2° bimestre avaliaÇÃo diagnÓstica -...

32
Caderno X1101 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA Ciências Humanas e Ciências da Natureza 2° ANO DO ENSINO MÉDIO 2° BIMESTRE Nome do Aluno(a): Orientações Você está recebendo um caderno com 45 questões. Você dispõe de duas horas para responder a todas as questões e de 20 minutos para preencher o Cartão de Respostas. Leia com atenção cada questão antes de respondê-la. Cada questão tem uma única resposta correta. Ao terminar a prova, passe suas respostas para o Cartão de Respostas, utilizando caneta esferográfica azul ou preta. Não rasure seu Cartão de Respostas. Depois, passe suas respostas para folha de rascunho. Ela servirá para você acompanhar as questões junto ao professor. No final do caderno, você poderá consultar a Tabela Periódica o Diagrama de Pauling. Boa prova! 2014

Upload: vonhu

Post on 07-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Caderno X1101

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

Ciências Humanas e Ciências da Natureza2° ANO DO ENSINO MÉDIO

2° BIMESTRE

Nome do Aluno(a):

Orientações

Você está recebendo um caderno com 45 questões.

Você dispõe de duas horas para responder a todas as questões e de 20 minutos para preencher o Cartão de Respostas.

Leia com atenção cada questão antes de respondê-la.

Cada questão tem uma única resposta correta.

Ao terminar a prova, passe suas respostas para o Cartão de Respostas, utilizando caneta esferográfi ca azul ou preta. Não rasure seu Cartão de Respostas.

Depois, passe suas respostas para folha de rascunho. Ela servirá para você acompanhar as questões junto ao professor.

No fi nal do caderno, você poderá consultar a Tabela Periódica o Diagrama de Pauling.

Boa prova!

2014

Caro(a) Aluno(a),

Após transcrever as respostas para o Cartão de Respostas, repasse todas as respostas também para essa folha. Em outro momento, essa folha será utilizada para que seja realizada a correção da prova junto ao seu professor.

FOLHA DE TRANSCRIÇÃO

Ciências da Natureza e Ciências HumanasEnsino Médio

01: C D EBA

02: C D EBA

03: C D EBA

04: C D EBA

05: C D EBA

06: C D EBA

07: C D EBA

08: C D EBA

09: C D EBA

10: C D EBA

11: C D EBA

12: C D EBA

13: C D EBA

14: C D EBA

15: C D EBA

16: C D EBA

17: C D EBA

26: C D EBA25: C D EBA

20: C D EBA

21: C D EBA

23: C D EBA22: C D EBA

24: C D EBA

19: C D EBA18: C D EBA

28: C D EBA

29: C D EBA

30: C D EBA

27: C D EBA

33: C D EBA32: C D EBA31: C D EBA

35: C D EBA34: C D EBA

38: C D EBA

39: C D EBA

37: C D EBA36: C D EBA

44: C D EBA

45: C D EBA

43: C D EBA

41: C D EBA40: C D EBA

42: C D EBA

BL01B11

ATENÇÃO!

Agora, você vai responder a questões de Biologia.

Questão 01 H07 B110130E4

Na década de 1970, um médico chamado Dr. Atkins criou uma dieta de emagrecimento em que o paciente deveria cortar da alimentação qualquer tipo de carboidrato. Hoje, sabe-se que essa dieta é prejudicial à saúde. Dr. Atkins se baseou no fato de que, na ausência de carboidratos, o organismo queimará para produzir energia, primeiramente,A) as fibras alimentares.B) as proteínas.C) as vitaminas.D) os lipídios.E) os sais minerais.

Questão 02 H16 B110131E4

As células animais e vegetais, apesar de terem a mesma estrutura dividida em membrana plasmática, citoplasma e núcleo, apresentam diferenças: existem organelas exclusivas das células animais e outras exclusivas das células vegetais.Uma organela exclusiva das células vegetais é oA) cloroplasto.B) complexo golgiense.C) retículo endoplasmático.D) ribossomo.E) vacúolo.

Questão 03 H08 B110133E4

A digestão transforma moléculas de grande tamanho, como as de sacarose, em unidades menores, como a glicose, que são absorvidas pelas células. Na célula, a glicose, por sua vez, é quebrada em uma reação, produzindo energia.Nesse processo, o sistema respiratório atuaA) distribuindo a energia produzida para as células e os tecidos.B) fornecendo o comburente para a quebra da glicose ao sangue.C) liberando os resíduos metabólicos das células para a urina. D) mediando o transporte de glicose para o interior das células.E) promovendo a digestão das moléculas grandes de sacarose.

X1101

1

BL01B11

Questão 04 H17 B110135E4

O quadro abaixo apresenta a organização de cinco tipos celulares diferentes: I, II, III, IV e V.

