1420 - história - 40h-de - tipo 1 · harmoniosa de som e ritmo. d) o conceito sobre produtos...

6

Click here to load reader

Upload: lymien

Post on 15-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1420 - História - 40h-DE - Tipo 1 · harmoniosa de som e ritmo. d) O conceito sobre produtos culturais da pós-modernidade (texto I) dá conta de diagnosticar o impacto que as novas

IFC – Concurso Público – Edital 048/2015 Cargo: 1420 - História - 40h-DE

Planejamento e Execução IESES Página 1 de 6

TIPO 1

Atenção: Nas próximas três questões, considera-se uso correto da Língua Portuguesa o que está de acordo com a norma padrão escrita.

Texto I A arte pós-moderna vai se diferenciar dos movimentos do alto modernismo, por preferir formas lúdicas, disjuntivas, ecléticas e fragmentadas. A arte vai servir aí como parâmetro, exprimindo o imaginário da pós-modernidade, não se estruturando mais na paródia (o escárnio do passado), mas no pastiche (a apropriação do passado). A única possibilidade, já que tudo já foi feito, é combinar, mesclar, re-apropriar [sic]. [...] A arte eletrônica vai constituir-se numa nova "forma simbólica", através da qual os artistas utilizam as novas tecnologias numa postura ao mesmo tempo crítica e lúdica, com o intuito de multiplicar suas possibilidades estéticas. Essa nova forma simbólica vai explorar a numerização (trabalhando indiferentemente texto, sons, imagens fixas e em movimento), a spectralidade (a imagem é auto-referente [sic], não dependendo de um objeto real, e sim de um modelo), o ciberespaço (o espaço eletrônico), a instantaneidade (o tempo real) e a interatividade [...].

(LEMOS, André. Fragmento extraído de: Arte eletrônica e cibercultura. Disponível em: http://www.blogacesso.com.br/?p=102 Acesso em 15 abr 2015). André Lemos é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA. Para saber mais sobre o objeto de estudo de André Lemos, acesse o site www.andrelemos.info

Texto II

http://clubedamafalda.blogspot.com.br/

1. Retome as ideias presentes nos textos I e II e assinale

a única alternativa INCORRETA:

a) A atitude da personagem (texto II) traduz a ideia de que a música eletrônica não representa uma evolução positiva da arte.

b) O texto I deixa claro que a arte pós-moderna propõe uma reapropriação dos recursos já utilizados por movimento artísticos anteriores.

c) É possível inferir que o rádio (texto II) passa a ideia de que a música eletrônica é uma manifestação harmoniosa de som e ritmo.

d) O conceito sobre produtos culturais da pós-modernidade (texto I) dá conta de diagnosticar o impacto que as novas artes trazem ao seu consumidor (texto II).

2. Assinale a alternativa em que se observa rigor na

obediência aos recursos de clareza e correlação propostos pela construção paralelística de sentido no período:

a) Qualquer trabalho fixado acima do limite proposto pelo artigo implicará prorrogação da jornada, que se dará mediante acordo escrito.

b) Desde que todas as obras fossem concluídas a tempo, conseguiremos cumprir o calendário de atividades.

c) Se a instituição tivesse se preparado adequadamente, tinha conseguido evitar as consequências negativas por que passa no momento.

d) Fato é que, quanto mais nos aprofundemos no assunto, tanto mais desenvolveremos a consciência em aquilo que pode ser considerado correto.

3. Sobre os recursos de construção do texto I, leia com atenção as assertivas a seguir. Em seguida assinale a alternativa que contenha a análise correta das mesmas.

I. “A arte vai servir aí como parâmetro, exprimindo o imaginário, não se estruturando mais na paródia.” Nesse período, podemos afirmar corretamente que uma palavra foi acentuada por apresentar hiato, uma foi acentuada por ser proparoxítona e duas receberam acentos por serem paroxítonas terminadas em ditongo.

II. Ainda em: “A arte vai servir aí como parâmetro, exprimindo o imaginário, não se estruturando mais na paródia”, o pronome “se” aí empregado também poderia aparecer na forma enclítica, sem que com isso se alterasse a correção do período, pois o verbo no gerúndio permite a ênclise.

