17ª edição do j4c

8
O prefeito de Redenção Nequinho assi- nou um convênio de comodato com a Mitra Diocesana de Taubaté para construção de um Ossário no Cemitério do bairro Carape- ba, que tem 210 anos e, foi construído para o sepultamento de escravos. A previsão é que o Ossário esteja pronto em junho deste ano e o espaço será aberto à visitação. O secretário de Cultura, Esporte e Recreação de Natividade, Tobias Evandro Alves disse, que as comemorações de aniversário e emancipação serão realizadas na cidade e nos bairros mais populosos. “Serão realizados Concurso de Poesia, Encontro de Violeiros, Festival de Música Sertaneja e outros eventos”. CÂMARAS MUNICIPAIS Ano I - D.C.M - Nº 17 - 27 e 28 de Abril de 2013 www.jornal4cidades.com.br SÃO LUIZ DO PARAITINGA NATIVIDADE DA SERRA REDENÇÃO DA SERRA LAGOINHA Vereador Laércio elogia o trabalho do prefeito Nequinho Jairo Pompom diz que denúncia foi enviada ao Ministério Público Vereadora Célia Faria quer equipes do PSF na Zona Rural de Natividade Vereador Diones continua aguardando providências da prefeitura Pág. 7 Pág. 7 Pág. 6 Pág. 6 Pág. 5 Pág. 5 Pág. 4 Pág. 4 Zé Galvão estará com Geraldo Alckmin dia 9 de maio REDENÇÃO DA SERRA NATIVIDADE DA SERRA SÃO LUIZ DO PARAITINGA LAGOINHA O prefeito Alex Torres está fechando par- ceria com o SESI e a Sabesp para que a popu- lação luizense possa participar dos projetos: Atleta do Futuro, Alimente-se bem, Corte Costura e Artesanato. A ideia do prefeito é utilizar o Complexo Esportivo Parque Inte- grado do Rio Paraitinga e outros espaços do município para a implantação dos projetos, inclusive na Zona Rural da cidade. Z é Galvão (PSDB) anuncia que terá audiência especial com o governador Geraldo Alckmin no próximo dia 9 de maio. Na ocasião o prefeito apresentará as principais reivindicações de Lagoinha e espera que todas sejam atendidas. “Nós estamos trabalhando para que o município se desenvolva de forma equilibrada. Estamos no começo do mandato, mas tomando atitudes que beneficiarão toda a população num futuro próximo”, concluiu o prefeito.

Upload: diego-anastacio-euzebio

Post on 13-Mar-2016

243 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

17ª Edição do J4C

TRANSCRIPT

Page 1: 17ª Edição do J4C

O prefeito de Redenção Nequinho assi-nou um convênio de comodato com a Mitra Diocesana de Taubaté para construção de um Ossário no Cemitério do bairro Carape-ba, que tem 210 anos e, foi construído para o sepultamento de escravos. A previsão é que o Ossário esteja pronto em junho deste ano e o espaço será aberto à visitação.

O secretário de Cultura, Esporte e Recreação de Natividade, Tobias Evandro Alves disse, que as comemorações de aniversário e emancipação serão realizadas na cidade e nos bairros mais populosos. “Serão realizados Concurso de Poesia, Encontro de Violeiros, Festival de Música Sertaneja e outros eventos”.

CÂMARAS MUNICIPAIS

Ano I - D.C.M - Nº 17 - 27 e 28 de Abril de 2013 www.jornal4cidades.com.br

SÃO LUIZ DO PARAITINGANATIVIDADE DA SERRA REDENÇÃO DA SERRALAGOINHA

Vereador Laércio elogia o trabalho do prefeito Nequinho

Jairo Pompom diz que denúncia foi enviada ao Ministério Público

Vereadora Célia Faria quer equipes do PSF na Zona Rural de Natividade

Vereador Diones continua aguardando providências da prefeitura

Pág. 7

Pág. 7

Pág. 6

Pág. 6

Pág. 5

Pág. 5

Pág. 4

Pág. 4

Zé Galvão estará com Geraldo Alckmin dia 9 de maio

REDENÇÃO DA SERRA NATIVIDADE DA SERRASÃO LUIZ DO PARAITINGA

LAGOINHA

O prefeito Alex Torres está fechando par-ceria com o SESI e a Sabesp para que a popu-lação luizense possa participar dos projetos: Atleta do Futuro, Alimente-se bem, Corte Costura e Artesanato. A ideia do prefeito é utilizar o Complexo Esportivo Parque Inte-grado do Rio Paraitinga e outros espaços do município para a implantação dos projetos, inclusive na Zona Rural da cidade.

