2 coopercicacoopercica.com.br/wp-content/uploads/2014/05/08-2011.pdf2014/05/08  · e, para cumprir...

20

Upload: others

Post on 18-Nov-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2 COOPERCICAcoopercica.com.br/wp-content/uploads/2014/05/08-2011.pdf2014/05/08  · e, para cumprir suas funções, sabe que é preci-so ter postura, atitude, senso de justiça e respei-to
Page 2: 2 COOPERCICAcoopercica.com.br/wp-content/uploads/2014/05/08-2011.pdf2014/05/08  · e, para cumprir suas funções, sabe que é preci-so ter postura, atitude, senso de justiça e respei-to

COOPERCICA2

Page 3: 2 COOPERCICAcoopercica.com.br/wp-content/uploads/2014/05/08-2011.pdf2014/05/08  · e, para cumprir suas funções, sabe que é preci-so ter postura, atitude, senso de justiça e respei-to

COOPERCICA 3

Publicação mensal da Cooperativa de Consumo Coopercica • Presidente: Orlando Bueno Marciano • Diretora Comercial: Beatriz de Melo Palacine Carvalho • Diretor Administrativo Financeiro: José Apparecido Longo • Projeto Gráfico: Legatto Propaganda (11) 4587-0664 • Tiragem: 5.000 exemplares • Jornalista Responsável: Mônica J.P. D’Araujo - MTB: 17.685 • Matérias para a revista: [email protected] • Sugestões e Publicidade: [email protected] • Atendimento ao Associado: [email protected] (Eliana Bárbara).

A Coopercica é uma cooperativa que se preocu-pa com o meio ambiente. Por isso, instalou co-letores para descarte de lixo reciclável nas cin-co lojas. Atitudes simples, como a reciclagem, ajudam o planeta. Faça a sua parte. Se você não possui local adequado para des-carte, traga seu lixo reciclável para uma das lo-jas Coopercica. Todas têm coletores para reci-clagem de vidros, plásticos, papéis e metais. As cinco lojas também recebem óleo de cozinha.Em Jundiaí, são recolhidas mais de 800 tonela-das de material reciclável por mês. A cada ano, aumenta entre 5% e 6% a coleta de recicláveis. Os materiais mais coletados são papel e plás-tico.

Lojas Coopercica

Índice04

06

07

08

09

12

15

10

Trate as dores nas costas com Quiropraxia.

Carlos começou a trabalhar ainda menor na Coopercica.

Conheça a linha masculina de desodorantes Rexona.

Café: a bebida artificial mais consumida no mundo.

Experimente o Café Coopermais.

Lima-da-Pérsia é o destaque de agosto.

Lâmpadas fluorescentes e Leds: mais econômicas.

“Criança Solidária”: doe um brinquedo!

Saúde

Perfil

Beleza

Nutrição

Marca Própria

Fazendo a Feira

Ecoplaneta

Campanha

Expediente

Loja 1Rua João Ferrara, 233 Jardim CicaFone: 3378-2800

Loja 2Rua Romeu S. Machado, 105 Pq. Eloy ChavesFone: 3308-3050

Loja 3Av. Frederico Ozanan, 6001V. Rio BrancoFone: 3378-1666

Loja 4Rua Hisaschi Nagaoka, 3595Jd. São VicenteFone: 3308-6488

Loja 5Av. da Saudade, 351 Jd. GuancialeCampo Limpo Pta. Fone: 4038-2556

CooperCiCa realiza Coleta de reCiCláveis

Horário de funcionamentoloja 1: 2ª a 6ª: 8h às 22h; sab: 7h às 22h e dom: 7h às 18hloja 2: 2ª a 6ª: 8h às 24h; sab: 7h às 24h e dom: 7h às 20hlojas 3,4 e 5: 2ª a sab: 8h às 22h e dom: 8h às 18h

Page 4: 2 COOPERCICAcoopercica.com.br/wp-content/uploads/2014/05/08-2011.pdf2014/05/08  · e, para cumprir suas funções, sabe que é preci-so ter postura, atitude, senso de justiça e respei-to

Quem sofre de dores constantes, sabe exa-tamente o que significa passar uma noite ten-tando se “encontrar” em alguma posição menos dolorosa. Acorda no meio da noite e não con-segue mais dormir. Troca travesseiro, colchão, não adianta! Levanta irritado, diariamente. Uma coluna e articulações saudáveis proporcionam noites de paz. Felizmente, a Quiropraxia traz soluções para acabar com esse martírio. A Qui-ropraxia é a única terapia que realinha as arti-culações do corpo humano. E o Quiropraxista é o profissional especializado em manipular a coluna vertebral e todas as articulações.

A coluna é, de fato, o epicentro de um dos principais males do século 21, e o mal estar que ela provoca pode resistir aos tratamentos convencionais. Quando há o comprometimento da coluna vertebral, aumenta a possibilidade de problemas discais. Pouco movimento de rota-ção de sua coluna (cervical ou lombar), com ou sem dor, pode ser um alarme! Quando o proble-ma é local, os motivos podem ser dores mus-culares, artroses, abaulamentos, protusões ou hérnias discais - resultado de um desgaste ou esmagamento do “amortecedor” das vértebras.