CélulasOrganização celular I II III IV VParede celular + + – + –Carioteca – + + + +Nucléolo – + + + +Ribossomos + + + + +Complexo de Golgi – + + + +Mitocôndrias – + + + +Centríolos – – + – +Cloroplastos – – – + –Vacúolo Pulsátil – – – – +

+ Presença– Ausência

A partir da análise desse quadro, conclui-se que a célulaA) I é vegetal.B) II é animal.C) III é fúngica.D) IV é bacteriana.E) V é protista.

Questão 05 H12 B110134E4

O texto abaixo relata alguns eventos importantes relacionados à evolução dos primeiros organismos na Terra.

Os primeiros registros de vestígio de vida foram encontrados na África e Austrália: os estromatólitos, ou seja, camadas de sedimentos capturados e aglutinados pelas células procarióticas. [...] Os estromatólitos e os organismos procarióticos que os produziram dominaram o registro fóssil em todo o mundo durante mais de 2 bilhões de anos. As primeiras células eucarióticas no registro fóssil datam de 1,4 milhões de anos [...]. Todavia, os animais multicelulares não surgiram logo após o desenvolvimento das células eucarióticas; os multicelulares apareceram pela primeira vez pouco antes da ocorrência da explosão cambriana, há cerca de 570 milhões de anos.

Disponível em: <http://www.icb.ufmg.br/labs/lbem/aulas/grad/evol/especies/preposcambriano.html>. Acesso em: 12 fev. 2013.

Sobre o assunto tratado nesse texto, constata-se que aA) célula eucariótica é ancestral dos demais tipos celulares. B) célula primitiva perdeu complexidade ao longo do tempo.C) célula procariótica entrou em extinção há 2 bilhões de anos.D) diversidade da vida está relacionada à evolução celular.E) multicelularidade é o último estágio da evolução celular.

Questão 06 H31 B110132E4

Para realizar suas atividades vitais, o corpo humano precisa de energia. Essa energia é extraída A) da água, pela hidratação.B) das excretas, pela excreção.C) do oxigênio, pela respiração.D) do sangue, pela circulação.E) dos alimentos, pela nutrição.

X1101

2

BL01B11

Questão 07 H15 B110137E4

O núcleo celular se comunica com o citoplasma por meio de orifícios presentes na carioteca, chamados de poros nucleares.Por meio desses poros, A) o DNA sai do núcleo para comandar a síntese de proteínas no citoplasma.B) o oxigênio sai do citoplasma para ser utilizado na produção de energia dentro do núcleo.C) o RNA mensageiro sai do núcleo levando informações genéticas para o citoplasma.D) os centríolos saem do núcleo para formarem as fi bras do fuso no citoplasma. E) os lisossomos saem do citoplasma levando nutrientes para serem digeridos no núcleo.

Questão 08 H14 B110138E4

A imagem abaixo representa um tipo de célula.

Disponível em: <elprofedebiolo.blogspot.com>. Acesso em: 2 fev. 2013.

Essa célula é classifi cada comoA) eucariota, por apresentar organelas membranosas.B) eucariota, por apresentar parede celular.C) eucariota, por apresentar ribossomos.D) procariota, por apresentar DNA difuso no citoplasma.E) procariota, por apresentar fl agelo.

Questão 09 H18 B110136E4

Observe a imagem abaixo.

Disponível em: <www.cienciaviva.org.br>. Acesso em: 10 fev. 2013

Essa imagem mostra células componentes do tecidoA) epitelial.B) linfático.C) muscular.D) nervoso.E) sanguíneo.

X1101

3

BL01F11

ATENÇÃO!

Agora, você vai responder a questões de Física.

Questão 10 H12 F110126E4

Leia o texto abaixo.

Reversibilidade refere-se à propriedade de um sistema físico de retornar ao estado inicial A quando revertida a causa que o levou de A ao estado fi nal B distinto de A. [...]Irreversibilidade refere-se à propriedade de um sistema de sofrer alterações que as leve de um estado inicial A para um estado fi nal B, contudo de forma que torne-se impossível o regresso ao estado inicial, mesmo cambiadas as causas da transição inicial. [...]Somente estados caracterizados por um mesmo valor de entropia são acessíveis de forma reversível. Os estados caracterizados por maiores valores de entropia são acessíveis, contudo de forma irreversível, e os com menores valores de entropia fi cam permanentemente inacessíveis uma vez mantidas as fronteiras completamente restritivas delimitando o sistema.

Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Reversibilidade>. Acesso em: 5 nov. 2013.

Com base no texto, nos processos irreversíveis, a variação da entropiaA) é maior que zero, assim como nos processos reversíveis.B) é maior que zero, enquanto que nos reversíveis é nula.C) é menor que zero, enquanto que nos reversíveis é maior que zero.D) é nula, assim como nos processos reversíveis.E) é nula, enquanto que nos reversíveis é maior que zero.

Questão 11 H27 F110127E4

Observe, na imagem abaixo, o esquema de funcionamento de um aparelho de micro-ondas.

