1º simulado ebserh - enfconcursos.com · sobre o decreto de no 94.406, de 8 de junho de 1987, que...

32
12/01/2017 1 1º Simulado EBSERH Prof. Elton Chaves Ética Profª Fernanda Coelho REGULAMENTAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL LEI 7498/86 Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, e dá outras providências. DECRETO Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, e dá outras providências

Upload: dangbao

Post on 30-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

12/01/2017

1

1º Simulado EBSERH

Prof. Elton Chaves

Ética

Profª Fernanda Coelho

REGULAMENTAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL

LEI 7498/86Dispõe sobre a 

regulamentação do exercício da enfermagem, e dá outras providências.

DECRETO Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que 

dispõe sobre o exercício da Enfermagem, e dá outras providências

12/01/2017

2

(IBFC‐ EBSERH, 2016) Sobre o Decreto de no 94.406, de 8 de junho de 1987, queregulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício daenfermagem, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. São considerados Enfermeiros: o titular do diploma de Enfermeiro conferido porinstituição de ensino ou o titular do diploma ou certificado de Obstetriz ou deEnfermeira Obstétrica, conferidos nos termos da lei.

II. São considerados Enfermeiros: o titular do diploma ou certificado de Enfermeira ea titular do diploma ou certificado de Enfermeira Obstétrica ou de Obstetriz, ouequivalente, conferido por escola estrangeira, segundo as respectivas leis, registradoem virtude de acordo de intercâmbio cultural ou revalidado no Brasil como diplomade Enfermeiro, de Enfermeira Obstétrica ou de Obstetriz.

III. Ao Enfermeiro incumbe, privativamente, a consulta de Enfermagem, desde que no local tenha a presença de um médico.IV. Ao Enfermeiro incumbe, privativamente, cuidados diretos de Enfermagem a pacientes graves com risco de vida e cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos científicos adequados e capacidade de tomar decisões imediatasEstão corretas as afirmativas:a) I, II, III e IVb) I, II e IV, apenasc) I, II e III, apenasd) I e II, apenase) II apenas

12/01/2017

3

DECRETO Nº 94.406, DE 8 DE JUNHO DE 1987

Art. 1º. O exercício da atividade de enfermagem, observadas as disposições da Leinº 7.498, de 25 de junho de 1986, e respeitados os graus de habilitação, é privativode Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiro e só serápermitido ao profissional inscrito no Conselho Regional de Enfermagem darespectiva região.

Art. 4º. São Enfermeiros:

I ‐ o titular do diploma de Enfermeiro conferido por instituição de ensino, nostermos da lei;

II ‐ o titular do diploma ou certificado de Obstetriz ou de Enfermeira Obstétrica,conferido nos termos da lei;

III ‐ o titular do diploma ou certificado de Enfermeira e a titular do diploma oucertificado de Enfermeira Obstétrica ou de Obstetriz, ou equivalente, conferido porescola estrangeira segundo as respectivas leis, registrado em virtude de acordo deintercâmbio cultural ou revalidado no Brasil como diploma de Enfermeiro, deEnfermeira Obstétrica ou de Obstetriz;

IV ‐ aqueles que, não abrangidos pelos itens anteriores, obtiveram título deEnfermeiro conforme o disposto na letra d do art. 3º do Decreto nº 50.387, de 28de março de 1961.

12/01/2017

4

Art. 8º – Ao enfermeiro incumbe:

I – privativamente:

a) direção do órgão de Enfermagem integrante da estrutura básica da instituiçãode saúde, pública ou privada, e chefia de serviço e de unidade de Enfermagem;

b) organização e direção dos serviços de Enfermagem e de suas atividadestécnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços;

c) planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviçosda assistência de Enfermagem;

d) consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de Enfermagem;

e) consulta de Enfermagem;

f) prescrição da assistência de Enfermagem;

g) cuidados diretos de Enfermagem a pacientes graves com risco de vida;

h) cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica e que exijamconhecimentos científicos adequados e capacidade de tomar decisões imediatas;

12/01/2017

5

(IBFC‐ EBSERH, 2016)

Sobre o Decreto de no 94.406, de 8 de junho de 1987, que regulamenta a Lei nº7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da enfermagem,analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. São considerados Enfermeiros: o titular do diploma de Enfermeiro conferido porinstituição de ensino ou o titular do diploma ou certificado de Obstetriz ou deEnfermeira Obstétrica, conferidos nos termos da lei.

