1ª edição - jornal "rômulo em foco"

4

Click here to load reader

Upload: romulo-castelo-em-foco

Post on 08-Apr-2016

219 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Esta é a 1ª edição do jornal "Rômulo em Foco" da EEFM Rômulo Castello, produzida pelos alunos da escola e lançada em Dezembro de 2014.

TRANSCRIPT

Page 1: 1ª edição - Jornal "Rômulo em Foco"

Dezembro 2014 - Rômulo em Foco 1

INFORMAÇÃO, NOTÍCIA E CULTURA

1ª EdiçãoDezembro 2014

PROEMI – Mais que inovador; essencial!

O ano de 2014 foi bem movimentado na Escola Rômulo Castello! Nosso início foi marcado por, aproximadamente, 31 dias sem aulas, devido à greve dos professores. Mas, para compensar, o restante do ano letivo foi incrementado com diversos eventos super bacanas. Fizemos uma listinha para relembrarmos um pouquinho de tudo o que aconteceu por aqui.

O PROEMI,  Programa Ensino Médio Inovador,  chegou em fazer a diferença e tem transformado a realidade de muitos alunos. O programa nos oferece  oficinas  de  química,  num laboratório muito bem equipado, aulas de reforços, oficina de textos, teatro e muito mais. As aulas são feitas no contra turno do aluno, facilitando, assim, o seu acesso aos projetos. As atividades desenvolvidas no programa  têm ajudado muito os alunos e os professores, pois todas as aulas são uma aprendizagem a mais. A escola também ganha com tudo isso: a medida em que seus alunos estão sendo qualificados, mais reconhecimento ela recebe. O projeto está sendo coordenado pelo professor Cláudio Manga de  Biologia,  que tem feito um excelente trabalho de incentivo  tanto para os professores quanto  para  os alunos. O projeto está avançando cada vez mais com novas ideias que estão surgindo,  como o nosso jornal, por exemplo. Esperamos  que,  em 2015,  mais alunos se inscrevam e  mais oficinas sejam criadas.  Aguardamos ansiosamente a oficina de fotografia. Com professores bem capacitados,  o intuito do programa  é passar cada vez mais  conhecimento,  transformando, assim, o jovem de hoje para que haja um futuro melhor.

► Festa Caipira, que aconteceu no início de Agosto, nos turnos matutino e vespertino. ► Homenagem à Gretta Oliveira (matutino) e Kaio Cesar (vespertino), que tornaram o sonho do intercâmbio uma realidade.► PROEMI, o Projeto Ensino Médio Inovador que veio para melhorar ainda mais nossa escola!► Interclasse Masculino e Feminino, que já não pode mais faltar no Rômulo Castello!► Dia F, foi um dia no qual a equipe do atual Conselho de Escola mostrou aos alunos e comunidade a importância do conselho.► A venda da rifa de 300,00, que foi uma espécie de gincana entre as turmas dos três turnos. Além dos prêmios das turmas vencedoras de cada turno, o dinheiro pôde proporcionar a compra da mesa de pingue-pongue para nosso lazer.

Tarde do Oscar 2014

RETROSPECTIVA 2014 – RÔMULO CASTELLO

EM FOCORômulo

Por Letícia Peisino Buleriano – 2º M02

Por Thalya Alves de Oliveira 2ºV01

Page 2: 1ª edição - Jornal "Rômulo em Foco"

Dezembro 2014 - Rômulo em Foco Dezembro 2014 - Rômulo em Foco 32

EDITORA - Ivanna Frota

REDATORES - Diego da Silva Barbosa – 2ºM02 - Jennifer Silva – 1ºM04 - Kalebe Batista de Souza – 1ºM03 - Taciana Tartaglia – 2ºM02 - Leticia Peisino - 2ºM02 - Kauana E. dos Santos – 3ºV02 - Thalya Alves de Oliveira 2ºV01

REVISÃO - Carolinne Ornellas

IMAGENS - Cláudio Manga - Leticia Peisino

RÔMULO EM FOCO

EEEFM RÔMULO CASTELLORua da Independência, S/N, Rosário de Fátima,

(27) 3228 1385

EMAIL: [email protected]

