1959 2014 - siemaco s. paulo · 2014-07-22 · 1959 2014 maio 2014 presidente moacyr pereira leva...

12
2014 1959 Maio 2014 Presidente Moacyr Pereira 2014 1959 LEVA MAIS DE 8.000 TRABALHADORES AO CTN. COMEMORAÇÃO PELO DIA DOS TRABALHADORES EM ASSEIO E CONSERVAÇÃO, LIMPEZA URBANA E ÁREAS VERDES DE SÃO PAULO CAMPANHA DE SINDICALIZAÇÃO SIEMACO Página 9 HUGO NEGREIRO Trabalhador Víma da Violência Urbana Página 11 O DIA COMEÇA BEM COM UM BOM CAFÉ DA MANHÃ! Página 6 Pág.4

Upload: others

Post on 02-Jun-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1959 2014 - Siemaco S. Paulo · 2014-07-22 · 1959 2014 Maio 2014 Presidente Moacyr Pereira leva mais de 8.000 trabalhadores ao C tN. Comemoração pelo Dia Dos TrabalhaDores em

20141959

Maio 2014Presidente Moacyr Pereira

20141959

leva mais de 8.000 trabalhadores ao CtN.

Comemoração pelo Dia Dos TrabalhaDores em asseio

e Conservação, limpeza Urbana e Áreas verDes De são paUlo

Campanha De sinDiCalização

siemaCoPágina 9

hUgo negreiroTrabalhador Vítima

da violência UrbanaPágina 11

o Dia Começa bem Com Um bom Café Da

manhã! Página 6

Pág.4

Page 2: 1959 2014 - Siemaco S. Paulo · 2014-07-22 · 1959 2014 Maio 2014 Presidente Moacyr Pereira leva mais de 8.000 trabalhadores ao C tN. Comemoração pelo Dia Dos TrabalhaDores em

22

eDiTorial

o momenTo é De Celebração, mas ainDa hÁ mUiTo a avançar!

Com prazer, honra e orgulho nós festejamos o Dia do Trabalhador em Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes de São Paulo! Antes apenas o Dia do Gari, o 16 de maio agora presta homenagem a toda a nossa categoria. Um direito conquistado em convenção coletiva, negociado pelo Siemaco.

Na árdua labuta diária, lenta, mas progressivamente estamos conquistando o respeito da sociedade. Afinal, com o nosso trabalho promovemos a saúde pública... Seria inviável sobreviver às montanhas de lixo gerado diariamente nas ruas da cidade e ao caos que seria a vida da comunidade sem o nosso trabalho nas empresas e instituições.

Porém, antes de sermos reconhecidos pela comunidade, patrões e autoridades, todos nós temos de admitir a essencialidade na nossa atividade. Antes de exigir o respeito temos de nos respeitar e aos nossos colegas. Se isoladamente somos vulneráveis, juntos nos tornamos cada dia mais fortes!

Nas ruas, estamos expostos e infelizmente podemos ser surpreendidos, como aconteceu com o nosso colega coletor, Hugo Negreiro, que foi assassinado no início do mês. O uniforme não pôde proteger nosso amigo da morte, mas a família dele não ficará abandonada, pois o sindicato fará cumprir todos os direitos legais e trabalhistas, além de dar o apoio fraterno à esposa e filha, desoladas.

O trabalho do sindicato é árduo. Somos criticados, mas não desistimos, pois temos uma missão: promover os trabalhadores da nossa categoria, cuidando de cada um individualmente e das suas famílias. Por isso, apesar da tristeza em enterrar mais um trabalhador, vítima da violência urbana, me sinto realizado pelo dever cumprido.

Mesmo na festa, Hugo esteve com a gente, homenageado singelamente, no palco e na plateia. Basta de violência contra o trabalhador, em todos os sentidos da palavra!

