1945 – o fim da segunda guerra estados unidos – capitalismo urss - socialismo guerra fria

17

Upload: internet

Post on 17-Apr-2015

121 views

Category:

Documents


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1945 – O fim da Segunda Guerra Estados Unidos – Capitalismo URSS - Socialismo Guerra Fria
Page 2: 1945 – O fim da Segunda Guerra Estados Unidos – Capitalismo URSS - Socialismo Guerra Fria

1945 – O fim da Segunda Guerra

• Estados Unidos – Capitalismo

URSS - Socialismo

Guerra Fria

Page 3: 1945 – O fim da Segunda Guerra Estados Unidos – Capitalismo URSS - Socialismo Guerra Fria

O Plano Marshall • foi um projeto de recuperação

econômica dos países envolvidos na Segunda Guerra Mundial. Nele, os Estados Unidos decidem abandonar a URSS e investir na Europa ocidental .

OTANA organização foi uma aliança militar criada pelos Estados Unidos e pela Europa Ocidental. Os paises que formam a organização são Alemanha (República Federal da Alemanha antes da reunificação alemã), a Bélgica, o Canadá, a Dinamarca, a Espanha, os Estados Unidos da América, a França, a Grécia, etc.

O Pacto de Varsóvia

foi uma aliança militar formada pelos países socialistas do Leste Europeu e pela União Soviética, estabelecendo um compromisso dos países membros com Moscou, em caso de agressões militares.

Page 4: 1945 – O fim da Segunda Guerra Estados Unidos – Capitalismo URSS - Socialismo Guerra Fria

1949 – RDA / RFA• A Alemanha Oriental, foi um Estado nacional

criado em 1949 com o após a II Guerra Mundial, quando o território alemão foi repartido entre os setores estadunidense, britânico, francês e soviético O setor soviético daria origem à República Democrática Alemã (RDA), enquanto que a junção dos outros três formou a República Federal Alemã (RFA).

•Alemanha Ocidental freqüentemente chamada pela sigla RFA em oposição a RDA da Alemanha Oriental, foi criado em 1949. Na ocasião, o território alemão foi reduzido e repartido entre os setores dos Estados Unidos da América, britânico e francês (que, juntos, formaram a Alemanha Ocidental).

Page 5: 1945 – O fim da Segunda Guerra Estados Unidos – Capitalismo URSS - Socialismo Guerra Fria
Page 6: 1945 – O fim da Segunda Guerra Estados Unidos – Capitalismo URSS - Socialismo Guerra Fria

1950 – Guerra da Coréia• A Guerra da Coréia travou-se

entre 25 de Junho de 1950 e 27 de Julho de 1953, opondo a Coréia do Sul e seus aliados, que incluíam os Estados Unidos da América e o Reino Unido, à Coréia do Norte, apoiada pela República Popular da China e pela antiga União Soviética.

• Os setenta mil soldados norte-coreanos são vencidos pelos cento e quarenta mil soldados das Nações Unidas. Cinco dias depois, exatamente três meses após o início dos ataques, Seul é libertada. Durante quase três anos, o povo coreano, uma das mais notáveis culturas da Ásia, é envolvido em uma brutal guerra, violenta de ambos os lados. Em 23 de Junho começam as negociações de paz, que duram dois anos e resultam num acordo assinado em 27 de Julho de 1953.•O resultado foi a manutenção da

divisão da península da Coréia em dois países, que fica até aos dias de hoje. Em 3 de Julho de 1950, depois de várias tentativas para derrubar o governo do sul, a Coréia do Norte ataca de surpresa e toma Seul, a capital. As Nações Unidas condenam o ataque e enviam forças.

Page 7: 1945 – O fim da Segunda Guerra Estados Unidos – Capitalismo URSS - Socialismo Guerra Fria
Page 8: 1945 – O fim da Segunda Guerra Estados Unidos – Capitalismo URSS - Socialismo Guerra Fria

1959 - Revolução Cubana

• Apesar de politicamente independente, Cuba passou a ser quase totalmente dominado pelos norte-americanos. Estes compravam a maior parte do açúcar cubano, o principal produto de exportação da ilha, e se aproveitavam disso para impor seu domínio.

•Depois de uma tentativa fracassada de chegar ao poder, os revolucionários embrenharam-se na Sierra Maestra e, apoiados pelos camponeses partiram para a guerra de guerrilhas. Em janeiro de 1959, quase dois anos depois de iniciada a guerrilha, Fidel e seus companheiros, entre os quais estava o médico argentino Ernesto “Che” Guevara, conseguiram conquistar o poder, obrigando Batista a fugir do país.

Essa dominação foi oficializada em 1901da qual os norte-americanos se reservavam o direito de instalar bases militares no país e de intervir militarmente toda vez que considerassem seus interesses ameaçados.

