19/10/2011 - bairros - jornal semanário

4
Quarta-feira, 19 de outubro de 2011 Bairros Natal solidário Há 13 natais, o pedreiro Noracílio da Rocha Gil, 52 anos, se veste de Papai Noel para presentear as famílias carentes de Bento página 3 SOCIAIS DOS BAIRROS Imagens de quem prestigiou eventos da cidade página 4 Aparecida Praça Darcy Guimarães ganhará brinquedos novos página 2 Habitação Beneficiados do Novo Futuro visitam empreendimento página 3 página 2 Memória Equipe formada em 1986 viveu decáda de glórias

Upload: jornal-semanario

Post on 23-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal Semanário - Edição 2764 - 19/10/2011 - Bento Gonçalves

TRANSCRIPT

Page 1: 19/10/2011 - Bairros - Jornal Semanário

Quarta-feira, 19 de outubro de 2011Bairros

Natal solidário Há 13 natais, o pedreiro Noracílio da Rocha Gil, 52 anos, se veste de Papai Noel para presentear as famílias carentes de Bento

página 3

SOCIAIS DOS BAIRROS

Imagens de quem prestigiou eventos da cidade

página 4

Aparecida Praça Darcy Guimarães ganhará brinquedos novos

página 2

HabitaçãoBeneficiados do Novo Futuro visitam empreendimento

página 3

página 2

Memória Equipe formada em 1986 viveu decáda de glórias

Page 2: 19/10/2011 - Bairros - Jornal Semanário

2 Quarta-feira, 19 de outubro de 2011 BairrosEspecial

Noracílio da Rocha Gil distribui brinquedos e alimentos para quem necessita nos bairros pobres de Bento Gonçalves

Noemir Leitão

Há 13 anos, o pedreiro Noracílio da Rocha Gil,

52 anos, morador do bair-ro Santa Marta, não deixa as comemorações natalinas pas-sarem desapercebidas. Próxi-mo a data, Gil se transforma em Papai Noel e permite que famílias de baixa renda, prin-cipalmente as crianças, co-loquem um sorriso no rosto, por meio da doação de brin-quedos, alimentos e roupas.

Durante os meses que ante-cedem o Natal, mesmo atare-fado com seus serviços diários, o Papai Noel comunitário não deixa de arrecadar brinquedos, alimentos, roupas, materiais de construções e outros objetos, que podem ser doados para as famílias que mais necessitam. “Isso me deixa feliz porque tem muita gente que precisa de ajuda, não somente no Natal, mas em todos os dias do ano e eu faço a minha parte por-que acho importante ajudar aos mais necessitados”, disse.

Trabalho árduo com a comunidade

É nessa época do ano, que começa a movimentação da comunidade que deseja prestar uma atitude solidária para os mais necessitados, e isso é exal-tado como uma obra de amor

O Papai Noel do bairro Santa Marta arrecada latinhas para vender e comprar presentes de Natal

ao próximo. As diferenças fi-cam para trás e são desenca-deadas campanhas de doações, já que tudo se transforma em uma festa de Natal para quem precisa receber ajuda.

Famílias de diversos bairros de Bento, em especial a dos moradores dos locais mais po-

bres, são beneficiadas com o Papai Noel da esperança, que distribui presentes dos mais variados tipos.

Há três anos, Gil recebe au-xílio do Papai Noel mirim, o garoto Luan Rolim, 12 anos, e ainda de Odenir Freitas dos Santos, 48. Para eles, o traba-

O Papai Noel que leva esperança

lho é árduo. Na semana que antecede o

Natal, o trio distribui presen-tes em locais de difícil acesso, sempre com muito carinho, prazer e dedicação. “Fazemos a entrega das doações nas cre-ches, casas e ruas das vilas po-bres e dos locais onde existem

pessoas com mais necessidade. Percebo a satisfação no rosto das pessoas. Me dá muito pra-zer ver um sorriso no rosto das crianças. Esse trabalho não tem preço”, completa.

Doações para serem entregues

Gil mantém na garagem de sua casa um local onde ficam depositados todos os presen-tes, como brinquedos, bonecas, carrinhos, além dos alimentos que ficam armazenados em local apropriado. As roupas e materiais de construção são preservados em outro espaço.