Zé Galvão (PSDB) anuncia que terá audiência especial com o governador Geraldo Alckmin no próximo dia 9 de maio. Na ocasião o prefeito

apresentará as principais reivindicações de Lagoinha e espera que todas sejam atendidas. “Nós estamos trabalhando para que o município se desenvolva de forma equilibrada. Estamos no começo do mandato, mas tomando atitudes que benefi ciarão toda a população num futuro próximo”, concluiu o prefeito.

Page 2: 17ª Edição do J4C

ED

ITO

RIA

LAcho que o primeiro

dono foi um árabe cha-mado Salim Feres Abrahão. Era dono da fazenda que veio a ser do João Rodrigues e onde está a cidade nova. O velho Salim era um tanto impertinente, mas, pelo visto, gostava de arte, tanto que criou esta modalidade para a cidade onde residia. Acho que depois dele, o cinema foi explo-rado, por pouco tempo, pelo Zé da Farinha, um homem muito ativo, participante de todos os eventos que aparecessem, desde futebol a fantasias de carnaval. Era dono da fábrica de farinha que existia na saída da cida-de, antes daquele taquaral que nos levava ao bairro do Retiro. Esta fábrica foi explorada, de-

pois dele, por Tomé Ponciano Carioca e Sebastião Fagundes. Por último, quem cuidou do cinema foi o Zé da Ana, o ho-mem que mais vezes foi prefeito de Redenção, tendo adquirido o codinome de Zé Prefeito. Foi o último dono. Com ele se en-cerrou a vida de uma atividade maravilhosa, deslumbrante que trouxe entretenimento e cultura a toda uma geração.

É com nó na garganta que me lembro daquele cinema. Principalmente porque aquele local era utilizado para festas de formaturas, bailes, sessões so-lenes, brincadeiras dançantes, apresentações teatrais e tudo o mais que pudesse entreter e dar emoções ao nosso povo.

EDITORIAL2O Jornal 4Cidades é imparcial e está

aberto a todas as manifestaçõesO Jornal 4Cidades esclarece nesta 17ª Edição que

respeita a opinião de todos os leitores, está aberto a críticas e sugestões, no entanto, afirma que não tem posicionamento parcial sobre qualquer assunto. Nosso trabalho é realizado com a intenção informar a todos.

Até o momento não cerceamos ninguém a dar sua opinião, no entanto, não poder ter por nossa a opinião de quem quer que seja. As pessoas podem tem suas opiniões, mas, devem ter em mente que todas as notícias divulgadas no Jornal 4Cidades são de responsabilidade de seus declarantes.

Jamais será negado o direito de alguém se manifestar, desde que seja de forma honesta e adequada. É de nosso conhecimento que na política há a situação e a oposição e fazemos questão de esclarecer que não tomamos partido de um nem um dos lados.

O Jornal 4Cidades não irá interferir, nem impedir, que qualquer dos lados políticos dê sua opinião. O espaço não é destinado apenas a políticos! Quem quiser dar sua opinião, desde que dentro das normas éticas, pode se expressar enviando e-mail [email protected], com nome completo e telefone de contato.

As diferenças políticas entre os grupos dos quatro municípios de abrangência do Jornal 4Cidades é algo deles e, não é, nem será obrigatoriamente a pauta de nossas editorias. Nosso papel, como de todos os outros veículos de comunicação é tão somente informar imparcialmente.

É importante salientar que a equipe de reportagem do Jornal 4Cidade por diversas vezes faz contato com alguns políticos, mas os mesmos não atendem as ligações e quando atendem, não querem dar entrevista. Nas próximas reportagens daremos os nomes dos políticos que não estão informando aos seus leitores como estão trabalhando.

Aproveitamos a oportunidade para reforçar que nosso compromisso com as sociedades dos quatro municípios, é apenas servir como veículo de informação, mostrando a realidade independente se a mesma agrade ou desagrade uma ou mais pessoas.

Expediente

Cinema de Redenção

Estamos abrindo espaço a todos que quiserem publicar seus artigos, contos, histórias e curiosidades das suas cidades. Os interessados podem enviar os textos para o endereço eletrônico [email protected]. Estamos criando meios para que as pessoas também possam entregar seus textos escritos. O Jornal pretende abrir escritórios nas quatro cidades para melhor atender a municipalidade e a população de Lagoinha, Natividade da Serra, Redenção da Serra e São Luiz do Paraitinga.