Um grupo de revolucionários, liderado pelo jovem advogado cubano Fidel Castro, iniciou uma luta sem tréguas contra o ditador Fulgêncio Batista (1934-1958).

Page 9: 1945 – O fim da Segunda Guerra Estados Unidos – Capitalismo URSS - Socialismo Guerra Fria
Page 10: 1945 – O fim da Segunda Guerra Estados Unidos – Capitalismo URSS - Socialismo Guerra Fria

1961 Muro de Berlim

O Muro de Berlim foi uma realidade e um símbolo da divisão da Alemanha em duas entidades estatais, a República Federal da Alemanha (RFA) e a República Democrática Alemã (RDA). Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: Berlim Ocidental (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos da América; e Berlim Oriental (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético. Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961.

A República Democrática Alemã (RDA) dera início à construção de um muro entre as duas partes de Berlim, cortando o acesso de 16 milhões de alemães ao Ocidente.

O muro, que logo se tornou o símbolo da divisão da Alemanha e de um mundo em Guerra Fria, permaneceu durante 30 anos.

Page 11: 1945 – O fim da Segunda Guerra Estados Unidos – Capitalismo URSS - Socialismo Guerra Fria
Page 12: 1945 – O fim da Segunda Guerra Estados Unidos – Capitalismo URSS - Socialismo Guerra Fria

1964 a 1973 – Guerra do Vietnã A Guerra do Vietnã foi um conflito armado entre 1958 e

1975 no Vietnã do Sul e nas zonas fronteiriças do Camboja e do Laos, e bombardeios sobre o Vietnã do Norte.

Os ataques originaram-se com a intromissão dos EUA na política interna do Vietnam. Conforme definido pela Convenção de Genebra, os vietnamitas teriam direito a eleições livres para escolher seus governantes.

O maior temor dos Estados Unidos não era apenas a possibilidade de o Vietnã cair nas mãos dos comunistas, e sim o chamado "efeito dominó", isto é, que outros países vizinhos tentassem seguir o exemplo da insubordinação vietnamita.

Page 13: 1945 – O fim da Segunda Guerra Estados Unidos – Capitalismo URSS - Socialismo Guerra Fria
Page 14: 1945 – O fim da Segunda Guerra Estados Unidos – Capitalismo URSS - Socialismo Guerra Fria

1985 – Mudanças na URSS

• Glasnost foi uma medida implantada com a Perestroika na URSS durante o governo de Mikhail Gorbatchev. A Glasnost contribuiu em grande parte, sendo um dos fatores causadores da ruína da URSS. A glasnost deu uma maior liberdade do discurso uma modificação radical. Houve também um maior grau da liberdade dentro dos meios de comunicação. A palavra glasnost em russo significa "transparência".

A Perestroika foi, em conjunto com a Glasnost, uma das políticas introduzidas na União Soviética por Mikhail Gorbachev, em 1985. A palavra perestroika significa reconstrução. Gorbachev percebeu que a economia da União Soviética estava a falhar e sentiu que o sistema socialista, apesar de não ter de ser substituído, certamente necessitava de uma reforma. Uma meta principal da perestroika era reduzir a quantidade de dinheiro gasta na defesa nacional.

Page 15: 1945 – O fim da Segunda Guerra Estados Unidos – Capitalismo URSS - Socialismo Guerra Fria
Page 16: 1945 – O fim da Segunda Guerra Estados Unidos – Capitalismo URSS - Socialismo Guerra Fria

1989 – Queda do Muro de Berlim e fim do socialismo

• Desde que foi construído até 1989 o muro de Berlim, como ficou conhecido, foi o símbolo da separação dos blocos capitalista e comunista e da «Guerra Fria». Era o ponto máximo da rivalidade das duas potências.

O desejo de reunificação das duas Alemanha e os enormes fluxos migratórios da Alemanha de Leste para a Alemanha de Oeste, durante o verão de 1989, tornaram-se impossíveis de controlar. Por isso, a 9 de Novembro de 1989, teve que ser autorizada a livre circulação entre as duas partes de Berlim, e como conseqüência a destruição do muro. Nesse momento histórico não se estava apenas a deitar abaixo uma parede: a sua queda do muro de Berlim significava a queda dos regimes comunistas, o fim da Guerra Fria e de toda a tensão mundial e a abertura ao mundo.

Pouco depois, em 1990, as duas Alemanhas reunificaram-se. Hoje em dia apenas podemos observar algumas partes do muro, degradadas e cobertas de grafitis, mas que muito interessam os turistas.

Page 17: 1945 – O fim da Segunda Guerra Estados Unidos – Capitalismo URSS - Socialismo Guerra Fria

Staff

Luiz Thadeu Roccha Nehme – n°19

Gabriel Nogueria Camargo Pinto – nº12

Ivan Barros Gouvêa – n°16

Dedicado a:

Maria Carmem – Geografia

FIM