1zse 5492-154 pt rev 4 - library.e.abb.com · – os ponteiros de arraste mostram a posição...

12
Comutadores de derivação em carga tipo UZ Manual do Usuário 1ZSE 5492-154 pt, Rev. 4

Upload: trandieu

Post on 09-Jan-2019

228 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Comutadores de derivação em carga tipo UZManual do Usuário

1ZSE 5492-154 pt, Rev. 4

Instrução original

As informações fornecidas neste documento têm o intuito de ser gerais, sem abranger todas as aplicações possíveis. Para qualquer aplicação específica não incluída, consulte diretamente a ABB ou seu representante autorizado.

A ABB não oferece garantias nem representação, nem assume nenhuma responsabilidade pela exatidão das informações contidas neste documento nem pelo uso destas informações. Todas as informações deste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Este documento não deve ser copiado sem a autorização por escrito da ABB e, como tal, seu conteúdo não pode ser divulgado a terceiros ou ser usado para qualquer fim não autorizado. As infrações serão punidas.

Declaração do fabricante

O fabricante ABB AB Components SE-771 80 LUDVIKA Suécia

Declara por meio deste que

os produtos Comutadores de derivação em carga tipos UZE e UZF com mecanismos de acionamento por motor, tipo BUF 3

atendem às seguintes exigências:

Por projeto, a máquina, considerada como um componente de um transformador de potência preen-chido com óleo mineral, está em conformidade com as exigências da

• Diretriz de Maquinário (Machinery Directive) 89/392/EEC (91/368/EEC e 93/44/EEC alteradas) e 93/68/EEC (marcação) e desde que a instalação e a conexão elétrica sejam realizadas corretamente pelo fabricante do transformador (ou seja, em conformidade com nossas Instruções de Instalação). e

• Diretriz EMC 89/336/EEC relativa às características intrínsecas de níveis de emissão e imunidade e

• DiretrizdeBaixaVoltagem(LowVoltageDirective)73/23/EEC(modificadapelaDiretriz93/68/EEC)relativa ao motor incorporado e ao equipamento nos circuitos de controle.

Certificado de Incorporação:

As máquinas acima não devem ser colocadas em serviço até que o maquinário ao qual foram in-corporadas tenha sido declarado como estando em conformidade com a Diretriz de Maquinário.

Data 2013-02-15

Assinado por .........................................................................

Hans Linder

Título Gerente de comutadores de derivação, Componentes da unidade de grupo de produto local

4 Manual do usuário do UZ' | 1ZSE 5492-154 pt, Rev. 4

IntroduçãoA série UZ de comutadores de derivação em carga fabricados pela ABB foi desenvolvida ao longo de vários anos para oferecer confiabilidade máxima. O projeto simples e robusto oferece uma vida útil igual à vida útil do transformador. A manutenção necessária para uma operação sem problemas é mínima. As únicas peças que requerem manutenção são os contatos que podem precisar de substituição durante a vida útil, o óleo isolante e o mecanismo acionado por motor.

O projeto permite acesso rápido a todas as partes, facilitando e simplificando a inspeção e a manutenção.

O tipo de comutador de derivação em carga UZE/UZF é colocado em um tanque preenchido com óleo, separado do tanque do transformador. O mecanismo acionado por motor é acoplado no lado do tanque do comutador de derivação.

Avisos de segurançaOs avisos e as notas seguintes são usados neste manual:

AVISO

AVISO indica uma situação iminentemente perigosa que, se não evitada, resultará em morte ou lesão grave. Essa palavra de sinalização deve ser limitada às situações mais extremas.

AVISO também indica uma situação potencialmente perigosa, que, se não evitada, poderá resultar em morte ou lesão grave.

ATENÇÃO

ATENÇÃO indica uma situação potencialmente perigosa, que, se não evitada, poderá resultar em lesão menor ou moderada. Também pode ser usado para alertar quanto a praticas não seguras.

