1slide padrao semana academica 2014

15
Semana Acadêmica 2014 Mini Geladeira Peltier Equipe: Matheus Bertoldo Araújo Luccas Benjamim Araújo

Upload: matheus-bertoldo-araujo

Post on 04-Sep-2015

228 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Slide usando pra apresentacao projeto da semana academica da minha mini geladeira peltier

TRANSCRIPT

  • Mini Geladeira PeltierEquipe: Matheus Bertoldo ArajoLuccas Benjamim Arajo

  • Sumrio IntroduoMetodologiaReferncias BibliogrficaCronograma de Atividades

  • Introduo

    Denominamos por efeito Seebeck a gerao de eletricidade a partir da diferena de temperaturas. O efeito inverso, ou seja, a gerao de diferena de temperatura a partir de eletricidade denominada efeito Peltier. E usual aos livros cientficos se referirem a ambos os efeitos como duas faces de um mesmo fenmeno denominado de efeito Peltier-Seebeck. O projeto tem como principal objetivo demonstrar a possibilidade de se criar um pequeno compartimento refrigerador utilizando um termopar (Peltier), que no caso seja tambm uma mini geladeira porttil que possa alm de facilitar o uso, gaste pouqussima energia e que no tenha um significativo impacto ao meio ambiente. Entre seus objetivos, criar um programa que juntamente com o sistema da mini geladeira interajam juntas, fornecendo uma programao de temperatura ideal para o funcionamento do sistema e facilitando o transporte sem perder sua funcionalidade com custos menores possveis para o prottipo.

  • MetodologiaOefeito termoeltrico a converso direta da diferena de temperatura emtenso eltricae vice-versa. Um dispositivo termoeltricocria uma tenso eltrica atravs da forca cinticaquando h uma diferena de temperatura entre seus lados.

  • MetodologiaNa figura ao lado o valor da fora eletro motriz depende da natureza dos materiais e do gradiente de temperatura nos mesmos. Quando o gradiente de temperatura linear, a diferena de potencial eltrico depende apenas do material e das temperaturas e , ( ), formalmente representado pela frmula:

    OndeS o coeficiente termodinmico de Seebeck, a diferena de temperatura e a diferena de potencial eltrico usualmente medido em milivolts em funo da diferena de temperatura (mV/C).

  • MetodologiaQuando dois condutores metlicosAeBde diferentes naturezas so acoplados mediante um gradiente de temperatura, os eltrons de um metal tendem a migrar de um condutor para o outro, gerando uma diferena de potencial eltrico num efeito semelhante a umapilhaeletroqumica. Esse efeito conhecido comoEfeito Seebecksendo capaz de transformar energia trmica em energia eltrica com base numa fonte de calor mediante propriedades fsicas dos metais.

  • MetodologiaOefeito Peltier a produo de umgradientedetemperaturaem duas junes de doiscondutores(ousemicondutores) de materiais diferentes quando submetidos a umatenso eltricaem um circuito fechado (consequentemente, percorrido por uma corrente eltrica). tambm conhecido comoFora eletromotriz de Peltiere o reverso doefeito Seebeckem que ocorre produo de diferena de potencial devido diferena de temperatura neste mesmo tipo de circuito.Estes dois efeitos podem ser tambm considerados como um s e denominado deefeito Peltier-Seebeckouefeito termeltrico. Na verdade, so dois efeitos que podem ser considerados como diferentes manifestaes do mesmo fenmeno fsico.

  • Metodologia

    Refrigeradores termoeltricos se baseiam em mdulos peltiers, tambm conhecidos como pastilhas termoeltricas esses mdulos so essencialmente um sanduiche de pastas de cermicas com pequenos cubos de Bi2Te3 (telureto de bismuto). Sua operao e baseada no efeito Peltier.Atualmente a capacidade da pastilha esta limitada a 250W, entre suas vantagens esta no precisa de fluido refrigerante, no produz rudo nem vibrao, alm do tamanho reduzido e alta durabilidade.

  • MetodologiaA potencia dissipada por unidade de rea e relativamente alta, ento existe uma necessidade de usar ventiladores e dissipadores para aumentar a eficincia da pastilha para melhor troca de calor.

  • MetodologiaOs decorrentes slides exemplificam uma ideia dos componentes utilizados e de como poder se parecer o projeto discutido nesse trabalho.Pastilhas peltiers

  • Metodologia

    Arduino unoTela lcd 16x5Sensor de temperatura

  • Prottipo

  • Prottipo

  • Prottipo

  • Referncias Bibliogrfica

    http://www.clubedaeletronica.com.br/Anima/A_refrigera/Refrigera%2019.swfhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_Seebeckhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_Peltier