144 abr 09

12
Ano XV Nº 144 ABR/2009 www.lata.org.br Brasil Chapter News Informativo Mensal do Clube de Colecionadores de ítens de Cerveja, Refrigerantes e Afins SKOL em Lata completa 38 Anos. Conheça a história e as raridades dessa cerveja Páginas 3 a 9 Conheça o Trio de Ouro Página 9

Upload: carlos-gurgel

Post on 24-Mar-2016

240 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Conheça o Trio de Ouro Ano XV Nº 144 ABR/2009 www.lata.org.br Páginas 3 a 9 Página 9 Informativo Mensal do Clube de Colecionadores de ítens de Cerveja, Refrigerantes e Afins

TRANSCRIPT

Page 1: 144 ABR 09

Ano XV Nº 144 ABR/2009www.lata.org.br

Brasil Chapter NewsInformativo Mensal do Clube de Colecionadores de ítens de Cerveja, Refrigerantes e Afins

SKOL em Lata completa 38 Anos.Conheça a história e as raridades dessa cerveja

Páginas 3 a 9

Conheça o Trio de OuroPágina 9

Page 2: 144 ABR 09

Brasil ChapterDiretoria 2008

PresidenteCarlos Amaral Gurgel (# 005)e-mail: [email protected]

Vice PresidenteAdilson Gomes de Oliveira (# 340)

e-mail: [email protected]

LeilõesRenato Mauge de Almeida (# 105)e-mail: [email protected]

TesoureiroClaudio Luiz G. Nogueira (# 002)

e-mail: [email protected]

02

ExpedienteBrasil Chapter News é uma publi-cação interna do Brasil Chapter, com distribuição gratuita a seus associados. O Brasil Chapter não tem publicidade redacional. As opiniões emitidas em matérias ou artigos assinados não rep-resentam necessariamente a opinião deste informativo. Todos os direitos reservados, sendo porém, permitida a reprodução do todo ou partes do jornal, desde que citada a fonte.

e-mail: [email protected]: www.lata.org.br

Palavra do Presidente

Caros Amigos,

Durante mês de fevereiro e março tivemos um volume muito grande de novos associados e uma renovação maior ainda de associados que estavam inativos. Esse trabalho de levantar e atualizar o cadas-tro tem consumido muito tempo, mas é muito importante para termos uma base de trabalho. Os emails para confirmação de cadastro estão sendo mandados em lotes. Se você ainda não recebeu, ira receber nos próximos dias. Se você recebeu e ainda não respondeu, gaste alguns minutos e confira suas informações.

Essa palavra do Presidente parece repitição mas não é. Continuamos ainda com o problema da inversão que o Excel conseguiu fazer com os dados dos sócios. Esperamos corrigir em breve.

Nessa edição contei com a colabo-ração de vários associados. Claudio pelo artigo, Plinio, Paulo de Assis, Carlinho, Pareja e Cid no trabalho de pesquisa, e muitos outros. Agradeço a todos!

No dia 5 de abril passado fizemos a conversão do fórum para versão nova. Vale a pena ver o excelente trabalho desenvolvido pelo Adriano Duarte. O fórum esta com mais recursos e mais rápido. Vale a pena conferir.

Adriano Parabéns!

Um abraço a todos,

Carlos [email protected]

Abril de 2009

Page 3: 144 ABR 09

03Abril de 2009

Aniversariante do Mês Skol em Lata 15 de Abril

acesse www.lata.org.br/forum

Page 4: 144 ABR 09

04 Abril de 2009

Garrafas Americanas e outros paises

Skol a Primeira Lata!

Page 5: 144 ABR 09

05Abril de 2009

Conheça a Cerveja SKOLA cerveja Skol Pilsen foi lançada em 25 de agosto de 1964 na Europa e chegou ao Bra-sil em 1967. Chegou através da Cervejaria Rio Claro que foi fundada em 1899 pelo Ma-jor Carlos Roiz Pinto. A primeira cerveja da Rio Claro foi uma cerveja preta, tipo stout, com a marca Caracu. Na década de 30 essa cervejaria passa a fazer parte do Grupo S que pertencia a família Scarpa de Sorocaba. Quando a Skol chegou em 1967 ela se asso-ciou ao grupo Scarpa que na época era dono de 4 cervejarias : Rio Claro (Caracu), Santis-ta, Cayru e Londrina. Nessa época passou a ser chamada de Reunidas Skol-Caracu S/A e lança a Skol International Beer.

Com a liberação do acervo digital da revis-ta Veja, pudemos pesquisar mais a fundo a data correta do lançamento da cerveja em lata no Brasil. A data correta segundo a matéria que reproduzimos nessa edição do Brasil Chapter News é dia 15 de Abril de 1971. Conforme informação publicada na revista, conseguimos tirar mais uma duvida existente, a de qual era a primeira lata. A matéria faz menção a que a primeira lata era em 340ml. Ou seja sobram 3 possibilidades, que são os 3 tipos de latas de Skol em 340 ml que são conhecidas hoje.