Disponível em: <http://24.media.tumblr.com/tumblr_li465r4n811qhddugo1_400.jpg>. Acesso em: 5 nov. 2013.

Qual é a forma de propagação de calor que ocorre do aparelho para o alimento?A) Condução.B) Convecção.C) Ebulição.D) Fusão.E) Radiação.

X1101

4

BL01F11

Questão 12 H26 F110128E4

A elevação da temperatura média global, provocada pela intensificação do efeito estufa, é uma das consequências da ação do homem sobre o meio ambiente. Desmatamento e queimadas são as principais fontes de emissão de gases do efeito estufa no Brasil.A intensificação do efeito estufa provocaA) aquecimento global.B) chuva ácida.C) desertificação.D) erosão.E) extinção de espécies.

Questão 13 H13 F110129E4

Leia o texto abaixo.

Qual é a diferença entre a pilha comum e a alcalina?

[...] A comum é formada de zinco (em seu polo negativo) e carbono (no polo positivo), com ambos os elementos em contato por meio de uma mistura de dióxido de manganês, carbono, cloreto de zinco e amônio. Quando os polos positivo e negativo são ligados externamente, ocorre uma reação química em que o zinco libera elétrons que atravessam o circuito externo. O dióxido de manganês, em contato com o carbono, consome elétrons. Essas transformações químicas produzem uma diferença de potencial elétrico [...]. A pilha alcalina funciona de modo idêntico, só que usando hidróxido de potássio no lugar do cloreto de amônio. Por suas características, essa substância (alcalina, não ácida, daí o nome da pilha) realiza a transferência de elétrons com mais facilidade.

Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-ea-diferenca-entre-a-pilha-comum-e-a-alcalina>. Acesso em: 4 dez. 2013. Fragmento.

De acordo com esse texto, a pilha transforma a maior parte da energia química em energiaA) térmica.B) mecânica.C) luminosa.D) elétrica.E) cinética.

Questão 14 H10 F110130E4

No inverno, Roberta liga o aquecedor de ar do seu quarto. O aquecedor de ar foi instalado na parte de baixo do cômodo, a fim de garantir o aquecimento eficiente do ambiente.Ao ligar o aquecedor, o ar quente sobe e o ar frio desce, criando correntes. Nesse processo, o calor se propaga porA) condução.B) convecção.C) dilatação.D) fluxo.E) irradiação.

X1101

5

BL01F11

Questão 15 H23 F110131E4

Observe a imagem abaixo.

Disponível em: <http://www.centrodeensinounificado.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/09/aquecimento-global-grafico-01.jpeg>. Acesso em: 4 dez. 2013.

De acordo com essa imagem, o efeito estufa é um fenômeno natural que traz convenientes e inconvenientes para a vida na Terra.Uma das contribuições que o efeito estufa traz para a manutenção da vida terrestre éA) a alteração das características do solo e da água.B) a desertificação e a diminuição dos mananciais de água.C) a redução da perda de calor impedindo o congelamento do planeta.D) o assoreamento de rios e lagos.E) o derretimento das calotas polares aumentando o nível dos mares.

X1101

6

BL01F11

Questão 16 H09 F110132E4

A imagem abaixo mostra a expansão de um gás.

Disponível em: <http://partilho.com.br/wiki-curso/fi sica/trabalho-de-um-gas-transformacao/>. Acesso em: 4 dez. 2013. *Adaptado para fi ns didáticos.

De acordo com essa imagem, o trabalho realizado na expansão do gás corresponde a uma transferência deA) densidade para o meio externo.B) energia para o meio externo.C) matéria para o meio externo.D) radiação para o meio externo.E) velocidade para o meio externo.

Questão 17 H11 F110133E4

Leia o texto abaixo.

Ao se fornecer calor a um sistema isolado, podemos observar a ocorrência de duas situações possíveis. Um aumento de temperatura e uma expansão do gás. O aumento de temperatura representa o aumento de energia interna do sistema e a expansão do gás representa a realização de trabalho.

Pode-se concluir que o calor fornecido ao sistema foi transformado na variação de energia interna e na realização de trabalho. [...]

Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/fi sica/>. Acesso em: 17 dez. 2013. Fragmento. *Adaptado para fi ns didáticos.

A conclusão apresentada nesse texto é uma consequência direta daA) Conservação da Energia.B) Dilatação volumétrica dos corpos.C) Lei dos Gases Perfeitos.D) Segunda Lei da Termodinâmica.E) Teoria cinética dos gases.

X1101

7

BL01F11

Questão 18 H10 F110134E4

A imagem abaixo mostra uma barra de metal sendo aquecida por uma vela. Nessa barra, estão coladas bolinhas de cera.

Disponível em: <http://www.refrigeracao.net/Topicos/Transferencia_calor.htm>. Acesso em: 13 nov. 2013.

