trabalhista no Senado, Ricardo Ferraço (PSDB-ES), também disse que não há mais clima para votação do projeto. Na nota, Ferraço destacou que a crise institucional é tão gra-ve que a reforma trabalhista se tornou “secundária”.

Ferraço, que é o relator da reforma trabalhista nas co-missões de Assuntos Econômi-cos (CAE) e de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, previa a vo-tação do texto no plenário da

Casa entre os dias 12 e 15 de junho.

“Na condição de relator do projeto, anuncio que o ca-lendário de discussões está sus-penso. Não há como desconhe-cer um tema complexo como o trazido pela crise institucional. Todo o resto agora é secundá-rio”, diz a nota. Para Ferraço, é necessário priorizar uma so-lução para a crise e só depois debater as reformas propostas pelo governo.

Nessa quinta-feira, o Su-premo Tribunal Federal (STF) autorizou a abertura de inqué-rito para investigar o presiden-te Michel Temer. A medida foi tomada a partir de depoimen-tos de delação premiada dos donos do grupo JBS. Em pro-nunciamento em rede nacio-nal, o presidente da Repúbli-ca disse que não renunciará. (Agência Brasil)

Crise impede votação de reformas da Previdência e trabalhista, dizem relatoresA PEC está em tramitação na Câmara dos Deputados, e o governo estava articulando para conseguiros 308 votos necessários para votá-la e aprová-la

A Petrobras lidera a lista das empresas que mais perderam valor de mercado

Divulgação

A votação estava prevista entre os dias 12 e 15 de junho.

Divulgação

Divulgação

Com a forte queda, o valor das empresas listadas na bolsa voltou ao nível de janeiro.

O áudio da conversa entre Temer e Joesley foi divulgado pelo Su-premo Tribunal Federal (STF).

Em um dia, Bovespa perde R$ 219 bilhões em valor de mercado

Para Temer, áudio de conversa com dono da JBS confirma sua inocência

A Bovespa perdeu R$ 219 bilhões em valor de mercado, segundo levantamento feito pela Economatica. Com a for-te queda, o valor das empresas listadas na bolsa voltou ao nível de janeiro.

No pregão dessa quinta, o Ibovespa, principal indicador da bolsa, caiu 8,8%, a 61.597 pontos. Foi a maior queda diá-ria desde o dia 22 de outubro de 2008. O recuo foi reflexo das incertezas do mercado após de-núncias da JBS envolvendo o presidente Michel Temer serem veiculadas pelo jornal O Globo.

As maiores perdas - Se-gundo a Economatica, a Petro-bras lidera a lista das empresas que mais perderam valor de mercado nesta quinta, com R$ 27,4 bilhões. Em seguida, as maiores perdas foram do Itaú Unibanco (perda de R$ 26,6 bilhões), Bradesco (R$ 24,4 bilhões) e Banco do Brasil (R$

18,7 bilhões). A JBS aparece na 14ª posição na lista das maiores perdas, com desvalorização de R$ 2,5 bilhões.

Veja as maiores perdas em valor de mercado nesta quinta-feira:Petrobras: - R$ 27,4 bilhõesItaú Unibanco: - R$ 26,6 bilhõesBradesco: - R$ 24,4 bilhõesBanco do Brasil: - R$ 18,7 bi-lhõesAmbev: - R$ 13,1 bilhõesSantander: - R$ 11,9 bilhõesBBSeguridade: R$ -6,3 bilhõesCCR: - R$ 5,3 bilhõesEletrobras: - R$ 4,5 bilhõesLojas Americanas: - R$ 3,6 bi-lhõesBMF&Bovespa: - R$ 3,5 bilhõesTelefônica Brasil: - R$ 3 bilhõesCielo: - R$ 2,9 bilhõesJBS: - R$ 2,5 bilhõesRumo: - R$ 2,3 bilhõesCemig: - R$ 2,2 bilhõesM.Diasbranco: - R$ 2,1 bilhõesKroton: - R$ 2,1 bilhões

Gerdau: - R$ 2 bilhõesUltrapar: - R$ 1,9 bilhãoAs maiores quedas

Considerando as per-das no dia em percentual, as ações da Eletrobras tiveram o maior tombo do dia, com recuo acima de 20% nas ordinárias (com direito a voto). Os papéis da Cemig e do Banco do Brasil também caíram perto de 20%, liderando as baixas do índice. Petrobras teve desvalorização de mais de 15%. (G1)