III. O verbo “ir” é utilizado em mais de uma ocorrência no texto como verbo auxiliar, constituindo perífrase de futuro do presente. Esse tempo verbal é adequado à proposição do autor do texto, que faz referência a eventos vindouros.

IV. “A arte eletrônica vai se constituir numa nova forma simbólica.” A locução verbal presente nesse período poderia ser substituída pelo verbo na forma sintética, resultando, corretamente, na reescrita a seguir: A arte eletrônica constituirá-se numa nova forma simbólica.

a) Apenas as assertivas I e III estão corretas. b) Apenas as assertivas II e III estão corretas. c) Apenas a assertiva II está incorreta. d) Apenas as assertivas II e IV estão corretas.

Page 2: 1420 - História - 40h-DE - Tipo 1 · harmoniosa de som e ritmo. d) O conceito sobre produtos culturais da pós-modernidade (texto I) dá conta de diagnosticar o impacto que as novas

IFC – Concurso Público – Edital 048/2015 Cargo: 1420 - História - 40h-DE

Planejamento e Execução IESES Página 2 de 6

TIPO 1

4. Referente à Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990, marque “V” para as afirmativas verdadeiras e “F” para as afirmativas falsas:

( ) Art. 12. O concurso público terá validade de 02 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

( ) Art. 20 Parágrafo 2º. O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado.

( ) Art. 22. O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

( ) Art. 41. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em Lei.

( ) Parágrafo Único. Mediante autorização do servidor, poderá haver consignação em folha de pagamento a favor de terceiros, a critério da administração e com reposição de custos, na forma definida em regulamento.

A alternativa correta é:

a) F, V, V, V, F. b) V, V, V, V, V. c) V. V, F, V, V. d) V, V, V, V, F.

5. Conforme a Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990,

complete a frase:

“Art. 75. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre ____________ horas de um dia e _____________ horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de _________________________, computando-se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos”.

A alternativa correta é:

a) 23 (vinte e três), 06 (seis), 20% (vinte por cento). b) 21 (vinte e uma), 05 (cinco), 25% (vinte e cinco por

cento). c) 22 (vinte e duas), 05 (cinco), 25% (vinte e cinco por

cento). d) 22 (vinte e duas), 04 (quatro), 25% (vinte e cinco

por cento). 6. Conforme o Art. 9º da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro

de 1996, é incumbência da União:

a) Assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal.

b) Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e dos Territórios.

c) Elaborar e executar políticas e plano educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e as dos seus Municípios.

d) Assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual.

7. O Parágrafo 2º do Art. 1º da Lei nº 12.772 de 28 de dezembro de 2012, estabelece denominações às Classes de Carreira de Magistério Superior de acordo com a titulação do ocupante do cargo. As denominações são:

I. Classe A, com denominações de: 1) Professor Adjunto A 2) Professor Assistente A 3) Professor Auxiliar

II. Classe B, com a denominação de Professor Assistente.

III. Classe C, com a denominação de Professor Adjunto.

IV. Classe D, com a denominação de Professor Associado.

V. Classe E, com a denominação de Professor Titular.

Para o professor ocupar o cargo de Professor Assistente A, é necessário portar o título de:

a) Especialista. b) Mestre. c) Doutor. d) Pós Doutorado.

8. O conhecimento humano, dependendo dos diferentes

referenciais, é explicado diversamente em sua gênese e desenvolvimento, o que condiciona conceitos diversos de homem, mundo, cultura, sociedade educação, etc. Diversos autores têm analisado e comparado as abordagens do processo de ensino aprendizagem classificando e agrupando as correntes teóricas segundo critérios diferentes. Assim, no que se refere à Abordagem Sociocultural, é INCORRETO afirmar:

a) Os temas geradores para o ensino devem ser extraídos da prática de vida dos educandos.

b) Os objetivos educacionais são definidos a partir das necessidades concretas do contexto histórico social no qual se encontram os sujeitos.

c) O diálogo e os grupos de discussão são fundamentais para o aprendizado.

d) A relação entre professor e aluno deve ser vertical.

