1a edição dez 2010

28
THE BRAZILIAN COMMUNITY NEWSPAPER TORONTO - 1ª edição de dezembro - 2010 - ano 14 - número 263 - www.brasilnews.ca O JORNAL DA COMUNIDADE BRASILEIRA Membro do Grupo Nacional de Imprensa Étnica do Canadá FREE Otimismo na comemoração do Dia mundial de luta contra a Aids PÁG.: 03 Lula dá posse aos representantes dos brasileiros no exterior PÁG.: 05 Durval Terceira fala dos benefícios oferecidos pela LOCAL 183 PÁG.: 11 Confira dicas de compras brasileiras e canadenses em Toronto PÁG.: 12 Limpeza de neve para idosos e deficientes físicos PÁG.: 04 A repórter Mila Burns e os desafios estrada afora PÁG.: 13 Guerra no Rio de Janeiro Entenda o conflito que foi chamado de guerra e veja relatos de quem viveu dias de terror na cidade maravilhosa. Páginas: 14 e 15 IMAGEM: JOGO MODERN WARFARE

Upload: portal-brasil-news

Post on 08-Mar-2016

253 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Brasilnews 1a edição dez 2010

TRANSCRIPT

Page 1: 1a edição dez 2010

THE BRAZILIAN COMMUNITY NEWSPAPER TORONTO - 1ª edição de dezembro - 2010 - ano 14 - número 263 - www.brasilnews.ca

O JORNAL DA COMUNIDADE BRASILEIRAMembro do Grupo Nacional de Imprensa Étnica do Canadá

FREE

Otimismo na comemoração

do Dia mundial de luta contra a

Aids PÁG.: 03

Lula dá posse aos

representantes dos brasileiros

no exterior PÁG.: 05

Durval Terceira fala dos

benefícios oferecidos pela

LOcAL 183 PÁG.: 11

confira dicas de compras brasileiras e canadenses

em Toronto PÁG.: 12

Limpeza de neve para idosos e deficientes

físicos PÁG.: 04

A repórter Mila Burns e os desafios estrada

afora PÁG.: 13

Guerra no Rio de Janeiro Entenda o conflito que foi chamado de guerra e veja relatos de quem viveu dias de terror na cidade maravilhosa. Páginas: 14 e 15

IMa

GeM

: jO

GO

MO

deR

N w

aRf

aRe

Page 2: 1a edição dez 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 07.12.2010| 2

Na última semana, o mundo in-teiro noticiou o que passou a ser chamado de Guerra do Rio

de janeiro. O Brasil, país do Carnaval e da alegria, tomado por bandidos que atiravam sem direção. Um terror que chocou o mun-do. agora, quando a vida clama por voltar ao normal, nos perguntamos: o problema da criminalidade no Rio de janeiro será resol-vido? Questões que até especialistas fogem de responder.

Mas o mundo não é somente tristeza. No dia Mundial de Luta contra a aids, boas notícias fo-ram divulgadas para que continuemos a caminhar com força para o fim des-ta doença, ainda sem cura medicinal.

e querem saber quan-tas pessoas há no Brasil? O censo 2010 acaba de ser divulgado pelo IBGe. Somos 190 milhões! Sem contar com os 3 milhões de brasileiros que estão fora de sua terra natal.

Na última semana, o Conselho de Representantes dos Brasileiros no exterior, foi empossado pelo Presidente Lula na Conferência Brasileiros no Mundo, no Rio de janeiro. O Cônsul-Geral do Brasil em Toronto, afonso Cardoso, e ester Sanches-Naek, uma das representantes da região

américa do Norte e Caribe, estiveram por lá.atrás das bravas histórias desses compa-

triotas está Mila Burns. a jornalista capixa-ba, que ama viajar, colocou o pé na estrada este ano em busca de ouvir as experiências e entender como vivem essas pessoas. a bordo do motorhome, passou perrengues e alegrias, que ela diz ter sido importante em todos os aspectos de sua vida.

Quem também conversou com a nossa nova editora, Carolina Ladeira, foi durval Terceira, um homem de liderança e que implemen-tou importantes mudanças à frente da Local 183. ela teve a oportunidade de conferir as ins-talações da sede, dos centros de treinamentos e também de ver construções em que brasileiros trabalham duro todos os dias.

e você já se preparou para manter suas calçadas limpas da

neve que em breve tomará conta da cidade? a Prefeitura divulgou o maquinário dispo-nível para a estação e, ainda, que idosos e deficientes físicos podem pedir o serviço se este não chegar em suas ruas.

Natal é tempo de união e... também de compras. Sigam as nossas dicas e se prepa-rem para ter uma festa com harmonia, paz e muita fartura.

Boa leitura e bom trabalho para a Carolina!

Tempo de esperança

editorialPOR tania nuttall [email protected]

imigração | immigrationPOR marcia casado e jane desmond informe publicitário

Gostaríamos de de-dicar esta edição para esclarecer

algumas dúvidas que pare-cem ser muito frequentes entre pessoas que desejam iniciar o processo de imi-gração por sponsorship para seus cônjuges.

Pessoas que ainda não se-jam legalmente divorciadas podem ser sponsors? Sim. embora não exista a pos-sibilidade do casamento civil, é possível se iniciar um processo de imigração através do common-law. a aplicação nesta forma pre-vê casos de pessoas que, por diversos motivos, não possam ou não desejam se casar legalmente. Para fins de imigração, é  necessário estabelecer que o casal vi-ve junto maritalmente por um período de, no mínimo, um ano antes de se iniciar o processo de sponsorship. Ė necessário, ainda, provar, através de documentos, cartas, fotografias etc, que este é um relacionamento genuíno.

Eu recebi apenas $20,000 no ano passado. Posso ser sponsor? Sim. Para casos de sponsorship de cônjuge ou de filhos, não existe uma renda mínima que deve ser comprovada.

Eu declarei bankruptcy pessoal. Posso ser sponsor? Sim, desde que você já te-nha recebido o seu aviso de discharge. este documento deverá ser anexado ao pro-cesso para a consideração do oficial de imigração que vai analisar o caso.

Gostaria de incluir meus filhos em minha aplicação. Isso e possível? Sim. Seus fi-lhos são considerados seus dependentes até que atinjam 22 anos. existem alguns ca-sos em que mesmo maio-res de 22 anos podem ser considerados dependentes, porém é necessária uma análise mais detalhada para que se possa estabelecer isto.  

Sou mais velha que meu sponsor. Ele ainda pode ser meu sponsor apesar da diferença de idade? Sim. Os oficiais de imigração

ao anali-sarem o caso de sponsor-sh ip s e concen-tram em verificar se o re-laciona-mento é legítimo e que o apli-cante não tenha como intuito único conseguir a residência per-manente no país.

Tenho um processo de Humanitário e Compaixão. Posso inserir meu pedi-do de sponsorship nesta minha aplicação? Sim. É possível   “aproveitar” esta aplicação de Humanitário e Compaixão e incluir os documentos pertinentes ao processo de sponsorship.

Lembre-se que estas in-formações são gerais e que cada caso é diferente. Para uma análise específica, entre em contato conosco pelo te-lefone (647) 430 7420.

Jane Desmond

Márcia Casado

Quem pode ser sponsor

Page 3: 1a edição dez 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 07.12.2010 3 |

BLEED

HOC-489-10_Brasil News.indd 1 12/1/10 10:35:34 AM

1º de dezembro é o dia Mundial de Luta contra a aids. Uma

doença que não possui cura e que já matou cerca de 30 milhões de pessoas desde o início da epidemia, na década de 80. Somente no ano passado, foram dois milhões de mortos. espe-cialistas da ONU, Organi-zação das Nações Unidas, acreditam que 33,4 milhões de pessoas vivem hoje com o HIV no planeta.

embora os números se-jam assustadores, a última quarta-feira foi também tomada pelo sentimento de esperança. desde 1999, as novas transmissões reduzi-ram em 19%, alcançando o número de 2,6 milhões em 2009, segundo a Unaids, agência da ONU para com-bate à doença. O número de mortos também está dimi-nuindo, resultado dos novos tratamentos desenvolvidos e dos meios de prevenção

da transmissão.Os números de acesso aos

tratamentos ampliaram. Mais de 5,2 milhões de pes-soas obtiveram antirretrovi-rais nos países em desenvol-vimento, quando em 2004 não chegavam aos 700 mil beneficiários. Outro dado animador revela que as na-ções ricas quadruplicaram o financiamento de programas de saúde nos países pobres entre 1990 e 2010.

No entanto, ainda há muito o que fazer. O diretor executivo da Unaids, Michel Sidibé, recordou que 10 mi-lhões de pessoas continuam à espera de tratamento e os avanços obtidos até agora

são muito frágeis por cau-sa da situação financeira mundial.

Como ainda não existe uma vacina que cure a do-ença, apenas remédios que a controlem, as formas de prevenção são muito im-portantes no combate aos casos. atualmente, os mé-todos são: uso de preserva-tivo, tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, conhecimento de seu status sorológico graças à detec-ção, circuncisão masculina, programas de troca de se-ringas e meios terapêuticos de substituição da heroína para os viciados.

a situação brasileiraNo Brasil, a epidemia per-

manece estável. de acordo com o Ministério da Saúde, o número de soropositivos ultrapassa os 600 mil desde 1980. a taxa de incidência oscila em torno de 20 casos por 100 mil habitantes e,

somente em 2009, foram no-tificados 38.538 infectados.

mundo vermelhoComemorada desde 1987,

este ano a data foi marcada por diferentes manifestações em todo o mundo em busca de soluções e conscientiza-ção sobre o uso de preser-vativos. Pontos turísticos de 13 países, como o Cristo

Redentor, no Rio de janeiro, o edifício empire State, em Nova York, e a Opera House, em Sydney, na austrália, fo-ram iluminados por uma luz

vermelha, por iniciativa de uma entidade beneficiente. essa cor predominou ao re-dor do planeta em um gran-de apelo por mudanças.

Os avanços na luta contra a Aids Dia mundial é comemorado com otimismo

No entando, ainda há muito o que

fazer. 10 milhões de pessoas continuam

à espera de um tratamento

ÍNDIA

USA

AUSTrálIA

rIo DE JANEIro Estátua do Cristo redentor iluminada de vermelho, no Dia Mundial de

Combate à Aids

mundo | WorlDPOR carolina ladeira [email protected]

Page 4: 1a edição dez 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 07.12.2010| 4

UMa PUBLICaÇÃO dO BRaSILNewS PUBLISHeR INC.

Todos os direitos Reservados® www.brasilnews.ca 1554 dundas St. w

suite 201, Toronto ON M6K 1T8Tel. 416 538-4298 fax 416 538-9171

Publisher: Tania [email protected]

editor-chefe: Carolina [email protected]

administrativo: Fernando [email protected]

Vendas: Fernando [email protected]

diagramação: Marcus Sampaio [email protected]

COLaBORadOReS:Brian Bowen, Carlos Valente, Cleida Steinmetz,

Cristiano de Oliveira, everalda Sidaravicius, fernanda Beziaco, fernando Goscinscki, fred Itioka, jandy Sales, Olavo Queiroz,

Rafaela freitas, Renato Takahashi, Rodolfo Torres, Saul Porto,

Stéphanie Pires e Steve Philipp

Próxima edição: 21/12/2010

Colunas e artigos assinados podem não expressar a opinião do jornal.

É proibida a cópia ou reprodução de qualquer artwork sem autorização prévia do BrasilNews.

expediente | mastheaD

CanadÁ | CanaDada redação

Cidade se prepara para a neve

Na maior parte de Toronto, a lim-peza de neve nas

ruas e calçadas é oferecida pela Prefeitura, porém há áreas em que as máquinas não têm acesso. Nesses lo-cais, no caso de idosos ou deficientes físicos, é tam-bém de responsabilidade do governo a retirada de neve da frente das casas.

O estacionamento de car-ros e a estrutura das ruas e calçadas são alguns dos motivos que impedem a chegada de máquinas a cer-tos lugares. Para solicitar o serviço, basta ligar para 311 ou preencher um formulá-rio de candidatura no site. O mapa com os locais onde

há limpeza regular está dis-ponível em www.toronto.ca/transportation/snow/si-dewalks.htm.