Senhor, fazei de mim um instrumento da Vossa Comunicação.Onde tantos mistificam, que eu leve a palavra da verdade!Onde tantos procuram ser servidos, que eu leve a alegria de servir!Onde tantos fecham os olhos para a prática do bem, que eu abra meu coração para acolher!

Jornal 4Cidades – Parceria entre o Jornal Diário de Taubaté e GRAMVAP Grupo de Administração e Marketing do Vale do Paraíba. Endereço da Sede: Rua Marquês do Herval, 246, Centro, Taubaté- SP.

Distribuição: Lagoinha – Natividade da Serra – Redenção da Serra – São Luiz do Paraitinga e em Taubaté encartado no Jornal Diário de Taubaté para assinantes (aos sábados)

Jornalista Responsável: Oswaldo Ramos Junior -MTB nº 34088Assessoria Jurídica: Drº Robson Fernando BarbosaOAB nº 178089Diagramação: KMZE Agência de CriaçãoColunista: Paulo Pereira Contato Publicitário: (12) 9133.9447 Contato: (12) 3621-4679 / (12) 9133-9447

www.jornal4cidades.com.br [email protected]

Faça parte do nosso Jornal

Reflexões

Por Paulo Pereira

Fim...

Page 3: 17ª Edição do J4C

ACONTECE 3

O Sesc Taubaté apresenta neste domingo, dia 28, às 15h, show com Lady Zu, sucesso musical no final da década de 70.

Surgiu no cenário musical em 1977, com o compacto simples “A Noite Vai Chegar”, que ven-deu um milhão de cópias e entrou para a trilha da novela Sem Lenço, Sem Documento, elevando-a ao título de “Rainha das Discotecas Brasileiras”. Emplacou diversos sucessos nas paradas. Com 5 discos lançados, continua ativa com shows por todo o país, levando ao público grandes sucessos da soul e da disco music.

O show faz parte do projeto Sons da Tarde, que propicia a convivência social ambientada por canções e melodias compondo um repertório di-versificado. Lady ZuDia 28, às 15h. Grátis.

A primeira Dama de São Luiz do Paraitinga An-dreliza Torres, presidente do Fundo Social de So-lidariedade fez a abertura da Campanha do Aga-salho 2013 no último dia 25 na Praça Osvaldo Cruz . Na foto está a equipe de trabalho na arre-cadação dos agasalhos.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Com relação à matéria vei-culada na edição n.º 16 de 20 de abril último, gostaria de esclare-cer que não houve negligência por parte do ex-prefeito João Carlos Fonseca, com relação às emendas citadas, nos valores de R$ 30 e R$ 60 mil respectiva-mente.

Essas verbas não foram libe-radas por contingências do go-verno estadual e das respectivas secretarias, tendo sido recupe-radas para o orçamento deste ano. A prefeitura cumpriu, à época, os trâmites necessários, encaminhando a documentação devida.

Com relação à emenda de R$ 150 mil, também citada na referida matéria, esclareço que a mesma foi devidamente utili-zada pela administração muni-cipal para o calçamento de via pública no Loteamento.

Para este ano estou desti-nando uma nova emenda de R$ 150 mil, que devera ser utiliza-da para construção do portal da cidade, que somados às verbas anteriores já liberadas, atingem mais de R$ 1 milhão destinados à Redenção da Serra.

Da mesma forma, gostaria de reiterar que, em breve de-verá ser licitada a obra da SP 121, conforme solicitação nossa atendida pelo governador Ge-raldo Alckmin.

A bem da verdade, solicito a gentileza de fazer as devidas correções, em sua próxima edi-ção. Atenciosamente Padre Afonso LobatoDeputado Estadual

SESC TAUBATÉ APRESENTA SHOW COM LADY ZU

CAMPANHA DO AGASALHO

ACONTECE EM SÃO LUIZ DO PARAITINGA

Prefeito Alex e representantes do SESI no Complexo Esportivo Parque Integrado do Rio Paraitinga.

Alunos do Núcleo SESI Música no Centro Turístico e Cultural Nelson José de Oliveira em São Luiz.

Page 4: 17ª Edição do J4C

Depois de quase três meses de es-

pera, o prefeito de Lagoi-nha José Galvão da Ro-cha (PSDB), o Zé Galvão irá se encontrar com o governador Geraldo Al-ckmin numa audiência especial no próximo dia 9 de maio. Na ocasião o prefeito apresentará as principais reivindicações de Lagoinha e espera que todas sejam atendidas.

