17/06/2015 - jornal semanário - edição 3.139

16
Saúde UPA inicia atendimentos amanhã Unidade irá funcionar no lugar do PA 24 Horas e dará mais agilidade aos serviços à comunidade Página 5 Páginas 6 e 7 Números do abandono nas escolas seguem altos e preocupam Conselho Tutelar e Ministério Público Educação BENTO GONÇALVES Quarta-feira 17 DE JUNHO DE 2015 ANO 48 N°3139 R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br Ações públicas não diminuem evasão escolar CRISTIANO MIGON

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 22-Jul-2016

223 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

17/06/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.139 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 17/06/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.139

Saúde

UPA inicia atendimentos amanhãUnidade irá funcionar no lugar do PA 24 Horas e dará mais agilidade aos serviços à comunidade Página 5

Páginas 6 e 7

Números do abandono nas escolas seguem altos e preocupam Conselho Tutelar e Ministério Público

Educação

BENTO GONÇALVESQuarta-feira17 DE JUNHO DE 2015ANO 48 N°3139

R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br

Ações públicas não diminuem evasão escolar

CRISTIAN

O M

IGO

N

Page 2: 17/06/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.139

Quarta-feira, 17 de junho de 20152 Opinião

SEDEWolsir A. Antonini, 451

Bairro Fenavinho - Caixa Postal 12695 700.000 - Bento Gonçalves - RS

ESCRITÓRIO CENTRALMal. Deodoro, Centro, 101Galeria Central - Sala 501

DIRETOR PRESIDENTE HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

DIRETORES ANA INÊS FACCHIN

HENRIQUE ANTÔNIO FRANCIO

FALE COM A GENTE

Telefones:Central/Fax: 3455.4500

Escritório Centro: 3452.2186Rádio - Estúdio: 3455.4530

Rádio - Coordenação: 3455.4535Noi - 3455.4513 ou 9923.1411

Atendimento ao assinante: 3055.3073 ou 9971.6364

E-mails:[email protected]

[email protected]@radiorainha.fm.br

[email protected]

Sites:www.jornalsemanario.com.br

www.radiorainha.fm.brwww.revistanoi.com.br

JORNALISTA RESPONSÁVEL HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

Registro Prof. DRT 3321

CirculaçãoQuartas-feiras e sábados

Somos filiados à ADJORI / RSEste jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados e não devolve

originais que não foram publicados.

EXPEDIENTE

Siga-nos no Twitter:@jsemanario

Curta a fan-page:on.fb.me/jsemanario

Leia também no nosso site:www.jornalsemanario.com.br

Semanário na Internet

REPRESENTANTE EM PORTO ALEGRE Grupo de Diários

Rua Garibaldi, 659, Conjunto 102Centro - POA - Fone: (51) 3272.9595

e-mail: [email protected]

A proliferação do ódioDuvido que alguém, em algum tempo, tenha testemunhado tanto

rancor, tantas agressões, tanto ódio quanto o que se vê e se sente atu-almente. Eu comentava com amigos no sábado, na ExpoBento, sobre isso. Por incrível que pareça aos mais jovens, houve um tempo em que as campanhas políticas se desenvolviam com comícios em praças públicas e/ou em recintos fechados, onde os candidatos aos diversos cargos dis-corriam sobre suas propostas e projetos, com os quais tentavam seduzir os eleitores – que compareciam em grande número, diga-se – visando conquistar seus votos. Promessas de campanha? Sim, havia. E muitas. Mentiras? Sim, havia. E muitas. Mas, finalizado o pleito, os vencedores assumiam seus cargos e os derrotados faziam oposição normal, cobran-do promessas e exigindo ações sem, contudo, disseminar o ódio e o ran-cor. Os vencedores podiam governar, bem ou mal, mas podiam exercer suas funções com tranquilidade. Vereadores (não eram remunerados, exerciam suas funções públicas com dedicação e orgulho por servir sua comunidade), deputados estaduais, federais e senadores tinham a mis-são precípua de fiscalizar os governos e legislar. Defendiam os interesses da população, não os seus próprios. Estranho, não? O que houve, afinal, para essa guinada total e absoluta na política? Corrupção? Obviamente, não, pois ela sempre existiu e até em volume maior. Há quem afirme que durante o golpe militar-civil não havia corrupção. Sabe nada, inocente! Itaipu, Ponte Rio-Niterói, rodovia transamazônica e tantas outras – o en-

tão ministro Mário Andreazza dizia que “progredir é construir estradas” (para deleite da indústria automobilista) -, grandes obras foram alvo de desvios de verbas, mesmo que os presidentes militares não participas-sem da distribuição delas. E o que dizer da construção de Brasília? Mui-tos enriqueceram com ela. Só quem vive em outro planeta pode ignorar isso tudo. Não se debite, portanto, à corrupção essa mudança radical na política partidária brasileira. O que mudou, no meu entender, foi a for-ma com que os “donos do Brasil” passaram a encarar a ameaça aos seus domínios antes inatingíveis. Faziam e desfaziam ao seu bel prazer, sem contestações. Elegiam os principais políticos para os principais cargos e os comandavam. No golpe militar-civil aliaram-se aos milicos para man-ter o controle. Depois, com o advento disso aí que chamam de “demo-cracia”, o domínio dos “donos do Brasil” acentuou-se, notadamente com o controle que passaram a exercer sobre a grande imprensa, a exemplo das empreiteiras, bancos, ruralistas, grandes empresas, etc. Deixaram o PT de Lula crescer sob determinadas condições. Como o controle do Bra-sil ficou ameaçado, chamaram a grande imprensa e políticos aliados de toda hora para disseminar o ódio, visando retomar o poder. Custasse o que custasse. Mesmo se fosse, como está sendo, a própria estabilidade do Brasil como Nação. E as redes sociais colaboram sobremaneira - como uma manada desgovernada - para disseminar esse ódio fratricida, que levará o Brasil à bancarrota. Quem viver, verá!

Antô[email protected]

[email protected]

Marcelo DargelioBastidores

Quando um filho anda na rua, ele é um pedaço físico nos-so. Eles são uma extensão da nossa imagem. Por isso mes-mo, precisamos zelar pela sua educação, mesmo que, para isso, tenhamos que ser mais duros com os garotos.

Porém, isso não acontece. Meninos e meninas, principal-mente os adolescentes, torna-ram-se inconsequentes e sem medo de fazer coisas erradas. São inerentes aos xingões e até puxões de orelhas. Sabem que a dureza dos pais não dura 24

horas. Os filhos não ficam mais de castigo, infelizmente.

Quando o pai o proíbe de sair de casa por ter aprontado algo, mantém sua mordomias, como o celular de última geração e a internet. A situação educacio-nal destes adolescentes está quase fora de controle, e é in-depende da classe social.

Será que a culpa é realmente deste mundo moderno ou os pais ficaram mais liberais, ao evitar que seus filhos tivessem uma educação mais rígida como eles tiveram antigamente.

Estudos em segundo plano II

Um tema polêmico e delicado vem ganhando espaço nas dis-cussões das redes sociais, que é a causa animal. Como certeza, pro-teger os bichos e evitar que eles sofram maus tratos é de funda-mental importância. O trabalho realizado por estes abnegados é relevante e cada vez mais neces-sário nos dias de hoje.

Porém, porque os moradores de rua não merecem a mesma atenção? Vejo as campanhas de agasalho para os carentes, mas não enxergo um empenho ou

dedicação para auxiliar pessoas vulneráveis e que precisariam de um auxílio.

Os animais ganharam um es-paço importante na vida das pessoas e precisam de muito ca-rinho e atenção. Mas será que o ser humano também não precisa desta dedicação?

A maioria acredita que cuidar das pessoas é um papel do Poder Público, que não o faz ou faz pou-co por diversos motivos. É uma questão séria e que precisa ser discutida de forma mais digna.

Pessoas x animais

Direitos para quem?

Estudos em segundo planoA edição de hoje traz uma re-

portagem especial sobre a preo-cupação do Conselho Tutelar e Ministério Público com a evasão de crianças e adolescentes da escola. Os números são altos e não baixam há vários anos.

Os alunos sabem que preci-sam estudar, mas deixam para o segundo plano. Agora, inven-te de dar a eles um celular de última geração para ver o que acontece. Sabem tudo, domi-nam o aparelho como poucos e não precisam de pressão para

aprender o seu funcionamento.A evasão escolar se deve à fal-

ta de interesse por qualquer coi-sa que lhes exija um pouco mais de comprometimento. Com têm casa, comida e roupa lavada, acham que não precisam dar a sua contrapartida que é, sim-plesmente, ir à escola e estudar.

Nem a ameaça (para não di-zer vergonha) de ser chamado ao Ministério Público parece incomodar os pais que viraram reféns de seus filhos, que vão se tornar adultos irresponsáveis.

Os deputados Catarina Paladini (PSB), Manuela D’Ávila (PC do B), Pedro Ruas (PSOL), Miriam Mar-roni (PT) e Jeferson Fernandes (PT) encaminharam nesta segun-da-feira, 15, um projeto de lei que tem como objetivo conceder passe livre para apenados do semiaberto, filhos e cônjuges em ônibus inter-municipais. A proposta nasceu de debates na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia e elen-ca uma série de condições para a concessão do benefício. O projeto concede o passe livre aos detentos do regime semiaberto que estejam

usufruindo do direito à saída tem-porária, além de filhos e cônjuges que tenham renda per capita in-ferior a 1,5 salário mínimo (duas passagens por mês). Os parentes de presos dos regimes fechado tam-bém teriam direito ao benefício.

Estamos acompanhando uma inversão de valores, onde quem co-mete delitos recebe regalias e bene-fícios, sustentados por quem paga seus impostos e suas contas em dia. Sempre tive minhas restrições com os chamados “direitos humanos” que normalmente olham apenas para aqueles que cometem delitos.

