1ª edição dez 2011

28
Crise nas Dívidas? Os juros do seu cartão de crédito estão muito altos? Oferecemos flexíveis formas de pagamento Resolver seu problema financeiro sem declarar bancarrota (falência). RUMANEK & COMPANY LTD ADMINISTRADORES DE PROPOSTAS, CONSOLIDAÇÃO DE DÍVIDAS E TRUSTEE DE BANCARROTA HEAD OFFICE: 1280 Finch Avenue West, Suite 714, Toronto, Ontario M3J 3K6 www.rumanek.com Etobicoke | Mississauga | Scarborough | Toronto Downtown | Toronto Midtown | Barrie | Creemore | Niagara Falls [email protected] Direct Line: 416-452-3751 416-665-8326 ext-307 Fala-se Português e Inglês NÓS TEMOS A SOLUÇÃO MONICA G. STANLEY Estate Coordinator BIA Registered Insolvency Counsellor Tito Martins é eleito "Pessoa do Ano" por membros da Câmara de Comércio Brasil- Canadá PÁG.: 12 Três brasileiros lutam no UFC em Toronto dia 10. Saiba os eventos que são abertos ao público PÁG.: 17 Fórum em português marca Dia Mundial Contra Aids na comunidade PÁG.: 05 Que tal comprar gift cards de Natal e incentivar o mercado local? PÁG.: 11 Um aliado às dietas, o chá verde traz diferentes benefícios à saúde PÁG.: 26 Associação Canadense de Diabetes: informações para brasileiros PÁG.:04 FOTO: CAROLINA LADEIRA Centro Abrigo Serviços gratuitos para comunidade de língua portuguesa Em visita ao Centro, o Brasil News entrevista Valeria Sales, brasileira Conselheira no Abrigo há 11 anos, que conta do seu trabalho com recém-chegados, com mães na educação de filhos e idosos. Informe-se das atividades oferecidas pelo local, que serve a comunidade desde 1990. Páginas 14 e 15 THE BRAZILIAN COMMUNITY NEWSPAPER TORONTO - 1ª edição de dezembro - 2011 - ano 15 - número 287 - www.brasilnews.ca O JORNAL DA COMUNIDADE BRASILEIRA Membro do Grupo Nacional de Imprensa Étnica do Canadá FREE

Upload: portal-brasil-news

Post on 28-Mar-2016

266 views

Category:

Documents


30 download

DESCRIPTION

brazilian newspaper

TRANSCRIPT

Page 1: 1ª edição dez 2011

Crise nas Dívidas?Os juros do seu cartão de crédito estão muito altos?

Oferecemos flexíveis formas de pagamento

Resolver seu problema financeiro sem declarar bancarrota (falência).

RUMANEK & COMPANY LTD ADMINISTRADORES DE PROPOSTAS, CONSOLIDAÇÃO DE DÍVIDAS E TRUSTEE DE BANCARROTAHEAD OFFICE: 1280 Finch Avenue West, Suite 714, Toronto, Ontario M3J 3K6 www.rumanek.com E tob icoke | Miss issauga | Scarbo rough | To ron to Downtown | To ron to Mid town | Bar r i e | C reemore | N iaga ra Fa l l s

[email protected] Line: 416-452-3751416-665-8326 ext-307Fala-se Português e Inglês

NÓS TEMOS A SOLUÇÃO

ADMINISTRADORES DE PROPOSTAS, CONSOLIDAÇÃO DE DÍVIDAS E TRUSTEE DE BANCARROTA MONICA G. STANLEYEstate Coordinator BIA Registered Insolvency Counsellor

Tito Martins é eleito "Pessoa do Ano" por membros da Câmara de

Comércio Brasil-Canadá PÁG.: 12

Três brasileiros lutam no UFC

em Toronto dia 10. Saiba os eventos que são abertos

ao público PÁG.: 17

Fórum em português marca Dia Mundial

Contra Aids na comunidade

PÁG.: 05

Que tal comprar gift cards de Natal e incentivar o mercado

local? PÁG.: 11

Um aliado às dietas, o chá verde traz diferentes

benefícios à saúde PÁG.: 26

Associação Canadense de Diabetes: informações para

brasileiros PÁG.:04

Foto

: ca

roli

na

la

dei

ra

Centro Abrigo Serviços gratuitos para comunidade de língua portuguesa

Em visita ao Centro, o Brasil News entrevista Valeria Sales, brasileira Conselheira no Abrigo há 11 anos, que conta do seu trabalho com recém-chegados, com mães na educação de filhos e idosos. Informe-se das atividades oferecidas pelo local, que serve a comunidade desde 1990. Páginas 14 e 15

THE BRAZILIAN COMMUNITY NEWSPAPER toronto - 1ª edição de dezembro - 2011 - ano 15 - número 287 - www.brasilnews.ca

O JORNAL DA COMUNIDADE BRASILEIRAMembro do Grupo nacional de imprensa Étnica do canadá

FREE

Page 2: 1ª edição dez 2011

Tania Nuttall, Fernando Goscinscki e a equipe

do Brasilnews agradecem aos colaboradores,

anunciantes e a toda a comunidade de língua

portuguesa pelo apoio nesses 15 anos de serviços

prestados. Desejamos um Natal com muita fartura e

alegrias e um Ano de 2012 com muitas realizações.

Feliz Natal e prósperoAno Novo!

editorialpor tania nuttall [email protected]

imigração | immigrationpor marcia casado e jane desmond informe publicitário

Acolher, apoiar e aconselharQuando o centro abrigo foi cria-

do nos anos 90, seu objetivo era ajudar mulheres vítimas de abusos

domésticos. aos poucos, o centro foi sen-do desenhado de acordo com a necessida-de dos seus frequentadores. Hoje é uma referência no apoio a novos imigrantes, idosos, aconselhamento familiar, entre ou-tros, tudo feito gratuitamente.

por sua grande impor-tância para a comunida-de de língua portuguesa, sejam de portugal, Brasil, angola ou outros, prepa-ramos a matéria especial nessa edição focada no abrigo. além de especifi-car as atividades, entrevis-tamos Valeria Sales, con-selheira no local há 11, que nos contou sua expe-riência, os programas que desenvolve e nos relatou alguns dos con-selhos que passa para seus clientes. leia, fique informado e não hesite em procurar ajuda ou indicar a amigos.

dia 1º de dezembro é comemorado o dia Mundial contra a aids. em toron-to, um fórum em português foi realiza-do pela act/ViVer. É essencial que-brar o tabu ao falar da doença e saber que é possível levar uma vida normal com o vírus.

chega dezembro e começa a correria pa-ra as compras natalinas. este ano, sugeri-mos aos leitores que repensem suas com-pras e gastem no comércio da comunida-de, com o objetivo de incentivar nossos negócios. pense nessa ideia e espalhe. Gift cards podem ser criativos e diferentes.

para diabéticos, a época de comilan-ça pode significar isolamento, segundo a

associação canadense de diabetes. através de um material adaptado para brasileiros e em nossa lín-gua, a associação preten-de orientar na auto-gestão da diabetes. Veja a cartilha online.

Você sabia que o governo cobre o atendimento den-tário de crianças com até 18 anos? Sim, você pode levar seu filho no seu den-

tista sem pagar nada. entenda porque pro-teger os chamados dente de leite é tão im-portante quanto cuidar dos permanentes.

a corretora de imóveis cintia de Souza e a câmara de comércio Brasil-canadá re-alizaram suas festas de final de ano nos úl-timos dias e apresentamos aqui. não deixe de conferir as atividades festivas aos redor da cidade no Fique ligado.

tenham uma boa semana e uma ótima leitura. Boas festas para todos!

recentes e importantes mudanças no proces-so de imigração de

pais e avós fizeram com que dedicássemos esta edição ao assunto.

o departamento de imi-gração canadense divulgou recentemente que, a partir de 05 de novembro de 2011, foi instituída uma interrup-ção no recebimento de no-vos processos de sponsorship para pais e avós. esta pausa poderá levar ate dois anos e, segundo o governo, este pro-cedimento é necessário para que seja eliminado o grande número de processos acu-mulados que ainda esperam uma análise. todos os pro-cessos e as taxas enviados e recebidos após essa data se-rão devolvidos. É importante salientarmos que tal medida não afetará os processos de sponsorships para cônjuges e dependentes.

a boa notícia para resi-dentes e cidadãos canaden-ses que desejam que seus pais venham visitá-los no canadá veio do ministro de

imigração, Jason Kenney, que tam-bém declarou que será implemen-tado um visto de múltiplas entra-das, chamado de Supervisa, válido por 10 anos, e que permitirá a estadia dos pais no canadá por até dois anos sem que seja necessária a sua renovação.

Haverá, entretanto, algu-mas condições para a emis-são deste Supervisa: será ne-cessário que o filho/a que fa-rá o sponsorship compre se-guro de saúde válido por to-do o período da estadia do visitante e que demonstre ter uma renda de pelo menos $17,000 dólares. o visitante também deverá se submeter a um exame médico.

a interrupção no recebi-mento de novas aplicações veio a preocupar pessoas que pretendiam iniciar o proces-so e agora procuram novas opções. então, quais as op-ções? o que fazer se seus pais já estão no canadá?

as opções neste momen-to são um pouco limitadas, porém cada caso deve ser analisado separadamente. Uma sugestão: o processo de Humanitário e compai-xão pode ser uma opção, es-pecialmente se fatores de in-terdependência e laços for-tes puderem ser compro-vados. outros argumentos de bastante relevância são a impossibilidade de se iniciar um processo de sponsorship pelo próximos dois anos e a dificuldade de re-estabeleci-mento dos pais ao retorna-rem ao país de origem.

como sempre, nos colo-camos à diposição de nos-sos leitores para qualquer esclarecimento quanto a es-te ou outros artigos. Boa sor-te a todos.

Jane Desmond Márcia Casado

Imigração de pais e avós

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 06.12.2011| 2

Page 3: 1ª edição dez 2011

mundo | Worldda redação

os líderes da ale-manha e da Fran-ça defenderam

nesta segunda-feira, 05 de janeiro, um “novo tratado” da União europeia (Ue) que permita resgatar a zo-na do euro e evitar a pro-pagação da crise da dívida para outros países. eles de-fendem limites mais seve-ros para os orçamentos dos governos da zona do euro. os dois dirigentes pediram “sanções automáticas” para os países da Ue cujo déficit supere 3% do produto in-terno Bruto (piB).

o presidente nicolas Sa-rkozy disse após encontro em paris com a chance-ler da alemanha, angela Merkel, que os países che-garam a um acordo sobre uma série de reformas que serão apresentadas ao pre-sidente da União europeia, Herman Van rompuy, na

quarta-feira, véspera da nova reunião de cúpula da Ue. “Queremos um no-vo tratado para deixar cla-ro às populações da euro-pa, membros da europa e membros da zona do euro que as coisas não podem continuar como estão”, dis-se Sarkozy.

o líder francês explicou que a França e a alemanha desejam um novo tratado da Ue para seus 27 países ou para os 17 que formam

a eurozona, aos quais po-dem ser somados estados voluntários. Segundo os líderes, a expectativa é que um acordo entre os 17 pa-íses da zona do euro sobre mudanças no tratado que regula a União europeia ocorra até março de 2012. Ficou acordado também que os eurobônus (títulos comuns dos países da zo-na do euro) “não são uma solução para a crise”. Fonte: (agências internacionais)

o instituto nacio-nal de pesquisas espaciais (inpe)

informou na segunda-fei-ra, 05 de dezembro, que o desmatamento na amazô-nia legal atingiu área de 6.238 quilômetros quadra-dos entre agosto de 2010 e julho de 2011, uma que-da de 11% na comparação com o período de agosto de 2009 a julho de 2010.

essa é a menor área des-matada no período desde que o sistema prodes (pro-jeto de Monitoramento do desflorestamento na ama-zônia legal) começou a monitorar o desmatamento na região, em 1988, infor-mou o inpe. a amazônia legal compreende áreas de nove estados - acre, ama-pá, amazonas, Maranhão, Mato Grosso, pará, rondô-nia, roraima e tocantins.

entre os estados que en-cabeçam a lista dos maiores desmatadores, o pará está em primeiro lugar, com 2.870 quilômetros quadra-dos de área desmatada en-tre agosto de 2010 e julho de 2011. os únicos dois es-

tados que registraram au-mento da área em relação ao ano passado foram Ma-to Grosso (20% de cresci-mento) e rondônia, que,

em 2011, dobrou a área desmatada.

a situação particular de rondônia – cuja área des-matada foi de 1.126 quilô-metros quadrados no pe-ríodo – “precisa ser escla-recida”, afirmou a ministra do Meio ambiente, izabella teixeira. para aloizio Mer-cadante, os dois estados despertam preocupação por serem os únicos esta-dos a terem aumento nos dados.