Com o avanço da idade, nosso corpo na-turalmente diminui a produção de colágeno e elastina, aumentando assim a probabilidade de ocorrência de artroses, que são os desgastes de articulações desalinhadas.

A dor é uma manifestação do nosso corpo, dizendo que alguma coisa não vai bem. Deve-se sempre procurar a causa e origem dessa dor. Quando o corpo “percebe” que uma articulação não está devidamente alinhada, ocorre a infla-mação e dor – como uma defesa! A função da manipulação é o realinhamento articular e verte-bral, facilitando as estruturas ósseas a voltarem

se voCê não sofre desse tormento, Com Certeza tem um amigo ou parente que vive se queixando.

*por l. Cíntia J. Cruz

Quiropraxia

Saúde

a suas posições originais, deixando a Natureza cumprir seu papel, facilitando a desinflamação naturalmente. Ela deve ser aplicada com movi-mentos precisos, mas suaves e delicados. Pode e deve ser aplicada em pessoas de qualquer idade. É uma terapia que oferece alívio rápido aos sintomas (imediato em muitos casos), como forte dor na coluna, dores nas pernas (ciática), dores em braços ou nuca, dor de cabeça, etc.

Quiropraxia é uma terapia utilizada na pre-venção e tratamento de quase todos os casos de cefaléias (dores de cabeça), cervicalgias (dor na nuca e ombros) e região próxima, dorsalgia (dor na região dorsal e peito), lombalgia (dor na região lombar e próxima ao quadril), ciatalgia (dor ciática, que é a dor que “desce” pela per-na), hérnia, protusão e abaulamento de disco, parestesia em membros (formigamento nas per-nas ou braços devido a pinçamento vertebral), desvios posturais, vícios posturais, dores nos pés, esporão de calcâneo, etc.

A Quiropraxia também é indicada para ca-sos onde não somente a articulação fica com-prometida, mas também os músculos, tendões ou ligamentos, como é o caso de distensões, fibromialgias, tendinites, bursites, Síndrome do Túnel do Carpo, entre outros. Nestes casos, usamos terapias combinadas como o Shiatsu, Quick Shiatsu, Medicina Tradicional Chinesa, Massagem Desportiva, entre outras.

E o melhor de tudo: Quiropraxia não dói! Pelo contrário, alivia a dor na hora.

* CÍntia quiropraxia e massagem(quiropraxia/ massagem esportiva/ shiatsu/

gestantes) - r. rangel pestana, 988 - Centro - Jundiaí/sp - tel: (11)3446-7050 - 4586-6009 - 9915-4593. anq nº. 025/99. Cíntia é quiropraxista, for-mada em 1999.

COOPERCICA4

Trate as dores de maneira natural com

Page 5: 2 COOPERCICAcoopercica.com.br/wp-content/uploads/2014/05/08-2011.pdf2014/05/08  · e, para cumprir suas funções, sabe que é preci-so ter postura, atitude, senso de justiça e respei-to

COOPERCICA 5

Page 6: 2 COOPERCICAcoopercica.com.br/wp-content/uploads/2014/05/08-2011.pdf2014/05/08  · e, para cumprir suas funções, sabe que é preci-so ter postura, atitude, senso de justiça e respei-to

6 COOPERCICA

Perfil

Carlos Dias de Souza, gerente da loja 4 (Jd. São Vicente), é um exemplo a ser seguido como profissional e ser humano. Calmo, gentil, dedi-cado e solidário, é admirado pelos colegas e também pelos associados.

A Coopercica foi o seu primeiro e único em-prego. No ano que vem, Carlos completará 30 anos nesta cooperativa. “Acompanhei todo o crescimento da Coopercica, que começou a partir da gestão do sr. Orlando. Hoje são cinco modernas lojas. Desta expansão da Cooper-cica, surgiram oportunidades de crescimento profissional”, comentou. Aliás, Carlos foi um dos profissionais que souberam aproveitá-las. Co-meçou como empacotador e chegou a gerente de loja.

Carreira

Sua carreira começou em 1982, graças ao convênio firmado pela Coopercica com a Asso-ciação de Educação do Homem de Amanhã, a Guardinha. Carlos entrou na cooperativa para ser empacotador aos 14 anos. Dois anos depois o convênio com a Guardinha terminou e Carlos foi contratado pela Coopercica para serviços gerais. O tempo foi passando e Carlos traba-lhou em quase todos os setores operacionais: Feirinha, Reposição de loja, Frios e Manuten-ção. Foi também Líder de Setores. Tudo isso resultou num grande aprendizado.

Quando abriu a loja 3 (V. Rio Branco), em 1996, Carlos assumiu a gerência da loja 1 (Jd. Cica). Atualmente, gerencia a loja 4. Carlos considera-se realizado duplamente: conseguiu ascender profissionalmente e até hoje procura orientar aqueles que estão ingressando na Coo-percica. “Costumo dizer que tenho esta missão. E é tão gratificante ajudá-los a crescer como ci-dadão e profissional. Muitos, já nem trabalham mais aqui; porém, sinto o reconhecimento da parte deles quando os encontro”.