II. São considerados Enfermeiros: o titular do diploma ou certificado de Enfermeirae a titular do diploma ou certificado de Enfermeira Obstétrica ou de Obstetriz, ouequivalente, conferido por escola estrangeira, segundo as respectivas leis,registrado em virtude de acordo de intercâmbio cultural ou revalidado no Brasilcomo diploma de Enfermeiro, de Enfermeira Obstétrica ou de Obstetriz.

III. Ao Enfermeiro incumbe, privativamente, a consulta de Enfermagem, desde que no local tenha a presença de um médico.IV. Ao Enfermeiro incumbe, privativamente, cuidados diretos de Enfermagem a pacientes graves com risco de vida e cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos científicos adequados e capacidade de tomar decisões imediatasEstão corretas as afirmativas:a) I, II, III e IVb) I, II e IV, apenasc) I, II e III, apenasd) I e II, apenase) II apenas

12/01/2017

6

IBFC, 2016 Órgão: EBSERH Prova: EnfermeiroSobre as proibições dos profissionais descritos no Código de Ética de Enfermagem,analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale aalternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.( ) Negar Assistência de Enfermagem em qualquer situação que se caracterize comourgência ou emergência.( ) Prestar Assistência de Enfermagem sem discriminação de qualquer natureza.( ) Administrar medicamentos, conhecendo a ação da droga, e certificando‐seda possibilidade dos riscos.( ) Executar ou participar da assistência à saúde sem o consentimento da pessoa ou deseu representante legal, exceto em iminente risco de morte.

a) V, F, F, V

b) V, V, V, V

c) F, V, V, F

d) V, F, V, V

e) F, V, F, V

12/01/2017

7

PROIBIÇÕES:Art. 8º ‐ Promover e ser conivente com a injúria, calúnia e difamação de membroda equipe de enfermagem, equipe de saúde e de trabalhadores de outras áreas,de organizações da categoria ou instituições.Art. 9º ‐ Praticar e/ou ser conivente com crime, contravenção penal ou qualqueroutro ato, que infrinja postulados éticos e legaisArt. 26 ‐ Negar assistência de enfermagem em qualquer situação que secaracterize como urgência ou emergência.Art. 27 ‐ Executar ou participar da assistência à saúde sem o consentimento dapessoa ou de seu representante legal, exceto em iminente risco de morte.

Art. 28 ‐ Provocar aborto, ou cooperar em prática destinada a interromper agestação. Parágrafo único ‐ Nos casos previstos em lei, o profissional deverádecidir, de acordo com a sua consciência, sobre a sua participação ou não no atoabortivo.Art. 29 ‐ Promover a eutanásia ou participar em prática destinada a antecipar amorte do cliente.Art. 30 ‐ Administrar medicamentos sem conhecer a ação da droga e semcertificar‐se da possibilidade de riscos.Art. 31 ‐ Prescrever medicamentos e praticar ato cirúrgico, exceto nos casosprevistos na legislação vigente e em situação de emergência.

12/01/2017

8

Art. 32 ‐ Executar prescrições de qualquer natureza, que comprometam asegurança da pessoa.Art. 33 ‐ Prestar serviços que por sua natureza competem a outro profissional,exceto em caso de emergência.Art. 34 ‐ Provocar, cooperar, ser conivente ou omisso com qualquer forma deviolência.Art. 35 ‐ Registrar informações parciais e inverídicas sobre a assistência prestadaArt. 42 ‐ Assinar as ações de enfermagem que não executou, bem como permitirque suas ações sejam assinadas por outro profissional.

