198 - jornal informação - ed. abr. 2015

26
PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEU LAGOA DA PRATA - MG - DIOCESE DE LUZ www.paroquiasaocarlos.com NÚMERO 198 - ANO XV I- ABRIL DE 2015 Cristo ressuscitou! Que a vida da graça renasça em todos nós! Que a vida da graça renasça em todos nós! Partilhar da ressurreição de Cristo não é algo de um momento, mas uma opção de vida, o desabrochar de uma vida assumida e vivida com Cristo. André Rezende Lacerda, da Comunidade São Carlos Borromeu, encenou a ressurreição de Jesus nesta Semana Santa. Papa nomeia Pe. José Aristeu Vieira como bispo da Diocese de Luz. Que a força de Jesus ressuscitado e vitorioso, que vem ao encontro de nossas fraquezas e de nossas cruzes, nos leve a acreditar que somente a vida triunfará.

Upload: paroquia-sao-carlos-borromeu

Post on 21-Jul-2016

220 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

O jornal de informação e formação do Povo de Deus

TRANSCRIPT

Page 1: 198 - Jornal Informação - Ed. Abr. 2015

PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEU LAGOA DA PRATA - MG - DIOCESE DE LUZ www.paroquiasaocarlos.com

NÚMERO 198 - ANO XV I- ABRIL DE 2015

Cristo ressuscitou!Que a vida da graça renasça em todos nós!

Que a vida da graça renasça em todos nós!Partilhar da ressurreição de Cristo não é

algo de um momento, mas uma opção devida, o desabrochar de uma vida assumida evivida com Cristo.

André RezendeLacerda, da

Comunidade SãoCarlos Borromeu,

encenou aressurreição de

Jesus nestaSemana Santa.

Papa nomeia Pe. José Aristeu Vieira como bispo da Diocese de Luz.

Que a força de Jesus ressuscitado evitorioso, que vem ao encontro de nossasfraquezas e de nossas cruzes, nos leve aacreditar que somente a vida triunfará.

Page 2: 198 - Jornal Informação - Ed. Abr. 2015

Diretor Espiritual: Pe. PatrikyJornalista Responsável:Elizabete Lacerda Pedrosa– SRP / MG 3356Digitação: TatyPublicidade: Laura Resende e Christian:3261-8619, 3261-4372,Regina: 3261-4139Diagramação: Jair ResendeE-mail: [email protected]ão: Elizabete, Simone, ZarinhaPároco: Pe. Patriky Samuel BatistaAgradecemos a todos os nossoscolaboradores, que são voluntários.

Nr. de Exemplares: 2.500Previsão para próxima Edição: 09 e 10/05

EXPEDIENTE

A Alegria daRessurreição

Vivemos um tempo degraça e salvação. Tempoforte de conversão quenos lembra a morte eressurreição de JesusCr isto. Deve ser umtempo forte de justiça eamor para com nossosirmãos sofredores,formando uma abertura à

graça de Deus, nosso Pai.Cada um de nós deve viver a renúncia, a

esperança, a fé, a simplicidade e a mudança devida. Deixemos brotar em nós, gestos concretosde misericórdia para com nossos irmãos,carentes de Deus, carentes de amor, de perdão,de um sorriso. A palavra nos ensina a optar poruma vida cheia de Deus, iluminada pela bondade;cheia de desafios e dificuldades, é verdade, masedificada na rocha firma que é o Senhor. Enfim,viver a linda história de amor entre Deus e ahumanidade.

Dona Zé

O Terço dos HomensPlano de Salvação

Esta foi mais uma Semana Santaque vivenciamos. Foi mais umaoportunidade para refletirmos sobreo poder, a bondade e, sobretudo,sobre o amor de Deus por nós.

Por seu infinito poder, Deus, donada criou tudo. Criou o mundo e,para o mundo, criou o homem.Assim nos ensina a bíblia.

Nós imaginamos que o sonho deDeus seria uma humanidade quevivesse em harmonia. Para issoDeus soprou sobre o homem

transmitindo-lhe seu amor e sua graça.Assim não aconteceu. O homem não correspondeu

ao sopro de amor com que Deus o envolveu. Veio o pecadoe, com o pecado, o homem perdeu a graça divina e seviu afastado de Deus. Será que Deus ficou triste pelo fatodo homem preferir um outro caminho longe de suaamizade? E o sonho de Deus, de uma humanidadenumerosa, feliz, vivendo em harmonia, protegida eimpulsionada por sua graça?

Apesar do pecado, Deus não deixou de nos quererbem, não deixou de nos amar. Entre nós, humanos, qualpai, qual mãe, deixa de querer bem, deixa de amar umfilho, uma filha pelo fato de lhes causar desgosto?

Assim também Deus, o criador, não aceitou ficar longede sua criatura. Então Ele projetou um plano, criou umplano de recuperação, um plano de salvação para ohomem. Um plano em que a humanidade caminhassejunto dele, amparada por sua graça, sob a proteção deseu amor.

O plano de salvação de Deus consistia da vinda de umsalvador, da vinda de seu filho à terra, para ensinar aohomem como se deve viver para recuperar a graçaperdida e viver em harmonia.

E Jesus, o filho de Deus, veio ao mundo e cumpriusua missão:

- ensinando-nos como viver junto de Deus – revelando-se o caminho, a verdade e a vida;

- pedindo ao Pai que nos perdoasse de nossos pecados– o que Ele conseguiu com o sacrifício da cruz;

- ressuscitando dos mortos – Ele concedeu-nos oprivilégio de nos salvarmos, após nossa vida terrena eparticipar da ressurreição final.

Assim, a Semana Santa nos proporcionou umareflexão considerando:

- o passado – a criação do homem e o pecado;- o presente – como viver em comunhão com Deus,

sem o pecado;- o futuro – a salvação pelos méritos da paixão, morte

e ressurreição de Jesus.Esta é uma mensagem dos homens em oração, os

homens do Terço dos Homens da Paróquia São CarlosBorromeu, desejando aos leitores do nosso jornal umafeliz Páscoa!

(ABR)

O Sacramento do MatrimônioO matrimônio é um trabalho de ourivesaria que se constrói todos os dias ao longo da vida. O marido ajuda a esposa a amadurecer

como mulher, e a esposa ajuda o marido a amadurecer como homem. Os dois crescem em humanidade, e essa é a principal herança quedeixam aos filhos.

O "para sempre" não é só questão de duração. Um casamento não se realiza somente se ele dura, sua qualidade também éimportante. Estar juntos e saber amar-se para sempre é o desafio dos esposos.

Viver juntos é uma arte, um caminho paciente, bonito e fascinante (...) que tem regras que se podem resumir exatamente naquelastrês palavras: 'posso?', 'obrigado' e 'desculpe'.

“Posso?” é o pedido amável de entrar na vida de alguém com respeito e atenção. O verdadeiro amor não se impõe com dureza eagressividade. São Francisco dizia: 'A cortesia é a irmã da caridade, que apaga o ódio e mantém o amor'. E hoje, em nossas famílias, emnosso mundo amiúde violento e arrogante, faz muita falta a cortesia.

"Obrigado”: a gratidão é um sentimento importante. Sabemos agradecer? (...) É importante manter viva a consciência de que aoutra pessoa é um dom de Deus, e aos dons de Deus diz-se 'obrigado'. Não é uma palavra amável para usar com os estranhos, paraser educados. É preciso saber dizer 'obrigado' para caminhar juntos.

"Desculpe”: na vida cometemos muitos erros, enganamo-nos tantas vezes. Todos. Daí a necessidade de utilizar esta palavra tãosimples: 'desculpe'. Em geral, cada um de nós está disposto a acusar o outro para se desculpar. É um instinto que está na origem detantos desastres. Aprendamos a reconhecer os nossos erros e a pedir desculpa. Também assimcresce uma família cristã. (Papa Francisco)

Parabéns aos noivos que vão celebrar seu casamento na Paróquia São Carlos Borromeu:17/04 Brener e Rafaela25/04 Guilherme e Ana Paula / Mozair e Laiz1º/05 Adriano e Raquel02/05 Cláudio e Silvana / Thiago e Daniela08/05 Carlos e Cristiane09/05 Waldeci e Áurea

Secretaria Paroquial

ABRIL / 2015 - Pág.: 02Formando e Informando o Povo de Deus

Legião de MariaCoragem, legionária! (Man. Cap. 39,3)

A coragem exigida pela Legião é a coragem moral. Quase todo o trabalho legionário se resumeno trato com as pessoas para aproximá-las de Deus. Esse trabalho proporciona, algumas vezes,mágoas ou incompreensões. No seu trabalho, o legionário poderá encontrar quem o hostilize comzombarias, palavras rudes, críticas grosseiras, sorriso de caçoada e pouco caso. Diante de talsituação, o legionário deve armar-se da graça de Deus e reagir contra a timidez; armar-se decoragem legionária para conseguir realizar seu trabalho a favor do próximo.

Em toda parte, os legionários vivem no meio de numerosos não católicos ou católicos nãopraticantes. Mas, como a Legião não faz distinção de pessoas, ela tenta apresentar-lhes, de algumaforma, a doutrina da Igreja na tentativa de conseguir a conversão. Não há pessoa, por maisperversa e mais indiferente à religião que seja, por mais difícil que pareça seu caso, que não se deixe influenciarpela fé, coragem e perseverança do legionário.

A essência do trabalho religioso consiste no desejo de atingir cada indivíduo em particular, de incluir naesfera de seu apostolado não só os negligentes, os católicos, os pobres ou infelizes, mas todas as pessoas.

Cúria Mater Christi eCúria N. Sra. da Misericórdia

A defesa dasinstituições

Antônio Carlos Dayrell Gontijo (MTB 16.192/MG)

Segundo o dito popular, a realidade é dura, nuae crua. As cenas recentes protagonizadas peloPalácio do Planalto são de invejar qualquer autorde novela do horário nobre. A mídia especializada,com perspicácia, identificou e mapeou o calváriode incongruências que a presidente Dilma Rousseffterá que atravessar em busca da pacificação doseu segundo mandato.

Seja porque a coligação PT/PMDB estáarranhada, seja pelo inchaço do número deministérios (hoje são 39 ministros), ou porque ogoverno não tem força para aprovar ou rejeitarprojetos de seu interesse no Congresso Nacional,é patente a dificuldade da chefe do Executivo emtransitar pelos meandros do Poder.

Ademais, o governo está convivendo,diariamente, com denúncias de corrupção naPetrobrás, e ameaça ser engolido por umacombinação de resultados pífios na economia, comestagnação, inflação e desemprego. É como se opaís estivesse sendo regido por uma marioneta deluvas, que trocou as mãos pelos pés. Aspectos quetêm contribuído para a insatisfação popular e oaumento da intolerância nas ruas, commanifestações contra o governo reunindo milharesde pessoas.

A má fase atravessada pela Presidente lançauma cortina de fumaça sobre o futuro. Nunca, nahistória republicana brasileira, expressões comsentidos tão diferentes, parlamentarismo, renúnciae impeachment, foram utilizadas com o mesmosignificado, por aqueles que defendem a ordemjurídica constitucional e a democracia, para designare repudiar a ameaça de eventual golpismo.

Medicina NaturalErva de Bugre

USO MEDICINAL - É depurativa do sangue.Usa-se contra hidropisias, moléstia da pele e sífilis. É também

útil para abaixar o colesterol.Parte usada - Usam-se as folhas frescas ou secas na sombra,

em forma de chá de infusão.Fonte: As plantas curam

Otaviana de Moraes Ferreira

Page 3: 198 - Jornal Informação - Ed. Abr. 2015

ABRIL / 2015 - Pág.: 03Formando e Informando o Povo de Deus

Page 4: 198 - Jornal Informação - Ed. Abr. 2015

ABRIL / 2015 - Pág.: 04Formando e Informando o Povo de Deus

Dizimistas aniversariantes do mês de ABRIL"O dízimo é uma doação

regular e proporcional aosrendimentos do fiel, que todobatizado deve assumir. É uma formaconcreta que o cristão tem paramanifestar a sua fé em Deus e oseu amor ao próximo, pois é pormeio dele que a Igreja se mantémem atividade, sustenta seustrabalhos de evangelização e realizainúmeras obras de caridade eassistência aos menos favorecidos.Pelo dízimo, podemos viver as trêsvirtudes mais importantes paratodo cristão: a fé, a esperança eo amor caridade, que nos levampara mais perto de Deus. O dízimoé um compromisso. Representa anossa vontade de colaborar, deverdade, com o Projeto Divinoneste mundo."

Nosso carinho e orações portodos os dizimistas da Paróquia SãoCarlos Borromeu que fazemaniversário no mês de abril!

FELIZ ANIVERSÁRIO!

01/04Antônio Alves FerreiraMargarida Firmina OliveiraMarlon Leyser A.da SilvaRosimar Teixeira da Silva

02/04Alan José da SilvaAltair Lamounier CarvalhoGeovani Fernandes SantosJackeline Teixeira AmorimJosé Antônio TeixeiraJosé de Paula SilvaMaria Cândida MirandaMarta de OliveiraRogério Alves Neves

03/04Carlos José PereiraLais Melo MoraisMaria das Graças A.Ferreira

04/04Aloizio R.CapanemaJoão Lazaro de Oliveira

Jutair Farnese VianaLélis Lacerda e MirandaMaria Aparecida S.CastroNeuza Felipe GracianoOzete Leão R.PereiraValmir Soares da Costa

05/04Alex Vasconcelos SantosAntônio Alves de SouzaElza Maria RezendeJúlio César ChagasMaria das Dores B.SouzaMaria Valda de OliveiraNeide CamposOlímpia H. de MeloSandra Ferreira SilvaSimone A.Silva OliveiraVani Maria dos Santos

06/04José Maurício da SilvaMarina Lourdes da Silva

07/04Helena M.Morais LopesJovenil de Souza SilvaLenice Raquel SilvestroMárcio PereiraMaria Gasparina BatistaValéria Maria RodriguesVitória Luíza F.Rodrigues

08/04Eliana Aparecida MoraisGeraldo Eugênio XavierLauro Diniz BorgesMaria de Fátima M.SoaresMaria Marildes MirandaVeralúcia da Silva

09/04Antônio Ferreira RezendeEveraldo CabralJosé Maria de MoraesLuciene das Dores F.SousaMárcia Aparecida Santos

10/04Antônio Souza RezendeManoel Cabral Borges

Maria Aparecida RezendeMaria das Dores SoaresMaria Domingas RodriguesNazira Aparecida MirandaVitalina Alves

11/04José Carlos BorgesJosé Tarcísio M.OliveiraPaulo Roberto CamargosRodrigo Felisbino de MeloTânia Maria ModestoVicente Marçal da Silveira

12/04Antônio Divino MirandaAntônio Eust. VasconcelosEdite Maria RezendeJairo Bento XavierJane A. Morais SilvaJúlio César MendonçaMargarida Rogério SilvaMarilene Aparecida MoraisWilton Aparecido Costa

13/04Ana Paula G. MacedoBárbara Vidal FerreiraÉvelin Bernardes OliveiraLúcia Fátima FariaMaria Efigênia A.BrandãoMaria Helena O.LeopoldinoMaria Nilza R.OliveiraRita Emenegilda LacerdaSílvio Elias Gomes

14/04Amaldo Baia LobatoAna Caroline R.OtavianoDalva Tomaz MartinsDivina E Miranda MoraisIzabel Roberta B.LopesTereza Maria de Araújo

15/04Cynthia Rezende O.VidalEli Cruz dos SantosMaria das Dores RosaMaria Dirce MoreiraMaria Lúcia BuzattoMaria Valda de Oliveira

Zélia Maria Pereira Silva

16/04Andrea M.Miranda ScalioniElvira Maria FerreiraSebastião Camilo BorgesVenâncio Borges da SilvaViviane Aparecida Silva

17/04Pierry Modesto

18/04Emília Rosa CastroJair de MeloMaria Antônia da SilvaRonimar Bessas SilvaSebastião Batista Vidal

19/04Ana Maria de SouzaElisa do Couto FerreiraFloriza Batista PortelaManoel Geraldo Rezende

20/04Alessandra Soares BorgesIvany de OliveiraPaloma da Silva Barbosa

21/04Aparecida Rosário O.BorgesEni Amaral AmorimItamar Teixeira RabeloLeonice VidalMaria Aparecida M.MenezesRosilene Gomes

22/04Cássia Bernardes MacielJosafá Sérgio dos Santos

23/04Auxiliadora de JesusRosa Maria de OliveiraSíntia Miranda B.Amaral

24/04Dezirre Maria de OliveiraEustáquio Antônio SouzaJuliana Cristina Castro

Maria José TavaresRita de Jesus SilvaValéria Aparecida PiresVítor Martins Borges

25/04Itamar Teixeira RodarteMaria do Rosário O.RodarteMaria Elena dos SantosNadir Amaral da SilvaNeuza Morais da CostaRafaela Lacerda Resende

26/04André Antônio de AnchietaJanice Morais de OliveiraLourdes Borges M. DiasMárcia H.Robatine DiasMaria das Graças PereiraMaria do Rosário F.ResendeMaria Lúcia de Melo

27/04Henrique BorgesMaria Vidal O. CarvalhoMessias de Castro Alves

28/04Pe.Patriky Samuel Batista

29/04Dagmar Amaral CastroMaria Luísa SantosVicente José Tobias

30/04Chirley Alves NunesGetúlio Alves Filho

Page 5: 198 - Jornal Informação - Ed. Abr. 2015

ABRIL / 2015 - Pág.: 05Formando e Informando o Povo de Deus

Page 6: 198 - Jornal Informação - Ed. Abr. 2015

ABRIL / 2015 - Pág.: 06Formando e Informando o Povo de Deus

A Páscoa é o dia mais importante para os cristãos, poiscomemora-se a Ressurreição de Jesus Cristo, a passagemda morte para a vida. A Igreja celebra a morte redentorade Jesus e a Ressurreição d'Ele, por meio da qual aesperança de vida nova foi resgatada.

