18.06.21 - capal notícias

8
Mesmo com a distância imposta pela pandemia, a Capal Cooperativa Agroindustrial se mantém presente no dia a dia de seus cooperados. Aliada à tecnologia e canais online de comunicação, a cooperativa disponibiliza diversas plataformas digitais para que os produtores se mantenham atualizados com informações direcionadas às suas necessidades, agregando valor ao trabalho no campo. Com linguagem acessível e didática, a CAPAL promove mensalmente, desde setembro de 2020, as lives de mercado. Em parceria com a consultoria StoneX, o encontro virtual, em formato de palestra, apresenta dados sobre o atual cenário econômico, como o câmbio, a movimentação do mercado de grãos e o melhor momento para a comercialização. “A StoneX está praticamente em todas as regiões do país e vejo um diferencial enorme da CAPAL de poder levar esse tipo de informação, porque o reflexo disso é um produtor comercializando melhor e mais capitalizado”, comenta o consultor de geren- ciamento de risco Guilherme Cioccari, responsável pelo repasse de informações aos cooperados. Para o diretor comercial da cooperativa, Eliel Magalhães, a iniciativa é importante porque 2021 tem se mostrado um ano bastante dinâmico em relação aos valores das commodities. “Tivemos mudanças de patamares consideráveis nos preços dos cereais, então, baseando-se nos relatórios do USDA [Departamento de Agricultura dos Estados CAPAL auxilia cooperados com lives sobre mercado agropecuário desde o início da safra verão 2020 Capal Notícias 18 de junho de 2021 Informativo Semanal | Ed. 24/21 EM PAUTA Cooperativa também utiliza outras plataformas para aproximar associados, como podcast, aplicativo, redes sociais e newsletter Lives com análise de mercado exclusivas para os cooperados acontecem mensalmente

Upload: others

Post on 23-Oct-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 18.06.21 - Capal Notícias

Mesmo com a distância imposta pelapandemia, a Capal Cooperativa Agroindustrialse mantém presente no dia a dia de seuscooperados. Aliada à tecnologia e canais onlinede comunicação, a cooperativa disponibilizadiversas plataformas digitais para que osprodutores se mantenham atualizados cominformações direcionadas às suasnecessidades, agregando valor ao trabalho nocampo.

Com linguagem acessível e didática, a CAPALpromove mensalmente, desde setembro de2020, as lives de mercado. Em parceria com aconsultoria StoneX, o encontro virtual, emformato de palestra, apresenta dados sobre oatual cenário econômico, como o câmbio, amovimentação do mercado de grãos e omelhor momento para a comercialização.

“A StoneX está praticamente em todas asregiões do país e vejo um diferencial enormeda CAPAL de poder levar esse tipo deinformação, porque o reflexo disso é umprodutor comercializando melhor e maiscapitalizado”, comenta o consultor de geren-

ciamento de risco Guilherme Cioccari,responsável pelo repasse de informações aoscooperados.

Para o diretor comercial da cooperativa, ElielMagalhães, a iniciativa é importante porque2021 tem se mostrado um ano bastantedinâmico em relação aos valores dascommodities.

“Tivemos mudanças de patamaresconsideráveis nos preços dos cereais, então,baseando-se nos relatórios do USDA[Departamento de Agricultura dos Estados

CAPAL auxilia cooperados com lives sobre mercadoagropecuário desde o início da safra verão 2020

CapalNotícias18 de junho de 2021

Informativo Semanal | Ed. 24/21

EM PAUTA

Cooperativa também utiliza outras plataformas para aproximar associados, como podcast, aplicativo,redes sociais e newsletter

Lives com análise de mercado exclusivas para oscooperados acontecem mensalmente

Page 2: 18.06.21 - Capal Notícias

Unidos], traduzimos essas informações eoferecemos uma estrutura virtual paraapresentar de forma facilitada aos nossoscooperados o movimento do mercado a cadamês”, explica.