Entre os pedidos es-tão os asfaltamentos das Estrada: que liga Lagoi-nha a Pindamonhangaba, a Cunha, construção do acostamento da Estrada que liga Lagoinha a São Luiz do Paraitinga. “A principal reivindicação dentro da cidade é a re-cuperação da Av. Maria do Carmo Gouvea Ro-cha, que precisa de nova galeria de águas pluviais e asfalto”, disse o prefeito, lembrando que há outras necessidades na cidade,

porém são secundárias.No último dia 24, Zé

Galvão assinou o contra-to de parcelamento em 15 prestações da dívida com a Secretaria de Es-porte, Lazer e Juventude, cuja a primeira parcela no valor de R$ 9.332,00 será paga no próximo dia 10 de maio. “Essa dívida foi gerada em 1996”, lem-brou o prefeito.

Além disso, uma equi-pe da prefeitura esteve na Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo e, ficou acertado que no próximo dia 10 de maio será realizado uma reu-nião com representantes da Elektro, Sabesp, da Secretaria de Habitação de SP e da prefeitura de Lagoinha que trabalhará para encontrar um ca-minho para regularizar o bairro Mirante do Gon-zaga por meio do progra-ma Cidade Legal.

Zé Galvão disse tam-

bém que está tentando agendar uma reunião com a direção da CDHU para que sejam construídas as 46 casas no CDHU II.

“Nós estamos trabalhan-do para que o município se desenvolva de forma equilibrada. Estamos no começo do mandato, mas

tomando atitudes que be-neficiarão toda a popula-ção num futuro próximo”, concluiu o prefeito.

Zé Galvão entregará reivindicações a Geraldo Alckmin no dia 9 de maio

O vereador Jor-ge Luiz Ribeiro

(PPS), o Diones, apre-sentou três Indicações na Câmara Municipal de La-goinha, todas solicitando melhorias à população la-goinhense. Segundo ele, a Indicação de nº 54/2013 já foi atendida pela empresa Elektro, que substituiu as lâmpadas nos seguintes lugares: Avenida Alber-tino José Ferreira, Rua Virgilio Ribeiro Coelho, Rua do Cruzeiro, entorno da Quadra Coberta, Rua Vigário Rafael, Rua San-tíssimo Sacramento, Rua Agostinho Ribeiro San-tos, Rua José Inácio Mon-

teiro, Rua Francisco Pinto Ribeiro e Praça Galdino Claro.

Já as Indicações de nº 22/2013 e nº 23/2013 que solicitou melhorias no Cemitério Santíssimo Sacramento ainda nada foram atendidas. “Na In-dicação número 22/2013, eu solicitei ao prefeito que faça instalação de ilu-minação na parte recém inaugurada do Cemitério, assim como também re-paro e melhoria na ilumi-nação do Cemitério São Benedito. Na outra solici-tei a canalização de águas pluviais que escorrem do Cemitério e trazem para

a rua grande quantidade de material do referido Campo Santo”, disse o vereador, frisando que está aguardando provi-dências.

Diones disse que continua fiscalizando o transporte escolar que tem apresentado pro-blemas, por ser realiza-do por alguns veículos que estão em situação precária. “Eu continuo apoiando as atividades da Associações (APRU-LAG e ATL) na busca de recursos que possa favo-recer o desenvolvimento de suas atividades”, disse o vereador.

Vereador Diones continua aguardando providências da prefeitura

Governador Geraldo Alckimin e Prefeito de Lagoinha Zé Galvão

LAGOINHA4

Vereador Diones foto: www.portallagoinhasp.com.br

Page 5: 17ª Edição do J4C

O secretário de Cul-tura, Esporte e

Recreação de Natividade da Serra, Tobias Evandro Alves disse ao Jornal 4Ci-dades que está elaboran-do as comemorações dos 40 anos de Natividade e os 160 anos de emanci-pação do município. Dia 29 de maio é o dia da emancipação e será rea-lizado um ato ecumênico e outras apresentações. “O aniversário da cidade é dia 13 de agosto, mas estamos organizando o calendário da cidade, de forma que façamos várias comemorações”, disse o secretário.

As comemorações se-rão realizadas na cidade e nos bairros mais popu-losos como Pouso Alto, Vargem Grande, bairro Alto, Morro da Pedra e outros bairros. “Nó fare-

mos Concurso de Poesia, Encontro de Violeiros, Festival de Música Serta-neja e estamos estudando a possibilidade de realizar outros eventos”, disse To-bias Alves.

