1ppb - casperlibero.edu.br · 5.2 log o/slogan 5.3 peç as 6. te m ... o projeto cidadania 2014...

50

Upload: truongthien

Post on 04-Oct-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

FACULDADE CÁSPER LÍBERO

1PPB

Camila Duarte Flávia Balista Helena Garson Izabela Oliveira Larissa Isabelle Mariana Tolosa Mariana Whitehead

2014

14000205 14000262 14000825 14000828 14000384 14000461 14000465

A agência Caribu Comunicação tem como referência o alce, que em xamã é conhecido como caribu. Esse animal transmite grande força de vontade, originalidade e dinamismo, além disso é reconhecido por sua liderança. São essas as características que os

integrantes da agência almejam.

Para o logo utilizamos tons de roxo que, de acordo com a psicologia das cores no marketing, transmite criatividade, sabedoria e imaginação. Optamos também por uma paleta de tons de azul que passa confiança, independência e força. Todas as cores foram escolhidas para fazer jus a nossa agência e ao animal que a representa.

Projeto Cidadania – Trabalhadores Autônomos

COZINHEIROS

CARDÁPIO

1. ENTRADA (INTRODUÇÃO) ......................................................................................................11

2. SUSTÂNCIA (CONHECENDO O PROFISSIONAL) .........................................................................15

2.1 UMA REFLEXÃO

3. SALADA (JUSTIFICATIVA) .........................................................................................................21

4. MISTURA (BRIEFING) ...............................................................................................................26

4.1 ANÁLISE SWOT

5. SOBREMESA (CAMPANHA).......................................................................................................33

5.1 TRÍADE: diferencial, Usp, conceito Criativo

5.2 Logo/Slogan

5.3 Peças

6. TEMPERO (CONSIDERAÇÕES FINAIS).......................................................................................46

ENTRADA

11

Como estudantes de Publicidade e Propaganda da Faculdade Cásper Líbero, buscamos ampliar nossos conhecimentos da melhor forma possível. Levando isto em conta, o Projeto Cidadania 2014 irá nos guiar com experiências reais da nossa futura profissão. Desde a parte de pesquisas e coletas de material, até a criação de peças gráficas e, por fim, a campanha inteira para nosso cliente. Este projeto interdisciplinar retrata a realidade do meio publicitário, utilizando-se de pessoas que se relacionam da forma CLIENTE X AGÊNCIA com os participantes de cada grupo.

Mais do que uma experiência real do que será nossa futura profissão, o projeto Cidadania, como diz o próprio nome, conciliou junto ao processo da campanha publicitária, reflexões acerca do nosso papel como cidadão, contato com pessoas diferentes de nós e um olhar diferente diante do outro. O projeto interdisciplinar mostrou-nos também o como uma campanha publicitária interliga diversas matérias e estudos.

13

SUSTÂNCIA

15

Por razões financeiras e pessoais, como o adoecimento de sua mãe, Katia diante da necessidade de largar os estudos, ainda no primeiro colegial, para se inserir no mercado de trabalho e aumentar a renda de sua família. Sendo assim, associou o que mais gostava de fazer, segundo ela, seu maior talento, e entrou no mercado culinário oficialmente. Katia primeiramente começou fazendo salgados para eventos e festas da região de Taboão da Serra, onde mora, e passou a vender e revender suas marmitas para obras e famílias da região que não resistiam, segundo ela, a seu tempero caseiro.

Katia desde sempre esteve inserida

no universo de temperos e receitas.

Iniciou-se na profissão ainda muito

jovem, com apenas 12 anos já

auxiliava sua mãe, também

cozinheira, nas tarefas domésticas e

profissionais do dia a dia.

17

Atualmente, com 40 anos e acumulando mais de 28 de profissão, ganhou experiência no ramo e hoje, com uma renda mensal de até três salários mínimos, com a venda das marmitas e seus chamados i os" para festas de finais de ano, consegue sustentar sua família. O grande orgulho de Katia é dizer que seu esforço ao longo desses anos está proporcionando um estudo de qualidade para sua filha, que frequenta uma faculdade particular de Engenharia Civil.

Sua rotina não é nada fácil, com uma jornada de 8 horas por dia, 6 dias por semana, Katia se levanta às 5h da manhã e sai da região de Taboão da Serra, onde mora, para uma central, onde pode cozinhar, pesar seus alimentos e armazená-los na Kombi branca que possui. Katia descarrega as quentinhas, na região da obra do metro linha lilás em Santo Amaro, onde possui fiéis clientes há mais de 14 anos, que garantem não trocar esse gostinho de família e carinho por nenhum restaurante.

18

Hoje em dia, Katia se diz muito feliz e satisfeita com tudo que conquistou na profissão, pois mesmo na idade que está e sem possuir curso superior, consegue uma boa renda mensal. Ela não se vê em nenhuma outra área, mas seus maiores sonhos no momento são aprimorar-se na profissão e terminar seus estudos, e futuramente abrir um restaurante self service. Consequentemente, ela gostaria de cursar a faculdade de Nutrição, pois segundo ela a preocupação com os alimentos e a saúde dos seus clientes é fundamental.