Page 3: 17/06/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.139

PainelQuarta-feira, 17 de junho de 2015 3Opinião

A Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (Segimu) vai reinstalar nos próximos dias o semáforo de pedestres na lateral esquer-da da rua Marechal Deodoro, na Via del Vino. O equipamento público foi destruído durante um acidente de trânsito ocorri-do na madrugada deste domin-go, 14. Até a colocação do novo sinalizador, o pedestre deve ter atenção ao atravessar no trecho. Para reforçar a segurança no lo-cal, funcionários da secretaria retiraram os pedaços do equi-pamento e sinalizaram com um cone. O secretário Mauro Moro solicita a compreensão da po-pulação no sentido em atentar para aquela sinalização a fim de evitar acidentes de trânsito, pois todos os semáforos daque-le cruzamento com a rua Salda-nha Marinho foram adequados para permitir a passagem si-multânea de pedestres em to-das as direções.

O juiz de Direito, Rinez da Trindade, com mais de 25 anos de magistratura, e que, no passado, já atuou perante a Comarca de Bento Gonçalves por mais de cinco anos, foi recentemente promo-vido a desembargador pelo Tribunal de Justiça do Estado do RS.

Após ingressar na magistratura em 1990, atuou como juiz em diversas comarcas, dentre elas, Restinga Seca, Cachoeira do Sul, Bento Gonçalves e Porto Alegre, nesta última como titular da Vara de Execuções Criminais, e inclusive, como diretor do Foro Central.

Por sua destacada atuação e relevantes serviços prestados às co-munidades, onde exerceu a magistra-tura, recebeu várias honrarias, dentre elas, a Medalha Aristides Bertuol, ou-torgada pela Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, e o título de Cidadão de Porto Alegre, concedido pela Câ-mara de Vereadores da Capital.

Mestre em Ciências Políticas e Pro-fessor em Direito, foi também diretor da Associação dos Juízes do Rio Gran-de do Sul (Ajuris) e, ultimamente, atuava como corregedor e juiz-asses-sor da Presidência do Tribunal de Jus-tiça do Estado.

Aprovado na Câmara de Ve-readores na última segunda--feira, 15, o Plano Municipal de Cultura (PMC), aguarda agora a sanção do prefeito. O projeto tramitava em regime de urgên-cia e devia ser apreciado em votação única. A norma esta-belece as metas da cidade para o setor nos próximos dez anos.

O PMC é uma ferramenta im-portante e imprescindível que garante a inserção do municí-pio de Bento Gonçalves no Sis-tema Nacional de Cultura. Suas principais demandas são: siste-matizar os programas e ações

das políticas públicas para a cultura do município; elencar um conjunto de ações futuras e proporcionar aos cidadãos a oportunidade de participar cada vez mais e em melhores condições da vida cultural e ar-tística do município.

Para o presidente do Con-selho Municipal de Cultura, Cristian Bernich, a regra trará alterações significativas para a cidade. “O plano é um diag-nóstico do município, por meio dele poderemos, por exemplo, reivindicar a construção de um teatro municipal”, afirma

Estudantes do curso de Te-atro da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) fizeram um protesto inusitado na tarde da segunda-feira, 15, na BR-470, no trecho entre os municípios de Carlos Barbosa e Salvador do Sul. O grupo re-clama das péssimas condições da rodovia, por onde transi-

tam diariamente até Monte-negro, e pedem a recuperação do trecho. As acadêmicas Tha-ís Pegoraro, Mônica Blume e Máhrcia Carraro encenaram situações comuns do dia a dia nos buracos da via, como to-mar banho, lavar roupa e co-zinhar alimentos.

Seria cômico, se não fosse trá-

gico. Nestes pontos, a rodovia está sem nenhuma conservação ou cuidado. Entre Bento Gon-çalves e Montenegro, o grupo contou 773 buracos, que danifi-cam pneus e rodas dos veículos que circulam pelos 77 quilôme-tros da rodovia. O pior de tudo é que não há previsão de recupe-ração da pista tão cedo.

Encenação nos buracos da BR-470

Semáforo da Via del Vino

Juiz de Direito que atuou na cidade é promovido a desembargador

Câmara de Vereadores aprova o Plano Municipal de Cultura

É normal os fiscais da Zona Azul emitirem multas antes dos 10 minutos de tolerância?Envie sua sugestão de pergunta no e-mail: [email protected]

A pergunta que não quer calar

Segundo o Ministério das Cidades, o prazo para obri-gatoriedade de uso do extintor do tipo ABC nos auto-móveis será prorrogado por mais 90 dias. O último prazo para os motoristas se adequarem à norma era 1º de julho, mas a pasta pediu que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) alterasse a data.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) deve publicar nova resolução para definir a partir de que dia a exigência passará a valer. A multa pela falta do extintor co-meçaria em 1º de janeiro deste ano, mas o Denatran adiou para abril e, posteriormen-te, para 1º de julho, e agora terá uma nova data. A falta do equipamento é o motivo para o novo adiamento.

Uso do extintor ABC é adiado

MA

RCELO DA

RGELIO

DIVU

LGA

ÇÃO

Page 4: 17/06/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.139

Quarta-feira, 17 de junho de 20154 Geral

Paulo Vicente Caleffi

Crônica

Maratonistas

Na madrugada de domingo, frio que congelava, as quatro maratonistas se mandaram para a capital do Estado a fim de correr na Maratona Internacional de Porto Alegre.

Três horas da manhã: a Dalila, a Maité, a Elizan-gela e a Daiane já estavam na estrada. Nem sequer desceram do carro para as primeiras largadas dos maratonistas pois estavam inscritas numa modali-dade de 10 km x 4 competidoras.

Na zoeira dos competidores só se escutava sobre o “charme” das atletas, cada equipe desfilando mais papo e beleza que a outra. A equipe das “gurias”, com humildade, escutava o garganteado sem se importar com o sucesso da prova. Não almejavam um lugar de destaque, até porque a Maité estava com uma lesão no pé.

Correram com brio e ficaram felizes por terem, to-das, chegado até o final de seus objetivos. Era muita gente se abraçando, novo garganteado, pessoas feli-zes pela competição e tudo o mais.

As quatro decidiram voltar cedo para casa. Que-riam o resto do dia com a família e livrar-se do trân-sito do final de semana.

Os maratonistas profissionais se saíram muito bem em Porto Alegre, com tempos de fazer inveja. Todos estão com os olhos voltados para as Olimpíadas do Rio de Janeiro.

As quatro de Bento, despretensiosamente, regres-saram para casa sem maiores preocupações. O re-gresso foi tranquilo.

SURPRESA: na tarde daquele domingo a Maité li-gou para a Dalila:

- “Eu não estou acreditando! Na Internet consta que fomos classificadas em terceiro lugar. Confere aí!.”

Sim! Foram as terceiras colocadas.Na pressa da volta nem consultaram a classificação

das equipes e o pódio ficou vazio. Que droga! Foram chamadas e não estavam presentes.

É claro que faria muito bem para o EGO estar no pódio, sendo observadas por tantas gargantas engo-lindo a seco, aquelas das garganteadoras.

Não faz mal! Outras maratonas virão.

PDT reconduz Speranza ao comando do Diretório

Política

Eleição foi na manhã de domingo com a participação de 140 filiados

Terminou com uma eleição por aclamação a Conven-

ção Municipal do PDT no do-mingo, 14. Tanto a lista para o diretório, composta de 45 nomes titulares e 15 suplentes, quanto a chapa para a executi-va foram únicas. Desta forma, foi com uma salva de palmas que o presidente Evandro Spe-ranza acabou sendo conduzi-do para o seu quarto mandato consecutivo no comando da sigla. Com ele formam a dire-toria, Manoel Nobre (1º vice), Juarez Piva (2º vice), Revelino Soares (financeiro), Margarete Bottega Tomasini (secretária), Neiva Poletto e Valdecir Durli (vogais) e Jocelito Tonietto (lí-der de bancada na Câmara).

Dos cerca de 1.700 filiados ao partido em Bento, 140 as-sinaram a lista de presença na manhã de domingo, no plená-rio da Câmara. Votaram favo-ráveis a nominata 139 filiados com um voto contrário. Pas-sava um pouco das 11h30min

quando a única chapa inscrita para a Executiva foi aclamada com uma salva de palmas pelos membros presentes.

O presidente Evandro Spe-ranza discursou em seguida, pregando a união do partido e afirmou que eventuais adver-sários estão fora e não dentro da agremiação. Ele também enfatizou o fato do PDT Muni-cipal não ser uma sigla que visa cargos. “Estivemos fora do úl-timo Governo e não formamos o atual também. Não somos ´carguistas´. Nosso objetivo é o bem do povo de Bento Gon-çalves”, garantiu, ao prometer que já iniciou o diálogo com outros partidos tendo em vista as eleições de 2016.

Sem Rubbo

Durante as quatro horas de duração da convenção vá-rias lideranças se revezaram no microfone enquanto os filiados votavam. Entre eles, o presidente do Legislativo, Valdecir Rubbo, que pregou a união e a abertura do diretó-

rio a todos os filiados. Mesmo assim, chamou a atenção, o fato de Rubbo estar ausente da chapa do diretório.

O vereador se elegeu verea-dor com 1.798 votos em 2012. O próprio presidente estadual da sigla, o deputado federal Pompeo de Mattos chegou a intervir ligando para o verea-dor na manhã de sábado, 13, para pedir que ele aceitasse estar presente no novo diretó-rio. Mas nem isto fez com que o presidente da mesa do Le-gislativo voltasse atrás em sua decisão de ser um espectador no último domingo. Para Rub-bo não houve transparência na formação da lista e a combina-ção de uma construção conjun-ta foi rompida. Argumentou ainda que nomes históricos do partido, como o de Maria Tere-sa Rizzardo, ficaram de fora.