De acordo com essa imagem, ao colocar a vela em uma extremidade da barra, o calor se propaga pelo processo conhecido comoA) irradiação térmica.B) dilatação térmica.C) convecção térmica.D) condução térmica.E) capacidade térmica.

X1101

8

BL01Q11

ATENÇÃO!

Agora, você vai responder a questões de Química.

Questão 19 H12 Q110170E4

Leia o texto abaixo.

A glicose (C6H12O6) é um importante carboidrato para o organismo, pois é a partir dessa molécula que se adquire a energia necessária para realizar todas as reações do nosso corpo.

Disponível em: <http://www.brasilescola.com/saude/glicose.htm>. Acesso em: 24 mar. 2014.

Qual é a massa molar, em g/mol, dessa molécula?A) 29B) 53C) 96D) 120E) 180

Questão 20 H07 Q110164E4

Em uma reação química, os elementos se reorganizam formando, assim, novas substâncias. Se essa ocorrer em um ambiente fechado, a massa não varia. Diante disso, ao se misturar magnésio e ácido clorídrico em um ambiente fechado ocorre uma reação, onde o fenômeno de efervescência é observado.Qual das equações representa essa transformação química? A) Mg(s) + HCℓ → MgCℓ(aq) + H2(g)B) Mg(s) + HCℓ → MgCℓ2(aq) + H2(g)C) Mg(s) + 2 HCℓ → MgCℓ(aq) + H2(g)D) Mg(s) + 2 HCℓ → MgCℓ2(aq) + H2(g)E) Mg(s) + 2 HCℓ → 2 MgCℓ2(aq) + H2(g)

Questão 21 H09 Q110167E4

Leia o texto abaixo.

Mercado da água de garrafa ameaça meio ambiente

No Rio, uma garrafa de uso individual já chega a custar R$ 4. Além de doer no bolso e representar riscos para a saúde [...] o “Journal of Epidemiology and Community Health” publicou artigo alertando para os perigos provocados pelo contato com substâncias químicas presentes no PET, como os ftalatos e o Bisfenol A (BPA), o aumento do consumo contribui para o aquecimento global e ainda gera um dos maiores problemas para os oceanos, o chamado microplástico. Ele altera a composição do ecossistema marinho, mata animais e ainda aumenta o risco de contaminação humana.

Para cada garrafa de água mineral produzida, são geradas 100 gramas de emissões de CO2 [...]. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/ciencia/revista-amanha/mercado-da-agua-de-garrafa-ameaca-meio-ambiente-11698102>.

Acesso em: 26 mar. 2014.

Nesse texto, diante da massa de gás carbônico gerada, qual será a quantidade de matéria emitida por cada garrafa de água mineral produzida?A) 0,10 mol.B) 0,28 mol.C) 0,44 mol.D) 2,27 mol.E) 3,57 mol.

X1101

9

BL01Q11

Questão 22 H08 Q110165E4

Balancear uma equação química é o mesmo que acertar os coeficientes ou igualar o número de átomos de cada elemento, no primeiro e no segundo membros da equação. A reação abaixo está demonstrada de uma forma não balanceada.

FeS2(g) + O 2(g) → Fe2O3(s) + SO2(g)

Quais coeficientes tornariam essa reação balanceada? A) 1: 2: 2: 1B) 3: 2: 5: 3C) 2: 4: 1: 4D) 2: 7: 1: 2E) 4: 11: 2: 8

Questão 23 H10 Q110168E4

Um dos grandes contribuintes para o fenômeno do efeito estufa é o gás carbônico. Por isso, é importante a redução da emissão desse gás para assim reduzir o impacto da mudança climática.Considerando que esse gás esteja nas CNTP e ocupa um volume molar de 22,4 L, qual o volume, em litros, que 5 mols desse gás ocupará?A) 0,22B) 2,54C) 4,48D) 112E) 220

Questão 24 H09 Q110166E4

O potássio é um bom nutriente e está presente em frutas, verduras e legumes. Este elemento é extremamente importante para equilibrar o sódio no organismo. A recomendação é de que se consuma cerca de 4,8 gramas de potássio por dia.Qual é, aproximadamente, a quantidade de potássio em mol, recomendada para uma pessoa consumir por dia?A) 0,12B) 0,15C) 4,80D) 6,45 E) 8,14 Questão 25 H11 Q110169E4

Preparando-se para sua viagem de férias, João precisa fazer a calibração do pneu do seu carro. Num volume de 10 litros, ele exerce uma pressão de 2,0 atm à temperatura de 300 K.Qual é a quantidade de ar, em mol, existente no pneu do carro de João?A) 0,06 B) 0,81C) 1,23D) 2,00E) 5,00

Dado:R = 0,082 atm.L/mol.K

X1101

10

BL01Q11

Questão 26 H12 Q110172E4

Para dar mais aroma e sabor aos alimentos, a indústria química investe em aromatizantes e flavorizantes. Estes são reproduzidos a partir de ésteres, que conferem sabor e aroma artificiais aos produtos industrializados. Um exemplo dessas substâncias é o butanoato de etila, C6H12O2, responsável pelo aroma de abacaxi.Qual é a massa molar, g/mol, dessa substância?A) 20B) 29C) 64D) 100E) 116

Questão 27 H29 Q110173E4

As plantas são seres vivos que respiram exatamente como os animais. Elas também realizam, na presença de luz, outro processo fundamental na natureza chamado fotossíntese. Nesse processo a planta absorve o gás carbônico do ar e libera o gás oxigênio que é produzido, como representado na equação abaixo.