Das três latas conhecidas que tem as seguintes descrições de acordo com Segun-do o Catalogo de Latas de Ferro brasileiras, escrito pelo nosso associado Ozenir Carlos Peixoto, são 3 tipos de latas conhecidas da Skol International Beer com o volume de 340 ml. Na página 6 trazemos foto dessas latas. O texto que ilustra as fotos e que da a descrição detalhada delas é do Catalogo de Latas de Ferro Brasileiras no Peixoto. Maio-res informações sobre esse catálogo podem ser obtidas através do email [email protected].

Não sabemos exatamente qual das 3 latas é a primeira. A terceira lata a F002 da a im-pressão de ser uma lata teste, por ter a Sirva

Gelada em preto. Essa lata é similar a latas produzidas na mesma época na Australia e no Canada. A F001 traz o CGC com um erro de grafia onde após a barra existem apenas dois dígitos, o que foi corrigido na lata seguinte F001A. Será que a F001 era uma lata produzi-da para um lote de teste de sabor. Essa lata que cremos ser a única conhecida foi achada na rua, amassada, aberta como se fosse um porta lápis. Ela foi restaurada pelo Paulo Antunes Junior, de Assis e hoje pertence a coleção do Carlos Gurgel.

A história da SKOL é marcada por inova-ções que revolucionaram o setor. Não foi só 1971 quando lançou a primeira lata em folha-de-flandres. Também foi pioneira ao lançar a primeira lata de alumínio em 1979. Em 1993 lançou a Skol Pilsen em lata de 500ml garrafa long neck com tampa de rosca. Essa é uma marca que faz história no Brasil

Page 6: 144 ABR 09

06 Abril de 2009

SKOL 340ml - Fonte Catálogo do PeixotoB

R 1

18 F

001

BR

118

F00

1AB

R 1

18 F

002

Page 7: 144 ABR 09

07Abril de 2009

Skol Curiosidades RarasA Skol Extra é um enigma. A primeira vez que se teve notícia dela foi quando o Claudio Nogueira visitou o Bill Christensen, que na época era o maior colecionador do mundo e o Bill esperou o Claudio no Hotel com essa lata na mão. Essa lata do Bill não sabemos onde esta após o faleci-mento dele em outubro do ano passado. Pela informação que temos era uma lata paper label. Existem outras paper label, que estão em coleções no Brasil e no exterior e existe também a versão em folha de flandres que é a lata que ilustra essa matéria. Segundo o Paulo de Assis existem duas latas de ferro distintas, com variações na cor e outras 4 chapas teste, todas dife-rentes.

SKOL EXTRA Paper Label Coleção Bernardo Kigiela

SKOL EXTRA Paper Label Coleção Carlos Gurgel

Chaveiro SKOL 340ml lançado junto com a lata

Copo da década de 70, possivelmente lan-çado junto com a lata. Ao lado uma lata “flat top”. Na verdade um erro de produção porque o tampo não tem o anel de abertu-ra. Em 1971 já não se produzia mais latas flat top. A lata da foto esta cheia.

A esquerda lata transformada em isqueiro. A direita lata com falha de impressão.

Page 8: 144 ABR 09

08 Abril de 2009

As Moscas Brancas da Skol por Carlos GurgelDentre as latas difíceis da SKOL a Sesquicentenário é uma das mais desejadas pelos colecio-nadores. Essa lata foi lançada em 1972 por ocasião das comemorações do 150 anos da inde-pendência do Brasil. O duro é lembrar que em 1972 eu tinha 15 anos e meu pai e meu avô Carlos tomaram essa cerveja em um almoço de domingo. Nessa época eu ainda não colecionava e não guardei as latas. Meu avô guardou duas dessas latas que sumiram com o tempo, quando eu já estava colecionando perguntei a ele onde andavam essas latas e ele sabia que tinha dado para um amigo do escritório. A lata que esta na foto é da minha coleção e veio do Canada em 1992. No catálogo do Peixoto essa lata tem o código BR 118 F003.

SKOL Teste 500ml Paper Label

SKOL Teste 440ml Paper Label

SKOL Feliz Natal, são 5 tipos conhe-cidos

SKOL Barril de 5 Litros

SKOL Longhi, curiosa lata que temos pouca infrmação sobre ela. Sabemos apenas que a lata é RHEEM. Existem suspeitas que foi feita para um funcionário da cerveja-ria, mas não existe confirmação dessa informação.