Veja as maiores baixas do Ibovespa nesta quinta-feira:Eletrobras: -20,96%Ceig: -20,43%Banco do Brasil: -19.90%Gerdau: 17,08%Eletrobras: 16,96%Rumo: -16,94%Cyrela: -16,26%Usiminas: -16,13Petrobras: -15,75%Lojas Americanas: -15,43%

O presidente Michel Te-mer ouviu, na companhia de as-sessores, o áudio gravado pelo empresário Joesley Batista que o implicaria na compra do si-lêncio do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e do doleiro Lúcio Funaro, investigados na Operação Lava Jato. O áudio da conversa entre Temer e Joesley foi divulgado pelo Supremo Tri-bunal Federal (STF) depois que o ministro Edson Fachin retirou parcialmente o sigilo da dela-ção premiada do empresário. Após ouvir o áudio, o entendi-mento de Temer e sua equipe é de que o conteúdo da conversa não incrimina o presidente.

O áudio tem cerca de 40 minutos. Na conversa, Temer e Batista conversam sobre o cenário político, os avanços na economia e também citam a situação de Cunha (PMDB-RJ),

que está preso em Curitiba. O entendimento do governo é que a frase dita por Temer “tem que manter isso, viu?” diz respeito à manutenção do bom relacio-namento entre Cunha e Batista, e não a um suposto pagamento de mesada pelo silêncio do ex--deputado. Além disso, Temer minimiza a sua fala no trecho no qual Batista diz que está “segu-rando dois juízes” que cuidam de casos em que o empresário é processado.

“O presidente Michel Temer não acreditou na vera-cidade das declarações. O em-presário estava sendo objeto de inquérito e por isso parecia con-tar vantagem. O presidente não poderia crer que um juiz e um membro do Ministério Público estivessem sendo cooptados”, disse a assessoria do Palácio do Planalto, em nota. A expectati-

va do governo é que o STF in-vestigue e arquive o inquérito.

Base aliada - Após seu pronunciamento, o presiden-te recebeu apoio de partidos, como PP e PRB, além de mensa-gens por telefone e ligações de aliados políticos. A avaliação é que a fala do presidente reper-cutiu bem entre os parlamen-tares da base. Contudo, não foi possível evitar baixas, como a saída do PPS do governo e a de Roberto Freire do Ministério da Cultura.

Um dos principais obje-tivos do governo agora é man-ter a sua base no Congresso Nacional, tranquilizar o mer-cado e esperar pela conclusão das investigações no STF com, na expectativa do Planalto, o arquivamento do processo. (Agência Brasil)

Page 12: 20 DE MAIO DE 2017 (99) 98190-5359 Imperatriz-MA ...§ão...três tiros pelo ex-marido O crime aconteceu no Parque Amazonas. Uma Medida Protetiva de-terminava que ele teria que ficar

Imperatriz-MA, Sábado, 20 de Maio de 20171 1Esporte

Por Carloto Júnior

Na Marcado Pênalti

Uma luz no fim...do túnel está aparecendo em rela-

ção a reta final do Campeonato Mara-nhense de 2017. Surgiu a informação, ainda, não oficial, de que o Superior Tri-bunal de Justiça Desportiva (STJD) mar-cou o julgamento do processo do Sam-paio para a próxima quinta-feira, dia 25 de maio. Se confirmar, a Federação Ma-ranhense de Futebol (FMF) já vai poder marcar os jogos finais do 2º turno no fim de semana seguinte. Se o Moto Club for o vencedor no STJD, ele jogará a final do 2º turno com o Cordino, em duas partidas. Sendo a primeira em Barra do Corda e a segunda, em São Luís. Caso o Sampaio seja o vitorioso no Tribunal, a FMF vai marcar apenas o jogo da volta, em São Luís, já que o primeiro jogo entre Cordi-no e Sampaio já aconteceu, em Barra do Corda e terminou empatado em 1 x 1

Independente do...adversário, o Cordino joga a final

do 2º turno em desvantagem. Como o pri-meiro jogo com o Sampaio já aconteceu e terminou empatado em 1 x 1, se o STJD confirmar o Tricolor como finalista do 2º turno, a FMF vai marcar o jogo da volta e o Cordino precisa vencer para conquis-tar o 2º turno. Caso o Moto Club seja o vi-torioso no Tribunal, Moto e Cordino vão decidir o 2º turno e o Cordino vai ter que vencer, pelo menos, um jogo e empatar o outro para ser o campeão do 2º turno. O Moto ou o Sampaio jogam por dois empa-tes. Se o Cordino vencer os dois turnos, será o campeão direto, sem a necessida-de de final e com isso, o Imperatriz será o vice-campeão por ter somado o maior nú-mero de pontos em todo o estadual. Caso Sampaio ou Moto conquistem o 2º turno, o vencedor vai fazer a final do campeo-nato com o Cordino, que terá a vantagem de jogar por dois empates ou uma vitó-ria e uma derrota com o mesmo saldo de gols, além de realizar a segunda partida da final em Barra do Corda.

