2 1periodo economiaglobalizaçao

10

Click here to load reader

Upload: francisco-lima

Post on 27-Jul-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

economc

TRANSCRIPT

Page 1: 2 1periodo economiaglobalizaçao

1. Distinguir empresas multinacionais de empresas transnacionais:

Empresas multinacionais são empresas ou grupos de empresas privadas, juridicamente ligadas umas às outras, exercendo as suas actividades em diferentes estados segundo uma estratégia global.

Empresas transnacionais são empresas privadas juridicamente ligadas umas às outras com um volume de negócios no mínimo de 500milhares de milhões de dólares, tendo mais de 25%da produção e das trocas por filiais implantadas em pelo menos 6 países.

2. Explicar o papel das inovações tecnológicas na aceleração da mundialização da economia após 1945:

A aceleração da mundialização, no período posterior a 1945 está relacionada com os avanços tecnológicos, com a reconstrução europeia e japonesa no pós guerra, com as tentativas de liberalização das trocas ao nível mundial e com a integração regional e mundial.

3. Diz de onde são decorrentes as vantagens comparativas que as multinacionais procuram:

Da utilização do acesso directo as matérias-primas ou bens primários, possibilitando a redução dos custos de aquisição das matérias-primas e de transportes das mesmas; do contorno dos entraves ao comércio internacional evitando obstáculos proteccionistas; da perda de vantagem tecnológica nos mercados nacionais, ou seja, as empresas têm de conhecer novas técnicas para conseguirem competir nos mercados mundiais; da diferença salarial que possibilita a redução dos custos salariais noutros pontos do globo; e da estrutura cada vez mais oligopolista do comércio mundial, ou seja, as empresas têm de ter dimensão para poderem competir.

4. A reconstrução das economias europeia e japonesa no pós-guerra:

Apos a segunda guerra mundial, a Europa e o Japão encontram-se destruídos. No entanto os EUA encontram-se com uma economia estável, pois não sofreu directamente com a guerra, logo está em condições para prestar auxilio a europa e ao japão.

Assim os EUA criaram o Plano Marshall para auxiliar economicamente e financeiramente a europa ocidental. Este plano foi aplicado ao países da europa ocidental, pois os países da europa do leste recusaram a ajuda por influencia da URSS.

Os EUA também ajudaram economicamente e financeiramente o japão.

Page 2: 2 1periodo economiaglobalizaçao

Assim o auxilio americano ao japão e há europa ocidental contribuiu para acelerar o crescimento da economia americana.

5. As tentativas de liberalização das trocas ao nível mundial (GATT/OMC e CNUCED)

O GATT e a OMC são organizações que visam acabar com as barreiras ao livre comércio internacional. A CNUCED é a estrutura da ONU para o crescimento económico e o desenvolvimento. Todas estas organizações defendem o comércio livre e a abolição de barreiras/entraves ou regulamentações que o dificultem.

6. A integração regional ─ UE, NAFTA, ASEAN Free Trade Area (ASEAN/AFTA,), MERCOSUL e APEC) e mundial:

EFTA-Associação Europeia de Comercio Livre: exclui os acordos agrícolas

ASEAN-Associação das Nações do Sudeste Asiático: criada como um espaço de reflexão sobre as questões do comércio. Em 2002 construiu uma zona de livre comércio, a AFTA (Associação do Comércio Livre da Asia)

NAFTA-Associação do Livre Comércio da América do Norte: criada como um espaço livre de comércio de mercadorias, serviços e capitais. Criou uma protecção especial para a propriedade intelectual. Esta zona exclui a circulação de pessoas.

Comunidade económica Europeia ou União Europeia-criada para garantir a paz, esta comunidade procura criar uma identidade comum como a democracia, os direitos humanos, o Estado Providência e a liberdade de iniciativa.

Mercado Comum do Sul(MERCOSUL): instituiu uma união aduaneira em sectores como:-agroalimentar: pois os países integrados tinham uma importante base agrícola; industria automóvel e serviços urbanos; a construção de grandes projectos de infraestruturas; a produção de madeiram.

7. Relacionar os conceitos de mundialização e de globalização

A mundializado consiste na crescente integração das diferentes partes do mundo, sob o efeito da aceleração das trocas, do impulso das novas tecnologias da informação e da comunicação e dos meios de transporte.

A globalização é um fenómeno que traduz uma uniformização mundial em termos económicos, financeiros, sociais, políticos, culturais, religiosos e jurídicos baseado na divulgação do modelo ocidental como uma economia de mercado.

Page 3: 2 1periodo economiaglobalizaçao

8. Explicar em que consiste a mundialização das trocas (bens e serviços):

A mundialização das trocas provoca a integração de vários países em espaços alargados, reforçando a interdependência entre estados e a emergência de novas lideranças e periferias. A mundialização das trocas resulta da liberalização dos espaços nacionais, esta liberalização contribui para a intensificação do comércio de bens ilegais.

