2- botânica aplicada à zootecnia.pdf

2
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Dois Vizinhos PLANO DE ENSINO CURSO Bacharelado em Zootecnia MATRIZ 04 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução 80/2006 - COEPP DISCIPLINA/UNIDADE CURRICULAR CÓDIGO PERÍODO CARGA HORÁRIA (horas) Teórica Prática Total Botânica aplicada à Zootecnia BZ32B 2 30 30 60 PRÉ-REQUISITO Não há EQUIVALÊNCIA Não há OBJETIVOS Geral Adquirir conhecimentos básicos de morfologia interna e externa dos vegetais, enfatizando os aspectos de maior interesse na propagação sexuada e assexuada e sua importância para a classificação de plantas de interesse zootécnico, bem como conhecer métodos de coleta e herborização para a montagem de coleções de plantas. Específicos Compreender a importância da botânica para a atuação profissional do zootecnista; Conhecer os tecidos vegetais e suas funções; Entender a interação dos fatores ambientais com a planta e as modificações vegetais decorrentes desse processo; Desenvolver a habilidade de manuseio do microscópio ótico e estereoscópico, visando a observação de material vegetal e a classificação de plantas; Estabelecer relações de afinidades ou diferenças entre táxons, com base em caracteres morfológicos e princípios evolutivos. Caracterizar e descrever plantas de importância para a produção animal; Conhecer e utilizar técnicas de coleta e herborização de plantas; Desenvolver a habilidade de manuseio do microscópio estereoscópico visando à classificação de plantas. EMENTA Morfologia botânica. Morfologia interna e externa de espécies vegetais de interesse da Zootecnia. Métodos de coleta e herborização. Reprodução por semente e propagação vegetativa. Sistemática de espécies de interesse à Zootecnia. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ITEM EMENTA CONTEÚDO 1 Morfologia interna e externa de espécies vegetais de interesse da Zootecnia Características gerais da célula vegetal e parede celular Célula vegetal, vacúolo, plastídeos e substâncias ergásticas Técnicas usuais de microscopia vegetal Tecidos de formação (meristemas) e epiderme e suas formações Tecidos fundamentais (parênquima, colênquima e esclerênquima) Tecidos vasculares (xilema e floema) Morfologia e anatomia da raiz Morfologia e anatomia do caule Morfologia e anatomia da follha Morfologia e anatomia da flor Morfologia do fruto Morfologia da semente 2 Reprodução por semente e propagação vegetativa Propagação por semente Principais técnicas de propagação vegetativa 3 Sistemática de espécies de interesse à Zootecnia Introdução à botânica sistemática Conceitos taxonômicos, nomenclatura e classificação Chaves de identificação Técnicas de coleta e herborização Preparo e organização de exsicatas Identificação de material botânico Espécies de interesse à Zootecnia Plantas tóxicas aos animais

Upload: phamphuc

Post on 07-Jan-2017

222 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2- Botânica Aplicada à Zootecnia.pdf

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Dois Vizinhos

PLANO DE ENSINO

CURSO Bacharelado em Zootecnia MATRIZ 04

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução 80/2006 - COEPP

DISCIPLINA/UNIDADE CURRICULAR CÓDIGO PERÍODO CARGA HORÁRIA (horas)

Teórica Prática Total Botânica aplicada à Zootecnia BZ32B 2

30 30 60

PRÉ-REQUISITO Não há

EQUIVALÊNCIA Não há

OBJETIVOS Geral Adquirir conhecimentos básicos de morfologia interna e externa dos vegetais, enfatizando os aspectos de maior interesse na propagação sexuada e assexuada e sua importância para a classificação de plantas de interesse zootécnico, bem como conhecer métodos de coleta e herborização para a montagem de coleções de plantas. Específicos Compreender a importância da botânica para a atuação profissional do zootecnista; Conhecer os tecidos vegetais e suas funções; Entender a interação dos fatores ambientais com a planta e as modificações vegetais decorrentes desse processo; Desenvolver a habilidade de manuseio do microscópio ótico e estereoscópico, visando a observação de material vegetal e a classificação de plantas; Estabelecer relações de afinidades ou diferenças entre táxons, com base em caracteres morfológicos e princípios evolutivos. Caracterizar e descrever plantas de importância para a produção animal; Conhecer e utilizar técnicas de coleta e herborização de plantas; Desenvolver a habilidade de manuseio do microscópio estereoscópico visando à classificação de plantas.