9. No que diz respeito à teoria crítica e suas contribuições para a construção do currículo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) A perspectiva crítica de currículo faz uma profunda crítica às bases do pensamento de organização curricular clássica.

( ) Na perspectiva crítica de currículo, as disciplinas são organizadas de forma isolada, inscritas numa grade curricular.

( ) Na perspectiva crítica de currículo, há um questionamento político do papel da educação na sociedade.

( ) Na perspectiva crítica de currículo, os objetivos e conteúdos são definidos e os professores limitam-se a segui-los.

A sequência correta é:

a) V, F, V, V. b) V, V, V, F. c) F, F, V, F. d) V, F, V, F.

Page 3: 1420 - História - 40h-DE - Tipo 1 · harmoniosa de som e ritmo. d) O conceito sobre produtos culturais da pós-modernidade (texto I) dá conta de diagnosticar o impacto que as novas

IFC – Concurso Público – Edital 048/2015 Cargo: 1420 - História - 40h-DE

Planejamento e Execução IESES Página 3 de 6

TIPO 1

10. Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990 - Art. 97. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço em razão de casamento por:

a) 10 (dez) dias consecutivos. b) 08 (oito) dias consecutivos. c) 05 (cinco) dias consecutivos. d) 15 (quinze) dias consecutivos.

11. Referente à reforma religiosa, indique “V” para as

afirmativas verdadeiras e “F” para as afirmativas falsas:

( ) A venda dos cargos eclesiásticos e de indulgências e o enfraquecimento das influências papais pelo prestígio crescente dos soberanos europeus, que muitas vezes influenciavam diretamente nas decisões da igreja, proporcionaram um ambiente oportuno a um movimento reformista.

( ) No final da Idade Média surgiu um forte espírito nacionalista que se desenvolveu em vários países onde a figura da igreja, ou seja, do Papa, ainda possuía influências.

( ) O ponto de partida da reforma religiosa foi o ataque de Martinho Lutero, em 1517, à prática da igreja em vender indulgências.

( ) A preocupação de Lutero em defender as aspirações feudais fez com que sua doutrina fosse considerada uma religião, a religião dos nobres.

A alternativa correta é:

a) V, V, F, V. b) F, V, V, F. c) V, F, V, V. d) F, F, V, F.

12. J. Calvino (1509-1564) francês, inicia sua ruptura em

Genebra, Suíça, por volta de 1536. Lá, começa a publicar estudos sistemáticos sobre a nova religião. Funda uma nova doutrina que expande a Reforma Religiosa. A burguesia dessa cidade havia adotado os princípios da reforma para lutar contra seu governante, o católico Duque de Savóia, o que favoreceu a atuação do reformador. Ele divergia de Lutero em alguns pontos, principalmente na questão da:

a) Abnegação. Diferente de Lutero que pregava a salvação pela renúncia da própria vontade, Calvino defendia que a renúncia era para os fracos, uma vez que o homem nasce para perseguir seus interesses.

b) Caridade. Diferente de Lutero que pregava a salvação pela caridade, Calvino defendia que a caridade não era suficiente, uma vez que o homem já nasce predestinado.

c) Salvação. Diferente de Lutero que pregava a salvação pela fé, Calvino defendia que a fé não era suficiente, uma vez que o homem já nasce predestinado.

d) Renúncia material. Diferente de Lutero que pregava a salvação pelo desapego material, Calvino defendia que o materialismo era divino, uma vez que o homem nasce para acumular riquezas.

13. Foi um dos motivos que motivou a Reforma Anglicana:

a) O Papa Clemente VII nega o pedido do Rei Henrique VIII de anulação do casamento com Catarina de Aragão, por não ter sucessores masculinos e temer que seu trono caísse em mãos espanholas.

b) A condenação da igreja romana das atividades econômicas.

c) A não aceitação por parte da igreja católica pelas reivindicações e críticas feitas pelo Rei, entre elas a substituição do Latim pelo idioma alemão nos cultos religiosos.

d) A ideia de que o homem já nasce escolhido por Deus para a vida eterna ou para a sua condenação.