Pensar em morte e ressurreição, quando gozamos deplena saúde, pode parecer viver alguma coisa que estámuito além do nosso tempo. Afinal, espera-se por algo quesomente deverá acontecer após a nossa morte...

Na Quaresma vivemos um tempo de “retiro”, o qualnos ajuda a ler as páginas de nossa vida sob a luz d'Aqueleque nos chama a nos aproximarmos d'Ele. Além da nossaalma, muitas outras coisas precisam ganhar vida nova emnós, tanto no convívio como nas responsabilidades eprocedimentos.

No dia a dia, muitas vezes, somos influenciados porsituações ou pessoas. Algumas influências são positivas,outras nem tanto. Sem muito esforço, notamos que aquiloque antes era importante, hoje deixou de sê-lo; o que eratido como falta grave, com o tempo, passou a ser tidocomo natural para muitos. Aceita-se com tranquilidadealgumas questões polêmicas que, sutilmente, minimizam opeso de um compromisso. Talvez seja por isso que a vidavem sendo mergulhada num mundo cinzento, com a faltade esperança e de valores. Interessante notar que até nocomércio existe uma mobilização nas grandes celebraçõescristãs. Nesse tempo, o comércio se transforma em grandesestandes, ofertando uma imensa variedade de ovos dechocolate, que seduzem crianças e até mesmo adultos. Esedados pelas doces abordagens, muitas pessoas se limitama recordar das festas cristãs somente como tempo parase presentearem ou para curtirem um feriado prolongado.

Mas numerosos fiéis ainda aguardam, em vigília, aressurreição de Cristo, a Vida Nova!!!

De fato, devemos esperar por isso e nos abrir para queessa ressurreição também aconteça em cada um de nós,em cada mundo particular, em nossa maneira de pensar ede agir. De forma a permitir que essa mesma ressurreiçãobrilhe em nossos olhos e nos faça enxergar nossa própriarealidade. Dessa maneira, pouco a pouco, perceberemosque o que deve nos animar não é somente o instinto desobrevivência, mas, sobretudo, o Espírito Santo de Deus,que nos sustenta e nos estimula a crescer na graça desermos filhos do Altíssimo.

Pense nisso! E tenha uma Vida Nova!!!Maria Elza R. Lacerda

“O próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles.” (Lc 24,15)Queridos paroquianos, amados irmãos e irmãs,Que a paz e o amor de Cristo Ressuscitado estejam em cada coração!Reunidos pela fé e fortalecidos pelos exercícios espirituais da quaresma,

celebramos a mais bela de todas as Festas do Ano Litúrgico: a Páscoa. Festa doamor de Deus que vence a morte e renova a vida da Igreja. Na páscoacontemplamos o mistério redentor de Cristo, realidade fundamental da fé cristã ecerteza viva da ação de Deus que nos salva e agora inaugura um novo tempo nahistória da humanidade.

O tempo da páscoa é o tempo da esperança. Tal como os discípulos de Emaús,nos sentimos, mais do que nunca, acompanhados pelo Deus que caminha conosco,que fala ao nosso coração, que reparte conosco o pão da vida e nos envia emmissão. Cremos e sentimos sua presença que desperta em nossas vidas um novoentusiasmo para anunciar ao mundo que a vida vence a morte e, se estamos unidos a Cristo, não há realidadeou situação que não seja alcançada pelo renovador amor de Deus.

Despertados pela esperança no Senhor que está conosco, a Igreja, comunidade da vida e do amor, nosconvida a viver a páscoa também como tempo de missão. Basta lembrarmos as palavras que aquele jovemvestido de branco dirigiu às mulheres que iam ao túmulo: “Ele vos precede na Galileia. Lá o vereis como vosdisse.” (Mc 16,7) Para encontrarmos com o Ressuscitado é preciso sair de onde estamos. Sair ao encontro dooutro; sair para a outra margem. Ele mesmo, o Cristo Missionário do Pai, nos guia para onde ele mesmo desejanos encontrar. O Evangelho é claro: é preciso voltar para a Galileia! Lá encontraremos o Ressuscitado que faráde nós testemunhas da sua ressurreição.

Jesus quer nos ver na Galileia de nossa vida, local do primeiro amor, do primeiro chamado, da primeiraresposta! Da Galileia dos nossos dias devemos fazer ecoar nossa resposta de amor: Senhor, eu vim para servir!Seu amor me conduz ao próximo. Sua vida inspira nosso viver. Dá-nos a graça de estar sempre convosco! Desermos missionários da vida e do amor. E não permita que nos esqueçamos: para onde formos enviados, lá oSenhor mesmo nos precede!

E assim, o tempo Pascal alimenta nossa esperança e nos leva a cultivar o autêntico desejo de sermosdiscípulos missionários de Jesus Cristo. Discípulos que anunciam o Evangelho do Divino Mestre e Pastor, suapessoa, vida, morte e ressurreição, de modo a despertar nas pessoas uma disposição para o encontro pessoalcom Ele, na comunidade. E ajudá-las na adesão a Ele e no compromisso de segui-lo, realizando a tarefamissionária por Ele confiada à Igreja.

Deste modo, a Páscoa da Ressurreição celebra o nosso definitivo êxodo do mundo do egoísmo e escravidãopara o mundo da gloriosa liberdade dos filhos de Deus. A Palavra de Deus, nos leva a aprofundar a fé noRessuscitado, presente em nossa vida cotidiana, e nos enche o coração de paz e alegria pela vitória de Cristosobre a morte e todo o mal, impelindo-nos a servir com alegria e renovado ardor missionário.

Portanto, O grande Dom da Páscoa é o Senhor que entra em nossa vida. O Bom Pastor que vence a mortepara dar vida a suas ovelhas. Que possamos também doar nossa vida a Deus!

Queridos amigos e amigas, minha saudação de paz também se estende a cada lar e a cada família de nossaparóquia. Vivamos a Páscoa como uma preciosa ocasião que o Senhor nos concede para promovermos a pazneste mundo que ainda precisa ouvir esta esplêndida notícia: Ele, o nosso Bom Jesus, está vivo no meio denós!

Amados irmãos e irmãs, renovo meus votos de uma feliz e santa Páscoa da Ressurreição. Que a Luz doSenhor da Vida ilumine nossas famílias e comunidades a fim de que possamos “irradiar confiança e alegria ecaminhar com fé e esperança pelas estradas da vida”. (OE VIII)

Que Cristo Ressuscitado nos guie no caminho do amor da justiça e da paz!Que São Carlos Borromeu interceda por nós.Recebam meu afetuoso abraço de paz e bênção paternal!

Pe. Patriky Samuel Batista - Pároco

Ele está no meio de nós!A Páscoa em nossomundo particular

Page 7: 198 - Jornal Informação - Ed. Abr. 2015

ABRIL / 2015 - Pág.: 07Formando e Informando o Povo de Deus

Nossa Igreja vive a alegria de acolher mais 73 adolescentes que sejuntam à família EAC para a caminhada ao lado de Cristo. Eles participaramdo encontro realizado nos dias 21 e 22 de fevereiro, no Centro Catequético.Vivemos em uma sociedade que faz com que esses adolescentes enfrentemum grande desafio por esta escolha. Ao buscarem ser trigos precisamaprender a conviver com o joio que cresce a todo o momento, sem deixar-se sufocar pelo mesmo. Esse joio são aqueles que vivem e praticam atoscontrários aos ensinamentos de Cristo. Por isso desejamos que nossosqueridos adolescentes escutem verdadeiramente as palavras do Senhor,pois só assim serão “espírito e vida” (Jo 6, 63). E isso é muito agradável aDeus.

Confiamos profundamente na semente plantada durante o encontro. Ecom muito amor e alegria acolhemos estes adolescentes das ParóquiasSão Carlos Borromeu e São Francisco de Assis.

Como alerta o escritor e Prof. Felipe de Aquino:“O jovem de hoje precisa estar ligado a estas 'ilhas de piedade' que são

os movimentos, as novas comunidades, as pastorais. Ele precisa, porquestão de sobrevivência, conhecer o Catecismo da Igreja Católica, ahistória da Igreja, e estar junto com outros jovens, porque uma únicaárvore é facilmente derrubada pelo vento, mas uma floresta não”.

Abraços fraternos!!!Tios do EAC

Paróquia São Carlos Borromeu e São Francisco de Assis

Notícias do EACIraídes Vidal e

Elvira Castro

Perpétua nasceu de família nobree pagã. Era uma jovem mãe de 22anos que se converteu ao cristianismo.Felicidade era sua criada que tambémhavia se convertido. Ser cristãonaquele tempo era um risco de vida,a qualquer momento podia-se terminarem um circo, enfrentando as feraspara divertir o povo.

Perpétua tinha um filhinho de colo,e seu pai, que era pagão, suplicava-

lhe e se humilhava, pedindo a filha que negasse a fé: bastava umapalavra contra a fé cristã e ela estaria a salvo e de volta à sua família.Perpétua, embora entre lágrimas e soluços, repetia: “Não posso, soucristã!”.

Ela e sua criada foram martirizadas em 07 de março de 203, nacidade de Cartago, por ordem do imperador romano Sétimo Severo,que havia proibido a conversão ao cristianismo. As lembranças e anotaçõesescritas por Perpétua, durante o tempo de prisão que antecedeu seumartírio, formam um livro com o título: Paixão de Perpétua e Felicidade.A cada martírio, aumentavam as conversões. Santas Perpétua e Felicidadesão lembradas até hoje na liturgia da Igreja, quando são invocadas naLadainha de Todos os Santos.

As santas nos ajudam hoje, depois de tanto tempo, a repensarnossa postura de cristãos. Num mundo onde tudo é relativo, onde aspessoas fogem de compromissos definitivos, somos estimulados, peloexemplo dessas santas mulheres, a honrar a coragem e a fidelidade.

Sejamos corajosos como elas diante das oportunidades que a vidanos oferece para honrarmos nossa fé cristã. Hoje não somos expostosa feras dentro de uma arena, porém, somos a todo instantebombardeados por informações e valores que nos empurram para umavida contrária à fé cristã. Respondamos a todo instante com firmezanessas situações: “Não posso, sou cristão!”.

Santas Perpétua e Felicidade, roguem por nós!

Santas Perpétua e Felicidade

Page 8: 198 - Jornal Informação - Ed. Abr. 2015

ABRIL / 2015 - Pág.: 08Formando e Informando o Povo de Deus

Padre José Aristeu VieiraNovo Bispo da Diocese de Luz

ASFERA Associação Feminina de Recuperação de Lagoa da Prata

(ASFER), inscrita no CNPJ nº 06.198083/0001 – 51, é umaentidade filantrópica que atende pessoas do sexo feminino,acima de 18 anos, dependentes de álcool e outras drogas.Tem como objetivo a recuperação e reabilitação para o convíviosocial.

Tem como metodologia: TRABALHO, DISCIPLINA E ORAÇÃO.Funciona no município desde 01/02/2004, com uma diretoria

composta de voluntários que trabalham junto aos lagopratensespara a manutenção desta comunidade terapêutica.

Visando um tratamento mais completo, procuramosoferecer às residentes uma ambiente saudável, confortável,com alimentação adequada, orientada por profissionaishabilitados.

O objetivo principal é resgatar a mulher como ser humano,mostrando o seu valor como pessoa, como filha de Deus, comomembro participante de uma família e sociedade.

Thais A.Nunes Rodarte Assistente Social da ASFER

Curiosidades da LínguaDe onde vem a expressão...“Primeiro de Abril”

Há muitas explicações para o 1º de abril ter se transformado no dia da mentira. Umadelas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novoera festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festasduravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX, da França,determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1º de janeiro. Alguns francesesresistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciariaem 1º de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitose convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas comoplaisanteries.

Em países de língua inglesa, o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fools'Day, "Dia dos Tolos"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile epoisson d'avril, literalmente, "peixe de abril".

No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou “AMentira”, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia dofalecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. “A Mentira” saiu pela última vezem 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas nodia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Pregar mentiras nesse dia é uma brincadeira saudável, porém o respeito e o cuidadodevem ser lembrados, para que ninguém saia prejudicado, afinal, a honestidade é a basepara qualquer relacionamento humano.

O Papa Francisco nomeou, no dia 24/02/2015, o padre José AristeuVieira como bispo da Diocese de Luz. Atualmente, Pe Aristeu exerce afunção de pároco da Paróquia Imaculada Conceição, em Buritizeiro -MG.

Desde 06 de março de 2014, quando o Bispo Dom Antônio CarlosFélix foi transferido para Governador Valadares, a Diocese de Luz estavasob a coordenação do Administrador Diocesano Pe. Antônio CamposPereira, que foi o Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo(Arcos) durante muito tempo. Essa nomeação era bastante esperadapelos fiéis de todas as cidades que compõem a Diocese de Luz.

Pe José Aristeu Vieira é natural de Rio Vermelho (MG), nascido em 14de julho de 1952. Foi ordenado sacerdote em 13 de outubro de 1979.Em sua trajetória presbiteral de 35 anos, Pe Aristeu exerceu diferentesatividades pastorais. Durante 18 anos atuou na Pastoral VocacionalArquidiocesana. Foi coordenador de pastoral da arquidiocese,coordenador do regional da Pastoral Vocacional do Leste 2 e membrodo Grupo de Animação e Reflexão Vocacional (GAV) da CNBB.

No período de 2003 a 2006, esteve como presidente da Comissãode Presbíteros no Leste 2. Em 2007, foi eleito membro Permanente doConselho Geral do Prado, residindo em Lyon, na França até 2013.

Atualmente, exerce a presidência da Associação dos presbíteros daArquidiocese de Diamantina (APAD).

Ordenação Episcopal: 02 de maio, às 09:00 h, naPraça do Santuário São Geraldo – Curvelo - MG

Acolhida e Posse: 14 de junho, às 10:00 h, naCatedral de Luz – MG

Page 9: 198 - Jornal Informação - Ed. Abr. 2015

ABRIL / 2015 - Pág.: 09Formando e Informando o Povo de Deus

Page 10: 198 - Jornal Informação - Ed. Abr. 2015

ABRIL / 2015 - Pág.: 10Formando e Informando o Povo de Deus

Nelsinho Correa em Lagoa da Prata

1ª Semana de Formação Litúrgica

Nos dias 09 a 14 de março, as Pias Discípulas do Divino Mestre promoveram aprimeira Semana de Formação Litúrgica, que contou com uma boa participaçãodos paroquianos. As reuniões aconteceram no Salão Paroquial e tiveram temasvariados a cada dia, entre eles: espiritualidade litúrgica, canto e música na liturgia,Celebração da Palavra, pastoral litúrgica, entre outros.

No dia 06 de março de 2015, foi criada a nova equipe da Pastoral daComunicação da Paróquia São Carlos Borromeu. A função da PASCOM é integrara Igreja aos meios de comunicação, aproximando a Paróquia e os fiéis de maneiradinâmica e transmitindo informações, notícias e tudo o que acontece na Igreja. Épossível acessar a página no Facebook da Paróquia São Carlos pelo endereço:www.facebook.com/paroquiasaocarlo

O jornalista Juliano Rossi (de pé, ao centro) passou noçõesbásicas de jornalismo à nova equipe da PASCOM.

Paróquia forma equipe daPastoral da Comunicação

Dia 23 de março, oDiácono Nelsinho Correa,da Canção Nova, esteveem Lagoa da Prata.Milhares de jovens oacompanharam. Eles sereuniram no Centro deEventos da Paróquia SãoCarlos Borromeu e, logodepois, seguiram para apraça Donana Bernardes,onde tradicionalmente sereúnem às segundas-feiras, às 20:00 horas.

O evento foi umapromoção do grupo “Vempra rua evangelizar”.

Na busca deoferecer um ombroamigo, de sentar,bater um papo epartilhar o que cadaComunidade tem evive, surgiu umaidé ia: visitá-las,dando a cada umao tempo próprio,só para ela.

E assim,iluminado, comosempre, nossoPároco refletindoconosco sobre as“visitas” constantesno Evangelho e até

mesmo em toda a Bíblia, que mudaram a vida de tantas pessoas, surgiu a vontadede ir até as comunidades paroquiais.

“Mas,padre elas são muitas!” afirmou alguém. E então era preciso unir e dividir.Unir mais pessoas para o trabalho e dividi-las em pequenos grupos para iniciar otrabalho: surge então o ECAP – Equipe de Capacitação e Animação Paroquial,que já era um sonho desde o final do ano passado.

“E Deus veio visitar o seu povo..”... Assim, então surgiram as “madrinhas”!Foram formados 04 grupos de madrinhas com 03 comunidades afilhadas cada.