O presidente Speranza tem outra versão. Diz que o pre-sidente da Câmara e o ex--presidente Giancarlo Zanete tentaram lançar uma chapa própria, mas não obtiveram assinaturas suficientes.

GERSO

N LEN

HA

RD

Evandro Speranza, o terceiro da esquerda para a direita, foi eleito por aclamação e conduzirá o partido

Gerson Lenhard [email protected]

Page 5: 17/06/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.139

Quarta-feira, 17 de junho de 2015 5Geral

Novidades da UPAAté o mês de julho será im-

plantado o sistema de pron-tuário eletrônico, o que vai di-minuir o uso de papéis e dar mais agilidade aos contatos entre a unidade e as UBSs;

Também no mês que vem será instalado o Raio-X Digi-tal, serviço que vai agilizar os atendimentos aos pacientes e facilitar o encaminhamen-to dos resultados aos médi-cos nas UBSs;

A UPA está equipada com aparelhos que permitem a estabilização dos pacientes em estado grave. Este tipo de serviço faz com que a co-munidade tenha mais uma alternativa para os casos de urgência e emergência, além do Hospital Tacchini.

Saúde

UPA começa a funcionar amanhãComunidade terá atendimento em um espaço com equipamentos novos e que devem agilizar o serviço na unidade

Marcelo [email protected]

A Unidade de Pronto Aten-dimento (UPA) de Bento

Gonçalves entra em funcio-namento a partir de amanhã. O serviço estará disponível à população a partir das 8h em um espaço com novos equipa-mentos e maior capacidade de atendimentos. A inauguração oficial acontece no dia 4 de ju-lho, com a presença confirma-da do governador do Estado José Ivo Sartori.

De acordo com o coordenador médico da Secretaria Municipal de Saúde, Marco Antônio Ebert, a UPA inicia suas atividades em substituição ao Pronto Atendi-mento (PA) 24 Horas, que será desativado gradativamente. Ele explica que nos primeiros dias ainda serão utilizados os serviços de Raio-X e também de exames laboratoriais da an-tiga unidade.

Ebert revela que a abertura foi antecipada porque todos os testes de segurança foram rea-lizados com êxito, permitindo que a unidade esteja apta a re-ceber os pacientes da comuni-dade. Os atendimentos serão realizados utilizando o sistema de classificação de risco (com as cores verde, amarelo e ver-melho) como é feito no PA 24 Horas. Porém, o coordenador médico destaca que tanto a população, quanto os funcio-nários terá mais comodidade e conforto no novo local. “Tra-balhamos muito para vermos este sonho realizado. A comu-nidade de Bento Gonçalves merece um serviço de saúde de qualidade”, destaca Ebert.

O coordenador destaca que a UPA será mantida com recur-sos próprios, como já aconte-cia com o Pronto Atendimento. Mesmo assim, Ebert revela que a unidade está credenciada para receber recursos dos governos

estadual e federal. “Todo o re-curso que recebermos será bem--vindo. A abertura da unidade é um passo importante, mas não queremos parar por aqui. Há muito coisa ainda para ser rea-lizada”, projeta o coordenador.

Três anos e meio de espera

A pedra fundamental do en-tão Hospital do Trabalhador foi colocada em solenidade festiva pelo então prefeito Roberto Lu-nelli. O projeto era de um Pron-to Atendimento e ala de inter-nação com 104 leitos, além de duas salas cirúrgicas. Em outu-bro de 2011, devido aos proble-mas financeiros na Prefeitura, as obras foram interrompidas e retomadas em outubro de 2013, já na administração do prefeito Guilherme Pasin. Com isso os planos mudaram. O Município cancelou o contrato com a En-geporto, empresa responsável

pela obra, e abriu um novo pro-cesso licitatório. A UPA passou por uma reforma completa du-rante um ano e meio para abrir suas portas à comunidade.

Porém, o objetivo do Poder Público agora é encaminhar os novos projetos para a constru-ção do futuro hospital. A casa de saúde vai dispor de 250 leitos e oito salas cirúrgicas, quando o projeto for concluí-do inteiramente. “Precisamos oferecer o serviço de cirurgias de alta e média complexidade para que o futuro hospital se torne auto-sustentável”, justi-fica o prefeito.

A construção das novas salas e do setor de patologias já está em fase de elaboração do edital de licitação, mas ainda não tem data para ser definida. O futuro hospital deve auxiliar no atendi-mento de pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS), servido de apoio ao serviço que é dispo-nibilizado no Hospital Tacchini.

Page 6: 17/06/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.139

Quarta-feira, 17 de junho de 20156 Geral

Salário menor sem divisão. Será?

Gerson [email protected]

A evasão escolar faz parte dos debates e reflexões

do dia a dia da educação bra-sileira e ocupa espaço de rele-vância no cenário das políticas educacionais. Entretanto, por mais expressivo que se mostre o interesse público na diminui-ção do número de desistência, os índices continuam crescen-do. Segundo o relatório anual do Programa das Nações Uni-das para o Desenvolvimento (PNUD) um em cada quatro alunos que iniciam o ensino fundamental abandonam a es-cola antes de completar a últi-ma série. Em Bento Gonçalves, o cenário não é diferente. De acordo com dados captados por meio da Ficha de Comu-nicação do Aluno Infrequente (Ficai), a taxa de abandono es-colar registrada não apresenta diminuição significativa no nú-mero de alunos evadidos nos últimos dois anos.

O cadastro revela que entre 2013 e 2015, mais de 1.600 alunos abandonaram os edu-candários da cidade por razões sociais e financeiras, como a desestruturação familiar, as políticas de governo, o desem-prego, o baixo desempenho, a reprovação, a escola e a pró-pria criança.

De acordo com o Conselho Tutelar, órgão responsável por analisar, encaminhar e postu-lar as Fichas, em 2013, foram processadas 711 Ficai. Em 2014 o número permaneceu estável, apresentando 698 notificações e em 2015, a estimativa é que o valor também não apresente queda significativa.

As causa para o cenário, de acordo com o coordenador do Conselho Tutelar de Ben-to Gonçalves, Lauri Cunico, são muitas e variam desde di-ficuldades na aprendizagem, até problemas de negligência familiar e uso de drogas. “Os responsáveis pelos alunos in-frequentes são notificadas e é solicitada a vinda até a institui-ção para que possamos analisar o caso e decidir qual a melhor providência a ser tomada”, ex-plica. Em casos mais complica-

dos, como os que envolvem uso de drogas ou atos infracionais, é feito o encaminhamento ao Centro de Referência da Assis-tência Social (Creas), para ava-liação profissional.

A maior incidência de casos na cidade está no ensino mé-dio, em adolescentes com faixa etária entre 14 e 17 anos, ma-triculados no turno da noite das escolas. A explicação para a estabilidade, de acordo com o coordenador da 16ª Coorde-nadoria Regional de Educação (CRE), Leonir Olimpio Raza-dor, pode estar na incapaci-dade de administração entre trabalho e escola. “É uma rea-lidade comum ao meio escolar que os alunos de baixa renda abandonem os estudos para trabalhar. Tudo depende do contexto social onde o aluno está inserido e a importância da valorização ou não do estu-do pelas famílias”, afirma.

A solução para a diminuição do quadro, para a secretária de Educação, Iraci Luchese Vas-ques, está na criação de redes de apoio e conscientização. “Embora na rede municipal o índice não seja tão significati-vo, com mais prevalência nos alunos do turno da noite, esta-mos trabalhando em parceria com o Ministério Público na criação de um projeto de inova-ção metodológica objetivando o regresso e a permanência dos estudantes nas escolas”, revela.

Segundo a Lei de Dire-trizes e Bases da Educação (LDB9394/96) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), um número elevado de faltas sem justificativa e a eva-são escolar ferem os direitos das crianças e dos adolescentes.

Em busca de alternativas

Na tentativa de diminuir a in-cidência, na tarde do dia 9 de junho, o promotor de justiça El-cio Resmini Meneses, acompa-nhado pelo juiz Rudolf Carlos Reitz e representantes da esfera penal e educacional da cidade, realizaram uma reunião para deliberar sobre o assunto.

Durante o encontro foram apresentados os trabalhos que já vêm sendo realizados na ci-dade e manifestos sobre o tema, como a dificuldade na mobili-zação de pais ou responsáveis, falta de profissionais para o atendimento psicológico, ne-cessidade de trabalhos coletivos e a destinação de uma verba pú-blica para a realização de servi-ços e projetos. Como resultado da reunião, foi determinada a realização de um seminário, com elaboração programada para 16 de julho, tendo respon-sabilidade sobre a elaboração o Conselho Tutelar, a Secre-taria Municipal de Educação (SMED) e a 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Mais de 1.600 alunos entre 14 e 17 anos abandonaram os educandários

Descaso familiar é um dos principais fatores responsáveis pelo cenário

Cristiano [email protected]

Índice de evasão escolar é preocupante no município

Educação

CRISTIAN

O M

IGO

N

PolíticaApartes&

Na semana passada as estruturas da Assembleia Legis-lativa foram abaladas pela revelação de que o deputado Dr. Bassegio ficava com parte dos salários de assesso-res. A prática é velha e disseminada em quase todos os ambientes legislativos do país. Por óbvio, logo lembra-mos do caso local. Aqui quatro vereadores são investiga-dos pelo Ministério Público por esta prática. Novidades em breve.

Não sei se este expediente de tomar parte dos salários dos assessores ainda é utilizado em Bento. O certo é que certas crises são saneadoras. No ano passado a arreca-dação caiu além do projetado e a direção da casa legis-lativa precisou se adequar. Houve demissões e um rees-calonamento salarial. Agora cada vereador tem direito a um chefe de gabinete com salário interessante de R$ 4.358,00 e mais dois assessores pelo salário de 3.560,00 ou, se preferir, pode nomear três com salários de R$ 2.285,00. É entendimento de quem transita na área, que sobrou pouca margem de manobra para que um vereador queira se apoderar de parte do salário do assessor. Se o fizer, não conseguirá atrair bons funcionários. Não sei...

Quem deseja saber mais sobre como andam os gastos do legislativo deve acessar o portal da Câmara de Vere-adores BG. Clica em Transparência e procura por infor-mações funcionais. Lá poderá ver a relação de cargos, tabela de padrões remuneratórios, valores de diárias e muitas outras informações. É um pouco complicado, mas se aprende.

Entenda se puder. Conversei com o comerciante Ma-nuel Nobre, o Ceará, que foi reconduzido à vice-presi-dência do diretório municipal do PDT e perguntei sobre critérios para escolha de nomes e o motivo do presidente do Legislativo Valdecir Rubbo ter ficado de fora. A res-posta: “Estamos querendo tirar a política de dentro do diretório”.

Aliás não estão claros o suficiente os motivos para que acontecesse esta cisão entre a executiva do PDT e o pre-sidente da Câmara. Entre murmúrios, apurei que a dis-tribuição de cargos na Câmara seria um dos motivos. Segundo Rubbo, a ausência de nomes históricos da lista motivaram seu afastamento.

Maristela Cusin Longhi, vice-presidente da Ciergs, mostra preocupação com o momento e não crê em recu-peração no 2º semestre. Os indicadores da Movergs di-vulgados na semana passada são todos negativos. Mas há empresas do setor que estão conseguindo manter os índi-ces do ano passado, regulam estoque, dão folga em algu-mas sextas-feiras. Ela adianta que o economista Marcelo Prado, do IEMI, dirá em primeiro de julho no Congresso da Movergs que acredita em melhora no segundo semes-tre. Ela não acredita, acha que vamos continuar pagando pelo menos por mais um ano os erros do governo em anos recentes.

Parte dos móveis da antiga agência da Caixa Federal foi para a sede da Polícia Rodoviária Federal. O pessoal não teria nem aonde sentar, uma vez que todo o mobiliário foi retirado pelos antigos ocupantes, o Batalhão Rodoviário Estadual. A Caixa foi pra sede nova com móveis zero bala. O restante do mobiliário foi entregue à Prefeitura.

Page 7: 17/06/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.139

Quarta-feira, 17 de junho de 2015 7GeralCRISTIA

NO

MIG

ON

Muita burocracia, poucos servidores

Falta de funcionários no Conselho Tutelar atrasa notificação de Ficais

A Ficai é a elaboração co-letiva de proposta político--pedagógico resultada de um processo de discussão reali-zado pelo conjunto de insti-tuições corresponsáveis por combater a evasão escolar.

O projeto é desenvolvido por etapas. Se o aluno faltar três dias seguidos sem avisar a di-reção escolar, o professor entra em contato com a família para saber o motivo da sua ausên-cia. Caso não consiga êxito no contato com os familiares, a escola preenche uma ficha com essas informações e envia por e-mail ao Centro de Referên-cia do projeto. Em seguida, o aluno e os pais são notificados para participarem de uma en-trevista. A família é aconselha-da sobre a conduta adequada a ser seguida e também são informados sobre as consequ-ências de uma segunda queixa da escola. Além disso, quando necessário, são aplicadas me-didas protetivas pelo Conselho Tutelar, previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. Todos os casos não soluciona-dos são encaminhados ao Mi-nistério Público, principalmen-te os de maior urgência, como as situações de descumprimen-to de direitos fundamentais de crianças e adolescentes e atos infracionais praticados dentro da escola.

Quando necessário, a Fi-cai também promove o en-caminhamento de alunos ao neurologista e possibilita o uso de medicação adequada. Alguns casos são encaminha-dos ao Centro de Referência da Assistência Social (Creas) e outros requerem o cumpri-mento de medidas sócio-edu-cativas em meio aberto. Além

desse acompanhamento, o programa desenvolve outras ações como a realização de palestras de orientação e de motivação junto aos pais, vi-sitas domiciliares e reuniões mensais com diretores e co-ordenadores pedagógicos.

A unanimidade entre os profissionais que utilizam o processo é que o trâmite uti-lizado com a Ficha é muito demorado para as exigências educacionais. Entretanto, na cidade, uma das etapas está tardando ainda mais o pro-cesso em virtude da ausên-cia de profissionais da área.

Devido a um desconforto ge-rado por uma irregularidade judicial no acompanhamento de uma viagem com menor infrator, Jorge Lobo Pizzatto, até então conselheiro tutelar, solicitou uma transferência para outro órgão público do município. De acordo com a instituição, Pizzatto era o res-ponsável pelo andamento das Ficai, situação que acabou ge-rando demora no seguimen-to dos casos. A Prefeitura aguarda pela homologação do recente concurso público rea-lizado para efetivar no cargo um funcionário definitivo.

Cursos, música e esporte como estímulos ao retorno

Principais motivos de evasão escolar Descaso Familiar.Dependência de transporte Distorção de idade e sérieDrogasDesinteresseResistência do alunoBullying

Entrada precoce no mercado de trabalho

ReprovaçãoViolênciaBaixo desempenhoDoençasProblemas de visão

Situada em um dos bairros mais tumultuosos da cidade, a EMEF Professora Maria Bor-ges Frota, no Zatt, registra os números mais significantes de evasão na rede municipal. Tendo como principais fato-res resultantes a evasão esco-lar o envolvimento dos alunos com drogas e o descaso fami-liar, o educandário aposta em parcerias para criar novos atrativos e estimular o retor-no e a permanência dos alu-nos na instituição.

Com 857 alunos, em mais de 35 turmas, disponibilizan-do desde o 1° até o 9° ano, além do programa de Educa-ção e Jovens (EJA), a direção do educandário revela que grande parte do problema da infrequência escolar é reflexos do bairro onde a escola está situada. De acordo com a vice--diretora, Jaqueline de Lima, a violência crescente presen-ciada no dia a dia, somada ao elevado número de drogados impactam diretamente na evasão. “O Zatt está passando por um momento complicado e isso reverbera diretamente nos alunos. Muitos acabam entrando para o mundo das drogas ou se envolvendo em brigas com outros alunos

fora dos muros da escola e posteriormente, para evitar novos confrontos, a família opta por segurar seus filhos em casa”, afirma.

De acordo com a orienta-dora educacional, Clari Rosa Tomasi, outro cenário que acontece com frequência é a falta de conscientização de alunos para a importância da educação. “Não é atípico nós ligarmos para os responsáveis solicitando explicações sobre o motivo das faltas na escola e a resposta que obtemos é que o pai acorda o filho para vir a escola todos os dias antes de sair para o trabalho”, revela.

No intuito de reverter o atual quadro e estimular o estudan-te a retorna à escola, a solução encontrada polo educandá-rio foi acrescentar atrativos e programas de aceleramento a grade escola. “Nós disponibili-zamos cursos de inglês, aulas de esportes e música, além de criarmos turmas de acelera-ção, que atende a alunos com atraso de até dois anos esco-lares”, informa o diretor João Roberto Zanchetti. De acordo com a instituição, entre 2014 e 2015 ouve um aumento de 40 alunos no turno da manhã e um decréscimo de 10 Ficais.

Page 8: 17/06/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.139

Quarta-feira, 17 de junho de 20158 Geral

Foram 11 dias intensos. De recepção, de vendas, de pro-

ximidade com o público e de re-alização. A maioria dos dias de sol contribuiu ainda mais para a beleza da paisagem do Parque de Eventos e para que todos saís-sem de casa sem medo da chuva. O público de 201.776 pessoas, a boa aceitação dos projetos novos e o sucesso de comercialização fizeram com que a diretoria co-memorasse e que Bento Gonçal-ves tivesse a certeza de que a 25ª edição da ExpoBento foi, de fato, um sucesso.

Os visitantes da feira chegaram de dez diferentes estados e de 360 cidades do Rio Grande do Sul, di-versidade que não deu margem para estagnação econômica. Já que o grande público não foi ape-nas para passeio e diversão, mas também para investir. O presi-dente da feira, Laudir Piccoli co-

Os 11 dias de evento tiveram mais de 200 mil visitantes, boa aceitação dos projetos estreantes e a satisfação dos expositores. A próxima edição está marcada para as semanas de dois a 13 de junho, mas nova presidência ainda não está definida

FOTO

S JEFERSON

SOLD

I, DIVU

LGA

ÇÃO

Vitória [email protected]

Após um ano de trabalho, a diretoria comemora o sucesso de vendas, dos projetos e do número de pessoas

Expectativas de público e de comercialização foram superadas na feira ExpoBento

“Essa foi a primeira vez que consegui fechar negócios em uma feira. Estou supersatisfeita! Também foi a primeira vez que participamos e tudo nos surpreendeu. Quase não conseguimos um estande mas, nos últimos dias, houve um espaço e nós não nos arrependemos de ter tentado até o fim. É nota mil para a ExpoBento!”. Lori Carniel Loss, re-presentante da Sono Master, franquia de colchões

“Participamos há vários anos da ExpoBento e é uma boa feira porque sempre nos deu visibilidade e possibilidades de fazer negociações depois de seu término. Voltando a expor há alguns anos porque sempre nos deu retorno, mas os resultados do ano passado não foram tão bons. Agora, vamos esperar para ver se essa edição de 2015 teve suces-so. Se for bom, voltaremos em 2016. Caso não for, acredito que seja a hora de dar uma parada”. Nelsi Maria Sins-terseifer, vendedora da Esquadrias Baiana“Perdi a conta de quantas vezes participei da ExpoBento,

mas faz mais de dez e posso dizer que essa é a melhor feira até hoje. Ela estava bonita e bem organizada, sem contar no sucesso de vendas e de público. Posso dizer que a comercialização foi acima do esperado”. Daniel Rubbo, proprietário do Mercado do Ferro

“Por ser a primeira vez que participamos, foi bom. Não te-mos estimativas anteriores porque não sabemos como foram os outros anos. Porém, estabelecemos uma meta e consegui-mos atingi-la. A feira não funciona somente como ponto de venda, mas também como divulgação da marca que pode ge-rar novas negociações. Pretendemos voltar em 2016”. Letícia Turatti, gerente da Qualivita Ortopedia

“É a primeira vez que participamos da feira e nós re-almente fizemos muitos contatos, mas sabíamos que ne-gócios não seriam fechados ali nos estandes. O objetivo de dar mais visibilidade para o nosso produto, seguido de contatos que podem gerar vendas foram cumpridos. Ago-ra, vamos trabalhar no pós-venda para verificar os resulta-dos”. Diego de Oliveira, proprietário da Tecnoglass, tecnologia em vidros, de Carlos Barbosa

“Achamos a feira muito boa, inclusive melhor do que a do ano passado. Fechamos pedidos, fizemos vários orçamentos e voltaremos com certeza. É bom também quando você vê a satisfação do público, eu percebi que as pessoas que vêm de fora falam muito bem do que encontram aqui”. Adriane Heck Carrard, proprietária da Acqua Mondo

“Nós expusemos pela segunda vez e tivemos exatamente o mesmo resultado do ano passado. Em 2014, ficamos em um estande menor e agora optamos por ampliar o local para ter mais visibilidade. O nosso custo foi um pouco maior em 2015, mas por opção. Os resultados foram satisfatórios e é provável que retornemos em 2016”. Francine Boll, da loja de presentes de Nova Petrópolis, Vintage Concept

“Participamos pela quarta vez e, apesar da situação eco-nômica em que vivemos, os resultados foram muito bons. A meta estabelecida foi atingida, mas ainda estamos analisan-do se voltaremos no próximo ano. É bem cansativo atuar na feira e esse pode ser um fator determinante no momento da escolha”. Ivania Nicolini, proprietária do LimpBento

“A feira estava muito bem organizada, tinha uma equipe de assistência muito boa que nos auxiliou sempre que precisamos. Foi a primeira vez que expusemos ali e participamos com a intenção de fazer contatos e estar presente porque sabíamos que, como o vinho não é o principal foco do evento, não seriam feitas muitas vendas no estande. Porém, já estávamos preveni-dos e para o objetivo inicial que tínhamos foi bom. Contudo, não sabemos se participaremos mais vezes porque o custo é alto”. Vera Larentis, da Vinícola Larentis

“Achei um evento extremamente bem organizado. Foi a pri-meira vez que participamos porque estamos ainda iniciando nossas negociações no município. Optamos por que sabía-mos que esta seria uma boa vitrine inclusive para pessoas de outros municípios da região. Fizemos muitos contatos e agora vamos aguardar o pós-feira para verificar os resulta-dos”. Júnior Marcolin Franchini, representante da PS do Brasil, portas em rolos

“Pela terceira vez estivemos na ExpoBento. Esta é sempre uma importante oportunidade de renovar contatos e abrir novos. Dificilmente se faz vendas dentro da feira, porque os valores envolvidos são altos e as pessoas não compram por impulso, normalmente. Nestes três anos de parceria, nós con-quistamos clientes que permanecem até hoje conosco. Se eu pudesse dar uma sugestão para a próxima edição, seria uma melhor organização dos dias dos shows. Quando há grandes eventos, o fluxo de pessoas é tão grande que os atendimentos podem ficar comprometidos”. Adelgides Stefenon, pro-prietário da Prestige Imóveis

Percepção dos expositores

memora o sucesso de vendas. Ele garante que os R$ 35 milhões em negócios que foram estimados no início do evento foram superados. “Os expositores venderam muito, muito mesmo. Aquele que não vendeu foi por uma questão par-ticular, pelo seu produto ou preço. Por enquanto, ninguém me falou que vendeu mal, mas muitos já querem espaços maiores para o próximo ano”, afirma.

Piccoli revela que o sucesso de comercialização não foi seg-mentado. Não se vendeu apenas malhas ou vinhos, mas sim todos os produtos que estavam dispo-níveis. “Venderam tudo, malhas, apartamentos, automóveis: das coisas mais simples às mais ca-ras. As pessoas chegaram que-rendo investir, cada um dentro de seu poder aquisitivo, uns gas-taram R$ 100, outros R$ 1 mil e teve ainda aqueles que gastaram R$ 100 mil, era um local para agradar a todos”, constata.

O presidente sustenta que os

Page 9: 17/06/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.139

Quarta-feira, 17 de junho de 2015 9Geral

Os 11 dias de evento tiveram mais de 200 mil visitantes, boa aceitação dos projetos estreantes e a satisfação dos expositores. A próxima edição está marcada para as semanas de dois a 13 de junho, mas nova presidência ainda não está definida

FOTO

S JEFERSON

SOLD

I, DIVU

LGA

ÇÃO

O Wine Fashion foi um dos projetos estreantes mais bem sucedidos

Expectativas de público e de comercialização foram superadas na feira resultados positivos da ExpoBen-to 2015 foram possíveis devido a muito trabalho em equipe. “Ver o que conquistamos é uma alegria. Tudo isso é fruto de um trabalho árduo que, junto de um clima bom e os projetos em que apostamos, deu certo. Eu agradeço a cada uma das pessoas que me ajudou a cons-truir este evento, porque sozinhos não fazemos nada”, completa.

Prêmio Expositor 2015

O encerramento foi marcado pela entrega do Prêmio ExpoBen-to 2015 aos que se destacaram no Pavilhão A: Termo Aquecimen-to; na Área Vinícola: Famiglia Valduga; na Moda: Mistike; no espaço Variedades: Recanto Na-tivo; no Salão Automotivo: Iesa Concessionária BMW e Mini Cooper; e na Gastronomia: Can-ta Maria. O prêmio de Melhor Atendimento ficou com a Ótica Debianchi e o Criatividade quem ganhou foi a Construbel.

Os vencedores foram escolhi-dos pelos visitantes e, além de um troféu institucional, também ganharam um desconto especial no valor do metro quadrado para participar da ExpoBento 2016. Na 25ª edição, a diretoria prestou homenagem a quatro expositores que participam da feira há 25 anos: Eduana Mó-veis, Purificadores Europa, Coo-perativa Aurora e Lojas Carllize.

Feira movimenta o turismo local

Não foi só o Parque de Eventos que ficou lotado durante a feira. O secretário de Turismo, Gilber-to Durante, destaca que o fluxo de turistas na cidade foi maior do que o esperado. Segundo ele, em ambos os finais de semana de evento, a hotelaria local teve 100% de ocupação. “Principal-mente nos feriados e finais de semana, o fluxo foi intenso. Em novembro de 2014, nós lançamos

a ExpoBento no Festival de Tu-rismo de Gramado e acreditamos que isso foi determinante para o sucesso de público. As pessoas não vieram somente para a feira ou para alguma atração turística, uniram o útil ao agradável e todos saíram ganhando”, completa.

26ª edição já tem data

A 25ª edição ainda está em processo de encerramento, mas a feira do ano que vem já tem data marcada: de 2 a 13 de junho. Contudo, a escolha da presidên-cia ainda está em fase de análise. Piccoli ressalta que esta é uma escolha importante já que a equi-pe é primordial para seu sucesso. “Ainda precisamos analisar bem, pois precisa ser uma pessoa que seja boa pra ExpoBento, que te-nha disponibilidade e interesse em assumir essa responsabili-dade tão grande, mas também tem que ser uma experiência boa para o presidente”, finaliza.

Page 10: 17/06/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.139

Quarta-feira, 17 de junho de 201510 Especial

137ª Festa de Santo Antônio

No sábado, 13, milhares de fiéis participaram das co-

memorações alusivas ao pa-droeiro do município de Ben-to Gonçalves, Santo Antônio. Celebrações, almoço e bênçãos marcaram o dia em que mais de 12 mil fiéis participaram das atividades.

O governador do Estado, José Ivo Sartori, esteve presti-giando a 137º festa do padroei-ro do município. Ele ressaltou, em pronunciamento durante a celebração, que estava ale-gre em participar do momen-to. “Eu queria dizer que não é apenas a religiosidade, pois no fundo são três anos depois que chegaram os imigrantes no Estado, que o Santo esteve presente em Bento Gonçal-ves. Isso mostra que o povo que chegou aqui era muito re-ligioso, acreditava, tinha fé e trabalhou bastante. Mas não é só isso, é também a cultura de nossos imigrantes, da fé que eles tinham e da sua presença permanente. E assim como o padroeiro ajudava os que mais

Cleunice [email protected]

Católicos acompanharam a imagem em procissão pelas ruas

Mais de 60 mil pães bentos foram distribuídos aos devotos

CAIA

NI M

ARTIN

S

Fiéis pediram graças e bênçãos ao santo

FOTO

S CLEUN

ICE PELLENZ

Celebração reúne mais de 12 mil fiéis

Comunidade bento-gonçalvense participou de mais um momento de fé e devoção ao padroeiro do município

precisavam, que nós possamos ser solidários”, salienta.

De acordo com o prefeito do município, Guilherme Pasin, a manutenção da religiosidade é necessária. “Sem fé a gente não consegue trabalhar, se desen-volver e ter uma comunidade unificada”, ressalta. Também afirma que os bairros da cida-de são unidos e com propósitos únicos. “A fé proporciona mo-mentos de paz, carinho e prin-cipalmente o esteio necessário para a família”, relata.

O festeiro Reno Sonza, agra-dece, em nome da paróquia e de todos os festeiros a presença dos fiéis. “Agradecemos pelo apoio de todos. Às equipes de trabalho, pelo empenho, doa-ção e pela presença. O resultado de tudo isso foi a festa e muitos são os operários que auxiliaram nessa construção. Muito obriga-da”, pondera. O padre Marciano Petrykovski, afirma que foi um momento de fé dos munícipes. “Foi marcante a presença das pessoas, tanto da equipe, quanto do público em geral. O povo par-ticipou e não teve medo de que um possível mau tempo pudesse atrapalhar”, finaliza.

CAIA

NI M

ARTIN

S

Page 11: 17/06/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.139

Regional

Quarta-feira, 17 de junho de 2015 11Especial

Jandira e Claudino Bertoldi e Eneida e Alberto Geremia no evento

Maurício e Jacinta Bertoldi, Pe. Isidoro Bigolin, Jurema e Carlos de Oliveira

Casais festeiros, padres da paróquia e autoridades após à missa

igreja esteve lotada em todas as celebrações, especialmente durante a missa da tarde

Nossa homenagem

“Santo Antônio, celebrando a fé com

o Espírito Santo”

Dom Alessandro Ruffinoni conduziu a celebração da missa campal

FOTO

S CLEUN

ICE PELLENZ

CARO

LINE PA

ND

OLFO

CARO

LINE PA

ND

OLFO

Ana Paula, Inacir e Gabriel Kleinowski, Eulanice e Breno Braido

CARO

LINE PA

ND

OLFO

Joemir, Flavia, Felipe e Sylvia Possamai durante o almoço festivo

CARO

LINE PA

ND

OLFO

Governador do Estado, José Ivo Sartori, destaca a importância da religiosidade

Page 12: 17/06/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.139

Quarta-feira, 17 de junho de 201512 Regional

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza continua para os grupos de ris-co em Farroupilha. Devem ser vacinadas crianças (seis meses a quatro anos 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, indíge-nas e trabalhadores de saúde.

Desde ontem, a Secretaria Municipal de Saúde liberou a vacinação para os trabalha-dores do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Delegacia de Polícia, Poder Judiciário, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Correios, em-presa Farroupilha Ambiental, Prefeitura, Conselho Tutelar e para os professores das es-colas municipais, estaduais e particulares. Os mesmos de-verão apresentar documento que comprove a função. As do-ses contra o vírus estão dispo-níveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A Secretaria da Assistência Social e Habitação (Smash) de Carlos Barbosa, está trabalhan-do para que seis moradias se-jam construídas para famílias do bairro Aparecida, que se en-contravam em situação de vul-nerabilidade. A lei que autoriza o Município a desenvolver todas as ações foi sancionada pelo prefei-to Fernando Xavier da Silva.

Para cada unidade, o Poder Público concederá um auxílio de até R$ 45 mil, oriundos de recur-

O Município de Monte Belo do Sul, por meio da Secreta-ria de Obras e Agricultura, Secretaria da Saúde (agentes de saúde), Emater/RS-Ascar, Conselho Municipal de Desen-volvimento Rural (CMDR) e casas agrícolas, está orientan-do os produtores rurais sobre as regras da Campanha de Re-colhimento de Embalagens de Agrotóxicos. A ação será reali-zada em dois dias, hoje e ama-nhã, em localidades do interior e na sede, de acordo com o cro-nograma estabelecido.

Os produtores, a exemplo dos outros anos, deverão de-positar as embalagens vazias em sacos especiais, os “Big Bags”. Somente serão aceitas as unidades que seguem estas orientações.

Após a tríplice lavagem os agricultores devem acondicio-nar os itens embalagens em “Big Bags”, sendo um dos sa-cos destinado a embalagens rígidas (como galões e litros), lavadas e limpas e no outro as unidades flexíveis (sacos plásticos e aluminizados). As

A Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Migliorini,

de Monte Belo do Sul, realiza a III Feira das Etnias e Mostra Li-terária, na próxima sexta-feira, 19, no Ginásio de Esportes, ao lado do Colégio. O evento é re-sultado do projeto “Unidos da Pedro Migliorini” que mobili-zou a comunidade escolar.

Segundo a diretora, Arle-te Bolsoni Zaffari, os alunos realizaram pesquisa de cada estado brasileiro, organiza-ram o trabalho teórico e uma apresentação. “Os estudantes buscaram danças típicas de cada estado, ensaiaram a co-reografia para a apresentação no dia 19, culminância deste projeto”, esclarece.

O ponto alto do projeto será um desfile de escola de sam-ba, com enredo escrito pelo professor Jeferson Trivelin,

Evento que mobiliza estudantes da Escola Pedro Migliorini é resultado de pesquisa e estudo

Vacinação é liberada para trabalhadores

Famílias serão contempladas com novas residências

Coleta das unidades inicia hoje

Laudos técnicos apontaram que casas correm risco de desabar

Apresentações dos educandos surpreenderam na edição de 2014

Hoje: Salão Capela

Amanhã: Salão da Capela

Hoje e amanhã: Parque Máquinas

8h – São Pedro;8h30min – Caravággio;10h – Fernandes Lima;11h – Santo Isidoro;13h30min – Santo Antônio;14h30min – São Miguel;16h – Pederneiras.

8h – Colussi; 9h – São José;9h30min – Nossa Senhora

das Graças;10h30min – Rosário;13h30min – Santa Bárbara;14h30min – Nossa Senhora

da Saúde;15h30min – São Marcos;16h30min – Santa Rita.

Sede: 8h às 11h15min e das 13h15min às 17h

AtividadesVídeo apresentando a Es-

cola de Samba campeã 2015 do Rio de Janeiro;

Pesquisa e sistematização: saiba mais sobre a organiza-ção e desfile de uma Escola de Samba;

Apresentação oral e escri-ta do trabalho, nas normas da ABNT, conforme estado pesquisado;

Confeccionar figurinos e adereços;

Confeccionar bandeiras (1,30 X 0,90) dos estados estudados;

Criação do Samba Enredo – “Unidos da Pedro Migliorini”;

Representar uma dança e/ou teatro do estado pesquisado;

Desfile da Escola de Samba – “Unidos da Pedro Migliorini”.

Alunos se preparam para a feiraFarroupilha

Embalagens de agrotóxicos Carlos Barbosa

Monte Belo do Sul

DIVU

LGA

ÇÃO

FACEBOO

K, REPROD

UÇÃ

O

Estefania V. [email protected]

estagiário de Música, alas e comissão de frente sendo representadas pelos alunos. No início das apresentações cada turma irá apresentar a dança típica do estado e

após se dará o desfile de fato. “Para o final das apresenta-ções, contratamos a bateria e alguns representantes da escola de samba da cidade de Muçum”, conta a diretora.

bolsas podem ser adquiridas em casas agrícolas. As tampas devem ser separadas e deposi-tadas em sacos e entregues nos locais de coleta. As embalagens de adubos foliares não pos-suem nenhuma recomendação específica, porém também se-rão recolhidas.

Segundo o chefe do Escri-tório Municipal da Emater, Paulo Ricardo Barni Capoani, os “Big Bags” devem conter o nome do produtor e o número de embalagens acondiciona-das. “Estas unidades ninguém usa, portanto vamos dar fim devolvendo-as através desta campanha”, afirma.

A devolução das embalagens de agrotóxicos pelo produtor rural passou a ser obrigató-ria desde o dia 1º de junho de 2002, quando entrou em vigor a Lei Federal nº 9.974, que re-gulamenta o uso, a produção e a fiscalização de produtos químicos. As vinícolas da re-gião também passaram a exigir dos viticultores um certificado de entrega das embalagens de acordo com a legislação.

sos do Município, e os morado-res poderão financiar o restante do valor em até 10 anos, com prestações mensais em torno de R$ 60. A construção das unida-des habitacionais e a aquisição dos materiais para a obra serão realizadas por meio do programa Linha de Crédito, da Caixa Eco-nômica Federal (CEF). A Smash está trabalhando na elaboração do edital de chamamento públi-co para definir a construtora que executará o projeto.

Page 13: 17/06/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.139

Quarta-feira, 17 de junho de 2015 13Esporte

O Farrapos sagrou-se hexa-campeão gaúcho ao ser

campeão do segundo turno após vencer o Serra neste sába-do, 13, pela última rodada do Campeonato Gaúcho de Rúgbi. A vitória de 48 a 7 manteve a hegemonia bento-gonçalvense no Rio Grande do Sul. Agora a equipe do técnico Carlitos Bal-dassari já começa a pensar no Super 10, a principal competi-ção nacional.

Jogando no estádio muni-cipal de Gramado, o Farrapos marcou seu primeiro try com menos de um minuto de jogo. Ao final do primeiro tempo,

Estão definidos os finalis-tas da quarta edição da Copa Amizade. União e Colorado eliminaram, respectivamente, a Cruzeirinho e Capivara. A decisão do título deve aconte-cer no sábado, 20, no campo do Ipiranga da Paulina.

O atual campeão União chegou a sua segunda final consecutiva de forma dramá-tica. A equipe enfrentou um Cruzeirinho determinado a ser finalista em seu primeiro ano de disputa da competi-ção. No tempo normal, jogo

equilibrado e empate em 2 a 2. A vaga na final foi definida nas penalidades e Teilor, ata-cante do Cruzeirinho, perdeu sua cobrança, enquanto os atletas do União marcaram todas as cobranças, levando o time a mais uma decisão com vitória de 5 a 4. Agora a equi-pe chega forte para brigar pelo bicampeonato da competição, igualando-se ao Capivara, que também tem dois títulos.

No outro confronto, mais equilíbrio. Capivara e Colora-do fizeram uma partida com

muita marcação e aplicação de lado a lado. Porém, o bi-campeão da Copa Amizade não conseguiu chegar a sua terceira final. O Colorado venceu por 1 a 0, em um gol que gerou muita polêmica. Os jogadores do Capivara re-clamaram que o auxiliar teria levantado a bandeira e depois baixado, o que tornaria o gol irregular. Como a irregula-ridade não foi confirmada, a equipe do Colorado come-morou a inédita classificação para a final do campeonato.

Em uma partida eletrizan-te, o Bento Gonçalves Futsal (BGF) conseguiu mais uma vitória jogando no Ginásio Municipal de Esportes. A ví-tima da vez foi o América, de Tapera, 3 a 0, com gols mar-cados por Silon Júnior e Fer-nandinho, duas vezes. Com o resultado, o time do técnico Vaner Flores chega ao terceiro lugar no Estadual Série Ouro, com 22 pontos.

Com poucos jogadores à dis-posição novamente, o BGF en-controu pela frente um Améri-ca aplicado e correndo muito. O time de Vaner Flores conse-guiu ameaçar a meta do goleiro Ban apenas uma vez, com um chute forte na trave. O adver-sário, por sua vez, teve pelo menos três chances de marcar, mas esbarrou nas boas defesas do goleiro Dani, que garantiu o encerramento da primeira eta-pa com o empate em 0 a 0.

Time do técnico Carlitos Baldassari manteve a hegemonia no estado

BGF faz 3 a 0 no América e assume o terceiro lugar

União e Colorado fazem a final

Equipe de Vaner Flores segue com 100% de aproveitamento em casa

Jogadores e comissão técnica comemoraram muito o sexto título consecutivo dos bento-gonçalvenses

Série Ouro 2015 ClassificaçãoResultados

SábadoBGF 3 x 0 AméricaADS 5 x 2 Assaf AGSL 2 x 2 Cachoeira ASTF 3 x 2 AGF

Hoje, 17, 20hADS x Atlântico

Amanhã, 18, 20hAlaf x Assoeva ACBF x Afusca

Farrapos vence o Serra e conquista o hexa gaúcho

Copa Amizade

Série Ouro RúgbiMA

RCELO DA

RGELIO

MA

RCELO PO

LETTO, DIVU

LGA

ÇÃO

já tendo sofrido quatro tries, o time caxiense teve um jo-gador expulso, tornando a tarefa de virar o jogo uma missão muito difícil. Mesmo com um segundo tempo com aproveitamento melhor, o Serra não conseguiu suportar as investidas do Farrapos que acabou vencendo por 48 a 7, sagrando-se campeão do tur-no. Como já haviam vencido o primeiro turno, saíram mais uma vez campeão antecipada-mente, o sexto título do clube de Bento Gonçalves.

Em Ivoti, o Charrua venceu o Brummers por 59 a 3 e con-

No segundo tempo, o BGF melhorou o seu jogo e teve vá-rias chances de marcar, acer-tando a trave por três vezes e esbarrando no goleiro Ban. Foi aí que brilhou a estrela de Silon Júnior. Ele recebeu na frente e tocou por cobertura, abrindo o placar para os ben-to-gonçalvenses. O América seguia correndo muito e per-deu duas chances de empatar a partida. Porém, faltando três minutos, Fernandinho rece-beu na frente e chutou forte, fazendo 2 a 0. A equipe adver-sária partiu para o desespero e colocou o goleiro-linha. Mas numa saída errada, Fernandi-nho aproveitou e fechou o pla-car para o BGF em 3 a 0.

Esta foi a sétima vitória con-secutiva do time de Vaner Flo-res jogando no Ginásio de Es-portes. O BGF volta à quadra no sábado, 20, contra a AGF, em Guaíba.

quistou o vice-campeonato. Complementando a rodada, o Centauros foi derrotado em casa pelo San Diego com o pla-car de 19 a 10.

Pela categoria juvenil o Char-rua perdeu a oportunidade de se sagrar campeão ao ser der-rotado pelo Brummers por 24 a 15. Desta forma, se o Brum-mers vencer sua última parti-da contra o Serra, lanterna do campeonato nesta categoria, sairá campeão. Na rodada des-te sábado, o Farrapos também venceu o Serra na categoria ju-venil, 53 a 5. O San Diego ven-ceu o Centauros por 48 a 0.

1º Asif 242º Assoeva 223º BGF 224º ACBF 215º Atlântico 196º Alaf 167º Teutônia 148º Cachoeira 129º ADS 910º América 811º Assaf 812º AGSL 713º Guaíba 614º Afusca 1

Page 14: 17/06/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.139

Quarta-feira, 17 de junho de 201514 Segurança

Está previsto para a manhã de quinta-feira, 18, o julga-mento de Cleiton Cruz Mat-toso, 22 anos. Ele é acusado de homicídio qualificado contra Assunção Alves dos Santos, 48, e lesão corporal grave contra Daian Cachoei-ra, 26, na noite de 22 de feve-reiro de 2014. O júri popular terá início às 9h no Fórum de Bento Gonçalves.

Conforme a denúncia do Ministério Público, na oca-sião do crime, Santos e Ca-choeira foram até o Eucalip-tos, por volta das 23h20min, com intuito de comprar drogas e encontrar prosti-tutas. Na rua Ari da Silva eles passaram pelo acusado e um segundo indíviduo, que estavam escorados em um muro, e os cumprimen-taram. As vítimas seguiram caminhando quando foram surpreendidas pelo ataque.

Santos foi baleado nas cos-tas e faleceu no local. Atingi-do por dois tiros, Cachoeira foi socorrido por um taxista e internado em estado gra-ve no Hospital Tacchini. Ele foi submetido à cirurgia no intestino e ficou seis meses impossibilitado de trabalhar.

Em seu depoimento, Ca-choeira afirmou não saber o motivo do ataque. Ele con-fessou que na época era usu-ário de cocaína e crack, mas garantiu não ter comprado ou compartilhado drogas com os acusados. Em di-versos momentos, Cacho-eira reitera que foi Mattoso quem o alvejou com os tiros. Comentou que apenas a car-teira de Santos foi roubada na ocasião porque estava cheia de dinheiro.

Por sua vez, Mattoso negou qualquer prática delitiva, po-rém não recorda onde estava naquela data. Ele garante não conhecer nenhuma das vítimas e não saber o motivo pelo qual é acusado.

Conhecido como Ferrinho, Mattoso está recolhido pre-ventivamente no Presídio Estadual de Bento Gonçalves desde o dia 22 de abril. Ele também é acusado de outra tentativa de homicídio em em 26 de março, quando al-vejou a tiros um Golf no bair-ro Humaitá. Ferrinho ainda possui antecedentes por ou-tra tentativa de homicídio, no ano passado, roubo e por-te ilegal de arma de fogo.

Rodovias

O escritor Flávio Luis Fer-rarini, 53 anos, colunista

do Semanário, morreu vítima de um acidente de trânsito na manhã desta terça-feira, 16, na ERS-122, em Flores da Cunha. Autor de mais de 20 livros, publicados a partir de 1985, Ferrarini era natural de Nova Pádua e deixa a mulher e um filho.

Conforme as informações do Grupo Rodoviário de Far-roupilha, o acidente ocorreu por volta das 8h30min no quilômetro 89 da rodovia. Ferrarini conduzia um Onix no sentido Flores da Cunha--Caxias do Sul. Ele tentou realizar uma ultrapassagem quando colidiu de frente com uma carreta.

Ferrarini foi socorrido com a utilização de um desencar-cerador e foi encaminhado ao Hospital Fátima, em Flo-res da Cunha. Com fraturas múltiplas, ele seria transferi-do para Caxias do Sul, porém devido a uma parada cardía-ca foi internado e, posterior-

mente, não resistiu. Os ocupantes da carreta

não se machucaram. O asfal-to da pista foi recentemente recapeado e a sinalização ho-rizontal ainda não foi refeita.

Escritor reconhecido na Serra

Nascido em 5 de agosto de 1961, em Travessão Paredes, interior do município de Nova Pádua, Ferrarini vivia em Flores da Cunha e trabalhava

como publicitário em Caxias do Sul. Publicou seu primei-ro livro individual em 1985, abrindo uma série de mais de 20 títulos nos gêneros de con-tos, crônicas, poesia, epigra-mas, poesia em prosa, novela e narrativa infantojuvenil.

Ele foi o patrono da 30ª Feira do Livro de Flores da Cunha e é homenageado pela Biblioteca Pública Municipal de Nova Pádua e à Bibliote-ca da Escola Municipal Rio Branco, de Flores Cunha.

Colunista do Semanário perde a vida em acidenteFlávio Ferrarini conduzia um Onix que colidiu contra carreta na ERS-122

Leonardo [email protected]

Escritor foi resgatado com vida, porém não resistiu aos ferimentos

Júri Popular

Assassinato no Eucaliptos será julgado nesta quinta

10º homicídio do ano

Homem é encontrado morto na BR-470Sérgio Willms, 35 anos, foi

assassinado a tiros na BR-470 manhã de sábado, 13. O morador do bairro Pomarosa estava indo trabalhar quando foi alvejado com dois tiros de grosso calibre. Caído na ro-dovia, a vítima ainda foi atro-pelada. A hipótese é que este seja um crime motivado por vingança. Este foi o 10º ho-micídio registrado em Bento Gonçalves neste ano.

Conforme as informações da Polícia Civil, o crime ocorreu por volta das 7h. Willms foi alvejado no quilômetro 217 da BR-470, próximo ao trevo de Santa Rita, quando se desloca-va para a transportadora onde trabalhava. A vítima ficou caí-da na rodovia e, algum tempo depois, acabou atropelado por

Trio assalta pedestres no bairro Planalto

Dois pedestres foram assaltados no bairro Planalto na noite de sá-bado, 13. De acordo com a Brigada Militar, às 18h50min, um adulto e um menor de idade caminhavam próximo ao Ginásio Municipal de Esportes quando foram abordados por três indivíduos, um deles com uma faca. Foram subtraídos dois celulares. Os assaltantes aparenta-vam estar embriagados.

uma Kombi. O motorista acio-nou a Polícia Rodoviária Fe-deral (PRF) e o local foi isola-do até a realização da perícia.

Titular da 2ª Delegacia de Polícia, o delegado Álvaro Pa-checo Becker admite o caso se apresenta bastante confuso.

Willms não possuía anteceden-tes criminais. “A vítima estava indo para o trabalho quando, provavalmente, foi perseguido pelo atirador. Ele foi atingido por, pelo menos, dois disparos de uma arma longa, de grosso calibre, provavelmente calibre .12. Pelas informações que te-mos me parece um crime de vingança, possivelmente uma emboscada”, resume a autori-dade policial.

Ainda esta semana um re-sultado preliminar da necrop-sia deverá confirmar o calibre da arma utilizada no crime e a causa da morte. Willms foi velado na capela do bairro São Roque e sepultado no Cemité-rio Central na manhã de do-mingo, 14. Ele deixa esposa e três filhos.

Sérgio Willms estava indo trabalhar quando foi alvejado a tiros

O FLO

RENSE, D

IVULG

AÇÃ

OA

LTAM

IR OLIVEIRA

/ESTAÇÃ

O FM

, DIVU

LGA

ÇÃO

Uma prisão por tráfico foi efetu-ada pela Brigada Militar em Gari-baldi na sexta-feira, 12. Por volta das 21h20min, um Palio, com pla-cas de Bento Gonçalves, foi abor-dado na rua Dr. Carlos Barbosa. Na cueca do motorista foram en-contradas 15 buchas de cocaína e duas trouxas de maconha.

Motorista preso com drogas em Garibaldi

Page 15: 17/06/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.139

Quarta-feira, 17 de junho de 2015 15Segurança

Dupla assalta restaurante

Um restaurante do bairro Maria Goretti foi assaltado por volta do meio-dia de do-mingo, 14. De acordo com a Brigada Militar, por volta das 12h45min, dois indivíduos ar-mados invadiram o estabele-cimento da rua José Martelli e anunciaram o roubo. Os assal-tantes mandaram os presen-tes deitarem no chão e foram até o caixa do restaurante. Os ladrões subtraíram uma quan-tia em dinheiro do caixa (valor não divulgado) e roubaram pertences dos clientes.

Violência doméstica

Homem morre após crime passional

Leonardo [email protected]

Após tentar assassinar a ex--mulher, Luís Antônio Pe-

reira, 53 anos, morreu durante confronto com a Brigada Mili-tar na noite de domingo, 14. A origem do tiro fatal é incerta e a possibilidade de suicídio não está descartada. O caso ilustra as dificuldades enfrentadas pela rede de proteção à mulher.

Conforme as informações da Brigada Militar, a ocorrên-cia teve início por volta das 21h40min quando Andressa de Goes, 30, foi baleada na rua Arlindo Franklin Barbosa, no bairro São Roque. Atingida na cabeça e no pescoço, a vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Médico de Ur-gência (Samu) e encaminhada para o Hospital Tacchini. An-dressa segue internada em um quarto em estado estável e se recuperando.

O suspeito do feminicídio

Após atirar em sua ex-esposa, Luis Pereira leva um tiro na cabeça e a principal suspeita é que ele tenha cometido suicídio

Pereira estava encurralado por policiais militares quando foi baleado

tentado era o ex-marido Luís Antônio Pereira. Ele foi loca-lizado por policiais militares, por volta das 23h15min, na tra-vessa Santa Maria, no bairro Zatt. Pereira resistiu à aborda-

gem e se refugiou atrás de um Crossfox estacionado em uma garagem. O suspeito apontou uma arma de fogo para os po-liciais e acionou o gatilho duas vezes, porém a arma falhou.

Em ato contínuo, um tiro foi ouvido pelos policiais que rea-giram efetuando dois disparos.

Ao se aproximarem do sus-peito, os policiais encontra-ram Pereira caído com um ferimento no lado da cabeça e um revólver calibre .38 ao seu lado. O Samu foi acionado e constatou o óbito da vítima. O revólver apreendido estava com a numeração raspada e sem marca aparente. O perito confirmou que a arma estava municiada com três projéteis, um deflagrado e dois não de-flagrados, mas com a espoleta percutida.

“95% de chancede ser um suicídio”

A Polícia Civil aguarda pelo resultado da necropsia para esclarecer a origem do disparo fatal. Pelo posicionamento dos policiais e marcas de tiros no local do crime, a dúvida é se al-gum disparo dos policiais rico-

cheteou ou se Pereira cometeu suicídio diante da abordagem.

Baseado em sua experiência e nas evidências encontradas, o delegado Clóvis Rodrigues de Souza, responsável pelo plantão deste final de semana, não acredita que um policial tenha atingido a vítima. “Até pela deformidade do projétil, me parece pouco provável um ricochete. Talvez, ao se ver en-curralado pelos policiais, (o suspeito) tenha acreditado ser esta uma melhor solução. Diria que é 95% de chances de se tra-tar de um suicídio”, aponta.

Apenas um policial militar disparou. As marcas dos seus tiros foram encontradas na porta traseira e no suporte do bagageiro do Crossfox. Perei-ra foi atingido do lado da ca-beça, próximo ao ouvido. Não há prazo para a conclusão da necropsia. As duas ocorrências são investigadas pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM).

BRIGA

DA M

ILITAR, D

IVULG

AÇÃ

O

Conhecido pelo apelido de Cigano, Pereira possuía antece-dentes criminais por esteliona-to, tráfico de drogas e ameaça. Ele foi preso no início do ano por tentar matar Andressa. De acordo com a ocorrência po-licial, o crime ocorreu na rua Amélio Casagrande, no Lotea-mento Bertollini, no dia 12 de abril. Cigano passou a faca no pescoço da ex-mulher. Ela foi socorrida e conduzida para o Pronto Atendimento 24h.

A resposta policial foi rápida e Cigano acabou preso preven-tivamente no dia 16 de abril. O inquérito policial foi concluído e remetido ao Poder Judiciá-rio no dia 24 de abril. Com o processo em mãos, o promotor Eduardo Lumertz postulou pela desclassificação do crime, de homicídio tentado para lesão corporal. Seu entendimento era que os ferimentos não tinham tanta gravidade e que Pereira não teria intenção de matar.

A representação foi deferida pela juíza Fernanda Ghirin-ghelli. Com a desclassificação, a prisão preventiva foi revo-gada e o indiciado solto no dia

22 de maio. Restaram medidas protetivas estipulando que Ci-gano deveria manter pelo me-nos 100 metros de distância de Andressa e proibia qualquer contato com a ex-mulher. O Ministério Público (MP) de-nunciou o indiciado por lesão corporal e desobediência.

Com a mudança, o proces-so foi encaminhado para o promotor Gilson Borguedul-ff, responsável pelos casos de violência contra a mulher. O representante do MP lamen-

“Processo andou, mas não somos onipresentes”

ta o desfecho trágico do caso, porém ressalta que a rede de proteção a mulher estava atu-ando. “A rede jurídica operou dentro do que se esperava e o processo andou de forma ágil, dentro dos prazos. Foi feito o que era possível. Infelizmente, não somos onipresentes. Não podemos manter alguém preso eternamente. A própria lei per-mite a prestação de serviços para alguns casos”, argumenta.

O promotor lembra que um feminícidio (homicídio contra

Andressa de Goes foi baleada na cabeça, mas não corre risco de morte

AN

TÔN

IO SÉRG

IO D

E OLIVEIRA

/DIFU

SORA

, DIVU

LGA

ÇÃO

a mulher por razões da con-dição de sexo feminino) não ocorre em Bento Gonçalves há quase dois anos. “É uma situação rara. Fazia algum tempo que não tínhamos uma tentativa de feminicídio. O que temos são diversos presos por ameaça e desobediência. Mas, claro, sempre há o que se aperfeiçoar (em toda a rede de proteção a mulher) e este tra-balho é feito permanentemen-te”, ressalta Borguedulff.

Os números da violência do-méstica ainda são considerados elevados. Em torno de mil me-didas protetivas estão em anda-mento no cartório da 2ª Vara Criminal. “Há muitos casos que não se revestem de tanta gravidade e acabam mistura-dos com outros mais graves. É difícil separar um dos outros. Também temos casos que as vítimas voltam atrás, desistem do processo. É algo que envolve emoções. Daqui a pouco estão juntos de novo. Há casos que se repetem, em que não há cora-gem suficiente para se separar. Mas a Lei Maria da Penha é um processo ágil”, finaliza.

Ladrões invadem casa no Barracão

Uma residência foi arrom-bada no bairro Barracão no sábado, 13. A vítima informou que ao chegar ao sitio encon-trou a porta da casa arromba-da e a mobília revirada. Foram furtados uma bomba de água e várias lâmpadas.

Page 16: 17/06/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.139

Recorde de público e negóciosPáginas 8 e 9

Falecimento

Flávio Ferrarini perde a vida em acidente

Página 14

Santo Antônio

Devoção de 12 mil fiéis ao padroeiro

Páginas 10 e 11

A Ediçãowww.jornalsemanario.com.br

32 páginas

Primeiro Caderno .................... 16 páginasClassificados ...........................12 páginasVariedades................................4 páginas

ExpoBento

BENTO GONÇALVESQuarta-feira17 DE JUNHO DE 2015ANO 48 N°3139

R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br

JEFERSON

SOLD

I, DIVU

LGA

ÇÃO