Durante a live de mercado, os cooperadospodem interagir com o envio de dúvidas pelochat ou pelo WhatsApp. Morador deTaquarituba, o produtor Luciano ZanforlinFilho afirma que as reuniões online têm sidofundamentais para a tomada de decisão nosmanejos. “Eu tinha negociado 40% da soja e orestante, decidi acompanhando as lives demercado. Antes a gente fazia uma palestra porsemestre, na safra, e nem sempre eu podiacomparecer, mas agora via YouTube, todostêm acesso e conseguem acompanhar asnovidades de casa”, diz Luciano.

Gestão onlineDesenvolvido pela Fundação ABC em parceriacom as cooperativas, o SigmaABC é umaferramenta digital aplicada a agropecuária eque se destaca por agregar diferentes funçõespara gestão das atividades rurais. A plataformaestá disponível gratuitamente para cooperadosda CAPAL.

Entre as funções oferecidas pelo SigmaABC,estão o acompanhamento do planejamento dassafras, monitoramento do desenvolvimento edas condições agroclimáticas, auxílio nasanálises financeiras dos resultados, históricos einformações atualizadas sobre os manejosagronômicos e possíveis ocorrências de campo(pragas, doenças e plantas daninhas), entreoutras informações previstas em seus 31diferentes módulos.

O SigmaABC pode ser acessado em sua versãoweb, pelo login restrito da Área do Cooperado,ou pelo aplicativo, disponível nas versõesAndroid e iOS.

Outros canais online a que os cooperadospodem recorrer para se manterem informadossão o TecTalk, podcast da CAPAL disponível noSpotify, que traz entrevistas com profissionaisespecialistas do setor, além do informativosemanal CAPAL Notícias. Ambos podem seracessados pelo site da cooperativa.

Capal Notícias | Ed. 24 | 18 de junho de 2021

Além disso, a conta do Instagram da CAPAL(@capal_cooperativa) é sempre atualizada cominformações do setor e atividades dacooperativa, sendo útil tanto para oscooperados quanto para a comunidade geral.

Disponível em:Spotify - procure por "TecTalk - o podcast da Capal"YouTube - http://youtube.com/cooperativacapalsite Capal - http://www.capal.coop.br/site/podcasts.php

http://instagram.com/capal_cooperativa

Page 3: 18.06.21 - Capal Notícias

A Associação Brasileira dos Produtores deLeite (Abraleite) divulgou nesta sexta-feira (11)a lista das maiores empresas de laticínios dopaís. O 24° Ranking Leite Brasil 2020, queapresenta dados das 12 maiores produtorasbrasileiras, mostra que a Unium,intercooperação de Lácteos das CooperativasFrísia, Castrolanda e Capal, localizadas naregião dos Campos Gerais, no Paraná, é asegunda maior fabricante de leite nacional epossui a melhor eficiência por produtor dopaís.

Terceira colocada no levantamento de 2019, aUnium apresentou um crescimento de 3,3% naprodução no último ano, totalizando 1,3 bilhãode litros de leite. O ranking também mostraque a Unium contou com um salto no volumemédio dos fornecedores em 2020, com umaumento de 22,5%, equivalente a 2.053 litrosde leite/produtor diários - resultado que acoloca como a marca com o maior rendimentopor fornecedor no Brasil.

Os resultados se devem ao modelo denegócio adotado. Ao trazer para o Brasil omodelo de intercooperação e com osresultados recentes, em diversos setores, ficademonstrado o acerto da decisão e que tendea crescer no mercado. De acordo com o IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística),as doze empresas analisadas pelo rankingrepresentam 29% de todo o volume decaptação formal brasileiro no ano passado.(Fonte: Central Press)

O Conselho sempre acreditou na forçada união entre as cooperativas. O líder

indiano Mahatma Gandhi disse uma vez:"o futuro dependerá daquilo que

fazemos no presente". Concluímos queisso só foi possível graças à união de

esforços dos produtores, com suportedos técnicos passando as melhores

tecnologias de produção de leite.Parabéns aos produtores e técnicos por

esta conquista!