Luz6 CO2 + 6 H2O C6H12O6 + 6 O2

Ao absorver 15 mols de gás carbônico essa planta produziráA) 1 mol de glicose.B) 15 mols de oxigênio.C) 180 g de glicose.D) 192 g de oxigênio. E) 6 mols de oxigênio.

X1101

11

BL01H11

ATENÇÃO!

Agora, você vai responder a questões de História.

Questão 28 H15 H110028RJ

Leia o texto abaixo.

[...] Um estudo recente levado à risca pelo Financial Time sobre as maiores companhias do mundo segundo sua capitalização do mercado revela que, entre as 500 maiores companhias do mundo, 244 são dos EUA, 46 do Japão e 23 da Alemanha. Ainda que, considerando toda a Europa junta, somente 173 são europeias, muito abaixo dos EUA. [...]Disponível em: <http://www.servicioskoinonia.org/agenda/archivo/portugues/obra. php?ncodigo=263 >. Acesso em: 5 dez. 2013. Fragmento.

Segundo esse texto, o imperialismo dos EUA nos dias de hoje é exercido através A) da guerra contra o terrorismo.B) da oferta maciça de emprego.C) da valorização da América Latina.D) das condições de vida nos EUA.E) das grandes multinacionais. Questão 29 H13 H110029RJ

Observe a imagem e leia o texto abaixo.

Máquina a vapor

[...] O desenvolvimento da máquina a vapor deu um grande impulso na indústria de tecidos, que tem sido considerada um exemplo clássico de desenvolvimento fabril na Revolução Industrial. [...]

Disponível em: <http://www.webdigital.com.br/sites/jmanoel52983/conteudo_08.html>. Acesso em: 2 abr. 2013. Fragmento.

Essa invenção, na primeira fase da Revolução Industrial, proporcionou aA) expansão da produção têxtil.B) implantação da energia elétrica.C) produção de corantes sintéticos.D) utilização do motor a combustão.E) valorização da produção artesanal.

X1101

12

BL01H11

Questão 30 H14 H110030RJ

Leia o texto abaixo.

O conceito de imperialismo, no sentido genérico do termo, faz referência direta a uma tendência expansionista de um Estado ou de um povo com o objetivo de dominar, direta ou indiretamente, outros Estados ou povos. Num sentido mais restringido, se aplica ao expansionismo ocidental no período que compreende entre 1850 e 1950, especialmente na denominada idade do imperialismo, que compreende desde o ano de 1880 a 1914, quando o mundo foi repartido entre as grandes potências capitalistas, modalidades do processo, implicações sociais, econômicas, diplomáticas […]

Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/revolta_chibata.htm>. Acesso em: 14 maio 2013. Fragmento.

Esse texto descreve um período histórico conhecido comoA) industrialismo.B) mercantilismo.C) neocolonialismo.D) neodarwinismo.E) neonazismo.

Questão 31 H13 H110031RJ

Observe a imagem abaixo.

Disponível em: <http://diariohistoria.blogspot.com/2008_02_21_archive.html>. Acesso em: 30 mar. 2013.

De acordo com essa imagem, constata-se que, no período da Revolução Industrial, as fábricasA) desenvolviam tarefas feitas pelo trabalhador com ferramentas manuais.B) empregavam mulheres e crianças por ser mão de obra abundante e barata.C) permitiam a associação dos trabalhadores na reivindicação por seus direitos.D) respeitavam as crianças que podiam frequentar escolas e áreas de lazer.E) utilizavam operários homens sujeitos aos severos regulamentos disciplinares.

X1101

13

BL01H11

Questão 32 H12 H110032RJ

Leia os textos abaixo.

Disponível em: <http://hemerotecadigital.bn.br/classe-operaria-jornal-de-trabalhadores-feito-por-trabalhadores/086569>. Acesso em: 2 abr. 2013. Adaptado para fi ns didáticos.

Disponível em: <http://www.comunistas.spruz.com/blog.htm?b=&tagged=pol%EAmica>. Acesso em: 2 abr. 2013. Adaptado para fi ns didáticos.

De acordo com esses textos, a teoria socialista contribuiu na elaboração de jornais do movimentoA) abolicionista. B) anarquista. C) liberal. D) proletário. E) republicano.