Gerência

Como gerente de loja, Carlos tem consciên-cia de sua responsabilidade profissional. Está constantemente em contato com os associados e, para cumprir suas funções, sabe que é preci-so ter postura, atitude, senso de justiça e respei-to. Um dos “segredinhos” de Carlos é ter “pavio longo”. Segundo ele, a base familiar o ajudou muito na construção de sua personalidade e de sua tolerância com as pessoas. “Fui catequista com 13 anos e depois coordenei um grupo de adolescentes na Igreja. A partir dessas expe-riências, descobri que queria ter um emprego, onde me relacionasse com as pessoas”.

Carlos acredita que o lado espiritual ajuda muito na hora de tomar as decisões. “Tenho muita fé e procuro respeitar e ser justo com os meus funcionários e também com os associa-dos”.

Ele tem ainda um desafio profissional: formar profissionais para trabalhar na área do varejo e do comércio. “Com toda essa minha experiên-cia, sonho em colaborar com o setor de Treina-mento da Coopercica”.

Família

Carlos é casado com Carminha e tem duas filhas: Ayalla, de 15 anos e Mayara, de 13 anos. “Carminha trabalhou na Coopercica e logo que bati os olhos nesta carioca, me apaixonei. Na-moramos três anos e nos casamos em 1992”.

Carlos gosta de curtir a família, fazer chur-rasco e cozinhar para seus familiares e amigos. Sua especialidade: pratos salgados, como feijo-ada e lasanha.

Também gosta de viajar com a família para a praia e visitar os parentes no interior, espe-cialmente em Fernandópolis, onde participa de pescarias e, é claro, se diverte preparando as refeições.

de empacotador a gerente de loja!

Carlos Dias,

Page 7: 2 COOPERCICAcoopercica.com.br/wp-content/uploads/2014/05/08-2011.pdf2014/05/08  · e, para cumprir suas funções, sabe que é preci-so ter postura, atitude, senso de justiça e respei-to

Contém óleo de semente de girassol e vitamina A, ideais para a proteção da pele. Seu perfume é suave e natural, à base de gardênia e gerânio e notas de cedro e sândalo.

Um perfume cítrico aromático com corpo frutal e fundo fougère, que ofe-rece proteção intensiva e ativa para o homem moderno.

Desenvolvido para o homem mo-derno, que precisa enfrentar a corre-ria diária e situações extremas. Tes-tado à temperatura de 58ºC, traz em sua fragrância notas de patchouli, sândalo e cedro.

Sensitive Men

Active Quantum

Beleza

COOPERCICA 7

Experimente os desodorantes masculinos Rexona

Page 8: 2 COOPERCICAcoopercica.com.br/wp-content/uploads/2014/05/08-2011.pdf2014/05/08  · e, para cumprir suas funções, sabe que é preci-so ter postura, atitude, senso de justiça e respei-to

Nutrição

8 COOPERCICA

É a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água.

O café ultrapassou o seu aroma, sabor e qualidade e se tornou uma tradição nacional. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o seu consumo aumentou mais de 5% nos últimos anos. De origem etíope, che-gou ao Brasil em 1727 e transformou o país no maior produtor e exportador de café do mundo, além de um dos principais consumidores.

O café ficou conhecido principalmente pelo efeito estimulante de um dos seus componen-tes, a cafeína. Estudos comprovam que a cafeí-na ajuda a combater a fadiga, recupera o ânimo, diminui a sonolência, melhora o desempenho cerebral, como a memória e a capacidade de concentração, e também tem efeito analgésico, ajudando a reduzir dores de cabeça.

O café contém também oxidantes e tanino, substâncias que fazem bem ao coração e as ar-térias. Para desfrutar de seus benefícios, é pre-ciso não exagerar na quantidade: até 4 xícaras pequenas de café (50 ml) por dia. Cada xícara pequena de café sem açúcar contém apenas duas calorias.

Café: a bebida maisconsumida no mundo!

Lenda

Segundo a lenda, no século 3, um pastor de cabras, chamado Kaldi, certa noite ficou preo-cupado quando suas cabras não retornaram ao rebanho. Ao sair para procurá-las, encontrou os animais saltitando próximo a um arbusto cujos frutos estavam mastigando e que obviamente foi o que lhes deu a estranha energia que Kaldi nunca vira antes.

Dizem que ao experimentar os frutos per-cebeu que eles o enchiam de energia, como aconteceu com o seu rebanho. Kaldi fez ques-tão de levar essa “dádiva divina” ao mosteiro local, mas as reações não foram favoráveis e ele ateou fogo nos frutos, dizendo serem “obra do demônio”.

O aroma exalado pelos frutos torrados atraiu os monges, que queriam saber o que estava causando aquele maravilhoso perfume. Então, resolveram esmagar os grãos na água e pre-parar uma infusão. Assim, ao provarem o chá descobriram que aquele fruto conseguia mantê-los acordados durante as rezas e períodos de meditação.

Tipos

• Café gourmet: é feito com 100% de grãos do tipo arábica, considerado o mais nobre dos cafés. Produz uma bebida normalmente mais doce, chegando muitas vezes a dispensar o uso de açúcar. O aroma e o sabor podem lembrar cereais torrados, flores, frutas ou achocolatados.