DESTAQUE

Intercooperação de Lácteos das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal registrou aumento de 3,3% naprodução, com um total de 1,3 bilhão de litros de leite produzidos em 2020

Ranking Leite Brasil 2021: Unium é segunda maiorprodutora de leite do país

Unidade de Beneficiamento de Leite - Castro/PR

PALAVRA DO PRESIDENTE

Erik Bosch,presidente doConselho deAdmnistraçãoda Capal

Capal Notícias | Ed. 24 | 18 de junho de 2021

Page 4: 18.06.21 - Capal Notícias

CONVITE

Contagem de estoque. A Loja Agropecuária estará fechada neste dia.

Cooperado, atenção aos avisos de contagem deestoque e feriado na próxima semana:

ArapotiContagem de estoque. A Unidade de Beneficiamentode Sementes Arapoti estará fechada neste dia.

CuriúvaContagem de estoque. Não haverá expediente naUnidade neste dia.

Taquarituba

AVISO

21/06(segunda)

26/06(sábado)

26/06(sábado)

CLASSIFICADOContato: Douglas Ribeiroda Silva - (15) 997989027 (Taquarivaí)

Capal Notícias | Ed. 24 | 18 de junho de 2021

Page 5: 18.06.21 - Capal Notícias

Informações de Mercado

PARANÁ

SÃO PAULO

Capal Notícias | Ed. 24 | 18 de junho de 2021

Page 6: 18.06.21 - Capal Notícias

CBOT encerrou a quinta-feira com preçosacentuadamente mais baixos. O mercado jávinha caindo pressionado pela força do dólar,que tira a competitividade do produto norte-americano no mercado exportador, em meio auma previsão de ampla oferta no HemisférioNorte. Ao longo da sessão, os contratos foramacentuando a queda, acompanhando o viésbaixista generalizado no mercado decommodities. Fundos especuladoresliquidaram suas posições, em meio a temoresde elevação da taxa básica de juros dosEstados Unidos e ao sentimento de que ospreços elevados estão prejudicando ademanda. Os investidores buscaram apostasmais seguras, como o dólar.

Mercado interno encerrou a quinta-feirarepercutindo oscilações mais acentuadas nomercado internacional, principalmente nasbolsas de referência de Chicago e Kansas, alémda evolução da safra e de mudanças naconjuntura doméstica de preços. O cenárioainda é de baixa disponibilidade de ofertainterna devido ao período entressafra.Atualmente boa parte do mercado está sendoabastecido com produto importado, e por isso,a volatilidade cambial pesa de maneira maisexpressiva nas indicações internas.

Na CBOT os contratos futuros do complexofecharam em forte queda nesta quinta-feira. Ogrão despencou cerca de 8%. O óleo baixouquase 10% e o farelo caiu 5%, pressionadospela onda de vendas por parte de fundos eespeculadores no mercado de commoditiesnesta quinta. A possibilidade dos EstadosUnidos elevarem as taxas básicas de juros, fezos investidores buscarem apostas maisseguras, como o dólar, e se desfazerem deposições no mercado de commodities,temendo os impactos inflacionários. O dólardisparou, trazendo temores de perda decompetitividade dos produtos agrícolasamericanos. O resultado das exportaçõessemanais americanas abaixo do esperado parasoja, milho e trigo reforçou o sentimento deque os preços elevados estariam prejudicandoa demanda.

Além disso, a China anunciou que vai tomarmedidas para monitorar de perto os preçosinternos e o temor é de uma queda nademanda. Os boletins continuam indicandocondições climáticas favoráveis às lavourasamericanas. Há ainda o temor que o governoamericano alivie as medidas regulatórias nobiodiesel, determinando uma diminuição namistura e uma queda na procura. Mercadointerno travado em todas as praças denegociação do país. Com perdas históricasacima dos 118 pontos em Chicago, acommodity encerrou no menor patamar desdemeados de janeiro. Contribuindo para ocenário negativo, o câmbio recuou e voltou atestar a linha de R$ 5,00 por dólar.

