1º simulado do 3º ano -...

24
1º SIMULADO DO 3º ANO Além desse caderno de questões você receberá também um cartão de respostas destinado à marcação das respostas da prova; Assine seu nome na lista de presença; Verifique seu número de ordem. Assine seu nome no cartão de respostas; Pinte seu código sem o primeiro dígito, no caso o número 2 nos quadrados reservados no cartão de respostas. Por exemplo, se seu número de ordem for 201298520, você deve pintar cada dígito em um quadrado por linha sem o primeiro dígito, seu numero seria então: 01298520; No cartão-resposta, marque para cada questão, a letra correspondente à opção escolhida para a resposta, preenchendo todo o espaço compreendido no quadrado, com caneta esferográfica de tinta preta. Preencha os campos de marcação completamente, sem deixar espaços em branco. Não dobre, não amasse nem manche o cartão-resposta. Eles somente poderão ser substituídos caso estejam danificados na barra de reconhecimento para leitura óptica. Para cada uma das questões objetivas, são apresentadas 5 opções identificadas com as letras A, B, C, D e E. Apenas uma responde adequadamente à questão. Você deve, portanto, assinalar apenas uma opção em cada questão. A marcação em mais de uma opção anula a questão, mesmo que uma das respostas esteja correta. O tempo disponível para esta prova, é de quatro horas e meia. O aluno com necessidades educacionais especiais que, por esse motivo, necessita de maior tempo para a realização de suas atividades escolares disporá de 1 (uma) hora a mais para fazer a sua prova, desde que tenha comunicado previamente a coordenação de sua necessidade. Reserve os 30 minutos finais para marcar seu cartão-resposta. As marcações assinaladas no caderno de questões não serão considerados na avaliação. Quando terminar a prova, entregue ao fiscal, o cartão-resposta e assine a lista de presença. Você somente poderá deixar o local de prova após decorridas 2 horas do início da aplicação das provas. Você será excluído do simulado caso: - utilize, durante a realização da prova, máquinas e(ou) relógios de calcular, bem como rádios, gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espécie; - ausente-se da sala em que se realiza a prova levando consigo o caderno de questões, antes do prazo estabelecido, e(ou) o cartão-resposta. - deixe de assinalar corretamente o campo do cartão-resposta correspondente sua prova. Nº DE ORDEM NOME DO CANDIDATO TURMA PROVA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS PROVA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS 2016 DIA

Upload: trannhi

Post on 09-Nov-2018

245 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1º SIMULADO DO 3º ANO - prealternativo.com.brprealternativo.com.br/download/1o-simulado-do-3a-ano-2017-dia-1.pdf · No cartão-resposta, marque para cada questão, a letra correspondente

1º SIMULADO DO 3º ANO

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES SEGUINTES

Além desse caderno de questões você receberá também um cartão de respostas destinado à marcação das respostas da prova;

Assine seu nome na lista de presença;

Verifique seu número de ordem.

Assine seu nome no cartão de respostas;

Pinte seu código sem o primeiro dígito, no caso o número 2 nos quadrados reservados no cartão de respostas. Por exemplo, se seu número de ordem for 201298520, você deve pintar cada dígito em um quadrado por linha sem o primeiro dígito, seu numero seria então: 01298520;

No cartão-resposta, marque para cada questão, a letra correspondente à opção escolhida para a resposta, preenchendo todo o espaço compreendido no quadrado, com caneta esferográfica de tinta preta. Preencha os campos de marcação completamente, sem deixar espaços em branco.

Não dobre, não amasse nem manche o cartão-resposta. Eles somente poderão ser substituídos caso estejam danificados na barra de reconhecimento para leitura óptica.

Para cada uma das questões objetivas, são apresentadas 5 opções identificadas com as letras A, B, C, D e E. Apenas uma responde adequadamente à questão. Você deve, portanto, assinalar apenas uma opção em cada questão.

A marcação em mais de uma opção anula a questão, mesmo que uma das respostas esteja correta.

O tempo disponível para esta prova, é de quatro horas e meia. O aluno com necessidades educacionais especiais que, por esse motivo, necessita de maior tempo para a realização de suas atividades escolares disporá de 1 (uma) hora a mais para fazer a sua prova, desde que tenha comunicado previamente a coordenação de sua necessidade.

Reserve os 30 minutos finais para marcar seu cartão-resposta.

As marcações assinaladas no caderno de questões não serão considerados na avaliação.

Quando terminar a prova, entregue ao fiscal, o cartão-resposta e assine a lista de presença. Você somente poderá deixar o local de prova após decorridas 2 horas do início da aplicação das provas. Você será excluído do simulado caso:

- utilize, durante a realização da prova, máquinas e(ou) relógios de calcular, bem como rádios, gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espécie; - ausente-se da sala em que se realiza a prova levando consigo o caderno de questões, antes do prazo estabelecido, e(ou) o cartão-resposta. - deixe de assinalar corretamente o campo do cartão-resposta correspondente sua prova.

Nº DE ORDEM NOME DO CANDIDATO

TURMA

PROVA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

PROVA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

2016

DIA

Page 2: 1º SIMULADO DO 3º ANO - prealternativo.com.brprealternativo.com.br/download/1o-simulado-do-3a-ano-2017-dia-1.pdf · No cartão-resposta, marque para cada questão, a letra correspondente

Página 1 www.prealternativo.com.br //alternativocc 1º Simulado do 3º Ano | Fevereiro de 2017

ENEM 2017

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Questões de 01 a 45 QUESTÃO 01 (Ufu 2013) [...] após ter distinguido em quantos sentidos se diz cada um [destes objetos], deve-se mostrar, em relação ao primeiro, como em cada predicação [o objeto] se diz em relação àquele.

Aristóteles, Metafísica. Tradução de Marcelo Perine. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

De acordo com a ontologia aristotélica,

a metafísica é “filosofia primeira” porque é ciência do particular, do que não é nem princípio, nem causa de nada.

o primeiro entre os modos de ser, ontologicamente, é o “por acidente”, isto é, diz respeito ao que não é essencial.

a substância é princípio e causa de todas as categorias, ou seja, do ser enquanto ser.

a substância é princípio metafísico, tal como exposto por Platão em sua doutrina.

a substância é o principio ativo necessário para dar banho em Lalaudemir fazendo com que sua fedentina diminua.

QUESTÃO 02 (Enem PPL 2012) Pode-se viver sem ciência, pode-se adotar crenças sem querer justificá-las racionalmente, pode-se desprezar as evidências empíricas. No entanto, depois de Platão e Aristóteles, nenhum homem honesto pode ignorar que uma outra atitude intelectual foi experimentada, a de adotar crenças com base em razões e evidências e questionar tudo o mais a fim de descobrir seu sentido último. ZINGANO, M. Platão e Aristóteles: o fascínio da filosofia. São Paulo: Odysseus, 2002.

Platão e Aristóteles marcaram profundamente a formação do pensamento Ocidental. No texto, é ressaltado importante aspecto filosófico de ambos os autores que, em linhas gerais, refere-se à

adoção da experiência do senso comum como critério de verdade.

incapacidade de a razão confirmar o conhecimento resultante de evidências empíricas.

pretensão de a experiência legitimar por si mesma a verdade.

defesa de que a honestidade condiciona a possibilidade de se pensar a verdade.

compreensão de que a verdade deve ser justificada racionalmente.

QUESTÃO 03 (Ufu 2013) O diálogo socrático de Platão é obra baseada em um sucesso histórico: no fato de Sócrates ministrar os seus ensinamentos sob a forma de perguntas e respostas. Sócrates considerava o diálogo como a forma por excelência do exercício filosófico e o único caminho para chegarmos a alguma verdade legítima. De acordo com a doutrina socrática,

a busca pela essência do bem está vinculada a uma visão antropocêntrica da filosofia.

é a natureza, o cosmos, a base firme da especulação filosófica.

o exame antropológico deriva da impossibilidade do autoconhecimento e é, portanto, de natureza sofística.

a impossibilidade de responder (aporia) aos dilemas humanos é sanada pelo homem, medida de todas as coisas.

a dúvida é uma condição para o aprendizado e a Filosofia é o saber que estabelece verdades dogmáticas a partir de métodos rigorosos.

QUESTÃO 04 (Uel 2015) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o surgimento da filosofia, assinale a alternativa correta.

Os pensadores pré-socráticos explicavam os fenômenos e as transformações da natureza e porque a vida é como é, tendo como limitador e princípio de verdade irrefutável as histórias contadas acerca do mundo dos deuses.

Os primeiros filósofos da natureza tinham a convicção de que havia alguma substância básica, uma causa oculta, que estava por trás de todas as transformações na natureza e, a partir da observação, buscavam descobrir leis naturais que fossem eternas.

Os teóricos da natureza que desenvolveram seus sistemas de pensamento por volta do século VI a.C. partiram da ideia unânime de que a água era o princípio original do mundo por sua enorme capacidade de transformação.

A filosofia da natureza nascente adotou a imagem homérica do mundo e reforçou o antropomorfismo do mundo dos deuses em detrimento de uma explicação natural e regular acerca dos primeiros princípios que originam todas as coisas.

Para os pensadores jônicos da natureza, Tales, Anaxímenes e Heráclito, há um princípio originário único denominado o ilimitado, que é a reprodução da aparência sensível que os olhos humanos podem observar no nascimento e na degeneração das coisas.

QUESTÃO 05

(Uema 2015) Leia o poema do moçambicano

Craveirinha, Cantiga do negro do betelão.

Se me visses morrer Os milhões de vezes que nasci... Se me visses chorar Os milhões de vezes que te riste... Se me visses gritar Os milhões de vezes que me calei... Se me visses cantar Os milhões de vezes que morri... E sangrei Digo-te, irmão europeu Também tu Havias de nascer Havias de chorar Havias de cantar Havias de gritar Havias de morrer E sangrar... Milhões de vezes como eu

Fonte: CRAVEIRINHA. In: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFCLH da USP. São Paulo: Edusp, 2002, p.100.

O poeta constrói ou reconstrói a realidade em seus versos e o filósofo, ao ser “tocado” pela poesia, é chamado a refletir sobre ela. A primeira condição ou primeira virtude para o filosofar é

problematizar. questionar. persuadir. teorizar. admirar.

Page 3: 1º SIMULADO DO 3º ANO - prealternativo.com.brprealternativo.com.br/download/1o-simulado-do-3a-ano-2017-dia-1.pdf · No cartão-resposta, marque para cada questão, a letra correspondente

1º Simulado do 3º Ano | Fevereiro de 2017 www.prealternativo.com.br //alternativocc CH | Página 2

ENEM 2017

QUESTÃO 06 (Ufsj 2005) Considerando o pensamento de Platão na “Alegoria da Caverna”, é CORRETO afirmar que

os prisioneiros entendem como única realidade o conhecimento que se afasta dos sentidos.

os prisioneiros fundamentam o seu conhecimento na reflexão sobre o mundo da caverna.

a opinião é certa de si mesma quanto mais afastada se encontra da verdade.

a verdadeira realidade, para os prisioneiros, é aquela que vai além dos sentidos.

a educação deve conduzir para as essências, não para a ciência que a alma possui no seu interior.

QUESTÃO 07 (Uel 2013) Observe a charge a seguir.

Após descrever a alegoria da caverna, na obra A República, Platão faz a seguinte afirmação:

Com efeito, uma vez habituados, sereis mil vezes melhores do que os que lá estão e reconhecereis cada imagem, o que ela é e o que representa, devido a terdes contemplado a verdade relativa ao belo, ao justo e ao bom. E assim teremos uma cidade para nós e para vós, que é uma realidade, e não um sonho, como atualmente sucede na maioria delas, onde combatem por sombras uns com os outros e disputam o poder, como se ele fosse um grande bem.

(PLATÃO. A República. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1994. p.326.

Segundo a alegoria da caverna de Platão e com base nessa afirmação é que correto afirmar que:

Na charge os personagens estão presos por correntes ao televisor, na alegoria os homens estão presos à caverna. Assim como na TV a realidade é forjada pelos programas, a realidade era forjada dentro da caverna por alguns homens livres dos grilhões. Os homens nos dois casos, as sombras são tidas como verdadeiras, porém quando libertos, eles passam a enxergar a realidade mesma. Essa saída indica a possibilidade de autonomia.

Na charge os personagens não estão presos por correntes ao televisor, na alegoria os homens estão presos à caverna. Assim como na TV a realidade é mostrada pelos programas, a realidade era mostrada dentro da caverna por alguns homens livres dos grilhões.