• Café aromatizado: comum nos países do Oriente Médio, onde o cardomomo e a canela são acrescentados desde a antiguidade. Este café contém aromatizantes como menta, baunilha, chocola-te, amêndoa, entre outros.

• Café funcional: fazem parte desse grupo os descafeinados, com baixo teor de cafeína, e os orgânicos, produzidos sem uso de agrotóxicos e sem prejudicar o ambiente.

• Café tradicional: são os mais comuns. Podem ser produzidos por diferentes grãos. A torra ge-ralmente é mais escura e o gosto não é muito adocicado. Os cafés extra fortes também fazem parte deste grupo.

Page 9: 2 COOPERCICAcoopercica.com.br/wp-content/uploads/2014/05/08-2011.pdf2014/05/08  · e, para cumprir suas funções, sabe que é preci-so ter postura, atitude, senso de justiça e respei-to

9COOPERCICA

Marca Própria

o Café Coopermais é fabriCado a partir de grãos seleCionados e de modernas téCniCas de moagem e torração, que resultam em um Café de sabor enCorpado e aroma intenso.

É fabricado pela Caiçara, tradicional empre-sa que está instalada em Jundiaí desde 1950. Este produto não contém glúten.

Acompanhe, a seguir, dicas para preparar um delicioso cafezinho.

• Prepare somente a quantidade que vai ser consumida. Um café preparado há muito tem-po não tem o mesmo sabor agradável de um fresco.

• As garrafas térmicas devem ser de uso ex-clusivo do café.

• Nunca prepare ou armazene a bebida já adoçada, pois irá se formar uma crosta de ca-ramelo, de mau sabor, nas paredes do recipien-te.

• O pó do café deve ser guardado em reci-pientes exclusivos, que não permitam passa-gem de luz. Para conservar melhor o produto, coloque o recipiente na geladeira, distante de alimentos de gosto forte.

Experimente o Café Coopermais: sabor encorpado e aroma intenso

• Se optar pelo coador de pano, ele deve ser lavado somente com água.

• A água utilizada para preparar o café deve ser filtrada ou mineral.

• A água não deve ferver. Acima de 100º C, ela modifica suas propriedades e pode “quei-mar” o café. Por isso, antes da fervura, umede-ça todo o pó para garantir uma extração homo-gênea. Em seguida, despeje a água lentamente (em fio) bem no centro do filtro e sem mexer.

• Quanto mais lentamente despejar a água, mais escuro será o café.

• O tempo de contato entre a água e o café deve ser de até 4 minutos (moagem fina).

• Use 5 a 6 colheres (sopa) de café para 1 litro de água. Espalhe uniformemente o pó no filtro. Não aperte o pó. Isso evita do café ficar amargo e do filtro rasgar.

• Nunca reutilize o café, sequer misturando-o ao café fresco.

Page 10: 2 COOPERCICAcoopercica.com.br/wp-content/uploads/2014/05/08-2011.pdf2014/05/08  · e, para cumprir suas funções, sabe que é preci-so ter postura, atitude, senso de justiça e respei-to

10 COOPERCICA

“Capa da Revista de Outubro”

Coopercica & Pitoli: “A sorte é de quem procura”

Participe da campanha

Foto

mer

amen

te il

ustra

tiva

Foto

mer

amen

te il

ustra

tiva

Promoções

A promoção consiste no sorteio de cinco associados (um por loja), sendo que cada um pode indicar uma criança, de 03 a 10 anos, para ser capa da Revista Coopercica. Além de sentir orgulho e felicidade ao de ver seu “queridinho” na capa da Revista, cada criança ganhará um book com cinco fotos.

Serão sorteados no dia 11 de setembro cin-co associados (um por loja), que receberão um Tanque Elétrico Lave Maq.

Para participar, o associado, ao adquirir qual-quer produto Pitoli, receberá um cupom que de-verá ser preenchido e depositado na urna desta promoção, instalada nas lojas Coopercica. Con-sulte regulamento nas lojas.

para Comemorar o dia das Crianças (12 de outubro), a CooperCiCa Já está preparando uma de suas CampanHas mais aguardadas pelos assoCiados: a “Capa da revista de outubro”.

a CooperCiCa & pitoli estão realizando de 01 de agosto a 10 de setembro a promoção “a sorte é de quem proCura”.

a CooperCiCa, mais uma vez, pede a sua Colaboração na CampanHa “Criança solidária”, para arreCadação de brinquedos às famÍlias Carentes de JundiaÍ e região.

Esta campanha promo-cional acontecerá até 03 de setembro. O sorteio será realizado no dia 04 de se-tembro, às 10 horas, nas cinco lojas Coopercica. Para participar, nas com-pras acima de R$ 30,00, o associado receberá um cupom que deverá ser preenchido e depositado na urna desta promoção, instalada nas lojas. Consulte regulamen-to nas lojas, participe e boa sorte!

Para participar, basta doar um brinquedo novo ou em bom estado nas urnas instaladas nas lojas Coopercica, até o dia 30 de setembro.

Os donativos – depois de selecionados e separados por fai-xa etária e sexo – serão entregues às entidades cadastradas.