Além destas progra-mações a Secretaria de Cultura, Esporte e Re-creação de Natividade da Serra está cadastran-do os artistas locais para que eles se apresentem no ‘Arte na Praça’ que está sendo realizado nos fi-nais de semana, no coreto central da cidade. “Os ar-tistas interessados devem ir até o Centro Cultural e fazer seus cadastros e as-sim marcarem suas apre-sentações”, disse o secre-tário, explicando que por meio dos cadastros sabe-rá quais deles poderão ser inscritos no Revelando São Paulo.

Segundo Tobias Alves, o forte de Natividade é o artesanato feito em ma-deira, em couro e o cro-chê, atividades que terão apoio da prefeitura, com a intenção de ser uma fon-te de renda. “Nós vamos dar todo apoio possível, inclusive fazer a capacita-

ção das pessoas”, disse.O Secretário contou

que está trabalhando no resgate da Folia de Reis e do Moçambique da ci-dade, que por falta de in-centivo foi perdendo for-ça com o passar dos anos. “Nós estamos trabalhan-do no sentido de resgatar

nossas raízes culturais. Este ano queremos ins-crever um número maior de artistas no Revelando São Paulo, evento que as inscrições se encerram no final do mês de maio”, adiantou Tobias Alves.

Em anos anteriores Natividade participou do Revelando São Paulo com a Dança da Fita, feita por crianças, com o artesana-to e neste ano a previsão é que a culinária e outras apresentações musicais sejam inscritas no pro-jeto do governo do Esta-do. “Nós vamos valorizar nossos artistas, ter uma participação maior e de-pois daremos continui-dade às atividades cultu-rais, com a intenção de que isso seja uma atração turística para a cidade”, concluiu o secretário.

A vereadora de Na-tividade da Serra,

Célia de Fátima Amaral de Faria (PPS), disse ao Jornal 4Cidades que as Estradas da Zona Rural do município já estão sendo arrumadas, no en-tanto a reativação do fun-cionamento do Programa Saúde da Família, que foi interrompido em 2012, ainda não aconteceu. “O prefeito nomeou um novo Secretário de Saúde, vou marcar uma reunião com ele e descobrir quan-do o PSF será reativado”,

disse a vereadora.Segundo Célia Faria,

os bairros Vargem Gran-de, Palmeiras e adjacentes necessitam dos atendi-mentos do PSF, que pres-tam serviços preventivos na área da Saúde. “Esses bairros são populosos e estão distantes, por isso precisam do PSF. Muitos dos moradores da Zona Rural da cidade sofrem de hipertensão, diabetes e não tem condições de se locomoverem até a cida-de”, disse a vereadora.

Para ela o ideal era

que Natividade da Ser-ra tivesse três equipes de PSF, sendo que duas fica-ria para atender a Zona Rural da cidade. O Jor-nal 4Cidades entrou em contato com o prefeito Benedito Carlos de Cam-pos Silva (PSDB), o Dito Carlos e, segundo ele, a Zona Rural de Nativida-de será atendida pelo PSF. “Estamos trabalhando para que sejam formadas duas equipes do PSF para atender a Zona Rural do município”, disse o pre-feito.

Prefeito Dito Carlos com Secretário de Cultura Tobias Evandro.

Natividade prepara comemorações de seus 40 anos e dos 160 anos de emancipação

Vereadora Célia Faria quer equipes do PSF na Zona Rural de Natividade

NATIVIDADE DA SERRA 5

Vereadora Célia

Page 6: 17ª Edição do J4C

O vereador de Re-denção da Serra,

Laércio Domingues (PPS) disse, que está satisfeito com o trabalho do pre-feito Nequinho (PMDB), uma vez que o mesmo está atendendo as reivin-dicações dos moradores dos bairros: Carapeba, Veloso, João Corrêa, Pi-nheirinho e Gramado.

Segundo o vereador a prefeitura está fazendo o transporte de pessoas que

precisam fazer exames e consultas médicas todas as terças e quintas-feiras e o atendimento do Pro-grama Saúde da Família (PSF) passou a ser feito duas vezes por semana. “Eu conversei com o Ne-quinho, pedi pra ele aten-der a Zona Rural e ele está se esforçando para não deixar a população passar necessidades”, dis-se Laércio.