O técnico Tite...convocou na sexta-feira a seleção

brasileira para os amistosos contra a Ar-gentina e Austrália, nos dias 9 e 13 de ju-nho, em Melbourne. O atacante Gabriel Jesus, recuperado de lesão, volta a fazer parte do grupo após desfalcar o Bra-sil na última rodadas das Eliminatórias Sul Americanas para a Copa da Rússia. As novidades na lista foram David Luiz (zagueiro) e Rodriguinho (meio campo). Os convocados foram: Goleiros: Diego Alves (Valencia), Weverton (Atlético-PR) e Ederson (Benfica); Laterais: Alex San-dro (Juventus), Fagner (Corinthians); Fi-lipe Luís (Atlético de Madrid) e Rafinha (Bayern de Munique); Zagueiros: David Luiz (Chelsea), Gil (Shandong Luneng), Jemerson (Mônaco), Rodrigo Caio (São Paulo) e Thiago Silva (PSG); Meias: Fer-nandinho (Manchester City), Giuliano (Zenit), Lucas Lima (Santos), Paulinho (Guangzhou Evergrande), Philippe Cou-tinho (Liverpool), Renato Augusto (Bei-jing Guoan), Rodriguinho (Corinthians) e Willian (Chelsea); Atacantes: Diego Souza (Sport), Douglas Costa (Bayern de Munique), Gabriel Jesus (Manchester City) e Taison (Shakhtar Donetsk).

Sampaio e Moto...voltam a campo neste fim de sema-

na, pela 2ª rodada do Campeonato Brasi-leiro da Serie C. O Sampaio recebe o CSA, jogo às 4 da tarde, no Castelão, enquanto o Moto vai até o interior de Pernambu-co, enfrentar o Salgueiro, no domingo, no mesmo horário. Teoricamente, por jo-gar em casa, o jogo do Sampaio pode ser considerado mais fácil. Igual aconteceu com o Tricolor, o CSA venceu o clássico local, contra o ASA. Já o adversário do Moto Club, o Salgueiro, também, estreou perdendo por 2 x 1 para o Confiança, em Sergipe. O Sampaio ocupa a 2ª colocação no Grupo A, com 3 pontos, mesma pontu-ação do CSA, que é o líder. O Moto é o 8º, enquanto o Salgueiro é o 7º. Ou seja, a briga é direta entre as equipes.

[email protected]

Sedel de Imperatriz realinhacalendário dos Jogos Escolares

Sedel estadual realiza Congresso Técnico da etapa municipal dos JEMs

Time do Sampaio está definido para enfrentar o CSA neste sábado

Divulgação

Divulgação

Dávila H

enriqueA Prefeitura de Im-peratriz, por meio da Secretaria Mu-nicipal de Esporte,

Lazer e Juventude (Sedel), através do Ofício Circular de número 001-2017, fez o realinhamento do calen-dário do XXXVI Jogos Es-colares de Imperatriz (JEIs 2017), em virtude dos pro-cessos legais e administra-tivos, especialmente os de licitação. A data de abertu-ra das competições será no dia 2 de junho, às 17h, no estádio municipal Frei Epi-fânio.

De acordo com a se-

cretária de esporte, Grey-civane Gomes, o Congresso Técnico das modalidades coletivas para as categorias Pré-Mirim, Mirim, Infantil e Infanto, está marcado para 22 de maio, enquanto que o das modalidades individu-ais, nas mesmas categorias, acontece no dia 23.

As competições come-çam no dia 3 de junho, com as modalidades coletivas infantil e infanto, realizadas até 11 de junho; pré-mirim e mirim, de 12 a 18 e das modalidades individuais, de todas as categorias, serão de 19 a 22. (Assessoria)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) iniciou, na tarde de quarta-feira (17), o Congres-so Técnico das classificató-rias da etapa municipal dos Jogos Escolares Maranhen-

ses (JEMs) em São Luís. O congresso reúne durante três dias 17, 18 e 24 de maio, na sede da Sedel, representan-tes das escolas inscritas nos Jogos Escolares Ludovicen-ses (JELs), coordenação téc-nica de arbitragem e demais

organizadores para debate-rem e definirem detalhes da competição.