“Criança solidária”

Page 11: 2 COOPERCICAcoopercica.com.br/wp-content/uploads/2014/05/08-2011.pdf2014/05/08  · e, para cumprir suas funções, sabe que é preci-so ter postura, atitude, senso de justiça e respei-to

11COOPERCICA

“Qual é o estilo do seu Pai?”Promoções

Serão sorteados 5 associados (um por loja), que ganharão um final de semana no Hotel Fazenda Morada do Verde, em Campo Limpo Paulista, de 9 a 11 de setembro.

Os contemplados terão direito a três acom-panhantes, sendo um adulto e dois menores de

para Comemorar o dia dos pais, a CooperCiCa está realizando até 31 de agosto a promoção “qual é o estilo do seu pai?”.

o Hotel fazenda morada do verde, loCalizado bem ao pé da serra dos Cristais, em Campo limpo paulista, apresenta um Cenário exuberante: sete alqueires de mata nativa.

Além da beleza dessa paisagem natural - com di-

reito a um lindo lago -, o ar puro da montanha também desperta nos hóspedes um clima bu-cólico, ideal para descansar, sem abrir mão do conforto.

São 44 apartamentos, cada um dispõe de dois ambientes. O hotel possui total infraes-trutura, para que os hóspedes possam relaxar com conforto. Dispõe de piscinas, sendo uma climatizada para os dias mais frios e noites; quadras poliesportivas; mini campo de futebol;

Hotel Fazenda Morada do Verde, verdadeiro paraíso ecológico!

playground e área para descansar à beira do lago; salão de jogos, com mesa de sinuca, ping-pong e pimbolim; chur-rasqueiras, ideal para encontros em família ou entre amigos e trenzinho que faz passeios pelo ho-tel. Além de todas essas atrações, os hóspedes podem realizar atividades de ecoturismo, como trilhas e tirolesa.

Empresa

O Hotel Fazenda Morada do Verde possui amplo espaço – equipado com data show, pro-jetor de slide e retro projetor -, para a realização de eventos empresariais, como treinamentos, palestras, confraternizações de final de ano, festas, cerimoniais, entre outros. Mais informa-ções, pelo telefone (11) 4812-9800 ou no site:

www.hotelfazendamoradaverde.com.br.

18 anos, incluindo duas diárias no Hotel Fazen-da, transporte (ida e volta) e alimentação (café da manhã, almoço e jantar).

O sorteio será realizado em 01 de setembro, às 10 horas, nas cinco lojas. Para participar, ao efetuar suas compras - acima de R$50,00 -, o associado deve destacar o canhoto da promo-ção do seu cupom fiscal e depositá-lo nas urnas instaladas nas lojas.

Consulte regulamento nas lojas e boa sor-te!!!!!!

Page 12: 2 COOPERCICAcoopercica.com.br/wp-content/uploads/2014/05/08-2011.pdf2014/05/08  · e, para cumprir suas funções, sabe que é preci-so ter postura, atitude, senso de justiça e respei-to

12 COOPERCICACOOPERCICA12

Hortaliças e outros

AgriãoBrócolis

Cebola nacionalCouve-flor

Couve manteigaEscarola

frutas

Ameixa importadaLaranja BahiaLaranja LimaLaranja Pêra

Lima-da-PérsiaMorango

Nectarina importadaNêspera

Pêra PackamPêssego importado

ACOMPANHE OS HORTIFRUTIS DA ESTAÇÃO.

Confira as hortaliças, legumes e frutas da estação, ou seja, que estão em abundância de oferta e preços mais acessíveis. Entretanto, mudanças climáticas (seca ou chuva em excesso) podem alterar esse cenário.

Fazendo a Feira

Na Safra

AGOSTO

É uma fruta cítrica de baixa acidez, da família do limão e da laranja. Entre as propriedades, destacam-se as vitami-nas C e B2, além de sais minerais importantes para o organismo, como o potássio, sódio e cál-cio. Apesar do nome, a li-ma-da-Pérsia poderia ter surgido na Índia (Ásia). Somente no século 16 é que foi trazida para a América, pelos colonizadores espanhóis e por-tugueses. Rapidamente, tornou-se abundante na América Central, principalmente no México.

Graças ao seu sabor leve, a lima-da-Pérsia é utilizada em sucos, caipirinhas, risotos, doces e geleias. Cada 100g da fruta, possui 53 calo-rias.

Lima-da-Pérsia

Page 13: 2 COOPERCICAcoopercica.com.br/wp-content/uploads/2014/05/08-2011.pdf2014/05/08  · e, para cumprir suas funções, sabe que é preci-so ter postura, atitude, senso de justiça e respei-to

COOPERCICA 13

Page 14: 2 COOPERCICAcoopercica.com.br/wp-content/uploads/2014/05/08-2011.pdf2014/05/08  · e, para cumprir suas funções, sabe que é preci-so ter postura, atitude, senso de justiça e respei-to

COOPERCICA14

Diversão

grandes sHows Celebrarão a tradiCional festa, que reunirá artistas famosos e renomadas bandas.

além dos sHows gratuitos, a prinCipal atração da festa, que será realizada de 19 a 21 de agosto, em várzea paulista, é a exposição de orquÍdeas, Com a presença de orquidófilos da argentina, malásia e alemanHa.

O evento acontece de 12 a 21 de agosto, no Parque da Uva, em Jundiaí. Confira as atrações musicais da festa.