9. Fala da emergência dos serviços na economia:

A emergência dos serviços na economia é o aumento dos serviços na estrutura económica dos países desenvolvidos, que tem ocorrido durante os últimos anos devido à melhoria das condições de vida das populações e à externalização dos serviços pelas indústrias. Isto manifesta-se através:

-Da redução do peso da indústria no produto do país;

-Da deterioração dos termos de troca dos bens primários e industriais em relação aos serviços;

-Do declínio dos operários na estrutura da população activa e declínio do reforço peso dos trabalhadores do conhecimento;

10. Fala da externalização pelas indústrias dos serviços:

A externalização pelas industrias dos serviços resulta do abandono pela industria de certas actividades (como a manutenção) e, ao mesmo tempo assistimos ao incremento dos serviços intensivos em conhecimento.

11. Fala do incremento das trocas de mercadoria a nível mundial:

Se incremento das trocas de mercadoria a nível mundial não proporcionar o crescimento das trocas de serviço: o aumento das trocas de produtos como o petróleo ou o aço irão contribuir para aumentar o volume da actividade das seguradoras, das transportadoras e os serviços bancários.

12. Distinguir os diferentes fluxos de capital, quer de curto quer de longo prazo:

Existem 3 tipos de fluxos de capital:

-Os investimento: são aplicações de capitais de médio e longo prazo tendo em vista o aumento da capacidade produtiva de um país. Os investimentos têm duas formas: investimentos directos (que correspondem à criação de uma nova empresa ou à compra de uma empresa que já existe através de capitais estrangeiros) e investimentos em carteira (que são aplicações realizadas por intermédios das

Page 4: 2 1periodo economiaglobalizaçao

bolsas de valores e incluem operações especulativas sobre os diversos produtos financeiros)

-As operações de credito: representam os movimentos associados aos pagamentos do comércio externo de mercadorias e de serviços.

-Os empréstimos: representam a contracção ou concessão de crédito por parte dos estados ou a contracção de empréstimos por parte das empresas.

13. Caracterizar o IDE:

Resposta anterior+:

O poder de atracção do IDE corresponde aos benefícios concedidos aos investidores, e este pode assumir a forma de: linhas de crédito bonificadas e benefícios fiscais; utilização de recursos naturais abundantes e relativamente baratos; existência de boas infraestruturas e uma boa localização geográfica; e uma estabilidade social e política.

O IDE pode avaliar como um pais participa na mundialização ao introduzir melhorias: a nível dos processos de fabrico e de gestão dos recursos; a nível da produção de bens; a nível de trabalho; e a nível das exportações.

14. Caracterizar os diferentes tipos de migrações ao nível mundial:

Emigrações: representa a saída da população de uma país com o objectivo de se fixar temporariamente ou definitivamente noutro país.

Imigrações: representa a entrada de população proveniente de outro país com o objectivo de se fixar temporariamente ou definitivamente no nosso país.

15. Caracterizar os diferentes tipos de migrações ao nível interno:

Êxodo rural: representa a deslocação da população de uma zona rural para uma zona urbana. O êxodo rural está associado aos fenómenos da litoralização e da urbanização crescente dos países.7

Deslocados: resultam da movimentação da população de umas regiões do país para outras devido a conflitos internos ou fronteiriços ou por catástrofes naturais.

16. Identificar factores que têm contribuído para acelerar os fluxos de turismo ao nível mundial:

-Desenvolvimento dos transportes: o transporte tornou-se progressivamente mais barato e mais rápido, permitindo reduzir distâncias e percorre-las com maior comodidade e segurança;

Page 5: 2 1periodo economiaglobalizaçao

-Incremento dos negócios: a mundialização da actividade económica levou à crescente mobilidade dos gestores, das matérias-primas e dos bens;

-Melhoria do nível de vida das populações: o maior poder de compra das populações e a necessidade de quebrar o ritmo diário de trabalho contribuíram para o aumento da procura turística e de novas paragens;

-Crescente facilidade de difusão da informação: a rapidez na circulação da informação através da internet, dos meios de comunicação social e das inúmeras empresas de oferta turística conduzem ao incremento do turismo.

17. Explicar o papel do desenvolvimento das telecomunicações na circulação das informações em tempo real:

As tecnologias da informação e da comunicação (como o computador, o fax ou o skype) permitem o maior e mais rápido acesso à informação, tendo contribuído para que as populações passassem a conhecer outras realidades.

18. Caracterizar a sociedade do conhecimento e sociedade da informação:

-Sociedade do conhecimento: representa a posse do conhecimento e, como tal requer a existência de capital intangível (como a educação ou formação). Com a sociedade do conhecimento, o capital humano torna-se cada vez mais importante do que o capital físico.

-Sociedade da informação: surge com o conjunto dos meios que permitem o acesso e a organização da informação. Assim podemos construir e ter uma sociedade da informação sem necessitar de uma sociedade do conhecimento.

19. Explicitar o papel das ETN na globalização da economia:

As empresas transnacionais têm sob o seu controlo as fases produtivas geradoras de maior valor acrescentado e as outras fases acabam por ser realizadas por empresas subcontratadas, ou seja as pequenas e médias empresas passam a produzir para as empresas transnacionais em condições vantajosas, devido à maior capacidade de se adaptarem às exigências do mercado (como o preço ou a qualificação dos seus trabalhadores) e, desta forma sobrevivem num ambiente que as exclui de participarem no comércio externo.

20. Problematizar aspectos positivos e negativos da deslocalização e da deslocação das empresas:

Acontece deslocação empresarial quando uma empresa abandona um país, não conservando nele qualquer área de funcionamento. A deslocação empresarial está associada ao fenómeno de produção geograficamente repartida, esta repartição possibilita a transferência de uma das filiais da empresa para outro país,

Page 6: 2 1periodo economiaglobalizaçao

procurando um custo de produção menor. A deslocalização conduz a fabricar no exterior aquilo que se poderia fabricar no território nacional (só que seria a custos mais elevados).

21. Referir factores que estão na base da globalização do sistema financeiro:

A globalização financeira consiste na criação de um mercado da moeda a nível mundial. Este deve assegurar a melhor colocação do capital e proporcionar a melhor rentabilidade.

A globalização deu origem ao financiamento desligado da produção, ou seja, quem investe não participando processo produtivo, o que mede o seu tempo como investidor é o valor do lucro obtido. A interligação dos diferente mercados , ou seja, com o desenvolvimento das novas tecnologias de informação e de comunicação, permitiu ao investidor movimentar o seu capital de uma bolsa para outra, em muito pouco tempo. A mobilidade da moeda está associada às novas tecnologias informação que possibilitam a ligação dos diferentes países e mercados, a desregulamentação económica e a liberalização financeira.

22. Explicitar o conceito de padrões de cultura:

Os padrões de cultura são conjuntos de coincidências nos padrões individuais de conduta, apresentados pelas pessoas de uma sociedade, que dão ao modo de vida aspectos típicos dessa cultura. Os padroes culturais correspondem ao conjunto de aspectos (como as regras e comportamentos) característicos dessa cultura.

23. Justificar a utilização da expressão “aldeia global”:

A expressão “aldeia global” é utilizada no sentido em que devido às novas tecnologias de informação, na medida em que permitem a aceleração na circulação da informação, parecendo assim que as distancias entre países desaparecem e de que toda a gente tem acesso ao mesmo. Diz-se “aldeia global” e não “cidade global” ou “vila global”, pois normalmente é nas aldeias que toda a gente sabe de tudo sobre as outras pessoas.

24. Explicar em que consistem os fenómenos de aculturação:

A aculturação resulta de um processo de aquisição e troca entre duas culturas diferente, sem que nenhuma se imponha completamente à outra, apesar de a troca de elementos culturais seja desigual. Todas estas alterações ocorrem devido aos meios de comunicação que apresentam todos os dias aspectos culturais de varias culturas, mas sobretudo do mundo ocidental.

Page 7: 2 1periodo economiaglobalizaçao

25. Referir causas do predomínio do modelo cultural ocidental:

Apesar da crescente influência das ETN e das empresas multinacionais no consumo da população, podemos ver que parte desses produtos oferecidos por estas empresas sofrem adaptações locais para respeitar aspectos culturais típicos dessas sociedades, como por exemplo o consumo de carne de porco é interdita aos muçulmanos.

A ajuda dos países desenvolvidos aos PED põe em evidência a mudança no estilo de vida local, pois se por exemplo uma população estiver em situação de crise depois de uma seca prolongada, pode contribuir para mudar hábitos alimentares. Verificamos isto na alimentação africana que se baseia no consumo de mandioca e este decreceu para ser substituída por bens como arroz ou massa.

O estilo de vida americano é transmitido pelas empresas multinacionais americanas (como o McDonald’s e a Coca-Cola) e pelos meios de comunicação (como a televisão).

26. Referir consequências da difusão de estilos de vida consumistas:

As consequências da difusão dos estilos de vida consumistas são: agravamento dos problemas ambientais (como a utilização desenfreada dos recursos e a deterioração dos solos); a rejeição de algumas culturas da globalização cultural americana; e a rejeição conflituosa da cultura americana por parte do FMI e da OMC (Organização Mundial do Comércio).