Segundo Gil, todas as doa-ções serão recolhidas em sua casa e depois entregues as fa-mílias de baixa renda. Entre-tanto, ele ressalta que ainda há muito o que se fazer e conta com o envolvimento de vo-luntários para o recolhimento dos objetos que serão doados no Natal Solidário. “Para quem estiver interessado em ajudar, estamos recebendo doações espontâneas de brinquedos, materiais de construções, rou-pas e alimentos. Tudo pode ser entregue no nosso endereço ou mesmo através de contatos pe-los nossos telefones 9992 6587 ou 3452.2012 e será de bom proveito”, concluiu.

APARECIDA

[email protected]

Praça de lazer está em reformaDepois de muitas reivindica-

ções dos moradores, a comuni-dade do bairro Aparecida terá sua praça de lazer revitalizada para que possa ser usufruída, principalmente pelas crianças.

A Praça Darcy Guimarães será totalmente reformada e vai receber brinquedos novos para recreação e um espaço de lazer. Este espaço poderá ser utilizado por todos, em espe-cial pela creche local, o Centro de Atendimento à criança e ao Adolescente (Ceacri Balão Má-gico), localizada na rua Giáco-

mo Baccin e pela Escola Mu-nicipal Infantil Doce Infância, localizada na rua Santo Bolzoni.

Os valores para a revitali-zação foram adquiridos pelo poder público, dentro do pro-jeto de revitalização de várias praças do município. As obras iniciaram há mais de 15 dias e segundo os empreiteiros deve-rá ser entregue para a comuni-dade até o final de novembro, isso se o tempo colaborar, já que neste mesmo período as chuvas prejudicaram os traba-lhos de reforma da praça. Nova praça será mais um espaço de lazer para os moradores

Educandário comemora 47 anos

A equipe diretiva, Círculo de Pais e Mestres e Conselho Escolar da Escola Municipal de Ensino Funda-mental General Ernesto Dorneles, do bairro Universitário, convida a comunidade escolar, os ex-direto-res, ex-professores, ex- funcioná-rios e ex-alunos, para juntos feste-jarem os 47 anos do educandário no próximo sábado, 22, às 20h, no Clube dos Sargentos. O cardápio será espaguete ao molho branco, lasanha, galeto, costela e vazio no espeto, saladas e sobremesa. Os ingressos estão a venda na secre-taria da escola no valor de R$ 22 para adultos e R$ 11 para crianças entre 5 e 10 anos.

FOTOS NOEMIR LEITÃO

Page 3: 19/10/2011 - Bairros - Jornal Semanário

3Quarta-feira, 19 de outubro de 2011BairrosMemória esportiva

Equipe formada em 1986, no Universitário, durou uma década e teve trajetória de campeã na região da Serra Gaúcha

Capital do Vinho, uma vencedora

Criada em 16 de junho de 1986, a Escolinha de Fute-

bol Capital do Vinho foi a gran-de sensação até os anos 1990. A agremiação iniciou com um pequeno grupo de alunos num estabelecimento escolar do bair-ro Universitário e se expandiu, chegando a ter mais de 150 atle-tas em quatro categorias.

O nome era uma homenagem a Bento Gonçalves. Ao longo de sua história, que durou ape-nas 10 anos, a agremiação atuou em diversos amistosos em nível municipal, regional, estadual e, internacional.

O Capital do Vinho esteve em campeonatos pelo estado afora, como o famoso torneio de Godoy Cruz na Argentina. A equipe disputou jogos com o Boca Juniors, no Torneio In-ternacional da cidade de Estrela. Confrontos e conquistas que fi-zeram da pequena escolinha de futebol um time com status de campeão por onde passava.

Personagens marcantes

Muitos atletas passaram pela agremiação e depois desponta-ram no futebol em equipes fa-mosas do Rio Grande do Sul e

do Brasil. Ainda hoje, há atletas que atuam nos clubes amado-res do nosso município. Alguns passaram pelo Clube Esporti-vo e até por clubes conhecidos mundialmente.

Um desses casos é o do jo-gador Arílson Gilberto Costa, atualmente técnico de futebol no interior de Santa Catarina. Arílson atuou no início da agre-miação, depois esteve no Clube

Esportivo, Grêmio, Kaiserslau-tern da Alemanha, Internacio-nal, Palmeiras e outras equipes do Rio Grande do Sul.

Calcula-se que no período em que a agremiação esteve la-butando no futebol amador de Bento Gonçalves, mais de 300 atletas estiveram atuando pelo Capital do Vinho, entre eles pessoas que hoje são funcioná-rios públicos, músicos e profis-sionais liberais.

Atividades encerradas

A agremiação teve muito su-cesso durante o tempo em que representava na cidade, levan-do o nome de Bento e elevan-do o futebol do município. Em meados de 1997, a agremiação encerrou suas atividades espor-tivas. Ficou o nome gravado na memória dos atletas que fizeram parte de um elenco vitorioso e que por onde passava tinha cen-tenas de admiradores.