Tenham certeza de que o Dia do Trabalhador em Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes de São Paulo é uma conquista merecida. Parabéns a todos nós!

boa leitura, moacyr pereirapresidente siemacoFO

TO: R

UBE

NS

GAZE

TA

Page 3: 1959 2014 - Siemaco S. Paulo · 2014-07-22 · 1959 2014 Maio 2014 Presidente Moacyr Pereira leva mais de 8.000 trabalhadores ao C tN. Comemoração pelo Dia Dos TrabalhaDores em

33

Antonia Santos, Cícero Martins da Silva e Marcelo de Oliveira compõem uma das equipes de limpeza de monumentos, da empresa Loga. Eles realizam um trabalho que ninguém vê, mas causa estranheza quando é flagrado: são responsáveis pela lavagem de estátuas.

Ágeis para não atrapalhar a rotina dos munícipes, eles são delicados, porém fortes e corajosos. Não podem danificar o acervo artístico da cidade ao realizar um trabalho que pode ser perigoso.

Os homens revezam-se na lavagem e controle da mangueira, pois Antonia não entra na cestinha. Juntos eles carpem, varrem, lavam, retiram pichações e cartazes. “É preciso cuidado para fazer bem-feito”, diz Marcelo, ex- cozinheiro que trabalha na Limpeza Urbana há meses. “A minha família reclamava que eu não tinha tempo para eles, pois trabalhava de domingo a domingo. Agora eu aproveito a folga com meus filhos e esposa”.

Cícero não fazia ideia de quem foi o Bandeirante Borba Gato, ao concluir a lavagem primorosa, mas afirmou: “Ele deve ter sido um cara bom, pois está aqui”. Antonia, de pouca conversa, venceu a timidez, abriu o sorriso, afirmou gostar de trabalhar na rua e voltou ao trabalho.

Esculpida pelo artista plástico paulistano Júlio Guerra, a estátua e homenagem ao Bandeirante Borba Gato não é um consenso: tem que ame e quem odeie. Localizado na Avenida João Dias, em Santo Amaro, na capital paulista, mede dez metros de altura, além dos três de pedestal, e pesa 40 toneladas.

Inaugurada em 1963, curiosamente, foi feita com material reciclável, com trilhos de bonde em desuso, argamassa e pedras cortadas pelo escultor uma a uma, e procedentes de todo o Brasil. Levou seis anos para ser finalizada.

FOTO

S: R

UBE

NS

GAZE

TA

Conservação De monUmenTos reqUer Coragem

e DeliCaDeza

Conservação De monUmenTos reqUer Coragem

e DeliCaDeza

Page 4: 1959 2014 - Siemaco S. Paulo · 2014-07-22 · 1959 2014 Maio 2014 Presidente Moacyr Pereira leva mais de 8.000 trabalhadores ao C tN. Comemoração pelo Dia Dos TrabalhaDores em

4

arTisTas ConTagiam o públiCo e aUToriDaDes homenageiam os TrabalhaDoresCom shows musicais do cantor Leonardo, a dupla Caju e Castanha, Trem Bala e da bateria da escola de samba X9 Paulistana, os trabalhadores foram home-nageados por líderes sindicais vindos especialmente da Argentina, Chile, dos estados do Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina. O “deputado federal dos garis”, Roberto Santiago (PSD-SP) e o vereador Gilberto Natalini (PV-SP) também fizeram questão de promover a classe.

a fesTa é nossa!O Dia do Trabalhador em Asseio e Conservação, Lim-peza Urbana e Áreas Verdes de São Paulo foi celebra-do em 16 de maio, mas a festa, de verdade, aconteceu no domingo, dia 18. “Esse é um presente do sindicato para vocês, trabalhadores”, anunciou o presidente do Siemaco, Moacyr Pereira, para mais de oito mil convi-dados, que lotaram o Centro de Tradições Nordestinas.

O coletor Mainha, Alecsandro de Jesus, emocionou-se ao subir ao palco, cantando e tocando pandeiro e deixa o palco abraçado por Moacyr Pereira

siemaCo promove a granDe fesTa Do TrabalhaDor

siemaCo promove a granDe fesTa Do TrabalhaDor

Page 5: 1959 2014 - Siemaco S. Paulo · 2014-07-22 · 1959 2014 Maio 2014 Presidente Moacyr Pereira leva mais de 8.000 trabalhadores ao C tN. Comemoração pelo Dia Dos TrabalhaDores em