A exposição será no Espaço Cidadania, enquanto os shows acontecerão na Avenida Projetada. A cantora Elba Ramalho se apresentará no sábado (20) e Jorge Vercillo, no domingo (21).

No palco da praça de alimentação estarão animan-do o público: Mateus Caneli e Os Intocáveis, Rock Sei-xas e Verbalize (dia 19); Inocência.com, Panela Preta, Ledo e Luan, Forró di Fole e Márcio Nunes (dia 20); Adriano do Forró, Caravana do Cordel, Cristiano & Ra-fael e Tom A3 (dia 21).

Mais informações, no site:www.varzeapaulista.sp.gov.br/orquivarzea

17ª Festa do Morango de Jundiaí terá grandes shows

Elba Ramalho e Jorge Vercillo: atrações da 7ª Orquivárzea

• Informações sobre pontos de vendas dos ingressos podem ser obtidas no site:

www.festadomorangojundiai.com.br

dia

12

13

14

15

18

19

20

21

atração

Tuca Fernandes / Mr. Catra

Gustavo Lima / Rita Graziella

Jeito Moleque / Téo & Edu / Rodrigo Reys

Jorge e Mateus

Chiclete com Banana

Banda Eva

Maria Cecília e Rodolfo

João Bosco & Vinícius

Page 15: 2 COOPERCICAcoopercica.com.br/wp-content/uploads/2014/05/08-2011.pdf2014/05/08  · e, para cumprir suas funções, sabe que é preci-so ter postura, atitude, senso de justiça e respei-to

COOPERCICA 15

o governo pretende eliminar as lâmpadas inCandesCentes do merCado até 2016 e substitui-las por outras mais efiCientes, Como as fluoresCentes CompaCtas e as leds.

A estimativa é que a economia de energia em iluminação chegue a 80% não só no País, mas também na casa dos consumidores.

As lâmpadas mais eficientes são mais caras,

Lâmpadas fluorescentes e LEDs: mais eficientes e econômicas

Ecoplaneta

• Andar de bicicleta é ecológico, mas com segurança.• Quer companhia? Ofereça carona a um colega.• Cocô de cachorro não é adubo. Mesmo na grama, recolha as fezes.• Remédios e cosméticos jogados na pia contaminam águas e peixes. É preferível descartá-los no lixo comum.

Dicas de sustentabilidade

mas duram mais. As fluorescentes compactas ficam 5 vezes mais baratas que as incandes-centes. Pagam o investimento em menos de 3 meses na conta de luz, pois economizam 70% em energia. Já as LEDs, bem mais caras, com-pensam a longo prazo – a partir de cinco anos-, em função do tempo de vida útil e maior econo-mia (até 85%). No mercado, já há modelos em formato de bulbo com o mesmo soquete de uma incandescente.

Ciência

O cérebro atinge o ápice a partir dos 40 anos. A afirmação é da jornalista Barbara Strau-ch, editora de Ciência do New York Times, que acaba de lançar o livro “O melhor cérebro de sua vida”. Segundo a jornalista, o cérebro conti-nua saudável até bem depois dos 60 anos.

É claro que há alguns declínios modestos no cérebro na meia idade, mas, há também gran-des ganhos. Conforme a jornalista americana, o cérebro torna-se mais competente e talentoso com o tempo, lidando melhor com as diferentes informações e emoções, principalmente na so-lução de problemas.

Uma pesquisa da Universidade de Stanford feita com 118 pilotos - entre 40 e 69 anos - re-

Cérebro é mais eficiente a partir dos 40 anos

velou que os mais velhos foram mais eficientes que os mais novos por evitar colisões aéreas num simulador de voo. Eles levaram mais tem-po para aprender a operar o equipamento, mas se saíram melhor no que era, de fato, importan-te: evitar um acidente e manter o avião no ar. Isso ocorre porque, conforme envelhecemos, passamos a usar áreas maiores do cérebro, ga-rantindo mais eficiência no resultado.

Outros estudos apresentados no livro, dessa vez na área de Psicologia, revelam que a cha-mada crise da meia idade é um mito. Os mais velhos não são mais deprimidos que os mais jovens. Ao contrário, tendem a ser mais sere-nos; ou seja, para quem se mantém saudável, a meia idade pode ser um período dos mais ricos e proveitosos da vida, segundo a autora.

Mas o que fazer para não esquecer o nome de alguém ou o lugar onde estão as chaves? Segundo Bárbara, “vivemos em meio à tecnolo-gia. Temos sorte: se não conseguirmos lembrar alguma coisa, é só dar um Google”, brinca.

Page 16: 2 COOPERCICAcoopercica.com.br/wp-content/uploads/2014/05/08-2011.pdf2014/05/08  · e, para cumprir suas funções, sabe que é preci-so ter postura, atitude, senso de justiça e respei-to

Cooperativismo

“as Cooperativas são empreendimentos eConômiCos que promovem benefÍCios soCiais. não ConCentram renda ou aCumulam Capital, pois existem simples e neCessariamente para melHorar as Condições de vida de seus assoCiados”, destaCou edivaldo del grande, presidente da oCesp (organização das Cooperativas do estado de são paulo), durante Comemoração do dia internaCional do Cooperativismo, em 02 de JulHo.