14. No que diz respeito às Reformas Religiosas, analise

as afirmativas e assinale a alternativa correta:

I. Do ponto de vista político, o processo de fortalecimento e centralização do poder real, que culminou com a formação das Monarquias Nacionais, fez surgir um Estado forte e dominador, o que tornou inevitável e imperioso o controle sobre a Igreja.

II. A partir do Renascimento, com o desenvolvimento técnico e o surgimento da imprensa, a publicação em série da Bíblia possibilitou a difusão e a conscientização religiosa dos fiéis, tornando-os mais exigentes e críticos em relação à Igreja Católica.

III. A humanidade no contexto da transição feudo capitalista (século XVI), mantinha uma profunda fé em Deus. As provas de fé foram constantes ao longo da Idade Média.

IV. No contexto das mudanças econômicas, sociais e políticas, surgiram as condições determinantes para a Reforma Religiosa, levando em conta, contudo, que os problemas de ordem religiosa e espiritual tiveram fundamental importância.

A alternativa correta é:

a) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. b) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas. c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

15. A Reforma Anglicana diferenciava-se da luterana e calvinista principalmente por:

a) Pregar que a salvação não se alcança pelas obras, mas sim pela fé, pela confiança em Deus e pelo sofrimento interior.

b) Não ser considerada tão radical, na medida em que manteve normas e rituais católicos, acrescentando-se, entretanto, princípios calvinistas.

c) Não aceitar o culto aos santos e às imagens. d) Manter dois sacramentos: o batismo e a eucaristia.

Page 4: 1420 - História - 40h-DE - Tipo 1 · harmoniosa de som e ritmo. d) O conceito sobre produtos culturais da pós-modernidade (texto I) dá conta de diagnosticar o impacto que as novas

IFC – Concurso Público – Edital 048/2015 Cargo: 1420 - História - 40h-DE

Planejamento e Execução IESES Página 4 de 6

TIPO 1

16. Sobre o Renascimento, é INCORRETO afirmar:

a) O individualismo não é considerado um dos valores renascentistas por não ter refletido a emergência da burguesia e de novas relações de trabalho.

b) O Universalismo foi uma das principais características do Renascimento e considera que o homem deve desenvolver todas as áreas do saber.

c) Foi acentuada a importância do estudo da natureza; o naturalismo aguçou o espírito de observação do homem.

d) Uma característica marcante foi o racionalismo, isto é, a convicção de que tudo pode ser explicado pela razão do homem e pela ciência, a recusa em acreditar em qualquer coisa que não tenha sido provada.

17. Foi no início do século XVI, já no auge do

Renascimento, que ocorreram dois acontecimentos decisivos no âmbito intelectual, religioso, moral e político da Europa. São eles:

a) Revolução Industrial e a Reforma Protestante. b) Invenção da Imprensa e a Revolução Industrial. c) Invenção da imprensa e a Reforma Protestante. d) Revolução Francesa e o Iluminismo.

18. Sobre o Renascimento, é INCORRETO afirmar:

a) Para se lançar ao conhecimento do mundo e às coisas do homem, o movimento renascentista elegia a razão como a principal forma pela qual o conhecimento seria alcançado.

b) O Renascimento confrontou importantes conceitos elaborados pelo pensamento medieval.

c) O Renascimento começou na França e difundiu-se por toda a Europa, durante os séculos XV e XVI.

d) No campo da astronomia, a teoria heliocêntrica, onde o sol ocupa o centro do universo, se contrapunha à antiga ideia cristã que defendia que a terra se encontrava no centro do cosmos.

19. O Golpe Militar de 1964 marca uma série de eventos ocorridos em 31 de março de 1964 no Brasil, e que culminaram em um golpe de estado no dia 1 de abril de 1964. Esse golpe pôs fim ao governo do presidente:

a) Getúlio Vargas. b) Castello Branco. c) João Goulart. d) Jânio Quadros.

20. Castello Branco, general militar, eleito pelo Congresso

Nacional presidente da República em 15 de abril de 1964. Em seu pronunciamento, declarou defender a democracia, porém ao começar seu governo, assume uma posição autoritária. É exemplo de ação do então presidente Castello Branco:

a) Instituiu o bipartidarismo, autorizando o funcionamento de apenas dois partidos.

b) Instituiu o pluripartidarismo, autorizando o funcionamento de diversos partidos.

c) Estabeleceu eleições diretas para presidente. d) Construiu Brasília.