Os homens acorrentados no fundo da caverna são aqueles que passam a vida contemplando sombras, acreditando que elas correspondem à realidade e à verdade. Para Platão existe um único mundo sensível e inteligível, de forma que os homens devem aprender com a experiência a distinguir o conhecimento verdadeiro de impressões falsas dos sentidos.

Os homens acorrentados no fundo da caverna são aqueles que passam a vida contemplando sombras, acreditando que elas correspondem à realidade e à verdade.

O inteligível, para Platão, diz respeito à sensação. É o reino do homem sábio, que desconfia das primeiras impressões e busca um conhecimento das causas da realidade. Os homens acorrentados no fundo da caverna são aqueles que passam a vida contemplando sombras, acreditando que elas correspondem à realidade e à verdade.

QUESTÃO 08 (Ufpr 2017) Os processos industriais não imitam a natureza; a agroecologia, sim, o faz. Substitui os insumos externos, como o fertilizante, por saberes de como combinar plantas, árvores e animais, de tal forma que se reforce a produtividade da terra. […] a produtividade

aumentou até 214% em 44 projetos em 20 países da

África Subsaariana mediante técnicas de agroecologia em um período de 3-10 anos [...] muito mais do que qualquer cultivo geneticamente modificado alguma vez já tenha conseguido […]. Outras avaliações científicas recentes

mostraram que os camponeses de 57 países que

utilizam técnicas agroecológicas obtiveram aumento de

até 80% na produtividade. O aumento médio dos

africanos é de 116%[...]. Hoje, a evidência científica

demonstra que os métodos agroecológicos são muito melhores do que os fertilizantes químicos para aumentar a produção de alimentos em regiões onde vivem os famintos.

(Fontes: Stephen Leahy, Mudança climática e cultivos ecológicos, 20 dec. 2011. Disponível em<https://www.grain.org/article/entries/4439-mudanca-climatica-e-cultivos-ecologicos>. Olivier de Schutter: “La agroecología y el derecho a la alimentación”, relatório apresentado no Conselho de Direitos

Humanos, 8 de mar. 2011.)

Com base nas informações do texto e nos conhecimentos de geografia agrária, assinale a alternativa correta.

A agroecologia é uma técnica agrícola própria dos agricultores africanos, motivo pelo qual aquele continente é sempre usado como exemplo nesse tipo de produção.

A integração de práticas produtivas locais com cultivos geneticamente modificados faz com que a agroecologia tenha uma visão ecológica do meio ambiente.

A agroecologia está se revelando como uma opção para a produção de alimentos saudáveis, mas sua produção ainda é inferior à produção convencional.

A forma agroecológica de produzir foi introduzida no Brasil na década de 70 do sec. XX, quando a modernização da agricultura promoveu o que se denominou de “revolução verde”.

Um dos aspectos negativos da produção agroecológica são os problemas sociais e ambientais, pois esse modelo de produção ocupa pouca mão de obra em grandes extensões e consome muitos recursos naturais.

Page 4: 1º SIMULADO DO 3º ANO - prealternativo.com.brprealternativo.com.br/download/1o-simulado-do-3a-ano-2017-dia-1.pdf · No cartão-resposta, marque para cada questão, a letra correspondente

Página 3 www.prealternativo.com.br //alternativocc 1º Simulado do 3º Ano | Fevereiro de 2017

ENEM 2017

QUESTÃO 09 (Unesp 2017)

O processo ironizado na charge, em que cada participante da reunião acrescenta um item à imagem do operário, refere-se

à tomada de decisões no âmbito coletivo, que integra os operários no planejamento fabril e valoriza o trabalho.

à alienação do trabalho, que fragmenta as etapas produtivas e controla os movimentos dos trabalhadores.

ao aumento das exigências contratuais, que elevam o desemprego estrutural e alimentam as instituições de qualificação profissional.

à substituição do trabalhador na linha de montagem, que mecaniza as fábricas e evita a especialização produtiva.

ao desenvolvimento de novas técnicas, que complexificam a produção e selecionam os profissionais com domínio global sobre o produto.

QUESTÃO 10 (Uefs 2016) Numa paisagem podem ser observados edifícios, áreas cultivadas, ruas, ferrovias, igrejas, aeroportos, veículos, enfim vários objetos construídos e modificados pela sociedade humana ao longo da História, além de formas naturais (animais e plantas, em geral) e as próprias pessoas. [...] A simples observação da paisagem não nos traz explicações sobre as funções de cada uma das edificações, a organização do sistema de produção, as tecnologias empregadas, as relações comerciais, as relações de trabalho, a organização política e social, etc.

LUCCI, Elian A.; BRANCO, Anselmo; MENDONÇA, Cláudio. Geografia Geral e do Brasil: Território e sociedade no mundo globalizado. São Paulo: Saraiva,

2005, p. 12.

O estudo da Geografia propõe o conhecimento dessa realidade dinâmica, investigando as causas, os efeitos, a intensidade e a extensão dos fenômenos, inclusive os da natureza.

A partir da leitura do texto, da informação e dos conhecimentos sobre a temática apresentada, pode-se corretamente afirmar que o objeto de estudo da Geografia é:

o lugar.

a região.

o território.

a paisagem.

o espaço geográfico.

QUESTÃO 11 (Enem 2ª aplicação 2016) Ações de educação patrimonial são realizadas em diferentes contextos e localidades e têm mostrado resultados surpreendentes ao trazer à tona a autoestima das comunidades. Em alguns casos, promovem o desenvolvimento local e indicam soluções inovadoras de reconhecimento e salvaguarda do patrimônio cultural para muitas populações. PELEGRINI, S. C. A.; PINHEIRO, A. P. (Orgs.). Tempo, memória e patrimônio

cultural.

Piauí: Edupi, 2010.

A valorização dos bens mencionados encontra-se correlacionada a ações educativas que promovem a(s)

evolução de atividades artesanais herdadas do passado.

representações sociais formadoras de identidades coletivas.

mobilizações políticas criadoras de tradições culturais urbanas.

hierarquização de festas folclóricas praticadas por grupos locais.

formação escolar dos jovens para o trabalho realizado nas comunidades.

QUESTÃO 12

(Enem 2016) A mundialização introduz o aumento da produtividade do trabalho sem acumulação de capital, justamente pelo caráter divisível da forma técnica molecular-digital do que resulta a permanência da má distribuição da renda: exemplificando mais uma vez, os vendedores de refrigerantes às portas dos estádios viram sua produtividade aumentada graças ao just in time dos fabricantes e distribuidores de bebidas, mas para realizar o valor de tais mercadorias, a forma do trabalho dos vendedores é a mais primitiva. Combinam-se, pois, acumulação molecular-digital com o puro uso da força de trabalho.

OLIVEIRA, F. Crítica à razão dualista e o ornitorrinco. Campinas: Boitempo, 2003.

Os aspectos destacados no texto afetam diretamente questões como emprego e renda, sendo possível explicar essas transformações pelo(a)

crise bancária e o fortalecimento do capital industrial.

inovação toyotista e a regularização do trabalho formal.

impacto da tecnologia e as modificações na estrutura produtiva.

emergência da globalização e a expansão do setor secundário.

diminuição do tempo de trabalho e a necessidade de diploma superior.

Page 5: 1º SIMULADO DO 3º ANO - prealternativo.com.brprealternativo.com.br/download/1o-simulado-do-3a-ano-2017-dia-1.pdf · No cartão-resposta, marque para cada questão, a letra correspondente

1º Simulado do 3º Ano | Fevereiro de 2017 www.prealternativo.com.br //alternativocc CH | Página 4

ENEM 2017

QUESTÃO 13 (Fgvrj 2016) A partir da década de 1970, a informática e a eletrônica “diminuíram” o tempo e a distância e, graças à eficiência das novas tecnologias, tornaram possível a flexibilização da produção. Sobre o modelo de produção flexível, assinale a afirmação correta.

A participação dos funcionários nas decisões possibilita a uniformização do processo produtivo.

A eliminação de estoques permite a redução dos custos e o aumento da produtividade.

A renovação da linha de montagem exige a contratação de numerosa mão de obra.

A adoção das novas tecnologias mantém a produção massificada e uniforme.

A valorização do trabalho individual garante o controle de qualidade.

QUESTÃO 14 (Ufjf-pism 3 2016)

Apple Inc. é uma empresa multinacional norte-americana que tem o objetivo de projetar e comercializar produtos eletrônicos de consumo, software de computador e computadores pessoais. Os produtos de hardware mais conhecidos da empresa incluem a linha de computadores Macintosh, o iPod, o iPhone, o iPad, a Apple TV e o Apple Watch. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Apple>. Acesso em: 26 nov. 2015.

Os componentes do preço de venda do Iphone representam

a centralização das unidades produtivas no país sede da Apple.

a introdução de métodos fordistas na fabricação do smartphone.

a desproporcional diferença entre a demanda e a oferta do produto.

o domínio do modelo clássico da divisão internacional do trabalho.

o padrão atual da distribuição territorial das atividades econômicas.

QUESTÃO 15 (Enem 2016) Quanto mais complicada se tornou a produção industrial, mais numerosos passaram a ser os elementos da indústria que exigiam garantia de fornecimento. Três deles eram de importância fundamental: o trabalho, a terra e o dinheiro. Numa sociedade comercial, esse fornecimento só poderia ser organizado de uma forma: tornando-os disponíveis a compra. Agora eles tinham que ser organizados para a venda no mercado. Isso estava de acordo com a exigência de um sistema de mercado. Sabemos que em um sistema como esse, os lucros só podem ser assegurados se se garante a autorregulação por meio de mercados competitivos interdependentes.

POLANYI, K. A grande transformação: as origens de nossa época. Rio de Janeiro: Campus, 2000 (adaptado).

A consequência do processo de transformação socioeconômica abordado no texto é a

expansão das terras comunais.

limitação do mercado como meio de especulação.

consolidação da força de trabalho como mercadoria.

diminuição do comércio como efeito da industrialização.

adequação do dinheiro como elemento padrão das transações.

QUESTÃO 16 (Enem 2ª aplicação 2016)

A forma de organização interna da indústria citada gera a seguinte consequência para a mão de obra nela inserida:

Ampliação da jornada diária.

Melhoria da qualidade do trabalho.

Instabilidade nos cargos ocupados.

Eficiência na prevenção de acidentes.

Desconhecimento das etapas produtivas.

QUESTÃO 17 (Ufjf-pism 2 2016) Foram concluídas em agosto de 2015 as negociações que culminaram na adoção, em setembro, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por ocasião da Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. Processo iniciado em 2013, seguindo mandato emanado da Conferência Rio+20, os ODS deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos, sucedendo e atualizando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Dentre os objetivos do referido documento está o Objetivo 2: “Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”.

Disponível em: <http://www.pnud.org.br/Docs/TransformandoNossoMundo.pdf>. Acesso em:

30 out. 2015.

Page 6: 1º SIMULADO DO 3º ANO - prealternativo.com.brprealternativo.com.br/download/1o-simulado-do-3a-ano-2017-dia-1.pdf · No cartão-resposta, marque para cada questão, a letra correspondente

Página 5 www.prealternativo.com.br //alternativocc 1º Simulado do 3º Ano | Fevereiro de 2017

ENEM 2017

Eliminar os subsídios à exportação de produtos agrícolas contribui para acabar com a fome porque

aumentará a produção da agricultura sustentável internacional.

proporcionará equilíbrio entre a demanda e oferta de insumos.

será possível diminuir a área ocupada pela agricultura tradicional.

tornará mais barato os produtos agrícolas dos países mais ricos.

valorizará os produtos agrícolas dos países em desenvolvimento.

QUESTÃO 18

(Unesp 2016) Imagine que você entrou numa loja de eletrodomésticos e em instantes um vendedor lhe oferece uma geladeira exatamente como a que você pesquisou na internet pouco tempo antes. Ou uma empresa que aumentou a previsão de demanda de um determinado produto com base em dados estatísticos coletados em tempo real, elevando sua participação de mercado. Essas situações são possíveis com um fenômeno que vem ganhando cada vez mais força no mundo dos negócios: o big data. Com um volume cada vez maior de dados disponibilizados na internet, as empresas de tecnologia desenvolveram sistemas capazes de capturar esses dados e analisá-los.

(www.folha.com.br. Adaptado.)

A operação de sistemas inteligentes, como o apresentado pelo excerto, é possibilitada pelo desenvolvimento de redes técnicas que modificam as relações sociais e o modo de vida das pessoas. O meio geográfico correspondente a essa condição é chamado

meio comercial-informacional.

meio informacional.

meio técnico-científico.

meio técnico-científico-informacional.

meio técnico-comercial-informacional.

QUESTÃO 19 (Enem 2015) O processo de concentração urbana no Brasil em determinados locais teve momentos de maior intensidade e, ao que tudo indica, atualmente passa por uma desaceleração do ritmo de crescimento populacional nos grandes centros urbanos.

BAENINGER, R. Cidades e metrópoles: a desaceleração no crescimento populacional e novos arranjos regionais. Disponível em:

www.sbsociologia.com.br. Acesso em: 12 dez. 2012 (adaptado).

Uma causa para o processo socioespacial mencionado no texto é o(a)

carência de matérias-primas.

degradação da rede rodoviária.

aumento do crescimento vegetativo.

centralização do poder político.

realocação da atividade industrial.

QUESTÃO 20 (Enem 2015) No final do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa.

SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008

(adaptado).

Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em:

Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação laboral.

Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais.

Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados.

Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal.

Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.

QUESTÃO 21 (Enem 2015) Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em Indiana, México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coreia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá, a edição e as cópias, feitas em Nova Iorque para serem veiculadas no mundo todo. Teias globais disfarçam-se com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente.

REICH, R. O trabalho das nações: preparando-nos para o capitalismo no século XXI. São Paulo: Educador, 1994 (adaptado).

A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupõe o uso de

linhas de montagem e formação de estoques.

empresas burocráticas e mão de obra barata.

controle estatal e infraestrutura consolidada.

organização em rede e tecnologia da informação.

gestão centralizada e protecionismo econômico. QUESTÃO 22 (Enem PPL 2015) O acúmulo gradual de sais nas camadas superiores do solo, um processo chamado salinização, retarda o crescimento das safras, diminui a produção das culturas e, consequentemente, mata as plantas e arruína o solo. A salinização mais grave ocorre na Ásia, em especial na China, na Índia e no Paquistão.

MILLER, G. Ciência ambiental. São Paulo: Thomson, 2007.

O fenômeno descrito no texto representa um grande impacto ambiental em áreas agrícolas e tem como causa direta o(a)

rotação de cultivos.

associação de culturas.

plantio em curvas de nível.

manipulação genética das plantas.

instalação de sistemas de irrigação. QUESTÃO 23 "Se o conhecimento da História nos apresenta uma importância prática, é porque nela aprendemos conhecer os homens que, em condições diferentes e com meios diferentes, no mais das vezes inaplicáveis à nossa época, lutaram por valores e ideais análogos, idênticos ou opostos aos que possuímos hoje; o que nos dá consciência de fazer parte de um todo que nos transcende, a que no presente damos continuidade e que

Page 7: 1º SIMULADO DO 3º ANO - prealternativo.com.brprealternativo.com.br/download/1o-simulado-do-3a-ano-2017-dia-1.pdf · No cartão-resposta, marque para cada questão, a letra correspondente

1º Simulado do 3º Ano | Fevereiro de 2017 www.prealternativo.com.br //alternativocc CH | Página 6

ENEM 2017

os homens vindos depois de nós continuarão no porvir. A consciência histórica existe apenas para uma atitude que ultrapassa o eu individualista; ela é precisamente um dos principais meios para realizar essa superação." (Lucien Goldman.) De acordo com o texto, podemos afirmar que:

a História é importante porque fornece à atualidade os meios de resolver seus problemas;

o estudo da História mostra a universalidade e a identidade dos valores e ideais humanos;

tem consciência o homem que conhece os fatos históricos de sua época;

a consciência histórica existe na medida em que o homem é capaz de se reconhecer no processo histórico;

a importância prática da História se relaciona com o estudo e o conhecimento do presente.

QUESTÃO 24 "Do ponto de vista da ação sobre o pensamento científico, as diferentes perspectivas e ideologias não se situam no mesmo plano. Certos juízos de valor permitem maior compreensão da realidade do que outros." Com esta afirmação, Lucien Goldman:

nega o fenômeno da determinação social do conhecimento;

admite que todo conhecimento e, em última instância, subjetivo;

propõe que a compreensão da realidade fundamenta, de maneira lógica, a validade de todos os juízos de valor;

reconhece, implicitamente, a possibilidade de escolha entre métodos com diferentes alcances na abordagem do real;

questiona a cientificidade da História, visto que seus métodos, em relação às outras ciências naturais, são ultrapassados.

QUESTÃO 25 A obra organizada por Peter Burke, A escrita da história: novas perspectivas, ressalta que “a historiografia no século XX questionou o caráter e a limitação das fontes oficiais, a imputação de uma objetividade que lhe era creditada pelo fato de se constatar sua autenticidade”.(...) “Ao começarem a fazer novos questionamentos sobre o passado para escolher novos objetos de pesquisa, necessitam buscar outros tipos de fontes para suplementar os documentos oficiais”. De acordo com o texto e com seus conhecimentos sobre o assunto, marque a opção que corresponde à perspectiva apresentada.

A Nova História chama atenção para a importância da história oral e reforça a impossibilidade de uma nova leitura dos documentos oficiais, que por sua vez mostram-se ineficientes sob esta perspectiva.

Os fatos históricos que não foram registrados em documentos, gravados ou escritos, não devem ser investigados, pois somente as fontes oficiais têm credibilidade histórica.

A cada problema histórico corresponde um tipo único de documentos, especializado para esse uso.

A utilização de imagens como fonte histórica é melhor aproveitada pelos estudiosos que investigam a história antiga.

O reconhecimento da subjetividade inerente à escrita da história e a valorização da vida cotidiana, ou da história

“vista de baixo”, corroboraram para o aumento das possíveis fontes a serem investigadas pelo historiador.

QUESTÃO 26 O assunto na aula de Biologia era a evolução do Homem. Foi apresentada aos alunos uma árvore filogenética, igual à mostrada na ilustração, que relacionava primatas atuais e seus ancestrais.

Após observar o material fornecido pelo professor, os alunos emitiram várias opiniões, a saber:

I - Os macacos antropóides (orangotango, gorila e chimpanzé e gibão) surgiram na Terra mais ou menos contemporaneamente ao Homem. II - Alguns homens primitivos, hoje extintos, descendem dos macacos antropóides. III - Na história evolutiva, os homens e os macacos antropóides tiveram um ancestral comum. IV - Não existe relação de parentesco genético entre macacos antropóides e homens. Analisando a árvore filogenética, você pode concluir que:

todas as afirmativas estão corretas.

apenas as afirmativas I e III estão corretas.

apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

apenas a afirmativa II está correta.

apenas a afirmativa IV está correta. QUESTÃO 27 O historiador constrói sua pesquisa sobre o passado a partir de questões do tempo presente. Nas suas análises, estabelece um diálogo com os tempos históricos e procura compreender a cultura humana na sua diversidade. Nessa perspectiva, é correto afirmar que:

o historiador deve montar sua pesquisa, utilizando-se da documentação escrita e desprezando os outros registros da cultura.

o diálogo entre os tempos históricos evidencia que o passado é o tempo do atraso e da barbárie.

a história é uma construção coletiva, cabendo ao historiador compreendê-la sem estabelecer hierarquias entre os diversos tempos históricos.

as velozes mudanças, que marcam a sociedade contemporânea, impedem uma melhor compreensão do passado, esvaziando o significado dos estudos históricos.

o historiador deve priorizar, apenas, aspectos da cultura que expressem mudanças radicais nas relações sociais.

Page 8: 1º SIMULADO DO 3º ANO - prealternativo.com.brprealternativo.com.br/download/1o-simulado-do-3a-ano-2017-dia-1.pdf · No cartão-resposta, marque para cada questão, a letra correspondente

Página 7 www.prealternativo.com.br //alternativocc 1º Simulado do 3º Ano | Fevereiro de 2017

ENEM 2017

QUESTÃO 28 Leia o texto a seguir: "Desde os tempos de Heródoto e Tucídides, a história tem sido escrita sob variada forma de gêneros: crônica monástica, memória política, tratados de antiquário, e assim por diante. A forma dominante, porém, tem sido a narrativa dos acontecimentos políticos e militares, apresentada como a história dos grandes feitos de grandes - chefes militares, reis. Foi durante o Iluminismo que ocorreu, pela primeira vez, uma contestação a esse tipo de narrativa histórica. (" Fonte: BURKE, P. "A escola dos Annales 1929-1989: A revolução francesa da historiografia". Tradução de Nilo Odália. São Paulo: Unesp, 1991, p.18.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:

A mudança do gênero de narrativa histórica, iniciada com o movimento Iluminista, questionará uma história dos grandes heróis.

A produção historiográfica dos gregos e romanos antigos foi deixada de lado pelos pensadores iluministas, pois a Revolução Francesa queimou, como na Inquisição, os textos heréticos.

Os monges buscaram perpetuar, por meio de suas crônicas monásticas, as realizações consagradas do cotidiano de Heródoto e Tucídides produzindo, assim, um gênero de escrita histórica.

A narrativa histórica foi revolucionada durante o Iluminismo pelos sábios laicos que buscavam, por meio de seus estudos, alcançar o sentido histórico-religioso da humanidade.

A história, entendida como um dos principais campos do conhecimento humano, esteve, durante o período antigo, despreocupada com a preservação da memória política dos reis.

QUESTÃO 29 Quatro olhos, quatro mãos e duas cabeças formam a dupla de grafiteiros "Os gêmeos". Eles cresceram pintando muros do bairro Cambuci, em São Paulo, e agora têm suas obras expostas na conceituada Deitch Gallery em Nova lorque, prova de que o grafite feito no Brasil é apreciado por outras culturas. Muitos lugares abandonados e sem manutenção pelas prefeituras das cidades tornam-se mais agradáveis e humanos com os grafites pintados nos muros. Atualmente, instituições públicas educativas recorrem ao grafite como forma de expressão artística, o que propicia a inclusão social de adolescentes carentes, demonstrando que o grafite é considerado uma categoria de arte aceita e reconhecida pelo campo da cultura e pela sociedade local e internacional. [Disponível em: http://www.fIickr.com. Acesso

em: 10 set. 2008 (adaptado).] No processo social de reconhecimento de valores culturais, considera-se que:

grafite é o mesmo que pichação e suja a cidade, sendo diferente da obra dos artistas.

a população das grandes metrópoles depara-se com muitos problemas sociais, como os grafites e as pichações.

atualmente, a arte não pode ser usada para inclusão social, ao contrário do grafite.

os grafiteiros podem conseguir projeção internacional, demonstrando que a arte do grafite não tem fronteiras culturais.

lugares abandonados e sem manutenção tornam-se ainda mais desagradáveis com a aplicação do grafite.

QUESTÃO 30 "A História humana não se desenrola apenas nos campos de batalha e nos gabinetes presidenciais. Ela se desenrola também nos quintais entre plantas e galinhas, nas ruas de subúrbios, nas casas de jogos, nos prostíbulos, nos colégios, nas usinas, nos namoros de esquinas." (Ferreira Gullar) No que refere ao fato histórico e à produção do conhecimento histórico, é correto afirmar que:

o fato histórico não tem que ser, necessariamente, um grande acontecimento; ele também se faz no cotidiano das pessoas.

a missão do historiador é, a partir dos documentos primários, estabelecer os fatos históricos e estudá-los em sua linearidade.

o trabalho do historiador é mostrar os fatos como realmente ocorreram, não cabendo uma abordagem crítica.

a nova História tem-se preocupado, basicamente, em gerar uma produção histórica objetivando contestar a interpretação marxista da História.

a história marxista enfoca fatos históricos protagonizados por "Heróis", reforçando a ideologia da classe dominante.

QUESTÃO 31 Texto 1

"Em todo o mundo, a leste e a oeste, as populações começaram a trocar a dependência às hordas de grandes animais "muitas das quais em rápido declínio" pela exploração de animais menores e de plantas. [...] Onde as condições fossem particularmente adequadas [...], as peças do quebra-cabeça da domesticação se acomodaram e os coletores transformaram-se em agricultores."

CROSBY, Alfred W. "Imperialismo ecológico". São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

Texto 2

"Os historiadores acostumaram-se a separar a coleta e a agricultura como se fossem duas etapas da evolução humana bastante diferentes e a supor que a passagem de uma à outra tivesse sido uma mudança repentina e revolucionária. Hoje, contudo, admite-se que essa transição aconteceu de maneira gradual e combinada. Da etapa em que o homem era inteiramente um caçador-coletor passou-se para outra em que começava a executar atividades de cultivo de plantas silvestres [...] e de manipulação dos animais [...]. Mas tudo isso era feito como uma atividade complementar da coleta e da caça."

In: VICENTINO, Cláudio. História para o ensino médio: história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2005.