O vereador disse ain-

da que as obras nas Estra-das da Zona Rural deve-rão se iniciar na próxima semana. “O Nequinho é uma pessoa boa, tá fazen-do tudo que é possível na medida do possível. Nós temos de ter um pouco de paciência, ele está no co-meço de mandato e acre-dito que mais pra frente tudo será resolvido”, disse Laércio.

Com o objetivo de resgatar a história

de Natividade da Serra, o prefeito Benedito Mano-el de Moraes (PMDB), o Nequinho, assinou no úl-timo dia 24, um convênio de comodato com Mitra Diocesana de Taubaté, para a recuperação da Ca-pela do Cruzeiro e para a construção de um Ossá-rio ao lado da capela do Cemitério do bairro Ca-rapeba que tem 210 anos.

Segundo a secretária de Cultura e Turismo Rita de Cássia Bairão Camar-go no ano passado houve uma denuncia que havia ossos expostos no local e por este motivo a prefei-tura acionou a Diocese, proprietária do Cemi-tério, que informou que não tinha dinheiro para

fazer as obras necessárias. “Diante desta situação o prefeito fez um convênio de comodato, de forma que o Ossário será cons-truído, para que a história da cidade também seja preservada”, disse a secre-tária, lembrando que este espaço será aberto à visi-tação.

Rita Camargo conta que o Cemitério é anti-guíssimo e foi construído para enterrar escravos, mas depois da abolição não escravos também fo-ram enterrados no local. Pelo o que conta a Dona Maria, deve ter entre 100 a 150 corpos enterrados no Cemitério. “A princí-pio serão removidos 25 corpos que estão expos-tos”, disse a secretária.

A prefeitura de Re-

denção contratou um ar-queólogo que já fez a pes-quisa de campo e deverá começar a fazer as remo-ções em junho. “Todos

os ossos serão transferi-dos para o Ossário e será criado um documento, de forma que as pessoas que forem visitar o local

tomarão conhecimento sobre os corpos e sobre a história da cidade. Este trabalho também conta com a professora Olga da Unitau”, disse Rita Ca-margo.

Com relação à Capela do Cruzeiro, local onde ficam as obras do Mestre Justino, o espaço será res-taurado e depois servirá para apresentações musi-cais, exposições e demais formas culturais da cida-de. “Será um espaço Cul-tural aberto à visitação, o qual fará parte do roteiro turístico religioso”, disse Rita de Cássia, lembran-do que a restauração da Capela deverá ter início no próximo dia 4 de maio e a previsão é que o espa-ço seja inaugurado dia 15 de maio.

Nequinho trabalha pelo resgate da história de Redenção

Vereador Laércio elogia o trabalho do prefeito Nequinho

Prefeito de Redenção da Serra, Nequinho

REDENÇÃO DA SERRA6

Vereador Laércio

Curta nossapágina noFacebook

www.facebook.com/jornalquatrocidades

acesse nosso site

www.jornal4cidades.com.br

Page 7: 17ª Edição do J4C

O prefeito de São Luiz do Paraitin-

ga Alex Torres (PR) rece-beu no último dia 25 os seguintes representantes: Carlos Gouvêa da Sabesp e Roberta Borrego do SESI para tratar da par-ceria para a implantação dos projetos: Atleta do Futuro, Alimente-se bem, Corte Costura e Artesa-nato. A ideia do prefeito é utilizar o Complexo Es-portivo Parque Integrado do Rio Paraitinga e ou-tros espaços do municí-pio para a implantação dos projetos, inclusive na Zona Rural da cidade.

A parceria para a im-plantação dos projetos do SESI é feita da seguinte

forma: a prefeitura en-tra com a infraestrutura e professores, a Sabesp com a parte financeira e o SESI com a metodologia, material esportivo, trans-porte e lanches para os eventos.

Segundo Roberta Bor-rego, diretora do SESI, o programa Atleta do Fu-turo atende crianças de 6 a 17 anos em diversas modalidades esportivas. “Nós viemos conversar com o prefeito Alex para fechar a parceria e agora vamos formalizar o con-trato de parceria com a Sabesp para que as ativi-dades possam iniciar em agosto ou setembro de 2013 em São Luis”, disse a

diretora do SESI.Carlos Gouvêa disse,

que assim que receber a proposta de parceria do SESI a encaminhará para as instâncias de aprova-

ção, mas acredita que não haverá nenhum proble-ma. “Nós já temos esta parceria em Caraguatatu-ba e São Sebastião. Acre-dito que também seremos

parceiros em São Luis do Paraitinga”, disse o repre-sentante da Sabesp. Ro-berta Borrego conta que os programas: Alimente-se bem, Corte Costura e Artesanato visa à geração de renda às pessoas que participarem dos pro-gramas. “Atualmente o SESI já tem uma parceria com a prefeitura de São Luis do Paraitinga que é o Núcleo SESI Música, que aplica aulas de violão a 50 alunos de idades que variam entre 8 a 80 anos”, disse Roberta Borrego. As aulas de Violão são mi-nistradas no Centro Tu-rístico e Cultural Nelson José de Oliveira.