Crise econômica na Europa Cai desmatamento na Amazônia Legal França e alemanha defendem novo tratado

europeu para enfrentar criseSegundo inpe, a queda foi de 11%

Essa é a menor área desmatada

no período desde que o sistema Prodes

(Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na

Amazônia Legal) começou a monitorar o

desmatamento na região, em 1988

Foto

: reU

terS

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 06.12.2011 3 |

Page 4: 1ª edição dez 2011

toronto | torontopor carolina ladeiRA  [email protected]

UMa pUBlicaÇÃo do BraSilnewS pUBliSHer inc.

Todos os Direitos Reservados® www.brasilnews.ca

390 Burnhamthorpe Road.Toronto, ON - Canada - M9B 2A8

Tel: (416) 538.4298 | Fax: (416) 538.9171

publisher: Tania [email protected]

editora-chefe: Carolina [email protected]

administrativo: Fernando [email protected]

Vendas: Fernando [email protected]

diagramação: Marcus Sampaio [email protected]

COLABORADOReS: Brian Bowen, cleida Steinmetz, cristiano de oliveira, dave Burke, everalda Sidaravicius, Fernando Goscinscki, Fred itioka, isis Juliana neves-Müller, Jandy

Sales, Mauricio dreher, olavo Queiroz, rafaela Freitas, renato takahashi, rodolfo torres, Saul porto, Solange escosteguy cardoso,

Stéphanie pires, Steve philipp e tony Silva

PRóxiMA eDiçãO: 20/12/2011

colunas e artigos assinados podem não expressar a opinião do jornal. É proibida a

cópia ou reprodução de qualquer artwork sem autorização prévia do BrasilNews.

expediente | maSthead

Material informativo sobre diabetes

dezembro é um mês de festas, mas pa-ra diabéticos po-

de ser uma época de isola-mento devido às restrições de alimentos. a associação canadense de diabetes e a agência pública de Saú-de do canadá criaram um material em português e adaptado à alimentação de brasileiros, que é disponível gratuitamente, para ajudar na auto-gestão da doença. refeições saudáveis e práti-ca de exercícios físicos são essenciais para controlar o nível de glicose no sangue.

“profissionais brasilei-ros estiveram envolvidos na elaboração e revisão do material para assegurar que é culturalmente apropriado e relevante”, explica Melody Mendonça, da canadian diabetes association. o material pode ser acessado pelo link: www.diabetes.ca/

documents/about-diabetes/JustTheBasics_latin_ame-rican_pr.pdf

o sucesso desta e de ini-ciativas com outras comu-nidades estão levando ao desenvolvimento de mais ferramentas. “estamos tra-balhando na criação de ma-terial de apoio online, tais como imagens de alimen-tos brasileiros para ajudar educadores a diabetes ini-ciar discussões com os seus clientes, ensiná-los sobre o controle da porções de co-mida. Vamos compilar uma lista de lojas nas grandes ci-dades canadenses que ven-dem alimentos brasileiros para que os educadores possam entender o que es-tão comendo”, explica.

recentemente foi reali-zada uma palestra no cen-tro comunitária davenport perth em espanhol e falan-tes de língua portuguesa

pediram que a apresentação fosse feita também em por-tuguês. “o objetivo é nos próximos meses ter um gru-po de apoio em português e espanhol para se deslocar na Gta palestrando sobre o assunto”, conta Mendon-ça, com entusiasmo.

em 2008, estudos indi-caram que pessoas de des-cendência latina encontra-vam-se em maior risco de diabetes e esforços foram

focados nestes grupos até o lançamento do material em outubro deste ano em por-tuguês. a diabetes é uma condição na qual o corpo não consegue usar e arma-zenar corretamente alimen-tos para produzir energia e o corpo precisa de glicose, presente em frutas, leite, al-guns vegetais, grãos, amidos e açúcar. para alguns casos, insulina e medicamentos são necessários.

associação Canadense de diabetes desenvolve material para brasileiros e planeja realizar palestras em português

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 06.12.2011| 4

Page 5: 1ª edição dez 2011

Tratamento Marroquino

MIRIAN C A b e l e I R e I R Ab R A s I l e I R A

* Especialista em Químicas* Corte e Escova* High Lights e Coloração* Tratamento Marroquino* Escova Progressiva s/ Formol* Cauterização * Alisamento* Escova definitiva* Plástica Capilar * Depilação * Design de sobrancelha c/ aplicação de Hena

Atendimentocom hora marcada

647 248-3231 ANTesANTes DePOIsDePOIs

como vem aconte-cendo desde 2001, o dia Mundial da

aidS, em 1º de dezembro, foi celebrado em toronto com um fórum gratuito de conscientização sobre a do-ença. organizado pela act (comitê da aidS de toron-to) junto à ViVer (coali-zão portuguesa de HiV/aidS), o evento deste ano ocorreu na St. christopher’s House, com um jantar se-guido de palestras.

Focado em instruir as comunidades de língua

portuguesa, o fórum entre-gou às dezenas de pessoas presentes uma série de pan-fletos e um dVd com infor-mações a respeito do vírus da imunodeficiência (HiV): formas de contágio e pre-venção, como agir em caso de gravidez, tratamento dos sintomas, entre outros es-clarecimentos que quebram o tabu de que é impossível manter uma vida normal após a contaminação.

a noite de palestras foi aberta pela doutora adria-na carvalhal, da women’s

college Hospital. “ela veio para falar da homofobia, dos estigmas em torno da aidS e a discriminação contra pessoas que têm HiV. essas são as principais questões nas quais nossa equipe foca em workshops pela cidade e durante nos-so trabalho diário com a co-munidade”, detalha Fernan-da da Silva, coordenadora de educação e prevenção da act há dez anos.

a palavra, depois, ficou com Susie Soares Mca-dam, que conduz projetos

também ligados à aidS na St. Stephen’s community House. ao lado de Fernan-da, ela detalhou alguns dos serviços e programas que a instituição oferece junto à act e à ViVer. a ênfase

foi em garantir ao público que a assistência é sempre gratuita, totalmente confi-dencial, e estende-se mes-mo a pessoas que não estão no canadá legalmente.

Quanto a iniciativa de

montar um fórum anual em 2001, Fernanda explica: “o projeto foi idealizado por-que o governo e nossos pa-trocinadores exigem o má-ximo de publicidade para conscientizar a população sobre o vírus HiV e a aidS. e nos juntamos à ViVer uma vez que sentimos ha-ver uma falha na nossa re-lação com as comunidades que falam a língua portu-guesa. Víamos pessoas do-entes, morrendo, desinfor-madas, e elas não recorriam à act pois não entendiam inglês ou não consideravam ter o direito de receber nos-sa ajuda”.

a parceria act/ViVer criou, então, uma extensa rede de apoio a esse gru-po que migrou para o ca-nadá. atualmente, os inte-ressados conseguem infor-mações impressas e onlines,

e podem desfrutar dos vá-rios serviços, tudo em português.

“temos um atendimen-to específico a homosse-xuais, mulheres, jovens. damos assistência aos in-fectados e seus familia-res. promovemos terapias em grupo. auxiliamos es-sas pessoas a encontrarem um emprego onde sejam bem aceitas. orientamos quem deseja saber mais so-bre o vírus e a doença, en-tre outros programas”, diz a coordenadora.

para obter informações em português sobre os ser-viços e projetos da act/Vi-Ver, ligue para 416-340-2437 ou acesse o site www.actoronto.org/portugues. St. Stephen’s community Hou-se também fornece atendi-mento na língua portuguesa pelo telefone 416-925-2103.

Fórum de conscientização sobre a AIDS encontro promovido pela comunidade portuguesa apresenta também serviços gratuitos oferecidos pela aCt/ViVer

toronto | torontopor stéphanie pires  [email protected]

Foto

: StÉ

pHa

nie

pir

eS

A ênfase foi em garantir ao público que a assistência

é sempre gratuita, totalmente confidencial,

e estende-se mesmo a pessoas que não

estão no Canadá legalmente

Dr. Adriana Carvalhal, Fátima Martins, mestre de cerimônia, Susie Soares McAdam e Fernanda da Silva

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 06.12.2011 5 |

Page 6: 1ª edição dez 2011

direto de brasíliapor rodolfo torres [email protected]

o pt usou mui-to bem a estabili-dade econômica

promovida pelo governo do pSdB e soube fazer a coisa direitinho. duvido que al-guma pesquisa de opinião registre que o brasileiro comum sabe que os petis-tas votaram contra o plano real (que criou a moeda e combateu a inflação), a lei de responsabilidade Fiscal (que proíbe gastos públicos superiores ao que é arreca-dado) e a desvinculação de receitas da União (instru-mento que libera o governo para usar como quiser parte do dinheiro público).

Se na oposição os petistas eram “do contra”, no gover-no a coisa mudou de figura. eles defendem com unhas e dentes as conquistas elenca-das no parágrafo anterior e, venhamos e convenhamos, com uma competência

única.Uma coisa que sempre

incomodava no governo Fernando Henrique car-doso era a constante visi-ta de técnicos do Fundo Monetário internacional (FMi) para analisar como estávamos gastando nosso dinheiro. afinal de contas, éramos devedores dos ca-ras e todo credor tem lá su-as exigências.

algumas coisas eram proibidas para o governo, e devidamente propagadas naquela época: investir mais

no social, pensar em redu-zir impostos e aumentar o salário dos funcionários públicos.

daí o pt assumiu o go-verno em 2003 e pouco tempo depois pagou a conta com o FMi. estávamos qui-tes. com as finanças arru-madas e a inflação sob con-trole, vimos o mundo en-trar em convulsão por con-ta da especulação nos esta-dos Unidos e agora viramos credores do Fundo. Quem diria? Virou moda o Bra-sil emprestar dinheiro pra eles... e tem mais: o FMi acha que estamos bem na fita para enfrentar os efei-tos dessa crise maluca que promete sacudir o planeta. Se é pra fazer média? Sabe-se lá...

“nenhum país pode estar totalmente imune à crise, mas alguns estão mais bem preparados que outros. na

nossa visão, o Brasil está mais protegido do que qual-quer outro país por causa da força do mercado inter-no e de boas políticas finan-ceiras e macroeconômicas”, destacou a diretora gerente do FMi, christine lagarde, em visita ao país.

ao lado do ministro da Fazenda, Guido Mantega, ela afirmou: “o Brasil pas-sou por um histórico de crises e reconstrução e hoje tem um sistema financeiro capitalizado e uma econo-mia sólida”.

por sua vez, Mantega

tratou de aproveitar para tirar “uma casquinha” do momento. “desta vez, o FMi não veio trazer dinhei-ro, mas pedir dinheiro para o Brasil emprestar a países avançados. prefiro ser cre-dor a devedor.”

por mais “poréns” que se tenha em relação ao atual governo, uma coisa é certa: é melhor ver o FMi pedin-do dinheiro do que inspe-cionando como estão sen-do gastos o dinheiro do contribuinte.

e, enquanto isso, a opo-sição não faz nada para

lembrar diariamente ao bra-sileiro comum que foi ela quem colocou ordem nas finanças da casa... parece que não pensam mais em assumir o poder.

Bacharel em Comunicação So-cial pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rodol-fo Torres trabalhou na revista Caros Amigos (São Paulo) e atualmente mora em Brasília, onde atuou como consultor de uma agência da ONU e repór-ter – especializado em tramita-ção legislativa – do site Congres-so em Foco.