21. Sobre a Revolução Francesa, analise as afirmativas:

I. A burguesia, que liderava o terceiro estado, propôs uma Assembleia Nacional, isto é, uma assembleia para se formular uma nova constituição para a França.

II. Dentro da estrutura do Estado Absolutista francês, havia três diferentes estados nos quais a população se enquadrava: o primeiro estado, o segundo estado e o terceiro estado.

III. O segundo estado era representado pelos bispos do Alto Clero.

IV. O primeiro estado tinha como representantes a nobreza, ou a aristocracia francesa.

A alternativa correta é:

a) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas. b) Apenas as afirmativas I e III estão corretas. c) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas. d) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

22. A situação social da França era tão grave e o nível de insatisfação popular tão grande que o povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. Identifique abaixo qual a primeira ação tomada pelos rebeldes:

a) Guilhotinamento do rei Luis XVI e sua esposa Maria Antonieta.

b) A Queda da Bastilha. c) Promulgação da Declaração dos Direitos do

Homem e do Cidadão. d) Promulgação de uma assembleia constituinte.

23. A partir de 1760, durante a Revolução Industrial, a

forma de produzir mercadorias mudou radicalmente com a invenção de máquinas movidas a vapor e a organização do trabalho em fábricas. Quanto a estas transformações e outras ocasionadas pela Revolução Industrial, é INCORRETO afirmar:

a) O capital para desenvolver a indústria inglesa foi obtido principalmente a partir de três fontes: o comércio de tecidos fabricados nos teares manuais; o tráfico de escravos para suas colônias de outros países; e a pirataria, praticada, sobretudo, em navios espanhóis.

b) O aumento da produção contribuiu para o surgimento de novas necessidades e modificou o comportamento social.

c) As antigas ferramentas perderam espaço para as modernas máquinas. E, sobretudo, houve enorme aumento na quantidade de mercadorias produzidas.

d) As transformações causadas por essas inovações restringiram-se apenas à produção; esperava-se que as relações sociais, a forma de viver e a visão do homem pelo trabalho fossem afetadas também, porém não aconteceram.

Page 5: 1420 - História - 40h-DE - Tipo 1 · harmoniosa de som e ritmo. d) O conceito sobre produtos culturais da pós-modernidade (texto I) dá conta de diagnosticar o impacto que as novas

IFC – Concurso Público – Edital 048/2015 Cargo: 1420 - História - 40h-DE

Planejamento e Execução IESES Página 5 de 6

TIPO 1

24. Referente à Revolução Industrial, indique “V” para as afirmativas verdadeiras e “F” para as afirmativas falsas:

( ) A partir da Revolução, os trabalhadores passaram a realizar diversas tarefas no processo de produção, conhecendo o processo como um todo.

( ) Todo o trabalho nas indústrias era vigiado e controlado por funcionários encarregados de supervisionar as tarefas.

( ) A disciplina era rígida e a jornada diária de trabalho durava de 14 a 16 horas.

( ) Diante da dificuldade econômica para sobreviver, em função da insuficiência dos salários, a necessidade de trabalhar acabou por atingir todos os membros da família. As transformações na vida doméstica foram profundas.

( ) Com o advento da máquina e a especialização do trabalhador para o seu uso e controle, fez com que esse trabalhador adquirisse o controle do processo global de produção.

a) F, V, V, V, V. b) V, F, F, F, V. c) V, V, V, V, V. d) F, V, V, V, F.

25. Após a Revolução Francesa, o terceiro estado começa a se transformar e partidos começam a surgir com opiniões diversificadas. Sobre os girondinos e os jacobinos NÃO é correto afirmar:

a) Os jacobinos representavam a baixa burguesia. b) Os girondinos defendiam uma maior participação

popular no governo. c) Os girondinos representavam a alta burguesia. d) Os jacobinos eram radicais e defendiam também

profundas mudanças na sociedade que beneficiassem os mais pobres.