E todas já foram visitadas.Para as madrinhas, as visitas foram momentos especiais de ouvir muito, falar

pouco e acalentar mais ainda. Sorrisos, alegrias, choros, lamentações e muitaesperança. Ouvimos histórias, narrativas belíssimas, emocionantes e emocionadas,descobrimos a garra de muita gente que escreveu e de gente que está escrevendoa história de cada comunidade. Povo de fé, caridade e muita esperança! Fomosprivilegiadas por sermos madrinhas de tanta gente especial e pela maneira carinhosacomo fomos acolhidas, o que aproveitamos para registrar e agradecer.

Este é o início de uma proposta. E deixamos uma “missão” para cadacomunidade desempenhar com alegria e prontidão, pois acreditamos que serámuito bom para todas a realização deste exercício de visitação. Algumas outrasetapas virão e já temos a certeza de que tudo será feito com muita dedicação.

Que Deus, Aquele que sempre, sempre nos visita esteja presente com todosvocês, queridos “afilhados e afilhadas”!

E nós, madrinhas, rezamos: Deus abençoe vocês!Nosso abraço e até breve!

Nós... as madrinhas

“E Deus veio visitar o seu povo...” (Lc 7,16c)

Visita à Comunidade Imaculada Conceição

Visita à Comunidade São José

Visita à Comunidade São Carlos Borromeu

Page 11: 198 - Jornal Informação - Ed. Abr. 2015

ABRIL / 2015 - Pág.: 11Formando e Informando o Povo de Deus

LAR SAO VICENTE DE LAGOA DA PRATA21.995.527/0001-73

BALANÇO PATRIMONIAL ENCERRADO EM 31/12/2014A T I V O P A S S I V OATIVO CIRCULANTE 74.415,85 PASSIVO CIRCULANTE 73.996,14CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA CREDORES DIVERSOS CURTO PRAZOCAIXA GERAL 4.612,41 CREDORES DIVERSOS 150,00Caix a Geral 4.612,41 Conferência N. S. do Rosário 150,00BANCOS C/MOVIMENTO 36.216,20 CHEQUES A COMPENSARLagoacred c/c nº 441-3 36.216,07 CHEQUES A COMPENSAR 21.176,22Banco do Brasil c/c nº 0,13 Lagoacred c/c 0441-3 11.564,55BANCO CONTA CONVÊNIOS 8.436,73 Lagoacred c/c 017.746-6 4.643,89Lagoacred c/c nº 016923-4 4.746,57 Lagoacred c/c 16923-4 4.967,78Pagto.Funcs.Lagoacred c/c nº 017746-6 3.690,16 FORNCECEDORESAPLICAÇÕES FINANCEIRAS 19.744,71 FORNECEDORES CURTO PRAZO 1.900,47Aplicações RDC CDI Lagoacred 19.744,71 Med Center Comercial lTDA 867,60ADIANTAMENTO A EMPREGADOS J Faria Dist Prod Hig Prof Ltda 672,87ADIANTAMENTO A EMPREGADOS 4.050,41 CIMA COM. E IND. DE MADEIRAS ALINE LTDA 360,00Adiantamento de Férias 4.050,41 IMPOSTOS DE CONTRIBUIÇÕES A RECOLHERDESPESAS DE MESES SEGUINTES INSS A RECOLHER 1.659,91DESPESAS DE MESES SEGUINTES 1.355,39 INSS a Recolher 1.659,91Prêmios de Seguros a Apropriar 1.355,39 FGTS A RECOLHER 3.376,27ATIVO NÃO CIRCULANTE 712.678,00 FGTS a Recolher 3.376,27IMÓVEISIMÓVEIS 557.205,83 CONTRIBUIÇÃO SIND.EMPREG A RECOLHER 160,87Imóveis 391.260,85 Contribuição Sindical do Empregado 160,87Edificações Sala Fisioterapia 50.714,05 CONTRIBUIÇÃO ASSIST. A RECOLHER 2.154,19Edificações Sede Central 62.880,93 2,5 a Pagar 2.154,19Edificações Sala Conviver (Convênio) 52.350,00 IRRF A RECOLHER 16,66MÓVEIS E UTENSÍLIOS IRRF a Recolher 16,66MÓVEIS E UTENSÍLIOS 30.844,86 PIS A RECOLHER 437,90Móveis e Utensílios 30.844,86 Pis s/Folha de Pagamento 437,90MAQUINAS, EQUIP. EFERRAMENTAS OBRIGAÇÕES COM PESSOALMÁQUINAS, EQUIP. EFERRAMENTAS 35.463,84 SALÁRIOS, ORDENADOS 17.570,37Máquinas, Equipamentos 35.463,84 Salários e Ordenados a Pagar 17.570,37EQUIPAMENTOS P/ESCRITÓRIO PROVISÕES TRABALHISTAS 24.156,10EQUIPAMENTOS P/ESCRITÓRIO 3.890,48 Prov isão p/Férias 24.156,10Equipamentos p/Escritório 3.890,48 SEGUROS A PAGARVEÍCULOS SEGUROS A PAGAR 1.237,18VEÍCULOS 55.500,00 Tokio Marine Seguradora S/A 1.237,18Veículos 55.500,00 PATRIMONIO SOCIAL 713.097,71APARELHOS E EQUIPP/FISIOTERAPIA FUNDO PATRIMONIALAPARELHOS E EQUIPP/FISIOTERAPIA 15.500,00 FUNDO PATRIMONIAL 619.609,65Aparelhos e Equipamentos p/Fisioterapia15.500,00 Fundo Inst ituc ional 619.609,65APARELHOS E EQUIPAMENTOS FUNDO ESPECIAISAPARELHOS E EQUIPAMENTOS 79.550,27 FUNDO ESPECIAIS 8.540,85Aparelhos e Equipamentos 79.550,27 Fundo p/Doações de Bens 8.540,85INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS 1.550,00 SUPERAVIT ACUMULADOSINSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS SUPERAVIT ACUMULADO 84.947,21Instalações e Equipamentos 1.550,00 Superav it Acumulado 84.947,21DEPRECIAÇÕES, AMORTIZ, E EXAUSTÕES ACUMULADAS T O T A L D O P A S S I V O 787.093,85DEPRECIAÇÕES ACUMULADAS (66.827,28)(-) Deprec iações de Móveis e Utensílios (7.430,90)(-) Deprec iações de Máquinas eEquipamentos (19.336,94)(-) Depreciações de Equip p/Fisioterapia(12.060,06)(-) Deprec iações de Equip. p/Escritório (1.277,85)(-) Depreciações de Veículos (11.100,00)(-) Deprec iações de Aparelhos eEquipamentos (15.117,77)(-) Deprec iações de Intalações (503,76)T O T A L D O A T I V O 787.093,85Sob as penas da lei, declaramos que as informações aqui contidas são verdadeiras e nos responsabilizamos portodas elas. A sociedade não possui Auditoria Independente.

Lagoa da Prata, 31 de dezembro de 2014LAR SAO VICENTE DE LAGOA DA PRATA REINALDO CESAR FELISBINO DE CASTROALOISIO MAGNO DE CASTRO CRC: 64376 / MG - CPF: 484.426.826-00Presidente Técnico ContábilCI: M-2.946.978 -CPF: 483.819.936-87

LAR SAO VICENTE DE LAGOA DA PRATA21.995.527/0001-73

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTA DO DO EXERCÍCIO EM 31/12/2014RECEITA PATRIMONIAL 149.917,45Aluguel de Imóveis 149.917,45RECEITAS FINANCEIRAS 1.131,89Receitas de Aplicações Financeiras 1.131,89RECEITAS OUTROS 352.269,64Recuperação de Despesas 126,40Contribuição de Assistidos 259.979,67Doação de Assistidos 92.163,57RECEITAS EXTRAORDINÁRIAS 140.674,07Receitas c/Donativ os 114.199,11Receitas c/Doações em Gênero 5.193,84Receitas c/Eventos e Promoções 18.301,72Receitas c/Donativo Cemig 2.979,40RECEITAS POR CONVENIOS/SUBVENÇÃO 91.029,80Receita c/Convenio p/Pagto Funcs. 31.429,92Receita c/Convenio p/Pagto.Fisioterapeutas 24.599,88Receita c/Convênio BB-32880-4/Segov/Padem 25.000,00Receita c/Convênio FMAS 10.000,00ADMINISTRAÇÃO GERAL (219.909,63)Seguros de Veículos (1.317,98)Material de Escritório e Expediente (1.129,40)Material de Higiene e Limpeza (25.525,93)Honorários Profissionais (5.081,00)Serviços Prestados p/Terceiros PJ (1.377,00)Combustível e Lubrificantes (11.071,05)Despesas Div ersas (731,92)Manutenção de Softwares e Internet (90,00)Conservação e Manutenção (16.714,19)Material de Uso e Consumo (18.795,53)Despesas c/Veículos (511,30)Multas e Infrações (191,54)Energia Elétrica (15.646,65)Telefones (1.536,14)Agua e Esgoto (796,14)Medicamentos e Matl Hospitalar (37.805,02)Generos Alimentic ios (77.349,84)Consorc io MinasPrev (4.040,00)Bens de Pequeno Valor (199,00)ASSISTENCIA SOCIAL (429.806,67)Salários e Ordenados (312.581,46)Exames Médicos (560,00)13º Salário (27.830,02)Fér ias (37.720,73)Abono Pecuniário (721,44)Pis Folha de Pagamento (3.744,37)Exames Médicos (800,00)Multa s/Saldo FGTS Resc isório (6.457,33)FGTS (29.947,70)Pagamento 2.5 (9.443,62)DESPESAS DE CONVENIOS (284,35)Despesas Bancárias - Convênios (126,40)Devolução – Convênios (157,95)DESPESAS FINANCEIRAS (66,41)Despesas Bancárias (34,42)Juros Passivos (31,99)DESPESAS C/DEPRECIAÇÃO (24.845,92)Deprec iações do Imobilizado (24.845,92)DESPESAS TRIBUTÁRIAS FEDERAIS E TAXAS (218,82)Taxas Estaduais (75,19)IOF (143,63)SAIDAS EM GENEROS (5.193,84)Saidas de Gêneros Alimentíc ios (5.193,84)RESULTADO DO EXERCÍCIO 54.697,21Reconhecemos a exatidão do presente Demonstrat ivo, realizado em31 de dezembro de 2014.Sob as penas da lei, declaramos que as informações aqui contidas sãoverdadeiras e nos responsabilizamos por todas elas. A soc iedade nãopossui Auditoria Independente.Lagoa da Prata, 31 de dezembro de 2014ALOISIO MAGNO DE CASTRO REINALDO CESAR F. DE CASTROPresidente Técnico ContábilCI: M-2.946.978 - CRC: 64376 / MG -CPF: 483.819.936 CPF: 484.426.826-00

LAR SAO VICENTE DE LAGOA DA PRATA21.995.527/0001-73

DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDODESCRIÇÃO SOBRAS ACUMULADAS TOTALSALDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2012 584.428,04 584.428,04SUPERÁVIT DO EXERCÍCIO DE 2013 43.722,46 43.722,46SALDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 628.150,50 628.150,50SUPERÁVIT DO EXERCÍCIO DE 2014 54.697,21 54.697,21SALDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014 682.847,71 682.847,71

LAGOA DA PRATA-MG, 31 DE DEZEMBRO DE 2014LAR SÃO VICENTE DE LAGOA DA PRATA REINALDO CESAR FELISBINO DE CASTRO ALOISIO MAGNO DE CASTRO CRC/MG: 64.376 CI:M-2.946.978 CPF 483.819.936-87

LAR SÃO VICENTE DE LAGOA DA PRATA – SSVPNOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

PARA O EXERCÍCIO FINDO EM 31/12/2014.01- CONTEXTO OPERACIONALO LAR SÃO VICENTE DE LAGOA DA PRATA – SSVP – é uma instituição jurídica de direito privado, sem fins econômicos, tendo por

indeterminado seu tempo de duração. Fundada em 04/09/1938, tem como objetivo filantrópico principal, permanente e preponderante oatendimento a pessoa idosa propiciando o exercício dos direitos humanos (civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e individuais) de seusassistidos, residentes ou não no LAR SÃO VICENTE DE LAGOA DA PRATA. O asilo atende em média a 52 idosos que recebem tratamentovisando: promover uma ambiência acolhedora; garantir ao idoso a sua identidade e a sua privacidade, assegurando um ambiente de respeitoe dignidade; promover a integração dos idosos, nas atividades desenvolvidas pela comunidade local; favorecer o desenvolvimento deatividades conjuntas com pessoas de outras gerações; desenvolver atividades que estimulem a autonomia dos idosos; promover condiçõesde lazer para os idosos tais como: atividades físicas, recreativas e culturais e busca incentivar e promover a participação da família e dacomunidade na atenção ao idoso residente; O LAR SÃO VICENTE DE LAGOA DA PRATA – SSVP é regido pelas disposições do seu EstatutoSocial e pela legislação aplicável em vigor. As principais fontes de recursos para a manutenção e o desenvolvimento de suas atividades sãoprovenientes de doações, campanhas, subvenções e auxílios sociais, contribuições de associados, receitas patrimoniais e financeiras. O LARSÃO VICENTE DE LAGOA DA PRATA – SSVP é declarado de Utilidade Pública Federal conforme Portaria SNAS/MDS nº 1521/2012 publicadano DOU em 05/12/2012, é declarado de Utilidade Pública Estadual conforme a Lei Estadual n° 14.398 de 06 de Novembro de 2002 e de UtilidadePública Municipal conforme Lei Municipal n° 119 de 20 de Novembro de 1952. Também está registrada no Conselho Municipal de AssistênciaSocial de Lagoa da Prata ( CMAS ) sob o nº 006 desde 10/12/1998 e conforme Certificado de Inscrição expedido pelo referido CMAS com dataatual. As demonstrações financeiras foram aprovadas para emissão pela Diretoria e pelo Conselho Fiscal, em reunião ocorrida em 17 de Marçode 2015.

02- APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEISAs demonstrações financeiras foram preparadas e estão sendo apresentadas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil,

incluindo as disposições da Resolução do Conselho Federal de Contabilidade n° 1.409/12, que aprovou a Interpretação Técnica ITG 2002 -Entidades sem Finalidade de Lucros. Essas práticas contábeis adotadas no Brasil compreendem aquelas incluídas na legislação societáriabrasileira e os pronunciamentos, as orientações e as interpretações técnicas emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) eaprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), levando em consideração a Norma Brasileira de Contabilidade (NBC T 10.19) -Entidades sem Finalidade de Lucro. As demonstrações financeiras estão sendo apresentadas em milhares de reais, que é a moeda funcional daEntidade e, também, a sua moeda de apresentação.

03- PRINCIPAIS DIRETRIZES CONTÁBEISDentre as principais práticas contábeis adotadas para a preparação das demonstrações contábeis, ressaltamos:a) As Receitas e as Despesas são contabilizadas pelo regime de competência.b) O Ativo Imobilizado está registrado ao custo original de aquisição. A depreciação é calculada pelo método linear, utilizando taxas que

levam em consideração o tempo de vida útil dos bens, conforme segue: Móveis e utensílios 10 % a.a. – Máquinas e Equipamentos 10 % a.a.- Instalações 10 % a.a. - Computadores e periféricos 20 % a.a – Veículos 20 % a.a. - Outras imobilizações 10 % a.a.

c) O imposto de Renda ( IRPJ ) não é calculado, por tratar-se de Entidade sem Fins Lucrativos.d) As Receitas da Entidade, são apuradas através de avisos bancários, recibos, comprovantes de depósitos ou transferências bancarias

e outros.e) As Despesas da Entidade, são apuradas através de notas fiscais e recibos, em conformidade com as exigências legais e fiscais.f) Os Recursos da Entidade são aplicados em suas finalidades institucionais, de conformidade com seu Estatuto Social, demonstrados pelas

suas Despesas e Investimentos Patrimoniais.g) Apesar da entidade não apresentar estoque em 31.12.2014 de mercadorias, quando tem, o mesmo é para consumo próprio e são

avaliados pelos custos de aquisição, que não superam os preços de mercado.h) O superávit ou déficit social do exercício é apurado pelo regime contábil de competência.i) As disponibilidades em caixa e em banco - conta movimento referem-se a recursos que serão aplicados nos projetos sociais no próximo

exercício.j) As contas a pagar a fornecedores são obrigações a pagar por bens ou serviços que foram adquiridos no curso normal das atividades,

sendo reconhecidas ao valor da fatura ou do contrato correspondente. As referidas contas a pagar são classificadas como passivos circulantesse o pagamento for devido no período de até um ano. Caso contrário, as contas a pagar são apresentadas no passivo não circulante.

04- DOAÇÕES RECEBIDASA entidade recebeu no decorrer do ano de 2014 um total de subvenções sociais, campanhas, promoções e doações de pessoas físicas

e/ou jurídicas o montante de R$ 735.022,85 ( setecentos e trinta e cinco mil, vinte e dois reais e oitenta e cinco centavos ).05- CAMPANHAS E PROMOÇÕES REALIZADASA entidade durante o ano de 2014 continuou com a campanha de doações via SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto ( uma

autarquia municipal ) – que são doações realizadas através da conta do SAAE e que posteriormente é repassado à entidade. Durante o anode 2014 conseguimos arrecadar com a campanha um montante de R$ 39.987,32 ( trinta e nove mil, novecentos e oitenta e sete reais e trinta e dois centavos ). Depromoções realizadas foram arrecadados no decorrer do ano de 2014 o valor de R$ 18.301,72 ( dezoito mil, trezentos e um reais e setenta e dois centavos ).