ATENÇÃO também pode indicar riscos somente de danos materiais

Precauções de segurança

AVISO

As pessoas que operam e inspecionam o comutador de derivação devem possuir conhecimentos sólidos sobre o equipamento e devem estar cientes dos riscos indicados neste manual.

As pessoas que realizam conexões elétricas no mecanismo de acionamento por motor devem possuir certificação.

AVISO

Pequenas quantidades de gases explosivos podem ser liberadas dos dispositivos de respiração (respirador dessecador ou respirador de uma via). É necessário assegurar que não existam chamas, superfícies quentes ou fagulhas nas vizinhanças imediatas dos dispositivos de respiração.

AVISO

O tanque do comutador de derivação é preenchido com óleo. As tampas só podem ser abertas por um especialista e depois que o transformador estiver fora de serviço e o comutador de derivação for drenado.

AVISO

A cobertura para acesso aos condutores no topo do tanque UZF só pode ser aberta após drenar o tanque principal do transformador.

ATENÇÃO

Após um disparo de um dispositivo supervisor, um especialista deve realizar uma inspeção. O comutador de derivação deve ser drenado, aberto e cuidadosamente investigado antes de o transformador ser reenergizado.

1ZSE 5492-154 pt, Rev. 4 | Manual do usuário do UZ' 5

Operação

AVISO

A manivela não deve ser inserida durante a operação elétrica.

AVISO

Se o comutador de derivação não estiver na posição correta e a manivela estiver puxada para fora, o mecanismo acionado por motor será acionado e irá para a posição exata se a alimentação estiver ligada.

AVISO

Se houver falha da fonte de alimentação durante a operação, a operação será concluída quando a energia retornar.

– O indicador de posição mostra a posição real do comutador.

– Os ponteiros de arraste mostram a posição máxima e mínima de derivação entre as quais o comutador de derivação tem operado desde a última reinicialização.

– O indicador de comutação em andamento mostra VERMELHO durante a operação e BRANCO quando o comutador de derivação está na posição.

– Para reinicializar a parada de emergência, gire o botão no sentido horário.

– A chave REMOTA/LOCAL. Na posição LOCAL, o comutador de derivação pode ser operado pela chave ELEVAR/ABAIXAR. Na posição LOCAL, a operação remota não pode ser realizada. Na posição REMOTA, o comutador é operado da sala de controle ou por um regulador de voltagem. A operação local não é possível na posição remota.

– Em caso de falha na fonte de alimentação do mecanismo acionado por motor, é possível acionar manualmente o comutador. Coloque a manivela no eixo. Gire na direção desejada segundo a placa de informações acima do eixo. 20 voltasparaumaoperaçãocompleta.Continueagiraraté que o indicador de comutação em andamento mostre branco. Quando a manivela é inserida, é impossível realizar qualquer operação elétrica.

– Termostato para aquecedor extra (opcional). Recomendamos ajustar para +5°C.

– Hidróstato para aquecedor extra (opcional). Recomendamos ajustar para aproximadamente 60%.

– Saída (opcional) com protetor de falha de aterramento.

Normalmente o comutador de derivação é controlado por um regulador de tensão e não é necessário operar manualmente o comutador de derivação e o mecanismo acionado por motor.

Programa de manutenção

ATENÇÃO

Para manter a alta confiabilidade do comutador de derivação é importante que as s inspeções e os recondicionamentos sejam realizados no intervalo declarado na placa de especificações.

A manutenção do comutador de derivação consiste em três etapas principais:

– Inspeção, realizada pela equipe do local uma vez por ano (veja abaixo).

– Recondicionamento, realizado por um especialista nos intervalos indicados na placa de especificações

– Substituição dos contatos realizada por um especialista. A necessidade ou não de substituição é determinada durante o recondicionamento.

Um especialista é um engenheiro de serviço da ABB ou uma pessoa autorizada treinada pela ABB para trabalhos de manutenção nos comutadores de derivação UZ.

6 Manual do usuário do UZ' | 1ZSE 5492-154 pt, Rev. 4

Procedimento

AVISO

A verificação do respirador e o nível de óleo deve ser realizada ao nível do solo porque o transformador está energizado.