Questão 33 H16 H110033RJ

Leia o texto abaixo.

Mesmo estabelecendo uma extensa gama de justifi cativas, as nações imperialistas foram responsáveis pela criação de uma série de problemas nos países dominados. [...] Muitas vezes, ignorando a historicidade e as diferenças dos povos de uma mesma localidade, os imperialistas fi zeram com que um mesmo território agrupasse etnias e tribos rivais. [...]

Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com/historiageral/as-consequencias-imperialismo.htm>. Acesso em: 5 dez. 2013. Fragmento.

Esse texto descreve uma prática das potências imperialistas que teve como consequência para a ÁfricaA) a guerra civil.B) a oferta de alimentos.C) a produção industrial.D) o acordo entre povos rivais.E) o fortalecimento dos Estados.

X1101

14

BL01H11

Questão 34 H10 H110034RJ

Observe a imagem abaixo.

Disponível em: <http://unhasinspiradas.com/tag/revolucao-industrial/>. Acesso em: 30 mar. 2013.

De acordo com essa imagem, a Primeira Revolução Industrial ocasionou o crescimento daA) servidão feudal.B) produção familiar.C) população rural. D) ocupação artesanal.E) atividade têxtil. Questão 35 H11 H110035RJ

Leia o texto abaixo.

Disponível em: <http://bloghistoriacritica.blogspot.com.br/2011/04/mercantilismo.html>. Acesso em: 2 abr. 2013.

Esse texto trata de uma forma de capitalismo na qual a acumulação de riquezas acontecia, principalmente, através A) da expansão da indústria.B) da união entre os bancos.C) do comércio de mercadorias.D) do controle sobre a educação.E) do investimento em cultura.

X1101

15

BL01H11

Questão 36 H13 H110036RJ

Leia o texto abaixo.

A reestruturação produtiva, acompanhada da introdução de novas tecnologias, desencadeou uma série de consequências sociais que afetaram os trabalhadores nos processos de trabalho, na qualificação da força de trabalho, nas condições de trabalho e nas suas vidas. [...] O novo padrão produtivo, baseado no uso das novas tecnologias e no conhecimento, trouxe para muitos países a diminuição do trabalho necessário, uma vez que, com a presença da automação microeletrônica, houve uma significativa redução da mão de obra típica da produção verticalizada da era fordista de produção. [...]

Disponível em: <http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/marcia2.html>. Acesso em: 2 abr. 2013. Fragmento.

A partir desse texto, constata-se que a reestruturação das relações de trabalho teve como efeitoA) a manutenção da reposição salarial.B) a rigidez da legislação trabalhista.C) o crescimento do desemprego tecnológico.D) o estabelecimento da previdência social.E) o predomínio do trabalho infantil.

X1101

16

BL01G11

ATENÇÃO!

Agora, você vai responder a questões de Geografi a.

Questão 37 H07 G110028RJ

Observe a imagem abaixo.

Mapa do crescimento das capitais 1872/2000

Disponível em: <http://marcosbau.com.br/geobrasil-2/1434-2/ >. Acesso em: 3 abr. 2013.

O processo de crescimento das capitais brasileiras no século XX está relacionado A) à ausência do movimento de êxodo rural.B) à presença de uma infraestrutura desenvolvida.C) ao desenvolvimento do planejamento do Estado.D) ao inchaço populacional dos grandes centros urbanos.E) ao incremento das atividades primárias.

X1101

17

BL01G11

Questão 38 H08 G110029RJ

Leia o texto abaixo.

A atividade industrial teve e tem como base o investimento contínuo no desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias, para que sejam utilizadas no processo produtivo e nas linhas de produção. O principal objetivo é criar máquinas, equipamentos, fontes de energia, transporte e materiais, isso com o intuito de expandir mercado e sempre elevar a produtividade, diminuindo os custos e atingindo patamares de lucros cada vez mais altos.

A indústria mundial nem sempre teve a configuração atual. Antes desse processo havia somente o artesanato e a manufatura, ambas com produtividade modesta. Então, a partir do século XVIII, determinados países da Europa, sobretudo a Inglaterra, ingressaram no processo de Revolução Industrial que vinculou a produção na mecanização, modernização e dinamização do processo, ou seja, produção em grande escala.

Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/industrializacao-das-sociedades.htm>. Acesso em: 13 nov. 2013.

O processo de industrialização desenvolvido pela Revolução Industrial está ligadoA) à intensa valorização do trabalho artesanal.B) à produção relacionada ao consumo em massa.C) ao aumento da produção voltada para a subsistência.D) ao emprego do trabalho escravo na produção industrial.E) ao esvaziamento populacional dos centros urbanos

Questão 39 H08 G110030RJ

Leia o texto abaixo.