Mais dinheiro brazuca pro FMISegundo Fmi, Brasil está mais protegido da crise do que qualquer outro país

Desta vez, o FMI não veio trazer dinheiro, mas pedir dinheiro

para o Brasil emprestar a países avançados. Prefiro ser

credor a devedor

Guido Mantega e Christine Lagarde, gerente do FMi, durante visita ao Brasil

Foto

: aSS

oc

iate

d p

reSS

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 06.12.2011| 6

Page 7: 1ª edição dez 2011

FAST NEWS

CAIS recruta professores e alunos para 2012

A oficina de língua portuguesa do CAiS (Centro de Apoio e integração Social Brasil-Canadá) ter-mina as atividades deste ano no dia 10 de de-zembro e já planeja um crescimento da oficina para as aulas em 2012, com início em janeiro, cujo tema será o mundo mágico da escritora e dramaturga Maria Clara Machado. esse ano o tema foi Amazônia.

para atender ao crescimento, a diretoria do Cais convoca novos professores interessados em vo-luntariar e também abre vagas para novos alu-nos. “estão sendo recrutados mais professores de português, que receberão o devido treina-mento de forma a se inserir no método adotado pela Oficina. Os currículos podem ser enviados para o email [email protected] até 6 de ja-neiro de 2012”, informa a instituição.

As aulas são realizadas aos sábados das 10 às 12h em toronto (1357 B dundas Street West) e são aceitas crianças de três a 12 anos com inte-resse em aprender e aprimorar seu domínio da língua portuguesa e em conhecer e vivenciar as facetas da cultura brasileira. doações volun-tárias dos alunos ajudam a manter o programa que possui atividades de leitura, pintura, brin-cadeiras e diversas atividades culturais. Outras informações, acesse www.caisbrasil.org

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 06.12.2011 7 |

Page 8: 1ª edição dez 2011

negócios | BuSineSSpor cleida steinmetz [email protected]

Linha diretamídia social

a maioria dos executi-vos ainda não se sente preparada para usar as mídias sociais. É o que revela uma pesquisa realizada com 1700 executivos-chefes de marketing (cMos – chief Marketing officers) de 19 seg-mentos de mercado, pertencentes a 64 paí-ses. o estudo mostra que eles reconhecem que exis-te uma mudança crítica e desafiadora no setor, mas não se sentem preparados para gerenciar esta trans-formação relacionada, em grande parte, à explosão no volume de dados e utiliza-ção de mídias sociais. 82% pretendem aumentar o uso de mídias sociais no rela-cionamento com clientes, nos próximos três ou cinco anos; enquanto 26% deles já adotaram práticas como o rastreamento de blogs.

mídia social ii

os entrevistados são de diversos tipos de organiza-ções das 100 mais impor-tantes marcas listadas na classificação interbrand de 2010. Veja o que mais re-velou essa pesquisa feita pela iBM: mais de 50% dos executivos consideram-se

despreparados para ge-renciar mídia social; mais de 80% dos entrevistados ainda utilizam fontes tra-dicionais de informações, como pesquisas de merca-do e comparações compe-titivas; 68% baseiam-se em análises de campanhas de vendas para tomar decisões estratégicas.

loucos por café

Que os canadenses são lou-cos por café, não há dúvi-das. tanto que bebem 14 bilhões – sim, bilhões – de xícaras da preciosa bebi-da por ano. Uma pesquisa feita em 2010 pelo depar-tamento de agricultura e alimentos do canadá re-velou que o café é a bebida quente mais popular do país e é o serviço que está topo da lista na área de ali-mentos e bebidas.

sem limites

o investidor norte-ame-ricano warren Buffet foi literalmente às compras nas últimas semanas. não, não foi no shopping ou no supermercado. ele gastou US$200 milhões só para comprar 9,3 milhões de ações da intel. também comprou parte da iBM, direct tV, Visa e General dynamics, a fabricante dos

jatos Gulfstream, como se estivesse comprando to-mates. no total investiu a bagatela de 23,9 bilhões de dólares. o velhinho ricaço parece não ter limites.

Gigante sem rumo?

Um novo livro que já está nas bancas faz uma pro-jeção sobre os rumos que os eUa estariam tomando em comparação ao que era. escrito pelo colunis-ta do new York times, thomas Friedman, e o professor da Universidade Johns Hopkins, Michael Mandelbaum, o cenário que “That Used to Be Us” traça vai mais ou menos nessa linha: um gigante que perdeu o rumo, está endi-vidado, mas que ao mesmo tempo precisa gastar para recuperar o tempo perdido e tem uma população que não parece disposta a no-vos sacrifícios.

Gigante sem rumo? ii

parece uma leitura inte-ressante, uma vez que os autores buscam traçar os problemas que vivem ho-je os eUa, ainda a maior economia global, mas cada vez mais ameaçados pela china e por outros emer-gentes e sem um plano cla-ro para manter a liderança. “o nosso país está em um declínio lento, lento o sufi-ciente para que possamos fingir – ou acreditar – que o declínio não está ocorren-do”, escrevem, contrastando a morosidade americana com a rapidez dos chineses.

A gaúcha Cleida Cruz é jorna-lista especializada em comuni-cação corporativa e marketing digital. Produz websites, news-letters, blogs, boletins e estraté-gias de Assessoria de Imprensa para empresas, entidades e pro-fissionais liberais.

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 06.12.2011| 8

Page 9: 1ª edição dez 2011

- Mudanças para todo o Brasil via aérea ou marítima- Todos os meses, envio de cargas consolidadas,ou seja, frete mais barato para quem está mudando.* Para receber os pertences, isento de impostos, é necessário estar no Brasil. Por isso, é obrigatório que a pessoa esteja de mudança. Não fazemos remessas de caixas, somente pertences pessoais.

Tel.: 416 465-3459100 Broadview Ave suite 318

w w w . m e l l o h a w k . c o m

Nadia Silva (ramal 30)[email protected]

Está regressando ao Brasil?Não sabe como levar seus pertences?

PROMOÇÃO: Bônus de 15% no frete aéreo para quem apresentar este anúncio

CONFIEnas mãos de

quem entende

Mais de 10 anos de experiência

cotidiano | eVeryday liFepor stéphanie pires  [email protected]

Tic-tac

tic-tac. tic-tac. tic-tac. Já há alguns meses comprei esse

relógio gigante para enfei-tar a sala de jantar. copiei a ideia da minha sogra e... ficou bonito mesmo! não fosse por esse maldito tic-tac, tic-tac, tic-tac. nunca para, nunca descansa, nun-ca muda de som, de ritmo. Sempre a mesma coisa, co-mo uma rotina entedian-te que move nossos passos por inércia. de tão sem-pre igual, dispensa até o raciocínio.

acordar. tomar café. checar o Facebook. assis-tir um pouco de tV. tic-tac. Vestir uma roupa. cor-rer para o ponto de ônibus. Bater o ponto no trabalho. tic-tac. tic-tac. Finalmen-te chegou a hora do almo-ço. respira fundo. recorrer a todos os santos desejan-do que a sexta-feira chegue logo. Bater o ponto nova-mente. trabalhar a outra metade do dia. tic-tac. É hora de voltar para casa.

acelerar os passos mais uma vez para não perder o coletivo. ao invés de per-turbar os santos, recorrer a todos os deuses pedindo que haja um assento vago. Jantar. tV. Sono.

Viver na precisão de um relógio, como se o úni-co propósito fosse encer-rar um ciclo apenas a fim de começá-lo de novo... de novo. a impressão que dá é a de estar sempre seguin-do adiante, cada tic-tac in-do em direção ao futuro, ao minuto seguinte. Mas não. essas são máquinas pre-sas a própria limitação de

suas rotinas, desgastando-se com o tempo, suas peças se acabando na ferrugem, sem jamais evoluir até que piiiiiii. pi! pi! pi! pi!

toca o alarme. não que isso impeça o rumo nor-mal dos acontecimentos típicos. o relógio perma-nece em seu ritmo sagra-do. tic-tac. Você ainda le-vanta da cama, toma o café e usa a internet. Mas aquele som estridente – como um momento de epifania, um sinal do destino – talvez te mostre que não basta estar com os olhos abertos e se movimentando para se es-tar efetivamente acordado.

pi-pi-pi!!!!!!!!! É um sa-cudir nos ombros. Viva!! Se até um relógio pode trans-cender seu tic-tac monó-tono para fazer algo com mais emoção, o que te im-pede, então, de enxergar o mundo para além de suas obrigações?

não se contente em so-mente chegar em ca-sa. abra a porta, olhe em

volta e aprecie suas con-quistas. esqueça o quanto é fácil falar com os amigos no Facebook e vá encontrá-los pessoalmente. em vez de observar outras vidas na tV, ponha uma roupa confortável e caminhe pe-la vizinhança com o pra-zer de não ter exatamente local e hora para chegar.

Sequestre seu cachorro, seu irmão, seu amor e vá a al-gum lugar diferente. e, de tempos em tempos, ouse! deleite-se no frango frito, na sua sobremesa preferi-da. É gostoso mesmo! can-te, dance, pule de paraque-das, extrapole!

presenteie-se com mais momentos agradáveis,

alegrias que vêm de gra-ça e algumas que você po-de comprar com cartão. acorde! Seja mais do que apenas tic-tac.... tic-tac.... tic-tac...

Nordestina emigrante. Escor-piana. Graduada em Jorna-lismo. Pessimista, às vezes. Inconstante.

Se até um relógio pode transcender

seu tic-tac monótono para fazer algo com mais emoção, o que te impede,

então, de enxergar o mundo para além de suas

obrigações?

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 06.12.2011 9 |

Page 10: 1ª edição dez 2011

cuide-se | take Carepor artur pinto  [email protected]

tireoide é uma im-portante glândula para o metabolismo

de nosso corpo, localizada na região central do pesco-ço, regulando a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fí-gado e os rins. produz hor-mônios t4 (tiroxina) e t3 (triiodotironina) e, dessa forma, garante o equilíbrio do organismo.

Segundo dados da Thyroid Foundation of Canada, esti-ma-se que cerca de 200 mi-lhões de pessoas no mundo sofram de alguma forma de distúrbio na tireoide. no canadá, a estimativa é que até 5 % da população sofra com algum tipo de doença relacionada à tireoide, sen-do cerca de 5 a 7 vezes mais comuns em mulheres do que em homens.

a tireoide atua direta-mente no crescimento e desenvolvimento de crian-ças e de adolescentes, na re-gulação dos ciclos menstru-ais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentra-ção, no humor e no contro-le emocional. Quando está funcionando normalmen-te, raramente notamos sua importância devido a suas proporções pequenas e pou-co peso ( +/- 20 gramas).

porém, quando doente, pode causar vários sinto-mas e sinais sérios e poten-cialmente perigosos para a saúde.

apesar da existência de múltiplas doenças que po-dem acometer a tireoide, as mais comuns geralmente são três: o Hipotiroidismo (baixa produção do hormô-nio da tireoide); o Hiperti-roidismo (excesso de pro-dução do hormônio); além de nódulos e câncer (nódu-los na tireoide são relativa-mente comuns, porém fe-lizmente muito raramente ligados ao câncer e, quan-do o são, geralmente são potencialmente tratáveis). nos dois primeiros casos, o volume da glândula pode aumentar, o que é conheci-do como bócio. esses pro-blemas podem ocorrer em qualquer etapa da vida e são de simples diagnóstico.

procure ajuda médica

o aparecimento de alguns do sintomas e sinais relacio-nados a doenças da tireoide devem servir de alerta para que se procure ajuda médi-ca para a realização de exa-mes que visam detectar a existência ou não de algum distúrbio na tireoide.

É importante lembrar que nem todos os pacientes aco-metidos por doenças da ti-reoide apresentam todos os sintomas citados no box desta matéria. por serem comuns a muitas outras doenças, sintomas e sinais tais como a fadiga, mudan-ças no peso sem explicação, podem às vezes ser causa-dos também por outras do-enças tais como deficiência de outros hormônios, defi-ciência de ferro no sangue (anemia) etc.

caso o diagnóstico seja o de algum distúrbio da ti-reoide, é sempre bom saber que os mesmos são tratáveis e na grande maioria das ve-zes pode-se viver uma vida normal desde que diagnos-ticados e devidamente tra-tados e monitorados. na grande maioria, pode-se tratar problemas da tireoi-de com medicamentos. em alguns casos, pode ser ne-cessária a utilização de tra-tamentos como o uso de iodo radioativo e, em al-guns raros casos, procedi-mentos cirúrgicos. com os avanços atuais da medici-na, felizmente mais pacien-tes podem ser tratados com relativa tranquilidade e sem maiores transtornos em seu cotidiano.