Page 9: 144 ABR 09

09Abril de 2009

As Moscas Brancas da Skol por Gurgel, Jamil e Plinio

Um dos grandes achados de latas Brasileiras foi feito no ano de 2002 pelo nosso associado Jamil Kalache de Curitiba. Ele localizou três la-tas até então desconhecidos. Ouro fino, Ouro Branco e Ouro Petro, que logo fociou conhe-cido como TRIO DE OURO. Ninguém nunca tinha ouvido falar sobre essas latas e nem idé-ia sobre quando elas circularam. O Jamil con-tou ao Brasil Chapter News que a pessoa que lhe forneceu essas latas comprou as fora do Brasil, na Guiania. O que faz sentido porque as latas tem texto de exportação em inglês e a Ouro Fino foi sempre usada como o produto de exportação da Skol.Durante a pesquisa para essa edição localiza-mos mais coisas interessantes. Rótulos simil-ares ao usados no TRIO DE OURO foram usa-dos em garrafas das cervejas Ouro Branco e Ouro Preto produzidas pela CMC Companhia Mineira de Cervejas, o que pode ser constata-do pela Long Neck que apresentamos nessa matéria e também nos rótulos pertencentes quem nos foram enviados pelo Plinio Carvalho. No site do Carlinho que sempre usamos nes-sas pesquisas que temos feito também mostra que pouca informação existe sobre a CMC. O que é muito interessante é que o TRIO DE OURO foi produzido pela SKOL- CARACU de Minas Gerais em Nova Lima. Todos os indicios nos levam a crer que a Skol Caracu comprou

essa fábrica no início da década de 70. no segundo semestre de 1971 a Skol registrou a marca OURO BRAN-CO em 6 de agosto de 1971 e deve ter produ-zido as latas logo em seguida para exporta-ção. Com certeza um dos maiores achados de latas brasileiras.Além dessas marcas, OURO de MINAS, OURO NEGRO e NEVE de OURO foram registradas ou pela SKOL Caracu ou pela CMC.

O famoso TRIO de OURO do Jamil Kalache

Longneck ao lado per-tencente a coleção do Valdomiro de Curitiba Ouro Preto Coleção Plinio Carvalho

Ouro Preto Malzbier Coleção Plinio Carvalho

Ouro Branco Coleção Plinio Carvalho

Page 10: 144 ABR 09

10 Abril de 2009

As Estrelas do Mês por Claudio Nogueira

Queridos amigos,Depois de muito tempo, porém, atendendo as suplicas e insistentes pedidos de uma única pes-soa; voltamos com a coluna “AS ESTRELAS DO MÊS”.Se você não quiser ver isto novamente, escreva para o presidente reclamando.

Claudio Nogueira

Comentário do Presidente

Varios associados pediram para que essa coluna voltasse e pudesse trazer expectativas de preços de todos os tipos de ítens. Peço apoio aos frequentadores de outros sites de leilões para mandar matéiras para que possamos formar uma idéia de preço justo para os ítens

abs Carlos Gurgel

Esta raríssima flat top americana LOG CABIN, fabricada nos anos 40 em São Francisco, Califórnia, pela Globe Brewing Company e tem 350 ml. Foi um verdadeiro alvoroço no leilão virtual, recebeu mais de 1000 visitas e foi vendida porR$15.000,00.

Esta linda caneca de chopp fabricada em 1898 pela Ceramica Art Company Lenox dos Estados Unidos foi vendida por R$2.400,00 e o tema é um jogo de golfe feminino.

Vendida por quase R$6.000,00, esta flat top americana Senate Bock fabricada por Heu-rich Brewing comemorava o 75º Aniversario da Cervejaria. 350 ml.

Este raríssimo luminoso TALLY-HO BEER fab-ricado na Filadélfia-Estados Unidos medindo aproximadamente 40cm de largura, foi ven-dido por R$8.500,00.

Page 11: 144 ABR 09

11Abril de 2009

acesse www.lata.org.br/forum

Tuk Tuk A Arte na Lata por Carlos Gurgel

Tuk-tuk é um triciclo com cabine para transporte de dois ou três pas-sageiros muito utilizado em grandes cidades da Índia e do sudeste asiáti-co, nas quais o trânsito é muito con-gestionado. Passeando pelo eBay encontramos alguns Tuk Tuks feitos de latas de cerveja e refrigerante

Page 12: 144 ABR 09

12

Aniversariantes 2009

Próxima Reunião:

Anuidade 2009A anuidade 2009, foi definida na reunião de 12 de janeiro, passado. Criaremos dois tipos de anuidade. Uma anuidade para quem recebe o jornal pelo meio eletrônico em formato PDF, tanto em altissima qualidade de impressão como em qualidade normal, que será GRATUITA. Uma segunda anuidade a ser definida para as pessoas que querem receber o jornal impresso. O maior custo do clube até 2007 era o custo da impressão e postagem do Brasil Chapter Newsletter. O custo médio era de R$ 10 por edição na época.

Escreva sua opinião, mande sua sugestão. Se voce não acessa email, me ligue ou me procure nas reuniões.

Carlos Gurgel [email protected] e [email protected]

Ab

ril

Abril de 2009

13 de abril de 2009A partir das 19hLocal: Joan Sehn Chopp e FriosAv. Lavandisca 765 - Moema (c/ estacionamento)Fone: (0xx11) 5051-9162

Edição de Maio. Cervejaria Alterosa. Não percam