5

Chamando os profissionais do Asseio e Conservação, Limpe-za Urbana e Áreas Verdes de “Anjos da Limpeza”, leonardo falou com exclusividade aos leitores do siemaco&você:

siemaco&você: Como você vê o trabalho da nossa categoria?

leonardo: São trabalhadores maravilhosos. Muita gente que não tem a consciência que está fazendo a sujeira e do trabalho que vocês realizam para a so-ciedade. São os vigilantes do meio ambiente e estão asso-ciados à limpeza!

siemaco&você: Você tem ori-gem humilde, mas chegou ao auge na sua profissão, que conselho daria aos nossos tra-balhadores?

leonardo: Independente da profissão de cada um, os so-nhos vêm para todos. Deus tra-ta os filhos de maneira igual, porém precisamos lutar pelo nosso ideal!

leonarDo agraDeCeU o prazer De CanTar

para Um públiCo maravilhoso

FOTO

S: R

UBE

NS

GAZE

TA

Trem Bala agradou as meninas Caju e Castanha os veteranos

Leonardo foi unanimidade da noite

Sindicalistas irmãos do Chile e Argentina prestigiam a festa

Deputado Federal e vice-presidente do Simeaco, Roberto Santiago, homenageia os trabalhadores

Bateria da X9 Paulistana invadiu com o samba o templo nordestino

Moacyr e Lagoa pedem um minuto de si-lêncio em homenagem ao colega morto, o Coletor Hugo Negreiro, vitimado pela violência urbana

Page 6: 1959 2014 - Siemaco S. Paulo · 2014-07-22 · 1959 2014 Maio 2014 Presidente Moacyr Pereira leva mais de 8.000 trabalhadores ao C tN. Comemoração pelo Dia Dos TrabalhaDores em

66

ConfraTernização soma CiDaDe TiraDenTes

siemaCo presTigia ColeTores ComUniTÁrios Com Café Da manhã

Pela primeira vez, o sindicato ofereceu um café da manhã para os trabalhadores da Limpeza Urbana que atuam nas comunidades carentes de São Paulo. O encontro aconteceu em maio, no Recanto dos Humildes, bairro de Perus.

Nada como começar bem o dia de trabalho, alimentando o corpo e trocando experiências com os colegas. Foi assim no Alojamento Cidade Tiradentes, da Soma, no dia cinco de abril, graças ao café da manhã comunitário organizado pelo Siemaco.

Pelo menos 60 profissionais da Limpeza Urbana, entre varredores, auxiliares de serviços gerais, bueiristas e pessoal do administrativo confraternizaram em clima de festa. O assessor José do Carmo, que faz plantão as terças e quintas-feiras no local atendendo às necessidades da equipe, representou o Diretor Nilson Ferreira de Souza.

Vale lembrar que começar as atividades de “barriga cheia” é fundamental para a saúde, o bem-estar e segurança. Principalmente para a categoria da Limpeza Urbana, que usa o próprio corpo como instrumento de trabalho.

A ação visou aproximar os coletores que trabalham na comunidade onde residem e têm poucas oportunidades de confraternização. “Vamos repetir esses encontros nas demais comunidades, pois a nossa intenção é aproximar o sindicato dos trabalhadores”, afirmou o diretor Elmo Nicácio (Lagoa).

“Não acredito, vocês vieram mesmo?”, admirou-se o coletor Rafael, 18 anos, resumindo a alegria que contagiou a todos. No início da manhã, depois de terminar o próprio trabalho nas vielas, ele fez questão de ajudar um colega a concluir as tarefas para que ambos pudessem participar e conferir o que os representantes do sindicato tinham para oferecer e falar.

A cooperação para o recolhimento dos resíduos é grande, nas comunidades. Pelo menos 70 entre os cem coletores comunitários que atuam na cidade são filiados ao Siemaco. A meta é incluir todos eles.

Page 7: 1959 2014 - Siemaco S. Paulo · 2014-07-22 · 1959 2014 Maio 2014 Presidente Moacyr Pereira leva mais de 8.000 trabalhadores ao C tN. Comemoração pelo Dia Dos TrabalhaDores em

fesTejanDo o novo alojamenTo Da

soma são migUel/ermelino maTarazzo

Aproveitando a casa nova, depois da mudança do alojamento São Miguel/Ermelino Matarazzo da Soma, o Siemaco convidou coletores, varredores e auxiliares de serviços diversos para um café da manhã, em dois de maio. Participaram da refeição matinal cerca de 270 funcionários.