Começo da industrialização brasileira

Foi somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil. Muitos cafeicultores passaram a investir parte dos lucros, obtidos com a exportação do café, no estabelecimento de indústrias, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Eram fábricas de tecidos, calçados e outros produtos de fabricação mais simples. [...]

Disponível em:<http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/industrializacao_brasil.htm>. Acesso em: 13 nov. 2013. Fragmento.

A partir desse texto, compreende-se que a industrialização brasileira inicialmenteA) concentrou-se na produção de bens de consumo não duráveis.B) constituiu-se na implantação de indústria de base com apoio estatal.C) expandiu-se homogeneamente por várias regiões do país.D) orientou-se para o suprimento de produtos durante a 1ª Guerra Mundial.E) voltou-se para a criação de ferramentas para o cultivo do café.

X1101

18

BL01G11

Questão 40 H09 G110031RJ

Leia o texto abaixo.

A partir da revolução industrial, o processo de crescimento das cidades se acelerou pelas duas razões já apontadas: a necessidade de mão de obra nas indústrias e a redução do número de trabalhadores no campo. A industrialização promoveu de modo simultâneo os dois eventos, um de atração pela cidade, outro de expulsão do campo.

Disponível em: <http://www.educoas.org/Portal/bdigital/contenido/interamer/BkIACD/Interamer/Interamerhtml/Mellohtml/MelloII.htm>. Acesso em: 11 nov. 2013.

A revolução industrial foi importante fator para o desenvolvimento da urbanização devido ao fato deA) colaborar para o desenvolvimento do setor informal da economia.B) contribuir para o desenvolvimento das cidades planejadas.C) possibilitar a formação de uma infraestrutura para o meio urbano.D) promover a desconcentração dos grandes centros urbanos.E) retrair o crescimento do êxodo rural brasileiro do século XX.

Questão 41 H10 G110031RJ

Leia o texto e observe a imagem abaixo.

[...] Os loteamentos são atualmente a forma típica de expansão da moradia popular nas grandes metrópoles. Afastados dos grandes centros, definem uma das faces do padrão espacial das metrópoles: a da expulsão dos pobres para a periferia (margem) em contraste com a valorização e verticalização das áreas centrais.

Disponível em: <http://ageografiaesta.blogspot.com.br/2011/06/construcao-civil-fundacao_02.html> Acesso em: 7 abr. 2013. Fragmento.

O texto e a imagem mostram uma alternativa para diminuir um dos problemas das metrópoles brasileiras, que é aA) carência de creches.B) deficiência habitacional.C) expansão da atividade informal.D) falta de saneamento básico.E) ineficácia do transporte público.

X1101

19

BL01G11

Questão 42 H10 G110032RJ

Leia o texto abaixo.

[...] Porém, muitas vezes, principalmente em países subdesenvolvidos, esse grande crescimento das cidades acaba gerando macrocefalia urbana, ou seja, o crescimento desordenado dessa população metropolitana, juntamente com os poucos investimentos do governo em obras públicas (hospitais, escolas etc) que acabam gerando favelização, marginalização, criação de subempregos, violência e insatisfação da população. Tudo isso é, em grande parte, decorrente do êxodo rural.

Disponível em: <http://portaldoestudante.wordpress.com/tag/cidade/>. Acesso em: 5 nov. 2013.

De acordo com o texto, o crescimento desordenado das metrópoles brasileiras promoveu como consequência aA) concepção de cidades planejadas.B) diminuição da economia informal.C) formação de áreas periféricas.D) redução da segregação urbana.E) redistribuição da renda na cidade.

Questão 43 H11 G110033RJ

Leia o texto e observe a imagem abaixo.

[...] A urbanização moderna está organizada através da rede urbana. A rede urbana brasileira tem como principal característica as disparidades regionais, pois enquanto ela é bem articulada no Sudeste, o mesmo não ocorre com as regiões Norte e Centro-Oeste. [...]

Rede Urbana

Disponível em:<http://geo-angar.blogspot.com.br/2012_04_01_archive.html>. Acesso em: 8 abr. 2013. Fragmento.

De acordo com o texto e a imagem, a rede urbana do Sudeste se diferencia das demais regiões brasileiras por apresentarA) atividades que causam impactos ambientais.B) crescente demanda por empregos formais.C) dinamismo econômico e maior área de polarização.D) maior extensão territorial e número de habitantes. E) problemas habitacionais e de saneamento.

X1101

20

BL01G11

Questão 44 H11 G110034RJ

Observe a imagem abaixo.

Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-63512009000100002&script=sci_arttext>. Acesso em: 5 nov. 2013. Fragmento.

De acordo com esse texto, uma das transformações ocorridas na rede urbana da Amazônia Legal foiA) a diminuição da quantidade de núcleos urbanos com 150.000 habitantes entre 1970 e 1980.B) a quantidade de núcleos urbanos na parte sul da região pouco mudou ao longo das décadas analisadas.C) a presença de núcleos urbanos com mais de 1.500.000 habitantes na década 1970.D) o aumento da quantidade de núcleos urbanos localizados ao norte dessa região, durante o período analisado.E) o surgimento de núcleos urbanos com 1.500.000 habitantes entre as décadas de 1991 e 2000.