06- AUXILIOS E SUBVENÇÕES SOCIAIS DO PODER PÚBLICOA Entidade recebeu no ano de 2014 os seguintes auxílios e subvenções do Poder Público:Convênio Valores em R$Município de Lagoa da Prata - Custeio .................R$ 66.029,80Estado de Minas Gerais – Desp. de Capital .........R$ 25.000,00TOTAL....................................................................R$ 91.029,8007-APLICAÇÃO DOS RECURSOS RECEBIDOSAs receitas recebidas – que totalizaram R$ 735.022,85 – são aplicadas na manutenção das atividades desenvolvidas pela entidade. O total das despesas no ano de 2014

foram de R$ 680.325,64. Os principais gastos ocorridos por natureza, conforme demonstrado a seguir são:Despesas com Pessoal......................................................R$ 378.853,65INSS – FGTS ....................................................................R$ 36.405,03Manutenção Veiculo ...........................................................R$ 13.091,87Água – Luz – Telefone ......................................................R$ 17.978,93Gêneros Alimentícios,Matl Limpeza e Medicamentos ......R$ 159.476,3208-GRATUIDADES OFERECIDASA assistência social está contida no campo da seguridade social, nos termos do art. 194 da Constituição Federal de 1998. O LAR SÃO VICENTE DE LAGOA DA PRATA

presta serviços e realiza ações socioassistenciais, de forma gratuita, continuada e planejada, para os usuários e para quem deles necessitar, sem nenhuma discriminaçãoatravés de abrigo para pessoas idosas em Instituição de Longa Permanência proporcionando um padrão de qualidade em habitação compatíveis com as necessidadesdeles, bem como provi-los de com alimentação regular e higiene condizente com as normas sanitárias do Estatuto do Idoso – Lei nº 10.741 de 2003. As gratuidadesoferecidas

09-ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA E DAS CONTRIBUIÇÕESComo a entidade não distribui parcela de seu patrimônio ou de suas rendas, a título de lucro ou participação nos resultados, aplica integralmente os recursos para

manutenção dos seus objetivos institucionais e mantém a escrituração regular de suas receitas e despesas, ela está isenta ao pagamento do Imposto de Renda da PessoaJurídica – IRPJ e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL. Entretanto não está isenta das contribuições do PIS s/ Folha de Pagamento. Sobre a isençãoda contribuição previdenciária, parte patronal do INSS vide nota explicativa nº 11.

10- INSTRUMENTOS FINANCEIROSOs instrumentos financeiros correntemente utilizados pela Entidade, quando aplicáveis, restringem-se às aplicações financeiras, em condições normais de mercado.

A entidade não efetua aplicações de caráter especulativo, em derivativos ou qualquer outros ativos de riscos.Risco de liquidez: A entidade gerencia o risco de liquidez efetuando uma administração baseada em fluxo de caixa, buscando manter um nível de disponibilidade

suficiente para atender às suas necessidades de curto prazo. Risco cambial: em 31.12.2014 a entidade não possuía dividas ou valores a receber denominados em moedaestrangeira. Adicionalmente, nenhum dos custos relevantes da entidade é denominado em moeda estrangeira. Risco de crédito: Instrumentos financeiros quepotencialmente sujeitam a entidade em concentração de risco de crédito consistem, principalmente, de saldo em bancos.

11- DA ISENÇÃO DA COTA PATRONALConfome estabelecidos no art 18 da Lei nº 12.101 de 27 de novembro de 2009 e no Capitulo IV do Decreto nº 8.242 de 23 de Maio de 2014 para manutenção da

certificação de entidade beneficente de assistência social visando a obtenção da isenção das contribuições para seguridade social, a entidade deve realizar açõessocioassistenciais, de forma gratuita, continuada e planejada, para os usuários e para quem deles necessitar, sem nenhuma discriminação. No exercício social do ano de2014, a entidade realizou atendimento diário junto a 52 pessoas idosas residentes do LAR SÃO VICENTE DE LAGOA DA PRATA oferecendo-as serviço de abrigo paraidosos em Instituição de Longa Permanência proporcionando um padrão de qualidade em habitação compatíveis com as necessidades deles, bem como provi-los decom alimentação regular e higiene condizente com as normas sanitárias do Estatuto do Idoso ( Lei 10.741 de 2003 ).

O valor total da isenção da cota patronal usufruído pela entidade no ano de 2014 foi de R$ 110.514,54. O valor total das despesas de custeio com a manutenção doLAR SÃO VICENTE DE LAGOA DA PRATA foi R$ 680.325,64.

12- PATRIMÔNIO SOCIALO Patrimônio Social é apresentado em valores atualizados e compreende o

Patrimônio inicial acrescido dos valores dos superávits e déficits correntes dos exercíciose também dos valores da variação patrimonial ocorrida no exercício. Conformeestatuto social, o LAR SÃO VICENTE DE LAGOA DA PRATA – SSVP deve aplicarintegralmente seus recursos na manutenção de seus objetivos, não podendo, comoconsequência, distribuir qualquer parcela de seu patrimônio ou de suas rendas atítulo de lucros ou de participação no seu superávit. Dessa forma, o superávit ou(déficit) social do exercício é integralmente incorporado ao (ou absorvido pelo)patrimônio social.

Aloísio Magno de Castro Reinaldo César F. de Castro Presidente TC CRC MG 64.376

Page 12: 198 - Jornal Informação - Ed. Abr. 2015

ABRIL / 2015 - Pág.: 12Formando e Informando o Povo de Deus

Calendário ParoquialABRIL

05/04 Páscoa09:00 h Missa na Igreja Matriz10:00 h Celebração Batizados - Igreja Matriz19:30 h Missa na Praça da Matriz, seguida da Procissão do Triunfo

06/04 Dia da Comunidade - Celebração Palavra nas Comunidades20:00 h Terço dos Homens - Igreja Matriz

07/04 19:30 h Reunião Ministros da Palavra - Salão São Carlos20:00 h Reunião MESC - Centro Catequético

09/04 Celebração da Palavra na Igreja MatrizVigília Eucarística o dia todo18:00 h Vigília Eucarística das Comunidades19:00 h Bênção do Santíssimo e Celebração da Palavra19:30 h Reunião Paroquial Catequese - Centro Catequético

11 e 12 Encontro de Noivos - Centro Catequético12/04 Aniversário de Pe. Ferreira13/04 Dia da Comunidade - Celebração Palavra nas Comunidades

20:00 h Terço dos Homens - Igreja Matriz14/04 19:30 h Missa na Comunidade N. Sra. de Fátima

19:30 h Missa na Com. Santa Teresinha15/04 18:00 h Missa na Comunidade Árvore da Vida

19:00 h Missa na Com. São José Operário19:30 h Escola Vivencial Cursilho - Centro Catequético

16/04 07:00 h Missa na Igreja MatrizVigília Eucarística o dia todo18:00 h Vigília Eucarística das Comunidades19:00 h Bênção do Santíssimo e Missa com as famílias

17/04 19:00 h Missa na Comunidade São Pedro19:00 h Missa na Comunidade São Cristóvão

18/04 14:00 h 4º Encontro de Formação MESC – C.Catequético19/04 17:00 h Missa na Comunidade N.Sra. das Vitórias20/04 Dia da Comunidade - Celebração Palavra nas Comunidades

20:00 h Terço dos Homens - Igreja Matriz21/04 Tiradentes

19:00 h Missa na Comunidade São Carlos19:00 h Missa na Com. São João Paulo II20:30 h Reunião EAPE/ECAP - Salão Paroquial

22/04 16:00 h Missa no Hospital São Carlos18:00 h Missa na Comunidade Árvore da Vida

23/04 07:00 h Missa na Igreja MatrizVigília Eucarística o dia todo15:00 h Missa no SOS "Asilo Nosso Lar"18:00 h Vigília Eucarística das Comunidades19:00 h Bênção do Santíssimo e Missa com as famílias

24/04 19:00 h Missa na Com. Sagrado Coração Jesus25/04 14:00 h 6º Encontro Formação MESC25 e 26 Encontro MAC - Centro Catequético26/04 14:00 h Missa na Fazenda Novo Caminho27/04 Dia da Comunidade - Celebração Palavra nas Comunidades

20:00 h Terço dos Homens - Igreja Matriz28/04 Aniversário de Pe Patriky

19:00 h Missa na Igreja Matriz29/04 18:00 h Missa na Comunidade Árvore da Vida

20:00 h Ultreya Cursilho - Centro Catequético30/04 07:00 h Missa na Igreja Matriz

Vigília Eucarística o dia todo18:00 h Vigília Eucarística das Comunidades19:00 h Bênção do Santíssimo e Missa com as famílias

Maio1º/05 Dia do Trabalho

19:00 h Missa do Padroeiro - Com. São José Operário18:00 h Reunião do Apostolado da Oração – Igreja Matriz19:00 h Missa na Igreja Matriz

02/05 Abertura do mês de maio13:30 h Preparação Pais e Padrinhos de Batismo - Salão São Cristóvão

04/05 Dia da Comunidade - Celebração da Palavra nas Comunidades20:00 h Terço dos Homens - Igreja Matriz

05/05 19:00 h Missa Pia União de Santo Antônio - Igreja Matriz19:30 h Reunião Ministros da Palavra - Salão São Carlos20:00 h Reunião MESC - Centro Catequético

06/05 18:00 h Missa na Comunidade Árvore da Vida07/05 07:00 h Missa na Igreja Matriz

Vigília Eucarística o dia todo18:00 h Vigília Eucarística das Comunidades19:00 h Bênção do Santíssimo e Missa com as famílias

08/05 19:00 h Missa na Comunidade Imaculada Conceição09/05 14:00 h 7º Encontro Formação MESC – Salão N.Sra de Fátima10/05 Dia das Mães

OBS.:Domingo: 07:00, 09:00, 18:00 e 19:30 h – Missa na Matriz São Carlos

08:30 h – Missa na Paróquia N. Sra de GuadalupeSegunda-Feira: 07:00 h – Celebração da Palavra – Matriz São CarlosTerça à Sexta-Feira: 07:00 h – Missa na Matriz São CarlosSábado: 07:00 e 19:00 h – Missa na Matriz São Carlos

19:00 h – Missa na Igreja do Rosário

PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEUDIOCESE DE LUZ - Lagoa da Prata - MG

É importante a entrega do seu dízimoAlém de demonstrar zelo para com a comunidade paroquial, demonstraconsciência cristã:É um ato de amor e gratidão para com Deus. Ele realiza três grandesdimensões: religiosa social e missionária. Juntos e unidos na fé,conseguimos tudo aquilo que é necessário para implantar o Reino deDeus. Com carinho e comprometido com você, apresentamos aprestação de contas da nossa Paróquia e a forma como é aplicado o

dízimo que você entrega

Plano Financeiro ParoquialMÊS de FEVEREIRO/ 2015

0 SALDO DO MÊS ANTERIOR R$ 5.060,871 ENTRADAS (1.1+1.2+1.3+....1.8) R$ 46.566,021.1 Dízimo R$ 24.978,561.2 Espórtulas diversas (batizados, casamentos, certidöes) R$ 985,001.3 Coletas ordinárias R$ 9.046,751.4 Donativos diversos R$ 2.823,501.5 Alienação de bens1.6 Coletas específicas (Desabrigados das Chuvas Rio de Janeiro) R$ 456,001.7 Festas e Promoções1.8 Outras receitas R$ 8.276,21

SOMA (0 + 1) R$ 51.626,892 SAÍDAS (2.1 + 2.2 + 2.3 + 2.4) R$ 44.583,542.1 DIMENSÃO RELIGIOSA (2.1.1 + 2.1.2+……+2.1.8) R$ 20.541,142.1.1 Manutenção do culto R$ 1.492,052.1.2 Evangelização R$ 1.337,002.1.3 Manutenção de veículos R$ 2.072,652.1.4 Plano de saúde e outros (Sacerdotes) R$ 491,082.1.5 Água, luz, gás, correio, telefone, seguro R$ 4.545,642.1.6 Casa paroquial R$ 5.928,382.1.7 Material de escritório e limpeza R$ 311,962.1.8 Despesas com pessoal R$ 4.362,382.2 DIMENSÄO SOCIAL (2.2.1 + ….) R$ 357,722.2.1 Assistencia e promoção social (pessoas carentes, enfermos, encarcerados) R$ 357,722.3 DIMENSÁO MISSIONÁRIA (2.3.1 + 2.3.2 + 2.3.3) R$ 8.838,772.3.1 Contribuição à Mitra (Cúria Diocesana) R$ 6.932,342.3.2 Coletas Específicas (repasse) R$ 410,402.3.3 Espórtulas de Crisma (repasse)2.3.4 Formação missionários (aux. comunidades, cursos de formação,

transporte,aluguéis,etc). R$ 1.496,032.4 OUTROS (2.4.1 + 2.4.2 + 2.4.3) R$ 14.845,912.4.1 Despesas financeiras e tributárias R$ 959,032.4.2 Côngruas, Seminários, Conservação e Recuperação R$ 13.333,232.4.3 Retirada para aplicação R$ 553,652.4.4 Construção Centro de Eventos Social Centro Catequético2.4.5 Imobilizado3 SALDO PARA O MÊS SEGUINTE (0 + 1 - 2) R$ 7.043,35

SOMA (2 + 3) R$ 51.626,89Disponibilidade Paroquial (Caixa e conta corrente) R$ 7.043,35

Pe. Patriky Samuel Batista Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos

Page 13: 198 - Jornal Informação - Ed. Abr. 2015

ABRIL / 2015 - Pág.:13Formando e Informando o Povo de Deus

Page 14: 198 - Jornal Informação - Ed. Abr. 2015

ABRIL / 2015 - Pág.: 14Formando e Informando o Povo de Deus

“Caiu a chuva, vieram as enchentes,soprou o vento sobre aquela casa, masnão a derrubou porque fora edificadasobre a rocha." (Mt. 7,25)

É certo que não existe a receita deamor perfeito, daquele que se eternizasem obstáculos, quedas ou conflitos.Porém, existe, sim, o caminho parabuscá-lo a cada dia. Escrever uma lindahistória de amor não é tarefa fácil, aindamais neste tempo em que vivemos, ondeamores são banalizados, laços e valoresfamiliares são desfeitos sem a menorcerimônia, do dia pra noite. Já dizia opoeta Fernando Pessoa: “E fácil trocaras palavras, difícil é interpretar ossilêncios! É fácil caminhar lado a lado,difícil é saber como se encontrar! É fácilbeijar o rosto, difícil é chegar aocoração”! E quando se vive essa máximado poeta, percebemos a plenitude doamor no caminho certo. É tão “um só”que se confundem. E então fica quaseimpossível pronunciar um só nome semcitar o outro: É Maria do Bilu, é o Bilu daD.Maria. É isso mesmo! Não se separam,virou um sobrenome do outro. Quandoo Sr.Sebastião, 75, e D.Maria, 72,decidiram unir-se em matrimônio,sabiam exatamente que, se a vida lhes

LIÇÕES DE VIDA

BILU E MARIA: “O MILAGRE DO AMOR É QUE ELE NOS É DADO PARA QUE POSSAMOS DIVIDI-LO COM OS OUTROS”

desse saúde e força para prosseguirem,chegariam até aqui, aos 50 anos decasados, com fôlego e amor suficientepara ir até onde for preciso.

Sr.Sebastião (Bilu) é motorista, e fazde sua profissão um ministério de alegria,de amor à vida. Está sempre de sorrisoaberto, disposto a uma brincadeira, umcauso, ou até um conselho na hora certa.Pra ele não tem tempo ruim, pois todotempo tem que ser usado pra ser feliz epra fazer com quem esteja ao nosso ladotambém se sinta assim.

D.Maria é a disposição em pessoa,atendendo a todos com presteza ecarinho. Tem “mãos de fada” na cozinha,e por isso se tornou famosa por seussalgados e sua comida sempre bemtemperada. É ágil, não gosta de perdertempo com nada, porém, sua atençãoalcança a todos, tanto familiares, quantoamigos. Familiares a definem como a“mãezona”.

A vida não lhes concedeu filhosbiológicos, no entanto, o instinto maternalnão ficou guardado, escondido, poistratam seus sobrinhos e afilhados comose fossem filhos. Vivem um eternonamoro, respeitando um ao outro edemonstrando este amor em pequenosgestos. Por ali o romantismo nunca foicoisa do passado: é cena comum, elechegar com uma flor pra presentear suaamada e dizer que “o amor tem que serregado todos os dias”.