CONTATO

EQUIPE

► Maratona de Matemática, que ocorreu no turno Matutino e foi dividida em três etapas. A segunda etapa, mais marcante e mais divertida, foi a torta na cara que rolou na quadra, sendo que, no jogo de perguntas e respostas, quem perdesse levava uma “tortada” do oponente.► Festa de Halloween, feita pelos alunos do turno Vespertino e aberta aos alunos dos demais turnos. Uma festa muito divertida, bem decorada e muito bem organizada!► Mostra Cultural, realizada no turno Matutino, contou com teatros, saraus, apresentações, exposições e muito mais, tudo feito pelos alunos com auxílio dos professores.► Tarde do Oscar, que foi um evento promovido pelo Projeto Drogas, organizado de forma interdisciplinar por alguns professores. O projeto foi desenvolvido em duas etapas: a primeira consistiu em uma pesquisa sobre os danos e o uso de cada tipo

de droga lícita e ilícita existente; já a segunda etapa envolveu os alunos na produção de um curta-metragem sobre a conscientização do uso das drogas em geral. A Tarde do Oscar, então, foi a finalização do projeto, momento em que os alunos foram premiados em quatro categorias: Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro e Melhor Curta-Metragem.► Feira de Física e Química, realizada pelos alunos do Matutino com auxílio dos professores Esley de Química e Luciana de Física. O intuito foi de realizar experimentos e projetos para proporcionar melhor entendimento das disciplinas e uma interação entre alunos.► E, para fechar com chave de ouro, tivemos o Dia de Ação de Graças, ocorrido no dia 27 de novembro, no turno matutino. Momento em que, numa atitude de gratidão, cada turma fez uma apresentação coreográfica.

1- Sandra, para iniciarmos, o que é ser diretora de uma escola como o Rômulo e o que você tem achado da experiência? Bom, ser diretora, primeiro, é um desafio, principalmente pela formação que eu tenho. São 26 anos dentro de uma sala de aula, então a minha experiência é pedagógica e a direção pressupõe desafios pedagógicos e administrativos também. A gente vai aprendendo na prática, porque não somos preparados

para isso: administrar os recursos, as verbas. A parte financeira mesmo da escola é muito trabalhosa e de muita responsabilidade. 2- Quais são os maiores desafios e o que mais te agrada nesse cargo? O que mais agrada é você conseguir transformar a escola, você concretizar sonhos que, até então, numa sala de aula, a gente não consegue. Então, quando você vai mudando a cara da escola, você vai conquistando coisas, vai

vendo aquilo melhorar. É muito bom. O desafio, que para mim é o mais importante, é melhorar os números da escola no PAEBES e ver os alunos passando na UFES. Ver a melhoria do espaço físico, a aquisição de equipamentos de tecnologia, tudo isso é para atingirmos o objetivo maior, que é fazer com que os resultados da escola sejam melhores. Que a escola saia daquele lugar de uma escola que tem os piores resultados para uma que tem os melhores. 3- Desde que assumiu a direção, foi possível ver mudanças positivas acontecendo na escola, tanto na estrutura quanto nas atividades desenvolvidas. Quais são seus planos para o ano de 2015? Aprimorar todas essas ações que foram iniciadas, fortalecer ainda mais o PROEMI.4- Você acha que está sendo bem aceita por parte dos alunos, pais e comunidade? Por quê?Sim, aceita sim. Agora, as pessoas precisam se envolver mais, nós temos poucos alunos envolvidos, mas a gente vê, nesses poucos, uns

muito envolvidos, e é uma coisa muito bacana! É gostoso de ver esse comprometimento. E, aí, você pensa que isso poderia contaminar um número maior de alunos.

5- Foi-nos informado que você, juntamente com outros professores, deu início ao projeto de Jornal Escolar aqui no Rômulo. Em sua opinião, qual a importância do Jornal? Primeiro, comunicação. Tudo que investe na comunicação entre as pessoas é um ganho muito grande. E o jornalzinho vai ser um veículo que vai levar a escola para fora dela, as coisas que acontecem aqui, e que são muito bacanas, podem ser levadas para a comunidade, para as famílias. E para quem participa do jornal é uma oportunidade de exercitar a escrita, a produção de textos.