X1101

21

BL01G11

Questão 45 H12 G110035RJ

Observe a imagem abaixo.

Disponível em:<http://geolibertaria2.blogspot.com.br/2012/03/urbanizacao-do-espaco-mundial-e.html>. Acesso em: 7 abr. 2013.

A imagem mostra uma paisagem comum aos centros urbanos que é A) consequência das diferenças econômicas e sociais. B) decorrência da degradação ambiental nas cidades.C) fruto da desconcentração industrial no espaço.D) produto da interligação entre duas ou mais metrópoles.E) resultado do processo de conurbação entre cidades.

X1101

22

FÓRMULAS DE QUÍMICA

PV = nRT

DIAGRAMA DE PAULING

K 1s

L 2s 2pM 3s 3p 3d

N 4s 4p 4d 4f

O

P

Q

5s

6s

7s

5p 5d 5f

6p 6d

7p

TAB

ELA

PER

IÓD

ICA

DO

S EL

EMEN

TOS

1 (I A

)18 (0

)

1°1 H 1,0

2(II

A)

Núm

ero

atôm

ico

Mas

sa a

tôm

ica

1 H 1,0

13 (III A

)14

(IV A

)15 (V A

)16

(VI A

)17

(VII

A)

2 He

4,0

2°3 Li 6,9

4 Be

9,0

5 B 10,8

6 C 12,0

7 N 14,0

8 O 16,0

9 F19

,0

10 Ne

20,2

3°11 N

a23

,0

12 Mg

24,3

3(II

I B)

4(IV

B)

5(V

B)

6(V

I B)

7(V

II B

)8

9(V

III B

)10

11 (I B

)12 (II B

)

13 Al

27,0

14 Si 28,1

15 P 31,0

16 S 32,1

17 Cl

35,5

18 Ar

39,9

4°19 K 39

,1

20 Ca

40,1

21 Sc 45,0

22 Ti 47,9

23 V 50,9

24 Cr

52,0

25 Mn

54,9

26 Fe 55,8

27 Co

58,9

28 Ni

58,7

29 Cu

63,5

30 Zn 65,4

31 Ga

69,7

32 Ge

72,6

33 As

74,9

34 Se 79,0

35 Br

79,9

36 Kr

83,8

5°37 R

b85

,5

38 Sr 87,6

39 Y 88,9

40 Zr 91,2

41 Nb

92,9

42 Mo

96,0

43 Tc (98)

44 Ru

101,

1

45 Rh

102,

9

46 Pd 106,

4

47 Ag

107,

9

48 Cd

112,

4

49 In11

4,8

50 Sn 118,

7

51 Sb 121,

8

52 Te12

7,6

53 I12

6,9

54 Xe 131,

3

6°55 C

s13

2,9

56 Ba

137,

3

57 *

La13

8,9

72 Hf

178,

5

73 Ta18

0,9

74 W18

3,8

75 Re

186,

2

76 Os

190,

2

77 Ir19

2,2

78 Pt19

5,1

79 Au

197,

0

80 Hg

200,

6

81 Tl20

4,4

82 Pb 207,

2

83 Bi

209,

0

84 Po (209

)

85 At

(210

)

86 Rn

(222

)

7°87 Fr

(223

)

88 Ra

(226

)

89 *

*A

c(2

27)

104

Rf

(267

)

105

Db

(268

)

106

Sg (271

)

107

Bh

(272

)

108

Hs

(270

)

109

Mt

(276

)

110

Ds

(281

)

111

Rg

(280

)

112

(285

)

113

(284

)

114

(289

)

115

(288

)

116

(293

)

118

(294

)

*58 C

e14

0,1

59 Pr14

0,9

60 Nd

144,

2

61 Pm (145

)

62 Sm 150,

4

63 Eu 152,

0

64 Gd

157,

3

65 Tb 158,

9

66 Dy

162,

5

67 Ho

164,

9

68 Er16

7,3

69 Tm 168,

9

70 Yb 173,

1

71 Lu 175,

0**

90 Th 232,

0

91 Pa 231,

0

92 U23

8,0

93 Np

(237

)

94 Pu (244

)

95 Am

(243

)

96 Cm

(247

)

97 Bk

(247

)

98 Cf

(251

)

99 Es (252

)

100

Fm (257

)

101

Md

(258

)

102

No

(259

)

103

Lr(2

62)

Dis

poní

vel e

m: <

http

://w

ww

.iupa

c.or

g/re

ports

/per

iodi

c_ta

ble/

>. A

cess

o em

: 15

mar

. 201

0. A

dapt

ado.