Edivaldo também ressaltou que uma coo-perativa não visa o lucro e tem o compromisso com o desenvolvimento de uma nação. “É um empreendimento genuinamente nacional, cujo movimento financeiro fica no País e contribui, principalmente, para impulsionar a economia regional”, disse.

Coopercica

“Nossa missão é buscar continuamente a satisfação dos nossos associados, através da excelência da prestação de serviços e dos pro-dutos comercializados”, afirmou Orlando Bueno Marciano, diretor presidente da Coopercica.

Em Jundiaí, a Coopercica é a única coopera-tiva que atua no ramo de consumo. Conta com cinco lojas – quatro em Jundiaí e uma em Cam-po Limpo Paulista – e possui mais de 140.000 associados. Para Orlando, através das coope-rativas a cadeia produtiva caminha mais rápida,

com melhores preços para o consumidor, mais ganho para o produtor, mais qualidade e menos desperdício. “O cooperativismo propicia preço justo para o consumidor”, concluiu.

Atualmente são 969 cooperativas registradas na Ocesp, divididas em 10 ramos de atividades, que reúnem mais de 2,5 milhões de cooperados e 49 mil empregados. Os ramos mais tradicio-nais, segundo Edivaldo, são o agropecuário, o de consumo, o de crédito e o de saúde.

Pesquisa

Para resumir a importância do cooperativis-mo, Edivaldo citou uma pesquisa da FEA-USP de Ribeirão Preto que revelou que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é maior nos municípios onde atuam as cooperativas. “Por-tanto, a cooperativa promove o desenvolvimen-to econômico com equilíbrio e justiça social”, finalizou Edivaldo.

O benefício social das

16 COOPERCICA

cooperativas

Page 17: 2 COOPERCICAcoopercica.com.br/wp-content/uploads/2014/05/08-2011.pdf2014/05/08  · e, para cumprir suas funções, sabe que é preci-so ter postura, atitude, senso de justiça e respei-to

COOPERCICA 17

Reflexão

A borboleta e o cavalinhoA borboleta e um cavalinho viviam na

floresta. A borboleta era livre, voava por todos os cantos da mata enfeitando a paisagem. Já o cavalinho tinha que suportar um cabresto que limitava os seus movimentos.

A borboleta, embora tivesse a amizade de outros animais, gostava de fazer companhia ao cavalinho. E não era por pena, mas por compa-nheirismo, afeição e carinho. Ia visitá-lo todos os dias. Quando chegava, levava um coice; de-pois, recebia um sorriso. Entre um e outro, ela preferia esque-cer o coice e lembrar do sorriso.

O cavalinho vivia insistindo com a borboleta para que ela ti-rasse o seu cabresto. Ela, muito carinhosa, tentava de todas as forma, mas sem sucesso. Era frágil e pequeni-na.

De repente, a borboleta desapareceu. O cavalinho sentiu-se só e resolveu procurar a amiga. Quem apareceu foi um elefante, que lhe perguntou quem era e o que fazia ali.

- Eu sou o cavalinho do cabresto e estou à procura de uma borboleta.

- Ah, então é você o famoso cavalinho?- Famoso, eu?- É, sim. Eu tive uma grande amiga borboleta

que morreu já faz muito tempo.- Morreu?- Dizem que ela conhecia um cavalinho, as-

sim como você, e todos os dias quando ia visitá-lo, levava um coice. Ela sempre voltava machu-

cada. Insistíamos para saber o autor daquela maldade, mas ela nunca revelava. Só falava das visitas boas que tinha feito e elogiava o seu amigo cavalinho.

Nesse momento, o cavalinho - já em pran-tos – se calou. O elefante aproveitou o silêncio e disse:

- Não chore. Eu sei o quanto você deve estar sofrendo. Ela sempre me dizia que era um grande amigo. Mas entenda, foram tantos coices que ela levou desse outro cava-linho que acabou perdendo as asinhas. Por isso, ficou doente, triste e morreu.

- Por que ela não me chamou?

- Todos os animais da flores-ta quiseram lhe avisar, mas ela pediu para não perturbá-lo com coisas pequenas porque seu amigo tinha um grande problema, o qual ela nunca poderia ajudá-lo.

Para refletir:1- Você pode até aceitar os coices que lhe

derem. Porém, em algum momento de sua vida, as feridas provocadas pelos coices dificilmente irão cicatrizar.

2- Quanto ao cabresto que tiver que carre-gar, não culpe ninguém por isso. Afinal, muitas vezes, foi você mesmo que o colocou ou permi-tiu que ele fosse colocado.

3- Quanto mais tempo ficar remoendo as dores, mais tempo vai levar para cicatrizar as feridas.

CompartilHe ConosCo sua reCeita favorita - salgada ou doCe -, enviando-a para o setor de assoCiados das loJas CooperCiCa ou para o e-mail: [email protected]. se ela for esColHida, será publiCada na revista CooperCiCa. partiCipe!!!!!!