No primeiro dia de reunião, o diretor geral dos JEMs, Sandow Feques, in-formou sobre o regulamento específico na modalidade de futsal, definiu critérios téc-nicos dos jogos, fórmulas de disputas, além de realizar o sorteio das chaves e a divisão das equipes.

De.acordo com o di-retor técnico dos JEMs, Raimundo Mesquita, no en-contro todos podem expor sugestões e outras demandas que garantem transparência na competição. “O congres-so tem por objetivo deixar transparente todas as deci-sões tomadas pelos técnicos, para que nenhuma equipe

saia insatisfeita”, disse.Para o técnico de ar-

bitragem, Ronaldo Baldez, o congresso é importante para uma boa execução dos JEMs. “O congresso técnico é de suma importância, pois é a partir dele que esclarecemos os detalhes das competições e definimos as fórmulas de disputas. Tudo para que os jogos sejam bem executa-dos”, afirmou o coordenador.

Participam das classi-ficatórias dos JELs, que ini-ciam nesse fim de semana, o total de 105 escolas, entre públicas e privadas, que irão competir nas modalidades futsal, basquetebol, futebol, voleibol e handebol, nas cate-gorias infantil e infanto, nos naipes masculino e feminino. (Assessoria)

Após fazer todos os ajustes durante a semana, o técnico Francisco Diá definiu a formação do Sampaio no último treinamento da equi-pe antes do confronto diante do CSA. O treinador já tem a equipe praticamente defini-da e avaliará apenas a pos-sibilidade de contar com o volante Valderrama, que não treinou com o grupo durante a semana e só na quinta-fei-ra iniciou a parte física.

As chances de titu-laridade do meio campo são remotas e, no máxi-mo, Valderrama pode ficar como opção no banco de reservas. Caso se confirme a ausência de Valderrama, César Sampaio, que vem treinando como o substituto durante a semana, deve ser confirmado como titular.

No treino de quinta--feira, o meia Marlon foi poupado, mas não é proble-ma para o confronto. Quem

também não deverá ser problema é o meia Fernan-do Sobral, que dependia de regularização na CBF.

Se não houver ne-nhum problema, o treina-dor Francisco Diá deve con-firmar o time titular contra o CSA com Alex Alves, no gol; Roniery, Fredson, Ma-racás e Esquerdinha; César Sampaio (Valderrama), Die-

go Silva, Marlon, Fernando Sobral e Hiltinho; Isaac.

Sampaio e CSA come-çaram bem no Brasileiro da Série C. As equipes fizeram clássico local. O Sampaio venceu o Moto Club, por 2 a 1, e o CSA, venceu o ASA, por 3 a 0. Sampaio e CSA se enfrentam neste sábado, no Castelão, a partir das 16h. (GE Maranhão)

Jogos de hojeCampeonato Brasileiro Série A – Turno –2ª Rodada 16h00 Santos x Coritiba – Vila Belmiro 19h00 Chapecoense x Pal-meiras – Arena Condá 19h00 Atlético/GO x Fla-mengo – Serra Dourada Campeonato Brasileiro Série B – Turno – 2ª Rodada 16h30 Luverdense x CRB – Passo das Emas 16h30 Oeste x Criciúma – Arena Barueri 16h30 Santa Cruz x Guarani – Arruda 16h30 Figueirense x Náuti-co – Orlando Scarpelli 19h00 Inter x ABC – Beira Rio Campeonato Brasileiro Série C – Fase de Grupos – 2ª Rodada Grupo A 16h00 Sampaio x CSA – Castelão 16h30 ASA x Remo – Rei Pelé Grupo B 15h00 Macaé x Bragantino – Elcyr Resende 16h00 Tupi x Ypiranga/RS – Mário Helênio 17h00 São Bento/SP x Tom-bense – Walter Ribeiro 19h30 Botafogo/SP x Mogi Mirim – Santa Cruz

Secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Greycivane Gomes.

Representantes das escolas inscritas nos Jogos e demais organizadores no Congresso Técnico.

Valderrama não treinou durante a semana e deve desfal-car o Sampaio contra o CSA.

A data de abertura dos JEIs será dia 2 de junho, às 5 da tarde, no estádio municipal Frei Epifânio

O Congresso está sendo realizado em São Luís e vai até o dia 24 de maio com a participação de professores e técnicos das escolas

Com Valderrama, praticamente vetado, técnico Francisco Diá define time Tricolor para o segundo compromisso no Brasileiro da Série C

Page 13: 20 DE MAIO DE 2017 (99) 98190-5359 Imperatriz-MA ...§ão...três tiros pelo ex-marido O crime aconteceu no Parque Amazonas. Uma Medida Protetiva de-terminava que ele teria que ficar

12 Polícia Imperatriz-MA, Sábado, 20 de Maio de 2017

Fotos: Divulgação

Um assassinado na ma-nhã desta sexta-feira, por volta das 8h20 no Parque Amazonas,

chocou a população, Andressa de Oliveira Araujo foi morta com três tiros disparados pelo ex-marido, o garçon Adriano Alves de Oliveira.

