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Aula 2

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Viver BEM e melhor atravs dos Hbitos Saudveis de Vida

Sade Mental e fsicaPrticas saudveisAlimentaoAtividade fsicaSite: www.tstbiosseguranca.es.tlS PARA COMEAR...DINMICA 1: Levantem uma das mos todos os que querem ter vida longa com sade e boa aparncia?MAS permaneam com mo levantada somente aqueles que:Tomam pelo menos 3l de gua/dia, bem distribudos ao longo do diaAlimentam-se de 3 em 3h e predominantemente com alimentos de qualidadeExercitam-se pelo menos 3x/semana, regularmente

Tcnico de TST, como ensinar e promover o que voc no faz? No tem internalizado em voc?O que mais educa no o exemplo?S PARA COMEAR...DINMICA 2: Levante a mo quem sente algum destes, freqentemente?Dor de cabeaTonturaCansaoSono excessivo durante o diaMemria fraca ou problema de concentraoProblemas com peso

Saibam que estes so os sintomas mais comuns da humanidade e que todos so causados ou agravados, principalmente, por Hbitos de Vida RUINS.Quais so osHbitos Saudveis de Vidagua 1/1hComer 3/3hFibras (25 a 35g/dia)Exerccio fsico regular (mnimo de 3x/semana, mnimo de 40 min./vez)Dormir direito

Diminuir stressConsulta mdica regular (odontologia e nutrio)Ser positivoRespirar direitoEvitar excessos/intoxicaesExpor-se ao bom Sol

Viso geral dos bons hbitosOs 4 combustveis do CREBRO (e do corpo!):gua (quantidade e regularidade de ingesto) +Alimentao (quantidade, qualidade e regularidade de ingesto + boa absoro) +Oxignio (vem do ar inspirado) +Sangue (Circula bem atravs de gua + exerc. Fisico) =BOM METABOLISMOViso geral dos bons hbitosA falta de UM dos combustveis j reduz metabolismo, o que causa ou agrava as Epidemiasmundiais:Obesidade e SOBREPESODoenas circulatriasCncerDoenas crnicas

Por que ter bons hbitosVoc pode neste momento querer estar na praia, ler um bom livro, jogar, bater papo com os amigos, namorar; Dormir, brincar com seus filhos, trabalhar, cuidar do jardim, meditar; Comer uma boa refeio, praticar um esporte, orar, fazer compras, passear ou mesmo estar em casa sem fazer nada em especial.MAS o que voc precisa para poder fazer tudo isto e o que mais quiser na vida?Em primeiro lugar, ESTAR VIVO mas com sade, ou seja, mente e corpo funcionando.

Por que ter bons hbitosVIVER para fazer o que quiser da SUA vidaViver e no sobreviverBem - Estar, Sade, e Qualidade de VidaPeso e constituio corporal adequadosEsttica: impossvel manter sem bons hbitos!Produtividade: no trabalho, estudos e ciaReduo do absentesmo e resultados

Por que ter bons hbitosNENHUM tratamento, medicamento ou suplemento funciona direito em quem tem maus HBITOS de VIDAExceto em situaes de urgncia/emergncia, hbitos de vida mais saudveis que realmente melhoram ou curam (Stanford 2009)Quanto melhores seus hbitos, menos voc adoece e quando fica doente, sofre menos e recupera-se melhor e mais rapidamente

Por que ter bons hbitosFelicidade, neurotransmissores e hormniosFalncia dos Sistemas de Sade mundiaisSegundo OMS, sada focar bem mais em Promoo/PrevenoDoenas incurveis: como venc-lasNO contraindo-as! Atravs de PrevenoDeteco e tratamento precocesSe j pegou, BOM aparelho psico-neuro-endcrino-imunolgicoAdoecer mais caro, incmodo e na maioria das vezes, imprevisvel.

Por que ter bons hbitosUm sistema de sade BEM MAIS que ambulncias, postos, centros, unidades gerais e hospitais; e s funciona MESMO quando servidores e usurios fazem a sua parte:Voc pode at ter a melhor estrutura possvel em Sade (todos os profissionais treinados, interessados e em nmero suficiente, equipamentos em quantidade e qualidade adequados, excelentes instalaes, medicamentos em abundncia, etc): se sua populao no se cuida, VAI VIVER DOENTE e sobrecarregando o sistema!

Por que ter bons hbitosSexo: quanto piores seus hbitos de vida, menor ser sua "vida til" e produtividade/"efetividadeReligio: Nosso corpo no o templo do esprito, para cumprir seus propsitos e prestarmos contas do uso para Deus, depois?Crianas seguem o nosso exemploComo bons hbitos ME ajudaram

Detalhamento - Quais so osHbitos Saudveis de Vidagua 1/1hComer 3/3hFibras (25 a 35g/dia)Exerccio fsico regular (mnimo de 3x/semana, mnimo de 40 min./vez)Dormir direito

Diminuir stressConsulta mdica regular (odontologia e nutrio)Ser positivoRespirar direitoEvitar excessos/intoxicaesExpor-se ao bom Sol

GUA O principal hbito75% do corpo gua - 92% do sangue gua3 litros/dia e no os 2l que falam por aNunca passar mais de 2h sem tomar gua:Ideal 1 copo (cerca de 200 ml) por hora ou no mximo 2 copos a cada 2hNO esperar pela sede!gua gua: substitutos no contamPouca gua = M circulao e Intestinos ruins = Doenas

Alimentao adequadaPrincipal dica: Acompanham. por NUTRICIONISTA

Alimentao adequada =Regularidade + qualidade + quantidade

Alimentao ruim = Queda do metabolismo; M performance geral, sobretudo crebro e coraoFome