“O inverno já está che-gando e os nossos maqui-nários estão prontos para manter as ruas de Toronto limpas”, disse Gary welsh, Gerente-geral de Serviços de Transporte. a Prefeitura da cidade de Toronto se mostra preparada para en-frentar a estação, qualquer que seja a sua intensidade. em 25 de novembro foram anunciados que serão cer-ca de 1000 equipamentos, entre caminhões de sal e de retirada de neve, além de 1600 funcionários envolvi-dos no trabalho de limpeza.

seja um bom vizinhoa cooperação dos mora-

dores e donos de empresas da cidade é muito impor-tante para a impecabilidade

das áreas onde o serviço mecânico não chega. Para isso, a Prefeitura pede que o gelo e a neve sejam lim-pos nas calçadas adjacentes às suas propriedades dentro de 12h após uma nevasca, sob pena de multa no valor de 125 dólares.

Outras recomendações aos cidadãos são: não em-purrar a neve de volta para

as ruas, depois de limpar a frente de suas casas; evitar estacionamento nas ruas, a fim de facilitar o aces-so das máquinas; e usar o transporte público sempre que possível. a aplicação da quantidade adequa-da de sal é essencial, mas também indica-se o uso de produtos alternativos a essa substância.

idosos e deficientes físicos têm ajuda da Prefeitura em locais onde as máquinas não chegam

Nossos maquinários estão prontos para

manter as ruas de Toronto limpas

A máquina de derretimento de neve é um dos equipamentos da Prefeitura

Page 5: 1a edição dez 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 07.12.2010 5 |

Tratamento Marroquino

MIRIAN C A b e l e I R e I R Ab R A s I l e I R A

* Especialista em Químicas* Corte e Escova* High Lights e Coloração* Tratamento Marroquino* Escova Progressiva s/ Formol* Cauterização * Alisamento* Escova definitiva* Plástica Capilar * Depilação * Design de sobrancelha c/ aplicação de Hena

Atendimentocom hora marcada

647 248-3231 ANTesANTes DePOIsDePOIs

CanadÁ | CanaDada redação

“Parabéns. Vocês vão ganhar mais respon-

sabilidade e prazer de servir o Brasil lá fora”, discursou o Presidente Luís Inácio Lula da Silva ao empossar os 16 membros eleitos para repre-sentar os brasileiros no ex-terior. a terceira edição da Conferência Brasileiros no Mundo, realizada nos dias 2 e 3 de dezembro, no Rio de janeiro, trouxe também no-vo fôlego para as propostas de melhorias das políticas governamentais para as co-munidades brasileiras que vivem fora do país.

“O encontro significou uma oportunidade única para um grande intercâm-bio de ideias entre eles”, contou o Cônsul-Geral do Brasil em Toronto, afonso

Cardoso, que foi ao Rio de janeiro participar. Cônsules, convidados oficiais e oficio-sos estiveram presente ao evento.

Nos dois dias de encon-tro e ainda o dia que an-tecedeu, os membros do Conselho de Representantes de Brasileiros no exterior (CRBe), escolhidos por vo-tação pela comunidade que brasileira no exterior, ele-geram um presidente, defi-niram formas de trabalho, além de fazer uma leitura crítica da ata Consolidada, documento redigido como resultante das discussões realizadas nas Conferências anteriores.

Uma das preocupações pertinentes a todos os pre-sentes foi quanto ao ensi-no da língua portuguesa

às crianças e à validação dos diplomas. Segundo Cardoso, houve uma ên-fase na questão de como “articular a comunicação entre as diferentes comuni-dades e os conselheiros, de forma que possam melhor representar as comunidades tão amplas e espaçadas que representam”.

Outros temas também discutidos foram: a am-pliação do alcance das ações dos consulados; a extensão da rede de previdência so-cial em outros países e fa-cilitação das contribuições; assistência à saúde dos brasileiros no exterior; dis-seminação de informações sobre assistência social e direitos humanos, entre outros.

ester Sanches-Naek,

represen-tante eleita n a s á r e a s da américa do Norte e Caribe, res-saltou durante a mesa de dis-cussão a impor-tância da criação de um portal que facilite a comu-nicação entre as comunidades e o conselho.

atenta à toda essa discussão estava Victoria Mull, convidada pelo Itamaraty para ser uma re-presentatividade de Toronto na reunião. a advogada fez uma análise positiva do en-contro: “foi muito produti-vo ouvir a respeito do pro-blemas que os emigrantes

brasileiros estão experi-mentando em diferentes partes do mundo e trocar informações e experiências”. entre as propostas defendi-das por ela, foi a necessida-de da criação de uma vaga fixa para o Canadá.

O CRBe foi criado pa-ra mediar a comunicação

do governo brasileiro e as comunidades espalhadas pelo mundo. Para Lula, o seu sonho é ver esses com-patriotas de volta. “Hoje te-mos orgulho de dizer que o Brasil oferece mais oportu-nidades que muitos países. Tem muita gente voltando para o Brasil e acho que esse será uma tendência”, decla-rou o presidente.

Victoria Mull, Fernando Jacques de Magalhães Pimenta,

Cônsul-Geral de Vancouver, Maria lucia Fauchinelli,

presidente da Casa do Brasil em Montreal,

durante a Conferência Brasileiros no Mundo

Representantes dos brasileiros no exterior tomam posseiii Conferência Brasileiros no mundo contou com a presença do Presidente lula

Page 6: 1a edição dez 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 07.12.2010| 6

1444 Dupont St, unit 1BToronto - ON M6P 4H3Tel. 416 516 4949

falamosPortuguês

[email protected]

brasil | BrazilPOR carolina ladeiRA  [email protected]

190 milhões em ação

Quem está fora do país já está acostu-

mado às frequentes perguntas sobre o número de ha-bitantes do Brasil. en-tão lá vai a informação atualizada: são 190.732.694 pessoas no país, segundo o último censo divulgado pelo Instituto Bra-sileiro de Geografia e estatística (IBGe), na segunda-feira, 29 de novembro. O crescimento apresentado nos últimos 10 anos foi de 12,3%, mar-ca inferior ao último censo, em 2000, que teve 15,6% de aumento.

O estudo demográfico revelou também que a po-pulação urbanizou-se ainda mais, tendo parcela de 84% em áreas urbanas, contra 81% na década anterior. O único município do país a ter todas as pessoas em situ-ação rural é Nova Ramada, no Rio Grande do Sul.

embora tenha perdido em participação, a região

Sudeste continua a ser a mais populosa do Brasil, com 80.353.724 ha-bitantes. já as regiões Norte e Centro-Oeste registraram aumento nos percentuais populacionais em relação às outras áreas. entre os es-tados brasileiros, São Paulo lidera com cerca de 41 mi-lhões de pessoas, enquanto Roraima fica na outra pon-ta, com 451 mil.

de acordo com o IBGe, 19 municípios mais que dobraram sua população desde 2000. O de maior crescimento foi Balbinos, em São Paulo, com 199,47% de aumento; seguido por Rio das Ostras, no Rio de janeiro, com 190,39%; e Pedra Branca do amapari, no amapá, com 168,72%.

Com rela-

ção à ida-de, a Bahia

é a unidade da federação a contar com mais brasileiros centená-rios (3.525), seguida por São Paulo (3.146) e Minas Gerais (2.597). No total, há 23.760 brasileiros com mais de 100 anos.

O equilíbrio entre o nú-mero de homens e mulhe-res continua a não existir. atualmente são 97.342.162 mulheres e 93.390.532 ho-mens, o que significa que há 95,9 homens para cada 100 mulheres no Brasil. Um au-mento na disparidade que, em 2000, era de 100 para 96,9. Porém nem tudo está perdido. Quem quiser mo-rar em um local com maior

número de homens po-de ir para Balbinos,

Prac inha ou Lavínia, em São Paulo. Ou

encontrar a maior

con-

cen-tração

de mulheres em Santos e

São C aetano do Sul, em São

Paulo, e em Recife, Pernambuco.

Na ocasião da divulgação dos resultados, eduardo Pereira Nunes, presidente do IBGe, agradeceu a co-laboração de toda a popu-lação e falou da finalidade das pesquisas. “esperamos que a produção dessas in-formações venha a se trans-formar em políticas públi-cas em prol da sociedade”, comentou.

Iniciado em agosto deste ano, o censo demográfico compreendeu um levanta-mento de todos os domi-cílios do país, que somam 67,6 milhões, nos 5.565 municípios brasileiros. Os três métodos utilizados fo-ram entrevista presencial, questionário pela internet e a estimativa do núme-ro de moradores em casas fechadas.

FAST NEWS

30 anos sem Jonh LennonLennon se tornou lenda e símbolo de uma época. O ex-Beatle havia se tornado pacifista há tempos quando foi assassinado na noite de 8 de dezem-bro de 1980, em nova York. ele acabara de com-pletar 40 anos, e, se estivesse vivo, teria comple-tado 70 em 9 de outubro passado. A cada ano, os fãs se concentram nos dias 9 de outubro e 8 de dezembro em uma área do Central park batizada de "Strawberry Fields", em alusão ao título de uma canção dos Beatles. Um mosaico no chão traz a inscrição "imagine", uma das músicas mais famo-sas compostas por Lennon em 1971, após o rom-pimento dos "quatro jovens de Liverpool".

Documentário brasileiro em TorontoAté 8 de dezembro é possível conferir “Waste Land”, dirigido por Lucy Walker, nas telas do cine-ma Bell Lightbox, localizado 350, King Street West. Filmado durante três anos, o já premiado filme mostra o trabalho do artista brasileiro Vik Muniz com os catadores do lixão em Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. da ideia inicial de pintar os tra-balhadores com o lixo, ele passou a recriar ima-gens com os objetos encontrados. O documentá-rio é uma mostra do poder transformador da arte na vida das pessoas.

Censo brasileiro de 2010 mostra crescimento da população nos últimos 10 anos, principalmente no número de mulheres

Esperamos que as informações se transformem em

políticas públicas em prol da sociedade

Uma oficina brasileira para você chamar de sua, com mecânico capacitado e de confiançaRIO AUTOR E P A I R S 416 535-7375 1405 Bloor St. West, Unit 1 Toronto (Bloor & Symington)

LIZANDRO O SEU MECÂNICO BRASILEIRO » Revisão de Freios » Suspensão » Amortecedores

» Limpeza de bicos » transmissões e embreagens » Injeção eletrônica

» Baterias , Tune-up » A� nação de Motores » Troca de óleo

Uma oficina brasileira para você chamar de sua, com mecânico capacitado e de confiança

Page 7: 1a edição dez 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 07.12.2010 7 |

direto de brasíliaPOR rodolfo torres [email protected]

autor da proposta argumenta que a deficiência na alimentação está entre os problemas brasileiros

Cesta básica poderá ter isenção de tributos federais

Tramita na Comis-são de finanças e Tributação (CfT)

da Câmara dos deputados um projeto de lei que isen-ta dos tributos federais os produtos alimentícios da cesta básica (arroz, açúcar, café, farinha de mandioca, feijão, fubá, macarrão, óleo e sal refinado).

dessa forma, os produ-tos supracitados teriam a isenção dos seguintes tributos: Imposto sobre a Renda das Pessoas jurídicas (IRPj), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Contribuição para os Programas de Integração Social e de formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PaSeP), e Contribuição para financiamento da Segurança Social (Cofins).

entre tanto, a pro-posta ressalta que a isenção oferecida não se aplica a operações

destinadas à exportação e industrialização.

O autor da proposta, deputado federal Neilton Mulim (PR-Rj), argumen-ta que a incapacidade de muitas famílias brasileiras de oferecer alimentação adequada a seus integrantes está entre os graves proble-mas do país.

“Perto de 22 milhões de brasileiros vivem em condições de indigência. aproximadamente 34% da população vivem em condi-ções de pobreza. Os núme-ros sobre a miséria do povo brasileiro podem variar, de acordo com o critério e metodologia utilizados, mas, em todos os casos,

revelam uma realidade extremamente preocupan-te”, justifica o congressista fluminense.

Para ele, a isenção dos tributos federais sobre os alimentos da cesta básica contribuirá para melhorar a qualidade da alimentação da população de baixa ren-da, além de estimular a pro-dução e a circulação desses produtos. Como conse-quência, mais empregos e renda serão gerados e, in-diretamente, mais impostos.

“além disso, preços mais baixos de alimentos podem contribuir para a manuten-ção de níveis de inflação aceitáveis, ajudando a sus-tentar o equilíbrio macroe-conômico”, justifica.

O parlamentar ainda des-taca que apresentará reque-rimento de informações ao ministro da fazenda para que seja informado o mon-tante da renúncia tributária com as isenções constantes

do projeto de lei. de acordo com o Instituto

Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o Brasil é o país que mais cobra impostos no setor de ali-mentos num ranking de 15

países ricos e emergentes. “Na realidade, nosso

Brasil é um dos poucos países do mundo que taxa os alimentos. a média da carga tributária nacional embutida nos preços dos

alimentos atinge 18,35% - se considerados ICMS, PIS e Cofins, que correspondem a quase 70% do peso dos tributos”, analisa o professor e economista Paulo Cezar Ribeiro.