É claro que, mesmo vivendo um amorsólido, verdadeiro, não ficaram livres deproblemas, de dificuldades. Elasaconteceram, como acontece na vida detoda família. Porém, o diferencial é amaneira como enfrentaram tudo: com fé,segurando firmemente um na mão do

outro. E como toda fé é resultado de umavida de oração e intimidade com Deus,com eles também não foi diferente.Sempre estiveram presentes na Igreja,seja no E.C.C., no Encontro de Noivos, nasua comunidade São Cristóvão, onde,inclusive, foram coordenadores, eprincipalmente no ministério da SagradaComunhão, onde serviram por mais dedez anos. Recentemente, aocomplementarem os seus bem vividos 50anos de casados, demonstraram como aIgreja servidora sempre encontrou asportas de sua casa abertas. Na cerimôniadas Bodas de Ouro, pediram aosconvidados que não levassem presentes,mas, doações em alimentos que seriamentregues a entidades de nossa cidade.E assim foi feito! Celebraram a vida felizque partilharam até aqui em bênção ealimento na vida do próximo.

Maria Célia, comadre e amiga emtodos os momentos, define bem o casal:“São pessoas simples que buscaram umno outro a alegria de servir. Como nosensina a Palavra de Deus, aquele que doasem esperar nada em troca, recebe emdobro tudo o que doou. E eles receberamde Deus essa graça, porque sãoimensamente felizes”!

Na poesia cotidiana de Bilu e Maria, avida nos ensina que amores possíveis sãoaqueles que, na luta diária frente aosmales do mundo, deixam-se transpirarpela verdade de Deus. Não vivem umamor em redoma, inerte a dor do mundo,pois sabem que o sorriso do outro égrande motivação para entrar em casatambém de sorriso aberto. Cultivam,enfim, o sentimento que os uniu, semesquecer a sacralidade presente nafamília e na certeza da vitória Daqueleque selou esta união.

Claudinei Rezende

4º Princípio:PAIS TAMBÉM SÃO GENTE

Entramos neste mêscom o 4º Princípio: PAISTAMBÉM SÃO GENTE. Esteé um princípiohumanizador.

Para iniciar nossareflexão, nada melhor do

que as palavras do mestre Jesus. “Ama teupróximo como a ti mesmo” (Mt 22,39).

O amor é respeitoso, generoso, solidário,cheio de compaixão.

Por mais simples e clara que seja essaafirmação, levamos muito tempo paracompreender isso... ou muitos ainda nãocompreenderam. Não fomos preparados paraamar a nós mesmos. Talvez por pensar que amara si mesmo seria egoísmo, vaidade, arrogância.Porém, se não amarmos a nós mesmos, nãoseremos capazes de amar ao outro. Como éque amamos um filho querido para que elecresça?

- É procurando conhecê-lo como ele é, enão como gostaríamos que ele fosse.

- Acolhendo suas necessidades eestimulando suas capacidades.

- É ajudando-o a superar suas dificuldades.- É colocando limites para que ele se dê

conta dos direitos dos outros.- É tendo para com ele um olhar de amor

que reconhece, valoriza, respeita, levando-o adescobrir a pessoa única e especial que ele é.

Por que não fazer isso conosco?Está na hora de cuidarmos de nós como

faríamos com um filho querido. Está na hora deamar a nós mesmos. Não somos super-heróis,nem perfeitos. Somos gente, pessoas comlimitações tanto físicas quanto emocionais; comvontade própria, com sonhos. Queremos epodemos ser felizes. Muitas vezes deixamos delado a nossa pessoa para nos dedicarmossomente a outras e aos problemas delas. Namaioria das vezes, envolvemo-nos com tantaintensidade que o problema do outro passa aser nosso. Com isso nos anulamos e perdemos anossa identidade. Eu deixo de ser eu mesmopara ser o outro e do outro.

Ninguém pode nos ferir ou invadir nossoespaço sem o nosso consentimento.

Diz uma pequena história, que um jovemmonge questionou seu mestre:

- Mestre, como faço para não me aborrecer,para não deixar que o mal influencie em minhavida?

Então o Mestre respondeu:- Viva como as flores!- Como é viver como as flores? Perguntou o

discípulo.- Repare nas flores, continuou o mestre

apontando os lírios que cresciam no jardim. Elasnascem no esterco, entretanto, são puras eperfumadas. Extraem do adubo malcheirosotudo o que lhes é útil e saudável... Mas nãopermitem que o azedume da terra manche ofrescor de suas pétalas. Exercite, pois, avirtude de rejeitar todo o mal que vem de fora.

Lembro aqui as sábias palavras do Pe. Fábiode Melo: “A vida é fruto da decisão de cadamomento. Viver é plantar. Não desanime devocê, ainda que a colheita de hoje não sejamuito feliz. Não coloque um ponto final nas suasesperanças. Ainda há muito o que fazer, aindahá muito o que plantar e o que amar nesta vida.”

Assim, o A.E. vai nos ensinando a resgatara nossa identidade, a nos amar, a nos respeitare valorizar. E lembre-se: Viva como as flores eseja feliz!

“SOMOS UM INCRÍVEL MILAGRE, COMOCENTELHA DIVINA E ESPLÊNDIDA EXPRESSÃODA VIDA.“

Adélia Vasconcelos

Amor ExigenteO que move a nossa vida? O que dá

sentido a ela? Creio que seu alimento éa esperança, sentimento de quem vêcomo possível a realização daquilo quedeseja, confiança em coisa boa, fé.

Infelizmente, o que percebemos acada momento de nossas vidas? Muitagente sem esperança: abatidos,fechados em si mesmos, coraçõesendurecidos pelo sofrimento, nemsonham mais. Necessitam deressurreição.

Precisamos ressuscitar a esperançadaqueles que morreram para a alegriade viver. É tempo de ressurreição.Ressurreição do sorriso... Ressurreiçãoda amizade... Ressurreição da vontadede ser feliz... Ressurreição do amor...Ressurreição dos sonhos... Ressurreiçãode uma verdade: Cristo está vivo!

Ele ressuscitou! “Que significa o fato

de Jesus ter ressuscitado? Significa queo amor de Deus é mais forte que o mal ea própria morte; significa que o amor deDeus pode transformar a nossa vida, fazerflorir aquelas parcelas de deserto queainda existem no nosso coração. E isto éalgo que o amor de Deus pode fazer” (PapaFrancisco).

Por isso a ressurreição de Jesus nosconvoca: também nós devemosressuscitar com Ele. Na Bíblia, a palavratraduzida como “ressurreição” vem dotermo grego anástasis, que significa “selevantar” ou “ficar de pé novamente”.Vamos nos colocar de pé novamente.Vamos deixar de lado todo o pecado, todatristeza, toda a angústia. A ressurreiçãode Jesus é motivo de nosso maiorconsolo.

Consolar é mais que animar a alguémabatido. Expressa a ação eficaz de

conseguir com que desapareçam osmotivos de seu abatimento. É encontrarmotivos de ter esperança, uma esperançafundada, capaz de produzir uma mudançaradical em nosso estado de ânimo.Consolação e consolar são a linguageme ação de Deus no ser humano.

E temos todas as razões para esseconsolo. Trata-se da consolação que vemdo Ressuscitado. Consolação que é puragraça, que não está ao alcance de nossamão dá-la a nós mesmos, nem dá-la aosoutros. Mas, devemos recebê-la de Deus,agradecidos, e nos tornarmos mediadoresdela a outros, gratuitamente. Que essaconsolação chegue a cada casa, a cadafamília e, especialmente, onde há maissofrimento, aos hospitais, às prisões.Fiquemos de pé, ressuscitemos comJesus!

Fausta Maria Miranda

O MUNDO PRECISA DE RESSURREIÇÃO

Page 15: 198 - Jornal Informação - Ed. Abr. 2015

ABRIL / 2015 - Pág.: 15Formando e Informando o Povo de Deus

CONTRIBUINTE QUE NÃO EFETUOUDOAÇÃO EM DEZEMBRO AINDA PODEEFETUAR A DOAÇÃO NA DECLARAÇÃO

DE IMPOSTO DE RENDAOs contribuintes do imposto de renda, que

declaram o seu imposto de renda pessoa físicano modelo completo, que não efetuaram adoação para o Fundo da Infância e Adolescênciaem dezembro, ainda podem destinar parte doseu imposto de renda apurado.

O limite que antes era de 6% para doaçãoem dezembro, agora cai pela metade, ou seja,pode ser destinado agora até 3% do impostode renda.

A destinação é sobre o valor do impostogerado na declaração, de forma que, mesmoque o contribuinte tenha restituição, é possívelefetuar a destinação e, nesse caso, ocontribuinte receberá o valor doado junto coma restituição do imposto de renda.

Desejamos que esse tempo pascalpossa fortalecer nossa fé e fazer com quenossas atitudes diárias possam refletir osensinamentos do Cristo Ressuscitado.

Feliz Páscoa

DOAÇÃO PARA O FIA

Ouvindo CristoQuarenta anos se passaram...

Como Abraão em busca da Terra Prometida,caminhei por tantos caminhos,

tantas estradas percorri...

E de novo estou aqui.Morte e ressurreição de Cristo!

Da janela não vejo a Igreja.A paisagem não é a mesma!

O morro cobriu-se de casas e luzes.A noite desceu sobre a cidade.

Uma chuva fina cai mansamente.

Lava meus pecados, Senhor!Deixa-me pura para estar contigo.

Lava minha alma, cura-me as dores.Quero estar pronta para adorá-lo!

Hoje é uma noite especial.Meu coração está dividido em dois:

De um lado, chora sua agonia e morte;do outro, canta Salmos de Glória.

Perdoa-me, meu Deus.Sofro convosco e me alegro

pela volta e recomeço à terra desejada,onde esperei voltar por quarenta anos!

Rosângela Brasil Gontijo

Paróquia São Carlos BorromeuSemana das Dores

1º dia do Tríduo – As dores da infância23/03 - Catequizandos da Comunidade

N.Sra. de Fátima encenam aapresentação de Jesus no templo.

3º dia do Tríduo – As dores do luto25/03

Page 16: 198 - Jornal Informação - Ed. Abr. 2015

ABRIL / 2015 - Pág.: 16Formando e Informando o Povo de Deus

CENTRO DE EDUCAÇAO INFANTIL TIA ELVIRA20.897.211/0001-86

BALANÇO PATRIMONIAL ENCERRADO EM 31/12/2014A T I V O P A S S I V OCIRCULANTE 1.392,12 PASSIVO CIRCULANTE 7.086,95CAIXA FORNECEDORESCaix a 1.220,73 Lar São Vicente de Lagoa da Prata 2.400,00BANCOS HONORARIOS CONTABEIS A PAGARCONTA MOVIMENTO Honorários Contábeis a pagar 240,00Banco Bancoob-Crediprata 70.731-7 171,39 OBRIGACOES SOCIAISATIVO REALIZAVEL A LONGO PRAZO 1.099,42 INSS a Recolher 4.248,78COTAS DE CAPITAL SOCIAL PIS s/ Folha de Pagamento a Recolher 198,17Cotas de Capital Soc ial Banco Crediprata 1.099,42 PATRIMONIO LIQUIDO 59.321,36ATIVO PERMANENTE 63.916,77 PATRIMONIO SOCIALMAQUINAS E EQUIPAMENTOS Patrimônio Soc ial 17.839,83Maquinas e Equipamentos 3.783,67 SUPERAVIT/DEFICIT DO EXERCICIOMOVEIS E UTENSILIOS Superav it/Defic it do Exerc ic io (14.386,74)Moveis e Utensílios 29.433,10 SUPERAVIT/DEFICIT ACUMULADOSINSTALAÇÕES Superavit/Deficit Acumulados 55.868,27Reforma e Instalações de Imóveis 49.929,63 T O T A L D O P A S S I V O 66.408,31Cobertura da Quadra 5.446,40

DEPRECIAÇÃO ACUMULADA ( - )Deprec iação Acumulada - Móveis e Utensílios (11.126,57)Deprec iação Acumulada - Máquinas e Equipamentos (3.028,02)Deprec iação Acumulada - Instalações (10.521,44)T O T A L D O A T I V O 66.408,31Sob as penas da lei, declaramos que as informações aqui contidas são verdadeiras e nos responsabilizamos portodas elas. A soc iedade não possui Auditoria Independente.

Lagoa da Prata, 31 de dezembro de 2014CENTRO DE EDUCAÇAO INFANTIL TIA ELVIRA REINALDO CESAR FELISBINO DE CASTROMarildes Perilo de Castro CRC: 64376 / MG - CPF: 484.426.826-00CI: M 1.412.579 - SSP MG CPF: 377.660.406-97 Técnico Contábil

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO EXERCÍCIO EM 31/12/2014CENTRO DE EDUCAÇAO INFANTIL TIA ELVIRA

09:50:46 20.897.211/0001-86RECEITAS DE CONVENIOS 324.272,00Convenios/Subvençoes PMLP 309.760,00Convenio Repasse FNDE/PMLP 9.040,00Convenio Repasse FIA 5.472,00RECEITAS DE DOAÇOES 31.733,27Doaçoes Via SAAE 955,00Doaçoes Comunid. Local-P.F.Maes 25.725,00Bonificacao Recebida-Mercadorias 4.507,56Donativo Conta CEMIG 545,71RECEITAS N/OPERACIONAIS 74,15Distrib. Sobras - Crediprata 74,15DESPESA C/ PESSOAL (14.134,06)GFIP/FGTS (13.768,68)GRRF-Multa 40 % FGTS (365,38)DESPESAS DE MANUTENCAO (41.512,93)Agua e Esgoto (2.071,71)Gas - GLP P-13 (2.790,00)Deprec iacao (12.639,45)Brinquedos (521,68)Generos Alimentic ios (4.507,56)Honorarios Contabeis (3.168,00)Material de Escritorio/Papelaria (343,10)Uniformes-Confecçoes-Tecidos (4.047,70)Conservaçao e Manut.de Maquinas e Equip. (200,00)Despesas c/ Servicos Terceiros (PJ) (630,00)Material Escolar e Pedagogico (1.614,39)Utensilios Domesticos (563,66)Sindicato - Contribuição Patronal (705,99)Despesas c/ eventos ou fest ividades (1.964,73)Energia Eletrica (1.434,07)Telefone (2.606,89)Proteção e Segurança (1.704,00)DESPESAS CONVENIO SUBVENCAO MUNICIPAL (306.989,10)Generos Alimentic ios (41.394,00)Folha de Pagamento (173.162,69)INSS - GPS (43.930,80)Uniformes-Confeccoes e Tec idos (1.650,00)Utensilios Domesticos (755,00)Estagiarias - Serv icos Prestados (9.884,00)Aluguel de imóvel (14.400,00)Generos Alimenticios e Matl de Limpeza (21.756,00)Juros e multa indedutiveis (56,61)DESPESAS TRIBUTARIAS (1.731,63)PIS s/ Folha Pagamento (1.731,63)DESPESAS FINANCEIRAS (6,02)Despesas Bancarias (6,02)Despesas Não Operac ionais (6.092,42)Devolução de Recursos Não Utilizados (6.092,42)RESULTADO DO EXERCÍCIO (14.386,74)Reconhecemos a exatidão do presente Demonstrat ivo, realizado em31 de dezembro de 2014.Sob as penas da lei, declaramos que as informações aqui contidas sãoverdadeiras e nos responsabilizamos por todas elas. A soc iedade nãopossui Auditoria Independente.Lagoa da Prata, 31 de dezembro de 2014Marildes Perilo de Castro REINALDO CESAR FELISBINO DE CASTROCI: M 1.412.579 - SSP MG CRC: 64376 / MG - CPF: 484.426.826-00CPF: 377.660.406-97 Técnico Contábil

DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDOEXERCICIOS FINDOS EM 31.12.2013 E 31.12.2014

Entidade: CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ELVIRA - CNPJ 20.897.211/0001-86Cidade: Lagoa da Prata UF: MG Telefone: 37-3261-5972

PATRIMONIO SOCIAL DOAÇÕES P/INVEST. SUPERÁVIT ACUM. TOTAL

Em 31.12.2012 R$ 17.596,98 R$ 0,00 R$ 47.135,03 R$ 64.732,01Incorporação do Superávit do Exercício Anterior R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 2.526,09 R$ 2.526,09Variação do Patrimônio Social no exercício R$ 131,63 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 131,63Superávit do Exercício R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 6.207,15 R$ 6.207,15Em 31.12.2013 R$ 17.728,61 R$ 0,00 R$ 55.868,27 R$ 73.596,88

Em 31.12.2013 R$ 17.728,61 R$ 0,00 R$ 55.868,27 R$ 73.596,88Incorporação do Superávit do Exercício Anterior R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 6.207,15 R$ 6.207,15Variação do Patrimônio Social no exercício R$ 111,22 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 111,22Superávit do Exercício R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 14.386,74 R$ 14.386,74Em 31.12.2014 R$ 17.839,83 R$ 0,00 R$ 76.462,16 R$ 94.301,99

As Notas Explicativas são parte integrante das Demonstrações Contábeis. Marildes Perilo de Castro – Presidente Reinaldo César F. de Castro – TC CRC MG 64.376

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ELVIRANOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

PARA O EXERCÍCIO FINDO EM 31/12/2014.01- CONTEXTO OPERACIONALO Centro de Educação Infantil Tia Elvira – CEI Tia Elvira – é uma instituição jurídica de direito privado, sem fins econômicos, constituída por

ilimitado número de sócios, tendo por indeterminado seu tempo de duração. Fundada em 21/03/1983, tem como objetivo filantrópico principal,permanente e preponderante oferecer gratuitamente educação infantil através de creche para crianças de zero a três anos de idade e pré-escola, paracrianças de quatro a seis anos de idade, sendo atendidas em média 60 crianças por dia que são procedentes de famílias de baixa renda, onde as mãesprecisam trabalhar fora para complementar a renda familiar, geralmente constituída em sua maioria por empregadas domésticas, mães solteiras,rurícolas, trabalhadoras no setor do comércio e industrias de Lagoa da Prata-MG. O CEI Tia Elvira é regida pelas disposições do seu Estatuto Sociale pela legislação aplicável em vigor. As principais fontes de recursos para a manutenção e o desenvolvimento de suas atividades são provenientesde doações, campanhas, subvenções e auxílios sociais, contribuições de associados, receitas patrimoniais e financeiras. O CEI Tia Elvira é declaradode Utilidade Pública Estadual conforme a Lei Estadual n° 11.003 de 04 de Janeiro de 1993 e de Utilidade Pública Municipal conforme Lei Municipal n°744 de de 21 de Março de 1997. Também está registrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Lagoa da Prata (CMDCA)conforme Certificado de Inscrição expedido em 24.09.2014. As demonstrações financeiras foram aprovadas para emissão pela Diretoria e peloConselho Fiscal, em reunião ocorrida em 10 de Fevereiro de 2015.

02- APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEISAs demonstrações financeiras foram preparadas e estão sendo apresentadas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, incluindo as

disposições da Resolução do Conselho Federal de Contabilidade n° 1.409/12, que aprovou a Interpretação Técnica ITG 2002 - Entidades semFinalidade de Lucros. Essas práticas contábeis adotadas no Brasil compreendem aquelas incluídas na legislação societária brasileira e os pronunciamentos,as orientações e as interpretações técnicas emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e aprovados pelo Conselho Federal deContabilidade (CFC), levando em consideração a Norma Brasileira de Contabilidade (NBC T 10.19) - Ent idades sem Finalidade de Lucro. Asdemonstrações financeiras estão sendo apresentadas em milhares de reais, que é a moeda funcional da Entidade e, também, a sua moeda deapresentação.

03- PRINCIPAIS DIRETRIZES CONTÁBEISDentre as principais práticas contábeis adotadas para a preparação das demonstrações contábeis, ressaltamos:a) As Receitas são contabilizadas no recebimento das doações e/ou subvenções e as Despesas são pelo regime de competência.b) O Ativo Imobilizado está registrado ao custo original de aquisição. A depreciação é calculada pelo método linear, utilizando taxas que levam

em consideração o tempo de vida útil dos bens, conforme segue: Móveis e utensílios 10 % a.a. – Máquinas e Equipamentos 10 % a.a. - Instalações10 % a.a. - Computadores e periféricos 20 % a.a – Veículos 20 % a.a. - Outras imobilizações 10 % a.a.

c) O imposto de Renda ( IRPJ ) não é calculado, por tratar-se de Entidade sem Fins Lucrativos.d) As Receitas da Entidade, são apuradas através de avisos bancários, recibos e outros.

e) As Despesas da Entidade, são apuradas através de notas fiscais e recibos, em conformidade com as exigências legais e fiscais.f) Os Recursos da Entidade são aplicados em suas finalidades institucionais, de conformidade com seu Estatuto Social, demonstrados pelas suas Despesas e Investimentos

Patrimoniais.g) Apesar da entidade não apresentar estoque em 31.12.2014 de mercadorias, quando tem, o mesmo é para consumo próprio e são avaliados pelos custos de aquisição, que não

superam os preços de mercado.h) O superávit(déficit) do exercício é apurado pelo regime contábil de competência.i) As disponibilidades em caixa e em banco - conta movimento referem-se a recursos que serão aplicados nos projetos sociais no próximo exercício.j) As contas a pagar a fornecedores são obrigações a pagar por bens ou serviços que foram adquiridos no curso normal das atividades, sendo reconhecidas ao valor da fatura

ou do contrato correspondente. As referidas contas a pagar são classificadas como passivos circulantes se o pagamento for devido no período de até um ano. Caso contrário, as contasa pagar são apresentadas no passivo não circulante.

04- DOAÇÕES RECEBIDASA Entidade recebeu doações de pessoas físicas e/ou jurídicas no ano de 2014 no montante de R$ 31.733,27 ( trinta e um mil, setecentos e trinta e três reais e vinte e sete

centavos).05- CAMPANHAS E PROMOÇÕES REALIZADASA entidade durante o ano de 2014 continuou com a campanha de doações via SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto ( uma autarquia municipal ) – que são doações

realizadas através da conta do SAAE e que posteriormente é repassado à entidade. Durante o ano de 2014 conseguimos arrecadar com a campanha um montante de R$ 955,00 (novecentos e cinqüenta e cinco reais ).

06- AUXILIOS E SUBVENÇÕES SOCIAIS DO PODER PÚBLICOA Entidade recebeu no ano de 2014 os seguintes auxílios e subvenções do Poder Público:Convênio Valores em R$Município de Lagoa da Prata - Custeio .................R$ 313.800,00Município de Lagoa da Prata – Desp. Capital ......R$ 5.000,00Município de Lagoa da P.–FIA-.Desp. de Capital R$ 5.472,00TOTAL....................................................................R$ 324.272,0007-APLICAÇÃO DOS RECURSOS RECEBIDOSAs receitas recebidas – que totalizaram R$ 356.079,42 – são aplicadas na manutenção das atividades desenvolvidas pela entidade. O total das despesas no ano de 2014 foram

de R$ 359.944,72. Os principais gastos ocorridos por natureza, conforme demonstrado a seguir são:Despesas com Pessoal......................................................R$ 173.162,69INSS – FGTS ....................................................................R$ 58.064,86Aluguel do Imóvel ..............................................................R$ 14.400,00Água – Luz – Telefone ......................................................R$ 6.112,67Gêneros Alimentícios e Matl Limpeza ................................R$ 67.657,5608-GRATUIDADES OFERECIDASA Entidade oferece regime de creche de 09 Hs/dia à crianças de 06 meses a 07 anos incompletos. As gratuidades são oferecidas à comunidade carente estando respaldadas no

cadastro do Educacenso e ficha de matriculas dos alunos. O percentual de gratuidade oferecido a comunidade é de 100,00 ( cem ) % dos serviços prestados.09- ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA E DAS CONTRIBUIÇÕESComo a entidade não distribui parcela de seu patrimônio ou de suas rendas, a título de lucro ou participação nos resultados, aplica integralmente os recursos para manutenção dos

seus objetivos institucionais e mantém a escrituração regular de suas receitas e despesas, ela está isenta ao pagamento do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica – IRPJ e daContribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL. Entretanto não está isenta das contribuições do PIS s/ Folha de Pagamento e contribuição previdenciária, parte patronal do INSS.

10- INSTRUMENTOS FINANCEIROSOs instrumentos financeiros correntemente utilizados pela Entidade, quando aplicáveis, restringem-se às aplicações financeiras, em condições normais de mercado. A entidade

não efetua aplicações de caráter especulativo, em derivativos ou qualquer outros ativos de riscos.Risco de liquidez: A entidade gerencia o risco de liquidez efetuando uma administração baseada em fluxo de caixa, buscando manter um nível de disponibilidade suficiente para

atender às suas necessidades de curto prazo. Risco cambial: em 31.12.2014 a entidade não possuía dividas ou valores a receber denominados em moeda estrangeira. Adicionalmente,nenhum dos custos relevantes da entidade é denominado em moeda estrangeira. Risco de crédito: Instrumentos financeiros que potencialmente sujeitam a entidade em concentraçãode risco de crédito consistem, principalmente, de saldo em bancos.

11- PATRIMÔNIO SOCIALO Patrimônio Social é apresentado em valores atualizados e compreende o Patrimônio inicial acrescido dos valores dos superávits e déficits correntes dos exercícios e também

dos valores da variação patrimonial ocorrida no exercício. Conforme estatuto social, o CEI TIA ELVIRA deve aplicar integralmente seus recursos na manutenção de seus objetivos,não podendo, como consequência, distribuir qualquer parcela de seu patrimônio ou de suas rendas a título de lucros ou departicipação no seu superávit. Dessa forma, o superávit (déficit) do exercício é integralmente incorporado ao ( ou absorvidopelo ) patrimônio social.

Marildes Perilo de Castro Reinaldo César F. de Castro Presidente TC CRC MG 64.376compatíveis com as necessidades

deles, bem como provi-los de com alimentação regular e higiene condizente com as normas sanitárias do Estatuto do Idoso– Lei nº 10.741 de 2003. As gratuidades oferecidas

09- ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA E DAS CONTRIBUIÇÕESComo a entidade não distribui parcela de seu patrimônio ou de suas rendas, a título de lucro ou participação nos

resultados, aplica integralmente os recursos para manutenção dos seus objetivos institucionais e mantém a escrituraçãoregular de suas receitas e despesas, ela está isenta ao pagamento do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica – IRPJ e daContribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL. Entretanto não está isenta das contribuições do PIS s/ Folha dePagamento. Sobre a isenção da contribuição previdenciária, parte patronal do INSS vide nota explicativa nº 11.

10- INSTRUMENTOS FINANCEIROSOs instrumentos financeiros correntemente utilizados pela Entidade, quando aplicáveis, restringem-se às aplicações

financeiras, em condições normais de mercado. A entidade não efetua aplicações de caráter especulativo, em derivativosou qualquer outros ativos de riscos.

Risco de liquidez: A entidade gerencia o risco de liquidez efetuando uma administração baseada em fluxo de caixa,buscando manter um nível de disponibilidade suficiente para atender às suas necessidades de curto prazo. Risco cambial:em 31.12.2014 a entidade não possuía dividas ou valores a receber denominados em moeda estrangeira. Adicionalmente,nenhum dos custos relevantes da entidade é denominado em moeda estrangeira. Risco de crédito: Instrumentos financeirosque potencialmente sujeitam a entidade em concentração de risco de crédito consistem, principalmente, de saldo embancos.

11- DA ISENÇÃO DA COTA PATRONALConfome estabelecidos no art 18 da Lei nº 12.101 de 27 de novembro de 2009 e no Capitulo IV do Decreto nº 8.242

de 23 de Maio de 2014 para manutenção da certificação de entidade beneficente de assistência social visando a obtençãoda isenção das contribuições para seguridade social, a entidade deve realizar ações socioassistenciais, de forma gratuita,continuada e planejada, para os usuários e para quem deles necessitar, sem nenhuma discriminação. No exercício social doano de 2014, a entidade realizou atendimento diário junto a 52 pessoas idosas residentes do LAR SÃO VICENTE DELAGOA DA PRATA oferecendo-as serviço de abrigo para idosos em Instituição de Longa Permanência proporcionando umpadrão de qualidade em habitação compatíveis com as necessidades deles, bem como provi-los de com alimentação regulare higiene condizente com as normas sanitárias do Estatuto do Idoso ( Lei 10.741 de 2003 ).

O valor total da isenção da cota patronal usufruído pela entidade no ano de 2014 foi de R$ 110.514,54. O valor totaldas despesas de custeio com a manutenção do LAR SÃO VICENTE DE LAGOA DA PRATA foi R$ 680.325,64.

12- PATRIMÔNIO SOCIALO Patrimônio Social é apresentado em valores atualizados e compreende o Patrimônio inicial acrescido dos valores dos

superávits e déficits correntes dos exercícios e também dos valores da variação patrimonial ocorrida no exercício. Conformeestatuto social, o LAR SÃO VICENTE DE LAGOA DA PRATA – SSVP deve aplicar integralmente seus recursos namanutenção de seus objetivos, não podendo, como consequência, distribuir qualquer parcela de seu patrimônio ou de suasrendas a título de lucros ou de participação no seu superávit. Dessa forma, o superávit ou (déficit) social do exercício éintegralmente incorporado ao (ou absorvido pelo) patrimônio social.

Aloísio Magno de Castro Reinaldo César F. de Castro Presidente TC CRC MG 64.376

Page 17: 198 - Jornal Informação - Ed. Abr. 2015

ABRIL / 2015 - Pág.: 17Formando e Informando o Povo de Deus

No dia 04 de março,mais uma vez nossentimos verdadeirosaprendizes na primeiraEscola Vivencial doMovimento de Cursilhos de2015. Foi realizada, commuita segurança, umaexplanação em torno datrajetória da Igreja junto àsociedade.

A formadora Geniperpassou pelas fases da

caminhada da Igreja no Brasil. Percebemos que a Igreja nunca se fez estática,mas sempre acompanha a evolução da sociedade. Compreendemos que, peloserviço, os cristãos derrotam as barreiras que são construídas no dia a dia.

O tema dessa primeira escola foi uma interlocução com a Campanha daFraternidade deste ano, pela qual, através do ver e julgar, encontraremos arazão do servir a uma Igreja que clama à sociedade um agir em favor dosmenos favorecidos. E em favor de nós mesmos, afinal, servindo recordaremosa vocação e missão de todo cristão e das comunidades de fé. São ensinamentosque nos levam a ser uma Igreja atuante, participativa, consoladora,misericordiosa, samaritana. Pois “sabemos que todas as pessoas que formama sociedade são filhos e filhas de Deus.”

Ainda nos foi apresentado São João Batista de La Salle. Queremos agradecerà Equipe de Estudo por nos levar a conhecer um pouco do intercessor dosmestres e educadores, que nos convoca a sermos um sinal de esperança nasociedade.

Aniversariantes do mêsCelebrar é agradecer todos os dias o maior presente que nos foi dado por

Deus: a VIDA! Parabéns aos nossos irmãos DECOLORES aniversariantes domês de abril.

01-Paula (Rodrigo), 02-Adriano (Joelma), 05-Sandra(Thiago), 07-Daniel Nascimento, Márcio (Kênia), 08-Taty(Walter), 09-Kênia(Salim), 12-Dirce (Carlos), 14-Izabel Roberta,Marilene, 15-Seila, 16-Sebastião(Ana), 20-Joice, Paulo(Marli),21-Aparecida (Mozair), 22-Homero, 23-Síntia (Ivan), 24-Andrê(Iris), 25-Hellen (Dácio), Juliana (Alex), Carlos(Adircilene), 26-Diêgo, 27-Lívia (Edilson), 28-Pe. Patriky, 29-Maria(Reginaldo).

Kátia Margaret Giovani

Kátia Margaret GiovaniO Movimento de Cursilho de Lagoa da Prata tem o orgulho em se revelar através da

identidade que nos faz fraternos que é a Feira do Amor. Mas também tem a humildade em afirmar que ainda fazemos tão pouco perto do

muito que podemos ofertar. Somos gestos de generosidade, em nos fazermos Igreja aserviço dos menos necessitados, através de ações como a de entregar ao próximo umlugar para viver. O desafio não é somente construir um lar, mas é nos colocarmos aserviço, sendo exemplo de compromisso social, ético e cristão.

A Feira do Amor consegue, entre tantas práticas, reforçar os laços de solidariedadena convivência social e na promoção da paz interior, afinal, comungamos a verdade quediz: Ser solidário “é fazer o bem”, é ajudar o outro, sem pensar no que ele é, sem pensarno que ele tem, no que ele possui”. É somarmos esforços em favor de nossos irmãos.

Somos Família Decolores, Feira do Amor, quando promovemos, sintonizados na fé ena caridade, a corrente do bem ... Transformando vidas!

Obrigada a todos do Núcleo Papa Leão XIII e Núcleo Papa Pio XI, que nos primeirosmeses de 2015, impulsionados pela responsabilidade e compromisso, fizeram a sua parte.

Como diz nosso Papa Francisco: Procuremos, a cada dia, fazer qualquer coisa deconcreto para conhecermos melhor JESUS CRISTO.

Solidariedade é amor em movimento

Page 18: 198 - Jornal Informação - Ed. Abr. 2015

ABRIL / 2015 - Pág.: 18Formando e Informando o Povo de Deus

Paróquia São Carlos BorromeuSemana SANTA

30/03 – Segunda-Feira Santa“Jesus carregando a cruz a caminho do Calvário”

29/03 - Domingo de Ramos“Entrada triunfante de Jesus em Jerusalém”

Page 19: 198 - Jornal Informação - Ed. Abr. 2015

ABRIL / 2015 - Pág.: 19Formando e Informando o Povo de Deus

Page 20: 198 - Jornal Informação - Ed. Abr. 2015

ABRIL / 2015 - Pág.: 20Formando e Informando o Povo de Deus

ACONTECEUINVESTIDURA DE NOVOS MINISTROS

Após vários encontros de preparação, em umacelebração bastante participativa, tivemos a investidura dos76 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhãoe de 06 Ministros da Palavra.

Na ocasião, Padre Ubiratan enfatizou a importânciadesses Ministérios para a Igreja, pois é através do amor edo serviço deles que Jesus visita, sobretudo, os enfermose idosos impossibilitados de participarem das celebrações.

Nós, paroquianos de São Francisco, acolhemos a todoscom carinho e respeito. Pedimos a Deus que os ajude emseu novo compromisso, não apenas com a Paróquia, mas,sobretudo com Jesus, a quem eles visitarão na pessoa decada enfermo e idoso.

Que Deus abençoe a todos!