26. O aumento da vigilância do governo metropolitano na colônia não conseguiu impedir a eclosão de um novo movimento na Bahia, conhecido como Conjuração Baiana. Sobre a Conjuração Baiana, é correto afirmar:

a) Diferentemente da Conjuração Mineira, essa não foi uma conspiração restrita a questões políticas e liberais.

b) Foi o primeiro movimento a assumir caráter separatista e a divulgar os princípios do Iluminismo francês.

c) Tinha como um dos objetivos acabar com a derrama.

d) A Conjuração Baiana foi liderada por pessoas das camadas mais favorecidas.

27. Uma revolta, em 1721, tinha como objetivo alcançar a independência da região do atual Paraguai. Sobre esse acontecimento analise as afirmativas:

I. Os criollos paraguaios, principais protagonistas do movimento, repudiavam a proteção dada aos índios pelos jesuítas, o que limitava sua exploração no trabalho agrícola.

II. Os manifestantes exigiam maior autonomia, como a consulta prévia aos habitantes para escolherem as autoridades governamentais.

III. A rebelião teve início com a derrubada do governador Diego de los Reys Balmaceda, que apoiava as decisões do clero no tocante à causa indígena.

IV. O movimento, liderado por José de Antequera y Castro, tomou formas republicanas, a partir da instalação de uma junta que governou o Paraguai por quatro anos, dirigida por Fernando de Mompó.

A alternativa correta é:

a) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. b) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. c) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas. d) Apenas a alternativa II está correta.

28. Referente à Revolução de 30 no Brasil, é correto afirmar:

a) Em julho de 1930, o candidato a vice presidente de Júlio Prestes, o paraibano João Pessoa, foi assassinado.

b) A crise de 1929, também conhecida como “A queda da bolsa de valores de Nova Iorque” que gerou uma forte crise econômica pelo mundo, foi uma das causas da Revolução.

c) Em 1937, através de uma Assembleia Constituinte, Getúlio Vargas governou até 1945, período conhecido como Estado Novo.

d) Júlio Prestes era o candidato da Aliança Liberal nas eleições de 1930.

29. Getúlio Vargas, ao assumir o poder em 30, adotou algumas medidas importantes para o cenário político e social do país. Identifique abaixo a alternativa que indica exemplo de medida tomada por Getúlio Vargas neste primeiro governo:

a) A criação do Estado Novo. b) A criação do D.I.P., Departamento de Imprensa e

Propaganda, com a finalidade de popularização de sua imagem através da imprensa, cinema e rádio.

c) A suspensão da constituição em vigor, dissolução do Congresso Nacional e a nomeação de interventores para o governo dos Estados.

d) Declaração de guerra aos países do eixo.

Page 6: 1420 - História - 40h-DE - Tipo 1 · harmoniosa de som e ritmo. d) O conceito sobre produtos culturais da pós-modernidade (texto I) dá conta de diagnosticar o impacto que as novas

IFC – Concurso Público – Edital 048/2015 Cargo: 1420 - História - 40h-DE

Planejamento e Execução IESES Página 6 de 6

TIPO 1

30. A Guerra do Contestado foi um conflito que surgiu entre 1912 e 1916, em uma área povoada por sertanejos, entre as fronteiras do Paraná e Santa Catarina. No que se refere à Guerra do Contestado, indique “V” para as afirmativas verdadeiras e “F” para as afirmativas falsas:

( ) Um dos estopins para o surgimento do conflito foi a ação da empresa Brazil Railway em retirar a força os nativos que ocupavam terras cedidas pelo governo à empresa.

( ) Os sertanejos envolvidos no conflito encontram apoio nos monges – religiosos que peregrinavam pelo sertão pregando a palavra de Deus - , figuras muito respeitadas por esse povo.

( ) No mês de novembro de 1912 ocorreu a batalha de Irani, o qual marcou este conflito e desencadeou na morte do monge José Maria.

( ) Os povoados instituídos por José Maria ficaram conhecidos como Contestado e o conflito ganhou feição messiânica, sendo conhecido também como Guerra Santa.

A alternativa correta é:

a) V, V, V, V. b) F, F, F, F. c) F, V, V, V. d) V, V, V, F.