A isenção contribuirá para melhorar a

qualidade da alimentação da população de

baixa renda

Page 8: 1a edição dez 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 07.12.2010| 8

O dinheiro e suas relaçõesQuer ser milionário?

Uma pesquisa da forbes mostra que existem hoje no mundo 678 pessoas que fizeram milhões de dólares começando do zero. e vo-cê tem o que é necessário para fazer parte desse gru-po? Segundo a pesquisa, algumas das características seriam: ser homem (apenas 15% do milionários que não vieram de famílias ricas são mulheres); ter nascido em setembro (64% nasceram neste mês); mudar-se pa-ra a Califórnia (onde 71% dos 272 multimilionários americanos vivem), Nova York ou Texas; ter mais de 62 anos; ter estudado numa das universidades da Ivy League nos USa (porém 9% dos ricos nunca termi-naram a faculdade, como Bill Gates, por exemplo); ter sido das forças arma-das; conseguir um traba-lho na wall Street e ter sido demitido.

a propósito

Curiosamente a maioria dos ricos fez seus milhões depois de ter perdido seus empregos nas empresas on-de trabalhavam por anos. O magnata john Paul dejoria ficou sem casa e dormia no carro. donald Trump que-brou na década de 1990, e Steve jobs teve que sair da universidade porque não tinha dinheiro para pagar a matrícula. Todos esses ho-mens hoje possuem milhões de dólares.

compras e mais compras

Milhares brasileiros viaja-ram ao exterior em 2010, deixando em seus destinos mais de 13 bilhões de dóla-res. Trata-se de um recorde histórico, segundo o Banco Central brasileiro, com gas-tos equivalentes a 43,3 mi-lhões de dólares por dia. Só

em outubro passado foi US$ 1,69 bilhão. Os recordes es-tariam relacionados ao au-mento da renda e à queda do dólar, o que tornam os gastos no exterior mais ba-ratos para os brasileiros.

destinos preferidos

as américas e a europa compreendem os três des-tinos internacionais preferi-dos dos turistas brasileiros: argentina, estados Unidos e frança. a CVC, maior operadora de viagens do país, este ano fechará com cerca de 875 mil turistas brasileiros que usaram seus serviços para ir ao exterior – número jamais registrado, nem mesmo no início do Plano Real, quando havia paridade com o valor do dólar.

empregos do futuro

Mais da metade dos novos empregos da próxima dé-cada serão em ocupações profissionais e prestação de serviços. O escritório de estatísticas do Trabalho norte-americano fez uma pesquisa sobre o tema e descobriu que os empre-gos para os quais mais se irá contratar nos próximos dez anos são: enfermeira, auxiliar de saúde, contador e auditor, trabalhadores de construção civil, motorista de caminhão pesado e tra-tor, médicos e cirurgiões, analistas de comunicação de dados e sistemas de rede, trabalhadores que preparam e servem alimentos, inclusi-ve comida rápida, supervi-sores de primeira linha, ge-rentes de escritório e pesso-al de apoio administrativo, babá, secretária executiva, auxiliar administrativo e professor de faculdade.

o livro de Bush

“Pontos de decisão”, escrito pelo ex-presidente George

Bush, está sendo um ver-dadeiro sucesso de vendas. Na primeira semana do lançamento foram 775 mil cópias vendidas, anunciou a Crown Publishers, edito-ra do livro, que espera que seja o título mais comer-cializado nesta temporada de feriados. as memórias de Bush receberam todo tipo de críticas e ainda assim foram destaque de vendas no site amazon.com, antes mesmo de se-rem publicadas. No livro, Bush fala dos ataques de 11 de setembro, da sua de-cisão de enviar soldados ao afeganistão e Iraque e da resposta dada após o fura-cão Katrina. Sem dúvida, leitura imperdível!

dinheiro traz felicidade

O dinheiro traz felicidade sim, pelo menos até certo

ponto, segundo resultado de um estudo científicio recente. Mas e que ponto é esse? a pesquisa mostra que o bem estar emocional dos norte-americanos, ou seja, sua felicidade, aumen-ta na medida em que seus ganhos financeiros aumen-tam ao ponto de chegarem a $75 mil anuais. Quem ganha menos do que isso estaria tão longe de realizar seus sonhos materiais que seria difícil ser feliz, des-cobriu a revista científica Proceedings of the National academy of Sciences, que ouviu 450 mil pessoas entre 2008 e 2009.

desculpas

Uma galinha atacou a mi-nha mãe! eu fiz um trans-plante de cabelo que deu problemas! Meu pé está preso em uma caixa de li-xo! esses são apenas alguns

exemplos de desculpas es-farrapadas que empregados dão para faltar ao trabalho, segundo pesquisa feita pe-la Careerbuilder. ela per-guntou a 2400 empresas as desculpas mais comuns usadas pelos empregados para não irem trabalhar. O estudo descobriu que no ano passado cerca de 30% dos empregados avisaram ao chefe que estavam doen-tes, quando na verdade não estavam. a razão principal? Simplesmente não estavam a fim de ir trabalhar. Outros diziam que estavam preci-sando dormir mais ou sim-plesmente relaxar.

desculpas ii

Um quarto dos emprega-dos se dizem doentes por-que estariam estressados por causa da economia, conforme responderam as empresas. agora, se você é

um daqueles que gosta de dar desculpas esfarrapadas, é melhor ter cuidado. Pelo menos 30% das companhias ouvidas pela Careerbuilder confirmaram que conferem se é verdade que o empre-gado está doente. 16% delas acabaram demitindo pes-soas que não apresentaram uma boa justificativa para faltar ao trabalho.

Cleida Steinmetz é gaúcha, formada em Jornalismo pe-la Universidade do Vale do Sinos e pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Especializada na área de negócios, no Canadá também trabalha com financiamento de imó-veis, sendo agente de mort-gage licenciada na província de Ontário. Visite seu web-site www.brmortgages.com. Contatos e comentários sobre a coluna podem ser enviados para [email protected].

negóCios | BusinessPOR cleida steinmetz [email protected]

Page 9: 1a edição dez 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 07.12.2010 9 |

Travei para escrever minha primeira coluna. divaguei

por milhões de temas, mas nada parecia digno de es-treia: sexo é forçado, amor é meloso, política é pesado, religião não se discute. Uma hora eu concluí que eu po-dia pensar em mim e veio esse assunto: “faça algo por você”. Isso devia ser uma lei na mente das pessoas. Há de se admitir que o egoís-mo, por mais que possa ser um defeito grave, razão de inúmeros males, é também necessário em alguns mo-mentos. Um fator de equilí-brio para quem insiste em se anular pelos outros ou não consegue defender os pró-prios desejos, como se mil obrigações fossem sempre mais urgentes. esses esque-cem que tomar a decisão certa requer, às vezes, des-considerar o resto do mun-do e pensar honestamente no que é que você necessi-ta, qual é a revolução que fará da sua vida um lugar

melhor para seu cotidiano. afinal, ninguém mais está grudado no seu corpo 24 horas por dia. e a pessoa a ser 100% afetada por cada um dos seus passos é justa-mente você.

Uma das últimas coisas que fiz por mim foi Toronto. Um presente que podia ter sido freado por inúmeros fatores: o inconveniente da empresa em treinar um substituto, o peso financei-ro para a amiga que dividia o apartamento comigo, a saudade que forçaria meus pais a sentirem, os altos gastos e a burocracia chata que envolvem toda viagem. Se eu fosse pensar além de mim, teria dito mil "nãos" ao Canadá. No entanto, "eu preciso disso" foi o argu-mento a que sucumbi. e deu

certo para todos. Porque o mundo é sabiamente adap-tável. Não houve um co-lapso no meu ex-trabalho. Minha amiga não faliu. Meus pais começaram uma vida de aventuras que não existiria se eu estivesse lá. Minha conta bancária segue azul e nenhuma burocracia me impediu de chegar aqui.

Mas, calma! fazer algo por você não tem que ser um exercício praticado no nível “Hitler” de obsessão. excessos são prejudiciais, mesmo quando é coisa boa demais – até sexo tem um patamar considerado doentio. O segredo está no egoísmo controlado. O cinema mesmo vive con-tando histórias como es-sas. a escritora desiludida que decide mudar de país e, “voilà”, encontra novas comidas, outras religiões e um grande amor. a vida real também tem seus re-latos. já ouvi uma amiga dizer que não podia termi-nar um namoro porque há

contas pendentes no cartão de crédito do parceiro, por-que a família ficará triste e é chato voltar ao ponto zero, recontar histórias bobas, mostrar novamente as fotos da infância, se readaptar aos gostos do outro. Um dia ela concluiu que não estar feliz era o que bastava para se li-vrar do comodismo daquela relação. então, ela descobriu como é bom ser solteira e, quando se encantou por um jiu-jiteiro, não reclamou do recomeço.

Vale a pena se pôr em primeiro lugar de vez em quando. fazer questão de buscar alegrias em uma pá-gina em branco, quando a trama de agora já não tem o mesmo brilho de antes. Não temer dar um ponto final, trocar os protagonis-tas, matar os vilões. a maior verdade é que a vida conse-gue se reprogramar quando decidimos mudar algo nela para melhor. Sempre que eu acreditei nisso, fui feliz. Como agora.

Eu, Eu, Eu

Cotidiano | everyDay lifePOR stéphanie pires [email protected]

Há de se admitir que o egoísmo é também

necessário em alguns momentos

Page 10: 1a edição dez 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 07.12.2010| 10

destaques | hightlightsPOR carolina ladeiRA  [email protected]

Tania Nuttall e Mike Yorke, Presidente da Local 27, durante a festa

À esquerda, Ucal Powell, Secretário Executivo de Finanças da Local 27, com o brasileiro Vitor Almeida, representante do sindicato ao centro

CAvAlCAde Of liGhTs

28/11

COmemORAçãOde finAl de AnO

02/12

COnCeRTO05/12

PARAbéns03/12

Comemoração do aniversário

da cantora Cibelle no

Rio 40º

Afonso Cardoso, Cônsul-Geral do Brasil em Toronto, e sua esposa, SolangeCardoso, com a maestrina Danielle Lisboa

Inauguração da decoração natalina de Toronto e da temporada de patinação do gelo

fOTO

: Ca

ROLI

Na

La

deI

Ra

fOTO

: ja

Nd

Y Sa

LeS

Page 11: 1a edição dez 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 07.12.2010 11 |

Comunidade | CommunityPOR carolina ladeira [email protected]

Durval terceira, gerente de negócios da local 183, fala dos benefícios oferecidos pelo sindicato

Igualdade. esse é o princípio básico de durval Terceira e sua

equipe à frente da Liuna Local 183, o maior sindicato da construção civil da amé-rica do Norte, que existe há 56 anos. depois de estender os direitos sindicais a pesso-as ilegais, os esforços estão concentrados na ampliação de benefícios às classes. e vem mais por aí.

Um homem enérgico e humilde que entende do ofício, já que começou a vida exatamente nas obras. e o seu amor pelo Canadá não deixa dúvidas que lu-tará pelo bem-estar dos companheiros nesse país em construção. Confira a entrevista concedida por Terceira ao Brasil News.

Quais os benefícios de ser um membro da local 183?Primeiro, o sindicato exis-te para negociar um con-trato de trabalho com as

companhias, porque é uma tarefa complicada. Além disso, temos atendimento dentário, óticas e farmácias espalhadas por Toronto. Investimos em três centros de treinamento, onde ofere-cemos diferentes cursos para iniciantes e experientes tra-balhadores. Advogados estão à disposição para ajuda em geral. Ainda oferecemos aos reformados [aposentados] uma ótima pensão. Todos es-ses benefícios estão incluídos na mensalidade, sem preci-sar pagar a mais. Queremos dar a melhor condição de trabalho aos quase 30 mil trabalhadores.

Quais foram as mudanças realizadas desde a posse desta equipe? Antes de 2007, quem era ile-gal trabalhava sem sindica-to, o que provocava abusos no trabalho. Hoje somos o único sindicato na América do Norte a oferecer direitos

iguais a legais e ilegais que estejam no sindicato. Uma mulher, por exemplo, ilegal, mas com sindicato, se tiver uma criança doente cobri-mos o atendimento no hos-pital até um valor estipula-do. Também estendemos os benefícios aos reformados.