Art. 43 ‐ Colaborar, direta ou indiretamente com outros profissionais de saúde, no descumprimento da legislação referente aos transplantes de órgãos, tecidos, esterilização humana, fecundação artificial e manipulação genética. Art. 56 ‐ Executar e determinar a execução de atos contrários ao Código de Ética e às demais normas que regulam o exercício da Enfermagem. Art. 57 ‐ Aceitar cargo, função ou emprego vago em decorrência de fatos que envolvam recusa ou demissão de cargo, função ou emprego motivado pela necessidade do profissional em cumprir o presente código e a legislação do exercício profissional.

12/01/2017

9

IBFC, 2016 Órgão: EBSERH Prova: Enfermeiro

Sobre as proibições dos profissionais descritos no Código de Ética de Enfermagem,analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale aalternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.( ) Negar Assistência de Enfermagem em qualquer situação que se caracterize comourgência ou emergência.( ) Prestar Assistência de Enfermagem sem discriminação de qualquer natureza.( ) Administrar medicamentos, conhecendo a ação da droga, e certificando‐seda possibilidade dos riscos.( ) Executar ou participar da assistência à saúde sem o consentimento da pessoa ou deseu representante legal, exceto em iminente risco de morte.

a) V, F, F, V

b) V, V, V, V

c) F, V, V, F

d) V, F, V, V

e) F, V, F, V

12/01/2017

10

Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: EBSERHProva: Enfermeiro

Sobre o Código de Ética de Enfermagem, segundo a Resolução número 311 de 09/02/2007 do

Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa

correta.

I. Para graduar a penalidade e respectiva imposição consideram‐se a maior ou menor gravidade dainfração.

II. Para graduar a penalidade e respectiva imposição consideram‐se as circunstâncias agravantes eatenuantes da infração.

III. São consideradas circunstâncias atenuantes quando o infrator realiza atos sob coação e/ouintimidação.

IV. São consideradas circunstâncias agravantes quando o infrator tem bons antecedentes criminais.

Estão corretas as afirmativas:

a) I, III e IV, apenas

b) I e II, apenas

c) I, II e III, apenas

d) II, III e IV, apenas

e) II e III apenas

12/01/2017

11

Art. 120 ‐ Para a graduação da penalidade e respectiva imposição consideram‐se:I ‐ A maior ou menor gravidade da infração;II ‐ As circunstâncias agravantes e atenuantes da infração;III ‐ O dano causado e suas conseqüências;IV ‐ Os antecedentes do infrator.

Art. 121 ‐ As infrações serão consideradas leves, graves ou gravíssimas, segundoa natureza do ato e a circunstância de cada caso.

Art. 122 ‐ São consideradas circunstâncias atenuantes:I ‐ Ter o infrator procurado, logo após a infração, por sua espontânea vontade e com eficiência, evitar ou minorar as consequências do seu ato;II ‐ Ter bons antecedentes profissionais;III ‐ Realizar atos sob coação e/ou intimidação;IV ‐ Realizar ato sob emprego real de força física;V ‐ Ter confessado espontaneamente a autoria da infração

12/01/2017

12

Art. 123 ‐ São consideradas circunstâncias agravantes:I ‐ Ser reincidente;II ‐ Causar danos irreparáveis;III ‐ Cometer infração dolosamente;IV ‐ Cometer a infração por motivo fútil ou torpe;V ‐ Facilitar ou assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou a vantagem de outra infração;VI ‐ Aproveitar‐se da fragilidade da vítima;VII ‐ Cometer a infração com abuso de autoridade ou violação do dever inerente ao cargo oufunção;VIII ‐ Ter maus antecedentes profissionais.

Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: EBSERHProva: Enfermeiro

Sobre o Código de Ética de Enfermagem, segundo a Resolução número 311 de 09/02/2007 do

Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa

correta.

I. Para graduar a penalidade e respectiva imposição consideram‐se a maior ou menor gravidade dainfração.

II. Para graduar a penalidade e respectiva imposição consideram‐se as circunstâncias agravantes eatenuantes da infração.

III. São consideradas circunstâncias atenuantes quando o infrator realiza atos sob coação e/ouintimidação.

IV. São consideradas circunstâncias agravantes quando o infrator tem bons antecedentes criminais.

Estão corretas as afirmativas:

12/01/2017

13

a) I, III e IV, apenas

b) I e II, apenas

c) I, II e III, apenas

d) II, III e IV, apenas

e) II e III apenas

1º Simulado EBSERH

Prof. Elton Chaves

Clínica Médica

12/01/2017

14

Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: EBSERHProva: Enfermeiro

A sondagem gastrointestinal (GI) é a inserção de uma sonda no estômago, duodeno ouintestino.

Sobre as funções da sondagem GI, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Somente a remoção de líquido na cavidade GI.

II. Lavar o estômago e remover as substâncias tóxicas ingeridas.

III. Diagnosticar a motilidade GI e outras disfunções.

IV. Administrar medicamentos e alimentos.

Estão corretas as afirmativas:

a) II, III e IV, apenas

b) I, II, III e IV

c) I, II e IV, apenas

d) IV apenas

e) II e IV, apenas

Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: EBSERHProva: Enfermeiro

Sobre pressão arterial, assinale a alternativa correta.a) Ingestão de alimentos, exercícios, dor e emoções como medo, ansiedade, raiva eestresse aumentam a pressão arterialb) A pressão sistólica representa o grau de resistência periféricac) A pressão diastólica representa a intensidade da contração ventriculard) A pressão arterial depende da resistência vascular periférica determinada pelasproteínas do sanguee) A pressão arterial geralmente é mais alta durante o sono e com o decorrer do diapode haver uma ligeira diminuição

12/01/2017

15

Etapas para aferição da pressão arterial (diretrizes 2016):1. Determinar a circunferência do braço no ponto médio entre acrômio eolécrano;2. Selecionar o manguito de tamanho adequado ao braço;3. Colocar o manguito, sem deixar folgas, 2 a 3 cm acima da fossa cubital;4. Centralizar o meio da parte compressiva do manguito sobre a artéria braquial;5. Estimar o nível da PAS pela palpação do pulso radial

6. Palpar a artéria braquial na fossa cubital e colocar a campânula ou odiafragma do estetoscópio sem compressão excessiva*;

Etapas para aferição da pressão arterial (diretrizes 2016):7. Inflar rapidamente até ultrapassar 20 a 30 mmHg o nível estimado da PASobtido pela palpação;8. Proceder à deflação lentamente (velocidade de 2 mmHg por segundo);9. Determinar a PAS pela ausculta do primeiro som (fase I de Korotkoff) e, após,aumentar ligeiramente a velocidade de deflação;10. Determinar a PAD no desaparecimento dos sons (fase V de Korotkoff);11. Auscultar cerca de 20 a 30 mmHg abaixo do último som para confirmar seudesaparecimento e depois proceder à deflação rápida e completa;

12/01/2017

16

Etapas para aferição da pressão arterial (diretrizes 2016):● Realizar pelo menos duas medições, com intervalo em torno de um minuto.

Medições adicionais deverão ser realizadas se as duas primeiras forem muitodiferentes. Caso julgue adequado, considere a média das medidas;

● Medir a pressão em ambos os braços na primeira consulta e usar o valor dobraço onde foi obtida a maior pressão como referência;

● Informar o valor de PA obtido para o paciente.

●Anotar os valores exatos sem “arredondamentos” e o braço em que a PA foimedida

Para medição residencial da PA, são considerados valores anormais PA ≥ 135/85 mmHg.

Para monitorização ambulatorial da PA (MAPA), consideram‐seanormais as médias de PA de 24 horas ≥ 130/80 mmHg, vigília ≥ 135/85 mmHg e sono ≥ 120/70 mmHg.1

12/01/2017

17

Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: EBSERHProva: Enfermeiro

Sobre pressão arterial, assinale a alternativa correta.a) Ingestão de alimentos, exercícios, dor e emoções como medo, ansiedade, raiva eestresse aumentam a pressão arterialb) A pressão sistólica representa o grau de resistência periféricac) A pressão diastólica representa a intensidade da contração ventriculard) A pressão arterial depende da resistência vascular periférica determinada pelasproteínas do sanguee) A pressão arterial geralmente é mais alta durante o sono e com o decorrer do diapode haver uma ligeira diminuição

12/01/2017

18

(IBFC/EBSERH/TÉC. ENFERMAGEM/2016). Para o cuidado de enfermagem de qualidade,o técnico de enfermagem deve conhecer os valores de normalidade dos sinais vitaispara que possa referir o aumento ou a queda dos mesmos para o enfermeiro oumédico. Assinale a alternativa correta.

a) Os valores de referência para adultos da pressão arterial é 120x80 mmHg, da temperatura axilar é de35,5 a 37,3, do pulso radial de 60 a 100 batimentos por minuto e da respiração é de 12 a 20 inspiraçõespor minuto

b) Os valores de referência para adultos da pressão arterial é 140x90 mmHg, da temperatura axilar é de36,5 a 37,5, do pulso radial de 80 a 100 batimentos por minuto e da respiração é de 12 a 20 inspiraçõespor minuto

c) Os valores de referência para adultos da pressão arterial é 120x80 mmHg, da temperatura axilar é de36,0 a 37,5, do pulso radial de 90 a 100 batimentos por minuto e da respiração é de 16 a 22 inspiraçõespor minuto

d) Os valores de referência para adultos da pressão arterial é 140x80 mmHg, da temperatura axilar é de36,0 a 38,0, do pulso radial de 100 a 120 batimentos por minuto e da respiração é de 14 a 18inspirações por minuto

e) Os valores de referência para adultos da pressão arterial é 130x90 mmHg, da temperatura axilar é de35,0 a 37,0, do pulso radial de 70 a 90 batimentos por minuto e da respiração é de 12 a 20 inspiraçõespor minuto

35

36

• Incapacidade dos mecanismos de perda de calor acompanhar o ritmo de uma produção excessiva de calor, resultando em elevação anormal da temperatura.

Febre ou Pirexia

•Temperatura corporal elevada relacionada com aincapacidade do organismo de promover perda decalor ou de reduzir sua produção

Hipertermia

12/01/2017

19

• Febre sustentada: Uma temperatura corporal constante, continuamente acima de 38ºC e com pouca flutuação

• Febre intermitente: Picos de febre intercalados com temperatura em níveis usuais. A temperatura retorna a níveis aceitáveis pelo menos uma vez em 24h

• Febre remitente; Picos e quedas de febre sem retorno à temperatura normal

• Febre recidivante: Períodos de episódios febris e períodos com valores de temperatura aceitáveis.

37

HIPOTERMIA

38

• 36 – 34 ºCLeve

• 34 – 30 ºCModerada

• < 30 ºCGrave

12/01/2017

20

39

40

12/01/2017

21

(INSTITUTO AOCP/EBSERH/ ENFERMEIRO/2016). O enfermeiro da clínica médica avalia onível de consciência de um paciente como letárgico, pois esse paciente

a) se apresenta completamente inconsciente, não respondendo à dor ou a qualquer estímulo interno ou externo.

b)parece não manter atividade reflexa e está gemente.

c)está inconsciente, respondendo apenas à agitação vigorosa ou à dor.

d)parece sonolento, respondendo adequadamente às perguntas ou comandos, mas o pensamento parece lento e confuso, desatento.

e)está desperto, orientado, completamente consciente de estímulos externos e internos e responde de forma adequada.

41

• Alerta: o paciente está ativo, responde apropriadamente aos mínimos estímulos, está desperto e perceptível ao meio.• Letargia: o paciente pode apresentar‐se lento aos estímulos tátil e verbal,

pode manifestar‐se confuso frente a problemas complexos.• Obnubilação: o paciente requer estímulos sensoriais profundos para

produzir uma resposta lenta de retirada do estímulo doloroso. A resposta pode ser verbal, com poucas palavras que não fazem sentido.• Torpor: não tem resposta verbal ao estímulo doloroso profundo, pode

apresentar movimentos inespecíficos.• Coma: o paciente não apresenta nenhum tipo de resposta aos máximos

estímulos.• Portanto, o coma pode ser definido como o estado de abolição de respostas, ou um estado de respostas reduzidas, alteradas ou destituídas de compreensão, em que o paciente tem perda completa da percepção do meio ambiente e de si próprio.