Alex Torres quer fechar parceria para implantação de projetos do SESI na cidade

O vereador de São Luiz do Paraitin-

ga Jairo Sebastião Barre-to Borriello de Adrade, (PPS), o Jairo Pompom, disse que entrou com re-querimento junto à pre-feitura solicitando o nome de todos os funcionários municipais que pediram afastamento, e constatou que foram deferidos os pedidos das professoras Ana Lucia Bilard e Nilde Bola. “No momento em que o município está pre-cisando de professores, o prefeito libera duas para irem trabalhar em outra prefeitura. Existe contra-dição nos atos do prefei-to, pois ele usou um carro de som para convocar os professores a trabalharem na prefeitura e liberou duas professoras”, disse Jairo Pompom.

O vereador disse, que ao mesmo tempo em que

duas funcionárias tive-ram o pedido de afasta-mento deferido, outros professores não puderam se afastar. “Eu não con-cordo . Porque duas co-seguiram e outros não?”, questionou Pompom.

Além disso, Jairo con-tou que a Comissão Es-pecial Permanente (CEP)

da Câmara de São Luiz, composta pelos vereado-res: Vanderson Virgílio Campos dos Santos, Luiz Roberto Antunes, Jairo Pompom, Valter Car-los Barbosa, José Carlos Monteiro de Campos, recebeu a denúncia fei-ta pela ex-assessora de Educação Flávia Sília, a respeito da contratação da nova empresa que está fazendo o transporte dos alunos. “A Comissão se reuniu e solicitamos que o prefeito nos enviasse os documentos, os quais foram analisados e, en-caminhados ao Ministé-rio Público (MP)”, disse Pompom, lembrando que a Comissão aguarda um parecer do MP para to-mar outras providências.

Outro LadoDe acordo com o De-

partamento Jurídico da prefeitura de São Luis do

Paraitinga, no dia 02 de abril de 2013, foram apre-sentados todos os docu-mentos solicitados pelo Ministério Público, re-ferente à contratação do serviço de Transporte Es-colar. Segundo o Jurídico, no dia 31 de dezembro de 2013 terminou a vigência do contrato de prestação do serviço do transporte dos alunos e, em feverei-ro foi feito um contrato emergencial para fazer o transporte dos alunos. “A contratação da empre-sa para prestar o serviço de transporte de alunos foi feito dentro da Lei nº 8666/93, atendendo todas as exigências do Detran, Inmetro e Departamen-to de Polícia Civil”, in-formou o Departamento Jurídico, frisando que em janeiro deste ano a ex-as-sessora de Educação so-licitou ao prefeito Alex

Torres (PR) a contratação emergencial de uma em-presa para fazer o trans-porte dos alunos.

O Jurídico da prefei-tura também informou que paralelamente à con-tratação emergencial, a prefeitura abriu o proces-so de licitação, o qual está tramitando e próximo de ser concluso. Outra infor-mação transmitida pelo Jurídico, é que o valor de mercado a ser pago na li-nha de transporte é de R$ 3,45 por Km rodado e, no contrato emergencial está sendo pago R$ 2,50 por Km rodado. Com relação ao afastamento das duas funcionárias públicas, o Departamento Jurídico informou que não houve nenhuma irregularidade, uma vez que o ato foi re-alizado com base na Lei 963/2001, em seu artigo nº 51.

Jairo Pompom diz que denúncia foi enviada ao Ministério Público“A Comissão se reuniu e solicitamos que o prefeito nos enviasse os documentos, os quais foram analisados e, encaminhado ao Ministério Público (MP)”

Alex Torres, Roberta Borrego e Carlos Gouvêa

SÃO LUIZ DO PARAITINGA 7

Page 8: 17ª Edição do J4C

UTILIDADE PÚBLICA8

São Jorge (23 de abril de 303) foi,

de acordo com a tradi-ção, um padre e soldado romano no exército do imperadorDiocleciano, venerado como mártir cristão. Na hagiografia, São Jorge é um dos san-tos mais venerados no catolicismo (tanto naI-greja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa como também na Comunhão Anglicana). Também é venerado em diversos cultos das religiões afro-brasileiras, onde é sin-cretizado na forma de Ogum.