19

O profissional em questão busca em meio à correria do cotidiano, trazer um pouco do gostinho familiar aos seus clientes. Nas diversas entrevistas realizadas, o que mais foi falado por parte desses profissionais é o desejo em vender mais do que uma simples refeição. Os marmiteiros buscam proporcionar a seus clientes aquela sensação de estar num almoço familiar de domingo, uma refeição com aquele sabor caseiro. É estar no trabalho, mas se sentir em casa, em família. Desse modo, primeiramente podemos refletir que tais profissionais, ainda que de forma não intencional, atuam para fortalecer o vínculo e a lembrança familiar.

Uma reflexão As marmiteiras possuem plena consciência de que são apenas uma peça dentro de um imenso sistema, e que diante da complexidade do sistema capitalista, a sua profissão possui grande insignificância. No entanto, pelo menos com todos os profissionais observados, era possível enxergar uma paixão pelo que faziam. O ato de cozinhar e produzir quentinhas era realizado de forma prazerosa, e sendo assim, creem totalmente no valor moral de seu trabalho.

20

SALADA

21

O Projeto Cidadania visa dar aos alunos de Publicidade e Propaganda uma demonstração do que seria aplicar as técnicas adquiridas ao longo do primeiro ano do curso em um trabalho real. Tal fato ocorre no momento em que o grupo entra em contato com o profissional. Nessa relação, este assume o papel de cliente enquanto os grupos atuam como agência.

Além disso, outro objetivo do Projeto é dar visibilidade aos profissionais autônomos. Eles, que normalmente não recebem o devido reconhecimento no mercado de trabalho, têm a oportunidade de obter ajuda qualificada para impulsionar suas vendas.

23

Na escolha do profissional, a Agência Caribu ficou

encarregada de criar uma campanha divulgando o

trabalho de cozinheiras de marmitas. Profissionais que não são reconhecidas nem pelo mercado de trabalho, nem por seus possíveis fregueses. Depois de muitas entrevistas, a profissional escolhida por nós foi a Katia de Souza. A escolha trouxe-nos muita satisfação, uma vez que Katia foi muito receptiva em relação às ideias dadas por nossa agência. Assim, a profissional ajudou-nos muito na idealização e conclusão de nosso Projeto Cidadania.

24

Ao fazermos nossas pesquisas, notamos o descaso que os próprios profissionais tem com a profissão de cozinheiro de marmitas. Muitos acham que tal trabalho é totalmente marginalizado e raramente levado a sério, mas poucos sabem que essa profissão existe a muitos anos e sem ela, muitas pessoas estariam com uma grande problemática quando se trata de al oço no t a alho . Visando acabar com este pensamento negativo, nós da Caribu Comunicação buscamos ajustar os gostos pessoais da profissional Katia com suas necessidades como trabalhadora autônoma.

Para acabar com a pouca visibilidade, fomos atrás dos gostos musicais tanto dos clientes da Katia, quanto dela. Com essa pesquisa pronta, encontramos o sertanejo como ponto principal a ser explorado neste quesito, uma vez que foi escolhido como favorito dos dois fatores questionados. Utilizamos estes resultados unicamente na criação do slogan, então fomos atrás de músicas sertanejas que pudessem ser adequadas ao ambiente da cozinha. A marmita dela é que tem comida boa , que faz referência a uma música antiga do sertanejo de raiz, foi o escolhido.

Identidade Visual

25

Para a pesquisa de cores, selecionamos as mais utilizadas por restaurantes. Vermelho, amarelo, verde e azul foram as opções de cores base para nossa pesquisa. Uma vez feita, notamos uma forte tendência das cores azul e vermelha. Para que pudéssemos escolher a cor base final, partimos para a pesquisa de textura que apontou o azulejo português como principal textura que remete a cozinha de vó e, logo, comida caseira. Posto isso, selecionamos a cor azul como base para nossas campanhas, que foram posteriormente criadas.

26

MISTURA

1. Cliente: Nome: Katia de Souza. Histórico: A Katia é uma cozinheira autônoma que trabalha na área há 25 anos. Entrega marmitas em obras situadas na região de Santo Amaro, através de sua Kombi.

3. Problema específico do cliente: O problema da Katia é de comunicação, pois seu serviço não possui diferentes meios de divulgação, que é feita por boca em boca.

2. Produto ou Serviço: Categoria: Ramo alimentício. Descrição: as marmitas possuem um cardápio variado (por exemplo: arroz, feijão, batata e strogonoff ou bisteca, couve, arroz, farofa e feijão.) e uma grande quantidade de comida. Elas custam cerca de R$13,00 (treze reais) e são servidas em bandejas retornáveis (Katia leva as bandejas e as busca no final do expediente). O atendimento está disponível, de segunda a sexta-feira, apenas para o horário de almoço, das 11h às 15h. Região: Santo Amaro

28

4. Objetivo geral da campanha ou do projeto O Objetivo principal do projeto cidadania e da campanha que será posteriormente criada é o de fidelizar os clientes da profissional em questão, e futuramente aumentar a rede. Buscando as melhores alternativas de divulgação e reconhecimento do trabalho da nossa cliente, o projeto auxiliará nestas etapas, assim como destacar seu diferencial (que é sua comida e tempero caseiro, uma vez que prepara todas as refeições em casa.)