42

12/01/2017

22

43

(INSTITUTO AOCP/EBSERH/ ENFERMEIRO/2016). O enfermeiro da clínica médica avalia onível de consciência de um paciente como letárgico, pois esse paciente

a) se apresenta completamente inconsciente, não respondendo à dor ou a qualquer estímulo interno ou externo.

b)parece não manter atividade reflexa e está gemente.

c)está inconsciente, respondendo apenas à agitação vigorosa ou à dor.

d)parece sonolento, respondendo adequadamente às perguntas ou comandos, mas o pensamento parece lento e confuso, desatento.

e)está desperto, orientado, completamente consciente de estímulos externos e internos e responde de forma adequada.

44

12/01/2017

23

(IBFC/EBSERH/ENFERMEIRO/2016). Para realizar clister ou lavagem intestinal, opaciente deve ser colocado em posição:

a) Ginecológica

b) Sims

c) Genupeitoral

d) Litotomia

e) Trendelenburg

45

46

12/01/2017

24

(IBFC/EBSERH/ENFERMEIRO/2016). Para realizar clister ou lavagem intestinal, opaciente deve ser colocado em posição:

a) Ginecológica

b) Sims

c) Genupeitoral

d) Litotomia

e) Trendelenburg

47

(IBFC/EBSERH/TÉC. ENFERMAGEM/2016). Os Cateteres Venosos Centrais (CVCs) fazemparte da rotina de trabalho do técnico de enfermagem, esse deve manter suapermeabilidade e realizar o curativo de forma correta para que o cateter semantenha livre de infecções. Leia as afirmativas a seguir.

I. O técnico de enfermagem poderá utilizar gaze ou curativo estéril transparente semipermeável paracobrir o sítio de inserção dos cateteres de acordo com a rotina estabelecida na unidade.

II. O técnico de enfermagem deverá sempre trocar o curativo na presença de sujidade.

III. Após a limpeza da pele, proceder à desinfecção com os anti‐sépticos estabelecidos na rotina daunidade a cada troca de curativo.

Assinale a alternativa correta.

a) As afirmativas I, II e III estão corretas

b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas

c) Apenas a afirmativa I está correta

d) Apenas a afirmativa III está correta

e) Apenas a afirmativa II está correta

48

12/01/2017

25

1º Simulado EBSERH

Prof. Elton Chaves

Assistência Neonatal

Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: Enfermeiro

O esquema alimentar para crianças amamentadas, do nascimento até completar6 meses de vida, deve ser o aleitamento materno exclusivo em livre demanda.Sobre o esquema alimentar dessa criança, a partir dos 6 meses de vida, assinalea alternativa correta.

a) Ao completar 10 meses, deve‐se oferecer para a criança durante o dia: leite devaca e refeição básica da família 2 vezes ao dia

b) Ao completar 12 meses, deve‐se oferecer para a criança durante o dia: leitede vaca, papa de fruta 2 vezes ao dia e papa salgada 2 vezes ao dia

12/01/2017

26

c) Ao completar 6 meses, deve‐se oferecer para a criança durante o dia: leitematerno por livre demanda, papa de fruta, papa salgada, papa de fruta e leitematerno

d) Ao completar 6 meses, deve‐se oferecer leite materno por livre demanda,papa de fruta 1 vez ao dia e refeição básica da família 2 vezes ao dia

e) Ao completar 12 meses, deve‐se oferecer para a criança durante o dia: leite devaca, papa de fruta apenas 1 vez ao dia e papa salgada 2 vezes ao dia

12/01/2017

27

12/01/2017

28

Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: Enfermeiro

O esquema alimentar para crianças amamentadas, do nascimento até completar6 meses de vida, deve ser o aleitamento materno exclusivo em livre demanda.Sobre o esquema alimentar dessa criança, a partir dos 6 meses de vida, assinalea alternativa correta.

a) Ao completar 10 meses, deve‐se oferecer para a criança durante o dia: leite devaca e refeição básica da família 2 vezes ao dia

b) Ao completar 12 meses, deve‐se oferecer para a criança durante o dia: leitede vaca, papa de fruta 2 vezes ao dia e papa salgada 2 vezes ao dia

12/01/2017

29

c) Ao completar 6 meses, deve‐se oferecer para a criança durante o dia: leitematerno por livre demanda, papa de fruta, papa salgada, papa de fruta e leitematerno

d) Ao completar 6 meses, deve‐se oferecer leite materno por livre demanda,papa de fruta 1 vez ao dia e refeição básica da família 2 vezes ao dia

e) Ao completar 12 meses, deve‐se oferecer para a criança durante o dia: leite devaca, papa de fruta apenas 1 vez ao dia e papa salgada 2 vezes ao dia

(IBFC/EBSERH/ENFERMEIRO/2016). Considerando a assistência de enfermagem aorecém‐nascido na sala de parto, assinale a alternativa correta.

a) A pontuação do escore de Apgar varia de 0 a 5, considerando que a nota 5 indicamelhor sucesso neonatal.

b) O escore de Apgar tem a finalidade de avaliar a vitalidade neonatal.

c) O escore de Apgar deve ser realizado obrigatoriamente antes de iniciada areanimação cardiopulmonar (RCP), pois é um parâmetro para determinar anecessidade de RCP.

d) O escore de Apagar avalia três sinais: frequência cardíaca, esforço respiratório e cor

e) O escore de Apgar deve ser realizado no terceiro e décimo minutos de vida.

58

12/01/2017

30

59

(IBFC/EBSERH/ENFERMEIRO/2016). Considerando a assistência de enfermagem aorecém‐nascido na sala de parto, assinale a alternativa correta.

a) A pontuação do escore de Apgar varia de 0 a 5, considerando que a nota 5 indicamelhor sucesso neonatal.

b) O escore de Apgar tem a finalidade de avaliar a vitalidade neonatal.

c) O escore de Apgar deve ser realizado obrigatoriamente antes de iniciada areanimação cardiopulmonar (RCP), pois é um parâmetro para determinar anecessidade de RCP.

d) O escore de Apagar avalia três sinais: frequência cardíaca, esforço respiratório e cor

e) O escore de Apgar deve ser realizado no terceiro e décimo minutos de vida.

60

12/01/2017

31

(IBFC/EBSERH/ENFERMEIRO HUAP‐UFF/2016). Considerando a avaliação da vitalidadeao nascer e da necessidade de reanimação neonatal, é correto afirmar que:

a) A frequência cardíaca (FC) é o principal determinante da decisão de indicar asdiversas manobras de reanimação. Logo após o nascimento, o recém‐nascido (RN)deve apresentar uma FC menor que 100 batimentos por minuto.

b) O boletim de Apgar deve ser utilizado para determinar o início da reanimação e dasmanobras a serem instituídas no decorrer do procedimento.

c) O recém‐nascido (RN) apresenta boa vitalidade e não necessita de qualquermanobra de reanimação, se, ao nascimento, verifica‐se que ele é a termo, estárespirando ou chorando e com tônus muscular em flexão, sem a presença de líquidoamniótico meconial.

d) A avaliação da coloração da pele e das mucosas do RN é a principal medida paradecidir procedimentos na sala de parto, pois diversos estudos mostram a relação coma saturação de oxigênio ao nascimento.

e) A classificação da idade gestacional adequada e a ausência de sofrimento fetal sãoas únicas medidas para a decisão de indicar as diversas manobras de reanimação.

61

Avaliação da Vitalidade ao Nascer• Quatro perguntas:

1 • Gestação a termo?

2 • Ausência de mecônio?*

3 • Respirando ou chorando?

4 • Tônus muscular bom?

Se a resposta for sim a todas, o RN está com boa vitalidade e não necessita de manobras de reanimação.* Manual de reanimação da SBP considera como de boa vitalidade o RN que preenche os critérios 1,3 e 4. Independente do aspecto do líquido amniótico.

12/01/2017

32