Maior absoro e acmulo/reteno de gua e gordura nas demais refeies

Alimentao adequadaCaf da manh a principal refeioNO esperar pela fome!Refeies intermedirias entre 150 e 250 KCalEvitar excessos: comer menos, mais vezesAlimentos funcionais: incluir o mximo possvel (dentro do adequado) na dietaReiterando: busque bom acomp. nutricional!Alimentao adequada = mais msculos e menos gordura = bom metabolismo = SADE

Fibras Presentes nas folhas, frutas, verduras, legumes, cereais, brotos, palmitos, cogumelosFIBRAS so fundamentais para:Formao do bolo fecal (volume p/as fezes)Fezes = gua + Fibras + Excessos + ToxinasBom funcionamento intestinal = Boa absoro de nutrientes + DesintoxicaoSuplementos/medicamentos NO so bem absorvidos se estiverem os intestinos RUINS!Alimentar a BOA flora bacteriana intestinalFibras Intestinos mal-tratados = Intestinos inflamados = Inflamao do organismo!Comer pelo menos 2 fontes de fibras diferentes por dia, no mnimo 2x/dia, de 25 a 35g no total dirio (mnimo)Cuidado com excessos, que podem desidratar e constiparLimpeza mecnica do intestinoExerccio Fsico REGULARAnimais selvagens em zoolgicos infartam ou sofrem derramesDobradias/juntas enferrujam sem uso constante (e lubrificao)No uma opo mas uma obrigao:Sem exerccio fsico regular NO h boa circulao do sangue, o que reduz funcionamento do crebro e organismo como um todoObjetivo primrio NO perda de peso mas SIM circulao sangunea.

Exerccio Fsico REGULARO que mais mata no mundo so doenas circulatriasGrande maioria dos infartos e derrames totalmente prevenvel atravs de bons hbitos de vida, sobretudo exerccio fsico regular3x/semana de 40 min. de caminhada j bom comeo MAS o ideal preconizado pela AHA de 5x/semana por mnimo de 30 min.Ideal alternar aerbicos com exerccios de foraManter massa muscular fundamental para manter BOM metabolismoExerccio Fsico REGULARTempo em cada prtica mais importante que intensidade (mas fracionado tambm traz benefcios)Suar NO fundamentalRegularidade!Exerccios ocasionais podem at fazer mal (Sem regularidade = agresso)Quase sempre h um exerccio possvel (mesmo que passivo): Caminhada, natao, hidroginstica, academias, danasNUNCA exercitar-se com fome ou sede (aliment. e hidrat. adequadas antes e depois!)

SONO adequadoIMPOSSVEL manter sade se sono for ruimSono bom no s dormir 8h por noite!Sono ruim = Corpo e mente menos capazes no dia seguinte (menor imunidade, mais stress, pior funcionamento orgnico) = maior desgaste geral = Doenas e distrbiosSONO adequadoComo dormir direito:No escuroNo silncioDe ladoBom travesseiroBom colchoSEM fomeSEM sedeEvitar agitao noite

RESPIRAR DIREITOOxignio um dos combustveis do organismoVem de respirao de qualidade!Ideal aprender a respirar direito: Yoga, Tai Chi Chuan, meditao, Pilates, Lian Gong, auto-massagem, etc.Pelo menos procurar inspirar e expirar profundamente vrias vezes por diaEvitar exposio a fumaas de qualquer tipoFases do STRESS4 FASES:

AlertaResistnciaComeam sintomas: sensao de desgaste e cansaoQuase ExaustoEnfraquecimento geralNecessidade freqente de apoio psicolgico e mdicoExausto

Como tratar o stress?Comprometimento individual com a prpria melhoraFazer a SUA parte, viaPostura/conduta mentalPlanejamento e foco na ao (no nos problemas)Evitar tempestades em copo dguaLazer regularHBITOS SAUDVEIS DE VIDAApoio mdico e psicolgicoSuplementos e medicamentos, se necessriosMudanas ambientais

Consultas regularesConsultas regulares com :MdicoCrianas: PediatraMulheres: GinecologistaHomens: Urologista (a partir dos 40)Idosos: Geriatra (se possvel) e Procto a partir dos 40NutricionistaOdontlogoDemais profissionais necessrios (psiclogos, fisioterapeutas, etc)

Consultas regularesConsultas regulares, com os profissionais corretos, possibilitam:PrevenoExames complementares (bem indicados)Deteco precoceTratamentoAcompanhamentoOrientaesSanar dvidasSegurana

Pensar/Ser positivoPensar positivo NO significa ignorar as dificuldades!Se voc j est fazendo tudo o que est ao seu alcance para que algo d certo, acredite que vai dar certo e aja para tal!Pensamento positivo = Melhor funcionamento do organismo todoPensamentos negativos recorrentes podem significar distrbio a ser tratadoMais que pensar, importante SER positivo, ou seja, partir para a ao positiva, pautada no pensamento positivo:Pensamento sem ao = Resultados

Evite excessos/intoxicaesQualquer coisa em excesso pode virar TOXINAQUALQUER excesso faz mal:PensamentosComportamentosSubstnciasAlimentosJejumTodo excesso leva ao desequilbrio e este ao gasto de energia do organismo para voltar ao equilbrio (homeostase)

Evite excessos/intoxicaesO veneno est na dose (Lair Ribeiro)Excessos ocasionais so usualmente bem neutralizados por organismo em equilbrioExcessos tendem a ser repetidos e a assim assumir carter regular = transformarem-se em hbitos perigosos!Quanto mais excessos, maior a sobrecarga do organismo, que assim pode ter problemas para executar direito suas tarefas cotidianas

Evite excessos/intoxicaesNo h niveis seguros para consumo de:Fu