Feliz Páscoa“E Ele morreu

por todos, paraque os que vivem,não vivam maispara si mesmos,mas para Aqueleque por elesmorreu er e s s u s c i t o u .”(2Cor 5, 15)

Após umtempo de reflexão

profunda para uma conversão sincerae verdadeira, chega o momento de sealegrar com um novo tempo de graça!Tempo de retomar o entusiasmo,fervor, esperança e certeza de queCristo vive e caminha conosco! Tempode celebrar com imenso louvor aPáscoa do Senhor Jesus! É vida quevence as dores, angústias, sofrimentose tristezas! É presença divina que dáforças para enfrentar e vencer todosos sinais de morte que nos afasta davida abundante que Deus quer nosdar.

Celebrar a Páscoa de Jesus nosmotiva a querer celebrar nossa páscoatambém. Um marco em nossas vidas,onde morremos para uma antiga vidade pecado para renascermos com Elepara uma nova vida... E vida de graça!

Desejamos, com todo amor nocoração, que a luz do Ressuscitadobrilhe forte nos corações de cada um,na vida de cada família, nos trabalhose na comunidade. Que esta Páscoaseja sinal de muita alegria e força para,juntos, caminharmos na fé, esperançae caridade até a chegada de nossaPáscoa definitiva com e em Cristo!

Em meu nome, de Padre MarcosTiago e de Monsenhor Eustáquio deSouza, queremos agradecer o carinhoe dedicação de todos quecontribuíram para os trabalhos denossas celebrações da Semana dasDores e Semana Santa na ParóquiaSão Francisco de Assis.

Agradecemos a todos os nossosirmãos e irmãs que estiverampresentes rezando conosco e fazendoa experiência de vida com o Deus davida!

Uma santa, feliz e abençoadaPáscoa!

Pe. Ubiratan Alberto de OliveiraVigário Paroquial

SEMANA SANTADOMINGO DE

RAMOS

Page 21: 198 - Jornal Informação - Ed. Abr. 2015

ABRIL / 2015 - Pág.: 21Formando e Informando o Povo de Deus

Page 22: 198 - Jornal Informação - Ed. Abr. 2015

ABRIL / 2015 - Pág.: 22Formando e Informando o Povo de Deus

Não, não, quem pensou que o Ponto doPão de Queijo é nome de alguma lojacomercial, se enganou. Verdade que existemesmo certo “Ponto do Pão de Queijo”, umcanto onde se pode tomar um café fresquinhocom um pãozinho de queijo saindo aindaquente do forno, com aquele cheirinhoirresist ível de que os mineiros tantogostam...

Mas aqui o ponto não é esse. É o ponto da massa mesmo. O pontoexato para enrolar as bolinhas que fazem nossas delícias que, emboranão pareça, tem lá sua ciência na hora de ir pra forma. Esse ponto é osegredo do bom pão de queijo. A massa tem que ficar certinha, docontrário pode desandar toda, e aí, adeus!

Lembro-me do desafio que foi aprender a fazer pão de queijo. Areceita até que não é difícil, nem tem nada demais: polvilho de boaqualidade, ovo caipira pra ficar bem amarelinho, queijo ralado, óleo,água/ leite e sal. O importante é escaldar muito bem e sovaradequadamente. Aliás, dizem que usar as mãos faz toda a diferença.Mexer com colher não surte o mesmo efeito, pois as mãos sempredesmancham melhor as bolinhas do polvilho e a massa fica muito maislisinha.

Antes de ser capaz de fazer um bom pão de queijo, cheguei a pensarque nunca ia acertar. Às vezes, a massa ficava um pouco dura, e aí opão de queijo ficava todo ressecado. Às vezes ficava muito mole, e aínão dava pra enrolar. Outras vezes, não crescia, e ficava fritando.Frustrante!

Até o dia em que tudo deu certo. Na hora de enrolar, já vi que daquelavez ia ser diferente. A massa, bem homogênea, deslizou na palma damão e ficou redondinha, redondinha sem grudar nos dedos. Ah, foi bomdemais ver pelo vidro do forno os pãezinhos crescendo fofinhos, compontinhos dourados de queijo derretido. Ah, e o cheiro gostoso seespalhando pela casa? Não dá nem pra descrever o prazer dessasensação.

Quando retirei a forma do forno e coloquei os pãezinhos na cestinha,nem acreditei! Por fora, casquinha dourada e crocante; por dentro, bemassadinhos com o queijo em puxa-puxa, numa delícia só! Inigualável, osabor dessa “quitanda”, uma das mais apreciadas por todos os mineiros,cuja tradição já se espalhou pelo Brasil, e até em outros países faz omaior sucesso. Acompanhados de um cafezinho passado na hora, nemse fala.

Preparando o pão de queijo e pensando: em muitas situações davida é assim também que acontece. Há que se ter exatidão milimétricano acerto do ponto. Nem pra mais, nem pra menos. E se há um erronessa hora, dê tudo por perdido, o deslize não tem conserto. No mais, éganhar experiência e melhorar dia a dia, com o aprendizado dos erros.Sempre há um momento em que tudo tende a dar certo. Aí sim, é sósentar-se à mesa e comemorar com pãozinho de queijo e café quentinhocoado na hora...

Marina Alves

O ponto do Pão de Queijo

“Porque é ele a nossa paz, ele que dedois povos fez um só, destruindo o murode inimizade que os separava (...). Dessemodo, ele queria fazer em si mesmo dosdois povos uma única humanidade novapelo restabelecimento da paz, e reconciliá-los ambos com Deus, reunidos num sócorpo pela virtude da cruz, aniquilando nelaa inimizade” (Ef 2,14-16)

Quando éramos crianças, fazíamosmuitas coisas juntos. Era costume brincarna rua no final da tarde, juntar os primosna casa da vó, dormir na casa dos amigospara aproveitar até mais tarde... nossasbrincadeiras não tinham graça se todomundo não tivesse reunido. Pega-pega,pique-esconde, amarelinha, pare-bola,queimada, rouba-bandeira, bete... só davacerto se a turma estivesse presente.Costumávamos também reunir para fazertrabalhos de escola nas casas uns dosoutros. Não tínhamos internet eprecisávamos ir para a casa de algumcolega que tivesse uma enciclopédia parafazermos nossas pesquisas oumarcávamos de encontrar na biblioteca daescola ou da cidade.

Muitas crianças de hoje não têm essasmesmas oportunidades. O medo daviolência prende os pequenos dentro decasa. Os recursos da internet abrem umgrande universo que pode ser percorridosozinho, os jogos virtuais podem serjogados sem companhia real. Além destasmudanças do tempo, há o crescimento dasresponsabilidades que vem naturalmentecom a idade. A competitividade, a lutaimposta pelos desafios do mercado detrabalho, a necessidade de sobrevivênciano mundo moderno faz com que a lutacotidiana torne-se, muitas vezes, uma lutasolitária. E aplica-se o que costuma ser dito:“cada um por si e Deus por todos” ou

Reaprender a dizer NÓS“salve-se quem puder”. Há muita solidão emnossos dias, mas também muitoindividualismo e muita indiferença.

Jesus nos advertiu que só conquista oReino de Deus quem é como as crianças e,certamente, dentre tantas qualidades queprecisamos imitar, está alegria de fazercoisas juntos. Esta é a vontade de Deuspara nós: estarmos juntos, vivendo acomunhão. Isto é construir o Reino deDeus sobre a terra. Para isso fomoscriados. Jesus nos mostrou, com suaspalavras e exemplos, que Ele nos querjuntos: disse que estaria no meio de nósquando dois ou mais se reunissem; mandouos discípulos em missão de dois a dois;enviou o Espírito Santo sobre os apóstolosquando estavam reunidos; antes de sercrucificado, rezou ao Pai pedindo para nósa graça de sermos 'um' assim como Ele e oPai são 'um'. Jesus quer a nossa comunhão,foi por isso que destruiu o muro dainimizade que nos separava uns dos outros.Em sua própria carne, venceu o pecadoque nos separava de Deus e uns dosoutros. Ele aniquilou toda a inimizade paracolocar fim ao império do 'EU', ou seja, doEGOÍSMO, e inaugurar o Reino do 'NÓS',ou seja, do AMOR.

Esta é a nossa missão: colaborar paraque o 'nós' seja mais importante que o 'eu'.Se começarmos a transformar nossoscorações, nossa casa, nossa vizinhança...Vamos trabalhar juntos pela transformaçãodo mundo e, assim, realizaremos o grandesonho de Jesus.

No céu só há comunhão! Precisamostreinar enquanto estamos peregrinandonesta terra para que, desde já,experimentemos a alegria que naeternidade será plena!

Ludmila Rocha DorellaComunidade Árvore da Vida

Page 23: 198 - Jornal Informação - Ed. Abr. 2015

ABRIL / 2015 - Pág.: 23ABRIL / 2015- Pág.: 26Formando e Informando o

Formando e Informando o Povo de Deus

Pe. Patriky S. BatistaAno Santo da Misericórdia

Papa Franciscoanuncia acelebração de umAno Santo especial

No dia 13 demarço de 2015, oPapa Franciscoanunciou acelebração de um

Ano Santo especial: o Jubileu da Misericórdia. Essejubileu terá início com a abertura da Porta Santa naBasílica Vaticana durante a solenidade da ImaculadaConceição, 08 de dezembro, e terminará no dia 20 denovembro de 2016, com a solenidade de Nosso SenhorJesus Cristo, Rei do Universo. O Santo Padre, nocomeço do ano, exclamou: “Estamos vivendo o tempoda misericórdia. Este é o tempo da misericórdia. Existetanta necessidade de misericórdia, e é importante queos fieis leigos a vivam e a levem aos diferentesambientes sociais. Adiante!”

O anúncio foi feito coincidindo com o segundoaniversário da eleição do Papa Francisco, durante ahomilia da celebração penitencial. Esta iniciativaproposta pelo Pontifício Conselho tem a finalidade depromover, em todo o mundo, a abertura extraordináriadas igrejas e favorecer a celebração do sacramentoda Reconciliação. O tema deste ano foi tomado dacarta de São Paulo aos Efésios: “Deus rico emmisericórdia” (Ef 2,4).

A abertura do próximo Jubileu tem um significadoespecial já que acontecerá no quinquagésimoaniversário do encerramento do Concílio Vaticano II,que ocorreu em 1965. Será, portanto, um impulsopara que a Igreja continue o trabalho iniciado com oConcílio Vaticano II, informou o Departamento deImprensa da Santa Sé em um comunicado.

Durante o Jubileu, as leituras para os domingos doTempo Comum serão tomadas do Evangelho de Lucas,conhecido como "o evangelista da misericórdia". DanteAlighieri o definia "scriba mansuetudinis Christi","narrador da mansidão de Cristo". São bemconhecidas as parábolas da misericórdia presentesneste Evangelho: a ovelha perdida, a moeda perdida,o pai misericordioso.

A proclamação oficial e solene do Ano Santoacontecerá com a leitura e publicação na Porta Santada Bula, no Domingo da Divina Misericórdia, festainstituída por São João Paulo II que se celebra nodomingo seguinte à Páscoa.

JubileuAntigamente, para os hebreus, o jubileu era um

ano declarado santo, que acontecia a cada 50 anos, edurante o qual deveria fazer-se a restituição por iguala todos os filhos de Israel, oferecendo novaspossibilidades às famílias que tinham perdido as suaspropriedades e até mesmo a liberdade pessoal. Aosricos, pelo contrário, o ano jubilar lhes recordava quechegaria o tempo em que os escravos israelitas,novamente iguais a eles, poderiam reivindicar seusdireitos. “A justiça, segundo a lei de Israel, consistiaespecialmente na proteção dos fracos“ (São JoãoPaulo II, Carta Apostólica Tertio Millennio adveniente13).

A Igreja Católica começou a tradição do Ano Santocom o Papa Bonifácio VIII em 1300. O pontífice previua realização de um jubileu a cada século. Desde 1475- para permitir que cada geração vivesse pelo menosum Ano Santo – o jubileu ordinário começou a ser

O fel lhe dão por bebidasobre o madeiro sagrado.Espinhos, cravos e lançaferem seu corpo e seu lado.Sangue e água que jorrammas, terra e céu são lavados.

Ó, cruz fiel,és a árvoremais nobre em meio às demaisque selva alguma produzcom flor e frutos iguais.

Só tu, ó cruz, merecestesustentar o peso do mundoe preparar para o náufrago um portoem mar tão profundo.

Quis o cordeiro imoladobanhar-te em sangue profundo.Glória e poder à Trindade,ao Pai e ao Filho louvor.Honra ao Espírito Santo,eterna glória ao Senhorque nos salvou pela graçae nos reuniu por amor!

Dona Zé

Cruz, sinal deSalvação

entre 25 anos. Um jubileu extraordinário, no entanto,é proclamado por ocasião de um acontecimento departicular importância.

Os Anos Santos Ordinários celebrados até hojeforam 26. O último foi o Jubileu do ano 2000. O hábitode proclamar Anos Santos extraordinários remontaao século XVI. Os últimos deles, celebrados no séculopassado, foram o de 1933, proclamado por Pio XI,por ocasião do XIX centenário da Redenção, e 1983,proclamado por João Paulo II pelos 1950 anos deRedenção.

A Igreja Católica tem dado ao Jubileu hebraicoum significado mais espiritual. Consiste em umperdão geral, uma indulgência aberta a todos, e napossibilidade de renovar a relação com Deus e como próximo. Dessa forma, o Ano Santo é sempre umaoportunidade para aprofundar a fé e viver com umcompromisso renovado o testemunho cristão.

Com o Jubileu da Misericórdia, o Papa Franciscocoloca no centro das atenções o Deusmisericordioso, que convida todos a voltar-se a Ele.O encontro com Ele inspira a virtude da misericórdia.

Com os olhos da misericórdiaO rito inicial do Jubileu é a abertura da Porta

Santa. Trata-se de uma porta que se abre apenasdurante o Ano Santo, enquanto nos outros anospermanece selada. Têm uma Porta Santa as quatrobasílicas maiores de Roma: São Pedro, São João deLatrão, São Paulo fora dos Muros e Santa MariaMaior. O rito de abertura expressa simbolicamente oconceito de que, durante o tempo jubilar, se ofereceaos fiéis um “caminho extraordinário” para asalvação.

Após a abertura da Porta Santa na Basílica deSão Pedro, serão abertas sucessivamente as portasdas outras basílicas maiores.

A misericórdia é um tema muito sentido pelo papaFrancisco, que já como bispo tinha escolhido comolema próprio "miserando atque eligendo". Essa éuma citação das homilias de São Beda, o Venerável,que, comentando o episódio evangélico da vocaçãode São Mateus, escreve: "vidit ergo Iesus publicanumet quia miserando atque eligendo vidit, ait illi Sequereme" (Viu Jesus um publicano, e como olhou para elecom um sentimento de amor e lhe disse: Segue-me). Essa homilia é uma homenagem à misericórdiadivina. Uma tradução do lema poderia ser: “com osolhos da misericórdia”.

No primeiro Angelus após sua eleição, o SantoPadre dizia que: “Ao escutar misericórdia, essapalavra muda tudo. É o melhor que podemosescutar: muda o mundo. Um pouco de misericórdiafaz o mundo menos frio e mais justo. Precisamoscompreender bem esta misericórdia de Deus, estePai misericordioso que tem tanta paciência”(Angelus, 17 de março de 2013).

Também este ano, no Angelus de 11 de janeiro,disse: "Estamos vivendo no tempo da misericórdia.Este é o tempo da misericórdia. Há tantanecessidade hoje de misericórdia, e é importanteque os fiéis leigos a vivam e a levem aos diversosambientes sociais. Adiante!” E na mensagem para aquaresma de 2015, o Santo Padre escreve: “Quantodesejo que os lugares onde a Igreja se manifesta,em especial as nossas paróquias e nossascomunidades, cheguem a ser ilhas de misericórdiaem meio do mar da indiferença”.

O papa Francisco confiou ao Pontifício Conselhopara a promoção da Nova Evangelização, aorganização do Jubileu da Misericórdia.

Encontro Forâneo do Apostolado da OraçãoAconteceu, no dia 08/03, no Centro Catequético,

o Encontro Forâneo do Apostolado da Oração.Estiveram presentes mais de 500 pessoas. Forammomentos de formação e de grande espiritualidade.Padre Batista, Diretor Espiritual Diocesano, presidiuo encontro, que contou também com a participaçãode Pe Marcos Vinícius, Monsenhor Eustáquio e denossos preciosos músicos Pe Patriky e Pe Ubiratan.

Que o Sagrado Coração de Jesus tenha usadobastante destes momentos, tornando o seu povomais santo!

Que os participantes tenham recebido graças ebênçãos para prosseguirem em suas missões!

E que o amor de Jesus e de Maria ilumine sempreo caminho de todos os envolvidos na realizaçãodesse encontro.

O que falta na sociedade?...Caridade.Que mais por sua desigualdade?... Solidariedade.Falta mais alguma coisa?...União.

A guerra aumenta,a divisão se instala.A tristeza se espalhanuma sociedade onde faltacaridade, solidariedade , união.

O que causa tanta divisão?...Omissão.Isso é verdade.

Há o que fazer nesta situação?Denunciar a corrupção,olhar com ternura e compaixãopara o sofrimento do irmãoque mora pertinho de nóse chora por um pedaço de pão.