Graças à cooperação de todos o cardápio foi caprichado. Fundamental, também, foi a participação do fiscal Roni Franklin, que ajudava a organizar encontros semelhantes no Alojamento da Soma em Guaianazes, mas agora trabalha no local.

Representando o sindicato, os assessores Caio e Joelinton, que acompanham as adequações do novo alojamento, ainda em construção, esperam repetir a iniciativa mensalmente, beneficiando os 500 funcionários. “Atividades como essa são importantes para promover a unidade e mostrar o valor de cada um desses trabalhadores”, enfatizou Caio.

ConfraTernização De pÁsCoa na loga jagUaré Tem apoio

Do siemaCo

Páscoa é tempo de renovação, e como os colegas de trabalho são a nossa segunda família, os coletores e motoristas da empresa Loga Jaguaré fizeram questão de celebrar a data juntos, no sábado, 19 de março. Ao invés de chocolate e coelho, um churrasco regado a cerveja e show musical garantiram a diversão. A solidariedade se fez através da divisão das despesas.

O coletor, compositor, cantor e multiinstrumentista Mainha (Alecsandro de Jesus) brilhou com sua performance especial, durante apresentação do cantor e tecladista Mika Santos. A festa começou logo após o final do turno de trabalho, no meio da tarde, e se estendeu até as 22 horas.

“É a nossa maneira de devolver um pouco do investimento e confiança dos trabalhadores, afinal o sindicato não apenas luta por melhores benefícios, mas está presente na rotina da vida dos companheiros”, afirmou o diretor Elmo Nicácio. O diretor Fábio Cruz e os assessores Álvaro e Junia também estiveram presente na celebração.

7

Page 8: 1959 2014 - Siemaco S. Paulo · 2014-07-22 · 1959 2014 Maio 2014 Presidente Moacyr Pereira leva mais de 8.000 trabalhadores ao C tN. Comemoração pelo Dia Dos TrabalhaDores em

8

Do jornal Da loga para o simeaCo&voCêQuando o motivo é justo, todos ganham: trabalhador, empresa e sindicato. O projeto de Educação Continuada, desenvolvido pela Central de Cursos do Siemaco, leva a sala de aula até o local de trabalho. A Loga disponibilizou o espaço e estimula os trabalhadores da Limpeza Urbana a voltarem a estudar, inclusive oferecendo oportunidades internas de recolocação.

Iniciativa do Bem, que está mudando a história de vida de profissionais, capacitando-os para o mercado e um dia-a-dia melhor. Leia a reportagem publicada no jornal interno da empresa:

Envolvendo os trabalhadores sobre o problema da violência doméstica, que assola os lares, o Siemaco simulou um julgamento em pleno alojamento Itaim/Guaianazes da empresa Soma. A teatralização aconteceu em oito de abril, promovendo á conscientização.

Ainda tolerada pela sociedade, que aprendeu que “em briga de marido e mulher ninguém mete a colher”, a violência doméstica é crime previsto pela Lei Maria da Penha (11340/06), que pune o agressor e protege a vítima. A atuação convincente dos atores gerou um intenso debate e depois um café da tarde ajudou a descontrair o ambiente.

Os diretores Nilson Ferreira de Souza e Márcia Adão, responsáveis pela atividade, pretendem realizar júris simulados nas demais garagens e alojamentos na cidade de São Paulo.

júri simUlaDo alerTa para a qUesTão Da violênCia DomésTiCa

Page 9: 1959 2014 - Siemaco S. Paulo · 2014-07-22 · 1959 2014 Maio 2014 Presidente Moacyr Pereira leva mais de 8.000 trabalhadores ao C tN. Comemoração pelo Dia Dos TrabalhaDores em

saia Da reserva e jogUe no Time Do siemaCo

Muitos trabalhadores da empresa Ecourbis Ambiental aceitaram esse convite e se filiaram ao sindicato, durante campanha realizada entre o final de março e início de abril, na garagem Sul. Assim, passaram a usufruir dos benefícios oferecidos e da segurança de integrar esse time.