É imortalizado no conto em que mata o dra-gão e também é um dos Catorze santos auxilia-res. Considerado como um dos mais proeminen-tes santos militares, sua memória é celebrada dia 23 de abril como tam-bém em 3 de novembro, quando, por toda parte, se comemora a recons-trução da igreja dedica-da a ele na Lida(Israel), onde se encontram suas relíquias, erguida a man-do do imperador roma-no Constantino I.

É o santo padroei-ro em diversas partes do mundo: Inglaterra, Portugal, Geórgia, Cata-lunha, Lituânia, Sérvia, Montenegro, Etiópia, das cidades de Londres, Barcelona, Génova, Re-ggio di Calabria, Ferrara, Friburgo em Brisgóvia, Moscou e Beirute, extra-oficialmente, da cidade do Rio de Janeiro (título oficialmente atribuído

a São Sebastião) e da ci-dade de São Jorge dos Ilhéus, além de ser pa-droeiro dos escoteiros, e da Cavalaria do Exército Brasileiro. Há uma tradi-ção que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em documen-tos lendários e apócrifos (decreto gelasiano do sé-culo VI), a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo.

História

Historiadores tem de-batido os detalhes exatos do nascimento de São Jorge por séculos, apesar da data de sua morte ser sujeita a pouco questio-namento. A Enciclopédia Católica toma a posição de que não há base para duvidar da existência histórica de São Jorge, mas põe pouca convic-ção nas histórias fantás-ticas sobre ele.

De acordo com as lendas, Jorge teria nas-cido na antiga Capadó-cia, região do centro da Anatólia que, atualmen-te, faz parte da Repú-blica da Turquia. Ainda criança, mudou-se para a Palestina com sua mãe após seu pai morrer em batalha. Sua mãe, ela própria originária da Palestina, Lida, possuía muitos bens e o educou com esmero. Ao atingir a adolescência, Jorge en-trou para a carreira das armas, por ser a que mais satisfazia à sua natural índole combativa. Logo

foi promovido a capitão do exército romanode-vido a sua dedicação e habilidade — qualidades que levaram o imperador a lhe conferir o título de conde da Capadócia. Aos 23 anos passou a residir na corte imperial em Ni-comédia, exercendo a função de Tribuno Mili-tar.

Nesse tempo sua mãe faleceu e ele, tomando grande parte nas rique-zas que lhe ficaram, foi-se para a corte do Impe-rador Diocleciano.

Em 302, Diocleciano (influenciado por Galé-rio) publicou um édito que mandava prender todo soldado romano cristão e que todos os outros deveriam ofere-cer sacrifícios aos deu-ses romanos. Jorge foi ao encontro do imperador para objetar, e perante todos declarou-se cris-tão. Não querendo per-der um de seus melhores tribunos, o imperador tentou dissuadi-lo ofe-recendo-lhe terras, di-nheiro e escravos. Como

Jorge mantinha-se fiel ao cristianismo, o impe-rador tentou fazê-lo de-sistir da fé torturando-o de vários modos. E, após cada tortura, era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renega-ria a Jesus para adorar os deuses romanos. Toda-via, Jorge reafirmava sua fé, tendo seu martírio aos poucos ganhado notorie-dade e muitos romanos tomado as dores daquele jovem soldado, inclusive a mulher do imperador, que se converteu ao cris-tianismo. Finalmente, Diocleciano, não tendo êxito, mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303, em Nicomédia (Ásia Me-nor).

Os restos mortais de

São Jorge foram trans-portados para Lida (An-tiga Dióspolis), cidade em que crescera com sua mãe. Lá ele foi sepultado, e mais tarde o impera-dor cristão Constantino mandou erguer suntu-oso oratório aberto aos fiéis, para que a devoção ao santo fosse espalhada por todo o Oriente.

Pelo século V, já havia cinco igrejas em Cons-tantinopla dedicadas a São Jorge. Só no Egito, nos primeiros séculos após sua morte, cons-truíram-se quatro igre-jas e quarenta conventos dedicados ao mártir. Na Armênia, em Bizâncio, no Estreito de Bósforo na Grécia, São Jorge era inscrito entre os maiores santos da Igreja Católica.

São Jorge

Anuncie no jornal da sua cidade | w w w . j o r n a l 4 c i d a d e s . c o m . b r |