Tireoide: Pequena glândula, grandes problemasmais comum entre mulheres, a liberação de hormônios em excesso ou em quantidade menor precisa de atenção e tratamento

Sintomas e sinaisDentre os diversos sinais e sintomas relacionados com as diversas doenças da tireoide, podemos citar os seguintes:

1. Hipotiroidismo: Fadiga crônica; queda de cabelo; ganho de peso

inexplicável e sem mudanças na dieta habitual; pele ressecada; perda de

memória; aumento da glândula (também chamado de Bócio); constipação

(prisão de ventre).

2. Hipertiroidismo: Perda de peso sem motivo aparente; irritabilidade fácil;

menos necessidade de sono; palpitações no coração; suor excessivo; diarréias

frequentes; tremores; mudança na forma dos olhos; aumento na glândula

(Bócio).

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 06.12.2011| 10

Page 11: 1ª edição dez 2011

CORRETOR IMOBILIÁRIO BRASILEIRO AO SEU SERVIÇO

OBTENHA UMA AVALIAÇÃO DE SUA CASA GRATISE SEM OBRIGAÇÕES

2000 Realty Inc., BrokerageEach Office Independently Owned and Operated

Sales RepresentativeAntonio (Tony) Silva

Office: 416 656.3500 Direct: 647 409.6624Fax: 416 656.9593 Toll Free: 1.888.915.5050

e-mail: [email protected] website: www.asilva.ca1281 St. Clair Avenue West, Toronto, ON M6E 1B8

Minha inteira dedicação para sua completa satisfação

a troca de presen-tes no natal é um dos símbolos des-

sa festa em que as famílias se reúnem e renovam as esperanças. É uma forma de agrado, assim como os magos fizeram com Jesus cristo.

este ano, além de apre-sentar uma lista de locais na Grande toronto para fazer compras, o Brasil news tem uma sugestão: presentear com gift cards de mercados locais. Que tal um corte de cabelo ou um tratamen-to de pele? Uma remessa de dinheiro para o Brasil? Guloseimas brasileiras? Um tratamento dentário? revi-são no carro? conserto de computador? Um jantar? e uma viagem?

as opções são muitas.

Folheie o jornal e você te-rá um grande variedades de serviços brasileiros e portu-gueses. É a chance de diver-sificar seu presente e incen-

tivar os negócios de nossa comunidade, dando apoio para que eles cresçam a ca-da ano e sejam bem-sucedi-dos. Mesmo que não exista o sistema de gift card, sugi-ra um vale certificado pelo

local que funcionaria da mesma maneira.

aqui vão também dicas de outros locais na cidade e arredores:

ӹ eaton Centre Shopping Mall

localizado no centro fi-nanceiro de toronto, é o principal ponto de compras da cidade e possui mais de 250 estabelecimentos nu-ma área de 150 mil metros. Uma infinidade de lojas va-riadas onde é possível en-contrar lojas especializadas em joias, artigos de moda, livros, brinquedos, fotogra-fia, entre muitos outros. Si-tua-se na 110 Yonge Street.

ӹ Kensington MarketBairro multicultural e

dinâmico, o Kensington

possui um grande merca-do ao ar livre. nas suas ru-as estreitas, concentra lojas interessantes e brechós com artigos baratos. o endere-ço é augusta e Kensington avenue

ӹ ChinatownBairro da comunida-

de chinesa onde é possível encontrar lembrancinhas a baixo preço. Situa-se na área da Spadina avenue com dundas e Queen St.

ӹ Yonge Streeta principal rua de toron-

to possui diversas lojas de grife, principalmente nas interseções com as ruas Bloor, dundas e Queen St. para quem está disposto a gastar, a região da Yorkville concentra sofisticadas lojas

com preços nas alturas.

ӹ Dufferin Mallpossui lojas de todos os

tipos com preços acessíveis e também lojas outlet. Mui-tos vendedores falam por-tuguês. durante período de natal, fica aberto por mais uma hora. localiza-se em 900 dufferin St.

ӹ Yorkdale Mallpossui cerca de 250 lojas

bem variadas, principal-mente de grifes. o endere-ço é 3401 dufferin St.

ӹ Outlet Vaughan Mills

Um espaçoso

shopping que dispõe de lojas de

ponta de estoque. Se tiver tempo para as compras, é um bom lugar para pro-curar produtos de mar-ca a bons preços. Situa-se em 1 Bass pro Mills drive Vaughan.

ӹ Pacific Mallo maior shopping asiáti-

co fechado da américa do norte possui mais de 500 lojas com uma grande va-riedade de produtos. o en-dereço é 4300 Steeles ave. east, Markham.

Já pensou em presentear com gift cards?

comunidade | Communitypor carolina ladeiRA  [email protected]

Que tal um corte de cabelo ou um

tratamento de pele? Uma remessa de dinheiro para o Brasil? Guloseimas

brasileiras? Um tratamento dentário? Revisão no

carro?

uma forma de incentivar o mercado local e ser criativo no presentear

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 06.12.2011 11 |

Page 12: 1ª edição dez 2011

no dia 27 de no-vembro, a corre-tora de imóveis

cinta de Souza realizou uma festa de final de ano com clientes, parceiros e amigos. Foi um almoço com brincadeiras, música, - show do Marcelo neves -, sorteios de passagens para

o Brasil e prêmios. Foram arrecadados $3,000 em do-ações para children’s Mi-racle network e alimentos para Heaven on the Que-ensway. os companhei-ro de trabalho rodrigo e Stephanie de Souza fo-ram premiados pelo tra-balho realizado em 2011.

“Gostaria de agradecer a deus e aos nossos clientes e familiares pela lealdade e apoio, senão não estaría-mos onde chegamos hoje. amamos a nossa profissão e enquanto houver saúde ajudaremos e trabalhare-mos para vocês”, declarou cintia.

tito Martins, da Vale, foi escolhido “per-son of the Year” em

premiação entregue pela câ-mara de comércio Brasil-canadá (Bccc) no dia 05 de dezembro. Membros da câmara votaram na pessoa que consideravam mais im-portante nos negócios entre Brasil e canadá e a entrega foi feita durante a confrater-nização de final de ano ex-clusiva para membros e par-ceiros da Bccc.

Martins foi por três anos

ceo e presidente da Vale canada limited e, durante a cerimônia, anunciou que está voltando para o Brasil depois de ser promovido a cFo, chief Financial officer. “Gostaria de agradecer pelo prêmio. É muito bom ser re-conhecido pelos três anos de trabalho no canadá, que é uma lembrança que sem-pre vou ter comigo. Foi mui-to bom trabalhar aqui”, afir-mou Martins. peter poppin-ga assume o cargo de ceo e diretor executivo da Vale

canada.raul papaleo, presiden-

te da Bccc, falou das vi-tórias que a instituição tem a comemorar. “Foi um ano excepcional para a câmara. conquistamos um número de membros maior do que o total que tínhamos há um ano atrás, fizemos no-vas importantes parcerias e realizamos um maior nú-mero de eventos. também estreitamos as relações com os governos canadense e bra-sileiro”, vibrou papaleo.

toronto | torontopor carolina ladeiRA  [email protected]

Coquetel de final de ano

Cintia de Souza realiza festa com prêmios e doações

Câmara de Comércio Brasil-Canadá premia “Pessoa do ano”

Foto

: Bra

Siln

ewS

erik Mandsen, do grupo Votorantim, Rogério Paiva, da Gerdau, embaixador Afonso

Cardoso e Roberto Moretzsohn, da Vale

Tito Martins recebe prêmio

das mãos de Raul Papaleo

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 06.12.2011| 12

Page 13: 1ª edição dez 2011

Visite-nos

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 06.12.2011 13 |

Page 14: 1ª edição dez 2011

criado em 1990, o centro abrigo é uma instituição fi-

lantrópica que tem como missão ajudar falantes de língua portuguesa no cana-dá em diversas situações: na adaptação ao país, no reco-nhecimento e obtenção de seus direitos, no estabeleci-mento de uma harmonia fa-miliar, na criação de filhos, no aproveitamento da ter-ceira-idade, no desenvolvi-mento de jovens, na prote-ção a violência doméstica, entre outros.

para qualquer pessoa que chega ao país, é como co-meçar uma nova vida. Uma nova língua, diferentes cos-tumes, emprego diferencia-do. e a informação é prin-cipal instrumento que es-sas pessoas devem ter. “eu

passei por todos os degraus, mas alguns podiam ser dis-pensados. drive’s licence? 30 mim é possível conse-guir, mas me diziam que

demorava. com a globali-zação, informação errada atrasa muito, mas uma pre-cisa adianta meses”, obser-va a fonoaudióloga Valeria

Sales, conselheira no abri-go há 11 anos.

ela chegou em 1996 ao canadá e passou por di-versas situações que várias mulheres passam. “eu tinha duas filhas pequenas, então inicialmente fiquei em ca-sa para cuidar delas e fa-zia aula de inglês enquanto seu marido trabalhava fo-ra”, conta. essa situação pa-ra muitas é de isolamento e depressão, pois as mulhe-res se veem em uma situa-ção totalmente diferente do Brasil, quando recebiam sa-lários e trabalhavam em sua área.

como voluntária e de-pois conselheira no abri-go, Valeria passou a aju-dar pessoas que estavam passando pelos mesmos desafios que ela. “para os

recém-chegados, aconselho dar um prazo de um ano a um ano e meio para decidir se volta para o Brasil. claro que pode ser que você não goste do canadá ou não se adapte, então é preciso fi-car atento. Mas dedique-se e tente ao máximo antes de tomar uma decisão. euforia, frustração, stress, a pessoa fica vulnerável a todos es-ses sentimentos”, analisa a fonoaudióloga.

o primeiros passos é um programa que orienta os chamados newcomers. o Sucesso aos Seis é dedica-do a mães que possuem fi-lhos com até seis anos e di-ferentes tópicos sobre o de-senvolvimento das crian-ças são discutidos, como disciplinas e limites, fala e linguagem, medos infan-tis, entre outros. crianças também têm stress e Sexu-alidade infantil são outros

programas desenvolvidos.“Há também o trabalho

com mulheres que sofrem violência doméstica que é um trabalho de auto-estima e descoberta dos desejos da mulher; existe o eu Mulher, que orienta mulheres a re-solver seus diferentes pro-blemas; também fazemos atividades com idosos, co-mo jogos, bingo, ginástica, passeios, viagens”, lista Va-leria. os cursos oferecem

Para os recém-chegados, acon-

selho dar um prazo de um ano a um ano e meio para

decidir se volta para o Brasil. Claro que pode ser que você não goste do Canadá ou não

se adapte, então é preciso ficar atento

A brasileira Valeria Sales é Conselheira no

Abrigo há 11 anos

Um centro para todos nósCentro abrigo atende homens e mulheres, idosos, adultos e crianças, recém-chegados e residentes, turistas ou cidadãos

Foto

: ca

roli

na

la

dei

ra

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 06.12.2011| 14

por carolina ladeiRA  [email protected]

especial | SPeCial

Page 15: 1ª edição dez 2011

Garden City Realty Inc., Brokerage 416 828-5990Um corretor brasileiro, honesto e competente

FRANK PENNERCorretor/Broker

647-221-2755

Pensando em vender seu imóvel?Ligue para o corretor que entende. Ofereço avaliação grátis de seu imóvel e aconselhamento profissional para venda rápida e melhor preço.

Pensando em comprar?Confie no corretor com 22 anos de experiência.Ligue para saber suas opções.

Não perca!!$151,500.00 Apartamento muito bonito, espaçoso com 1 quarto + den. Lavanderia, estacionamento interno, segurança 24 hrs, piscina, quadra de tênis, salão de festas, lava-carro interno e muito mais.

LiNdo apartameNto completamente renovado. Um dos maiores apt. de 2+1 quartos no prédio. Cozinha nova com balcão de granito e piso de mármore, eletro-domésticos novos. Sala e copa e todos quartos com piso novo. Quarto do casal com suite. Sun-room, lavanderia, estacionamento interno, segurança 24 hrs, piscina, quadra de tênis, salão de festas, lava-carro interno e muito mais.