O casal estava separado há dois meses, entretando, o acusado dizia está inconforma-

do com a separação, e hoje foi até a casa da ex-mulher com a alegação de ver os filhos, mas tiveram uma discussão, em se-guida Alves sacou um revólver e jovem saiu correndo, porém, foi baleada, mesmo assim, con-seguiu chegar até a casa de sua mãe, contundo, não resis-tiu. Ainda dentro da residência o assassino efetuou um disparo na cabeça de Andressa.

Segundo informações, o acusado teria dito para mãe de vítima correr porque se não ele

também a mataria. Após prati-car o crime ele fugiu do local. Várias viaturas da Polícia Mili-tar do 3º e 14º Batalhões, fize-ram abordagens em vans que saiam da cidade, mas até às 12h ele não havia sido preso.

Andressa já tinha recebi-do ameças de morte, registrou ocorrência contra o assassino, além de ter uma Medidada Protetiva que determinava que o ex-marido teria que ficar a 500 metros dela.

Antônio Pinheiro

Mulher é assassinada com três tiros pelo ex-maridoO crime aconteceu no Parque Amazonas. Uma Medida Protetiva determinava que ele teria que ficar a 500 metros da ex-esposa

Armas caseiras, facas e máscara de Frankenstein.

A prisão aconteceu em duas residências no Conjunto Planalto

Pablo Ryan foi executado com tiros na cabeça

Cinco rapazes acusados de vários assaltos e um roubo são presos pela PM

Adolescente é encontrado morto a tiros próximo a ferrovia no bairro Bom Jesus

A viatura 028 do Grande Santa Rita – composta pelos cabos Rangel, Aguiar e Alan-jhon –, fez a prisão de cinco rapazes na tarde de sexta-fei-ra (19), todos são acusados de vários assaltos e um roubo a residência, os crimes foram efetuados em duas casas no bairro Conjunto Planalto.

No local onde eles foram presos os policiais apreende-ram uma moto CB300, usada em vários assaltos, além de bolsas, documentos e celula-res das vítimas, também foram encontradas duas TV de Led e uma caixa de som, esses últi-mos tinham sido roubados de uma das residências, os outros objetos levados da casa não fo-

ram localizados pelos policiais. Os cinco presos foram,

Alisson William Barbosa dos Santos, Antonio Ferreira da Silva Filho – proprietário da moto usada nos assaltos –, Claudinei Pereira Lima, 19 anos, Ianderson de Olivei-ra Santos e Emerson Ytana-el Araujo Pereira. As vítimas que compareceram ao Plantão Central, reconheceram Alis-son como a pessoa que anun-ciou os assaltos, segundo as elas, o acusado estava armado com um revólver calibre 38.

Claudinei Pereira já tem passagens pela polícia pelo cri-me de latrocínio, tendo cum-prido um ano e três meses de pena. Os cinco foram apresen-tados no Plantão Central, onde os procedimentos legais foram feitos pelo Delegado Charles.

Na tarde de sexta-feira (19) por volta das 16h, Policiais Militares do 14º Batalhão fo-ram informados de um achado cadavérico próximo a Ferrovia Norte Sul, ao chegar ao local a polícia isolou o lugar até o comparecimento do perito do Icrim, o corpo encontrado se tratava de um adolescente, ele tinha sido morto com vários ti-ros na cabeça.

Após a perícia o corpo foi levado para o IML, já no final da tarde foi identificado como de Pablo Ryan, de ape-nas 13 anos. A vítima era mo-radora do bairro Bonsucesso. Para a polícia o adolescente teria sido levado para o local e lá executado, pelo estado que foi encontrado o cadáver, o jovem pode ter sido morto na madrugada. Com esse as-sassinato subiu para onze ho-micídios registrados no mês de maio em Imperatriz.

Fotos: Divulgação

Andressa era mãe de dois filhos.

Claudinei Pereira, 19 anos, já esteve preso pelo crime de latrocínio.

Antônio Pinheiro

Antônio Pinheiro

Andressa já tinha recebido ameças de morte.

O casal estava separado há dois meses.

Polícia Militar preservando o local até a chegada da perícia.

Fotos: Divulgação