Quais são os projetos que deseja implementar?Hoje um aposentado já tem os mesmos direitos de um trabalhador ativo, mas que-remos que eles parem de pa-gar e continuem a ter direi-tos. Uma pessoa trabalha por 20, 30 anos na construção já deu o seu sangue ao traba-lho e ao sindicato. O sindi-cato dá de volta aos traba-lhadores aquilo que eles nos dão. Nosso sonho é ter 40 mil membros.

Durante o inverno, época em que a oferta de traba-lho é menor, o que é acon-selhável fazer?

Esse momento, em que estão menos ocupados, oferecemos muitos cursos, todos de gra-ça, de carpintaria, solda-gem, entre outros. Como são 26 tipos diferentes de traba-lho, ela tem mais opções de se qualificar. Existem tam-bém alguns cursos obrigató-rios, como o de segurança no trabalho.

os brasileiros existem em número significativo no sindicato?Felizmente há um grande nú-mero de brasileiros, tanto que agora temos um representan-te dessa nacionalidade. É im-portante quando há alguém da sua comunidade para se comunicar melhor. Ele foi uma boa escolha para nós. É importante para nós que a comunidade se sinta feliz na construção e veja que, se tra-balhar, o retorno vem.

Qual o trabalho realizado em relação à valorização dos trabalhadores?O trabalho da constru-ção, seja qual for, é uma arte. Tudo é feito com a mão e com uso da imagi-nação, de um papel para o físico. Precisamos de al-guém para construir casas e uma cidade com pontes,

estradas e edifícios boni-tos. Quando passo com os meus filhos pelos lugares em que construí, eu mos-tro e eles ficam impres-sionados. É um trabalho muito digno. E o Canadá é o segundo maior do mun-do, que ainda tem muito a crescer. Esse é o melhor lugar para se viver.

“O trabalho na construção é uma arte”

Um representante no sindicato

Desde março deste ano os trabalhadores brasileiros

possuem um companheiro no sindicato que fala a sua

língua: Fabiano de Almeida. “Minha função é ter certeza

que os trabalhadores estão tendo seus direitos reservados”,

garante o representante, que está sempre presente nas

construções orientando seus companheiros de trabalho.

Cursos oferecidos nos centros de treinamento

Trabalhadores brasileiros com seu representante ao centro

Jack Gonçalves e Fabiano de Almeida, representantes do

sindicato

o português Durval Terceira começou a trabalhar na construção aos 18 anos

fOTO

S: C

aRO

LIN

a L

ad

eIRa

Juliano Maia 647 991-5192 [email protected]

Escova Definitiva sem formol a partir de $120.00Escova Cristal a partir de $120.00Escova Selagem a partir de $120.00Escova Marroquina a partir de $120.00Escova Inteligente a partir de $120.00Hidratação Profunda a laser a partir de $ 50.00Mechas, Balaiage, High lights a partir de $ 30.00Tintura a partir de $ 40.00

Weston e Lawrence 416 783-0082

ROSA Cabeleireira Brasileiram i n h a s e s p e C i a L i d a d e s anuncie aqui: [email protected]

Page 12: 1a edição dez 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 07.12.2010| 12

O nascimento de jesus Cristo, no dia 25 de de-

zembro, é comemorado no mundo por cristãos e não-cristãos. O Natal é sinônimo de união, paz, fraternidade e amor. Um momento de alegria em que a família se reúne e tem as esperanças renovadas. entre os símbo-los desta festa, está a troca de presentes, que está re-lacionada aos magos que levaram um agrado para o menino jesus.

Para ajudar nas compras, o que nem sempre é uma tarefa fácil, o Brasil News reuniu uma lista de locais em Toronto ou nas redonde-zas onde presentes de todos os preços e tipos podem ser encontrados. aproveitem!

eaton centreLocalizado no centro fi-

nanceiro de Toronto, é o

principal ponto de compras da cidade e possui mais de 250 estabelecimentos nu-ma área de 150 mil metros. Uma infinidade de lojas va-riadas onde é possível en-contrar lojas especializadas em joias, artigos de moda, livros, brinquedos, foto-grafia, entre muitos outros. Situa-se na 110 Yonge Street.

Kensington marketBairro multicultural e

dinâmico, o Kensington possui um grande mercado ao ar livre. Nas suas ruas estreitas, concentra lojas interessantes e brechós com artigos baratos. O endereço é augusta e Kensington avenue

chinatown

Bairro da comunidade chinesa em que é possível encontrar lembrancinhas a baixo preço. Situa-se na área

da Spadina avenue com dundas e Queen St.

Yonge streeta principal rua de

Toronto possui diversas lo-jas de grife, principalmente nas interseções com as ruas dundas e Queen St. Para quem está disposto a gas-tar, a região da Yorkville concentra sofisticadas lojas com preços nas alturas.

dufferin mallPossui lojas de todos os

tipos com preços acessíveis. Reúne muitos brasileiros e é também uma boa parada na época de Natal. durante esse período, fica aberto por mais uma hora. Localiza-se em 900 dufferin St.

orfus road outletSituado ao norte da

Lawrence avenue, entre a Caledonia Road e a dufferin

St, o outlet possui lojas de grife canadense a baixos preços. Por lá é possível encontrar de produtos de beleza, roupas a utensílios de cozinha.

outlet Vaughan millsUm espaçoso shopping

que dispõe de lojas de pon-ta de estoque. Se tiver tempo

para as compras, é um bom lugar para procurar produ-tos de marca a bons preços. Situa-se em 1 Bass Pro Mills drive Vaughan.

pacific mallO maior shopping asiá-

tico fechado da américa do Norte possui mais de 500 lojas com uma grande

variedade de produtos. O endereço é 4300 Steeles ave. east, Markham.

Brazil directPara produtos brasileiros,

a Brazil direct é parada obrigatória. a loja também oferece cestas de Natal por encomenda. fica na 1473 dundas St west.

Compras natalinasalgumas dicas de locais onde encontrar artigos de todos os tipos para presentear a quem amamos

Comunidade | CommunityPOR carolina ladeiRA  [email protected]

Page 13: 1a edição dez 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 07.12.2010 13 |

www.lawrenceparkdental.comBoas

Festas !

televisão | television

Roteiro na mão e pé na estrada. Ou melhor, ideias na

cabeça e uma rota a ser de-finida. assim Mila Burns e francisco Quinteiro pas-saram o ano de 2010 atrás de brasileiros que vivem no exterior. e haja histórias! Na última quarta-feira, 1º de dezembro, os dois gravaram o último “Planeta Brasil” da temporada. O momento, agora, é de merecidas férias.

“foi uma temporada maravilhosa, não esperava tanto sucesso. Conseguimos

ver a comunidade com olhar mais amplo. assim como os estados america-nos são diferentes, os bra-sileiros também têm suas peculiaridades”, conta Mila, em entrevista por telefone ao Brasil News.

a jornalista, há oito anos na Rede Globo, explica que nos eUa há mais um mi-lhão de brasileiros, apesar do censo oficial apresentar apenas 350 mil. “Nosso objetivo é mostrar a cara de uma comunidade que nunca foi retradada como

deveria, que trabalha mui-to e vive nas sombras”, justifica.

São também esses brasi-leiros que mandam: “eles se sentem donos do pro-grama e de fato são. Pelo blog, facebook e nas ruas tenho retorno e recebo di-cas de pauta. Muita gente convida de brincadeira, mas vamos mesmo. O nosso roteiro é delineado pelo te-lespectador”, fala Mila, com entusiasmo.

O atual formato do pro-grama, diferente dos anos anteriores, foi criado pela repórter a partir da de-manda dos brasileiros, que realmente cobravam a ida a lugares ainda não visita-dos. e a ideia de morar na estrada, veio de sua vida. “adoro viajar e costumava acampar com os meus pais. então por que não fazer is-so no programa?”, conta a apresentadora, natural de Vitória, espírito Santo.

a experiência em viagens, porém, não impediu que

as dificuldades surgissem. além de nunca ter dirigido um caminhão, obstáculos do clima e até um alerta de tufão apareceram no cami-nho. aí é preciso alterar o roteiro. em um dos mo-mentos, a água começou a congelar nas torneiras do motorhome e já não havia condição de cozinhar e to-mar banho, por exemplo.

“Somos eu, Chico, mi-nha cachorra e minha gata. Passamos por muitas rou-badas e nem todas vão ao ar porque somos nós dois pa-ra resolver e gravar", conta. debaixo de chuva, os dois já precisaram desatolar o caminhão e só pensavam: “a gente tinha que estar filmando!”

a boa parceria com o cinegrafista é um aspec-to facilitador. e quem não

acredita que são somente os dois na estrada, pode con-ferir pessoalmente. “Uns moradores de Nova Orleans foram ao camping ver que eu lavo louça, Chico carre-ga a mangueira de esgoto”, conta.

em algumas das ocasiões difíceis, a jornalista chegou a pensar que não consegui-ria superar, mas tudo mu-dou pela riqueza das des-cobertas: “encontrávamos brasileiros que nos davam um novo fôlego. São muitas histórias especiais que me-xem com as nossas vidas.”

No último Brazilian day, em setembro deste ano, a dupla esteve em Toronto. além de adorar a cidade, Mila diz ter sido consquis-tada pelos brasileiros daqui: “É uma comunidade grande em número, que se faz ain-da maior pelas pessoas que

aí estão”. Outra percepção na rápida vinda foi que, di-ferente dos eUa, o Canadá incentiva a entrada de imi-grantes, um retrato bacana de se mostrar, segundo ela.

em suas viagens, uma recente que a marcou foi a Nova Orleans, onde esteve a pedido do Bom dia Brasil. Cinco anos após o furacão Katrina, a cidade continua devastada. de acordo com a também escritora, essa e outras histórias são impor-tantes demais para ficarem apenas na TV. Por isso já começou a providenciar com francisco um livro do programa. “Teremos histó-rias para contar aos nossos bisnetos. É um aprendizado muito grande”, conclui.

O “Planeta Brasil”é exibid na TV Globo Internacional às 22h50 aos sábados e às 8h15 aos domingos.

O retrato do imigrante brasileiroos desafios enfrentados por mila Burns em “Planeta Brasil"

POR carolina ladeiRA  [email protected]

Mila e Chico com Jamil e Ana, brasileiros de Newark

Passamos por muitas roubadas e nem todas

vão ao ar

fOTO

S: a

RQU

IVO

PeS

SOa

L

Page 14: 1a edição dez 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 07.12.2010| 14

a foto da capa foi tirada de um jogo de video-

game, chamado Modern warfare, que em uma das suas edições se ambien-ta nas favelas do Rio de janeiro. antes a imagem fosse de mentira. Mas é re-al. dos dias 20 ao dia 27 de novembro esse foi um dos cenários da cidade mara-vilhosa. e a pontuação ne-gativa foi: drogas e armas apreendidas, 181 veículos incendiados, 39 mortes, 200 detenções para averi-guação e quase 70 prisões.

Segundo especialistas, essa foi uma das maiores operações policiais já rea-lizada nas favelas da cida-de, ao que chamaram de Guerra do Rio de janeiro. e a causa foi associada à implantação das Unidades

de Polícia Pacificadoras (UPPs) nas favelas da ci-dade, o que diminuiria o espaço de ação para traficantes.

Segundo informações da polícia, pessoas da Rocinha atuariam com cri-minosos do Complexo do alemão e da Vila Cruzeiro. Suspeitou-se também que criminosos comandaram ataques de dentro da pri-são, por isso dezoito presi-diários foram transferidos.

a situação chegou a tal ponto que o Governo do estado pediu ajuda à Polícia federal, exército e Marinha. No dia 04 de de-zembro, último sábado, o ministro da defesa, Nelson jobim, informou que, con-trolados os ataques, o exército será responsável pelo comando da nova

etapa das operações. Será criada uma força de paz controlada pelos militares, que terão agora poder para "subir o morro", conforme destacou o ministro. O Batalhão de Operações especiais (Bope) será mantido até a chegada da unidade de paz das forças armadas.

Os atos de covardia cho-caram a população, que se fechou em suas casas. Ruas vazias e comércios fecha-dos era o cenário. escolas não funcionaram. dados revelam que a cidade pos-sui 968 favelas e somente 27 não estão sob controle do crime organizado.

a imprensa mundial re-percutiu o ocorrido. as reações foram as mais di-versas, porém a capacida-de do Rio de janeiro sediar

as Olimpíadas de 2016 e a Copa do Mundo foi ques-tionada. as redes sociais foram amplamente usadas para comentários e infor-mações das áreas em que os ataques oconteciam. O filme “Tropa de elite” era citado em alusão aos ata-ques. a cidade parou para assistir, ao vivo, uma triste realidade.

sucessão dos fatos

20 de noVemBroNa tentativa de pro-

mover um arrastão na Rodovia Rio-Magé, em duque de Caxias, grupo de

criminosos causa morte de um motorista de ônibus.