1. Verificação do respirador

AVISO

Os respiradores e o tubo do conservador podem conter gases explosivos. Não pode haver chamas expostas, superfícies quentes ou fagulhas presentes ao se remover o respirador.

Se o conservador de óleo tiver um respirador dessecante, e mais da metade do dessecante tiver mudado de cor, ele deverá ser seco ou substituído. Veja a seguir quanto à secagem. O dessecante geralmente começa a mudar de cor na parte inferior do respirador. Se ele mudar de cor na parte superior do respirador, há uma fuga nas conexões com o conservador. Localize a fuga e vede-a.

Se o respirador tiver um coletor de óleo, verifique o óleo.

Para substituir o dessecante, faça o seguinte: – Desmonte o respirador e esvazie o agente. – Substitua por dessecante novo. Alternativamente, seque

o dessecante antigo colocando-o em uma rede e no forno, com temperatura de cerca de +100 oC (+212 oF), até que ele mude de cor novamente.

– Encha o respirador com dessecante. Limpe as roscas e aplique fita de vedação. Remonte o respirador.

2. Verificação do nível do óleoA +20 °C (68 °F), o óleo é enchido até o nível onde o ponteiro do indicador de nível de óleo esteja a meio caminho entre MIN. e MAX.

Para temperaturas diferentes de +20 °C (68 °F), faça o seguinte: – Para cada aumento de temperatura de 10°C (18°F),

ajuste o nível de óleo para cima um décimo da escala do indicador do nível de óleo.

– Para cada redução de temperatura de 10°C (18°F), ajuste o nível de óleo para baixo um décimo da escala do indicador do nível de óleo.

Inspeção

ATENÇÃO

É necessário obter aprovação do engenheiro responsável no local para inspeção e operação do comutador de derivação.

É recomendável inspecionar o comutador de derivação uma vez por ano. Isso se refere principalmente ao mecanismo acionado por motor e à inspeção visual dentro do gabinete do BUF 3 para verificar se não existe nenhuma peça solta e se o aquecedor está funcionando.

No mecanismo acionado por motor, um contador registra cada operação do comutador de derivação. Esse contador é lido e registrado durante a inspeção. Se possível, o motor e o contador devem ser testados operando uma etapa e retornando.

Se o comutador de derivação possui seu próprio conservador de óleo, o respirador e o indicador do nível de óleo no conservador de óleo devem ser verificados segundo as instruções do fabricante do transformador.

A inspeção deve ser realizada com o transformador em operação.

Os seguintes itens devem ser verificados no conservador: – Nível de óleo – Respirador

Os seguintes itens devem ser verificados no mecanismo acionado por motor: – Motor e contador – Parada de emergência – Aquecedor – Protetor de defeitos de aterramento para a saída (opcional)

Se o comutador de derivação for equipado com uma unidade de filtro de óleo, a queda de pressão sobre o filtro deverá ser verificada.

Ferramentas necessáriasO seguinte equipamento é necessário para a inspeção: – Conjunto de chaves de fenda – Caneta e bloco para anotações

1ZSE 5492-154 pt, Rev. 4 | Manual do usuário do UZ' 7

6. Verificação do aquecedor

AVISO

Antes de iniciar qualquer trabalho dentro do mecanismo acionado por motor, a energia auxiliar deve ser desligada.

Nota: O motor, os contatores e o elemento aquecedor devem ser energizados de fontes separadas.

Desconecte a alimentação auxiliar de entrada.

Verifique se o aquecedor está funcionando colocando um dedo sobre a placa de proteção.

Reconecte a alimentação auxiliar de entrada.

Finalize a inspeção girando a chave seletora para a posição REMOTA e feche a porta do gabinete.

7. Verificação da unidade de filtro do óleo (opcional)Se o comutador de derivação possuir uma unidade de filtro de óleo da ABB: – Leia o manômetro. – Anote a leitura para que a mudança de ano para ano

possa ser vista.

Se a pressão for 2,0 bars ou mais, ou perto de 2,0 bars, o inserto do filtro deverá ser substituído.

Se houver suspeita de umidade no compartimento do comutador de derivação, é necessário substituir o inserto do filtro.

Se for necessário substituir o inserto do filtro, chame um especialista.

Verifique também se existem vazamentos. Todos os vazamentos devem ser consertados!

3. verificação do motor e do contadorAbra a porta do gabinete do acionador por motor e gire a chave seletora para a posição LOCAL. Gire a chave de controle para a posição ELEVAR (ABAIXAR).

Verifique se o motor está funcionando corretamente, se o indicador de posição sobe (desce) uma etapa e se o contador avança uma etapa para cada operação. Registre o valor do contador. O contador mostra o número de operações executadas pelo comutador de derivação (a programação de recondicionamento pode ser determinada com a ajuda dessa informação).

Gire a chave de controle para a posição ABAIXAR (ELEVAR). Verifique se o motor também está funcionando corretamente nessa direção, se o indicador de posição desce (sobe) uma etapa e se o contador avança mais uma etapa.

Reinicialize os ponteiros de arraste.

4. Verificação da parada de emergênciaForneça um impulso de ELEVAR ou de ABAIXAR e, após cerca de um segundo, pressione a parada de emergência. A operação deverá ser interrompida. Reinicialize a parada de emergência girando o botão no sentido horário e ajuste a chave protetora do motor para a posição ON (ligada). A operação iniciada deverá ser concluída agora. Opere de volta à posição de serviço.

5. Verificação do protetor de falha de aterramento (opcional)Se o mecanismo acionado por motor for equipado com uma saída, o protetor de falha de aterramento deve ser testado pressionando o botão de teste na saída.

8 Manual do usuário do UZ' | 1ZSE 5492-154 pt, Rev. 4

1. Conexão ao conservador de óleo2. Cobertura para acesso aos condutores, somente UZF3. Flange de conexão com o tanque do transformador4. Terminais para condutores5. Relé de pressão6. Válvula de óleo7. Tanque do comutador de derivação

8. Olhal de elevação9. Cobertura frontal10. Moldagem11. Seletor de comutação12. Contato fixo13. Sistema móvel de contato14. Resistor de transição

Layout do comutador de derivação, tipo UZ (UZF mostrado).

5

4

3

2

1

8

9

10

13

11

14

12

7

6

1ZSE 5492-154 pt, Rev. 4 | Manual do usuário do UZ' 9

1 2 3 4 5 6 7 8 109

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 2221

1. Chave protetora do motor2. Dispositivo de travamento preparado para cadeado3. Ventilação por ar4. Ponteiros de arraste da posição mín.5. Indicador de posição6. Ponteiros de arraste da posição máx.7. Contador8. Lâmpada (soquete 25 W E14)9. Eixo para manivela10. Parada de emergência11. Indicador de comutação em andamento

(Vermelho = em andamento, Branco = na posição)12. Aquecedor 50 W (+ 250 W opcional)

13. (Opção) Saída com protetor de falha de aterramento (opcional)

14. (Opção) Termostato ou higrostato para aquecedor extra 250 W

15. Blocos de terminais16. Chave ELEVAR/ABAIXAR17. Chave REMOTA/LOCAL

(Posição remota da operação automática)18. Chave para aquecedor adicional (opcional)19. Número de série20. Chave operada pela porta para a lâmpada21. Manivela22. Descrições e diagrama de circuito

Layout do gabinete do mecanismo acionado por motor, tipo BUF3.

Entre em contato

© C

opyr

ight

201

3 A

BB

. To

dos

os

dire

itos

rese

rvad

os.

1Z

SE

549

2-15

4 p

t, R

ev.

4, 2

013-

04-1

5ABB AB ComponentsSE-771 80 Ludvika, Suécia Telefone: +46 240 78 20 00 Fax: +46 240 121 57 E-mail: [email protected] www.abb.com/electricalcomponents