Os textos analisam:

o final do Período Neolítico e se posicionam de forma convergente quanto ao papel revolucionário desempenhado pela agricultura e pela domesticação dos animais.

o início do Período Neolítico e divergem entre si a respeito da existência da Revolução Neolítica, pois enquanto um indica uma transformação radical, o outro destaca a simultaneidade da caça, coleta e agricultura.

o início do Paleolítico Inferior e são contraditórios entre si, no que se relaciona aos efeitos da agricultura, dentre eles a sedentarização humana.

o final do Paleolítico Superior, no momento em que ocorreu a Revolução Agrícola, ambos afirmando que a caça e a coleta foram suprimidas pela agricultura.

a Transição Mesolítica, e concordam que, com o cultivo das plantas e a criação de animais, ocorreu a suspensão das atividades de caça e coleta, provocando a Revolução Neolítica.

Page 9: 1º SIMULADO DO 3º ANO - prealternativo.com.brprealternativo.com.br/download/1o-simulado-do-3a-ano-2017-dia-1.pdf · No cartão-resposta, marque para cada questão, a letra correspondente

1º Simulado do 3º Ano | Fevereiro de 2017 www.prealternativo.com.br //alternativocc CH | Página 8

ENEM 2017

QUESTÃO 32 Um elemento essencial para a evolução da dieta humana foi a transição para a agricultura como o modo primordial de subsistência. A Revolução Neolítica estreitou dramaticamente o nicho alimentar ao diminuir a variedade de mantimentos disponíveis; com a virada para a agricultura intensiva, houve um claro declínio na nutrição humana. Por sua vez, a industrialização recente do sistema alimentar mundial resultou em uma outra transição nutricional, na qual as nações em desenvolvimento estão experimentando, simultaneamente, subnutrição e obesidade.

George J. Armelagos, “Brain Evolution, the Determinates of Food Choice, and

the Omnivore’s Dilemma”, Critical Reviews in Food Science and Nutrition, 2014. Adaptado.

A respeito dos resultados das transformações nos sistemas alimentares descritas pelo autor, é correto afirmar:

A quantidade absoluta de mantimentos disponíveis para as sociedades humanas diminuiu após a Revolução Neolítica.

A invenção da agricultura, ao diversificar a cesta de mantimentos, melhorou o balanço nutricional das sociedades sedentárias.

Os ganhos de produtividade agrícola obtidos com as revoluções Neolítica e Industrial trouxeram simplificação das dietas alimentares.

As populações das nações em desenvolvimento estão sofrendo com a obesidade, por consumirem alimentos de melhor qualidade nutricional.

A dieta humana pouco variou ao longo do tempo, mantendo-se inalterada da Revolução Neolítica à Revolução Industrial.

QUESTÃO 33

Observe a imagem e responda.

Um líder jihadista egípcio convocou a população muçulmana para destruir a Esfinge e as Pirâmides de Gizé, informa o site árabe Al Arabiya. Murgan Salem al-Gohary, que afirma ter ligações com o Talibã, pediu que os egípcios repetissem o que foi feito no Afeganistão, quando estátuas de Buda foram removidas após a chegada dos fundamentalistas ao poder. “A destruição da memória, da História, do passado é algo terrível para uma sociedade”.

Jacques Le Goff, Revista Veja.

A destruição de patrimônios históricos da Humanidade, como as estátuas de Buda no Afeganistão, e a ameaça à Esfinge de Gizé e às Pirâmides não se restringem aos conflitos político-religiosos que assolam o Oriente Médio há séculos, mas fazem parte de um processo maior de reconfiguração da Memória e da História da sociedade.

O processo acima descrito está diretamente relacionado ao (à)

uso da Memória e da História como campo de disputa e de construção de identidades coletivas.

tentativa de uso da Memória e da História como estratégias para reforçar identidades coletivas passadas.

destruição dos bens culturais construídos ao longo da dominação imperialista sobre a região do Oriente Médio.

ataque aos Patrimônios Culturais como forma de destruição de símbolos ocidentais que representam o domínio estrangeiro.

projeto de diluição das fronteiras culturais por meio da tentativa de imposição de uma única memória coletiva aos demais povos do Oriente Médio.

QUESTÃO 34 A destruição, que alguns grupos radicais islâmicos vêm fazendo nas últimas décadas, parece fazer parte de uma estratégia de anulação da memória coletiva, como se, ao fazerem isso, estivessem a consolidar essa ideia peregrina de que são os escolhidos que foram para uma missão verdadeiramente civilizadora, pretendendo apagar o passado, primeiro instrumento que nos faculta aceder à capacidade crítica. E esse é o medo dessa gente: que aqueles que são dominados olhem para as estátuas agora quebradas dessas salas de memória e questionem a legitimidade de quem os pretende dominar.

PINTO, Paulo Mendes. O Direito à Memória, ou quando do alto destas pirâmides, 40 séculos de História nos contemplam! Lisboa: O Público, 2015.

(Adaptado)

Dessa forma, é CORRETO afirmar que a destruição de ruínas antigas

é uma obrigação religiosa islâmica, e os grupos radicais apenas cumprem com seus deveres de fé.

não representa nenhuma ameaça à nossa compreensão de História. São apenas pedras.

é uma obrigação civilizatória na qual os grupos radicais se empenham.

mostra como a Antiguidade permanece presente na construção de nossa memória coletiva.

é um objeto de preocupação apenas para os cidadãos dos países onde os atentados estão ocorrendo.

QUESTÃO 35 “Por volta de 10 mil anos a. C., a Terra passou por uma grande mudança no clima, que ocasionou uma série de modificações na vegetação e nos hábitos dos animais. Como consequência, os seres humanos tiveram de se ajustar a um novo ambiente. O cultivo de plantas e a domesticação de animais foram duas importantes atividades que começaram então a ser exercidas.”

FIGUEIRA, Divalte Garcia. História. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2005. p. 10.

O texto acima faz referência à

passagem do Neolítico para o Paleolítico com o controle do fogo.

arte rupestre com a pintura de cenas de caça nas cavernas.

Page 10: 1º SIMULADO DO 3º ANO - prealternativo.com.brprealternativo.com.br/download/1o-simulado-do-3a-ano-2017-dia-1.pdf · No cartão-resposta, marque para cada questão, a letra correspondente

Página 9 www.prealternativo.com.br //alternativocc 1º Simulado do 3º Ano | Fevereiro de 2017

ENEM 2017

revolução neolítica na passagem do paleolítico para o neolítico.

caça, à pesca e à coleta de pequenos frutos e raízes na Idade da Pedra Lascada.

última glaciação, onde a cobertura vegetal teria desaparecido.

QUESTÃO 36 No período Neolítico, os caçadores e coletores já haviam adquirido razoável experiência cultural a fim de identificar animais para a caça e plantas para usos diversos. Nesse

tempo, por volta de 10.000 a. C., além de caçar e coletar

frutos e sementes, nossos antepassados passaram a ter condição de interferir ainda mais na natureza, domesticando animais e cultivando plantas. Pelos registros existentes, isso teria acontecido primeiramente nas regiões atualmente chamadas de China, América Central, Peru e Oriente Próximo. Essa transformação nas formas de vida no planeta é chamada de revolução

ecológica, por ser o primeiro momento de contato entre os seres humanos e a natureza.

urbana, por haver permitido a fixação e a sedentarização dos humanos.

suméria, por ter sido realizada pelos sumérios antes de qualquer outro povo.

agrícola, por ter permitido maior domínio sobre a natureza e surgimento das aldeias.

iluminista, por ter se difundido rapidamente em todo o mundo como uma luz.

QUESTÃO 37

Analise o texto a seguir. "E repare o leitor como a língua portuguesa é engenhosa. Um contador de histórias é justamente o contrário do historiador, não sendo um historiador, afinal de contas, mais do que um contador de histórias. (...)" Fonte: ASSIS, Machado de apud CHALHOUB, S. e PEREIRA, L.A. de M. (Org) A HISTÓRIA CONTADA. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998, p.67. Ante as novas tendências interpretativas da História, há uma diferença entre o contador de histórias e o historiador, de acordo com a qual é correto afirmar que: [1,0]

a literatura torna-se inexpressiva ao historiador, que se fundamenta nos documentos manuscritos e impressos.

o contador de história recorre à ficção e o historiador envolve-se com o real, de acordo com a sua interpretação e as práticas sociais consideradas.

a interpretação do historiador, apesar de valorizar a diversidade de informações, deve limitar-se à do contador de histórias.

a história do cotidiano passou a ser depreciada pelos profissionais da História por menosprezar a análise social.

a autenticidade dos fatos históricos exclui a força da subjetividade, presente na reconstrução do passado.

QUESTÃO 38 (UNIOESTE) A filosofia da História – o primeiro tema da filosofia de Augusto Comte – foi sistematizada pelo próprio Comte na célebre “Lei dos Três Estados” e tinha o objetivo de mostrar por que o pensamento positivista deve imperar entre os homens. Sobre a “Lei do Três Estados” formulada por Comte, é correto afirmar que

Augusto Comte demonstra com essa lei que todas as ciências e o espírito humano desenvolvem-se na seguinte ordem em três fases distintas ao longo da história: a positiva, a teológica e a metafísica.

na “Lei dos Três Estados” a argumentação desempenha um papel de primeiro plano no estado teológico. O estado teológico, na sua visão, corresponde a uma etapa posterior ao estado positivo.

o estado positivista apresenta-se na “Lei dos Três Estados” como o momento em que a observação prevalece sobre a imaginação e a argumentação, e na busca de leis imutáveis nos fenômenos observáveis.

para Comte, o estado metafísico não tem contato com o estado teológico, pois somente o estado metafísico procura soluções absolutas e universais para os problemas do homem.

a “Lei dos Três Estados” procura entender as relações políticas entre os vários países.

QUESTÃO 39 O positivismo foi uma das grandes correntes de pensamento social, destacando-se, entre seus principais teóricos, Augusto Comte e Émile Durkheim. Sobre a concepção de conhecimento científico presente no positivismo do século XIX, é correto afirmar:

A busca de leis universais só pode ser empreendida no interior das ciências naturais, razão pela qual o conhecimento sobre o mundo dos homens não é científico.

Os fatos sociais fogem à possibilidade de constituírem objeto do conhecimento científico, haja vista sua incompatibilidade com os princípios gerais de objetividade do conhecimento e a neutralidade científica.

Apreender a sociedade como um grande organismo, a exemplo do que fazia o materialismo histórico, é rejeitado como fonte de influência e orientação para as investigações empreendidas no âmbito das ciências sociais.

A ciência social tem como função organizar e racionalizar a vida coletiva, o que demanda a necessidade de entender suas regras de funcionamento e suas instituições forjadas historicamente.

O papel do cientista social é intervir na construção do objeto, aportando à compreensão da sociedade os valores por ele assimilados durante o processo de socialização obtido no seio familiar.

QUESTÃO 40

De acordo com Émile Durkheim, os fatos sociais são características que moldam o comportamento dos indivíduos em sociedade. Os fatos sociais são definidos pelo autor como sendo:

Exteriores ao indivíduo, expressivos e generalizados.

Generalizados, expressivos e naturais.

Exteriores ao indivíduo, coercitivos e generalizados.

Coercitivos, naturais e expressivos.

Coercitivos, ilegais e generalizados. QUESTÃO 41 Durkheim argumentou que foi diante da grande explosão populacional e do consequente aumento da “densidade moral”, ou seja, o aumento do contato entre diferentes valores e costumes que existiam nos diferentes grupos quando fragmentados, que a força de policiamento moral que as sociedades tradicionais possuíam diminuiu. A que momento da história esses fatos relatados por Durkheim pertencem?

Page 11: 1º SIMULADO DO 3º ANO - prealternativo.com.brprealternativo.com.br/download/1o-simulado-do-3a-ano-2017-dia-1.pdf · No cartão-resposta, marque para cada questão, a letra correspondente

1º Simulado do 3º Ano | Fevereiro de 2017 www.prealternativo.com.br //alternativocc CH | Página 10

ENEM 2017

Revolução Gloriosa

Renascimento

Era medieval

Revolução Industrial

Segunda Guerra Mundial QUESTÃO 42 (Unioeste 2015) “Solidariedade orgânica” e “solidariedade mecânica” são conceitos propostos pelo sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) para explicar a 'coesão social' em diferentes tipos de sociedade. De acordo com as teses desse estudioso, nas sociedades ocidentais modernas, prevalece a 'solidariedade orgânica', onde os indivíduos se percebem diferentes embora dependentes uns dos outros. A lógica do mercado capitalista, entretanto, baseada na competição individualista em busca do lucro, pode corromper os vínculos de solidariedade que asseguram a coesão social e conduzir a uma situação de 'anomia'.