21 de noVemBroSeis homens armados de

fuzis abordaram três auto-móveis na Linha Vermelha, via expressa na altura da Rodovia washington Luis. dois veículos foram incen-diados e um abandonado. em fuga, os homens alve-jaram um carro oficial da aeronáutica.

22 de noVemBroCabines da Polícia Militar

sofrem ataques de noite e durante a madrugada seguinte.

23 de noVemBroefetivo da Polícia Militar

foi para as ruas e pedido de ajuda ao exército e Polícia federal foi feito, o que foi concretizado no restante da semana.

24 de noVemBroCarros foram incendia-

dos na Zona Norte e um suspeito, que assumiu agir a pedido de traficantes do Complexo do alemão, foi detido. Uma onda de ata-ques aconteceram em di-ferentes pontos da estado: veículos queimados, pes-soas machucadas e mor-tas, assaltos a transportes

Uma cruel realidade rio de Janeiro tem uma semana de violência com mortes, veículos queimados e muito medo

espeCial | sPeCial

Page 15: 1a edição dez 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 07.12.2010 15 |

ALUGA-seApArtAmento

2 quartos, 2 banheiros em um prédio seguro, garagem interna, piscina, salão de festas e mais.

Tudo incluído.Um corretor brasileiro, honesto e competente.22 anos de experiência e integridade.

Garden City Realty Inc., Brokerage416 828-5990

Broker/Corretor

647 221-2755

pensando em vender seu imóvel?Ligue para o corretor que entende.Ofereço avaliação grátis de seu imóvel,e aconselhamento profissional para venda rápida e melhor preço.

pensando em comprar?Confie no corretor com 22 anos de experiência. Ligue para saber suas opções, mesmo não tendo o dinheiro da entrada.

$299,00.00 Ponto de ônibus em frente à casa, esta propriedade fica pertinho da

Caledonia e St. Clair, Duas moradas, estacionamento para 2 carros (até

mais). Piso de madeira, um quintal cercado. Ligue ainda hoje para não

perder esta oportunidade.

vendidoLindíssimo ApArtAmento

de 2 qUArtos2 banheiros todo renovado com

balcão de granito, cozinha nova, piso novo. Piscina interna, salão de festas,

academia, lava carro segurança 24 horas e muito mais.

1 Hickory Tree #1408

mArAviLhosoApArtAmento de 1+1 qUArtos

em Maple pertinho de Canada’s Wonderland. Nova decoração, cozinha moderna, balcão de granito, lavanderia,

segurança 24 horas, e muito mais. Ligue agora para obter mais

informações.

9235 Jane MAPLe

oPorTunidAde

não PercA

públicos, no Rio de janeiro, Niterói e Cabo frio. Pedido inédito foi feito à Marinha do Brasil para ajudar no controle.

25 de noVemBroOs atos sem alvo direto

continuaram a ocorrer nas diferentes áreas do Rio de janeiro. Muitos veículos queimados durante todo o dia, pessoas inocentes feri-das, granadas foram lança-das em um estacionamen-to. Uma pessoa foi presa em São Gonçalo. O serviço telefônico para denúncias da população, o disque-denúncia, bateu recorde

de chamadas. a população se mostrava contra o crime. Neste dia, o Bope entrou na Vila Cruzeiro, no Complexo de favelas da Penha, com duzentos policiais, e ocu-pou o local. Cenas na te-levisão mostraram a fuga de 200 criminosos para o Complexo do alemão, um conjunto de 13 favelas.

26 de noVemBroapesar da reação da po-

lícia, os ataques continu-aram a ocorrer. enquanto policiais militares, civis e federais faziam a segurança dos acessos à comunidade do alemão, famílias foram

deixando o local. a madru-gada foi de violência.

27 de noVemBroas ações foram dimi-

nuindo, apesar de carros aparecerem queimados. 31 traficantes se renderam. a passagem para o dia seguin-te foi a primeira madrugada sem ocorridos.

28 de noVemBroOs morros do alemão

foram ocupados por três mil oficiais. foram apreen-didas mais de 33 toneladas de drogas, 350 automóveis, 135 armas, explosivos e munições.

O relato de quem esteve na cidade em dias de ataque

As pessoas modificaram seus hábitos, elas ficaram apavoradas. Mas o medo

deu lugar à esperança, porque a resposta da polícia foi rápida e contundente. Pela primeira vez, a maior parte da sociedade apoiou as ações policiais e, talvez, até perdoaram algum tipo de excesso, ou seja, a morte dos marginais. WAlTeR COsTA - morador da Zona Norte.

A cidade parecisa fantasma à noite. Pelas ruas de São Conrado e Gávea não tinha carro. Como a zona sul é sempre o foco de atenção das autoridades, não fiquei com medo porque era um local com muita polícia. PAUlA lORdellO - moradora da Zona Sul da cidade

Presenciei uma cena inacreditável ao ver o

Centro da cidade do RJ sem nenhum carro em uma quinta-feira, às 19h. As pessoas ficaram em pânico.Alex CARvAlhO - morador da Zona Norte

Page 16: 1a edição dez 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 07.12.2010| 16

as baixas tempera-turas chegaram a Toronto e não

pense que frio é sinônimo de confinamento e tédio. Pelo contrário, existem di-versas atividades que po-dem ser feitas durante o in-verno. Basta vestir roupas e calçados adequados e apro-veitar os próximos meses.

jaquetas ou casacos vin-dos do Brasil, muitas vezes não aquecem o suficiente, pois são feitos de acordo com a temperatura do pa-ís tropical. Por isso é im-portante comprar roupas que suportem o inverno de temperaturas abaixo de zero, mas que seja adequa-do ao frio de Toronto, para que você não corra o risco de sentir frio ou calor, e de preferência de material impermeabilizado, para evitar ficar com a roupa úmida. O mesmo vale para os calçados, que devem ser à prova d’água com solado

emborrachado e antiderra-pante. eles também garan-tem o aquecimento dos pés para temperaturas muito baixas, mas meias térmi-cas são fundamentais para manter os pés quentinhos. em dias de muito frio, use calças e blusas térmicas, que são colocadas embaixo da calça e casaco, como uma segunda pele. Importante escolher um casaco com ca-puz, usar protetor de orelha, touca, luvas e cachecol.

agora você está pron-to para encarar uma das muitas pistas de patinação que já estão abertas na ci-dade. Basta levar seus pa-tins e aproveitar. É de gra-ça! Para quem não tem o seu, os preços variam dos

mais baratos aos mais ca-ros, é só procurar, desde lojas de departamento até lojas especializadas. Não quer comprar? Não tem problema, é só alugar. Não adianta dizer que não sabe patinar, pois existem aulas básicas para os interessados. a patinação no gelo é um esporte que pode ser prati-cado por qualquer pessoa, desde crianças a adultos. Só é preciso ter disposição.

em breve as estações de esqui também estarão aber-tas e aí sim a aventura é de verdade. Você tem a opção de fazer snowboarding ou esquiar, depende da sua preferência. Para os que nunca praticaram nenhum dos esportes, aulas também estão disponíveis nas esta-ções. Instrutores dão dicas básicas de como se locomo-ver, parar, cair e levantar.

Sem esquecer que vo-cê está no país do hóquei, quem sabe se arriscar em

uma partida? Se você não gosta de

aventuras e prefere o con-forto e aconchego do seu lar, convide os amigos para um jogo de cartas, tabulei-ro ou vídeogame, assistir filme ou para um fondue. Com o tempo frio as pes-soas adoram se reunir pa-ra comer, sem contar que a queda de temperatura deixa o nosso apetite mais aguçado, pois nosso corpo gasta mais energia para se aquecer, o que nos leva a consumir mais calorias e,

se não tomarmos cuidado, quilos extras aparecem sem percebermos.

O cardápio de inverno combina com caldos, cre-mes ou sopas, vinhos encor-pados e queijos, chocolate quente com uma fatia de bolo. Vale lembrar que por mais saborosas que sejam, estas delícias do inverno que invadem nossas mesas devem ser consumidas com moderação, pois são calóri-cas e gordurosas. Quando estiver na rua, não exage-re em bebidas calóricas.

Intercale, por exemplo, o chocolate quente com chás. diga não ao chantilly! Mantenha a disciplina, afi-nal o inverno acaba e você não quer encarar o verão acima do peso, certo?

Há muito o que se fazer durante os próximos meses, basta escolher o que você mais se identifica e tem afi-nidade. Se este for seu pri-meiro inverno no Canadá, experimente um pouco de cada coisa. Certamente o inverno será sinônimo de divertimento.

Comportamento | life stylePOR rafaela freitas [email protected]

esfriou. e agora? veja algumas das opções para encarar o inverno

Se este for seu primeiro inverno

no Canadá, experimente um

pouco de cada coisa

Page 17: 1a edição dez 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 07.12.2010 17 |

Venha saborear comidaautêntica brasileira!!!!

(647) 340-4036 1702 st. clair aVe. W. toronto on

inaugurado9 de junho

Na estação mais fria do ano, a nossa pele é atin-

gida não só pelas variações térmicas, mas também pelas mudanças de hábitos. Com isso, é comum aparecer áreas mais ressecadas que chegam a apresentar rachaduras e até sangramento. a perda de oleosidade na epiderme po-de ser amenizado se seguidas algumas dicas. e viva um in-verno com saúde e beleza!

hidrataçãoa maior preocupação que

se deve ter com a pele duran-te o inverno é em hidratar a camada mais superficial da pele, a epiderme. Para en-tender, a hidratação deste órgão se dá por via interna e externa: a primeira aconte-ce quando o suor, constituí-do por água e sais minerais, atravessa as várias camadas da pele, chegando à epider-me; a segunda se dá quando introduzimos água, por meio

de produtos farmacêuticos e cosméticos, nas camadas mais externas. No inverno, a produção de suor diminui e o corpo deixa de contar com esta alternativa de hi-dratação, sendo fundamental usar hidratantes. e para que estes cumpram seu papel, a pele precisa estar limpa.

esfoliaçãoO uso da bucha é permiti-

do para o corpo, pois ajuda a eliminar células mortas e auxilia na absorção do hi-dratante. Porém esse tipo de processo deve ser feito com cuidado, pois retira-se um pouco da gordura da superfície da pele, que serve de proteção. Por isso, a hidratação após a esfolia-ção deve ser mais cuidadosa e, dependendo do tipo de pele, vale ser feita semanal, quinzenal ou mensalmente. atenção aos produtos com álcool: eles ressecam ainda mais a pele.

Banho Os banhos quentes e de-

morados são deliciosos, mas cuidado com a tem-peratura. O ideal é que eles sejam curtos com água morna, quase fria. O enru-gamento normal que acon-tece na pele quando ficamos muito tempo na água indica que sua pele está desidrata-da. Outro alerta importan-te é aos sabonetes alcalinos que, assim como a água quente, removem a capa de proteção natural, fazendo com que a pele perca água para o meio e desidrate.

proteção ao solde duas a três vezes por

dia, depois do hidratante, é importante não descuidar do uso do protetor solar, mesmo no inverno. Mais de 80% da radiação ultra-violeta que atinge a pele durante a vida corresponde a essa exposição do dia a dia – mais do que em praias.

Água, água, águaNão se esqueça que hidra-

tar por dentro é fundamen-tal. Beber dois litros de água é uma regra a ser praticada diariamente, faça frio ou ca-lor. Reforçar a alimentação com frutas ricas em água, como laranja, melão, manga e melancia, também é uma opção. Comidas gorduro-sas, que são os primeiros costumes adquiridos du-rante o inverno, devem ser evitadas, pois elas colabo-ram para uma pele menos saudável.

rostoÀ noite, é aconselhável

limpar sempre o rosto an-tes de dormir, para retirar as impurezas acumuladas durante o dia e desobs-truir os poros, para melhor

absorção do hidratante. Cada pele requer um tipo de produto, lembrando que muitas vezes o creme usado no verão não vai funcionar tão bem no inverno, e vice-versa. Não se deve utilizar buchas ou esponjas para es-sa área tão sensível. O ide-al é usar uma loção ou gel de limpeza, com ação mais profunda. a boca também requer atenção, por ser uma região que sofre muito com a ação do frio, rachando e criando feridas. Por isso o protetor labial não deve ser esquecido.

joelho e pésNão esqueça de dar aten-

ção às áreas com poucas glândulas sebáceas, como os joelhos e os pés. Uma boa dica é aplicar o hidratante

nos pés antes de dormir e logo depois calçar meias.

tratamento estéticoSe além de proteger a pele,

ainda quiser fazer um trata-mento estético, esta é uma boa época. Como a incidên-cia do sol está menor nesses meses, a chance de que al-guma complicação aconteça por causa da maior sensibi-lidade da pele é baixa.

doençasMuita gente não sabe, mas

o frio pode causar doenças na pele, como a dermatite atópica e a dermatite se-borreica. O mais indicado, nesses caso, é procurar um dermatologista, pois a problema pode ser agrava-do com o uso indevido de medicamentos.

A sua pele no frioos cuidados com o maior órgão do corpo é imprescindível no inverno

inverno | WinterPOR carolina ladeiRA  [email protected]

Page 18: 1a edição dez 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 07.12.2010| 18

falamosPortuguês

1444 Dupont St, unit 1BToronto - ONM6P 4H3Tel. 416 516 4949 DANIEL FERNANDES

Há pouco fazia um balanço sobre o que deveria ter

feito no Canadá. Cami-nhava e tentava puxar pela memória para descobrir o que faltou para minha tem-porada em Toronto ter sido mais proveitosa. Mas nada parecia faltar, nadinha. até que um estalo fez o favor de me lembrar que não vi barcos. Um pecado.  

Se bem que na época em que por aí estive, a náutica não me interessava. Mas o arrependimento tardio con-segue ser até mesmo pior... Por que não fui à Marina daí para olhar as embar-cações, de preferência as menores, mais próximas dos sonhos? Teria sido bom tomar um café e olhar aquele molejo preguiçoso que serve até para arran-car algumas tristezas mais teimosas.

agora mesmo olho fotos da Toronto Island Marina. e poderia fazer nada por lá, ao invés de ter caminhado

pelo centro da cidade, ven-do “mendigos” lendo filo-sofia e jovens com uma in-vejável beleza e seguridade social pedindo dinheiro para o Kiss Army.  

Quem sabe trocaria mi-nhas visitas quase diárias ao jornal canadense ao qual Hemingway mandou seus textos da europa por velas e motores.   atualmente, seria até mesmo capaz de trocar a memória de um artista tocando Across The Universe no metrô, com a voz de Lennon, pelo desli-zar de embarcações.

Meu interesse por barcos, assim como muita coisa na vida, não tem explicação. Poderia até mesmo dizer que gosto de vê-los porque há neles uma inexplicável sensação de paz e ordem.

Sem indústria de multa, buzinas, congestionamen-tos e outras agruras que acompanham o brasileiro ao volante. Mas não é só isso. É mais...

Talvez seja até mesmo uma tentativa de embarcar numa fuga onde o principal é fugir. Sem destino certo, sem necessidade de parar a viagem; apenas a fuga pela fuga. O olhar de quem es-tá prestes a se despedir de algum lugar sempre tem ternura. É gentil para com a paisagem. e cheio de so-lidariedade para com quem fica com aqueles insupor-táveis problemas miúdos, porém capazes de enlou-quecer pela insistência os melhores corações.

 Será que é feliz apenas aquele que parte? Quem fica em terra, observando os movimentos naquela falsa sensação de estabi-lidade, terá folga em sua dor? Provavelmente não. Mas um café e uma água com gás sempre ajudam...

até tentei redigir algumas linhas em Puerto Madero. Mas era noite, estava frio demais e o vinho descia perigosamente macio. a conversa seguia boa, além disso estava sem lápis, pa-pel e saudade.  ficamos de voltar. Não foi possível.

do que foi dito, certo é que meu conselho de visitar a Marina de Toronto não é o mais adequado nesta épo-ca do ano. O frio que ima-gino que faça por aí não é recomendável a esse tipo de aventura. Melhor mesmo é esperar até os dias quentes

e, até lá, se contentar com fotos de barcos debaixo do sol dos trópicos.

e se a vida me permitir retornar a Toronto, vou à sua Marina. Porque uma segunda chance é preciosa demais para não enchê-la com vida.

CrôniCa | ChroniClePOR rodolfo torres [email protected]

Há neles [nos barcos] uma

inexplicável sensação de paz e ordem

Um conselho a quem estiver a passeio nos dias quentes

Page 19: 1a edição dez 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 07.12.2010 19 |

esporte | sPortsPOR fernando goscinscKi [email protected]

O argentino Conca foi indiscutivel-mente o melhor

jogador do fluminense neste Campeonato Brasi-leiro, mas o principal per-sonagem da conquista é o técnico Muricy Ramalho. "Mestre" nos pontos cor-ridos, o treinador chega, agora, ao seu quarto títu-lo brasileiro. ele ganhou a metade de todas as edições disputadas no sistema de

pontos corridos, implanta-do em 2003.

de 2005 até agora, Muricy havia consegui-do três títulos com o São Paulo (2006, 2007 e 2008), um vice-campeonato com o Internacional (em 2005) e uma quinta colocação com o Palmeiras (em 2009) - nesta última, liderou boa parte da competição, mas fracassou no final.

Com a conquista, além de

se firmar como o treinador com mais títulos bra-sileiros em campeona-tos de pontos corridos - os ou-tros campeões foram Vanderlei Luxemburgo (2003 e 2004), antônio Lopes (2005) e andrade (2009) -, Muricy se tornou

ape-nas

o se-gundo a

conseguir g a n h a r o

Brasileirão por equipes paulistas

e cariocas. antes dele, somente antônio Lopes, campeão com o Vasco em 1997 e com o Corinthians em 2005, havia alcançado tal feito.

leandrinho faz apenas três pontos em derrota de raptors

Campeonato Brasileiro é conquistado por time carioca

Bola de Ouro: a jogadora marta busca o penta

Os espanhóis Xa-vi Hernández e andrés Iniesta

e o argentino Lionel Messi, todos os três do Barcelona, são os finalistas da Bola de Ouro da fifa, que premia-rá no dia 10 de janeiro, em Zurique, na Suíça, o melhor jogador de 2010. O anúncio aconteceu nesta segunda-feira, 06 de dezembro, em Paris. entre as mulheres, a brasileira Marta, vencedo-ra nos últimos quatro anos, disputará o prêmio com as alemãs Birgit Prinz e fat-mire Bajramaj.

Os espanhóis Vicente del Bosque e Pep Guardiola e o português josé Mourinho são os três finalistas na categor ia de melhor treinador.

a votação do melhor jo-gador do mundo em 2010 teve a participação dos técnicos e capitães das se-leções nacionais das 208 federações da fifa, além de um painel de 154 jor-nalistas internacionais. Na pré-lista de 32 nomes tam-bém possuía os brasileiros daniel alves, Maicon e julio Cesar.

Com muricy, fluminense é campeão

O domingo não foi nada bom para Leandri-

nho Barbosa. O armador brasileiro acertou apenas um dos nove arremessos que tentou, terminando a partida contra o New York Knicks com apenas três pontos. além disso, viu seu

ex-companheiro amar’e Stoudemire ter uma grande atuação e levar o adversário a uma vitória por 116 a 99 sobre o Toronto Raptors, no Canadá.

Stoudemire foi o cesti-nha da partida e ainda fez um duplo-duplo, com 31 pontos e 16 rebotes. do

lado dos Raptors, amir johnson também fez um duplo-duplo, com 22 pon-tos e 16 rebotes. O maior pontuador do Toronto foi jerryd Bayless, com 23 pontos. além dos três pontos, Leandrinho pegou dois rebotes e deu duas assistências.

Page 20: 1a edição dez 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 07.12.2010| 20

arte & Cultura | arts & CultureeNVIadO POR solange escosteguY cardoso www.solangetoronto.wordpress.com

Neste domingo, 5 de dezembro, danielle Lisboa,

nossa maestrina brasileira, apresentou com grande su-cesso seu segundo concerto como titular da Orquestra de Toronto. desta vez, com

um repertório direcionado para as crianças, danielle fez uma apresentação que cativou o público infantil e, sem dúvida, encantou tam-bém os adultos. Com sim-plicidade e muito carisma, ela introduzia cada música

contando sua história e o significado de cada frase musical, uma forma bem didática.

Para nós, brasileiros, re-servou ainda a emoção de uma belíssima apresentação da abertura de “O Guarani”, de Carlos Gomes, que en-cantou também canadenses. O teatro do Toronto Centre for the arts, com capacida-de para 1000 pessoas, ficou lotado. foi uma noite para nos deixar orgulhosos.

antes do início do con-certo, os instrumentos musicais estavam à dis-posição para as crianças experimentarem. Uma in-teligente maneira de atrair o público infantil e jovem para a música. apesar de fotos não serem permitidas durante a apresentação, foi possível fotografar ao final, quando a maestrina foi ho-menageada com um buquê de flores. ano que vem tem mais!

maestrina brasileira encanta público de todas as idadesDanielle lisboa rege concerto em teatro lotado

No encerramento, Danielle lisboa e o solista Adrian Anantawan, um exemplo de superação por ter nascido sem a mão direita

Danielle com seus dois filhos e membros da comunidade brasileira que prestigiaram o evento

- Mudanças para todo o Brasil via aérea ou marítima- Todos os meses, envio de cargas consolidadas,ou seja, frete mais barato para quem está mudando.* Para receber os pertences, isento de impostos, é necessário estar no Brasil. Por isso, é obrigatório que a pessoa esteja de mudança. Não fazemos remessas de caixas, somente pertences pessoais.

Tel.: 416 465-3459100 Broadview Ave suite 318

w w w. m e l l o h a w k . c o m

Rodrigo Abreu (ramal 22)[email protected] Maia (ramal 28)[email protected]

Consulte-nos sobre a nossa promoçãoCAIXA $350 (USD)para o Brasil 1 metro cúbico

Está regressando ao Brasil?Não sabe como levarseus pertences?

PROMOÇÃO: Bônus de 15% no frete aéreo para quem apresentar este anúncio

CONFIEnas mãos

de quem entende

Mais de 10 anos de experiência

Page 21: 1a edição dez 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 07.12.2010 21 |

Um bom começoo uso de aparelhos auditivos pode parecer complicado, mas os benefícios compensam

Como novo uti-lizador de apa-relho auditivo,

um bom começo é muito importante. a maioria dos aparelhos auditivos mo-dernos está equipada com uma série de característi-cas que podem compensar a maior parte das perdas de audição e serem ajus-tadas individualmente de forma a que o utilizador obtenha uma imagem so-nora nítida, natural e agra-dável. Mas a transição para o uso de aparelho também representa a entrada em um novo mundo, onde é necessário aprender coisas novas. Como principiante, é necessário habituar-se em primeiro lugar a:

• Conhecer todos os novos sons;

• Ter um objeto es-tranho no ouvido e a sensação de estar fechado dentro de uma pipa;

• Ouvir a própria voz e os sons da mastigação de uma forma diferente.

Tanto os ouvidos como o cérebro devem habituar-se aos novos sons, pois pode ser embaraçoso ouvi-los de repente. Por isso, é da maior importância que o aparelho fique ajustado corretamente

e, evidentemente, que seja utilizado. Se ficar metido numa gaveta em vez de colocado nos ouvidos, será dificil verificar se o ajusta-mento efetuado é o melhor.

Nos primeiros dias, pode sentir-se pouco à vontade ouvir através dos aparelhos e pode ser difícil distinguir os diversos sons. Nada soa como antes. e nada é como antes, ou seja, é melhor! É recomendável utilizar os aparelhos auditivos por períodos curtos de cada vez, por exemplo, uma ho-ra de cada vez, várias vezes por dia – e de preferência em situações de escuta di-ferentes. Mas não comece por utilizar durante um dia inteiro em companhia ani-mada de muita gente. Seria uma experiência demasiado violenta.

Não se trata apenas de habituar-se aos novos sons, o que varia de pessoa para pessoa, mas também de ter um corpo estranho no ou-vido. É necessário controlar se os aparelhos estão colo-cados corretamente. Quer se trate do molde de um aparelho retroauricular ou de um aparelho intracanal, este deve estar todo junto, senão podem não funcionar

da melhor maneira ou po-dem provocar realimenta-ção (feedback).

Nos primeiros dias pode-rá sentir a sensação de uma ligeira pressão e o ouvido pode ficar um pouco dolo-rido, o que é completamen-te normal. Mas se esta si-tuação não desaparecer de-pois de uma semana, é ne-cessário ajustar o molde ou a concha, respectivamente.

depois de algumas se-manas de utilização, os aparelhos auditivos ne-cessitam quase sempre de uma regulação de precisão e, quanto mais informações puder dar ao técnico sobre as suas primeiras impres-sões, mais facilitará a sua tarefa. Portanto, quando

voltar à consulta, procure especificar se são os sons graves ou agudos que inco-modam. analise também se os sons fortes ficam de-

masiado fortes, enquanto o som em ambientes calmos parece conveniente. escute os sons, por exemplo, dos talheres e dos pratos, da

torneira, dos carros, dos passos no chão duro, das vozes de crianças, da músi-ca, do bater das portas, dos risos, das máquinas etc. experimente se estes sons soam naturalmente no res-to do universo sonoro. Se houver um desequilíbrio em todos estes sons cotidia-nos ou se houver determi-nadas coisas que soam mal ou incomodam, isso poderá ajudar o técnico a definir o problema.

Na maioria dos aparelhos digitais é possível ajustar o equilíbrio entre os sons for-tes e os sons fracos. Procure examinar se todos os sons fracos (o tiquetaque do re-lógio, o zumbido do frigo-rífico, os carros ao longe)

são invulgarmente fortes. Mas repare também que normalmente são estes os sons que não ouvia antes.

Seja qual for o problema, é importante contactar o técnico se o aparelho não funcionar satisfatoriamente.

Se tiver uma audição re-duzida, poderá justamente ser o aparelho auditivo o caminho para uma maior alegria e uma maior qua-lidade de vida. Portanto, mesmo se no início tudo parece complicado, a com-pensação acaba quase sem-pre por vencer. e lembre-se: só há uma pessoa que pode decidir se o aparelho au-ditivo funciona conforme pretendido – o próprio utilizador.

saúde | healthPOR dr. carlos Valente [email protected]

É importante que o aparelho

fique ajustado corretamente e que seja utilizado com

frequência

¡Cuéntame!Conta-me!

A Primeira pesquisa com homens que falamportuguês ou espanhol na Grande Toronto

Para quem é? Se você é homem de expressão portuguesa ou hispânica e teve relações sexuais com outro homem no último ano, essa pesquisa é para você. Participe!

Visite cuentame.ca ou contame.caContacte Marcelo Paolinelli: [email protected]

Tel: 416 642.6486 ext 2205

Page 22: 1a edição dez 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 07.12.2010| 22

lóki – O documentário sobre Arnaldo baptistaParte 2 Pra acabar

tirinhas | ComiCsPOR renato taKahashi [email protected]

Caderno 2 | entertainmentPOR cristiano de oliVeira [email protected]

26/11 a 17/04exposição Tim burtonDiretor de sucessos como “Alice no país das Maravilhas” e “Noiva Cadáver”TIFF Bell Light Box - 350 King St. West. Ingressos a partir de $18

12/12natal da Casa dos AçoresAlmoço e brincadeiras para as crianças. Doação de alimento não perecível como entrada. 1136 College St. 14h

18/12natal na igreja sto AntônioShows de cantores da comuni-dade. Ingressos a $10. 1041 Bloor Street West 20h

19/122º Concurso de forróIngressos antecipados a $10.Lula Lounge 1585 Dundas St. West 17h às 22h

25/12 a 30/12disney on iceEspetáculo de patinaçãoRogers Centre Ingressos a partir de $90

31/12Réveillon manáRitmos brasileiros com Djs.Ingressos antecipados a $10.722 College St. West 23h

31/12Réveillon (marcelo neves)Sport Club Lusitânia of TorontoReservas: (416) 410-0474103 Ossington Avenue. 19h30

Saudações, figuras alegóricas. entramos em dezembro, o mês

oficial do saco cheio. Sério, chega essa época do ano e eu fico doido pra ir embora daqui. “ah, Cristiano, mas Natal com neve é tão bo-nito...” Pode estar nevando muito bonito, pode estar caindo neve de ouro, Te-lesena premiada, caixa de Skol, Chicabon, carne de sol com mandioca, Underberg com soda... Não adianta, não há beleza no mundo que supere a beleza de vó. fim de ano, eu só quero a minha avó.

Bom, vou terminar então o assunto da edição passada. estávamos falando do dVd “Lóki”, o documentário so-bre o lendário fundador dos Mutantes, arnaldo Baptista. em resumo, eu disse que o dVd fala da banda, da carreira solo de arnaldo, a

volta dos Mutantes em 2006 e sua vida atual. Mas a histó-ria é o de menos. enquanto a história se desenrolava, aquele cérebro brilhante apanhava igual cambista em final de campeonato ao tentar – e obviamente não conseguir – controlar as pe-quenas coisas incontroláveis da vida.

arnaldo não conseguiu controlar a paixão desenfre-ada por Rita Lee, primeira namorada e pessoa que, se-gundo ele, foi responsável pela sua primeira interna-ção em um sanatório. Rita Lee, aliás, não participou do documentário, e acho que foi melhor assim, porque ela não tem mesmo nada de bom pra falar. Independente do que rolou entre o casal (afinal, ser casada com arnaldo não devia mesmo ser fácil), ela sempre foi chata. Sempre fez o maior

drama pra explicar sua sa-ída dos Mutantes, sendo desmentida por várias pes-soas. Criou uma carreira solo muito das fuleiras, não consegue falar duas pala-vras sem reclamar, se acha a pessoa mais divertida e original da Terra, e como se não bastasse, ainda cantou “Cadê Zazá”! aí não! Zazá?? Rita Lee é o óleo de fígado de bacalhau da música bra-sileira. a emulsão Scott da MPB.

arnaldo não conseguiu controlar o passar do tem-po. Longe de Rita e vendo a idade chegar, não deixou de ser extremamente criativo e irônico, mas certa melan-colia passou a permear suas composições.

Por fim, ele não conse-guiu se controlar frente ao mundo que o escutava. Constantemente chama-do de louco, eternamente

incompreendido, visto sem-pre como “aquele cara que passou pelo manicômio”, como ele mesmo relata, foi internado pela quinta vez e jogou-se da janela na espe-rança de se livrar da camisa de força de qualquer jeito, nem que fosse morrendo. entrou em coma, sofreu sé-rios danos cerebrais, desa-pareceu de cena aos olhos do povo como aquele cara que se não morresse, ficaria

mais louco do que já era. arnaldo Baptista sobre-

viveu. acordou do coma um dia, e ao seu lado estava Lucinha, uma fã que não arredava pé dali desde que ele entrara no hospital. Os dois se casaram e vivem há mais de 20 anos em uma fa-zenda em juiz de fora, onde ele pinta seus quadros e, di-zem, recebe as pessoas que vão até lá querendo conver-sar com ele. Com a dicção

e o raciocínio complicados, o homem que, segundo seu irmão Sérgio dias, “sim-plesmente estava 20 anos à nossa frente”, ajuda a contar sua própria história nesse documentário cheio de boa música, excelente conversa e uma coleção invejável de ce-nas e fotos. Como diria Tica Bicheiro de alvinópolis, o cara “é feijão sem bicho”.

adeus, cinco letras que choram.

reCeitas | reCiPes

Rabanada Rendimento: 10 porções

INGREDIENTES1 pão tipo baguete amanhecido3 ovos1 lata de leite condensado2 xícaras de leiteAçúcar e canela em pó para polvilharOléo para fritar

MODO DE PREPAROcorte o pão em fatias na largura de um dedo. Misture os ovos e o leite. Passe as fatias na mistura e frite em óleo quente. Escorra em papel toalha e polvilhe o açúcar com canela. Se preferir, asse no forno em forma untada com manteiga.

Page 23: 1a edição dez 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 07.12.2010 23 |

Solutions Immigration Consulting Inc.Imigração em Geral - Assistência de Profissionais no assunto

PODEMOS ASSISTI-LO NO CANADA, USA E OUTROS PAÍSES

1183 Finch Ave. West, Suite 508Toronto, ON - Canada

www.immsol.com

NO CANADAClasse Familiar, Permanente

Residente, Refúgio, Humanitário e Compaixão, Extensão de Vistos, Troca de Visto, Apelos e Cortes, Programa de

Live-in Caregiver, Cidadania

FORA DO CANADAPermanente Residente,

Trabalhador Capacitado, Negócios, Classe Familiar,

Contrato de Trabalho, Visto de Estudante, Refúgio

Sol Gombinsky - PresidenteEspecialista em Imigração desde 1967

Membro Licenciado da CSICEx-gerente da Imigração do Canada

(416) 661-6376

Ivania MenezesFormada em Lei CanadenseGerente - Língua Portuguesa

E-mail: [email protected]

(416) 828-7666

Abertura de Companhias, Traduções,Small Claim, Landlord & Tenant

PROCESSOS

DE IMIGRAçÃO EM

GRUPO/EMPRESA

Pensou em remessa de dinheiro?Pensou Star Remittance!

Remessas de dinheiro para o Brasil e do Brasil para o Canada

Cartões telefônicose serviços de Fax

Melhores cotações na comprae venda de Dólares e Euros

SEMPRE TEMOS PRATOS ESPECIAIS DURANTE A SEMANA!

Estamos fechados às segundas. Ás terças abrimos a partir do meio dia.Aos domingos temos música ao vivo com Carlinhos a partir das 19hs

1242 DUNDAS ST. W. 416 588-2967

Venha saborear o melhor da comida brasileira no Canada!

• Picanha na Chapa ou no espeto• Peito ao Catupiry • Virado à Paulista • Frango com Quiabo • Peito à Parmegiana • Bife à moda da Casa

1240 DUNDAS ST. W. | 416 537-1305 FAX: 416 537-2391

PROMOÇÃO

de 15 a 25 /12

TX free

english CornerPOR Brian Bowen [email protected]

Some time ago, I was talking to a student about his job situa-

tion. He had found a new job and was wondering if he should just stop go-ing to his current job. My advice to him was that he shouldn’t “burn his bridges”. This turned out to be no ad-vice at all, because he didn’t understand what I was talk-ing about. I was referring to the english proverb, “don’t burn your bridges behind you”, which means don’t de-stroy your chances of going back to a situation--often a job--but he was not familiar with it.

a proverb is a short say-ing that expresses advice. every culture has them but, because they are based on traditional beliefs and moral judgements, they may not translate to other cultures easily. However, in order to learn the language

of a culture, it is necessary to understand its proverbs.

Here a just a few common english proverbs and their meanings:

“a fool and his money are soon parted” means people who aren’t careful with their money spend it quickly. These people don’t believe “a penny saved is a penny earned”, which means sav-ing money is a way to make money. This proverb is sim-ilar to “waste not want not”, meaning if you save your re-sources (food, money, etc.), you won’t lack them in the future.

“a stitch in time saves nine” means it’s better to fix a small problem now be-cause it may become a lar-ger problem later. It’s simi-lar to “the early bird catches the worm”, but that proverb stresses quick action will bring a reward. another proverb on this theme is

“Make hay while the sun shines”, which means you should take advantage of an opportunity while you have it because it may not last.

The proverb, “actions speak louder than words”, means what a person does is more important than what they say. It is related to the idea “you can’t tell a book by its cover”, which means people are not always as they appear. when it comes to things, remember “all

that glitters is not gold”, or things may not be as valu-able as they appear to be.

for lovers, we have “all’s fair in love and war”, which compares competition in love to waging war, allowing people to do anything in order to win. There’s also “love is blind”, which means when two people are in love they don’t see each others faults. (This latter proverb comes from Shakespeare, who used it in several of

his plays, including Two Gentlemen of Verona, Henry V and The Merchant Of Venice.) Of course, if it doesn’t work out, “there are plenty of fish in the sea”, meaning that you will find someone else.

There are literally thou-sands of english proverbs, but don’t worry if the num-ber seems overwhelming. “Rome wasn’t built in a day” (it takes time) and “practise makes perfect”.

Born and raised in Toronto, Brian Bowen has a BFA in Creative Writing from York University. He has been teaching English for almost 25 years as a high school English teacher, and as an ESL instructor at Seneca College and with the Japan YMCA. He currently owns and runs the Canadian Academic Success School, 5308A Yonge St. You can contact Brian at 416 768-8456 or visit his website at CanadianAcademicSuccess.com

Os provérbios da língua inglesa

ww

w.T

RUew

HIS

eR.C

OM

Page 24: 1a edição dez 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 07.12.2010| 24

universo Fredianopor fred itioKa [email protected]

Não foi preciso fechar os olhos. Nem esperar o

anonimato da noite, nem tampouco fazer algum es-forço. Basta saborear esta palavra pequena e de tão imenso valor. afinal, viver sem ele seria monótono, maçante, cinzento. Tê-lo nos braços e na alma traz aconchego, fé e aquele es-tímulo pra seguir adiante mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma, como diria Lenine.

O sonho. eu sou daquele tipo que se perde nos so-nhos. Sonho de olhos bem abertos para não perder nenhum detalhe. Me dou o direito de ser bem ridícu-lo, quando no cotidiano a gente é obrigado a ser cer-tinho e não sair das rédeas. e neste meu momento de

comunhão comigo mesmo posso assumir facetas até então despercebidas, per-sonas bizarras, situações limite, cenários distantes e dispares.

Sonhar traz soluções. Inspirações, sinais. Traz saúde e riqueza. Riqueza de espírito, de ideias e criatividade. Traz aquele ouro que não é contado, nem avaliado. aquele é tão somente seu e de ninguém mais! e por isto, tão valio-so. Sonhar é o mistério.

em uma destas noites com latidos distantes e vento sussurrante, sonhei que invadia o sono e so-nho das pessoas. era co-mo abrir as portas dos es-túdios de cinema: em um set, esbarrava com uma cavalaria. em outro, neva-va. Subindo as escadas, do

outro lado, a realeza baila-va ao som de violinos.

acordei animado sobre os sonhos alheios e resolvi abrir uma enquete sobre os sonhos para 2011 entre os amigos em uma rede social.

Marcela sonha com mais chocolate e menos culpa. a Valéria concorda. e todos queremos uma vida mais doce! Verinha sonha com felicidade. Simples assim! Nelsinho e Maysa assinam embaixo. Rita ainda adi-ciona: felicidade e reinven-ção! Que assim seja. O Bip sonha com paz e amor. a Célia e a Mariana também. e quem não sonhou com esta dupla nos anos seten-ta, não é john Lennon? Não, o sonho não morreu.

e se Martin Luther King sonhou com um mundo

mais justo, o júlio também. O Nélio, que deu aulas de alfabetização nas favelas do Rio, continua sonhan-do com educação para todos! a Paula sonha com a soma das diferenças. a Kátia sonha e pede decên-cia. O Bruno sonha com um Brasil de casa e cara limpas. O Ross sonha em viver de arte, o Rafael quer prosperidade. e a Renata quer tempo.

ah o tempo. Quanto tempo leva para que os nossos sonhos se tornem realidade? entre um piscar

de olhos, no cair da areia na ampulheta, nas esta-ções do ano? Às vezes eu acredito que o sonho e o tempo brincam com a tal da paciência.

então é preciso con-tinuar sonhando! e com certeza o Rafa ainda vai querer menos trânsito na cidade. O almir: abrir um novo negócio. Sucesso! O Zezé continuará rabis-cando o mapa múndi em direção a Sicilia, assim co-mo a fabiana já de malas prontas para uma nova viagem. Marzio continua-rá piadista. Sonhando com uma vida mais engraçada. O Renato sonhando com o desapego! a Silvana quer o novo apartamento e a vida tranquila com sua filha. O Horácio quer fazer a unha da Lady Ga Ga. Sonhar é se

permitir! Que venha, Lady Ga Ga!

eu me vejo em cada um destes sonhos como um jardineiro que passa a ma-nhã regando as mudinhas. e assim como a Yara eu sonho com as amizades florescendo. Sonho com saúde física e espiritual para todos, como a aline! Com qualidade de vida, como a Carla. Com um futuro próspero para quem chega a este mundo, como a Valéria. Sonho em com-partilhar as descobertas e as alegrias desta caminha-da com amigos como o Luis. Sonho de olhos cada vez mais abertos.

e enquanto a areia da ampulheta cai de grão em grão, sonho em fazer des-tes segundos uma eterni-dade. Bons sonhos a todos.

LEIA e ASSINE um ano - 24 edições) por apenas CAN$50

NomeendereçoCidadeProvínciaCod. Postal Telefonee-mail

Preencha os dados acima e remeta juntamente com cheque nominal ao BrasilNews para 1554 dundas street West, Toronto, ON M6K 1T8Canada

sonhos

Acordei animado sobre os sonhos alheios e resolvi

abrir uma enquete em uma rede social

Page 25: 1a edição dez 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 07.12.2010 25 |

ClassiFiCadosenvie seu classificado* para o Brasil News pelo e-mail [email protected] ou fax- 416 538-9171. funciona!

Royal CRown aluminumis an eavestrough company seeking hard-working

individuals wanting an opportunity for excellent earning. Must have a driver’s license. Some lifting and ladder

climbing is required. We provide paid training, dental and medical benefits.

Call 416 213.1772 or e-mail [email protected]

anuncie aqui: [email protected]

* PArA rETIrAr o SEU ANúNCIo, FAVor IDENTIFICá-lo FAzENDo A SolICITAção PElo E-MAIl [email protected] O BrasilNews se reserva o direito de editar e publicar os anúncios segundo as normas da redação. Todos os anúncios estão sujeitos a aprovação.

EMPREGOS & SERVIÇOS

vende-se cadeira de cabeleireiro cor preta e tapete. Valor cadeira: $ 150,00 ou melhor oferta e tambem todo equipamento para montar um salão de cabeleireiro. Ligar: 416 535 2787

proCura-se uma senhora para ensinar portugues(do Brasil) para a minha filha de 5 anos-Aulas uma vez por semana(sabado ou domingo) - estou situada perto da Royal York subway station. Ligar para 416-993-1217

Carpinteiros Finish - Com experiencia, idade ate 35 anos-trabalhar com custom homes em toronto. entrar em contato somente se possuir

os requisitos. Ligar para Charles 416.825.9335

preCisa-se de live-in caregiver fluente em portugues para cuidar de 2 criancas e servicos domesticos. dormir no emprego. necessario 2 grau completo, 2 ou + anos de experiencia nos ultimos 3 anos. Salario $10.25/hour (30 h/week). Acomodacoes privativas (deducao de $85.25/week). enviar e-mail para [email protected] para agendar entrevistas.

proCura-se por emprego em restaurantes ou cuidando de crianças. Somos formadas em Comunicação Social. temos experiência nas duas áreas. Já trabalhamos em restaurantes nos USA e cuidamos de crianças no Brasil. Contato pelo 647 893-8395, Marcella e Larissa.

livros didatiCos - estou dando aulas de inglês e Francês numa OnG em Santos para

jovens carentes, tenho dificuldades de con-seguir livros didáticos sobre o Canada. Caso tenham informações por favor envie e-mail para [email protected]

preCisa-se com urgência de uma geladeira para o ministério S.O.S. Rescue team. necessitamos também de cobertores e casacos de inverno para os menos protegidos. Quem quiser fazer doações entrar em contato com a pastora Jacinta pelo e-mail [email protected]

aluga-se cadeira em salão de cabelereiro na área da St. Clair / dufferin. interessados ligar para 416-654-0001 falar com Lina

preCisa-se de tapers com experiência. Favor de contactar Samurai drywall pelo telefone 647-924-2599 ou 647-966-2499.

preCisa-se de ajudante de cozinha para chur-rasqueira, interessados ligar para 416 220 7282 falar com John

preCisa-se urgente de cozinheira para churras-queira. Favor entrar em contato com John pelo telefone 416-220-7282.

proCura-se empregada doméstica para resi-dência em Richmond Hill. Com ou sem moradia. procuramos também uma passadeira imediata-mente. Ligar - 905) 886-5107 ou- 647) 403-4241.

preCisa-se de pedreiros com experiência, capaz de preparar e assentar tijolos. Salário $34.00/hr. enviar resume p/ [email protected] empresa de toronto)

preCisa-se de Tapers com experiência. Contactar Maria Coelho pelo 416 410 4272

gratuito - estudante de higiene oral precisa de pacientes para limpeza e polimento dos dentes, aplicação de flúor etc. não é necessário apresen-tação de nenhum documento. Aceito adultos e crianças. COntAtO: 647-894-8840.

ALUGUEL DE IMóVEIS

aluga-se Apt. dufferin/St.Clair ( earlscourt Ave.) renovado, mobiliado com ¼ , sala e cozi-nha, quintal p/ BB , com internet, tV Globo tudo incluido $1100.00 , lavanderia. disponivel: 1 de Janeiro. call 416-936.4250

aluga-se Quartos Cn$ 360,00 e Cn$ 400,00 St Clair/dufferin. despesas incluidas. procurar Glaucia 416 546 8576

aluga-se quarto mobilhado (com banheiro pri-vado novo) em uma linda townhouse semi-nova. para MULHeR, no 1º andar, com tV a cabo, inter-net, mini-geladeira privada, microwave, partilhar cozinha. nao fumantes e sem animais. eGLintOn & WeStOn Rd. Contactar: 416-270-4775.

aluga-se Basement com quarto, cozinha e banheiro. Area St.Clair & dufferin. Laundry , estacionamento disponivel e despesas inclusas. $650./mensal. (416) 654 5177 ou (416) 648 2109.

aluga-se basement, mobiliado, entrada sepa-rada, utilities+ cable com tV Globo. $650, proximo dufferin & St Clair. Contactar Maria Helena 647-294-8075

aluga-se apartamento primeiro andar, reno-vado, entrada privada, quarto, sala,cozinha, banheiro e solarium. Lavanderia. disponível 1 de novembro. 1646 dufferin Street/ St. Clair. informações:- 416) 654 5177- 416) 841-0666 ou- 416) 648-2109

aluga-se excelente quarto mobiliado. Ossigton e College. $500 mensal. Somente com primeiro e último mês pago. Contato pelo e-mail: [email protected]

aluga-se quarto mobilado em apt com inter-net, tV, serventia de cozinha e banheiro, ideal para estudante ou pessoa só, $300 tudo incluído. tel. 647-273 5696. Falar com dionisio.

basement For rent - 2 bed. no smoking no pets $800,00 Laurence/Keele call 416-654-0001 tratar com Lina.

aluga-se quartos Cn$360,00 St Clair/dufferin despesas incluídas. Contato djalma 416 546 8576.

aluguel temporÁrio -excelente quarto mobiliado para brasileiro(a) de passagem ou estudando em toronto. Queen/Woodbine a 3 min. do lago e do ttC. $620 mensal. Mmínimo 1 mês. Ver quarto na web: www.colibrihouse.com, tratar pelo e-mail: [email protected]

aluga-se apartamento renovado c/ entrada privada no 2º andar. Sala, cozinha, 2 quartos, banheiro deck grande, quintal grande p/chur-rasco, máquina de lavar e secar, lava-louça e microondas, tudo novo, estacionamento, tv a cabo, internet. Contato- 416) 262 4145.

aluga-se quarto dundas/Ossington. Mobiliado com internet, Globo e lavanderia dentro do apar-tamento. $350. Falar com Maria 647 764-5051

Page 26: 1a edição dez 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 07.12.2010| 26

Tudo que você precisa em um só lugar!

PISOSHARDWOOD

com preçosespeciais

CORTINAScom descontos de25%

TINTAS

BENJAMINMOORE*

TAPETEScom descontos de35 a 40%

Agora aberto

aos domingos

das 11 às 4pm

*Na Compra

de 4 galões

free 1 C.I.L.

Tel: 461 537-3467/535-0007 | Fax: 416 537-8010 1554 Dundas Street West Toronto ON M6K 1T8

Decore sua casa com Marina’s Interior Design

Faça-nos um consulta, visite nossa loja e confi ra nossas promoções.

Tintas Benjamin Moore e C.I.L.

Cortinados feitos sob medida, persianas verticais e horizontais HUNTER DOUGLAS. Pisos laminados hardwood em bamboo e engineering wood, V.C. tiles e Marmoleum.

Excelente seleção de Tapetes com diferentes estilos, padronagens e cores.

Acessórios, móveis e objetos de decoraçãodo clássico ao moderno.

www.decorterminal.ca

Um d o s d oi s maiores merca-dos de Toronto

– o outro é o Kensington Market –, St. Lawrence Market é um ótima pe-dida em época de Natal. Situado a oeste da jarvis

St., entre as ruas King east e esplanade, ele é um complexo de três pré-dios que têm característi-cas diferentes: a parte ao norte reúne tradicional-mente aos sábados agri-cultores da província, e

aos domingos possui um mercado de antiquidades; ao sul, há uma grande va-riedade de vendedores de frutas, carnes, peixes e pães, além de uma galeria de exposições. Vale a pena conferir!

st. lawrence market

ConneCtion Cityimagens por steVe philipp [email protected]

Page 27: 1a edição dez 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 07.12.2010 27 |

Page 28: 1a edição dez 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 07.12.2010| 28