EMENTA Morfologia botânica. Morfologia interna e externa de espécies vegetais de interesse da Zootecnia. Métodos de coleta e herborização. Reprodução por semente e propagação vegetativa. Sistemática de espécies de interesse à Zootecnia.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ITEM EMENTA CONTEÚDO

1 Morfologia interna e externa de espécies vegetais de interesse da Zootecnia

Características gerais da célula vegetal e parede celular Célula vegetal, vacúolo, plastídeos e substâncias ergásticas Técnicas usuais de microscopia vegetal Tecidos de formação (meristemas) e epiderme e suas formações Tecidos fundamentais (parênquima, colênquima e esclerênquima) Tecidos vasculares (xilema e floema) Morfologia e anatomia da raiz Morfologia e anatomia do caule Morfologia e anatomia da follha Morfologia e anatomia da flor Morfologia do fruto Morfologia da semente

2 Reprodução por semente e propagação vegetativa

Propagação por semente Principais técnicas de propagação vegetativa

3 Sistemática de espécies de interesse à Zootecnia

Introdução à botânica sistemática Conceitos taxonômicos, nomenclatura e classificação Chaves de identificação Técnicas de coleta e herborização Preparo e organização de exsicatas Identificação de material botânico Espécies de interesse à Zootecnia Plantas tóxicas aos animais

Page 2: 2- Botânica Aplicada à Zootecnia.pdf

PROCEDIMENTOS DE ENSINO AULAS TEÓRICAS Aulas de exposição oral dialogada. AULAS PRÁTICAS Serão realizadas no Laboratório de Microscopia com o auxílio de Microscópio óptico e estereoscópico e aulas a campo.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO O sistema de avaliação será composto de duas provas (P) e dois trabalhos (T) no semestre, sendo um deles APS (Herbário). Caso o aluno não atingir média “seis” ao final das avaliações, poderá optar em fazer uma prova final com todo o conteúdo do semestre. A nota da prova final será somada com a média do semestre e dividido por dois.

REFERÊNCIAS Referências Básicas: APPEZZATO-DA-GLÓRIA, B.; CARMELLO-GUERREIRO, S. M. Anatomia vegetal. 2. ed. Viçosa: UFV, 2006. 438p. CUTTER, E. G. Anatomia vegetal: células e tecidos. 2. ed. v. 1. São Paulo: Roca, 2002. CUTTER, E. G. Anatomia vegetal: órgãos experimentos e interpretação. 2. ed. v. 2. São Paulo: Roca, 2002. 336 p. ESAU, K. Anatomia das plantas com sementes. São Paulo: Edgard Blücher, 1974. 293 p. FERRI, M. G. Botânica: morfologia externa das plantas (organografia). 13. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978. 149 p. Referências Complementares: ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE CASTELO BRANCO. Disponível em: <http://www.nucleodeaprendizagem.com.br>. Acesso em: 11 fev. 2009. FERRI, M. G.; MENEZES, N. L. de; MONTEIRO, W. R. Glossário ilustrado de botânica. São Paulo: Nobel, 1981. 197 p. GONÇALVES, E. G.; LORENZI, H. Morfologia vegetal: organografia e dicionário ilustrado de morfologia das plantas vasculares. Nova Odessa: Instituto Plantarum de estudos da flora, 2007. 446 p. JOLY, A. B. Botânica: introdução à taxonomia vegetal. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1975. 777 p. NÚCLEO DE APRENDIZAGEM. Disponível em: <http://docentes.esa.ipcb.pt/lab.biologia/disciplinas/botanica/morfologia.html>. Acesso em: 11 fev. 2009. RAVEN, P. H.; EVERT, R. F.; EICHHORN, S. E. Biologia vegetal. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. 906 p. SOUZA, V. C.; LORENZI, H. Botânica Sistemática: guia ilustrado para identificação das famílias de fanerógamas nativas e exóticas no Brasil, baseado em APG II 2. ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2008. 704 p. VIDAL, W. N.; VIDAL, M. R. R. Botânica – organografia: quadros sinóticos ilustrados de fanerógamos. 3. ed. Viçosa: UFV, 1998. 114 p.

Assinatura do Professor Assinatura do Coordenador do Curso