Noemir Leitão

[email protected]

A agremiação tinha quatro categorias e venceu diversos torneios municipais e também regionais

DIVULGAÇÃO

ENVENENAMENTO

Mais de dez cães são mortos

Os moradores do Loteamen-to Zanetti estão indignados com a morte de mais de dez cães que aconteceu entre os dias 8 e 9.

O morador da rua Venân-cio Antônio Fiatetti, William Lando, conta que na manhã do sábado, 8 não encontrou o cachorro que criava há mais de cinco anos. Conversando com vizinhos, descobriu que o ani-mal estava morto em um ter-reno ao lado de sua casa. “Fiz uma busca pelas ruas do bair-ro e descobri que outros mo-radores também não estavam encontrando seus animais de estimação”, relata Lando.

Segundo ele, mais de dez cães e um gato foram encon-trados mortos naquela semana, envenenados por cianureto.

Alunos fazem bingo sobre alimentação

Alunos da pré-escola até à quarta série da Escola Munici-pal de Educação Infantil Gene-ral Rondon, localizada no bairro Barracão, receberão nos dias 10 e 11 deste mês, a visita da en-fermeira Fabiane Ross Gonzatti e das agentes comunitárias de saúde Shaline Bianchi e Tuane Luchese, da Unidade de Estraté-gia de Saúde da Família, do bair-ro Barracão. As crianças partici-param junto com a enfermeira e as agentes de saúde de um bingo sobre alimentação saudável. As profissionais de saúde dedicaram um dia para cada grupo. No dia 10 foi a vez dos alunos do pré - e dia 11 dos alunos até a quarta série. As crianças realizaram a brincadeira utilizando imagens de alimentos que durante a brin-cadeira, deveriam ser coladas em um desenho. Além disso, du-rante a visita, as crianças foram pesadas e medidas pelas agentes de saúde. Ao final da atividade, todos os alunos receberam kits higiene bucal doados por uma empresa do bairro.

OURO VERDE

As 445 famílias beneficia-das pelo Programa Minha Casa Minha Vida realizaram nos dias 14 e 15, uma visita ao Condomínio Novo Futuro, no bairro Ouro Verde. As obras no empreendimento estão pra-ticamente concluídas e o con-domínio deverá ser entregue no próximo mês.

Os futuros proprietários co-nheceram os apartamentos com quatro cômodos, banhei-ro, área de serviço e toda a in-fraestrutura do Novo Futuro.

A visita foi dividida em dois dias devido ao grande número de pessoas que participaram da atividade. Todos os moradores ficaram encantados ao ver a nova moradia que será entre-gue em novembro.

No sábado, 15, ocorreu mais uma reunião técnica so-

Beneficiados visitam prédios do Novo Futuro

cial com o primeiro grupo do empreendimento e na segun-da-feira, 17 as escolhas dos apartamento dos blocos pelos representantes legais.

Durante a semana, seguem as reuniões com os dois outros grupos em horários alternados. Nos dias 3 e 4 de novembro

haverá a assinatura dos con-tratos e a escolha do primeiro síndico do Novo Futuro.

Para a solenidade de inau-guração, estão confirmadas as presenças de autoridades liga-das ao projeto habitacional e a vinda da presidenta Dilma Rousseff.

Famílias visitaram prédios onde irão morar a partir de novembro

NOEMIR LEITÃO

Page 4: 19/10/2011 - Bairros - Jornal Semanário

4 Quarta-feira, 19 de outubro de 2011 BairrosSociais

O casal jovem Nilson Ogrodoski e Elisete de Oliveira, no CTG Presilha da Serra

O casal Aline e Marcos Barbosa no jantar colonial da Linha Alcântara

Paola Eduarda dos Santos estará debutando na próxima sexta, 21

A diretora Odete Forti e Heloísa de Marco, durante escolha da Rainha da Escola Maria Zambom Benini

ARQUIVO PESSOAL

FOTOS NOEMIR LEITÃO

O pai Rivaldo Farias e a pequena Martina Farias, de

11 meses

Eventos pelos bairros Participaram de festividades no mês de setembro: o casal Nilson Ogrodoski e Elisete de Oliveira, em jantar no CTG Presilha da Serra. A diretora Odete Forti e a Rainha da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Margarida Zambom Benini. O casal Aline e Marcos Barbosa, durante o jantar colonial da Linha Alcântara.