22 anos de

experiência e

integridade

serviços de babá gratuito.a partir do momento que

Valeria passou a fazer tra-balhos voluntários como assistente social, ela se en-cantou e não mais largou. “enquanto no Brasil servi-ço social é sinônimo de co-munidade marginalizada, miséria, no canadá não há distinção por poder aqui-sitivo e todos que necessi-tam são atendidos”, define ela, que coordena os volun-tários no abrigo. e ela faz tudo com muita satisfação. “Você tem de escolher uma profissão que ama muito. Se você amar, se dedica, faz bem e tem sucesso”, conclui.

os interessados nos ser-viços do centro abrigo podem telefonar para (416) 534-3434 ou ir pessoalmen-te ao dufferin Mall, 900 dufferin St., suite 104, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Será feita uma avaliação e um encontro será marcado com um dos conselheiros do centro. a United way dá sustento ao centro. outras informa-ções, acesse www.abrigo.ca ou [email protected]

Violência Familiar Mulheres e crianças que sofreram abusos e violência são informadas e orientadas de modo a superar o trauma do abuso. No Centro Abrigo, elas têm a oportunidade de receber aconselhamento em como se proteger e onde encontrar serviços relevantes tais como abrigo, atenção médica ou judiciária e alimentação.

Partner Assault Response São oferecidos programas para homens e mulheres que foram obrigados pela justiça a frequentar 16 semanas do grupo Partner Assault Response (PAR) por violência doméstica. Participantes aprendem como seu comportamento abusivo afeta seu companheiro, seus filhos, eles mesmos e a comunidade.

Diálogo com a Juventude Programas após a escola, atividades em grupo e apoio são oferecidos a jovens. Em colaboração com escolas e instituições, são oferecidos aconselhamentos em empregos, educação, casa, relacionamento, vícios e saúde mental. Grupos são focados em uma variedade de interesses e necessidades. Atividades anuais incluem festas e trocas culturais com outras províncias canadenses.

Programa de Desenvolvimento Comunitário São oferecidos serviços a recém-chegados e outros membros da comunidade que precisem de apoio social e familiar. Foca-se em acesso a necessidades básicas, impostos e advocacia de modo a ajudar membros a se estabelecerem no país. Os serviços para idosos visa a ajudar idosos a obter os serviços a que têm direito, através do preenchimento de formulários de aposentadoria e aplicações de remédios, cidadania e passaporte. O programa “Primeiros Passos” oferece aconselhamento a recém-chegados que falem português. Eles são reunidos em sessões informativas para se inteirarem dos seus

direitos e obrigações como novos participantes da comunidade, ligação com programas do governo. Imigrantes e refugiados recém-chegados tem a oportunidade de contatar outros, conhecer gente nova , entres outros benefícios.

Apoio familiar Serviços de aconselhamento são prestados a indivíduos, casais e agregados familiares com dificuldades que interferem com a sua saúde mental e bem-estar. As questões mais frequentes são os conflitos intergeracionais, desafios conjugais, saúde mental trauma, depressão e abuso de substâncias nocivas. O programa Sucesso aos Seis oferece informações a mães e babás de crianças com até seis anos; o P.A.I. oferece a pais oportunidade de criar interações positivas com seus filhos e aprender como manter relações saudáveis com eles, usando disciplina, controle de stress e impacto da violência; grupo de fortalecimento de famílias para o futuro recebe apoio e orientação.

EmployLink O programa tem como objetivo ajudar novos imigrantes desempregados a serem reintegrados no mercado canadense de trabalho. Através de aconselhamento individual e em grupo, clientes exploram suas capacidades, objetivos, se preparam para o mercado de trabalho, desenvolvem um currículo, aprendem como entrar no mercado de trabalho e como se portar numa entrevista. Os funcionários do Centro trabalham diretamente com empregadores para fazer a intermediação com candidatos em busca de emprego.

* Todos os serviços são gratuitos, com exceção do Partner Assault Response que é taxado pelo tribunal.

Atividades do Centro Abrigo

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 06.12.2011 15 |

Page 16: 1ª edição dez 2011

destaques | highlightSpor carolina ladeiRA  [email protected]

01/12 Parabéns!Peter Hawkins comemorou seus 50 anos cercado de amigos e com muita animação

25/11 Sintonia CariocaGrupo carioca fez show no

Lula Lounge com convidados. A renda arrecadada irá para

a gravação do primeiro CD da dupla.

04/12D-Snow lança clipe de "Living it up" na The Mod Club

Maracatu Baque de Bamba de Aline Morales

Jô Lutério, Carla Dias e banda

Foto

: Ja

ne

ric

cio

ppo

No tapete vermelho, com Elena Semikina, Miss Universe Canada 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 06.12.2011| 16

www.lawrenceparkdental.com

Page 17: 1ª edição dez 2011

esporte | SPortSpor carolina ladeiRA  [email protected]

depois do sucesso do UFc (Ultima-te Fighting Cham-

pionship) em abril em to-ronto, que lotou o rogers centre e bateu recordes, a companhia organizadora de eventos de artes marciais mistas (MMa) volta à cida-de e terá três brasileiros lu-tando no dia 10 de dezem-bro, no air canada centre. os ingressos já foram todos vendidos, mas ainda é possí-vel encontrar em sites como craigslist.ca e kijiji.ca

na luta mais importante da noite, lyoto Machida dis-putará o cinturão dos meio-pesados do UFc com Jon Jones, atual dono do títu-lo. “Jon Jones é uma versão nova de lutador, é um cara

que está chegando com no-vas técnicas. eu estou com muita vontade pra essa luta, muita disposição realmente, porque acho que cada vitó-ria vem do treino”, afirmou

Machida em entrevista à uma tV. o lutador é adepto de beber urina que, segundo ele, o fortalece.

o baiano radicado em Be-lém luta karatê desde os três anos de idade por influên-cia de seu pai e já foi dono deste cinturão, mas o curi-tibano Maurício Shogun ti-rou dele em 2010. essa será a oportunidade de Machida reconquistar o título na ci-dade que o trouxe boas re-alizações. ele esteve em to-ronto no UFc 129, em abril, e conseguiu uma vitória im-portante sobre randy cou-ture uma lenda no esporte que se aposentou após a luta.

também confiantes para a luta estão os irmãos gêmeos rodrigo Minotauro e rogé-rio Minotouro, que pela pri-meira vez lutarão juntos em um evento do UFc. Mino-touro enfrenta tito ortiz

na categoria meio-pesado, enquanto Minotauro luta contra Frank Mir nos pesa-dos, ambos americanos. em agosto do ano passado, no UFc rio, rodrigo ganhou por nocaute do americano Brendan Schaub, luta con-siderada por ele como um exemplo de superação em sua carreira.

“São duas lutas duras. São lutas que vêm em um bom momento. Vou dar o máxi-mo para vencer e incentivar o rodrigo em sua luta. Vai ser aquela adrenalina estar lutando contra o tito ortiz”, afirmou rogério em entre-vista no Brasil.

a luta será exibida no ca-nadá no pay-per-view e em diversos bares da cidade.

Lutadores brasileiros chegam à cidade para o UFC 140lyoto machida e os irmãos rodrigo minotauro e rogério minotouro lutam em toronto; eventos abertos ao público acontecem esta semana

Lyoto Machida pode recuperar o cinturão em

Toronto

Jon Jones é uma versão nova de

lutador, é um cara que está chegando com novas técnicas. Eu estou com muita vontade pra

essa luta, muita disposição realmente, porque acho que cada vitória vem do

treino

Agenda de eventos do UFC abertos ao público antes da luta:

07/12Último treino dos lutadores

Xtreme Couture Gym (700 Kipling Avenue)Das 11h30 às 15h

12h Lyoto Machida; 12h30 Tito Ortiz; 13h Rodrigo Minotauro; 13h30 Rogério Minotouro; 14h Frank Mir, 14h30 Jon Jones

08/12Coletiva de Imprensa aberta ao público

Bell Tiff Lightbox, cinema 1 (350 King St. West)12h às 15h

Com a presença de todos os lutadores citados acima e Dana White, presidente do UFC

09/12Pesagem dos lutadores

Air Canada Centre, entrada portão 6 a partir de 13h30 (40 Bay St)Das 16h às 16h30

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 06.12.2011 17 |

Page 18: 1ª edição dez 2011

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 06.12.2011| 18

Page 19: 1ª edição dez 2011

uniVerso Fredianopor fred itioKa [email protected]

R I O MOTORS

Agora em novo endereço:

2381 St Clair Avenue West - Toronto

416 535-7375

LIZANDRO O SEU MECÂNICO BRASILEIRO

Dr REYHANIAN’S D E N t A l c l I N I c

Precisa-se de assistente de dentistaD A r E M o S o T r E I N A M E N T o

416 656-4222

Mundo animal

abri os olhos e lá es-tava ele, imóvel fei-to estátua, sorrindo

com seus olhos castanhos, aguardando o meu desper-tar. É assim todos os dias. ele acorda mais cedo, mo-vimenta-se pela casa feito uma pluma e tenho certe-za que permanece ali por um punhado de tempo tor-cendo para que eu o perce-ba. não há como acordar de mau humor. Melhor do que café na cama, melhor do que o primeiro raio de sol.

Basta um piscar de olhos e ele treme todo, liberando todo o nervosismo conti-do em seu corpanzil desen-gonçado de labrador, a sua eterna alegria infantil dis-farçada nos pelos brancos no focinho curioso. Mas hoje é sábado, dia da pre-guiça e da cama chamativa. ludô não quer compreen-der a burocracia inventada pelos seres humanos. Sába-do, domingo ou segunda, de que importa? cada dia é um dia e toda hora é hora.

ensinamento que tento le-var para minha vida.

Fomos desbravar os chei-ros da rua. e o mesmo ca-minho do mesmo quartei-rão pode ser diferente! e o caminhar pelas gramas do bairro, tão cotidiana, ain-da há de ser uma diversão. caminhamos juntos. e filo-sofo nas primeiras horas da

manhã um tanto embala-do pela letargia do horário: observando meu cachorro, aprendi que a vida pode ser mais simples. e de quebra mais feliz.

pois sou um fiel defensor da parceria homem-animal

de estimação e das lições que podemos absorver des-ta inteligência. ou intuição, como queiram classificar.

não vou comentar aqui os beneficios incalculáveis des-ta união no campo da me-dicina ou psicologia. a cada ano surgem resultados de pesquisas das mais renoma-das universidades de todo o mundo. reportagens que contam estórias de crian-ças que voltaram a ter con-tato com o mundo nadando com os golfinhos, andando a cavalo, acariciando um gatinho. Gente que volta a sorrir abandonando a de-pressão, gente que volta a pensar no futuro e princi-palmente no presente.

lembro sempre da ga-tinha de um amigo que miava sem parar diante de sua primeira ninhada. ne-nhum dos cinco gatinhos sobreviveu. lei da nature-za. Quando fui visitá-la, ela ainda ninhava o último fi-lhote, que não mais respira-va. ela miava diante dele e olhava para nós, externando

seu lamento. Ficamos des-truídos com a cena, fomos às lágrimas na hora de en-terrar o corpinho franzino. ela ficava do nosso lado, um miado longo, choroso. Uma noite arrastada dividiu dois dias. e na manhã seguinte, lá estava ela no jardim! ale-gre como sempre, brincan-do com as borboletas, dei-tada no sol e nos receben-do com seu carinho habi-tual. lição de desapego e sobrevivência.

contei esta e outras estó-rias para um casal de ami-gos que cedeu aos apelos da filha, apaixonada por ani-mais. Hoje eles adotaram uma cachorrinha. Vai se chamar Salma. como a atriz

Salma Hayek. estão meio bobos com a novidade, re-ceosos com esta nova reali-dade. Mas só de ver a ale-gria refletida em seus ros-tos, tenho certeza que esta família agora está comple-ta! Meu amigo, o pai da ga-rotinha sortuda, rejuvenes-ceu alguns anos. a sua es-posa, que nunca foi lá muito fã de cachorros, já conver-sa com a cachorrinha e se emocionou com a primeira lambidinha.

Um novo laço se constrói. e tenho certeza que o apren-dizado deste novo amor vai mudar a vida deles pra sem-pre. e estórias serão conta-das. lembranças sedimen-tadas na alma. aventuras e

risadas gostosas com sabor de infância. e assim a gen-te vai desapegando das coi-sas ruins que aprendemos na vida adulta para relaxar mais, sorrir mais, pisar mais na grama, correr na chuva, ver que a segunda pode ser um domingo, que toda é ho-ra, que a mesma rua pode ser diferente, que um cheiro muda tudo. Que a vida pode e deve ser mais simples. e de quebra mais feliz.

Frederik Itioka é jornalista, pro-dutor de TV e escritor. Nasceu brasileiro com ancestralidade oriental e canadense de cora-ção. É apaixonado por cachor-ros, cinema, literatura japone-sa, culturas exóticas e Toronto.

E filosofo nas primeiras horas

da manhã um tanto embalado pela letargia do horário: observando meu cachorro, aprendi

que a vida pode ser mais simples. E de

quebra mais feliz

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 06.12.2011 19 |

Page 20: 1ª edição dez 2011

ANuNcIE AquI:b r a s i l n e w s @ b r a s i l n e w s . c a

psicologia | PSyChologypor everalda sidaravicius [email protected]

o perdão é um dos atos mais difí-ceis de ser pos-

to em prática. ele exige de nós compreensão, discerni-mento e o desapego de nos-sa zona de conforto. perdoar não é aceitar de forma pas-siva agressões dissimuladas, calúnias, despeito e invasões contínuas ao nosso direito de pensar e agir.

o ato do perdão sob a óti-ca da psicologia dá o direito de cada um ser como é. Se o parente ou o amigo é proble-mático, não cabe a nós mo-dificá-lo, mas temos a obri-gação de modificar a nós próprios para manter nossa saúde mental. o ato de per-doar exige que através de nossa inteligência consiga-mos manter certa “distância psíquica” das palavras hos-tis, críticas negativas e das opiniões distorcidas que eles querem nos impor.

Se não conseguimos man-ter essa distância, tornamo-nos suscetíveis a adoecer psiquicamente, começamos a ter impulsos neuróticos e

desequilibrados, que desgas-tarão nossa energia mental trazendo desassossego e cansaço para nosso cérebro. esses pensamentos desequi-librados e intrusivos irão di-ficultar que perdoemos efe-tivamente a pessoa que nos molesta.

Quando conseguimos nos desprender mentalmen-te do lixo que o outro ten-ta descarregar sobre nós, conseguimos usar constru-tivamente nossos poderes mentais, descartando aque-les diálogos internos: “se eu tivesse falado isso ou aqui-lo... ou se eu tivesse agido assim ou assado...” elimina-mos de nossa mente todos os acontecimentos infelizes e destrutivos que nos into-xicaram naquele relaciona-mento doentio.

Se desejamos ter saúde mental, temos que nos mo-dificar e desenvolver nos-sas qualidades superiores. Se nosso parente ou amigo é um agressor, abusador ou caluniador, é melhor man-ter distância do que retribuir com o mesmo mal. toda vez que ficamos com raiva de alguma coisa má que aque-la pessoa nos fez ou disse,

estamos sendo manipulados por ela, pois ela sabe como provocar nossa raiva, e ca-ímos direitinho nessas pro-vocações, e ela se rejubila por estarmos com tanta rai-va. não devemos nos deixar manipular por uma pessoa que deve estar momentanea-mente desequilibrada por al-guma coisa má que ela ima-gina que nós fizemos.

conta a lenda que um dia de natal uma senhora que fazia muita caridade pa-ra os vizinhos mais idosos que ela recebeu de presen-te de natal um vaso muito bonito acompanhado por um bilhete que dizia: “este

é o meu presente para você e dentro dele está o que você merece”. a bondosa senho-ra ao verificar o conteúdo do vaso viu uma cobra dentro dele, assustou-se como era de se esperar.

passado o susto, ela se di-rigiu ao zoológico e lá dei-xou a cobra em boas mãos, regressando com o lindo vaso para casa. ao chegar em casa encheu-o com flo-res belas e perfumadas e, acompanhado por um bo-nito cartão com palavras de amor e gratidão, man-dou entregá-los para a re-metente do “presente”, que naquela altura a bondosa

senhora já sabia quem era. ela devolveu em luz o que recebeu em trevas e assim perdoou com total sabedo-ria e plenitude.

À medida que evoluímos, descobrindo nossa consci-ência crística, bem como nossos mais altos valores, e dentro disso descobrimos nossa capacidade de amar e perdoar.

Um forte abraço com mui-ta luz e paz.

Everalda Sidaravicius é psicote-rapeuta humanista. Seu escri-tório fica na 489 College Street, sala 201. O telefone é (416) 929-1816 x329

Perdão e saúde mentaldevolver em luz o que se recebeu em trevas é perdoar com sabedoria e plenitude

Se desejamos ter saúde mental,

temos que nos modificar e desenvolver

nossas qualidades superiores. [...] é melhor manter distância do que retribuir com o

mesmo mal

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 06.12.2011| 20

Page 21: 1ª edição dez 2011

Por que usar um corretor de imóveis?

Informações: 647 985-4784

imóVel | real Statepor tony silva [email protected]

para obter uma licen-ça para trabalhar co-mo corretor de imó-

veis, é obrigatório ser cre-denciado tanto pelo crea (associação canadense de real estate) como também pelo treB (toronto reat estate Board). isso signifi-ca que o corretor atendeu a cursos extensivos com temas relacionados ao setor imobi-liário e passou com sucesso em todos os exames neces-sários para obter sua licen-ça. e, para poder renovar a licença de dois em dois anos, é obrigatório atender a vá-rias aulas e cursos a fim de se manter atualizado até ob-ter um determinado número de pontos.

assim como quando se vai a um advogado ou até mesmo a um mecânico, a pessoa tem que ter certeza de que o profissional é devi-damente licenciado por uma entidade autenticada. por is-so consultar corretores de

imóveis licenciados e mem-bros da crea é uma prote-ção do consumidor.

apenas os corretores de imóveis devidamente li-cenciados podem ser devi-damente designados como realtorS ®. eles exibem orgulhosamente este logo

no cartão de negócio ou em literatura de vendas para o uso em marketing. o com-prometimento de tratar to-das as partes em uma tran-sação com igualdade e ho-nestamente, de obedecer um rigoroso código de éti-ca e manter um alto nível

de conhecimento do pro-cesso de compra e venda de imóveis faz parte da con-duta. pesquisas mostram que 84% dos compradores de casa usaram ou usariam um realtor® para assis-tir e ajudá-los na procura e nas transações de compra de seu imóvel.

as vantagens transações imobiliárias fazem parte de um dos maiores investimentos fi-nanceiros que a maioria das pessoas irão fazer ao lon-go de toda sua vida. Hoje em dia, em média, elas ul-trapassam os $100.000.00 (cem mil dólares). Se você tivesse um problema fiscal do mesmo valor, você ten-taria lidar com isso sem a ajuda de um contador? e uma questão legal, iria lidar sem a ajuda de um advoga-do? considerando o peque-no custo de seus serviços e o grande risco de prejuízo,

seria insensato considerar um negócio em imóveis sem a assistência profissional de um corretor de imóveis.

Mas se você ainda não está convencido do valor de um corretor de imóveis, aqui es-tão várias razões:

1. o seu corretor de imó-veis pode ajudar a determi-nar o seu poder de compra – ou seja, suas reservas finan-ceiras mais sua capacidade de endividamento. dispo-nibilizando algumas infor-mações básicas sobre a sua poupança disponível, ren-da e dívida atual, o corretor poderá encaminhá-lo para os credores mais qualifica-dos para ajudá-lo;

2. na procura de uma ca-sa, talvez você não saiba ao certo como e onde procurar. o corretor de imóveis tem recursos para auxiliá-lo. Às vezes, o imóvel está dispo-nível mas não devidamen-te anunciado no mercado,

efetuando as pesqui-sas corretas seu agente irá encontrar todas as opções;

3. o seu corretor de imóveis pode ajudá-lo no processo de sele-ção fornecendo infor-mações objetivas so-bre cada propriedade. os realtorS ®, por exemplo, têm acesso a uma variedade de re-cursos informacionais e podem também fornecer informações sobre a comu-nidade local, serviços públi-cos, transportes. escolas etc.

com essa ajuda será mais fácil saber se: a proprieda-de proporciona as condi-ções adequadas para uma casa de moradia própria ou investimento? Segundo, se-rá que a propriedade terá o valor de revenda que espero quando eu estou pronto pa-ra vender? continuamos na próxima coluna.

Há 22 anos no Canadá, o carioca Antonio (Tony) Sil-va é Corretor Imobiliário li-cenciado pelo Real Estate Council of Ontario (RECO) e membro do Toronto Real Estate Board (TREB), Onta-rio Real Estate Association (OREA) e Canadian Real Estate Association (CREA). Tony trabalha como repre-sentante de vendas da Re/Max 2000 Realty Inc., Broke-rage. Contato: (416)656-3500 ou (647)409-6624.

um profissional qualificado e licenciado é uma proteção ao consumidor

Às vezes, o imóvel está

disponível mas não devidamente anunciado no mercado, efetuando

as pesquisas corretas seu agente irá encontrar todas as opções

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 06.12.2011 21 |

Page 22: 1ª edição dez 2011

caderno 2 | entertainmentpor cristiano de oliveira [email protected]

receitas | reCiPeSpor pâmela Brandão www.pamelabrandao.com

O sistemático na República Tcheca – O fim de feira na despedida de Praga, vamos em busca da loura do Banheiro medieval

Saudações, caçadores de chupa-cabra. tive que escrever essa co-

luna antes do final do Bra-sileirão, então ainda não sei quem caiu e quem foi cam-peão. Mas a todo o povo cruzeirense e demais torce-dores que passaram aperto na reta final, eu só peço que não cometam o mesmo erro que nós, atleticanos, comete-mos: nunca se esqueçam de quem os colocou nisso. ri-cardo Guimarães rebaixou o Galo um dia, e ninguém se lembra disso mais. não caiam nessa, e nunca se es-queçam do Zezé perrela ou do filho dele, especialmente em época de eleição. aliás, mais um motivo pra dizer que futebol e política nunca deviam se misturar.

Bom, então vamos ter-minar a saga na república tcheca. Já que a viagem saiu do meu bolso, ao menos ela durou umas cinco matérias.

na minha última noite em praga, resolvi fazer o famo-so passeio subterrâneo que a tV mostrou no programa Most Haunted. É uma visi-ta com guia à antiga prisão/catacumba que fica bem em-baixo da praça central. Óti-mo programa pra última

noite, né? Você já está há quatro dias só ouvindo fa-lar de cabeça cortada, mão cortada, enforcamento, mor-te daqui e de lá... aí você vai visitar o lugar onde toda es-sa turma morria ou aguarda-va a morte. Só encarei por-que meu poder mediúnico é zero. Se nem alma de sítio

mexe comigo (aquelas as-sombrações de fazenda, de que todo mundo sabe um caso), o que dirá uma alma que fala tcheco. nem oração eu vou poder oferecer.

Mas lá fui eu, naquela es-curidão subterrânea. o pro-blema de passeio com guia que fala inglês é que sem-pre tem uma menina enjo-ada gritando “oh my God!” no meio. assim as almas não aparecem! a menina do meu lado não podia ou-vir um espirro que começa-va a gritar “oh my God”. Mas o melhor da história foi mi-nha demonstração de bravu-ra: em qualquer sala maca-bra onde a gente tinha que entrar, eu sempre era o pri-meiro. todo mundo abisma-do com a coragem do bra-sileiro. pode ser encrenca, monstro, fantasma, drácu-la... o brasileiro entra de so-la! como bom marqueteiro, foi essa ideia que eu vendi,

mas a verdade é meio di-ferente. o problema é que eu estava mais pra trás do grupo e notei que, quando o pessoal andasse, eu ia fi-car por último. aí comecei a lembrar da história da lou-ra da estrada de caeté. ela pede carona, e se você não der, ela aparece no banco de trás. aí me imaginei lá, bem bobão, ficando por último no meio daquela catacum-ba escura, e a mão gelada da loura de caeté chegando no meu ombro... nem pen-sei mais, já corri pra porta dizendo “eu primeiro! dei-xa que eu vou primeiro!” e nem me pergunte como a loura ia sair de caeté e che-gar a praga. Vai que alma faz intercâmbio?

então tá bom. na próxi-ma edição, darei as dicas de cerveja que coletei na ale-manha e república tcheca para você ficar muito doido (ou doida) no natal. isso se

a Molson canadian já não derreteu seu cérebro e vo-cê agora está doido 24 horas por dia. adeus, cinco letras que choram.

Cristiano de Oliveira é minei-ro de Belo Horizonte, atleticano

de passar mal do coração, for-mado em Ciência da Compu-tação no Brasil e pós-gradua-do em Marketing Management no Canadá. Começou escre-vendo sobre música no Brasil News em 2004, mas agora já descambou.

Em qualquer sala macabra onde a

gente tinha que entrar, eu sempre era o primeiro.

Todo mundo abismado com a coragem do

brasileiro

02 a 18/12Toronto Christmas MarketFeira de artesanato, restaurantes, Papai Noel e coral natalino » The Distillery District – 55 Mill St. » 10h às 21h » Grátis

03/12 a 19/02DJ Skate Night SaturdaysHarbourfront Centre (235 Queens Quay West) » 20h às 23h » Grátis

07/12Café com Letras com Valeria Sales » 5ª edição terá tema “Português como língua de herança” » Cajú - 922 Queen St. West » $15 café buffet » 9h30 » Confirmar presença até 05/12: [email protected]

07, 14 e 21/12Luanda Jones e convidadosThe Trane Studio (964 Bathurst St.) » $10 » 20h30 www.luandajones.com

10, 11, 17 e 18/12Winterfest no Waterfront207 Queen Quay West » Grátis

10/12Festa de Natal para crianças » Arsenal do Minho (1166 Dundas St. West) » Informações: Diana (416-219-5847) e Jessica (647-404-8477)

15/12Ponto de encontro » Grupo de pessoas que falam português para conhecer novas pessoas, fazer amigos e debater assuntos da comunidade » 399 Church St.Das 17h30 às 20h30 » Informações: www.actoronto.org/portugues

17/12Festa beneficenteAssociação dos deficientes de Toronto faz evento para arreca-dar fundos » Shows e jantar » 2299 St Clair Ave. West » 19h » Informações: 647-985-4784

18/12Almoço beneficente brasileiroComida brasileira, bebidas, música e bingo248 ossington Ave. » 13h

18/12International Christmas Igreja da Graça » Pede-se para levar comidas e bebidas » 6670 Campobello road, Mississauga, ontario » 17h

23/12Coral de Celebração de Natal » rotunda da prefeitura de Toronto » 11h30 » Grátis

11 a 25/01Chin Portuguese Winter PicnicCatalonia Bavaro Beach Golf & Casino resort » Punta Cana, república Dominicana » Informações: Acadia Travel Agency (416) 537-2643 (Bento’s Tours (416) 588-2000

INGrEDIENTES:

2/3 xícara de gordura vegetal hidrogenada3/4 xícaras de açúcar1/2 colher (chá) de raspas de laranja ou limão1/2 colher (chá) de essência de baunilha1 ovo4 colheres (chá) de leite2 xícaras de farinha de trigo1 e 1/2 colheres (chá) de fermento em pó1/4 colher (chá) de sal

Glacê:1 e 1/2 xícaras de açúcar de confeiteiro1 clara de ovo grande1 colher (chá) de essência de baunilha ou suco de limãoCorante alimentício

MoDo DE PrEPAro:

Para os biscoitos, bata a gordura vegetal, o açúcar, as raspas e a baunilha até misturar completamente. Adicione o ovo e bata até ficar uma mistura clara e fofa, depois o leite. Peneire os ingredientes secos juntos e adicione na mistura. Bata até misturar. Coloque a massa entre duas folhas de papel manteiga e leva para a geladeira por 1h (ou freezer, 20 minutos). Retire e abra a massa numa superfície com farinha. Corte nas formas desejadas e coloque numa forma untada ou com papel manteiga. Asse em forno pré-aquecido a 190°C por 5 a 6 minutos. Não deixe os cookies dourarem, quando você ver que as bordas estão pegando cor, retire do forno. Deixe esfriar completamente antes de decorar.

Glacê:Bata todos os ingredientes por 5 minutos em velocidade alta na batedeira. Tinja a massa da cor desejada e com a ajuda de um saco de confeitar decore. Uma dica para confeitar, é primeiramente com um bico redondo e pequeno, faça o contorno do biscoito com o glacê e espere secar. Depois ainda com o saco de confeitar, complete o interior do biscoito, espalhando até o contorno da borda (nesta hora facilita se o glacê estiver mais mole, então se precisar pingue algumas gotas de água no glacê até atingir a consistência desejada).

Biscoitos de Natal ±40 biscoitos

Foto

: arQ

UiV

o p

eSSo

al

intercâmbio de assombrações: uma caveira Checa e um lobisom brasileiro

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 06.12.2011| 22

Page 23: 1ª edição dez 2011

Você sabia que pode acessar a versão online do Brasil News?

www.brasilnews.ca

english cornerpor Brian Bowen [email protected]

Redução dos sons em inglês

in one scene from the movie “annie Hall,” woody allen is ex-

plaining to a friend that the world is full of anti-Semitism. as an example, he explains: “You know, i was having lunch with some guys from nBc, so i said, ‘did you eat yet or what?’ and tom christie said, ‘no, Jew?’ not ‘did you?’...Jew eat? Jew? You get it? Jew eat?” The joke here is that woody allen’s character is being over-sensitive, con-fusing a common reduction for anti-Semitism.

reductions are short-ened forms of words that native english speakers use when speaking. Usually, content words are not re-duced, but structure words are shortened. They are the main reason that non-na-tive speakers say that na-tive english speakers talk too fast. actually, reduction is a pronunciation pattern found in all languages, but native speakers do not even

realize they are doing it.The most common type

of reduction is the contrac-tion of helper verbs such as “be,” “have,” “will,” and “would,” and the negative adverb “not” (eg. i’ll be late, or he can’t come.) Generally speaking, english learn-ers don’t have trouble with

these.another common form is

the reduction of the prep-osition of “to.” This is what leads to “gonna” for “going to” and “wanna” for “want to.” (note that “wants to” is reduced to “wansta.”) “Have to” is reduced to “hafta”

and “has to” is reduced to “hasta.”

poorly educated native english speakers will some-times write “should of ” in-stead of “should have.” This is because they are writing it the way they say it: “Have” is reduced to “of ” or “a” in perfect models (eg. “Must have” is reduced to “must of” or “musta.”) in the nega-tive, we put an “n” sound before the reduced “have” (eg. “could not have” is reduced to “couldn’of ” or “couldn’a.”)

Unstressed vowels in english are often reduced to a schwa, written with the phonetic symbol [ə] or the letter “a” (although it’s pro-nounced more like “uh.”)

This is why we pronounce “you” as “ya” and “to” as “ta.” in the middle of multi-syllabic words, the schwa is often deleted complete-ly (eg. “camera” becomes “camra,” and “chocolate” becomes “choclate.”) So, the question “are you interested

to go?” may sound like: “Y’intrested ta go?”

The initial “h” in the pro-nouns him, his, and her and the “th” sound in them are often not pronounced (eg. “i saw him/them at her party” sounds like: “i saw um at er party.”) However, the initial “h” in he is only deleted when it’s unstressed (“He came to the party,” but “i think ‘e came ta the party.”)

near my school at Yonge

and Finch, there’s a restau-rant called “puck’n’wings.” This is a play on the fact that both the conjunction “and” and the suffix “ing” are re-duced to sound like the let-ter n.

Unfortunately, all of these are just guidelines; there are no rules when it comes to reductions.

whaddaya gonna do ‘bout it?

Born and raised in Toronto,

Brian Bowen has a BFA in Creative Writing from York University. He has been teach-ing English for almost 25 years as a high school English teach-er, and as an ESL instructor at Seneca College and with the Japan YMCA. He currently owns and runs the Canadian Academic Success School, 5336 Yonge St. #201(near North York station). You can contact Brian at (416) 768-8456 or visit his website at CanadianAcademicSuccess.com

Usually, content words are not

reduced, but structure words are shortened. They are the main reason that non-native speakers say that native English speakers talk too

fast

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 06.12.2011 23 |

Page 24: 1ª edição dez 2011

PreCISA-Se

f preCiSA-de Precisa-se de carpinteiro de cofragem e ajudante. Contato: Jack. tel: (416) 356-7223

f preCiSA-Se de serralheiro/mecâ-nico e soldador em regime de part-time, com oportunidade de full-time. tel: (905) 257-6918

f preCiSA-Se de empregado de lim-peza, para a área de etobicoke, trabalho a tempo integral. tel: (416) 251-9116

f preCiSA-Se de ajudante de pintor de casas, com carro. oferecem $125.00/dia. Contato: Paulo. tel: (647) 993-0061

f preCiSA-Se de homens para traba-lhos de limpeza e com experiência no uso de máquinas de limpeza e senhoras para o fim de semana. Contato: maria, depois das 16h. tel: (647) 204-1513

f preCiSA-Se de empregado de bal-cão e mesa com experiência para o turno da noite e conhecimento de inglês e português. Para café e pastelaria. tel: (416) 654-1780

f preCiSA-Se de empregados de lim-peza para trabalhar no turno da manhã na área de Scarborough. tel: (416) 745-5221, ext. 230

f preCiSA-Se de carpinteiros de cofragem com o mínimo de 5 anos de experiência. ligar depois das 17h. tel: (647) 351-0597

f preCiSA-Se de empregados de lim-peza para as áreas de markham e toronto. tel: (416) 873-2534

f preCiSA-Se de condutor com experi-ência e com carta aZ. enviar currículo via fax. tel: (905) 643-3002

f preCiSA-Se de cabeleireira para a área de mississauga. Contato: loan. tel: (905) 290-8572

f preCiSA-Se de empregados de lim-peza. Contato: Sonia. tel: (647) 328-2260

f preCiSA-Se de bricklayers com expe-riência. ordenado baseado na união. tel: (647) 920-5769

f preCiSA-Se de empregados de lim-peza. tel: (416) 990-9563

f preCiSA-Se de canalizador com carta de condução. tel: (416) 239-6000

f preCiSA-Se de assistente com ou sem experiência para instalação de portas e janelas de alumínio. tel: (416) 651-1432

f preCiSA-Se de condutores e aju-dantes para remoção de neve. tel: (416) 783-3500

f preCiSA-Se de carpinteiros de acaba-mentos com experiência. tel: (647)884-1476

f preCiSA-Se de empregados de lim-peza com experiência. tel: (416) 939-8279

f preCiSA-Se de carpinteiro de cofra-gem. tel: (416) 624-5309

f preCiSA-Se de padeiro/pasteleiro para área de Brampton. tel: (905) 459-5641

f preCiSA-Se de carpinteiro de acaba-mentos com ou sem experiência. tel: (416) 919-7538

f preCiSA-Se de ajudante para renova-ções. tel: (647) 500-4383

f preCiSA-Se de carpinteiro de acaba-mentos com experiência. tel: (647) 215-7727

f preCiSA-Se de carpinteiros finish com mínimo de 6 meses de experiência que seja trabalhador, caprichoso e disposto a apren-der mais. Charles. tel: (416) 825-9335

f preCiSA-Se de carpinteiro com expe-riência. oscar da Silva. tel: (416) 219-0071

f preCiSA-Se de empregados de lim-peza. tel: (416)581-8830

AlugA-Se / Vende-Se

f AlugAM-Se quartos mobiliados para moças próximo à estação do metrô da dufferin (Bloor com dufferin). dispo-nível a partir de 1º de janeiro por $450. Contato: eunice ou gilberto. tel: (416) 654-4124

f AlugA-Se Quartos St Clair/dufferin

Cn$ 350,00 e Cn$ 420,00 despesas incluidas nao fumantes glaucia 416 546 8576

f AlugAM-Se quartos Cn$ 360,00 e Cn$ 400,00 St Clair/dufferin. disponível de imediato. despesas incluídas. não fumantes. glaucia. tel: (416) 546-8576

f AlugA-Se quarto para moças estu-dantes, com tV a cabo, internet wireless e home phone. localizado perto da dundas e dufferin. rosangela. tel: (647) 502-1013.

f AlugA-Se quarto grande localizado na área da dufferin e dundas. tel: (647) 898-1411.

f AlugA-Se quarto para mulher, locali-zado na área da College e dufferin. Claudia. tel: (647) 832-2856.

f AlugA-Se apartamento de um dormitório, cozinha, banheiro e varanda. localizado na área da Bloor e dufferin pró-ximo ao subway. Preço: $650,00 p/ 1 pessoa, $750,00 p/ 2 pessoas. Vanderlei. tel: (647) 785-6913.

f AlugA-Se quarto em casa de famí-lia com alimentação incluída. tel: (416) 940-0565.

f AlugA-Se quarto em condomínio com academia e lavanderia. localizado entre eglinton e Jane a 12 minutos do subway. tel: (416) 604-7829.

f AlugA-Se quarto mobiliado com frigobar, globo, internet, café da manhã e 5 refeições ( jantar) por semana. loca-lizado na área da dufferin e Bloor. (647) 502-5664.

f Vende-Se dirt bike, modelo honda CrF 230, ano 2007. Preço: $ 3.500,00. tel: (647) 274-9108.

f Vende-Se Chevrolet Venture, 160.000 km, bom estado e revisado. Preço: $3.500,00. tel: (647) 856-8808.

ProCurA-Se / doA-Se

f dOAM-Se livros de literatura, artes, Cultura, Sociologia, antropologia, economia, entre outros – inglês, português, francês,

alemão e espanhol. os livros pertenciam a um professor da uoft. newton, tel: (416) 997-2883 ou (416) 463-2880 e [email protected]

f prOCurA-Se programador PhP e mySQl (lamP) com alguma experiencia em desenvolvimento para web. Boa oportuni-dade para estudantes ou novos emigrantes. email: [email protected]

f prOCurA-Se jovem para dividir apartamento. Preço: $200,00. maria. tel: (416) 537-9436.

f prOCurA-Se pessoa ou casal para dividir apartamento localizado na St.Clair e dufferin. Preço do quarto: $550,00. Werner. tel: (416) 881-0609.

f prOCurA-Se trabalho em restau-rantes ou lojas. milena tagliaferro. (647) 765-4636.

f prOCurA-Se trabalho como aju-dante de bricklayer, possuo experiência. marco télis. tel: (647) 686-4286.

f prOCurA-Se trabalho em qualquer área. experiência como garçonete e limpeza. Bruna Baroni. tel: (647) 705-8785.

f prOCurA-Se trabalho part-time em qualquer área. Possuo experiência em fábricas e laboratório. Vinicius. tel: (416) 824-8876.

f prOCurA-Se emprego em res-taurantes ou padarias. eliza. tel: (647) 770-2312.

f prOCurA-Se trabalho em qualquer área, possuo inglês fluente. otávio Praxeres. tel: (647) 385-5422.

f prOCurA-Se trabalho, possuo experiência como vendedor, metalúrgico, cleaner etc. Walter. tel: (416) 856-3561. e-mail: [email protected].

f prOCurA-Se trabalho como cleaner, ajudante de cozinha ou construção. dispo-nibilidade das 18h às 12h e finais de semana. José armando. tel: (647) 853-4560.

f prOCurA-Se trabalho para finais de semana com limpeza ou restaurante. tainá. tel: (647) 765-2750.

Envie seu classificado* para o Brasil News pelo e-mail [email protected] ou fax- 416 538-9171*o Brasilnews se reserva o direito de editar e publicar os anúncios segundo as normas da redação. todos os anúncios estão sujeitos a aprovação.

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 06.12.2011| 24

Page 25: 1ª edição dez 2011

Aulas regulares: Segunda-Quinta14:00 -16:00 ou 16:00 -18:00 ou 18:30 -20:30

LEARN ENGLISH

416 935.0011w w w . i l a c n i g h t s c h o o l . c o m

Melhor preço da cidade !!!

Melhore seu Inglês! Melhore sua vida! � GeNeral eNGliSh � power Speaking & listening � ToeFl preparation � advanced english for Success � Business english � ielTS preparation

$300/4 semanasMatricule-se por

8 semanas e ganhe

2 de GRAÇA!!

771 YoNGe ST. (YoNGe & Bloor) e-Mail: [email protected]

aT NiGhT School

Falamos português Bookkeeping & Accounting Services Payroll Services Objections & Appeals Small Business ITN Applications WSIB & Union Remittances Unfiled Tax & Unreported Income Corporate Tax Services Audit Assistance/CRA correspondence

416 516 4949 [email protected]

1444 Dupont St, unit 1B Toronto - ON M6P 4H3

meu negócio | my BuSineSSpor carolina ladeiRA  [email protected]

as pessoas deixam de ir ao dentista e levar seu filhos

porque pensam que é caro ou porque não dão impor-tância ao dente de leite, que será substituído pelos per-manentes. porém são erros que comprometem toda uma vida dentária, afirma dr. Matthew reyhanian. o melhor tratamento é a pre-venção, que evita o uso de aparelhos dentários, a extra-ção de dentes, entre outros.

primeiro, uma importan-te informação a respeito do atendimento de crian-ças: a província de ontário oferece programas em que crianças com até 17 anos recebem cobertura dentá-ria gratuita. três deles são ontario works (ow), chil-dren in need of treatment (cinot) e Healthy Smi-les of ontario (HSo), que

cobrem limpeza dental, che-ck up, restauração extração e tratamento de canal.

para se inscrever em um dos programas, os pais pre-cisam ir a Unidades de Saú-de pública (de acordo com as devidas especificações no box da matéria) e, então, te-rão autorização para ir ao dentista que quiser sem ter que pagar pelo atendimen-to do filho. “poucas pessoas sabem disso e deixam de le-var seus filhos pensando no gasto”, conta dr. reyhanian.

Um grande equívoco de pais, segundo o dentista, é pensar que os primeiros dentes do bebê, chamados dente de leite, não merecem atenção. “aos seis meses de idade os dentes começam a crescer e até dois anos se-rão 20 dentes de leite. a partir dos seis anos, esses dentes começam a cair e

os permanentes começam a crescer e somente aos 12 anos todos os dentes de leite já terão caídos, ou seja, são 10 anos com eles. dentes de leite são tão importante quanto os permanentes”, en-fatiza ele.

essenciais na mastigação de alimentos, na fala, na es-tética da estrutura do ros-to e no psicológico – prin-cipalmente de crianças, que quando perdem o den-te antes da hora são alvos de brincadeiras de amigos –, cada dente possui uma função na boca. a limpeza deve começar mesmo antes do bebê ter dentes, usando apenas um cotonete úmido para tirar resquícios de lei-te da gengiva. durante essa fase, o bebê costuma ter fe-bres causadas muitas vezes pelo nascimento dos dentes e, se necessário, pais devem

levá-lo ao consultório (a partir de seis meses).

Quando os dentes come-çam a crescer, a escovação deve ser feita com esco-vas menores para crianças com água morna e, depois dos dois anos, com pasta de dente para crianças. “até que os pequenos possam es-covar sozinhos, pais devem fazê-lo por três a cinco mi-nutos. Mas, mesmo quando os filhos sabem escovar, eles devem ser supervisionados, pois nem sempre o fazem devidamente”, diz o dentis-ta. após todas as refeições deve-se fazer a escovação, sendo a mais importante a noturna, antes de dormir.

cada dente tem seu mo-mento de cair e cáries po-dem atrapalhar esse pro-cesso. “as cáries podem ser tão profundas que afe-tem os dentes permanentes,

que ficam logo abaixo dos de leite. nesses casos, o den-te pode nascer com proble-mas ou anomalias. corre-se o risco de ter que extrair o mesmo e, caso venha a cair antes, atrapalha no cresci-mento dos outros”, esclare-ce dr. reyhanian. ele desta-ca que problemas dentários podem ser genéticos e isso

pode ser um sinal para levar seus filhos ao dentista antes de ter problemas.

dr. Matthew reyhanian atende na 940 St clair ave. west e conta com uma es-pecialista em odontopedia-tria, a dr. amiri. Há pes-soas que falam português na clínica. o telefone é (416)656-4222.

Você sabia que o governo cobre o atendimento dentário de crianças?em ontário, tratamento de crianças com até 17 anos é gratuito

Foto

: c

aro

lin

a l

ad

eira

Ontario Works (OW) – Crianças com até 18 anos com pais que recebam Ontario Works;

Children In Need of Treatment (CINOT) – Com até 17 anos, crianças residentes em Ontário, que tenham um Ontario

Health Card Number válido e necessitem atendimento urgente. A família precisa provar baixa renda;

Healthy Smiles of Ontario (HSO) – Crianças residentes em Ontário, com família com renda anual menor de $20,000.

Em todos a criança não pode ter seguro dentário. Outras informações: www.ontario.ca/en/residents/

benefitsdirectory/categories/ONT04_041258

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 06.12.2011 25 |

Page 26: 1ª edição dez 2011

comportamento | liFe Stylepor rafaela freitas [email protected]

Os benefícios do chá verdeum grande aliado às dietas, o chá verde tem ação antioxidante, anti-inflamatória, previne o câncer e doenças cardiovasculares

Muito se fala sobre os benefícios do chá verde, mas

você sabe quais são? estu-dos revelam diversos be-nefícios à saúde, entre eles perda de peso, redução dos níveis de colesterol, controle dos níveis de açúcar e é rico em antioxidantes.

o chá verde é extraído a partir das folhas da planta camellia sinensis e desta planta é possível obter di-ferentes tipos de chá, de-pendendo do tipo de tra-tamento a que as folhas são submetidas. no caso do chá verde, as folhas são se-cas após a colheita e o calor evita a fermentação. o chá verde é conhecido pelo seu gosto amargo característi-co, devido ao tanino, subs-tância responsável por par-te dos benefícios oferecidos

pela bebida, como a dimi-nuição das taxas de coleste-rol ruim, pois inibe a absor-ção de lipídios pelo sistema digestivo e ativa o sistema imunológico.

o chá verde é um gran-de aliado às dietas, por sua ação desintoxicante, digesti-va e diurética a bebida po-tencializa os resultados da perda de peso. por ter ca-feína, o chá verde tem ação estimulante, acelera o meta-bolismo e ajuda a queimar

gordura. É uma bebida termogênica que aumen-ta a temperatura corporal, quando ingerida estimula o sistema nervoso central.

rico em flavonóides o chá verde tem ação antioxidan-te, anti-inflamatória, hor-monal, antialérgica, previne o câncer e doenças cardio-vasculares. alguns estudos afirmam que o chá verde também controla os níveis de açúcar do sangue e reduz o risco de diabetes.

a popularidade do chá verde também está rela-cionada às propriedades cosméticas que ele ofere-ce, uma vez que a bebida é grande fonte de antioxidan-tes que ajudam a neutrali-zar os radicais livres evitan-do o envelhecimento preco-ce. no tratamento de celu-lite e gordura localizada as

substâncias da camellia Si-nesis se mostraram eficazes.

o chá verde pode ser en-contrado em folhas, cápsu-las, chá pronto para beber e em saquinhos de chá. a be-bida tem um sabor amargo, para quem nunca provou é indicado preparar doses menos concentradas, assim o sabor ficará menos acen-tuado e, com o tempo, você se acostuma com o sabor e poderá aumentar a quanti-dade de folhas ou diminuir a quantidade de água. não use água fervente e dispense

o açúcar. Uma outra alter-nativa é preparar o chá ver-de com alguma outra erva para neutralizar o sabor. Você pode optar por erva cidreira, camomila, erva-doce ou hortelã.

Vale ressaltar que as re-feições não podem ser substituídas pelo chá, que em excesso pode causar gastrite. para perda de pe-so a bebida deve ser consu-mida em pequenas doses e combinada a uma dieta ba-lanceada e exercícios físi-cos. É importante consultar

um médico antes de con-sumir a bebida que não é recomendada para mulhe-res grávidas ou em fase de amamentação, hipertensos ou com gastrite.

Rafaela Freitas é paulistana e mora em Vancouver, BC. É ba-charel em Comunicação Social, com especialização em Business & Marketing e pós-graduada em Comunicação Organizacio-nal. Atuou como assessora de imprensa nas áreas de cultura, comportamento, meio-ambiente, internet e automotivos.

A bebida tem um sabor amargo,

para quem nunca provou é indicado preparar doses

menos concentradas, assim o sabor ficará menos acentuado

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 06.12.2011| 26

Page 27: 1ª edição dez 2011

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 06.12.2011 27 |

Page 28: 1ª edição dez 2011

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 06.12.2011| 28