A diretora Daniela Gomes Sousa explicou que a campanha teve o intuito de divulgar o trabalho e a força do sindicato. ”Muitos trabalhadores não conheciam o papel do Siemaco, e como estamos perto da data-base da categoria é importante que eles se juntem a nós”.

“Estou feliz”, resumiu Obervan Sabino Feitosa, 25 anos, coletor há cinco. “Pelo valor que estão cobrando de mensalidade os benefícios são muitos”. José Antonio Basílio de Freitas, 39, há 12 na função, disse que se associou para ajudar no reajuste dos salários: “Sem o sindicato nós não somos nada, temos de dar o apoio”. Como ele, Leandro Carlos de Barros, 31 anos, na limpeza urbana há nove meses, destacou: “Eu penso num salário melhor para a gente, que trabalha direto

na rua, na chuva e sol”, enquanto Helon Simão da Silva, 26, efetivado no início do ano, está de olho nos cursos de inglês e informática: “Estou me sindicalizando para buscar melhorias, graças às oportunidades que o sindicato oferece de estudo”.

“Eu trabalho tanto que nem sempre dá tempo de pensar na gente. Os meus colegas da administração, sócios do Siemaco, usam a colônia de férias, eu achei interessante e também quero levar os meus filhos para a praia”, contou o líder de coleta, Marcos Roberto dos Santos, 46, nove de Ecourbis.

Assessor responsável pela interface entre o sindicato e a Ecourbis Sul há oito anos, Anderson lembrou que o seu papel é orientar o trabalhador, participando das reuniões da CIPA, ouvindo reclamações, sugestões e intervindo, quando necessário. “Eu me sinto importante, porque o pessoal da limpeza, a maioria migrante e com pouco estudo, é o braço direito de São Paulo. Fico feliz em ajudar a proporcionar uma vida melhor para os filhos de cada um deles”, concluiu.

9

saia Da reserva e jogUe no Time Do siemaCo

Page 10: 1959 2014 - Siemaco S. Paulo · 2014-07-22 · 1959 2014 Maio 2014 Presidente Moacyr Pereira leva mais de 8.000 trabalhadores ao C tN. Comemoração pelo Dia Dos TrabalhaDores em

a seleção brasileira jÁ esTÁ esCalaDa,

vamos nUma sÓ TorCiDa!

10

O técnico da seleção brasileiro, Luis Felipe Scolari, como sempre surpreendeu ao anunciar, no dia sete de maio, os 23 jogadores que integram a seleção brasileira. Aos críticos que esperavam contar com alguns craques consagrados no passado ele afirmou, sobre os convocados: “Eu acredito e vou até o inferno com eles”.

Como o Felipão já demonstrou ser um vencedor, torcedores fiéis que somos vamos acreditar e torcer pelo hexacampeonato. O time já está formado, agora é esperar o apito inicial para a bola rolar no Itaquerão, no dia 12 de junho.

Pouco antes de ser confirmado para a seleção brasileira, o lateral Daniel Alves conquistou o respeito do mundo ao comer uma banana jogada em sua direção, durante uma partida pelo Barcelona. Depois disso, personalidades postaram fotos comendo a fruta, em solidariedade.

A atitude do atleta é uma alerta para o combate ao racismo, ao assédio, ao preconceito. Como um país colonizado, o povo brasileiro é multirracial, portanto diga não a todas as formas de discriminação. Seja no trabalho, no esporte, na escola, na sociedade e, principalmente, dentro de suas casas!

Conheça a selação:Julio Cesar, Jéfferson, Victor, Thiago Silva, David Luiz, Dante,

Henrique, Daniel Alves, Maicon, Marcelo, Maxwell, Luiz Gustavo, Paulinho, Ramires, Fernandinho, Hernanes, Oscar, Willian,

Bernard, Hulk, Neymar, Fred e Jô.