De acordo com os postulados de Durkheim, é CORRETO dizer que o conceito de “anomia” indica

a necessidade de todos demonstrarem solidariedade com os mais necessitados.

uma situação na qual aqueles indivíduos portadores de um senso moral superior devem se colocar como líderes dos grupos dos quais fazem parte.

a condição na qual os indivíduos não se identificam como membros de um grupo que compartilha as mesmas regras e normas e têm dificuldades para distinguir, por exemplo, o certo do errado e o justo do injusto.

o consumismo exacerbado das novas gerações, representado pelo aumento do número de shopping centers nas cidades.

a solidariedade que as pessoas demonstram quando entoam cantos nacionalistas e patrióticos em manifestações públicas como os jogos das seleções nacionais de futebol.

QUESTÃO 43 (Uel 2014) A cidade desempenha papel fundamental no pensamento de Émile Durkheim, tanto por exprimir o desenvolvimento das formas de integração quanto por intensificar a divisão do trabalho social a ela ligada.Com base nos conhecimentos acerca da divisão de trabalho social nesse autor, assinale a alternativa correta.

A crescente divisão do trabalho com o intercâmbio livre de funções no espaço urbano torna obsoleta a presença de instituições.

A solidariedade orgânica é compatível com a sociedade de classes, pois a vida social necessita de trabalhos diferenciados.

Ao criar seres indiferenciados socialmente, o “homem massa”, as cidades recriam a solidariedade mecânica em detrimento da solidariedade orgânica.

O efeito principal da divisão do trabalho é o aumento da desintegração social em razão de trabalhos parcelares e independentes.

O equilíbrio e a coesão social produzidos pela crescente divisão do trabalho decorrem das vontades e das consciências individuais.

QUESTÃO 44

(Unicentro 2012) Do ponto de vista do agente, o motivo é o fundamento da ação; para o sociólogo, cuja tarefa é compreender essa ação, a reconstrução do motivo é fundamental, porque, da sua perspectiva, ele figura como a causa da ação. Numerosas distinções podem ser estabelecidas e Weber realmente o faz. No entanto, apenas interessa assinalar que, quando se fala de sentido na sua acepção mais importante para a análise, não se está cogitando da gênese da ação, mas sim daquilo para o que ela aponta, para o objetivo visado nela; para o seu fim, em suma.

COHN, Gabriel (Org.). Max Weber: sociologia. São Paulo: Ática, 1979.

A categoria weberiana que melhor explica o texto em evidência está explicitada

A ação social possui um sentido que orienta a conduta dos atores sociais.

A luta de classes tem sentido porque é o que move a história dos homens.

Os fatos sociais não são coisas, e sim acontecimentos que precisam ser analisados.

O tipo ideal é uma construção teórica abstrata que permite a análise de casos particulares.

O sociólogo deve investigar o sentido das ações que não são orientadas pelas ações de outros.

QUESTÃO 45 As sociedades modernas são complexas e multifacetadas. Mas é com o capitalismo que as divisões sociais se tornam mais desiguais e excludentes. Marx já observara que só o conflito entre as classes pode mover a história. Assim sendo, para o referido autor, em qual das opções se evidencia uma característica de classe social?

O status social e cultural dos indivíduos.

A função social exercida pelos indivíduos na sociedade.

A ação política dos indivíduos nas sociedades hierarquizadas.

A identidade social, cultural e coletiva.

A posição que os indivíduos ocupam nas relações de produção.

Page 12: 1º SIMULADO DO 3º ANO - prealternativo.com.brprealternativo.com.br/download/1o-simulado-do-3a-ano-2017-dia-1.pdf · No cartão-resposta, marque para cada questão, a letra correspondente

Página 11 www.prealternativo.com.br //alternativocc 1º Simulado do 3º Ano | Fevereiro de 2017

ENEM 2017

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS Questões de 46 a 90

QUESTÃO 46

(G1 - ifsc 2012) Como funciona a Máquina de Xerox

Quando se inicia a operação em uma máquina de Xerox, acende-se uma lâmpada, que varre todo o documento a ser copiado. A imagem é projetada por meio de espelhos e lentes sobre a superfície de um tambor fotossensível, que é um cilindro de alumínio revestido de um material fotocondutor. Os fotocondutores são materiais com propriedade isolante no escuro. Mas, quando expostos à luz, são condutores. Assim, quando a imagem refletida nos espelhos chega ao tambor, as cargas superficiais do cilindro se alteram: as áreas claras do documento eliminam as cargas elétricas que estão sobre a superfície do cilindro e as áreas escuras as preservam. Forma-se, então, uma imagem latente, que ainda precisa ser revelada. Para isso, o cilindro é revestido por uma fina tinta de pó, o tonalizador, ou toner, que adere à imagem latente formada sobre o tambor. Em seguida, toda a imagem passa para as fibras do papel, através de pressão e calor. E, assim, chega-se à cópia final.

Fonte: Revista Globo Ciência, dez. 1996, p. 18.

O texto acima se refere a uma aplicação do fenômeno de eletrização, pois é graças a ele que o toner adere ao cilindro metálico mencionado. O processo de eletrização pode ocorrer de três formas distintas: atrito, indução e contato, mas todos os processos têm algo em comum. É CORRETO afirmar que o comum destes processos é:

Deixar o corpo eletrizado, com um desequilíbrio entre o número de cargas elétricas positivas e negativas.

Deixar o corpo eletrizado, com um equilíbrio entre o número de cargas elétricas positivas e negativas.

Arrancar as cargas positivas do corpo eletrizado.

Deixar o corpo eletrizado com uma corrente elétrica negativa.

Deixar o corpo eletrizado com um campo magnético.

QUESTÃO 47

Em carros como os utilizados nas corridas de Fórmula 1, o atrito da carenagem do carro com o ar “arranca” elétrons dos átomos que estão na superfície do metal, fazendo, então, com que fiquem prótons em excesso, os quais podem se transformar em faísca a qualquer momento. Na figura vemos o momento do abastecimento de um desses carros.

Entre as opções a seguir, assinale uma que traz uma possível explicação, fisicamente correta, para que os riscos de incêndio durante o abastecimento sejam pequenos.

Os pneus do carro de Fórmula 1, mesmo sendo de borracha, eletrizam-se negativamente e transferem algumas dessas cargas negativas, por contato, para a carenagem do veículo, neutralizando-a, e dessa forma impedem a formação de faíscas, garantindo, assim, a segurança do processo.

A roupa dos mecânicos, por ser de material metalizado, retira essas cargas positivas da carenagem do carro sempre que eles se encostam no veículo; logo que este chega ao boxe para ser abastecido, os mecânicos neutralizam a carenagem do carro, impedindo, dessa forma, que se formem faíscas e provoquem um incêndio.

O ar ao redor dos boxes é dotado de umidificadores que, ao borrifarem água, aumentam a umidade do ar e diminuem, dessa forma, a rigidez dielétrica do ar, ou seja, torna-se mais fácil conduzir cargas positivas do veículo para o ar, provocando uma descarga imediata da carenagem, impedindo um possível incêndio.

Antes de começar a corrida, são instaladas no chão do boxe pequenas chapas flexíveis de cobre, metal condutor de eletricidade. Quando o carro passa, as placas esbarram no chassi e recebem cargas negativas do solo, funcionando como um fio terra. Livre das cargas excedentes, o carro pode ser abastecido com segurança.

A gasolina usada na Fórmula 1 é eletrizada positivamente antes de ser feito o abastecimento; e, por não ter não ter um alto nível de combustão, mesmo com a possível formação de faíscas, ela não pega fogo, pois o combustível neutraliza as cargas negativas presentes na carenagem devido à eletrização por atrito durante o movimento do carro.

QUESTÃO 48

Raios e trovões assustaram a população durante toda a madrugada e manhã de ontem. Em todo o Estado, foram 3.270 raios. Fortaleza registrou 15. Estrondos e clarões marcaram a madrugada e a manhã de ontem. Culpa dos 3.270 raios que caíram por todo o Estado. Segundo o Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas, da meia-noite de quarta até as 12 horas de ontem, as regiões Norte e Sul do Ceará foram as mais atingidas. Granja foi o município onde houve maior quantidade de raios, 320. Em seguida, vem Bela Cruz, com 253, e Acaraú, com 170. A capital cearense registrou 15 raios, mas só 12 milímetros de chuva. Os dados são obtidos pela Companhia Energética do Ceará (Coelce), por meio de um programa desenvolvido pela Universidade Estadual do Ceará. (...) A responsável pela área de Normas e Procedimentos da Coelce, Keyla Sampaio, acrescenta também que durante a incidência de relâmpagos e trovões, a população deve desconectar os aparelhos da tomada, não manipular objetos metálicos, evitar o banho de chuveiro elétrico ou em praia, lagos e rios. ``Ficar embaixo de árvores ou de qualquer outro lugar que tenha a forma pontiaguda também é perigoso``, orienta Keyla.

Fonte:http://opovo.uol.com.br/opovo/fortaleza/966090.html

Após lermos o texto acima, poderíamos imaginar outras situações de risco para as pessoas que resolvem passear durante uma “chuva torrencial”, com direito a raios e relâmpagos. Após ler o texto acima e de posse de alguns conhecimentos básicos sobre eletricidade, marque a opção verdadeira.

Se um grupo de pessoas estiver passeando de carro e uma descarga (raio) atingisse a lataria, nada aconteceria porque a própria água (bom condutor de eletricidade) da chuva conduziria o excesso de carga da lataria do carro para a terra.

Page 13: 1º SIMULADO DO 3º ANO - prealternativo.com.brprealternativo.com.br/download/1o-simulado-do-3a-ano-2017-dia-1.pdf · No cartão-resposta, marque para cada questão, a letra correspondente

1º Simulado do 3º Ano | Fevereiro de 2017 www.prealternativo.com.br //alternativocc CH | Página 12

ENEM 2017

Se uma pessoa passeia por um pátio(descampado) de uma fazenda , os riscos de ser atingido por um raio são muito grandes, pois se é um descampado, a pessoa seria a região mais pontiaguda existente.

Se os pneus de um automóvel forem novos, e somente nessa situação, eles isolariam as pessoas que estivessem dentro de um carro, se este recebesse uma descarga (raio).

Durante a “queda” de um raio , o campo elétrico criado entre o carro e o solo é tão grande, que a carga escoa para a terra através dos pneus.

Todo carro moderno possui um para-raios, e somente por isso se elimina qualquer risco de choque.

QUESTÃO 49 (Udesc 2016) Uma placa de alumínio com um furo circular no centro foi utilizada para testes de dilatação térmica. Em um dos testes realizados, inseriu-se no furo da placa um cilindro maciço de aço. À temperatura ambiente, o cilindro ficou preso à placa, ajustando-se perfeitamente ao furo, conforme ilustra a figura abaixo.

O valor do coeficiente de dilatação do alumínio é, aproximadamente, duas vezes o valor do coeficiente de dilatação térmica do aço. Aquecendo-se o conjunto a

200 C, é correto afirmar que:

o cilindro de aço ficará ainda mais fixado à placa de alumínio, pois, o diâmetro do furo da placa diminuirá e o diâmetro do cilindro aumentará.

o cilindro de aço soltar-se-á da placa de alumínio, pois, em decorrência do aumento de temperatura, o diâmetro do furo aumentará mais que o diâmetro do cilindro.

não ocorrerá nenhuma mudança, pois, o conjunto foi submetido à mesma variação de temperatura.

o cilindro soltar-se-á da placa porque sofrerá uma dilatação linear e, em função da conservação de massa, ocorrerá uma diminuição no diâmetro do cilindro.

não é possível afirmar o que acontecerá, pois, as dimensões iniciais da placa e do cilindro são desconhecidas.

QUESTÃO 50

(Enem PPL 2014) Para a proteção contra curtos-circuitos em residências são utilizados disjuntores, compostos por duas lâminas de metais diferentes, com suas superfícies soldadas uma à outra, ou seja, uma lâmina bimetálica. Essa lâmina toca o contato elétrico, fechando o circuito e deixando a corrente elétrica passar. Quando da passagem de uma corrente superior à estipulada (limite), a lâmina se curva para um dos lados, afastando-se do contato elétrico e, assim, interrompendo o circuito. Isso ocorre porque os metais da lâmina possuem uma característica física cuja resposta é diferente para a mesma corrente elétrica que passa no circuito. A característica física que deve ser observada para a escolha dos dois metais dessa lâmina bimetálica é o coeficiente de

dureza.

elasticidade.

dilatação térmica.

compressibilidade.

condutividade elétrica.

QUESTÃO 51 (Uff 2003) A figura representa um dispositivo, que possui uma lâmina bimetálica enrolada em forma de espiral, utilizado para acusar superaquecimento. Um ponteiro está acoplado à espiral cuja extremidade interna é fixa. A lâmina é constituída por dois metais, fortemente ligados, com coeficientes de dilatação linear distintos, á1 e á2, indicados, respectivamente, pelas regiões azul e vermelha da espiral.

Assinale a opção que expressa corretamente o funcionamento do dispositivo quando a temperatura aumenta.

Independentemente da relação entre α1 e α2, a espiral sempre se fecha e o ponteiro gira no sentido horário.

Com α1 < α2, a espiral se fecha e o ponteiro gira no sentido horário.

Com α1 > α2, a espiral se abre e o ponteiro gira no sentido horário.

Com α1 < α2, a espiral se abre e o ponteiro gira no sentido horário.

Com α1 > α2, a espiral se fecha e o ponteiro gira no sentido horário.

QUESTÃO 52 (Mackenzie 1999) No estudo dos materiais utilizados para a restauração de dentes, os cientistas pesquisam entre outras características o coeficiente de dilatação térmica. Se utilizarmos um material de coeficiente de dilatação térmica inadequado, poderemos provocar sérias lesões ao dente, como uma trinca ou até mesmo sua quebra. Neste caso, para que a restauração seja considerada ideal, o coeficiente de dilatação volumétrica do material de restauração deverá ser:

igual ao coeficiente de dilatação volumétrica do dente.

maior que o coeficiente de dilatação volumétrica do dente, se o paciente se alimenta predominantemente com alimentos muito frios.

menor que o coeficiente de dilatação volumétrica do dente, se o paciente se alimenta predominantemente com alimentos muito frios.

maior que o coeficiente de dilatação volumétrica do dente, se o paciente se alimenta predominantemente com alimentos muito quentes.

menor que o coeficiente de dilatação volumétrica do dente, se o paciente se alimenta predominantemente com alimentos muito quentes.

Page 14: 1º SIMULADO DO 3º ANO - prealternativo.com.brprealternativo.com.br/download/1o-simulado-do-3a-ano-2017-dia-1.pdf · No cartão-resposta, marque para cada questão, a letra correspondente

Página 13 www.prealternativo.com.br //alternativocc 1º Simulado do 3º Ano | Fevereiro de 2017

ENEM 2017

QUESTÃO 53 (Ucs 2016) Uma sonda espacial está se aproximando do

Sol para efetuar pesquisas. A exatos 6.000.000 km do

centro do Sol, a temperatura média da sonda é de

1.000 C. Suponha que tal temperatura média aumente

1 C a cada 1.500 km aproximados na direção ao centro

do Sol. Qual a distância máxima que a sonda, cujo ponto de fusão (para a pressão nas condições que ela se

encontra) é 1.773 K, poderia se aproximar do Sol, sem

derreter? Considere 0 C 273 K e, para fins de

simplificação, que o material no ponto de fusão não derreta.

5.600.000 km

5.250.000 km

4.873.000 km

4.357.000 km

4.000.000 km

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Leia o texto para responder à(s) questão(ões) a seguir. O uso do chuveiro elétrico representa uma parcela significativa do gasto com energia elétrica em uma casa. Nos dias de maior insolação, este gasto pode ser diminuído com o uso de aquecedores solares de água. Um modelo simples e de baixo custo, construído com garrafas plásticas de refrigerante e caixas de leite, substitui com bastante eficiência painéis solares produzidos industrialmente. Observe a fotografia de um desses painéis em que sua capacidade de aquecimento está sendo testada.

Nessa construção, dezoito canos de PVC, dispostos um ao lado do outro, estão conectados em seus extremos por dois canos horizontais. Cada um dos dezoito canos é envolvido por garrafas com o fundo cortado. Dentro de cada garrafa há uma peça obtida do corte de embalagens de leite, pintada na cor preto-fosco. Desempenhando a função de reservatório de água, foi usada uma caixa de isopor.

Os dois canos horizontais estão em alturas diferentes e ambos se conectam ao reservatório de água. O cano horizontal superior se conecta ao reservatório em um ponto mais acima do ponto de conexão do cano horizontal inferior.

A água preenche todo o sistema, que funciona automaticamente sem o auxílio de bombas hidráulicas, uma vez que a água na tubulação do painel, aquecida pelo Sol, torna-se menos densa e sobe. Ao procurar uma posição mais elevada, ela flui para o reservatório. QUESTÃO 54 (G1 - cps 2016) Na fase de testes deste painel, a água atingiu, em pouco mais de uma hora, a temperatura de

45 ºC (muito alta para um banho). Como o aquecedor de

baixo custo funcionou surpreendentemente bem, seu construtor desejou divulgar os resultados na internet, tendo o cuidado de transcrever essa temperatura para a escala Fahrenheit, com o intuito de que um internauta, acostumado com esta escala, também fosse capaz de entender rapidamente a informação. Desse modo, a temperatura que deverá ser divulgada na internet será, em graus Fahrenheit, aproximadamente, Lembre-se que a equação de conversão entre as escalas

Celsius C(t ) e Fahrenheit F(t ) é dada por C Ft t 32

5 9

9.

49.

81.

113.

240.

QUESTÃO 55 (Ufjf-pism 2 2015) Um professor de Física encontrou dois termômetros em um antigo laboratório de ensino. Os termômetros tinham somente indicações para o ponto de fusão do gelo e de ebulição da água. Além disso, na parte

superior de um termômetro, estava escrito o símbolo C

e, no outro termômetro, o símbolo F. Com ajuda de uma régua, o professor verificou que a separação entre o ponto de fusão do gelo e de ebulição da água dos dois

termômetros era de 20,0 cm, conforme a figura abaixo.

Com base nessas informações e na figura apresentada,

podemos afirmar que, a 5,0 cm, do ponto de fusão do

gelo, os termômetros registram temperaturas iguais a:

25 C e 77 F.

20 C e 40 F.

20 C e 45 F.

25 C e 45 F.

25 C e 53 F.

Page 15: 1º SIMULADO DO 3º ANO - prealternativo.com.brprealternativo.com.br/download/1o-simulado-do-3a-ano-2017-dia-1.pdf · No cartão-resposta, marque para cada questão, a letra correspondente

1º Simulado do 3º Ano | Fevereiro de 2017 www.prealternativo.com.br //alternativocc CH | Página 14

ENEM 2017

QUESTÃO 56 (Ufpb 2010) Durante uma temporada de férias na casa de praia, em certa noite, o filho caçula começa a apresentar um quadro febril preocupante. A mãe, para saber, com exatidão, a temperatura dele, usa um velho termômetro de mercúrio, que não mais apresenta com nitidez os números referentes à escala de temperatura em graus Celsius. Para resolver esse problema e aferir com precisão a temperatura do filho, a mãe decide graduar novamente a escala do termômetro usando como pontos fixos as temperaturas do gelo e do vapor da água. Os valores que ela obtém são: 5 cm para o gelo e 25 cm para o vapor. Com essas aferições em mãos, a mãe coloca o termômetro no filho e observa que a coluna de mercúrio para de crescer quando atinge a marca de 13 cm.

Com base nesse dado, a mãe conclui que a temperatura do filho é de:

40,0 ºC

39,5 ºC

39,0 ºC

38,5 ºC

38,0 ºC

QUESTÃO 57 (Mackenzie 2010) Um termômetro graduado na escala Celsius (ºC) é colocado juntamente com dois outros, graduados nas escalas arbitrárias A (ºA) e B (ºB), em uma vasilha contendo gelo (água no estado sólido) em ponto de fusão, ao nível do mar. Em seguida, ainda ao nível do mar, os mesmos termômetros são colocados em uma outra vasilha, contendo água em ebulição, até atingirem o equilíbrio térmico. As medidas das temperaturas, em cada uma das experiências, estão indicadas nas figuras 1 e 2, respectivamente.

Para uma outra situação, na qual o termômetro graduado na escala A indica 17º A, o termômetro graduado na escala B e o graduado na escala Celsius indicarão, respectivamente,

0ºB e 7ºC

0ºB e 10ºC

10ºB e 17ºC

10ºB e 27ºC

17ºB e 10ºC QUESTÃO 58 Juntas de dilatação: conheça suas aplicações e para que servem

A junta de dilatação é uma separação física entre duas partes de uma estrutura, para que estas possam se movimentar sem transmitir esforços entre si. Caso esse espaçamento tenha presença de algum material

rígido ou que tenha perdido suas propriedades de elasticidade, o mesmo produzirá tensões indesejáveis na estrutura, e, assim, impedirá ou restringirá o movimento decorrente da dilatação térmica previsto para a mesma, originando tensões superiores àquelas a serem absorvidas. Logo, poderá ocasionar fissuras nas lajes adjacentes à junta, ocasionando a possibilidade de se propagar às vigas e aos pilares próximos.

Imagens: Reprodução

A largura da junta depende do deslocamento previsto, geralmente está entre 2 e 3 cm, podendo ter larguras maiores. Algumas de suas aplicações mais comuns são em lajes, viadutos, pontes, calçadas e quadras poliesportivas.

Disponível em: <http://www.engenhariae.com.br/>. Acesso em: 5 fev.

2014. (adaptado)

A engenharia está, a cada dia, procurando desenvolver novas técnicas para aumentar a qualidade, a segurança e a durabilidade das estruturas em geral, e as juntas de dilatação

evitam totalmente o surgimento de fissuras na estrutura de uma ponte, por exemplo, pois são espaços nos quais não há trocas de calor com o ambiente.

aliviam as tensões na estrutura quando ela sofre aumento de temperatura, já que, com esse aquecimento, ocorrem dilatações térmicas que poderiam comprometer a integridade estrutural.

quanto ao seu dimensionamento, não dependem do material em que elas serão aplicadas, pois o único fator relevante é a variação de temperatura a que a estrutura será submetida.

quanto ao seu dimensionamento, dependem do tipo de material em que elas serão aplicadas e, independentemente da variação de temperatura a que a estrutura será submetida, essas juntas sempre evitarão possíveis fissuras.

nem sempre são necessárias, somente nas estruturas que sofrem grandes mudanças de temperatura, independentemente de suas constituições materiais.

QUESTÃO 59 Normalmente, encontra-se como invólucro de cigarros, no interior do maço, uma folha que apresenta duas faces: uma de papel comum e outra de alumínio, coladas entre si. Se pegarmos essa folha dupla e a aproximarmos, cuidadosamente, de uma fonte de calor, o que observaremos em relação à dilatação dessa folha?

A folha curva-se para o lado do papel.

A folha não sofre nenhum tipo de curvatura.

A folha curva-se para o lado do alumínio.

A folha curva-se ora para o lado do papel, ora para o lado do alumínio.

A folha dilata sem sofrer curvatura.

Page 16: 1º SIMULADO DO 3º ANO - prealternativo.com.brprealternativo.com.br/download/1o-simulado-do-3a-ano-2017-dia-1.pdf · No cartão-resposta, marque para cada questão, a letra correspondente

Página 15 www.prealternativo.com.br //alternativocc 1º Simulado do 3º Ano | Fevereiro de 2017

ENEM 2017

QUESTÃO 60 Um corpo sólido, quando aquecido, sofre alterações em suas dimensões devido à expansão de seus espaços interatômicos. Quando a temperatura desse corpo se eleva, aumenta a agitação atômica e, como consequência, há o aumento da distância média entre os átomos. A esse fenômeno denominamos dilatação térmica. Segundo relatório elaborado por cientistas da ONU sobre o aquecimento global, até o final deste século as temperaturas atmosféricas subirão de 1,8 °C a 4 °C. Isso significa que a maior parte dos corpos sólidos do planeta sofrerá alterações em

sua massa.

seu volume.

seu calor latente.

seu calor específico.

sua capacidade térmica.

QUESTÃO 61 (UFMG) – Observe as figuras: I II III

Essas figuras representam densímetros como aqueles utilizados em postos de gasolina. O primeiro contém etanol (d = 0,8g/mL). Dos dois restantes, um está cheio de etanol e água (d = 1,0g/ml), e o outro, de etanol e gasolina (d = 0,7g/mL). Com base nessas informações, é possível afirmar:

A densidade da bola preta é maior que 1,0g/mL.

A densidade da bola branca é menor que 0,8g/mL

No densímetro II, a mistura tem densidade menor que 0,8g/mL

No densímetro II, a mistura contém gasolina.

No densímetro III, a mistura contém água. QUESTÃO 62 Durante muito tempo acreditou-se que a cafeína seria a droga psicoativa mais consumida no mundo. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a cafeína não está presente apenas no café, mas sim em uma gama de outros produtos, por exemplo, no cacau, no chá, no pó de guaraná, entre outros. Sobre a cafeína, cuja fórmula estrutural está apresentada abaixo, são feitas as seguintes afirmações.

I. Apresenta em sua estrutura as funções amida e amina. II. Apresenta propriedades alcalinas devido à presença de

sítios básicos de Lewis. III. O composto não apresenta anel aromático.

IV. Sua fórmula molecular é 8 9 4 2C H N O .

São VERDADEIRAS:

somente as afirmações I, II e III.

somente as afirmações II e III.

somente as afirmações I e IV.

somente as afirmações III e IV

somente as afirmações II, III e IV. QUESTÃO 63 Dificilmente iremos encontrar na natureza materiais com alto grau de pureza. O mais comum é encontrarmos materiais na forma de misturas. O solo, por exemplo, é uma mistura de silicatos, sais minerais, materiais de origem orgânica, etc.; o ar é uma mistura de diferentes gases; a água encontrada na natureza é uma solução contendo sais, gases e microrganismos. Sendo assim, torna-se necessário sabermos um pouco sobre a composição dos materiais e como fazer para separar os seus constituintes. Sobre os materiais e os processos de separação, todas as afirmações abaixo estão corretas, exceto:

Os componentes do “ar atmosférico limpo” podem ser separados usando liquefação, seguida de uma destilação fracionada.

A água destilada é uma mistura formada pelos gases hidrogênio e oxigênio.

O solo é uma mistura heterogênea.

A água mineral é uma mistura homogênea, podendo ser purificada por processos de destilação e deionização.

A água e o óleo quando misturados formam um sistema heterogêneo.

QUESTÃO 64 A cefalexina, um antibiótico alternativo às penicilinas, contém os grupamentos funcionais "amida", "ácido carboxílico", "sulfeto" e "amina primária". Observe a figura abaixo e assinale a alternativa que é consistente com a estrutura correta da cefalexina, após a substituição das letras R, X, Y e Z pelos grupos funcionais citados.

R = OH, X = O, Y = NH‚ e Z = S

R = SH, X = O, Y = NH‚ e Z = O

R = OH, X = S, Y = NH‚ e Z = O

R = NH2, X = O, Y = OH e Z = S

R = NH2, X = S, Y = OH e Z = O

etanol mistura II mistura III

Page 17: 1º SIMULADO DO 3º ANO - prealternativo.com.brprealternativo.com.br/download/1o-simulado-do-3a-ano-2017-dia-1.pdf · No cartão-resposta, marque para cada questão, a letra correspondente

1º Simulado do 3º Ano | Fevereiro de 2017 www.prealternativo.com.br //alternativocc CH | Página 16

ENEM 2017

QUESTÃO 65 O lanosterol é um intermediário na biossíntese do colesterol, um importante precursor de hormônios humanos e constituinte vital de membranas celulares.

Os números de carbono terciários e quaternários com hibridização sp3 e o número de elétrons pi existentes na molécula do lanosterol são, respectivamente:

2, 4 e 2.

2, 4 e 4.

3, 3 e 2.

3, 4 e 2.

3, 4 e 4. QUESTÃO 66 O agente laranja ou 2,4-D é um tipo de arma química utilizada na Guerra do Vietnã como desfolhante, impedindo que soldados se escondessem sob as árvores durante os bombardeios.

Na estrutura do agente laranja, anterior, estão presentes:

4 elétrons pi e 1 cadeia aromática.

formula molecular C8H3O3Cl2

1 cadeia aliciclica com apenas 9 ligações sigma.

1 cadeia heterogênea e 5 carbonos secundários.

1 cadeia aromática e 16 ligações sigmas. QUESTÃO 67 Nesse momento você deve estar em estado de alerta e atenção para fazer esta prova. Talvez, antes de sair de casa, tenha tomado um café, talvez ainda tenha comido um chocolate. Uma das substâncias que causam os efeitos produzidos pela ingestão desses itens é a cafeína, que apresenta a fórmula estrutural:

Sobre a cafeína, são feitas as seguintes afirmações:

I. É um composto heterocíclico. II. Tem fórmula molecular C8H10O2N4. III. Apresenta 32% de nitrogênio. IV. Possui apenas 3 carbonos primários e 5 carbonos sp2 Dados: C = 12; N = 14; O = 16; H =1

Estão corretas apenas as afirmativas

I e II.

I, II e IV.

I, II e III

II, III e IV

I, II, III e IV QUESTÃO 68

(Enem PPL 2013) Industrialmente é possível separar os componentes do ar, utilizando-se uma coluna de fracionamento. Com este processo, obtêm-se gases como: oxigênio (O2), nitrogênio (N2) e argônio (Ar). Nesse processo o ar é comprimido e se liquefaz; em seguida ele é expandido, volta ao estado gasoso e seus componentes se separam um a um. A ordem de separação dos gases na coluna de fracionamento está baseada em qual propriedade da matéria?

Na densidade dos gases, ou seja, o menos denso separa-se primeiro.

Na pressão parcial dos gases, ou seja, o gás com menor pressão parcial separa-se primeiro.

Na capacidade térmica dos gases, ou seja, o gás que mais absorve calor separa-se primeiro.

Na condutividade térmica dos gases, ou seja, o gás que mais rápido absorve calor separa-se primeiro.

Na temperatura de ebulição dos gases, ou seja, o gás com menor temperatura de ebulição separa-se primeiro.

QUESTÃO 69 Os nomes dos processos I, II e III, representados pelo fluxograma acima e referentes à separação dos componentes da mistura, são, respectivamente:

decantação, centrifugação e filtração.

separação magnética, filtração e destilação simples.

filtração, separação magnética e destilação fracionada.

cristalização, decantação e centrifugação.

separação magnética, decantação e filtração

Page 18: 1º SIMULADO DO 3º ANO - prealternativo.com.brprealternativo.com.br/download/1o-simulado-do-3a-ano-2017-dia-1.pdf · No cartão-resposta, marque para cada questão, a letra correspondente

Página 17 www.prealternativo.com.br //alternativocc 1º Simulado do 3º Ano | Fevereiro de 2017

ENEM 2017

QUESTÃO 70

Um estudante listou os processos como exemplos de fenômenos que envolvem reações químicas:

I - adição de álcool à gasolina. II - fermentação da massa na fabricação de pães. III - obtenção de sal por evaporação da água do mar. IV - precipitação da chuva. V - queima de uma vela. O número de ERROS cometidos pelo estudante é:

0

1

2

3

4 QUESTÃO 71 Sobre os processos de separação das seguintes misturas, todas estão corretos, exceto.

I) água + areia. II) sal + água. III) água + óleo de soja. IV) iodo sólido + cloreto de sódio. V) água + partículas em suspensão. VI) álcool + água.

Os componentes da mistura I são separados por filtração.

Os componentes da mistura III são separados por decantação através do funil de separação.

Os componentes da mistura IV podem ser separados por sublimação.

A filtração sob pressão reduzida é o processo mais eficaz de separação da mistura II.

A destilação fracionada é um método eficaz para separar os componentes da mistura VI.

QUESTÃO 72

(ENEM) O principal processo industrial utilizado na produção de fenol é a oxidação do cumeno (isopropilbenzeno). A equação mostra que esse processo envolve a formação do hidroperóxido de cumila, que em seguida é decomposto em fenol e acetona, ambos usados na indústria química como precursores de moléculas mais complexas. Após o processo de síntese, esses dois insumos devem ser separados para comercialização individual.

Considerando as características físico-químicas dos dois insumos formados, o método utilizado para a separação da mistura, em escala industrial, é a

filtração.

ventilação.

decantação.

evaporação.

destilação fracionada.

QUESTÃO 73 O carbono é um elemento que pode se unir de várias formas, gerando diversas substâncias, o que lhe confere uma propriedade denominada alotropia. Grafite, diamante, fulereno (buckminsterfulereno), tubeleno e grafeno, que estão representadas a seguir, são algumas das formas alotrópicas do carbono.

Tais formas apresentam arranjos espaciais diferentes entre si, apresentando características e aplicações distintas a cada uma. Em uma delas há um arranjo espacial de nanoesfera que permite o transporte encapsulado de medicamentos quimioterápicos que seriam liberados apenas quando em contato com células portadoras do câncer, minimizando os efeitos colaterais desses medicamentos sobre as células saudáveis. A forma alotrópica do carbono que pode ser usada como transportadora de medicamentos na Medicina é

a grafite.

o diamante.

o fulereno.

o tubeleno.

o grafeno. QUESTÃO 74 (Enem PPL 2012) A grafita é uma variedade alotrópica do carbono. Trata-se de um sólido preto, macio e escorregadio, que apresenta brilho característico e boa condutibilidade elétrica. Considerando essas propriedades, a grafita tem potência de aplicabilidade em:

Lubrificantes, condutores de eletricidade e cátodos de baterias alcalinas.

Ferramentas para riscar ou cortar materiais, lubrificantes e condutores de eletricidade.

Ferramentas para amolar ou polir materiais, brocas odontológicas e condutores de eletricidade.

Lubrificantes, brocas odontológicas, condutores de eletricidade, captadores de radicais livres e cátodo de baterias alcalinas.

Ferramentas para riscar ou cortar materiais, nanoestruturas capazes de transportar drogas com efeito radioterápico.

Page 19: 1º SIMULADO DO 3º ANO - prealternativo.com.brprealternativo.com.br/download/1o-simulado-do-3a-ano-2017-dia-1.pdf · No cartão-resposta, marque para cada questão, a letra correspondente

1º Simulado do 3º Ano | Fevereiro de 2017 www.prealternativo.com.br //alternativocc CH | Página 18

ENEM 2017

QUESTÃO 75

(ENEM) Entre as substâncias usadas para o tratamento de água está o sulfato de alumínio que, em meio alcalino, forma partículas em suspensão na água, às quais as impurezas presentes no meio se aderem. O método de separação comumente usado para retirar o sulfato de alumínio com as impurezas aderidas é a

flotação.

levigação.

ventilação.

peneiração.

centrifugação. QUESTÃO 76 (Ufpr 2017) As moléculas mais utilizadas pela maioria das células para os processos de conversão de energia e produção de ATP (trifosfato de adenosina) são os carboidratos. Em média, um ser humano adulto tem uma reserva energética na forma de carboidratos que dura um dia. Já a reserva de lipídeos pode durar um mês. O armazenamento de lipídeos é vantajoso sobre o de carboidratos pelo fato de os primeiros terem a característica de serem:

isolantes elétricos.

pouco biodegradáveis.

saturados de hidrogênios.

majoritariamente hidrofóbicos.

componentes das membranas. QUESTÃO 77 (Pucrs 2016) Para responder à questão, leia as informações e as afirmativas que seguem.

A água é o componente mais abundante do corpo humano,

sendo responsável por aproximadamente 70% do peso total

do corpo. Durante o exercício físico, o calor gerado pelo metabolismo aumenta a temperatura do corpo. O sistema nervoso detecta esse aumento de temperatura e desencadeia a liberação de suor, constituído principalmente de água. A água presente no suor carrega eletrólitos dissolvidos e esfria o corpo ao evaporar, por isso deve ser reposta para a manutenção da homeostase do organismo e para o funcionamento normal dos órgãos, dos tecidos e das células. Sobre o metabolismo da água no corpo humano, considere as afirmativas:

I. O corpo, durante o exercício físico, perde água proveniente de fluidos extra e intracelulares. II. A hiper-hidratação pode ser danosa para o corpo, já que pode ocorrer uma diluição excessiva dos eletrólitos se o rim não excretar o excesso de fluidos. III. A ingestão de bebidas isotônicas tem como finalidade reduzir a queima de substâncias energéticas no organismo, provocando a diminuição da temperatura corporal. Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

I.

III.

I e II.

I e III.

II e III.

QUESTÃO 78 (Udesc 2016) Na composição química das células, um constituinte de extrema importância são os glicídios, também chamados de açúcares ou carboidratos.

Analise as proposições com relação a estas moléculas.

I. Algumas são a fonte primária de energia para as células, e

outras atuam como reserva desta energia. II. Alguns glicídios são importantes para a formação dos

ácidos nucleicos. III. Como exemplo destas moléculas pode-se citar a glicose, o

amido, o glicogênio e a celulose. IV. Além de função energética, elas podem ter papel estrutural em algumas células.

Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

Todas as afirmativas são verdadeiras. QUESTÃO 79 (Cefet MG 2015) O ovo é um recipiente biológico perfeito que contém material orgânico e inorgânico em sua constituição. Um de seus componentes é a clara ou albúmen, formada predominantemente por água e também por proteínas. Caso a galinha se reproduza antes da liberação do óvulo ocorrerá a formação de um embrião no interior do ovo. Porém, para que este se desenvolva é necessária uma transferência de calor, que ocorre durante o período em que essas aves chocam os ovos.

Disponível em: <http://super.abril.com.br>. Acesso em 21 abr. 2015. (Adaptado).