Sua receita pode ser publicada na Revista Coopercica

Culinária

Page 18: 2 COOPERCICAcoopercica.com.br/wp-content/uploads/2014/05/08-2011.pdf2014/05/08  · e, para cumprir suas funções, sabe que é preci-so ter postura, atitude, senso de justiça e respei-to

CulináriaFICHA 109

risoto de abóbora e Camarão

pavê de Café com Chocolate

ingredientes

200g de camarão cinza médio• 300g de abóbora moranga cozida, sem casca• 2 colheres (sopa) de manteiga • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado• 2 colheres (sopa) de azeite• 2 colheres (sopa) de cebola picada• 1 xícara (chá) de arroz arbóreo• 2 colheres (sopa) de vinho branco• 3 xícaras (chá) de caldo de camarão quente• sal a gosto• salsinha e pimenta-do-reino branca moída a gosto•

modo de preparo

Limpe os camarões e tempere com sal e pimenta a gosto. Refogue-os em uma frigideira untada com azeite até que fiquem opacos, aproximadamente 4 minutos e reserve. Em um processador, coloque a abóbora cozi-da, manteiga e parmesão ralado. Processe até virar um purê, acerte o sal e leve à geladeira. Em uma panela, refogue a cebola picada no azeite, acrescente o arroz arbóreo e refogue. Acrescente o vinho branco e refo-gue mais um pouco. Despeje 1/3 do caldo de camarão reservado, abaixe o fogo e deixe cozinhar em panela sem tampa. Quando estiver quase seco, acrescente a metade do caldo restante. Mexa algumas vezes, para não grudar no fundo da panela. Quando estiver quase seco, acrescente o restante do caldo e mexa um pouco mais. Antes de secar, retire a panela do fogo, acrescente os camarões reservados e o purê de abóbora gelado. Mexa vigorosamente, mas sem deixar quebrar os grãos. Polvilhe salsinha e sirva imediatamente.

bolo recheado massa

3 xícaras (chá) de farinha de trigo• 1 xícara (chá) de leite• 3 ovos• 2 xícaras (chá) de açúcar• 1 colher (sopa) de margarina• 1 colher (sopa) de fermento em pó•

Creme

2 copos (americano) de leite• 1 lata de leite condensado• 2 colheres (sopa) de amido de milho•

Cobertura

8 colheres (sopa) de açúcar• 4 colheres (sopa) de leite• 2 colheres (sopa) de margarina• 3 colheres (sopa) achocolatado•

modo de preparo

Coloque aos poucos todos os ingredientes da massa na batedeira e bata até formar uma massa. Reserve. Para o creme, coloque os ingredientes numa panela, misture bem e leve ao fogo para engrossar. Coloque a massa na forma untada e em seguida coloque colheradas do cre-me no meio da massa. Leve ao forno para assar. Para a cobertura, misture bem todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até começar a ferver. Depois do bolo assado, coloque a cobertura ainda quente.

receita enviada pelo associadoantonio Jacinto Ceratti

ingredientes

3 xícaras (chá) de leite• 2 colheres (sopa) de amido de milho• 2/3 de xícara (chá) de açúcar• 8 gemas• 300g de chocolate meio amargo picado• essência de baunilha a gosto• 200g de pão tipo brioche esfarelado• 1 copo (americano) de café preparado• 100g de morangos•

modo de preparo

Em uma panela, aqueça o leite. Acrescente o amido, o açúcar e as gemas e mexa bem até engrossar. Retire do fogo e divida o creme em duas partes. Em uma de-las, junte o chocolate picado. Mexa até formar um cre-me liso. Na outra metade misture a baunilha. Em uma taça, espalhe metade do creme de chocolate no fundo. Umedeça o brioche com o café e ponha sobre o creme de chocolate. Cubra com o creme de baunilha e faça a última camada com o creme de chocolate. Decore com os morangos e conserve na geladeira até o momento de servir.

Costelinha ao molho barbecue ingredientes

2kg de costela suína• sal a gosto• 1/2 cebola picada• 1/3 xícara (chá) de vinagre• 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo• 4 colheres (sopa) de molho inglês• 2 xícaras (chá) de ketchup• 1 colher (sopa) de pimenta tabasco• 1/2 xícara (chá) de água•

modo de preparo

Tempere a costela com sal, três horas antes do preparo e reserve. Refogue a cebola em uma frigideira funda, acrescente o vinagre, o açúcar mascavo e o molho in-glês. Misture tudo e deixe dissolver. Acrescente ketchup, a pimenta e a água e cozinhe até o molho engrossar. Reserve. Em uma panela de pressão, cozinhe a costela com água por 30 minutos. Escorra a água e distribua a carne em uma assadeira. Pré aqueça o forno a 180 graus. Coloque metade do molho sobre a carne, cubra com o papel alumínio e leve ao forno por 30 minutos. Tire o papel, coloque a outra metade do molho e asse por mais 10 minutos em temperatura máxima.

Foto

ilus

trativ

a

Page 19: 2 COOPERCICAcoopercica.com.br/wp-content/uploads/2014/05/08-2011.pdf2014/05/08  · e, para cumprir suas funções, sabe que é preci-so ter postura, atitude, senso de justiça e respei-to

COOPERCICA 19

Page 20: 2 COOPERCICAcoopercica.com.br/wp-content/uploads/2014/05/08-2011.pdf2014/05/08  · e, para cumprir suas funções, sabe que é preci-so ter postura, atitude, senso de justiça e respei-to