Informações de MercadoSoja

Trigo

O milho, principal componente da ração,apresenta forte queda em várias localidades dopaís, com aumento da fixação de oferta porparte dos produtores. Como tem sidoinformado, a exportação brasileira vemapresentando bom desempenho, mas osnúmeros daqui em diante merecem atençãoredobrada, considerando o quadro do mercadochinês, onde os preços do leitão, da carne, edo suíno vivo declinam acentuadamente,sinalizando para avanço da produção eabastecimento interno, o que pode resultar emredução de compras chinesas de outros países.

SuínosMercado brasileiro apresentou preços firmestanto no atacado como para o suino vivo nodecorrer desta semana. O ambiente denegócios apresentou boa fluidez, contudo,começou a ficar mais acirrado, com aperspectiva de alguns frigoríficos de que ademanda pelos cortes pode perder um poucode força no decorrer da segunda quinzenadevido a descapitalização das famílias. Dequalquer forma, a oferta de animais está maisjusta frente a demanda existente nestemomento, fator que garante sustentação dospreços. O alto preço da carne bovina é umelemento que pode favorecer os cortes suínosao longo dos próximos dias.

Capal Notícias | Ed. 24 | 18 de junho de 2021

Page 7: 18.06.21 - Capal Notícias

Boi Gordo

Leite- A segunda quinzena é marcada pelaestabilidade/queda nos preços, com variaçõesentre as regiões. Em Minas Gerais e Goiás, queainda sofrem com falta de leite, característicacomum do período, observamos estabilidadenos preços. No caso do Sul, a produçãocomeça a reagir, refletindo em queda nosvalores negociados, já que a oferta é um poucomaior; nores do que na última semana demaio;- No caso dos volumes das negociações, o spotapresenta menor volume de vendas nasegunda quinzena de junho, frente ao maiorvolume de compra. A movimentação pode serexplicada pelas queijarias, que estão optandopor produzir ao invés de negociar spot, visto os preços menos atrativos; junto ao períodode baixa produção das principais baciasleiteiras, que aumenta o volume de compra dospot;

- Para os próximos períodos, o cenário domercado provavelmente seguirá sendo depouca oferta de leite no campo e deimportações dificultadas pela baixadisponibilidade do Mercosul. A resposta sobreo que acontecerá com os preços deverá vir dademanda na ponta. Em caso de aceleraçãodesta, fica difícil que tenhamos queda nosvalores praticados. Se a demanda respondernegativamente, nem mesmo a baixa ofertadeve ser capaz de manter os preços empatamares tão elevados.

Informações de MercadoCapal Notícias | Ed. 24 | 18 de junho de 2021

MERCADO BRASILEIRO EM JUNHO - No mercado interno, a baixa oferta de animais para abate eo ritmo acelerado das exportações de carne bovina têm pressionado os preços do boi gordo. Naterça-feira, 15, o Índice CEPEA / B3 do boi gordo fechou em R $ 317,35 (62,93 dólares) por arroba(15 quilos), ligeiro 0,38% acima do registrado em 31 de maio.

- UHT apresentou leve aumento de valor nasegunda semana de junho. Demanda retraídacom as últimas altas observadas em maio,pressionando por menores preços. Relatos dequeda nos volumes negociados neste período;- Mercado de queijos, assim como UHT, comdemanda patinando. Embora também existapressão para queda nos preços, os níveis deestoque mais baixos relatados permitiram

maior firmeza nas negociações e estabilidadenos valores apresentados; - Leites em pó seguindo os demais derivados,com pressão por preços mais baixos. Enquantoo industrial ainda apresenta demandaaquecida, o fracionado reflete UHT e queijos,com a procura ainda baixa. Os valores dosleites em pó foram estáveis na segundasemana.

Page 8: 18.06.21 - Capal Notícias

A quinta-feira (17) foi um dia de baixas para omercado futuro de café. "Os preços do caféfecharam moderadamente mais baixos, com oarábica caindo para uma baixa de 3 semanas",afirma a análise internacional do site Barchart.Setembro/21 teve queda de 385 pontos,negociado por 151,60 cents/lbp, dezembro/21registrou baixa de 385 pontos, valendo 154,60cents/lbp, março/22 teve baixa de 380 pontos,valendo 157,30 cents/lbp e maio/22 registrouqueda de 370 pontos, valendo 158,70cents/lbp. Segundo a análise internacional, ospreços foram pressionados pelo retorno dosembarques do café colombiano, que estavamparalisados há mais de um mês. "Os preços docafé estão sob pressão depois que a Federação Nacional dos Cafeicultores disse na quinta-

feira a remoção dos bloqueios na Colômbiapermitiu que o café fosse levado aos portos eas exportações fossem retomadas", afirmou apublicação. As exportações da Colômbia,segundo maior produtor de café tipo arábicado mundo, registraram queda de 52% em maio,consequência da onda de protestos e violênciaque tomou o país. Os protestos foram contra onovo projeto de reforma tributária do governocolombiano, anunciado em abril. A análisevoltou a destacar que as últimas chuvas noBrasil também pressionaram o mercado nestepregão. A Somar Meteorologia informou nasegunda-feira que a precipitação em MinasGerais, a maior região de cultivo de arábica doBrasil, foi de 15,2 mm na semana passada.

Capal Notícias | Ed. 24/2021 | 18.06.2021Produção: Setor de Comunicação e Marketing

Foto - Capa: Nivaldo Ferreira - DAT TaquaritubaFale Conosco: [email protected] (43) 3512 1092 / (43) 99152 0678

/cooperativacapal @capal_cooperativa

Café

Informações de Mercado

DólarO dólar comercial fechou em queda de 0,71%no mercado à vista, cotado a R$ 5,0240 paravenda, no menor valor de fechamento do ano,em sessão de "ressaca" após as decisões depolítica monetária do Federal Reserve (bancocentral norte-americano), no qual adiantou quedeverá subir a taxa de juros antes do previsto,e do Comitê de Política Monetária (Copom),

que elevou a taxa Selic pela terceira vezseguida, a 4,25% ao ano, e sinalizou que devemanter o aperto monetário. Durante o dia, amoeda norte-americana oscilou entre a mínimade R$ 5,0090 e a máxima de R$ 5,0760.

Na CBOT, mercado se surpreende com o diade agressiva baixa nas commodities. Amovimentação do dólar deflagrado após areunião do FED derivou para uma grandeliquidação global nas commodities. Depois, aatitude da China em consumir estoques locaise importar o mínimo até outubro retirousuportes dos preços internacionais. Sem aChina o mercado perde força e desmonta aestrutura dos preços que se mostravamextremamente altos. O número de exportaçãosemanal muito ruim, com apenas 276 mil tons,pesou nos preços no dia. Com alguma chuvapara as próximas horas em Illinois,principalmente, o mercado aceitou a curva depressão nas cotações e fechou em limite debaixa.

A previsão de clima mantém boas chuvas parao coração do Meio-Oeste nas próximas duassemanas, mas retomou o quadro de chuvasabaixo do normal para as Planícies e ladoOeste do Meio-Oeste. Também colocougeadas para os estados que fazem fronteiracom o Canadá para os próximos dias. Omercado pode segurar o tom da baixa porconta desta variável climática. Assim comoocorreu no cenário externo, a quedasubstancial dos futuros em Chicago refletiunos preços domésticos, que já estavam emtendência de desvalorização com o início dacolheita do milho de segunda safra. Com isso, orecuo dos preços desestimulou as ofertas nomercado físico, que se manteve sem liquidez esem referencial claro de precificação.

Milho

Capal Notícias | Ed. 24 | 18 de junho de 2021