Adriana E.Silva Juscelino

Encontro Forâneo doApostolado da Oração

Poema satírico

Page 24: 198 - Jornal Informação - Ed. Abr. 2015

ABRIL / 2015 - Pág.: 24Formando e Informando o Povo de Deus

SERVIÇO DE OBRAS SOCIAIS - SOSCNPJ: 21.995.683/0001-34

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADOECEITAS OPERACIONAIS 2014 2013Receitas Atividade Fim SaúdeReceitas Atividade Fim EducaçãoReceitas Ativ idade Fim Assistência SocialReceitas Verba Prefeitura Municipal 115.302,36 107.147,20Receitas Donativ os 133.240,46 58.719,99Receitas Contribuições 641.598,89 548.629,77Receitas Eventuais - 6.104,02Receitas Doação Embaré Indústrias Alimentícias S/A 2.264,14 3.905,60Receitas Verba Unitas Brazilie 14.572,00 6.319,60Receitas Financeiras 4.138,85 4.137,47Receitas Verba SEDESE 50.000,00 -Receitas Aluguel33.547,20 -Receitas Doação Comercial Frangos Rodarte 1.116,16 -TOTAL DAS RECEITAS 995.780,06 734.963,65DESPESAS OPERACIONAIS 2014 2013Despesas Atividade Fim SaúdeDespesas Ativ idade Fim EducaçãoDespesas Atividade Fim Assistência SocialDespesas com Pessoal (687.078,08) (597.821,55)Despesas Administrat ivas Gerais (295.597,55) (279.395,47)Despesas Tributárias - -Impostos , Taxas e Contribuições (73,42) (167,45)Despesas Eventuais (1.553,04) (162,24)TOTAL DAS DESPESAS (984.302,09) (877.546,71)OUTRAS RECEITAS E OUTRAS DESPESASDespesas Financeiras (770,28) (1.040,49)SUPERAVITS/(DEFICITS) DO EXERCÍCIO 10.707,69 (143.623,55)Reconhecemos a exatidão do presente demonstrat ivo, realizado em 31 de Dezembro de 2014.Lagoa da Prata, 31 de Dezembro de 2014Ludmila Rocha Dorella Marcelo Corgosinho SoaresPRESIDENTE CONTADOR CRC-MG 61.987CI: MG- 11.978.400 - SSP/MGCRF: 046.440.546-74

1) A SOS de Lagoa da Prata-MG, é uma pessoa jurídica, sociedadecivil, filantrópica, de caráter cultural e de assistência social, sem finslucrativos, com duração indeterminada, e tem por finalidade o quereza o art. 2º do Estatuto.

2- As Demonstrações Contábeis foram elaboradas emconformidade com a Lei 6404/76, inclusive as Demonstrações de Fluxode Caixa e Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido.

3- A prática contábil adotada é pelo regime de competência.4- Os direitos e obrigações da entidade estão em conformidade

com seus efetivos valores reais.5- As aplicações financeiras estão demonstradas pelo valor de

aplicação acrescidas dos rendimentos correspondentes, apropriadosaté a data do Balanço, com base no regime de competência.

6- A entidade não mantém a Provisão para Devedores Duvidososem decorrência de suas finalidades filantrópicas e assistenciais, e porse tratar de uma entidade sem fins lucrativos.

7- A entidade não possui mercadorias em Estoque, uma vez quetais valores classificam-se diretamente na conta de despesasoperacionais.

8- O imobilizado se apresenta pelo custo de aquisição ou valororiginal, visto que a entidade não procedeu à Correção Monetária deBalanços em exercícios anteriores, bem como à Depreciação.

9- As receitas da entidade são apuradas através dos comprovantesde recebimentos, entre eles, Depósitos Bancários, Recibos e outros.As receitas apuradas, excetuando-se as inadimplências e/ou valoresconsiderados incobráveis.

10- As despesas da entidade são apuradas através de Notas Fiscaise Recibos em conformidade com as exigências legais-fiscais.

11- A entidade recebe doações de pessoas físicas e/ou pessoasjurídicas. Neste exercício a entidade recebeu as seguintes doações:

a) Pessoa Física R$ 166.787,66b) Pessoa Jurídica R$ 3.380,30 Conforme Demonstração12- A entidade recebeu no exercício os seguintes auxílios e

subvenções do Poder Público:a) Receitas Verba SEDESE R$ 50.000,00b) Receitas Verba Prefeitura Municipal R$ 115.302,36 Conforme DemonstraçãoA entidade recebeu no exercício outros auxílios conforme descrição

abaixo:a) Receitas Contribuições R$ 641.598,89b) Receitas Verba Unitas Brazilie R$ 14.572,00 Conforme Demonstração13-A entidade obteve no exercício como rendimentos financeiros:

R$ 4.138,85 Conforme Demonstração

SERVIÇO DE OBRAS SOCIAIS- SOACNPJ - 21.995.683/0001-34

Demonstração do Valor Adicionado apurado em 31/12/2014APURAÇÃO DO VALOR ADICIONADO 2014 2013ReceitaReceitas operac ionaisOutras receitasRecursos públicos contabilizados como Receitas 165.302,36 107.147,20Insumos Adquiridos de terceiros(-) Serviços de terceiros 16.369,66 18.275,00(-) Materiais, energia e outros 42.819,92 20.117,29(-) Perda / Recuperação de ativ os(-) Outros custos e despesas operacionais 227.116,94 230.463,41Valor Adic ionado Bruto -121.004,16 -161.708,50(-) Depreciações, amortizações e exaustão 10.844,07 10.702,01Valor Adic ionado Líquido produzido pela Inst ituição -131.848,23 -172.410,51Receitas financeiras 4.138,85 4.137,47Doações e Contribuições recebidas 792.791,65 617.574,96Aluguéis recebidos de terceiros 33.547,20 6.104,02Resultado de equivalênc ia patrimonial e div idendosOutrasTotal do Valor Adic ionado a distribuir 698.629,47 455.405,94DESTINAÇÃO DO VALOR ADICIONADORemuneração do trabalho (pessoal, encargos, benefíc ios) 687.078,08 597.821,55Part ic ipação dos empregadosImpostos, tax as e contribuições 837,65 1.207,42Capital de terceirosDespesas financeiras (juros) 6,05 0,52Aluguéis pagosDistribuição do Superáv itSuperáv it ou déficit do exercíc io 10.707,69 -143.623,55Total do Valor Destinado ou Distribuído 698.629,47 455.405,94

Lagoa da Prata, 31 de dezembro de 2014LUDMILA ROCHA DORELLA MARCELO CORGOSINHO SOARESPRESIDENTE

SSERVIÇO DE OBRAS SOCIAIS - SOSCNPJ: 21.995.683/0001-34

DEMONSTRAÇÃO DE FLUXOS DE CAIXA MÉTODO INDIRETO 2014 2013FLUXOS DE CAIXA DAS ATIVIDADES OPERACIONAISSuperavits/ Deficit do exercíc io 10.707,69 (143.623,55)Ajustes de valores contidos na DRE, porque não afetram o caixa( + ) Deprec iação 10.844,07 10.702,01( + ) Amortização -( +/- ) Resultado não operac ional (positivo/negativ o) (4.138,85) (4.137,47)( +/- ) Ajuste de Exercícios Anteriores 4.918,83 921,22( +/- ) Resultado da equivalênc ia patrimonialAjustes de valores pelas variações dos ativ os e passivosoperacionais exceto as contas Caixa/Bancos/Aplicações( - /+) Aumento/Redução nas contas de Adiant. a Fornecedores/Salários - -( - /+) Aumento/Redução nas contas de Imposto a recuperar -( - /+) Aumento/Redução nas contas de Outras contas a receber( - /+) Aumento/Redução nas contas de Convênios a receber (32.134,72) (2.115,00)(+/ - ) Aumento/Redução nas contas de Fornecedores - -(+/ - ) Aumento/Redução nas contas de Salários a pagar e encargos 583,70 2.657,98(+/ - ) Aumento/Redução nas contas de Provisões a Pagar 7.085,30 8.455,32(+/ - ) Aumento/Redução nas contas de Outras contas a Pagar 55,00 65,00(+/ - ) Aumento/Redução nas contas de Cheques a Compensar 25.446,80 (2.731,06)Caix a Líquido Proveniente das Atividades Operacionais (1) 23.367,82 (129.805,55)FLUXOS DE CAIXA DAS ATIVIDADES DE INVESTIMENTOSReceitas Financeiras 4.138,85 4.317,47Compra de investimentos -Compra de at ivo imobilizado (12.100,00)Compra de ativo intangív el - -Venda de at iv o imobilizadoCaixa Líquido usado nas Atividades de Investimentos (2) (7.961,15) 4.317,47FLUXOS DE CAIXA DAS ATIVIDADES DE FINANCIAMENTORecebido por empréstimo - -Pagamento de Empréstimo - -Caixa Líquido usado nas at ividades de financiamentos (3) - -Aumento (diminuição) do caixa e equivalentes de caixa (1;2;3) 15.406,67 (125.488,08)Caixa e equiv alentes de caixa no iníc io do período 38.478,37 163.966,45Caixa e equivalentes de caix a no fim do período 53.885,04 38.478,37Variação das contas caixa e equivalentes 15.406,67 (125.488,08)Ludmila Rocha Dorella Marcelo Corgosinho SoaresPRESIDENTE CONTADOR CRC-MG 61.987

SERVIÇO DE OBRAS SOCIAIS - SOSCNPJ - 21.995.683/0001-34

DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDOD E S C R I Ç Ã O TOTALSALDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2012 R$ 236.544,94Variação monetária do exercícioAjuste de exerc ício anterior -R$ 159.822,98Superáv it Patrimonial no Período R$ (143.623,55)SALDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 R$ (66.901,59)Variação monetária do exercícioAjuste de exerc ício anterior R$ (154.904,16)Superáv it Patrimonial no Período R$ 10.707,69SALDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014 (R$211.098,06)Lagoa da Prata, 31 de dezembro de 2014Ludmila Rocha Dorella Marcelo Corgosinho SoaresPRESIDENTE CONTADOR CRC-MG 61.987

14-Os recursos da entidade foram aplicados em suas finalidadesinstitucionais, de conformidade com seu Estatuto Social, demonstradospelas suas Despesas e Investimentos Patrimoniais.

15- Toda assistência social oferecida pela entidade, são concedidasgratuitamente aos interessados.

16- No atendimento ao disposto no inciso VI do artigo 3º do Decretonº 2.536/98, a entidade neste exercício, concedeu as seguintesgratuidades:

a) Fisioterapia: b) Psicologia; c) Terapia Ocupacional; d) AssistênciaMédica Odontológica; e) Empréstimos de Utensílios; f) Alimentação eAlojamento; g) Assistência ao Idoso; h) Distribuição de Alimentos; i)Atendimento à Criança; j) Distribuição de Medicamentos; k) Distribuiçãode Vestuário.

17- As gratuidades concedidas pela entidade, no exercício, atravésdos seus projetos assistenciais, totalizaram um montante de R$ 984.302,09

18- O custo da isenção da quota patronal de previdência socialusufruída pela entidade no exercício foi de R$ 168.111,17

19- O total de gratuidade no exercício foi de R$ 984.302,09. Todas asdespesas contraídas pela instituição, são oriundas da prestação daassistência social oferecida pela entidade.

20- A entidade não possui patrimônio de indivíduos ou de sociedadesem caráter beneficente ou de assistência social.

Reconhecemos a exatidão da presente Demonstração de NotasExplicativas da entidade SERVIÇO DE OBRAS SOCIAIS - SOS, realizadaem 31 de dezembro de 2014.

Lagoa da Prata, 31 de dezembro de 2014

Ludmila Rocha Dorella Marcelo Corgosinho SoaresPRESIDENTE CONTADOR CRC-

MG 61.987

SERVIÇO DE OBRAS SOCIAIS - SOSCNPJ: 21.995.683/0001-34

Page 25: 198 - Jornal Informação - Ed. Abr. 2015

ABRIL / 2015 - Pág.: 25Formando e Informando o Povo de Deus

Praça Cel. Carlos Bernardes, 141.Fone (37) 3261-1247

São oferecidos:livros, CDs, imagens, cartões

diversos, artigos religiosos emgeral, papelaria em geral.

LIVRARIA PAROQUIAL

A dança comoexpressão do corpo

Waldir RibeiroEsportes por esportes

Carlos Eduardo, de apenas 15 anos, iniciou na dança no ano 2010, no estúdioImpactus. Nesta trajetória de cinco anos, conquistou inúmeros prêmios, ficandosempre entre os três primeiros colocados. Foram prêmios revelações de grandesfestivais, cursos em renomadas escolas.

O bailarino de ballet e jazz começou a dançar através de sua prima AlesseOliveira, que já era bailarina. Ele a acompanhava em todas suas apresentações. Foiquando despertou a paixão pela dança que, desde então, foi crescendo cada vezmais.

"Um tempo que tiro da minha vida para fazer o que amo, para me sentir bem;uma forma de deixar meu corpo falar; um momento em que posso me expressar.Eu não me imagino sem a dança. Apesar do preconceito, a vontade de dançar émaior. Por isso agradeço a todos que me apoiam. Sem apoio, meu sonho ficariacada vez mais distante de se realizar", ressalta Carlos Eduardo.

Aniversário do Clube Atlético MineiroNo dia 25 de março, o Clube Atlético

Mineiro completou 107 anos de lutas,glórias e vitórias. O Galo, como é maisconhecido, é um dos clubes maistradicionais do futebol brasileiro. E contacom uma grande torcida, que embala otime nos dias de jogos.

São muitas lutas ao longo da trajetóriado “Galão da Massa”, como diz o narradorMário Henrique, o “Caixa”. Para o ClubeAtlético Mineiro, quase tudo é mais sofrido,mas a torcida nunca desanima. SerAtleticano é ser diferente dos outros. Ofiel torcedor gosta mesmo é do Galo ecomemorou bastante os 107 anos de suapaixão.

Em se tratando de Minas Gerais, oAtlético tem supremacia sobre seu maior

rival em títulos e vitórias. Em se tratando de torcida, é incomparável: a Massa doGalo ajuda e empurra muito mais o time. Seja nos momentos bons ou ruins, seufiel torcedor está sempre do lado. A torcida pegou o embalo do “eu acredito” emotivou o time, principalmente na conquista da Libertadores de 2013.

E a Massa do Galo foi fundamental na conquista do Copa do Brasil de 2014; nasviradas históricas contra o Corínthians e o Flamengo e nas duas vitórias sobre aRaposa. E falando de Copa do Brasil, ela foi emocionante em todos os sentidos e,no final, coroada com duas vitórias sobre o maior rival. Essa decisão pode serconsiderada a mais importante da história da dupla RapoGalo.

Falar do Galo é sempre muito bom para mim, que sou do time do povo. OAtlético é considerado, em Minas Gerais, como o time do povo. Como é bom ir aoIndependência , ir ao Mineirão e ver o Galo forte lutar até o final dos jogos. Se nãofor sofrido e emocionante, não é Clube Atlético Mineiro.

Parabéns, Galo! Parabéns, Clube Atlético Mineiro pelos 107 anos de muita históriano cenário esportivo mundial.

A jovem consócia Thalita Castro,filha do confrade Cloves de Castro,teve seu ingresso na ConferênciaNossa Senhora Aparecida com 13 anosde idade. Mas, ela não imaginava oque a esperava: hoje, aos 26 anos,disse SIM ao chamado de São Vicente e assume a presidência doConselho Particular Imaculada Conceição.

Thalita irá coordenar sete conferências, inclusive aquela que arecebeu como consócia.

Parabéns à jovem!Que todos os vicentinos direcionem orações a São Vicente, pedindo sua

intercessão. E que nosso patrono guie Thalita em seu trabalho à frente do Conselho.

Conselho CentralConfrade Geraldo D.Santos tem

sua primeira reunião do ConselhoCentral com os presidentes dosconselhos particulares e membrosda nova diretoria. Que Deusabençoe os trabalhos.

SSVP em festaNo dia 13 de março, vicentinos de Lagoa da Prata se deslocaram para Martins

Guimarães para confraternizarem mais um aniversário das conferências:. N.Sra do Perpétuo Socorro - presidida pelo confrade Antônio Augusto (Tõe do

Zico). Santa Luzia - presidida pelo confrade Márcio Antônio. Santa Rita de Cássia (conferência de crianças e adolescentes) - presidida pela

jovem Ana Cláudia.Que São Vicente abençoe os trabalhos desta comunidade!

E no dia 18/03, em Lagoa da Prata, aconteceuuma confraternização dos vicentinos pelo aniversáriode três conferências: Nossa Senhora das Dores,Menino Jesus (que no momento está inativa) eSagrado Coração de Maria.

Confrades presidentes das conferências:. Claudio Henrique dos Santos, da conferência

Nossa Senhora das Dores, que completou 21 anos;. Paulo Roberto da Silva, da conferência Sagrado

Coração de Maria, que completou 15 anos.

Comissão de Jovens

Renovando a SSVP

Jovens vicentinosde Lagoa da

Prata participamdo 3º Encontro de

Formação daComissão de

Jovens doConselho

Metropolitano deFormiga.

"Formar-se bempara servirmelhor".

Page 26: 198 - Jornal Informação - Ed. Abr. 2015

ABRIL / 2015 - Pág.: 26Formando e Informando o Povo de Deus