5. Objetivo do levantamento de informações:

O briefing foi realizado com o objetivo de resolver o problema de comunicação da Katia, que não possui muitos meios de divulgar o seu serviço. A intenção básica é a de criar uma imagem mais reconhecida de seu serviço, consequentemente fidelizando os clientes atuais para, posteriormente, expandir seu negócio.

6. Consumidores Target primário: Gerentes de contrato. Target secundário: Todas as pessoas que estão trabalhando nas obras, geralmente do sexo masculino, que buscam por marmitas com boa quantidade, substância e variedade de escolhas dos alimentos que elas contêm.

29

7. Concorrência: Direta: Não existe. Indireta: Restaurantes da região, dando destaque aos de fast-food e self-service.

8. Posicionamento da marca ou produto: Hoje, nossa cliente assina contratos com gerentes de obras, da região do Santo Amaro. Ela prepara marmitas para os trabalhadores dessas obras, de acordo com o estipulado em contrato.

9. Verba para comunicação: Cartão de Visita (milheiro) Cento e quarenta e cinco reais Panfletos (mil panfletos) Quinhentos e oitenta e três reais Envelopagem da Kombi (laterais) Entre oitocentos e mil e duzentos reais.

10. Objetivo da campanha e de comunicação:

Katia gostaria que mais pessoas tivessem conhecimento da sua comida e de seu sabor. A campanha objetiva então transmitir esse seu sabor caseiro e familiar, visando divulgar e obter maior reconhecimento de seu trabalho.

30

11. Campanhas: Nossa cliente até então nunca utilizou algum meio para divulgar o seu serviço. Ele sempre foi divulgado por boca em boca entre pessoas que moram na região e conhecem o seu trabalho. Apesar de ser conhecida também por sua Kombi, que se tornou o símbolo das suas entregas, ela não teve oportunidade de usar esse artifício para uma possível divulgação.

12. Publicidade: Para publicidade, resolvemos utilizar seis mídias diferentes, totalizando nove peças. Sendo elas: um cartão de visitas, uma página no Facebook, um panfleto, a envelopagem da Kombi utilizada por Katia, dois banners que serão colocados em pontos da região (como pontos de ônibus, por exemplo) e três brindes que serão dados para seus clientes.

31

32

ANÁLISE SWOT POSITIVOS NEGATIVOS

OPORTUNIDADES AMEAÇAS

EX

TE

RN

A

IN

TE

RN

A Comida fresca

Higiene

Cardápio variado

Baixo custo

Clientela dependente de contratos

Localização de difícil acesso

Crescimento do mercado de

negócios novos clientes

Novas obras

Concorrência de restaurantes

Self-service

SOBREMESA

33

TRÍADE

DIFERENCIAL

Comida Caseira –Substância(Sustância)

USP

O cliente se sentirá em casa, mesmo não

estando lá. CONCEITO CRIATIVO

Deixar o lugar que você está, com o gosto da sua

casa.

35

NOVO LOGO E SLOGAN

SLOGAN: A ma mita dela é ue tem omida oa.

36

PAPELARIA

Envelope Carta

37 Envelope Saco Papel Timbrado

Página do Facebook 38

PEÇAS

Envelopagem da Kombi

39

PEÇAS

Brindes: Ga afa d’água

Chaveiro Porta-cartão

40

PEÇAS

PEÇAS

Cartão de visitas: Tamanho: 9x5 cm Título: Ko i ado da Katia Texto: Ma itas de ualidade.

41

/ Kombinado da Katia

Panfleto: Padrão: Papel couchê, 115g. Tamanho: 20x15 Título: O al oço de do i go, todos os dias.

42

/ Kombinado da Katia

PEÇAS

Cartaz 1: Tamanho: A4 Título: O hei i ho de asa ue te segue até o t a alho. Texto: As a itas da Katia te ajudam a não perder os bons momentos em família. Você se se te se p e e asa.

43

/ Kombinado da Katia

PEÇAS

Cartaz 2: Tamanho: A4 Título: U a ga fada pa a volta pa a asa. Texto: Co as a itas da Katia você está sempre do lado de sua fa ília.

44

/ Kombinado da Katia

PEÇAS

TEMPERO

46

Primeiramente, gostaríamos de agradecer à Katia de Souza por nos deixar cuidar da parte de comunicação social de seu negócio, pela confiança que depositou em nosso trabalho e também pela simpatia e acolhimento.

Ressaltando que, desde o início do Projeto tentamos informar nossa profissional do que estava sendo feito. Acreditamos que com este processo a troca de experiências foi múltipla, tanto de nós para Katia, quanto de Katia para nós.

Agradecemos também nossos professores do curso de Publicidade e Propaganda, por guiar-nos durante as múltiplas etapas deste projeto, sempre tentando apontar os erros de forma cautelosa e construtiva.

48