6- Quais são as principais dificuldades para seguir com o projeto do Jornal? Pois, como sabemos, o jornal na época não seguiu adiante. Na verdade, nós levamos o jornal até

o final do ano e, no ano seguinte, faltou envolvimento dos alunos. E a gente tinha dificuldade com os recursos, era tudo muito regrado, não tinha muito acesso a material, então era muito difícil.

7- Você acha que a escola vai conseguir manter o projeto? Por quê? Com certeza, até porque está dentro das ações do PROEMI, e a gente pretende dar continuidade. Tem verbas para isso e tem aluno que está se envolvendo. Percebe-se uma mudança da escola, a gente encontra alunos mais envolvidos e professores mais empenhados, bem preparados e com vontade de trabalhar. Eu entrei em 2008 nessa escola, e eu lembro que a gente tinha problema com disciplina, coisa que a gente não tem tanto hoje mais. Tinha turma que você não conseguia dar aula. Acho que a escola vem evoluindo, vem avançando. Então, acho que hoje a gente tem material humano e os recursos necessários para seguir com o jornal.

Editorial

“SOB NOVA DIREÇÃO”Entrevista

“Percebe-se uma mudança da escola, a gente encontra alunos mais envolvidos e professores mais empenhados, bem

preparados e com vontade de trabalhar.” Caro leitor, é com grande alegria que, depois de alguns anos, voltamos a publicar o nosso jornal “Rômulo em foco”. Isso só foi possível graças ao esforço de um grupo de alunos e professores durante ações do PROEMI. As conquistas de cada um no desenvolvimento da leitura e escrita, os laços afetivos que construíram no decorrer da produção de cada matéria, nos dão a certeza de que estamos no caminho certo para continuarmos esse trabalho em 2015. Nesta edição, você terá uma retrospectiva do ano em nossa escola, além de outras matérias para lá de interessantes para conferir!

Uma boa leitura para todos e até a próxima!!!!

Em entrevista, Sandra conta como está sendo a experiência na direção da Escola Rômulo Castello e relembra quando, junto com outros professores, começou o projeto do jornal da escola, em 2009.

Entrevista realizada no dia 19 de Novembro de 2014 por Leticia Peisino e Taciana Tartaglia – 2ºM02.

Tarde de Slack com The Gold Slack

“Então, quando você vai mudando a cara da escola, você vai conquistando coisas, vai vendo aquilo melhorar.” É muito bom.”

Page 3: 1ª edição - Jornal "Rômulo em Foco"

Dezembro 2014 - Rômulo em Foco Dezembro 2014 - Rômulo em Foco 54

Mesmo sem percebermos, a política está ligada a vários, se não a todos, aspectos da nossa vida. Diariamente, sofremos a influência das boas ou más decisões tomadas por aqueles que governam o país. Um exemplo simples e corriqueiro que podemos citar é: você chega atrasado em um compromisso porque não conseguiu entrar no ônibus que estava lotado, teve que esperar 30 minutos para que outro viesse e, ainda, enfrentou o excesso de carros nas ruas que gerou um trânsito lento. A quem pode ser atribuída a culpa? Se pararmos para pensar, há muitos outros exemplos do nosso cotidiano que são resultados de uma má administração. Contudo, muitos de nós permanecemos alienados

quando o assunto é política. Na verdade, poucos buscam informações sobre política, de modo que a maioria não vota baseado nas melhores propostas ou no candidato mais honesto. Para a maioria das pessoas, o critério para votação é simpatizar com o candidato A ou B, ou por sua ideologia. Nesse ponto, independe da realidade, seja ela qual for. O problema está no fato de que as pessoas, em sua maioria, não têm consciência de que uma sociedade ruim não é problema só dos outros, mas também de si mesmo. Afinal, o povo de uma nação é constituído por todos os indivíduos que nela convivem, sem distinção de credo, raça ou classe. E, aliás, isso também inclui os políticos, pois esses saem do

próprio povo e são parte dele. Portanto, política é uma questão para todos, principalmente para os jovens, que são considerados “o futuro da nação”. Informar-se sobre o tema é preciso. Seja pelo jornal ou através da internet, as opções para se manter atualizado são muitas. Exercer a cidadania vai muito além de digitar alguns números em uma urna: consiste em buscar um Brasil do qual podemos nos orgulhar, a tão sonhada Pátria Amada. As decisões que tomamos hoje serão refletidas nas gerações futuras. Não há como optar pela indiferença e pelo conformismo e esperar por algo diferente do que vemos hoje, de braços cruzados. A mudança começa em nós e através de nós.

Por Kalebe Batista de Souza – 1ºM03

A equipe do jornal da escola Rômulo Castello teve o prazer de estar na rede Tribuna de comunicação do Espírito Santo, no dia 14 de novembro, junto com a professora de Língua Portuguesa Ivanna Frota. O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento de um jornal de grande circulação. Fundada em 22 de setembro de 1958 na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, A Tribuna vem se destacando e crescendo até os dias de hoje. Hoje, A Tribuna é considerado um dos melhores e maiores jornais do Espírito Santo, destacando o nosso estado no cenário natural. Essa liderança foi conquistada e consolidada por conta de sua ética, profissionalismo e competência empresarial. O Jornal A Tribuna inclui diversas editorias temáticas, dentre elas: Cidade, Política, Economia, Classificados e Esporte. A Sr.ª Maria Tereza Falcão foi quem

nos recepcionou, explicando e mostrando- nos como funciona a empresa. Também tivemos a oportunidade de conhecer alguns apresentadores, como a Débora Moraes que apresenta o Ronda Geral e a Ingrid Schwartz que apresenta, junto com Torino Marques e George Bitti, o programa Tribuna Notícias. Conhecemos, também, um pouco dos programas: Nove Minutos (que agora não está mais no ar), Ponto Cult e alguns outros que a Rede Tribuna nos oferece. A produção de um jornal é um trabalho complexo que envolve profissionais de diversas áreas, principalmente os da área de comunicação e da indústria gráfica. São profissionais de artes gráficas e editoração, jornalistas e redatores, pré-impressão e gráfica, etc. Sendo assim, para produzir as notícias de um jornal diário, é preciso vencer várias etapas em diversos campos de trabalho. Os repórteres são pessoas capacitadas, que vão todos os dias, com

sol ou com chuva, obter suas notícias para transmiti-las ao público. De posse de todas as informações sobre a notícia, o repórter produz a matéria que deverá ser redigida de acordo com o espaço disponível na página do jornal. Depois de pronta, a matéria passa pela edição, que é a finalização do material redigido. Após essa etapa, a matéria passa pela revisão, que é a sua verificação sob o aspecto gramatical, sob as normas da língua culta e sob os padrões de linguagem e ética do jornal. Em seguida, a matéria é encaminhada para diagramação, que irá dispor os textos, fotos e ilustrações no espaço da página do jornal. Após a diagramação das matérias, o jornal é enviado para a impressão e encaminhado para circulação. Depois de conhecermos todo esse processo, voltamos para nossa Escola com vontade de transformar nossa realidade em notícia.

Artigo de Opinião

“Será que um filho teu não foge à luta?”Por Kauana Ezechiele dos Santos – 3ºV02

EQUIPE DO “RÔMULO EM FOCO” VISITA O JORNAL A TRIBUNA

FériasPor Diego da Silva Barbosa 2M2

Com o ano chegando ao fim, muitas pessoas já estão pensando em onde passar as férias. Geralmente, as praias são o alvo para o reveillon e também para o restante de janeiro. Nessa época, os mais beneficiados são os comerciantes, donos de pousadas, hotéis e donos de casas que alugam suas propriedades para as temporadas. Por isso, as férias trazem consigo a preocupação, é claro, também com os gastos. É essencial, antes de “torrar” o dinheiro reservado para esse fim,

fazer um orçamento e pesquisar bem onde vai se hospedar para evitar problemas desnecessários no decorrer do tão esperado descanso e para aproveitar bem o lazer. O Espírito Santo é bem diversificado, com suas belas praias, museus, trilhas, pontos turísticos e históricos. Além disso, também tem sua extensa e diversificada fauna e flora, com espécies locais e resquícios fragmentados da Mata Atlântica. Os pontos mais recomendados para o turismo aqui na Grande Vitória são: Associação das Paneleiras de Goiabeiras, Capela de Santa Luzia, Parque Moscoso, Teatro Carlos Gomes e o Palácio Anchieta,

situados em Vitória. Temos também o Museu Histórico da Serra, o Convento da Penha, a Fábrica de Chocolate Garoto e o Museu Ferroviário em Vila Velha. E ainda a Casa da Cultura em Guarapari. Não se esqueça dos cuidados com o sol! Use diariamente filtro solar para evitar problemas futuros. E atenção! Bebida e direção não se misturam! Agora, siga as dicas e descanse bastante para voltar em fevereiro cheio de gás, pois 2015 promete!

Fonte:http://www.turismocapixaba.com.br/pontos-turisticos

Guarapari - ES

Page 4: 1ª edição - Jornal "Rômulo em Foco"

Dezembro 2014 - Rômulo em Foco6

Rômulo Castello: uma história de sucessoPor Jennifer Silva – 1ºM04

Tudo começou quando o prefeito Rômulo Leão Castello, na década de 40, “engravidou” a ideia de fundar uma escola no município da Serra. Mas a escola Rômulo Castello nasceu prematuramente, pois a princípio havia uma única sala de aula e, ainda, todos os alunos de várias séries diferentes ficavam aglomerados nessa mesma sala. Além disso, só existia uma funcionária responsável por cumprir todos os papéis: dar aula, preparar o lanche e limpar a escola. Com o passar dos anos, a escola foi obtendo mais funcionários e também foram construídas mais salas. A escola cresceu fisicamente, tendo passado por duas reformas. Pedagogicamente, o ensino foi sendo aprimorado e, com isso, a escola foi adquirindo cada vez mais a confiança da população, atraindo muito mais alunos. Atualmente, a escola “Rômulo Castello” é considerada uma das melhores instituições de ensino da Serra. Outra curiosidade é que nem sempre ela se chamou “Rômulo Castello”. No final da década de 70, ela passou a ser chamada Ginásio “Manuel Nunes”, que foi extinto na década de 80 e, então, voltou a ser chamada de Escola “Rômulo Castello”. Hoje, a escola está muito bem equipada. Além do ensino médio, contamos também com o PROEMI, que auxilia os alunos com dificuldades nas matérias e, ainda, proporciona ao aluno conhecimentos extracurriculares. Podemos, com orgulho, dizer que fazemos parte dessa história e que o sucesso faz parte do nosso cotidiano.

Um forte temporal atingiu a Grande Vitória no dia 30 de novembro deste ano, causando grandes estragos em alguns bairros. Aqui na escola, alguns alunos, funcionários e os professores Márcio, Elaine, Tião, Nathalia (Arte), Marilúcia e a diretora Sandra ficaram “presos” nas dependências do Rômulo, pois não havia condições favoráveis para sair da escola. No entanto, a situação não foi tão ruim como parece. Os alunos que tiveram suas roupas molhadas ganharam roupas “quentinhas” e colchonetes

dados pela nossa diretora para passar a noite. Durante todo o tempo, os alunos ficaram vendo filme, jogando ping-pong, conversando, paquerando e, claro, fazendo bagunça. Poucos foram os que conseguiram dormir, e os que conseguiram acordaram “maquiados”. Com certeza, foi uma experiência que marcou as nossas vidas. Foi realmente muito legal! No mesmo dia, criamos um grupo no whatsapp, o “#madrugadao”, no qual só quem estava madrugando na escola participa e só se fala sobre o que rolou: as brincadeiras, as “zuações” e muito mais.

Crônica

Temporal com raios de amizadePor Diego da Silva Barbosa 2M2