CombaTenDo o raCismo

Page 11: 1959 2014 - Siemaco S. Paulo · 2014-07-22 · 1959 2014 Maio 2014 Presidente Moacyr Pereira leva mais de 8.000 trabalhadores ao C tN. Comemoração pelo Dia Dos TrabalhaDores em

11

é hora Da vaCina, pois o vírUs

inflUenza vem aí!Todo o ano é a mesma coisa, com a proximidade do inverno os sintomas do resfriado e alergias aparecem. O grande perigo, entretanto, é a gripe (Influenza), uma doença viral que costuma incomodar durante sete dias, mas pode ser fatal para algumas pessoas.

Para diminuir as consequências da gripe, anualmente o governo brasileiro lança a campanha de vacinação e disponibiliza a vacina gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde. Como nem toda a população está incluída no benefício, empresas e clínicas particulares também oferecem a vacina.

qUem Deve Tomar a vaCina? Todos, menos as pessoas que tem intolerância aos componentes da vacina. O grupo prioritário é formado por idosos, gestantes, bebês, pacientes imunodeprimidos ou portadores de doenças pulmonares e metabólicas crônicas, cardiovasculares, disfunção renal, além de profissionais da área da saúde, creches, asilos, orfanatos e pessoas que estejam viajando em localidades onde há incidência da Influenza.

No Brasil, estima-se que 49 milhões de pessoas integram o público de risco. Não deixe de se vacinar, mas se tiver dúvidas procure um posto de saúde ou consulte um médico!

11

Um ato ecumênico, realizado na garagem da empresa Loga, no Jaraguá, foi a forma de os colegas de trabalho e do sindicato homenagearem o coletor Hugo Leonardo Alves Negreiro, 27 anos, encontrado morto no dia cinco de maio, após ser vitimado pela violência urbana. Dei-xando viúva e uma filha de oito anos, Hugo era conheci-do pela tranqüilidade, assiduidade e responsabilidade.

Apesar de a polícia ainda não ter pistas sobre o assas-sinato, o Siemaco e a Loga estão cobrando a intensifi-cação das investigações para apuração do caso. Hugo foi enterrado em sua cidade natal, Pedreiros, no Ceará, após ser velado em São Paulo. O coletor morreu por afogamento e o corpo foi encontrado num córrego lo-calizado na Vila Piauí, na divisa dos municípios de São Paulo e Osasco, com sinais de espancamento.

Funcionário da Loga há dois anos, Hugo era conhecido pela sua proatividade. Trabalhando no período noturno, depois da coleta ele costumava acompanhar o descar-regamento do caminhão repleto de lixo antes de voltar

siemaCo e loga homenageiam ColeTor morTo, víTima Da violênCia Urbana

para casa, no Recanto dos Humildes, no bairro de Pe-rus, São Paulo. Na noite de 30 de abril, entretanto, Hugo mudou essa rotina e desapareceu durante a jornada de trabalho. Ele foi encontrado ainda com o uniforme.

Consternado por mais um trabalhador morrer em de-corrência da violência urbana, o diretor do Siemaco, Elmo Nicácio (Lagoa), que também é coletor da Loga, lembrou que Hugo era “um sujeito calmo e que não gostava de brigas”. Os colegas de empresa e sindicato se solidarizaram com a família, mas anseiam por res-postas que esclareçam o crime. “Basta de trabalhado-res mortos!”.

Page 12: 1959 2014 - Siemaco S. Paulo · 2014-07-22 · 1959 2014 Maio 2014 Presidente Moacyr Pereira leva mais de 8.000 trabalhadores ao C tN. Comemoração pelo Dia Dos TrabalhaDores em

ExpEdiEntE:Coordenação Geral: Moacyr PereiraJornalista Responsável: Adriana Amaral (MTB 16.447)Colaboração: Simone Rocha

projeto Gráfico: AGPC Comunicaçãotiragem: 20.000 Exemplares

Sindicato dos trabalhadores em Empresas de prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São pauloSEdE: Alameda Eduardo Prado, 648Santa Cecília - São Paulo - Cep: 01218-012 - Tel.: 3821-6444SuBSEdE: Rua doutor Carlos Augusto de Campos, 165Santo Amaro - São Paulo - Cep: 04750-060 - Tel.: 5521-9108

Filiado a: