17 encontro a santa ceia

14
17 º Encontro A SANTA CEIA

Upload: catequese-sao-judas-tadeu

Post on 12-Jan-2017

1.197 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: 17 encontro  A Santa Ceia

17ºEncontro

A SANTA CEIA

Page 2: 17 encontro  A Santa Ceia

A ultima ceia – A primeira missaJesus ia morrer no dia seguinte. E o sabia. Mas antecipava o sacrifício. Oferece-se antes. Como pão. Como alimento. Na mais completa entrega. Para permanecer conosco. Sustentando-nos. Escondido no pão. É um mistério de AMOR.  - Mt 26, 17-28

Page 3: 17 encontro  A Santa Ceia

É a celebração da ceia feita por Jesus com seus discípulos antes da sua paixão, morte na cruz e ressurreição. O acontecimento é contado por todos os 4 evangelistas e também por Paulo:Mateus 26,17-29: No primeiro dia dos ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus dizendo: "Onde queres que te preparemos para comer a Páscoa?"...Marcos 14,12-25: No primeiro dia dos ázimos, quando se imolava a Páscoa, os seus discípulos lhe disseram: "Onde queres que façamos os preparativos para comeres a Páscoa?" ...Lucas 22,7-38: Veio o dia dos Ázimos, quando devia ser imolada a páscoa. Jesus então enviou Pedro e João, dizendo: "Ide preparar-nos a páscoa para comermos". Perguntaram-lhe: "Onde queres que a preparemos?"...João 13 - 17: Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo apara o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Durante a ceia...o episódio é lembrado também por Paulo na sua carta aos Coríntios: -

(1Coríntios 11,23-25).

A “Santa ceia", também chamada de 'última ceia' ou 'ceia pascal'

Page 4: 17 encontro  A Santa Ceia

Jesus celebra a ultima ceia

Jesus celebra a ultima ceia e instituia nova Pascoa, a nova Aliança

Page 5: 17 encontro  A Santa Ceia

A Nova PascoaNo Antigo Testamento, a festa da pascoa era um grande acontecimento para os judeus. Todos os anos eles reuniam-se para comemorar a libertação do Egito.

- A passagem da escravidão para a liberdade.

Jesus celebra a nova pascoa – que é a

passagem da morte para a vida.

Page 6: 17 encontro  A Santa Ceia

A nova AliançaNo antigo Testamento - No terceiro mês, depois da saída do Egito, o povo chegou ao Monte SinaiMoisés subiu sozinho a montanha e lá aceitou esta aliança com Deus;Se vocês obedecerem ao que estou falando e forem fiéis a minha Aliança, vocês serão meu povo mais querido entre todos os povos. (Ex 19, 1-6)

No Novo Testamento – Jesus é a nova Aliança – em sua Paixão, Morte e Ressurreição ...Jesus se entrega na cruz para a libertação da humanidade.

Jesus nos deixa uma novo mandamento – “Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho Amado”

Disse-Ihe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente." 

João 11:25-26

Page 7: 17 encontro  A Santa Ceia

Jesus se torna alimentoNa Santa ceia Jesus se torna Alimento para todos nos.

Instituindo (declarando) a Santa eucaristia – dizendo, que o pão é o seu Corpo e vinho é o seu Sangue

Jesus prometeu a Eucaristia com as palavras:“EU SOU O PÃO DA VIDA. AQUELE QUE VEM A MIM NÃO TERÁ MAIS FOME E AQUELE QUE CRÊ EM MIM, NÃO TERÁ MAIS SEDE. EU SOU O PÃO VIVO QUE DESCI DO CÉU. QUEM COMER DESTE PÃO VIVERÁ ETERNAMENTE. E O PÃO QUE EU DAREI É A MINHA CARNE PARA A VIDA DO MUNDO” (Cf. Jo 6,35-51).

Page 8: 17 encontro  A Santa Ceia

  Durante a ceia, Jesus nos deixou a certeza de seu amor por nós, deixou-nos como alimento a Eucaristia que nos faria participantes do Reino  de Deus e ao mesmo tempo  a certeza de sua presença no meio de nós. Jesus abençoou o pão, deu aos apóstolos e disse: - Tomai e comei todos vós, ISTO É O MEU CORPO que é dado por

vós, depois abençoou o cálice com vinho e disse:- Tomai e bebei todos vós,  ESTE É O MEU SANGUE, que será

derramado por vós para o perdão dos pecados, e disse também: " Fazei isto em minha memória".       Este gesto de Jesus não é para que se recorde, mas que em cada missa( Eucaristia), se torne vivo o que Ele fez. O pão e o vinho, depois de serem consagrados se tornam Corpo e Sangue de Jesus. 

O ato de consagrar torna real o mistério da transubstanciação, pois a substância pão e vinho  se transformam: Tornam-se outra realidade - Corpo e Sangue do Senhor.

Jesus se torna alimento

Page 9: 17 encontro  A Santa Ceia

Jesus se torna alimentoSem fé, ninguém entende a Eucaristia. É por isso que o sacerdote diz após a Consagração: - Eis o mistério da fé. Neste momento, nos levantamos para responder:- Anunciamos Senhor a Vossa morte e  proclamamos a Vossa Ressurreição. Jesus disse "Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes do seu sangue não tereis a vida em vós. " Felizes os convidados a participar da ceia do Senhor. Jesus nos convidou pessoalmente, Ele mesmo nos chamou para recebe-Lo. Ele nos convidou para a festa, mas para responder a este convite, devemos nos preparar para este momento tão grande e tão santo. Devemos nos examinar antes de comer deste pão e deste cálice, pois todo aquele  que  O receber indignamente, isto é , em pecado, estará comungando a sua própria condenação"O sacerdote diz: - Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Jesus se ofereceu  em sacrifício, por nossos pecados. E nós humildemente respondemos: " Senhor, eu não sou digno (a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a).

Page 10: 17 encontro  A Santa Ceia

Jesus não instituiu só para os apóstolos este sacrifício (incruento), em que os convivas se alimentam da Vítima. "Fazei isto em minha memória" – disse Ele, pensando em nós. E "isto em Sua memória", é a missa – em que nós somos os participantes. 

Page 11: 17 encontro  A Santa Ceia
Page 12: 17 encontro  A Santa Ceia
Page 13: 17 encontro  A Santa Ceia

A presença no pão e no vinho é o meio que Cristo pensou para tornar possível nossa incorporação a sua vida de Ressuscitado e também nossa participação em sua nova aliança.O símbolo escolhido, o da refeição, é o melhor para exprimir a profundidade deste encontro interpessoal entre Cristo e sua comunidade.A ceia do Senhor nos faz entrar na dinâmica de sua Páscoa e de sua vida definitiva, alimentando-nos, com seu corpo e sangue.

Jesus não instituiu só para os apóstolos este sacrifício (incruento), em que os convivas se alimentam da Vítima. "Fazei isto em minha memória" – disse Ele, pensando em nós. E "isto em Sua memória", é a missa – em que nós somos os participantes. 

Page 14: 17 encontro  A Santa Ceia

Missa no Santuario São Judas7h, 8h30, 10h e as 18h

Fiquem com Deus e tenham uma ótima semana