Caso a galinha saia do ninho temporariamente durante esse período, o desenvolvimento do embrião não cessará em virtude da água no interior do ovo

diluir substâncias tóxicas.

ser um solvente universal.

possuir um alto calor específico.

participar de reações de hidrólise.

apresentar elevado valor nutricional. QUESTÃO 80 (Uel 2017) Mimetismo é um termo utilizado em biologia, a partir da metade do século XIX, para designar um tipo de adaptação em que uma espécie possui características que evoluíram para se assemelhar com as de outra espécie. As observações do naturalista Henry Walter Bates, estudando borboletas na Amazônia, levaram ao desenvolvimento do conceito de mimetismo batesiano. É correto afirmar que o mimetismo batesiano é uma adaptação em que

a fêmea de algumas espécies de inseto é imitada por flores que se beneficiam da tentativa de cópula do macho para sua polinização.

uma espécie apresenta características que a assemelham ao ambiente, dificultando sua localização por outras espécies com as quais interage.

um modelo inofensivo é imitado por um predador para se aproximar o suficiente de sua presa a ponto de capturá-la.

um modelo tóxico ou perigoso é imitado por espécies igualmente tóxicas ou perigosas.

um modelo tóxico ou perigoso é imitado por espécies palatáveis ou inofensivas.

Page 20: 1º SIMULADO DO 3º ANO - prealternativo.com.brprealternativo.com.br/download/1o-simulado-do-3a-ano-2017-dia-1.pdf · No cartão-resposta, marque para cada questão, a letra correspondente

Página 19 www.prealternativo.com.br //alternativocc 1º Simulado do 3º Ano | Fevereiro de 2017

ENEM 2017

QUESTÃO 81 (Unesp 2017) Na figura estão representados exemplares de peixes, de aves e de mamíferos.

As semelhanças de formato dos corpos e dos membros locomotores nos animais representados decorrem

da mutação que ocorre nos indivíduos em resposta às exigências adaptativas de ambientes com diferentes características, o que leva à irradiação adaptativa.

da ação da seleção natural atuando sobre indivíduos em ambientes com diferentes características, o que leva à convergência adaptativa.

da ação da seleção natural atuando sobre indivíduos em ambientes com as mesmas características, o que leva à convergência adaptativa.

da mutação que ocorre casualmente em indivíduos que vivem em ambientes com as mesmas características, o que leva à irradiação adaptativa.

da ação da deriva genética, que permite a fixação de diferentes fenótipos em ambientes com diferentes características, o que leva à convergência adaptativa.

QUESTÃO 82 (Pucpr 2016) Em outubro de 2010, a Anvisa, após alguns hospitais brasileiros sofrerem com um surto da bactéria “KPC”, resolveu proibir a venda de antibióticos sem receita médica pelas farmácias. Com a nova regra, a receita médica para antibióticos ficará retida na farmácia junto com os dados do comprador. A validade da receita é de 10 dias, o que obriga o paciente a procurar novamente o médico em casos de persistência da doença. Um dos objetivos da regra é mudar o hábito do brasileiro de se automedicar, uma vez que o uso indiscriminado de antibióticos pode provocar

a resistência microbiana, a qual pode tornar a bactéria resistente ao medicamento, uma vez que o uso indiscriminado de antibióticos pode induzir novas formas de bactérias.

a aquisição de resistência por indução de componentes antimicrobianos; com isso, as bactérias geram cepas capazes de suportar os antibióticos.

a resistência microbiana desencadeada pela indução de formas genéticas modificadas pela troca de pequenos plasmídeos (plasmídeo R) encarregados de levarem consigo genes que permitem a resistência antimicrobiana.

a necessidade de mudança por parte da população bacteriana, que se torna resistente por alterações genéticas impostas pelo uso dos antibióticos.

a redução da eficácia dos antibióticos devido à seleção de organismos resistentes.

QUESTÃO 83 (Ucs 2016) Em uma ilha do Pacífico, há muitos anos, ocorreu um Tsunami que vitimou grande parte da população. Dos poucos sobreviventes, alguns possuíam uma mutação gênica transmitida aos seus descendentes, originando uma população com frequência de alelos diferente da população original. Esse processo chama-se de

Migração Gênica.

Efeito Fundador.

Seleção Sexual.

Equilíbrio Gênico.

Convergência Evolutiva.

QUESTÃO 84 (G1 - ifsp 2016) Sapos e rãs são anfíbios, apresentam dependência de ambientes terrestres úmidos ou aquáticos, apresentam na sua pele as glândulas de muco para conservá-la úmida e favorecer trocas gasosas, além de poder exibir glândulas de veneno que eliminam substâncias para combater microrganismos e afugentar animais predadores. A explicação para essas características nos anfíbios, fornecida pela Teoria da Evolução de Charles Darwin é apresentada em:

seleção de adaptações positivas devido à ação do meio ambiente.

lei do uso e desuso.

a existência de pulmão atrofiado devido à respiração cutânea.

a transmissão de características adquiridas para os descendentes.

a destruição dessas espécies porque estão mal adaptadas. QUESTÃO 85 (Uema 2016) Para responder à questão, analise o esquema que mostra uma população de gafanhotos submetida a determinado inseticida por um período prolongado.

Quanto ao processo de seleção, é possível afirmar, após o uso do inseticida, que

a seleção natural favorece os indivíduos com fenótipos extremos (representados pela cor clara) em relação aos indivíduos com fenótipos intermediários.

a seleção natural favorece os indivíduos com fenótipos extremos (representados pela cor clara) da variação normal (representados pela cor escura) da população.

a seleção natural age de forma aleatória, favorecendo os insetos sensíveis (representados pela cor clara) e os resistentes (representados pela cor escura) ao acaso.

a seleção natural elimina os indivíduos muito diferentes da média (representados pela cor escura), com características extremas, o que favorece os indivíduos com fenótipos intermediários.

a seleção natural favorece os insetos resistentes (representados pela cor escura), visto que eles sobrevivem e podem se reproduzir; os insetos sensíveis (representados pela cor clara) têm sua população diminuída.

Page 21: 1º SIMULADO DO 3º ANO - prealternativo.com.brprealternativo.com.br/download/1o-simulado-do-3a-ano-2017-dia-1.pdf · No cartão-resposta, marque para cada questão, a letra correspondente

1º Simulado do 3º Ano | Fevereiro de 2017 www.prealternativo.com.br //alternativocc CH | Página 20

ENEM 2017

QUESTÃO 86 (Enem 2ª aplicação 2016) Darwin, em viagem às Ilhas Galápagos, observou que os tentilhões apresentavam bicos com formatos diferentes em cada ilha, de acordo com o tipo de alimentação disponível. Lamarck, ao explicar que o pescoço da girafa teria esticado para colher folhas e frutos no alto das árvores, elaborou ideias importantes sobre a evolução dos seres vivos. O texto aponta que uma ideia comum às teorias da evolução, propostas por Darwin e por Lamarck, refere-se à interação entre os organismos e seus ambientes, que é denominada de

mutação.

adaptação.

seleção natural.

recombinação gênica.

variabilidade genética. QUESTÃO 87 (G1 - ifba 2016) As mutações genéticas são, na maior parte das vezes, aleatórias, e constituem uma eficiente forma de variação genética. Entretanto, o processo de seleção natural não é aleatório. Uma decorrência importante dessa afirmação é que:

espécies mais bem adaptadas tendem a ser mais bem distribuídas em diferentes biomas.

a seleção natural prioriza as formas de vida mais complexas em ambientes com maiores chances de mudanças.

a seleção é o mecanismo responsável pela modificação que as espécies sofrem ao longo do tempo evolutivo para se tornarem mais aptas ao meio.

a adaptação ocorre de maneira gradual à medida que o ambiente vai se modificando, conduzindo as espécies para um status mais ajustado ao ambiente em que vivem.

A seleção natural é um mecanismo que seleciona os indivíduos com maiores chances de sobrevivência e reprodução em um dado contexto ambiental, fazendo com que a

QUESTÃO 88 (Ufpa 2016) Guerra evolutiva. As salamandras-de-pele-rugosa desenvolveram a habilidade de secretar pela epiderme um veneno paralisante (TTX – tetrodotoxina) que detém ou mata a maioria dos predadores devido ao bloqueio de canais de sódio dependentes de voltagem, cuja ativação é necessária para a condução dos impulsos nervosos. Algumas serpentes do gênero Thamnophis desenvolveram resistência ao veneno. Há, no entanto, um preço a pagar: estas serpentes movimentam-se lentamente por várias horas após ingerir essas salamandras, tornando-se vulneráveis aos seus próprios predadores.

In: Life: The Science of Biology, 8th edition.

Sobre o processo de adaptação de que trata o texto acima, a única alternativa correta é

Seleção natural foi o elemento causador das características que tornaram as serpentes resistentes ao veneno.

Serpentes com mutações nos canais de sódio foram selecionadas entre as populações de serpentes que existem no ambiente.

Essa adaptação é completamente lucrativa para a população de serpentes resistentes, uma vez que as impede de serem afetadas pelo veneno da presa.

A adaptação a que se refere o texto é um exemplo da teoria de Lamarck para a existência e variabilidade genética entre os seres vivos.

De tanto serem expostas ao veneno, essas serpentes desenvolveram uma adaptação em seus canais de sódio que os tornou resistentes ao efeito do TTX.

QUESTÃO 89 (Ufal 2010) A matéria que constitui os seres vivos revela abundância em água, cerca de 75% a 85%, além de proteínas (10 a 15%), lipídios (2 a 3%), glicídios (1%), ácidos nucleicos (1%), e de sais minerais diversos (1%). Com relação a alguns componentes químicos do corpo humano, assinale a alternativa incorreta.

Na composição química das membranas celulares, há fosfolipídios organizados em duas camadas; há também moléculas de proteína.

O colesterol, conhecido principalmente por estar associado ao enfarte e a doenças do sistema circulatório, é um importante componente de membranas celulares.

Um importante polissacarídeo, o amido, é armazenado no fígado e, quando o organismo necessitar, esse polissacarídeo pode ser quebrado, originando moléculas de glicose para o metabolismo energético.

Os íons de cálcio (Ca++) participam das reações de coagulação do sangue e da contração muscular, além de serem componentes fundamentais dos ossos.

Os íons de sódio (Na+) e de potássio (K+), entre outras funções, são responsáveis pelo funcionamento das células nervosas.

QUESTÃO 90 (Ufpel 2007) Durante muito tempo acreditou-se que os carboidratos tinham funções apenas energéticas para os organismos. O avanço do estudo desses compostos, porém, permitiu descobrir outros eventos biológicos relacionados aos carboidratos.

"Ciência Hoje". V. 39., 2006. [adapt.].

Baseado no texto e em seus conhecimentos, é INCORRETO afirmar que

os carboidratos são fundamentais no processo de transcrição e replicação, pois participam da estrutura dos ácidos nucléicos.

os carboidratos são importantes no reconhecimento celular, pois estão presentes externamente na membrana plasmática, onde eles formam o glicocálix.

os triglicérides ou triacilglicerídeos, carboidratos importantes como reserva energética, são formados por carbono, hidrogênio e oxigênio.

tanto quitina, que forma a carapaça dos artrópodes, quanto a celulose, que participa da formação da parede celular, são tipos de carboidratos.

o amido, encontrado nas plantas, e o glicogênio, encontrado nos fungos e animais, são exemplos de carboidratos e têm como função a reserva de energia.

Page 22: 1º SIMULADO DO 3º ANO - prealternativo.com.brprealternativo.com.br/download/1o-simulado-do-3a-ano-2017-dia-1.pdf · No cartão-resposta, marque para cada questão, a letra correspondente

Página 21 www.prealternativo.com.br //alternativocc 1º Simulado do 3º Ano | Fevereiro de 2017

ENEM 2017

Page 23: 1º SIMULADO DO 3º ANO - prealternativo.com.brprealternativo.com.br/download/1o-simulado-do-3a-ano-2017-dia-1.pdf · No cartão-resposta, marque para cada questão, a letra correspondente

1º Simulado do 3º Ano | Fevereiro de 2017 www.prealternativo.com.br //alternativocc CH | Página 22

ENEM 2017

Page 24: 1º SIMULADO DO 3º ANO - prealternativo.com.brprealternativo.com.br/download/1o-simulado-do-3a-ano-2017-dia-1.pdf · No cartão-resposta, marque para cada questão, a letra correspondente

Página 23 www.prealternativo.com.br //alternativocc 1º Simulado do 3º Ano | Fevereiro de 2017

ENEM 2017

Use o QrCode abaixo para

conferir o gabarito online

Copyright© 2017 Alternativo Curso e Colégio. Todos os direitos reservados